A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NO RS: MELHORES PRÁTICAS E LIÇÕES APRENDIDAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NO RS: MELHORES PRÁTICAS E LIÇÕES APRENDIDAS"

Transcrição

1 Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 16, 17 e 18 de abril de 2013 A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NO RS: MELHORES PRÁTICAS E LIÇÕES APRENDIDAS Juliana Botelho Foernges

2 2 Painel 20/073 O Governo Aberto no RS: um modelo de transparência e participação virtual A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NO RS: MELHORES PRÁTICAS E LIÇÕES APRENDIDAS Juliana Botelho Foernges RESUMO Uma Lei sancionada pela Presidenta Dilma Roussef, com forte apelo social e mudança drástica na relação entre os brasileiros e o Poder Público, mas com impacto gigantesco na forma do governo se organizar. Associado a isso, o curto prazo para sua entrada em vigor, faz com que a solução tecnológica tenha que ser projetada, desenvolvida e implantada em um prazo recorde. Como atender a este desafio? A forma encontrada pelo Governo do RS foi a estruturação em 4 eixos, quais sejam: Institucional, Normativo, Comunicação e Capacitação, aliado a um esforço de articulação com os órgãos componentes da estrutura governamental. Outra premissa importante foi a implementação do conceito de Governo Único : a percepção pelo cidadão do governo como uma entidade única e organizada. Os processos foram desenhados e, por conseqüência, a solução tecnológica implantou um único ponto de entrada de informação, sem a necessidade de conhecimento prévio, pelo demandante, da estrutura organizacional. O objetivo do artigo é compartilhar com outros governos as inovações implementadas e, principalmente a metodologia e a estratégia para implementação de forma que possa ser replicada, parcial ou totalmente, em outros Governos.

3 3 I INTRODUÇÃO Um dos principais fundamentos da transparência e condição para o controle social é o direito à informação pública Consta da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, em seu artigo 19: Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Desde sempre, houve apelo de movimentos da sociedade civil para que a União Federal regulamentasse o direito previsto no artigo 5, inciso XXXIII, da Constituição Federal, pois esta ausência tornava-se empecilho ao eficaz exercício do acesso à informação pelo cidadão, como se diz no jargão popular tal direito ao longo desses anos foi letra morta porque não existia instrumento capaz de garanti-lo. Em 13 de maio de 2009, o Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva encaminhou ao Congresso Nacional projeto de lei de acesso à informação, com vistas à instrumentalização do direito do cidadão obter informação do seu interesse do poder público. Foi sancionada, pela Presidenta Dilma Roussef, a Lei Federal n , de novembro de 2011, que regula o acesso à informação, entrando em vigor em 16 maio de 2012, representando um marco na consolidação da nossa jovem democracia. Estão sujeitos a esta lei todos os poderes, esferas de governos e entidades sem fins lucrativos que recebam recurso público. A lei federal autorizou aos estados, distrito federal e municípios editarem normas especificas no âmbito de sua competência, mantida as normas de caráter geral definidas na lei. O objetivo deste artigo é compartilhar metodologia utilizada pelo Estado do Rio Grande do Sul para implementação da lei de acesso à informação. O artigo está dividido em três seções, sendo que a primeira contextualizará a conjuntura para aplicação desta lei. A seção seguinte desenvolverá a estratégia usada pelo Estado do Rio Grande do Sul. Na última seção, serão apresentados os resultados já conquistados.

4 4 II CENÁRIO PARA IMPLANTAÇÃO DA LEI NO RS As características da própria lei, seu ineditismo, sua abrangência e sua complexidade, criam um ambiente no qual se desenvolveram os desafios para aplicação da lei. A importância da lei de acesso à informação se dá na exata medida que sua própria aplicação impõe uma profunda transformação cultural na Administração Pública Brasileira, bem como uma confrontação com as relações de poder e autoridade burocrática consolidadas no Estado. Outro fator que impacta no desenvolvimento deste tal projeto é o prazo de sua implantação. No caso brasileiro, a lei estipulou apenas 180 dias para que ela entrasse em vigor, isso foi considerado um ponto crítico, visto que em outros países este prazo foi maior, a titulo de exemplificação, na Inglaterra foram 5 anos e no Chile, 2 anos. Existiam, também, preliminares a serem enfrentadas, pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, como estruturas organizacionais com diferentes portes e competências, pois era necessário padronizar a aplicação da lei no executivo estadual. A existência de mais de 80 órgãos estaduais com um número de 160 mil servidores públicos em atividades foi ponto decisivo a ser equacionado para internalizar e comunicar o conteúdo da lei. Como dimensionar a infraestrutura tecnológica necessária a sustentar volume de demanda, se não era possível mensurara-la a época, isso também foi considerado ponto de atenção pelos responsáveis pelo projeto. Por fim, todos estes aspectos abordados acima, somando-se ao alto investimento para aplicação desta lei, foram observados e contribuíram com a elaboração de um plano de ação estadual de curto, médio e longo prazo de forma a organizar, gradativamente, o desenvolvimento do sistema estadual de informação RS.

5 5 III ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇÃO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NO RS Foi instituído, no Poder Executivo, por meio do Decreto Estadual nº , de 12 de março de 2012, o Grupo de Trabalho com o objetivo de diagnosticar, estudar, sistematizar e propor alternativas para a implementação da lei de acesso à informação da Administração Pública Estadual. Para potencializar a atuação desse Grupo de Trabalho, foi desenvolvida uma estratégia estruturada em quatro eixos de atuação: I- Institucional, II- Normativo, III- Capacitação e IV- Comunicação, buscando o redesenho de processos e estruturas governamentais de forma a regulamentar, organizar, definir e padronizar atores, novas funções e matriz de responsabilidades frente às exigências da lei de acesso à informação. Considerando os eixos acima definidos, foi mapeado e elaborado o diagnóstico estabelecendo as necessidades para modificar, readequar, modernizar, desenvolver e criar, para atender as exigências mínimas da lei. Porém sempre tendo como premissa principiológica ir além das exigências legais na concretização e, portanto, garantia do direito à informação. O direito à informação deve ser compreendido sempre nas suas duas dimensões: o de ser informado e o de buscar a informação, e para isso compete ao Estado garantir ao cidadão tal direito. Esta definição conduziu o processo de implantação da Lei de Acesso à Informação no Poder Executivo Gaúcho. Neste sentido, utilizamos a significação do direito à informação dada pelo Marco Cepik que diz Por direito à informação entende-se aqui um leque relativamente amplo de princípios legais que visam a assegurar que qualquer pessoa ou organização tenha acesso a dados sobre si mesma que tenham sido coletados e estejam armazenados em arquivos e bancos de dados governamentais e privados, bem como acesso a quaisquer informações sobre o próprio governo, a administração pública e o país, ressalvados o direito à privacidade, o sigilo comercial e os segredos governamentais previstos em lei.

6 6 EIXO INSTITUCIONAL O eixo institucional teve por objetivo central estabelecer a estrutura de governança da lei de acesso à informação e foi definido a Casa Civil, através de sua Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência, o exercício da função de órgão central do sistema estadual de acesso à informação. Tem-se a necessidade de um arranjo institucional que operacionalize o direito à informação, nesse sentido diz Marco Sépia: Além disso, na medida em que o exercício do direito à informação necessita de uma base institucional clara para concretizá-lo, de serviços organizados na interface entre o estado e a sociedade civil, isto o aproxima de um direito social, com todos os desafios decorrentes: É verdade que os direitos civis e políticos também requerem instituições estatais e actividades para a sua realização. As combinações, as instituições e os processos legais e representativos são construídos pelo estado e tornam-se aspectos dele. Essas instituições tanto fornecem as bases dos direitos políticos e civis como lhes põem limites. Mas uma vez estabelecidas, estas instituições constituem mais ou menos só por si as bases materiais dos direitos as que estão associadas; e embora não sejam isentas de custos, a sua base fiscal nunca figurou em quaisquer cálculos da sua exeqüibilidade. Porém não é este o caso com os direitos sociais (BARBALET, 1989, 112). Foram desenvolvidas ações que visassem à institucionalização do acesso à informação de maneira que tornasse tal direito perene na Administração Pública Estadual. Para isso, foi necessário interferir em processos, estruturas, funções e sistemas já existentes de modo a possibilitar o exercício deste direito por meio das estruturas e das ferramentas colocadas à disposição dos cidadãos. Para atender isso, foi trabalhado sob duas dimensões a da transparência ativa 1, que é aquele conjunto de informações disponibilizado de forma espontânea pelo Estado, e a da transparência passiva, que permite o cidadão requerer informações ao Estado. 1 Exemplificando, portais de transparência, sítios eletrônicos de governo e outros meios de comunicar as ações e programas de governo.

7 7 Em relação à primeira, o Estado do Rio Grande do Sul, por não ter um padrão estabelecido nas páginas eletrônicas das Secretarias, Fundações Autarquias e Empresas públicas, concentrou um conjunto de informações no portal: direcionando para o órgão detentor da informação quando já disponível na internet. Com isso, atendeu o disposto no artigo art. 8, 1º, da Lei nº /2011, que estabeleceu o rol mínimo de divulgação espontânea das seguintes informações sobre registro das competências e estrutura organizacional, repasses ou transferências de recursos financeiros, registros das despesas, procedimentos licitatórios e contratos celebrados, programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades, e respostas a perguntas mais freqüentes da sociedade. Já em relação à segunda modalidade, foi criado o Serviço de Informação ao Cidadão - SIC, que possibilita ao cidadão requerer, ao Estado, informação por meio de atendimento presencial ou eletrônico. O seu funcionamento foi padronizado no executivo estadual, ou seja, todos os órgãos utilizam o mesmo processo organizacional. Foram definidos os frameworks com a delimitação de papel de cada um dos atores responsáveis pelo funcionamento do serviço de informação ao cidadão. Para possibilitar tal padronização, foi desenvolvida uma solução completa de tecnologia da informação e comunicação que resultou no sistema eletrônico LAI para automatizar o BackOffice e implementar o fluxo eletrônico, workflow, tramitação interna ao governo. Todos os sítios de governo dispõe de um link que remete o cidadão a este portal web de acesso à informação, permitindo que por meio de um canal único e centralizado o cidadão possa requerer quaisquer informações sobre a administração pública. Foi constituída uma rede de gestores para operacionalizar o serviço de informação no âmbito do Estado do rio Grande dos Sul composta por gestores centrais e gestores locais 2. Esta rede é composta por mais de 180 servidores estaduais de todos os órgãos estaduais. 2 Decreto Estadual nº /12 Art. 4º Para os efeitos deste Decreto considera-se: (...)

8 8 GRÁFICO DE FUNCIONAMENTO DO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DO RIO GRANDE DO SUL: Há a possibilidade que cidadão não se conforme com a resposta fornecida pela administração pública ou solicite uma revisão para classificação de informação. Assim, considerando o arranjo institucional desenhado foi constituída a instancia recursal a partir do atores envolvidos na tramitação do pedido de X- Gestor Local do Serviço de Informação ao Cidadão SIC-; servidor designado pela autoridade máxima de cada órgão ou entidade para operacionalizar o procedimento do Serviço de Informação ao Cidadão- SIC, no âmbito de sua competência; XI- Gestor Central: servidor, vinculado á Casa Civil, por meio da Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência, designado para operar o Serviço de Informação ao Cidadão SIC, que possui atribuição de avaliar preliminarmente a solicitação do requerente no tocante á matéria, conforme disposto no inciso IV do art. 10 deste Decreto, e encaminhar a demanda via sistema eletrônico ao órgão ou entidade responsável pela informação.

9 9 informação e desenvolvido o fluxo recursal. Portanto, a fase recursal divide-se em duas etapas: a primeira permite o cidadão solicitar o reexame necessário diretamente à autoridade superior responsável pela resposta ao cidadão; a segunda prevê o recurso dirigido à Comissão Mista de Reavaliação de Informação- CMRI. Esta comissão mista é colegiada composta pelas seguintes secretarias: Casa Civil, Procuradoria-Geral do Estado, Secretaria da Comunicação e Inclusão Digital, Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadão, Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Neste eixo, também buscou desde a entrada em vigor da lei utilizar dados abertos para divulgação de informações disponíveis nos sítios de governo. Portanto, foi disponibilizado um catálogo com informações em dados abertos referente aos gastos públicos, diárias, segurança pública e execução do plano plurianual. EIXO NORMATIVO Para aplicação da lei de acesso à informação no âmbito do Poder Executivo foi necessário regulamentá-la, e este encargo coube aos integrantes do eixo normativo. Este trabalho resultou na publicação do Decreto Estadual nº , de 16 de maio de 2012, que regulamenta, no âmbito da Administração Pública Estadual, a Lei Federal nº e cria a Comissão Mista de Reavaliação de Informações da Administração Pública Estadual CMRI. Com base na arquitetura institucional definida, desenvolveu-se a conceituação jurídica indispensável para concretizar o direito à informação na sua dupla dimensão no âmbito da administração estadual. Para garantir o direito à informação também foi regulamentado o prazo de 20 dias, podendo ser prorrogado por mais 10 dias mediante justificativa, em que o Estado deverá cumprir para responder ao cidadão, no caso do Rio Grande do sul foi estipulado que a contagem deste prazo inicia a partir do primeiro dia útil subseqüente ao ingresso do pedido, ou seja, utiliza-se por analogia a contagem prevista no código de processo civil.

10 10 Outra questão jurídica que foi enfrentada se relaciona as hipóteses de negativas de informação, que podem resultar da informação ser caracterizada como pessoal ou que tenha sido classificada como sigilosa nas seguintes modalidades: I- ultrasecreta, II- secreta e III secreta, possuindo cada um delas um prazo previsto em lei de segredo. Como se trata de um direito em evolução e que necessita da contribuição da tecnologia da informação, além do cotejamento com os interesses e direito da sociedade, a regulamentação, provavelmente, sofrerá revisões ao longo dos anos. Nesse sentido, foi recomendada, pelo grupo de trabalho, a sua revisão de forma periódica para diminuir ou minimizar a defasagem existente entre o direito em relação à evolução tecnológica. EIXO CAPACITAÇÃO Foi identificada a necessidade de um processo de aculturação dos gestores, servidores, agentes sociais em relação aos temas de transparência, acesso à informação, cidadania e controle social. Por essa razão, foi elaborado pela Rede Escola de Governo, Programa de Formação continuada de Servidores do Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de formar e capacitar os agentes públicos de órgãos da administração direta e indireta para atendimento das novas obrigações e diretrizes trazidas na Lei n.º /11. Por fim, é de se destacar que a formação e a capacitação de agentes públicos, bem como da sociedade civil, no que tange às temáticas da transparência e do controle social dar-se-á de maneira continuada e constante, tendo em vista a complexidade do tema. EIXO COMUNICAÇÃO Este eixo envidou esforços nas ações relativas à comunicação e à disseminação do conhecimento dos temas de transparência e controle social, bem como divulgação e publicidade das ações governamentais, estimulando o uso de novas tecnologias de comunicação, fomentando a inovação, fortalecendo a governança e aumentando a transparência e o controle social.

11 11 Nesta seara, foram desenvolvidas duas maneiras para comunicar, informar e divulgar o conteúdo da lei, uma delas a interna, a que se dirige à própria administração estadual, e a segunda delas a externa, a que pretende divulgar a lei de acesso à informação para sociedade, sendo priorizada neste primeiro momento a comunicação interna, tendo em vista que há uma necessidade de internalização da cultura da transparência nos órgãos estaduais. A comunicação interna atingiu os servidores do Poder Executivo Estadual, procurando demonstrar, de maneira clara e concisa, a necessidade de mudança na cultura de sigilo de informações públicas, a partir da vigência da Lei de Acesso à Informação e posterior regulamentação no âmbito Estadual. A partir de então foram desenvolvidos um plano de comunicação interna, enfatizando a importância do servidor público para implementação da LAI, utilizando a seguinte frase para estes servidores nos materiais impressos: Sua participação é fundamental para a construção da transparência e da democratização do acesso à Informação. Contamos com você. Em relação à comunicação externa, foram criados atores (personagens gráficos) para dialogar com o cidadão, tornando o site e o material ilustrativo de fácil compreensão por parte da sociedade. A comunicação externa tem como objetivo principal a divulgação para a sociedade da disponibilização, pela Administração Pública Estadual, por intermédio do site, da nova ferramenta para acesso às informações públicas, fomentando desta forma o controle social. Em decorrência disso, a equipe da LAI tem participado dos atos de interiorização como forma de apresentar a lei de acesso à informação para os cidadãos e gestores municipais. Os objetivos deste eixo foram atingidos, tendo em vista a confecção, disponibilização e distribuição de diferentes materiais gráficos, bem como pela ampla divulgação pela imprensa local, sendo importante referir que continuamente são noticiadas novas ferramentas e inovações implementadas no sistema. Por fim, com esta metodologia utilizada para implantação da lei de acesso à informação foi possível constituir uma rede de colaboração entre os órgãos estaduais, todos com o mesmo objetivo, que era implantar, no Poder Executivo Estadual, a lei de acesso à informação, e tendo a responsabilidade pela coordenação e articulação deste trabalho a Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil.

12 12 RESULTADOS OBTIDOS 1.1 Lançamento do Portal de Acesso à Informação e do Serviço de Informação ao Cidadão No dia 16 de maio de 2012, foi lançado o site da Lei de Acesso à Informação no Estado do Rio Grande do Sul bem como o Serviço de informação ao Cidadão SIC. 1.2 Sistema Eletrônico LAI Foi desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul o sistema eletrônico LAI, que dá suporte ao serviço de informação ao cidadão seja na modalidade eletrônica, seja na presencial. Por meio do sistema, além de fazer o pedido, será possível acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a resposta da solicitação por ; entrar com recursos. 1.3 Criação da Rede de Gestores de Informação Constituição de uma de rede de gestores centrais e de gestores locais, que conta com aproximadamente 155 servidores, para operacionalizar o procedimento do serviço de informação ao cidadão em todos os órgãos estaduais. 1.4 Catálogo de Dados Abertos Foi criado um espaço especifico no site de acesso à informação que contém um conjunto de informações em formato aberto, permitindo que a sociedade possa realizar cruzamento, novas interpretações e aplicações a partir destes dados. Ressaltando que inclusive os salários dos servidores estão neste formato. Também foi constituído um Comitê Gaúcho de Dados Abertos que é integrado pelo Poder Público, Sociedade Civil e Universidades, com a finalidade de dialogar sobre conceitos, aplicações, segurança do uso de dados abertos. Este espaço coletivo de discussão tem por objetivo disseminar o uso de dados abertos. O Governo do Estado do Rio Grande do Sul foi primeiro estado a aderir a infraestrutura nacional de dados abertos- INDA do Governo Federal.

13 Visão única do Governo pelo Cidadão O Cidadão para acessar o sistema estadual de informação há um único canal de entrada seja presencial ou virtual, facilitando e ampliando a relação entre o cidadão e o governo. 1.6 Eficiência no Retorno ao Cidadão Foram totalizadas 832 demandas ingressadas no período de 16 de maio de 2012 a 19 de março de 2013 e já foram respondidas 791 demandas. As respostas têm atendido as necessidades dos requerentes, pois os resultados são positivos, pois há um pequeno número de recurso. O prazo médio de retorno ao cidadão é de 13,8 dias. 1.7 Ferramentas de Controle Social Foi desenvolvida uma ferramenta que permite a transparência do serviço de informação ao cidadão, indicando a quantidade de demandas e qual a temática mais demandada pelos cidadãos. Por meio de um instrumento do sistema LAI, possibilita o cidadão acompanhar o seu pedido de informação pelo site. 1.8 Programa de Formação Continuada Foi elaborado um Programa de formação continuada, em pareceria com a Rede Escola de Governo, que é coordenada pela Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de capacitar os servidores de órgãos da administração direta e indireta para atendimento das novas obrigações e diretrizes trazidas na Lei nº /11. Já foram capacitados 743 servidores públicos estaduais no módulo referente à lei de acesso à informação e 989 agentes sociais no módulo de transparência e controle social. 1.9 Visualização ao Site No período de 16 maio de 2012 até 19 de março de 2012, o portal: foi visualizado , conforme pesquisa extraída do Google Analytics.

14 Premiações e Eventos A implantação da Lei de Acesso à Informação trouxe inúmeros reconhecimentos ao Estado, que seguem: Foi reconhecida como um dos finalistas do prêmio Conip Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública. Foi o vencedor do prêmio Secop 2012 na 40ª Edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública com o Projeto A implementação da Lei de Acesso à Informação no RS: a visão integrada entre processos e sistemas. O projeto Implementação da Lei de Acesso a informação no RS, foi contemplado com o Prêmio TI & Governo, e será publicado no Anuário TI & Governo 2012 Durante o Fórum Internacional de Software Livre, realizado na PUCRS nos dias 25 a 28 de julho deste ano, foi realizada uma Maratona que incentivou o desenvolvimento de aplicativos, a partir dos dados abertos disponíveis no catálogo do portal Acesso à Informação RS. Foram premiados os três melhores aplicativos, que estão disponíveis no portal, a equipe vencedora foi Retrato da Violência, o segundo lugar ficou com a equipe Gastos RS e o terceiro lugar com a equipe Compras Públicas RS. O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a partir do trabalho realizado pelo GT, disponibilizou, em tempo exíguo, informações públicas ao cidadão por meio do Portal de Acesso à Informação RS e criou um sistema simples e ágil para atender às solicitações de informação da sociedade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: COMPROMISSO COM ACESSO À INFORMAÇÃO A partir das ações relatadas para a implementação da lei de acesso à informação no poder executivo estadual é possível identificar os avanços que tivemos, especialmente, no tocante à transparência passiva, na consolidação de canal único para o recebimento do pedido de informação, na constituição de uma rede composta por servidores estaduais, que tem a missão de cuidar, nos seus

15 15 órgãos, do pedido de informação do cidadão e criação de um sistema eletrônico LAI, que permite que todo o fluxo do serviço de informação tramite por ele, desde entrada, tramitação, resposta e, quando for o caso, o recurso. Mesmo com este conjunto de resultados conquistados, não é possível considerar finalizado o trabalho de implantação da lei de acesso à informação neste primeiro ano de sua vigência. Uma das diretrizes que será aprimorada para este segundo período é qualificar a informação, ainda no Estado do Rio Grande do Sul têm informações que não são sistematizadas, acarretando em determinadas situações a necessidade de trabalho manual para fornecer a informação. Conclui-se que com a consolidação do sistema estadual de informação, será possível disponibilizar a informação de forma acessível a todo cidadão, permitir o controle social e, desta forma, contribuir para o sucesso das ações de prevenção da corrupção no Estado. Por fim, o trabalho de implantação da lei de acesso à informação foi e será conduzido pela premissa de que é obrigação do Estado de tornar pública as informações derivadas de sua atuação, gerando um ambiente de confiança, segurança, colaboração e franqueza entre o governo e a sociedade. REFERÊNCIAS Article 19. Acesso à Informação: Um guia para ONGs, lideranças comunitárias r movimentos sociais. s/data. BOBBIO, Norberto. O futuro da Democracia. São Paulo: Paz e Terra, BOBBIO, Norbeto, MATTEUCCI, Nicola, PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. Brasília: Editora UNB, BONAVIDES, Paulo. Teoria Constitucional da Democracia Participativa: por um direito constitucional de luta e resistência por uma nova hermenêutica por uma repolitzação da legitimidade. São Paulo: Editora Malheiros, CEPIK, Marco. Direito à Informação: Situação Lega e Desafios,

16 16 Fórum de Direito de Acesso à Informações Públicas. Direito de Acesso.s/d. MEDENHA, Gisele de Melo. O direito de acesso à informação como fundamento da transparência. Revista da CGU/Presidência da República, Controladoria-Geral da União, Brasilia, CGU, ano IV, n 6, 59-70,setembro/2009. Simão, João Batista; Rodrigues, Georgete Medleg. Acessibilidade às informações públicas: uma avaliação do portal de serviços e informações do governo federal. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 34, n. 2, p , maio/ago AUTORIA Juliana Botelho Foernges Subchefe de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil/RS. Endereço eletrônico: juliana-foernges@casacivil.rs.gov.br

O impacto da Lei de Acesso à Informação (LAI) no ambiente SISP

O impacto da Lei de Acesso à Informação (LAI) no ambiente SISP 6ª Governança Aplicada ISACA Capítulo Brasília O impacto da Lei de Acesso à Informação (LAI) no ambiente SISP João Batista Ferri de Oliveira Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Departamento

Leia mais

GUIA DE APLICAÇÃO EBT

GUIA DE APLICAÇÃO EBT GUIA APLICAÇÃO EBT CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO COORNAÇÃO-GERAL COOPERAÇÃO FERATIVA E CONTROLE SOCIAL SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 PREPARAÇÃO... 4 REGULAMENTAÇÃO... 6 PASSIVA... 7 FIM DA AVALIAÇÃO... 10 REVISÃO...

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa DECRETO Nº 49.111, DE 16 DE MAIO DE 2012. (publicado no DOE nº 095, 17 de maio de 2012) Regulamenta, no âmbito da Administração Pública Estadual, a Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que

Leia mais

CÓPIA MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais

CÓPIA MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais Fl. 2 MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais PORTARIA CARF Nº 64, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015. Dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos do Conselho Administrativo de Recursos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CUNI Nº 014, DE 29 DE ABRIL DE 2015. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), mantida

Leia mais

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO LAI. Lei Federal nº 12.527/11 - Lei Distrital nº 4.990/12

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO LAI. Lei Federal nº 12.527/11 - Lei Distrital nº 4.990/12 LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO LAI Lei Federal nº 12.527/11 - Lei Distrital nº 4.990/12 RELATÓRIO 2013 / 2014 1. APRESENTAÇÃO O acesso a informações produzidas e armazenadas pelo Estado é um direito do cidadão,

Leia mais

LEI Nº. 1183/2015. IV - fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública;

LEI Nº. 1183/2015. IV - fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública; PREFEITURA MUNICIPAL DE ITARANA LEI Nº. 1183/2015 Dispõe sobre procedimento para se obter acesso à informação no âmbito do Poder Executivo do Município de ltarana/es e dá outras providências. A Câmara

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Informática Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel Belo Horizonte - MG Outubro/2007 Síntese

Leia mais

Lei de Acesso à Informação e a Governança de TI: visão geral

Lei de Acesso à Informação e a Governança de TI: visão geral Lei de Acesso à Informação e a Governança de TI: visão geral Cláudio Silva da Cruz, MSc, CGEIT Auditor Federal de Controle Externo, SEFTI/TCU Tesoureiro da ISACA Capítulo Brasília 6º Encontro de Governança

Leia mais

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 Publicado no DOE(Pa) de 02.04.13. Institui o Programa de Parcerias Público-Privadas PPP/PA e regulamenta o Conselho Gestor de Parcerias Público- Privadas do Estado

Leia mais

Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER

Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER Referência: 25820.002810/20-81 Assunto: Restrição de acesso: Recurso contra decisão denegatória ao pedido de acesso à informação. Não há restrição

Leia mais

ESTATUTO DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE BRASIL CAPITULO I. Da Apresentação

ESTATUTO DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE BRASIL CAPITULO I. Da Apresentação ESTATUTO DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE BRASIL CAPITULO I Da Apresentação Art. 1º O presente Estatuto orienta a organização, as competências e o funcionamento do da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil (BVS

Leia mais

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ?

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ? Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO 1- Como aderir à proposta AMQ? A adesão é realizada através do preenchimento e envio do Formulário de Cadastramento Municipal no site do projeto. O gestor municipal da saúde

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA Art 1º - O Conselho de Desenvolvimento do Território CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC é composto por entidades

Leia mais

M A N U A L D O C I D A D Ã O

M A N U A L D O C I D A D Ã O M A N U A L D O C I D A D Ã O O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-sic) servirá de auxílio ao SIC (setor físico), para consulta via internet. E-SIC Versão 1.05 Sumário Introdução

Leia mais

PLANO NACIONAL DE DANÇA

PLANO NACIONAL DE DANÇA PLANO NACIONAL DE DANÇA I APRESENTAÇÃO II - DIRETRIZES E AÇÕES II HISTÓRICO DO SETOR NO PAÍS III DIAGNOSE DE POTENCIAL E PONTOS CRÍTICOS DO SETOR IV DADOS DO SETOR PARA O SISTEMA DE INFORMAÇÕES E INDICADORES

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4, 13 de abril de 2012

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4, 13 de abril de 2012 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4, 13 de abril de 2012 Institui a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos INDA. O SECRETÁRIO DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL)

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) TÍTULO 1 Da Instituição e seus Fins Art. 1 0 O Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), criado em 2004, para integrar uma

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.053 DE 23 DE DEZEMBRO DE 2009. Institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

PRODUTOS DO COMPONENTE 3. 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado

PRODUTOS DO COMPONENTE 3. 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado PRODUTOS DO COMPONENTE 3 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado A estruturação do atual modelo de gestão, caracterizou-se pela necessidade de alinhar permanentemente os órgãos

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTO RESPONSÁVEL E DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE INVESTIMENTO RESPONSÁVEL E DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL SUL AMÉRICA INVESTIMENTOS DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A POLÍTICA DE INVESTIMENTO RESPONSÁVEL E DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Índice: 1 OBJETIVO 2 2 CONCEITOS E DEFINIÇÕES 2 3

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI Nº 9.963, DE 27 DE JULHO DE 2015.

RIO GRANDE DO NORTE LEI Nº 9.963, DE 27 DE JULHO DE 2015. RIO GRANDE DO NORTE LEI Nº 9.963, DE 27 DE JULHO DE 2015. Dispõe sobre o acesso à informação no âmbito do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Norte. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE:

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Administração é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

Proposição de Projeto

Proposição de Projeto Anexo II da Resolução Nº 06/CEG, de 10 de dezembro de 2014 Proposição de Projeto Programa de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF Elaboração do Plano Diretor Inicial de Ocupação do Espaço

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 3 ANEXO 5 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1.1 Disposições Preliminares Artigo 1 o - As atividades de Estágio Supervisionado que integram a Matriz Curricular do Curso de Administração, da Faculdade

Leia mais

Exercício de cidadania

Exercício de cidadania 1 2 Exercício de cidadania Na década de 1980, tivemos no Brasil as primeiras experiências de Conselhos Comunitários de Segurança, sendo o Paraná precursor na constituição de CONSEGs e Mobilização Social.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 4.799, DE 4 DE AGOSTO DE 2003. Dispõe sobre a comunicação de governo do Poder Executivo Federal e dá outras providências.

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

GRATUITO CURSO COMPLETO DO SUS 17 AULAS 500 QUESTÕES COMENTADAS. Professor Rômulo Passos Aula 09

GRATUITO CURSO COMPLETO DO SUS 17 AULAS 500 QUESTÕES COMENTADAS. Professor Rômulo Passos Aula 09 1 www.romulopassos.com.br / www.questoesnasaude.com.br GRATUITO CURSO COMPLETO DO SUS 17 AULAS 500 QUESTÕES COMENTADAS Professor Rômulo Passos Aula 09 Legislação do SUS Completo e Gratuito Página 1 2 www.romulopassos.com.br

Leia mais

LEI Nº 15.853 DE 11 DE OUTUBRO DE 2011.

LEI Nº 15.853 DE 11 DE OUTUBRO DE 2011. LEI Nº 15.853 DE 11 DE OUTUBRO DE 2011. 1 Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Economia Solidária e o Fundo Municipal de Fomento à Economia Solidária e dá outras providências. O Prefeito Municipal

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2013/2018

PLANO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2013/2018 1 PLANO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2013/2018 1. Introdução A Secretaria de Tecnologias da Informação e da Comunicação (STI) foi criada a partir da Resolução do Conselho Diretor n.º 44, de

Leia mais

PORTARIA Nº 79, 26 DE maio DE 2015

PORTARIA Nº 79, 26 DE maio DE 2015 PORTARIA Nº 79, 26 DE maio DE 2015 Institui, no âmbito da Autoridade Pública Olímpica APO, o Serviço de Informação ao Cidadão SIC, e revoga a Portaria nº 41, de 2013, que instituíra e disciplinava o Serviço

Leia mais

Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER. Recurso contra decisão denegatória ao pedido de acesso à informação. Sem restrição.

Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER. Recurso contra decisão denegatória ao pedido de acesso à informação. Sem restrição. Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER Referência: 8700.00063/201-1 Assunto: Restrição de acesso: Providências adicionais Ementa: Órgão ou entidade recorrido (a): Recurso contra

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO Número e Título do Projeto Função no Projeto BRA 08/021 Resultado: Produto: Atividades: Antecedentes: (breve histórico justificando

Leia mais

CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE CONFERÊNCIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2015

CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE CONFERÊNCIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2015 CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE CONFERÊNCIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2015 2015 uma década de existência do SUAS Decisão política de priorização, na agenda federal, da atenção às populações mais vulneráveis, do

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa LEI Nº 14.310, DE 30 DE SETEMBRO DE 2013. (publicada no DOE n.º 189, de 1º de outubro de 2013) Institui o Sistema

Leia mais

CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO PORTARIA Nº 1.242, DE 15 DE MAIO DE 2015

CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO PORTARIA Nº 1.242, DE 15 DE MAIO DE 2015 CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO PORTARIA Nº 1.242, DE 15 DE MAIO DE 2015 Regulamenta a experiência-piloto do Programa de Gestão que permite o teletrabalho no âmbito da Controladoria-Geral da União. O MINISTRO

Leia mais

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica:

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica: REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO IFRR N A regulamentação geral de estágio tem por objetivo estabelecer normas e diretrizes gerais que definam uma política

Leia mais

Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais

Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais Informe nº 4 Informações sobre a renda familiar do Cadastro Único O que é o Programa de Fomento? O Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE Bacharelado em Administração Modalidade a Distância

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE Bacharelado em Administração Modalidade a Distância REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE Bacharelado em Administração Modalidade a Distância I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Bacharelado em Administração Modalidade a Distância é uma

Leia mais

DECRETO Nº 15.114,DE 8 DE JANEIRO DE 2013 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

DECRETO Nº 15.114,DE 8 DE JANEIRO DE 2013 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DECRETO Nº 15.114,DE 8 DE JANEIRO DE 2013 Disciplina a celebração de convênios e operações de crédito com previsão de ingresso de recursos financeiros que beneficiem órgãos e entidades da Administração

Leia mais

PORTARIA MMA Nº 202, DE 07 DE JUNHO DE 2013

PORTARIA MMA Nº 202, DE 07 DE JUNHO DE 2013 PORTARIA MMA Nº 202, DE 07 DE JUNHO DE 2013 A MINISTRA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o disposto na Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, Decreto nº 6.101, de

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO Título do Projeto Função no Projeto Resultado Atividades Antecedentes (breve histórico justificando a contratação) DADOS DA

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX INTRODUÇÃO A extensão universitária é, na realidade, uma forma de interação que deve existir permanentemente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Assim, a

Leia mais

ENSINO SUPERIOR: PRIORIDADES, METAS, ESTRATÉGIAS E AÇÕES

ENSINO SUPERIOR: PRIORIDADES, METAS, ESTRATÉGIAS E AÇÕES ENSINO SUPERIOR: PRIORIDADES, METAS, ESTRATÉGIAS E AÇÕES Introdução Paulo Speller 1 Nos anos recentes, diversos países vem debatendo a possibilidade de promoverem alterações em seus sistemas de educação

Leia mais

ATO Nº 31/2014. CONSIDERANDO a implementação do sistema eletrônico de gestão integrada da área administrativa, denominado sistema E-mpac,

ATO Nº 31/2014. CONSIDERANDO a implementação do sistema eletrônico de gestão integrada da área administrativa, denominado sistema E-mpac, ATO Nº 31/2014 Dispõe sobre a gestão de processos no âmbito do Ministério Público do Estado do Acre ACRE, no uso de suas atribuições legais, O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CONSIDERANDO a execução

Leia mais

DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S/A CNPJ/MF n.º 61.486.650/0001-83 NIRE n.º 35.300.172.507. Companhia Aberta

DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S/A CNPJ/MF n.º 61.486.650/0001-83 NIRE n.º 35.300.172.507. Companhia Aberta DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S/A CNPJ/MF n.º 61.486.650/0001-83 NIRE n.º 35.300.172.507 Companhia Aberta ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 12 DE NOVEMBRO DE 2015 ANEXO I Política de Divulgação

Leia mais

Orçamento Público: Visão Geral

Orçamento Público: Visão Geral Orçamento Público: Visão Geral Versão para impressão ANEXO: SISTEMA INTEGRADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO - SIOP Atualizado em: fevereiro/2013 Copyright ENAP 2013 Todos os direitos reservados SUMÁRIO ANEXO:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS GABINETE CIVIL

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS GABINETE CIVIL DECRETO Nº 309, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2005. Aprova o Regimento Interno e o Organograma da Secretaria Municipal do Trabalho e Cooperativismo e dá outras providências. O PREFEITO DE PALMAS no uso das atribuições

Leia mais

Plano de Trabalho BVS Brasil https://goo.gl/d3eccm

Plano de Trabalho BVS Brasil https://goo.gl/d3eccm Plano de Trabalho BVS Brasil https://goo.gl/d3eccm Linha estratégica 1: Fortalecimento da Rede BVS Brasil Prioridade 1.1 Ampliação das alianças e das redes que atuam na informação científica e técnica

Leia mais

OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DE MATO GROSSO OPERAÇÃO EM REDE

OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DE MATO GROSSO OPERAÇÃO EM REDE OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DE MATO GROSSO OPERAÇÃO EM REDE OUVIDORIA PÚBLICA Canal de escuta que tem como foco a aproximação do cidadão com o poder público visando a garantia de direitos e promoção da cidadania.

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 5/2014

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 5/2014 PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 5/2014 Dispõe sobre a reorganização da Rede Nacional de Certificação Profissional - Rede Certific. OS MINISTROS DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco Operacional

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Política de Gerenciamento de Risco Operacional Departamento Controles Internos e Compliance Fevereiro/2011 Versão 4.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Definição de Risco Operacional... 3 3. Estrutura de

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Atualização do Regimento de 2012 Porto Alegre, março de 2015 Faculdade de Tecnologia de Porto Alegre Av. Julio de Castilhos,

Leia mais

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DECRETO Nº 1.153, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2015. Aprova o Regimento Interno do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas do município de Palmas. O PREFEITO DE PALMAS, no uso das atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DAS LICENCIATURAS (NEPEx LICENCIATURAS) DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DAS LICENCIATURAS (NEPEx LICENCIATURAS) DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 78/2006 INSTITUI O NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEAD, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO, E APROVA SEU REGULAMENTO.

RESOLUÇÃO CONSEPE 78/2006 INSTITUI O NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEAD, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO, E APROVA SEU REGULAMENTO. RESOLUÇÃO CONSEPE 78/2006 INSTITUI O NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEAD, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO, E APROVA SEU REGULAMENTO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no

Leia mais

Transparência e Lei de Acesso à informação como instrumentos de prevenção da corrupção

Transparência e Lei de Acesso à informação como instrumentos de prevenção da corrupção Transparência e Lei de Acesso à informação como instrumentos de prevenção da corrupção Controladoria-Regional da União no Estado do Rio de Janeiro Núcleo de Ações de Prevenção Quem é a CGU Órgão do Poder

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia Mecânica é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2783 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2783 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº Impresso por: ANGELO LUIS MEDEIROS MORAIS Data da impressão: 21/11/2013-18:05:16 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2783 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN Estabelece o Regimento Interno do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Paraná, no uso de

Leia mais

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal Secretaria Executiva do CONCEA

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal Secretaria Executiva do CONCEA MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal Secretaria Executiva do CONCEA Brasília, 22 de outubro de 2013. Assunto: Base Legal - Regulamentação

Leia mais

Universidade Aberta do Brasil Edital Nº. 02 de 31 de julho de 2009 DED/CAPES Edital Pró-Equipamentos

Universidade Aberta do Brasil Edital Nº. 02 de 31 de julho de 2009 DED/CAPES Edital Pró-Equipamentos Universidade Aberta do Brasil Edital Nº. 02 de 31 de julho de 2009 DED/CAPES Edital Pró-Equipamentos A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, sediada no Setor Bancário

Leia mais

RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais,

RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE Aprova Normas Específicas do Estágio Curricular do

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU LEI Nº 6.576, DE 23 DE OUTUBRO DE 2.014 P. 35.427/13 (4.599/13-Emdurb) Cria o Conselho Municipal de Mobilidade de Bauru e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE BAURU, nos termos do art. 51 da

Leia mais

Sociedade no Acompanhamento da Parceria para. Governo Aberto. material de discussão. artigo_19_caderno.indd 1 16/04/12 01:21

Sociedade no Acompanhamento da Parceria para. Governo Aberto. material de discussão. artigo_19_caderno.indd 1 16/04/12 01:21 Sociedade no Acompanhamento da Parceria para Governo Aberto material de discussão artigo_19_caderno.indd 1 16/04/12 01:21 discussão sobre modelo de governança para a parceria para governo aberto no brasil

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Relações

Leia mais

Auditoria de Segurança e Saúde do Trabalho da SAE/APO sobre Obra Principal, Obras Complementares, Obras do reservatório e Programas Ambientais

Auditoria de Segurança e Saúde do Trabalho da SAE/APO sobre Obra Principal, Obras Complementares, Obras do reservatório e Programas Ambientais 1 / 10 1 OBJETIVO: Este procedimento visa sistematizar a realização de auditorias de Saúde e Segurança do Trabalho por parte da SANTO ANTÔNIO ENERGIA SAE / Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho GSST,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 7 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.332, DE 19 DE OUTUBRO DE 2010. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84,

Leia mais

ANEXO A FERTILIZANTES HERINGER S.A. CNPJ/MF 22.266.175/0001-88 POLITICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES E PRESERVAÇÃO DE SIGILO

ANEXO A FERTILIZANTES HERINGER S.A. CNPJ/MF 22.266.175/0001-88 POLITICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES E PRESERVAÇÃO DE SIGILO ANEXO A FERTILIZANTES HERINGER S.A. CNPJ/MF 22.266.175/0001-88 POLITICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES E PRESERVAÇÃO DE SIGILO I - DEFINIÇÕES E ADESÃO 1. As definições utilizadas na presente Política

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PRESIDÊNCIA ATO Nº 301/CDEP.SEGPES.GDGSET.GP, DE 24 DE JUNHO DE 2016

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PRESIDÊNCIA ATO Nº 301/CDEP.SEGPES.GDGSET.GP, DE 24 DE JUNHO DE 2016 TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PRESIDÊNCIA ATO Nº 301/CDEP.SEGPES.GDGSET.GP, DE 24 DE JUNHO DE 2016 Dispõe sobre a participação de servidores do Tribunal Superior do Trabalho em ações de educação corporativa

Leia mais

FÓRUM AMAZONENSE DE REFORMA

FÓRUM AMAZONENSE DE REFORMA REGIMENTO INTERNO DA 6ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES DO AMAZONAS CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES 1 Art. 1º - São objetivos da 6ª Conferência Estadual das Cidades do Amazonas: I - Propor a interlocução

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Secretaria de Recursos Humanos Departamento de Normas e Procedimentos Judiciais Coordenação Geral de Elaboração, Sistematização e Aplicação das Normas NOTA

Leia mais

Introdução. Para a condução de cada ação teremos presentes duas questões importantes:

Introdução. Para a condução de cada ação teremos presentes duas questões importantes: Fevereiro 2014 Introdução A Escola é hoje um mundo onde todos os atores educativos têm voz por isso a facilidade, a celeridade, a clareza e a abertura são as caraterísticas da comunicação que possibilitam

Leia mais

O SUAS e rede privada na oferta de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais

O SUAS e rede privada na oferta de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais O SUAS e rede privada na oferta de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS. Secretaria Nacional de Assistencia Social. DADOS

Leia mais

MANIFESTO ABENEFS: Alinhando a formação inicial em Educação Física às necessidades do setor saúde

MANIFESTO ABENEFS: Alinhando a formação inicial em Educação Física às necessidades do setor saúde Associação Brasileira de Ensino da Educação Física para a Saúde MANIFESTO : Alinhando a formação inicial em Educação Física às necessidades do setor saúde INTRODUÇÃ O A Associação Brasileira de Ensino

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS INTRODUÇÃO

Leia mais

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014 COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014 Redação do vencido, para o turno suplementar, do Substitutivo do Senado ao Projeto de Lei da Câmara nº 90, de 2013 (nº 757, de 2011, na Casa de origem). A Comissão

Leia mais

PROGRAMA DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO E TECNOLÓGICO CONSELHO DIRETOR

PROGRAMA DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO E TECNOLÓGICO CONSELHO DIRETOR PROGRAMA DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO E TECNOLÓGICO CONSELHO DIRETOR TERMO DE ABERTURA Preparado por: Cláudio França de Araújo Gestor do Programa CD Aprovado por: Ricardo Antônio de Arruda Veiga Representante

Leia mais

PRODUTO 1 METODOLOGIA Plano Local de Habitação de Interesse Social PLHIS Município de Teresópolis - RJ

PRODUTO 1 METODOLOGIA Plano Local de Habitação de Interesse Social PLHIS Município de Teresópolis - RJ PRODUTO 1 METODOLOGIA Plano Local de Habitação de Interesse Social PLHIS Município de Teresópolis - RJ Setembro/2010 APRESENTAÇÃO Este documento denominado Metodologia é o primeiro produto apresentado

Leia mais

Governo Eletrônico no Brasil. Rogério Santanna dos Santos Brasília, 08 de Abril de 2009

Governo Eletrônico no Brasil. Rogério Santanna dos Santos Brasília, 08 de Abril de 2009 Governo Eletrônico no Brasil Rogério Santanna dos Santos Brasília, 08 de Abril de 2009 ALAGOAS DIGITAL 2009 Estrutura da apresentação Histórico Estruturas organizacionais Diretrizes Principais áreas de

Leia mais

Artigo 1.º. Âmbito e objeto

Artigo 1.º. Âmbito e objeto PROJETO DE REGULAMENTO DO CONCURSO PÚBLICO PARA A SELEÇÃO DE INFRAESTRUTURAS DE INVESTIGAÇÃO E SUA INTEGRAÇÃO NO ROTEIRO NACIONAL DE INFRAESTRUTURAS DE INVESTIGAÇÃO DE INTERESSE ESTRATÉGICO Artigo 1.º

Leia mais

MELHORIA DA INFRAESTRUTURA FÍSICA ESCOLAR

MELHORIA DA INFRAESTRUTURA FÍSICA ESCOLAR MELHORIA DA INFRAESTRUTURA FÍSICA ESCOLAR Este projeto visa investir na melhoria da infraestrutura escolar, por meio de construção, ampliação e reforma, bem como dotá-las com equipamentos e mobiliários

Leia mais

Novas Formas de Aprender e Empreender

Novas Formas de Aprender e Empreender Novas Formas de Aprender e Empreender DÚVIDAS FREQUENTES 1. Sobre o Prêmio Instituto Claro, Novas Formas de Aprender e Empreender 1.1. O que é o Prêmio? O Prêmio Instituto Claro Novas Formas de Aprender

Leia mais

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES 1 PPA-UFCG PROGRAMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES (MAPAS VIVOS DA UFCG) 2 DIMENSÃO MISSÃO E PDI MAPAS VIVOS DE

Leia mais

Conheça a nova maneira de vender para o Governo do Pará

Conheça a nova maneira de vender para o Governo do Pará Conheça a nova maneira de vender para o Governo do Pará 1. APRESENTAÇÃO 2. O QUE É O SISTEMA DE COTAÇÃO ELETRÔNICA 3. QUE BENS E SERVIÇOS SERÃO TRANSACIONADOS NO SISTEMA 4. QUEM PODE VENDER OU CONTRATAR

Leia mais

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF REGULAMENTO N. 005/2015 REGULAMENTO GERAL DO NÚCLEO DE PESQUISA NUPES DA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR - GARÇA/SP Vanessa Zappa, Diretora da FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF GARÇA/SP,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.179, DE 20 DE MAIO DE 2010. Institui o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, cria o seu Comitê Gestor,

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012 PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO 5 CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO 7 CAPACITAÇÃO

Leia mais