Seminário de Projetos de Iniciação Científica e Extensão do Curso de Direito do IBES SOCIESC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Seminário de Projetos de Iniciação Científica e Extensão do Curso de Direito do IBES SOCIESC"

Transcrição

1 Seminário de Projetos de Iniciação Científica e Extensão do Curso de Direito do IBES SOCIESC Maio de

2

3 APRESENTAÇÃO AOS ACADÊMICOS DO CURSO DE DIREITO Realização: Coordenação do Curso Coordenação de Semiótica Jurídica e Redação Jurídica

4 Sistemática da Iniciação Científica no IBES SOCIESC

5 PPI PDI PPC ÊNFASE DO CURSO ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO Iniciação Científica e Projetos de Extensão TCC 5 Simpósios

6 Áreas de Concentração do Curso de Direito do IBES SOCIESC 1: Direito das relações empresariais e sustentabilidade. 2: Responsabilidade socioambiental e responsabilidade no ambiente de trabalho. 3: Direito das relações econômicas internacionais.

7 Informações adicionais sobre o TCC Apresentação dos Projetos para os acadêmicos da 7. fase no final do semestre de ; Até dia 20/06/2016 estarão abertas as inscrições! Os alunos devem preencher a ficha RQ 6013 e depois entregar preenchida na Coordenação com o visto do seu futuro Orientador. Link - =1081&mnu=1216&top=0&crs=127 Temas não abordados: envio até a data de 20/06/2016 via RQ para apreciação do Colegiado do Curso (máximo de 30% do número de alunos matriculados).

8

9 Núcleo de Semiótica e Redação Jurídica - TCC

10

11 Número de alunos orientados por Professor: máximo 5 por semestre, ficando a critério do Professor o preenchimento do número máximo das vagas. Critério de seleção, havendo mais de 5 alunos: histórico escolar do acadêmico x ato discricionário de cada Orientador.

12 30 PROJETOS APROVADOS PELO COLEGIADO DO CURSO Nome do Professor Pesquisador: Esp. AUGUSTO GAMBA. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [2] Responsabilidade socioambiental e responsabilidade no ambiente de trabalho. Tema: Valor das declarações de vontade nas relações de trabalho. Nome do Professor Pesquisador: Esp. AUGUSTO GAMBA. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [2] Responsabilidade socioambiental e responsabilidade no ambiente de trabalho. Tema: Doença degenerativa e doença do trabalho. Nome do Professor Pesquisador: Me. CARLOS ALBERTO DA SILVA. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [1]. Direitos das relações empresariais e sustentabilidade. Tema: A Relação de Consumo e o Poder de Polícia dos PROCON s.

13 Nome do Professor Pesquisador: Me. CARLOS ALBERTO DA SILVA. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [1] Direitos das relações empresariais e sustentabilidade. Tema: Arbitragem e Mediação formas de solução de conflitos. Nome do Professor Pesquisador: Me. CARLOS ALBERTO DA SILVA. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [1] Direitos das relações empresariais e sustentabilidade. Tema: Shopping Center e a relação contratual com lojistas. Nome do Professor Pesquisador: Me. CARLOS ALBERTO DA SILVA. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [1] Direitos das relações empresariais e sustentabilidade. Tema: Sucessão Causa Mortis e os reflexos na Pessoa Jurídica.

14 Nome do Professor Pesquisador: Me. CARLOS ALBERTO DA SILVA. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [1] Direitos das relações empresariais e sustentabilidade. Tema: Publicidade Comercial: proteção e limites no CDC. Nome do Professor Pesquisador: Me. CARLOS ALBERTO DA SILVA. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [1] Direitos das relações empresariais e sustentabilidade. Tema: Dissolução da Sociedade conjugal e permanência em sociedade empresarial. Nome do Professor Pesquisador: Esp. CLÊNIO DENARDINI PEREIRA. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [2]. Responsabilidade socioambiental e a responsabilidade no ambiente de trabalho. Tema: O novo Código de Processo Civil e o Direito Processual Trabalhista. Um estudo de reflexão.

15 Nome do Professor Pesquisador: Esp. CLÊNIO DENARDINI PEREIRA. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [2]. Responsabilidade socioambiental e a responsabilidade no ambiente de trabalho. Tema: O Facebook e outras redes sociais como meio de prova na Justiça do Trabalho. Nome do Professor Pesquisador: CLÊNIO DENARDINI PEREIRA. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [2]. Responsabilidade socioambiental e a responsabilidade no ambiente de trabalho. Tema: A obrigatoriedade da contratação de funcionários com necessidades especiais e a falta de candidato/vaga. Consequências empresariais. Nome do Professor Pesquisador: CLÊNIO DENARDINI PEREIRA. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [2]. Responsabilidade socioambiental e a responsabilidade no ambiente de trabalho. Tema: O exercício do direito de greve e a necessidade da manutenção das atividades essenciais e inadiáveis à comunidade.

16 Nome do Professor Pesquisador: CLÊNIO DENARDINI PEREIRA. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [2]. Responsabilidade socioambiental e a responsabilidade no ambiente de trabalho. Tema: A Recuperação Judicial e os créditos trabalhistas. Quem tem a competência para a execução e expropriação de bens sobre estes créditos: a justiça falimentar ou a justiça especializada? Nome dos Professores Pesquisadores: CLÊNIO DENARDINI PEREIRA. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [2]. Responsabilidade socioambiental e a responsabilidade no ambiente de trabalho. Tema: Layoffs: vantagens e desvantagens nas suspensões dos contratos de trabalho. Nome do Professor Pesquisador: CLÊNIO DENARDINI PEREIRA. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [2]. Responsabilidade socioambiental e a responsabilidade no ambiente de trabalho. Tema: O poder diretivo do empregador versus a intimidade à vida privada do empregado.

17 Nome do Professor Pesquisador: CLÊNIO DENARDINI PEREIRA. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [2]. Responsabilidade socioambiental e a responsabilidade no ambiente de trabalho. Tema: O teletrabalho e a sua efetividade. Nome do Professor Pesquisador: ELEONORA GOMES COSTA SAGAZ. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [1] Direito das relações empresariais e sustentabilidade.tema: Da atuação das autoridades da polícia judiciária para uma eficaz aplicação das medidas previstas no estatuto da criança e do adolescente e na Lei Maria da Penha. Nome do Professor Pesquisador: ELEONORA GOMES COSTA SAGAZ. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [1] Direito das relações empresariais e sustentabilidade. Tema: Assistência jurídica gratuita ao egresso e ao condenado.

18 Nome do Professor Pesquisador: EVERALDO DA SILVA. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [2] Responsabilidade socioambiental e a responsabilidade no ambiente de trabalho. Tema: Relacionamento de gerações X e Y no mundo do trabalho. Nome do Professor Pesquisador: FILIPE STARKE. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [1] Direito das relações empresariais e sustentabilidade.tema: Mediação e métodos consensuais de solução de conflitos nas relações empresariais: proposta de sustentabilidade e democracia para o direito. Nome do Professor Pesquisador: GERSON JOSÉ DO NASCIMENTO. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [1] Direitos das relações empresariais e sustentabilidade.tema: A inovação como instrumento de solidificação das micros, pequenas e empresas de pequeno porte na economia brasileira.

19 Nome do Professor Pesquisador: IVAN BURGONOVO.Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [2] Responsabilidade socioambiental e responsabilidade no ambiente de trabalho. Tema: O Direito Ambiental como instrumento para o desenvolvimento das atividades econômicas. Nome do Professor Pesquisador: NELSON NONES. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [1] Direito das relações empresariais e sustentabilidade. Tema: Propriedade e função social: efeitos civis, trabalhistas e penais. Nome do Professor Pesquisador: NELSON NONES. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [1] Direito das relações empresariais e sustentabilidade. Tema: A função social da empresa no Estado Democrático de Direito brasileiro.

20 Nome do Professor Pesquisador: RAFAEL NIEBUHR MAIA DE OLIVEIRA. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: 1 Direito empresarial e sustentabilidade. Tema: A efetividade do direito processual brasileiro e as modificações da lei /105. Nome do Professor Pesquisador: RAFAEL NIEBUHR MAIA DE OLIVEIRA. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: 1 Direito empresarial e sustentabilidade. Tema: Aspectos relevantes da responsabilidade civil, diante das transformações civis - constitucionais no direito brasileiro. Nome do Professor Pesquisador: RAFAEL NIEBUHR MAIA DE OLIVEIRA. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [1] Direito das relações empresariais e sustentabilidade. Tema: A limitação constitucional dos direitos relacionados à liberdade do cidadão e das microempresas e empresas de pequeno porte no ordenamento jurídico brasileiro.

21 Nome do Professor Pesquisador: RAFAEL NIEBUHR MAIA DE OLIVEIRA. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [2] Responsabilidade socioambiental e responsabilidade no ambiente de trabalho. Tema: As decisões judiciais dos tribunais do trabalho e a modificação da eficácia das normas nas relações de emprego. Nome dos Professores Pesquisadores: SUZETE HABITZREUTER HARTKE. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [3]. Direito das relações econômicas internacionais. Tema: Direito Internacional Pós-moderno aplicado as Organização Internacionais. Nome dos Professores Pesquisadores: SUZETE HABITZREUTER HARTKE. Linha de Pesquisa a qual se enquadra: [3] Direito das relações econômicas internacionais. Tema: Direitos humanos, ética e transnacionalidade: fundamentos de compreensão para a pós-modernidade.

22

EDITAL 037/2014. RQ 0321 Rev. 04

EDITAL 037/2014. RQ 0321 Rev. 04 EDITAL 037/2014 ASSUNTO: EDITAL DE APROVAÇÃO DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO DO CURSO DE DIREITO DO INSTITUTO BLUMENAUENSE DE ENSINO SUPERIOR - IBES A Gerência de Ensino do Instituto Blumenauense

Leia mais

ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA AO EGRESSO E AO CONDENADO

ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA AO EGRESSO E AO CONDENADO EDITAL 019/2013 ASSUNTO: EDITAL DE APROVAÇÃO DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO DO CURSO DE DIREITO DO INSTITUTO BLUMENAUENSE DE ENSINO SUPERIOR - IBES A Gerência de Ensino do Instituto Blumenauense

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 004/2014/COLEGIADO CURSO DE DIREITO

RESOLUÇÃO N. 004/2014/COLEGIADO CURSO DE DIREITO RESOLUÇÃO N. 004/2014/COLEGIADO CURSO DE DIREITO O Colegiado do Curso de, em reunião ordinária, no uso das atribuições que lhe são conferidas no Regimento Geral da Faculdade Presidente Antônio Carlos de

Leia mais

HORÁRIOS DAS AULAS - MATUTINO - CURSO DE DIREITO - 2º SEMESTRE DE 2015

HORÁRIOS DAS AULAS - MATUTINO - CURSO DE DIREITO - 2º SEMESTRE DE 2015 HORÁRIOS DAS AULAS - MATUTINO - CURSO DE DIREITO - 2º SEMESTRE DE 2015 2semM 7h50 às 8h40 8h40 às 9h30 Linguagem Jurídica Me. Roliandro Antunes da Complementares II Atos e Negócios Jurídicos Teoria Geral

Leia mais

PROGRAMA DIREITO DA ECONOMIA

PROGRAMA DIREITO DA ECONOMIA Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL) Ano lectivo 2010-2011 PROGRAMA DIREITO DA ECONOMIA 3.º Ano Setembro 2010 Regente/Coordenador Luís D. S. Morais BLOG pessoal especializado em direito

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS EM NÍVEL SUPERIOR DO CURSO DE DIREITO

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS EM NÍVEL SUPERIOR DO CURSO DE DIREITO EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS EM NÍVEL SUPERIOR DO CURSO DE DIREITO A Comissão de Seleção de Estágio torna público o Processo Seletivo para o preenchimento de 5 (cinco) vagas para

Leia mais

Sumário 1. TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO... 13 2. VÍNCULO EMPREGATÍCIO... 26 3. FLEXIBILIZAÇÃO DO VÍNCULO TRABALHISTA... 38

Sumário 1. TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO... 13 2. VÍNCULO EMPREGATÍCIO... 26 3. FLEXIBILIZAÇÃO DO VÍNCULO TRABALHISTA... 38 5 Sumário 1. Direito Individual do Trabalho 13 1. TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO... 13 1.1. Formação histórica e teoria do direito do trabalho... 13 1.2. Princípios... 16 1.3. Fontes do Direito do

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Estágio Profissional Supervisionado Núcleo de Prática Jurídica Faculdade de Direito

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Estágio Profissional Supervisionado Núcleo de Prática Jurídica Faculdade de Direito Núcleo de Prática Jurídica EMENTAS DAS ÁREAS DE NPJ II 2º semestre/2014 ÁREA: DIREITO DO ESTADO TEMA: DA TUTELA ADMINISTRATIVA E JUDICIAL DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA Estudar os problemas práticos e concretos

Leia mais

Cronograma 1ª Fase XVI Exame OAB 90 dias

Cronograma 1ª Fase XVI Exame OAB 90 dias Cronograma 1ª Fase VI Exame OAB 90 dias Entenda a Matemática para sua Aprovação A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas no edital. Apesar

Leia mais

DIREITO DAS ORGANIZAÇÕES

DIREITO DAS ORGANIZAÇÕES GRUPO DE ECONOMIA E CONTABILIDADE Cursos Profissionais Ano Letivo 2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL DIREITO DAS ORGANIZAÇÕES (2º ano de formação) Página 1 de 5 Competências Gerais Utilizar correctamente a terminologia

Leia mais

Escritório Modelo Professor Manoel Ribeiro

Escritório Modelo Professor Manoel Ribeiro Escritório Modelo Professor Manoel Ribeiro CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE ESTAGIÁRIO DO ESCRITÓRIO MODELO PROFESSOR MANOEL RIBEIRO E.M.P.M.R. EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES 2014.1 O PRESIDENTE

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: DIREITO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 5 (CINCO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 05 (CINCO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 08 (OITO)

Leia mais

Pós-graduação em Direito do Estado Coordenadores: Prof. Sérgio Guerra Prof. Rafael Alves de Almeida PROGRAMA

Pós-graduação em Direito do Estado Coordenadores: Prof. Sérgio Guerra Prof. Rafael Alves de Almeida PROGRAMA Pós-graduação em Direito do Estado Coordenadores: Prof. Sérgio Guerra Prof. Rafael Alves de Almeida PROGRAMA OBJETIVO Oferecer uma perspectiva crítica das principais temáticas relacionadas ao poder estatal

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -UESB

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -UESB Dispõe sobre o sistema de reserva de vagas e quotas adicionais no processo seletivo para os cursos de graduação da UESB e dá outras providencias. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE,

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA INTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA INTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA INTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA - PSSR EDITAL Nº 01/2015.2 PROCESSO SELETIVO PARA NOVOS

Leia mais

EDITAL Nº 85/2015 PROGRAD SELEÇÃO DE MONITORES PIM 2015/1

EDITAL Nº 85/2015 PROGRAD SELEÇÃO DE MONITORES PIM 2015/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA Av. NS 15, 109 Norte, sala 219, Bloco IV 77001-090 Palmas/TO

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE LEI N. 1.112, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1993 "Cria a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Acre - FADES, por transformação do Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Estado

Leia mais

Pós Graduação em Direito Privado e Empreendedorismo

Pós Graduação em Direito Privado e Empreendedorismo FAR- FACULDADE ALMEIDA RODRIGUES www.faculdadefar.edu.br PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU Pós Graduação em Direito Privado e Empreendedorismo DISCIPLINAS E EMENTAS 1 - Métodos e Técnicas de Pesquisa 15 h O Conhecimento

Leia mais

E-mail: coordenacao.direito@hotmail.com HORÁRIO 2011.1 1 PERÍODO MATUTINO HOR SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA

E-mail: coordenacao.direito@hotmail.com HORÁRIO 2011.1 1 PERÍODO MATUTINO HOR SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA 1 PERÍODO MATUTINO 07:30 ESTADO E ORDENAMENTO JURÍDICO Prof. Maverson ESTADO E ORDENAMENTO JURÍDICO Prof. Maverson CIÊNCIA POLÍTICA Normando Gonçalves Meira FILOSOFIA Normando Gonçalves Meira SOCIEDADE

Leia mais

PLANOS DE CARGOS E SALÁRIOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

PLANOS DE CARGOS E SALÁRIOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS PLANOS DE CARGOS E SALÁRIOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL N. 27/99 De 12 de Novembro de 1999 Aprova o Plano de Cargos dos Servidores do Poder Executivo Municipal e contém providências

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA PROGRAMA DA DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA NATUREZA ANO CON 019 Direito Comercial e Societário 2014.2 CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITO 72 h Introdução ao Direito Público e Privado PROFESSOR RESPONSÁVEL Joelson

Leia mais

HORÁRIO DE AULAS / 1º SEMESTRE 2015 CURSO DE DIREITO 1º PERÍODO. Estudo do Direito HORÁRIO DE AULAS / 1º SEMESTRE 2015 CURSO DE DIREITO 2º PERÍODO

HORÁRIO DE AULAS / 1º SEMESTRE 2015 CURSO DE DIREITO 1º PERÍODO. Estudo do Direito HORÁRIO DE AULAS / 1º SEMESTRE 2015 CURSO DE DIREITO 2º PERÍODO 1º PERÍODO Ciências Políticas Introdução ao Estudo do Língua Portuguesa Filosofia Geral Introdução ao Estudo do Teoria do Estado Teoria do Estado Língua Portuguesa Sociologia Geral Economia 2º PERÍODO

Leia mais

Edital de inscrições para o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direito Público da Faculdade de Imperatriz - FACIMP

Edital de inscrições para o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direito Público da Faculdade de Imperatriz - FACIMP Edital de inscrições para o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direito Público da Faculdade de Imperatriz - FACIMP A Coordenação do Curso de Direito da Faculdade de Imperatriz - FACIMP faz saber ao Corpo

Leia mais

MANUAL DE INSCRIÇÕES. Ministério da Cultura, Fundação Abrinq, Novelis do Brasil, Reckitt Benckiser e Consigaz apresentam

MANUAL DE INSCRIÇÕES. Ministério da Cultura, Fundação Abrinq, Novelis do Brasil, Reckitt Benckiser e Consigaz apresentam Ministério da Cultura, Fundação Abrinq, Novelis do Brasil, Reckitt Benckiser e Consigaz apresentam Orquestra e Fundação Abrinq III MANUAL DE INSCRIÇÕES Patrocínio Realização A Fundação Abrinq Criada em

Leia mais

LEI Nº 1047/2012. O Prefeito do Município de Pinhalão, Estado do Paraná. Faço saber que a Câmara Municipal decreta, e eu, sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 1047/2012. O Prefeito do Município de Pinhalão, Estado do Paraná. Faço saber que a Câmara Municipal decreta, e eu, sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 1047/2012 O Prefeito do Município de Pinhalão,. SÚMULA: Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2013 e dá outras providências. Faço saber que a Câmara Municipal decreta, e eu,

Leia mais

CONTRATOS DE CONFIRMING

CONTRATOS DE CONFIRMING CONTRATOS DE CONFIRMING é um serviço que permite ao cliente optimizar o pagamento aos seus fornecedores. O banco envia a cada um dos fornecedores (não necessariamente cliente) uma notificação imediata,

Leia mais

Política nacional. Empreendedorismo Fator fundamental e prioritário para o desenvolvimento e aumento da competitividade da economia nacional.

Política nacional. Empreendedorismo Fator fundamental e prioritário para o desenvolvimento e aumento da competitividade da economia nacional. Criar a Empresa O desafio do empreendedorismo! Política nacional Empreendedorismo Fator fundamental e prioritário para o desenvolvimento e aumento da competitividade da economia nacional. Empreendedorismo

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DO 14º CONCURSO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO EM PORTO ALEGRE/RS

EDITAL DE ABERTURA DO 14º CONCURSO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO EM PORTO ALEGRE/RS EDITAL DE ABERTURA DO 14º CONCURSO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO EM PORTO ALEGRE/RS A Defensora Pública-Chefe da de Porto Alegre - Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ASPECTOS PRÁTICOS DA ADVOCACIA NO DIREITO PENAL ECONÔMICO 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais

Leia mais

EDITAL Nº 002/2014 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS EM NÍVEL SUPERIOR DO CURSO DE DIREITO

EDITAL Nº 002/2014 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS EM NÍVEL SUPERIOR DO CURSO DE DIREITO EDITAL Nº 002/2014 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS EM NÍVEL SUPERIOR DO CURSO DE DIREITO A Comissão de Seleção de Estágio torna público o Processo Seletivo para formação de cadastro de reserva para Estagiários

Leia mais

Conteúdo programático do curso OAB

Conteúdo programático do curso OAB Conteúdo programático do curso OAB Disciplinas Carga Horária ( 30 min.) No. Aulas (noite) Estatuto da Criança e do Adolescente 6 horas/aulas 01 Histórico e Visão Geral do Estatuto Direitos Fundamentais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO. Ementário de Disciplinas Matriz curricular 154

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO. Ementário de Disciplinas Matriz curricular 154 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO Ementário de Disciplinas Matriz curricular 154 Língua Portuguesa e Comunicação Leitura, análise, interpretação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS NO QUADRO PERMANENTE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO RETIFICAÇÃO 01 DO EDITAL Nº 01/2009 A Prefeitura Municipal de Lajedo, Estado de Pernambuco, torna

Leia mais

MARCELO DE SIQUEIRA FREITAS Procurador-Geral Federal

MARCELO DE SIQUEIRA FREITAS Procurador-Geral Federal ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL CONCURSO PÚBLICO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA E PROVIMENTO DE CARGOS DE PROCURADOR FEDERAL DE 2ª CATEGORIA EDITAL Nº 24, DE 16 DE MAIO DE 2014

Leia mais

PROJETO DE CAPACITAÇÃO INTRODUÇÃO À GESTÃO PÚBLICA

PROJETO DE CAPACITAÇÃO INTRODUÇÃO À GESTÃO PÚBLICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS SANTA CRUZ COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS PROJETO

Leia mais

Norma IV Funcionamento da Componente de Apoio à Família

Norma IV Funcionamento da Componente de Apoio à Família Norma I Enquadramento Institucional A ABLA é uma IPSS e ONGD de inspiração cristã evangélica criada em 1984 por beneméritos alemães. A Associação dispõe de múltiplas respostas sociais para todas as gerações

Leia mais

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO PROJETO DE LEI Nº 5.663, DE 2013

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO PROJETO DE LEI Nº 5.663, DE 2013 COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO PROJETO DE LEI Nº 5.663, DE 2013 Acrescenta inciso ao art. 52 da Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001, que regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece

Leia mais

EDITAL PROEXT Nº 05, DE 27 DE MAIO DE 2013.

EDITAL PROEXT Nº 05, DE 27 DE MAIO DE 2013. EDITAL PROEXT Nº 05, DE 27 DE MAIO DE 2013. Seleção de Projetos ou Programas para concessão de bolsas do Programa de Bolsa de Extensão da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (PROBEXT-UFCSPA)

Leia mais

CAMPUS DE UNIÃO DA VITÓRIA Divisão de Extensão e Cultura

CAMPUS DE UNIÃO DA VITÓRIA Divisão de Extensão e Cultura CAMPUS DE UNIÃO DA VITÓRIA Divisão de Extensão e Cultura EDITAL Nº. 001/2016 Processo Seletivo de Bolsistas de Extensão Universitária USF Vagas Remanescentes A Divisão de Extensão e Cultura, em conformidade

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO DISCIPLINA: Ciência Política A Ciência Política. Métodos e técnicas. As relações entre Poder, Direito e Estado. Origem e evolução do poder e do Estado.

Leia mais

Tribunal de Justiça do Piauí TJ/PI Área Judiciária Carreira de Escrivão Judicial

Tribunal de Justiça do Piauí TJ/PI Área Judiciária Carreira de Escrivão Judicial Tribunal de Justiça do Piauí TJ/PI Área Judiciária Carreira de Escrivão Judicial ÍNDICE VOLUME 1 CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto

Leia mais

REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS DE GUANAMBI Distrito de Ceraíma, s/n - Zona Rural - Cx Postal

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EMPRESARIAL EM GESTÃO E MARKETING DIGITAL. Manual do Curso

PÓS GRADUAÇÃO EMPRESARIAL EM GESTÃO E MARKETING DIGITAL. Manual do Curso PÓS GRADUAÇÃO EMPRESARIAL EM GESTÃO E MARKETING DIGITAL Manual do Curso São Paulo Educação Executiva 2014 Apresentação Pós-Graduação Empresarial em Gestão e Marketing Digital é um curso destinado às empresas

Leia mais

RESOLUÇÃO 26 /2016 RESOLVE. Art. 1 - Aprovar o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, denominado Gestão em Segurança Pública.

RESOLUÇÃO 26 /2016 RESOLVE. Art. 1 - Aprovar o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, denominado Gestão em Segurança Pública. RESOLUÇÃO 26 /2016 Aprova o Curso de Pós-graduação Lato Sensu, na modalidade de Especialização, com a denominação de Curso de Especialização em Gestão em Segurança Pública O COLEGIADO ACADÊMICO DA FACULDADE

Leia mais

EDITAL Nº 31/2014 OFERTA DE VAGAS PARA CURSO DE LÍNGUA FRANCESA

EDITAL Nº 31/2014 OFERTA DE VAGAS PARA CURSO DE LÍNGUA FRANCESA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 31/14 OFERTA DE VAGAS

Leia mais

Reestrutura o Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Direito Civil e Processo Civil.

Reestrutura o Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Direito Civil e Processo Civil. DELIBERAÇÃO N 30/2006 Câmara de Pós-Graduação Reestrutura o Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Direito Civil e Processo Civil. CONSIDERANDO a solicitação da Coordenação do Curso, conforme processo nº

Leia mais

COMUNICADO ESMP Nº. 21/2015 COORDENADORIA DE ENSINO (COEN)/SETOR EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

COMUNICADO ESMP Nº. 21/2015 COORDENADORIA DE ENSINO (COEN)/SETOR EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) COMUNICADO ESMP Nº. 21/2015 COORDENADORIA DE ENSINO (COEN)/SETOR EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) O Diretor da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, Marcelo Pedroso Goulart, COMUNICA aos Membros,

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE CASTANHAL TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE CASTANHAL TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE CASTANHAL TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º. Este Regulamento dispõe sobre o Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO 43 ANEXO I D ESTRUTURA CURRICULAR DO, BACHARELADO Das Vagas: São oferecidas 125 (cento e vinte e cinco) vagas para o Curso de Graduação em Administração, bacharelado, divididas em duas turmas, uma diurna,

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA ÁREA DO CONHECIMENTO Administração Empresarial. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo em Gestão

Leia mais

Edital nº02/2016 Produção de vídeos didáticos com animação

Edital nº02/2016 Produção de vídeos didáticos com animação Edital nº02/2016 Produção de vídeos didáticos com animação O Instituto Pólis pretende selecionar uma Produtora de Vídeos para produzir três vídeos didáticos com animação para divulgar conteúdos elaborados

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PRESIDÊNCIA PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL DO TRABALHO

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PRESIDÊNCIA PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL DO TRABALHO PRESIDÊNCIA EDITAL Nº 1, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL DO TRABALHO O PRESIDENTE DO torna pública a realização de processo seletivo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO CAMPI- ICÓ E BREJO SANTO EDITAL Nº 002/2015 DAE/UFCA A DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (DAE/UFCA), em atendimento ao Decreto

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS TURMA: 10516 TURNO: VESPERTINO 4º PERÍODO. 1ª REGIMENTAL Entrega Relatórios da 1ª. Horário Adm. de Serviços 28/03/2016

CALENDÁRIO DE PROVAS TURMA: 10516 TURNO: VESPERTINO 4º PERÍODO. 1ª REGIMENTAL Entrega Relatórios da 1ª. Horário Adm. de Serviços 28/03/2016 TURMA: 10516 TURNO: VESPERTINO 4º PERÍODO 1ª Regimental na Adm. de Serviços 28/03/2016 Logística Empresarial 29/03/2016 30/03/2016 05.04.2016 até 08.04.2016 31/03/2016 Adm. Estratégica 01/04/2016 2ª Regimental

Leia mais

EDITAL MONITORIA - 2015.2

EDITAL MONITORIA - 2015.2 EDITAL MONITORIA - 2015.2 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE REINALDO RAMOS/FARR A Direção-Geral da Faculdade Reinaldo Ramos/FARR e a Coordenação

Leia mais

EDITAL Nº 10/2012 OFERTA DE VAGAS PARA CURSO DE LÍNGUA INGLESA PARA OS NÍVEIS: INICIANTE E INTERMEDIÁRIO

EDITAL Nº 10/2012 OFERTA DE VAGAS PARA CURSO DE LÍNGUA INGLESA PARA OS NÍVEIS: INICIANTE E INTERMEDIÁRIO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 10/2012 OFERTA DE VAGAS

Leia mais

CONTEÚDO AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR 2016/1. Preconceito, esterótipo e discriminação

CONTEÚDO AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR 2016/1. Preconceito, esterótipo e discriminação CONTEÚDO AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR 2016/1 DISCIPLINAS NÚMEROS DE QUESTÕES 1 PERÍODO HERMENÊUTICA Linguagem; desenvolvimento histórico da hermenêutica; bases filosóficas da hermenêutica; introdução à hermenêutica

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. I - Os quantitativos estimados em metro quadrado (m²) para o fornecimento das faixas/bannens estão relacionados abaixo: Unidade

TERMO DE REFERÊNCIA. I - Os quantitativos estimados em metro quadrado (m²) para o fornecimento das faixas/bannens estão relacionados abaixo: Unidade 1 TERMO DE REFERÊNCIA 01. OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS para contratação de empresa especializada em confecção de FAIXAS/BANNERS, em lona vinil 340g, com impressão digital a base de solvente, utilizando em

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR INGRESSANTES: 1º 2011 MATRIZ EM VIGOR DESDE 2009.1. Carga horária. Teórica Prática Total. Carga horária

MATRIZ CURRICULAR INGRESSANTES: 1º 2011 MATRIZ EM VIGOR DESDE 2009.1. Carga horária. Teórica Prática Total. Carga horária MATRIZ CURRICULAR INGRESSANTES: 1º 2011 MATRIZ EM VIGOR DESDE 2009.1 CURSO: DIREITO IES: Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE Carga Horária de Integralização: 4.460 Regime: Semestral Nº de

Leia mais

INFORMAÇÕES SOBRE O CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES / 2012 2º SEMESTRE

INFORMAÇÕES SOBRE O CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES / 2012 2º SEMESTRE INFORMAÇÕES SOBRE O CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES / 2012 2º SEMESTRE DEPARTAMENTO DE DIREITO Área, matéria ou disciplina: Direito Civil. Número de vagas: 01. Regime de trabalho: Horista. Titulação mínima

Leia mais

Novas Formas de Aprender e Empreender

Novas Formas de Aprender e Empreender Novas Formas de Aprender e Empreender DÚVIDAS FREQUENTES 1. Sobre o Prêmio Instituto Claro, Novas Formas de Aprender e Empreender 1.1. O que é o Prêmio? O Prêmio Instituto Claro Novas Formas de Aprender

Leia mais

Ementário do curso de

Ementário do curso de Introdução ao Estudo de I Ementário do curso de A sociedade. e ordem jurídica. Conceito de justiça. e moral. Fontes do. Positivo. objetivo e subjetivo. Público e Privado. Capacidade das pessoas. Filosofia

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA CAPÍTULO I

PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA CAPÍTULO I PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA RUI VALDIR OTTO BRIZOLARA, Prefeito Municipal de Morro Redondo, Estado do Rio

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO PARA OAB 1ª FASE IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO 2º SEMESTRE 2012 EDITAL DE SELEÇÃO

CURSO PREPARATÓRIO PARA OAB 1ª FASE IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO 2º SEMESTRE 2012 EDITAL DE SELEÇÃO CURSO PREPARATÓRIO PARA OAB 1ª FASE IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO 2º SEMESTRE 2012 EDITAL DE SELEÇÃO NOME DO CURSO Preparatório para Exame da OAB 1ª Fase COORDENAÇÃO Professor Ms. Wagner Antônio Alves ÁREA

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Objectivos, métodos de trabalho, programa e bibliografia Ano lectivo de 2015-2016 (1.º Ciclo, 1.º Semestre) Regente: Frederico de Lacerda da Costa Pinto OBJECTIVOS 1. Conhecer

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Diretoria de Gerenciamento de Projetos da UFJF EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE EXTENSÃO Nº 002/2015

Universidade Federal de Juiz de Fora Diretoria de Gerenciamento de Projetos da UFJF EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE EXTENSÃO Nº 002/2015 Universidade Federal de Juiz de Fora Diretoria de Gerenciamento de Projetos da UFJF EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE EXTENSÃO Nº 002/2015 PROJETOS DE EXTENSÃO Casa da Criança/ IBPeron/ Axé Criança A Diretoria

Leia mais

Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP Centro de Ciências Sociais Aplicadas CCSA, Campus de Jacarezinho Curso de Direito

Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP Centro de Ciências Sociais Aplicadas CCSA, Campus de Jacarezinho Curso de Direito EDITAL Nº 001/2014 - NEDDIJ O Coordenador do NÚCLEO DE ESTUDOS E DEFESA DE DIREITOS DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ na Cidade de Jacarezinho-PR, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES

Leia mais

Capítulo III DIREITO DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL

Capítulo III DIREITO DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL Sumário Capítulo I EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO COMERCIAL 1. Origens do direito comercial 2. Da definição do regime jurídico dos atos de comércio 2.1. Definição e descrição dos atos de comércio e sua

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL EDITAL N 12 BRA/14/011 Contratação de consultoria nacional especializada para produção de subsídios visando ao fortalecimento das ações de saúde

Leia mais

Pró-Reitoria Acadêmica Coordenadoria de Graduação Serviço de Apoio ao Estudante GUIA DO MONITOR

Pró-Reitoria Acadêmica Coordenadoria de Graduação Serviço de Apoio ao Estudante GUIA DO MONITOR Pró-Reitoria Acadêmica Coordenadoria de Graduação Serviço de Apoio ao Estudante GUIA DO MONITOR 2008 SUMÁRIO 1 Introdução 2 O que é Monitoria 2 Quem é o Monitor do Cesupa 2 Competências e Deveres do Monitor

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS DO ARAGUAIA - FACISA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS DO ARAGUAIA - FACISA REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS DO ARAGUAIA - FACISA I - DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º Este Regulamento estabelece

Leia mais

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento.

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento. PROGRAMA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FUNDEP REGULAMENTO PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS UFMG A Fundep//Gerência de Articulação de Parcerias convida a comunidade acadêmica da UFMG a cadastrar propostas de acordo

Leia mais

OAB EXTENSIVO FINAL DE SEMANA Disciplina: Direito Empresarial Prof.ª Elisabete Vido Data: 05.12.2009 Aula nº. 05

OAB EXTENSIVO FINAL DE SEMANA Disciplina: Direito Empresarial Prof.ª Elisabete Vido Data: 05.12.2009 Aula nº. 05 OAB EXTENSIVO FINAL DE SEMANA Disciplina: Direito Empresarial Prof.ª Elisabete Vido Data: 05.12.2009 Aula nº. 05 TEMAS TRATADOS EM AULA I FALÊNCIA (Lei 11.101/05) 1) Legitimidade Passiva (Art. 1º e 2º

Leia mais

Constituição Federal - CF - 1988 Título VIII Da Ordem Social Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção I Da Educação

Constituição Federal - CF - 1988 Título VIII Da Ordem Social Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção I Da Educação Constituição Federal - CF - 1988 Título VIII Da Ordem Social Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção I Da Educação Art. 205 - A educação, direito de todos e dever do Estado e da família,

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento tem por finalidade normatizar as atividades do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico

Leia mais

NCE/15/00099 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00099 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/15/00099 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Setúbal

Leia mais

RELAÇÃO DE HORÁRIOS POR TURMA. Segunda Terça Quarta Quinta Sexta PESQUISA E PRÁTICA EM DIREITO - V / ATIVIDADES SIMULADAS

RELAÇÃO DE HORÁRIOS POR TURMA. Segunda Terça Quarta Quinta Sexta PESQUISA E PRÁTICA EM DIREITO - V / ATIVIDADES SIMULADAS Turma: DID101-20161 08:00 E RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E DO IDOSO ÉTICA PROFISSIONAL EMPRESARIAL III PROCESSUAL CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO 08:50 E RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA

Leia mais

REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO

REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO Reunião de Câmara (aprovação do projecto) 01/03/2010 Edital (apreciação pública) 19/03/2010 Publicado (projecto) no DR II Série, n.º

Leia mais

P R O V E D O R D E J U S T I Ç A

P R O V E D O R D E J U S T I Ç A PLANO DE ATIVIDADES 2013 INTRODUÇÃO 1. A definição dos objetivos estratégicos e operacionais das organizações traduz um importante instrumento de trabalho do ciclo anual de gestão. As prioridades agora

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2015) ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I 102 h/a 3107 Aspectos histórico/evolutivos. Planejamento estratégico/tático na indústria. Padronização.

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO GRUPOS DE PESQUISA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA 2013-2015

PROCESSO DE SELEÇÃO GRUPOS DE PESQUISA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA 2013-2015 PROCESSO DE SELEÇÃO GRUPOS DE PESQUISA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA 2013-2015 A Coordenação Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária torna público o PROCESSO DE SELEÇÃO DOS

Leia mais

Lei Ordinária Nº 5.519 de 13/12/2005 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Lei Ordinária Nº 5.519 de 13/12/2005 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Lei Ordinária Nº 5.519 de 13/12/2005 Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais, e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO PIAUÍ, FAÇO saber que o Poder Legislativo decreta

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de formação Profissional. Docente Professor Me. Francisco José de Oliveira

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de formação Profissional. Docente Professor Me. Francisco José de Oliveira Página 1 de 7 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO DE FAMÍLIA 103 Período Turma (s) 7º Período A, B e D Eixo de Formação Eixo de formação Profissional Carga Horária 48

Leia mais

REGIMENTO DA DISCIPLINA CE093-LABORATÓRIO A CURSO DE ESTATÍSTICA UFPR

REGIMENTO DA DISCIPLINA CE093-LABORATÓRIO A CURSO DE ESTATÍSTICA UFPR 1 REGIMENTO DA DISCIPLINA CE093-LABORATÓRIO A CURSO DE ESTATÍSTICA UFPR Os alunos do Curso de Estatística da UFPR regularmente matriculados na disciplina CE093-Laboratório A, deverão realizar as seguintes

Leia mais

GUIA PRÁTICO VENDA DE IMÓVEIS POR AJUSTE DIRETO

GUIA PRÁTICO VENDA DE IMÓVEIS POR AJUSTE DIRETO GUIA PRÁTICO VENDA DE IMÓVEIS POR AJUSTE DIRETO INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P. ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/12 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Venda de Imóveis por

Leia mais

Prefeitura Municipal de Canguçu-RS

Prefeitura Municipal de Canguçu-RS Prefeitura Municipal de Canguçu-RS SELEÇÃO PÚBLICA CIEE/2016. EDITAL N. 001/2016. SELEÇÃO PÚBLICA PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO REMUNERADO NO PODER EXECUTIVO NO MUNICIPIO DE CANGUÇU. GERSON CARDOSO

Leia mais

Estrutura do PDI 2014-2018

Estrutura do PDI 2014-2018 APRESENTAÇÃO O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) além de constituir um requisito legal, tal como previsto no Artigo

Leia mais

Plano de Carreira de. Técnicos Administrativos. da Fundação Educacional. de Além Paraíba - FEAP

Plano de Carreira de. Técnicos Administrativos. da Fundação Educacional. de Além Paraíba - FEAP Plano de Carreira de Técnicos Administrativos da Fundação Educacional de Além Paraíba - FEAP PLANO DE CARREIRA DE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS I- Política de Administração de Cargos e Salários dos Técnicos

Leia mais

O BNDES e os Investimentos Sociais de

O BNDES e os Investimentos Sociais de INVESTIMENTOS SOCIAIS DE EMPRES O BNDES e os Investimentos Sociais de Empresas Angela Regina P. Macedo Departamento de Operações Sociais Área de Inclusão Social Out/2007 OBJETIVO INVESTIMENTOS SOCIAIS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ RESOLUÇÃO Nº 17/CEPE, DE 03 DE MAIO DE 2006 Aprova normas para os cursos de especialização da Universidade Federal do Ceará. O Reitor da UNIVERSIDADE

Leia mais

CAMPUS DE PARANAVAÍ Divisão de Extensão e Cultura. EDITAL Nº. 007/2014 Processo Seletivo de Bolsistas de Extensão Universitária USF/2014

CAMPUS DE PARANAVAÍ Divisão de Extensão e Cultura. EDITAL Nº. 007/2014 Processo Seletivo de Bolsistas de Extensão Universitária USF/2014 CAMPUS DE PARANAVAÍ Divisão de Extensão e Cultura EDITAL Nº. 007/2014 Processo Seletivo de Bolsistas de Extensão Universitária USF/2014 A Divisão de Extensão e Cultura, em conformidade com o Edital 07/2014

Leia mais

Quem Somos Lopes Cançado Advocacia e Consultoria Jurídica

Quem Somos Lopes Cançado Advocacia e Consultoria Jurídica APRESENTAÇÃO Quem Somos Toda atividade econômica tem necessidade de buscar permanentemente soluções jurídicas em todas as áreas do Direito, para o enfrentamento dos desafios impostos aos líderes das organizações,

Leia mais

PORTARIA MMA Nº 202, DE 07 DE JUNHO DE 2013

PORTARIA MMA Nº 202, DE 07 DE JUNHO DE 2013 PORTARIA MMA Nº 202, DE 07 DE JUNHO DE 2013 A MINISTRA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o disposto na Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, Decreto nº 6.101, de

Leia mais

CAPÍTULO 2 DEMOCRACIA E CIDADANIA

CAPÍTULO 2 DEMOCRACIA E CIDADANIA CAPÍTULO 2 DEMOCRACIA E CIDADANIA Nos dias de hoje os conceitos de democracia e cidadania são cada vez mais reconhecidos e relevantes para a realidade actual (Menezes, 2005; Ferreira, 2010; Perrenoud,

Leia mais

LEGÍTIMA DEFESA CONTRA CONDUTAS INJUSTAS DE ADOLESCENTES: (IM)POSSIBILIDADE DIANTE DA DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL?

LEGÍTIMA DEFESA CONTRA CONDUTAS INJUSTAS DE ADOLESCENTES: (IM)POSSIBILIDADE DIANTE DA DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL? 1 LEGÍTIMA DEFESA CONTRA CONDUTAS INJUSTAS DE ADOLESCENTES: (IM)POSSIBILIDADE DIANTE DA DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL? Otávio Augusto Copatti dos Santos 1 Silvia de Freitas Mendes 2 Área de conhecimento:

Leia mais