O OFICIAL DO QUADRO COMPLEMENTAR SOB A ÓTICA DOS OFICIAS DOS DEMAIS QUADROS, ARMAS E SERVIÇOS DO EXÉRCITO BRASILEIRO, NA GUARNIÇÃO DE SALVADOR.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O OFICIAL DO QUADRO COMPLEMENTAR SOB A ÓTICA DOS OFICIAS DOS DEMAIS QUADROS, ARMAS E SERVIÇOS DO EXÉRCITO BRASILEIRO, NA GUARNIÇÃO DE SALVADOR."

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEP - DEE - DEPA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DO EXÉRCITO E COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR 1º Ten Al Patricia de Lima O OFICIAL DO QUADRO COMPLEMENTAR SOB A ÓTICA DOS OFICIAS DOS DEMAIS QUADROS, ARMAS E SERVIÇOS DO EXÉRCITO BRASILEIRO, NA GUARNIÇÃO DE SALVADOR. Salvador 2008

2 MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEP - DEE - DEPA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DO EXÉRCITO E COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR 1º Ten Al Patricia de Lima O OFICIAL DO QUADRO COMPLEMENTAR SOB A ÓTICA DOS OFICIAS DOS DEMAIS QUADROS, ARMAS E SERVIÇOS DO EXÉRCITO BRASILEIRO, NA GUARNIÇÃO DE SALVADOR. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Comissão de Avaliação da Divisão de Ensino da Escola de Administração do Exército, como exigência para obtenção do título de Especialização em Aplicações Complementares às Ciências Militares. Orientador: Cap QCO Nadja de Assis Mendonça. Salvador 2008

3 BANCA EXAMINADORA Oficial Orientador Oficial Examinador Oficial Examinador

4 Dedico este trabalho ao meu marido Fernando e a minha filha Larissa. Fernando por me acompanhar, ajudar e compreender a importância da minha ausência neste momento, e Larissa, por ser o grande motivo de todo meu esforço e sacrifício, pois, tudo é por ela e para ela. A todos oficiais do Quadro Complementar do Exército Brasileiro, por fazerem parte deste Quadro, que ainda tem muito potencial a ser empregado em prol do desenvolvimento eficaz e eficiente da Força Terrestre.

5 AGRADECIMENTOS Sempre a Deus, por ter me concedido o direito à vida e à maternidade, me dando saúde, paz e capacidade física e intelectual para seguir sempre em frente. À minha orientadora, Capitão Nadja, que me deu todo apoio e incentivo para seguir a carreira de oficial do Exército, iniciando com a experiência de ser Oficial Técnico Temporário. À minha amiga Ten Silvana, Oficial Técnico Temporário de Informática, servindo atualmente no 6 Centro de Telemática de Área, que me incentivou sobremaneira tanto para fazer o concurso, quanto para me manter firme e focada no objetivo que é ser Oficial do Quadro Complementar. Mesmo de longe, esteve sempre comigo a sua imagem de mulher determinada, confiante e apaixonada pela farda Verde-Oliva. Aos instrutores do Corpo de Alunos, Tenente-Coronel França, Comandante do Corpo de Alunos, Major Moraes Ramos, Comandante da Companhia de Alunos, e Tenente Felipe, Comandante do Primeiro Pelotão, por não somente permitirem como também proporcionarem meios para que eu pudesse amamentar minha filha e tê-la a meu lado em todos os momentos que mais precisamos, tanto ela, quanto eu. Ao Major Milton e ao Sargento Rodrigues, que me apresentaram o LimeSurvey, proporcionando agilidade e eficiência na aplicação do questionário no âmbito da 6ª Região Militar, através do portal disponível na EBNet/Internet. Às Capitães Selma Gonzales e Ana Nantua que, com muita propriedade e domínio, me orientaram quanto aos procedimentos e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sempre de maneira gentil e solícita, para a conclusão deste trabalho. E ao Exército Brasileiro por proporcionar a chance de a mulher contribuir para engrandecimento e manutenção da Força, atuando através do Quadro Complementar de Oficiais.

6 RESUMO O presente trabalho destina-se a fazer o levantamento de como os oficiais dos demais Quadros, Armas e Serviços do Exército Brasileiro percebem os oficiais do Quadro Complementar, na cidade de Salvador. Neste contexto, desenvolveu-se um questionário, que foi aplicado aos militares que compõem o universo selecionado. Parte destes questionários foi impressa e entregue em mãos aos oficiais da Escola de Administração do Exército, e parte restante foi aplicada com o auxílio de um programa de computador chamado LimeSurvey. Este programa foi disponibilizado na página do Comando da 6ª Região Militar, na EBNet (Rede de Computadores do Exército Brasileiro), para que os oficiais de todas as outras Organizações Militares da guarnição de Salvador-BA tivessem acesso ao mesmo, e pudessem respondê-lo. Também, foi lançado mão de pesquisa bibliográfica e documental a respeito da Escola de Administração do Exército (EsAEx), do Quadro Complementar de Oficiais (QCO), e Maria Quitéria de Jesus, patrono do QCO. Com base nos dados colhidos dos questionários, fez-se a análise dos mesmos, sempre buscando informações que pudessem corroborar com o objetivo deste trabalho que é o de buscar subsídios para a discussão a respeito da relação do oficial do Quadro Complementar e os oficiais dos demais Quadros, Armas e Serviços, principalmente os oriundos da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). De maneira geral, depreendeu-se que tanto a carreira do Quadro Complementar de Oficiais, quanto o Curso de Formação devem ser reformulados, a fim de preparar melhor o oficial do QCO para assumir as atribuições de um militar. Quanto ao questionamento que deu origem a este trabalho, pôde-se concluir que existem arestas a serem aparadas, há indícios de resistência por parte dos oficiais dos demais Quadros, Armas e Serviços em relação ao oficial do Quadro Complementar. Palavras-Chave: Escola de Administração do Exército. Quadro Complementar de Oficiais. Oficiais. Quadros, Armas e Serviços. Questionário. Percepção em relação ao QCO.

7 ABSTRACT This work is intended to perform a study on how officers from Quadros, Armas e Serviços in the Brazilian Army see the officers from Quadro Complementar (QCO) in the city of Salvador. In this context, a questionnaire has been developed and applied to troops from the universe selected. Part of these questionnaires have been printed and handed in to officers in Escola de Administração do Exército and the remainder was applied with the aid of a computer program called LimeSurvey. This program was available on site of Command of Military Region in EBNet (Computer Networking of the Brazilian Army), so that the officers of all other organizations of Military garrison of Salvador-BA had access to it, and could answer it. Also, it was made a literature and documentary study about Escola de Administração do Exército and Maria Quitéria de Jesus, patron of QCO. Based on data collected in the questionnaires, they were analyzed in order to corroborate with the objective of this work that is to seek subsidies for the discussion about the the officers from Quadros, Armas e Serviços, particularly those from the graduated from Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). In general, it appears that both the career of Quadro Complementar Officers, as the Training Course ( Curso de Formação de Oficiais - CFO ) should be reformulated so as to better prepare the officer QCO to assume the duties of a military. As for the questioning that led to this work, we could conclude that there are edges to be trimmed, there are signs of resistance on the part of officers of other Quadros, Armas e Serviços in relation to the officer's Quadro Complementar. Key-word: Army School of Administration. Table Supplemental Official. Official. Tables, and Weapons, and Services. Questionnaire. Perception in relation to QCO.

8 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO O QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS POSTOS E PROMOÇÕES O SÍMBOLO E A PATRONO DO QCO O Símbolo A Patrono A ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DO EXÉRCITO - ESAEX O CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO QUADRO COMPLEMENTAR CFO/QC METODOLOGIA TIPO DE PESQUISA POPULAÇÃO INSTRUMENTO DE PESQUISA PROCEDIMENTOS DE PESQUISA RESULTADOS E DISCUSSÃO DEVERES E DIREITOS, MISSÃO, FUNÇÃO, FORMAÇÃO DOS OFICIAIS DO QUADRO COMPLEMENTAR A CARREIRA DOS OFICIAIS DO QUADRO COMPLEMENTAR O QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS HÁ DISCRIMINAÇÃO EM RELAÇÃO AO QUADRO COMPLEMENTAR? ATRIBUTOS DA ÁREA AFETIVA SOB VÁRIOS ASPECTOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS APÊNDICES... 47

9 8 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como tema buscar subsídios para discutir a visão que o oficial dos demais Quadros, Armas e Serviços têm a respeito do militar do Quadro Complementar de Oficiais (QCO). Para atingir este objetivo, foram aplicados questionários com uma amostra significativa de oficiais na guarnição de Salvador-BA. A princípio, pensou-se em aplicar o questionário somente no âmbito da Escola de Administração do Exército e Colégio Militar de Salvador (EsAEx/CMS), porém, para dar mais credibilidade e abrangência, estendeu-se para todos os oficiais, os quais pertençam ao universo pretendido, da guarnição de Salvador. A metodologia de pesquisa empregada foi a pesquisa bibliográfica, documental e descritiva, uma vez que houve a necessidade de buscar dados sobre o Quadro Complementar, a sua história, estruturação e situação atual, bem como, fez-se uma breve explanação sobre o Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar, e a Escola de Administração do Exército. Objetivando dirimir dúvidas de como o oficial dos demais Quadros, Armas e Serviços, principalmente os oriundos da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), percebe os oficiais do QCO, elaborou-se este trabalho, e para alcançar este objetivo maior foram traçados objetivos secundários, tais como: identificar os pontos de divergência entre as diversas categorias de militares, identificar o grau de satisfação dos demais oficiais quanto ao trabalho desenvolvido pelo oficial do QCO, identificar os pontos sensíveis na relação dos oficiais do QCO e demais oficiais, identificar a percepção dos demais oficiais quanto ao militar do QCO. O Quadro Complementar de Oficiais é um Quadro jovem, quando se fala de Exército Brasileiro, e também, possui particularidades que, por vezes, causam estranheza tanto em seus integrantes, quanto nos militares que compõem os outros Quadros, Armas e Serviços. Por esta razão, sentiu-se a necessidade de pesquisar qual o sentimento que esses demais oficiais têm a respeito dos companheiros de farda do QCO. A importância deste estudo, de modo geral, é realizar um trabalho científico sobre as relações entre as diversas categorias de militares, especialmente oficiais, que compõem o Exército Brasileiro, e colher subsídios que possam ser empregados para o aprimoramento das relações e da capacidade administrativa da Força, contribuindo, também, para o crescimento do Quadro Complementar de Oficiais.

10 9 2 O QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS O Noticiário do Exército (NE) n 7.551, de 20 de outubro de 1989 (EXÉRCITO BRASILEIRO, 1989) sob o título de Quadro Complementar de Oficiais Agora uma Realidade publica a informação de que o Presidente da República sancionou a Lei n 7.831, de 02 de outubro de 1989, que cria o Quadro Complementar de Oficiais QCO no então, Ministério do Exército. Segundo registra o Histórico ( ) pesquisado, o Ministro do Exército aprovou o Regulamento da Escola de Administração do Exército (EsAEx) (R/48), através da Portaria Ministerial n 742, de 16 de agosto de Atualmente, este regulamento está disposto na Portaria n 057, de 12 de fevereiro de 2003, revogando as Portarias Ministeriais anteriores (EXÉRCITO BRASILEIRO, 2003). Em 19 de outubro de 1989, foi sancionado, pelo Presidente da República, o Decreto n (BRASIL, 1989), transcrito no Boletim do Exército n 49, de 07 de dezembro, aprovando o Regulamento para o Quadro Complementar de Oficiais (R/41). Sendo assim, no dia 02 de maio do ano de 1990, pela primeira vez no Exército Brasileiro, foi realizada a recepção dos aprovados no concurso de admissão ao Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC), no Corpo da Guarda da EsAEx. O evento foi iniciado com a apresentação dos alunos. Na seqüência, realizaram a entrada na EsAEx em coluna por um, no passo ordinário, a apresentação do CFO ao comandante da Escola, o canto da Canção do Exército, e o desfile dos candidatos. A Aula Inaugural foi ministrada pelo próprio Comandante da Escola, no auditório dos Correios e Telégrafos da Pituba, bairro da cidade de Salvador onde está sediada a EsAEx. (ESAEX, ) O Quadro Complementar de Oficiais (QCO) é composto por pessoas que incorporam às fileiras do Exército, oriundas do meio civil, ou até mesmo militares de outras Forças Armadas e Auxiliares, bem como os oficiais da reserva não-remunerada de segunda classe e praças do Exército, aprovados em concurso público de âmbito nacional. Os oficiais-alunos são graduados em cursos de nível superior reconhecidos pelo Ministério da Educação e realizados nas mais diversas universidades brasileiras, em diferentes áreas do conhecimento e especializações técnicas necessárias ao Exército. A primeira turma do Curso de Formação do Quadro Complementar de Oficiais, Turma Pandiá Calógeras, com 100 (cem) oficiais-alunos somente do sexo masculino, formou-se no dia 01 de dezembro de 1990, ocasião aquela na qual realizaram o compromisso ao Primeiro

11 Posto. Somente a partir do ano de 1992, as mulheres ingressaram no Exército, através do Quadro Complementar de Oficiais. Neste mesmo ano, e fazendo uma homenagem à Maria Quitéria de Jesus, primeira mulher que assentou praça em uma unidade militar do Brasil, a turma pioneira de oficiais, composta por homens e mulheres, foi denominada Turma Maria Quitéria. Após a conclusão do curso, o aluno é promovido, por ato normativo publicado no Diário Oficial da União, ao posto de primeiro-tenente de carreira, passando à situação de servidor público militar e sendo designado, por necessidade do serviço, para ocupar um cargo de natureza complementar, em uma das organizações militares distribuídas pelo território nacional. A criação do Quadro Complementar de Oficiais pode ser vista como uma solução institucional interna do Exército, em consonância com a política de formação de recursos humanos na Administração Pública Federal, que passou a constituir um fator importante para a Reforma Administrativa do Estado implementada no Brasil no ano de (SILVA, 2006, p. 63). Segundo Rodrigues (2008), com a intenção de profissionalizar suas atividades-meio e adequar-se aos novos paradigmas do capitalismo global em busca da excelência por meio de conhecimentos técnicos especializados, o Exército criou um novo quadro de oficiais de carreira, o Quadro Complementar de Oficiais (QCO), em Oficialmente, o QCO foi criado com a finalidade de: [...] formar para o Exército, oficiais das mais diversas áreas e especialidades para exercerem, na Força, atividades específicas - assessoramentos ao escalão superior, ensino e atividades administrativas e assim liberar os oficiais de Armas e Serviços para as atividades-fim. (EXÉRCITO BRASILEIRO, 2001 apud RODRIGUES, 2008, p.124). Rodrigues (2008) ainda diz que além de provocar um rearranjo na estrutura da oficialidade, a criação desse Quadro contribuiu para o salto de qualidade vislumbrado pelo Exército, pois: [...] ao implantar o QCO, o Exército possibilitou um avanço significativo para o cumprimento de sua missão, otimizando suas atividades administrativas com a inclusão de pessoal especializado que alia aos seus conhecimentos acadêmicos, a disciplina, o patriotismo e os valores característicos da carreira militar que são desenvolvidos na Escola de Administração do Exército. (ESAEX, 2008 apud RODRIGUES, 2008, p.124) Segundo Soriano Neto (2008), o Exército necessitava preencher com recursos humanos especializados, cargos e funções de natureza complementar e não combatente, a fim de que a Instituição pudesse melhor voltar-se para a sua atividade-fim, liberando para tal mister, um considerável número de Oficiais dos Quadros, das Armas e dos Serviços, da linha 10

12 combatente. A ocupação desses cargos e funções, em vista da evolução científico-tecnológica, que se faz, hoje, em velocidade impressionante, em vários campos do saber, teria de ser feita, obrigatoriamente, por especialistas de nível superior. De acordo com Silva (2006), o Boletim Especial n 04, de 02 de outubro de 1991, da EsAEx, afirma que a filosofia para criação do QCO está fundamentada não somente na necessidade de suprir as necessidades da Força Terrestre em pessoal de nível superior com formação específica, para a ocupação de cargos e funções na atividade-meio, mas também de conter gastos e mobiliar as organizações militares que desempenham a atividade-fim da Força Terrestre com os militares da linha combatente, os quais, muitas vezes, são desviados de função para ocuparem cargos de natureza administrativa. Ainda segundo Silva (2006), o Exército tencionou, também, minorar o problema de solução de continuidade dos trabalhos administrativos, decorrente das freqüentes movimentações impostas pela política de pessoal de proporcionar a vivência nacional aos oficiais da linha bélica (normalmente com dois anos e no máximo três num mesmo local). Assim, Rosa (1997, apud SILVA, 2006, p.64), ao analisar a necessidade de movimentação dos oficiais do QCO, afirma: A solução de continuidade, do exercício de algumas funções administrativas, seria evitada pela permanência mais prolongada do oficial do QCO na mesma OM. A necessária continuidade das rotinas burocráticas e administrativas seria garantida pelo oficial do QCO que se tornaria memória viva da OM. (ROSA, 1997, p.21). Assim sendo, o artigo primeiro, do Regulamento para o QCO (R-41), versa a respeito da finalidade do Quadro Complementar. Art. 1 º O Quadro Complementar de Oficiais (QCO), de que trata o presente Regulamento destina-se a suprir as necessidades do Exército em pessoal de nível superior para a ocupação de cargos e funções de natureza complementar. 1º São considerados de natureza complementar os cargos e funções cujas atividades não estão relacionadas diretamente com as operações militares e exijam, para o seu desempenho, pessoal com formação superior específica, não existente nos atuais Quadros, Armas e Serviços. 2º O Ministro do Exército definirá as áreas de atividades complementares de que necessita a Força Terrestre, especificando, quando necessário, as subáreas que caracterizam uma especialização dentro dessas áreas de atividade. (EXÉRCITO BRASILEIRO, 1989). Sabidamente o legislador carregou de flexibilidade a estrutura dessa carreira complementar, não definindo, em Lei Federal, os cursos superiores que seriam integrados ao Quadro Complementar. Dessa forma, as áreas de conhecimento podem ser integradas, em uma única carreira, por decisão do Exército, de acordo com suas necessidades nas áreas de pessoal, material e financeira (SILVA, 2006, p. 64). 11

13 12 Os cargos complementares são normalmente cargos de assessoria e, quando de chefia, restringem-se à chefia de pequenas seções administrativas, sendo assim, considerados na administração militar como médios gestores (SILVA, 2006, p.65). maneira: Atualmente, o efetivo de oficiais do Quadro Complementar está dividido da seguinte Tabela 1: Total de oficiais existentes (ativos e inativos) em cada posto da carreira. Posto Efetivo Existente Major 215 Capitão 790 1º Tenente 621 Total 1679 Fonte: elaborado pela autora com base no Almanaque Online do Exército (2008) Tabela 2: Percentual comparativo de militares do QCO, por posto. Percentual por Posto Percentual de 1º Tenentes 43% 38% Percentual de Capitães 49% 49% Percentual de Majores 8% 13% Fonte: elaborado pela autora com base no Almanaque Online do Exército (2008) Segundo o Almanaque do Exército (2008), a situação do efetivo de militares do Quadro Complementar de Oficiais, por ano de formação e por situação, é demonstrado na figura a seguir. Gráfico 1: Situação do Efetivo do Quadro Complementar (2008) Fonte: elaborado pela autora com base no Almanaque Online do Exército ( 2008)

14 13 O gráfico seguinte mostra o total do efetivo recém-egresso da Escola de Administração do Exército, ao final do curso de formação, nas respectivas turmas. Gráfico 2: Efetivo recém-egresso da EsAEx, por ano de formação Fonte: elaborado pela autora com base no Almanaque do Exército ( 2008) e oficiais do QCO na ativa. Os dados publicados no sítio, na Internet, do Exército Brasileiro, no ano de 2006, mostram algumas estatísticas em relação ao QCO. Tabela 3: Dados percentuais do efetivo do QCO Dados sobre o QCO Percentual de Cargos Preenchidos 49% Percentual de Homens 70% Percentual dos que já eram militares antes de ingressarem no Quadro 37% Percentual dos que já eram ou já foram militares antes de ingressarem no Quadro 44% Fonte: Noticiário do Exército, de 02 de outubro de 2006 Dia do Quadro Complementar de Oficiais

15 14 Tabela 4: Cargos Previstos e Efetivo Existente. Código Área QCP 1 Ef E Administração Contabilidade Economia Estatística Direito Informática Assistência Social Orientação Educacional Pedagogia Psicologia Ciências Médicas Ciências Humanas Português Matemática História Geografia Biologia Química Física Inglês Espanhol Francês Alemão Russo Italiano Filosofia Ciências Biológicas Veterinária Enfermagem Comunicação Social Biblioteconomia 29 0 Total Fonte: Noticiário do Exército, de 02 de outubro de 2006 Dia do Quadro Complementar de Oficiais. 1- QCP: Quadro de Cargos Previstos 2- Ef E: Efetivo Existente

16 POSTOS E PROMOÇÕES O Quadro Complementar de Oficiais está estruturado nos seguintes postos hierárquicos: Primeiro-Tenente, Capitão, Major, e Tenente-Coronel. De acordo com o Artigo 27, do Decreto , os oficiais do QCO têm as mesmas honras, direitos, prerrogativas, deveres, responsabilidades e vencimentos previstos em leis e regulamentos para os demais oficiais de carreira. O interstício, tempo mínimo de permanência no mesmo posto, da carreira do Quadro Complementar é superior ao das demais carreiras do Exército. O gráfico 3, a seguir, mostra os interstícios, em meses, dos diversos Quadros, Armas e Serviços do Exército para ingresso no Quadro de Acesso (QA), que é a relação de militares, no caso oficiais, habilitados a promoção ao posto acima. Neste gráfico não está contemplado o Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO), uma vez que difere dos demais por ser um quadro que não alcança os postos de oficiais superiores. Gráfico 3: Interstícios para ingresso no Quadro de Acesso dos Quadros, Armas e Serviços do Exército Fonte: elaborado pela autora com base na Portaria n 659, de 14 de novembro de 2002.

17 O oficial da linha combatente quando se forma na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) é promovido ao posto de Aspirante-a-Oficial, e cumpre interstícios que totalizam 54 (cinqüenta e quatro) meses para alcançar o posto de Primeiro-Tenente, enquanto que os Capelães Militares, após o curso de formação, o alcançam em 50 (cinqüenta) meses. A partir do posto de Primeiro-Tenente, os Quadros, Armas e Serviços, considerados neste contexto, se igualam, e então, paradoxalmente, fica evidente a diferença entre cada um desses, como pode ser observado no gráfico acima. Essa diferença se dá pelo fato de o oficial do QCO atingir o topo da carreira no posto de Tenente-Coronel, ou seja, existe uma baixa amplitude entre o primeiro e último posto da carreira. A carreira prevê o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, realizado no posto de capitão, ministrado pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), em regime de Ensino à Distância, curso este que é requisito para a promoção aos postos subseqüentes. Com o tempo regulamentar em cada posto, os oficiais do QCO são promovidos, por merecimento ou antigüidade, aos postos de capitão, major e tenente-coronel, este último somente por merecimento, segundo legislação vigente O SÍMBOLO E A PATRONO DO QCO Uma das formas de reforçar valores nas organizações diz respeito aos símbolos e mitos criados (BERGER e LUCKMANN, 2003 apud SILVA, 2006, p.69). Na vida militar, o respeito e culto às tradições é bastante forte, fazendo parte de toda rotina da caserna. Os símbolos, as vestes, bandeiras e cerimônias são revestidos com o manto histórico que corrobora para que a Instituição Militar seja uma das de maior credibilidade diante a população civil brasileira. (ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS, 2007) O Símbolo No Exército, o símbolo tem por finalidade representar a especialidade das Armas, Quadros e Serviços, bem como brevemente identificar sua finalidade. Segundo Regulamento de Uniformes do Exército (RUE), o símbolo do QCO está representado na figura de um

18 triângulo isósceles vazado representando o conhecimento civil, e um sabre sobreposto, relativo ao conhecimento militar. A interseção dessas figuras corresponde à integração desses dois conhecimentos. 17 Figura 1 Símbolo do QCO Em janeiro de 2007, a frase Nem cora o livro de ombrear co o sabre...nem cora o sabre de chamá-lo irmão... (CASTRO ALVES) foi estampada no Pavilhão do Curso de Formação de Oficiais, voltada para o Pátio Maria Quitéria, por retratar a essência da missão da Escola de Administração do Exército, responsável pela formação dos Oficiais do Quadro Complementar, cujo saber, aprendido em bancos acadêmicos, é direcionado para o desempenho e cargos e funções de interesse do Exército. Tal frase nos leva ao entendimento de que o saber e as armas não devem se envergonhar de juntos defender os valores e interesses da nação brasileira.(esaex, ) A Patrono Patrono, ou ainda, Chefe militar ou personalidade civil escolhida como figura tutelar de uma força armada, de uma arma ou unidade (AURÉLIO, 2000 apud SILVA, 2006, p.70) mantém vivas as tradições militares e o culto dos heróis. Pela análise documental realizada por Silva (2006), foi verificado que cada Arma ou Quadro do Exército tem o seu patrono como tradição a ser cultuada. As qualidades e habilidades deste são associadas às peculiaridades de cada arma ou quadro que são cultuados internamente, para reforçar valores e impregnar a tropa pelo exemplo, distinguindo-se, assim, a identidade de cada segmento. Segundo Soriano Neto (2008), nossos principais dicionários distinguem bem os dois vocábulos: patrona é cartucheira e também padroeira, protetora (no sentido religioso); patrono é protetor, defensor. Assim, as duas palavras apresentam denotações semelhantes sob o

19 aspecto de religiosidade, mas apenas "patrono" possui a semântica castrense, pois também significa "defensor". Maria Quitéria de Jesus é a Patrono do Quadro Complementar de Oficiais (QCO) e teve participação destacada nas lutas pela Independência da Bahia e do Brasil, combatendo bravamente em muitas frentes de batalha. Muitos são os sinônimos de Quitéria: Heroína da Independência, "Cadete da Independência, "A Joana D Arc Brasileira", e "A Mulhersoldado do Brasil. A patrono do QCO foi instituída pelo Decreto Presidencial assinado em 28 de junho de 1996, publicado no Diário Oficial da União, em 1 de julho do mesmo ano. Acrescenta-se, ainda, que o Decreto Presidencial, de 28 Jun 96, foi propositadamente publicado no DOU, de 1º de julho daquele ano, no dia anterior ao da maior e mais tradicional festa baiana, o "Dois de Julho", para que se desse o máximo de destaque ao importante marco histórico em que os baianos comemoram a "Independência da Bahia", porquanto, naquela data, em 1823, o "Exército Libertador", do qual Maria Quitéria fazia parte, entrou vitoriosamente em Salvador, abandonada, de véspera, pelos portugueses derrotados (SORIANO NETO, 2008). De acordo com a pesquisa de Silva (2006), uma das possíveis causas que levaram a escolha de Maria Quitéria como patrona do QCO foi o reforço à imagem da mulher, que ingressa pela primeira vez na administração militar, por meio do QCO, na turma de 1992, denominada de Turma Maria Quitéria. 18

20 19 3 A ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DO EXÉRCITO - EsAEx O cenário da administração pública brasileira na época de criação da Escola de Administração do Exército (EsAEx) pode ser caracterizado pela Reforma do Estado iniciada nos anos de 1980, a qual buscava um modelo de administração gerencial para responder a crise do Estado, de forma a reduzir custos e aumentar a eficiência estatal para melhor atender às demandas sociais por meio da prestação dos serviços públicos (MACHADO DA SILVA, 2003 apud SILVA, 2006, p.65). A Escola de Administração do Exército (EsAEx) foi criada em 1988, na cidade de Salvador (BA), sendo um dos quatro Estabelecimentos de Ensino que formam os oficiais de carreira do Exército Brasileiro. A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) é responsável pela formação dos oficiais da linha bélica, a Escola de Saúde do Exército (EsSEx) se encarrega da formação do oficial do Serviço de Saúde, o Instituto Militar de Engenharia (IME) forma oficiais engenheiros militares e a EsAEx forma os oficiais do Quadro Complementar, dentro de diversas áreas de interesse da Força Terrestre, como Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Economia, Enfermagem, Estatística, Informática, Magistério, Pedagogia, Psicologia e Veterinária. O Regulamento da EsAEx (R-48) diz: Art. 2 A EsAEx é um estabelecimento de ensino (EE) de formação, de grau superior, da Linha do Ensino Militar Complementar, diretamente subordinado à Diretoria de Especialização e Extensão (DEE), destinado a: I - formar oficiais para o Quadro Complementar de Oficiais (QCO) habilitando-os para o exercício de cargos e funções de natureza complementar, cujas áreas e subáreas são definidas pelo Estado- Maior do Exército (EME); II - realizar os concursos para ingresso no QCO; III - ministrar estágios sobre assuntos peculiares à EsAEx; e IV - realizar pesquisas na área de sua competência, inclusive, se necessário, com a participação de instituições congêneres. (EXÉRCITO BRASILEIRO, 2003). Desde do ano de 1993, a Escola de Administração do Exército compartilha a área e instalações com o Colégio Militar de Salvador (CMS). Os dois estabelecimentos funcionam de forma independente, porém é nomeado um único comandante para o período de 2 (dois) anos de comando, com possibilidade de recondução.

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2014/01 a 2014/02 APRESENTAÇÃO O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA PROPOSTAS

Leia mais

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Coordenação de Pós-Graduação e Extensão Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 003/2007 CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 003/2007 CONEPE RESOLUÇÃO Nº 003/2007 CONEPE Aprova o Regimento dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade do Estado de Mato Grosso. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CONEPE, da Universidade

Leia mais

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 0 ÍNDICE NATUREZA E FINALIDADE 2 COORDENAÇÃO DOS CURSOS 2 COORDENAÇÃO DIDÁTICA 2 COORDENADOR DE CURSO 2 ADMISSÃO AOS CURSOS 3 NÚMERO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP Alunos apontam melhorias na graduação Aumenta grau de formação dos professores e estudantes mostram que cursos possibilitam

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise

Leia mais

"O MEC não pretende abraçar todo o sistema"

O MEC não pretende abraçar todo o sistema "O MEC não pretende abraçar todo o sistema" Data: 30/11/2008 Veículo: O Globo Editoria: Boa Chance Ministro diz que governo não vai regular MBAs e que empresas já mantêm certo controle sobre a qualidade

Leia mais

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO 1. Apresentação geral Entre os dias 15 e 18 de Abril de 2013 foram realizados encontros de quatro horas com os servidores e supervisores da Faculdade

Leia mais

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Art. 1º Os Cursos ofertados pela Diretoria de Educação Continuada da Universidade Nove de Julho UNINOVE regem-se pela legislação vigente, pelo

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA CEG/CEPG N.º 01/99

RESOLUÇÃO CONJUNTA CEG/CEPG N.º 01/99 RESOLUÇÃO CONJUNTA CEG/CEPG N.º 01/99 Dispõe sobre a aplicação das Leis n. 9.394/96 e n. 9.678/98, a periodização do ano letivo, a caracterização das disciplinas e dos requisitos curriculares complementares,

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS SERVIDORES DO QUADRO TÉCNICO/ADMINISTRATIVO ORIENTAÇÕES GERAIS

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS SERVIDORES DO QUADRO TÉCNICO/ADMINISTRATIVO ORIENTAÇÕES GERAIS PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS SERVIDORES DO QUADRO TÉCNICO/ADMINISTRATIVO ORIENTAÇÕES GERAIS A Universidade Federal do Amapá UNIFAP em cumprimento às diretrizes do Plano de Carreira dos

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA INSTITUCIONAL: Avaliação dos alunos egressos de Direito

RELATÓRIO DE PESQUISA INSTITUCIONAL: Avaliação dos alunos egressos de Direito RELATÓRIO DE PESQUISA INSTITUCIONAL: Avaliação dos alunos egressos de Direito CARIACICA-ES ABRIL DE 2011 FACULDADE ESPÍRITO SANTENSE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS Pesquisa direcionada a alunos egressos dos cursos

Leia mais

DECRETO Nº 3.182, DE 23 DE SETEMBRO DE 1999.

DECRETO Nº 3.182, DE 23 DE SETEMBRO DE 1999. DECRETO Nº 3.182, DE 23 DE SETEMBRO DE 1999. Regulamenta a Lei 9.786, de 8 de fevereiro de 1999, que dispõe sobre o ensino no Exército Brasileiro e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Resumo: O trabalho intenta investigar o cenário de pós-graduação à distância na área das Ciências

Leia mais

Regulamento Complementar do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Engenharia de Computação UTFPR, campus Pato Branco

Regulamento Complementar do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Engenharia de Computação UTFPR, campus Pato Branco Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Engenharia de Computação Regulamento Complementar do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Engenharia de Computação

Leia mais

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada

Leia mais

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Recursos Humanos Coordenação de Gestão de Pessoas Pesquisa de Clima Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Introdução No dia 04 de Agosto de 2011, durante a reunião de Planejamento, todos os

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PPGE / UCB REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PPGE / UCB REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PPGE / UCB REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Brasília-DF CAPÍTULO I Das Disposições Iniciais Art. 1º. O presente

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão Escolar Integrada e

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise dos resultados

Leia mais

DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO PARAÍBA DO SUL RJ 2014 2 DA NATUREZA Art. 1. Os alunos do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM Belo Horizonte 2013 ÍNDICE 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 FINALIDADE... 3 3 DEVERES DO COORDENADOR EM RELAÇÃO AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 4 4 DEVERES

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA (CSIE)

CURSO SUPERIOR DE INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA (CSIE) MINISTÉRIO DA DEFESA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA Cognoscere ut Consilium Dare CURSO SUPERIOR DE INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA (CSIE) RESUMO HISTÓRICO Ao término da Segunda Guerra Mundial, em razão das novas ideias

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º Este Regulamento estabelece a normatização das disciplinas

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração e Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão e Logística Hospitalar.

Leia mais

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem www.bettercotton.org Orientação Text to go here O documento Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da BCI proporciona uma estrutura para medir as mudanças

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos 1 Carreira: definição de papéis e comparação de modelos Renato Beschizza Economista e especialista em estruturas organizacionais e carreiras Consultor da AB Consultores Associados Ltda. renato@abconsultores.com.br

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUARUJÁ 2013 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º - O Estágio

Leia mais

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen)

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Histórico A UniBacen é um departamento vinculado diretamente ao Diretor de Administração do Banco Central do Brasil (BCB), conforme sua estrutura

Leia mais

Curso de especialização EM GESTÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INFANTIL

Curso de especialização EM GESTÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INFANTIL Curso de especialização EM GESTÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INFANTIL ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação Gestão Educacional NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão Educacional

Leia mais

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES AVALIAÇÃO DE COLABORADORES RESUMO A preocupação com o desempenho dos colaboradores é um dos fatores que faz parte do dia-a-dia da nossa empresas. A avaliação de desempenho está se tornando parte atuante

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular Daiele Zuquetto Rosa 1 Resumo: O presente trabalho objetiva socializar uma das estratégias de integração curricular em aplicação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2010/CPG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2010/CPG INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2010/CPG Estabelece procedimento para o reconhecimento e o registro de diploma de conclusão de curso de Pós-Graduação expedidos por instituições de ensino superior estrangeiras.

Leia mais

Faculdade Marista Regulamento de Monitoria

Faculdade Marista Regulamento de Monitoria Faculdade Marista Regulamento de Monitoria INTRODUÇÃO Art. 1º - O presente Regulamento regula e disciplina a atividade acadêmica da MONITORIA para estudantes do Cursos de Graduação da Faculdade Marista,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA 0 EDUCAÇÃO BÁSICA Brasileiros reconhecem que baixa qualidade da educação prejudica o país A maior parte dos brasileiros reconhece que uma educação de baixa

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

Curso de Especialização EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Curso de Especialização EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Curso de Especialização EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação Gestão Educacional NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Administração

Leia mais

Código de Ética do IBCO

Código de Ética do IBCO Código de Ética do IBCO Qua, 14 de Novembro de 2007 21:00 O papel do consultor de organização, no desempenho de suas atividades, é o de assistir aos clientes na melhoria do seu desempenho, tanto nos aspectos

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA A concepção que fundamenta os processos educacionais das Instituições da Rede Federal de Educação

Leia mais

FIPECAFI e IBRI divulgam resultado da 5ª Pesquisa sobre o Perfil e a Área de Relações com Investidores

FIPECAFI e IBRI divulgam resultado da 5ª Pesquisa sobre o Perfil e a Área de Relações com Investidores FIPECAFI e IBRI divulgam resultado da 5ª Pesquisa sobre o Perfil e a Área de Relações com Investidores Os resultados da 5ª Pesquisa sobre o perfil e a área de Relações com Investidores no Brasil divulgado

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR APROVADO PELA RESOLUÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DOS GRUPOS DE PESQUISA DA UNISC CADASTRADOS JUNTO AO CNPq

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DOS GRUPOS DE PESQUISA DA UNISC CADASTRADOS JUNTO AO CNPq UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DOS GRUPOS DE PESQUISA DA UNISC CADASTRADOS JUNTO AO CNPq CAPÍTULO I DA NATUREZA E DA FINALIDADE Art. 1º Os grupos de pesquisa são uma

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MONTES CLAROS - MG SUMÁRIO 1. Introdução 4 2. Obrigatoriedade das atividades complementares 5 3. Modalidades de Atividades Complementares

Leia mais

Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO DE PROJETOS

Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO DE PROJETOS Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO DE PROJETOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Supervisão Escolar e Gestão de Projetos.

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM. Coerência do sistema de avaliação

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM. Coerência do sistema de avaliação SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM Coerência do sistema de avaliação Os instrumentos de avaliação, como provas, trabalhos, resolução de problemas, de casos, além das manifestações espontâneas

Leia mais

Estratégias de e-learning no Ensino Superior

Estratégias de e-learning no Ensino Superior Estratégias de e-learning no Ensino Superior Sanmya Feitosa Tajra Mestre em Educação (Currículo)/PUC-SP Professora de Novas Tecnologias da Anhanguera Educacional (Jacareí) RESUMO Apresentar e refletir

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

AFASTAMENTO PARA ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR

AFASTAMENTO PARA ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR AFASTAMENTO PARA ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Afastamento do servidor de suas atividades

Leia mais

Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS

Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração. Serviço social. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Políticas

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 38 de 30/12/2011 - CAS

RESOLUÇÃO N o 38 de 30/12/2011 - CAS RESOLUÇÃO N o 38 de 30/12/2011 - CAS O Conselho Acadêmico Superior (CAS), no uso de suas atribuições conferidas pelo Estatuto da Universidade Positivo (UP), dispõe sobre as normas acadêmicas dos cursos

Leia mais

A CRÍTICA AO ATO DE SUPERIOR E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

A CRÍTICA AO ATO DE SUPERIOR E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MILITAR DIREITO PENAL MILITAR PARTE ESPECIAL MARCELO VITUZZO PERCIANI A CRÍTICA AO ATO DE SUPERIOR E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO Marcelo Vituzzo Perciani

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II Índice Sistemático Capitulo I Da apresentação...02 Capitulo II Dos objetivos da proposta pedagógica...02 Capitulo III Dos fundamentos da proposta pedagógica...02 Capitulo IV Da sinopse histórica...03 Capitulo

Leia mais

TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE CAPÍTULO II DOS CENTROS

TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE CAPÍTULO II DOS CENTROS TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DOS CENTROS SEÇÃO II DOS DEPARTAMENTOS Art. 10. Os Departamentos que desenvolverão atividades de ensino, NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA, em nível de graduação

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DOS CURSOS DA FIPP

REGULAMENTO INTERNO DOS CURSOS DA FIPP REGULAMENTO INTERNO DOS CURSOS DA FIPP BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO SÃO PAULO 2010 Capítulo I Das Disposições Preliminares Art. 1º - Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO CAPÍTULO I DA NATUREZA

FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO CAPÍTULO I DA NATUREZA FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º. A Faculdade Moraes Júnior Mackenzie Rio FMJ Mackenzie Rio, proporcionará aulas de Nivelamento

Leia mais

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação.

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação. Normas de regulamentação para a certificação de atualização profissional de título de especialista e certificado de área de atuação Em decorrência do convênio celebrado entre a Associação Médica Brasileira

Leia mais

DECRETO nº 53.464 de 21-01-1964

DECRETO nº 53.464 de 21-01-1964 DECRETO nº 53.464 de 21-01-1964 Regulamenta a Lei nº 4.119, de agosto de 1962, que dispõe sobre a Profissão de Psicólogo. O Presidente da República, usando das atribuições que lhe confere o art.87, item

Leia mais

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento.

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. MESTRADO 2010/2 GERAL 1. Onde são realizadas as aulas do Mestrado? E as matrículas? As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. 2. Qual a diferença

Leia mais

ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS ENFAM FUNDAMENTAÇÃO CONSTITUCIONAL

ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS ENFAM FUNDAMENTAÇÃO CONSTITUCIONAL 1 ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS ENFAM FUNDAMENTAÇÃO CONSTITUCIONAL No tocante à composição e gestão da Enfam (art. 105, parágrafo único, I): Funcionarão junto ao Superior

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA O Manual ora apresentado visa orientar os alunos

Leia mais

RELATÓRIO DA DIMENSÃO PESQUISA (volume II e pág. de 100 a 172) 1- Material de referência: Iniciação Científica

RELATÓRIO DA DIMENSÃO PESQUISA (volume II e pág. de 100 a 172) 1- Material de referência: Iniciação Científica ERRATAS RELATÓRIO DA DIMENSÃO PESQUISA (volume II e pág. de 100 a 172) 1- Material de referência: Iniciação Científica 1.1- Página 124, tabelas 4b e 5b, onde se lê ( registrado em vermelho): Essa distribuição

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE 1- Introdução: contextualização a iniciativa O curso

Leia mais

OF. FÓRUM nº 024/2015. Brasília, 27 de outubro de 2015.

OF. FÓRUM nº 024/2015. Brasília, 27 de outubro de 2015. OF. FÓRUM nº 024/2015 Brasília, 27 de outubro de 2015. Ao Senhor Erasto Fortes Mendonça Presidente da Câmara de Educação Superior Conselho Nacional de Educação Brasília/DF Senhor Presidente, O Fórum das

Leia mais

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE INTRODUÇÃO Lucas de Sousa Costa 1 Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará lucascostamba@gmail.com Rigler da Costa Aragão 2

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA BARRETOS 2010 REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA Art. 1 - O Programa de Monitoria da Faculdade Barretos, destinado a alunos regularmente matriculados, obedecerá às normas

Leia mais

MANUAL DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES EM ESTÁGIO PROBATÓRIO

MANUAL DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES EM ESTÁGIO PROBATÓRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DIVISÃO DE ALOCAÇÃO E AVALIAÇÃO MANUAL DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES EM ESTÁGIO PROBATÓRIO APRESENTAÇÃO Este manual é

Leia mais

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS CARGO: PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS - Ministrar aulas de

Leia mais

III Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí III Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2010

III Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí III Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2010 Empregabilidade: uma análise das competências e habilidades pessoais e acadêmicas desenvolvidas pelos graduandos do IFMG - Campus Bambuí, necessárias ao ingresso no mercado de trabalho FRANCIELE CLÁUDIA

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010

Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010 Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010 Estabelece normas para a realização do Trabalho de Curso (TCC) obrigatório nos cursos de graduação da Faculdade de Ensino

Leia mais

Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE

Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração Meio Ambiente. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Meio

Leia mais

Unidades em ótimas localizações; Apostilas desenvolvidas pelos nossos professores com questões correspondentes aos concursos militares de todo o país.

Unidades em ótimas localizações; Apostilas desenvolvidas pelos nossos professores com questões correspondentes aos concursos militares de todo o país. Especialista na área militar; Excelente preparação para o ingresso na carreira militar; 41 anos de dedicação ao Ensino; Aperfeiçoamento da comunicação intrapessoal e interpessoal; Estimulação a mudanças

Leia mais

Organização em Enfermagem

Organização em Enfermagem Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Enfermagem Departamento de Enfermagem Básica Disciplina Administração em Enfermagem I Organização em Enfermagem Prof. Thiago C. Nascimento Objetivos: Discorrer

Leia mais

RESOLUÇÃO N 002, DE 11 DE OUTUBRO DE 1991, DA CONGREGAÇÃO.

RESOLUÇÃO N 002, DE 11 DE OUTUBRO DE 1991, DA CONGREGAÇÃO. RESOLUÇÃO N 002, DE 11 DE OUTUBRO DE 1991, DA CONGREGAÇÃO. Fixa normas de capacitação para o pessoal técnicoadministrativo. A CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DO TRIÂNGULO MINEIRO, no uso de suas atribuições

Leia mais

Ordem dos Advogados do Brasil. Exame da Ordem

Ordem dos Advogados do Brasil. Exame da Ordem Ordem dos Advogados do Brasil Exame da Ordem Agosto/ 2010 Sumário METODOLOGIA DESTAQUES RESULTADOS 1. OPINIÃO SOBRE O EXAME DA ORDEM 2. OPINIÃO SOBRE POSSIVEIS PROBLEMAS COM O EXAME DA ORDEM 3. OPINIÃO

Leia mais

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos www.tecnologiadeprojetos.com.br Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos Eduardo F. Barbosa Dácio G. Moura Material didático utilizado na disciplina Desenvolvimento de

Leia mais