P: Qual é a idade máxima para os participantes de The Voice Brasil? Não há idade máxima.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "P: Qual é a idade máxima para os participantes de The Voice Brasil? Não há idade máxima."

Transcrição

1 1 Inscrições em geral: P: Como serão as seleções para The Voice Brasil? As seleções para The Voice Brasil estão divididas em duas fases: A inscrição que poderá ser feita pela Internet ou via Correios; E as audições regionais onde os candidatos pré-selecionados serão avaliados por uma banca de jurados composta por membros da Globo e selecionados a seu exclusivo critério. P: Qual é a idade máxima para os participantes de The Voice Brasil? Não há idade máxima. P: Qual é a idade mínima para os participantes dessa próxima edição? Dezoito anos completos até a inscrição. P: Sou deficiente. Posso participar? Sim, basta preencher o questionário e gravar seu vídeo cantando uma música. Todos têm as mesmas chances. Só não poderão participar da seleção: menores de 18 anos, os funcionários das empresas das Organizações Globo, seus prestadores de serviços, bem como seus parentes até terceiro grau. P: Moro no exterior. Posso participar? Sim, desde que você esteja no Brasil por ocasião das entrevistas e do programa. P: Os vídeos enviados pelos inscritos poderão ser usados pela produção em matérias televisivas, jornais, revistas, sites e outros? Tem como a pessoa não autorizar essa divulgação? Todos os direitos sobre o material enviado pelos participantes são cedidos à TV Globo para uso em qualquer programa ou no site. Para isso existe o TERMO DE USO / REGULAMENTO. Para se inscrever, o candidato tem que concordar com todos os termos deste documento. Se não concordar com qualquer item, não poderá se inscrever. Leia o Termo de Uso antes de se inscrever pela internet e o Regulamento antes de mandar sua inscrição pelos correios. P: Enviei minha inscrição com vídeos caseiros; eu terei menos chances comparadas àqueles que fizerem vídeos e fotos elaboradas e profissionais? A qualidade técnica das fotos e vídeos pouco importa. O material deve fazer uma boa e verdadeira apresentação do candidato. P: Se eu enviei a minha inscrição muito no fim do prazo, eu terei menos chances? Todas as inscrições enviadas, em qualquer etapa do prazo de inscrições, serão avaliadas pela equipe de produção. Desde que enviadas dentro do prazo, todas as inscrições terão as mesmas chances. P: Como a produção pode entrar em contato comigo? Vocês usam , MSN, Orkut, contato telefônico, abordagem pessoal? O contato entre a produção e os candidatos será feito, a princípio, exclusivamente através dos telefones informados no ato da inscrição ou através da sua página de inscrição. Caso a produção promova alguma ação e deseje fazer contato por , tais ações específicas serão ANUNCIADAS COM ANTECEDÊNCIA no site juntamente com o endereço de oficial, com todas as orientações e cuidados para abri-lo.

2 ATENÇÃO: a produção NÃO USA MSN ou Orkut e não faz contato com ninguém através deles. Não publique vídeos ou fotos com ou sem roupa a pedido de ninguém, nunca adicione no seu MSN ou converse por com qualquer pessoa que diga pertencente à equipe de produção do The Voice Brasil. Não divulgue seus dados pessoais, não acredite em pessoas que dizem saber como fazer seu material chegar à equipe de seleção. O processo é igual para todos! Se aparecer um atalho na sua frente é furada na certa. CUIDADO! E não existem olheiros ainda! P: Se eu receber um da produção de The Voice Brasil, como eu posso ter certeza de que é ou não um verdadeiro? Caso a produção promova alguma ação e deseje fazer contato por , tais ações específicas serão ANUNCIADAS COM ANTECEDÊNCIA no site do programa juntamente com o endereço de oficial, com todas as orientações e cuidados para abri-lo. Até o presente momento NÃO HÁ NENHUMA AÇÃO ESPECÍFICA NO AR que demande contato via . Portanto, não abra nenhum em nome da produção do The Voice Brasil ou você poderá estar correndo riscos. A internet infelizmente permite que seja possível forjar s em nome de terceiros. Isso significa que você pode sim receber um falso e mal intencionado vindo aparentemente de producaothevoicebrasil@globo.com. Para que você não seja enganado, preste atenção a estas informações: a produção NUNCA irá enviar arquivos anexados ou pedir para você clicar em qualquer link. Se você receber um , mesmo que aparentemente venha de producaothevoicebrasil@globo.com, não abra. Obedecendo a estas medidas de segurança, você diminuirá os riscos de ir para uma página falsa ou com vírus. LEMBRE-SE: O único com link previsto neste processo é o de confirmação do cadastro enviado pela Globo.com imediatamente após a finalização do preenchimento dos dados cadastrais por você. Esse é enviado para o endereço eletrônico preenchido por você no cadastro. P: Quem não possui CPF, pode se inscrever com RG ou certidão de nascimento? Não. Para se inscrever é obrigatório o uso do CPF do próprio candidato, assim como todos os demais dados. P: Caso a pessoa não tenha CPF, é possível utilizar o CPF da mãe, do pai ou do marido/esposa na inscrição para The Voice Brasil? Não. A inscrição somente será válida se o candidato usar o próprio CPF. P: Pessoas que estão com o CPF no Serasa, ou seja, sujo, podem participar do processo de seleção? Sim. P: Qual será o prêmio para o vencedor de The Voice Brasil? Não iremos nos manifestar sobre perguntas a respeito do prêmio. P: Não gosto do meu nome. Preciso colocar meu nome verdadeiro no cadastro ou posso colocar o apelido? Todos os dados do seu cadastro deverão ser os dados constantes em seus documentos de identidade e CPF.

3 P: Faço 18 anos ainda esse ano. Posso participar? Somente serão aceitas as inscrições daqueles que tiverem 18 anos completos até a data de inscrição. P: Pessoas com renda baixa podem participar? Todos têm as mesmas chances. Só não poderão participar da seleção: menores de 18 anos, os funcionários das empresas das Organizações Globo, seus prestadores de serviços, bem como seus parentes até terceiro grau. 2 Audições Regionais: P: O que são audições regionais? As audições regionais são apresentações com os candidatos aprovados na primeira fase da inscrição de The Voice Brasil. Na audição, os candidatos serão avaliados por uma banca de jurados composta por membros da Globo e selecionados a seu exclusivo critério. P: Até quando vão as inscrições de The Voice Brasil? As inscrições para The Voice Brasil vão de 13 de maio até 10 de julho. P: Qual foi o material necessário na inscrição da primeira fase? Na primeira fase, os candidatos deveriam preencher todo o questionário e enviar um vídeo de 5 minutos onde deve se apresentar e cantar uma música. O candidato poderá cantar 'a capela' ou tocando algum instrumento musical, mas sem acompanhamento de terceiros. P: Não sei tocar nenhum instrumento musical, terei menor chance de ser selecionado. Não. A produção vai avaliar apenas a sua apresentação pessoal e a sua voz. P: Posso participar cantando em outras línguas? Sim. Você pode escolher músicas em português ou em qualquer outra língua. O que será avaliado será sua voz. P: Quem tem uma dupla, pode se inscrever no The Voice Brasil? Sim. É permitida a inscrição de até duas pessoas cantando juntas. Porém, não é permitida a inscrição de bandas. P: Como eu faço para participar das Audições Regionais? Você primeiro deve enviar sua ficha de inscrição e vídeo. Se selecionado, a produção entrará em contato com você para dar mais informações sobre dia e hora da audição. P: Quantos vídeos posso mandar no material pela Internet? O material enviado pela internet deverá ter um ÚNICO vídeo de no máximo 5 minutos de duração. ATENÇÃO: Peso do vídeo na inscrição pela internet não pode ultrapassar 50MB. P: Tem algum problema se no meu vídeo aparecer algum nome ou imagem de marca ou produto?

4 Você não pode fazer um vídeo em caráter comercial ou de divulgação da qualquer marca ou produto. P: Eu já enviei a minha inscrição pela Internet. Eu receberei algum retorno da produção, durante o processo de seleção, com alguma nota ou avaliação do material que enviei? Não. Você não receberá nenhum retorno de confirmação de inscrição ou avaliação prévia de seu material. Você somente será contatado por telefone caso a produção deseje complementar alguma informação ou marcar alguma entrevista. Caso façamos alguma brincadeira com os inscritos, dando alguma dica ou avaliação, avisaremos com antecedência pelo site. P: O participante pode escolher a alternativa de inscrição que prefere usar, internet ou correio? Ou precisa mandar para os dois? Os candidatos não precisam enviar material pela Internet e, também, pelo correio. SE DESEJAR, poderá enviar para os dois, desde que envie O MESMO MATERIAL para cada um desses canais. As informações enviadas para um e para outro canal deverão ser idênticas. P: Não gostei do material que enviei. Posso mandar outro? Não. Cada candidato só pode mandar um único material em uma única vez. Inscrições duplicadas serão deletadas. Além disso, o sistema não permite duas inscrições com o mesmo CPF. Todos os candidatos têm as mesmas chances. Confie no seu material. 3.1 Inscrições pela internet: P: Como serão as inscrições pela Internet para The Voice Brasil? O candidato deverá preencher seus dados cadastrais nos campos apropriados, aceitar o termo de uso/regulamento, responder TODAS as perguntas do questionário de inscrição e anexar seu vídeo de até 5 minutos somente UMA ÚNICA VEZ, seguindo o passo a passo do site. As inscrições dos candidatos, com todos os seus dados, vídeos e/ou slideshow de fotos somente serão acessíveis e visíveis à produção de The Voice Brasil. Não será possível a nenhuma outra pessoa visualizar o material (vídeo, fotos e dados) de inscrição dos candidatos. O candidato não deverá manter uma atualização de sua inscrição, pois uma vez enviada a inscrição para a produção do programa, o candidato NÃO TERÁ MAIS ACESSO À ELA. Portanto, capriche no material, tenha a máxima atenção ao ler e responder às perguntas e preencher os dados cadastrais. APÓS ENVIAR O VÍDEO E A(S) FOTO(S), VOCÊ NÃO TERÁ UMA SEGUNDA CHANCE PARA CORRIGIR OU ALTERAR AS RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO. ATENÇÃO AOS SEUS DADOS CADASTRAIS, POIS ESSA SERÁ A FORMA DA PRODUÇÃO ENTRAR EM CONTATO COM VOCÊ, CASO SEJA SELECIONADO. P: Fiz minha inscrição para o BBB, Superchef etc, preciso fazer um novo cadastro na Globo.com? Não. Se você já tem um cadastro gratuito na Globo.com, não precisa fazer um novo. Mas, se você é assinante da Globo.com ou dependente de assinante, precisa fazer um cadastro gratuito.

5 P: Qual o prazo para as inscrições pela Internet para The Voice Brasil? De 13 de maio a 10 de julho. P: Como é o passo a passo para as inscrições pela Internet para o The Voice Brasil? O candidato deverá entrar no site de inscrições de The Voice Brasil e clicar em INSCRIÇÕES PELA WEB. 1.Ler atentamente o PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO PELA INTERNET. 2. Clicar em ACESSE AGORA. Você será direcionado para a página de Cadastro na Globo.com 3. Primeira etapa: Cadastro 3.1 Se você já tem um cadastro Globo.com gratuito, digite seu e senha nos campos correspondentes e clique em acessar. ATENÇÃO: NÃO pode ser cadastro de assinante Globo.com ou dependente de assinante. Se esse for o seu caso, crie um cadastro gratuito e faça a sua inscrição com o novo e senha fornecidos. 3.2 Se você ainda não tem um cadastro Globo.com, clique no botão cadastre-se na Globo, preencha o formulário de cadastro com atenção, pois os dados requisitados são muito importantes para sua participação. Coloque um válido, pois você precisará confirmá-lo para concluir seu cadastro com sucesso. Atenção! Utilize um único em todas as etapas do processo de cadastramento. Lembre-se: Se você é assinante da Globo.com ou dependente, deverá fazer um NOVO CADASTRO NA GLOBO. ATENÇÃO: Imediatamente após terminar de preencher seu cadastro, você receberá um da Globo.com para conclusão do seu cadastro no endereço de fornecido por você. Nele será preciso clicar em um link para validação do seu . Esse é um padrão para cadastros da Globo.com, e será o único que possuirá um link enviado durante todo o processo de seleção. Atente para o fato de que este seguirá para você IMEDIATAMENTE após o preenchimento de seu cadastro. Se receber algum fora deste padrão sem que nenhum aviso tenha sido dado previamente no blog da produção, NÃO ABRA e MUITO MENOS CLIQUE EM QUALQUER LINK. Pode ser um falso, com más intenções. 4. Segunda etapa: Respondendo ao questionário 4.1 Após fazer o seu login, você entrará na sua página de inscrição e deverá responder a TODAS as perguntas do questionário. Elas estão separadas em módulos. É preciso responder a TODAS as perguntas para ativar o botão Envio de Mídia, aquele que te permite enviar o vídeo. Não deixe nada em branco. Inclusive as perguntas para as quais você não tem resposta ou não sabe, escreva Não sei ou Não tenho. Se você deixar qualquer lacuna em branco, não conseguirá habilitar o botão de Envio de Mídia e, portanto, não conseguirá anexar o vídeo. Não é preciso responder a tudo de uma só vez; você pode salvar o seu questionário para continuar de onde parou num outro momento. IMPORTANTE: Sempre que desejar sair da página do formulário de inscrição clique em SALVAR QUESTIONÁRIO e logo após em SAIR DA INSCRIÇÃO. Esta é mais uma forma de evitar que outras pessoas acessem o seu questionário e de não perder tudo

6 o que você já preencheu. 5. Terceira etapa: Enviando a sua mídia (vídeo) 5.1 Faça uma breve descrição que explique o conteúdo do seu vídeo. 5.2 Selecione no seu computador o arquivo referente ao seu vídeo. Ele deve ter no MÁXIMO 5 minutos de duração e 50MB de tamanho. O vídeo deve estar dentro dos seguintes formatos aceitos: 3g2, 3gp, 3gp2, 3gpp, asf, avi, divx, dv, dvx, f4v, flv, h263, m4e, m4v, wmv, mov, movie, mp4, mpg, mpeg, qt e rm. NÃO serão aceitos outros formatos e vídeos acima do tamanho e tempo estabelecidos. Clique no botão ENVIAR INSCRIÇÃO no fim da página para finalizar o processo de inscrição corretamente. ATENÇÃO : Ao clicar em ENVIAR INSCRIÇÃO, você NÃO terá mais acesso às suas respostas e nem ao seu vídeo. Essa ação FINALIZA seu processo de inscrição. Portanto, antes de enviar o vídeo e concluir a inscrição, certifique-se de que suas respostas estão O.K., assim como seus dados cadastrais e vídeo. Só então conclua sua inscrição. IMPORTANTE: Você não receberá nenhum de confirmação de envio ou avaliação de seu material de inscrição (questionário, vídeo). P: Tenho dúvidas no preenchimento dos dados do formulário ou estou enfrentando problemas técnicos. O que devo fazer? Leia atentamente TODAS as perguntas e respostas deste FAQ. Este é um material dinâmico e, além das dúvidas que já prevemos no início das inscrições, estaremos sempre complementando com novas informações. Um outro caminho é também estar sempre atento ao site de A Voz. P: Não entendi uma pergunta do questionário, o que devo responder? Tenho dúvidas no preenchimento das respostas, me ajudem! A sua interpretação da pergunta faz parte do processo. O que mais nos importa é o que você acha importante expressar e não necessariamente uma única interpretação da pergunta. P: Qual navegador é o mais recomendado para realizar a inscrição pela internet? Recomendamos utilizar Internet Explorer 7 ou superior, ou então Firefox 3 ou superior. Não utilizem os browsers Internet Explorer 5 ou 6, ou versões do Firefox anteriores à 3. P: Se eu não irei receber nenhum de confirmação de que minha inscrição foi completada com sucesso, como posso saber se realmente finalizei tudo corretamente? Após responder a todas as questões do questionário e enviar o seu vídeo, irá aparecer a seguinte mensagem na sua tela: Parabéns, sua inscrição foi enviada com sucesso!. Isso significa que você terminou sua inscrição corretamente. Sobre o , realmente você não receberá nenhum retorno de confirmação de inscrição ou de avaliação prévia de seu material. Você somente será contatado por telefone caso a produção deseje complementar alguma informação ou marcar alguma entrevista. P: Eu ainda não recebi qualquer confirmação de minha inscrição feita pela Internet. Estou eliminado? A produção não envia nenhuma confirmação de recebimento do material pelo Internet.

7 Se você seguiu corretamente o passo a passo para inscrição, ao final dela, no topo da página, você verá a mensagem: Parabéns, sua inscrição foi enviada com sucesso!. A produção avaliará todas as inscrições enviadas pela internet dentro do prazo. P: Quando fiz meu cadastro, recebi um da Globo.com com um link. Posso clicar? Sim. Este é um padrão para cadastros da Globo.com. Vale ressaltar que ele é enviado imediatamente depois que você faz o seu cadastro. IMPORTANTE: esse é o ÚNICO que você receberá com um link. P: Preciso ser assinante da Globo.com para participar? Não. Para se inscrever basta criar um cadastro gratuito na Globo.com. É simples e rápido: entre nesse link, clique em cadastre-se agora e preencha o formulário com seus dados. Utilize um válido para se cadastrar, pois você precisará dele para confirmar seu cadastro e para acessar a sua inscrição sempre que necessário. ATENÇÃO: Não é preciso criar um globomail free! Você pode utilizar um que acesse sempre. Um padrão da Globo.com (o único que receberá durante todo o processo) será enviado para ativar seu cadastro. FIQUE LIGADO: Se você for assinante da Globo.com, você deverá fazer um novo cadastro como um usuário Free (grátis), preenchendo TODOS os seus dados completos e atualizados. ATENÇÃO: Não use seu de assinante da Globo.com, pois isso poderá prejudicar o cruzamento de informações necessárias no processo de seleção. P: Já sou assinante da Globo.com. Tenho que fazer um novo cadastro ou posso usar meu cadastro da Globo.com? Você deverá fazer um novo cadastro completo, como um usuário Free ( grátis ), preenchendo TODOS os seus dados completos e atualizados. ATENÇÃO: Não use seu de assinante da Globo.com, pois isso poderá prejudicar o cruzamento de informações necessárias no processo de seleção. P: Sou dependente de assinante da Globo.com e tenho um da Globo.com. Tenho que fazer um novo cadastro ou posso usar meu cadastro/ da Globo.com? Como dependente, seu dados NÃO ESTÃO COMPLETOS no cadastro da Globo.com. Os dados constantes lá são do titular da conta. Assim, você deverá fazer um novo cadastro completo, como um usuário Free ( grátis ), preenchendo TODOS os seus dados completos e atualizados. E você deverá usar o FREE fornecido no ato desta nova inscrição. ATENÇÃO: Não use seu de dependente do assinante da Globo.com, pois isso poderá prejudicar o cruzamento de informações necessárias no processo de seleção. P: Já fui assinante da Globo.com, ou seja, atualmente sou um ex-assinante. Tenho que fazer um novo cadastro ou posso usar meu cadastro de assinante da Globo.com? Você deverá fazer um novo cadastro como um usuário Free ( grátis ), preenchendo TODOS os seus dados completos e atualizados. ATENÇÃO: Não use seu de assinante da Globo.com, pois isso poderá prejudicar o cruzamento de informações necessárias no processo de seleção.

8 P: Já sou cadastrado em outros serviços gratuitos da Globo.com. Posso usar o mesmo cadastro? Sim, se você já tem um cadastro GRATUITO da Globo.com basta utilizar o seu e senha para iniciar sua inscrição. Mas se você é assinante da Globo.com, deverá fazer um novo cadastro GRATUITO e se inscrever com ele, usando o adquirido com o cadastro gratuito. ATENÇÃO: Nunca use seu de assinante Globo.com ou dependente, pois isso poderá prejudicar o cruzamento de informações necessárias no processo de seleção. P: Meu telefone do exterior não é aceito no cadastro. Como faço? Você deve colocar um telefone de contato no Brasil. P: É possível utilizar o mesmo CPF para se inscrever mais de uma vez? Não. Cada pessoa só pode se inscrever uma única vez. A inscrição é vinculada a um CPF válido. O sistema não permite duas inscrições com o mesmo CPF. P: Quem tem acesso ao meu cadastro/respostas ao questionário? Somente a equipe de produção de The Voice Brasil e alguns funcionários da área de segurança da Globo.com (quando necessário). Não se preocupe, pois seus dados serão tratados com sigilo e responsabilidade. P: Um vídeo enviado pela internet poderá ser deletado antes de chegar às mãos da produção do programa? Sim. Não aceitaremos vídeos com imagens, mensagens ou qualquer conteúdo de cunho pornográfico, pedófilo, racista, violento, ou ainda ofensivo à honra, à vida privada, à imagem, à intimidade pessoal e familiar. P: Sou obrigado a enviar um vídeo na inscrição pela internet? Sim. Você deve enviar um vídeo de no máximo 5 minutos de duração e 50MB de peso, ou sua inscrição não será concretizada. P: Depois que finalizar minha inscrição pela Internet, ou seja, após enviar o vídeo, posso voltar ao questionário para alterar algum dado? Não. Uma vez enviada a inscrição, o candidato não mais terá acesso ao questionário ou ao vídeo. Portanto, tenha muita atenção quando for preenchê-los. Após o envio da inscrição, você somente poderá alterar seus dados cadastrais, como número de telefone e endereço. Atenção: não altere seu , pois ele deverá acompanhá-lo durante todo o processo de inscrição. P: Como eu faço para salvar meu questionário e terminar de responder às perguntas restantes num outro momento? Para salvar seu questionário, siga o passo a passo abaixo: 1) Clicar em Salvar Questionário para guardar todas as respostas que já preencheu. 2) Clicar em Sair da inscrição 3) Fechar o navegador da internet (recomendado). É muito importante que após salvar o questionário, você clique em Sair da inscrição, pois caso você não faça isso, é possível que permaneça na página do The Voice Brasil Inscrições. Assim, se outra pessoa usar o mesmo computador num outro momento para fazer a inscrição, pode ter acesso ao seu questionário e, inclusive, alterar suas respostas e enviar o vídeo.

9 P: Posso responder fora de ordem? Sim. É possível navegar nos módulos no lado direito da página da inscrição ou clicando em avançar. Observe os botões do menu no lado esquerdo e superior da tela do seu computador. São eles que te permitem navegar no seu questionário. P: Como faço para navegar entre as páginas do meu questionário? Para navegar no formulário de inscrições, utilize sempre os links próximo e anterior que se encontram no início e no fim das questões. Você também pode utilizar os links no menu lateral, que mostram os nomes dos módulos do questionário. NUNCA utilize o Voltar e Avançar do seu navegador. Isso pode fazer com que suas respostas não sejam salvas corretamente. P: Não estou conseguindo acessar o site de inscrições, fica dando página em branco ou o site fica carregando e não abre nenhuma página. O que eu tenho que fazer? Se deslogue, em seguida feche o navegador, limpe o cache da sua máquina, entre na página de inscrição e tente novamente. Se você não sabe como limpar o cache de sua máquina continue lendo o FAQ que existe um tópico exclusivo ensinando como fazer a limpeza de cache. P: Já respondi a algumas perguntas do meu questionário de inscrição, porém gostaria de mudar uma resposta. É possível? Sim. Você só não poderá editar suas respostas se já tiver ENVIADO O VÍDEO. Até lá e dentro do prazo de inscrições você poderá alterar quantas vezes quiser as suas respostas. Não esqueça de SALVAR O QUESTIONÁRIO sempre. Para sua segurança, não salve seu login e senha em computadores públicos ou que outras pessoas tenham acesso. P: Por que não consigo clicar em Envio de mídia para anexar o meu vídeo e fotos? O Envio de mídia só será ativado depois que TODAS as perguntas do questionário estiverem respondidas (não deixe nenhuma lacuna em branco. Se não souber ou não tiver alguma informação, coloque não sei, não tenho ). ATENÇÃO: O campo de idade no módulo Histórico/Personalidade, aceita apenas caracteres numéricos algarismos de 0 a 9. O campo NÃO aceita letras. Se o usuário inserir letras neste campo, o questionário não salvará a informação de idade e o usuário terá que preencher novamente o campo. P: Comecei a responder o meu questionário, mas não consegui acabar. Vou perder tudo que fiz até agora? Você pode salvar o questionário a qualquer momento, basta clicar em salvar questionário. É importante lembrar que o questionário não é salvo automaticamente, é preciso apertar o botão salvar questionário antes de sair da sua página de inscrição para não perder tudo o que já preencheu. Para sua segurança, não salve seu login e senha em computadores públicos ou que outras pessoas tenham acesso. P: Saí da minha página de inscrição sem apertar o botão salvar. Terei que responder tudo de novo? O questionário não é salvo automaticamente. É preciso apertar o botão salvar questionário antes de sair da sua página de inscrição. Se isso não for feito, você terá

10 que responder novamente às perguntas. Para sua segurança, não salve seu login e senha em computadores públicos ou que outras pessoas tenham acesso. P: Posso deixar campos em branco? Não! Se não tiver uma resposta ou não souber, apenas digite: Não sei ou Não tenho. P: O prazo das inscrições terminou, eu concluí apenas meu questionário, mas não enviei meu vídeo. Será que estou concorrendo a uma vaga? Não. Para participar da seleção é preciso completar todas as etapas de inscrição: responder todo o questionário, anexar foto e vídeo e CLICAR no botão Enviar inscrição. Não se esqueça de clicar nesse botão. P: Fiz minha inscrição e depois mudei de endereço e/ou telefones. Como faço? Depois de enviar a inscrição, você poderá apenas alterar dados cadastrais como telefone, endereço, etc. Para isso entre na Central de Relacionamento, coloque seu login e senha e em seguida altere os dados necessários. Atenção: O é uma chave importante para cruzamento de várias informações. Se você fez sua inscrição com um , não o altere em seu cadastro! Este deverá ser o que o acompanhará durante todo o processo de seleção. Além disso, não será possível alterar respostas das perguntas do questionário. P: Fiz minha inscrição e depois mudei de . Como faço? O é uma chave importante para cruzamento de várias informações. Se você fez sua inscrição com um , não o altere em seu cadastro! Este deverá ser o que o acompanhará durante todo o processo de seleção. O eventual contato da produção com você será feito através de telefone. P: Posso gravar meu vídeo em celular? Sim. Os formatos de vídeo aceitos são 3g2, 3gp, 3gp2, 3gpp, asf, avi, divx, dv, dvx, f4v, flv, h263, m4e, m4v, wmv, mov, movie, mp4, mpg, mpeg, qt e rm, garvados por qualquer câmera ou celular. O peso do vídeo não pode ultrapassar 50MB e o tempo máximo para você se apresentar é de 5 minutos. ATENÇÃO: Qualquer vídeo enviado em outro formato que não seja um desses listados, vai estar automaticamente DESCLASSIFICADO das inscrições para o A Voz P: Quais os formatos de vídeo que serão aceitos? São aceitos vídeos 3g2, 3gp, 3gp2, 3gpp, asf, avi, divx, dv, dvx, f4v, flv, h263, m4e, m4v, wmv, mov, movie, mp4, mpg, mpeg, qt e rm. Peso do arquivo: O vídeo não pode ultrapassar 50MB. ATENÇÃO: Qualquer vídeo enviado em outro formato que não seja um desses listados, vai estar automaticamente DESCLASSIFICADO das inscrições para o A Voz. P: Qual o peso máximo do vídeo? O vídeo não pode ultrapassar 50MB (peso total incluindo vídeo + slideshow). P: Meu vídeo tem menos de 5 minutos, porém o peso está acima do permitido (50MB). Como posso fazer para diminuir o peso do meu arquivo, sem ter que diminuir o tempo do vídeo? Existem diversas maneiras e programas que podem te ajudar a diminuir o tamanho de um arquivo. Se você estiver usando um computador com Windows (PC), uma delas é

11 abrir o seu arquivo de vídeo no programa Windows Movie Maker e em seguida salvar no formato WMV. P: Meu vídeo tem mais de 5 minutos de duração. Posso ser eliminado por isso? Fique atento, pois o tempo máximo do seu vídeo deve ser de 5 minutos. Tempo suficiente para você se apresentar à produção. Além disso, você não receberá nenhum retorno de confirmação de inscrição ou avaliação prévia de seu material. P: Enviei minha inscrição, mas não consigo encontrá-la no site. Por quê? As inscrições, com todos os seus dados e vídeo somente serão acessíveis e visíveis à produção de The Voice Brasil. Depois de enviar sua inscrição, você NÃO terá acesso ao seu material ou alterar qualquer informação. 5 Outras dúvidas: P: Gravei meu vídeo em uma fita VHS, como faço para passar para o computador? Para passar uma fita VHS para o computador há dois caminhos: 1.Com uma placa de captura: ligar a saída de vídeo do video-cassete (RCA ou s-video) nessa placa e realizar a captura com algum software dedicado (como windows movie maker, adobe premiere, etc). 2. Digitalizar a fita com algum aparelho conversor VHS DVD. Por exemplo, com um aparelho gravador de DVD (que pode também ser um DVD player). Basta ligar o aparelho de DVD ao vídeo cassete com um cabo, colocar a fita para tocar no vídeo e apertar o gravar no dvd. P: O que é limpeza de cache? A limpeza de cache do navegador da internet (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Safari ) força o navegador a carregar as versões mais recentes de páginas do site, ou seja, atualiza o conteúdo. Existem diversos tipos de navegadores, separamos aqui um passo a passo dos mais utilizados. Entretanto, se você estiver usando um navegador diferente dos listadas abaixo, o menu Ajuda de seu navegador ensinará como limpar o cache. Para limpar o seu cache no Internet Explorer: 1. Feche todas as outras janelas abertas do navegador. 2. Clique no menu Ferramentas na parte superior do navegador e selecione Opções da Internet. 3. Clique na guia Geral na parte superior da caixa de diálogo. 4. Clique em Excluir Arquivos em Arquivos temporários da Internet. Para limpar o seu cache no Mozilla Firefox: 1. Feche todas as outras janelas abertas do navegador. 2. Clique no menu Ferramentas ( Tools ), localizado na parte superior do seu navegador, 3. Clique em Opções ( options ); 4. Clique em Privacidade ( Privacy ). 5. Clique no botão Limpar ( Clear ) 6. Clique no botão OK na parte inferior da janela. 7. Feche e reinicie o Firefox

12 Para limpar o seu cache no Safari: 1. Feche todas as outras janelas abertas do navegador. 2. Abra o menu Safari na barra de ferramentas do navegador. 3. Selecione Esvaziar cache ( Empty Cache ). 4. Clique em Esvaziar ( Empty ) na caixa de diálogo. ATENÇÃO: Algumas vezes é necessário que você execute esse passo a passo de limpeza de cache mais de uma vez, ok?

As seleções para The Voice Brasil estão divididas em duas fases: A inscrição que

As seleções para The Voice Brasil estão divididas em duas fases: A inscrição que 1 Inscrições em geral: P: Como serão as seleções para The Voice Brasil? As seleções para The Voice Brasil estão divididas em duas fases: A inscrição que poderá ser feita pela Internet ou via Correios (

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online. Versão Chamamento Público

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online. Versão Chamamento Público MANUAL PARA INSCRIÇÃO online Versão Chamamento Público 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever-se

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 2.0 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. NÃO CONSIGO REALIZAR O MEU CADASTRO NO AMBIENTE VIRTUAL DO MMA.... 4 3. FIZ MEU CADASTRO NO SITE E NÃO RECEBI O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 1.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 1.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 1.0 1 >> 1º Passo: Para acessar o SalicWeb Para inscrever a sua iniciativa cultural nos editais do Ministério da Cultura acesse o Sistema SalicWeb no endereço

Leia mais

O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa?

O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa? Que tipo de navegadores são suportados? Preciso permitir 'cookies' O que são 'cookies' da sessão? O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa?

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Tutorial Ouvidoria Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Como acessar a Ouvidoria? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar

Leia mais

Guia de Demonstração MeusPets

Guia de Demonstração MeusPets 1. Objetivo e Principais Funcionalidades Com o email clique no link de ativação. E confirme a instalação. O MeusPets é um sistema simplificado para acompanhamento da vida do Pet. Pode ser usado de forma

Leia mais

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 04/2013 - LABORATÓRIOS

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 04/2013 - LABORATÓRIOS PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 04/2013 - LABORATÓRIOS Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 04/2013, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online. Versão Chamamento Público

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online. Versão Chamamento Público MANUAL PARA INSCRIÇÃO online Versão Chamamento Público 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever-se

Leia mais

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor 1 Sumário Inserir Exercícios... 4 Minhas Avaliações... 5 Cadastrar perguntas... 7 Inserindo imagens... 10 Inserindo arquivos... 13 Inserindo vídeos... 15 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas...

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco Programa de Assistência Estudantil

Universidade Federal do Vale do São Francisco Programa de Assistência Estudantil 1 - Introdução O sistema PAE da UNIVASF é uma ferramenta desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) que auxilia o processo seletivo de estudantes de graduação para o, que serão selecionados

Leia mais

Edital_03_2015_SR11 (RS): Dúvidas sobre Inscrição

Edital_03_2015_SR11 (RS): Dúvidas sobre Inscrição Edital_03_2015_SR11 (RS): Dúvidas sobre Inscrição Última atualização: 15/10/2015 P: Meu nome não está nas Listas de Grupos. Posso me inscrever? Mas você deve atentar para as condições para aprovação, descritas

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 03/2013

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 03/2013 PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 03/2013 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 03/2013, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp Utilize preferencialmente

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias WARAM 1.5 Ferramenta de atualização do Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente o navegador Internet Explorer superior ou igual a 7.0. No campo

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÕES FEMUSC 2013

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÕES FEMUSC 2013 MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÕES FEMUSC 2013 O sistema de inscrições do FEMUSC foi criado especialmente para as necessidades do festival. As informações contidas nesta ficha de inscrição acompanharão

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

TUTORIAL UNP VIRTUAL

TUTORIAL UNP VIRTUAL UNIVERSIDADE POTIGUAR UnP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEaD TUTORIAL UNP VIRTUAL Aluno Primeira edição NATAL/RN 2012 SUMÁRIO Conteúdo PREFÁCIO - BEM-VINDO(A) AO UNP VIRTUAL...

Leia mais

Nova Central de Atendimento Logicorp

Nova Central de Atendimento Logicorp 1. INICIAR O NAVEGADOR DE INTERNET Acessar a página da Logicorp no link: http://www.logicorp.net.br/index.html 2. ACESSANDO A ÁREA DE ATENDIMENTO DO NOSSO SITE Na parte superior clique em Atendimento.

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014

Manual de Acesso ao Moodle - Discente 2014 "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014 Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

Manual para Envio de Petição Inicial

Manual para Envio de Petição Inicial Manual para Envio de Petição Inicial 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv) 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas FM-0 1/21 ÍNDICE 1. MÓDULO DESKTOP(SISTEMA INSTALADO NO CIEE)... 2 Cadastro de Ofertas de Empregos:... 2 Cadastro de Eventos:... 3 Cadastro de Instituições do Curriculum:... 5 Cadastro de Cursos do Curriculum:...

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Robótica. Manual de Inscrição. Sistema OLIMPO Instruções

Olimpíada Brasileira de Robótica. Manual de Inscrição. Sistema OLIMPO Instruções Olimpíada Brasileira de Robótica Manual de Inscrição Sistema OLIMPO Instruções Versão 1.1 Abril 2013 OLIMPO Sistema de Gerenciamento de Olimpíadas e Eventos Científicos Olimpíada Brasileira de Robótica

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR

PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR 1) Acesse na página principal, ANUNCIAR. 2) Preencha todos os campo 3) Escolha o plano de veiculação 4) Digite o nome

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004 1. Objetivo Definir um conjunto de critérios e procedimentos para o uso do Portal Eletrônico de Turismo da Região disponibilizado pela Mauatur na Internet. Aplica-se a todos os associados, empregados,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

FAZENDO SUA INSCRIÇÃO NO EXAME CLASSIFICATORIO 2015-02

FAZENDO SUA INSCRIÇÃO NO EXAME CLASSIFICATORIO 2015-02 1 FAZENDO SUA INSCRIÇÃO NO EXAME CLASSIFICATORIO 2015-02 1 Faça o download do Edital do Classificatório 2015-2 no site do IFPI. Você pode encontrá-lo nos seguintes endereços: http://www5.ifpi.edu.br http://www2.ifpi.edu.br/selecao/publico/concurso!exibir?id=9

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar:

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar: SOLICITAÇÃO DE FOMENTO on-line MANUAL DO USUÁRIO 1 CONTATOS... 2 2 ANTES DE COMEÇAR... 2 3 ENTRAR NO SISTEMA INFAPERJ... 3 3.1 ACESSO AO SISTEMA...3 3.2 LOGIN...4 4 APRESENTAÇÃO GERAL DA INTERFACE... 5

Leia mais

ConReDIs: Construção de Redes sociais para Idosos. Tutorial do Facebook

ConReDIs: Construção de Redes sociais para Idosos. Tutorial do Facebook ConReDIs: Construção de Redes sociais para Idosos Tutorial do Facebook Autora: Edimara Heis 1 Sumário 1. O que é o Facebook?... 3 2. Como faço para cadastrar-me no Facebook?... 3 2.1 Etapa 1... 5 2.2 Etapa

Leia mais

MANUAL WEBMAIL HORDE-V.01 IBILCE/UNESP

MANUAL WEBMAIL HORDE-V.01 IBILCE/UNESP MANUAL WEBMAIL HORDE-V.01 IBILCE/UNESP ÍNDICE 01 - COMO UTILIZAR SEU EMAIL...02 02 CONFIGURANDO PARA SEMPRE QUE ABRIR O EMAIL ABRIR A CAIXA DE ENTRADA...03 03 - COMO LER OS EMAILS...05 04 - COMO RETIRAR

Leia mais

Manual Xerox capture EMBRATEL

Manual Xerox capture EMBRATEL Manual Xerox capture EMBRATEL Versão 2 Junho/2011 Tópicos 1) Instalação do Xerox Capture 2) Utilização do Xerox Capture 2.1) Capturar pacotes de imagens pelo scanner 2.2) Importar pacote de imagens a partir

Leia mais

Consumidor.gov.br. Usuário: Consumidor

Consumidor.gov.br. Usuário: Consumidor Consumidor.gov.br Usuário: Consumidor O Consumidor.gov.br permite ao consumidor registrar reclamações direcionadas às empresas cadastradas. Para conhecê-las, clique em Empresas Participantes. Para iniciar

Leia mais

Guia de Ambientação Março/2011

Guia de Ambientação Março/2011 Guia de Ambientação Março/2011 APRESENTAÇÃO Caro cursista, Bem vindo ao Guia de Ambientação. Este documento é dirigido a você, participante. Com ele, você conhecerá como está estruturada a interface de

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Manual do Usuário Página1 Sumário 1 Configurações Recomendadas... 4 2 Objetivos... 4 3 Acesso ao Sistema... 5 3.1. Acessar 6 3.2. Primeiro

Leia mais

MANUAL DO CIDADÃO. Para acessar a página do E-SIC clique no link do e-sic na página inicial do site (figura 1):

MANUAL DO CIDADÃO. Para acessar a página do E-SIC clique no link do e-sic na página inicial do site (figura 1): MANUAL DO CIDADÃO O sistema permite que qualquer pessoa - física ou jurídica - encaminhe pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal. Por meio do e-sic também é

Leia mais

1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo.

1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo. 1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo. 2 - Se esse é o seu primeiro cadastro, clique em Cadastre-se. Em seguida preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

Manual de utilização do site de contatos

Manual de utilização do site de contatos Manual de utilização do site de contatos O site de contatos da Cestalto é uma área exclusiva para representantes de vendas, que serve para registrar os contatos que você realizar com seus clientes. Assim,

Leia mais

MATRÍCULAS ABERTAS PARA

MATRÍCULAS ABERTAS PARA Olá, você acessou o Manual para Inscrição de Matrículas de Alunos Novos do Colégio Medianeira. Leia atentamente as orientações abaixo. Elas vão facilitar o correto preenchimento de seu Cadastro que é OBRIGATÓRIO

Leia mais

MANUAL DO INGRESSANTE Matrícula Online. www.ingresso.ufu.br/sistemas/matriculaonline

MANUAL DO INGRESSANTE Matrícula Online. www.ingresso.ufu.br/sistemas/matriculaonline MANUAL DO INGRESSANTE Matrícula Online www.ingresso.ufu.br/sistemas/matriculaonline 1 Se você nunca acessou o sistema de matrícula, clique em: Não sei a senha 2 Digite seu CPF e clique em Pesquisar que

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

1 Cadastre-se Mozilla Firefox. AQUI Esqueci a senha Login Senha. Esqueci a senha E-mail Login Enviar Solicitação OBS: Nome: Login: E-mail:

1 Cadastre-se Mozilla Firefox. AQUI Esqueci a senha Login Senha. Esqueci a senha E-mail Login Enviar Solicitação OBS: Nome: Login: E-mail: 1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento, siga o passo a passo abaixo. Se esse é o seu primeiro cadastro, clique em Cadastre-se. O sistema só irá funcionar perfeitamente se for acessado pelo

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL.

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL. DÚVIDAS MAIS FREQUENTES - DO CLIENTE 1. Qual o procedimento para se cadastrar na Guia Eletrônica? - Rolar a página e procure pelo item Novo Cliente? - Escolher o perfil: Próprio Interessado: Pessoa Física

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA SISTEMA IMASUL DE REGISTROS E INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MEIO AMBIENTE MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA Manual Operacional para uso exclusivo do módulo do Sistema Estadual de

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows

Leia mais

Guia Prático de Acesso

Guia Prático de Acesso Guia Prático de Acesso 1. Como acessar o novo e-volution? O acesso ao novo e-volution é feito através do endereço novo.evolution.com.br. Identifique abaixo as possíveis formas de acesso: 1.1 Se você já

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Neogrid (ezmarket) Supplier FAQ. NeoGrid (ezmarket) Fornecedor - Perguntas e Respostas

Neogrid (ezmarket) Supplier FAQ. NeoGrid (ezmarket) Fornecedor - Perguntas e Respostas NeoGrid (ezmarket) Fornecedor - Perguntas e Respostas 1 Índice 1. LOGIN...3 1.1 Esqueci minha senha?...3 1.2 Esqueci minha ID de usuário e senha?...3 1.3 Como acessar a plataforma NeoGrid Negeciações (ezmarket)?...3

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

PICPICS PASSO A PASSO

PICPICS PASSO A PASSO PICPICS PASSO A PASSO 2. Faça login em sua conta. 1. Crie sua conta no PicPics, informando os seus dados ou dados da sua empresa. Informe também os dados que você usará para acesso ao site. 3. Após fazer

Leia mais

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores 1 2 2015 Sumário 1 Texto introdutório... 3 2 Como Acessar o UNICURITIBA VIRTUAL... 3 3 Tela inicial após login... 3 3.1) Foto do perfil... 4 3.2) Campo de busca...

Leia mais

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Acesso WEB 1. Primeiro acesso Para acessar o sistema, abra seu navegador de internet e vá até o site http://sistemart.crmv pr.org.br. Você

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Comunidade de Suporte e Feedback

Comunidade de Suporte e Feedback Comunidade de Suporte e Feedback O objetivo deste complemento é criar um canal simples, barato e eficiente de suporte aos clientes, onde eles possam na maioria das vezes aproveitar dúvidas já respondidas,

Leia mais

MANUAL HELP-DESK DATACOM AUTOMAÇÕES

MANUAL HELP-DESK DATACOM AUTOMAÇÕES MANUAL HELP-DESK DATACOM AUTOMAÇÕES Esse Manual tem como objetivo explicar todas as funções do novo sistema de abertura de chamados da Datacom Automações. Esse novo programa facilitará o atendimento entre

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Manual Portal Ambipar

Manual Portal Ambipar Manual Portal Ambipar Acesso Para acessar o Portal Ambipar, visite http://ambipar.educaquiz.com.br. Login Para efetuar o login no Portal será necessário o e-mail do Colaborador e a senha padrão, caso a

Leia mais

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS 5. PARTICIPANTES DA DISCIPLINA 6. ENVIAR MENSAGENS 7. PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM 8.

Leia mais

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1 1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1.ACESSANDO O SITE DA FEOL 1.1 Endereço do Site O endereço para acessar o site da Fundação Educacional de Oliveira é: www.feol.com.br Obs: experimente digitar apenas feol.com.br

Leia mais

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0 www.sms.agenciaglobo.net 1 ACESSO O SISTEMA 1.1 - Para acessar o sistema de envio entre no site http://sms.agenciaglobo.net/

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S.

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Tomaz IT.002 02 2/14 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como:

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como: Manual do Aluno É com muita satisfação que apresentamos o Reunir Unopar. Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa que tem por objetivo principal ser um espaço colaborativo de construção do conhecimento

Leia mais

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO 1 de 7 Prezado(a) Candidato(a), INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO Utilize um computador instalado o software Acrobat Reader (www.adobe.com/br/) para ler textos disponibilizados na prova. Lembre-se

Leia mais

MANUAL TISS Versão 3.02.00

MANUAL TISS Versão 3.02.00 MANUAL TISS Versão 3.02.00 1 INTRODUÇÃO Esse manual tem como objetivo oferecer todas as informações na nova ferramenta SAP que será utilizada pelo prestador Mediplan, a mesma será responsável para atender

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Luís Manual de uso dos serviços da SEMFAZ. Prefeitura Municipal de São Luís Manual de uso dos serviços da SEMFAZ

Prefeitura Municipal de São Luís Manual de uso dos serviços da SEMFAZ. Prefeitura Municipal de São Luís Manual de uso dos serviços da SEMFAZ Prefeitura Municipal de São Luís Manual de uso dos serviços da SEMFAZ 1 Sumário 1. Introdução 2. Emissão de Certidões 3. Autenticação de Certidões 4. Cadastro de Imóveis/Empresa 5. Acessando meu cadastro

Leia mais