Tema: Cinema FILME PORTUGUÊS "VOLTA À TERRA" LEVA A FRANÇA "LIÇÃO DE BEM VIVER"

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tema: Cinema FILME PORTUGUÊS "VOLTA À TERRA" LEVA A FRANÇA "LIÇÃO DE BEM VIVER""

Transcrição

1 Tema: Cinema FILME PORTUGUÊS "VOLTA À TERRA" LEVA A FRANÇA "LIÇÃO DE BEM VIVER" O filme "Volta à Terra", que se estreou na passada quarta-feira em França, pretende transmitir uma "lição de bem viver", a partir de uma aldeia do interior de Portugal, explicou à Lusa o realizador português João Pedro Plácido. O documentário é o retrato do Lugar da Uz, a 20 quilómetros de Cabeceiras de Basto, onde os habitantes têm "valores comuns" de respeito pelo outro, pela terra e pelos animais e que podem sensibilizar "mesmo quem nada tem a ver com o campo, mesmo o parisiense", disse o realizador, acrescentando que o que o "levou a fazer o filme foi querer partilhar com o público" esses valores. Rodado entre dezembro de 2011 e janeiro de 2013, o filme evoca as suas raízes familiares. "A minha mãe nasceu ali, os avós que me educaram em Lisboa também vinham de lá e eu passei lá muito tempo nas férias de verão todos os anos. Eu ia lá e essas pessoas, no fundo, acabaram por ser uma espécie de heróis desde a minha infância", afirmou João Pedro Plácido, João Pedro Plácido gostaria que o seu filme conseguisse "motivar a comunidade portuguesa [de França] para ir ao cinema" porque - pelo que viu nas antestreias nas salas francesas - o documentário suscita muita empatia dos espetadores com "um tema universal". Eleito o melhor filme português do DocLisboa 2014 e tendo conquistado vários prémios internacionais, o documentário esteve presente no Festival de Cannes no ano passado no âmbito da seleção da associação francesa ACID (Associação do Cinema Independente para a sua Difusão). O filme também esteve, no ano passado, no CineMed ("Festival international du cinéma méditerranéen de Montpellier"), em França, no qual venceu o Prémio Ulysse do documentário e Prémio Estudante para Primeira Obra, tendo, ainda, sido considerado o melhor documentário do Chicago Film Festival, nos Estados Unidos, e integrado a seleção do Trento Film Festival, em Itália, em que conquistou o Gentiana de Prata para melhor contribuição técnica e artística. O filme, que se estreou em Portugal em julho do ano passado, também foi selecionado, em 2015, para o London Film Festival, em Londres, para o festival Visions du Réel, na Suíça, para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Brasil, e para o DOK Leipzig - Festival Internacional de Documentários e Filmes de Animação.

2 Tema: Turismo LISBOA ELEITA O 12º MELHOR DESTINO DO MUNDO A capital portuguesa foi considerada o 12º melhor destino nos Traveller Choice Awards 2016, elaborados todos os anos pelos utilizadores do TripAdvisor. Lisboa foi considerada, pelos utilizadores do website TripAdvisor, o 12º melhor destino do mundo e sétimo da Europa nos Traveller Choice Awards, organizados anualmente pela publicação. Numa lista encabeçada por Londres, Istambul e Marraquexe, a capital portuguesa surge imediatamente a seguir a Barcelona, em Espanha, e antes de destinos como Dubai, Amesterdão, Buenos Aires, Tóquio ou Sidney. Destaque, também, para a Praia da Marinha, no Algarve, que conquistou o 18º lugar da competição na categoria de Praias. Na descrição que acompanha a lista de vencedores deste ano, a organização refere o património cultural e histórico da cidade, lembrando que os museus de Lisboa celebram a riqueza da história e da cultura portuguesa. O Museu da marinha é perfeito para miúdos (e graúdos!) que gostem de temas náuticos, enquanto a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves é uma joia escondida com obras de arte cheias de cor. Os responsáveis pelo site acrescentam ainda, em jeito de recomendação a todos os futuros visitantes da cidade, que uma das melhores formas de apreciar o ambiente e paisagem típicos lisboetas é através de uma visita guiada a pé, garantindo uma passagem pelo Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém. Criados por um dos maiores sites de turismo do mundo (que atinge cerca de 350 milhões de visitantes por mês), os Traveller Choice Awards são atribuídos através de um algoritmo que avalia a quantidade e qualidade das votações feitas pelos utilizadores, ao longo dos últimos 12 meses.

3 Tema: Ciência MECANISMO DE COMUNICAÇÃO ENTRE NEURÓNIOS É IDENTIFICADO POR PORTUGUESES O mecanismo organiza as proteínas e permite aos neurónios partilharem informações entre si. Foi identificado por um grupo de investigação do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra. Um grupo de investigação do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra identificou, na ubitiquina, o mecanismo que organiza as proteínas e que permite aos neurónios partilharem informações entre si. No estudo, desenvolvido ao longo de quatro anos e publicado no Journal of Cell Biology, os investigadores portugueses contrariam a ideia anteriormente aceite de que a ubitiquina era a proteína unicamente responsável por promover a destruição de proteínas danificadas ou com erros. Segundo os autores, a proteína atrai todos os recursos necessários à formação de novas sinapses, sendo essencial para a comunicação neuronal", sendo que, inclusive, algumas proteínas que se acumulam nos neurónios têm uma pequena 'cauda' feita de várias ubiquitinas", afirmou Maria Joana, primeira autora do artigo, citada pela Universidade de Coimbra. Neste trabalho descobrimos que a acumulação destas proteínas contribui para a comunicação neuronal, porque as suas 'caudas' de ubiquitinas funcionam como um 'íman'", organizando os recursos dessa comunicação, conclui. As conclusões do estudo, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela União Europeia, ajudam na compreensão da formação de sinapses a estrutura responsável pela transmissão de informação no sistema nervoso, refere a Universidade. Sendo que, em última análise, poderão ajudar a "encontrar novas abordagens para os casos de autismo, esquizofrenia, atrofia muscular espinhal e, principalmente, a síndrome de Angelman".

4 Tema: Cultura EXPOSIÇÃO EM NOVA IORQUE PARA HOMENAGEAR O CORAJOSO DIPLOMATA PORTUGUÊS A Federação Sefardita Americana inaugurou a 7 de abril, a exposição «PORTUGAL, a última esperança: os vistos de Sousa Mendes para a liberdade», que pode ser visitada até Setembro, no Centro para a Historia Judia, em Nova Iorque. A exposição, com imagens e vídeos inéditos, homenageia e centra-se na ação do corajoso e criativo diplomata português que salvou o pintor Salvador Dali, os autores de Jorge Curioso ( Curious George No original), Hans Augusto Rey e Margret Rey, e milhares de outros refugiados do Holocausto para ser homenageado, refere a Fundação Sousa Mendes. Portugal era a última esperança para os judeus que procuravam fugir à França ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Foi em Aristides de Sousa Mendes, que exercia o cargo de Cônsul-Geral na cidade francesa de Bordéus, que milhares deles encontraram a sua salvação, na primavera de À revelia do governo português na altura e contrariando as ordens expressas por António de Oliveira Salazar - o diplomata português emitiu cerca de 30 mil vistos, criando uma rota de fuga que não existia anteriormente. Punido pelo governo português com a expulsão da carreira diplomática e afastado de qualquer actividade profissional, Aristides de Sousa Mendes morreu na pobreza. Em outubro de 1966, foi nomeado pelo Yad Vashem, o memorial oficial de Israel para lembrar as vítimas judaicas do Holocausto, como Justo entre as Nações Objetos inéditos Na exposição, que ficará patente até 9 de Setembro, os visitantes podem ver vistos de famílias salvas, bonecos que as crianças refugiadas traziam consigo, diários de guerra e outros objetos emprestados pela família de Sousa Mendes e famílias de sobreviventes. É possível ainda ver vídeos e fotografias inéditas da passagem dos refugiados por Portugal, fornecidos pelo município de Almeida e que fazem parte do espólio do futuro museu Vilar Formoso - a Fronteira da Paz. O projeto foi organizado pela Federação Sefardita Americana em parceria com o Consulado Português de Nova York, a Fundação Sousa Mendes, e o município de Almeida, Portugal, com o copatrocínio do Sociedade Americana de História Judia (American Jewish Historical Society), do Aristides de Sousa Mendes Virtual Museum (Portugal), do Turismo do Centro de Portugal, do Instituto Leo Baeck e da Fundação Luso-Americana.

5 Tema: Desporto OURO PARA TIAGO ROMÃO NO EUROPEU DE TRAMPOLINS O júnior português conquistou a medalha de ouro em duplo minitrampolim, no último dia do Europeu, elevando para sete o número de medalhas obtidas pelos ginastas portugueses na competição. Em Valhadolid, Tiago Romão classificou-se em primeiro lugar com um total de 70,600 pontos no duplominitrampolim, no qual outro ginasta português, Afonso Fernandes, ficou em quarto lugar, com 68,600 pontos. Na final de trampolim individual sénior, Ana Rente foi oitava classificada com 50,480 pontos, uma vez que tocou na proteção no final da série, o que fez com que a nota final baixasse com reflexos na sua classificação. Em trampolim individual júnior, a ginasta Sofia Correia foi oitava classificada na final, com 10,100 pontos. Na final de duplo-minitrampolim, Andreia Robalo foi quarta classificada com 65,900 pontos e Mariana Carvalho foi sexta, com 32,900 pontos. A representação portuguesa já tinha conquistado hoje mais duas mealhas de bronze, uma através do par masculino sincronizado sénior, formado por Diogo Abreu e Pedro Ferreira, com 49,700 pontos, e outra na mesma especialidade, mas em femininos, por Ana Rente e Beatriz Martins, com 44,800 pontos.

6 Tema: Cultura O BAR MAIS FIXE DO MUNDO FICA EM PORTUGAL Chama-se Cella bar, situa-se na Madalena, no lado ocidental da ilha do Pico e está a ser elogiado por todo o Mundo. Foi a necessidade de um espaço onde as pessoas pudessem estar à vontade a conversar e a tomar um copo que levou ao nascimento do Cella Bar Bar e Restaurante de tapas, na Madalena, ilha do Pico, Açores. Nesta zona balnear, já existia uma construção em basalto e a FCC Arquitetura decidiu rejuvenescê-la com uma extensão em madeira que já mereceu largos elogios. Assim, nesta área passaram a conviver dois espaços distintos na construção original em basalto, abandonada há muitos anos, funciona o restaurante e na extensão contemporânea, em madeira, o bar. Fernando Coelho, do atelier FCC Arquitetura, foi o responsável pela arquitetura, Paulo Lobo, pelo design interior onde se destaca a ligação ao vinho e a escultura do exterior ficou a cargo de Paulo Neves. Enquanto as paredes, o teto e as portas do edifício original se mantiveram as mesmas, tendo sido restauradas, a nova extensão veio trazer uma criação contemporânea, orgânica e dinâmica que contrasta com a linguagem clássica do edifício onde está incorporada. No design do espaço é notória a influência do ambiente natural envolvente, incluindo o contorno da ilha, as rochas, as baleias e as castas de vinhos. Um projeto de assinatura portuguesa que merece um valente reconhecimento. Um exemplo de que a arquitetura moderna também pode conviver com a paisagem natural do Açores, e com muito bom gosto. O Cella Bar, nos Açores, do ateliê FCC Arquitetura e Paulo Lobo, ganhou a categoria de hospitalidade, no Prémio Edifício do Ano 2016, promovido pela plataforma Archdaily, dedicada à arquitetura. Uma distinção fantástica para um projeto português realizado por portugueses.

7 Tema: Cultura A ARCO CHEGA A LISBOA EM MAIO A ArcoLisboa, a primeira feira de arte com a marca Arco fora de Espanha, decorrerá de 26 a 29 de Maio de 2016 na Fábrica Nacional de Cordoaria, em Lisboa, com 40 galerias internacionais. De acordo com a IFEMA, a organização da ARCO em Madrid, "este projeto de expansão internacional vem dar visibilidade e projeção à atual cena artística portuguesa". O nome do evento português ganha o nome de ArcoLisboa numa adaptação do tradicional ArcoMadrid. "Portugal, um dos aliados históricos da Arco, foi considerado neste novo projeto da IFEMA como um dos focos culturais mais atrativos e um mercado de crescente dinamismo, merecedor de um evento artístico relevante e estável dentro do circuito das feiras de arte contemporânea", adianta a IFEMA numa nota entregue aos jornalistas ainda antes do início da conferência de imprensa da manhã desta quarta-feira para apresentar o evento. A ArcoLisboa abre portas, adianta ainda essa nota, "com a vocação de realizar-se anualmente". A feira de arte contemporânea ArcoMadrid é um dos principais eventos do mercado da arte europeu. Reúne galeristas e todos os anos atrai colecionadores de todo o mundo. Costuma realizar-se no recinto da Feira Internacional de Madrid (IFEMA). Em Lisboa, a Arco terá as suas 40 participantes internacionais divididas por três grandes espaços geográficos: em maior número as de Portugal, seguidas das de Espanha e do resto do mundo. A ArcoLisboa terá o mesmo diretor da feira de Madrid, o espanhol Carlos Urroz. Pedro Cera diz ter a certeza de que "vai conseguir atrair número suficiente de galerias de qualidade para dar continuidade ao projeto".

8 Tema: Arquitetura 50 ANOS DE ARQUITETURA PORTUGUESA EM PARIS Exposição com projetos de Álvaro Siza, Nuno Teotónio Pereira ou Souto de Moura inaugura a 13 de Abril na Cité de l'architecture & du Patrimoine A propósito do 50º aniversário da Fundação Calouste Gulbenkian de Paris, inaugura esta quarta-feira, 13 de Abril, uma exposição que coloca meio século de arquitetura portuguesa em destaque na Cité de l'architecture & du Patrimoine, na capital francesa. O arquiteto Nuno Grande, comissário de Os Universalistas - 50 anos de Arquitetura Portuguesa, afirma que a exposição estabelece a existência de um universalismo - na perspetiva do filósofo e pensador Eduardo Lourenço - no modo como os melhores arquitetos portugueses trabalharam ao longo das décadas um pouco por todo o mundo. Casa em Ovar, Portugal Os projetos incluídos nesta exposição são na maioria bem conhecidos em Portugal; é, contudo, inédita a forma como agora aparecem organizados em Paris, repartidos em cinco gavetas que contrapõem o conceito universalista ao internacionalismo (entre ), ao colonialismo ( ), à revolução ( ), ao europeísmo ( ) e à globalização ( ). Por universalismo, neste caso, Nuno Grande refere-se ao equilíbrio que os arquitetos portugueses encontraram entre o que seriam as melhores práticas e o estado da arte da arquitetura à época e os constrangimentos físicos e geográficos com que se depararam nos seus projetos fora de Portugal. Além de arquitetura e do pensamento de Eduardo Lourenço, Nuno Grande levou também a Paris fotografias de Portugal da década de 70, de Alfredo Cunha, e cartoons de João Abel Manta - o comissário destaca um em particular, de 1975, em que pintou uma bancada de intelectuais a olhar para Portugal. Les Universalistes - 50 ans d'architecture portugaise Cité de l'architecture & du Patrimoine, Paris, França De 13/4 a 28/8 11h-19h Fecha 3.ª 5 Igreja em Moçambique

Museu e Memória: os objectos contam a sua história Os objectos que encontras nos museus contam diversas histórias, sobre quem os fez, onde foram

Museu e Memória: os objectos contam a sua história Os objectos que encontras nos museus contam diversas histórias, sobre quem os fez, onde foram 4 Museu e Memória: os objectos contam a sua história Os objectos que encontras nos museus contam diversas histórias, sobre quem os fez, onde foram feitos e quando foram feitos. Queres saber algumas das

Leia mais

99 é uma plataforma de divulgação de documentários Sem fins lucrativos e de utilização gratuita.

99 é uma plataforma de divulgação de documentários Sem fins lucrativos e de utilização gratuita. 99 é uma plataforma de divulgação de documentários Sem fins lucrativos e de utilização gratuita. LIVRE MULTILINGUE 99 é uma plataforma Vídeos, legendas, gratuita, dobragens, textos: 99 sem fins lucrativos,

Leia mais

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008.

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Artes & Design Curso de especialização O Lugar do Design na Leitura Disciplina: Estratégia RPG Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003

Leia mais

Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct

Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct CENTROS Europe Direct 9 de Maio 20 anos de adesão Primavera da Europa Estratégia de Lisboa (Crescimento & Emprego)

Leia mais

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE, REALIZADA NO DIA SETE DE MAIO DE DOIS MIL E QUINZE

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE, REALIZADA NO DIA SETE DE MAIO DE DOIS MIL E QUINZE 07-05-2015 63 Acta número oito ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE, REALIZADA NO DIA SETE DE MAIO DE DOIS MIL E QUINZE Aos sete dias do mês de Maio do ano dois mil e quinze, pelas

Leia mais

Excelentíssimo Embaixador Fernando Igreja, Chefe do Cerimonial do Ministério das Relações Exteriores;

Excelentíssimo Embaixador Fernando Igreja, Chefe do Cerimonial do Ministério das Relações Exteriores; Palavras do presidente da Funag, embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, na ocasião da abertura do Seminário Palácio Itamaraty 50 Anos, realizado na Sala San Tiago Dantas, Palácio Itamaraty, Brasília,

Leia mais

SINOPSE FICHA TÉCNICA. Elenco principal: António Coelho, Irina Pereira, Vanessa Teixeira

SINOPSE FICHA TÉCNICA. Elenco principal: António Coelho, Irina Pereira, Vanessa Teixeira Título: GESTO Género: Documentário Duração: 80minutos Realização: António Borges Correia Produtor: Fernando Centeio Produção: ZulFilmes Exibidora: NLC Cinema City Alvalade Distribuidora: ZulFilmes Data

Leia mais

INTERVENÇÃO DO SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DA DEFESA NACIONAL PAULO BRAGA LINO COMEMORAÇÕES DO DIA DO COMBATENTE, EM FRANÇA

INTERVENÇÃO DO SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DA DEFESA NACIONAL PAULO BRAGA LINO COMEMORAÇÕES DO DIA DO COMBATENTE, EM FRANÇA INTERVENÇÃO DO SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DA DEFESA NACIONAL PAULO BRAGA LINO COMEMORAÇÕES DO DIA DO COMBATENTE, EM FRANÇA Richebourg/La Couture, 13 de abril de 2012 Monsieur le Préfet du Pas-de-Calais

Leia mais

Ateneu Desportivo de Leiria. Newsletter Ginástica ABRIL 2013

Ateneu Desportivo de Leiria. Newsletter Ginástica ABRIL 2013 Newsletter Ginástica ABRIL 2013 Leiria, 30 de Abril de 2013 Tivemos um mês de Abril muito animado! No dia 20 participámos na 3ª Edição do LudoApta, um evento organizado pela Associação OASIS e pela Escola

Leia mais

AS MOEDAS DO MUNDO. C a d a a t i v i d a d e p o d e s e i m p re s s a separadamente e realizada com as crianças em sala de aula ou em casa.

AS MOEDAS DO MUNDO. C a d a a t i v i d a d e p o d e s e i m p re s s a separadamente e realizada com as crianças em sala de aula ou em casa. 1 AS MOEDAS DO MUNDO Esse é um livro de atividades para crianças. O objetivo proposto é aproveitarmos o período e empolgação das crianças com a Copa do Mundo de Futebol para propiciar aprendizado e maior

Leia mais

Novos hotéis de 5 estrelas quadruplicaram em três anos

Novos hotéis de 5 estrelas quadruplicaram em três anos Algarve qualifica oferta turística Novos hotéis de 5 estrelas quadruplicaram em três anos Nos últimos três anos, o número de hotéis de cinco estrelas no Algarve cresceu quatro vezes mais do que no triénio

Leia mais

ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO

ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO Maria João Valente Rosa Membro do Conselho Superior de Estatística; Professora Universitária da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ Universidade Nova de Lisboa;

Leia mais

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE UMA POLÍTICA DE INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM PORTUGAL E POTENCIAÇÃO DOS SEUS RESULTADOS 0. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Leia mais

IMPORTÂNCIA DOS CONTOS INFANTIS PARA EDUCAÇÃO

IMPORTÂNCIA DOS CONTOS INFANTIS PARA EDUCAÇÃO IMPORTÂNCIA DOS CONTOS INFANTIS PARA EDUCAÇÃO Magna Flora de Melo Almeida Ouriques 1 Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) mellomagna@gmail.com Co-Autor Renan de Oliveira Silva 2 rennanoliveira8@gmail.com

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Residência para coletivos na Casa do Povo. Inscrições até 15 de maio

Residência para coletivos na Casa do Povo. Inscrições até 15 de maio Residência para coletivos na Casa do Povo Inscrições até 15 de maio Sobre a Casa do Povo A Casa do Povo começou a ser construída logo após a Segunda Guerra Mundial por meio de um esforço coletivo da comunidade

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

São Paulo (SP) - Cemitério da Consolação terá visita noturna por seus túmulos históricos

São Paulo (SP) - Cemitério da Consolação terá visita noturna por seus túmulos históricos São Paulo (SP) - Cemitério da Consolação terá visita noturna por seus túmulos históricos Visita guiada noturna pelo Cemitério da Consolação. (Foto: Para quem está acostumado a aprender história nas salas

Leia mais

REVISTA INOVAÇÃO EM PAUTA

REVISTA INOVAÇÃO EM PAUTA II Simpósio Nacional de Jornalismo Científico Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) Campos dos Goytacazes RJ 28 e 29/11/2012 REVISTA INOVAÇÃO EM PAUTA Resumo A revista Inovação

Leia mais

Conferência / Exposições - 7 e 8 de Maio 2015

Conferência / Exposições - 7 e 8 de Maio 2015 Conferência / Exposições - 7 e 8 de Maio 2015 Arquitetura, Design e Acústica. 7 de Maio 18 horas (Sede da Ordem dos Arquitetos) A Acústica em Portugal por Porfírio e António Pardal Monteiro Conferência:

Leia mais

Infraestruturas para instalação de empresas

Infraestruturas para instalação de empresas Infraestruturas para instalação de empresas A proximidade a Lisboa, a infraestruturas portuárias e aeroportuárias, e a existência de um conjunto de acessibilidades marcadas por eixos rodoviários (A1, A6,

Leia mais

Viagens Abreu - Alvará Nº 35 / 58 Avenida 25 de Abril, 2 Edifício Abreu 2795-195 Linda-a-Velha

Viagens Abreu - Alvará Nº 35 / 58 Avenida 25 de Abril, 2 Edifício Abreu 2795-195 Linda-a-Velha MADRID é a capital e a maior cidade de Espanha, tal como o município de Madrid e a Comunidade autónoma de Madrid. A cidade foi edificada junto às margens do rio Manzanares, no centro do país. Devido à

Leia mais

01 de Novembro de 2013. Construção

01 de Novembro de 2013. Construção 01 de Novembro de 2013 Construção Revista de Imprensa 01-11-2013 1. (PT) - Diário de Notícias, 01/11/2013, Soares da Costa ganha obra nos EUA 1 2. (PT) - Exame, 01/11/2013, A força do betão 2 3. (PT) -

Leia mais

Receita de Viagem Com Bel Coelho

Receita de Viagem Com Bel Coelho Receita de Viagem Com Bel Coelho Receita de Viagem 20 EPISÓDIOS 22MIN HD O PROJETO Receita de viagem é uma série original de vinte episódios para a televisão apresentada pela famosa chef brasileira Bel

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

A Bandeira da Europa simboliza a União Europeia e também representa a unidade e a identidade da Europa. O circulo de estrelas douradas representa a

A Bandeira da Europa simboliza a União Europeia e também representa a unidade e a identidade da Europa. O circulo de estrelas douradas representa a Após a II Guerra Mundial alguns países europeus tiveram a ideia de se unirem para melhor resolver os seus problemas. Era necessário garantir a paz, reconstruir cidades e reorganizar o comércio. Só com

Leia mais

II EDIÇÃO DO CONCURSO ESCOLAR A ÁGUA QUE NOS UNE REGULAMENTO ANO LETIVO 2013/2014

II EDIÇÃO DO CONCURSO ESCOLAR A ÁGUA QUE NOS UNE REGULAMENTO ANO LETIVO 2013/2014 Concurso Escolar A ÁGUA QUE NOS UNE II EDIÇÃO DO CONCURSO ESCOLAR A ÁGUA QUE NOS UNE REGULAMENTO ANO LETIVO 2013/2014 ÂMBITO Projeto Educativo GEA Terra Mãe, Década das Nações Unidas da Educação para o

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA RCTS

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA RCTS POLÍTICA DE SEGURANÇA DA RCTS ACTA DA REUNIÃO Nº 1 Data: 27/01/2011 10:00 Ordem de trabalhos: Ponto um: Enquadramento do trabalho a desenvolver neste grupo Ponto dois: Definição do âmbito da política de

Leia mais

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE MINISTROS DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR DA COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP)

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE MINISTROS DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR DA COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP) REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE MINISTROS DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR DA COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP) Lisboa, 29 de Agosto de 2009 DECLARAÇÃO FINAL Os Ministros responsáveis

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Expedição Olympia. Atenas ao Rio de Janeiro. Embarque no projeto cultural de maior visibilidade de 2016. www.aquadventures.org www.aventura.com.

Expedição Olympia. Atenas ao Rio de Janeiro. Embarque no projeto cultural de maior visibilidade de 2016. www.aquadventures.org www.aventura.com. Expedição Olympia Atenas ao Rio de Janeiro Embarque no projeto cultural de maior visibilidade de 2016. www.aquadventures.org www.aventura.com.br UMA HOMENAGEM AO MUNDO CLÁSSICO Um projeto que vai unir

Leia mais

Exposição patente na Casa da Cultura de Santannna, ao Sitio do Barreiro, até ao dia 14 de Janeiro de 2011.

Exposição patente na Casa da Cultura de Santannna, ao Sitio do Barreiro, até ao dia 14 de Janeiro de 2011. Exposição patente na Casa da Cultura de Santannna, ao Sitio do Barreiro, até ao dia 14 de Janeiro de 2011. ALICE SOUSA DALILA CUNHA GRAÇA ALMADA MARCO SOUSA A exposição colectiva COMPOSIÇÕES é a concretização

Leia mais

Seminário internacional Herança, identidade, educação e cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão.

Seminário internacional Herança, identidade, educação e cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão. Seminário internacional Herança, identidade, educação e cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão. Nome da Palestra: Patrimônio Mundial: modalidades para

Leia mais

José Medeiros Ferreira. os açores. na política. internacional. Elementos. l i s b o a : tinta da china M M X I

José Medeiros Ferreira. os açores. na política. internacional. Elementos. l i s b o a : tinta da china M M X I os açores na política internacional José Medeiros Ferreira os açores na política internacional Elementos l i s b o a : tinta da china M M X I Índice uma explicação 9 capítulo i A emergência da importância

Leia mais

A Epistemologia de Humberto Maturana

A Epistemologia de Humberto Maturana ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Fundamentos Históricos e Filosóficos das Ciências A Epistemologia de Humberto Maturana Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Humberto Maturana Biólogo. Chileno,

Leia mais

Especialmente elaborada para: Soluções criativas para viagens inesquecíveis

Especialmente elaborada para: Soluções criativas para viagens inesquecíveis Especialmente elaborada para: Soluções criativas para viagens inesquecíveis Douro 06 a 08 de Outubro de 2016 Itinerário 1º Dia 06 Outubro - LISBOA / COIMBRA / PORTO Em hora e local a informar, partida

Leia mais

MÍDIA KIT 2015.1. Foto: Michele Lassanori. Foto: Michele Lassanori. Foto: Marcelo de Mattos. Foto: Andrea Alvez Fotografia Foto: Iko Eventos

MÍDIA KIT 2015.1. Foto: Michele Lassanori. Foto: Michele Lassanori. Foto: Marcelo de Mattos. Foto: Andrea Alvez Fotografia Foto: Iko Eventos Foto: Michele Lassanori Foto: Marcelo de Mattos MÍDIA KIT 2015.1 Foto: Ju Almeida Foto: Michele Lassanori Foto: Andrea Alvez Fotografia Foto: Iko Eventos Foto: Adriana Kochen APRESENTAÇÃO Destinada aos

Leia mais

Our innovative solutions wherever you need us. ABREU ADVOGADOS C&C ADVOGADOS Em Parceria: Portugal China (Macau) Parceria de oportunidades

Our innovative solutions wherever you need us. ABREU ADVOGADOS C&C ADVOGADOS Em Parceria: Portugal China (Macau) Parceria de oportunidades Our innovative solutions wherever you need us. ABREU ADVOGADOS C&C ADVOGADOS Em Parceria: Portugal China (Macau) Parceria de oportunidades Abreu Advogados C&C Advogados 2015 PORTUGAL CHINA Abreu Advogados

Leia mais

MAFALDA DI MARTINO CALDAS LOPES SERAFIM

MAFALDA DI MARTINO CALDAS LOPES SERAFIM MAFALDA DI MARTINO CALDAS LOPES SERAFIM Nasceu a 21.12.2000 em Lisboa numa família com fortes tradições desportivas e tem dois irmãos, a Vera com 7 e o Diogo com 4. Começou a ir às aulas de adaptação ao

Leia mais

Debate para a Sustentabilidade

Debate para a Sustentabilidade Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro - Universidade de Aveiro Debate para a Sustentabilidade Biblioteca do ISCAA Debate para a Sustentabilidade Integrado na comemoração dos 40

Leia mais

Ambientes acessíveis

Ambientes acessíveis Fotos: Sônia Belizário Ambientes acessíveis É FUNDAMENTAL A ATENÇÃO AO DESENHO E A CONCEPÇÃO DOS PROJETOS, PRINCIPALMENTE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS,PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES E LIMITAÇÕES DO MAIOR NÚMERO

Leia mais

Biblioteca Municipal António Botto. Serviço de Bibliotecas. Divisão do Conhecimento e Intervenção Comunitária. Município de Abrantes

Biblioteca Municipal António Botto. Serviço de Bibliotecas. Divisão do Conhecimento e Intervenção Comunitária. Município de Abrantes Serviço de Bibliotecas Divisão do Conhecimento e Intervenção Comunitária Município de Abrantes Programação de abril de 2016 CADERNOS DE VIAGEM DE ABRANTES DESENHO, LITERATURA, FOTOGRAFIA, VIDEO, JORNALISMO,

Leia mais

STARTUP PROGRAMME. Linhas Orientadoras, Etapas & Critérios de Avaliação

STARTUP PROGRAMME. Linhas Orientadoras, Etapas & Critérios de Avaliação STARTUP PROGRAMME Linhas Orientadoras, Etapas & Critérios de Avaliação INTRODUÇÃO O StartUp Programme ajuda os alunos a compreenderem melhor o papel das empresas na comunidade. Com o apoio e orientação

Leia mais

Esportes de Rebatida. Aula 1. Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Rebatida. Aula 1. Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Rebatida Aula 1 Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria REBATIDA e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses

Leia mais

SOBRE A NECESSIDADE DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA ASSUMIR O PROTAGONISMO DO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL

SOBRE A NECESSIDADE DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA ASSUMIR O PROTAGONISMO DO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL SOBRE A NECESSIDADE DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA ASSUMIR O PROTAGONISMO DO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL Bem vindo prezado leitor! Estou intencionalmente neste artigo me afastando de tratar de temas relacionados

Leia mais

Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI 2011)

Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI 2011) Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI 2011) Relatório de Actividades Dezembro 2011 Patrocínio Relatório de Actividades pág.

Leia mais

diretamente na fatura energética, o que equivale a mais de 23GWh de energia.

diretamente na fatura energética, o que equivale a mais de 23GWh de energia. Save: to Compete 1 Save: to Compete Num contexto económico exigente, com elevada concorrência, pressão de custos e reduzido acesso a financiamento, as empresas necessitam de se tornar mais eficientes e

Leia mais

Arte Cristã Primitiva

Arte Cristã Primitiva Arte Cristã Primitiva 1º Ano 1º Bimestre 2015 A clandestinidade Dois Momentos 1º - Clandestino e perseguidos pelos romanos 2 - Aceitação da religião cristã Os primeiros cristãos de origem humilde, reuniam-se

Leia mais

Projetos Internacionais da Escola Henriques Nogueira 2013/2014

Projetos Internacionais da Escola Henriques Nogueira 2013/2014 Projetos Internacionais da Escola Henriques Nogueira 2013/2014 Projeto Leonardo da Vinci Parceria Multilateral Talking4Succes (T4S) - com Holanda, Reino Unido, França, Espanha e Turquia O Projeto Leonardo

Leia mais

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Dirigida a: crianças do 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo. Duração: 50 minutos. Relevância /interesse do estudo: Quase todas as crianças

Leia mais

Olá! Vamos lá? A viagem vai começar!

Olá! Vamos lá? A viagem vai começar! Olá! Com este guia exclusivo desenvolvido pelo Hotel Chácara do Mosteiro você terá um roteiro de viagem no litoral de São Paulo. Reunimos para você 10 lugares para você visitar enquanto estiver na Litoral

Leia mais

24 Fevereiro - 1 Março

24 Fevereiro - 1 Março CAMPEONATO DA EUROPA MADEIRA 2012 Prancha à Vela Olímpica (Windsurf) RS:X 24 Fevereiro - 1 Março www.clubenavaldofunchal.com www.facebook.com/2012rsxeuropeanwindsurfingchampionships Índice Campeonato da

Leia mais

Após muitos anos como Operadora de Turismo, o Clube Viajar começou a sua atividade como operador de Incoming sob o nome de PORTUGAL HOLIDAYS.

Após muitos anos como Operadora de Turismo, o Clube Viajar começou a sua atividade como operador de Incoming sob o nome de PORTUGAL HOLIDAYS. Após muitos anos como Operadora de Turismo, o Clube Viajar começou a sua atividade como operador de Incoming sob o nome de PORTUGAL HOLIDAYS. Assim, foram selecionados profissionais experientes nessa área

Leia mais

ÁREA DE REABILITAÇÃO URBANA CENTRO HISTÓRICO DE SINTRA PROGRAMA ESTRATÉGICO. Resumo Não Técnico

ÁREA DE REABILITAÇÃO URBANA CENTRO HISTÓRICO DE SINTRA PROGRAMA ESTRATÉGICO. Resumo Não Técnico ÁREA DE REABILITAÇÃO URBANA CENTRO HISTÓRICO DE SINTRA PROGRAMA ESTRATÉGICO Resumo Não Técnico GABINETE DE REABILITAÇÃO URBANA março de 2015 Direção Municipal de Ambiente, Planeamento e Gestão do Território

Leia mais

Vamos à Biblioteca Actividades de animação para escolas

Vamos à Biblioteca Actividades de animação para escolas Vamos à Biblioteca Actividades de animação para escolas Ano lectivo 2011-2012 histórias oficinas visitas leituras Bibliotecas Municipais do Porto Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) Biblioteca

Leia mais

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015 Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015 Índice 1. Objetivos gerais:... 4 2. Objetivos específicos:... 5 3. Estratégias Educativas e Pedagógicas... 6 4. Atividades Sócio-Educativas... 7

Leia mais

Seminário de Homenagem Professor Costa Lobo

Seminário de Homenagem Professor Costa Lobo Seminário de Homenagem Professor Costa Lobo.Cerimónia de entrega póstuma de Diploma Honoris Causa. Decorreu no Auditório Armando Guebuza da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) de

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo Fernão Mendes Pinto PROJETOS COMO FORMA DE RESPOSTA AO SUCESSO EDUCATIVO

Escola Secundária com 3º ciclo Fernão Mendes Pinto PROJETOS COMO FORMA DE RESPOSTA AO SUCESSO EDUCATIVO Escola Secundária com 3º ciclo Fernão Mendes Pinto PROJETOS COMO FORMA DE RESPOSTA AO SUCESSO EDUCATIVO ALEMÃO EM CENA O Alemão em Cena é promovido pelo Goethe- Institut e pela iniciativa Escolas:Uma

Leia mais

Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte

Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte Priscila de Macedo Pereira e Souza Resumo: Uma experiência numa escola pública de Goiânia, usando da técnica Sticker Art para

Leia mais

Eu, você e o presente da natureza...

Eu, você e o presente da natureza... Eu, você e o presente da natureza... Cartilha para 1º e 2º anos TEMA 2012/2013: www.vemcomagentebr.com.br uma atividade do PROGRAMA VEM COM A GENTE Cultura, Educação e Meio Ambiente www.vemcomagentebr.com.br

Leia mais

Resgate da Memória ANO 2, Nº 4. ABR.2015

Resgate da Memória ANO 2, Nº 4. ABR.2015 116 A história de uma cidade pode ser contada de diversas maneiras: por meio de livros, vídeos, sons e a partir de histórias passadas de gerações em gerações. Nesta seção, a Revista buscou uma maneira

Leia mais

Campanha de Conscientização sobre a Lei Antifumo 1. Tuane Vigo NOYA 2 Renata ALCALDE 3 Universidade Santa Cecília, Santos, SP

Campanha de Conscientização sobre a Lei Antifumo 1. Tuane Vigo NOYA 2 Renata ALCALDE 3 Universidade Santa Cecília, Santos, SP Campanha de Conscientização sobre a Lei Antifumo 1 Tuane Vigo NOYA 2 Renata ALCALDE 3 Universidade Santa Cecília, Santos, SP RESUMO Este trabalho foi resultado de uma solicitação por parte da Reitoria

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

MUNICÍPIO DE MELGAÇO REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO E SERVIÇOS PRESTADOS NA «PORTA DE LAMAS DE MOURO» www.cm-melgaco.pt

MUNICÍPIO DE MELGAÇO REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO E SERVIÇOS PRESTADOS NA «PORTA DE LAMAS DE MOURO» www.cm-melgaco.pt MUNICÍPIO DE MELGAÇO REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO E SERVIÇOS PRESTADOS NA www.cm-melgaco.pt Índice PREÂMBULO... 3 Artigo 1º Leis Habilitantes... 3 Artigo 2º Competência... 3 Artigo 3º Âmbito de Aplicação...

Leia mais

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA A UNIVERSIDADE DAS NAÇÕES UNIDAS RELATIVO À CRIAÇÃO, FUNCIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DA

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA A UNIVERSIDADE DAS NAÇÕES UNIDAS RELATIVO À CRIAÇÃO, FUNCIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DA ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A UNIVERSIDADE DAS NAÇÕES UNIDAS RELATIVO À CRIAÇÃO, FUNCIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DA UNIDADE OPERACIONAL DE GOVERNAÇÃO ELETRÓNICA ORIENTADA PARA POLÍTICAS DA UNIVERSIDADE

Leia mais

Com 102 anos de história, suporta alta do aluguel e é despejada no centro do Rio

Com 102 anos de história, suporta alta do aluguel e é despejada no centro do Rio Com 102 anos de história, loja de restauração não suporta alta do aluguel e é despejada no centro do Rio Ao Faz Tudo deixou de pagar aluguel e Rioprevidência pede reintegração de posse. A loja de restauração

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

A 3ª EDIÇÃO DO FÓRUM DA CIDADANIA

A 3ª EDIÇÃO DO FÓRUM DA CIDADANIA A 3ª EDIÇÃO DO FÓRUM DA CIDADANIA Depois da sua segunda edição em 2015, o Fórum da Cidadania está de volta no dia 28 de Maio de 2016, em local a anunciar. Esta iniciativa, promovida pelo Pelouro dos Direitos

Leia mais

A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar

A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar através de empréstimo, a instituições, nomeadamente, de

Leia mais

Análise de obra arquitetônica: O prédio do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), de Paulo Mendes da Rocha.

Análise de obra arquitetônica: O prédio do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), de Paulo Mendes da Rocha. Análise de obra arquitetônica: O prédio do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), de Paulo Mendes da Rocha. Por Talles Lucena, educador do MuBE. O prédio do Museu Brasileiro da Escultura é um projeto do

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

Melhorar o nosso mundo com o poder das competências

Melhorar o nosso mundo com o poder das competências Melhorar o nosso mundo com o poder das competências Simon Bartley Presidente da International 0 / Missão da Aumentar a visibilidade e o reconhecimento de pessoas qualificadas e mostrar quanto são importantes

Leia mais

trata de um problema com a cor. Se você examinar cuidadosamente as 24 peças, verá que as quatro reconstruídas têm outro tipo de madeira.

trata de um problema com a cor. Se você examinar cuidadosamente as 24 peças, verá que as quatro reconstruídas têm outro tipo de madeira. js Isso aconteceu quando comecei a sentir necessidade de introduzir o espaço real. O Muro blanco, de 1952-53, por exemplo [17], que ainda é uma construção serial, pode ser associado a Rotación, de 1952.

Leia mais

Desafios do Turismo em Portugal 2014

Desafios do Turismo em Portugal 2014 Desafios do Turismo em Portugal 2014 Crescimento Rentabilidade Inovação 46% O Turismo em Portugal contribui com cerca de 46% das exportações de serviços e mais de 14% das exportações totais. www.pwc.pt

Leia mais

O circo vai à escola

O circo vai à escola O circo vai à escola Não é nenhuma novidade trabalhar com atividades circenses em escolas, principalmente no Ensino Fundamental I - eu mesma já realizei esse trabalho há 10 anos - e o ano passado resolvi

Leia mais

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Page 1 of 6 Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Por Mônica Marzano Fotos: Cris Torres Os 1.129 alunos do Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila, em Manguinhos, na Zona Norte,

Leia mais

Veja dicas de estudo para a reta final do concurso do Banco do Brasil

Veja dicas de estudo para a reta final do concurso do Banco do Brasil Terça-feira, 28 de janeiro de 2014 Atualizado em 28/01/2014 07h00 Veja dicas de estudo para a reta final do concurso do Banco do Brasil BB aplica provas para escriturário no dia 9 de fevereiro. Lia Salgado

Leia mais

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny Na semana de 10 a 17 de Julho, cinco jovens acompanhadas pela Irmã Olinda Neves, desenvolveram uma semana missionária em Arronches. Esta foi a segunda vez, que a Vila Alentejana foi palco de uma Missão

Leia mais

MUSEU DO AZULEJO APRESENTAÇÃO

MUSEU DO AZULEJO APRESENTAÇÃO MUSEU DO AZULEJO APRESENTAÇÃO O Museu Nacional do Azulejo tem por missão recolher, conservar, estudar e divulgar exemplares representativos da evolução da Cerâmica e do Azulejo em Portugal, promovendo

Leia mais

TRAÇOS DE LUXO. ISALONI 2015 Os grandes mestres Michele De Lucchi, Attilio Stocchi e Paolo Ulian em entrevistas exclusivas

TRAÇOS DE LUXO. ISALONI 2015 Os grandes mestres Michele De Lucchi, Attilio Stocchi e Paolo Ulian em entrevistas exclusivas TRAÇOS DE LUXO Composições únicas traduzem o bem-morar GENIALIDADE NO DNA AS INCRÍVEIS PECULIARIDADES DO ESTILO ORIENTAL NA ARQUITETURA, NO DESIGN E NAS ARTES BRILHO DIFUSO NÉON SE REINVENTA E MIGRA DAS

Leia mais

Elaboração de perfis longos dentro do projeto Memória Visual através da fotografia: revitalização do Cais Mauá

Elaboração de perfis longos dentro do projeto Memória Visual através da fotografia: revitalização do Cais Mauá Elaboração de perfis longos dentro do projeto Memória Visual através da fotografia: revitalização do Cais Mauá José Lourenço Degani 1 1. Introdução Quando, dentro do projeto Memória Visual Através da Fotografia:

Leia mais

RELATÓRIO CHEFE DE MISSÃO AOS JOGOS OLÍMPICOS

RELATÓRIO CHEFE DE MISSÃO AOS JOGOS OLÍMPICOS RELATÓRIO DO CHEFE DE MISSÃO Missão Portuguesa aos Jogos Olímpicos de Inverno - Sochi 2014 RELATÓRIO CHEFE DE MISSÃO AOS JOGOS OLÍMPICOS SOCHI 2014 2 INTRODUÇÃO A vigésima segunda edição dos Jogos Olímpicos

Leia mais

CAPÍTULO 1 NOTAS PRÉVIAS. Panegírico a António Lopes de Sá SUMÁRIO 1. NOTAS PRÉVIAS 2. ALGUNS DADOS BIBLIOGRÁFICOS 3. INTERVENÇÕES EM PORTUGAL

CAPÍTULO 1 NOTAS PRÉVIAS. Panegírico a António Lopes de Sá SUMÁRIO 1. NOTAS PRÉVIAS 2. ALGUNS DADOS BIBLIOGRÁFICOS 3. INTERVENÇÕES EM PORTUGAL TERCEIRO ENCONTRO DE HISTÓRIA DA CONTABILIDADE DA ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS Panegírico a António Lopes de Sá Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Revisor Oficial de Contas n.º 790 Técnico Oficial

Leia mais

22 de Maio de 2013 Centro de Congressos de Lisboa, Auditório II. Discurso de abertura

22 de Maio de 2013 Centro de Congressos de Lisboa, Auditório II. Discurso de abertura SEMINÁRIO IDE EM PORTUGAL (Atrair Capitais para Criar Emprego) 22 de Maio de 2013 Centro de Congressos de Lisboa, Auditório II Discurso de abertura Nunca, como hoje, foi tão evidente que atingir níveis

Leia mais

Arte partilhada Redes Sem Mar 100 Anos de Arte Portuguesa

Arte partilhada Redes Sem Mar 100 Anos de Arte Portuguesa Arte partilhada 1 Arte partilhada Arte Partilhada é um conjunto de exposições itinerantes que expõem o património artístico do Millenium bcp. É o contributo direto do Millenium bcp no enriquecimento artístico

Leia mais

COMO ILUMINAR ÍCONES ARQUITETÔNICOS

COMO ILUMINAR ÍCONES ARQUITETÔNICOS COMO ILUMINAR ÍCONES ARQUITETÔNICOS Aqui vão algumas dicas para iluminar ícones arquitetônicos em comemoração ao aniversário do Rotary, no dia 23 de fevereiro. Se estiver planejando uma projeção, contate

Leia mais

A República Portuguesa e a República Democrática e Popular da Argélia, doravante designadas «as Partes»:

A República Portuguesa e a República Democrática e Popular da Argélia, doravante designadas «as Partes»: Decreto n.º 3/2006 Aprova o Acordo de Cooperação entre a República Portuguesa e a República Democrática e Popular da Argélia nas Áreas da Educação, do Ensino Superior e da Investigação Científica, da Cultura,

Leia mais

GEOMETRIA VIRTUAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA OS ANOS INICIAIS

GEOMETRIA VIRTUAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA OS ANOS INICIAIS GEOMETRIA VIRTUAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA OS ANOS INICIAIS Francimar Gomes de Oliveira Júnior Universidade Federal do Mato Grosso do Sul francirrio@gmail.com Bruna Samylle Pereira de Oliveira Universidade

Leia mais

CONCURSO ANUAL DE IDEIAS PARA JOVENS

CONCURSO ANUAL DE IDEIAS PARA JOVENS CONCURSO ANUAL DE IDEIAS PARA JOVENS REGULAMENTO ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO 2 OBJETIVO EIXOS DE INTERVENÇÃO 4 PARTICIPANTES 5 CALENDARIZAÇÃO 4 PROCEDIMENTOS CONCURSAIS 4 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 5 8 AVALIAÇÃO 9

Leia mais

Moda, design e modernidade. promovem Portugal em Espanha

Moda, design e modernidade. promovem Portugal em Espanha FITUR 2010 começa amanhã em Madrid Moda, design e modernidade promovem Portugal em Espanha Portugal surge este ano na maior feira internacional de turismo de Espanha com um novo conceito, que dará uma

Leia mais

Gabinete de Apoio ao Aluno e à Comunidade Educativa (GACE)

Gabinete de Apoio ao Aluno e à Comunidade Educativa (GACE) Núcleos de Estudo Caderno de Apoio Núcleos de Estudo 1 Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui? [perguntou a Alice] Isso depende muito de para onde é que queres ir disse o Gato.

Leia mais

Aux.Magazine Bilbao, Vizcaya, Espanha, www.auxmagazine.com

Aux.Magazine Bilbao, Vizcaya, Espanha, www.auxmagazine.com Leire Layana, Silvia Andrés, Juanma Galván e Germán Castañeda criaram a AUXLIARTE em 2004. Com diferentes formações académicas, Leire, Silvia, Andrés e Juanma conheceram-se no Mestrado de Jornalismo, após

Leia mais

Externato Arco-Íris. As salas de aula vestidas de flores. 1.º Ano. 2.º Ano. 3.º Ano. 4.º Ano

Externato Arco-Íris. As salas de aula vestidas de flores. 1.º Ano. 2.º Ano. 3.º Ano. 4.º Ano Externato Arco-Íris a/verão015 r e v a m i r p s n age m i e junho de 2 e io d a m o l, ã ri ç b a e l Co As salas de aula vestidas de flores 1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano Inspiração: obra O Livro da

Leia mais

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+ I - A filosofia no currículo escolar FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1 Daniel+Durante+Pereira+Alves+ Introdução O+ ensino+ médio+ não+ profissionalizante,+

Leia mais

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos

Leia mais

ANÁLISE DO MERCADO DE REMESSAS PORTUGAL/BRASIL

ANÁLISE DO MERCADO DE REMESSAS PORTUGAL/BRASIL Banco Interamericano de Desenvolvimento Fundo Multilateral de Investimentos Financiado pelo Fundo Português de Cooperação Técnica ANÁLISE DO MERCADO DE REMESSAS PORTUGAL/BRASIL SUMÁRIO EXECUTIVO Equipa

Leia mais

Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração

Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração Investimento ultrapassa R$ 2,7 milhões e prazo de conclusão é de dois anos. Foto: Lucas Correia / Agencia RBS Antes mesmo de Itajaí se

Leia mais