Cartilha pela Saúde. da Família

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cartilha pela Saúde. da Família"

Transcrição

1 Cartilha pela Saúde da Família cartilha-think-final-alterada.indd Spread 1 of 14 - Pages(28, 1)

2 Chic. Técnicas Corretas de Escovação, Disponível em: release_11939.jpg. Acesso em: 06/09/2013. Prevenção Online. Dicas de Prevenção de Acidentes no Lar, Disponível em: Acesso em: 06/09/2013. cartilha-think-final-alterada.indd Spread 2 of 14 - Pages(2, 27)

3 Google. Disponível em: imgres?imgurl= especiais_online/anorexia-bulimia/index.shtml&usg= szmiukfohoe FwTZ3rAOrMYd6vQU=&h=600&w=635&sz=78&hl=pt-%203Disch&i tbs=1&sa=x&ved=0ceaqrqmwcjgo. Acesso em: 06/09/2013. Blog Lara Biasi. Câncer de Mama, Disponível em: larabiasi.com.br/wp-content/uploads/2012/10/ jpg. Acesso em: 06/09/2013. O Povo on Line. Saúde: campanha Outubro Rosa de combate ao câncer de mama. Blog Penteadeira Amarela, Disponível em: jpeg. Acesso em: 06/09/2013. Dr. Emerson Laboratório e Imagem. Outubro Rosa alerta para importância da mamografia, Disponível em: emmerson.com.br/novo/wpcontent/uploads/2012/10/cancer_mama. jpg. Acesso em: 06/09/2013. O Diário. Outubro Rosa Manicure em Casa, Disponível em: autoexame.jpg. Acesso em: 06/09/2013. Sis Saúde. Manicure em Casa, Disponível em: sissaude.com.br/sissaude/userfilesfile/outubro09/autoexame.gif. Acesso em: 06/09/2013. Garota Jambo. Câncer do colo do útero, Disponível em: AAAAAAAAJoo/qKao7-HT8wY/s640/hpv111.jpg. Acesso em: 06/09/2013. Globo.com. HPV, Disponível em: original/2012/01/23/620x1250_hpv.jpg. Acesso em: 06/09/2013. Amhpla. Prostata, Disponível em: UserFiles/images/prostata. Acesso em: 06/09/2013. Se Liga News. Câncer de próstata atinge cada vez mais homens jovens, Disponível em: Acesso em: 06/09/2013. NE10. O Jeito Certo de Limpar os Dentes, Disponível em: Acesso em: 06/09/2013. A Volkswagen sempre se interessou por aquilo que move as pessoas. Hoje e no futuro, a questão que se apresenta é: como harmonizar a mobilidade individual com as estratégias sustentáveis? Para isso, a Volkswagen reúne inovação, responsabilidade socioambiental e trabalho em parceria: isto é Think Blue. A Volkswagen apresentou sua iniciativa global Think Blue. em 2012, durante o evento Rio+20, cujo conceito incorpora o objetivo de criar soluções e produtos ecologicamente corretos. Com isso, a marca estabelece o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e apresenta suas práticas ligadas aos três pilares de sustentabilidade: o ambiental, o social e o econômico. O conceito Think Blue. tem como proposta tornar a mobilidade mais eficiente e sustentável, acessível a todos, e se aplica em tecnologias ambientais, como por exemplo o desenvolvimento de carros mais eficientes, e na redução de emissões na produção de veículos, por meio do conceito Think Blue. Factory. Por meio dessas ações, a Volkswagen busca motivar todos os públicos, sejam funcionários, consumidores, comunidade ou a sociedade, a terem um comportamento cada vez mais consciente em relação ao meio ambiente, contribuindo para um futuro sustentável. No Brasil, o conceito se aplica a diversas iniciativas já realizadas pela Volkswagen há alguns anos, como é o exemplo das Corridas e Caminhadas Volkswagen pela Saúde. Por favor, leia esta cartilha e compartilhe seu conteúdo sempre que achar importante. Think Blue. Uma nova maneira de pensar o mundo. cartilha-think-final-alterada.indd Spread 3 of 14 - Pages(26, 3)

4 Introdução Esta cartilha tem o objetivo de esclarecer à população temas básicos, que fazem parte do cotidiano. Ela aborda assuntos relacionados à toda família, orientando-os e esclarecendo-os a respeito dos cuidados básicos que podem contribuir para a prevenção de doenças e melhorar a qualidade de vida de todos. É importante lembrá-los que um check-up feito anualmente pode detectar problemas de saúde que, se tratados a tempo, podem salvá-lo. É importante consultar sempre um médico. Cada tema foi pesquisado focando a saúde da família e abordado através de uma linguagem de fácil compreensão para todos. Referências Bibliográficas BURROUGHS, Arlene. Uma introdução à enfermagem materna. 6ª. ed. Tradução de Ana Thorell. Porto Alegre: Artes Médicas, WHALEY, Lucille F.; WONG, Donna L. Enfermagem pediátrica: elementos essenciais à intervenção efetiva. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, ISTOÉ: Guia da Saúde Familiar. The British Medical Association, com Supervisão Médica do Hospital Israelita Albert Einstein. 12 volumes. São Paulo: Tres, STELLA, Roberta. Alimentação Saudável: 60 dicas para você. Cyberdiet. Disponível em: alimentacaosaudavel html. Acesso em: 06/09/2013. Biblioteca Virtual em Saúde. Doenças Transmitidas por Alimentos e Água (DTA). Ministério da Saúde, Disponível em: saude.gov.br/bvs/dicas/148doencas_alim_agua.html. Acesso em: 06/09/2013. Cives. Doenças Transmitidas por Água e Alimentos. Centro de Informação em Saúde para Viajantes, Disponível em: Acesso em: 06/09/2013. Só Biologia. Doenças transmitidas pela água, Disponível em: Acesso em: 06/09/2013. Portal de Estudos em Química. Doenças transmitidas por alimentos. Professor Paulo Cézar, Disponível em: com.br/doen%c3%a7as_transmitidas_alimentos.htm. Acesso em: 06/09/2013. Método Mais Vida. Amamentação. Ministério da Saúde, Disponível em: files/2010/08/infografia_amamentacao.jpg. Acesso em: 06/09/2013. Univale. GV declara guerra contra a anorexia e a bulimia, Disponível em: clippings/ _ guerra-contra-a-anorexiae-a-bulimia_web.jpg. Acesso em: 06/09/ cartilha-think-final-alterada.indd Spread 4 of 14 - Pages(4, 25)

5 Evite estocar papelão, papéis e outros materiais de fácil combustão em locais fechados. Cuidado com churrasqueiras. Não avive as chamas jogando álcool ou outros inflamáveis. Evite soltar balões e fogos de artifícios, pois são extremamente perigosos. Não deixe a criança brincar com bolas enchidas com hidrogênio, pois são explosivas. Evite fumar. Não jogue produtos inflamáveis no ralo. O acúmulo de gases pode causar explosões. Ao sair de carro, utilize sempre o cinto de segurança em todos os assentos e a cadeirinha para a criança, de acordo com a idade. Evite fumar dentro do carro. Evite trancar pessoas de qualquer idade dentro do carro. Mantenha seu automóvel com as revisões em dia. Índice Aleitamento Materno Um ato de Amor e Saúde...7 Imunização...9 Distúrbio Alimentar na Criança e Adolescente...10 Alimentação Saudável e Atividade física: As bases essenciais para a construção de um organismo saudável...12 Doenças Transmitidas por Alimentos e Água (DTA)...14 As principais fontes de contaminação dos alimentos...15 Os cuidados com a alimentação e a pele do idoso...16 Câncer de Mama...17 Câncer de Próstata...18 A importância da higiene bucal na prevenção de doenças...20 Atenção domiciliar e prevenção de acidentes no lar...22 Referências Bibliográficas cartilha-think-final-alterada.indd Spread 5 of 14 - Pages(24, 5)

6 geral de energia. Não fique próximo. Saia do local. Mantenha o botijão de gás em local seguro, arejado, seco e limpo (fora da casa). Não o deixe em local onde tenha óleos e graxas. Não o deixe em local onde tenha óleos e graxas. Não utilizar sabão para vedar o vazamento. Manter tubulação metálica para conexão do botijão. O botijão deve ser manuseado com muito cuidado. Ele não deve sofrer pancadas. Acenda primeiro o fósforo e depois abra o registro do gás, caso utilize o forno do fogão. PREVENÇÕES GERAIS Manter móveis com a quina protegida, para não machucar a criança ou o idoso. Evite deixar produtos de limpeza ao alcance da criança. Mantenha utensílios cortantes e pontiagudos fora do alcance das crianças. Evite colocar panos ou papéis decorativos próximos ao fogão. Ao manipular panelas quentes, utilize luva e evite manipulá-los próximo à criança ou ao idoso. Deixe isqueiro, fósforo e álcool fora do alcance da criança. Lugar de criança não é na cozinha. Fique atenta. Os cabos das panelas devem ficar voltados para o centro do fogão. Evite comprar tapetes escorregadiços. Opte por tapetes com boa fixação no piso para evitar acidentes. Evite deixar portas de armários abertas para evitar acidentes. Ao lavar o piso, esteja com chinelo antiderrapante e não deixe crianças ou idosos transitando pelo local que está sendo lavado. Não deixe crianças trancadas sozinhas em casa. 23 cartilha-think-final-alterada.indd Spread 6 of 14 - Pages(6, 23)

7 Atenção domiciliar e prevenção de acidentes no lar A atenção aos cuidados a seguir são básicos e necessários para a prevenção de acidentes, principalmente para as crianças e idosos, que são as maiores vítimas de acidentes. ELETRICIDADE Evite deixar o carregador de celular muito tempo ligado. Mantenha as tomadas em bom estado de conservação. Evite sobrecarregar as tomadas com vários utensílios. Evite deixar a chave elétrica principal ligada, principalmente se você ficar longos períodos fora da sua residência. Evite deixar panos decorativos obstruindo os orifícios e grades de ventilação de microondas, aquecedores, TV e outros eletrodomésticos que utilizam energia elétrica. Evite deixar aquecedores, ferro, lâmpadas e velas próximos a cortinas e outros materiais combustíveis. GÁS Não acenda as luzes ou fósforos em sua residência se perceber que o gás está vazando. Ao ficar longos períodos fora da sua residência, mantenha o registro de gás travado. Suspeitando que esteja ocorrendo vazamento de gás, mantenha as janelas e as portas abertas para circulação do ar e desligue a chave Aleitamento Materno - Um ato de Amor e Saúde A amamentação é vital para a saúde da mãe e da criança durante toda a vida. A recomendação da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde é que as crianças sejam amamentadas exclusivamente com leite materno até os 06 meses de idade e, após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, continuando, entretanto, a amamentação até pelo menos a idade de 02 anos (BRASIL, 2002e; WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2001a, 2001b). O enfoque da alimentação no curso da vida é essencial para compreender como intervenções nutricionais podem contribuir para a prevenção de doenças não transmissíveis. O aleitamento materno é a primeira prática alimentar a ser estimulada para a promoção da saúde, formação de hábitos alimentares saudáveis e prevenção de muitas doenças. A primeira consulta do recémnascido deverá ocorrer na sua primeira semana de vida (BRASIL, 2004), que constitui um momento propício para estimular e auxiliar a família nas dificuldades do aleitamento materno exclusivo, para orientar e realizar imunizações, para verificar a realização da triagem neonatal (teste do pezinho) e para estabelecer ou reforçar a rede de apoio à família cartilha-think-final-alterada.indd Spread 7 of 14 - Pages(22, 7)

8 8 cartilha-think-final-alterada.indd Spread 8 of 14 - Pages(8, 21) 21

9 A importância da higiene bucal na prevenção de doenças A saúde bucal tem que fazer parte da rotina diária em todas as idades, pois ela está ligada diretamente à saúde e bem estar. A relação da higienização bucal com a prevenção de doenças é relevante em vários aspectos. É importante escovar os dentes. A boca está exposta à infecção e é a porta de entrada para o desenvolvimento de doenças. A seguir citamos algumas delas: Endocardite (doença causada pela migração de bactérias para o interior da corrente sanguínea, tendo como consequência a inflamação da estrutura interna do coração). Herpes. Mononucleose (conhecida como doença do beijo) Aftas. Formação de cáries. Mau hálito. Diminuição da imunidade devido à grande quantidade de bactérias que proliferam na boca. Gengivite e Periodontite. Infecções na gengiva podem complicar, além do coração, também a parte renal. A escovação após as refeições, limpeza com fio dental e visitas ao dentista podem contribuir na prevenção das doenças e na preservação da saúde bucal. Imunização CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO NO BRASIL O quadro abaixo apresenta o calendário de vacinação da criança no Brasil em conformidade com a idade, as vacinas, as doses e as doenças que podem ser evitadas: Idade A partir do nascimento 2 meses Tipo de Vacina BCG-id e Hepatite B 3 meses Meningococo C Pólio, Tríplice 1, Hemophilus, Hepatite B, Pneumococo, Rotavírus 4 meses Pólio, Tríplice 1, Hemophilus, Pneumococo, Rotavírus 5 meses Meningococo C 6 meses 7 meses Influenza 2 Pólio, Tríplice 1, Hemophilus, Hepatite B, Pneumococo, Influenza 2 12 meses Tríplice viral 3, Hepatite A, Varicela, Meningococo C 15 meses Pólio, Tríplice 1, Hemophilus, Pneumococo 18 meses Hepatite A 4 a 6 anos Pólio, Tríplice 1, Tríplice Viral 3, Varicela 11 a 12 anos HPV (3 doses), Meningocócica Quadrivalente 4 14 a 16 anos Tríplice acelular tipo adulto Quadro: Calendário de vacinação de rotina do Ministério da Saúde (Programa Nacional de Imunização/PNI) Manter a criança imunizada é fundamental para o crescimento saudável, livre de doenças que podem ser prevenidas pela vacinação. 20 Mantenha o calendário de imunização da criança atualizado. 9 cartilha-think-final-alterada.indd Spread 9 of 14 - Pages(20, 9)

10 Distúrbio Alimentar na Criança e Adolescente O distúrbio alimentar é uma doença frequente nesse grupo e muitas vezes passa despercebido pela família. É necessário os pais observarem o comportamento da criança e do adolescente. As mudanças muitas vezes não são transmitidas pela fala, mas pelo olhar e pelas atitudes que apresentam. É importante que os pais observem se a criança ou adolescente apresenta distúrbio alimentar, como obesidade, anorexia e bulimia. RISCO DE MORTE A bulimia e a anorexia são consideradas, pela Organização Mundial da Saúde, enfermidades psiquiátricas do grupo de transtornos alimentares. Bulimia Transtorno que leva a pessoa a ingerir grande quantidade de alimentos, sentindo, em seguida culpa pelo excesso cometido. Isso faz com que o paciente provoque vômitos para se livrar da comida. Ao contrário do anoréxico, a vítima de bulimia nem sempre apresenta perda acentuada de peso. No entanto, também pode se valer de laxantes e diuréticos para evitar os quilos a mais. É mais comum, porém menos letal que a anorexia. O QUE SÃO Anorexia É caracterizada pelo desejo patológico de emagrecer. A pessoa tem medo de ganhar peso e se dedica a perdê-lo de qualquer forma. Por isso, reduz drasticamente a alimentação, exercita-se além da conta e ingere medicamentos que inibem o apetite, assim como laxantes e diuréticos. Estima-se que entre 5% e 18% dos doentes morram em decorrência do mal. PRINCIPAIS FATORES DE RISCO A idade é um fator de risco importante, já que tanto o número de casos como o de mortes causadas por câncer de próstata aumentam após os 50 anos de idade. A existência de outras pessoas na família que tenham tido câncer de próstata também aumenta o risco de ocorrência da doença. PRINCIPAIS SINTOMAS Necessidade de levantar várias vezes durante a noite para urinar; Dificuldade e dor ao urinar. DIAGNÓSTICO O diagnóstico é feito através de exame clínico e e exames laboratoriais específicos. A existência de um ou mais sintomas não significa que há câncer, já que outras doenças podem apresentar sintomas parecidos. Por isso, a visita ao medico é importante para que tais sintomas sejam diagnosticados corretamente cartilha-think-final-alterada.indd Spread 10 of 14 - Pages(10, 19)

11 CAUSAS Há predisposição genética para os transtornos. No entanto, o culto ao corpo e a valorização da magreza têm sido fatores desencadeadores. A pressão social e episódios de rejeição de amigos ou familiares também podem motivar os distúrbios. SINTOMAS Alguns hábitos saudáveis podem contribuir para diminuir o risco do desenvolvimento do tumor: atividade física, manter peso ideal para a altura e idade e inserir no cardápio diário uma alimentação saudável e balanceada com legumes, verduras e frutas. O consumo de gordura animal deve ser diminuído. Câncer de Próstata O câncer de próstata é uma doença comum em homens com idade acima de 50 anos. O que preocupa é que muitos homens, por sentiremse desconfortáveis em realizar o exame médico para detectar a situação da próstata, evitam as consultas. É importante ficar claro para o homem que a consulta médica especializada é a melhor forma de prevenção da doença. Por isso, vencer os próprios limites é essencial para que o homem tenha a possibilidade de prolongar sua vida com saúde. A próstata é um órgão masculino que se localiza na parte mais baixa do abdômen. O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer em homens, sendo superado apenas pelo câncer de pulmão. Bulimia Osteoporose, devido à falta de nutrientes; Irregularidades cardíacas; Queda de cabelo; Dores Abdominais; Inflamações anais e descontrole intestinal; Ansiedade e depressão. Anorexia Queda de cabelo; Baixa temperatura corporal; Visão distorcida do corpo; Ressecamento das unhas; Interrupção do ciclo menstrual, podendo resultar em infertilidade; Depressão, síndrome do pânico e comportamento obsessivo compulsivo. Ao apresentar algum dos distúrbios citados acima, o médico deverá ser consultado e, junto com a família, estabelecer o melhor tratamento para o paciente cartilha-think-final-alterada.indd Spread 11 of 14 - Pages(18, 11)

12 Alimentação saudável e atividade física: as bases essenciais para a construção de um organismo saudável Alimentos saudáveis associados à atividade física regular exercem grande influência na saúde e na prevenção de doenças. Alimentarse bem não é somente sinônimo de fonte de energia, mas um caminho inteligente para ter uma vida plena e saudável. O corpo necessita de energia e atividade física para viver, respirar, digerir e para algumas situações específicas, como gravidez, amamentação e desenvolvimento do corpo humano. Por isso, a ingestão de alimentos saudáveis e o gasto de energia devem ser práticas diárias. A harmonia entre alimentação saudável e atividade física deve ser estimulada desde a infância, para que, no futuro, essa criança transforme-se em uma pessoa saudável e tenha uma velhice com qualidade de vida e disposição. Estabelecer hábitos de vida saudáveis traz benefícios para a saúde. Se o idoso faz uso de remédios para diabetes, você deve atentar quanto a alimentação, pois ele não pode ficar muito tempo em jejum, para não causar hipoglicemia. Se o idoso faz uso de remédio para hipertensão, deve atentar para qualquer sinal de tontura, dor de cabeça, falta de ar ou dores no peito. O médico deverá ser consultado. Ofereça chá de erva-cidreira, camomila ou maracujá antes de dormir, para relaxar. Ofereça alimentos saudáveis e estimule a ingestão de verduras, Iegumes e frutas. Trate o idoso com carinho e atenção. Eles merecem toda sua consideração e respeito. Todos nós envelheceremos. Câncer de Mama O câncer de mama ainda continua com alta incidência, tendo como um dos motivos o diagnóstico tardio, dificultando a cura em alguns casos. As causas são diversas, como: hereditariedade, sobrepeso, idade, hormônios e mutação genética. Há algumas mulheres que desenvolvem o câncer de mama sem apresentar qualquer fator predisponente. É importante que toda mulher realize o auto-exame das mamas entre o 7º/ 8º dia após o início da menstruação e fazer check-up médico anualmente para identificar precocemente qualquer alteração que venha a se apresentar nas mamas. A consulta médica é relevante, para prevenção e para definição do tratamento, caso seja necessário cartilha-think-final-alterada.indd Spread 12 of 14 - Pages(12, 17)

13 Os cuidados com a alimentação e a pele do idoso O envelhecimento é diferente para cada pessoa. Sendo assim, os cuidados também são diferenciados. No entanto, mas os cuidados básicos devem ser direcionados para todos os idosos. VELHICE - CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO E A PELE Diminua a quantidade de sal nos alimentos. Hidrate bem a pele do idoso com creme hidratante. Evite deixar móveis muito próximos um ao outro. O idoso precisa de espaço para se locomover. Estimule o idoso a participar de atividades físicas em grupo como: dança, natação, hidroginástica,caminhada, artesanato e outras atividades, sempre após a liberação médica. O idoso não deve ficar muito tempo sem se alimentar. O ideal é alimentar-se de 3 em 3 horas, com uma dieta balanceada. Marque um check-up anual para o idoso. A prevenção, mesmo na velhice, é fundamental para a qualidade de vida. Oriente o idoso quanto à importância do sono. O ideal é deitar cedo e levantar antes das 9 horas, para aproveitar o dia. Ele precisa desenvolver atividades que estimulem o desenvolvimento psicomotor. Estimule o idoso quanto à ingestão de água, sucos naturais e chás. Ele deve evitar o consumo de refrigerante, bebida alcoólica e muito café. ADOTE Consuma diariamente alimentos como cereais integrais, feijão, frutas, legumes, verduras, leite e derivados, carnes magras, aves ou peixes. Escolhas alimentos saudáveis. Adote o hábito de consumir água diariamente. Adote o hábito de ler as informações nutricionais nos rótulos dos alimentos. Amamente seu filho até o 6º mês. O leite materno é um alimento completo e saudável para o bebê nessa fase do desenvolvimento. Procure orientações de saúde com especialistas a respeito da maneira correta de introduzir alimentos complementares nas refeições, quando a criança completar 06 meses de vida. Mastigue os alimentos devagar para saboreá-los. Escolha o lugar certo para você realizar suas refeições. EVITE Alimentos com muito sal, gordurosos ou frituras. O consumo de doces. O consumo de refrigerantes. Opte por água ou sucos naturais. Comer rápido. Fast-food. Sorvetes de massa. Opte por picolés. Beliscar entre as refeições. Consumo de carne vermelha, enlatados, mortadela... Comer assistindo TV. Se o idoso é fumante, estimule-o a descontinuar o hábito cartilha-think-final-alterada.indd Spread 13 of 14 - Pages(16, 13) 11/4/13 2:45 PM

14 Doenças Transmitidas por Alimentos e Água (DTA) A qualidade sanitária dos alimentos é uma das condições essenciais para a promoção e manutenção da saúde. Procedimentos incorretos de manipulação dos alimentos podem causar as DTAs. É importante manter a conservação dos alimentos, para que não ocorra a transmissão de doenças que podem comprometer o organismo e a saúde da pessoa. Abaixo estão alguns exemplos de doenças que podem ser transmitidas por alimentos ou água contaminados. DOENÇAS CAUSADAS POR ALIMENTO OU ÁGUA (DTA) Dengue. Leptospirose. Diarréia infecciosa (rotavírus). Hepatite A e Hepatite E. Esquistossomose (barria d água ou doença do caramujo). Febre amarela. Otite externa (inflamação da região externa do ouvido). Cólera (diarréia aquosa). Giardíase (infeccão que atinge o intestino) Intoxicação Alimentar(causada pela ingestão de alimentos contaminados) Botulismo (intoxicação alimentar grave). PREVENÇÃO Realizar a lavagem das mãos; Evitar falar sobre os alimentos enquanto os prepara, para evitar contaminação; Escolha bem os alimentos, verduras, legumes e frutas; Lave-os em água corrente; Deixe-os de molho por dez minutos em água clorada (uma colher de sopa para um litro de água); Cozinhe bem os legumes; Observe o aspecto e o odor dos alimentos como carne, frango e peixe; Observe o prazo de validade na rotulagem do produto; Manter os alimentos refrigerados até a hora de servi-los; Realizar o corte dos alimentos sobre superfície limpa; Mantenha a geladeira sempre limpa e com os alimentos devidamente acondicionados. 14 As principais fontes de contaminação dos alimentos PRINCIPAIS CONTAMINANTES DOS ALIMENTOS A falta de lavagem das mãos. Falar, tossir ou espirrar sobre os alimentos. Muitas pessoas manipulando os alimentos. Superfície e utensílios sujos. Sujeira, como pó, resíduos, terra e outros. Cortar um alimento com a faca e utilizar a mesma faca sem lavá-la para cortar outro alimento (ex: cortar a salsicha ou lingüiça limpa com a faca suja utilizada para cortar carne ou frango). Alimentos crus ou sem lavagem. Alimentos estragados. Deixar os alimentos expostos. Alimentos guardados de forma inadequados. 15 cartilha-think-final-alterada.indd Spread 14 of 14 - Pages(14, 15) 11/4/13 2:45 PM

CARTILHA BEM-ESTAR PATROCÍNIO EXECUÇÃO

CARTILHA BEM-ESTAR PATROCÍNIO EXECUÇÃO CARTILHA BEM-ESTAR PATROCÍNIO EXECUÇÃO Cartilha Informativa Alimentação saudável e atividade física: as bases essenciais para a construção de um organismo saudável Alimentos saudáveis associados à atividade

Leia mais

5ª Etapa. Cartilha Pela Saúde da Família

5ª Etapa. Cartilha Pela Saúde da Família 5ª Etapa Cartilha Pela Saúde da Família Índice Imunização...3 Distúrbio Alimentar na Criança e Adolescente...4 Os cuidados com a alimentação e a pele do idoso...6 Câncer de Mama...7 Câncer de Próstata...8

Leia mais

Manual Básico para os Manipuladores de Alimentos

Manual Básico para os Manipuladores de Alimentos Secretaria Municipal de Saúde VISA Ponte Nova Manual Básico para os Manipuladores de Alimentos Elaborado pela Equipe da Vigilância Sanitária de Ponte Nova Índice: 1. Manipulador de Alimentos e Segurança

Leia mais

SEGURANÇA NA TERCEIRA IDADE OS FATORES QUE MAIS CAUSAM AS QUEDAS PODEM SER:

SEGURANÇA NA TERCEIRA IDADE OS FATORES QUE MAIS CAUSAM AS QUEDAS PODEM SER: SEGURANÇA NA TERCEIRA IDADE As quedas tornam-se mais frequentes com o avançar da idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a maioria dos casos acontecem dentro de casa e são a

Leia mais

Gripe H1N1 ou Influenza A

Gripe H1N1 ou Influenza A Gripe H1N1 ou Influenza A A gripe H1N1 é uma doença causada por vírus, que é uma combinação dos vírus da gripe normal, da aviária e da suína. Essa gripe é diferente da gripe normal por ser altamente contagiosa

Leia mais

Tipos de Câncer. Saber identifi car sinais é essencial.

Tipos de Câncer. Saber identifi car sinais é essencial. Tipos de Câncer Saber identifi car sinais é essencial. O QUE É CÂNCER É uma doença cuja característica principal é o crescimento acelerado e desordenado das células, as quais têm grande potencial para

Leia mais

E E R D A B DISEB SO O RA S FALOM VA

E E R D A B DISEB SO O RA S FALOM VA VAMOS FALAR SOBRE OBESIDADE OBESIDADE A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura corporal no organismo ou quando o peso do corpo ultrapassa em 20% o peso ideal. É atualmente

Leia mais

Quinta Edição/2015 Quinta Região de Polícia Militar - Quarta Companhia Independente

Quinta Edição/2015 Quinta Região de Polícia Militar - Quarta Companhia Independente GRIPE X RESFRIADO GRIPE e RESFRIADO são as mesmas coisas? Não. A gripe é uma doença grave, contagiosa, causada pelo vírus Influenza (tipos A,B e C) e o resfriado é menos agressivo e de menor duração, causado

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ SEED UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UEM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PDE

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ SEED UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UEM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PDE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ SEED UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UEM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PDE OBJETO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA Professora PDE: Jakeline da Silva Calixto

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. A presença de pus ou de vermelhidão ao redor do umbigo sugere infecção e deve ser avaliada pelo profissional de saúde.

Leia mais

Pesquisa revela que um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes

Pesquisa revela que um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes Pesquisa revela que um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes O Dia Mundial da Saúde é celebrado todo 7 de abril, e neste ano, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientização

Leia mais

BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS

BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS SÉRIE: SEGURANÇA ALIMENTAR e NUTRICIONAL Autora: Faustina Maria de Oliveira - Economista Doméstica DETEC Revisão: Dóris Florêncio Ferreira Alvarenga Pedagoga Departamento

Leia mais

Será que é influenza (gripe)? Quem tem sintomas de febre repentina, tosse e dor de garganta. Guia de consulta e Cuidado. (Tradução Provisória)

Será que é influenza (gripe)? Quem tem sintomas de febre repentina, tosse e dor de garganta. Guia de consulta e Cuidado. (Tradução Provisória) Será que é influenza (gripe)? Quem tem sintomas de febre repentina, tosse e dor de garganta. Guia de consulta e Cuidado (Tradução Provisória) Introdução: O outono é a estação do ano mais propícia para

Leia mais

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias Dicas e Informações sobre Diabetes Nesse e-book você vai aprender um pouco mais sobre diabetes e também vai descobrir algumas dicas para diminuir o seu nível de

Leia mais

ALIMENTAÇÃO/APETITE como lidar com a situação!

ALIMENTAÇÃO/APETITE como lidar com a situação! ALIMENTAÇÃO/APETITE como lidar com a situação! ISABEL DINIS Fases da Infância e as Problemáticas Infantis. Oliveira do Hospital, 2009 Importância da alimentação saudável Estado de saúde adequado Óptimo

Leia mais

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Cozinha Industrial Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Serviços de alimentação Este tipo de trabalho aparenta não ter riscos, mas não é bem assim, veja alguns exemplos: Cortes

Leia mais

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje.

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO- Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. Profa. Dra. Valéria Batista O que é vida saudável? O que é vida saudável? Saúde é o estado de complexo bem-estar físico,

Leia mais

FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES CIÊNCIAS DESAFIO DO DIA. Aula: 17.1 Conteúdo: Doenças relacionadas à água I

FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES CIÊNCIAS DESAFIO DO DIA. Aula: 17.1 Conteúdo: Doenças relacionadas à água I CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula: 17.1 Conteúdo: Doenças relacionadas à água I 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidades: Identificar algumas

Leia mais

PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital?

PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital? Cartilha de Segurança do PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital? CARO PACIENTE, Esta Cartilha foi desenvolvida para orientá-lo sobre

Leia mais

NOTA TÉCNICA N o 014/2012

NOTA TÉCNICA N o 014/2012 NOTA TÉCNICA N o 014/2012 Brasília, 28 de agosto de 2012. ÁREA: Área Técnica em Saúde TÍTULO: Alerta sobre o vírus H1N1 REFERÊNCIA(S): Protocolo de Vigilância Epidemiológica da Influenza Pandêmica (H1N1)

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES E INCÊNDIOS DOMÉSTICOS ADULTOS E IDOSOS Acidentes Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que podem tornar todas

Leia mais

Conteúdos Atividades de revisão da 2ª avaliação do 4º bimestre - Ciências da Natureza

Conteúdos Atividades de revisão da 2ª avaliação do 4º bimestre - Ciências da Natureza Conteúdos Atividades de revisão da 2ª avaliação do 4º bimestre - Ciências da Natureza Conteúdos 2ª Avaliação do 4º bimestre Área de Ciências da Natureza Habilidades Revisar os conteúdos da Área de Ciências

Leia mais

CUIDADOS A TER COM O ANIMAL GERIÁTRICO

CUIDADOS A TER COM O ANIMAL GERIÁTRICO Clínica Veterinária de Mangualde Dr. Benigno Rodrigues Dra. Sandra Oliveira CUIDADOS A TER COM O ANIMAL GERIÁTRICO O que devo fazer para garantir um envelhecimento com qualidade de vida ao meu animal?

Leia mais

Saúde Naval CARTILHA DA CRIANÇA

Saúde Naval CARTILHA DA CRIANÇA Saúde Naval CARTILHA DA CRIANÇA (0-12 ANOS) DICAS DE VACINAÇÃO O calendário vacinal é uma sequência cronológica de vacinas que se administram sistematicamente às crianças de determinada área ou região.

Leia mais

10 Alimentos importantes para sua saúde.

10 Alimentos importantes para sua saúde. 10 Alimentos importantes para sua saúde. 10 Alimentos importantes para sua saúde. Os alimentos funcionais geram inúmeros benefícios para o organismo. Como muitas patologias se desenvolvem por deficiência

Leia mais

Cólera e Escarlatina

Cólera e Escarlatina Cólera e Escarlatina Nome do Aluno Daiane, Lisandra e Sandra Número da Turma 316 Disciplina Higiene e Profilaxia Data 30 de Maio de 2005 Nome da Professora Simone Introdução O presente trabalho irá apresentar

Leia mais

Matéria publicada no site da Ana Maria Braga sobre Câncer: E agora? Como se "pega" o câncer? É possível evitá-lo e não ficar doente?

Matéria publicada no site da Ana Maria Braga sobre Câncer: E agora? Como se pega o câncer? É possível evitá-lo e não ficar doente? Matéria publicada no site da Ana Maria Braga sobre Câncer: E agora? Como se "pega" o câncer? É possível evitá-lo e não ficar doente? Câncer não se "pega" como uma doença contagiosa. Nenhuma forma humana

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 4º ANO

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 4º ANO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 4º ANO 2010 Questão 1 PROVA DE CIÊNCIAS 4 ANO Boa alimentação

Leia mais

Amamentação: sobrevivência infantil e. qualidade de. vida. 2 Nutricionista Materno Infantil Rejane Radunz

Amamentação: sobrevivência infantil e. qualidade de. vida. 2 Nutricionista Materno Infantil Rejane Radunz Amamentação: sobrevivência infantil e qualidade de vida 1 2 Nutricionista Materno Infantil Rejane Radunz PROMOVENDO O ALEITAMENTO MATERNO POR QUE A AMAMENTAÇÃO É IMPORTANTE? A Organização Mundial da Saúde

Leia mais

Neurociência e Saúde Mental

Neurociência e Saúde Mental 1 DICAS PARA MELHORAR O SONO Dormir bem pode fazer toda a diferença para ir bem em uma prova, ser mais criativo no trabalho e manter uma boa memória. O sono é essencial para manter uma rotina saudável,

Leia mais

PARAR DE FUMAR. Uma decisão saudável. Programa de Controle do Tabagismo

PARAR DE FUMAR. Uma decisão saudável. Programa de Controle do Tabagismo PARAR DE FUMAR Uma decisão saudável Programa de Controle do Tabagismo Você sabe o que tem dentro do cigarro e outros produtos do tabaco? 4720 substâncias tóxicas, incluindo: Nicotina; Alcatrão; Monóxido

Leia mais

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável ANO LECTIVO 2010/2011 Alimentação Saudável Turma: 8º A Elaborado por: Adriana nº1, Carolina Pereira nº8 e Cátia nº10 Disciplina: Área de Projecto e Formação Cívica Professores: Eurico Caetano e Helena

Leia mais

Dossier Informativo. Osteoporose. Epidemia silenciosa que afecta 800.000 pessoas em Portugal

Dossier Informativo. Osteoporose. Epidemia silenciosa que afecta 800.000 pessoas em Portugal Dossier Informativo Osteoporose Epidemia silenciosa que afecta 800.000 pessoas em Portugal 2008 1 Índice 1. O que é a osteoporose? Pág. 3 2. Factores de risco Pág. 4 3. Prevenção Pág. 4 4. Diagnóstico

Leia mais

Malhar em jejum é nova 'modinha' para perda de gordura Sex, 20 de Dezembro de 2013 09:38 - Última atualização Sex, 20 de Dezembro de 2013 13:11

Malhar em jejum é nova 'modinha' para perda de gordura Sex, 20 de Dezembro de 2013 09:38 - Última atualização Sex, 20 de Dezembro de 2013 13:11 Existem alguns conceitos sobre alimentação e boa forma que, por osmose, já estão dentro da cabeça das pessoas: comer de três em três horas faz bem; exercícios aeróbicos ajudam a queimar gordura; beber

Leia mais

Ferrarezi News. Setembro/2015. News. Ferrarezi. Onda de virose? Tudo é Virose? Programa - PRO Mamãe & Bebê. Depressão

Ferrarezi News. Setembro/2015. News. Ferrarezi. Onda de virose? Tudo é Virose? Programa - PRO Mamãe & Bebê. Depressão Setembro/2015 3 Onda de virose? 6 Tudo é Virose? 10 Programa - PRO Mamãe & Bebê 11 Depressão Setembro/2015 Onda de virose? O virologista Celso Granato esclarece Ouço muita gente falar em virose. Procurei

Leia mais

Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro

Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro Dia Nacional de Combate ao Câncer O Dia 27 de Novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, é uma data que deve ser lembrada não para comemorarmos e, sim, para alertarmos

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

EVITANDO ACIDENTES. Como evitar acidentes com os olhos. Cozinhando. Produtos de limpeza. Objetos e crianças. Plantas

EVITANDO ACIDENTES. Como evitar acidentes com os olhos. Cozinhando. Produtos de limpeza. Objetos e crianças. Plantas EVITANDO ACIDENTES Como evitar acidentes com os olhos Quando se trata de acidentes com os olhos, o melhor remédio é a prevenção, pois algumas lesões podem causar desde a perda da qualidade da visão até

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. O curativo do umbigo deve ser feito todos os dias, depois do banho, até que o cordão do umbigo seque e caia. Isso leva

Leia mais

Os erros que te impedem de emagrecer!

Os erros que te impedem de emagrecer! Os erros que te impedem de emagrecer! Os 20 erros que comprometem o seu emagrecimento Este artigo é de total responsabilidade e criação de GWBrasil. Acesse e saiba mais: http://goworkoutbrasil.com 1. Não

Leia mais

MEDICINA PREVENTIVA HÁBITOS ALIMENTARES

MEDICINA PREVENTIVA HÁBITOS ALIMENTARES MEDICINA PREVENTIVA HÁBITOS ALIMENTARES HÁBITOS ALIMENTARES Hoje, em virtude da vida agitada, trabalho, estudo, família e outras inúmeras responsabilidades, todos ficam vulneráveis às doenças causadas

Leia mais

OUTUBRO ROSA VERGONHA É NÃO FAZER O AUTOEXAME DA MAMA. #depeitoaberto. Por que aderir a esta causa de peito aberto.

OUTUBRO ROSA VERGONHA É NÃO FAZER O AUTOEXAME DA MAMA. #depeitoaberto. Por que aderir a esta causa de peito aberto. OUTUBRO ROSA VERGONHA É NÃO FAZER O AUTOEXAME DA MAMA. #depeitoaberto Por que aderir a esta causa de peito aberto. OUTUBRO ROSA O movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados

Leia mais

Para não cair, a melhor dica é se prevenir.

Para não cair, a melhor dica é se prevenir. Para não cair, a melhor dica é se prevenir. Um projeto para cuidar de quem cuidou de nós por muito tempo. Uma das maiores causas de acidentes e fraturas de idosos no Brasil são as quedas. Cerca de 30%

Leia mais

MANUAL INFORMATIVO PARA ORDENHA MECÂNICA BPA 34 3818-1300 34 9684-3150. bpa@cemil.com.br REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

MANUAL INFORMATIVO PARA ORDENHA MECÂNICA BPA 34 3818-1300 34 9684-3150. bpa@cemil.com.br REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ilustra BPA REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA Normativa nº 51 18/09/2002. Regulamentos Técnicos de Produção, Identidade e Qualidade do Leite tipo A, do Leite tipo B, do Leite tipo C, do Leite Pasteurizado e do

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

PREVINA O CÂNCER DE PRÓSTATA

PREVINA O CÂNCER DE PRÓSTATA SENADO FEDERAL PREVINA O CÂNCER DE PRÓSTATA SENADOR CLÉSIO ANDRADE 2 Previna o câncer de próstata apresentação O câncer de próstata tem sido um dos mais frequentes a ser diagnosticado no sexo masculino.

Leia mais

Câncer. Como se Prevenir e Ter uma Vida Saudável. Pele Colo de Útero Próstata Boca Mama

Câncer. Como se Prevenir e Ter uma Vida Saudável. Pele Colo de Útero Próstata Boca Mama Câncer Como se Prevenir e Ter uma Vida Saudável Pele Colo de Útero Próstata Boca Mama A prevenção e a única maneira fácil, segura e acessível de combater ao câncer Apoio: Liga Bahiana Contra o Câncer -

Leia mais

CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO Controle e Prevenção da Doença Aterosclerótica Coronariana

CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO Controle e Prevenção da Doença Aterosclerótica Coronariana HOSPITAL DAS CLÍNICAS - UFMG Programa de Reabilitação Cardiovascular e Metabólica Residência Multiprofissional em Saúde Cardiovascular CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO Controle e Prevenção da Doença Aterosclerótica

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

Guia Ourofino de limpeza dos ouvidos de cães e gatos. Seguindo estas dicas, você protege e ainda dá carinho ao seu amigo.

Guia Ourofino de limpeza dos ouvidos de cães e gatos. Seguindo estas dicas, você protege e ainda dá carinho ao seu amigo. Guia Ourofino de limpeza dos ouvidos de cães e gatos. Seguindo estas dicas, você protege e ainda dá carinho ao seu amigo. Manter limpos os ouvidos de cães e gatos, além de contribuir para sua saúde e bem-estar,

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Alimentação saudável É saborosa, variada, colorida e com harmonia entre quantidades e qualidade! Sempre que possível faça as refeições junto à família,

Leia mais

Importância da Higiene

Importância da Higiene Importância da Higiene Anexo 1 1 Semana Pedagógica 1º semestre - 2016 Anexo I Importância da Higiene Você sabe o que é higiene? Higiene é o conjunto de medidas que tomamos para eliminar a sujeira, que

Leia mais

conhecer e prevenir DIABETES MELLITUS

conhecer e prevenir DIABETES MELLITUS conhecer e prevenir DIABETES MELLITUS 2013 Diretoria Executiva Diretor-Presidente: Cassimiro Pinheiro Borges Diretor Financeiro: Eduardo Inácio da Silva Diretor de Administração: André Luiz de Araújo Crespo

Leia mais

SUMÁRIO OBESIDADE...4 OBESIDADE EM ADULTOS...5 PREVENÇÃO...6 EM BUSCA DO PESO SAUDÁVEL...7 TRATAMENTO...9 CUIDADOS DIÁRIOS COM A ALIMENTAÇÃO...

SUMÁRIO OBESIDADE...4 OBESIDADE EM ADULTOS...5 PREVENÇÃO...6 EM BUSCA DO PESO SAUDÁVEL...7 TRATAMENTO...9 CUIDADOS DIÁRIOS COM A ALIMENTAÇÃO... 2 SUMÁRIO OBESIDADE...4 OBESIDADE EM ADULTOS...5 PREVENÇÃO...6 EM BUSCA DO PESO SAUDÁVEL...7 TRATAMENTO...9 CUIDADOS DIÁRIOS COM A ALIMENTAÇÃO...12 OUTROS HÁBITOS SAUDÁVEIS...14 ATIVIDADE FÍSICA...14 CUIDADOS

Leia mais

DICAS COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR

DICAS COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR DICAS COMBATE AO DESPERDÍCIO DE COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR ENERGIA ELÉTRICA NO LAR O consumo de energia elétrica vem aumentando no Brasil em virtude do desenvolvimento econômico

Leia mais

OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES. Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes

OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES. Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes TER DIABETES NÃO É O FIM... É o início de uma vida mais saudável, com alimentação

Leia mais

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) DETERGENTE EUCALIPTO GEL 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA:

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) DETERGENTE EUCALIPTO GEL 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1 Nome Comercial: Detergente Eucalipto Gel Maranso 1.2 Código de Venda:004 1.3 Nome do Fabricante: QOB MATERIAIS DOMISSANEANTES LTDA EPP Rua Ministro Joaquim

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

Importância da Nutrição na Qualidade de Vida. Aline T. Carrera CRN3 21498 Nutricionista Clinica Funcional

Importância da Nutrição na Qualidade de Vida. Aline T. Carrera CRN3 21498 Nutricionista Clinica Funcional Importância da Nutrição na Qualidade de Vida Aline T. Carrera CRN3 21498 Nutricionista Clinica Funcional Repensar Mudanças (constante); Adaptações (necessárias); Escolhas (depende de você) o que você

Leia mais

PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS PREVENIR É PRECISO MANUAL DE ORIENTAÇÕES AOS SERVIDORES VIGIAS DA PREFEITURA DE MONTES CLAROS

PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS PREVENIR É PRECISO MANUAL DE ORIENTAÇÕES AOS SERVIDORES VIGIAS DA PREFEITURA DE MONTES CLAROS PREVENÇÃO DAS DOENÇAS MANUAL DE ORIENTAÇÕES AOS SERVIDORES CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS VIGIAS DA PREFEITURA DE MONTES CLAROS design ASCOM-PMMC PREVENIR É PRECISO DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS No

Leia mais

Licenciatura de Análises Clínicas e Saúde Pública. Universidade Atlântica. 4.º Ano. - Investigação Aplicada

Licenciatura de Análises Clínicas e Saúde Pública. Universidade Atlântica. 4.º Ano. - Investigação Aplicada Licenciatura de Análises Clínicas e Saúde Pública Universidade Atlântica 4.º Ano - Investigação Aplicada AVALIAÇÃO DO GRAU DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A AMAMENTAÇÃO Projecto de Investigação Docente: Ana Cláudia

Leia mais

1) O que entende por contaminação cruzada? Cite algumas medidas de prevenção da contaminação cruzada. 2) Quais as categorias de perigos que conhece? 3) Dê alguns exemplos de Perigos Biológicos. 4) Quais

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO 1. INTRODUÇÃO Toda e qualquer atividade prática a ser desenvolvida dentro de um laboratório apresentam riscos e estão propensas a acidentes. Devemos então utilizar normas

Leia mais

PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA NAS TAREFAS EXECUTADAS NA COZINHA INDUSTRIAL.

PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA NAS TAREFAS EXECUTADAS NA COZINHA INDUSTRIAL. PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA NAS TAREFAS EXECUTADAS NA COZINHA INDUSTRIAL. OBJETIVO: DIVULGAR OS RISCOS EXISTENTES NOS EQUIPAMENTOS PARA CONHECIMENTO E PARA EVITAR ACIDENTES INDESEJADOS. CORTADOR

Leia mais

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Orientação para pacientes com Hérnia Inguinal. O que é uma hérnia abdominal? Hérnia é a protrusão (saliência ou abaulamento) de uma víscera ou órgão através de

Leia mais

Orientações para alimentação saudável de crianças menores de dois anos

Orientações para alimentação saudável de crianças menores de dois anos Orientações para alimentação saudável de crianças menores de dois anos 1-Por que crianças menores de 2 anos precisam de uma alimentação saudável? A criança menor de 2 anos está crescendo rápido e por isso

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIDADE ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA GERÊNCIA DE APOIO ADMINISTRATIVO S E F A Z SECRETARIA DA FAZENDA

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIDADE ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA GERÊNCIA DE APOIO ADMINISTRATIVO S E F A Z SECRETARIA DA FAZENDA S E F A Z SECRETARIA DA FAZENDA GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA DA FAZENDA UNIDADE ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA GERÊNCIA DE APOIO ADMINISTRATIVO Apresentação Este manual pretende dar dicas simples aos

Leia mais

Obesidade Infantil. O que é a obesidade

Obesidade Infantil. O que é a obesidade Obesidade Infantil O que é a obesidade A obesidade é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afectar

Leia mais

Cólera. Introdução: 1) Objetivo Geral

Cólera. Introdução: 1) Objetivo Geral Cólera Introdução: A cólera se originou provavelmente na Índia e em Bangladesh, espalhando para outros continentes a partir de 1817. A descoberta da bactéria que a provoca foi feita por Robert Koch em

Leia mais

Ao Agente Comunitário de Saúde:

Ao Agente Comunitário de Saúde: : COMO IDENTIFICAR O IDOSO E O SEU CUIDADOR NA VISITA DOMICILIAR Pesquisadora CNPq Grupo de Pesquisa Epidemiologia do Cuidador Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP Bolsista de Produtividade

Leia mais

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA CAUSAS E SOLUÇÕES

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA CAUSAS E SOLUÇÕES PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA CAUSAS E SOLUÇÕES Introdução As crianças pequenas não têm a capacidade para avaliar o perigo, pelo que qualquer objeto que encontram em casa pode transformar-se num brinquedo

Leia mais

3 Dados Técnicos Página 1 de 7 Protetores Auditivos Tipo Abafador Modelo H9A-02 e H9P3E-02

3 Dados Técnicos Página 1 de 7 Protetores Auditivos Tipo Abafador Modelo H9A-02 e H9P3E-02 3 Dados Técnicos Página 1 de 7 Protetores Auditivos Tipo Abafador Modelo H9A-02 e H9P3E-02 DESCRIÇÃO Protetores auditivos tipo circum-auriculares constituídos por: - 2 conchas em plástico ABS de cor azul,

Leia mais

Modelo TS-243 ESCOVA GIRATÓRIA ARGAN OIL + ION MANUAL DE INSTRUÇÕES

Modelo TS-243 ESCOVA GIRATÓRIA ARGAN OIL + ION MANUAL DE INSTRUÇÕES Modelo TS-243 ESCOVA GIRATÓRIA ARGAN OIL + ION MANUAL DE INSTRUÇÕES PRECAUÇÕES IMPORTANTES As instruções de segurança devem sempre ser seguidas para reduzir riscos. É importante ler com cuidado todas as

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 01. São atitudes corretas de atendimento ao público, EXCETO: A) Ser cortês. B) Tratar bem o cliente. C) Favorecer um ambiente agradável. D) Não dar a mínima importância ao problema

Leia mais

1,ROT000LO :11_ SP :8/NOW201: 18:52 10006715

1,ROT000LO :11_ SP :8/NOW201: 18:52 10006715 1,ROT000LO :11_ SP :8/NOW201: 18:52 10006715 / PROJETO DE LEI N 3/-3 /2013 ITUI A SEMANA DE PREVENÇÃO E CO ROLE DA DIABETE E COLESTEROL NO M ICÍPIO DE LIMEIRA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS". Art. 1 - Fica instituída

Leia mais

Preferências alimentares individuais; Disponibilidade dos alimentos no mercado; Influência das propagandas no mercado, na televisão.

Preferências alimentares individuais; Disponibilidade dos alimentos no mercado; Influência das propagandas no mercado, na televisão. Nutrição na Infância e Adolescência A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento

Leia mais

3º Bimestre Preciosidades da vida AULA: 113 Conteúdos:

3º Bimestre Preciosidades da vida AULA: 113 Conteúdos: CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I 3º Bimestre Preciosidades da vida AULA: 113 Conteúdos: Tempo verbal: presente. Propriedade comutativa da multiplicação.

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR ECOLÓGICO DE PAINEL ECOTERMIC AQC700

MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR ECOLÓGICO DE PAINEL ECOTERMIC AQC700 MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR ECOLÓGICO DE PAINEL ECOTERMIC AQC700 Obrigado por adquirir o Aquecedor Ecológico de Painel ecotermic Cadence, AQC700, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GERAIS E DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

MANUAL DE NORMAS GERAIS E DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA Credenciada pela Portaria Ministerial nº 1.727 de 13/06/2002 D. O.U. 14/06/2002 MANUAL DE NORMAS GERAIS E DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO Eunápolis BA 2009 1.

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código interno: 7500 (12 X 500 ml) Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110 Aplicação: detergente para pré-lavagens.

Leia mais

Trimeb. (maleato de trimebutina)

Trimeb. (maleato de trimebutina) Trimeb (maleato de trimebutina) Bula para paciente Cápsula mole 200 mg Página 1 Trimeb (maleato de trimebutina) Cápsula mole FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Embalagens com 20, 30 ou 60 cápsulas contendo

Leia mais

Informações Básicas sobre o Novo Tipo de Influenza

Informações Básicas sobre o Novo Tipo de Influenza Informações Básicas sobre o Novo Tipo de Influenza 1 O que é o Novo Tipo de Influenza É o nome dado à doença causada pela presença do vírus da influenza A/H1N1, de origem suína, no corpo humano. Diz-se

Leia mais

1 TÍTULO DO PROJETO. Ame a Vida. Previna-se. 2 QUEM PODE PARTICIPAR?

1 TÍTULO DO PROJETO. Ame a Vida. Previna-se. 2 QUEM PODE PARTICIPAR? 1 TÍTULO DO PROJETO Ame a Vida. Previna-se. 2 QUEM PODE PARTICIPAR? Podem participar deste programa (sem vínculo empregatício ou remuneração), os acadêmicos beneficiados pelas bolsas de Estudo do artigo

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula Edital PIBID n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO NOME DO SUBPROJETO: POPULARIZANDO

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PIPOQUEIRA CADENCE POP201

MANUAL DO USUÁRIO PIPOQUEIRA CADENCE POP201 MANUAL DO USUÁRIO PIPOQUEIRA CADENCE POP201 Obrigado por adquirir a Pipoqueira Cadence POP201, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções,

Leia mais

"UMA BOCA SAUDÁVEL NA IDADE ADULTA DEPENDE DOS CUIDADOS QUE FOREM MANTIDOS DESDE O BERÇO".O que é a Odontopediatria?

UMA BOCA SAUDÁVEL NA IDADE ADULTA DEPENDE DOS CUIDADOS QUE FOREM MANTIDOS DESDE O BERÇO.O que é a Odontopediatria? "UMA BOCA SAUDÁVEL NA IDADE ADULTA DEPENDE DOS CUIDADOS QUE FOREM MANTIDOS DESDE O BERÇO".O que é a Odontopediatria? A Odontopediatria é uma especialidade dentro da Medicina Dentária que oferece aos bebés,

Leia mais

QFase REVISTA TJ 11. Tiago Elias Junior. Volume 02 julho/2014 Ano 1 Bebedouro SP. Redator chefe. Experiências. Bebe da Semana. Obesidade infantil

QFase REVISTA TJ 11. Tiago Elias Junior. Volume 02 julho/2014 Ano 1 Bebedouro SP. Redator chefe. Experiências. Bebe da Semana. Obesidade infantil Marca registrada Volume 02 julho/2014 no 1 Bebedouro SP QFase REVIST Obesidade infantil Por : Dr. Tiago Elias Diferença da criança gordinha da criança obesa Bebe da Semana O Bebê da semana do facebook

Leia mais

E R BO SRA AL F S s O TS M D + A S V DIA

E R BO SRA AL F S s O TS M D + A S V DIA VAMOS FALAR SOBRE AIDS + DSTs AIDS A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) atinge indiscriminadamente homens e mulheres e tem assumido proporções assustadoras desde a notificação dos primeiros

Leia mais

PRANCHA DE CABELOS MODELLE CADENCE PAC167

PRANCHA DE CABELOS MODELLE CADENCE PAC167 PRANCHA DE CABELOS MODELLE CADENCE PAC167 Obrigado por adquirir a Prancha de Cabelo Modelle Cadence, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É Muito importante ler atentamente este manual de

Leia mais

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome:

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome: Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- A alimentação é uma necessidade de todas as pessoas. Para termos uma alimentação saudável, é preciso comer alimentos variados e em quantidades adequadas.

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Modelo TS-242 ESCOVA GIRATÓRIA

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Modelo TS-242 ESCOVA GIRATÓRIA Modelo TS-242 ESCOVA GIRATÓRIA Para prevenir ferimentos ou danos, antes de usar o aparelho leia e siga atentamente a todas as instruções contidas neste manual. MANUAL DE INSTRUÇÕES PRECAUÇÕES As instruções

Leia mais

DIGEDRAT. (maleato de trimebutina)

DIGEDRAT. (maleato de trimebutina) DIGEDRAT (maleato de trimebutina) Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. Cápsula mole 200mg I - IDENTIFICAÇÃO DO DIGEDRAT maleato de trimebutina APRESENTAÇÕES Cápsula mole Embalagens contendo

Leia mais

Ficha Técnica. Mais uma edição de nosso jornal,

Ficha Técnica. Mais uma edição de nosso jornal, Nº5 E. M. Professor Lund Fernandes Villela Mais uma edição de nosso jornal, mais notícias, imagens e fatos acontecendo na escola Lund. Essa edição conta com novos alunos do 5º ano que estão animados com

Leia mais

Tratamento da dependência do uso de drogas

Tratamento da dependência do uso de drogas Tratamento da dependência do uso de drogas Daniela Bentes de Freitas 1 O consumo de substâncias psicoativas está relacionado a vários problemas sociais, de saúde e de segurança pública, sendo necessário

Leia mais

Uma ação que integra Sesc, empresas doadoras, entidades filantrópicas e voluntários, com o intuito de reduzir carências alimentares e o desperdício.

Uma ação que integra Sesc, empresas doadoras, entidades filantrópicas e voluntários, com o intuito de reduzir carências alimentares e o desperdício. 2 O Mesa Brasil Sesc é um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável, que redistribui alimentos excedentes próprios para o consumo. O programa é uma ponte que busca de onde sobra e entrega

Leia mais

Regras Básicas de Segurança Em Laboratórios de Química

Regras Básicas de Segurança Em Laboratórios de Química Regras Básicas de Segurança Em Laboratórios de Química O que deve ser sempre lembrado é que: A segurança depende de cada um. É importante que o pessoal se habitue a trabalhar com segurança fazendo com

Leia mais

Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente.

Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente. Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente. Um dos grandes dilemas que os pais enfrentam atualmente é em relação à educação dos filhos, e se perguntam constantemente: "Como fazer meu filho

Leia mais