Lancheira Saudável CLUBE DE NUTRIÇÃO - LANCHES SAUDÁVEIS E NUTRITIVOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lancheira Saudável CLUBE DE NUTRIÇÃO - LANCHES SAUDÁVEIS E NUTRITIVOS"

Transcrição

1 Lancheira Saudável CLUBE DE NUTRIÇÃO - LANCHES SAUDÁVEIS E NUTRITIVOS

2 Este projeto pretende: Promover escolhas alimentares saudáveis para os lanches escolares de alunos do 1º ciclo, através da sensibilização dos pais/encarregados de educação e alunos para esta temática; Promover o consumo de pão, lacticínios e fruta; Diminuir o consumo de doces, refrigerantes/chás açucarados, salgados e produtos de pastelaria. O que é um lanche saudável e nutritivo? Um lanche equilibrado, completo e variado deve conter fruta, cereais e lacticínios. É importante perceber que podemos comer de forma adequada, sem que para isso seja necessário fazer um elevado esforço monetário, basta usar a imaginação. Os menus propostos foram elaborados considerando a segurança alimentar, o equilíbrio nutricional (as sugestões incluem opções para o lanche da manhã e o lanche da tarde), preço controlado e a facilidade de preparação e transporte. Nota: o preços dos lanches foram estimados numa pesquisa dos preços mais baixos do mercado (2015).

3 Olá, eu sou a Patisca e vou ensinar como podemos comer lanches saudáveis de forma divertida! UM LANCHE SABOROSO E DIFERENTE PARA CADA DIA

4 1 pacote de leite meio gordo 200ml 1 fatia de pão de centeio (aprox. 50 g) 1 colher de sobremesa de queijo creme 1 maçã : 0,57 Valor Energético Dos quais açúcares 331 kcal 11 g 58 g 30 g 7 g 6 g 1. De véspera coloque 1 pacote de leite simples na lancheira. 2. De manhã barre o pão com o queijo creme e lave a maçã. Parta a fatia de pão ao meio e coloque uma por cima da outra para facilitar o transporte. Adicione à lancheira. Prefira a fruta com casca, uma vez que esta é rica em fibra. Este nutriente ajuda na prisão de ventre e aumenta a sensação de saciedade.

5 1 iogurte sólido meio-gordo de aromas 1 banana 4 bolachas torradas : 0,37 Valor Energético Dos quais açúcares 308 kcal 9 g 55 g 41 g 6 g 4 g 1. De véspera coloque as bolachas e a banana numa lancheira térmica. 2. De manhã acrescente o iogurte e uma colher. O iogurte tem um papel probiótico, pois a presença de microrganismos vivos reforça a barreira imunitária presente no intestino. Devemos preferir sempre os iogurtes sem açúcar adicionado, ou seja, sem a menção açucarado. Em caso de dúvida compre os naturais e adicione frutas ou flocos a gosto.

6 200 ml de leite meio-gordo 3 tostas integrais quadradas 1 colher de chá de doce de fruta 3 nozes (6 metades) : 0,63 Valor Energético Dos quais açúcares 266 kcal 12 g 30 g 17 g 11 g 2 g 1. De manhã, barre um dos lados da tosta com doce de abóbora. Acondicione numa caixa juntamente com as nozes. 2. Coloque tudo numa lancheira. As nozes são ricas em ómega 3, um ácido gordo essencial, com elevados benefícios para a saúde: proteção cardiovascular, promoção da função cognitiva e efeito antiinflamatório.

7 1 cenoura em palitos 1 iogurte natural sólido meio gordo Limão, sal, pimenta q.b. Ervas aromáticas (salsa, cebolinho ) 1 fatia de pão de passas : 0,53 Valor Energético Dos quais açúcares 270 kcal 12 g 46 g 17 g 4 g 10 g 1. De véspera higienize, descasque 1 cenoura e corte-a aos palitos. 2. Prepare o molho: adicione umas gotas de limão, ervas frescas picadas, sal e pimenta a 1 iogurte natural. Acondicione o molho numa caixa de plástico e guarde no frigorífico. 3. De manhã coloque tudo numa lancheira térmica juntamente com a fatia de pão de passas que pode cortar em tiras. Os palitos de cenoura podem ser ótimos aperitivos quando a fome aperta antes das refeições principais. Se o seu filho não gostar de cenoura, coloque 4 tomates cherrys ou palitos de pepino.

8 1 maçã reineta Canela q.b. 1 colher de chá de açúcar 4 bolachas de água e sal integrais 1 queijo mini : 0,84 Valor Energético Dos quais açúcares 339 kcal 8 g 55 g 37 g 1. No dia anterior, asse as maçãs no forno com um pouco de açúcar e canela. Acondicione numa caixa de plástico e reserve no frigorífico. As bolachas de água e sal podem ser substituídas por bolachas do tipo Maria, torradas ou integrais. 10 g 7 g 2. De manhã, coloque na lancheira a caixa com a maçã assada, 1 colher, o queijo mini e as bolacha de água e sal.

9 1 iogurte natural sólido meio gordo 130g de fruta variada Folhas de hortelã q.b. 5 bolachas do tipo maria : 0,33 Valor Energético Dos quais açúcares 280 kcal 9 g 46 g 30 g 7 g 4 g 1. De véspera, prepare a salada de fruta. 2. De manhã, prepare um recipiente com o iogurte e junte a salada de fruta. Pode adicionar hortelã picada para dar mais sabor. 3. Coloque o recipiente numa lancheira térmica juntamente com as bolachas e 1 colher. Pode acrescentar umas gotas de limão à salada de fruta para evitar que oxide, ou seja que a fruta escureça.

10 1 pacote de bebida de aveia 250ml 1 bolinha de pão de mistura (50g) 1 fatia de queijo flamengo 1 tangerina : 1,63 Valor Energético 297 kcal 13 g 43 g Dos quais açúcares 11 g 7 g 4 g 1. De véspera, coloque na lancheira 1 pacote de bebida vegetal simples (ex: bebida de aveia) e uma tangerina. 2. De manhã, faça uma sandes com 1 bolinha de mistura e uma fatia de queijo flamengo e leve a prensar na tostadeira. As bebidas vegetais (aveia, amêndoa, coco, arroz ) são boas alternativas ao leite de vaca. Especialmente recomendadas para quem é intolerante à lactose, vegetarianos ou com alergia à proteína do leite de vaca. Ou simplesmente para quem procura alternativas ao leite industrial.

11 1 queijo fresco meio-gordo pequeno Salsa q.b. 6 tostas integrais extrafinas (1 pacote individual) 1 kiwi : 0,86 Valor Energético Dos quais açúcares 276 kcal 15 g 28 g 16 g 12 g 3 g 1. De manhã, esmigalhe o queijo fresco com um garfo e acrescente a salsa picada. Guarde o paté num recipiente fechado. 2. Coloque o pacote de tostas integrais e o paté numa lancheira térmica. Acrescente 1 kiwi partido ao meio protegido por pelicula e uma colher. As tostas e as bolachas devem ser transportadas em recipientes fechados de modo a conservar as suas propriedades.

12 1 iogurte líquido meio gordo de aroma 1 porção de pipocas 1 banana : 0,56 Valor Energético 340 Kcal 9 g 61 g Dos quais açúcares 44 g 7 g 4 g 1. Num tacho adicione 1 colher de sopa de azeite e 1 pires de milho para pipocas. Feche a tampa e leve ao lume. Quando os grãos pararem de estourar, as pipocas estão prontas. Polvorize com canela. Coloque uma porção de pipocas (2 conchas de sopa) num recipiente com tampa. 2. Numa lancheira térmica adicione as pipocas, o iogurte líquido e uma banana. As pipocas de cinema e industrializadas de microondas são muito ricas em gordura e açúcar. Já as caseiras podem ser uma valiosa fonte de fibra e antioxidantes e quando consumidas na quantidade certa apresentam poucas calorias. Pode também experimentar confecionar sem adição de gordura no micro-ondas.

13 1 pacote de leite meio gordo 200ml 50g de bolo caseiro 1 pera : 0,47 Valor Energético Dos quais açúcares 366 kcal 9 g 40 g 38g 19 g 4 g 1. De véspera, faça um bolo caseiro. De manhã, corte uma fatia com 50g. 2. Lave a pera. Adicione um pacote de leite simples e coloque tudo numa lancheira. Preferia um bolo caseiro a um de compra. Aproveite para adicionar fruta e farinhas integrais aos seus bolos. Assim, obtém um bolo com menos açúcar e gordura e sem conservantes na sua composição.

14 1 embalagem individual de palitos de pão e queijo fundido 1 gelatina Uvas (15 bagos) : 1,06 Valor Energético Dos quais açúcares 280 Kcal 10 g 43 g 37 g 8 g 2 g 1. De véspera, prepare 1 gelatina e acondicione-a em caixas de plástico individuais. Ou opte pelas de compra. 2. De manhã, coloque a gelatina, a cuvete de gressinos e queijo e as uvas previamente lavadas numa lancheira térmica. Acrescente 1 colher. Durante a preparação da gelatina pode adicionar 1 iogurte natural, conferindo uma consistência mais cremosa ou então várias frutas cortadas aos pedaços tornando-a mais divertida.

15 1 iogurte natural sólido meio gordo 30 g de cereais de milho do tipo Corn Flakes (7 colheres de sopa) 1 maçã : 0,34 Valor Energético Dos quais açúcares 260 Kcal 8 g 49 g 27 g 3 g 4 g 1. De manhã, coloque 1 iogurte natural na lancheira térmica, juntamente com a maçã lavada. 2. Coloque 30 g de cereais integrais numa caixa de plástico. Ou em alternativa compre pacotes individuais de cereais pouco açucarados. Adicione uma colher. Verifique as quantidades de hidratos de carbono (açúcares) e sal presentes nos cereais. A maioria apresenta teores demasiado elevados destes nutrientes. Preferia os cereais que contenham a menor quantidade.

16 1 pacote de leite meio gordo 200ml 2 Panquecas de aveia (1 ovo, ½ banana, 1 colher de sopa de farelo de aveia) 20g de snack de fruta desidratada morangos : 1,41 Valor Energético 332 Kcal 17 g 43 g Dos quais açúcares 35 g 10 g 4 g 1. Coloque 1 pacote de leite meio-gordo simples na lancheira e um punhado de morangos desidratados numa caixa de plástico. 2. De manhã, prepare as panquecas : colocar os ingredientes num copo e triturar com a varinha mágica. Untar ligeiramente uma frigideira com azeite e levar ao lume. Colocar uma concha de massa e quando esta ficar dourada vire ao contrário. No final pode adicionar canela. Prefira a fruta desidratada que é crocante em substituição das batatas fritas ou outros snacks ricos em gorduras. É fácil de transportar e não requer cuidados especiais de conservação.

17 1 iogurte líquido meio gordo de aroma 5 bolachas de água e sal redondas 1 colher de chá de manteiga de amendoim 1 pera : 0,63 Valor Energético 314 Kcal 10 g 44 g Dos quais açúcares 32 g 11 g 4 g 1. De manhã, coloque 1 iogurte líquido na lancheira térmica juntamente com a pera lavada. 2. Barre um dos lados de uma bolacha com manteiga de amendoim e cole a outra por cima e assim sucessivamente. A manteiga de amendoim é rica em gordura polinsaturada (importante para a saúde cardiovascular) e, por isso, constitui uma alternativa mais saudável à manteiga que é constituída maioritariamente por gordura saturada. Prefira fazer manteiga de amendoim caseira sem aditivos. Para isso, basta colocar 250g de amendoins torrados sem sal na picadora e picar bem até se atingir uma consistência cremosa.

18 1 pacote de leite meio gordo 200ml 1 pão integral com sementes (50g) 1 fatia de fiambre de frango (15g) 1 laranja : 0,83 Valor Energético 314 Kcal 15 g 50 g Dos quais açúcares 29 g 6 g 8 g 1. Coloque 1 pacote de leite meio-gordo simples na lancheira. 2. De manhã, descasque 1 laranja e corte-a às rodelas. Acondicione-a numa caixa de plástico com um garfo. Faça uma sandes com o pão de sementes e 1 fatia de fiambre de frango. Acrescente à lancheira. Dependendo do tipo de semente encontra-se propriedades específicas. Mas, no geral, as sementes são ricas em gorduras saudáveis, fibras, vitaminas e minerais benéficos para a saúde, funcionando como um bom complemento da alimentação diária.

19 1 iogurte natural sólido meio gordo 5 bolachas do tipo maria 1 maça grande ou 2 pequenas Canela a gosto : 0,44 Valor Energético 267 Kcal 8 g 44 g Dos quais açúcares 29 g 7 g 3 g 1. De véspera leve um tacho ao lume com a maçã previamente lavada e partida aos pedaços com um pouco de água. Deixe cozer e por último reduza tudo a puré com a farinha mágica. Pode adicionar canela. 2. Acondicione o puré num recipiente próprio e individual e guarde no frigorífico. De manhã, coloque o puré de fruta, as bolachas e o iogurte natural na lancheira. Acrescente 1 colher. É sempre preferível consumir a fruta ao natural, pois quando confecionada e triturada esta perde as suas propriedades nutricionais pois ocorre destruição de micronutrientes e a capacidade de absorção dos açúcares pelo organismo torna-se maior. Contudo o puré de fruta pode ser uma alternativa a usar moderadamente para tornar os lanches dos mais pequenos apelativos.

20 1 pacote de leite meio gordo 200ml 3 bolachas de arroz 1 colher de chá de doce de fruta 1 rodela de abacaxi : 0,64 Valor Energético Dos quais açúcares 267 Kcal 9 g 48 g 29 g 4 g 2 g 1. Coloque 1 pacote de leite meio-gordo simples na lancheira. 2. De manhã, barre um dos lados da bolacha de arroz com doce e cole a outra por cima e assim sucessivamente. Corte as rodelas de abacaxi em pequenos pedaços para uma caixa de plástico. Acrescente 1 colher. Prefira doce de fruta sem açúcares adicionados ou compotas caseiras.

21 1 iogurte sólido meio-gordo de aromas 2 fatias de pão de forma integral 1 fatia de queijo flamengo 1 folha de alface 6 cajus sem sal : 0,63 Valor Energético Dos quais açúcares 342 Kcal 18 g 42 g 14 g 1. De manhã, prepare a sandes com o pão de forma, 1 fatia de queijo flamengo e uma folha de alface lavada. Aproveite as sandes e os pratos preferidos do seu filho para incluir hortícolas. De forma disfarçada e divertida, ele acabará por comer alguns legumes. 11 g 2 g 2. Coloque o iogurte, a sandes e os cajus numa lancheira térmica. Acrescente 1 colher.

22 1 pacote de leite meio gordo 200ml 1 fatia de broa de milho (70gr) 1 colher de chá de queijo fundido Morangos (6 grandes ou 10 pequenos) : 0,73 Valor Energético Dos quais açúcares 280 Kcal 12 g 43 g 17 g 6 g 5 g 1. Coloque 1 pacote de leite meio-gordo simples na lancheira. 2. De manhã, barre 1 fatia de broa de milho com queijo fundido e acondicione numa caixa. Acrescente os morangos previamente higienizados. Se sofrer de problemas gastrointestinais, os derivados do leite, como o iogurte e o queijo, podem ser uma opção em comparação com o leite de vaca, uma vez que se tratam de produtos fermentados, logo com menos lactose.

23 1 triângulo de queijo 6 castanhas assadas 1 sumo de fruta 100% : 0,97 Valor Energético Dos quais açúcares 287 Kcal 6 g 53 g 27 g 5 g 6 g 1. De véspera asse as castanhas. 2. De manhã, coloque 1 triângulo de queijo e 1 sumo de fruta 100% numa lancheira térmica. Acrescente 6 castanhas acondicionadas num recipiente fechado. A castanha é um alimento muito versátil. Esta pode ser consumida cozida ou assada, e ainda, ser usada como acompanhamento em pratos (ex. puré), em bases de sopa ou na confeção de sobremesas e bolos.

24 Lave bem a fruta e, para facilitar o seu consumo, pode parti-la em pequenos pedaços e colocá-la numa caixa; Embale os alimentos separadamente; As bolachas devem ser colocadas numa pequena caixa para se manterem crocantes; Prefira lancheiras ou marmitas térmicas com acumuladores de frio para que a temperatura dos alimentos refrigerados se mantenha por mais tempo, nomeadamente os iogurtes; Não se esqueça dos guardanapos, colher para o iogurte e garfo para a fruta, quando aplicável; Junte sempre ao lanche do seu filho uma garrafa de água; Evite utilizar pães embalados de longa duração que são ricos em açúcar e gorduras. Para ter pão sempre fresco, pode optar por congelar o pão de padaria e ir descongelando à medida que for necessário. Tenha em atenção que estas propostas de lanches se enquadram numa alimentação completa, equilibrada e variada, como aconselha a Nova Roda dos Alimentos. Deve adequar as restantes refeições do dia alimentar do seu filho a estes princípios; Em festas de aniversário recomenda-se que os bolos escolhidos não contenham recheio preferir bolos como pão de ló ou bolo de iogurte - e que o sumo servido seja do tipo 100% fruta; Não ofereça guloseimas em dias de festa, opte por outras ofertas económicas como: canetas, lápis, berlindes, apitos, blocos, flores de papel, pulseira/colares de massas, pisa-papéis de pedras pintadas Em dias em que seja realizada atividade física, recomenda-se um reforço do lanche com uma peça de fruta ou um iogurte.

25 Sugestões de refeições nutritivas para levar em dias de visita de estudo em que é necessário transportar o almoço

26 O que devem incluir: Fonte de proteína Atum em água, ovo cozido, carne de aves assada ou cozida desfiada, polvo, cogumelos, salmão fumado Queijos transportáveis (triângulos ou bolinhas) Massa, arroz (ex. basmati, vaporizado ), couscous, quinoa, castanhas cozidas, leguminosas (grão, lentilhas, feijão ), milho Gorduras insaturadas Frutos gordos: abacate, nozes, amêndoas Sementes: linhaça, sésamo, girassol, abóbora Azeite Vitaminas e minerais Hortícolas: alface, rúcula, canónigos, espinafres baby, agrião, tomate, tomate cherry, cenoura, rabanete, couve-roxa, cebola, pimento, pepino, beterrraba Ervas aromáticas: salsa, coentros, orégãos. Fruta fresca (ex: abacaxi, uvas, gomos de laranja )

27 O que devem incluir: Pão Fonte de proteína Integral, integral com sementes, alfarroba, centeio, mistura, soja, aveia Pão folha (para fazer Wrap) Atum em água, ovo cozido, carne de aves assada ou cozida desfiada ou laminada, salmão fumado Queijos transportáveis (triângulos ou bolinhas) EVITAR: Alguns tipos de pão mais gordos: (pão de leite, pão de forma, croissant ) Vitaminas e minerais Hortícolas: alface, rúcula, tomate, cenoura, rabanete, couve-roxa, pepino, aipo. Frutas frescas: abacaxi, abacate SNACK IDEAL PARA ACOMPANHAR Palitos de cenoura/pepino ou maçaroca cozida Recheios que se podem deteriorar com o calor (ex: molho de iogurte, fiambre, maionese

28 Preparação: Bater 3 ovos com um iogurte natural. Juntar os ingredientes vegetais (cogumelos, pimento vermelho, cenoura ralada, espinafres, milho ) e os condimentos (sal, pimenta, orégãos, coentros ). Colocar uma fatia de fiambre de aves numa forminha de silicone. Deitar o recheio por cima. Levar ao forno a 180º durante cerca de min. Preparação: Misturar 500g de carne de frango picada com salsa picada, dois dentes de alho picados e sal. Separar o preparado em bolinhas e empanar em farelo de aveia. Colocar num tabuleiro coberto com papel vegetal e levar ao forno pré aquecido a 200ºC durante 20 minutos. Preparação: Escaldar ¼ de couve flor e triturar até ficar com a consistência de arroz. Numa taça colocar todos os ingredientes (a couve-flor, 1 ovo, 1 lata de atum em água, sumo de limão q.b., pimenta q.b., coentros q.b.) e misturar bem. Aquecer uma frigideira anti-aderente e colocarpequenas porções da mistura. Virar até estarem douradas dos dois lados.

29 O Clube de Nutrição é um projeto de âmbito escolar, criado em 2013, onde se pode aprender a fazer uma alimentação saudável e a ter uma vida mais ativa. Somos uma equipa de dietistas e nutricionistas disponíveis para ajudar a esclarecer todas as dúvidas do Agrupamento de Escolas de Paços de Arcos, bem como a prestar um aconselhamento mais personalizado a quem procurar a nossa ajuda. Contacte-nos: nutricaoclube@gmail.com Estamos também instaladas no gabinete médico da Escola Secundária Luís de Freitas Branco (Tel: ) Nota: Este guia está também disponível para consulta da página do AEPA: PARCEIROS: Dra. Carina Borralho 0992DE

Receitas do Workshop de Dietas Pastosas e Gostosas

Receitas do Workshop de Dietas Pastosas e Gostosas Receitas do Workshop de Dietas Pastosas e Gostosas 1 Dicas para uma alimentação pastosa e gostosa Apesar do seu filho necessitar de ingerir todos os alimentos triturados, deverá, igualmente, ter uma alimentação

Leia mais

Lanches Escolares. Guia de Bolso

Lanches Escolares. Guia de Bolso Lanches Escolares Guia de Bolso Introdução ao guia Este guia de bolso apresenta sugestões de lanches fáceis de transportar, saudáveis e adequados às faixas etárias indicadas. As quantidades e tipos de

Leia mais

PROGRAMA DE TREINO DE COMPETÊNCIAS DE GESTÃO DOMÉSTICA ECONOMIA ALIMENTAR

PROGRAMA DE TREINO DE COMPETÊNCIAS DE GESTÃO DOMÉSTICA ECONOMIA ALIMENTAR de formação PROGRAMA DE TREINO DE COMPETÊNCIAS DE GESTÃO DOMÉSTICA ECONOMIA ALIMENTAR 16 HORAS Página 1 de 11 INTRODUÇÃO O Programa de Treino de Competências Básicas de Gestão Doméstica Economia Alimentar

Leia mais

EMEF TI MOACYR AVIDOS DISCIPLINA ELETIVA: COZINHANDO COM OS NÚMEROS

EMEF TI MOACYR AVIDOS DISCIPLINA ELETIVA: COZINHANDO COM OS NÚMEROS EMEF TI MOACYR AVIDOS DISCIPLINA ELETIVA: COZINHANDO COM OS NÚMEROS (ALUNOS) Público Alvo: 6ºs E 7ºs ANOS (DISCIPLINA) Área de Conhecimento: MATEMÁTICA e LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORES: JANAINA ROSEMBERG

Leia mais

ALIMENTOS EXTENSAMENTE AQUECIDOS

ALIMENTOS EXTENSAMENTE AQUECIDOS ALIMENTOS EXTENSAMENTE AQUECIDOS RECEITAS SALGADAS WAFFLE/PANQUECA SALGADO Ingredientes 1 xícara chá de Farinha de Trigo 1 xícara chá de leite de vaca integral 1 ovo de galinha inteiro 1 colher chá de

Leia mais

Ingredientes para a massa 1 xíc farinha de trigo integral 1 xíc farinha de trigo 1 col chá sal 1 col chá fermento 100 ml água

Ingredientes para a massa 1 xíc farinha de trigo integral 1 xíc farinha de trigo 1 col chá sal 1 col chá fermento 100 ml água Pastel de legumes 10 unidades 2 Ingredientes para o recheio 2 col sopa óleo 2 xic couve flor em buque ¼ xi pimentão vermelho em cubinhos 1/3 xíc milho verde ½ cebola 1 col chá curry Sal a gosto Ingredientes

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Como reduzir o desperdício alimentar Alexandra Bento Iara Pimenta, Helena Real

FICHA TÉCNICA. Como reduzir o desperdício alimentar Alexandra Bento Iara Pimenta, Helena Real FICHA TÉCNICA Título: Direcção Editorial: Concepção: Corpo Redactorial: Produção Gráfica: Propriedade: Redacção: Como reduzir o desperdício alimentar Alexandra Bento Iara Pimenta, Helena Real Iara Pimenta,

Leia mais

20 Receitas Econômicas e Nutritivas

20 Receitas Econômicas e Nutritivas 20 Receitas Econômicas e Nutritivas 1. ALMEIRÃO COM SOBRAS DE ARROZ 1 maço de almeirão 1 cebola picada 1 dente de alho 2 xícaras (chá) de arroz cozido 1 e 1/2 colher (sopa) de óleo Escolha e lave bem o

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO NUTRICHEF CSD

EDITAL DO CONCURSO NUTRICHEF CSD EDITAL DO CONCURSO NUTRICHEF CSD 1. DO OBJETO O presente instrumento tem por objetivo selecionar receitas que priorizem a utilização de ingredientes naturais e nutritivos que assegurem pratos saudáveis,

Leia mais

RECEITAS DIETÉTICAS PARA O VERÃO

RECEITAS DIETÉTICAS PARA O VERÃO ROLINHOS DE PEIXE COM ESPINAFRES 4 Filetes de peixe sem pele e espinhas com cerca de 100g cada 1 Colher (sopa) de sumo de limão 300g de espinafres congelados 1 Dente de alho 3 Colheres (sopa) de azeite

Leia mais

ENTRADA Salada Requintada

ENTRADA Salada Requintada ENTRADA Salada Requintada Rendimento: 6 porções (1 pires = 75 g) 1 pé de alface americana pequeno lavado 1 maço pequeno de rúcula lavado 100 g de peito de peru defumado em tiras 100 g de queijo minas em

Leia mais

Pão de banana e laranja

Pão de banana e laranja Pão de banana e laranja 4 colheres de sopa de suco de laranja (natural fica melhor) 200 ml de água 2 bananas pequenas e amassadas (você pode usar banana prata) 3 colheres de sopa de Mel 500 Gr de Farinha

Leia mais

RUA TOMÁS RIBEIRO, 115 1050-228 LISBOA T (+351) 213 199 500 E realpalacio@hoteisreal.com REALHOTELSGROUP.COM

RUA TOMÁS RIBEIRO, 115 1050-228 LISBOA T (+351) 213 199 500 E realpalacio@hoteisreal.com REALHOTELSGROUP.COM RUA TOMÁS RIBEIRO, 115 1050-228 LISBOA T (+351) 213 199 500 E realpalacio@hoteisreal.com REALHOTELSGROUP.COM FOI EM 2008 QUE O HOTEL REAL PALÁCIO CRIOU UM BOMBOM FEITO DE AMOR VERDADEIRO. Sobremesa de

Leia mais

-./*0(1(21&1'#"0(31#*4(

-./*0(1(21&1'#0(31#*4( -./*0(1(21&1#"0(31#*4( 5/"6$17"(+1(8*$/"(0".+9:1;(!"#$%&"()*$+,*( ! "#$%&!!()*+,&!-+%.! /$,012,!3!4%1$,!&,#3567!!!!!! 8,+19)*,!:%13;%! ÍNDICE!"#$!%&%&(&)*+!%,&*$-% INTRODUÇÃO MODO DE EMPREGO SUMOS 1. Sumo

Leia mais

ENTRADAS Camarão Frito. Ingredientes: 1kg de camarão médio com casca 2 dentes de alho picados Suco de 1 limão 1/3 de xícara de óleo Sal a gosto

ENTRADAS Camarão Frito. Ingredientes: 1kg de camarão médio com casca 2 dentes de alho picados Suco de 1 limão 1/3 de xícara de óleo Sal a gosto ENTRADAS Camarão Frito 1kg de camarão médio com casca 2 dentes de alho picados Suco de 1 limão 1/3 de xícara de óleo Sal a gosto Tempere o camarão com o alho, o suco de limão e sal. Coloque na água fervente

Leia mais

Receitas colesterol. Pizza marguerita de berinjela - Mariana e Priscila Ingredientes

Receitas colesterol. Pizza marguerita de berinjela - Mariana e Priscila Ingredientes Receitas colesterol Pizza marguerita de berinjela - Mariana e Priscila Ingredientes 2 berinjelas grandes (870g); 6 claras levemente batidas (180g); 2 dentes de alho grandes (15g); 12 colheres (sopa) de

Leia mais

Receitas sem Leite e sem Trigo

Receitas sem Leite e sem Trigo Receitas sem Leite e sem Trigo Panqueca: 1 colh. de sopa cheia de maisena 1 colh. de sopa rasa de fécula de batata 1 colh de sopa rasa de farelo de arroz 1 ovo Sal Água Misture todos os ingredientes secos.

Leia mais

Menu: Entrada: Salada de Verão. Prato Principal: Arroz colorido acompanhado de Pasteis de legumes com molho de tomate. Sobremesa:

Menu: Entrada: Salada de Verão. Prato Principal: Arroz colorido acompanhado de Pasteis de legumes com molho de tomate. Sobremesa: Menu: Entrada: Salada de Verão Prato Principal: Arroz colorido acompanhado de Pasteis de legumes com molho de tomate Sobremesa: Gelado rápido de morango Bom Apetite! Salada de Verão: (para 4 pessoas) Salada:

Leia mais

A COUVE-FLOR NA ESCOLA DO SABOR

A COUVE-FLOR NA ESCOLA DO SABOR ESCOLA DO SABOR Os alimentos são fonte de energia e garantia de sobrevivência. Sem uma alimentação adequada à criança não pode se desenvolver ou crescer. O bom desenvolvimento corporal e intelectual exige

Leia mais

Já está na mesa o novo cardápio da alimentação escolar.

Já está na mesa o novo cardápio da alimentação escolar. Já está na mesa o novo cardápio da alimentação escolar. Prove as receitas, veja como está gostoso e, o mais importante, nutritivo! A Prefeitura de Ipatinga elaborou para você este livro com receitas que

Leia mais

Receitas para as Festas de Fim de Ano

Receitas para as Festas de Fim de Ano Salada Agridoce 1 molho de alface americano 2 xícaras de chá de repolho roxo cortado bem fino 1 maçã vermelha, picada em quadradinhos pequenos 1 colher de sopa de uvas passas sem sementes 3 talos de aipo

Leia mais

Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO

Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO no 1º ano de vida ALIMENTAÇÃO PADRÃO Este folheto foi elaborado para ajudar os pais na alimentação do bebé. Cumpra sempre os conselhos do enfermeiro e do médico do seu filho

Leia mais

www.500receitasparaemagrecer.com.br

www.500receitasparaemagrecer.com.br Olá, Querido (a) amigo (a), É com imenso prazer que trago para você este guia prático e fácil para ajuda-lo na tarefa árdua que é perder peso e principalmente mantêlo. O que dificulta muitas vezes manter

Leia mais

RECEITA Nuggets de peixe, acompanhados por molho de iogurte e salada

RECEITA Nuggets de peixe, acompanhados por molho de iogurte e salada Nuggets de peixe, acompanhados por molho de iogurte e salada Equipa: Chef Ratatouille (Joana Lourenço, Joana Reis e Maria Fonseca, da turma 6ºA) NUGGETS DE SALMÃO (para 2 pessoas) 2 iogurtes naturais 2

Leia mais

Nutrição. O alimento como aliado da sua saúde.

Nutrição. O alimento como aliado da sua saúde. Nutrição O alimento como aliado da sua saúde. alimentação saúdavel Alimentação saúdavel e cuidados nutricionais são importantes em todas as fases da vida e devem ser tratados com distinção em cada período.

Leia mais

Misturar todos os ingredientes. Fazer bolinhas e fritar em óleo quente. Escorrer em papel toalha e servir.

Misturar todos os ingredientes. Fazer bolinhas e fritar em óleo quente. Escorrer em papel toalha e servir. 1 BOLINHO DE JACARÉ I 1 kg. de carne de jacaré moída 100 g. de farinha de milho ou farinha de mandioca flocada 3 ovos inteiros 3 dentes de alho, picadinhos pimenta-do-reino e salsinha e cebolinha bem picadinhas

Leia mais

A COUVE CHINESA NA ESCOLA DO SABOR

A COUVE CHINESA NA ESCOLA DO SABOR ESCOLA DO SABOR O alimento é a nossa fonte de energia, a nossa garantia de sobrevivência. Sem uma alimentação adequada a criança não pode se desenvolver ou crescer. A COUVE CHINESA NA ESCOLA DO SABOR Uma

Leia mais

É fundamental ler com atenção as embalagens dos produtos que devem ter a informação: NÃO CONTÉM GLÚTEN. Mix de farinha sem glúten

É fundamental ler com atenção as embalagens dos produtos que devem ter a informação: NÃO CONTÉM GLÚTEN. Mix de farinha sem glúten Tema: Glúten O glúten é uma proteína presente em alguns grãos como trigo, cevada e centeio. A intolerância ao glúten de forma permanente é denominada doença celíaca. Nesse caso, o intestino apresenta dificuldade

Leia mais

Menu Detox. A alimentação que melhor o prepara para o seu Happy Detox

Menu Detox. A alimentação que melhor o prepara para o seu Happy Detox Menu Detox A alimentação que melhor o prepara para o seu Happy Detox 1. A alimentação que melhor o prepara para o seu happy detox O Menu Detox permite-lhe fazer uma correta preparação antes e depois do

Leia mais

Sugestões para o Dia do Pai

Sugestões para o Dia do Pai Sugestões para o Dia do Pai Ficha Técnica Título: Sugestões para o Dia do Pai Concepção: Mariana Barbosa Corpo redactorial: Delphine Dias; Helena Real; Mariana Barbosa Revisão: Célia Craveiro; Sandra Dias;

Leia mais

Planejamento de Refeições Rápidas 1

Planejamento de Refeições Rápidas 1 Planejamento de Refeições Rápidas 1 Introdução O plano expresso de refeições para 14-dias é um ótimo ponto de partida que ajuda você a aprender rapidamente sobre os alimentos saudáveis e saborosos que

Leia mais

Desde 1997, quando iniciamos nossa atividade empresarial,

Desde 1997, quando iniciamos nossa atividade empresarial, Um Pequeno Retrato Desde 1997, quando iniciamos nossa atividade empresarial, atendendo um grupo de amigos, mantivemos sempre alguns princípios condizentes com nossas vidas e valores: Vegetariano O mais

Leia mais

Centro de Saúde Escola do Butantã/FMUSP. Saúde da Criança. Receitas para as primeiras papinhas do seu bebê

Centro de Saúde Escola do Butantã/FMUSP. Saúde da Criança. Receitas para as primeiras papinhas do seu bebê Centro de Saúde Escola do Butantã/FMUSP Saúde da Criança Receitas para as primeiras papinhas do seu bebê Receita básica para PAPA SALGADA Não podem faltar estes alimentos no preparo do papa para a criança

Leia mais

Menu Vegetariano. Ementa. Entrada: Alga Kombu enrolada Prato Principal: Soufflé Primaveril de Tofu Sobremesa: Tarte Viva de Mirtilos.

Menu Vegetariano. Ementa. Entrada: Alga Kombu enrolada Prato Principal: Soufflé Primaveril de Tofu Sobremesa: Tarte Viva de Mirtilos. Menu Vegetariano Ementa Entrada: Alga Kombu enrolada Prato Principal: Soufflé Primaveril de Tofu Sobremesa: Tarte Viva de Mirtilos Introdução Este menu surgiu de uma experiência na cozinha baseada em receitas

Leia mais

Cachorro Quente de Forno

Cachorro Quente de Forno Cachorro Quente de Forno 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 xícaras (chá) de leite 2 ovos 3 colher de sopa de fermentem pó 100 g de queijo parmesão ralado Recheio: 8 salsichas cozidas e picadas 1 cebola

Leia mais

Lípidios (g) (g) MODO DE PREPARO. Vitamina C (mg) Açúcar g 7 27,09 6,97 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 R$ 0,01

Lípidios (g) (g) MODO DE PREPARO. Vitamina C (mg) Açúcar g 7 27,09 6,97 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 R$ 0,01 Cardápio nº 2455 - BISCOITO CASEIRO DE NATA E SUCO DE POLPA DE FRUTA os C Ca Mg Fe Zn Custo Açúcar g 8 30,96 7,97 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 R$ 0,01 Açúcar (suco) g 10 38,70 9,96 0,00

Leia mais

DIETA DUKAN 1ª FASE: ATAQUE. Alimentos Permitidos e Primeiros Passos

DIETA DUKAN 1ª FASE: ATAQUE. Alimentos Permitidos e Primeiros Passos DIETA DUKAN 1ª FASE: ATAQUE Alimentos Permitidos e Primeiros Passos ÍNDICE Os Alimentos Autorizados Panqueca Dukan Os Adjuvantes Pode e não pode Conselhos do Dr. Dukan Recomendações para iniciar 03 07

Leia mais

ÍNDICE RECEITAS SEM LACTOSE

ÍNDICE RECEITAS SEM LACTOSE ÍNDICE RECEITAS SEM LACTOSE Bolo integral... 3 Bolo de maçã com casca... 3 Bolo de maçã e nozes sem lactose... 4 Bolo funcional rico em fibras... 4 Bolo laxativo... 5 Biomassa de banana verde... 5 Panqueca

Leia mais

continente REAPROVEITE MAIS, DESPERDICE MENOS SUGESTÕES DE RECEITAS PRÁTICAS

continente REAPROVEITE MAIS, DESPERDICE MENOS SUGESTÕES DE RECEITAS PRÁTICAS REAPROVEITE MAIS, DESPERDICE MENOS SUGESTÕES DE RECEITAS PRÁTICAS Índice 4 Introdução Entradas 6 Patê de Talos 7 Pasta de Beringela Sopa 8 Sopa de talos e folhas Prato de Carne 9 Tomates Recheados Prato

Leia mais

CARDÁPIOS PARA VÉSPERA E ANTEVÉSPERA DA COLONOSCOPIA

CARDÁPIOS PARA VÉSPERA E ANTEVÉSPERA DA COLONOSCOPIA CARDÁPIOS PARA VÉSPERA E ANTEVÉSPERA DA COLONOSCOPIA CAMPO GRANDE MS JULHO DE 2008 Nutricionista Responsável: Dayane Belusso CRN 3 24696/P E-mail belussob@hotmail.com CARDÁPIO DA ANTEVÉSPERA DO EXAME DESJEJUM

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ISABEL MARQUES DIETISTA DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO E DIETÉTICA DO CHTV, E.P.E. 30 DE NOVEMBRO DE 2011

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ISABEL MARQUES DIETISTA DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO E DIETÉTICA DO CHTV, E.P.E. 30 DE NOVEMBRO DE 2011 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ISABEL MARQUES DIETISTA DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO E DIETÉTICA DO CHTV, E.P.E. 30 DE NOVEMBRO DE 2011 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Uma alimentação equilibrada proporciona uma quantidade correcta

Leia mais

clique aqui http://emagrecaki.com.br/emagrecercns

clique aqui http://emagrecaki.com.br/emagrecercns clique aqui http://emagrecaki.com.br/emagrecercns clique aqui http://emagrecaki.com.br/emagreceranv clique aqui http://emagrecaki.com.br/emagrecercns INDICE Sandes Ao Acordar 2 Maça 2 Melância 2 Panquecas

Leia mais

Muito obrigada por baixar nosso e-book. Quem somos?

Muito obrigada por baixar nosso e-book. Quem somos? Muito obrigada por baixar nosso e-book. É muito gratificante saber que nosso conteúdo pode inspirar as pessoas a alcançarem mais saúde, mais conhecimento e melhor qualidade de vida através da nutrição

Leia mais

18 RECEITAS FÁCEIS E SAUDÁVEIS PARA O SEU DIA A DIA. Fabiana Nanô

18 RECEITAS FÁCEIS E SAUDÁVEIS PARA O SEU DIA A DIA. Fabiana Nanô 18 RECEITAS FÁCEIS E SAUDÁVEIS PARA O SEU DIA A DIA Fabiana Nanô O que você encontrará neste ebook? Este ebook contém 18 receitas deliciosas para você fazer no dia a dia. São receitas fáceis de se preparar

Leia mais

Receitas Deliciosas de Aproveitamentos APRESENTAÇÃO EVITANDO O DESPERDÍCIO. Receitas deliciosas com talos, folhas e sementes

Receitas Deliciosas de Aproveitamentos APRESENTAÇÃO EVITANDO O DESPERDÍCIO. Receitas deliciosas com talos, folhas e sementes APRESENTAÇÃO A alimentação e tão necessária ao nosso corpo quanto o ar que precisamos para a nossa sobrevivência, devem ter qualidade para garantir a nossa saúde. Quando falamos em alimentação com qualidade

Leia mais

ALIMENTAÇÃO NO VERÃO

ALIMENTAÇÃO NO VERÃO ALIMENTAÇÃO NO VERÃO 1 - Quais os alimentos devem ser privilegiados no verão e quais devem ser evitados? Os alimentos que devem ser privilegiados no verão são as frutas, verduras e legumes, pois são ótimas

Leia mais

Como preparar pratos saudáveis e saborosos com leguminosas? Experimente algumas das nossas sugestões!

Como preparar pratos saudáveis e saborosos com leguminosas? Experimente algumas das nossas sugestões! Receitas Como preparar pratos saudáveis e saborosos com leguminosas? Experimente algumas das nossas sugestões! Sopa de agriões com lentilhas... 2 Salada de ervilhas com fruta... 2 Feijoada do mar... 3

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Alimentação saudável É saborosa, variada, colorida e com harmonia entre quantidades e qualidade! Sempre que possível faça as refeições junto à família,

Leia mais

WELLNESS CHEF LIV GITAHY

WELLNESS CHEF LIV GITAHY WELLNESS CHEF LIV GITAHY Petit Tarte Ganache au Chocolat Noir MASSA: 4 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada 4 cs de farinha de amaranto 4 cs de farinha de chia 4 cs de farinha de arroz 4 cs de

Leia mais

Sugestões de refeições para o Dia de S. Valentim. Inclui receitas

Sugestões de refeições para o Dia de S. Valentim. Inclui receitas Sugestões de refeições para o Dia de S. Valentim Inclui receitas Ficha Técnica Título: Sugestões de refeições para o Dia de S. Valentim Concepção: Mariana Barbosa Corpo redactorial: Mariana Barbosa Revisão:

Leia mais

Caldeirada de Peixe. Bolinho de Siri. Ingredientes: Modo de preparo: Ingredientes:

Caldeirada de Peixe. Bolinho de Siri. Ingredientes: Modo de preparo: Ingredientes: Caldeirada de Peixe - 4 cebolas médias -8 dentes de alho - 6 tomates médios - 1/2 pimentão verde - 1/2 pimentão vermelho - 1/2 pimentão amarelo - 3 folhas de louro - salsa - coentro - 1,5kg batata - 2kg

Leia mais

1 Uso reduzido de produtos industrializados.

1 Uso reduzido de produtos industrializados. Somos um EMPÓRIO e RESTAURANTE de alimentação saudável, orgânica, sem glúten, sem lactose, vegetariana e vegana. Optamos por não servir alimentos com carne por uma questão de respeito aos animais. Mas,

Leia mais

KETCHUP. Para cerca de 250 ml 1 hora de preparação

KETCHUP. Para cerca de 250 ml 1 hora de preparação RECEITAS BÁSICAS Os alimentos processados contêm um nível muito elevado de açúcar adicionado, que consumimos sem nos darmos conta. Para o evitar, experimente estas receitas de produtos de uso diário, dos

Leia mais

Livro de receitas para os novos

Livro de receitas para os novos Livro de receitas para os novos Ficha Técnica Título: Direcção Editorial: Concepção: Corpo Redactorial: Produção Gráfica: Propriedade: Redacção: Livro de Receitas para os mais novos Alexandra Bento Helena

Leia mais

Arroz e Feijão Maravilha

Arroz e Feijão Maravilha Arroz e Feijão Maravilha 40 g de abóbora picada 40 g de arroz 40 g de carne bovina picadinha 30 g de cenoura picada 40 g de chuchu picado 40 g de couve picada 30 g de feijão 30 g de repolho 10 g de cebola

Leia mais

Livro de Receitas com Ómega 3 Cardio-Saudável

Livro de Receitas com Ómega 3 Cardio-Saudável Livro de Receitas com Ómega Cardio-Saudável Sabe bem à mesa, sabe bem ao coração! Os ácidos gordos Ómega EPA + DHA, presentes de forma natural no pescado, contribuem para o normal funcionamento do coração.*

Leia mais

Nota: Se preparado na véspera, deve retirar-se do congelador uma hora antes de servir.

Nota: Se preparado na véspera, deve retirar-se do congelador uma hora antes de servir. Gelado de Doce de Leite 1 Pacote de Bolacha-Maria (200gr) 1 lata de Doce de Leite Condensado Cozido NESTLÉ 4 dl Natas LONGA VIDA 1.Bater as natas até obter ponto 'chantilly' (sem adicionar açúcar). 2.Juntar

Leia mais

As matérias-primas alimentares frescas (após a colheita, a captura, a produção ou o abate)

As matérias-primas alimentares frescas (após a colheita, a captura, a produção ou o abate) As matérias-primas alimentares frescas (após a colheita, a captura, a produção ou o abate) são conservadas pela indústria alimentar, de modo a aumentar a sua estabilidade e o seu tempo de prateleira. 1

Leia mais

Bolinho de amor. Com carinho, Equipe do Integral

Bolinho de amor. Com carinho, Equipe do Integral Bolinho de amor 1 pitada de carinho 2 colheres de mel 3 colheres de doçura 4 Colheres de paixão 5 Colheres de amor a gosto 6 Colheres de dedicação Modo de Preparo: Faça a mistura de carinho, mel, doçura.

Leia mais

10 Alimentos importantes para sua saúde.

10 Alimentos importantes para sua saúde. 10 Alimentos importantes para sua saúde. 10 Alimentos importantes para sua saúde. Os alimentos funcionais geram inúmeros benefícios para o organismo. Como muitas patologias se desenvolvem por deficiência

Leia mais

O Iogurte A ORIGEM DO IOGURTE CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS DO IOGURTE TIPOS DE IOGURTE VANTAGENS DO IOGURTE COMO CONSUMIR?

O Iogurte A ORIGEM DO IOGURTE CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS DO IOGURTE TIPOS DE IOGURTE VANTAGENS DO IOGURTE COMO CONSUMIR? O Iogurte A ORIGEM DO IOGURTE CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS DO IOGURTE TIPOS DE IOGURTE VANTAGENS DO IOGURTE COMO CONSUMIR? ALGUMAS SUGESTÕES CURIOSIDADES: SABIAS QUE A ORIGEM DO IOGURTE No período 10.000

Leia mais

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável ANO LECTIVO 2010/2011 Alimentação Saudável Turma: 8º A Elaborado por: Adriana nº1, Carolina Pereira nº8 e Cátia nº10 Disciplina: Área de Projecto e Formação Cívica Professores: Eurico Caetano e Helena

Leia mais

Argolinhas. Capuccino da Vovó

Argolinhas. Capuccino da Vovó Capuccino da Vovó Argolinhas 1 lata de achocolatado pequena 1 lata de leite em pó instantâneo 150g de café em pó solúvel 1 colher de sopa de bicarbonato 1 pacote de chantily em pó canela em pó 6 colheres

Leia mais

SOBRAS REQUINTADAS REAPROVEITE RESTOS ALIMENTARES NA PREPARAÇÃO DE RECEITAS ORIGINAIS E SABOROSAS REDUZA O SEU DESPERD ÍCIO ALIMENTAR

SOBRAS REQUINTADAS REAPROVEITE RESTOS ALIMENTARES NA PREPARAÇÃO DE RECEITAS ORIGINAIS E SABOROSAS REDUZA O SEU DESPERD ÍCIO ALIMENTAR SOBRAS REQUINTADAS REAPROVEITE RESTOS ALIMENTARES NA PREPARAÇÃO DE RECEITAS ORIGINAIS E SABOROSAS REDUZA O SEU DESPERDÍCIO ALIMENTAR Legumes cozidos ( ± 0,5 kg, variados) 250 gr de farinha 2dl de leite

Leia mais

MINHAS RECEITAS FAVORITAS

MINHAS RECEITAS FAVORITAS MINHAS RECEITAS FAVORITAS Receitas super práticas, deliciosas e saudáveis Pão de Queijo, Brownie e muito mais!! Com informações nutricionais Olá, Obrigada por adquirir o meu primeiro e-book!! Eu fiz essa

Leia mais

Cozinha Experimental - Receituário para Diabetes e Hipertensão 17 Arroz doce surpresa diet Ingredientes 2 xícaras de água 1 xícara de arroz ½ litro de leite desnatado 1 colher de chá de essência de baunilha

Leia mais

Cozinhar com produtos Continente sem glúten. continente

Cozinhar com produtos Continente sem glúten. continente Cozinhar com produtos Continente sem glúten continente Índice 3 Mensagem da Associação Portuguesa de Celíacos 5 O que são produtos sem glúten? 6 Cuidados na confeção 8 Receitas 8 Entradas e Petiscos 13

Leia mais

10 dicas para. comer macarrão de maneira saudável. Piccola Italia Bangu Culinária italiana saudável, feita à mão

10 dicas para. comer macarrão de maneira saudável. Piccola Italia Bangu Culinária italiana saudável, feita à mão 10 dicas para comer macarrão de maneira saudável Piccola Italia Bangu Culinária italiana saudável, feita à mão Tradicional prato da culinária brasileira, o macarrão não é geralmente considerado um bom

Leia mais

ANEXO C SUPLEMENTOS ALIMENTARES. CAPITAÇÃO Quantidade Unidade Açúcar D.I. 8 g Açúcar Kg 1 kg Adoçante D.I. (s/ciclamatos, DESIGNAÇÃO

ANEXO C SUPLEMENTOS ALIMENTARES. CAPITAÇÃO Quantidade Unidade Açúcar D.I. 8 g Açúcar Kg 1 kg Adoçante D.I. (s/ciclamatos, DESIGNAÇÃO ANEXO C SUPLEMENTOS ALIMENTARES DESIGNAÇÃO CAPITAÇÃO Quantidade Unidade Açúcar 8 g Açúcar Kg 1 kg Adoçante (s/ciclamatos, 1 saqueta s/sacarina) Água de Arroz 500 ml Água Gaseificada 250 ml Água Natural

Leia mais

COCONTINENTE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ECONÓMICA

COCONTINENTE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ECONÓMICA COCONTINENTE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ECONÓMICA Índice Introdução Planear as refeições semanalmente Fazer uma lista de compras Fazer compras "inteligentes" Tomar o pequeno-almoço em casa Levar a marmita

Leia mais

RECEITAS SEM GLÚTEN. Pão de Farinha de Arroz com Araruta (Ciclo 7 Ultra Rápido Cor da Casca: Média ou Escura)

RECEITAS SEM GLÚTEN. Pão de Farinha de Arroz com Araruta (Ciclo 7 Ultra Rápido Cor da Casca: Média ou Escura) RECEITAS SEM GLÚTEN Pão de Farinha de Arroz com Araruta (Ciclo 7 Ultra Rápido Cor da Casca: Média ou Escura) 1 ½ copo de leite ou água com 3 colheres de sopa de leite em pó 3 colheres de sopa de óleo ou

Leia mais

Gastronomia. Algumas receitas de pratos típicos alentejanos e que fazem parte da alimentação tradicional desta região.

Gastronomia. Algumas receitas de pratos típicos alentejanos e que fazem parte da alimentação tradicional desta região. Gastronomia. Algumas receitas de pratos típicos alentejanos e que fazem parte da alimentação tradicional desta região. Açorda Alentejana ou Açorda D Alho 1 Molho de Coentros 2 a 4 Dentes de Alho 4 c. Sopa

Leia mais

AS MELHORES RECEITAS para a Bimby

AS MELHORES RECEITAS para a Bimby AS MELHORES RECEITAS para a Bimby Clube Top Chefe edição limitada Bolo de Chocolate com Calda 200 gr de farinha 50 gr chocolate em pó 200 gr de açucar 100 gr de margarina derretida 200 gr leite 3 ovos

Leia mais

CURSO DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS INPA RECEITAS

CURSO DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS INPA RECEITAS CURSO DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS INPA RECEITAS Suflê da Casca de Jerimum 2 xícaras de casca de Jerimum; 1 xícara de talo de couve; 2 colheres de sopa de margarina; 2 ovos (claras batidas em

Leia mais

SALMÃO DA NORUEGA UM DELICIOSO MUNDO DE RECEITAS INOVADORAS

SALMÃO DA NORUEGA UM DELICIOSO MUNDO DE RECEITAS INOVADORAS SALMÃO DA NORUEGA UM DELICIOSO MUNDO DE RECEITAS INOVADORAS Conheça melhor o Salmão mais fresco, que nos chega das águas frias da Noruega. Grieg Seafood DIREITINHO DA NORUEGA É O SEGREDO DA ORIGEM Reconhecido

Leia mais

Modo de fazer RECEITAS PARA PESSACH CHAROSSET. Ingredientes. 2 xícaras de maçã ralada. ½ xícara de amêndoas. ½ xícara de nozes

Modo de fazer RECEITAS PARA PESSACH CHAROSSET. Ingredientes. 2 xícaras de maçã ralada. ½ xícara de amêndoas. ½ xícara de nozes RECEITAS PARA PESSACH CHAROSSET 2 xícaras de maçã ralada ½ xícara de amêndoas ½ xícara de nozes ½ xícaras de uvas passas 2 colheres (sopa) de açúcar ½ colher (chá) de canela em pó vinho tinto Picar as

Leia mais

RECEITAS PARA CRIANÇAS

RECEITAS PARA CRIANÇAS RECEITAS PARA CRIANÇAS Organização: Maria Márcia Costa Oliveira RECEITAS PARA CRIANÇAS SUMÁRIO BEBIDAS Mix de frutas Suco de laranja, beterraba e cenoura Vitamina de banana SALGADOS Pizza de pão de forma

Leia mais

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV Alimentação: Sustentável NÚMERO 3 Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. Risoto de casca de Abóbora Cascas de 2kg de abóbora (ralada ) 3 xicaras de arroz cozido 1 cebola grande (picada)

Leia mais

Sugestões para o Dia da Criança

Sugestões para o Dia da Criança Sugestões para o Dia da Criança Ficha Técnica Título: Sugestões para o Dia da Criança Concepção: Mariana Barbosa; Isabel Tristão Corpo redactorial: Mariana Barbosa; Isabel Tristão; Delphine Dias Revisão:

Leia mais

Tortas Salgadas. Bolo de Batata. Ingredientes: - 1 Kg batata cozida. - sal. - pimenta-do-reino. - 2 colheres de sopa de margarina

Tortas Salgadas. Bolo de Batata. Ingredientes: - 1 Kg batata cozida. - sal. - pimenta-do-reino. - 2 colheres de sopa de margarina Tortas Salgadas Bolo de Batata Ingredientes: - 1 Kg batata cozida - sal - pimenta-do-reino - 2 colheres de sopa de margarina - 1 xícara de queijo ralado - 3 colheres de sopa de maisena 1 / 27 - 1 xícara

Leia mais

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? O Ministério da Saúde está lançando a versão de bolso do Guia Alimentar para a População Brasileira, em formato de Dez Passos para uma Alimentação Saudável, com o objetivo

Leia mais

Entrada SALADA BOLOGNA OVO DE CODORNA PICANTE

Entrada SALADA BOLOGNA OVO DE CODORNA PICANTE Entrada OVO DE CODORNA PICANTE 12 ovos de codorna 1 colher de sopa de azeite de oliva 1 colher de café de vinagre Pimenta calabresa a gosto 1 pitada de sal 1 pitada de orégano 1 colher de chá de salsinha

Leia mais

(e fáceis de fazer) para quem está de dieta!

(e fáceis de fazer) para quem está de dieta! 19receitas deliciosas (e fáceis de fazer) para quem está de dieta! Não interessa se você é homem ou mulher, o fato é que, se você faz dieta, fica ainda mais fácil cumprir o cardápio se você tem à sua disposição

Leia mais

CHÁS, SUCOS E VITAMINAS E SOPAS Fonte: Bebê gourmet. Chá Repousante

CHÁS, SUCOS E VITAMINAS E SOPAS Fonte: Bebê gourmet. Chá Repousante CHÁS, SUCOS E VITAMINAS E SOPAS Fonte: Bebê gourmet Chá Repousante 1 saquinho de chá de maçã 1 saquinho de chá de erva doce 1 saquinho de chá de erva cidreira 600ml de água Ferva a água e jogue em cima

Leia mais

Agroindústria. Processamento artesanal de farinhas e farináceos Fabricação de pão caseiro

Agroindústria. Processamento artesanal de farinhas e farináceos Fabricação de pão caseiro 1 de 5 10/16/aaaa 10:35 Agroindústria Processamento artesanal de farinhas e farináceos Fabricação de pão caseiro Processamento artesanal de farinhas e Nome farináceos : fabricação de pão caseiro Produto

Leia mais

Em caso de dúvidas consulte um NUTRICIONISTA. Receitas com desperdícios e sobras da. CEIA de NATAL

Em caso de dúvidas consulte um NUTRICIONISTA. Receitas com desperdícios e sobras da. CEIA de NATAL Em caso de dúvidas consulte um NUTRICIONISTA Receitas com desperdícios e sobras da CEIA de NATAL Planeie a Ceia de Natal antecipadamente consoante o número de pessoas presentes. Procure saber se alguém

Leia mais

Colégio Sagrado Coração de Jesus Marília /SP

Colégio Sagrado Coração de Jesus Marília /SP Colégio Sagrado Coração de Jesus Marília /SP CARDÁPIO DO LANCHE DA MANHÃ/TARDE- Educação Infantil Mês de Janeiro e Fevereiro 2ª FEIRA 1 iogurte (beber) sabor morango 4 biscoitos cream cracker c/ manteiga

Leia mais

Receitas. Módulo: Gastronomia Diet e Light Prof. Bianca Araújo

Receitas. Módulo: Gastronomia Diet e Light Prof. Bianca Araújo Receitas Módulo: Gastronomia Diet e Light Prof. Bianca Araújo ROSCA FLOR 1/3 xícara (chá) de leite desnatado morno 1/4 xícara (chá) de STEVITA CULINÁRIA 1 pitada de sal 2 colheres (sopa) de óleo 4 colheres(sopa)

Leia mais

QUICHE LORRAINE PETIT-FOUR DE CHOCOLATE. Integral. Integral INGREDIENTES: MODO DE FAZER:

QUICHE LORRAINE PETIT-FOUR DE CHOCOLATE. Integral. Integral INGREDIENTES: MODO DE FAZER: QUICHE LORRAINE Massa: - 1 clara de ovo - 3 colheres de sopa de manteiga - 3 colheres de sopa de óleo - 3 colheres de sopa de azeite - Farinha de trigo (até dar o ponto) Recheio: - 4 ovos inteiros - 1

Leia mais

BISCOITINHO DE QUEIJO

BISCOITINHO DE QUEIJO ÍNDICE DE RECEITAS Salgados Biscoitinho de queijo, 3 Cheesecake de salmão defumado, 4 Mousse de azeitona, 5 Nhoque de ricota, 6 Pão de queijo, 7 Samboussek, 8 Torta de queijo, 9 Doces Bolo de côco ralado,

Leia mais

Da Caatinga ao Cerrado SABORES DA AGRICULTURA FAMILIAR Na sua Ceia de Natal. Feliz Natal. 2011 com muita solidariedade! Execução: Parceria: Apoio:

Da Caatinga ao Cerrado SABORES DA AGRICULTURA FAMILIAR Na sua Ceia de Natal. Feliz Natal. 2011 com muita solidariedade! Execução: Parceria: Apoio: Feliz Natal Da Caatinga ao Cerrado SABORES DA AGRICULTURA FAMILIAR Na sua Ceia de Natal e 2011 com muita solidariedade! Baru do Cerrado Umbu da Caatinga Execução: Parceria: Apoio na Oficina: Escola Waldorf

Leia mais

EMENTA ERPI. 13 a 19 junho 2016. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Domingo

EMENTA ERPI. 13 a 19 junho 2016. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Domingo EMENTA ERPI PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL...COM O REGRESSO DO CALOR NÃO SE ESQUEÇA DE REFORÇAR A HIDRATAÇÃO DIÁRIA COM ÁGUA OU CHÁS OU INFUSÕES SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR 13 a 19 junho 2016 Sábado Domingo 13

Leia mais

Treinamento: Aproveitamento Integral de Alimentos Cód. 821

Treinamento: Aproveitamento Integral de Alimentos Cód. 821 APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS Para higienização de hortifrutis: - 1 litro de água potável - 1 colher de sopa (10 ml) de água sanitária, sem perfume - Deixar de molho por 15 minutos CALDO NUTRITIVO

Leia mais

COMIDA DE ESCOLA NA COZINHA. O que é?

COMIDA DE ESCOLA NA COZINHA. O que é? Receitas COMIDA DE ESCOLA O que é? Comida de Escola é um conjunto de vídeos de culinária gravados no ambiente real da escola e destinados às merendeiras. Neles, um chefe e duas cozinheiras compartilham

Leia mais

Unidade de Nefrologia. Orientações dietéticas gerais para o paciente renal crônico

Unidade de Nefrologia. Orientações dietéticas gerais para o paciente renal crônico Unidade de Nefrologia Orientações dietéticas gerais para o paciente renal crônico Índice Como lidar com a ingestão de líquidos Quanto posso ingerir de carne / leite? Quais os alimentos que contêm maior

Leia mais

Mini Livro do Blog Aromas e Sabores

Mini Livro do Blog Aromas e Sabores Mini Livro do Blog Aromas e Sabores 24 Receitas fáceis Andréa Potsch Conteúdo Entradas e acompanhamentos Musse de salaminho Batatas assadas com alecrim e limão Torta de liquidificador integral com pastrami

Leia mais

Associação Portuguesa dos Nutricionistas www.apn.org.pt geral@apn.org.pt. Guia. nacks. audáveis. os jogos do. Mundial 2014

Associação Portuguesa dos Nutricionistas www.apn.org.pt geral@apn.org.pt. Guia. nacks. audáveis. os jogos do. Mundial 2014 Guia nacks audáveis para os jogos do Mundial 2014 Introdução Começou o Mundial 2014 e, com ele, os petiscos que geralmente acompanham quem assiste aos jogos, tornam os 90 minutos de jogo num momento de

Leia mais

Gelado de Cerelac Base com ovos e juntar ainda quente - 50 gr de Cerelac - Varinha mágica para "alisar" - Arrefecer e levar à sorveteira.

Gelado de Cerelac Base com ovos e juntar ainda quente - 50 gr de Cerelac - Varinha mágica para alisar - Arrefecer e levar à sorveteira. Gelado de Pão-de-ló Congelar o pão-de-ló para ser mais fácil cortar em pedaços pequenos. Depois fazer a base com ovos e quando estiver congelada ir misturando os pedaços de pão-de-ló e doce de ovos - a

Leia mais

A sopa é um dos alimentos mais reconfortantes de se preparar e tomar, possui muitas variações e é facilmente adaptável. Pode ser quente ou fria,

A sopa é um dos alimentos mais reconfortantes de se preparar e tomar, possui muitas variações e é facilmente adaptável. Pode ser quente ou fria, Introdução Quando escrevi Rose Elliot s Complete Vegetarian Cookbook, em 1985, as culinárias vegetariana e vegan não eram tão populares e não estavam em posição de destaque como atualmente. Hoje em dia,

Leia mais