SUMÁRIO INTRODUÇÃO A MARCA APLICAÇÃO... 23

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 03 A MARCA... 04 APLICAÇÃO... 23"

Transcrição

1 GECOM / 2015

2 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO A MARCA OUTRAS VARIAÇÕES DE USO DA MARCA...05 MARCA COM SLOGAM...06 OUTRAS VARIAÇÕES DE USO DA MARCA COM SOLOGAN...07 USOS INCORRETOS...08 DIAGRAMA DE CONSTRUÇÃO...09 ÁREA DE NÃO-INTERFERÊNCIA...10 LIMITES MÁXIMOS DE REDUÇÃO...11 ALFABETO PADRÃO...13 CORES...14 FUNDO COLORIDO...15 GRAFEMA...19 APLICAÇÃO PLACAS E ADESIVOS FBB - PADRÃO GERAL FBB e BNDES - FUNDO SOCIAL... 31

3 3 A marca da Fundação Banco do Brasil é baseada na marca do Banco do Brasil, seu intituidor. Da tipografia às cores, todos os elementos são semelhantes. Este manual tem como objetivos apresentar a marca da Fundação Banco do Brasil em suas variações de forma, composição e cor; definir regras de proporção, proteção da marca, e aplicação em diversos suportes; além de normatizar a utilização da marca em parceria com outras instituições. A Fundação Banco do Brasil conta com versões de sua marca, todas desenvolvidas para atender às mais diversas necessidades de utilização. As marcas devem ser preservadas e apresentadas em conformidade com o padrão e normas deste manual. Deve-se, também, dar preferência à utilização das versões disponíveis no site da FBB ( identidade-visual).

4 4 MARCA - Descrição A marca da Fundação Banco do Brasil é o conjunto formado pelo termo Fundação composto com o alfabeto Banco do Brasil, e o símbolo BB. A marca é o principal elemento do Sistema de Identidade Visual da Fundação Banco do Brasil. Por razões de proteção dos direitos autorais e estratégia de comunicação, a sua configuração não pode ser alterada. A marca da Fundação Banco do Brasil está apresentada ao lado, em sua variação 3D. A versão central 3D é a de uso preferencial. Sua aplicação é obrigatória em todos os materiais impressos ou produzidos em quadricromia, respeitando os limites de redução. Para materiais impressos em duas cores ou com restrições técnicas de reprodução existem as demais variações da marca. Central 3D (recomendada) Horizontal 3D (uso restrito) Para reprodução da marca, utilizar somente versões autorizadas Recomenda-se a utilização das artes finais eletrônicas. Central em duas cores De modo a evitar reproduções imprecisas, a marca não deve ser composta graficamente, nem reproduzida por scanner ou por cópias xerográficas. A variação duas cores destinase a impressos bicolores, nas cores-padrão do Banco do Brasil, que não aceitam quadricromia. Destina-se também a casos de redução extrema ou a materiais onde haja restrições de reprodução. Horizontal em duas cores (uso restrito)

5 5 Outras variações de uso de marca Quando da impossibilidade do uso das variações coloridas da marca, a variação preto e branco deve ser utilizada. Ao lado, exemplos da marca nas versões central e horizontal em preto e branco. Quando a marca da Fundação Banco do Brasil for usada sobre fundo branco, deve ser aplicado um fio de contorno preto com 0,3 mm de espessura, correspondente à área de seu suporte. Central em positivo (preto e branco) Horizontal em positivo (uso restrito) (preto e branco) Central em negativo (preto e branco) Horizontal em negativo (uso restrito) (preto e branco)

6 6 MARCA - Com slogan A mesma regra deve ser considerada para as marcas com slogan. Central 3D (recomendada) Horizontal 3D (uso restrito) Central em duas cores Horizontal em duas cores (uso restrito)

7 7 Outras variações de uso de marca com slogan A mesma regra deve ser considerada para as marcas com slogan. Central em positivo (preto e branco) Horizontal em positivo (uso restrito) (preto e branco) Central em negativo (preto e branco) Horizontal em negativo (uso restrito) (preto e branco)

8 8 MARCA - Usos incorretos Ao lado, exemplos de usos incorretos da marca. Combinações de cores entre a marca e o fundo diferentes das apresentadas e variações em outline não são autorizadas, bem como a supressão do suporte.

9 9 MARCA - Diagrama de construção Este é o diagrama de construção da marca da Fundação Banco do Brasil, onde se especificam as proporções e dimensões dos elementos, inalteráveis. Todos os elementos da marca da Fundação Banco do Brasil são construídos de forma proporcional com base na altura da letra F da palavra Fundação. O retângulo que contorna a marca corresponde ao suporte da marca. Por esse motivo, tanto o logotipo, Tanto o ícone da instituição, ficam centralizados horizontalmente no retângulo da marca na versão 1. A marca da Fundação Banco do Brasil com slogan segue as mesmas regras de proporção da marca sem slogan. Sendo que para a construção do slogan é tomada por base de proporção a letra O maiúscula da palavra Fundação na posição deitada. Para a construção das palavras que formam o slogan, deve-se utilizar, sempre, para a construção das palavras negritadas do slogan a tipologia ARIAL BLACK, em sua variação regular, e para as palavras não negritadas a tipologia ARIAL, em sua variação regular, sendo sempre escrito o slogan em letras maiúscula. O slogan deve ficar centralizado horizontalmente em relação ao retângulo da marca.

10 10 MARCA - Área de não-interferência Para garantir destaque às versões da marca Fundação Banco do Brasil foi determinada uma área de não-interferência, devendo esta ficar livre de quaisquer elementos gráficos ou textos. A área de não-interferência é estabelecida em todas as versões a partir da altura (h) da letra F do logotipo.

11 11 MARCA - Limites máximos de redução Para garantir destaque às versões da marca Fundação Banco do Brasil foi determinada uma área de nãointerferência, devendo esta ficar livre de quaisquer elementos gráficos ou textos. A área de não-interferência é estabelecida em todas as versões a partir da altura (h) da letra F do logotipo. Versão Central 35mm 25mm Versão Horizontal 65mm 40mm

12 12 MARCA - Limites máximos de redução Marca com slogan. 35mm 65mm 122mm 25mm 40mm 76mm

13 13 MARCA - Alfabeto padrão Para maior homogeneidade visual, otimização de custos e por motivos técnicos, adotouse uma única família de tipos gráficos como alfabeto padrão da Fundação Banco do Brasil. É a família Arial, de caráter neutro e alta legibilidade, nas fontes Arial (estilos regular e negrito) e Arial Black. Seu uso é obrigatório na composição de textos das mensagens visuais de caráter permanente: formulários, impressos, equipamentos, sinalizações, brindes, etc. Arial Regular ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ˆ -+= Arial Regular ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ˆ -+= Arial Black Regular ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ˆ -+= Os textos devem ser compostos em caixa alta e baixa para evitar competição com o logotipo. Textos apenas em caixa alta devem ser evitados. Devem ter espaçamento e entrelinha normais, alinhados pela esquerda, evitando-se a divisão silábica e abreviações. Como regra geral, deve ser usada a Arial, estilo regular, na escrita comum. Nos títulos e destaques, usar Arial em estilo negrito ou Arial Black. A utilização de quaisquer fontes da família Arial em itálico não é autorizada. Arial Itálico (italic) ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ˆ -+=

14 14 MARCA - Cores O Sistema de Identidade Visual da Fundação Banco do Brasil adota o azul (Pantone* 286) e o amarelo (Pantone* 108), como cores institucionais. Ao se reproduzirem essas cores, é importante o rigor no controle de qualidade, a fim de garantir contraste e singularidade. As amostras de cores existentes neste manual têm por finalidade permitir esse controle. Ao utilizálas, deve-se procurar o máximo de aproximação visual. Evitar o uso de referências de fabricantes de tintas. 90% 80% 70% 60% 50% 90% 80% 70% 60% 50% Nos casos de impressão em quadricromia, seguir as tabelas 40% 40% indicadas abaixo das amostras. 30% 30% O padrão HTML deve ser a refêrencia para manifestações visuais na Internet. O padrão 20% 20% RGB deve ser usado para manifestações em vídeo. *Pantone é marca registrada da 10% 10% Pantone Inc. Azul Institucional Amarelo Institucional Pantone* 286 (para qualquer tipo de papel) Pantone* 108 (para qualquer tipo de papel) Quadricromia (CMYK) C - 100% M - 60% Y - 0% K - 6% Quadricromia (CMYK) C - 0% M - 0% Y - 100% K - 0% Web #0038A8 Web #F9DD16 RGB R - 0 G - 56 B RGB R G B - 22

15 15 MARCA - Aplicação da marca Ao lado, exemplos de aplicação da marca em versão central sobre fundos diversos. Quando a marca da Fundação Banco do Brasil for usada sobre fundos predominantemente amarelos e suas retículas, deve ser aplicado um fio de contorno azul institucional com 0,3 mm de espessura, correspondente à área de seu suporte. Em materiais impressos a 4 cores o uso da versão 3D da marca é obrigatório, execeto em tamanhos menores que a redução máxima. Aplicações em tons de cinza da marca em versão 3D não existem. Para a versão horizontal da marca, os mesmos critérios devem ser adotados.

16 16 MARCA - Aplicação da marca Usos incorretos Ao lado exemplos de usos incorretos da marca na versão central. Para a versão horizontal da marca, os mesmos critérios devem ser adotados. Quando aplicada sobre fundos claros, é obrigatória a aplicação de uma sombra sob o retângulo da marca. Quando aplicada sobre fotografias coloridas, a marca Fundação Banco do Brasil deve apresentarse na variação 3D, exceto se estiver abaixo do limite de redução da marca. Relações de pouco contraste entre a marca e o fundo não são autorizadas. Para a versão horizontal da marca, os mesmos critérios devem ser adotados.

17 17 MARCA - Aplicação da marca com slogan Ao lado, exemplos de aplicação da marca com slogam em versão central sobre fundos diversos. No caso de aplicação sobre fundos coloridos, deve-se utilizar box branco com as mesmas proporções da área de proteção da marca com slogam apresentada. Aplicações em tons de cinza da marca em versão 3D não existem. Para a versão horizontal da marca, os mesmos critérios devem ser adotados.

18 18 MARCA - Aplicações incorretas da marca Ao lado exemplos de usos incorretos da marca na versão central. Para a versão horizontal da marca, os mesmos critérios devem ser adotados. Quando aplicada sobre fundos claros, é obrigatória a aplicação de um box branco com as mesmas proporções da área de proteção da marca com slogam apresentada. Quando aplicada sobre fotografias coloridas, a marca Fundação Banco do Brasil deve apresentarse na variação 3D, exceto se estiver abaixo do limite de redução da marca. Relações de pouco contraste entre a marca e o fundo não são autorizadas. Para a versão horizontal da marca, os mesmos critérios devem ser adotados.

19 19 MARCA - Grafema Cortes O grafema é o sinal gráfico criado com o objetivo de reforçar a associação à imagem do Banco do Brasil. Pode ser amplamente utilizado em todos os materiais da Fundação. Sua função é decorativa e de reforço, não de identificação. No grafema, por definição, o símbolo Banco do Brasil aparece sempre cortado. Qualquer material da Fundação pode receber o grafema, com configuração variável, contanto que se preserve pelo menos uma das hastes das duas letras b entrelaçadas que formam o símbolo Banco do Brasil e se respeite os cortes mínimos (aproximadamente 20% da área do símbolo) e os máximos estipulados (até 50% da área do símbolo). Corte mínimo Corte máximo Outros cortes

20 20 MARCA - Grafema Cortes incorretos Quaisquer outros cortes e o uso do símbolo completo não são autorizados. Ao menos uma das hastes entrelaçadas que formam o símbolo Banco do Brasil deve ser preservada. A utilização do grafema para composição de padrões não está autorizada.

21 21 MARCA - Grafema Uso de cor Por ser um elemento gráfico de segundo plano, o grafema não deve aparecer mais do que a informação principal a ser transmitida. O grafema deve ser monocromático, podendo ser obtido através de uma porcentagem de retícula da cor do fundo. Para fundos brancos pode-se utilizar retículas rebaixadas. A porcentagem da retícula varia em função da cor utilizada.em cores como preto ou azul escuro, as retículas não devem ser superiores a 10%. Em cores claras, como por Fundo Pantone 286 Grafema retícula de 80% Fundo Branco Grafema retícula até 10% do Pantone 286 Fundo Pantone 108 Grafema retícula de 50% Fundo Branco Grafema retícula de 20% a 30% do Pantone 286 Fundo Preto Grafema retícula de 80% Fundo Branco Grafema retícula até 10% de Preto exemplo o amarelo, as retículas podem variar entre 20 e 30%, dependendo da intensidade da cor. Quando aplicado em outras cores, o grafema deve apresentar o contraste obtido no uso das cores institucionais. Grafema em outras cores *Pantone é marca registrada da Pantone Inc Fundo Pantone 349 Grafema retícula de 80% Fundo Pantone 140 Grafema retícula de 70% Fundo Pantone 202 Grafema retícula de 80%

22 22 MARCA - Grafema Aplicação incorreta de cor O grafema deve ser monocromático, sendo obtido através de retícula da cor de fundo. É vetada sua aplicação em duas cores, em cores mais escuras que o fundo ou em porcentagens diferentes das estabelecidas neste manual. Lorem i psum dolor s i amet, consectetur adipiscing elit, sad diam nommumy elusmod tempor incidunt ut labore et dolore magna aliqua m erat v olupat. U t eni m ad m inim veniam, Et duis autem vel eum irere dolor in reprehenderit in volupate velit esse m olestale, vel illum dolore e u fugiat nulla pariatur. At vero eos et justo odio dignissim que vlandit pre praesant luptatum delenit aigue dous dolor e t molesiia s exceptur s int

23 23 APLICAÇÃO - PADRÃO GERAL Placas Local de Realização do Projeto Material de divulgação indicativo de investimento social A placa deverá ser afixada em local visível, preferencialmente no acesso principal ao empreendimento ou voltada para a via que favoreça a sua melhor visualização. Recomenda-se que a placa seja mantida em bom estado de conservação,inclusive quanto à integridade do padrão de cores, durante todo o período de vigência do convênio. Material: Chapas planas, metálicas, galvanizadas ou de madeira compensada impermeabilizada, em material resistente às interpéries. As informações deverão estar em material plástico para fixação ou adesivação nas placas. Quando isso não for possível, as informações deverão ser pintadas a óleo ou esmalte. Dá-se preferência ao material plástico, pela sua durabilidade e qualidade. Dimenssões: O tamanho mínimo da placa é de 2,2m X 1,5m. Em casos muito específicos, mediante aprovação e autorização da Fundação Banco do Brasil a placa poderá ser confeccionada no tamanho mínomo de 1,1m X 0,75m. Tamanho das fontes: Nome do projeto: 333pts Arial bold Comunidade - Cidade (UF): 180pts Arial regular Data do convênio: 160pts Arial regular Observação: Esta placa poderá ser utilizada para programas e projetos não especificados neste manual.

24 24 APLICAÇÃO - PADRÃO GERAL Placa para Obra Civil Material de divulgação indicativo de investimento social Enquanto durar a execução de obras, instalações e serviços de qualquer natureza, é obrigatória a colocação e manutenção de placas visíveis e legíveis ao público, contendo o nome do autor e coautores do projeto, em todos os seus aspectos técnicos e artísticos, assim como os dos responsáveis pela execução dos trabalhos. (Lei de 24 de dezembro de 1966e Resolução CONFEA n 250, de 16 de dezembro de 1977). Material: Chapas planas, metálicas, galvanizadas ou de madeira compensada impermeabilizada, em material resistente às interpéries. As informações deverão estar em material plástico para fixação ou adesivação nas placas. Quando isso não for possível, as informações deverão ser pintadas a óleo ou esmalte. Dá-se preferência ao material plástico, pela sua durabilidade e qualidade. Dimensões: O tamanho mínimo da placa é de 2,20m X 1,50m. Tamanho das fontes: Nome do projeto: Comunidade - Cidade (UF): Data do convênio: Texto:

25 25 APLICAÇÃO - PADRÃO GERAL Placa para Inauguração Material de divulgação indicativo de investimento social Para inauguração de cada obra realizada nos projetos conveniados aos programas devese confeccionar uma placa. A placa deverá ser afixada em local visível, preferencialmente no acesso principal ao empreendimento. Material: Recomenda-se a utilização de aço escovado ou acrílico. Dimensões: O tamanho mínimo da placa é de 40cm X 50cm. Tamanho das fontes: Nome do projeto: Comunidade - Cidade (UF): Data da inauguração:

26 26 APLICAÇÃO - PADRÃO GERAL Adesivo de Equipamentos e Materiais Tamanho 1 Material de divulgação indicativo de investimento social Deverá ser fixado sobre os equipamentos (caminhões, carros, máquinas etc.) e demais bens adquiridos no âmbito do convênio (como aparelhos de informática e de multimídia e mobiliário), que tenham a área para fixação de adesivos superior a 40x40cm, de forma a garantir a boa visibilidade da marca. Estão dispensados desta obrigação os materiais de utilidade doméstica (copos, facas, panelas etc). Material: Recomenda-se utilizar material resistente a rasgos, umidade e temperatura (de acordo com a necessidade do equipamento/ material), como: vinil, poliéster, PVC, BOPP (polipropileno) e alumínio. Dimensões: O adesivo terá suas dimensões definidas de acordo com o tamanho do equipamento em que será aplicado, devendo ser utilizada a opção com tamanho mais próximo ao da área disponível para fixação. Tamanho das fontes: Nome do projeto: Informação: Data da inauguração:

27 27 APLICAÇÃO - PADRÃO GERAL Adesivo de Equipamentos e Materiais Tamanho 2 Material de divulgação indicativo de investimento social Deverá ser fixado sobre os equipamentos (caminhões, carros, máquinas etc.) e demais bens adquiridos no âmbito do convênio (como aparelhos de informática e de multimídia e mobiliário), que tenham a área para fixação de adesivos entre 20x20cm e 40x40cm, de forma a garantir a boa visibilidade da marca. Estão dispensados desta obrigação os materiais de utilidade doméstica (copos, facas, panelas etc). Material: Recomenda-se utilizar material resistente a rasgos, umidade e temperatura (de acordo com a necessidade do equipamento/ material), como: vinil, poliéster, PVC, BOPP (polipropileno) e alumínio. Dimensões: O adesivo terá suas dimensões definidas de acordo com o tamanho do equipamento em que será aplicado, devendo ser utilizada a opção com tamanho mais próximo ao da área disponível para fixação. Tamanho das fontes: Nome do projeto: Informação: Data da inauguração:

28 28 APLICAÇÃO - PADRÃO GERAL Adesivo de Equipamentos e Materiais Tamanho 3 Material de divulgação indicativo de investimento social Deverá ser fixado sobre os equipamentos (caminhões, carros, máquinas etc.) e demais bens adquiridos no âmbito do convênio (como aparelhos de informática e de multimídia e mobiliário), que tenham a área para fixação de adesivos entre 10x10cm e 20x20cm, de forma a garantir a boa visibilidade da marca. Estão dispensados desta obrigação os materiais de utilidade doméstica (copos, facas, panelas etc). Material: Recomenda-se utilizar material resistente a rasgos, umidade e temperatura (de acordo com a necessidade do equipamento/ material), como: vinil, poliéster, PVC, BOPP (polipropileno) e alumínio. Dimensões: O adesivo terá suas dimensões definidas de acordo com o tamanho do equipamento em que será aplicado, devendo ser utilizada a opção com tamanho mais próximo ao da área disponível para fixação. Tamanho das fontes: Nome do projeto: Informação: Data da inauguração:

29 29 APLICAÇÃO - PADRÃO GERAL Adesivo de Equipamentos e Materiais Tamanho 4 Material de divulgação indicativo de investimento social Deverá ser fixado sobre os equipamentos (caminhões, carros, máquinas etc.) e demais bens adquiridos no âmbito do convênio (como aparelhos de informática e de multimídia e mobiliário), que tenham a área para fixação de adesivos entre 5x3,5cm e 20x20cm, de forma a garantir a boa visibilidade da marca. Estão dispensados desta obrigação os materiais de utilidade doméstica (copos, facas, panelas etc). Material: Recomenda-se utilizar material resistente a rasgos, umidade e temperatura (de acordo com a necessidade do equipamento/ material), como: vinil, poliéster, PVC, BOPP (polipropileno) e alumínio. Dimensões: O tamanho mínimo do adesivo é de 5cm x 3,5cm. Tamanho das fontes: Nome do projeto: Informação: Data da inauguração:

30 30 APLICAÇÃO - PADRÃO GERAL Placas Local de Realização do Projeto VOLUNTARIADO Material de divulgação indicativo de investimento social A placa deverá ser afixada em local visível, preferencialmente no acesso principal ao empreendimento ou voltada para a via que favoreça a sua melhor visualização. Recomenda-se que a placa seja mantida em bom estado de conservação,inclusive quanto à integridade do padrão de cores, durante todo o período de vigência do convênio. Material: Chapas planas, metálicas, galvanizadas ou de madeira compensada impermeabilizada, em material resistente às interpéries. As informações deverão estar em material plástico para fixação ou adesivação nas placas. Quando isso não for possível, as informações deverão ser pintadas a óleo ou esmalte. Dá-se preferência ao material plástico, pela sua durabilidade e qualidade. Dimensões: O tamanho mínimo da placa é de 2,2m X 1,5m. Em casos muito específicos, mediante aprovação e autorização da Fundação Banco do Brasil a placa poderá ser confeccionada no tamanho mínimo de 1,1m X 0,75m. Tamanho das fontes: Nome do projeto: 333pts Arial bold Comunidade - Cidade (UF): 180pts Arial regular Data do convênio: 160pts Arial regular

31 31 APLICAÇÃO - PADRÃO GERAL Placas Local de Realização do Projeto DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL Material de divulgação indicativo de investimento social A placa deverá ser afixada em local visível, preferencialmente no acesso principal ao empreendimento ou voltada para a via que favoreça a sua melhor visualização. Recomenda-se que a placa seja mantida em bom estado de conservação,inclusive quanto à integridade do padrão de cores, durante todo o período de vigência do convênio. Material: Chapas planas, metálicas, galvanizadas ou de madeira compensada impermeabilizada, em material resistente às interpéries. As informações deverão estar em material plástico para fixação ou adesivação nas placas. Quando isso não for possível, as informações deverão ser pintadas a óleo ou esmalte. Dá-se preferência ao material plástico, pela sua durabilidade e qualidade. Dimensões: O tamanho mínimo da placa é de 2,2m X 1,5m. Em casos muito específicos, mediante aprovação e autorização da Fundação Banco do Brasil a placa poderá ser confeccionada no tamanho mínimo de 1,1m X 0,75m. Tamanho das fontes: Nome do projeto: 333pts Arial bold Comunidade - Cidade (UF): 180pts Arial regular Data do convênio: 160pts Arial regular

32 32 APLICAÇÃO - FBB e BNDES Placas Local de Realização do Projeto FUNDO SOCIAL Material de divulgação indicativo de investimento social A placa deverá ser afixada em local visível, preferencialmente no acesso principal ao empreendimento ou voltada para a via que favoreça a sua melhor visualização. Recomenda-se que a placa seja mantida em bom estado de conservação,inclusive quanto à integridade do padrão de cores, durante todo o período de vigência do convênio. Material: Chapas planas, metálicas, galvanizadas ou de madeira compensada impermeabilizada, em material resistente às interpéries. As informações deverão estar em material plástico para fixação ou adesivação nas placas. Quando isso não for possível, as informações deverão ser pintadas a óleo ou esmalte. Dá-se preferência ao material plástico, pela sua durabilidade e qualidade. Dimensões: O tamanho mínimo da placa é de 2,2m X 1,5m. Em casos muito específicos, mediante aprovação e autorização da Fundação Banco do Brasil a placa poderá ser confeccionada no tamanho mínimo de 1,1m X 0,75m. Tamanho das fontes: Nome do projeto: 333pts Arial bold Comunidade - Cidade (UF): 180pts Arial regular Data do convênio: 160pts Arial regular Observação: Esta placa poderá ser utilizada para programas e projetos não especificados neste manual.

33 33 APLICAÇÃO - FBB e BNDES Placa para Obra Civil FUNDO SOCIAL Material de divulgação indicativo de investimento social Enquanto durar a execução de obras, instalações e serviços de qualquer natureza, é obrigatória a colocação e manutenção de placas visíveis e legíveis ao público, contendo o nome do autor e coautores do projeto, em todos os seus aspectos técnicos e artísticos, assim como os dos responsáveis pela execução dos trabalhos. (Lei de 24 de dezembro de 1966e Resolução CONFEA n 250, de 16 de dezembro de 1977). Material: Chapas planas, metálicas, galvanizadas ou de madeira compensada impermeabilizada, em material resistente às interpéries. As informações deverão estar em material plástico para fixação ou adesivação nas placas. Quando isso não for possível, as informações deverão ser pintadas a óleo ou esmalte. Dá-se preferência ao material plástico, pela sua durabilidade e qualidade. Dimensões: O tamanho mínimo da placa é de 2,20m X 1,50m. Tamanho das fontes: Nome do projeto: Comunidade - Cidade (UF): Data do convênio: Texto:

34 34 APLICAÇÃO - PADRÃO GERAL Placa para Inauguração FUNDO SOCIAL Material de divulgação indicativo de investimento social Para inauguração de cada obra realizada nos projetos conveniados aos programas devese confeccionar uma placa. A placa deverá ser afixada em local visível, preferencialmente no acesso principal ao empreendimento. Material: Recomenda-se a utilização de aço escovado ou acrílico. Dimensões: O tamanho mínimo da placa é de 40cm X 50cm. Tamanho das fontes: Nome do projeto: Comunidade - Cidade (UF): Data da inauguração:

35 35 APLICAÇÃO - PADRÃO GERAL Adesivo de Equipamentos e Materiais Tamanho 1 FUNDO SOCIAL Material de divulgação indicativo de investimento social Deverá ser fixado sobre os equipamentos (caminhões, carros, máquinas etc.) e demais bens adquiridos no âmbito do convênio (como aparelhos de informática e de multimídia e mobiliário), que tenham a área para fixação de adesivos superior a 40x40cm, de forma a garantir a boa visibilidade da marca. Estão dispensados desta obrigação os materiais de utilidade doméstica (copos, facas, panelas etc). Material: Recomenda-se utilizar material resistente a rasgos, umidade e temperatura (de acordo com a necessidade do equipamento/ material), como: vinil, poliéster, PVC, BOPP (polipropileno) e alumínio. Dimensões: O adesivo terá suas dimensões definidas de acordo com o tamanho do equipamento em que será aplicado, devendo ser utilizada a opção com tamanho mais próximo ao da área disponível para fixação. Tamanho das fontes: Nome do projeto: Informação: Data da inauguração:

36 36 APLICAÇÃO - PADRÃO GERAL Adesivo de Equipamentos e Materiais Tamanho 2 FUNDO SOCIAL Material de divulgação indicativo de investimento social Deverá ser fixado sobre os equipamentos (caminhões, carros, máquinas etc.) e demais bens adquiridos no âmbito do convênio (como aparelhos de informática e de multimídia e mobiliário), que tenham a área para fixação de adesivos entre 20x20cm e 40x40cm, de forma a garantir a boa visibilidade da marca. Estão dispensados desta obrigação os materiais de utilidade doméstica (copos, facas, panelas etc). Material: Recomenda-se utilizar material resistente a rasgos, umidade e temperatura (de acordo com a necessidade do equipamento/ material), como: vinil, poliéster, PVC, BOPP (polipropileno) e alumínio. Dimensões: O adesivo terá suas dimensões definidas de acordo com o tamanho do equipamento em que será aplicado, devendo ser utilizada a opção com tamanho mais próximo ao da área disponível para fixação. Tamanho das fontes: Nome do projeto: Informação: Data da inauguração:

37 37 APLICAÇÃO - PADRÃO GERAL Adesivo de Equipamentos e Materiais Tamanho 3 FUNDO SOCIAL Material de divulgação indicativo de investimento social Deverá ser fixado sobre os equipamentos (caminhões, carros, máquinas etc.) e demais bens adquiridos no âmbito do convênio (como aparelhos de informática e de multimídia e mobiliário), que tenham a área para fixação de adesivos entre 10x10cm e 20x20cm, de forma a garantir a boa visibilidade da marca. Estão dispensados desta obrigação os materiais de utilidade doméstica (copos, facas, panelas etc). Material: Recomenda-se utilizar material resistente a rasgos, umidade e temperatura (de acordo com a necessidade do equipamento/ material), como: vinil, poliéster, PVC, BOPP (polipropileno) e alumínio. Dimensões: O adesivo terá suas dimensões definidas de acordo com o tamanho do equipamento em que será aplicado, devendo ser utilizada a opção com tamanho mais próximo ao da área disponível para fixação. Tamanho das fontes: Nome do projeto: Informação: Data da inauguração:

38 38 APLICAÇÃO - PADRÃO GERAL Adesivo de Equipamentos e Materiais Tamanho 4 FUNDO SOCIAL Material de divulgação indicativo de investimento social Deverá ser fixado sobre os equipamentos (caminhões, carros, máquinas etc.) e demais bens adquiridos no âmbito do convênio (como aparelhos de informática e de multimídia e mobiliário), que tenham a área para fixação de adesivos entre 5x3,5cm e 20x20cm, de forma a garantir a boa visibilidade da marca. Estão dispensados desta obrigação os materiais de utilidade doméstica (copos, facas, panelas etc). Material: Recomenda-se utilizar material resistente a rasgos, umidade e temperatura (de acordo com a necessidade do equipamento/ material), como: vinil, poliéster, PVC, BOPP (polipropileno) e alumínio. Dimensões: O tamanho mínimo do adesivo é de 5cm x 3,5cm. Tamanho das fontes: Nome do projeto: Informação: Data da inauguração:

39 39 APLICAÇÃO - PADRÃO GERAL Placas Local de Realização do Projeto Material de divulgação indicativo de investimento social A placa deverá ser afixada em local visível, preferencialmente no acesso principal ao empreendimento ou voltada para a via que favoreça a sua melhor visualização. Recomenda-se que a placa seja mantida em bom estado de conservação,inclusive quanto à integridade do padrão de cores, durante todo o período de vigência do convênio. FUNDO SOCIAL DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL Material: Chapas planas, metálicas, galvanizadas ou de madeira compensada impermeabilizada, em material resistente às interpéries. As informações deverão estar em material plástico para fixação ou adesivação nas placas. Quando isso não for possível, as informações deverão ser pintadas a óleo ou esmalte. Dá-se preferência ao material plástico, pela sua durabilidade e qualidade. Dimensões: O tamanho mínimo da placa é de 2,2m X 1,5m. Em casos muito específicos, mediante aprovação e autorização da Fundação Banco do Brasil a placa poderá ser confeccionada no tamanho mínimo de 1,1m X 0,75m. Tamanho das fontes: Nome do projeto: 333pts Arial bold Comunidade - Cidade (UF): 180pts Arial regular Data do convênio: 160pts Arial regular

40

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS PARTE II IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS PARTE II IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE 6. IDENTIDADE VISUAL...2 6.1. MARCA... 2 6.1.1 Apresentação... 2 6.1.2 Cores Institucionais... 3 6.1.3 Família Tipográfica... 4 6.1.4 Reprodução da Marca... 5 6.1.5 Usos Incorretos... 6 6.1.6 Redução

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 1 MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA O conjunto marca/logotipo é o elemento gráfico e visual pelo qual somos reconhecidos nos diversos meios em que atuamos. As suas formas foram concebidas

Leia mais

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SUPERINTENDÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA MANUAL DE USO DA MARCA DA SUDAM EM PROJETOS

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SUPERINTENDÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA MANUAL DE USO DA MARCA DA SUDAM EM PROJETOS MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SUPERINTENDÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA MANUAL DE USO DA MARCA DA SUDAM EM PROJETOS ASCOM 2015 APRESENTAÇÃO Este Manual estabelece as normas, especificações e

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 1.0 Marca / Significados 1 A opção pelo monograma (conjunto de letras do nome) reflete a preocupação em se vincular e respeitar a tradição das Estradas de Ferro brasileiras

Leia mais

Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul todos pelo rio grande É com muita satisfação que apresentamos a nova forma de expressão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Daqui

Leia mais

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2017

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2017 FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2017 2 SUMÁRIO Introdução... 03 Versões... 04 Slogan... 05 Aplicação em fundos coloridos... 06 Usos Incorretos... 07 Área de Não Interferência... 08

Leia mais

Manual de Uso da Marca do Governo Federal - Obras

Manual de Uso da Marca do Governo Federal - Obras 1 SECOM / PR Codevasf fevereiro de 2012 1.1 Introdução 3 1.2 Confecção das placas 4 1.3 Padrão geral das placas 5 1.4 Eemplo de cálculo 6 1.5 Especificações nome da obra 7 1.6 Especificações: Informações

Leia mais

Departamento de Engenharia Industrial MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Departamento de Engenharia Industrial MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Engenharia Industrial MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Apresentação Introdução / Conceito 02 Área de Proteção 03 Versões 04 Aplicação Sobre Fundo Colorido 06 Aplicação Sobre Fundo Claro e/ou Escuro 07 Aplicação

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Normas e padrões de utilização

Manual de Identidade Visual. Normas e padrões de utilização Manual de Identidade Visual Normas e padrões de utilização Institucional Assinatura institucional DEFINIÇÃO A logomarca é a assinatura institucional da Venax. REGRAS DE USO É a principal assinatura da

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual apresentação....................................3 Versões horizontal e vertical........................4 grid de construção................................5 Cores institucionais...............................6

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE CONSTRUÇÃO Versão preferencial... 03 Malha construtiva... 04 Cores institucionais... 05 USABILIDADE Área de não interferência... 06 Redução máxima... 07 Aplicações sobre

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO. Logomarca do Governo do Estado do Tocantins

MANUAL DE APLICAÇÃO. Logomarca do Governo do Estado do Tocantins MANUAL DE APLICAÇÃO Logomarca do Governo do Estado do Tocantins Introdução Através deste manual, apresentamos a nova logomarca do Governo do Tocantins e todas as variantes para a sua aplicação. Assim,

Leia mais

Manual de Identidade Visual UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE

Manual de Identidade Visual UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE Manual de Identidade Visual UFRPE INTRODUÇÃO A Universidade Federal Rural de Pernambuco, em comemoração ao seu centenário, apresenta, através da Coordenadoria de Comunicação Social, o redesign de sua marca,

Leia mais

MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL

MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL JUNHO/2016 Manual de uso da marca do Governo Federal I. Marca do Governo Federal....3 II. Área de não interferência...4 III. Redução máxima e versão simplificada...5

Leia mais

Manual de normas - AREANATejo Índice 02

Manual de normas - AREANATejo Índice 02 Índice 02 1.1 Logótipo da AREANATejo 1.2 Grelhas de construção 1.3 Cor 1.4 Tipografia Oficial 1.5 Reduções Máximas do Logótipo 1.6 Comportamentos a uma cor 1.7 Comportamento Cromático sobre Fundo de Cor

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Introdução Este é o manual de identidade visual da GTB do Brasil. Ele traz importantes informações sobre como deve ser utilizada a marca e o logotipo. Como o próprio nome sugere,

Leia mais

Manual de Uso da. identidade visual. Atualização: julho/2015

Manual de Uso da. identidade visual. Atualização: julho/2015 Manual de Uso da identidade visual Atualização: julho/2015 TRABALHO EDITORIAL Revisão e atualização: Daniela Cairo Otávio Filho Projeto gráfico e editoração: Ricardo Martins Francisco Junior. Bahia. Ministério

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL L INTRODUÇÃO A marca é a expressão da identidade de uma instituição diante do seu público. Por isso, é importante que todo tipo de comunicação da instituição utilize a identidade

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE 1. MARCA Apresentação Cores Institucionais Família Tipográfica Reprodução da Marca Usos Incorretos Redução da Marca Arejamento da Marca Versões Monocromáticas Marca em

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Assinatura Visual Aplicação com outras marcas Em locais onde a marca da será centro vertical, respeitando uma mesma distância da assinatura colocada junto a outras marcas, distância equivalente a 2 vezes

Leia mais

Manual de Identidade Visual Corporativa

Manual de Identidade Visual Corporativa Manual de Identidade Visual Corporativa SUMÁRIO A Marca Cores 3 Aplicações 5 Slogan 8 Área de reserva 10 Versão P&B 12 Aplicações incorretas 14 Tipografia Estilos e padrões 16 CORES E PADRÕES 3 CORES A

Leia mais

Manual de Identidade Visual. 1 iuni Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual. 1 iuni Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 1 iuni Manual de Identidade Visual SUMÁRIO iuni Manual de Identidade Visual 2 Sumário 1. 2. 3. 4. 5. 6. A Marca Versão preferencial - VP Dimensões preferenciais Marca p&b Cores

Leia mais

REVESTIMENTOS DE ALTO DESEMPENHO. Manual de Identidade Visual

REVESTIMENTOS DE ALTO DESEMPENHO. Manual de Identidade Visual SUMÁRIO 1.0 A MARCA 03 3.0 Aplicações 17 1.1 Introdução 1.2 Apresentação da marca 1.3 Padrão cromático gradiente 1.4 Padrão cromático alternativa 1.5 Padrão tipográfico 1.6 Marca em tons de cinza / p&b

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual sumário Manual de Identidade Visual EBSERH Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares 3 a marca 4 malha construtiva 5 cores institucionais 6 aplicações em fundo colorido 7

Leia mais

Manual de Uso da Identidade Visual

Manual de Uso da Identidade Visual Manual de Uso da Identidade Visual Identidade Visual é o conjunto de elementos gráficos que formam a personalidade visual de uma empresa, produto ou serviço. Para que a METISA - Metalúrgica Timboense S.

Leia mais

Manual Visual de Placas de Obras

Manual Visual de Placas de Obras Manual Visual de Placas de Obras Sumário Finalidade e Aplicações... 3 Padrão Geral das Placas Quadrante Superior... 4 Exemplificação de Cálculo... 5 Padrão de Tamanho de Corpo para Título... 6 Padrão de

Leia mais

NORMAS GRÀFICAS - INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA

NORMAS GRÀFICAS - INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA NORMAS GRÀFICAS - INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA CONSTRUÇÃO HORIZONTAL CONSTRUÇÃO VERTICAL LOGÓTIPO de artes e design de artes e design de tecnologia do mar de tecnologia do mar de saúde de tecnologia

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Índice Introdução... A Marca... Grid de Construção... Campo de Proteção... Reduções Máximas... Aplicação com Marcas Adjuntas... Aplicação com Slogan Institucional... Grid de

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL INTRODUÇÃO A marca de uma empresa é seu símbolo mais importante. Através dela o público reconhece a presença da empresa, suas conquistas, sua tradição e seus ideais. Ela nos

Leia mais

MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC

MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC 1 MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC sumário INTRODuÇãO 3 VERsõEs DA AssINATuRA VERTICAL p&b 15 ELEmENTOs E proporções DA AssINATuRA HORIZONTAL 4 VERsõEs DA AssINATuRA HORIZONTAL monocromática 16 VERsõEs

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Você tem um nome e gosta de ser tratado por ele da forma CORRETA.

APRESENTAÇÃO. Você tem um nome e gosta de ser tratado por ele da forma CORRETA. APRESENTAÇÃO Este é um manual que determina a utilização correta da marca da Universidade Católica de Pelotas, orientando sobre as regras que devem ser seguidas na aplicação e reprodução em todos os materiais

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual rede de atenção À urgência Manual de Identidade Visual Versão 1.0 / Abr. 2012 As marcas do sus Introdução O Ministério da Saúde, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), presta inúmeros serviços à população

Leia mais

Manual de uso das marcas do Ministério do Esporte ASCOM/ ME- 2013

Manual de uso das marcas do Ministério do Esporte ASCOM/ ME- 2013 Manual de uso das marcas do Ministério do Esporte ASCOM/ ME- 2013 Assinatura do Ministério do Esporte A marca deve ser preservada e apresentada sempre em conformidade com o padrão e normas deste manual.

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DA MARCA

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DA MARCA MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DA MARCA Índice Apresentação Assinatura Institucional Definição Regras de uso Área de não interferência Reprodução Limite de redução Tipografia Institucional Definição Alfabeto

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL APRESENTAÇÃO Neste manual estão consolidadas as normas e padrões para identificar as manifestações visuais da marca do LEXML. Todos aqueles responsáveis pela criação, produção

Leia mais

Manual de Identidade Visual RIO +20

Manual de Identidade Visual RIO +20 Manual de Identidade Visual RIO +20 ÍNDICE Introdução 1. O selo 2. Aplicação principal 2.1. Construção 2.2. Aplicação em cores sólidas 2.3. Tons de cinza 2.4. Versões monocromáticas 2.5. Redução máxima

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Normas para construção e uso correto da marca. 1 Manual de Identidade Visual Extremo Norte Traduzindo seu profissionalismo, compromisso e qualidade a marca, apresento-lhe o

Leia mais

IT- MKT-001-COM Data: 28/01/2015 versão: 04. Manual de aplicação da marca

IT- MKT-001-COM Data: 28/01/2015 versão: 04. Manual de aplicação da marca Manual de aplicação da marca IT- MKT-001-COM Data 15/08/2014 versão 02 SumárioApresentação 3 A marca 4 Memorial descritivo... 5 Versão preferencial... 6 Padrões cromáticos... 7 Versões positiva/negativa...

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Versão 1.2 janeiro 2010 Apresentação Todos nós possuímos uma assinatura. Ela é o nosso cartão de visitas e nos distingue no meio em que vivemos, estabelecendo um padrão de identidade

Leia mais

MANUAL DE USO DA MARCA

MANUAL DE USO DA MARCA MANUAL DE USO DA MARCA SUMÁRIO 3 6 13 16 19 apresentação elementos da marca tipografia institucional imagens contato 4 para que manual? 7 grid de construção 21 imagens 5 a empresa 8 área de proteção 23

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Versões da marca Comportamentos da marca Referências de cores Regras de aplicação

Manual de Identidade Visual. Versões da marca Comportamentos da marca Referências de cores Regras de aplicação Manual de Identidade Visual Versões da marca Comportamentos da marca Referências de cores Regras de aplicação Menu 1. A nova marca Castrolanda 2. Marca Castrolanda - versões oficiais 3. Cores oficiais

Leia mais

MANUAL DA MARCA E IDENTIDADE VISUAL VERSÃO 1.0 SETEMBRO DE 2015

MANUAL DA MARCA E IDENTIDADE VISUAL VERSÃO 1.0 SETEMBRO DE 2015 MANUAL DA MARCA E IDENTIDADE VISUAL VERSÃO 1.0 SETEMBRO DE 2015 Gran Viver Urbanismo, maior Loteadora de Minas. A Gran Viver Urbanismo, maior loteadora de Minas é uma empresa do Grupo Seculus. Os principais

Leia mais

Identidade Visual -2008- Um Compromisso Social da Indústria Carbonífera de Santa Catarina

Identidade Visual -2008- Um Compromisso Social da Indústria Carbonífera de Santa Catarina -2008- Um Compromisso Social da Indústria Carbonífera de Santa Catarina Aplicação da Logo Tanto a aplicação vertical quanto a horizontal da logo da deve conter, no mínimo, os elementos: diamante, nome

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...03 2. CONCEITO...04 3. VERSÕES DE ASSINATURA...05 Assinatura Principal...05 Assinatura sem Decodificador...05 Assinatura Logotipo...05 4. FRASE SÍNTESE

Leia mais

ÍNDICE MARCA. Apresentação... 3. Cor institucional... 4. Reprodução da marca... 5. Usos incorretos... 6. Redução da marca... 8

ÍNDICE MARCA. Apresentação... 3. Cor institucional... 4. Reprodução da marca... 5. Usos incorretos... 6. Redução da marca... 8 Manual de APLICAÇÃO DE MARCA ÍNDICE MARCA Apresentação... 3 Cor institucional... 4 Reprodução da marca... 5 Usos incorretos... 6 PARA QUE A MARCA ANDES-SN SEJA APLICADA CORRETAMENTE, ATENÇÃO: Sempre que

Leia mais

CONJUNTO GRÁFICO. A marca do Governo do Estado foi criada com tipologias, cores. e leiaute que traduzem os valores e objetivos da nova gestão.

CONJUNTO GRÁFICO. A marca do Governo do Estado foi criada com tipologias, cores. e leiaute que traduzem os valores e objetivos da nova gestão. A marca do Governo do Estado foi criada com tipologias, cores e leiaute que traduzem os valores e objetivos da nova gestão. Ela combina elementos gráficos que simbolizam austeridade e leveza, força e sensibilidade,

Leia mais

Manual de Uso da Marca do Governo Federal - Obras

Manual de Uso da Marca do Governo Federal - Obras 1 Manual de Uso da Marca do Governo Federal - Obras SECOM / PR Janeiro de 2015 2 Manual de uso da marca do Governo Federal - Obras 1.1 Introdução 3 1.2 Confecção das placas 4 1.3 Padrão geral das placas

Leia mais

Conceito Visual. Manual de aplicação de Marca

Conceito Visual. Manual de aplicação de Marca Conceito Visual Conceito Visual Qualidade e Durabilidade Principal característica a ser transmitida na comunicação, os produtos são feitos com alto padrão de qualidade e durabilidade, é o ponto mais forte

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA 1. APRESENTAÇÃO Este manual apresenta, documenta e normatiza a utilização da identidade visual do Circo Crescer e Viver e de seu selo comemorativo de 10 anos. É fundamental

Leia mais

iphan Manual Básico de Identidade Visual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

iphan Manual Básico de Identidade Visual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional iphan Manual Básico de Identidade Visual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Presidenta da República Dilma Rousseff Ministra da Cultura Marta Suplicy Presidente do Iphan Jurema Machado

Leia mais

GUIA SIMPLIFICADO DA LOGOMARCA

GUIA SIMPLIFICADO DA LOGOMARCA GUIA SIMPLIFICADO DA LOGOMARCA 1 2 Introdução 04 A logomarca 05 Variantes de cor 06 Dimensões mínimas 07 Área de não-interferência 08 Usos incorretos 09 Cores institucionais 10 Tipografia Grafismo 11 12

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PROJETO ESCOLA BRASIL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PROJETO ESCOLA BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL LOGOMARCA - VERSÃO PREFERENCIAL VERTICAL 02 LOGOMARCA - VERSÃO SECUNDÁRIA HORIZONTAL 03 LOGOMARCA - VERSÃO TERCIÁRIA HORIZONTAL 04 CORES - PANTONE E QUADRICROMIA Pantone 7406

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Objetivos Este manual estabelece as formas de comunicação e aplicação da marca Balada Segura para aumentar o seu reconhecimento e consistência para o público. A aplicação das

Leia mais

Manual de identidade. Centro de Informação Europeia Jacques Delors

Manual de identidade. Centro de Informação Europeia Jacques Delors Manual de identidade (CIEJD) Direcção-Geral dos Assuntos Europeus (DGAE) Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) Autor: Carla Lopes design.avulso@gmail.com www.designavulso.blogspot.com Acesso em linha:

Leia mais

Guia de Uso DAMARCA V1.0 - Maio. 2011

Guia de Uso DAMARCA V1.0 - Maio. 2011 Guia de Uso DAMARCA V1.0 - Maio. 2011 Apresentação 3 Elementos da marca 4 Versões de uso preferencial 5 Cores 6 Aplicação em substrato metalizado 7 Versão degradê 8 Versões em P&B 9 Área de não interferência

Leia mais

Manual da Marca Grupo Educacional Unis. Grupo Educacional

Manual da Marca Grupo Educacional Unis. Grupo Educacional Manual da Marca Grupo Educacional Unis Grupo Educacional Enquanto os meios de comunicação se tornam mais complexos, o comportamento das empresas, o nome social, os sinais visuais e produtos seguem o caminho

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Guia de aplicação da marca GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Guia de aplicação da marca GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Guia de aplicação da marca GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS Índice Apresentação...03 1. Marca / Versão positiva policromia...04 1.1. Marca / Versão positiva cores sólidas...05

Leia mais

Manual de Marca Fundação Espaço ECO. Versão 03. Janeiro, 2015.

Manual de Marca Fundação Espaço ECO. Versão 03. Janeiro, 2015. Ω Manual de Marca Fundação Espaço ECO Versão 03. Janeiro, 2015. Ω CADERNO AZUL 02 01. Introdução 03 01.1 Apresentação 04 01.2 A marca Fundação Espaço ECO 06 02. Diretrizes da marca 07 02.1 Formatos da

Leia mais

Manual de Marca e Identidade Visual

Manual de Marca e Identidade Visual Manual de Marca e Identidade Visual 1 MARCA Desenho da marca A marca é o elemento central de uma identidade visual. Quando bem utilizada, torna-se o item primário para o reconhecimento de qualquer produto

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Abril de 2014

Manual de Identidade Visual. Abril de 2014 Manual de Identidade Visual Abril de 2014 ÍNDICE 03 Para que serve este manual? 04 O logotipo 06 Variações do logotipo 07 Escala cromática 08 Fundos preferenciais 09 Malha construtiva 10 Área de não-interferência

Leia mais

Padrões da Marca de Bandeira Cirrus

Padrões da Marca de Bandeira Cirrus ORIENTAÇÕES DA MARCA Padrões da Cirrus Versión 8.0 Abril 2015 Cirrus A Cirrus pode aparecer apenas nas versões aprovadas. A escolha da versão depende da aplicação, das restrições orçamentárias, das limitações

Leia mais

ANEXO II MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

ANEXO II MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ANEXO II MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 1.1. Símbolo O símbolo Infraero é um importante elemento da identidade visual da empresa, contribuindo para transmitir os atributos de sua imagem. O deseno do símbolo

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual www.luteranos.com.br Índice Apresentação Símbolo Oficial Malha Estrutural Padrão Cromático Positivo/Negativo Margem de Segurança Aplicação sobre fundos de cor Tipografia Versões

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO 1 INTRODUÇÃO Este manual tem como objetivo a unificação da logomarca PDE Plano de Desenvolvimento da Educação a partir da construção de uma identidade visual mais forte.

Leia mais

Diretrizes para gestão da marca

Diretrizes para gestão da marca Diretrizes para gestão da marca O símbolo transmite brasilidade e fluidez, além de representar a evolução constante da Eletrobras, um movimento contínuo e dinâmico. O azul representa a água, que se renova

Leia mais

Manual de Identidade Visual ASA Versão simplificada

Manual de Identidade Visual ASA Versão simplificada Manual de Identidade Visual ASA Versão simplificada Manual de Identidade Visual ASA Versão simplificada Recife 2013 Copyright 2013, ASA Manual de Identidade Visual ASA Responsáveis técnicos Edson Figueiredo

Leia mais

Manual de normas 2009 - identidade corporativa Sanitana

Manual de normas 2009 - identidade corporativa Sanitana Este manual estabelece as normas básicas de utilização da marca Sanitana nas situações mais comuns. O cumprimento destas normas fortalece a marca e evita a incoerência em erros indesejáveis. Em caso de

Leia mais

Aplicações da Logomarca Logomarca Preferencial - Assinatura Horizontal - Secretaria Logomarca Preferencial - Assinatura Vertical - Secretaria

Aplicações da Logomarca Logomarca Preferencial - Assinatura Horizontal - Secretaria Logomarca Preferencial - Assinatura Vertical - Secretaria Índice 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Apresentação A logomarca da Prefeitura de Palmas Proporções e medições Zona de exclusão Redução mínima Variantes de cor Cores

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 02 01. O MANUAL O objetivo deste manual é garantir, através do cumprimento de suas normas, que as aplicações referentes a sua identidade visual sejam feitas de forma correta,

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri 3 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Diretoria de Comunicação Social

Leia mais

Manual de Identidade Visual da Marca

Manual de Identidade Visual da Marca Manual de Identidade Visual da Marca Índice 1. Apresentação... 3 1.1 Introdução... 4 1.2 Logo... 5 1.3 Nomenclatura...7 1.4 Logotipia... 8 1.5 Versões... 9 2. Família Tipográfica... 11 3. Cores... 13 3.1

Leia mais

FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA Manual de Identidade Visual

FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA Manual de Identidade Visual 1 FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA Manual de Identidade Visual 2 FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA Manual de Identidade Visual Este manual tem por objetivo apresentar as variadas assinaturas da marca com as devidas

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Confiabilidade Confiabilidade será nossa palavra-chave: todas as nossas ações serão no sentido de conquistar o reconhecimento da OniSat como uma grande empresa na área de rastreamento.

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Qualquer parte desta publicação pode ser reproduzida, desde que citada a fonte. É vedada alterações, modificações sem a expressa autorização dos autores. Este trabalho é protegido

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Sumário Apresentação 3 Logotipo - Versões Cromáticas 4 Diagrama de Construção, Área de Reserva e Redução 5 Convivência com Outras Marcas 6 Patrocínio 7 Aplicações sobre Fundos 8 Aplicações Incorretas 9

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Índice Apresentação Malha Construtiva Área de Proteção Família Tipográ ca Padrões Cromáticos Redução da Marca Fundos Marca D água Marcas Especiais Especi cações Finais 02 Apresentação

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 02 ÍNDICE Introdução Elementos Básicos Logotipo 2. Slogan 3. Logomarca 4. Aplicações 5. Aplicações não aceitáveis 6. Versão Horizontal 7. Limites 8. Redução 9. Alfabeto Padrão

Leia mais

Apresentação. O Guarani Futebol Clube, através deste documento, consolida o bem mais valioso que uma instituição pode ter: a sua marca.

Apresentação. O Guarani Futebol Clube, através deste documento, consolida o bem mais valioso que uma instituição pode ter: a sua marca. Apresentação O Guarani Futebol Clube, através deste documento, consolida o bem mais valioso que uma instituição pode ter: a sua marca. Por meio da utilização deste Manual, o processo de comunicação da

Leia mais

MAnual de normas. erasmus+ Ja

MAnual de normas. erasmus+ Ja IV.Manualde NormasdaMarca MAnual de normas erasmus+ Ja Um Futuro para ti. >>> índice A Marca >>> 05 Identidade >>> 06 Logótipo >>> 08 Versões >>> 09 Margem de Segurança >>> 10 Dimensão Mínima >>> 11 A

Leia mais

Manual de identidade visual Versão 1.0 / Abril 2015

Manual de identidade visual Versão 1.0 / Abril 2015 Manual de identidade visual manual_cns_297x210.indd 1 4/30/15 3:05 PM Introdução O Manual da marca 15ª Conferência Nacional de Saúde tem a função de padronizar o signo que distingue e diferencia o evento,

Leia mais

MANUAL DA MARCA DME. energética Poços de Caldas

MANUAL DA MARCA DME. energética Poços de Caldas MANUAL DA MARCA 2 3 Índice Introdução A Marca Fonte Utilizada Cores - Participações Sistema Modular Aplicação em Fundos Coloridos Proibições de Uso Cores - Energética Sistema Modular Aplicação em Fundos

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Marca Institucional Versão Horizontal A versão horizontal se refere a versão onde o símbolo fica no lado direito do logotipo. Nas áreas onde o espaço para aplicação da marca

Leia mais

Manual da marca 2014

Manual da marca 2014 Manual da marca 2014 Índice 1. Marca 2. Elementos, versões e proporções 3. Área de reserva e redução 4. As cores da marca 4.1. Uso preferencial e versão PB 4.2. Cor complementar 5. Variação de fundos 6.

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Uso e aplicação do logotipo

Manual de Identidade Visual. Uso e aplicação do logotipo Manual de Identidade Visual Uso e aplicação do logotipo 2 Apresentação O Manual de Identidade Visual da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, FapUnifesp, é um documento técnico, elaborado

Leia mais

Este material se destina a todos aqueles que necessitam trabalhar com a marca Spectrum Engenharia.

Este material se destina a todos aqueles que necessitam trabalhar com a marca Spectrum Engenharia. Este material se destina a todos aqueles que necessitam trabalhar com a marca Spectrum Engenharia. Aqui estão especificadas as suas características, como fontes, cores e proporções. É importante estabelecer

Leia mais

Manual de Normas Gráficas. COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade

Manual de Normas Gráficas. COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade Manual de Normas Gráficas COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade > Índice A Marca 05 Identidade 06. Logótipo 08. Versões 09. Margem de Segurança 10. Dimensão Mínima 11. A Cor 12 Suportes

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual rede de atenção básica Manual de Identidade Visual As marcas do sus Introdução O Ministério da Saúde, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), presta inúmeros serviços à população e suas novas redes foram

Leia mais

MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA INSTITUCIONAL

MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA INSTITUCIONAL MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA INSTITUCIONAL Manual da Marca Institucional.indd 1 05/07/2011 10:53:33 INTRODUÇÃO Este manual apresenta, documenta e normatiza a utilização da nova identidade visual

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO A M A R C A D E U M N O V O T E M P O 05. Apresentação - A marca de um novo tempo MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 43. Pasta branca 09. Símbolo: a tradução

Leia mais

Manual de Aplicação da Marca do BRB

Manual de Aplicação da Marca do BRB Manual de Aplicação da Marca do BRB Banco de Brasília Superintendência de Marketing Dezembro de 2011 Redução Para garantir que a marca do BRB esteja sempre legível e não apresente ruídos, foi estabelecido

Leia mais

MANUAL DE MARCAS. 11.02.2015 GEM - Gestão Estratégica de Marcas

MANUAL DE MARCAS. 11.02.2015 GEM - Gestão Estratégica de Marcas MANUAL DE MARCAS 11.02.2015 GEM - Gestão Estratégica de Marcas INTRODUÇÃO Na construção de uma marca forte é essencial sermos consistentes na forma de comunicar em todas as áreas de negócio onde atuamos.

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. Marca 1.1 Apresentação 1.2 Versões de assinatura 1.2.1 Recomendações 1.3 Negativo e positivo 1.4 Escala de cinza 1.5 Versão não cromia 1.6 Área de proteção 1.7 Redução

Leia mais

Manual de Identidade Visual Do Poder Judiciário de Santa Catarina. Normas e Padrões de Utilização Atualizado em 04/01/2015

Manual de Identidade Visual Do Poder Judiciário de Santa Catarina. Normas e Padrões de Utilização Atualizado em 04/01/2015 Manual de Identidade Visual Do Poder Judiciário de Santa Catarina Normas e Padrões de Utilização Atualizado em 04/01/2015 3 Índice 1. Marca...5 Conceito - Design...6 Cores Institucionais...8 Família Tipográfica...9

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Manual de Identidade Visual. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro Manual de Identidade Visual Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro sumário A Identidade Visual de uma instituiçãoé um de seus principais patrimônios. É por meio dela que uma instituição

Leia mais

Guia da marca. 23 de junho de 2009

Guia da marca. 23 de junho de 2009 Guia da marca 23 de junho de 2009 Apresentação da Presidência A Marca BNDES é um de nossos principais ativos intangíveis. Maximizar sua eficácia e zelar por este ativo é uma tarefa de todos os participantes

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Normas e padrões de utilização Versão 1.3 Alterada em 13/11/2014 Alteração: inclusão do elemento de marca registrada, após a concessão do registro da marca pelo INPI. Sumário

Leia mais

Manual de Identidade Visual Fiat Manual de Identidade Visual Fiat

Manual de Identidade Visual Fiat Manual de Identidade Visual Fiat Manual de Identidade Visual Fiat Manual de Identidade Visual Fiat De modo geral, a versão de logo preferida para uso é a versão fotográfica com sombra e brilho. Onde não for possível utilizar esta versão,

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. MARCA Apresentação 06 Cores Institucionais 07 Família Tipográfica 08 Versão Negativa 09 Versão Carimbo 10 Versão Cambiante 11 Versão Ícone 12 Reprodução da Marca 13 Aplicações Incorretas 14 Boxes

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE Marca Apresentação...04 Cores Institucionais...06 Família Tipográfica...07 Reprodução da Marca...08 Usos Incorretos...10 Redução da Marca...11 Versões Monocromáticas...12

Leia mais