Relatório Técnico de Consultoria. Detalhamento das Instalações Complementares de TIC para a Media Tribune. Secopa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório Técnico de Consultoria. Detalhamento das Instalações Complementares de TIC para a Media Tribune. Secopa"

Transcrição

1 Relatório Técnico de Consultoria Detalhamento das Instalações Complementares de TIC para a Media Tribune Secopa

2 PD A.0090AB/RT-15 FINAL 2 / 18 SUMÁRIO 1 Introdução Desenvolvimento Definições Normas Técnicas Cabeamentos Recomendações Gerais para o Cabeamento Cabeamento de dados para as mesas Cabeamento de telefonia para as mesas de comentaristas Sala STA CATV Salas de escritórios da FIFA Outros itens Mesa Genérica para os Comentaristas Detalhamento dos elementos e cabeamento Cabeamento Estruturado: Patch Panel: Cabeamento óptico Bandeja DIO Terminação de Fibra Óptica Terminação do cabeamento na mesa de comentarista Canaletas de cabos Identificação dos cabos Quantitativos Especificações Elementos de Rede Patch Panel Painéis cegos e organizadores Bandeja DIO interna Rack de equipamentos Patch-Cord Access Point WiFi Antenas Referências... 18

3 PD A.0090AB/RT-15 FINAL 3 / 18 Resumo Este documento apresenta o detalhamento das instalações complementares de TIC para o Media Tribune ou Tribuna de Imprensa que ficará localizado nas arquibancadas da Arena Pantanal sendo considerada como estrutura complementar dentro de uma estrutura definitiva. Para a instalação desta estrutura complementar será necessária a remoção de parte dos assentos da Arena Pantanal. A contratada deverá prover todos os itens e serviços necessários para a operacionalização da Tribuna de Imprensa, incluindo materiais descritos neste memorial e serviços de instalação. 1 Introdução De acordo com os requisitos da FIFA, a Tribuna de Imprensa deve ocupar uma área de aproximadamente 3200 assentos, localizada nos degraus das arquibancadas do quinto andar e em posição central da Arena. Esta área é necessária para acomodar as 210 mesas sendo 110 para os comentaristas e 100 para a imprensa escrita requeridas para a fase de jogos a serem realizada na Arena Pantanal. Cada mesa de trabalho acomoda 03 (três) pessoas. Além destas posições, também estão previstos 200 assentos para os observadores, 300 para imprensa sem mesa e 50 para fotógrafos. O cabeamento estruturado CAT6 ou superior deve possibilitar a conexão de 03 (três) terminais e um telefone em cada uma das mesas de comentaristas. O cabeamento deve ser conectado à sala STA. Além desta estrutura, também devem ser previstos 04 (quatro) pontos de instalação de AP Wi-Fi para atender aos requisitos de conectividade dos observadores, mídia sem mesa e fotógrafos. Cada mesa de comentaristas deve ser equipada com o mínimo de 06 (seis) tomadas, sendo que estas devem obedecer aos padrões: Europeu (NBR NM DIN DIN CEI 23-5) e ABNT Todas as posições para as mesas de trabalho deverão estar equipadas com o cabeamento de energia elétrica, cabeamento de dados, e acesso Internet. Nas mesas destinadas aos comentaristas além das instalações mínimas acima, também deverão estar equipadas com ponto de telefonia e conter dois pontos de CATV. Dentro desta instalação complementar estão previstas também duas salas STA (Secondary Technical Area) para possibilitar a interconexão dos elementos de rede às salas PTAs ( Primary Technical Area). Estas salas STAs são consideradas como salas virtuais e os racks de equipamentos e patch panels de cabeamento ficarão localizados nas extremidades da área destinada às câmeras de TV na parede dos fundos da arquibancada. Para que os racks sejam fixados ao piso das arquibancadas será necessária a elaboração de estruturas complementares para o correto posicionamento dos racks nos degraus das arquibancadas.

4 PD A.0090AB/RT-15 FINAL 4 / 18 2 Desenvolvimento 2.1 Definições Termo ABNT ANSI ART CAT CATV CREA DG DGO DIN DIO EIA/TIA IEC INMETRO ISO NBR NEMA OTDR Patch Cord Patch Panel Pigtail PTA Rack RJ45 AC STA TI TIC UTP Significado Associação Brasileira de Normas Técnicas; American National Standards Institute; Anotação de Responsabilidade Técnica; Categoria do cabeamento. Está relacionada diretamente à capacidade de transmissão de dados e imunidade a interferências; Cable TV TV a Cabo; Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia; Distribuidor Geral [quadro ou armário de entrada da(s) empresa(s) de telecom]; Distribuidor Geral Óptico (armário ou bastidor de conexão de fibras ópticas externas e internas instalado em uma sala própria para esta finalidade); Deutsche Institut für Normung; Distribuidor Interno Óptico Bandeja de conectores ópticos para terminação das fibras ópticas no rack de equipamentos; Electronics Industries Association / Telecommunication Industry Association; International Electrotechnical Commision; Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial; International Standard Organization; Norma Brasileira aprovada pela ABNT onde N = Norma, BR = Brasileira; National Electrical Manufacturers Association; Refletômetro Óptico no Domínio do Tempo Equipamento utilizado para analisar a transmissão, atenuação e outras características da fibra óptica; Cordão UTP (mesma categoria do cabeamento) utilizado para conectar as estações de trabalho aos pontos de rede ou conectar os elementos ativos ao patch panel; Painel de conectores RJ45 utilizados para terminação e identificação do cabeamento de dados e telefonia; Cordão óptico ou rabicho óptico para interconexão de elementos de rede; Primary Technical Area Área técnica utilizada para instalação dos equipamentos da FIFA e terminação do cabeamento lógico; Armário de Equipamentos de Rede de dados e telecom (ativos e passivos); Registered Jack 45 Tipo do conector utilizado para redes Ethernet; Media Tribune Centro de Credenciamentos; Secondary Technical Area Área técnica secundária utilizada para instalação dos equipamentos da FIFA e terminação do cabeamento lógico; Tecnologia da Informação; Tecnologia da Informação e Comunicação; Unshielded Twisted Pair (Cabo de par trançado não blindado).

5 PD A.0090AB/RT-15 FINAL 5 / Normas Técnicas Norma ABNT NBR ABNT NBR ABNT NBR 9140 ABNT NBR 5410 ABNT NBR ANSI/TIA/EIA 607 Assunto Redes Telefônicas Internas em prédios; Cabos internos para telecomunicações (comportamento frente à chama); Cabos ópticos e fios de cabos telefônicos; Instalações elétricas de baixa tensão; Procedimento Básico para Elaboração de Projetos de Cabeamento de Telecomunicações para Rede Interna Estruturada; Commercial Building Grounding for Telecommunication Aterramento para Telecomunicações em prédios comerciais. 2.3 Cabeamentos Recomendações Gerais para o Cabeamento O cabeamento (dados e voz) para a rede de dados deve ser construído em conformidade com as normas nacionais e internacionais para suportar todos os serviços de comunicação, ou seja, deve transportar voz, dados, dados multimídia e vídeo. O cabeamento deve obedecer ao padrão CAT6 ou superior. Todo o cabeamento, tanto de energia elétrica como o de dados devem ser dispostos em canaletas de material plástico de alta resistência e não propagante a chamas evitando, deste modo, danos ao cabeamento. Preferencialmente, a canaleta deve possuir divisórias internas (septo divisor) para separação do cabeamento. Os pontos em que for necessária a utilização de estruturas metálicas para acomodação do cabeamento ou seus acessórios deverão estar devidamente aterrados. Todos os pontos de comunicação (dados e voz) deverão ser devidamente testados antes de serem aprovados para uso. Não será admitida a certificação por amostragem. Todas as falhas detectadas pelo teste de aceitação deverão ser corrigidas e o ponto em questão deverá ser submetido a novo teste. A certificação deverá ser realizada com equipamento compatível com CAT6 ou superior de acordo com as normas ANSI/TIA/EIA 568 B.2-1. Caso haja necessidade de adequação no layout da Figura 1, a contratada deverá estar disponível para adequação que se fizer necessária nos requisitos de energia, dados, CATV e telefonia Cabeamento de dados para as mesas O cabeamento de dados para as estações de trabalho devem ser dispostos dentro de canaletas instaladas sob o tampo das mesas de trabalho. O acesso às tomadas de dados deve ser através de abertura própria para esta finalidade. O cabeamento de energia elétrica pode compartilhar a mesma canaleta que o cabeamento de dados desde que haja separação física (septo divisor) na canaleta. As tomadas de energia elétrica devem estar em caixas separadas das tomadas de dados, entretanto, as caixas devem ser instaladas próximas umas das outras e com capacidade para atender 02 (duas) estações de trabalho cada uma. A disposição sugerida para a Tribuna de Imprensa está representada na Figura 1 abaixo.

6 PD A.0090AB/RT-15 FINAL 6 / 18 Figura 1 - Disposição Sugerida Tribuna de Imprensa A Figura 1 acima segue a seguinte legenda de cores: Lilás assentos de Observadores (200 assentos); Verde Mesas de Comentaristas (330 assentos/110 mesas); Ciano imprensa escrita com mesa (300 assentos/100 mesas); Laranja imprensa escrita sem mesa (300 assentos); Azul Fotógrafos (50 assentos) Cabeamento de telefonia para as mesas de comentaristas Somente as mesas de comentaristas devem possuir o cabeamento para telefonia. Em cada uma destas mesas deve ser previsto um ponto de telefonia. O cabeamento de telefonia deve seguir as mesmas orientações para o cabeamento de dados e deve compartilhar a mesma canaleta de cabos bem como as caixas de tomadas de conexão. Os conectores nas caixas de conexão deverão estar identificados de forma clara e objetiva para evitar danos aos equipamentos. O cabeamento deve utilizar cabo do tipo UTP para cada uma das mesas de trabalho e ser terminado em patch panels devidamente identificados no rack de equipamentos na sala STA. Caso não seja possível acomodar o cabo de telefonia na mesma canaleta que o cabeamento de dados, este deverá ser acomodado em uma canaleta adicional e com interconexão com a canaleta de dados nos pontos de conexão. O cabeamento de telefonia deverá seguir os mesmos critérios de teste que o cabeamento de dados Sala STA As salas STAs da Tribuna de Imprensa são consideradas como sala virtual porque não existe uma estrutura fechada para a instalação dos racks. Estes racks devem ser instalados nas extremidades da área das câmeras de TV, também chamada de praticável. A sala STA que provê a comunicação de dados para a Tribuna de Imprensa deve estar conectada de forma redundante às salas PTAs da Arena, ou seja, deve haver

7 PD A.0090AB/RT-15 FINAL 7 / 18 um cabeamento óptico entre cada uma das salas PTA e a sala STA da Tribuna de Imprensa. Portanto, deve seguir os mesmos requisitos que as salas STAs da Arena. Os racks de equipamentos fornecidos pela FIFA deverão estar localizados nos pontos de chegada do cabeamento óptico proveniente das salas PTAs. Estes pontos deverão possuir a estrutura de tomadas elétricas compatíveis com a carga demanda pelos ativos de rede que serão instalados nestes racks. O cabeamento óptico de comunicação entre a sala STA da Tribuna de Imprensa e as salas PTAs deverá ser testado e certificado contra falhas. Em caso de falhas, estas deverão ser prontamente corrigidas e o ponto em questão deverá testado novamente. A bandeja DIO para terminação das fibras ópticas deverá ser instalada em rack de 19 polegadas e, poderá ser instalada no mesmo rack que os patch panels de terminação do cabeamento metálico das estações de trabalho. Todas as estruturas metálicas, incluindo os racks de equipamentos, da sala STA deverão ser devidamente aterradas e testadas contra falhas. 2.4 CATV O Circuito de TV ou CATV deve ser projetado para atender com dois pontos de atendimento as mesas dos comentaristas e um ponto apenas para as mesas de imprensa. O cabeamento de CATV deve seguir os mesmo padrões que o Centro de Mídia localizado no Aecim Tocantins. 2.5 Salas de escritórios da FIFA Não há previsão de salas para os escritórios da FIFA na Tribuna de Imprensa. 2.6 Outros itens De acordo com a matriz de responsabilidades, itens como computadores, impressoras, aparelhos de fax, telefones e PABX serão fornecidos pela FIFA/COL. 2.7 Mesa Genérica para os Comentaristas A disposição das canaletas de cabeamentos das mesas de comentaristas e imprensa deve seguir as recomendações ilustradas na Figura 2 abaixo.

8 PD A.0090AB/RT-15 FINAL 8 / 18 Figura 2 - Disposição da Mesa de Comentaristas A mesa de comentaristas e imprensa deve possuir 03 (três) níveis de canaleta para passagem dos cabos de Áudio/Vídeo, IT/Telecom e Energia. Estas canaletas devem possuir um painel removível que permita o fácil acesso ao cabeamento painéis de conexão A/V, IT/Telecom e energia. O projeto das mesas deve considerar a passagem dos cabos sem a necessidade de execução de furo ou aberturas, com exceção da superfície da mesa. Toda a distribuição elétrica deve ser encaminhada dentro de suportes especiais construídos junto da parte frontal das mesas nas canaletas específicas. Nenhum cabo deve ficar aparente e desprotegido. Sob cada mesa de comentaristas serão instaladas 4 tomadas externas padrão brasileiro 10A (2P+T) que alimentarão 2 réguas de tomadas e dois monitores. As referidas réguas serão compostas de uma caixa termoplástica de 03 tomadas padrão brasileiro e outra com 3 tomadas padrão Schuko, ambas com extensão de 1,5 metros e plugue padrão brasileiro, que serão fixadas sobre a mesa. Todos esses pontos são alimentados por Technical Power, proveniente dos geradores da HBS. Posições para Imprensa sem Mesa e Posições para Fotógrafos ambos os casos são atendidos por uma rede WiFi e por uma infraestrutura de tomadas, em numero de 1 para cada 2 posições, a serem fixadas sob as cadeiras e alimentadas por uma infraestrutura aparente devidamente protegida e fixada. Não há previsão de infraestrutura para as posições de observadores além da rede WiFi.

9 PD A.0090AB/RT-15 FINAL 9 / 18 3 Detalhamento dos elementos e cabeamento A seguir será apresentado o detalhamento dos elementos necessários para a instalação do cabeamento estruturado para o Centro de Credenciamentos. 3.1 Cabeamento Estruturado: O cabeamento deverá respeitar os comprimentos máximos exigidos pelas normas e padrões EIA/TIA-568A/B, CAT6 ou superior. Todos os componentes utilizados no cabeamento deverão ser certificados para CAT6, conforme EIA/TIA-568A/B e ABNT NBR Com o objetivo de garantir a qualidade e desempenho de toda a rede, todos os componentes passivos da rede (cabos UTP, patch cords, conectores, patch panel e demais itens e acessórios) deverão ser do mesmo fabricante. Todos os componentes deverão possuir selos de certificação e de fabricantes reconhecidos. A Figura 3 abaixo mostra um exemplo destas dimensões e conexões possíveis. 3.2 Patch Panel: Figura 3 - Exemplo de cabeamento O cabeamento deverá ser terminado em patch panel de 24 ou 48 portas, padrão 19 polegadas, CAT6 ou superior, para facilitar as conexões com os elementos ativos da rede dentro da sala STA. Ao ser instalado no rack este deverá ter no mínimo um espaçador do tipo passa cabo para organização do cabeamento. As figuras abaixo mostram os exemplos de patch panel, sua instalação e organização em rack de 19 polegadas. Figura 4 - Patch Panel de 24 portas

10 PD A.0090AB/RT-15 FINAL 10 / 18 Figura 5 - Exemplo de instalação e organização de cabos O patch panel deve ser homologado e certificado como CAT6 ou superior. 3.3 Cabeamento óptico O cabeamento óptico interno a Tribuna de Imprensa deverá à medida do possível acompanhar o cabeamento metálico. Caso não seja possível, este deverá ser disposto em canaletas ou eletrocalhas independentes de modo a conduzir o cabo aos pontos de atendimento. Para o lançamento do cabo óptico as seguintes regras devem ser seguidas: Não se deve aplicar força bruta durante o lançamento do cabo óptico. Não se deve dar trancos no cabo, uma vez que poderá exceder o valor nominal de tração do cabo e, consequentemente, danificá-lo; Nunca bater o cabo contra a lateral da eletrocalha ou leito, pois isto causará uma carga de compressão ou esmagamento do cabo; Um lançamento simples não deverá ter mais que duas alterações de direção em 90º. Sempre utilizar caixas de passagem para tal finalidade; A força de tração deve ser constantemente monitorada durante o lançamento do cabo óptico; Para o lançamento de cabo óptico em locais que possuam arestas ou cantos recomenda-se que o raio de curvatura do cabo seja de 20 vezes o diâmetro do cabo; Para a acomodação final do cabo, depois de finalizado o lançamento, a curvatura poderá ser de 10 vezes o diâmetro do cabo; Antes de acomodar o cabo óptico definitivamente na eletrocalha ou leito, executar o teste de continuidade óptica com OTDR. 3.4 Bandeja DIO Terminação de Fibra Óptica O cabeamento óptico deve ser terminado em bandeja do tipo DIO, padrão 19 polegadas, para cabeamento 1/10 Gbps, com capacidade de acomodação de 12 pares de fibra óptica monomodo. Os conectores para os pigtails devem ser do tipo SC/APC.

11 PD A.0090AB/RT-15 FINAL 11 / 18 Figura 6 - Bandeja DIO As fibras devem ser acomodadas dentro do estojo próprio dentro da bandeja DIO, respeitando as curvaturas máximas e, deve ser prevista uma folga técnica do cabo óptico na entrada da bandeja DIO ou rack de equipamento. 3.5 Terminação do cabeamento na mesa de comentarista O cabeamento metálico deverá ser terminado em conectores CAT6 ou superior no mobiliário das estações de trabalho. As figuras abaixo mostram exemplos de terminais de conexão para as estações de trabalho. Figura 7 - Caixa de tomadas para mesa Cada mesa de comentaristas deverá possuir no mínimo dois terminais de dados tipo RJ45 e, 06 (seis) tomadas de energia elétrica estabilizada, sendo que 03(três) devem seguir o padrão brasileiro e 03 (três) devem ser do tipo Schuko. 3.6 Canaletas de cabos O cabeamento de dados e de energia elétrica poderá ser protegido de duas formas: canaletas plásticas de alto impacto para o caso de piso normal ou eletrocalhas metálicas com divisórias de separação de cabeamento para o caso de piso elevado. Caso não sejam utilizadas as eletrocalhas com divisórias, deverão ser utilizadas eletrocalhas distintas para cada tipo de cabeamento. Quando for utilizada uma eletrocalha, esta deverá estar devidamente aterrada. Todas as canaletas deverão possuir o septo divisor. A Figura 8 abaixo mostra um exemplo de canaleta plástica de alto impacto

12 PD A.0090AB/RT-15 FINAL 12 / 18 Figura 8 Canaleta Plástica Figura 9 Eletrocalha Quando o cabeamento estiver disposto em eletrocalha, este deverá ser preso em feixes. A amarração deverá ser feita por meio de abraçadeiras plásticas ou por cordão encerado. Em ambos os casos, o cabo não deverá ser esmagado pela amarração. 3.7 Identificação dos cabos O cabeamento de dados deverá ser devidamente identificado através de anilhas ou etiquetas. A identificação do cabo deverá ser legível, identificando o ponto de origem e destino em ambas as extremidades. A Figura 10 abaixo mostra um exemplo de cabeamento identificado com anilhas. Figura 10 - Cabeamento identificado com anilhas

13 PD A.0090AB/RT-15 FINAL 13 / 18 4 Quantitativos A tabela a seguir mostra os quantitativos de TIC necessários para atender as necessidades Tribuna de Imprensa da Arena Pantanal. A contratada deverá fornecer minimamente os itens abaixo e os demais necessários para a operacionalização da Tribuna de Imprensa. Item Quantidade Observações: C1 Ponto de Telecomunicações (Voz e Dados) com 01 cabo UTP CAT6 ou superior com conectores RJ 45 Macho com folga de pelo menos 1,5m de cabo C2 Ponto de Telecomunicações (Voz e Dados) com 02 cabos UTP CAT6 ou superior com conectores RJ 45 Macho com folga de pelo menos 1,5m de cabo 210 Suporte a telefonia 630 Pontos de dados nas mesas de comentaristas e imprensa Caixa de terminação CATV 330 Duas para cada mesa de comentaristas e 01 (uma) para as mesas de imprensa. TAPs de terminação e derivação de cabeamento CATV (8 posições ou mais) AP Ponto de Alimentação (PoE) para Access Point Wi-Fi, com 1 conector RJ-45 Macho Access Point WiFi 04 Rack de equipamentos Distribuição para mesas de comentaristas e de imprensa Especificações Elementos de Rede Os itens descritos abaixo descrevem as características mínimas que os elementos devem apresentar. Portanto, caso algum elemento apresente características superiores às descritas abaixo, poderão ser utilizados sem prejuízo algum. Entretanto, cabe ressaltar que todos os elementos devem seguir as mesmas características, não cabendo qualquer diversidade de equipamentos ou tipos de elementos. Todos os elementos, respeitadas as características técnicas e nas quantidades especificadas anteriormente devem ser do mesmo fabricante. 5.1 Patch Panel Deverá ser provido de organizador de cabos com dimensões em acordo com ANSI/TIA / EIA-310D tendo altura de 2Us e largura de 19 polegadas; De 24 ou 48 portas do tipo RJ-45, fêmea, 8 vias, CAT6 ou superior, pinagem padrão EIA / TIA -568-A; Painel frontal fabricado em chapa de aço, com pintura resistente à corrosão e a riscos, na cor preta; Composto por módulos de conexão de 12 portas, sendo o corpo do módulo de conexão fabricado em termoplástico de alto impacto não propagante à chama;

14 PD A.0090AB/RT-15 FINAL 14 / 18 Permite terminação de condutores sólidos de 22 AWG a 26 AWG; Deve ser fornecido conjunto de parafusos e arruelas M5 para fixação do painel ao rack; Deve ser fornecida abraçadeira plástica para fixação dos cabos. 5.2 Painéis cegos e organizadores Painel frontal fabricado em chapa de aço, com pintura resistente à corrosão e a riscos, na cor preta; Apresentar a largura de 19 polegadas e altura de 1U; Deve ser fornecido conjunto de parafusos e arruelas M5 para fixação do painel ao rack. 5.3 Bandeja DIO interna Bastidor de emenda e terminação óptica; Altura de 1U, e largura de 19 polegadas; Capacidade para até 24 fibras duplex, mono modo, com conectores SC/APC, com acopladores e pigtail; Gaveta deslizante; Painel frontal articulável; Áreas de armazenamento de excesso de fibras, emendas ópticas e adaptadores ópticos internas à bandeja; Sistema de fixação e ancoragem do elemento de tração do cabo óptico; Proteção contra corrosão segundo as condições especificadas na EIA-569.

15 PD A.0090AB/RT-15 FINAL 15 / Rack de equipamentos Largura de 19 polegadas, com 44 Us de altura, com profundidade de 70 cm e ventilação forçada; Deve conter régua(s) elétrica(s) com tomadas (2P + T, 16A 250V) de pinos chatos e redondos devendo ser utilizada a polarização NEMA 5/15 na quantidade de tomadas compatível com a quantidade de equipamentos a serem instalados; Gabinete construído totalmente em chapa de aço; Porta frontal de aço e vidro acrílico fumê com 2mm de espessura e fecho escamoteável; Deve possuir painéis laterais removíveis através de fecho rápido; As quatro colunas totalmente perfuradas no padrão EIA-310D; Pintura de alta resistência a riscos e corrosão; Base com pés niveladores; Deve possuir passa cabo de 1U. 5.5 Patch-Cord Os patch-cords devem possuir as seguintes características: Devem ser confeccionados com cabo UTP extra flexível e conectores macho RJ- 45, ambos CAT6 ou superior, conter 4 pares com pinagem EIA/TIA -568-A; Devem ser fabricados e testados em laboratórios certificados, não podendo ser montados em campo ; Devem possuir identificação do fabricante; comprimentos permitidos de 1,5 a 3,0 metros; Desempenho igual ou superior aos requisitos solicitados pela norma ANSI/TIA/EIA- 568-B.2-10; Esses patch-cords serão utilizados como meios ordenados para integrar todas as terminações existentes no rack e assim deverão permanecer agrupados, organizados e ordenados no rack; Esses patch-cords também serão utilizados como meio de conexão dos computadores dos usuários das mesas de trabalho ao conector de rede das canaletas das mesas. 5.6 Access Point WiFi Possuir certificado de conformidade técnica de produto para telecomunicação, emitido pela Anatel ou órgão credenciado junto a Anatel; Possuir certificação Wi-Fi Alliance para os padrões a/b/g/n; Suporte ao modo de conexão Infraestruturado; Suporte aos padrões IEEE a, IEEE b, IEEE g e IEEE n; Permitir conexão simultânea de clientes nos padrões a/b/g/n; Potência de Entrada de até 16W; Power over Ethernet (PoE); Possuir LEDs indicadores das conexões Fast Ethernet e Sem Fio em atividade;

16 PD A.0090AB/RT-15 FINAL 16 / 18 Protocolo CSMA/CA (Carrier Sense Multiple Access / Collision Avo idance) para acesso ao meio de transmissão; Compatibilidade com as modulações DSSS e OFDM; Indicadores LED Power, 10/100 Mbps e a/b/11g/n em atividade; Possuir porta Fast Ethernet, padrão IEEE 802.3u, autonegociáveis, com suporte a alimentação através do padrão IEEE 802.3af (Power over Ethernet PoE); Acompanhar dispositivo para inserção de alimentação em cabo par traçado (Power Injector); Auto-sensing 10/100 Ethernet interface; Permitir suporte a trafego: o VPN Ipsec; o PPTP; o L2TP; Suporte a ponte WDS para PTP, PTMP, Repeater, modos de Cliente, Clear Channel Select; taxa dinâmica de mudança, Wi-Fi Multimídia (WMM); Permitir habilitar e desabilitar a divulgação do SSID; Implementar cliente DHCP, para configuração automática; Suporte a mudança dinâmica das taxas de operação; Permitir 20 usuários conectados por Access Point; Implementar no mínimo 8 SSIDs; Implementar cliente DHCP; Suporte a, no mínimo, 64 VLANs; Permitir associação dinâmica de usuário a VLAN, com base nos parâmetros da etapa de autenticação; Permitir implementar VLAN para convidados; Suporte a clientes dos protocolos: o SNTP; o TFTP ou FTP; o DHCP; Suporte a DHCP Relay; Implementar as seguintes funcionalidades/padrões: o Padrões IEEE 802.1X - Port controle de acesso baseado em rede; o Padrões IEEE 802.3af - Power DTE via MDI (Power over Ethernet); o Padrões IEEE CSMA / CD (Ethernet); o Padrões IEEE 802.3i 10BASE-T; o Padrões IEEE 802.3u 100BASE-T; o Padrões IEEE 802.3x - Full Duplex; o Padrões IEEE 802.3z BASE-X (Gigabit Ethernet); o Padrões IEEE a - Especificações para WLAN na banda de 5 GHz; o Padrões IEEE b - Especificações para WLAN em 2,4 GHz banda; o Padrões IEEE g - Especificações para WLAN em 2,4 GHz banda;

17 PD A.0090AB/RT-15 FINAL 17 / Antenas o o Deve possuir antenas interna com: Ganho no mínimo 2 dbi para 2,4 GHZ; Ganho no mínimo 5 dbi para 5,0 Ghz; Ou deve possuir antenas externas com: o External dual-band 2.4/5.15GHz Potência mínima de transmissão de 16 dbm; Sensibilidade de recepção: o Padrão IEEE b: Taxa de transmissão de 11 Mbps operando em -91 dbm; o Padrão IEEE a: Taxa de transmissão de 54 Mbps operando em -80 dbm; o Padrão IEEE g: Taxa de transmissão de 54 Mbps operando em -81 dbm.

18 PD A.0090AB/RT-15 FINAL 18 / 18 6 Referências Documentação sobre Instalações Complementares gerada pelo COL e Arena Consulting; 14-Matriz de responsabilidade_media_tribune.pdf; 537_HBS_FWC_CBA_MTR_v1.2.pdf GEN_18.01-PC-TEL-033-R01.pdf; GEN_17-PC-TEL-052-R01.pdf; GEN_21.05-PC-TEL-062-R01.pdf; Planilha de quantidades - Estadio Genérico.pdf; 11_MEMORIAL DESCRITIVO CONCEITUAL - IT INFRASTRUCTURE.pdf; e 14_MEMORIAL DESCRITIVO CONCEITUAL - MEDIA TRIBUNE.pdf; Requisitos de comunicação da FIFA.

Infra-estrutura tecnológica

Infra-estrutura tecnológica Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação ATTI Supervisão de Infra-estrutura Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Infra-estrutura tecnológica Rede Lógica

Leia mais

Projeto da rede de dados para o Núcleo de Tecnologias para Educação e Gestão - NUTEG

Projeto da rede de dados para o Núcleo de Tecnologias para Educação e Gestão - NUTEG Projeto da rede de dados para o Núcleo de Tecnologias para Educação e Gestão - NUTEG Diretoria de Suporte à Informática Local: Núcleo de Tecnologias para Educação e Gestão NUTEG Endereço: Av. BPS, 1303

Leia mais

Especificação Técnica

Especificação Técnica Especificação de Referência Switches Wireless LAN (Controlador de Rede sem Fio) Alguns itens apresentam opções de configuração, refletindo nos aspectos originais de preço e características da máquina Código

Leia mais

Camada Física Camada Física Camada Física Função: A camada Física OSI fornece os requisitos para transportar pelo meio físico de rede os bits que formam o quadro da camada de Enlace de Dados. O objetivo

Leia mais

Anexo V: Solução de Pontos de rede local

Anexo V: Solução de Pontos de rede local Anexo V: Solução de Pontos de rede local 1. Objetivo: 1.1. Contratação de solução de Pontos de Rede de telecomunicação para conexão de diversos tipos de equipamentos eletrônicos como computadores, impressoras,

Leia mais

Experiência 06: MONTAGEM DE UM RACK E USO DE IDENTIFICADORES

Experiência 06: MONTAGEM DE UM RACK E USO DE IDENTIFICADORES ( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitamento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Turma: Aluno

Leia mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 6. PERGUNTA 1: Os itens 15 e 16 do termo de referência, referentes aos treinamentos, trazem as seguintes determinações:

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 6. PERGUNTA 1: Os itens 15 e 16 do termo de referência, referentes aos treinamentos, trazem as seguintes determinações: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Assessoria Especial para Modernização da Gestão Central de Compras e Contratações NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 6 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 4/2015 PROCESSO Nº 04300.003546/2014-01

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DE CABEAMENTO

MEMORIAL DESCRITIVO DE CABEAMENTO MEMORIAL DESCRITIVO DE CABEAMENTO PROPRIETÁRIO: Ministério Público de Patos Promotoria de Justiça da Comarca de Patos ENDEREÇO: Doutor Pedro Firmino, Patos PB BAIRRO: CEP: E-mail do contratado: projeto_cad@hotmail.com.

Leia mais

REFORMA EDIFICAÇÃO PRINCIPAL INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS AVANÇADO IBIRAMA IBIRAMA/SC

REFORMA EDIFICAÇÃO PRINCIPAL INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS AVANÇADO IBIRAMA IBIRAMA/SC REFORMA EDIFICAÇÃO PRINCIPAL INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS AVANÇADO IBIRAMA IBIRAMA/SC MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE CABEAMENTO ESTRUTURADO ÍNDICE 1 Informativos gerais 2 Especificações e Tabelas

Leia mais

INFRA-ESTRUTURA PARA INSTALAÇÃO, ATIVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE EILD

INFRA-ESTRUTURA PARA INSTALAÇÃO, ATIVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE EILD ANEXO 5 Contrato de Fornecimento de Serviços de Exploração Industrial de Linhas Dedicadas EILD entre a BRASIL e a OPERADORA INFRA-ESTRUTURA PARA INSTALAÇÃO, ATIVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE EILD Página 1 de 7

Leia mais

Redes de Computadores II. Redes de Computadores

Redes de Computadores II. Redes de Computadores Redes de Computadores II Redes de Computadores 1 1 Padrão EIA/TIA 569A Padrões de Caminhos e Espaços em Edifícios Comerciais 2 2 Padrões de Caminhos e Espaços em Edifícios Comerciais ANSI/TIA/EIA 569-A

Leia mais

ANEXO I CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ANEXO I CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 1 ANEXO I CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS EDITAL DO PREGÃO AMPLO Nº 008/2010-ER05-Anatel PROCESSO Nº 53528.001004/2010 Projeto Executivo e Estudos de Adequação da nova Sala de Servidores da rede de

Leia mais

Cabeamento Estruturado (CBE)

Cabeamento Estruturado (CBE) Cabeamento Estruturado (CBE) Prof. Tiago Semprebom Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus São José tisemp@sj.ifsc.edu.br 09 de Março de 2010 Prof. Tiago (IFSC) Cabeamento

Leia mais

Catálogo de. Produtos LABORATÓRIO ÓPTICO FERRAMENTARIA / METALURGIA PRODUTOS INJETADOS MARCAS DISTRIBUÍDAS B5NX-CNC

Catálogo de. Produtos LABORATÓRIO ÓPTICO FERRAMENTARIA / METALURGIA PRODUTOS INJETADOS MARCAS DISTRIBUÍDAS B5NX-CNC FIBRAS ÓPTICAS E ACESSÓRIOS LABORATÓRIO ÓPTICO FERRAMENTARIA / METALURGIA B5NX-CNC PRODUTOS INJETADOS Catálogo de MARCAS DISTRIBUÍDAS Produtos R A Division of Cisco Systems, Inc. RACKS E ACESSÓRIOS Linha

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO 1. CABEAMENTO VERTICAL 1.1 INTRODUÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO 1. CABEAMENTO VERTICAL 1.1 INTRODUÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO 1. CABEAMENTO VERTICAL 1.1 INTRODUÇÃO O cabeamento vertical, ou cabeamento de backbone integra todas as conexões entre o backbone do centro administrativo e os racks departamentais,

Leia mais

Aula 4b Elementos da Infraestrutura

Aula 4b Elementos da Infraestrutura Aula 4b Elementos da Infraestrutura Prof. José Maurício S. Pinheiro 2010 1 Elementos de Infra-estrutura São utilizados em projetos de sistemas de cabeamento para estabelecer o tráfego de voz, dados e imagens,

Leia mais

diagrama de ligações, relatórios emitidos pelo Analisador de Cabos

diagrama de ligações, relatórios emitidos pelo Analisador de Cabos ESPECIFICAÇÔES TÉCNICAS 1 CABEAMENTO HORIZONTAL Instalação da rede para padrão T568B constituída de 466 (quatrocentos e sessenta e seis) pontos, devidamente identificados, conforme localização definida

Leia mais

SUMÁRIO. Elaboração Revisão Aprovado (ou Aprovação) Data aprovação Maturino Rabello Jr Marco Antônio W. Rocha Carmen T. Fantinel

SUMÁRIO. Elaboração Revisão Aprovado (ou Aprovação) Data aprovação Maturino Rabello Jr Marco Antônio W. Rocha Carmen T. Fantinel SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 3.1 Hidrômetro...2 3.2 A.R.T...2 3.3 Ramal predial de água...2 4. Procedimentos e Responsabilidades...3 4.1 Generalidades...3

Leia mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 8

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 8 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Assessoria Especial para Modernização da Gestão Central de Compras e Contratações NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 8 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 4/2015 PROCESSO Nº 04300.003546/2014-01

Leia mais

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. UNIDADE 3 Técnicas de cabeamento

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. UNIDADE 3 Técnicas de cabeamento APRENDIZAGEM INDUSTRIAL UNIDADE 3 Técnicas de cabeamento O cabeamento horizontal Compreende os segmentos de cabos que são lançados horizontalmente entre as áreas de trabalho e as salas de telecomunicações

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Switch. 16 portas 24 portas ANO 1GARANTIA. www.pacificnetwork.com.br

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Switch. 16 portas 24 portas ANO 1GARANTIA. www.pacificnetwork.com.br MANUAL DE INSTRUÇÕES Switch 16 portas 24 portas ANO 1GARANTIA www.pacificnetwork.com.br Caro consumidor, ficamos muito satisfeitos por você ter escolhido um produto da linha PACIFIC NETWORK. É para nós

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA SOCIESC BACHARELADO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO. PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO Art.

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA SOCIESC BACHARELADO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO. PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO Art. SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA SOCIESC BACHARELADO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO Art. 170 INTERFERÊNCIA EM INSTALAÇÕES DE REDE JOINVILLE NOVEMBRO / 2010

Leia mais

Descritivo Modelo de Infraestrutura para CDC DMIC

Descritivo Modelo de Infraestrutura para CDC DMIC Descritivo Modelo de Infraestrutura para CDC DMIC CONTATO E-MAIL: implantacao@redecidadania.ba.gob.br VERSÃO 9.0 MAIO / 2015 ESPECIFICAÇÕES DO ESPAÇO DO CDC Para a implantação do CDC é necessário encontrar

Leia mais

16/24 Portas Comutador de Ethernet Rápida montável em Computador de Secretária & Prateleira

16/24 Portas Comutador de Ethernet Rápida montável em Computador de Secretária & Prateleira 16/24 Portas Comutador de Ethernet Rápida montável em Computador de Secretária & Prateleira Manual de Utilizador Certificação Declaração FCC Este equipamento foi testado e comprovado estar em conformidade

Leia mais

Guia de instalação SF 802 AF

Guia de instalação SF 802 AF Guia de instalação SF 802 AF SF 802 AF Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. O switch SF 802 AF possui 8 portas Fast Ethernet com suporte a função PoE, cada

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DE MATERIAIS 06.09.000 SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO 06.09.001 - EQUIPAMENTOS ATIVOS

ESPECIFICAÇÕES DE MATERIAIS 06.09.000 SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO 06.09.001 - EQUIPAMENTOS ATIVOS ESPECIFICAÇÕES DE MATERIAIS 06.09.000 SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO 06.09.001 - EQUIPAMENTOS ATIVOS Tipo: Gabinete Rack do tipo bastidor com porta e ventilação forçada 24U x 19"x 670mm, com porta de

Leia mais

CABEAMENTO ESTRUTURADO NORMAS AMERICANAS EIA/TIA

CABEAMENTO ESTRUTURADO NORMAS AMERICANAS EIA/TIA CABEAMENTO ESTRUTURADO NORMAS AMERICANAS EIA/TIA NORMAS AMERICANAS EIA/TIA EIA/TIA 568-B: Commercial Building Telecomunications Cabling Standard Essa norma de 2001 é a revisão da norma EIA/TIA 568-A de

Leia mais

InfraEstrutura de Redes

InfraEstrutura de Redes Faculdade Anhanguera de São Caetano do Sul InfraEstrutura de Redes Curso: Tecnologia em Redes de Computadores Prof:Eduardo M. de Araujo Site-http://www.professoreduardoaraujo.com Line Cords e Patch Cables.

Leia mais

Documentação Técnica Empresa SA. PR049_10

Documentação Técnica Empresa SA. PR049_10 AS BUILT Documentação Técnica Documentação Técnica serviço de cabeamento lógico, realizado na Empresa SA. Serviço realizado após aprovação da proposta PR049_10, sendo todo projeto acompanhado pelo Sr.

Leia mais

Introdução aos sistemas de cabeamento estruturado

Introdução aos sistemas de cabeamento estruturado Introdução aos sistemas de cabeamento estruturado Prof. José Maurício S. Pinheiro 2010 1 Histórico No início da década de 80 os sistemas Mainframe dominavam o mercado. Surgem os conceitos de "Networking"

Leia mais

Relatório Técnico de Consultoria. Detalhamento das Instalações Complementares de TIC para o Stadium Media Centre. Secopa

Relatório Técnico de Consultoria. Detalhamento das Instalações Complementares de TIC para o Stadium Media Centre. Secopa Relatório Técnico de Consultoria Detalhamento das Instalações Complementares de TIC para o Stadium Media Centre Secopa PD.33.10.83A.0090AB/RT-15 FINAL 2 / 19 SUMÁRIO 1 Resumo... 4 2 Introdução... 4 3 Desenvolvimento...

Leia mais

Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08

Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08 Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08 bandeja de metal que fica na 1ª prateleira. Os Móveis Make-up estão passando por uma atualização. Ganharam um novo display e uma nova iluminação.

Leia mais

GERSON PORCIÚNCULA SIQUEIRA

GERSON PORCIÚNCULA SIQUEIRA Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores GERSON PORCIÚNCULA SIQUEIRA Applied Science IOWA STATE UNIVERSITY,

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

205x50mm - Ref: ED 4D5

205x50mm - Ref: ED 4D5 DUTO DE PISO TIPO CANAL ABERTO ELETROCALHA DE PISO ED 4D5 (205 X 50 mm) - 4 seções 100% BRASILEIRA Dutos de piso abertos 1 - Perfil tipo canal aberto em alumínio extrudado que permite acesso/visita em

Leia mais

Instrutor: Eng. Eduardo Freitas. Contato:

Instrutor: Eng. Eduardo Freitas. Contato: Integrador ARTIERE Este documento solução é de propriedade da ARTIERE e fica expressamente proibida a reprodução e/ou divulgação, sem a permissão por escrito da Artiere Comercial Ltda. Todos os direitos

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO E DE ESPECIFICAÇÕES

MEMORIAL DESCRITIVO E DE ESPECIFICAÇÕES MEMORIAL DESCRITIVO E DE ESPECIFICAÇÕES SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO OBRA: ESCOLA DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE PROJETO PADRÃO PROPRIETÁRIO: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

APOSTILA DE REDES DE COMPUTADORES RESUMO 1º BIMESTRE - 2º SEMESTRE

APOSTILA DE REDES DE COMPUTADORES RESUMO 1º BIMESTRE - 2º SEMESTRE APOSTILA DE REDES DE COMPUTADORES RESUMO 1º BIMESTRE - 2º SEMESTRE 1 1. CABEAMENTO ESTRUTURADO Cabeamento estruturado é a disciplina que estuda a disposição organizada e padronizada de conectores e meios

Leia mais

MULTILAN CAT. 5E UTP 24 AWG 4PARES - CM

MULTILAN CAT. 5E UTP 24 AWG 4PARES - CM MULTILAN CAT. 5E UTP 24 AWG 4PARES - CM Características Gerais Descritivo: - Modelo TK 1002B - Condutor de cobre nu, coberto por polietileno. - Os condutores são trançados em pares, 04 pares 24 AWG. -

Leia mais

Linha Met Linha Me alúr t gic alúr a gic

Linha Met Linha Me alúr t gic alúr a gic Linha Metalúrgica cessório utilizado para acomodar diversos modelos de equipamentos de telecomunicações. Devido ao sistema de fixação central distribui o peso dos equipamentos acomodados na parte intermediária

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO. Adaptador Ethernet PoE+ Coaxial AXIS T8640 PORTUGUÊS

GUIA DO USUÁRIO. Adaptador Ethernet PoE+ Coaxial AXIS T8640 PORTUGUÊS GUIA DO USUÁRIO Adaptador Ethernet PoE+ Coaxial AXIS T8640 PORTUGUÊS Compatibilidade eletromagnética (EMC) Este equipamento gera, usa e pode irradiar energia de radiofrequência e, caso não seja instalado

Leia mais

Sumário DOCUMENTO 2 DO ANEXO 1 - PARTE I - ANEXO 15.1.28. Sistemas Mecânica Escadas Rolantes

Sumário DOCUMENTO 2 DO ANEXO 1 - PARTE I - ANEXO 15.1.28. Sistemas Mecânica Escadas Rolantes http://www.bancodobrasil.com.br 1 DOCUMENTO 2 DO ANEXO 1 - PARTE I - ANEXO 15.1.28 Sistemas Mecânica Escadas Rolantes Sumário 1. OBJETIVO... 2 2. CONDIÇÕES GERAIS... 2 3. CONDIÇÕES ESPECÍFICAS... 4 4.

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso Tecnológico de Redes de Computadores Disciplina: Infraestrutura de Redes de Computadores - 1º período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 01 Conceitos

Leia mais

PEDIDO DE COTAÇÃO - ANEXO I

PEDIDO DE COTAÇÃO - ANEXO I Folha: 0001 Objeto: Aquisição de Material de e Permanente (Equipamentos e Suprimentos de Informática), para 001 081266-9 CABO UTP CAT5E FLEXíVEL, CAIXA COM 300MT Lote 1- Destino: Uinfor CX 30 002 113294-5

Leia mais

A entrada de energia elétrica será executada através de:

A entrada de energia elétrica será executada através de: Florianópolis, 25 de março de 2013. 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS O presente memorial tem como principal objetivo complementar as instalações apresentadas nos desenhos/plantas, descrevendo-os nas suas partes

Leia mais

Catálogo de. Produtos LABORATÓRIO ÓPTICO FERRAMENTARIA / METALURGIA PRODUTOS INJETADOS MARCAS DISTRIBUÍDAS B5NX-CNC

Catálogo de. Produtos LABORATÓRIO ÓPTICO FERRAMENTARIA / METALURGIA PRODUTOS INJETADOS MARCAS DISTRIBUÍDAS B5NX-CNC FIBRAS ÓPTICAS E ACESSÓRIOS LABORATÓRIO ÓPTICO FERRAMENTARIA / METALURGIA B5NX-CNC PRODUTOS INJETADOS Catálogo de MARCAS DISTRIBUÍDAS Produtos R A Division of Cisco Systems, Inc. RACKS E ACESSÓRIOS Linha

Leia mais

Especificação técnica do Video Wall do Tipo I (5m²)

Especificação técnica do Video Wall do Tipo I (5m²) Especificação técnica do Video Wall do Tipo I (5m²) 1. Esta Especificação destina-se a orientar as linhas gerais para o fornecimento de equipamentos. Devido às especificidades de cada central e de cada

Leia mais

Linha SOHO: Seção 6. Solução Allkonnect. Solução patenteada de alta tecnologia para o mercado SOHO (Small Office Home Office) Allkonnect Seção 6

Linha SOHO: Seção 6. Solução Allkonnect. Solução patenteada de alta tecnologia para o mercado SOHO (Small Office Home Office) Allkonnect Seção 6 Solução Allkonnect Linha SOHO: Seção 6 Solução patenteada de alta tecnologia para o mercado SOHO (Small Office Home Office) Allkonnect Seção 6 Linha SOHO Allkonnect - aplicação em escritórios e residências

Leia mais

PAINEL DE ACESSO FRONTAL CATEGORIA 5 ENHANCED

PAINEL DE ACESSO FRONTAL CATEGORIA 5 ENHANCED PAINEL DE ACESSO FRONTAL CATEGORIA 5 ENHANCED Aplicações imagens, segundo requisitos da norma ANSI/TIA/EIA-568A, uso interno, para cabeamento horizontal ou secundário, em salas de telecomunicações (cross-connect)

Leia mais

Top Solution G5: a mesma robustez e flexibilidade com design ainda mais elegante.

Top Solution G5: a mesma robustez e flexibilidade com design ainda mais elegante. www.grupopolicom.com.br contato@policom.com.br Rev. 26/5/2015 1 Top Solution G5: a mesma robustez e flexibilidade com design ainda mais elegante. O Top Solution G5, mais uma inovação exclusiva do Grupo

Leia mais

FÓRUM DE POÇÕES MEMORIAL DESCRITIVO DO PROJETO DAS INSTALAÇÕES DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO E SPDA

FÓRUM DE POÇÕES MEMORIAL DESCRITIVO DO PROJETO DAS INSTALAÇÕES DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO E SPDA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA FÓRUM DE POÇÕES MEMORIAL DESCRITIVO DO PROJETO DAS INSTALAÇÕES DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO E SPDA EMPRESA RESPONSÁVEL: Senemig Engenharia LTDA RESPONSÁVEIS

Leia mais

22/02/2014. Cabeamento estruturado garante: Organização; Flexibilidade; Desempenho; Escalabilidade; Simplificação do uso; Simplificação da manutenção.

22/02/2014. Cabeamento estruturado garante: Organização; Flexibilidade; Desempenho; Escalabilidade; Simplificação do uso; Simplificação da manutenção. Consiste de um conjunto de produtos de conectividade, empregados de acordo com regras específicas de engenharia; Tais produtos garantem conectividade máxima para os dispositivos existentes e preparam a

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Infraestrutura de Redes de Computadores

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Infraestrutura de Redes de Computadores Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Infraestrutura de Redes de Computadores Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Administração Euber

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S.A. TELEBRAS

TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S.A. TELEBRAS 1 Item 1.2.2.3 e 1.2.2.4 Duvida / Sugestão Duvida 2 4,3 Duvida 3 5,7 Sugestão ANEXO I Asga Questionamento Qualificação Justificativa Gostaríamos de saber se as especificações técnicas são iguais para os

Leia mais

Capítulo 5 - Sistemas de Cabeamento Estruturado

Capítulo 5 - Sistemas de Cabeamento Estruturado Capítulo 5 - Sistemas de Cabeamento Estruturado Prof. Othon Marcelo Nunes Batista Mestre em Informática 1 de 44 Roteiro Cabeamento Planejamento para o Cabeamento Estruturado Cabeamento Horizontal Cabeamento

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 8

REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 8 REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 8 Índice 1. Cabeamento estruturado...3 2 1. CABEAMENTO ESTRUTURADO Montar uma rede doméstica é bem diferente de montar uma rede local de 100 pontos em uma

Leia mais

Laudo de Viabilidade Técnica e Econômica para Rede Wireless do CDT

Laudo de Viabilidade Técnica e Econômica para Rede Wireless do CDT Laudo de Viabilidade Técnica e Econômica para Rede Wireless do CDT 1. Pré Requisitos Com base no que foi proposta, a rede wireless do Bloco K da Colina deve atender aos seguintes requisitos: Padrão IEEE

Leia mais

ENH916-NWY. Manual do Usuário

ENH916-NWY. Manual do Usuário ENH916-NWY Manual do Usuário Aviso da FCC Este equipamento foi testado e se encontra em conformidade com os limites de dispositivo digital de Classe B, de acordo com a Parte 15 das Regras de FCC. Estes

Leia mais

Disciplina: Cabeamento de Redes Profª Érica Barcelos

Disciplina: Cabeamento de Redes Profª Érica Barcelos Disciplina: Cabeamento de Redes Profª Érica Barcelos CAPÍTULO 4 4. CABEAMENTO ESTRUTURADO- PARTE II Cada nível do subsistema estudado no capítulo anterior foi regulamentado por normas que visam padronizar

Leia mais

ENH908-NWY. Manual do Usuário

ENH908-NWY. Manual do Usuário ENH908-NWY Manual do Usuário O dispositivo é um poderoso switch Fast Ethernet de alto desempenho, com todas as portas capazes de realizarem operações de negociação automática (NWay) de 10 ou 100 Mbps,

Leia mais

Rev. Modificação Data Elaborado Verificado Aprovado. Autor do Proj. / Resp. Técnico CREA / UF. Coord. Adjunto Contrato. Sítio.

Rev. Modificação Data Elaborado Verificado Aprovado. Autor do Proj. / Resp. Técnico CREA / UF. Coord. Adjunto Contrato. Sítio. 01 Conforme ATA de Reunião do dia 24/02/11 - EGNR 10/03/2011 ANTONIO P. ANTONIO ALVES JOSÉ LAGHI 00 Emissão inicial 31/08/2010 ANTONIO P. ANTONIO ALVES JOSÉ LAGHI Rev. Modificação Data Elaborado Verificado

Leia mais

Normas e Padrões. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Normas e Padrões. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Normas e Padrões Prof. Marciano dos Santos Dionizio Devido à falta de padronização para cabeamento de redes, em 1991 a EIA (Electronics Industries Alliance) e a TIA (Telecomunications Industry Association)

Leia mais

CANALETA EM ALUMÍNIO APARENTE LINHA PREMIUM

CANALETA EM ALUMÍNIO APARENTE LINHA PREMIUM CANALETA EM ALUMÍNIO APARENTE LINHA PREMIUM CANALETA 156/3 (150 X 60 mm) - 3 seções 0% BRASILEIRA Características das canaletas de alumínio Blindagem eletromagnética devido à liga 6060 - T5, eliminando

Leia mais

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00008/2015-001 SRP

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00008/2015-001 SRP 26430 - INST.FED.DE EDUC.,CIENC.E TEC.S.PERNAMBUCANO 158149 - INST.FED.EDUC.CIENC.E TEC.SERTãO PERNAMBUCANO RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00008/2015-001 SRP 1 - Itens da Licitação 1 - EQUIPAMENTO

Leia mais

Gigabit Ethernet media Converter 10/100/1000M-TP para 1000M-SX/LX Manual do usuário

Gigabit Ethernet media Converter 10/100/1000M-TP para 1000M-SX/LX Manual do usuário Gigabit Ethernet media Converter 10/100/1000M-TP para 1000M-SX/LX Manual do usuário 1. Visão Geral O Gigabit Ethernet Media Converter cumpre com IEEE802.3 Normas. O conversor é projetado para converter

Leia mais

QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO:

QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO: CABEAMENTO DE REDE QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO: MEIO FÍSICO: CABOS COAXIAIS, FIBRA ÓPTICA, PAR TRANÇADO MEIO NÃO-FÍSICO:

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO MÍNIMA PARA ESTAÇÃO REPETIDORA DIGITAL P25, FASE COM SISTEMA IRRADIANTE

ESPECIFICAÇÃO MÍNIMA PARA ESTAÇÃO REPETIDORA DIGITAL P25, FASE COM SISTEMA IRRADIANTE ESPECIFICAÇÃO MÍNIMA PARA ESTAÇÃO REPETIDORA DIGITAL P25, FASE COM SISTEMA IRRADIANTE COMPOSIÇÃO DA ESTAÇÃO REPETIDORA DIGITAL P25 A estação repetidora digital P25 será composta pelos seguintes equipamentos:

Leia mais

A INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA EM REDE DE COMPUTADORES

A INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA EM REDE DE COMPUTADORES 01 A INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA EM REDE DE COMPUTADORES A interferência eletromagnética (EMI) é um dos maiores causadores de falhas em redes de computadores, principalmente quando são utilizadas tubulações

Leia mais

Redes de Dados e Comunicações

Redes de Dados e Comunicações Redes de Dados e Comunicações Prof.: Fernando Ascani Cabo Par Trançado Conector-RJ 45 A norma EIA/TIA padronizou o conector RJ-45 para a conectorização de cabos UTP. Para a conectorização do cabo UTP,

Leia mais

REDE DE CABOS DE FIBRA ÓPTICA

REDE DE CABOS DE FIBRA ÓPTICA REDE DE CABOS DE FIBRA ÓPTICA ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Sumário 1. Cabos de fibras ópticas... 2 2. Lançamento de Cabo Óptico... 3 3. Emendas ópticas... 3 4. Distribuidor Geral Óptico DGO... 4 5. Medições

Leia mais

Blindar ou não blindar?

Blindar ou não blindar? ATERRAMENTO Blindar ou não blindar? 56 RTI MAR 2008 Paulo Marin, da Paulo Marin Consultoria Existem diversas técnicas para minimizar os efeitos da interferência eletromagnética sobre a transmissão de sinais

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento de Compras e Licitações - DCL Campus Universitário Trindade Florianópolis SC CEP 88.040-900 CNPJ/MF n 83.899.526/0001-82 Telefone

Leia mais

Meios Físicos de Comunicação

Meios Físicos de Comunicação Meios Físicos de Comunicação Aula 3 Equipamentos de Conectividade e Organização Meios Físicos de Comunicação - Equipamentos de Conectividade e Organização 1 Conteúdo Elementos de Infraestrutura Estrutura

Leia mais

Anexo II FUNCIONALIDADES MÍNIMAS DO SISTEMA BLOQUEADOR

Anexo II FUNCIONALIDADES MÍNIMAS DO SISTEMA BLOQUEADOR Anexo II FUNCIONALIDADES MÍNIMAS DO SISTEMA BLOQUEADOR 1. DESCRIÇÃO GERAL DO SISTEMA BLOQUEADOR 1.1. O Sistema Bloqueador de Comunicação Móvel deve ser capaz de inibir o uso de aparelhos de comunicação

Leia mais

CABLING CABOS CONECTORES PATCH PANEL 19 ACESSÓRIOS

CABLING CABOS CONECTORES PATCH PANEL 19 ACESSÓRIOS CABLING CABOS 04 CONECTORES 05 PATCH PANEL 19 06 ACESSÓRIOS 07 02 CABLING CABLAGENS DE COBRE O EIA/TIA 568, de 1991, foi o primeiro padrão americano para os sistemas de cableamento estruturado. Em 1995,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA

TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA FORNECIMENTO DE MATERIAIS E SERVIÇOS PARA INFRAESTRUTURA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO E DE TELEFONIA DA SALA TÉCNICA (D) E NOVA SALA DO CENTRO DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Leia mais

REDE DE CABOS DE FIBRA ÓPTICA

REDE DE CABOS DE FIBRA ÓPTICA REDE DE CABOS DE FIBRA ÓPTICA ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Sumário: 1. Cabos de fibras ópticas... 2 2. Lançamento de Cabo Óptico... 3 3. Emendas ópticas... 3 4. Distribuidor Geral Óptico DGO... 3 5. Medições

Leia mais

LEITOR PROX 9004 VERSÃO DO MANUAL

LEITOR PROX 9004 VERSÃO DO MANUAL LEITOR PROX 9004 VERSÃO DO MANUAL 1.3 de 11/02/2014 7548 2 Sumário 1. Apresentação... 5 2. Itens que Acompanham... 5 3. Especificações Técnicas... 6 4. Características Gerais... 6 5. Recomendações de Instalação...

Leia mais

Coletor de dados MensorNet

Coletor de dados MensorNet Coletor de dados MensorNet ML485 Edição 02/2011 Especificações Técnicas Por favor, leia integralmente estas instruções antes de ligar o equipamento. Descrição do Sistema O coletor de dados ML485 é parte

Leia mais

Cabeamento Estruturado Metálico em Edifícios Comerciais

Cabeamento Estruturado Metálico em Edifícios Comerciais Cabeamento Estruturado Metálico em Edifícios Comerciais Cabeamento estruturado - definição Sistema de cabeamento capaz de prover tráfego de gêneros de informações diferenciadas dentro de um mesmo sistema

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA USO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS

ORIENTAÇÃO PARA USO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS ORIENTAÇÃO PARA USO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS Anexo 3 do PRO-3209-74-24-03 Pág.: 1 de 5 RECOMENDAÇÕES GERAIS: - Não serão permitidos eletricistas da contratada intervirem nas instalações da contratante,

Leia mais

Placa Ethernet Intelbras Modelo Impacta 16/68/140/220. Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras.

Placa Ethernet Intelbras Modelo Impacta 16/68/140/220. Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. manual do usuário Placa Ethernet Intelbras Modelo Impacta 16/68/140/220 Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. A Placa Ethernet Impacta é um acessório que poderá

Leia mais

REDE DE COMUNICAÇÃO DA COMUNIDADE FINANCEIRA DOCUMENTO DE INFRA-ESTRUTURA

REDE DE COMUNICAÇÃO DA COMUNIDADE FINANCEIRA DOCUMENTO DE INFRA-ESTRUTURA DOCUMENTO DE INFRA-ESTRUTURA ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. IMPLANTAÇÃO DOS SERVIÇOS... 3 3. CONDIÇÕES BÁSICAS PARA INSTALAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS... 4 3.1. INFRAESTRUTURA INTERNA RECOMENDAÇÕES:... 4 3.2. CONDIÇÕES

Leia mais

LIGAÇÃO NOVA E AUMENTO DE CARGA PARA UNIDADES CONSUMIDORAS COMPREENDIDAS EM ENTRADAS COLETIVAS EXISTENTES (PADRÃO ANTIGO)

LIGAÇÃO NOVA E AUMENTO DE CARGA PARA UNIDADES CONSUMIDORAS COMPREENDIDAS EM ENTRADAS COLETIVAS EXISTENTES (PADRÃO ANTIGO) LIGAÇÃO NOVA E AUMENTO DE CARGA PARA UNIDADES CONSUMIDORAS COMPREENDIDAS EM ENTRADAS COLETIVAS EXISTENTES (PADRÃO ANTIGO) Condições de atendimento Diretoria de Distribuição Gerência de Engenharia da Distribuição

Leia mais

ANSI/TIA/EIA 568 B...

ANSI/TIA/EIA 568 B... Memorial Descritivo Projeto elétrico e Cabeamento Estruturado CAT 5e TRE TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL Campo Grande Mato Grosso do Sul 1 ÍNDICE 1 Objetivo... 3 2 Dados Gerais... 3 3 Infra-estrutura... 4

Leia mais

Técnico de Manutenção e Suporte em Informática Cabeamento Estruturado Unidade 3 NORMA ANSI EIA/TIA 568

Técnico de Manutenção e Suporte em Informática Cabeamento Estruturado Unidade 3 NORMA ANSI EIA/TIA 568 Técnico de Manutenção e Suporte em Informática Cabeamento Estruturado Unidade 3 NORMA ANSI EIA/TIA 568 Prof. Leandro Cavalcanti de Almeida leandro.almeida@ifpb.edu.br @leandrocalmeida Já imaginou a bagunça...

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES PREGÃO MOBILIÁRIO 2013.

ESPECIFICAÇÕES PREGÃO MOBILIÁRIO 2013. ESPECIFICAÇÕES PREGÃO MOBILIÁRIO 2013. Processo 56220/2013-73 Pregão 26/2014 GRUPO 1 MESAS E ESTAÇÕES DE TRABALHO 1 MESA RETANGULAR PARA COMPUTADOR 1200X770MM 2 MESA RETANGULAR PARA COMPUTADOR 1600X770MM

Leia mais

PROJETO LÓGICO DA REDE LOCAL DE COMPUTADORES DA REITORIA

PROJETO LÓGICO DA REDE LOCAL DE COMPUTADORES DA REITORIA PROJETO LÓGICO DA REDE LOCAL DE COMPUTADORES DA REITORIA COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) JUNHO/2011 Rua do Rouxinol, N 115 / Salvador Bahia CEP: 41.720-052 Telefone: (71) 3186-0001. Email: cotec@ifbaiano.edu.br

Leia mais

Faculdade Escritor Osman da Costa Lins

Faculdade Escritor Osman da Costa Lins Faculdade Escritor Osman da Costa Lins Sistemas de Informação Projeto Redes de Computadores Professor: Hugo Souza 6º Período Alunos: Gleybson Farias Valmir Santos Sumário Sumário Introdução... 3 Lista

Leia mais

Padronização. Rua Lourenço Pinto, 299 - Curitiba Paraná Brasil CEP 80010-160

Padronização. Rua Lourenço Pinto, 299 - Curitiba Paraná Brasil CEP 80010-160 Padronização O presente documento tem o intuito de definir a padronização utilizada para a infra-estrutura de rede de dados e voz, em sites da GVT. Deverá ser usado como base para execução dos projetos

Leia mais

EM 1991 a EIA (Eletronic Industries Association) publicou um padrão para cabeamento de telecomunicações

EM 1991 a EIA (Eletronic Industries Association) publicou um padrão para cabeamento de telecomunicações Laboratório de Redes. Cabeamento Estruturado Pedroso 4 de março de 2009 1 Introdução EM 1991 a EIA (Eletronic Industries Association) publicou um padrão para cabeamento de telecomunicações de edifícios

Leia mais

COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO CET. Plano para revitalização da Rede de Transmissão de Dados e Imagens RTDI do sistema de CFTV Versão 2.

COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO CET. Plano para revitalização da Rede de Transmissão de Dados e Imagens RTDI do sistema de CFTV Versão 2. COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO CET Plano para revitalização da Rede de Transmissão de Dados e Imagens RTDI do sistema de CFTV Versão 2.0 10/09/2015 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 4 2. LEVANTAMENTO TÉCNICO...

Leia mais

CAPÍTULO 4 Interface USB

CAPÍTULO 4 Interface USB Interfaces e Periféricos 29 CAPÍTULO 4 Interface USB Introdução Todo computador comprado atualmente possui uma ou mais portas (conectores) USB. Estas portas USB permitem que se conecte desde mouses até

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO GRANDE GABINETE DE COMPRAS E LICITAÇÕES PÚBLICAS ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO GRANDE GABINETE DE COMPRAS E LICITAÇÕES PÚBLICAS ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. JUSTIFICATIVA DA NECESSIDADE DA CONTRATAÇÃO Para atender a solicitação expressa ao processo digital 30719/2012, AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE REDE DE DADOS WIRELESS, COM INSTALAÇÃO,

Leia mais

Manual do Leitor ATG-Basic

Manual do Leitor ATG-Basic Manual do Leitor ATG-Basic O leitor ATG-Basic foi desenvolvido para uso em controle de acesso veicular. Esse leitor é para ser usado conectado à uma controladora através das interfaces Wiegand, Abatrack,

Leia mais

Distribuidor Interno Óptico Gaveta. Distribuidor Interno Óptico Fit

Distribuidor Interno Óptico Gaveta. Distribuidor Interno Óptico Fit Linha Óptica Família de produtos que tem como principal função proporcionar o tráfego de dados, voz e imagem através de cordões e cabos de fibra óptica com o auxílio de acessórios para garantir a infraestrutura

Leia mais

É um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos.

É um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. REDES DE COMPUTADORES CABO COAXIAL É um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. Topologias de rede A topologia de uma rede é um diagrama que descreve como

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET SOFS 02/2012

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET SOFS 02/2012 COMPANHIA HIDRO ELÉTRICA DO SÃO FRANCISCO CHESF GERÊNCIA REGIONAL DE OPERAÇÃO OESTE SER VIÇO FINANCEIRO E DE SUPRIMENTO OESTE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET SOFS 02/2012 OUTUBRO/2012 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA FORNECIMENTO

Leia mais

Aviso antes da instalação

Aviso antes da instalação Aviso antes da instalação Desligue a Câmara de Rede se vir fumo ou sentir cheiros estranhos. Não coloque a câmara de rede próximo de fontes de calor como, por exemplo, um televisor ou um forno. Mantenha

Leia mais