QUALIDADE DE SOFTWARE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUALIDADE DE SOFTWARE"

Transcrição

1 QUALIDADE DE SOFTWARE MODULO 3 SISTEMA DE GARANTIA DA QUALIDADE

2 CONTEÚDO 3.1 A ABORDAGEM NBR ISO MODELOS DE QUALIDADE DE PRODUTO DE SOFTWARE NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) NBR ISO/IEC (PACOTE) NBR ISO/IEC 9241 (USABILIDADE) NBR ISO/IEC (AVALIAÇÃO) 3.3 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE NBR ISO NBR ISO/IEC (CICLO DE VIDA) NBR ISO/IEC (SPICE - AVALIAÇÃO) CMMI (MELHORIA DE PROCESSO) MPS.BR (MELHORIA DE PROCESSO)

3 3.1 A ABORDAGEM NBR ISO 9000

4 ISO A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 189 países No desenvolvimento de softwares, o objetivo principal é ser eficiente com produtividade e qualidade. Para tanto, é necessário que seja definido, gerenciado, medido e controlado. Para auxiliar essas tarefas, existem normas e modelos para auxiliar a obtenção de qualidade.

5 ISO 9000 A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes. O conjunto de normas da ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

6 ISO HISTÓRICO A industrialização levantou questões relativas à padronização, ao gerenciamento de processos e à qualidade dos produtos. Em 1987, o governo britânico persuadiu a Organização Internacional para Padronização (ISO) a adotar a BS 5750 como uma norma padrão internacional, tornando-se a ISO ISO 9000: 1987: tinha uma estrutura idêntica a norma britânica, mas era influenciada por outras normas existentes nos Estados Unidos e por novas de defesa militar. Subdividia-se em três modelos de gerenciamento de qualidade: ISO 9001:1987 Modelo de garantia da qualidade para design, desenvolvimento, produção, montagem e prestadores de serviço. ISO 9002:1987 Modelo de garantia da qualidade para produção, montagem e prestação de serviço - compreendia essencialmente o mesmo material da anterior, mas sem abranger a criação de novos produtos. ISO 9003:1987 Modelo de garantia da qualidade para inspeção final e teste.

7 ISO HISTÓRICO ISO 9000:1984 : Essa norma contem os termos e definições relativos à norma ISO 9001:1994. Não é uma norma certificadora, dos termos e definições da garantia da qualidade. ISO 9001:1994 : Essa norma tinha a garantia da qualidade como base da certificação ISO 9001:2000: Para solucionar as dificuldades da anterior, esta norma combinava as 9001, 9002 e 9003 em uma única, doravante denominada simplesmente 9001:2000 ISO 9000:2005: Descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade que, no Brasil, constituem o objeto da família ABNT NBR ISO 9000, e definindo os termos a ela relacionados. ISO 9001:2008: Esta versão atual da norma, aprovada no fim do ano de 2008, foi elaborada para apresentar maior compatibilidade com a família da ISO ISO 9001:2015: A versão 2015, da ISO 9001 tem uma abordagem modernizada, com maior ênfase na geração de valor, para a organização e para seus clientes, e na avaliação dos riscos.

8 ISO HISTÓRICO ISO 9000 e 9001:2015 : A nova versão da norma ISO 9000 foi publicada dia 15 de setembro de Especifica os termos e definições que se aplicam a todas as normas de gestão da qualidade e descreve os conceitos fundamentais e os princípios de gestão da qualidade que são universalmente aplicáveis a: Organizações que procuram o sucesso e crescimento sustentado através da implementação de um sistema de gestão da qualidade; Clientes que procuram a confiança em Organizações capazes de fornecer consistentemente produtos e serviços em conformidade com as suas necessidades e requisitos; Organizações que procuram a confiança na sua cadeia de fornecimento; Organizações e partes interessadas que procuram melhorar a comunicação através de um entendimento comum sobre o vocabulário/termos utilizados na gestão da qualidade; Organizações que avaliam a conformidade com os requisitos da norma ISO 9001; Formadores, avaliadores ou consultores em gestão da qualidade; Pessoas que desenvolvem normas conexas.

9 3.2 MODELOS DE QUALIDADE DE PRODUTO DE SOFTWARE NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) NBR ISO/IEC (PACOTE) NBR ISO/IEC 9241 (USABILIDADE) NBR ISO/IEC (AVALIAÇÃO)

10 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE)

11 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Durante muito tempo, vários modelos de qualidade foram propostos, mas a confiabilidade era o único meio de se avaliar a qualidade de um software. Por isso, com a necessidade de um modelo padronizado, a ISO (International Organization for Standardization) e a IEC (International Electrotechnical Comission), desenvolveram a Norma Internacional ISO/IEC 9126, que estabelece características baseadas no conceito de qualidade para um produto de software. A norma ISO/IEC 9126 ou NBR apresenta a padronização mundial do Software como Produto considerado como Software de Qualidade. IS0 9126

12 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) A norma ISO/IEC 9126 fornece um modelo de propósito geral definindo 6 categorias de características de qualidade de software, com suas subcaracterísticas, que podem ser avaliadas por um conjunto de métricas.

13 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Prover funções que atendam às necessidades explícitas e implícitas

14 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Prover funções que atendam às necessidades explícitas e implícitas Prover um conjunto apropriado de funções para tarefas e objetivos dos usuários

15 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Prover funções que atendam às necessidades explícitas e implícitas Prover, com um grau de precisão necessário, resultados ou efeitos corretos ou conforme acordados.

16 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Prover funções que atendam às necessidades explícitas e implícitas Interagir com um ou mais sistemas especificados.

17 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Prover funções que atendam às necessidades explícitas e implícitas Proteger as informações e dados, de forma que pessoas ou sistemas não autorizados não possam lê-los nem modifica-los e que não seja negado acesso a sistemas autorizados.

18 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Prover funções que atendam às necessidades explícitas e implícitas Capacidade do software de estar de acordo com normas, convenções, regulamentações previstas em leis e prescrições similares relacionadas à funcionalidade.

19 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Manter um nível de desempenho especificado.

20 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Manter um nível de desempenho especificado. Evitar falhas decorrentes de defeitos no software

21 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Manter um nível de desempenho especificado. Manter um nível de desempenho especificado em casos de defeitos no software ou de violação de sua interface especificada.

22 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Manter um nível de desempenho especificado. Restabelecer seu nível de desempenho especificado e recuperar os dados diretamente afetados em casos de uma falha

23 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Manter um nível de desempenho especificado. Estar de acordo com normas, convenções ou regulamentações relacionadas à conformidade.

24 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Capacidade do produto de software ser compreendido, aprendido, operado e atraente ao usuário.

25 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Capacidade do produto de software ser compreendido, aprendido, operado e atraente ao usuário. Possibilitar ao usuário compreender se o software é apropriado e como ele pode ser usado para tarefas e condições de uso específicas.

26 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Capacidade do produto de software ser compreendido, aprendido, operado e atraente ao usuário. Possibilitar ao usuário aprender sua aplicação

27 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Capacidade do produto de software ser compreendido, aprendido, operado e atraente ao usuário. Possibilitar ao usuário operar e controlar o software.

28 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Capacidade do produto de software ser compreendido, aprendido, operado e atraente ao usuário. Ser atraente ao usuário

29 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Capacidade do produto de software ser compreendido, aprendido, operado e atraente ao usuário. Capacidade do produto de software de estar de acordo com normas, convenções, guias de estilo ou regulamentações relacionadas à usabilidade.

30 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Apresentar desempenho apropriado, relativo à quantidade de recursos usados.

31 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Apresentar desempenho apropriado, relativo à quantidade de recursos usados. Fornecer tempos de respostas e de processamento, além de taxas de transferência, apropriados, quando o software executa suas funções.

32 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Apresentar desempenho apropriado, relativo à quantidade de recursos usados. Usar tipos e quantidades apropriados de recursos, quando o software executa suas funções.

33 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Apresentar desempenho apropriado, relativo à quantidade de recursos usados. Capacidade do produto de software de estar de acordo com normas e convenções relacionadas à eficiência.

34 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Capacidade do produto de software ser modificado (correções, melhorias ou adaptações).

35 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Capacidade do produto de software ser modificado (correções, melhorias ou adaptações). Permitir o diagnóstico de deficiências ou causas de falhas no software, ou a identificação de partes a serem modificadas.

36 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Capacidade do produto de software ser modificado (correções, melhorias ou adaptações). Permitir que uma modificação específica seja implementada.

37 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Capacidade do produto de software ser modificado (correções, melhorias ou adaptações). Evitar efeitos inesperados decorrentes de modificações no software

38 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Capacidade do produto de software ser modificado (correções, melhorias ou adaptações). Permitir que o software, quando modificado, seja validado.

39 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Capacidade do produto de software ser modificado (correções, melhorias ou adaptações). Capacidade do produto de software de estar de acordo com normas e convenções relacionadas à manutenibilidade.

40 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Capacidade do produto de software ser transferido de um ambiente para outro.

41 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Capacidade do produto de software ser transferido de um ambiente para outro. Permitir ser adaptado para diferentes ambientes especificados, sem necessidade de aplicação de outras ações ou meios além daqueles fornecidos peara essa finalidade pelo software considerado.

42 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Capacidade do produto de software ser transferido de um ambiente para outro. Capacidade do produto de software ser instalado em um ambiente especificado.

43 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Capacidade do produto de software ser transferido de um ambiente para outro. Coexistir com outros produtos de software independentes, em um ambiente comum, compartilhando recursos comuns.

44 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Capacidade do produto de software ser transferido de um ambiente para outro. Permitir ser usado em substituição a outro produto de software especificado, com o mesmo propósito e no mesmo ambiente.

45 NBR ISO/IEC 9126 (SOFTWARE) Capacidade do produto de software ser transferido de um ambiente para outro. Capacidade do produto de software de estar de acordo com normas e convenções relacionadas à portabilidade.

46 NBR ISO/IEC (PACOTE)

47 NBR ISO/IEC (PACOTE) A norma NBR ISO/IEC foi publicada em 1996 com o objetivo de fornecer subsídios para a avaliação de pacotes de software. O escopo da norma NBR ISO/IEC refere-se a pacotes de software, na forma oferecida no mercado e não aos processos de desenvolvimento e fornecimento de software. Pacote de software: Trata-se de um produto de software que envolve um conjunto completo de documentos de programas fornecidos a diversos usuários para uma aplicação ou função genérica. Também conhecido como software de prateleira. Ex.: Word, Excel, Windows, Oracle, Gerenciador de Comércios em geral, etc. IS

48 NBR ISO/IEC (PACOTE) A norma NBR ISO/IEC faz a avaliação de pacote de software como um todo, ou seja, deve ser avaliado a parte externa da caixa do pacote de software (contendo todas as informações que o cliente necessita saber antes de executar a compra do software) e também a parte interna que nesse caso, seria o software em si. ISO/IEC Requisitos de Qualidade Instruções para Testes Descrição do Produto Documentação do Usuário Programas e Dados Pré-requisitos de Testes Atividades de Testes Registros de Testes Relatórios de Testes Teste de Acompanhamento

49 NBR ISO/IEC (PACOTE) ISO/IEC Requisitos de Qualidade Instruções para Testes Descrição do Produto Documentação do Usuário Programas e Dados Pré-requisitos de Testes Atividades de Testes Registros de Testes Relatórios de Testes Teste de Acompanhamento Documento expondo as propriedades de um pacote de software, com o principal objetivo de auxiliar os potenciais compradores na aquisição. Esse documento deve estar disponível ao usuário independente da aquisição do produto. Deverá conter: requisitos gerais (descrições gerais), identificações e indicações (nome do produto, versão ou data), declarações sobre funcionalidades, confiabilidade e usabilidade.

50 NBR ISO/IEC (PACOTE) ISO/IEC Requisitos de Qualidade Instruções para Testes Descrição do Produto Documentação do Usuário Programas e Dados Pré-requisitos de Testes Atividades de Testes Registros de Testes Relatórios de Testes Teste de Acompanhamento É um conjunto completo de documentos, disponível em forma impressa ou não, que é fornecido para a utilização de um produto, sendo também parte integrante do mesmo. Deve incluir todos os dados necessários para instalação, uso da aplicação e para a manutenção do software.

51 NBR ISO/IEC (PACOTE) ISO/IEC Requisitos de Qualidade Instruções para Testes Descrição do Produto Documentação do Usuário Programas e Dados Pré-requisitos de Testes Atividades de Testes Registros de Testes Relatórios de Testes Teste de Acompanhamento São os requisitos de programas e dados que devem ser descritos para o funcionamento do produto.

52 NBR ISO/IEC (PACOTE) ISO/IEC Requisitos de Qualidade Instruções para Testes Descrição do Produto Documentação do Usuário Programas e Dados Pré-requisitos de Testes Atividades de Testes Registros de Testes Relatórios de Testes Teste de Acompanhamento Presença de itens de produto; Presença do sistema necessário; Treinamento (se mencionado na descrição do produto).

53 NBR ISO/IEC (PACOTE) ISO/IEC Requisitos de Qualidade Instruções para Testes Descrição do Produto Documentação do Usuário Programas e Dados Pré-requisitos de Testes Atividades de Testes Registros de Testes Relatórios de Testes Teste de Acompanhamento Consistem em testar se estão de acordo com os requisitos de qualidade: Descrição do produto; Documentação do usuário Programas e Dados.

54 NBR ISO/IEC (PACOTE) ISO/IEC Requisitos de Qualidade Instruções para Testes Descrição do Produto Documentação do Usuário Programas e Dados Pré-requisitos de Testes Atividades de Testes Registros de Testes Relatórios de Testes Teste de Acompanhamento Devem conter informações suficientes para permitir a repetição de testes: Plano de testes; Casos de testes; Registrar resultados (falhas e sucessos) Identificar pessoas envolvidas.

55 NBR ISO/IEC (PACOTE) ISO/IEC Requisitos de Qualidade Instruções para Testes Descrição do Produto Documentação do Usuário Programas e Dados Pré-requisitos de Testes Atividades de Testes Registros de Testes Relatórios de Testes Teste de Acompanhamento Deve abordar: Produto; Hardware e Software utilizado no testes; Documentos usados; Resultados dos Testes; Lista de conformidades Data do término do testes.

56 NBR ISO/IEC (PACOTE) ISO/IEC Requisitos de Qualidade Instruções para Testes Descrição do Produto Documentação do Usuário Programas e Dados Pré-requisitos de Testes Atividades de Testes Registros de Testes Relatórios de Testes Teste de Acompanhamento Quando um produto é testado novamente Quando um produto é testado novamente (considerando o teste anterior), todas as partes modificadas e as partes inalteradas partes modificadas e as partes inalteradas, mas influenciáveis pelas modificações, devem ser testadas como se fosse um devem ser testadas como se fosse um produto novo.

57 NBR ISO/IEC 9241 (USABILIDADE)

58 NBR ISO/IEC 9241 (USABILIDADE) A norma NBR ISO/IEC 9241 estabelece os benefícios de medir usabilidade em termos de desempenho e satisfação do usuário. Esse padrão considera mais o ponto de vista do usuário e seu contexto de uso do que as características ergonômicas do produto. A parte da norma NBR ISO/IEC 9241 que faz referência as Orientações sobre Usabilidade, redefine usabilidade como a capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação. IS0 9241

59 NBR ISO/IEC 9241 (USABILIDADE) ESTRUTURA PARA ESPECIFICAR A USABILIDADE Usuário: pessoa que interage com o produto Contexto de uso: usuários, tarefas, equipamentos, ambiente físico e social em que o produto é usado. Eficácia: precisão e completeza com que os usuários atingem objetivos específicos, acessando a informação correta ou gerando os resultados esperados. Eficiência: precisão e completeza com que os usuários atingem seus objetivos, em relação à quantidade de recursos gastos. Satisfação: conforto e aceitabilidade do produto.

60 NBR ISO/IEC (AVALIAÇÃO)

61 NBR ISO/IEC (AVALIAÇÃO) De acordo com norma NBR ISO/IEC avaliar a qualidade de um produto de software é: verificar através de técnicas e atividades operacionais, o quanto os requisitos são atendidos. Para avaliar a qualidade de um software, primeiro se estabelecem os requisitos de avaliação, então se especifica, projeta e executa a avaliação. IS

62 NBR ISO/IEC (AVALIAÇÃO)

63 MODELOS DE QUALIDADE DE PRODUTO DE SOFTWARE ISO/IEC ISO/IEC 9126 ISO/IEC 9241 ISO/IEC PACOTE SOFTWARE USABILIDADE AVALIAÇÃO

64 3.3 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE NBR ISO NBR ISO/IEC (PROCESSOS DE CICLO DE VIDA DO SOFTWARE) NBR ISO/IEC (SPICE - AVALIAÇÃO) CMMI (MELHORIA DE PROCESSO) MPS.BR (MELHORIA DE PROCESSO)

65 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE

66 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE Ter qualidade em um produto de software é de extrema importância, entretanto não é uma tarefa muito fácil, pois envolve uma grande quantidade de fatores a serem avaliados, medidos e melhorados continuamente.

67 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE PROCESSO DE SOFTWARE: Pode ser definido como um conjunto de atividades, métodos, práticas e transformações que as pessoas usam para desenvolver e manter o software e os produtos associados (ex.: planos de projeto, documentos, códigos, casos de testes, manuais de usuário).

68 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE PROCESSO DE SOFTWARE: Pode ser definido como um conjunto de atividades, métodos, práticas e transformações que as pessoas usam para desenvolver e manter o software e os produtos associados (ex.: planos de projeto, documentos, códigos, casos de testes, manuais de usuário). A qualidade de um produto de software está ligada diretamente a qualidade do seu processo de software

69 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE A qualidade de um produto de software está ligada diretamente a qualidade do seu processo de software De acordo com a ISO , melhoria de processo consiste na abordagem prática de ações orientadas para a alteração dos processos aplicados para aquisição, fornecimento, desenvolvimento, manutenção e/ou suporte de sistemas de software.

70 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE Um processo de software maduro trás muitos benefícios para todos os envolvidos no seu desenvolvimento. Entretanto, a obtenção de um processo de software maduro nem sempre é uma tarefa fácil para as empresas. Entende-se por processo de software maduro aquele que é executado de forma eficiente e eficaz, com a presença de tais características: Execução consistente e sempre que necessárias; Flexibilidade no processo de execução para melhor adaptação das necessidades específicas; Documentação com uma notação representativa de processo identificado por meio de texto, figuras, fluxos, etc.; Treinamento para pessoas inseridas nas atividades dos processos de forma a obterem conhecimento, habilidade e experiência;

71 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE Um processo de software maduro trás muitos benefícios para todos os envolvidos no seu desenvolvimento. Entretanto, a obtenção de um processo de software maduro nem sempre é uma tarefa fácil para as empresas. Entende-se por processo de software maduro aquele que é executado de forma eficiente e eficaz, com a presença de tais características: Manutenção para garantir a evolução contínua; Controle de mudanças para garantir a integridade e disponibilidade dos artefatos; Apoio de equipes, ferramentas e recursos apropriados para realização do processo.

72 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE Estratégias de melhoria do processo de software: Ciclo de melhoria PDCA Modelo IDEAL

73 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE Ciclo de melhoria PDCA O ciclo PDCA é um método gerencial de tomada de decisões para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização. Os conceitos do ciclo PDCA foram originalmente desenvolvidos por Walter Shewart, na década de 30. A eficiência desse ciclo se tornou famosa na década de 50 quando surgiu no contexto de Gerenciamento de Qualidade. O uso do PDCA ajuda a coordenar os esforços de melhoria contínua.

74 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE Ciclo de melhoria PDCA PLAN: Planejamento DO: Execução CHECK: Avaliação ACT: Ação

75 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE Ciclo de melhoria PDCA PLAN: Planejamento Nessa etapa as metas da organização são estabelecidas e são desenvolvidos métodos para alcançar essas metas. Isso significa selecionar as operações que são causadoras de problemas e desenvolver ideias para resolver tais problemas. Metas para manter: representam uma faixa aceitável de valores que devem ser mantidos pelas características consideradas importantes no produto. Metas para Melhorar: representam os valores que o produto precisa para se tornar cada vez melhor, com um custo cada vez mais baixo e com entrega cada vez mais precisa.

76 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE Ciclo de melhoria PDCA DO: Execução Nessa etapa as etapas que foram previstas na etapa de planejamento são executadas e coletam-se dados que serão utilizados na próxima etapa de verificação do processo. É importante que as mudanças sejam implementadas em escalas menores para primeiro testar a eficiência para que os erros não causem grandes catástrofes ao processo já em andamento. Assim, pode-se verificar se as mudanças funcionam bem ou não. São abordados a educação (disseminação de novos conceitos e tecnologia) e o treinamento (aperfeiçoamento de conceitos já conhecidos)

77 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE Ciclo de melhoria PDCA CHECK: Avaliação Nessa etapa é realizada uma comparação entre os dados coletados na etapa de Execução e as metas definidas na etapa de Planejamento. Para isso, verifica-se se a escala menor de implementação ou mudanças experimentais alcançaram os resultados esperados.

78 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE Ciclo de melhoria PDCA ACT: Ação Essa etapa consiste em atuar no processo em função dos resultados obtidos. Se o sucesso é obtido em uma escala menor, pode significar que a mudança pode fazer parte das atividades de organização, envolvendo outras pessoas, outros departamentos, fornecedores e clientes afetados pelas mudanças.

79 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE Modelo IDEAL O Modelo IDEAL foi desenvolvido pela SEI (Software Engineering Institute) e seu acrônimo engloba 5 estágios do ciclo de melhoria do processo de software. Esse modelo estabelece um programa de melhoria contínua de processo de software que ajuda as organizações a melhorar o seu processo de software.

80 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE Modelo IDEAL Initiating: Início Diagnosing: Diagnóstico Establishing: Estabelecimento Acting: Ação Learning: Lições

81 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE Modelo IDEAL

82 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE Modelo IDEAL Initiating: Início Nessa fase são identificados os motivos e as razões para mudanças no processo de software, os quais necessitam ser extremamente claros e evidentes. Essa fase envolve: 1. Estabelecer o contexto que significa definir, claramente, onde os esforços vão se enquadrar na estratégia de negócio da organização, definir quais metas e objetivos de negócio serão afetados pelas mudanças, definir como isso vai incidir sobre outros trabalhos e definir os benefícios esperados.

83 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE Modelo IDEAL Initiating: Início Nessa fase são identificados os motivos e as razões para mudanças no processo de software, os quais necessitam ser extremamente claros e evidentes. Essa fase envolve: 2. Definir o patrocinador: um patrocinador efetivo é um dos fatores mais importantes para os esforços de melhoria do processo de software. O patrocinador deve ajudar a manter o compromisso nos momentos de dificuldades e principalmente nas situações de caos. Outra função é garantir os recursos essenciais utilizados durante a melhoria.

84 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE Modelo IDEAL Initiating: Início Nessa fase são identificados os motivos e as razões para mudanças no processo de software, os quais necessitam ser extremamente claros e evidentes. Essa fase envolve: 3. Fornecer infraestrutura: após definir as rações para mudanças, o contexto e o comprometimento dos patrocinadores, é importante definir a infraestrutura adequada.

85 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE Modelo IDEAL Diagnosing: Diagnóstico Nessa fase duas características da organização são consideradas: 1. Estado atual do processo de software da organização e o estado futuro desejado, que são utilizados para desenvolver as práticas de melhoria do processo. 2. Desenvolvimento de recomendações: nessa atividade desenvolve-se recomendações, sugerindo meios de como proceder em atividades subsequentes.

86 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE Modelo IDEAL Establishing: Estabelecimento Essa fase possui três atividades a serem realizadas: 1. Estabelecer prioridades: considerando limitações de recursos, dependências entre outras atividades, intervenção de fatores externos e prioridades globais da organização. 2. Desenvolver uma abordagem: desenvolver uma estratégia de acompanhamento do trabalho considerando o escopo do trabalho, o conjunto de prioridades e a disponibilidade dos recursos.

87 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE Modelo IDEAL Establishing: Estabelecimento Essa fase possui três atividades a serem realizadas: 3. Planejar ações: Com a abordagem definida pode-se desenvolver um plano de implementação detalhado incluindo cronograma, tarefas, prazos, pontos de decisão, recursos, responsabilidades, medidas, etc.

88 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE Modelo IDEAL Acting: Ação As atividades dessa fase ajudam a organização a implementar o trabalho que foi contextualizado e planejado nas três fases anteriores. A fase de ação começa associando todos os elementos chaves para criar a melhor solução. Uma vez criada, ela deve ser testada e posteriormente, modificada para refletir o conhecimento, a experiência e as lições obtidos nos testes. Então, pode-se implementar a solução em toda a organização.

89 MODELOS DE MELHORIA E AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE SOFTWARE Modelo IDEAL Learning: Lições Nessa fase as experiências são revisada, para analisar o que foi realizado e como a organização pode implementar mudanças mais efetivamente no futuro. As lições são coletadas, analisadas e documentadas. As necessidades identificadas na fase de inicialização são reexaminadas para ver se foram atendidas e são fornecidas proposta de alterações para melhoria futura.

90 NBR ISO

91 NBR ISO A NBR/ISO 9000 foi desenvolvida para ajudar organizações na implementação e operação de sistemas da qualidade eficazes. A ISO 9000 é uma série de normas internacionais para gestão da qualidade e garantia da qualidade. Ela auxilia a empresa na seleção da norma mais apropriada par o seu negócio e a sua utilização. Ela não é destinada a um produto nem para uma alguma empresa específica. Tem como objetivo orientar a implantação de sistemas de qualidade nas organizações.

92 NBR ISO A série é composta das seguintes normas: ISO Fundamentos e vocabulário ISO Sistemas de gerenciamento da qualidade requisitos ISO 9004 Sistemas de gerenciamento da qualidade guia para melhoria da performance ISO Auditorias internas da qualidade e ambiental

93 NBR ISO Para facilitar a aplicação em desenvolvimento de software foi criada a ISO , que são orientações para a aplicação da ISO 9001 ao projeto, desenvolvimento, fornecimento, instalação e manutenção de software. A norma define diretrizes para facilitar a aplicação da norma ISO 9001 nas organizações que desenvolvem, fornecem e mantém software. Destina-se a fornecer orientação quando um contrato entre duas partes exigir a demonstração da capacidade do fornecedor em desenvolver, fornecer e manter produtos de software

94 NBR ISO As diretrizes da ISO são: Estrutura descreve aspectos organizacionais relacionados ao sistema de qualidade. Atividades do ciclo de vida: descreve atividades de desenvolvimento de software. Atividades de suporte: descreve atividades que apoiam as atividades do ciclo de vida.

95 NBR ISO/IEC 12207

96 NBR ISO/IEC A norma ISO em como objetivo o estabelecimento de uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida de software como forma de ajudar as organizações a compreenderem todos os componentes presentes na aquisição e fornecimento de software e, assim, conseguirem firmar contratos e executarem projetos de forma eficaz.

97 NBR ISO/IEC O escopo da Norma ISO/IEC abrange todo o ciclo de vida de software, desde a concepção inicial até a descontinuidade do software, e por todos os envolvidos com produção, manutenção e operação do software. A norma pode ser aplicada para toda empresa desenvolvedora de software, mas existem casos de aplicação em projetos específicos por imposição contratual ou nas fases iniciais de implantação.

98 NBR ISO/IEC Arquitetura da Norma ISO/NBR A Norma estabelece uma arquitetura de alto nível do ciclo de vida de software, abrangendo desde a concepção até a descontinuidade do software. A arquitetura segue dois princípios básicos: Modularidade: Os processos têm alta coesão e baixo acoplamento, ou seja, todas as partes de um processo são fortemente relacionadas e o número de interfaces entre os processos é mantido ao mínimo Responsabilidade: Cada processo na Norma é de responsabilidade de uma parte envolvida. Uma parte envolvida pode ser uma organização ou parte dela. As partes envolvidas podem ser da mesma organização ou de organizações diferentes

99 NBR ISO/IEC Os processos da Norma ISO/IEC são agrupados de acordo com o seu objetivo principal no ciclo de vida de software. Estes agrupamentos resultam em quatro classes de processos: Processos Fundamentais, Processos de Apoio, Processos Organizacionais e Adaptação

100 NBR ISO/IEC 12207

101 NBR ISO/IEC Processos Fundamentais: Atendem o início, contratação entre o adquirente e o fornecedor, e a execução do desenvolvimento, operação ou manutenção de produtos de software durante o ciclo de vida de software

102 NBR ISO/IEC Processos de Apoio: Auxiliam e contribuem para o sucesso e qualidade do projeto de software.

103 NBR ISO/IEC Processos Organizacionais: São empregados por uma organização para estabelecer e implementar uma estrutura constituída de processos de ciclo de vida e pessoal associados, melhorando continuamente a estrutura e os processos.

104 NBR ISO/IEC Processo de Adaptação: O processo de adaptação define as atividades necessárias para executar a adaptação da Norma para sua aplicação na organização ou em projetos.

105 NBR ISO/IEC A Norma é flexível para as abordagens de engenharia de software envolvidas, sendo : Utilizável com qualquer modelo de ciclo de vida (cascata, incremental, evolutivo, etc); Utilizável com qualquer método ou técnica de engenharia de software (projeto orientado a objetos, técnicas estruturadas, prototipação, etc); Utilizável com quaisquer linguagens de programação

106 NBR ISO/IEC A Norma implementa os princípios da gerência de qualidade. Ela os executa em três passos básicos: Integração da Qualidade no Ciclo de Vida Processo de Garantia da Qualidade Processo de Melhoria A Norma provê os requisitos para um conjunto compreensivo e integrado de processos dentro de todo o ciclo de vida, onde cada processo é construído dentro do ciclo do PDCA (plan-do-check-act). Trata todas as atividades relacionadas à qualidade como uma parte integrante do ciclo de vida de software e também apropria essas atividades para cada processo no ciclo de vida.

107 NBR ISO/IEC Com relação ao Processo de Melhoria podemos afirmar que: A Norma contém um processo de melhoria, em nível de organização e corporação, para gerenciamento da qualidade de seus próprios processos estabelecidos. Não especifica o como implementar ou executar as atividades e tarefas. Não determina um modelo de ciclo de vida ou método de desenvolvimento. Deve ser adaptada de acordo com o organização e projetos específicos.

108 NBR ISO/IEC 15504

109 NBR ISO/IEC SPICE O projeto SPICE (Software Process Improvement and Capability determination) surgiu quando o grupo ISO se reuniu buscando estabelecer um padrão para a avaliação do processo de software, pois constatou a deficiência da Norma ISO 9001 em relação ao setor de software e a existência de vários modelos. Criado em 1993, o projeto SPICE tinha como objetivo gerar normas que avaliassem os processos de software e, em 1995, o projeto foi concluído gerando a primeira versão.

110 NBR ISO/IEC SPICE O SPICE é um modelo contínuo, ou seja, define níveis de maturidade para determinados processos de acordo com diferentes características e o usuário determina sobre qual nível de maturidade o processo será avaliado. A avaliação pode ser realizada no contexto de melhoria contínua, identificando as oportunidades de melhoria dos processos de uma organização, ou para determinação da capacidade de processo, determinando a conformidade dos processos de uma organização em relação a requisitos ou contratos.

111 NBR ISO/IEC SPICE O SPICE é um modelo contínuo, ou seja, define níveis de maturidade para determinados processos de acordo com diferentes características e o usuário determina sobre qual nível de maturidade o processo será avaliado. A avaliação pode ser realizada no contexto de melhoria contínua, identificando as oportunidades de melhoria dos processos de uma organização, ou para determinação da capacidade de processo, determinando a conformidade dos processos de uma organização em relação a requisitos ou contratos.

112 NBR ISO/IEC SPICE Estrutura do Modelo O projeto SPICE está organizado em nove partes, onde apenas três partes são normativas e as demais são somente informativas, conforme descritas a seguir: Parte 1 (informativa): Conceitos e Guia Introdutório Parte 2 (normativa): Um Modelo de Referência para Processos e Capacitação de Processos Parte 3 (normativa): Executando uma Avaliação Parte 4 (informativa): Guia de Orientação para a Condução de uma Avaliação Parte 5 (informativa): Um Modelo de Avaliação e Guia de Indicadores Parte 6 (informativa): Guia para Competência de Avaliadores Parte 7 (informativa): Guia de Orientação para Melhoria de Processo Parte 8 (informativa): Um Modelo de Avaliação e Guia de Indicadores Parte 9 (normativa): Vocabulário

113 NBR ISO/IEC SPICE Estrutura do Modelo O projeto SPICE está organizado em nove partes, onde apenas três partes são normativas e as demais são somente informativas, conforme descritas a seguir: Parte 2 (normativa): Um Modelo de Referência para Processos e Capacitação de Processos A parte 2 define um modelo de referência bidimensional usado como base para a avaliação e descreve quais atividades fundamentais são exigidas para uma boa engenharia de software, mas não descrevem como implementá-las. Nessa parte estão descritos quarenta processos e componentes de processos organizados em cinco categorias (Cliente-Fornecedor, Suporte, Engenharia, Gerência e Organização). O modelo compreende duas dimensões (dimensão de processo e dimensão da capacidade do processo).

114 NBR ISO/IEC SPICE Estrutura do Modelo O projeto SPICE está organizado em nove partes, onde apenas três partes são normativas e as demais são somente informativas, conforme descritas a seguir: Parte 3 (normativa): Executando uma Avaliação Esta parte descreve os requisitos básicos para se realizar uma avaliação, visando atingir resultados repetíveis, confiáveis e consistentes. Os requisitos para a avaliação são: Definição da Entrada da Avaliação Responsabilidades Processo de Avaliação Registro de Saída da Avaliação

115 NBR ISO/IEC TRANSIÇÃO PARA A NORMA ISO/IEC Atualmente, tem-se a nova Norma ISO/IEC como padrão para a avaliação de processos, que visa a melhoria contínua e determinação da capacidade dos processos de uma organização. As principais alterações que ocorreram do Projeto SPICE para nova estrutura da Norma ISO/IEC foram: Redução do número de partes, de nove para cinco partes, sendo apenas as partes 1 e 2 normativas e as demais informativas; e Compatibilização com a Norma ISO/IEC 12207, visto que há muita superposição entre a dimensão de processos do ISO/IEC TR e da ISO/IEC 12207, o que provoca a duplicação de esforços, inconsistências e dificuldade na utilização da descrição de processos da ISO/IEC que contêm conceito de capacidade embutido.

116 CMMI

117 CMMI O CMMI (Capability Maturity Model Integration) foi criado pelo SEI (Software Engineering Institute), e trata-se de um modelo com um enfoque voltado para a capacidade de maturidade de processos de software. Objetivo Principal: funcionar como um guia para a melhoria dos processos da organização, considerando para isto atividades como o gerenciamento do desenvolvimento de software, prazos e custos previamente estabelecidos

118 CMMI O CMMI está dividido em 5 níveis de maturidade que atestam o grau de evolução em que uma organização se encontra num determinado momento.

119 CMMI CERTIFICAÇÃO Para que uma organização possa ser considerada 'oficialmente' em um determinado nível de maturidade do CMMI, um processo de avaliação oficial (Appraisal ou Assessment) é mandatório. O tempo previsto para o todo o trabalho de avaliação (preparação, condução e reporte) é de aproximadamente 60 a 90 dias (ciclo total). As avaliações oficiais são conduzidas por um Lead Appraiser ou High Maturity Lead Appraiser, profissionais autorizados pelo Software Engineering Institute (SEI). Na fase de reporte dos resultados, cabe ao SEI a análise de todos os dados da avaliação e concordando com a recomendação, atribui o nível de maturidade à Organização, por um prazo de 3 anos. Após esse prazo, a organização deverá ser submetida novamente ao mesmo processo.

120 MPS.BR

121 MPS.BR O MPS.BR ou Melhoria de Processos do Software Brasileiro, é um movimento para a melhoria e um modelo de qualidade de processo voltada para a realidade do mercado de pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software no Brasil. Ele é baseado no CMMI, nas normas ISO/IEC e ISO/IEC e na realidade do mercado brasileiro. No Brasil, uma das principais vantagens do modelo é seu custo reduzido de certificação em relação às normas estrangeiras, sendo ideal para micro, pequenas e médias empresas.

122 MPS.BR O MPS.BR define sete níveis de maturidade:

123 Bibliografia: ENGENHARIA DE SOFTWARE Autor: Iam SOMMERVILLE Editora: Pearson Education - Ano: ª. Edição. ENGENHARIA DE SOFTWARE? TEORIA E PRÁTICA Autor: S. PFLEEGER Editora: Pearson/Prentice-Hall - Ano: ª Edição ENGENHARIA DE SOFTWARE Autor: R. Pressman Editora: McGraw-Hill Interamericana do Brasil - Ano: ª Edição FIM DO MÓDULO 3 123

Qualidade e Teste de Software. QTS - Norma ISO 9001-9126(NBR13596) 1

Qualidade e Teste de Software. QTS - Norma ISO 9001-9126(NBR13596) 1 Qualidade e Teste de Software 2010 1 ISO A ISO ( International Organization for Standardization) nasceu de uma conferência em Londres, em Outubro de 1946. O evento contou com a Participação de 65 delegados

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE

QUALIDADE DE SOFTWARE QUALIDADE DE SOFTWARE - 02 Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 A ISO 9000-3 é um guia para a aplicação da ISO 9001 para o desenvolvimento, fornecimento e manutenção de software.

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR DATASUS Maio 2013 Arquivo: Política de Gestão de Riscos Modelo: DOC-PGR Pág.: 1/12 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...3 1.1. Justificativa...3 1.2. Objetivo...3 1.3. Aplicabilidade...4

Leia mais

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos Processos de Gerenciamento de Projetos Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini 2 Processos O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

Auditoria e Qualidade de Software ISO/IEC 9126 Engenharia de Software Qualidade de Produto

Auditoria e Qualidade de Software ISO/IEC 9126 Engenharia de Software Qualidade de Produto Auditoria e Qualidade de Software ISO/IEC 9126 Engenharia de Software Qualidade de Produto Prof. Elias Batista Ferreira Material cedido por: Prof. Edison A M Morais Objetivo Descrever os processos da norma

Leia mais

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS.

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. As novas versões das normas ABNT NBR ISO 9001 e ABNT NBR ISO 14001 foram

Leia mais

Qualidade de Software

Qualidade de Software Qualidade de Software Conceitos, estudo, normas Giuliano Prado de Morais Giglio profgiuliano@yahoo.com.br Objetivos Definir Qualidade Definir Qualidade no contexto de Software Relacionar Qualidade de Processo

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC Gestão de Projetos 1 Agenda Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências 2 1 GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO 3 Gerenciamento da Integração do Projeto Fonte: EPRoj@JrM 4 2 Gerenciamento

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 2 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 2-26/04/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software Métricas para software

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio Página 1 NORMA ISO 14004 Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio (votação 10/02/96. Rev.1) 0. INTRODUÇÃO 0.1 Resumo geral 0.2 Benefícios de se ter um Sistema

Leia mais

Qualidade de Software

Qualidade de Software Qualidade de Software Projeto e Desenvolvimento de Sistemas Dr. Fábio Levy Siqueira levy.siqueira@gmail.com Aula 2: Garantia da Qualidade e Padrões Qualidade de software Quais são as atividades de Gestão

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

c. Técnica de Estrutura de Controle Teste do Caminho Básico

c. Técnica de Estrutura de Controle Teste do Caminho Básico 1) Defina: a. Fluxo de controle A análise de fluxo de controle é a técnica estática em que o fluxo de controle através de um programa é analisado, quer com um gráfico, quer com uma ferramenta de fluxo

Leia mais

Conceitos Fundamentais de Qualidade de Software

Conceitos Fundamentais de Qualidade de Software Especialização em Gerência de Projetos de Software Conceitos Fundamentais de Qualidade de Software Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Qualidade de Software 2009 Instituto

Leia mais

MODELO SPICE Software Improvement and Capacibilty Determination Avalia o software com foco na melhoria de seus processos (identifica pontos fracos e

MODELO SPICE Software Improvement and Capacibilty Determination Avalia o software com foco na melhoria de seus processos (identifica pontos fracos e MODELO SPICE Software Improvement and Capacibilty Determination Avalia o software com foco na melhoria de seus processos (identifica pontos fracos e fortes, que serão utilizados para a criação de um plano

Leia mais

PMBOK 4ª Edição III. O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto

PMBOK 4ª Edição III. O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto PMBOK 4ª Edição III O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto 1 PMBOK 4ª Edição III Processos de gerenciamento de projetos de um projeto 2 Processos de gerenciamento de projetos de um projeto

Leia mais

NORMAS SÉRIE ISO 14000

NORMAS SÉRIE ISO 14000 NORMAS SÉRIE ISO 14000 O que é a ISO? Organização Internacional para Padronização História e Filosofia da ISO A ISO foi fundada em 1947, tem sede em Genebra (Suíça) e é uma federação mundial de organismos

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Prof. MARCELO COSTELLA FRANCIELI DALCANTON ISO 9001- INTRODUÇÃO Conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de gestão da qualidade; Desenvolve

Leia mais

Universidade Paulista

Universidade Paulista Universidade Paulista Ciência da Computação Sistemas de Informação Gestão da Qualidade Principais pontos da NBR ISO/IEC 12207 - Tecnologia da Informação Processos de ciclo de vida de software Sergio Petersen

Leia mais

ISO 14004:2004. ISO14004 uma diretriz. Os princípios-chave ISO14004. Os princípios-chave

ISO 14004:2004. ISO14004 uma diretriz. Os princípios-chave ISO14004. Os princípios-chave ISO14004 uma diretriz ISO 14004:2004 Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio Prof.Dr.Daniel Bertoli Gonçalves FACENS 1 Seu propósito geral é auxiliar as

Leia mais

Qualidade de Software

Qualidade de Software Produto de Software Qualidade de Software Um produto de software compreende os programas e procedimentos de computador e a documentação e dados associados, que foram projetados para serem liberados para

Leia mais

Gerenciamento de Requisitos Gerenciamento de Requisitos

Gerenciamento de Requisitos Gerenciamento de Requisitos Gerenciamento de Requisitos Objetivos da disciplina Descrever o processo de Gerenciamento e Engenharia de Requisitos para projetos Treinar alunos no Gerenciamento de Requisitos Apresentar estudos de caso

Leia mais

Qualidade de Software

Qualidade de Software Qualidade de Software Prof. Sam da Silva Devincenzi sam.devincenzi@gmail.com ISO International Organization for Standardization Organização não governamental que elabora normas internacionais, que visam

Leia mais

Introdução. Escritório de projetos

Introdução. Escritório de projetos Introdução O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) é uma norma reconhecida para a profissão de gerenciamento de projetos. Um padrão é um documento formal que descreve normas,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos

Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos Março de 2010 UM NOVO PARADIGMA PARA AS AUDITORIAS INTERNAS Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos por Francesco De Cicco 1 O foco do trabalho dos auditores internos

Leia mais

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW Ciclo de Vida Aula 2 Revisão 1 Processo de Desenvolvimento de Software 1 O Processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto

Leia mais

Normas ISO para Usabilidade

Normas ISO para Usabilidade Normas ISO para Usabilidade Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Ciência da Computação Especialização em Informática - Engenharia de Software Alunas: Kecia

Leia mais

ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS APLICADA AO ESTÁGIO CURRICULAR

ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS APLICADA AO ESTÁGIO CURRICULAR ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS APLICADA AO ESTÁGIO CURRICULAR Júlio Miranda Pureza, Dr. Luiz Veriano O. Dalla Valentina, Dr. Gabriela Kunde Edel, Adm. Centro de Ciências Tecnológicas FEJ, Universidade

Leia mais

Introdução ao Modelo de Referência para melhoria do processo de software (MR mps) Projeto: mps Br melhoria de processo do software Brasileiro

Introdução ao Modelo de Referência para melhoria do processo de software (MR mps) Projeto: mps Br melhoria de processo do software Brasileiro Introdução ao Modelo de Referência para melhoria do processo de software (MR mps) Realidade das Empresas Brasileiras ISO/IEC 12207 ISO/IEC 15504 CMMI Softex Governo Universidades Modelo de Referência para

Leia mais

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 Comentário geral: As provas apresentaram grau de dificuldade médio. Não houve uma preocupação da banca em aprofundar os conceitos ou dificultar a interpretação

Leia mais

Atividade da gerência da qualidade

Atividade da gerência da qualidade O que é qualidade de software? Qualidade, de forma simplista, significa que o produto deve esta de acordo com a especificação. Problemas: Tensão entre requisitos do cliente: Eficiência, confiança, etc.

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento de 4ª geração Terceirização

Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento de 4ª geração Terceirização Prof. Ricardo José Pfitscher Material elaborado com base em: José Luiz Mendes Gerson Volney Lagemann Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento

Leia mais

CAPABILITY MATURITY MODEL FOR SOFTWARE. Eduardo Mayer Fagundes e-mail: eduardo@efagundes.com

CAPABILITY MATURITY MODEL FOR SOFTWARE. Eduardo Mayer Fagundes e-mail: eduardo@efagundes.com CAPABILITY MATURITY MODEL FOR SOFTWARE Eduardo Mayer Fagundes e-mail: eduardo@efagundes.com 1. Introdução Após décadas de incontáveis promessas sobre como aumentar à produtividade e qualidade de software,

Leia mais

Introdução à. Engenharia de Software. Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.

Introdução à. Engenharia de Software. Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu. "Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE." Engenharia de Software Introdução à Engenharia de Software Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha

Leia mais

Atividades da Engenharia de Software ATIVIDADES DE APOIO. Atividades da Engenharia de Software. Atividades da Engenharia de Software

Atividades da Engenharia de Software ATIVIDADES DE APOIO. Atividades da Engenharia de Software. Atividades da Engenharia de Software Módulo 1 SCE186-ENGENHARIA DE SOFTWARE Profª Rosely Sanches rsanches@icmc.usp.br CONSTRUÇÃO Planejamento do Codificação Teste MANUTENÇÃO Modificação 2003 2 Planejamento do Gerenciamento CONSTRUÇÃO de Codificação

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE

QUALIDADE DE SOFTWARE DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO QUALIDADE DE SOFTWARE Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS Versão : 31 de dezembro de 2008 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO...3 2. ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL...3

Leia mais

NORMA NBR ISO 9001:2008

NORMA NBR ISO 9001:2008 NORMA NBR ISO 9001:2008 Introdução 0.1 Generalidades Convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização. O projeto e a implementação de um sistema

Leia mais

Qualidade de Software

Qualidade de Software de Software Gerenciamento de de Software Dedica-se a assegurar que o nível requerido de qualidade seja atingido Em um produto de software Envolve a definição de padrões e procedimentos apropriados de qualidade

Leia mais

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br SINOP MT 2015-1 COMO SÃO DESENVOLVIDOS OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? São desenvolvimento como uma estrutura

Leia mais

8.1 Planejar o Gerenciamento da Qualidade SAÍDAS

8.1 Planejar o Gerenciamento da Qualidade SAÍDAS Plano de Gerenciamento da Qualidade Descreve como as políticas de qualidade de uma organização serão implementadas. Como a equipe de gerenciamento do projeto planeja cumprir os requisitos de qualidade

Leia mais

Prof. Dr. Ivanir Costa. Unidade III QUALIDADE DE SOFTWARE

Prof. Dr. Ivanir Costa. Unidade III QUALIDADE DE SOFTWARE Prof. Dr. Ivanir Costa Unidade III QUALIDADE DE SOFTWARE Normas de qualidade de software - introdução Encontra-se no site da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) as seguintes definições: Normalização

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo IX Qualidade

Gerenciamento de Projetos Modulo IX Qualidade Gerenciamento de Projetos Modulo IX Qualidade Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

FACULDADE SENAC GOIÂNIA

FACULDADE SENAC GOIÂNIA FACULDADE SENAC GOIÂNIA NORMA ISO 12.207 Curso: GTI Matéria: Auditoria e Qualidade de Software Professor: Elias Ferreira Acadêmico: Luan Bueno Almeida Goiânia, 2015 CERTIFICAÇÃO PARA O MERCADO BRASILEIRO

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Objetivos. Histórico. Out/11 2. Out/11 3

Objetivos. Histórico. Out/11 2. Out/11 3 Objetivos Histórico Evolução da Qualidade Princípios de Deming CMMI Conceitos Vantagens Representações Detalhamento Gerenciamento Comparação Out/11 2 Histórico SW-CMM (Software Capability Maturity Model):

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

DESENVOLVENDO O SISTEMA

DESENVOLVENDO O SISTEMA DESENVOLVENDO O SISTEMA Declaração da Necessidade O primeiro passo do processo de análise de sistema envolve a identificação da necessidade [Pressman-95]. Normalmente o analista reúne-se com o usuário

Leia mais

Padrões de Qualidade de Software

Padrões de Qualidade de Software Universidade Federal do Vale do São Francisco Padrões de Qualidade de Software Engenharia de Software I Aula 4 Ricardo Argenton Ramos Agenda da Aula Introdução (Qualidade de Software) Padrões de Qualidade

Leia mais

QUALIDADE DE PRODUTO ISO 9126

QUALIDADE DE PRODUTO ISO 9126 Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software QUALIDADE DE PRODUTO ISO 9126 Prof. Luthiano Venecian 1 Agenda Conceito ISO/IEC Série

Leia mais

Qualidade de Processo de Software Normas ISO 12207 e 15504

Qualidade de Processo de Software Normas ISO 12207 e 15504 Especialização em Gerência de Projetos de Software Qualidade de Processo de Software Normas ISO 12207 e 15504 Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br Qualidade de Software 2009 Instituto

Leia mais

Qualidade de Software

Qualidade de Software "Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE." Engenharia de Software Qualidade de Software Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

Qualidade de software

Qualidade de software Apresentação PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA APLICADA Qualidade de software WILIAN ANTÔNIO ANHAIA DE QUEIROZ O que é qualidade? A Norma ISO8402 define Qualidade

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA 1/8 Sumário 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Documentos complementares 4 Definições 5 Procedimento 1 Objetivo Este Procedimento tem como objetivo descrever a rotina aplicável aos procedimentos de auditoria interna

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 5.0 06/12/2010 Sumário 1 Objetivos... 3 2 Conceitos... 3 3 Referências... 4 4 Princípios... 4 5 Diretrizes... 5 6 Responsabilidades... 6 7 Disposições

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR

APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR Fonte: http://www.softex.br/mpsbr/_home/default.asp Apostilas disponíveis no site 1 NORMAS: NBR ISO NBR ISO/IEC CMM SPICE Continuação... 2 NORMAS VISÃO GERAL NBR

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais

Qualidade de software

Qualidade de software Qualidade de software É cada dia maior o número de empresas que buscam melhorias em seus processos de desenvolvimento de software. Além do aumento da produtividade e da diminuição do retrabalho, elas buscam

Leia mais

Política de Gestão de Riscos das Empresas Eletrobras

Política de Gestão de Riscos das Empresas Eletrobras Política de Gestão de Riscos das Empresas Eletrobras Versão 5.0 dezembro 2010 Política de Gestão de Riscos das Empresas Eletrobras Sumário 1. Objetivos 2. Conceitos 3. Referências 4. Princípios 5. Diretrizes

Leia mais

ISO/IEC 17050-1. Avaliação da conformidade Declaração de conformidade do fornecedor Parte 1: Requisitos gerais

ISO/IEC 17050-1. Avaliação da conformidade Declaração de conformidade do fornecedor Parte 1: Requisitos gerais QSP Informe Reservado Nº 42 Janeiro/2005 ISO/IEC 17050-1 Avaliação da conformidade Declaração de conformidade do fornecedor Parte 1: Requisitos gerais Tradução livre especialmente preparada para os Associados

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Douglas Farias Cordeiro

Gerenciamento de Projetos. Douglas Farias Cordeiro Gerenciamento de Projetos Douglas Farias Cordeiro Conceito de Organização Uma organização pode ser descrita como um arranjo sistemático, onde esforços individuais são agregados em prol de um resultado

Leia mais

ISO série 9000. Evolução Histórica e Importância

ISO série 9000. Evolução Histórica e Importância ISO série 9000 Evolução Histórica e Importância O que é a ISO? Organização Internacional para Padronização História e Filosofia da ISO A ISO foi fundada em 1947, tem sede em Genebra (Suíça) e é uma federação

Leia mais

ISO - 9126. Aécio Costa

ISO - 9126. Aécio Costa ISO - 9126 Aécio Costa A evolução da Qualidade do Produto Qualidade = funcionalidade Confiabilidade Realização de funções críticas Produto de qualidade = sem bugs Controle de qualidade Teste do produto

Leia mais

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 É na Operação de Serviço que se coordena e realiza as atividades e processos necessários para fornecer e gerenciar serviços em níveis acordados com o usuário e clientes

Leia mais

Engenharia de Software II: Iniciando o Projeto. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Engenharia de Software II: Iniciando o Projeto. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Engenharia de Software II: Iniciando o Projeto Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Desenvolvendo o Termo de Abertura do Projeto. Identificando as Partes Interessadas no Projeto.

Leia mais

natureza do projeto e da aplicação métodos e ferramentas a serem usados controles e produtos que precisam ser entregues

natureza do projeto e da aplicação métodos e ferramentas a serem usados controles e produtos que precisam ser entregues Modelo De Desenvolvimento De Software É uma representação abstrata do processo de desenvolvimento que define como as etapas relativas ao desenvolvimento de software serão conduzidas e interrelacionadas

Leia mais

Profa. Dra. Ana Paula Gonçalves Serra prof.anapaula@saojudas.br

Profa. Dra. Ana Paula Gonçalves Serra prof.anapaula@saojudas.br Modelos de Processo Pessoal e de Equipe na Melhoria da Qualidade em Produção de Software Profa. Dra. Ana Paula Gonçalves Serra prof.anapaula@saojudas.br Agenda Importância das Pessoas / Constatações Compromisso

Leia mais

Requisitos do usuário, do sistema e do software [Sommerville, 2004]

Requisitos do usuário, do sistema e do software [Sommerville, 2004] Requisitos Objetivos ou restrições estabelecidas por clientes e usuários do sistema que definem as diversas propriedades do sistema Condição ou capacidade necessária que o software deve possuir para que

Leia mais

pacotes de software na forma em que são É importante salientar que não é objetivo do software, suas atividades e produtos

pacotes de software na forma em que são É importante salientar que não é objetivo do software, suas atividades e produtos ISO/IEC 12119 ISO/IEC 12119 Et Esta norma é aplicável liá là avaliação de pacotes de software na forma em que são oferecidos e liberados para uso no mercado É importante salientar que não é objetivo desta

Leia mais

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE ULRICH, Helen Departamento de Engenharia de Produção - Escola de Engenharia

Leia mais

Gerenciamento das Aquisições do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento das Aquisições do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento das Aquisições do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Esta é a penúltima área do conhecimento do PMBoK, sendo o capítulo 12 do guia. O PMBoK diz que esta área inclui os processos necessários para comprar

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE COORDENAÇÃO DA QUALIDADE

GESTÃO DA QUALIDADE COORDENAÇÃO DA QUALIDADE GESTÃO DA COORDENAÇÃO DA Primeira 1/12 CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO POR APROVADO Marcelo de Sousa Marcelo de Sousa Marcelo de Sousa Silvia Helena Correia Vidal Aloísio Barbosa de Carvalho Neto

Leia mais

Engenharia de Software Unidade I Visão Geral

Engenharia de Software Unidade I Visão Geral Conteúdo programático Engenharia de Software Unidade I Visão Geral Prof. Francisco Gerson A. de Meneses O que é Produtos de Software Distribuição de Software Um sistema de Software O software em um cenário

Leia mais

3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software

3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software 3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software A tarefa de planejar os ciclos de construção do software pode partir de diretrizes básicas. Estas diretrizes visam orientar que os ciclos de

Leia mais

Gerenciamento de Projeto: Executando o Projeto III. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Gerenciamento de Projeto: Executando o Projeto III. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Gerenciamento de Projeto: Executando o Projeto III Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Realizar Aquisições Realizar a Garantia de Qualidade Distribuir Informações Gerenciar as

Leia mais

1. Serviços SAP Business Transformation and Plan Os serviços SAP Business Transformation and Plan atualmente incluem:

1. Serviços SAP Business Transformation and Plan Os serviços SAP Business Transformation and Plan atualmente incluem: Descrição de Serviços Serviços Business Transformation and Plan O SAP Business Transformation and Plan é um serviço de consultoria e prototipagem para promover a inovação e transformação da Licenciada

Leia mais