Bulletin nº 9 11/08 8/2009

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Bulletin nº 9 11/08 8/2009"

Transcrição

1 2009 BULLETIN SCAC SALVADOR ANTENA DE RECIFE Bulletin nº 9 11/08 8/2009

2 2009 ANO KOLTÈS NA FRANÇA ESTREIA EM SALVADOR COMBATE DE NEGRO E CÃES Após Tabataba, é a vez de Combate de negro e cães outro texto do mítico autor Bernard-Marie Koltès chegar aos palcos baianos pelas mãos do diretor francês Philip Boulay, com elenco formado por atores locais, AC Costa, Marinho Gonçalves, Carlos Betão e Marita Ventura, integrando a programação do Ano da França no Brasil. Foto Jean-Christophe Lanquetin Publicada em 1979, esta peça foi criada em 1982 em Nova York, e na França pelo diretor Patrice Chéreau tendo no elenco Michel Piccoli e Philippe Léotard, todos astros do teatro francês. ( ) Combate de negro e cães não fala da África e dos negros eu não sou um autor africano, ela não conta o neocolonialismo, nem a questão racial. Ela certamente não emite nenhum julgamento. Ela fala, simplesmente, de um lugar do mundo. A gente encontra de vez em quando lugares que são (...) tipos de metáforas, da vida ou de um aspecto da vida, ou de alguma coisa que me parece grave e evidente (...). Eu tinha ido durante um mês na África, num canteiro de obra, ver amigos. Imagina, em plena floresta, uma pequena cidade, de cinco, seis casas, fechada com arame farpado, com mirantes; e dentro, uma dezena de brancos que vivem, mais ou menos aterrorizados pelo exterior, com guardas negros armados ao redor. (...) À noite, os guardas, para não adormecer, se chamavam com barulhos estranhos que eles faziam com a garganta. (...) Foi isso que me levou a escrever esta peça, o grito dos guardas. E dentro do círculo, aconteciam dramas domésticos de pequenos burgueses como poderiam acontecer num bairro chique de Paris: o chefe da obra ia para cama com o contramestre, coisas assim. Minha peça fala talvez um pouco da França e dos brancos: uma coisa vista de longe, deslocalizada, parece às vezes mais simbólica, mais decifrável. Ela fala sobre tudo de três seres humanos isolados num lugar do mundo que é estranho para eles, cercado de guardas enigmáticos. Eu achei, eu acho ainda, que contar o grito desses guardas ouvido no fundo da África, o território de inquietação e de solidão que ele delimita, era um assunto que tinha a sua importância (...). Essa entrevista é trecho de uma conversa do Jean-Pierre Hahn com Koltès para a revista Europa publicada em O diretor francês Philip Boulay multiplica as oportunidades de interação com novas culturas, levando espetáculos a todo tipo de público. Partindo do princípio que o mais importante é o autor e o público ele pretende, com este projeto na Bahia, conhecer mais a cultura brasileira e integrá-la ao seu trabalho. Em relação ao meu trabalho com a obra de Koltès e com atores do Brasil, é importante o encontro em torno de uma obra que pertence ao patrimônio da humanidade, afirma. Os boletins n 5 e n 8 do SCAC Salvador apresentaram Philip Boulay e a obra de Koltès.

3 A TRADIÇÃO DO CORDEL, ALVO DA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA DE GRAVADORAS FRANCESAS C.Keun, o Amuado N.Grall, a Arvore Mãe C.Keun, as 3G O projeto das artistas gravadoras Nathalie Grall e Catherine Keun se desenvolve a partir da tradição da literatura do cordel. Convidadas pela galeria paulista Gravura Brasileira no âmbito do Ano da França no Brasil, elas chegam ao Nordeste, berço do cordel, para passar uma semana em Salvador com o objetivo de encontrar artistas e especialistas do cordel e nutrir o seu projeto diretamente na fonte dessa bela tradição. Nathalie e Catherine enxergam a tradição da literatura do cordel como um tipo de vínculo cultural entre a França e o Brasil. A partir de ciclos utilizados nessa forma literária, como o da magia, do maravilhoso ou das histórias de amor, elas querem realizar cordéis com cerca de seis a oito páginas usando a técnica da taille douce, a mesma empregada por Catherine Keun em suas gravuras, cujos temas oscilam entre o ser humano e a relação ao corpo do outro. Por sua vez, Nathalie Grall utiliza a técnica do burin e se inspira no mundo vegetal. Para esse projeto, as artistas decidiram gravar materiais locais achados, com a ideia de integrá-los aos folhetos com a técnica do chine applique. Nathalie Grall e Catherine Keun são formadas pela Escola Nacional Superior de Belas Artes em Paris. A obra delas pode ser encontrada em galerias e em vários acervos públicos na França, na Europa, na China, no Canadá ou na Argentina. Em Salvador, elas têm encontros marcados com Armindo Bião, Ana Lúcia Fonseca, Edilene Dias Matos, Maysa Miranda, todos eles especialistas e pesquisadores da literatura do cordel.

4 SALVADOR RECEBE NAS SUAS FACHADAS OS URBANÓLOGOS ASSOCIADOS Antoine Le Menestrel e Jean-Marie Maddeddu Em sua primeira apresentação no Brasil, o espetáculo Vertical convida para um passeio nas fachadas de Salvador, integrando a programação do Ano da França no Brasil. Antoine Le Menestrel confessa a escalada, eu cai dentro quando era pequeno, imitando a célebre tirada de Obélix que caiu na poção mágica do druida Panoramix na infância. Antoine Le Menestrel é o primeiro, que abre vias de escalada nas estruturas artificiais para competições internacionais. Com a sua técnica, ele escreve uma dramaturgia. Numa demonstração, ele descobre a relação intensa com o público. Ele pinta com seu corpo dançando nas paredes. Ele faz cantar as fachadas. Além das suas atividades artísticas, Antoine trabalha como formador pedagógico e foi também treinador da seleção francesa de escalada. Em 1992, Antoine Le Menestrel monta a Compagnie Lézards Bleus da qual é hoje coreógrafo e bailarino e onde ele cria o espetáculo de dança vertical. Em 1994, se associa ao músico Jean-Marie Maddeddu. Em Salvador os urbanólogos associados, Antoine Le Menestrel, voa em cima da plateia sem nunca tocar o solo, em quanto Jean-Marie fica com o embaixo. Nesse passeio extraordinário, os dois comparsas, além de divertir, revelam a memória das paredes e a vida das calçadas urbanas. Na turnê pelo Brasil, o espetáculo será apresentado em Porto Alegre, São Luis, Rio, Curitiba e Brasília. Durante o espetáculo não deve haver circulação de pessoas ou automóveis no local da apresentação; não deve haver sonorização perto da apresentação. Em caso de chuva, por questões de segurança, é impossível a realização da apresentação.

5 ARTISTAS FRANCESES CHEGAM À BAHIA PARA RESIDÊNCIA Pela primeira vez, o Instituto Sacatar estende as suas ações simultaneamente, a cinco cidades fora da Região Metropolitana de Salvador, com o projeto Residência artística Sacatar Muitos destinos uma só Bahia, como parte do Ano da França no Brasil. Resultado de uma ampla parceria com Escola de Belas Artes da Reunião, a Aliança Francesa, a rede de Centros de Cultura da FUNCEB - Fundação de Cultura do Estado, o MAM - Museu de Arte Moderna da Bahia, o Centro Cultural de Igatu, a Galeria Arte & Memória, o Centro Cultural Dannemann de São Félix e o Centro Universitário Cultura e Arte (CUCA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Jean-Marc Godes, Sophie Preveyraud, Étienne Yver, Dany Leriche e Louis Pagaveau, escolhidos entre mais de 100 candidatos estão, respectivamente, em Juazeiro, Igatu/Andaraí, Vitória da Conquista, São Félix e Feira de Santana, por cerca de 20 dias, em contato com as comunidades locais, desenvolvendo seus trabalhos e pesquisas. Em seguida, retornarão à residência do Sacatar para repercutir suas experiências e produzir obras que serão expostas em vários lugares a partir do mês de setembro. Jean-Marc Godes, trabalha com fotografia e literatura. Sophie Preveyraud, além de ser grafista, é fotografa e escultor. O seu olhar procura testemunhar nosso tempo, às vezes paradoxal. Através da pintura, do desenho e da escultura, Etienne Yver questiona a posição física, mental e psicológica do homem na sociedade, sem perder de vista suas relações com a natureza. Dany Leriche é fotógrafa. Ela se interessa pela posição e a identidade da mulher em diversas culturas. A artista gostaria de mostrar a realidade das famílias mestiças brasileiras. O trabalho de Louis Pavageau tem sua origem na cultura do grafite. Ele trabalha principalmente nas ruas e usa apenas duas cores em sua arte, o vermelho e o branco. O Instituto Sacatar, localizado na ilha de Itaparica, é uma organização sem fins lucrativos que premia pessoas criativas e artistas de todas as disciplinas e nacionalidades, oferecendo tempo e espaço para se dedicarem às suas produções, para que possam trabalhar dentro do contexto cultural da Bahia. O Sacatar fornece passagem aérea, hospedagem e alimentação aos artistas escolhidos, através de concorridos processos seletivos, como o deste projeto no Ano da França no Brasil.

6 AGENDA DE 11 A 25 DE AGOSTO Exposição: A procura de um olhar - fotógrafos franceses e brasileiros revelam o Brasil até 30.08, Palacete das Artes Exposição: Porto da Barra, Marc Dumas até 29.08, Galeria ACBEU A Gosto da fotografia até 13.09, Palacete das Artes, Solar do Ferrão, Santa Casa de Misericórdia, Galeria ACBEU e Galeria do Conselho Estadual de Cultura Exibição de filmes na Sala Walter da Silveira e ações na Escola Pracatum Candeal Entrada franca Teatro: Tabataba, Philip Boulay 12.08, 18h e 20h, Praça 9 de Outubro Candeal 13.08, 16h e 18h, Escola de Teatro da UFBA 21.08, 16h e 19h, Cine-Teatro Solar Boa Vista (área externa) 22.08, 17h e 19h, Passeio Público Campo Grande Acesso livre Performance: Vertical, Les Urbanologues associés 19.08, 16h, Passeio Público Teatro: Combate de negro e cães, Philip Boulay a 13.09, 20h, Aliança Francesa (de quinta a domingo) Irène KIRSCH Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França em Salvador Antena de Recife Secretaria da Educação 6ª avenida, 600 C.A.B Salvador BA Tel.: / / Fax: Contato: Ana Maria Franco Teles,

Press Release 15 de fevereiro de 2013

Press Release 15 de fevereiro de 2013 Press Release 15 de fevereiro de 2013 O Instituto Sacatar tem a satisfação de anunciar a chegada de um novo grupo de seis artistas premiados, cada um, com um período de residência de oito semanas de duração

Leia mais

Press Release 21 de junho de 2013

Press Release 21 de junho de 2013 Press Release 21 de junho de 2013 O Instituto Sacatar tem a satisfação de anunciar a chegada de um novo grupo de seis artistas premiados, cada um, com um período de residência de oito semanas de duração

Leia mais

EMMANUEL NASSAR Figura 1 Foto de Emmanuel Nassar. Acervo pessoal de Emmanuel Nassar

EMMANUEL NASSAR Figura 1 Foto de Emmanuel Nassar. Acervo pessoal de Emmanuel Nassar EMMANUEL NASSAR Figura 1 Foto de Emmanuel Nassar. Acervo pessoal de Emmanuel Nassar Acho que criatividade não é uma qualidade exclusiva dos artistas. Viver é um exercício de criatividade. Por Marialba

Leia mais

as coisas já estão aí GRINGO CARDIA [Cenógrafo e designer]

as coisas já estão aí GRINGO CARDIA [Cenógrafo e designer] as coisas já estão aí GRINGO CARDIA [Cenógrafo e designer] colagem, remix narrativa em banco de dados remix de referências de várias áreas novas tecnologias a maneira que eu trabalho Eu acredito, na verdade,

Leia mais

VII Mostra de Trabalhos ABC na Educação Científica - Mão na Massa

VII Mostra de Trabalhos ABC na Educação Científica - Mão na Massa NAS ÁRVORES DO JARDIM DA MINHA ESCOLA TEM... Adriana Ranzani Resumo A pesquisa sobre os animais que vivem nas árvores da escola Ludgero Braga, foi realizada com crianças do 2º ano A, durante o período

Leia mais

Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte

Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte Priscila de Macedo Pereira e Souza Resumo: Uma experiência numa escola pública de Goiânia, usando da técnica Sticker Art para

Leia mais

SILAS, 8 ANOS, CURITIBA-PR

SILAS, 8 ANOS, CURITIBA-PR Pelo sétimo ano consecutivo, a Concessionária ECOVIA Caminho do Mar - traz para o Festival de Inverno da UFPR em Antonina as Oficinas de Robótica Sem Mistérios Um Desafio para Futuros Campeões. Nesta 23ª

Leia mais

Texto: Carla Bittencourt Ilustrações: Gaio Matos

Texto: Carla Bittencourt Ilustrações: Gaio Matos Texto: Carla Bittencourt Ilustrações: Gaio Matos Texto: Carla Bittencourt Ilustrações: Gaio Matos Salvador, BA - 2015 Copyright 2015 by Carla Bittencourt Ilustradores: Gaio Matos Governador da Bahia Rui

Leia mais

Unidade 4: Obedeça ao Senhor Neemias e o muro

Unidade 4: Obedeça ao Senhor Neemias e o muro Histórias do Velho Testamento 3 a 6 anos Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse Unidade 4: Obedeça ao Senhor Neemias e o muro O Velho Testamento está cheio de histórias que Deus nos deu, espantosas e verdadeiras.

Leia mais

Prêmio Sinepe. 10 Prêmio Responsabilidade Social Categoria: Desenvolvimento Cultural. Literarte 2015 Artes Visuais no Distrito Criativo.

Prêmio Sinepe. 10 Prêmio Responsabilidade Social Categoria: Desenvolvimento Cultural. Literarte 2015 Artes Visuais no Distrito Criativo. Prêmio Sinepe 10 Prêmio Responsabilidade Social Categoria: Desenvolvimento Cultural Literarte 2015 Artes Visuais no Distrito Criativo tempo Apresentação do Projeto Um pouco de História do Colégio Batista

Leia mais

PORTO MARAVILHA CULTURA E INDÚSTRIA CRIATIVA

PORTO MARAVILHA CULTURA E INDÚSTRIA CRIATIVA PORTO MARAVILHA CULTURA E INDÚSTRIA CRIATIVA ALBERTO SILVA AGOSTO 2014 Quebra de Paradigmas Modelagem financeira inovadora, sem aplicação de recurso público Valorização do patrimônio histórico e cultural

Leia mais

Prefeito de São Bernardo do Campo: Hoje tem um show no Cedesc, às 18 horas (incompreensível).

Prefeito de São Bernardo do Campo: Hoje tem um show no Cedesc, às 18 horas (incompreensível). , Luiz Inácio Lula da Silva, durante a inauguração da República Terapêutica e do Consultório de Rua para Dependentes Químicos e outras ações relacionadas ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack São

Leia mais

PROJETO TÉCNICO. Associação ou federação comunitária Ponto de cultura

PROJETO TÉCNICO. Associação ou federação comunitária Ponto de cultura ANEXO IV CINE MAIS CULTURA BAHIA PROJETO TÉCNICO I. Identificação da Iniciativa 1. Nome da Proponente: 2. Esta ação é inscrita por: [Indique somente 1 (uma) alternativa] Organização da Sociedade Civil

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

Texto: Patricia Lins Ilustrações: Isac Kosminsky e Juliana Santos

Texto: Patricia Lins Ilustrações: Isac Kosminsky e Juliana Santos Texto: Patricia Lins Ilustrações: Isac Kosminsky e Juliana Santos Texto: Patricia Lins Ilustrações: Isac Kosminsky e Juliana Santos Salvador, BA - 2015 Copyright 2015 by Patricia Lins Ilustradores: Isac

Leia mais

Carnaval 2014. A Sociedade Rosas de Ouro orgulhosamente apresenta o enredo: Inesquecível

Carnaval 2014. A Sociedade Rosas de Ouro orgulhosamente apresenta o enredo: Inesquecível Carnaval 2014 A Sociedade Rosas de Ouro orgulhosamente apresenta o enredo: Inesquecível Nesta noite vamos fazer uma viagem! Vamos voltar a um tempo que nos fez e ainda nos faz feliz, porque afinal como

Leia mais

KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO.

KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO. KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO. O Blog tem mantido contato nas últimas semanas com Cláudia Costa que reside em São Paulo e é amiga de Kleidyr Barbosa dos Santos que é natural

Leia mais

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega.

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Prezado Editor, Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Gostaria de compartilhar com os demais leitores desta revista, minha experiência como mãe, vivenciando

Leia mais

SOBRE ESTE LIVRO > SIGAM AS PISTAS...

SOBRE ESTE LIVRO > SIGAM AS PISTAS... As pistas e propostas de trabalho que se seguem são apenas isso mesmo: propostas e pistas, pontos de partida, sugestões, pontapés de saída... Não são lições nem fichas de trabalho, não procuram respostas

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO 01. Razão social* [NÃO ESQUEÇA] 02. CNPJ* [NÃO ESQUEÇA]

IDENTIFICAÇÃO 01. Razão social* [NÃO ESQUEÇA] 02. CNPJ* [NÃO ESQUEÇA] GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Inscrição N- SECRETARIA DE CULTURA FUNDAÇÃO CULTURAL DO ESTADO DA BAHIA DIRETORIA DAS ARTES DIRART COORDENAÇÃO DE LITERATURA USO EXCLUSIVO DA FUNCEB FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO IMPORTANTE

Leia mais

1. Você conhecia a história do bairro de Pinheiros? sim não 4 19

1. Você conhecia a história do bairro de Pinheiros? sim não 4 19 1. Você conhecia a história do bairro de Pinheiros? sim não 4 19 Você conhecia a história do bairro de Pinheiros? sim 17% não 83% 2. O que achou da transformação do Largo de Pinheiros? Diferente, muito

Leia mais

Museu e Memória: os objectos contam a sua história Os objectos que encontras nos museus contam diversas histórias, sobre quem os fez, onde foram

Museu e Memória: os objectos contam a sua história Os objectos que encontras nos museus contam diversas histórias, sobre quem os fez, onde foram 4 Museu e Memória: os objectos contam a sua história Os objectos que encontras nos museus contam diversas histórias, sobre quem os fez, onde foram feitos e quando foram feitos. Queres saber algumas das

Leia mais

1. Pateo do Collegio conhecia não conhecia não responderam 16 18 0. 1. Pateo do Collegio gostei não gostei não responderam 33 0 1

1. Pateo do Collegio conhecia não conhecia não responderam 16 18 0. 1. Pateo do Collegio gostei não gostei não responderam 33 0 1 1. Pateo do Collegio conhecia conhecia 16 18 0 1. Pateo do Collegio gostei gostei 33 0 1 Pateo do Collegio 3% Pateo do Collegio gostei 0% conhecia 53% conhecia 47% gostei 97% Por quê? Aprendi mais sobre

Leia mais

INSCRIÇÕES PARA A MOSTRA MOVIMENTOS URBANOS 8ª FAN BH 2015

INSCRIÇÕES PARA A MOSTRA MOVIMENTOS URBANOS 8ª FAN BH 2015 INSCRIÇÕES PARA A MOSTRA MOVIMENTOS URBANOS 8ª FAN BH 2015 A Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, em parceria com a Associação dos Amigos do Centro de Cultura Belo Horizonte, convida artistas,

Leia mais

http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/ * AGENDA // agosto 2009 *

http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/ * AGENDA // agosto 2009 * http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/ * AGENDA // agosto 2009 * FERNANDO DE NORONHA - PE Eco cine Noronha 1 Festival International de Cinema Ambiental de 20 a 22 de agosto auditório do projeto Tamar

Leia mais

KANDINSKY: TUDO COMEÇA NUM PONTO Até 12/1/2015

KANDINSKY: TUDO COMEÇA NUM PONTO Até 12/1/2015 Galerias I e II, Pavilhão II e Sala Multiuso Kandinsky Amazonas com Leões Azuis KANDINSKY: TUDO COMEÇA NUM PONTO Até 12/1/2015 Classificação indicativa: livre. Entrada franca. qua - qui - sex- sáb - dom

Leia mais

PROJETO PROFISSÕES. Entrevista com DJ

PROJETO PROFISSÕES. Entrevista com DJ Entrevista com DJ Meu nome é Raul Aguilera, minha profissão é disc-jóquei, ou DJ, como é mais conhecida. Quando comecei a tocar, em festinhas da escola e em casa, essas festas eram chamadas de "brincadeiras

Leia mais

Vivendo e aprendendo em família

Vivendo e aprendendo em família Vivendo e aprendendo em família VERSÍCULO BÍBLICO Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado

Leia mais

Museu dançante. sumário. grande sala sala paulo figueiredo 01. 02 grande sala. 01. grande sala sala paulo figueiredo Museu dançante 08.

Museu dançante. sumário. grande sala sala paulo figueiredo 01. 02 grande sala. 01. grande sala sala paulo figueiredo Museu dançante 08. 02 grande sala grande sala sala paulo figueiredo 01 Museu dançante sumário 01. grande sala sala paulo figueiredo Museu dançante 08. 09. 10. 12. projeto parede Círios perfil contemporâneo Black bloc agenda

Leia mais

COM AQUARELAS DO AUTOR. Tradução e posfácios MÔNICA CRISTINA CORRÊA

COM AQUARELAS DO AUTOR. Tradução e posfácios MÔNICA CRISTINA CORRÊA A N T O I N E D E S A I N T - E X U P É R Y COM AQUARELAS DO AUTOR Tradução e posfácios MÔNICA CRISTINA CORRÊA Copyright da tradução 2015 by Companhia das Letras Grafia atualizada segundo o Acordo Ortográfico

Leia mais

Resgate da Memória ANO 2, Nº 4. ABR.2015

Resgate da Memória ANO 2, Nº 4. ABR.2015 116 A história de uma cidade pode ser contada de diversas maneiras: por meio de livros, vídeos, sons e a partir de histórias passadas de gerações em gerações. Nesta seção, a Revista buscou uma maneira

Leia mais

EDITAL 2011 DE ARTES VISUAIS

EDITAL 2011 DE ARTES VISUAIS EDITAL 2011 DE ARTES VISUAIS A Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais torna pública a abertura do processo de seleção de propostas de exposição de artes visuais para o ano de 2011, para

Leia mais

EXPLORANDO A OBRA (ALUNOS SENTADOS EM CÍRCULO)

EXPLORANDO A OBRA (ALUNOS SENTADOS EM CÍRCULO) Explorando a obra EXPLORANDO A OBRA (ALUNOS SENTADOS EM CÍRCULO) INTRODUÇÃO Antes da leitura Peça para que seus alunos observem a capa por alguns instantes e faça perguntas: Qual é o título desse livro?

Leia mais

A invasão do funk: embates entre racismo e conhecimento na sala de aula

A invasão do funk: embates entre racismo e conhecimento na sala de aula CURSO EDUCAÇÃO, RELAÇÕES RACIAIS E DIREITOS HUMANOS VANESSA COUTO SILVA A invasão do funk: embates entre racismo e conhecimento na sala de aula SÃO PAULO 2012 Introdução Este trabalho buscará uma problematização

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROVA 1º BIMESTRE 3º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA PROVA 1º BIMESTRE 3º ANO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA PROVA 1º BIMESTRE 3º ANO 2010 QUESTÃO 1 Esta notícia apareceu

Leia mais

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak Entrevista com Ezequiel Quem é você? Meu nome é Ezequiel, sou natural do Rio de Janeiro, tenho 38 anos, fui

Leia mais

O líder convida um membro para ler em voz alta o objetivo da sessão:

O líder convida um membro para ler em voz alta o objetivo da sessão: SESSÃO 3 'Eis a tua mãe' Ambiente Em uma mesa pequena, coloque uma Bíblia, abriu para a passagem do Evangelho leia nesta sessão. Também coloca na mesa uma pequena estátua ou uma imagem de Maria e uma vela

Leia mais

REGISTROS CIRCUITO CULTURAL DUKE ENERGY TENDO COMO PARCEIRO O TEATRO DE TÁBUAS. MIRANTE DO PARANAPANEMA - SP

REGISTROS CIRCUITO CULTURAL DUKE ENERGY TENDO COMO PARCEIRO O TEATRO DE TÁBUAS. MIRANTE DO PARANAPANEMA - SP 1 REGISTROS CIRCUITO CULTURAL DUKE ENERGY TENDO COMO PARCEIRO O TEATRO DE TÁBUAS. MIRANTE DO PARANAPANEMA - SP Data: 07/08/2012 Horário: 18h00min às 20h. Local: Centro Cultural Município: Mirante do Paranapanema

Leia mais

Carcará composição: João do Vale/José Cândido

Carcará composição: João do Vale/José Cândido 104 A FLOR E O CARCARÁ Carcará Lá no sertão É um bicho que avoa que nem avião É um pássaro malvado Tem o bico volteado que nem gavião... trecho da canção Carcará composição: João do Vale/José Cândido Ana?

Leia mais

Quando a chuva nos toca

Quando a chuva nos toca Maputo, 04 de Março de 2012 Quando a chuva nos toca Testemunho sobre a Festa da Juju na Educação Inclusiva, no âmbito da missão da Formiga Juju de despertar o imaginário das crianças através das histórias

Leia mais

Entrevista Radio Tucujú II. (Prof. Marcos Albuquerque) Macapá-AP, 11/02/2004.

Entrevista Radio Tucujú II. (Prof. Marcos Albuquerque) Macapá-AP, 11/02/2004. Repórter: Reginaldo Borges Arqueólogo: Marcos Albuquerque Entrevista Radio Tucujú II. (Prof. Marcos Albuquerque) Macapá-AP, 11/02/2004. Prof.- e que não se sabia ao certo, se elas eram... digamos ligados

Leia mais

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA TESTE DE ELENCO COM UMA CENA Por VINICIUS MOURA * Embora seja uma cena que contenha dois atores os candidatos serão avaliados individualmente. Os critérios de avaliação se darão a partir da performace

Leia mais

REQUERIMENTO Nº /2008

REQUERIMENTO Nº /2008 REQUERIMENTO Nº /2008 Requer VOTO DE APLAUSO à Srª VIOLETA JAFET, por ter completado 100 anos de idade, no dia 10 deste mês de fevereiro de 2008, boa parte dos quais dedicada ao Hospital Sírio-Libanês,

Leia mais

Patricia Lins. Ilustrado por Isac Kosminsky e Juliana Santos AMARELA

Patricia Lins. Ilustrado por Isac Kosminsky e Juliana Santos AMARELA Patricia Lins Ilustrado por Isac Kosminsky e Juliana Santos AMARELA DA SECA COLEÇÃO PACTOS DE LEITURAS PATRÍCIA LINS AMARELA DA SECA Ilustrado por Isac Kosminsky Juliana Santos Salvador Bahia Secretaria

Leia mais

Programa Petrobras Cultural 2007/2008 Projetos Contemplados

Programa Petrobras Cultural 2007/2008 Projetos Contemplados Programa Petrobras Cultural 2007/2008 Projetos Contemplados CURTA-SE VIII Festival Ibero-Americano de Curtas-Metragens de Sergipe Protocolo: 4 Proponente: Centro de Estudos Casa Curta-SE Estado do Proponente:

Leia mais

FERNANDO AUGUSTO. Desenho, pintura, fotografia, livro de artista... Alguns projetos realizados. UMBIGO MUNDO 2002-20012

FERNANDO AUGUSTO. Desenho, pintura, fotografia, livro de artista... Alguns projetos realizados. UMBIGO MUNDO 2002-20012 FERNANDO AUGUSTO Desenho, pintura, fotografia, livro de artista... Alguns projetos realizados. UMBIGO MUNDO 2002-20012 Conjunto de 100 fotografias de umbigos feitos ao longo de 10 anos em várias partes

Leia mais

COISAS QUE APRENDI COM MEU PAI SOBRE TRABALHO E EMPREGO COISAS QUE APRENDI PAI TRABALHO E EMPREGO. CITYRH www.cityrh.com.

COISAS QUE APRENDI COM MEU PAI SOBRE TRABALHO E EMPREGO COISAS QUE APRENDI PAI TRABALHO E EMPREGO. CITYRH www.cityrh.com. COISAS QUE APRENDI PAI COM MEU SOBRE TRABALHO E EMPREGO TALENTO Qual é o seu talento? Como descobri-lo? Pense nas coisas que você faz bem e que as pessoas reconhecem e comentam: como você é bom nisto!

Leia mais

NADJA VLADI - Editora da revista Muito.

NADJA VLADI - Editora da revista Muito. NADJA VLADI - Editora da revista Muito. Jornalista, doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da UFBA. Atualmente atua como editora-coordenadora da revista Muito do

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 2 Data: 18/10/2010 Hora: 16h00 Duração: 23:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

MEMÓRIAS SOTERRADAS. linha de pesquisa: Processos artísticos, experiências educacionais e mediação cultural.

MEMÓRIAS SOTERRADAS. linha de pesquisa: Processos artísticos, experiências educacionais e mediação cultural. Autora: Carminda Mendes André 1 MEMÓRIAS SOTERRADAS O projeto de pesquisa em processo apresenta esforços em compreender a história cultural do entorno encostado ao prédio do Instituto de Artes (I.A.) da

Leia mais

Disciplina: Matemática Data da realização: 24/8/2015

Disciplina: Matemática Data da realização: 24/8/2015 Ficha da semana 4º ano A/B/C. Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

Sebastião Salgado atribui culpa a EUA e Europa por atual crise dos refugiados

Sebastião Salgado atribui culpa a EUA e Europa por atual crise dos refugiados Sebastião Salgado atribui culpa a EUA e Europa por atual crise dos refugiados POR ENTRETEMPOS, JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO, 04.10.2015 Tião, como é chamado pelos amigos, não toma café. Ainda assim, motivado

Leia mais

Departamento de Educação Alunas: Gleilcelene Neri de Brito Orientadora: Rosália Duarte Título do Projeto:

Departamento de Educação Alunas: Gleilcelene Neri de Brito Orientadora: Rosália Duarte Título do Projeto: PIBIC 05/06 Departamento de Educação Alunas: Gleilcelene Neri de Brito Orientadora: Rosália Duarte Título do Projeto: Criança e Televisão: O que as Crianças da favela da Maré pensam sobre o que vêem na

Leia mais

Lata na mão, grafiteiro na rua, arte na prede e a montagem de um vídeo etnográfico na Amazônia 1

Lata na mão, grafiteiro na rua, arte na prede e a montagem de um vídeo etnográfico na Amazônia 1 Lata na mão, grafiteiro na rua, arte na prede e a montagem de um vídeo etnográfico na Amazônia 1 Leila Cristina Leite Ferreira-UFPA RESUMO: Este artigo traz como discussão a captação, a elaboração e a

Leia mais

Meditação Crianças de 10 a 11 anos NOME: DATA: 17/03/2013 A QUEDA. Versículos para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional NVI)

Meditação Crianças de 10 a 11 anos NOME: DATA: 17/03/2013 A QUEDA. Versículos para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional NVI) Meditação Crianças de 10 a 11 anos NOME: DATA: 17/03/2013 A QUEDA Versículos para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional NVI) 1 - Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde

Leia mais

TRAÇOS DE LUXO. ISALONI 2015 Os grandes mestres Michele De Lucchi, Attilio Stocchi e Paolo Ulian em entrevistas exclusivas

TRAÇOS DE LUXO. ISALONI 2015 Os grandes mestres Michele De Lucchi, Attilio Stocchi e Paolo Ulian em entrevistas exclusivas TRAÇOS DE LUXO Composições únicas traduzem o bem-morar GENIALIDADE NO DNA AS INCRÍVEIS PECULIARIDADES DO ESTILO ORIENTAL NA ARQUITETURA, NO DESIGN E NAS ARTES BRILHO DIFUSO NÉON SE REINVENTA E MIGRA DAS

Leia mais

GOIÂNIA RECEBE AS VACAS DA COWPARADE

GOIÂNIA RECEBE AS VACAS DA COWPARADE GOIÂNIA RECEBE AS VACAS DA COWPARADE PARTICIPE! CRIE SUA VACA Elas já foram vistas em Nova York, Londres, Tóquio, Praga e muitas outras cidades do mundo. Recentemente estrearam nas ruas de Porto Alegre

Leia mais

ESTRUTURA IDEOLÓGICA E POÉTICA NO TEATRO DE GRUPO: QUAL RAZÃO PARA QUE SE CONTINUE? 1 Vinicius Pereira (IC)

ESTRUTURA IDEOLÓGICA E POÉTICA NO TEATRO DE GRUPO: QUAL RAZÃO PARA QUE SE CONTINUE? 1 Vinicius Pereira (IC) 009 ESTRUTURA IDEOLÓGICA E POÉTICA NO TEATRO DE GRUPO: QUAL RAZÃO PARA QUE SE CONTINUE? 1 Vinicius Pereira (IC) André Carreira (Orientador) (UDESC - CNPq) RESUMO: Esta pesquisa busca compreender como a

Leia mais

http://www.clarin.com/br/buenos-aires-presenca-grandeimaginario_0_1360664321.html

http://www.clarin.com/br/buenos-aires-presenca-grandeimaginario_0_1360664321.html http://www.clarin.com/br/buenos-aires-presenca-grandeimaginario_0_1360664321.html ENTREVISTA: VIK MUNIZ Buenos Aires tem uma presença muito grande no meu imaginário Gabriela Grosskopf Antunes Ele é um

Leia mais

Umbelina Barreto P O R T F O L I O

Umbelina Barreto P O R T F O L I O Umbelina Barreto P O R T F O L I O EXPOSIÇÃO EM CAXIAS DO SUL PADRÕES DE CONTROLE CIDADE DAS ARTES/2008 UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PADRÕESDECONTROLE SEMSAÍDA I PADRÕESDECONTROLE SEMSAÍDA PADRÕESDECONTROLE

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE DOCUMENTAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO

ESTRATÉGIAS DE DOCUMENTAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO ESTRATÉGIAS DE DOCUMENTAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO Eixo Temático 2 - Pesquisa e Práticas Educacionais Autora: Beatriz de Oliveira Abuchaim Orientadora: Maria Malta

Leia mais

Sete pintos pintados. Artes Volume V - 5º ano CADERNO DO ALUNO

Sete pintos pintados. Artes Volume V - 5º ano CADERNO DO ALUNO Sete pintos pintados Artes Volume V - 5º ano CADERNO DO ALUNO Sete pintos pintados (Artes) Volume V 5º ano CADERNO DO ALUNO Sete pintos pintados Artes (Caderno do aluno) Volume V 5º ano Projeto editorial,

Leia mais

Sexta-feira, 09 de outubro de 2009 CIA CUCA DE TEATRO

Sexta-feira, 09 de outubro de 2009 CIA CUCA DE TEATRO CLIPPING Sexta-feira, 09 de outubro de 2009 CIA CUCA DE TEATRO Rua das Dálias, 182, Térreo, sala 3, Pituba CEP: 41810-010 Salvador - Bahia Tel.: 71 3491-6507 www.frenteeverso.com CIA CUCA DE TEATRO Veículo:

Leia mais

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes.

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes. ONG S E ASSOCIAÇÕES PARA COMEÇAR Você tem vontade de participar mais do que acontece ao seu redor, dar uma força para resolver questões que fazem parte da rotina de certos grupos e comunidades e colocar

Leia mais

CURRICULUM VITAE. - Licenciada em História pela Universidade Lusíada no ano lectivo de 1989/90, com a classificação de catorze valores

CURRICULUM VITAE. - Licenciada em História pela Universidade Lusíada no ano lectivo de 1989/90, com a classificação de catorze valores CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS Lucinda Maria Correia Lucas dos Santos Lopes Data de Nascimento: 20.07.1963 2. HABILITAÇÕES LITERÁRIAS - Licenciada em História pela Universidade Lusíada no ano lectivo

Leia mais

Salvador (BA) - Museu de Arte Moderna é reformado

Salvador (BA) - Museu de Arte Moderna é reformado Salvador (BA) - Museu de Arte Moderna é reformado Museu de Arte Moderna. Um dos principais cartões-postais de Salvador, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), localizado no Solar do Unhão, será reinaugurado

Leia mais

Professora Orientadora: Patricia Fernades de Paiva Marcotti Turma: 7ª série A Disciplina: Artes

Professora Orientadora: Patricia Fernades de Paiva Marcotti Turma: 7ª série A Disciplina: Artes ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LÉO KOHLER ENSINO FUNDAMENTAL II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA: LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA PROJETO: A Arte da Decoupage Professora Orientadora: Patricia Fernades de

Leia mais

EDITAL DE OCUPAÇÃO CRIATIVA Circuito Cultural Ribeira Ciclo 3 Segundo Edital

EDITAL DE OCUPAÇÃO CRIATIVA Circuito Cultural Ribeira Ciclo 3 Segundo Edital EDITAL DE OCUPAÇÃO CRIATIVA Circuito Cultural Ribeira Ciclo 3 Segundo Edital Em 17 edições o Circuito Cultural Ribeira ativou a participação de mais de 500 atrações culturais parceiras e a visita de mais

Leia mais

A experiência do Baú de leitura

A experiência do Baú de leitura A experiência do Baú de leitura Sueli Maria Gonçalves Hitti 1 Vera Maria Oliveira Carneiro 2 No Baú, qualquer baú, é onde guardamos lembranças, alegres e tristes, objetos preciosos, outros de valor afetivo,

Leia mais

Fotos: Luís Antônio Rodrigues. No Perfil Ché & Colin

Fotos: Luís Antônio Rodrigues. No Perfil Ché & Colin Fotos: Luís Antônio Rodrigues No Perfil & Perfil Em meio às gravações no estúdio Brothers da Lua do músico, juntamente com o gravamos uma entrevista, onde eles nos contam como começou essa amizade e parceria,

Leia mais

Qual o Sentido do Natal?

Qual o Sentido do Natal? Qual o Sentido do Natal? Por Sulamita Ricardo Personagens: José- Maria- Rei1- Rei2- Rei3- Pastor 1- Pastor 2- Pastor 3-1ª Cena Uma música de natal toca Os personagens entram. Primeiro entram José e Maria

Leia mais

Arte e História: O museu Afro Brasil e o papel da Curadoria na construção da narrativa museal

Arte e História: O museu Afro Brasil e o papel da Curadoria na construção da narrativa museal Arte e História: O museu Afro Brasil e o papel da Curadoria na construção da narrativa museal Isla Andrade Pereira de Matos 1 Introduça o O Museu Afro Brasil foi criado no ano de 2004 através da iniciativa

Leia mais

ATIVISMO E SALA DE AULA: O ENTRE - LUGAR

ATIVISMO E SALA DE AULA: O ENTRE - LUGAR ATIVISMO E SALA DE AULA: O ENTRE - LUGAR Margarete de Carvalho Santos 1 Bárbara Elcimar dos Reis Alves 2 Lesbibahia é uma articulação de lésbicas e mulheres bissexuais que inicia a atuação de forma especifica

Leia mais

ESPAÇO CULTURAL BRDE SANTA CATARINA Espaço Cultural Governador Celso Ramos REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES DE ARTES VISUAIS.

ESPAÇO CULTURAL BRDE SANTA CATARINA Espaço Cultural Governador Celso Ramos REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES DE ARTES VISUAIS. ESPAÇO CULTURAL BRDE SANTA CATARINA Espaço Cultural Governador Celso Ramos REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES DE ARTES VISUAIS Calendário 2010 1. OBJETO O presente Regulamento estabelece normas

Leia mais

SHOW DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO! VALE A PENA LER!?

SHOW DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO! VALE A PENA LER!? SHOW DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO! VALE A PENA LER!? ESSA CALOU OS AMERICANOS.!!! SHOW DO EX-MINISTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS Essa merece ser lida, afinal não é todo dia que um brasileiro

Leia mais

1. Você já havia assistido a um espetáculo de circo? Sim 25 Não 26

1. Você já havia assistido a um espetáculo de circo? Sim 25 Não 26 1. Você já havia assistido a um espetáculo de circo? Sim 25 Não 26 Não 51% Sim 49% Qual? Não lembra 11 Tihany 2 Espacial 2 Napoli 2 Beto Carreiro 2 Circo perto de casa 1 O mundo dos sonhos 1 Patinação

Leia mais

Videobrasil ff dossier 019>> Cao Guimarães

Videobrasil ff dossier 019>> Cao Guimarães Videobrasil ff dossier 019>> Cao Guimarães Entrevista Concedida a Teté Martinho Publicada (em versão revisada e editada) no site da Associação Cultural Videobrasil http://www.sescsp.org.br/sesc/videobrasil/site/dossier019/sobre_artistas.asp

Leia mais

CULTURA EM EXPANSÃO ANTÓNIO ROSADO E FILIPE QUARESMA MÚSICA 24 DE OUTUBRO 21H30 ONDE CHEGA A CULTURA

CULTURA EM EXPANSÃO ANTÓNIO ROSADO E FILIPE QUARESMA MÚSICA 24 DE OUTUBRO 21H30 ONDE CHEGA A CULTURA CULTURA EM EXPANSÃO A SANTA JOANA DOS MATADOUROS: ABERTURA DOS PORTÕES! DE JOAO SOUSA CARDOSO A PARTIR DE BERTOLT BRECHT CINEMA/TEATRO 3 E 4 DE OUTUBRO 21H30 ARQUIPÉLAGO DE AO CABO TEATRO EM COLABORAÇÃO

Leia mais

E lá,já cogitava os poemas que viriam a ter forma: Se eu fosse rendilheira Meu lar seria um barco

E lá,já cogitava os poemas que viriam a ter forma: Se eu fosse rendilheira Meu lar seria um barco AMAR PENICHE completa uma trilogia de publicações que Ida Guilherme iniciou em 2004 com PIQUES e RENDAS de PENICHE memórias de uma vida à qual se seguiu, em 2008, POESIA RENDILHADA. Todas elas se inserem

Leia mais

Hoje é o Dia de Combate à Poluição: O que você pode fazer para ajudar??

Hoje é o Dia de Combate à Poluição: O que você pode fazer para ajudar?? Hoje é o Dia de Combate à Poluição: O que você pode fazer para ajudar?? Por que não um passeio de bicicleta pela ilha de São Luís? Não tem bicicleta, chame os amigos, faça uma caminhada!!! Tome seu café,

Leia mais

Instituto de Arqueologia constrói castelo islâmico em Anchieta, no Rio de Janeiro (RJ), e atrai interessados

Instituto de Arqueologia constrói castelo islâmico em Anchieta, no Rio de Janeiro (RJ), e atrai interessados Instituto de Arqueologia constrói castelo islâmico em Anchieta, no Rio de Janeiro (RJ), e atrai interessados Instituto mantém o Museu da Humanidade com itens que mostram a evolução do homem. Crianças fazem

Leia mais

personal cool brand anouk pappers & maarten schäfer

personal cool brand anouk pappers & maarten schäfer personal cool brand Os holandeses Anouk Pappers e Maarten Schäfer, da CoolBrands, trabalham há 12 anos fazendo storytelling para marcas, que se trata de extrair histórias sobre elas por meio de conversas

Leia mais

Confira a entrevista do Pastor Juanribe Pagliarin, da Rádio SuperVida FM, concedida para a Onda Gospel, em Portugal.

Confira a entrevista do Pastor Juanribe Pagliarin, da Rádio SuperVida FM, concedida para a Onda Gospel, em Portugal. Confira a entrevista do Pastor Juanribe Pagliarin, da Rádio SuperVida FM, concedida para a Onda Gospel, em Portugal. ONDA GOSPEL - Quando revelou ao seu amigo, Luis Melancia a vontade de adquirir a rádio,

Leia mais

Coisas de pais. partes I e II Língua Portuguesa e Matemática. texto 1. Você pode utilizar o verso de todas as folhas e a última página como rascunho.

Coisas de pais. partes I e II Língua Portuguesa e Matemática. texto 1. Você pode utilizar o verso de todas as folhas e a última página como rascunho. Você pode utilizar o verso de todas as folhas e a última página como rascunho. partes I e II Língua Portuguesa e Matemática texto 1 Coisas de pais Eu estudava em um colégio bom, ele tinha uma ótima localização.

Leia mais

Fotobiografia microcosmo despercebido

Fotobiografia microcosmo despercebido 52 Fotobiografia microcosmo despercebido Pedro Alberto Nacer Zilli Texto e fotos M eu nome é Pedro Alberto Nacer Zilli, nasci no Uruguai em 1942, filho de pais descendentes de imigrantes italianos e libaneses.

Leia mais

Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro

Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro O meu brinquedo é um livro é um projecto de promoção da leitura proposto pela Associação

Leia mais

VOVÔ DO ILÊ - Fundador e presidente do Ilê Aiyê

VOVÔ DO ILÊ - Fundador e presidente do Ilê Aiyê VOVÔ DO ILÊ - Fundador e presidente do Ilê Aiyê Antônio Carlos dos Santos, ou Vovô do Ilê, como é mais conhecido, foi um dos responsáveis pela criação da Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê.

Leia mais

OLHAR GLOBAL. Inspirado no mito da Fênix, Olivier Valsecchi cria imagens com cinzas. A poeira do. renascimento. Fotografe Melhor n o 207

OLHAR GLOBAL. Inspirado no mito da Fênix, Olivier Valsecchi cria imagens com cinzas. A poeira do. renascimento. Fotografe Melhor n o 207 OLHAR GLOBAL Inspirado no mito da Fênix, Olivier Valsecchi cria imagens com cinzas A poeira do renascimento 36 Fotografe Melhor n o 207 Olivier convida pessoas que encontra na rua ou na internet para posarem

Leia mais

Concurso Arte na Capa 2011

Concurso Arte na Capa 2011 Concurso Arte na Capa 2011 Roteiro de participação O Concurso Arte na Capa 2011 terá como atividade principal o exercício de releitura dos grandes movimentos artísticos, tendo como tema paisagens naturais

Leia mais

REVISTA ONE MÍDIA KIT 2014

REVISTA ONE MÍDIA KIT 2014 REVISTA ONE 2014 MÍDIA KIT 2014 Curitiba é feita de histórias. Para cada grande boa história, existe um ouvido nosso, uma caneta, um papel, um gravador. Para cada boa história, existe um espaço aqui. Curitiba

Leia mais

Quem tem medo da Fada Azul?

Quem tem medo da Fada Azul? Quem tem medo da Fada Azul? Lino de Albergaria Quem tem medo da Fada Azul? Ilustrações de Andréa Vilela 1ª Edição POD Petrópolis KBR 2015 Edição de Texto Noga Sklar Ilustrações Andréa Vilela Capa KBR

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: 17.05.15 EDITORIA: LITZ MADRUGA

FECOMÉRCIO VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: 17.05.15 EDITORIA: LITZ MADRUGA FECOMÉRCIO VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: 17.05.15 EDITORIA: LITZ MADRUGA Classificação: Positiva VEÍCULO: SUÉBSTER NERI DATA: 17.05.15 Inscrições abertas para cursos gratuitos de junho do Sesc RN Começam

Leia mais

Identificação do projeto

Identificação do projeto Seção 1 Identificação do projeto ESTUDO BÍBLICO Respondendo a uma necessidade Leia Neemias 1 Neemias era um judeu exilado em uma terra alheia. Alguns dos judeus haviam regressado para Judá depois que os

Leia mais

INSTITUTO RÖERICH DA PAZ E CULTURA DO BRASIL RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXERCÍCIOS

INSTITUTO RÖERICH DA PAZ E CULTURA DO BRASIL RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXERCÍCIOS INSTITUTO RÖERICH DA PAZ E CULTURA DO BRASIL RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXERCÍCIOS ANTERIORES INSTITUTO RÖERICH DA PAZ E CULTURA DO BRASIL Associação civil, inscrita no CNPJ sob nº 03.591.560/0001-56, sem

Leia mais

Ciências Contábeis - Miracema

Ciências Contábeis - Miracema Perfil Sócioeconômico e Cultural dos Vestibulandos e Ingressados: 2000-2003 Ciências Contábeis - Miracema 1 Em que tipo de estabelecimento de ensino você cursou (ou cursa) o Ensino Médio? Todo em escola

Leia mais

Jairo Martins da Silva. FOTOs: divulgação

Jairo Martins da Silva. FOTOs: divulgação Jairo Martins da Silva FOTOs: divulgação E N T R E V I S T A Disseminando qualidade e cultura Superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade, Jairo Martins da Silva fala sobre o desafio da qualidade

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Português Compreensão de texto 4 o ano Unidade 6 5 Unidade 6 Compreensão de texto Nome: Data: Leia o texto e responda às questões de 1 a 12. Futebol Em 1950, ninguém tinha TV

Leia mais

Perfil do artista LOURES. pintor & escultor. Revista Nós Cultura, Estética e Linguagens v.01 n.01-2016 ISSN 2448-1793

Perfil do artista LOURES. pintor & escultor. Revista Nós Cultura, Estética e Linguagens v.01 n.01-2016 ISSN 2448-1793 216 Perfil do artista LOURES pintor & escultor 217 Perfil escrito por José Loures Mestre em Arte e Cultura Visual 218 Loures, perfil biográfico José Rodrigues Loures, ou simplesmente Loures, nasceu em

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 9º Ano Profº: Clécio Oliveira Língua 65 Portuguesa Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 9º Ano Profº: Clécio Oliveira Língua 65 Portuguesa Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 9º Ano Profº: Clécio Oliveira Língua 65 Portuguesa Aluno (a):. No. Trabalho Avaliativo Valor: 30 % Nota: Minhas Férias Eu, minha mãe, meu pai, minha irmã (Su) e meu cachorro

Leia mais