Navegando na interface do usuário do Civil 3D

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Navegando na interface do usuário do Civil 3D"

Transcrição

1 Navegando na interface do usuário do Civil 3D 00 1 CAPÍTULO Se você é iniciante no AutoCAD Civil 3D, então a sua primeira experiência talvez tenha sido parecida com olhar para o painel de instrumentos de um 747. O Civil 3D pode ser muito intimidante, com muitos botões, formas estranhas e ícones estranhos, tudo acondicionado em uma área relativamente pequena. Além disso, você pode ficar ainda mais intimidado pelo sentimento de que há uma grande quantidade de recursos a serem desvendados. Isso nos leva ao nosso principal objetivo deste capítulo, que é diminuir esse sentimento de intimidação e fazer você se sentir muito mais à vontade dentro do ambiente do Civil 3D. Deixe-me começar dizendo que há uma grande diferença entre um 747 e o Civil 3D. Ao pilotar um 747, é um pouco mais difícil desfazer seus erros. Depois de concluir este capítulo, você se sentirá mais confortável dentro do ambiente do Civil 3D, pois conseguirá identificar os componentes da interface principal do usuário e utilizá-los para as funções básicas. Você também conseguirá usar duas características específicas que irão ajudá-lo muito durante o uso do programa: a barra de ferramentas Transparent Commands e a ferramenta Inquiry.

2 2 AutoCAD Civil 3D 2012 Conheça a interface do usuário do Civil 3D Objetivo da Certificação Para começar a aprender sobre o ambiente do Civil 3D, vamos utilizar a nossa analogia com o 747 e pensar nela como se você fosse aprender a conduzir um automóvel. Quando seus pais sentaram-no pela primeira vez ao volante de um carro e falaram sobre os controles dele, eles provavelmente não mencionaram o ar-condicionado nem o rádio. Esses, claro, são partes importantes da experiência de condução, mas aposto que começaram com as partes mais importantes, como o volante, o pedal do acelerador e, o mais importante, o pedal do freio. A sua primeira experiência em dirigir o Civil 3D será semelhante. Há muitas, muitas partes da interface do usuário do Civil 3D. Para os fins deste livro, vamos abranger apenas as que são mais importantes para que você possa navegar no software de forma eficaz. Ribbon Inquiry Tool Menu do aplicativo Linha de comando Toolspace Área de desenho Panorama Barra de ferramentas Transparent Commands FIGURA 1.1 Principais componentes da interface do usuário. Application Menu (menu do aplicativo) Lugar em que os comandos de manuseio diário de arquivos podem ser encontrados, os quais permitem abrir, salvar e imprimir seus desenhos. Ribbon (faixa de comandos) Lugar em que a maioria dos comandos do Civil 3D são lançados. Toolspace (espaço de ferramentas) Centro de comando do Civil 3D. É o lugar em que todos os dados e configurações estão dispostos em uma forma organizada. Drawing Area (área de desenho) Local em que o desenho é criado.

3 Capítulo 1 Navegando na interface do usuário do Civil 3D 3 Command Line (linha de comando) Janela em que você e o Civil 3D se comunicam. Panorama Janela multiuso em que você pode ver e/ou editar a informação de desenho e propriedades. Inquiry Tool (ferramenta de averiguação) Ferramenta formada por outras menores que lhe permitem obter informações sobre o seu projeto. Transparent Commands Toolbar (barra de ferramentas de comandos transparentes) Comandos especiais que permitem a elaboração e a construção geométrica da maneira que engenheiros civis e topógrafos fazem. Usando o menu do aplicativo Muitas vezes chamado de big red C, o menu do aplicativo (Figura 1.2) se expande a partir do ícone quadrado do Civil 3D localizado no canto superior esquerdo da tela. Ali você encontrará os comandos para criar, abrir, salvar e imprimir seus arquivos de desenho. A barra de ferramentas Quick Access à direita do big red C é um subconjunto útil das ferramentas mais usadas. FIGURA 1.2 Parte do menu do aplicativo do Civil 3D. Para usar o menu do aplicativo para abrir um arquivo, siga os seguintes passos: 1. Carregue o Civil 3D clicando duas vezes no ícone Civil 3D 2012 Imperial (Metric) que está na área de trabalho do seu computador. 2. Clique no menu do aplicativo (o big red C ) e clique em Open. 3. Navegue até a pasta de dados de aula Chapter 01 e abra User Interface.dwg. 4. Abra o menu do aplicativo mais uma vez e observe os comandos que estão listados. Você notará que a maioria deles está relacionada com criar, abrir, salvar e imprimir arquivos de desenho. 5. Mantenha esse desenho aberto para o próximo exercício.

4 4 AutoCAD Civil 3D 2012 Usando a ribbon A ribbon está localizada na parte superior da tela e é a plataforma de lançamento para a maioria dos comandos do Civil 3D. Os comandos que ela contém estão organizados em grupos por meio de guias e painéis. A ribbon em si é dividida em uma série de guias que incluem Home, Insert, Annotate e assim por diante, conforme ilustrado na Figura 1.3. FIGURA 1.3 As guias organizam muitos comandos similares do Civil 3D em grupos. Cada guia é dividida em painéis. Por exemplo, a guia Home, mostrada na Figura 1.4, inclui os painéis Palettes, Create Data Ground, Create Design e Profile & Section Views. FIGURA 1.4 Os painéis fornecem um outro nível de agrupamento dentro de uma guia da ribbon. Dessa forma, por causa dos grupos de comandos do Civil 3D, você nunca precisa escolher entre mais de um grupo de comandos, uma vez que você tomou sua melhor decisão na guia e painel corretos. Além disso, você verá que quanto mais usar o Civil 3D, mais fácil será saber onde os comandos estão. Isso ocorrerá não tanto por você memorizar suas localizações, mas por estar aprendendo como o Civil 3D pensa, isto é, como ele relaciona um comando com outro e como categoriza-os em guias e painéis. Outra coisa que você deve saber é que a maioria dos painéis expande para baixo para mostrar os comandos usados com menos frequência nessa categoria particular. Você vai saber que o painel expande quando você vir um triângulo preto apontando para baixo ao lado do nome do painel. Por exemplo, a Figura 1.5 mostra, na guia Home, o painel Create Design ampliado com mais comandos. Não se esqueça de olhar para estes painéis escondidos na busca de um comando.

5 Capítulo 1 Navegando na interface do usuário do Civil 3D 5 FIGURA 1.5 A maioria dos painéis expande para baixo para revelar mais comandos, como é o caso do painel Create Design na guia Home da ribbon. Uma das melhores características da ribbon é a sua capacidade de responder ao que você selecionar na área de desenho. Se você clicar em um alinhamento do Civil 3D, a ribbon muda e mostra os comandos relacionados ao alinhamento em uma guia especial. O mesmo é válido para superfícies, lotes e assim por diante. Essas guias especiais são chamadas de guias contextuais da ribbon. Elas são uma grande ajuda quando você está começando a aprender o Civil 3D, além de proporcionarem uma enorme economia de tempo, mesmo depois de você se tornar um mestre. Siga os passos a seguir para se familiarizar com as guias da ribbon e com os painéis (utilize o arquivo User Interface.dwg do exercício anterior): 1. Clique na guia Home da ribbon para trazê-la para frente (pode ser que já esteja). Observe que há uma mescla de comandos aqui. A guia Home é projetada para conter seus comandos mais utilizados. Uma vez que você ainda não sabe o que a maioria dos comandos quer dizer, a seleção dos comandos pode parecer meio aleatória. 2. Clique na faixe cinza na parte inferior do painel Create Design e observe como ele se expande para fora, como mostrado na Figura Clique na guia Insert da ribbon. Aqui, você vê palavras como Insert, Import e Attach todas maneiras de trazer informações para o desenho. Os comandos aqui são muito mais específicos para uma determinada finalidade, em comparação com a aleatoriedade da guia Home. 4. Clique nas outras guias da ribbon e veja se você consegue relacionar algumas das palavras que você vê nos comandos com o título de cada guia de ribbon. 5. Coloque o cursor na área de desenho e role a roda do mouse para frente para ampliar o desenho. Mantenha o zoom até que você possa ver claramente as linhas de centro da estrada etiquetadas com números de estaqueamento (estes são alinhamentos do Civil 3D). Clique em uma das linhas centrais da estrada e note que a ribbon mostra uma guia contextual para tornar acessíveis os comandos de alinhamento (Figura 1.6). 6. Mantenha esse desenho aberto para o próximo exercício.

6 6 AutoCAD Civil 3D 2012 FIGURA 1.6 A ribbon mostra a guia contextual Alignment: Road Side A porque o alinhamento foi selecionado no desenho. Usando o Toolspace Você pode abrir o Toolbox clicando no ícone Toolbox na guia Home da ribbon. Objetivo da Certificação Pense no Toolspace como o centro de comando em que todos os dados e configurações são dispostos em um arranjo organizado. Ele tem várias funções principais, que são representadas por diferentes guias. Ao todo, o Toolspace pode abrigar quatro guias: Prospector, Settings, Survey e Toolbox. Guia Prospector O Prospector é, sem dúvida, a parte mais importante da interface do usuário do Civil 3D. Enquanto você constrói seu projeto, o Prospector organiza os diferentes componentes em uma estrutura de árvore (Figura 1.7). Por que uma estrutura de árvore e não apenas uma lista de itens? Mais adiante nesse livro, você vai aprender como o Civil 3D cria relações entre as diferentes partes do seu projeto. De certa forma, essa estrutura de árvore ajuda a representar algumas dessas relações como uma hierarquia. Outra razão, mais prática, para uma estrutura de árvore é que é uma maneira eficiente de mostrar uma longa lista de itens em uma área relativamente pequena, pois os ramos da árvore podem ser recolhidos, abrindo espaço para expandir outros ramos. Outra maneira de pensar sobre o Prospector é que ele organiza seu projeto categoricamente em vez de espacialmente. Em outras palavras, na sua área de desenho, você vê linhas centrais da estrada atravessando parcelas, as quais atravessam curvas de nível, que atravessam pontos de levantamento. Tudo está no lugar certo espacialmente, mas, do ponto de vista organizacional, é uma espécie de confusão. O Prospector organiza essa bagunça e coloca todos os pontos em um só lugar, todas as parcelas em um só lugar e assim por diante. O Prospector também sabe exatamente onde esses objetos estão no desenho. Você pode clicar com o botão direito do mouse em um objeto no Prospector e usar o comando Select ou Zoom To para localizar o objeto dentro do desenho.

7 Capítulo 1 Navegando na interface do usuário do Civil 3D 7 FIGURA 1.7 em vermelho. A guia Prospector, com uma parte da estrutura de árvore destacada Para explorar a guia Prospector, siga os seguintes passos (você ainda deve ter o arquivo User Interface.dwg aberto): 1. Se o Toolspace não estiver aberto, clique em Toolspace na guia Home da ribbon. 2. Clique na guia Prospector do Toolspace para trazê-lo para frente. 3. Explore a estrutura de árvore do Prospector, clicando no sinal de mais para expandir os diferentes ramos. 4. Expanda Alignments Centerline Alignments Main Road A Profiles. Esse arranjo hierárquico fornece uma organização eficaz e sugere uma relação entre o alinhamento e seus perfis (como descrito mais adiante neste capítulo). 5. Clique com o botão direito do mouse em Side Road B, selecione Zoom To. Observe como o Prospector sabe onde o alinhamento chamado Side Road B está. 6. Mantenha esse desenho aberto para o próximo exercício. É importante ressaltar que o Prospector não é apenas um lugar para a visualização de seu projeto; é também um lugar em que você pode mudar a aparência do seu projeto, criar novos componentes, editar e assim por diante. Esse tipos de funções são acessadas por meio de menus clicando com o botão direito do mouse, como realizado na Se a guia Prospector não estiver visível, clique no ícone Prospector no painel Palettes da guia Home da ribbon.

8 8 AutoCAD Civil 3D 2012 Etapa 5 do exercício anterior. Uma boa regra quando se utiliza o Prospector é: em caso de dúvida, clique com o botão direito do mouse. Guia Settings Objetivo da Certificação Se a guia Settings não estiver visível, clique no ícone Settings no painel Palettes da guia Home da ribbon. O Civil 3D apresenta uma série de configurações que controlam quase todos os aspectos de como o software se comporta. Na verdade, uma das coisas que torna o Civil 3D tão poderoso é que você pode personalizar suas configurações para acomodar praticamente qualquer projeto. A guia Settings é o lugar em que essas configurações são gerenciadas; no entanto, você não vai passar muito tempo aqui no início de sua carreira com o Civil 3D. Esta área é mais frequentemente o território de um gerente de CAD ou de um guru no Civil 3D. Para explorar a guia Settings, siga os seguintes passos (você ainda deve ter o arquivo User Interface.dwg do exercício anterior aberto): 1. Clique na guia Settings do Toolspace. 2. Expanda Surface Surface Styles e tome nota da lista de estilos mostrada lá. Esses estilos controlam a aparência de modelos que representam a forma do terreno. 3. Expanda Surface Label Styles Contour e tome nota da lista de estilos mostrada lá. Esses estilos controlam certo tipo de etiqueta que é usada para anotar modelos de superfície. 4. Mantenha este desenho aberto para o próximo exercício Guia Survey A guia Survey é específica para trabalhar com dados de levantamentos. Você poderia chamá-la de Prospector para topógrafos, porque apresenta as mesmas funções e trabalha em muito da mesma maneira que a guia Prospector. Ela exibe dados de levantamentos em uma estrutura de árvore e permite o lançamento de comandos ao clicar com o botão direito do mouse nos menus. Guia Toolbox Como se o Civil 3D já não tivesse um conjunto de ferramentas suficiente, o Toolbox é um lugar em que outros complementos podem ser conectados. Sua empresa pode ter alguma programação personalizada projetada para rodar no Civil 3D, ou alguns módulos adicionais fornecidos pela Autodesk como, por exemplo, um Subscription Advantage Pack. Este é o lugar em que você pode carregar e executar melhorias adicionais para o Civil 3D.

9 Usando a área de desenho Capítulo 1 Navegando na interface do usuário do Civil 3D 9 A área de desenho é o lugar em que você pode realmente ver e tocar o modelo de projeto que está criando. O modelo de projeto é frequentemente visto do topo, referido como vista de planta, mas pode ser visto de qualquer perspectiva. Por exemplo, visto que o Civil 3D é especializado na representação de projetos como modelos 3D, você pode exibir o seu modelo usando esse modo. A Figura 1.8 mostra um modelo tanto em vista de planta quanto em 3D. FIGURA 1.8 Área de desenho mostrando o mesmo modelo em vista de planta, na esquerda, e em vista 3D na direita. Usando a linha de comando Pense na linha de comando (Figura 1.9) como uma janela de chat em que você fala com o Civil 3D. Quase tudo que você faz é relatado na linha de comando junto com a resposta do Civil 3D. Uma resposta pode ser um pedido de mais informações, a elaboração de relatórios de resultado, ou a notificação de um problema. É bom adquirir o hábito de sempre observar a linha de comando porque, muitas vezes, ela diz o que fazer a seguir. Você também pode iniciar comandos na linha de comando, mas provavelmente vai achar muito mais fácil usar a interface visual fornecida pela ribbon e outras ferramentas. FIGURA 1.9 Vista da linha de comando ao usar um comando transparente para desenhar uma linha. Observe como os relatórios de linha de comando informam que o comando LINE foi iniciado e, em seguida, solicitam a primeira informação: o first point.

10 10 AutoCAD Civil 3D 2012 Usando a janela Panorama Panorama é uma janela multiuso usada para mostrar e/ou modificar diferentes tipos de informações. Ela funciona por meio da exibição de uma guia para as informações que você ou o programa pediu. Por exemplo, a guia Events (também conhecida como Event Viewer) aparecerá quando o Civil 3D precisar lhe dizer algo sobre o desenho. Outro exemplo, se você iniciar o comando para editar os detalhes geométricos de um alinhamento, a guia Alignment Entities irá aparecer. Conforme mostrado na Figura 1.10, enquanto a janela Panorama exibe informações para uma tarefa, ela também exibe as guias para outras tarefas que você pode acessar com um único clique. Isso permite a você realizar diversas tarefas dentro da mesma janela. FIGURA 1.10 A janela Panorama mostrando as guias Events e Alignment Entities. Para ter uma ideia de como a janela Panorama funciona, siga os passos a seguir (você ainda deve ter o arquivo User Interface.dwg do exercício anterior aberto): 1. Na guia Home da ribbon, expanda o painel Palettes e clique no ícone Event Viewer. 2. Experimente as funções redimensionamento, autoescondendo e encaixe da janela Panorama. Você verá que ela se comporta muito mais como outras janelas acopláveis do Civil 3D. 3. Clique em uma das linhas de curva de nível do desenho para mostrar a guia Tin Surface: Existing Ground, e clique em Volumes no painel Analyze. Observe a guia Composite Volumes que aparece ao lado da guia Events na janela Panorama. 4. Mantenha este desenho aberto para o próximo exercício. Usando a barra Transparent Commands Objetivo da Certificação Como você já deve saber, engenheiros civis e topógrafos desenham as coisas de forma um pouco diferente da dos arquitetos ou engenheiros mecânicos. Eles usam rumos, ângulos centrais de curvas, ou coordenadas norte e leste para definir a geometria. A barra de ferramentas

11 Capítulo 1 Navegando na interface do usuário do Civil 3D 11 Transparent Commands permite aos usuários do Civil 3D desenhar coisas com base nos conceitos geométricos especiais que são únicos para engenheiros civis e topógrafos. Por exemplo, ao desenhar uma linha, você pode usar o comando transparente Northing Easting para especificar o primeiro ponto e o comando transparente Bearing Distance para especificar o ponto final (Figura 1.11). Bearing Distance Northing Easting FIGURA 1.11 Barra de ferramentas Transparent Commands com linhas vermelhas apontando para os comandos transparentes Bearing Distance e Northing Easting. Para praticar o uso da barra de ferramentas Transparent Commands, siga os seguintes passos (você deve ter o arquivo User Interface.dwg do exercício anterior aberto): 1. Digite LINE na linha de comando e tecle Enter. 2. Quando solicitado a especificar o primeiro ponto, clique em qualquer ponto dentro do desenho. 3. Quando solicitado a especificar o ponto seguinte, clique em Bearing Distance na barra de ferramentas Transparent Commands. Consulte a Figura 1.11 para a localização deste comando. 4. Quando for solicitado um quadrante, digite 1 ou clique no quadrante superior direito criado pela mira na tela. 5. Quando solicitado o rumo, digite 45 e pressione Enter. 6. Quando solicitada a distância, digite 500 (150) e pressione Enter. Pressione Esc duas vezes para sair do comando. Você acabou de traçar uma linha de 500 pés (150 metros) de comprimento e rumo N 45 E (45 a Nordeste). Você pode encaixar e desencaixar a barra de ferramentas Transparent Command arrastando a linha dupla no final da barra de ferramentas para o local apropriado. USANDO COMANDOS DE LINHA E CURVAS ESPECIALIZADAS Outra característica do Civil 3D que lhe permite desenhar como um topógrafo ou engenheiro civil é um conjunto de comandos de linha e curva especializados. Esses comandos são misturados com os comandos de linhas e arcos básicos no painel Draw da ribbon. Você pode encontrar comandos de linha especializados expandindo o ícone Line para revelar comandos como Line By Bearing, Line By Point # Range e assim por diante. Há também o ícone Curves que se expande para revelar comandos como Create Curve Through Point e Create Multiple Curves. Finalmente, há também o ícone Best Fit que se expande para incluir comandos para interpolar as linhas e curvas. A imagem a seguir mostra a forma expandida dos ícones Line, Curve e Best Fit. Objetivo da Certificação (Continua)

12 12 AutoCAD Civil 3D 2012 USE COMANDOS DE LINHA E CURVAS ESPECIALIZADAS (Continuação) Usando a ferramenta Inquiry Na maioria das vezes, você vai ser o fornecedor de informações para um desenho, mas, às vezes, você precisará que seu desenho lhe diga algo. É para isso que serve essa ferramenta. A ferramenta Inquiry é uma janela separada, cuja única finalidade é dar informações sobre coisas do desenho. Há uma longa lista de itens de desenho para escolher e, abaixo de cada item, há uma lista de coisas que você pode perguntar (Figura 1.12). FIGURA 1.12 disponíveis. Ferramenta Inquiry mostrando uma lista parcial de tipos de pesquisa Para testar a ferramenta Inquiry, siga os seguintes passos: 1. Na guia Analyze da ribbon, clique na ferramenta Inquiry. 2. Em Select An Inquiry Type, selecione Point Point Inverse. 3. Quando solicitado a especificar o primeiro ponto, mantenha pressionada a tecla Shift, clique com o botão direito do mouse e selecione Endpoint no menu de atalho que aparece. 4. Clique no ponto final a sudoeste da linha que você desenhou anteriormente.

13 Capítulo 1 Navegando na interface do usuário do Civil 3D Use a tecla Shift e o botão direito do mouse combinados novamente para selecionar Endpoint e, em seguida, clique no lado oposto da linha para o segundo ponto. 6. Desça para visualizar os valores de Direction e Horizontal Distance na janela Inquiry Tool. Note que eles mostram o mesmo rumo e distância você digitou anteriormente. ALÉM DO ESSENCIAL Agora que você aprendeu alguns dos controles básicos, você está pronto para levar o carro para seu primeiro passeio ao redor da quadra. À medida que você avançar nas outras lições, aprenderá a executar tarefas básicas, como girar a roda e pisar no freio. Você ainda não está pronto para passear pelas ruas do centro da cidade, mas certamente já deu um grande passo. É claro que conduzir um carro é apenas uma analogia. O que nós realmente estamos falando aqui é da sua capacidade de operar os controles básicos do Civil 3D. Com as habilidades e os conhecimentos que você adquiriu neste capítulo, você estará mais bem equipado para executar as tarefas dos próximos capítulos, que tratam de funções específicas do Civil 3D. Você se tornará mais eficiente no uso do software com o passar do tempo. EXERCÍCIOS ADICIONAIS 1. Para cada comando listado a seguir, qual é o nome da guia da ribbon em que ele pode ser encontrado? A. Match Properties B. Import Survey Data C. Add Labels D. Inquiry Tool E. Elevation Editor F. Toolspace G. Points From File 2. Para praticar e tornar-se mais fluente dentro da interface do Civil 3D, abra o desenho chamado User Interface 2.dwg, que está localizado na pasta Chapter 01. Dentro desse desenho, use pelo menos um comando ou função de cada uma das seguintes partes da interface do usuário do Civil 3D: A. Menu do oplicativo (isso é fácil, já que você precisa usá-lo para abrir o desenho) B. Linha de comando C. Ribbon D. Prospector E. Transparent Commands F. Ferramenta Inquiry.

14

Migrando para o Word 2010

Migrando para o Word 2010 Neste guia O Microsoft Word 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da nova interface,

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice 2º CADERNO Índice Pg. Microsoft Office: Excel 2010... Exercícios pertinentes... 02 63 Microsoft Office: Power Point 2010... Exercícios pertinentes... 104 146 Internet e Intranet. Conceitos básicos, navegadores

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso Carrera Pessoal 2015 Guia de uso Bem vindo ao Carrera Pessoal 2015, o gerenciador financeiro ideal. Utilizando o Carrera Pessoal você poderá administrar com facilidade as suas finanças e/ou da sua família.

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. POWERPOINT 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos ou objetos

Leia mais

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. OPENOFFICE IMPRESS 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos

Leia mais

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis.

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. Capítulo 1 Guia de Início Rápido Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. PRIMEIRO PASSO: Entrando no ClaireMeeting Use o seu navegador e acesse: http://www.clairemeeting4.com.br

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

AULA 2 Planos, Vistas e Temas

AULA 2 Planos, Vistas e Temas 2.1 AULA 2 Planos, Vistas e Temas Essa aula apresenta os conceitos de Plano de Informação, Vista e Tema e suas manipulações no TerraView. Para isso será usado o banco de dados criado na AULA 1. Abra o

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O Power Point é um poderoso editor de apresentações muito utilizado quando for preciso fazer a exibição de trabalhos, projetos, aulas e afins em slides coloridos e

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Planilha Eletrônica Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Coloque seus

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Compartilhando Arquivos com o Grupo Doméstico

Compartilhando Arquivos com o Grupo Doméstico com o Grupo Doméstico Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia contém

Leia mais

Sistema de Recursos Humanos

Sistema de Recursos Humanos Sistema de Recursos Humanos Projeto 1 O objetivo desse sistema é gerenciar a admissão e a demissão de funcionários. Esse funcionário pode ou não ter dependentes. Esse funcionário está alocado em um departamento

Leia mais

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo.

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo. Como criar um blog Criando o blog Vá em www.blogger.com. Entre com sua conta google (a mesma que você usa para acessar o gmail). Escolha um perfil. Na página seguinte, clique no botão novo blog. Será aberta

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o Excel; 2. Conhecendo a Tela do Excel. 3. Inserindo

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD 1 1. INTRODUÇÃO. RETAS CAD Iniciaremos o estudo das retas construindo no CAD alguns exercícios já construídos na aula teórica utilizando a régua e o compasso. Entretanto, o nosso compasso aqui será o comando

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre consultas no SAP Business One.

Bem-vindo ao tópico sobre consultas no SAP Business One. Bem-vindo ao tópico sobre consultas no SAP Business One. 1 Neste tópico, você aprenderá a criar consultas SQL utilizando as ferramentas de consulta do SAP Business One Assistente de consultas e Gerador

Leia mais

Criar as tabelas para um banco de dados

Criar as tabelas para um banco de dados Treinamento Criar as tabelas para um banco de dados ANTES DE COMEÇAR O primeiro curso desta série, "Criar as tabelas de um novo banco de dados", forneceu uma lista de tabelas e campos para uso no banco

Leia mais

COM O BROFFICE IMPRESS

COM O BROFFICE IMPRESS Unidade Unidade 5 4 Preparando Compondo suas planilhas apresentações eletrônicas com com o BrOffice o BrOffice Impress Calc UNIDADE 5 PREPARANDO SUAS APRESENTAÇÕES COM O BROFFICE IMPRESS OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36 Sumário Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por escrito de Celta Informática, poderá ser reproduzida total ou parcialmente,

Leia mais

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS Neste documento você encontrará um conjunto de orientações de como navegar na plataforma do MBA Gestão Empreendedora. Siga as instruções com atenção e salve este

Leia mais

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa Ao iniciar o Microsoft PowerPoint 2003, surgirá uma janela do lado direito chamada Painel de Tarefas. É um novo conceito que contém ferramentas e informações de forma centralizadora, onde podemos criar

Leia mais

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição?

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição? Caríssimo aluno da Rede CEJA, Seja muito bem vindo à sua escola! Estamos muito felizes que você tenha optado por dar continuidade aos seus estudos conosco, confiando e acreditando em tudo o que poderemos

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA Núcleo de Educação a Distância UniEvangélica 2 ÍNDICE 1 Introdução à Informática... 3 1. O Computador... 3 Teclado... 3 Mouse... 5 Monitor...

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri SUMÁRIO 1. MICROSOFT WORD 2010.... 3 1.1 INICIANDO O WORD 2010.... 3 2. Pagina Inicial.... 6 2.1 Aba arquivo...

Leia mais

,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW

,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH

MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH 1 Scratch é uma nova linguagem de programação que permite a criação de histórias, animações, jogos e outras produções. Tudo pode ser feito a partir de comandos prontos

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR UM DOCUMENTO 7. SELECIONAR TEXTO 8. RECORTAR,

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

BearingNet - Orçamentos Contenuto

BearingNet - Orçamentos Contenuto Contenuto Introdução... 2 Caixa de questionários... 3 Em curso (vender)... 3 Guardado (vender)... 3 Mostrar tudo... 3 Caixa de orçamentos... 3 Em curso (Comprar)... 3 Guardado (Comprar)... 3 Procura de

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

OFICINA DE POWER POINT

OFICINA DE POWER POINT OFICINA DE POWER POINT Barra de Ferramentas Padrão Barra de Ferramentas Formatação Barra de Menus Modos de Visualização Painéis de Tarefas Barra de Ferramentas Desenho Profª. Maria Adelina Raupp Sganzerla

Leia mais

Neste tópico, veremos como selecionar e copiar informações entre bancos de dados de empresa no SAP Business One.

Neste tópico, veremos como selecionar e copiar informações entre bancos de dados de empresa no SAP Business One. Neste tópico, veremos como selecionar e copiar informações entre bancos de dados de empresa no SAP Business One. 1 Neste tópico, você aprenderá a usar a ferramenta Quick Copy durante um projeto de implementação.

Leia mais

PORTAL WISSEN OPERADORA 2011 GUIA PRÁTICO OPERACIONAL. Portal Wissen

PORTAL WISSEN OPERADORA 2011 GUIA PRÁTICO OPERACIONAL. Portal Wissen PORTAL WISSEN OPERADORA 2011 GUIA PRÁTICO OPERACIONAL Portal Wissen Onde encontro? INTRODUÇÃO...3 Acessando o Sistema...4 Pagina Inicial do sistema...5 FUNCIONAMENTO DO SISTEMA...6 Iniciando um File (Compra

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

PowerPoint 2010 para o Office 365 para empresas

PowerPoint 2010 para o Office 365 para empresas PowerPoint 2010 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft PowerPoint 2013 tem uma aparência diferente das versões anteriores. Assim, veja a seguir uma visão geral dos novos recursos e

Leia mais

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático CONTAS DE E GRUPOS DE O Microsoft Management Console - MMC Permissões de Segurança de um Console Contas de Usuários

Leia mais

ALINHAMENTO HORIZONTAL

ALINHAMENTO HORIZONTAL ALINHAMENTO HORIZONTAL Neste capítulo aprenderemos a criar e editar nosso alinhamento horizontal. Temos duas situações para a criação de um alinhamento no Civil 3D. A primeira é referente a geração de

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

Verifique se o Plugin do Flash Player está instalado no seu computador para a navegação adequada no portal.

Verifique se o Plugin do Flash Player está instalado no seu computador para a navegação adequada no portal. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Introdução Esse tutorial mostrará as funções básicas da ferramenta de Blog do Portal Educacional Clickideia. Ele foi elaborado pensando em diferentes níveis de usuários

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

Criação da etiqueta para os cartões

Criação da etiqueta para os cartões Criação da etiqueta para os cartões O sistema Fidelizar! oferece um recurso para criação de etiquetas que poderão ser impressas e coladas nos cartões a serem entregues aos clientes. Assim, os cartões poderão

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Janelas e seus elementos

Janelas e seus elementos Janelas e seus elementos As janelas são quadros que são exibidos na tela do monitor. Todos os aplicativos estudados nesse curso serão exibidos dentro de janelas. Nelas você poderá abrir, salvar e fechar

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma tabela no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na tabela.

Leia mais

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador Manual do ambiente Moodle CURSO DE INTRODUÇÃO AO MOODLE 1. Introdução Estamos começando nossa viagem e nossa primeira parada é na unidade denominada Curso

Leia mais

Diagrama de fluxo de dados na Plataforma Vicon SAGA. Terminologias de bancos de dados: Banco de Dados, Tabela, Campos, Registros

Diagrama de fluxo de dados na Plataforma Vicon SAGA. Terminologias de bancos de dados: Banco de Dados, Tabela, Campos, Registros Exercício Objetivo Aplicativo Exercício para ambientação com Sistemas de Informação e Bancos de Dados. O usuário criará modelará um banco de dados aplicado ao contexto de desastres; realizará cadastros

Leia mais

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS Objetivo da unidade Objetivo Geral Apontar as noções básicas do Windows Praticar o aprendizado sobre o Sistema Operacional Objetivos Específicos Entender como

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

Com este tutorial, temos por objetivo determinar a distância entre duas localidades.

Com este tutorial, temos por objetivo determinar a distância entre duas localidades. Tutorial 2 Introdução Para determinar a distância entre duas localidades, basta simplesmente selecionar um recurso de medida de distância (Measure tool) e clicar sobre cada uma das localidades. Entretanto,

Leia mais

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I.

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. MILI S.A. - D.T.I. Índice 1 ACESSANDO O PORTAL IPEDIDOS... 3 1.1 Login...5 1.2 Tela Principal, Mensagens e Atendimento On-line...6 2 CADASTRAR... 10 2.1 Pedido...10

Leia mais

Alguns truques do Excel. 1- Títulos com inclinação. 2- Preencha automaticamente células em branco

Alguns truques do Excel. 1- Títulos com inclinação. 2- Preencha automaticamente células em branco Alguns truques do Excel 1- Títulos com inclinação No Excel é possível colocar o conteúdo das células na vertical. Para além disto, pode-se escolher o grau de inclinação. Para isto, seleccione as células

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Excel

1. Introdução a Microsoft Excel Introdução a Microsoft Excel 1. Introdução a Microsoft Excel 1.1. O que é Microsoft Excel Microsoft Excel é um software de planilha eletrônica produzido pela Microsoft Corporation, para o sistema operacional

Leia mais

Conhecendo o Decoder

Conhecendo o Decoder Conhecendo o Decoder O Decoder da sua ion TV, ou receptor, também é chamado de STB, sigla em inglês para Set Top Box, que é o aparelho responsável por receber o sinal de TV, decodificá-lo e enviá-lo para

Leia mais

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Fundiário

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Fundiário Sistema topograph 98 Tutorial Módulo Fundiário Preparando o desenho para o Módulo Fundiário _ 1. Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do topograph e dê um duplo clique sobre ele para carregar

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, em março de 2008, uma equipe para atender à demanda de criação de novos

Leia mais

Intel Teach Program Essentials Course. Tutorial para wik.is

Intel Teach Program Essentials Course. Tutorial para wik.is Tutorial para wik.is Esse documento inclui os passos e sugestões para estabelecer um wiki site para o Curso Essencial do Programa Intel Educar ou para sua própria turma. Essas instruções se aplicam para

Leia mais

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados.

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados. Redes Ponto a Ponto É fácil configurar uma rede ponto-a-ponto em qualquer versão do Windows. Antes entretanto é preciso tomar algumas providências em relação ao hardware: Todos os computadores devem estar

Leia mais

INTERNET EXPLORER 8 EXPLORER EXPL 8 ORER 8

INTERNET EXPLORER 8 EXPLORER EXPL 8 ORER 8 INTERNET EXPLORER 8 ÍNDICE CAPÍTULO 1 REDES DE COMPUTADORES...7 O QUE SÃO REDES DE COMPUTADORES...8 INTERLIGANDO COMPUTADORES...10 CAPÍTULO 2 O QUE É INTERNET...12 COMO FUNCIONA A INTERNET...12 CAPÍTULO

Leia mais

CURSO: MICROSOFT EXCEL 2000 E 2003 SUMÁRIO

CURSO: MICROSOFT EXCEL 2000 E 2003 SUMÁRIO CURSO: MICROSOFT EXCEL 2000 E 2003 SUMÁRIO AULA 1 Conhecendo o Microsoft Excel 2000 e 2003 Introdução ao Excel 2000 e 2003 O que o Excel faz Apresentação da tela do Excel Definição de células AULA 2 Trabalhando

Leia mais

SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA)

SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA) 1 / 16 SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA) Este guia passo-a-passo tem o objetivo de facilitar o entendimento: - da ordem de execução dos processos. - dos conceitos do sistema.

Leia mais

Aprendendo Corel Draw 2

Aprendendo Corel Draw 2 ÍNDICE Introdução Ferramentas do Trabalhando com cores Trabalhando com objetos Transformando objetos desenhados Clonagem de objetos Formatando objetos Preenchimentos e Contornos Preenchimento Gradiente

Leia mais

AULA 2 Planos, Vistas e Temas

AULA 2 Planos, Vistas e Temas 2.1 AULA 2 Planos, Vistas e Temas Essa aula apresenta os conceitos de Plano de Informação, Vista e Tema e suas manipulações no TerraView. Para isso será usado o banco de dados criado na AULA 1. Abra o

Leia mais

Manual do usuário da impressora Xerox Phaser 6180MFP

Manual do usuário da impressora Xerox Phaser 6180MFP Manual do usuário da impressora Xerox Phaser 6180MFP IMPORTANTE - Evite abrir a impressora.. Há várias peças sensíveis neste equipamento e qualquer dano à integridade física do mesmo não será coberto pela

Leia mais

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2 Neste pequeno manual iremos conhecer as diversas impressoras que poderemos utilizar no sistema park service, a impressora poderá ser matricial ou térmica utilizando uma bobina de papel 40 colunas, facilmente

Leia mais

Manual do KGeography. Anne-Marie Mahfouf Kushal Das Tradução: Luiz Fernando Ranghetti

Manual do KGeography. Anne-Marie Mahfouf Kushal Das Tradução: Luiz Fernando Ranghetti Anne-Marie Mahfouf Kushal Das Tradução: Luiz Fernando Ranghetti 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Início rápido do KGeography 6 3 Usando o KGeography 12 3.1 Mais recursos do KGeography..............................

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7

DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7 DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7 1. MOVIMENTAÇÃO ENTRE PASTAS Todo o funcionamento do Windows Explorer gira em torno da sua capacidade de transitar entre as pastas salvas no disco de armazenamento.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ REDES DE COMPUTADORES Laboratório 2 Wireshark

Leia mais

29 de abril de 2014. Fiery Driver para Mac OS

29 de abril de 2014. Fiery Driver para Mac OS 29 de abril de 2014 Fiery Driver para Mac OS 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5

Leia mais

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20 As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem o prévio aviso, o que não representa um compromisso da Virtuem Informática. As pessoas, organizações ou empresas e eventos de exemplos

Leia mais

DRIVER DA TELA SENSÍVEL AO TOQUE MANUAL DE OPERAÇÃO

DRIVER DA TELA SENSÍVEL AO TOQUE MANUAL DE OPERAÇÃO MONITOR LCD DRIVER DA TELA SENSÍVEL AO TOQUE MANUAL DE OPERAÇÃO para Mac Versão 1.0 Modelos aplicáveis PN-L802B/PN-L702B/PN-L602B Conteúdo Introdução...3 Requisitos do sistema...3 Configuração do computador...4

Leia mais

Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo :

Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo : MANUAL DA SUA CX DE EMAIL ( ROUNDCUBE ) Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo : 1. No centro da tela temos a lista de mensagens. Nesta lista serão exibidas as mensagens das pastas

Leia mais

Início Rápido para Fotos e Histórias do FamilySearch

Início Rápido para Fotos e Histórias do FamilySearch Início Rápido para Fotos e Histórias do FamilySearch Você pode adicionar fotos e histórias da família aos registros dos seus antepassados na Árvore Familiar. Com o novo recurso Adicionar Fotos e Histórias,

Leia mais

Manual de Publicação Wordpress

Manual de Publicação Wordpress Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual de Publicação Wordpress Núcleo de Tecnologia da Informação - UFMS Maurílio Mussi Montanha 2014 Sumário 1 Introdução... 3 2 ACESSO À INTERFACE

Leia mais

Apostila 1. (Make Directory AMY - Fazer pasta AMY) C:>CD AMY

Apostila 1. (Make Directory AMY - Fazer pasta AMY) C:>CD AMY Pré-Escola Apostila 1 1º encontro software:.shareware AMY (contido no CD-ROM que acompanha este material) objetivo:.exploração do teclado: uso das flechas.trabalhar noções espaciais, quantidades e sequência

Leia mais

ÍNDICE. Tela de Configuração...03. Dados de Etiqueta...04. Configuração da Impressora...05. Configuração do Papel...06. Itens para Inserção...

ÍNDICE. Tela de Configuração...03. Dados de Etiqueta...04. Configuração da Impressora...05. Configuração do Papel...06. Itens para Inserção... Layout de Etiquetas ÍNDICE Tela de Configuração...03 Dados de Etiqueta...04 Configuração da Impressora...05 Configuração do Papel...06 Itens para Inserção...07 Recursos...08 Configurações dos Itens Selecionados...09

Leia mais

MANUAL MOODLE - PROFESSORES

MANUAL MOODLE - PROFESSORES MANUAL MOODLE - PROFESSORES VERSÃO 2.5 Faculdades Projeção FACULDADE PROJEÇÃO Prof. Oswaldo Luiz Saenger Presidente Prof.ª Catarina Fontoura Costa Diretora Geral das Unidades Educacionais Prof. José Sérgio

Leia mais