CAD/TQS Projeto Estrutural de Edifícios de Concreto Armado, Protendido, Pré-Moldados e Alvenaria Estrutural

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAD/TQS Projeto Estrutural de Edifícios de Concreto Armado, Protendido, Pré-Moldados e Alvenaria Estrutural"

Transcrição

1 CAD/TQS Projeto Estrutural de Edifícios de Concreto Armado, Protendido, Pré-Moldados e Alvenaria Estrutural Instalação e Testes

2 As informações contidas neste documento, incluindo links, telas e funcionamento de comandos estão sujeitos a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte deste documento, ou qualquer outro documento/texto que acompanhe este software pode ser reproduzida ou transmitida de qualquer forma ou por qualquer meio (eletrônico, fotocópia, gravação, etc.) ou para qualquer finalidade sem a permissão expressa, por escrito, da TQS Informática Ltda. O software CAD/TQS, seus subsistemas e programas e seus manuais são de autoria da TQS Informática Ltda. e são protegidos pela legislação de direitos autorais do Brasil, tratados internacionais e demais leis aplicáveis. Todas as outras marcas comerciais pertencem a seus respectivos proprietários.

3 SUMÁRIO I CAD/TQS Instalação e Testes Iniciais Sumário 1. PARA QUE SERVE ESTE MANUAL? INSTALAÇÃO Computador Individual Servidor de Rede Cliente de Rede Personalizada Final da Instalação Verificação do sistema de proteção Dicas Para Contornar Problemas Durante a Instalação Desinstale o antivírus que você utiliza Desative o Firewall do Windows Desative o controle de contas de usuário Instalando o TQS como administrador Executando o TQS como administrador Contato com o Suporte Técnico INSTALAÇÃO SERVIDOR DE LICENÇAS CAD/TQS DE REDE Visão Geral da Instalação dos Sistemas CAD/TQS em Rede Ambiente de trabalho do CAD/TQS Como são definidas as pastas TQS Recomendações de funcionamento Servidor e o protocolo TCP/IP Pastas e compartilhamento em rede Compartilhamento do registro do sistema O servidor de licenças A desinstalação do sistema CAD/TQS no servidorproblemas com arquivos temporários Monitor de Licenças Aladdin Instalando o servidor de licenças CAD/TQS A PARTIR DO WINDOWS SERVER Configuração do DEP - Data Execution Prevention Servidor de licenças no arquivo NetHasp.INI TESTES DE INSTALAÇÃO Confirmação da Árvore do Edifício Processamento Global do Edifício Resumo Estrutural... 36

4 II CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Visualizador de Avisos e Erros Formas Listagem do processamento de formas Desenhos de verificação de formas Grelhas Edição dos critérios de geração de grelha Listagens do processamento de esforços Visualização gráfica do processamento de grelhas Lajes Processo Simplificado Listagens dos processamentos de lajes Desenhos de armação de lajes Lajes Editor de Esforços Editor de esforços e armadura Geração e visualização dos desenhos de armação Pórtico Espacial Critérios de geração do modelo de pórtico Listagens do processamento de pórtico Visualização gráfica do processamento de pórtico Vigas Listagens do processamento de vigas Editor de esforços e armaduras Desenhos de armação de vigas Edição de critérios de projeto de vigas Edição de critérios de desenhos de vigas Visualização do esquema gráfico de vigas Pilares Edição dos dados de pilares Listagens do processamento de pilares Editor de geometria, esforços e armadura em pilares Desenhos de armação de pilares Edição de critérios de projeto de pilares Fundações - Blocos Edição dos dados de blocos Listagens dos processamentos de blocos Edição de critérios de projeto de blocos Desenhos de armação de blocos Sistema de Interação Solo-Estrutura Edição dos critérios de projeto do SISEs Criando um arquivo de sondagem Edição e visualização dos elementos de fundações Processamento do modelo fundação-estrutura... 77

5 SUMÁRIO III Relatório de valores calculados Resultados gráficos Plotagem Definindo a impressora atual Plotagem a partir dos editores gráficos Definindo o plotter atual Plotagem de plantas... 85

6

7 PARA QUE SERVE ESTE MANUAL? 1 1. PARA QUE SERVE ESTE MANUAL? Este manual contém as informações necessárias para a instalação dos sistemas CAD/TQS, bem como traz uma série de testes iniciais destinados a verificação dos programas instalados. A utilização deste manual garante que o sistema CAD/TQS instalado em seu computador trabalhará do modo esperado e apresentará resultados válidos. Não caberá neste manual nenhuma análise ou discussão quanto à adequação dos modelos estruturais adotados no exemplo, bem como dos resultados obtidos. Procure apenas executar todos os comandos passo a passo, exatamente como mostrados neste manual. Não deixe de executar o teste de instalação antes de iniciar o uso dos programas. Este manual é válido tanto para as versões: Plena, Unipro, EPP, EPP+, Editoração Gráfica, Universidade, Estudante, EPP Home e CAD/AGC & DP.

8 2 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes 2. INSTALAÇÃO Insira o CD fornecido pela TQS Informática Ltda. no drive CD-ROM de seu computador. A inicialização da instalação dos sistemas CAD/TQS será feita automaticamente. Não é necessário que o hardlock esteja plugado no computador para a instalação. A tela inicial do instalador surgirá no monitor: Se a tela não for iniciada automaticamente, clique em "Iniciar", selecione "Executar" e digite: X:\INSTALAR.EXE (substitua X pela letra correta de sua unidade de CD-ROM). Por fim, clique em "OK". A instalação do CAD/TQS pode ser feita por quatro maneiras diferentes, dependendo de como você irá utilizar o Sistema. Para inicializarmos a instalação, clique no botão "Avançar".

9 INSTALAÇÃO 3 Na tela a seguir será apresentado o contrato de utilização dos sistemas CAD/TQS. Leia este texto com atenção, e, concordando com ele, aperte o botão "Concordo". Por fim, serão apresentados os modos de instalação disponíveis. Escolha o modo adequado para a sua situação: Computador Individual; Servidor de Rede; Cliente de Rede; Personalizada Computador Individual Utilize esta opção quando for instalar os programas, critérios e dados no mesmo computador em que os sistemas CAD/TQS será utilizado. Clique no botão "Avançar" para prosseguirmos com a instalação. Nesta instalação, você precisa somente definir o drive destino da instalação e clicar novamente no botão "Avançar":

10 4 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Para confirmar a instalação clique em "Avançar". Para alterar o drive, clique em Voltar. A instalação será processada como mostra a próxima figura:

11 INSTALAÇÃO 5 Ao final da instalação será requisitado o reinicio do Windows ou apenas o encerramento da instalação. É recomendado que o Windows seja reiniciado. Após o computador reiniciar, siga o capítulo '3 - Testes de Instalação' deste manual para executar os testes iniciais do sistema Servidor de Rede Utilize esta opção quando for instalar os sistemas CAD/TQS um servidor de rede. Esta instalação é igual à de um computador individual. Defina somente o drive destino da instalação e siga as instruções na tela para instalar o software. Para maiores detalhes volte para o item '2.1-Computador Individual' deste manual.

12 6 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Quando se pretende trabalhar em rede, os Sistemas CAD/TQS deverão ser instalados primeiramente no servidor da rede Cliente de Rede Após a instalação do servidor de rede, utilize esta opção para a instalação de cada estação/clientes de rede. Selecione o drive onde o usuário irá trabalhar: Defina como a estação irá trabalhar: compartilhando programas e/ou critérios com o servidor. Clique na caixa correspondente para selecionar o compartilhamento. Neste exemplo, vamos compartilhar somente os critérios.

13 INSTALAÇÃO 7 Para mudar a pasta onde os programas e/ou critérios estão instalados no servidor, clique na linha de descrição da pasta. No quadro seguinte você poderá digitar o caminho (a seta está indicando o local) ou selecionar com o mouse. Para continuar a instalação clique no botão "OK" e no botão "Avançar". Para confirmar a instalação clique em "Avançar": Os arquivos começarão a ser copiados e, por fim, reinicie o computador.

14 8 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes O correto funcionamento das estações clientes depende da prévia instalação do Servidor de Licenças TQS e sua Chave, na estação Servidor de sua rede Personalizada Esta opção deve ser utilizada por usuários avançados. A escolha das pastas para instalação de programas, critérios e arquivos do usuário é manual. O correto funcionamento do sistema depende diretamente dos locais onde os arquivos serão instalados. Além de poder escolher as pastas de instalação, podemos também determinar se os arquivos de teste deverão ser instalados ou não, simplesmente habilitando ou não a caixa "Instalar arquivos para Teste de instalação". Mesmo que não vá instalar algum grupo de arquivos, é necessário que determine o local exato onde os arquivos se encontram. Se isto não for feito, o CAD/TQS poderá ter problemas na sua execução. Para instalar os arquivos para teste de instalação, selecione a caixa correspondente.

15 INSTALAÇÃO Final da Instalação Após a instalação do CAD/TQS, um atalho será criado para a execução do sistema. Em caso de problemas, basta criar um atalho para o arquivo TQS.EXE, localizado no diretório de programas TQS Verificação do sistema de proteção Ao executar um duplo clique no ícone/atalho do "CAD TQS", a tela principal do CAD/TQS deverá ser apresentada, caso ocorra algum problema, de qualquer natureza, será apresentada uma janela de "Aviso de autorização não encontrada".

16 10 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Diante desta situação clique no botão "OK". Após clicar no botão "OK" a janela de aviso será fechada, a janela principal do CAD/TQS também aparecerá na tela e será fechada. Verifique a hora e data do seu computador, e clique novamente no ícone/atalho "CAD TQS", caso a janela de "Aviso de autorização não encontrada" for apresentada novamente entre em contato imediatamente com o Suporte Técnico da TQS Informática Ltda Dicas Para Contornar Problemas Durante a Instalação A seguir, seguem algumas dicas caso você tenha problemas durante a instalação do TQS no seu computador Desinstale o antivírus que você utiliza Para desinstalar o antivírus, recomendo que acesse o painel de controle e selecione a opção Desinstalar um programa.

17 INSTALAÇÃO 11 Em seguida, selecione o antivírus que está instalado na sua máquina e selecione a opção Desinstalar. Obs.: Após a instalação do TQS e seus testes, reinstale o antivírus. Em seguida, configure o antivírus para não verificar os arquivos que o TQS instala, principalmente a pasta TQSW Desative o Firewall do Windows. Para desativar o firewall do Windows, você deverá acessar o painel de controle e selecionar a opção sistema e segurança. Neste local, o usuário conseguirá configurar o firewall do Windows, porém, dependendo do antivírus que você utiliza e a configuração do computador, o firewall já poderá estar desativado, tornando desnecessário este passo Desative o controle de contas de usuário. Para desativar o controle de contas de usuário, abra o painel de controle e siga os procedimentos a seguir (para Windows 7 e Windows 8):

18 12 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes

19 INSTALAÇÃO Instalando o TQS como administrador Coloque o CD de instalação no seu computador. Ao colocar o CD de instalação, no seu computador, o programa tentará executar a instalação do TQS. Cancele esta operação. Em seguida, abra o Windows Explorer e acesse o CD de instalação.

20 14 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Depois, selecione com o botão da direita no arquivo instalar.exe e execute como administrador Executando o TQS como administrador Se você tiver o Windows 8, você talvez tenha problemas com o erro A operação executada requer elevação. Se você tiver o Windows 7 ou Windows Vista, você talvez problema com o erro O arquivo [C:\Windows\system32\Drivers\PROTEQ.SYS] não pode ser copiado. Neste caso, selecione o ícone do TQS na área de trabalho, clicando com o botão da direita e selecione a opção Executar como administrador conforme a figura abaixo mostra.

21 INSTALAÇÃO 15 Para você evitar este procedimento toda vez que for abrir o TQS, recomendamos que você clique com o botão da direita do mouse e selecione a opção Propriedades. Em seguida, selecione a opção Avançada... na aba Atalho. Depois, selecione a opção Executar como administrador.

22 16 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Por fim, selecione a opção Aplicar Contato com o Suporte Técnico A Equipe de Suporte Técnico da TQS Informática Ltda, formada por Engenheiros Civis, atende diariamente no horário comercial pelo telefone (11) , fax (11) , e/ou por contato via suporte@tqs.com.br. Para maior eficiência neste atendimento técnico é de fundamental importância que o nosso engenheiro do suporte tenha conhecimento do número de contrato formalizado entre a TQS e o cliente. Para você descobrir este número, no Gerenciador dos sistemas TQS existe uma identificação clara contendo o Número do Contrato formalizado entre a TQS e o cliente. Veja a identificação na figura abaixo:

23 INSTALAÇÃO 17 Este Número de Contrato também pode ser obtido em toda correspondência comercial formalizada entre a TQS e o Cliente (Contrato original e/ou Adendo).

24 18 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes

25 INSTALAÇÃO SERVIDOR DE LICENÇAS CAD/TQS DE REDE INSTALAÇÃO SERVIDOR DE LICENÇAS CAD/TQS DE REDE Este capítulo é destinado a Instalação dos Sistemas Integrados CAD/TQS com o Servidor de Licenças TQS de Rede (várias licenças na mesma Chave 1 ). Caso sua versão possua hardlocks individuais para cada estação de trabalho, o procedimento de instalação está descrito no Capítulo 2 deste manual Visão Geral da Instalação dos Sistemas CAD/TQS em Rede Antes de iniciarmos a instalação dos Sistemas CAD/TQS através do Servidor de Licenças de Rede, iremos mostrar como é o funcionamento do sistema e o que é realizado durante a instalação, para que a rede, o cliente e o servidor estejam corretamente configurados para o funcionamento do aplicativo Ambiente de trabalho do CAD/TQS Para entender a instalação dos Sistemas CAD/TQS em rede, é importante primeiro visualizar o ambiente de trabalho do sistema. Temos 4 pastas principais de trabalho, e suas ramificações: Pasta de programas executáveis: nesta pasta estão todos os executáveis TQS, bibliotecas dinâmicas, drivers e outros arquivos necessários para o funcionamento do sistema. Não estão nestas alguns drivers e arquivos comuns do Windows (como controles OCX) que são instalados na pasta do sistema (ex: \WINDOWS\SYSTEM32). Pastas de suporte de programas: são as pastas com diversos arquivos de critérios e modelos de dados. Estes arquivos são em geral copiados para projetos novos, e dificilmente alterados. 1 A Chave que contém a liberação para o número de licenças contratadas deve ser instalado na porta USB do Servidor.

26 20 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Pastas do usuário: contém arquivos com configurações locais tais como tamanho de janelas, cores, preferências, etc. O sistema de ajuda também está localizado sob as pastas do usuário por gravar alguns arquivos temporários. Pastas de dados, ou árvore de edifícios: contém os projetos do usuário. O usuário inicia o trabalho com o sistema através de um ícone na área de trabalho, que chama um gerenciador central na pasta de executáveis, que a partir daí controla todos os demais programas. O usuário trabalhará na pasta de dados, escolhendo um projeto existente ou criando um projeto novo. Se um projeto novo for iniciado, ele será criado e diversos arquivos de critérios das pastas de suporte serão copiados para a pasta de dados do novo projeto Como são definidas as pastas TQS As pastas TQS quando instaladas em um único computador para processamento local, são por padrão: Pasta Programas Suporte Usuário Local C:\TQSW\EXEC C:\TQSW\SUPORTE C:\TQSW\USUARIO Durante a instalação, estas pastas podem ser alteradas. Estes valores são então armazenados no registro do computador onde foi feita a instalação, nas chaves:

27 INSTALAÇÃO SERVIDOR DE LICENÇAS CAD/TQS DE REDE 21 A pasta de dados ou árvore de edifícios é definida depois do programa instalado através do gerenciador. Por padrão, vale C:\TQS e recebe durante a instalação um ou mais exemplos de teste. A alteração é feita conforme as telas: Recomendações de funcionamento É importante, para o correto funcionamento dos Sistemas CAD/TQS, que o perfil do usuário logado na rede, seja ele o administrador ou aluno, tenha permissões totais na pastas TQSW (sistema) e TQS (dados) Servidor e o protocolo TCP/IP Uma máquina precisa ser escolhida como servidor de licenças. Numa rede ponto a ponto (exemplo: todos os micros com Windows-XP Pro sem servidor), qualquer máquina pode ser escolhida como servidor de licenças. Se o serviço de licenças for instalado em mais de uma máquina em uma rede deste tipo, poderá haver conflito entre os servidores, e o acesso à chave não irá funcionar. Em uma rede com um servidor dedicado (exemplo: Windows 2003 Server), o servidor de licenças da chave obrigatoriamente é o servidor da rede. Todos os arquivos localizados na pasta de programa dos Sistemas CAD/TQS devem ter o privilégio para acessar a rede através do protocolo TCP/IP Pastas e compartilhamento em rede Esta é a distribuição recomendada de pastas em uma rede para uso com Sistemas CAD/TQS, e o seu respectivo compartilhamento:

28 22 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Pasta Programas Suporte Usuário Dados Local De preferência no micro cliente. O sistema ocupa relativamente pouco espaço, e o seu armazenamento no cliente possibilita maior velocidade de operação. A pasta sugerida para programas é a "C:\TQSW\EXEC". A pasta de programa pode ser definida somente para leitura Pode ser instalada no micro cliente ou servidor. Em geral é preferível colocá-la no micro servidor, para que todos os usuários partilhem critérios de projeto. O acesso recomendado para esta pasta é somente de leitura. Exemplo: "\\Servidor\TQSW\SUPORTE". Obrigatoriamente no micro cliente, pois armazena preferências locais e possivelmente arquivos temporários. O acesso obrigatório é de leitura e gravação. A pasta sugerida é "C:\TQSW\USUARIO". É a pasta da árvore de edifícios. O CAD/TQS permite o uso de múltiplas árvores de edifícios, que podem estar tanto na rede quanto armazenadas localmente. Atualmente os sistemas CAD/TQS permitem usuários trabalhando simultaneamente na mesma árvore, mas não no mesmo projeto. Esta pasta obrigatoriamente deve ser definida com acesso de leitura e gravação. A pasta sugerida é "C:\TQS" Compartilhamento do registro do sistema Os sistemas CAD/TQS frequentemente abrem o registro do sistema para a leitura da localização das pastas TQS. Portanto, é necessário acesso de pelo menos leitura à chave do registro de nome "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\TQS" O servidor de licenças

29 INSTALAÇÃO SERVIDOR DE LICENÇAS CAD/TQS DE REDE 23 A instalação do CAD/TQS no micro servidor inicia um serviço de licenças do Hasp- HL. Este serviço é identificado por um ícone na área de notificação ("system tray"). Ao clicarmos duas vezes neste ícone, o protocolo TCP/IP deve ser mostrado como carregado na memória ("Loaded") e o gerenciador de licenças ativo ("The HASP License Manager A desinstalação do sistema CAD/TQS no servidorproblemas com arquivos temporários Pareceria natural que qualquer usuário autorizado a usar um computador tivesse acesso a uma pasta especialmente feita para armazenar arquivos temporários do Windows. Entretanto isto nem sempre ocorre. Em caso de problemas, os sistemas CAD/TQS permitem redefinir a pasta usada para arquivos temporários. Esta definição é feita no gerenciador TQS, através do comando "Arquivo - Configurações - Gerenciador", "Operação - Temporários": Seja qual for a pasta escolhida, ela precisa ter acessos de leitura e gravação.

30 24 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes is now - Active"): desinstala o serviço de licenças. Se, por qualquer razão, o monitor de licenças e/ou servidor de licenças não estiverem ativos, será preciso instala-los manualmente Monitor de Licenças Aladdin Antes de instalar o servidor de licenças, vamos instalar o programa Aladdin Monitor, ele monitora o servidor de licenças e os clientes que o acessam. Na pasta \TQSW\EXEC (supondo que você utilizou a TQSW como pasta padrão do CAD/TQS ) está o programa AKSMON32.EXE. Ele instala o Aladdin Monitor. Depois de instalado, o mesmo pode ser acessado no Menu Iniciar do Windows através do comando "Aladdin Aladdin Monitor". Selecionado o item "Hasp Licence Manager" observamos que não há nenhum servidor de licenças ativo. Vamos instalá-lo no próximo item deste manual.

31 INSTALAÇÃO SERVIDOR DE LICENÇAS CAD/TQS DE REDE Instalando o servidor de licenças Também na pasta \TQSW\EXEC, está o programa INSTLM.EXE, ele deverá ser executado com o parâmetro -i para ativar o Servidor de Licenças. Numa janela de Prompt de Comando do Windows, acesse a pasta \TQSW\EXEC e digite o comando "INSTLM -I" e pressione <ENTER>, então o serviço de licenças será instalado. Feito isso, já podemos observar o servidor funcionando através do Monitor Aladdin:

32 26 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Após a instalação do serviço, o servidor de licenças será mostrado abaixo da chave "HASP License Manager" do monitor no painel à esquerda. No painel direito, serão mostradas as solicitações de acesso feitas pelas máquinas clientes.

33 CAD/TQS A PARTIR DO WINDOWS SERVER CAD/TQS A PARTIR DO WINDOWS SERVER 2008 Desde o Windows Server NT a Microsoft vem ampliando as ferramentas de segurança de seu sistema operacional de redes em busca de torná-lo mais estável, ou seja, menos suscetível a falhas de execução de aplicativos. Na versão 2008 foram inseridos muitos bloqueios de execução de software para diminuir a chamada "superfície de ataque" tornando o sistema operacional mais seguro também. Sendo assim, algumas configurações se fazem necessárias para o perfeito funcionamento dos sistemas CAD/TQS no sistema operacional Windows Server Configuração do DEP - Data Execution Prevention O Windows Server 2008 possui uma ferramenta de restrição de execução de software chamada "DEP" do inglês "Data Execution Prevention" ou "Prevenção contra execução de dados" na versão em português. O CAD/TQS utiliza uma área reservada de memória no windows, o que faz com que o sistema operacional necessite de uma autorização explícita para executá-lo. Veja a seguir como conceder essa autorização. Na tela de configuração do sistema "System" ou "Sistema", clique no comando "Advanced system settings" ou "Opções avançadas do sistema":

34 28 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Teremos a tela "System properties" ou "Propriedades do sistema", selecione "Advanced" ou "Avançado" e clique no botão de configuração do grupo "Performance" ou "Desempenho":

35 CAD/TQS A PARTIR DO WINDOWS SERVER Selecione a opção para ligar o "DEP" para todos os programas exceto os que forem selecionados, clique no botão para adicionar um novo programa à lista de exceções e selecione o "TQS.EXE" na pasta "C:\TQSW\EXEC", onde "C:" é o drive onde o CAD/TQS foi instalado e "\TQSW\EXEC" é a pasta escolhida no momento da instalação para armazenar os executáveis do sistema.

36 30 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Depois de salvar as alterações o CAD/TQS poderá ser executado normalmente Servidor de licenças no arquivo NetHasp.INI Em alguns casos quando o CAD/TQS é executado em estações de trabalho que buscam a chave de segurança (Hardlock) em outro computador (servidor de licenças) haverá a necessidade de configurar o arquivo NetHasp.INI na pasta "\TQSW\EXEC" para que a entrada NH_SERVER_ADDR neste arquivo aponte para o endereço IP do computador (servidor de licenças) que contém a chave de segurança (Hardlock). Note que a linha está comentada com ";;" que devem ser retirados para que o comando NH_SERVER_ADDR seja processado adequadamente.

37 TESTES DE INSTALAÇÃO TESTES DE INSTALAÇÃO Para abrir o programa que permite o acesso aos Sistemas Integrados CAD/TQS, execute um "Duplo clique" sobre o ícone de atalho "CAD TQS" disponível na Área de Trabalho do Windows, conforme ilustração abaixo: Então o CAD/TQS será iniciado, abrindo a sua janela principal: A seguir serão descritas sequências de comandos que executarão os testes de validação da instalação dos Sistemas Integrados CAD/TQS. É fundamental que nenhum item deste capítulo seja "pulado" na realização dos testes.

38 32 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Lembre-se: Estes testes garantirão a apresentação dos resultados adequados e esperados pelos sistemas CAD/TQS. A instalação do CAD/TQS somente será bem sucedida se os testes forem realizados. Clique no botão "Sim", como mostrado na figura abaixo: Verifique se alguma diferença foi encontrada. Caso a resposta seja sim, refaça a instalação seguindo todos os passos detalhadamente. Se o erro persistir entre em contato com a equipe de Suporte Técnico. Porém, se não for encontrada diferença, clique em "OK" e prossiga com os testes. O projeto utilizado para os testes é chamado de MOD-Padrão. Trata-se de um edifício com vários pavimentos os quais receberão soluções estruturais diferentes piso a piso, Grelha somente de vigas, Grelha de lajes planas e Grelha de lajes nervuradas. Por fim os pilares, as fundações e as vigas terão a consideração dos esforços horizontais e verticais combinados provenientes da solução de pórtico espacial. Seja qual for a versão que você adquiriu, o nome do projeto será MOD-Padrão. Pequenos detalhes das telas gráficas poderão estar diferentes em função da versão

39 TESTES DE INSTALAÇÃO 33 que está sendo testada: Plena, Unipro, EPP+, EPP, Editoração Gráfica, Universidade, Estudante, EPP Home e Concreto100. Especialmente para as versões EPP+, EPP, Universidade, Estudante, EPP Home, os usuários deverão notar uma sensível diferença entre as telas apresentadas neste manual e as telas dos Sistemas CAD/TQS apresentadas no monitor do computador. Isto acontece porque as telas de programas apresentadas neste manual foram extraídas da versão Plena, porém nenhuma destas diferenças deverá prejudicar o bom desempenho dos testes e a validação da instalação dos Sistemas CAD/TQS em seu computador Confirmação da Árvore do Edifício Confirme a pasta da árvore do edifício executando a sequência de comandos: "Arquivo" "Configurações" "Árvore de edifícios". A pasta padrão utilizada para armazenar os edifícios do CAD/TQS é a C:\TQS\. Esta pasta é utilizada para o armazenamento dos arquivos de cada um dos edifícios criados pelo sistema Processamento Global do Edifício Abra a árvore de edifícios clicando com o mouse no quadradinho com o sinal "+" à esquerda do edifício "MOD-Padrão" em seguida clique no item "Espacial":

40 34 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Clique no ícone do "CAD/Formas" (utilize o botão da barra de ferramentas) certificando-se que este esteja acionado e na sequência execute o comando "Processamento Global" (utilize o botão da barra de ferramentas), que irá realizar o processamento global do edifício, modelando e calculando o pórtico espacial e as grelhas, incluindo o dimensionamento e detalhamento de vigas, pilares e lajes: Clique com o mouse definindo cada item do processamento global, tornando as definições idênticas às da tela abaixo. Em seguida, clique no botão "OK" e aguarde o final do processamento:

41 TESTES DE INSTALAÇÃO 35 Especialmente para os usuários das versões CAD/TQS Editoração Gráfica e CAD/AGC & DP: A execução do processamento global, a visualização do resumo estrutural e a visualização de avisos e erros deverão ser desconsideradas durante a execução dos testes. Por se tratar de versões que não realizam processamentos o comando Processamento Global estará desabilitado, portanto os usuários das versões CAD/TQS Editoração Gráfica e CAD/AGC & DP deverão continuar os testes de instalação a partir do capitulo '5.3 - Formas'. O tempo de processamento deverá variar em função da configuração do computador utilizado. Ao final do processamento será apresentada uma janela de mensagem indicando várias mensagens de avisos (leves e médios) e duas mensagens de erro grave.

42 36 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Estas duas mensagens de erro grave foram emitidas pelo fato de existir dois blocos que recebem pilar de seção L. O CAD/Fundações só está preparado para dimensionar sapatas e blocos com um pilar retangular centrado. Então, seria necessário verificar, manualmente, a necessidade de armaduras complementares para esses dois blocos. Mas como o intuito deste manual é apenas realizar testes de instalação, feche a janela apresentada e dê sequência à execução do mesmo Resumo Estrutural O "Resumo Estrutural" nos fornece todas as informações relevantes e significativas do projeto. Clique sobre o ícone "Resumo Estrutural" apresentado abaixo: O "Resumo Estrutural" contém um verdadeiro diagnóstico do projeto em desenvolvimento com critérios de projeto adotados, modelo estrutural, cargas horizontais e verticais aplicadas, mensagens de erro e/ou item do projeto não conformes com a norma vigente.

43 TESTES DE INSTALAÇÃO 37 Feche as janelas apresentadas e dê sequência à realização dos testes Visualizador de Avisos e Erros Na análise do "Resumo Estrutural" poderão ser diagnosticadas algumas mensagens de erros graves e/ou avisos importantes. Para visualizarmos os avisos/erros apresentados, clique sobre o ícone conforme apresentado abaixo: Para cada um dos pavimentos serão detalhadas as mensagens de avisos e erros apresentados pelo processamento global do edifício. Cada uma das mensagens será correlacionada graficamente com a indicação em planta da região onde o problema está ocorrendo. Para visualizar as mensagens de avisos do dimensionamento das vigas do pavimento Tipo, faça a seqüência de quatro cliques conforme a ilustração abaixo

44 38 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Não fique preocupado com o conteúdo das mensagens, estamos realizando apenas um teste de instalação, os procedimentos exemplos de desenvolvimento de um projeto real estão descritos no manual 2-Visão Geral & Exemplo Completo. Para abandonar a visualização das mensagens de erros e avisos, clique com o mouse no botão "Fechar" no canto superior direito da janela Formas Em função dos processamentos realizados é possível então confirmar os resultados visualizando algumas listagens Listagem do processamento de formas Primeiro, certifique-se de que o ícone do CAD/Formas esteja acionado. Na sequência, abra a árvore de edifícios, clicando com o mouse no quadradinho com o símbolo "+" à esquerda do item "Pavimentos", e selecionando com um terceiro clique o pavimento "Fundacao":

45 TESTES DE INSTALAÇÃO 39 Executando a sequência de comandos pelo menu "Visualizar" "Processamento atual", então será mostrada a listagem Fundacao.LST que descreve dados quantitativos dos elementos estruturais e outros dados: Após a visualização dos dados descritos, abandone a visualização da listagem, clicando com o mouse no botão "Fechar" no canto superior direito da janela Desenhos de verificação de formas Agora será necessário executar o processamento da geração de desenhos de verificação. Tais desenhos serão gerados no pavimento Tipo. Sendo assim, selecione o pavimento Tipo e em seguida, execute o comando: "Processar" "Geração de desenhos" ou clique em "Geração de desenhos" na aba "CAD/Formas":

46 40 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Na janela "Escolha os desenhos a gerar", clique no botão "Todos", clique no botão "OK" e aguarde o final do processamento: Um dos desenhos gerados é o desenho de distribuição de cargas das lajes (TELnnnn.DWG). Para visualizar este desenho, clique na caixa de listagem, na qual serão listados os desenhos do pavimento Tipo, então selecione o desenho "MED Verificação de formas" e finalmente clique no botão "Edição gráfica de desenho", conforme a figura abaixo:

47 TESTES DE INSTALAÇÃO 41 Após visualizar o desenho selecionado, abandone-o clicando no botão "Fechar" no canto superior da tela. Assim como o desenho de verificação de cargas foi editado, outros desenhos deste pavimento também poderão ser editados. Note que na parte inferior da tela do editor gráfico há uma área para textos de ajuda. Esta área é chamada de "Janela de ajuda adicional" e pode ser desabilitada. Desta forma, a área de visualização para os desenhos será maior. Por fim, feche esta janela. De volta à janela principal do CAD/TQS, selecione a opção "Ferramentas", execute o comando: "Configurações" "Editor gráfico". Na tela "Critérios de edição gráfica", item "Mensagens", desabilite a caixa de seleção "Janela de ajuda adicional" e clique no botão "OK".

48 42 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Na próxima vez que o "Editor Gráfico" for executado a janela de ajuda adicional não estará ativa. Se desejar, a qualquer instante poderá reverter esta situação, executando novamente a sequência de comandos "Arquivo" "Configurações" "Edição gráfica" Grelhas Em nosso teste temos quatro pavimentos, todos eles processados com modelos de grelha, demonstrando as formas de geração do modelo de grelha disponíveis em nosso sistema. Modelo de Grelha Grelha somente de vigas Grelha com vigas e lajes nervuradas Grelha com vigas e lajes planas Grelha com vigas e lajes planas Pavimento Pavimento Reserv Pavimento Cobertura Tipo Fundacao

49 TESTES DE INSTALAÇÃO 43 Especialmente para os usuários das versões CAD/TQS Editoração Gráfica e CAD/AGC & DP: o capítulo '5.4 - Grelhas' deverá ser desconsiderado e a sequência da execução dos testes deverá ser realizada a partir do capítulo '5.8 - Vigas' Edição dos critérios de geração de grelha Para visualizar a edição dos critérios de geração de grelha deverá ser escolhido o pavimento Cobertura. Em seguida, marque o ícone "Grelha-TQS" : Execute a sequência de comandos conforme ilustração a seguir: "Editar" "Critérios" "Critérios Gerais", e confirme a escolha da edição clicando no botão "OK" na tela seguinte:

50 44 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Será então exibida a janela com os critérios a serem configurados. Visualize os critérios, porém não realize nenhuma alteração neste momento: Clique no botão "Cancelar" para sair e continuar os testes.

51 TESTES DE INSTALAÇÃO Listagens do processamento de esforços Execute a sequência de comandos: "Visualizar" "Relatórios" "Processamento de Esforços": Será exibida a listagem "FOR0004M.LST" gerada durante o processamento mostrando todos os dados de entrada, carregamentos, esforços nas barras, deslocamentos, reações de apoio nas restrições, etc. Clique no botão "Fechar" Visualização gráfica do processamento de grelhas Para acessar o "Visualizador de grelha" execute a seqüência de comando: "Visualizar" "Visualizador de grelhas" e selecione a opção "Estado Limite Último (ELU)": Na seqüência, o "Visualizador de grelhas" será aberto:

52 46 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Vamos agora testar algumas funções: Para visualizar as curvas de isovalores de deslocamentos execute a sequência de comandos conforme a ilustração a seguir: Comando: "Visualização de Isovalores"; Comando: Abrir caixa de listagem de casos de carregamentos; Comando: Ativar o "Caso 1"; Comando: Ativar deslocamentos.

53 TESTES DE INSTALAÇÃO 47 Para visualizar a deformada em perspectiva execute a sequência de comandos conforme a ilustração a seguir: Comando: Ativar "Visualização Espacial"; Comando: Ativar "Deslocamentos";

54 48 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Para visualizar os diagramas de momentos fletores execute o comando conforme a ilustração a seguir: Comando: Ativar "Momento My"

55 TESTES DE INSTALAÇÃO 49 Após visualizar os diagramas abandone o "Visualizador de grelha" clicando no botão "Fechar" Lajes Processo Simplificado Na sequência serão realizados os testes no CAD/Lajes. Inicialmente, clique com o mouse o ícone referente ao CAD/Lajes e para selecionar o pavimento "Reserv". Este pavimento, para efeito ilustrativo, foi modelado, dimensionado e detalhado com as lajes pelo processo simplificado.

56 50 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Listagens dos processamentos de lajes Execute o comando "Visualizar" "Processo Simplificado", será exibida a listagem "0005L.LST", apresentando os resultados do dimensionamento da laje do pavimento: Clique no botão "Fechar" no canto superior direito da janela para abandonar a visualização.

57 TESTES DE INSTALAÇÃO Desenhos de armação de lajes Em consequência do processamento global realizado no inicio dos testes, e da configuração dos critérios de projetos, foram gerados os desenhos de armaduras da laje do pavimento, para editar e visualizar estes desenhos, acione a "Caixa de listagens" dos desenhos do pavimento, selecionamos o desenho "ARP0005.DWG" e clique no ícone "Edição gráfica": Após visualizar o desenho, clique no botão "Fechar" para abandoná-lo Lajes Editor de Esforços Continuando as confirmações dos testes no CAD/Lajes, ainda com o ícone do CAD/Lajes acionado vamos mudar de pavimento, selecione o pavimento "Tipo" cujo pavimento, para efeito ilustrativo, foi modelado, dimensionado e detalhado com as lajes pelo processo de grelha de lajes planas.

58 52 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Editor de esforços e armadura Este editor é uma ferramenta para detalhamento interativo de qualquer tipo de laje, podendo então ser utilizado no detalhamento dos desenhos de armação de qualquer uma das soluções possíveis para o dimensionamento das lajes: Processo simplificado; Lajes convencionais maciças apoiadas em vigas; Pelo processamento de grelha ou elementos finitos; Lajes convencionais maciças apoiadas em vigas; Lajes planas cogumelo maciças e nervuradas Geração e visualização dos desenhos de armação No pavimento "Tipo", iremos re-desenhar o desenho de armadura positiva "ARP0003.DWG", assim estaremos testando o Editor de esforços e armadura. Execute o comando "Visualizar" "Editor de esforços e armaduras".

59 TESTES DE INSTALAÇÃO 53 O "Editor de esforços e armadura" de lajes será aberto para a geração das armaduras, utilizando as faixas de distribuição geradas com o processo de grelha de laje plana escolhido para o pavimento. Basta acionar os comandos: Comando Ativar a "Barra de ferramentas de armaduras"; Comando Ativar o "Visualizar armaduras"; Comando Clique no botão "Calcular todas as armaduras"; Comando Clique em "Sim" confirmando a geração das armaduras. Clique no botão "Fechar" localizado no canto superior da janela para abandonar o Editor de Esforços e Armadura. Clique no botão "Não" ao sair Pórtico Espacial Para acessarmos os dados relativos ao processamento de Pórtico Espacial, iremos com o mouse acionar o ícone "Pórtico-TQS", conforme ilustração abaixo:

60 54 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Especialmente para os usuários das versões CAD/TQS Editoração Gráfica e CAD/AGC & DP, o capítulo ' Pórtico espacial' deverá ser desconsiderado e a sequência da execução dos testes deverá ser realizada a partir do capítulo '5.8. Vigas' Critérios de geração do modelo de pórtico Para visualizar a edição dos critérios de geração de Pórtico espacial, execute a sequência de comandos "Editar" "Critérios" "Critérios Gerais". Em seguida, clique no botão "OK" na nova janela que se abrirá: Aparecerá uma nova janela chamada: "Interface e processamento de pórticos espaciais"

61 TESTES DE INSTALAÇÃO 55 Para sair da janela clique no botão "OK" ou "Cancelar" Listagens do processamento de pórtico Execute a seqüência "Visualizar" "Relatórios" "Processamento de Esforços". Selecione o arquivo FOR0001.POR e clique no botão "Abrir": Será então exibida a listagem "FOR0001.LST" gerada durante o processamento:

62 56 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Para abandonar a visualização da listagem clique no botão "Fechar" Visualização gráfica do processamento de pórtico Para acessar o "Visualizador de pórticos" execute a seqüência de comando: "Visualizar" "Visualizador de pórticos" "Estado Limite Último (ELU)" Na seqüência, o "Visualizador de pórticos" será aberto, para visualizar os diagramas de momentos fletores em torno do eixo y local, execute para abrir a caixa de listagem, para selecionar o caso de carregamento "01 - Todas permanentes..." e clique no ícone "Momentos My"

63 TESTES DE INSTALAÇÃO 57 Para abandonar o "Visualizador de pórticos", clique no botão "Fechar" no canto superior da janela principal Vigas Iremos agora, no CAD/Vigas, realizar alguns comandos básicos e analisar algumas vigas do pavimento "Cobertura". Inicialmente deveremos executar com o mouse um clique no botão "+" ao lado do pavimento "Cobertura" e na sequência um clique na pasta "Vigas".

64 58 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Podemos notar no painel da direita a apresentação dos desenhos das vigas processadas, dimensionadas e detalhadas no pavimento "Cobertura": Listagens do processamento de vigas Por conseqüência do processamento global realizado no inicio dos testes, todos os processamentos necessários para o dimensionamento e detalhamento das vigas já foram realizados. Para cada processamento realizado é gerada uma listagem. Na seqüência, executaremos a seqüência de comandos: "Visualizar" "Relatórios" "Relatório Geral". Para sair clique no botão "Fechar" no alto à direita.

65 TESTES DE INSTALAÇÃO Editor de esforços e armaduras O "Editor de Esforços e Armaduras" é uma poderosa ferramenta de edição dos desenhos de armações de vigas, vamos executar a seqüência de comandos: "Visualizar" "Editor de esforços e armaduras": Execute e para selecionar uma outra viga. Para abandonar o "Editor de esforços e armaduras" clique no botão "Fechar" Desenhos de armação de vigas Para a visualização dos desenhos de armação de vigas, execute um duplo clique sobre a imagem da viga, conforme indicado na figura abaixo:

66 60 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Então o "Editor gráfico" exibirá o desenho de armação da viga V1. Para abandonar o desenho de armação da viga V1 clique no botão "Fechar", no alto à direita Edição de critérios de projeto de vigas Para a edição do "Arquivo de critérios de projeto" seguiremos os seguintes comandos: "Editar" "Critérios" "Projeto".

67 TESTES DE INSTALAÇÃO 61 Aparecerá uma nova janela chamada: "CAD/Vigas - Edição dos critérios de projeto". Nela estão todos os critérios, podendo ser visualizados através das diversas abas. Para sair dessa janela pressione o botão "Cancelar" Edição de critérios de desenhos de vigas Para a edição do "Arquivo de critérios de desenho" seguiremos os seguintes comandos: "Editar" "Critérios" "Desenho". Em seguida clicaremos "OK" na nova janela que se abrirá.

68 62 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Aparecerá uma nova janela chamada: "CAD/Vigas - Edição dos critérios de desenho". Nela estão todos os critérios, podendo ser visualizados através de cliques nos seus diversos menus. Para sair dessa janela pressione o botão "OK" ou o "Cancelar" Visualização do esquema gráfico de vigas Para a visualização do "Esquema gráfico de vigas", executaremos os seguintes comandos: "Visualizar" "Diagramas de solicitações" "Visualizar". Em seguida, aparecerá uma tela de "Avisos importantes" onde pode ser desabilitada em "Não quero ver mais esses avisos". Para fechar este aviso clique em "OK".

69 TESTES DE INSTALAÇÃO 63 A janela do visualizador do esquema gráfico de vigas abrirá em branco. Clique no botão "V1", selecione a viga "V1" e clique no botão OK. Confirme as informações visualizadas. Clique no ícone "Parâmetros dos Diagramas", selecione a opção "Diagramas separados", Régua não e botão OK. Para sair clique no botão "Fechar", no alto à direita Pilares

70 64 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes A geração do arquivo de dados do CAD/Pilar já foi executada no processamento global do edifício, possibilitando assim o dimensionamento e detalhamento dos pilares, que foram executados na ocasião do processamento global. A seguir vamos visualizar a edição dos dados dos pilares, as listagens resultantes dos processamentos e os desenhos de armações. Clique no ícone do CAD/Pilar conforme ilustração abaixo: Edição dos dados de pilares Execute o comando "Editar" "Dados de pilares". Então o programa de "Edição de Dados" dos pilares será aberto, exibindo os dados de um dos pilares.

71 TESTES DE INSTALAÇÃO 65 Para abandonar o programa de edição de dados clique no botão "Fechar" no canto superior direito da janela. Em seguida responda não a pergunta se os dados deverão ser salvos Listagens do processamento de pilares Na ocasião do dimensionamento dos pilares foram geradas várias listagens. Para visualizar a listagem da montagem de carregamento execute a seqüência de comandos: "Visualizar" "Relatórios" "Montagem de carregamentos". Então será exibida a listagem "PARTEPL.LST".

72 66 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Clique no botão "Fechar" no canto superior da janela para abandonar a visualização da listagem Editor de geometria, esforços e armadura em pilares Uma importante ferramenta do CAD/Pilar é o "Editor de esforços e armaduras" em pilares que permite executar verificações extras e detalhamentos especiais nos lances dos pilares. Acesse este programa executando a seqüência de comandos: "Visualizar" "Editor de esforços e armaduras". O "Editor de esforços e armaduras" em pilares será acionado, disponibilizando recursos gráficos para verificações de esforços e efeitos localizados.

73 TESTES DE INSTALAÇÃO 67 Clique no botão "Fechar" no canto superior da janela para abandonar a edição do pilar selecionado Desenhos de armação de pilares Para visualizar os desenhos de armação dos pilares, clique na caixa de listagem escolhendo o desenho e. Em seguida, execute o duplo clique sobre a tela gráfica para editar o desenho:

74 68 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Caso escolha o desenho " Pilar P1 Lance 01 a 03", a seguinte tela será apresentada: Em seguida feche o programa clicando no botão "Fechar" no canto superior da janela do programa Edição de critérios de projeto de pilares Para a "Edição de critérios de projeto", devemos, na barra de ferramentas, acionar a seqüência de comandos "Editar" "Critérios" "Projeto".

75 TESTES DE INSTALAÇÃO 69 Após estes comandos, a janela "Edição de critérios de pilares" abrirá e, então, clique no botão "OK" para continuar. Aparecerá então a janela "Edição de critérios de projeto". Nela estão todos os critérios, podendo ser visualizados através de cliques em seus diversos menus. Para abandonar a "Edição de critérios de projeto" clique no botão "Cancelar" Fundações - Blocos Os dados de geometrias e cargas já foram gerados automaticamente na ocasião do processamento global também nessa ocasião ocorreram os processamentos para o dimensionamento e geração dos desenhos de armações dos blocos sobre estacas. A seguir vamos visualizar a edição dos dados dos blocos sobre estacas, as listagens resultantes dos processamentos e os desenhos de armações.

76 70 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Especialmente para os usuários da versão CAD/TQS Editoração Gráfica, a execução dos comandos relativos ao CAD/Fundações deverá ser desconsiderada. Caso estejam executando os testes da versão CAD/TQS Editoração Gráfica, continuem os testes a partir do capítulo ' Desenhos de armação de blocos'. Clique no ícone do CAD/Fundações conforme ilustração abaixo: Podemos notar também que ao clicar no item "Fundações" da árvore de edifícios, o ícone do CAD/Fundações, na barra de ferramentas, é acionado automaticamente Edição dos dados de blocos Para a visualização da "Edição dos dados de bloco", acionaremos a seqüência de comandos "Editar" - "Blocos" - "Dados de blocos", conforme a figura abaixo. Na tela de "Edição de Dados dos Blocos", conseguimos visualizar a geometria do bloco na "Janela de Edição de Dados" à direita.

77 TESTES DE INSTALAÇÃO 71 Para sair clique no botão "Fechar", no canto superior direito da tela e clique no "Não" quando o programa perguntar se deseja salvar Listagens dos processamentos de blocos Na ocasião do dimensionamento dos blocos foi gerada uma listagem aonde estão descritos os carregamentos, as geometrias e os resultados do dimensionamento dos blocos. Para a sua visualização, acionaremos a seqüência de comandos "Visualizar" "Blocos" "Dimensionamento" Então será exibida a listagem BLOCO.LST: Para fechar a listagem clique no botão "Fechar" no alto à direita.

78 72 CAD/TQS - Manual I Instalação e Testes Edição de critérios de projeto de blocos Para a "Edição de critérios de projeto", devemos, na barra de ferramentas, acionar seqüencialmente os comandos "Editar" - "Critérios"- "Blocos",após esses comandos, a janela "Edição de critérios de blocos" se abrirá. Clique no botão "OK" para prosseguir. Aparecerá uma nova janela chamada de "Edição dos critérios de projeto: BLOCOS". Nela estão todos os critérios, podendo ser visualizados através de cliques nos seus diversos menus. Para sair dessa janela pressione o botão "Cancelar".

79 TESTES DE INSTALAÇÃO Desenhos de armação de blocos Para visualizar os desenhos de armação dos blocos, confirme a seleção da pasta fundações na árvore de edifícios, na caixa de listagem escolhendo o desenho e. Em seguida, com duplo clique sobre a tela gráfica, conforme edição do desenho: Uma nova janela será aberta: o "Editor gráfico". Para sair clique no botão "Fechar", no alto à direita Sistema de Interação Solo-Estrutura

G-Bar. Módulo Básico Versão 4.0

G-Bar. Módulo Básico Versão 4.0 G-Bar Software para Gerenciamento de Centrais de Corte e Dobra de Aço Módulo Básico Versão 4.0 Relatórios Manual do Usuário 1 As informações contidas neste documento, incluindo links, telas e funcionamento

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados.

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados. Redes Ponto a Ponto É fácil configurar uma rede ponto-a-ponto em qualquer versão do Windows. Antes entretanto é preciso tomar algumas providências em relação ao hardware: Todos os computadores devem estar

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Fale.com. Manual do Usuário

Fale.com. Manual do Usuário Fale.com Manual do Usuário Serviço Fale.com Índice 1. Introdução 3 2. Instalando o Fale.com 3 a. Configurando o áudio para atendimento pela Internet 9 3. Configurando o Fale.com 14 4. Utilizando o Fale.com

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2 Neste pequeno manual iremos conhecer as diversas impressoras que poderemos utilizar no sistema park service, a impressora poderá ser matricial ou térmica utilizando uma bobina de papel 40 colunas, facilmente

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático CONTAS DE E GRUPOS DE O Microsoft Management Console - MMC Permissões de Segurança de um Console Contas de Usuários

Leia mais

Nero AG SecurDisc Viewer

Nero AG SecurDisc Viewer Manual do SecurDisc Nero AG SecurDisc Informações sobre direitos autorais e marcas registradas O manual e todo o seu conteúdo é protegido por leis de direitos autorais e são de propriedade da Nero AG.

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO

INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO RMCCI Versão 4.0 1 28/11/2005 Para instalar o RMCCI Versão 4.0 monousuário Você precisará ter o CD-ROM ou os arquivos de instalação originais desta versão. I - REQUISITOS DE SISTEMA

Leia mais

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA Antes de fazer a instalação em rede é correto executar no servidor: a) Instalação do Firebird. b) Instalação do Sistema Gerencial GG4 c) Habilitação do sistema.

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2007-2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 3.10 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Inicial... 4 1.2 Aba Sistema... 5 1.2.1 Mensagem Sistema... 5 1.2.2 Extras... 6 1.2.3 Contingência... 6 1.2.4 Execução... 7 1.3

Leia mais

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR Julho/2007 Ministério da saúde SUMÁRIO Módulo 1. Instalação... 4 Introdução... 4 Configurações de equipamentos para instalação

Leia mais

Manual do usuário. Viewer

Manual do usuário. Viewer Manual do usuário Viewer Outubro / 2010 Manual do Heron Viewer Índice Heron Viewer... 2 Instalação... 2 Configuração... 5 Configurando o servidor (Computador que acompanha o aparelho Heron)... 5 Configurando

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Software Planejamento Tributário

Software Planejamento Tributário Software Planejamento Tributário Bem vindo ao segundo manual de instalação do software de Planejamento Tributário, este irá lhe mostrar os passos para o término da instalação e configuração do software

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede O servidor de arquivos fornece um ponto centralizado na rede para armazenamento e compartilhamento de arquivos entre os usuários. Quando

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201 Atualização, Backup e Recuperação de Software Número de Peça: 405533-201 Janeiro de 2006 Sumário 1 Atualizações de Software Recebimento Automático de Atualizações de Software HP...................................

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

Conhecendo o Decoder

Conhecendo o Decoder Conhecendo o Decoder O Decoder da sua ion TV, ou receptor, também é chamado de STB, sigla em inglês para Set Top Box, que é o aparelho responsável por receber o sinal de TV, decodificá-lo e enviá-lo para

Leia mais

TransactionCentre - Módulo Client.exe Manual de Instalação

TransactionCentre - Módulo Client.exe Manual de Instalação . Introdução A finalidade deste documento é apresentar passo-a-passo o processo de instalação do TransactionCentre Client. No caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato com o seu suporte técnico, o

Leia mais

Resolução de Problemas de Rede. Disciplina: Suporte Remoto Prof. Etelvira Leite

Resolução de Problemas de Rede. Disciplina: Suporte Remoto Prof. Etelvira Leite Resolução de Problemas de Rede Disciplina: Suporte Remoto Prof. Etelvira Leite Ferramentas para manter o desempenho do sistema Desfragmentador de disco: Consolida arquivos e pastas fragmentados Aumenta

Leia mais

Migrando para o Word 2010

Migrando para o Word 2010 Neste guia O Microsoft Word 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da nova interface,

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações

Leia mais

Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário.

Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário. Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário. Rotina para quando clicar no ícone do Winsati e ele não inicializar Podem acontecer dois casos: 1. Caso 1: No caso de clicar

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos...2 Antes da instalação Motorola Phone Tools...3 Instalar Motorola Phone Tools...4 Instalação e configuração do dispositivo móvel...6 Registro

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

Lync Acessando o Lync Web App

Lync Acessando o Lync Web App Lync Acessando o Lync Web App Saiba como ingressar em uma reunião, quais são os recursos disponíveis, as configurações e conheça o layout do Lync Web App. Sumário Lync Web App... 1 Ingressar em uma Reunião

Leia mais

1) Verifique se o Microsoft.Net Framework 3.5 está instalado, para isto, abrir o Painel de Controle e verificar:

1) Verifique se o Microsoft.Net Framework 3.5 está instalado, para isto, abrir o Painel de Controle e verificar: Antes de instalar qualquer programa do ifox iticket, verificar: 1) Verifique se o Microsoft.Net Framework 3.5 está instalado, para isto, abrir o Painel de Controle e verificar: Caso não encontre o Microsoft.Net

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Instalação... 1. 2. Operações... 3. 2.1 Comunicação... 4. 2.1.1 Modo... 4. 2.1.2 Ethernet... 5. 2.1.3 Serial... 6

SUMÁRIO. 1. Instalação... 1. 2. Operações... 3. 2.1 Comunicação... 4. 2.1.1 Modo... 4. 2.1.2 Ethernet... 5. 2.1.3 Serial... 6 SUMÁRIO 1. Instalação... 1 2. Operações... 3 2.1 Comunicação... 4 2.1.1 Modo... 4 2.1.2 Ethernet... 5 2.1.3 Serial... 6 2.1.4 Configurações da placa de rede... 6 2.2 Edição base... 7 2.2.1 Produto... 7

Leia mais

Fiery Driver Configurator

Fiery Driver Configurator 2015 Electronics For Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 16 de novembro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo Fiery Driver Configurator...5

Leia mais

"NOVO MALOTE ELETRÕNICO" Versão Windows

NOVO MALOTE ELETRÕNICO Versão Windows "NOVO MALOTE ELETRÕNICO" Versão Windows ENCARGOS ESPECIAIS. Malote Eletrônico Versão: 5.8 ======================== A nova versão do Malote Eletrônico para WINDOWS, já está disponível nas Agências. A versão

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br Virtual Box Guia De Instalação E Utilização 1 Sumário Instalação do Linux Ubuntu através de um gerenciador de Máquinas Virtuais 1.1 Introdução, 3 1.2 Instalação do Virtual Box, 3 1.3 Configuração do Virtual

Leia mais

Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina Operação de Sistemas Aplicativos I

Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina Operação de Sistemas Aplicativos I CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA Escola Técnica Estadual de Avaré ETE-AVARÉ CURSO DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA NÚCLEO DE APOIO Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário CERTIDÕES UNIFICADAS Guia Rápido do Usuário CERTUNI Versão 1.0.0 CASA DA MOEDA DO BRASIL Conteúdo Acessando o Sistema... 3 Alterando Senhas... 3 Encerrando sua Sessão... 4 Gerando Pedido... 4 Alterando

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. Aviso sobre o produto

Leia mais

Manual Ilustrado Módulo At. Clínico Agenda, ASOs, Impressos

Manual Ilustrado Módulo At. Clínico Agenda, ASOs, Impressos Manual Ilustrado Módulo At. Clínico Agenda, ASOs, Impressos Março 2014 Indíce Título do documento 1. Objetivo... 3 2. Como utilizar esse material em seus estudos de Atendimento Clínico... 3 3. Introdução...

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

Projeto Estrutural de Edifícios de Concreto Armado, Protendido, Pré-Moldados e Alvenaria Estrutural. Sistemas de Gerenciamento. Versão 15.

Projeto Estrutural de Edifícios de Concreto Armado, Protendido, Pré-Moldados e Alvenaria Estrutural. Sistemas de Gerenciamento. Versão 15. CAD/TQS Projeto Estrutural de Edifícios de Concreto Armado, Protendido, Pré-Moldados e Alvenaria Estrutural Sistemas de Gerenciamento Versão 15.X As informações contidas neste documento, incluindo links,

Leia mais

Padrão ix. Q-Ware Cloud File Publisher Manual para realização do Donwload de Arquivos. Versão 1.0.1.0

Padrão ix. Q-Ware Cloud File Publisher Manual para realização do Donwload de Arquivos. Versão 1.0.1.0 Padrão ix Q-Ware Cloud File Publisher Manual para realização do Donwload de Arquivos Versão 1.0.1.0 Copyright 2000-2013 Padrão ix Sistemas Abertos Ltda. Todos os direitos reservados. As informações contidas

Leia mais

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 1 Sumário 1.Objetivo...03 2.Suporte...03 3.Como instalar...03 4.Usando o PEP...09 2 1. Objetivo:

Leia mais

Themis Serviços On Line - Publicações

Themis Serviços On Line - Publicações Nome do documento Guia do Usuário Themis Serviços On Line - Publicações Sumário Introdução:... 3 1 - Cadastro dos Usuários do Themis Serviços On Line:... 3 2 - Acesso ao Sistema Themis Serviços On Line:...

Leia mais

Tutorial para Atualização do Laboratório de Informática

Tutorial para Atualização do Laboratório de Informática Tutorial para Atualização do Laboratório de Informática Esse tutorial mostra os procedimentos a serem realizados para atualização correta do Laboratório de Informática. Leia atentamente o passo a passo

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

2400 Series Primeiros passos

2400 Series Primeiros passos Conteúdo 2400 Series Primeiros passos Consute o Guia do usuário completo no CD para obter informações mais detalhadas sobre as seguintes tarefas: Configurando a impressora Conhecendo a impressora Colocando

Leia mais

Portaria Express 2.0

Portaria Express 2.0 Portaria Express 2.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 agosto de 2007 As informações contidas neste documento, incluíndo quaisquer URLs e outras possíveis referências a

Leia mais

Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2.

Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2. Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2. Interface megadmx SA Firmware versão 1, 2 e 3 / software megadmx 2.000 (Windows/MAC

Leia mais

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SANTA MARIA FATECIENS 2008 Este manual tem por finalidade apresentar as especificações detalhadas da aplicação de Cadastro de Funcionários,

Leia mais

AGHOS - GESTÃO E REGULAÇÃO ASSISTENCIAL E FINANCEIRA DE SAÚDE MÓDULO DE REGULAÇÃO AMBULATORIAL DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS

AGHOS - GESTÃO E REGULAÇÃO ASSISTENCIAL E FINANCEIRA DE SAÚDE MÓDULO DE REGULAÇÃO AMBULATORIAL DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS Manual de Regulação Ambulatorial de Consultas Especializadas SISTEMA AGHOS Versão 01.2011 ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 1. O SISTEMA...4 1.1 Acesso ao Sistema AGHOS:...4 1.2 Teclas de funções do Sistema:...5 1.3

Leia mais

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS Neste documento você encontrará um conjunto de orientações de como navegar na plataforma do MBA Gestão Empreendedora. Siga as instruções com atenção e salve este

Leia mais

TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL

TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL Execute o ícone na área de trabalho: TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL Aguarde um instante, irá aparecer à seguinte tela: Clique no botão EXECUTAR e aguarde um momento. Após ter clicado em EXECUTAR

Leia mais

Figura 1: Interface 3G Identech

Figura 1: Interface 3G Identech Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2 INSTALAÇÃO NO WINDOWS XP...5 3 INSTALAÇÃO NO WINDOWS VISTA...12 4 INSTALAÇÃO NO WINDOWS 7...18 5 CADASTRANDO OPERADORA...25 6 CONECTANDO NA INTERNET...27 7 SERVIÇO DE SMS...29

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1. Conceitos e termos importantes XML Empresarial: é um sistema web (roda em um servidor remoto) de armazenamento e distribuição de documentos

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 6.2.1.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado.

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

Terminal de Consulta de Preço. Linha Vader. Modelo TT300 e TT1000i

Terminal de Consulta de Preço. Linha Vader. Modelo TT300 e TT1000i Terminal de Consulta de Preço Linha Vader Modelo TT300 e TT1000i Índice 1. Conhecendo o Terminal de Consulta 03 1.1 Configurando o endereço IP no terminal 04 2. Conhecendo o Software TTSocket 06 3. Instalando

Leia mais

Manual do Usuário. Protocolo

Manual do Usuário. Protocolo Manual do Usuário Protocolo Índice de capítulos Parte I - Processos............................... 01 1 - Buscar................................ 01 2 - Listar................................ 02 3 - Abertura..............................

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. OPENOFFICE IMPRESS 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos

Leia mais

REGISTRO DE PROJETOS

REGISTRO DE PROJETOS REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Esta aplicação tem o objetivo de realizar o Registro de Projetos da Instituição. É possível, incluir, alterar ou excluir essas informações. 1.1. Acessando a

Leia mais

1. REGISTRO DE PROJETOS

1. REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Nesta aplicação será feito o registro dos projetos/ ações de extensão, informando os dados iniciais do projeto, as classificações cabíveis, os participantes, a definição da região

Leia mais

MANUAL DIPAM A Versão de 10/05/2012

MANUAL DIPAM A Versão de 10/05/2012 MANUAL DA DIPAM A Versão de 10/05/2012 1 Índice Geral... 3 Configuração Mínima... 3 Instalação... 4 Procedimento pós-instalação para sistemas com Vista ou Windows 7... 8 Uso do Programa DIPAM-A... 10 DIPAM

Leia mais

1 Instalando o LimerSoft SisVendas em computadores Mac/Apple

1 Instalando o LimerSoft SisVendas em computadores Mac/Apple 1 Instalando o LimerSoft SisVendas em computadores Mac/Apple Requisitos mínimos: Conhecimentos intermediários de informática, uma cópia genuína do Microsoft Windows. 1. Certifique-se de que seu sistema

Leia mais

LINEAR-HCS RUA SÃO JORGE, 269 TELEFONE: (11) 2823-8800 SÃO CAETANO DO SUL SÃO PAULO CEP: 09530-250

LINEAR-HCS RUA SÃO JORGE, 269 TELEFONE: (11) 2823-8800 SÃO CAETANO DO SUL SÃO PAULO CEP: 09530-250 LINEAR-HCS RUA SÃO JORGE, 269 TELEFONE: (11) 2823-8800 SÃO CAETANO DO SUL SÃO PAULO CEP: 09530-250 1 SOFTWARE HCS 2005 - VERSÃO 4.5 (Compatível com Guarita Vr4.03 ou superior) Recomendações Iniciais Para

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP. MANUAL DO USUÁRIO - SIGA Extranet GRD e Projetos. MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET GRD e Projetos

Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP. MANUAL DO USUÁRIO - SIGA Extranet GRD e Projetos. MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET GRD e Projetos Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP MANUAL DO USUÁRIO - SIGA Extranet GRD e Projetos MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET GRD e Projetos Versão: 1.5 Fevereiro/2014 Versão: 1.5 Novembro 2008 Versão: 1.5

Leia mais

Instalação do Sirius sem estações. O primeiro passo é instalar o Firebird 1.5, ele se encontra no CD de instalação do Sirius na pasta Firebird.

Instalação do Sirius sem estações. O primeiro passo é instalar o Firebird 1.5, ele se encontra no CD de instalação do Sirius na pasta Firebird. Instalação do Sirius sem estações 1. Instalando o Firebird...1 2. Instalando o Sirius...7 3. Configurações do Sirius:...11 Configuração dos arquivos do Sirius e Firebird...12 Firebird:...12 Sirius:...13

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.2 SENHA 4 1.3 INSTALAÇÃO 4 1.3.1 INSTALAÇÃO PARA MODERADOR 4 1.3.2 INSTALAÇÃO PARA PARTICIPANTES 8 1.3.2.1 PELO

Leia mais

Manual Rápido de Registro e Configuração do DJPDV

Manual Rápido de Registro e Configuração do DJPDV Página 1 Manual Rápido de Registro e Configuração do DJPDV Juliana Rodrigues Prado Tamizou www.djsystem.com.br (15) 3324-3333 Rua Coronel Aureliano de Camargo,973 Centro - Tatuí SP - 18270-170 Revisado

Leia mais

Compartilhando arquivos no Windows XP

Compartilhando arquivos no Windows XP Compartilhando arquivos no Windows XP Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em rede) por meio de cabo direto, hub,

Leia mais

Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista

Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Autor: Bruno Leonardo MCP, MCDST, MCSA http://brunoleonardoleal.spaces.live.com 24/06/2007 Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Página 1 de 16 O Controle dos Pais está disponível nas versões

Leia mais

CARTOSOFT GUIA PRÁTICO PROCART SISTEMAS

CARTOSOFT GUIA PRÁTICO PROCART SISTEMAS CARTOSOFT GUIA PRÁTICO PROCART SISTEMAS INSTALAÇÃO DO SISTEMA E CONFIGURAÇÃO PARA USO EM REDE Versão 1.1 Instalação Programa Cartosoft 1 INICIANDO 1.1 Instalando o Programa Clique no programa InstaladorCartosoft.exe.

Leia mais

Max Fatura Sistema de Gestão

Max Fatura Sistema de Gestão Sumário 1 Tela Inicial... 2 2 Tela de Pesquisa... 3 3 Tela de Vendas... 4 5 Aproveitamento de Icms... 5 6 Salvar... 5 9 Para emissão da nota fiscal... 7 10 Impressão de relatórios... 10 11 Contas a Pagar

Leia mais

Cobrança Bancária. Contas / Manutenção.

Cobrança Bancária. Contas / Manutenção. Cobrança Bancária Este tutorial objetiva auxiliar os usuários na configuração do sistema para que a emissão de cobrança bancária dos títulos a receber seja feita. Os processos a seguir consistem na geração

Leia mais

Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0

Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 DESENVOLVEDOR JORGE ALDRUEI FUNARI ALVES 1 Sistema de ordem de serviço HMV Apresentação HMV/OS 4.0 O sistema HMV/OS foi desenvolvido por Comtrate

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais