Tribunal de Contas da União. Dados Materiais: (c/ 1 vol.) Apenso: TC / Assunto: Relatório de Auditoria. Colegiado: Primeira Câmara

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tribunal de Contas da União. Dados Materiais: (c/ 1 vol.) Apenso: TC 010.186/2000-4. Assunto: Relatório de Auditoria. Colegiado: Primeira Câmara"

Transcrição

1 Tribunal de Contas da União Dados Materiais: (c/ 1 vol.) Apenso: TC / Assunto: Relatório de Auditoria Colegiado: Primeira Câmara Classe: Classe III Sumário: Auditoria para avaliar os controles mantidos pela entidade. Determinações. Ciência ao Procurador Regional da República no Estado do Rio de Janeiro. Arquivamento. Natureza: Relatório de Auditoria Data da Sessão: 11/09/2001 Relatório do Ministro Relator: Trata-se de auditoria realizada na Gerência Regional do Patrimônio da União no Estado do Rio de Janeiro - GRPU/RJ, em cumprimento ao Plano de Auditorias do 2º Semestre de 2000, aprovado pela Decisão TCU/Plenário n.º 564/2000. O objetivo da equipe da Secex/RJ era de avaliar, no âmbito da Gerência Regional do Patrimônio da União, os controles mantidos pela entidade no desenvolvimento de suas atividades. 2. Os trabalhos de campo obedeceram, em linhas gerais, às diretrizes, definições e procedimentos estabelecidos pela Decisão da 1ª Câmara de Ata n.º 04/2000, Relação n.º 01/2000, na qual foi determinada a realização de auditoria na SPU para avaliar a atual situação do Patrimônio Imobiliário da União e a cobrança de foros, taxa de ocupação e laudêmios, incluindo as gerências regionais sediadas nos Estados. As técnicas utilizadas foram análise de documentos, testes de amostragem, entrevistas e visitas a alguns imóveis. 3. São apresentados, a seguir, de forma resumida, os principais trechos do relatório produzido pela equipe de auditoria da Secex/RJ:

2 (...) Recursos humanos A atual estrutura regimental, estabelecida no Decreto n.º 3.224, de 28 de outubro de 1999, ainda não foi implementada na Gerência do Patrimônio da União/RJ, por não haver recursos humanos necessários, principalmente em termos qualitativos. Seria necessário um programa de capacitação técnica dos servidores atualmente lotados na Gerência, para que possam atuar com eficiência na área-fim da entidade. Recursos materiais Observou-se durante a realização de trabalho anterior, que consistiu na aplicação de um questionário no âmbito da GRPU/RJ, a pedido da 8.ª SECEX, para subsidiar trabalho de auditoria operacional na Secretaria do Patrimônio da União em andamento naquela Secretaria, grande carência de materiais de consumo como papel e cartucho para impressoras além de papel e toner para máquina XEROX. A unidade dispõe apenas de um máquina fotográfica (digital) e de 5 trenas, usadas em todas as fiscalizações, para uma equipe de 15 engenheiros. A GRPU/RJ não possui impressora do tipo PLOTTER, necessária para impressão de plantas de demarcação. Relacionamento com outros órgãos As entidades que mantêm relacionamentos com a GRPU/RJ são as seguintes: a) DAMF - Delegacia de Administração do Ministério da Fazenda A DAMF autua os processos destinados à Gerência do Patrimônio da União/RJ (GRPU/RJ), encaminhando-os aos diversos serviços da GRPU/RJ, de acordo com os assuntos de que tratam. O Protocolo Geral da DAMF utiliza um sistema de tramitação (PROCONT), que emite RMs (Relação de Movimentação). Para cada processo tramitado para a GRPU/RJ o sistema gera uma RM, que fica arquivada no setor da GRPU responsável pela subseqüente instrução. A equipe considera que seria importante centralizar o recebimento dos processos em algum setor da GRPU/RJ para possibilitar maior controle dos processos ali tramitados, bem como

3 da produtividade da unidade. A falta de um controle próprio e centralizado da tramitação dos processos que entram na Gerência pode ser considerada uma falha gerencial, pois dificulta o controle da produtividade e a interação dos diversos setores. b) Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) Nos atos relativos a aquisição, alienação, cessão, aforamento, locação e outros concernentes a imóveis do Patrimônio da União, junto aos Cartórios de Registro de Imóveis, requerendo a matrícula, inscrição, transcrição ou averbação de títulos relativos a imóvel do Patrimônio da União e, quando for o caso, manifestando recusa ou impossibilidade de atender a exigência do Oficial, bem assim a ele requerendo certidões no interesse do referido Patrimônio, e, ainda, promovendo o registro de propriedade dos bens imóveis da União discriminados administrativamente, possuídos ou ocupados por órgãos da Administração Federal e por unidades militares, nas hipóteses previstas na legislação pertinente. Os contratos concernentes a imóveis do Patrimônio da União são elaborados e analisados previamente na GRPU. Posteriormente são enviados à Procuradoria da Fazenda Nacional - PFN/RJ, para análise e aprovação final. Uma vez aprovados pela PFN/RJ, os instrumentos são celebrados no âmbito da GRPU/RJ, sendo a União representada pelo Procurador-Chefe da PFN/Divisão de Assuntos Patrimoniais/RJ. Alguns contratos, definidos na Portaria n.º 82/MF, de 24/04/96, como os de aforamento por exemplo, além da análise da GRPU/RJ e da PFN/RJ, são submetidos à apreciação do órgão central em Brasília - SPU (Secretaria do Patrimônio da União). Consideramos que a necessidade de apreciação dos contratos de aforamento pela SPU (Brasília) torna o trâmite desses processos demasiadamente lento, uma vez que o órgão central concentra a apreciação de tais instrumentos oriundos de todos os estados da Federação. c) Advocacia-Geral da União/RJ Relativamente às medidas judiciais, existem algumas ações que são patrocinadas pela Advocacia-Geral da União - AGU/RJ, por exemplo, ações reivindicatórias, reintegração de posse e despejo. Estas ações são de iniciativa da própria GRPU/RJ e, por vezes, da PFN/RJ.

4 d) Coordenação-Geral da Dívida Ativa da União (uma das Coordenações da Procuradoria- Geral da Fazenda Nacional) Os débitos patrimoniais apurados pela SEREP/GRPU/RJ (Serviço de Receitas Patrimoniais) e não pagos, após notificação dos responsáveis e decurso de prazo preestabelecido, são encaminhados à Coordenação-Geral da Dívida Ativa/PGFN para inscrição e providências cabíveis. (...) A GRPU não realiza um acompanhamento sistemático dos processos encaminhados à Procuradoria da Fazenda Nacional (Coordenação da Dívida Ativa da União). Consideramos que esta falha torna difícil o monitoramento completo das receitas/perdas patrimoniais da União no âmbito do Estado do Rio de Janeiro. Verificou-se que para cada processo encaminhado à Divida Ativa, gera-se uma RM (relação de movimentação) que fica arquivada no Setor que efetuou a instrução do processo. Cada Setor possui seu próprio arquivo de RMs e a GRPU não conta com informações consolidadas das propostas de encaminhamento à Divida Ativa da União. Sistemas de informação (SPIU e SIAPA) a) SPIU Sistema desenvolvido em 1989, com a finalidade de administrar todos os imóveis da união, próprios nacionais e imóveis dominiais. Por apresentar diversas limitações, especialmente quanto aos controles dos imóveis dominiais, decidiu-se, então, desenvolver um outro sistema mais poderoso e complexo para administrá-los. Chegando-se, assim, ao SIAPA (Sistema Integrado de Administração Patrimonial), implantado em (...) b) SIAPA O SIAPA é um sistema de informações apenas sobre imóveis dominiais. Observamos no decorrer dos trabalhos, que o referido sistema ainda não é satisfatório quanto à apresentação de informações e relatórios gerenciais e não apresenta capacidade plena de identificar inconsistências nos cadastros.

5 Imóveis dominiais (...) As 800 vistorias realizadas pela GRPU/RJ, nos exercícios de 1999 e 2000, resultaram em processos como Taxa de Ocupação Atrasadas ou processos de Inscrições de Ocupação. As notificações, num total de 1.474, resultaram em diversos tipos de recursos como Retiradas de Aterros, Defesa nos autos e Outros. Como exemplo podemos citar o Iate Club de Santos, localizado em Angra dos Reis, apresentando uma multa de R$ ,00, em , por aterro indevido. Constatamos que, depois de emitida a notificação, concede-se um prazo de 30(trinta) dias para o seu atendimento. Caso o responsável não seja encontrado, publica-se um edital de notificação. Isto feito, o responsável passa a ser considerado inadimplente. Os débitos patrimoniais dos responsáveis inadimplentes são apurados pela SEREP/GRPU/RJ (Serviço de Receitas Patrimoniais) e, em seguida, encaminhados à Coordenação-Geral da Dívida Ativa/PGFN para inscrição e providências cabíveis. A GRPU/RJ não realiza um acompanhamento sistemático dos processos encaminhados à Procuradoria da Fazenda Nacional (Coordenação da Dívida Ativa da União). Consideramos que esta falha torna difícil o monitoramento completo das receitas/perdas patrimoniais da União no âmbito do Estado do Rio de Janeiro. 4. Outro tópico do relatório diz respeito à denúncia encaminhada ao Tribunal pelo Procurador Regional da República no Estado do Rio de Janeiro (TC /2000-4), que engloba as seguintes questões: a) Espólio da Barra de Guaratiba (ocorrência de 1975); b) Terrenos Nacionais da Barra da Tijuca (ocorrência de 1995); c) Participação acionária da União na composição societária de empresa que lhe é adversária; d) Aplicação da Súmula n.º 479 do Supremo Tribunal Federal nas áreas do Pantanal de Mato Grosso, Amazônia e outras grandes bacias hidrográficas.

6 5. Por despacho, determinei o apensamento da denúncia a este processo, para exame das duas primeiras questões, concernentes ao patrimônio da União no Estado do Rio de Janeiro. Os demais tópicos estão sendo tratados no TC / Reproduzo a seguir trechos do relatório sobre o assunto. Espólio da Barra de Guaratiba Interessado 1 : Companhia de Lançamentos e Construções Engenharia ( COLACE ) Interessado 2: Espólio de Maria Aparecida Guimarães Altílio Assunto: Área de marinha ( desapropriação ) Trata-se de processo, no âmbito do Ministério Público, no qual os autores, Companhia de Lançamento e Construções (COLACE) e o espólio de Maria Aparecida Guimarães Altílio, reclamam, da União, indenização por pretendida desapropriação indireta da área de marinha, de que se dizem, respectivamente, promitentes compradores e proprietário, registrados no 9.º Ofício do Registro de Imóveis. Os autores reconhecem, expressamente, que a área é em sua totalidade constituída por terrenos de marinha, mas pretendem que, sendo a transcrição de que se dizem titulares anterior à data em que o SPU (Secretaria do Patrimônio da União) demarcou a linha de preamar média no local onde se acham esses imóveis, os interessados teriam direito ao seu domínio útil, cabendo à União, apenas, o seu domínio direto. Acerca desta questão, a equipe indagou a GRPU, por meio do Ato de Requisição de n.º 07/2000, de e, em resposta, obteve a seguinte declaração, que consta do Ofício n.º 751 GRPU/GAB/RJ, fls. 273/274 Volume 1, datado de : O procedimento administrativo n.º /73 tratou da determinação da linha preamar médio de na Baixa de Guaratiba, no trecho que se inicia no KM 23 da Estrada de Barra de Guaratiba e vai até a Ponta da Estrada da Matriz sobre o Rio Piraquê, neste Estado. Adotadas à época todas as providências legais cabíveis, foi o processo concluído, com a demarcação objetivada, e determinado o seu arquivamento em Quanto ao pleito do Espólio de Maria Aparecida Guimarães Altílio, está informado no processo, às fls. 56, que o mesmo foi indeferido, face ao interesse manifestado pelo Ministério do Exército, que recebeu a área objeto do pleito conforme Termo de Entrega de , lavrado às fls. 39/40 do livro nº 8 de Entrega da DSPU. Tanto o Espólio, quanto a Cia. de

7 Lançamentos e Construções e Engenharia, em razão da demarcação, ajuizaram ação ordinária de indenização compulsória, medida esta julgada improcedente por sentença de Terrenos nacionais da Barra da Tijuca Interessado 1: Lincoln Princivalli de Almeida Campos Interessado 2: Barra da Tijuca Imobiliária S.A. Interessado 3 : Carvalho Hosken S.A antiga Barra da Tijuca Imobiliária S.A. N.º Processo da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN): /93-19 Assunto: Gleba E da Barra da Tijuca A questão inicial referia-se ao aforamento da Gleba E, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, em nome da Barra da Tijuca Imobiliária S.a, cujo Termo de Constituição de Aforamento, celebrado em , veio a ser anulado pela Procuradoria da Fazenda Nacional, no processo /90-72, por conta do descumprimento do art. 100, alínea d, do Decreto-lei n.º 9.760/46, in verbis: A aplicação do regime de aforamento a terras da União, quando autorizada na forma deste Decreto-lei, compete ao SPU, sujeita, porém, à prévia audiência:... d) das Prefeituras Municipais, quando se tratar de terreno situado em zona que esteja sendo urbanizada. A Barra da Tijuca Imobiliária S.A. recorreu daquela decisão, motivando manifestação da PGFN em , mantendo o seu despacho anterior, com a aprovação do Exmo Sr. Ministro da Fazenda, que indeferiu o recurso impetrado, em Paralelamente, a interessada (Barra da Tijuca Imobiliária) ingressou com Medida Cautelar junto à Justiça Federal do Rio de Janeiro, pleiteando e obtendo liminar do juízo da 20.ª Vara Federal, no sentido e sustar os efeitos da decisão inicial da PGFN. Posteriormente, em aquele Juízo proferiu sentença julgando procedente o pedido da interessada, reconhecendo a nulidade do Ato de Desconstituição do Aforamento da Gleba E, restabelecendo definitivamente todos os seus termos e efeitos, condenando a União ao pagamento das perdas e danos por lucros cessantes. Diante desses fatos, a equipe indagou a GRPU sobre o aludido processo, por meio do Ato de Requisição de n.º 06/2000, de (fls. 266/267, volume 1) e, em resposta, obteve a seguinte declaração, constante do Ofício n.º 731 GRPU/GAB/RJ, fls. 268/269 (fls. 268 ),

8 datado de : Tendo em vista que os processos se encontram na Divisão de Apoio Técnico- CISET- MF/BSB, conforme comprovante de cargas COMPROT, em anexo, não foi possível fornecer as informações solicitadas. Em que pesem os desdobramentos deste caso na esfera judicial, sobre os quais esta equipe não dispõe de informações suficientes para tecer maiores considerações, fica evidente (item 87) que a questão inicial foi gerada pelo descumprimento, por parte da então DPU-RJ, do art. 100, alínea d do Decreto-lei n.º 9.760/ Além das falhas já apontadas, a equipe consigna que, em pesquisa no Sistema de Patrimônio da União foram encontrados imóveis alugados para atividades comerciais por valores inferiores aos praticados no mercado. 8. A equipe da Secex/RJ concluiu seu relatório com a seguinte proposta de encaminhamento: I) seja o presente relatório encaminhado, preliminarmente, à 8.ª SECEX, para: a) incorporação das propostas aqui formuladas em conjunto com o Relatório de Auditoria Operacional na SPU (TC /1999-9), realizada por aquela Unidade, visando evitar duplicidade ou divergência de entendimentos; b) ciência, para fins de análise em conjunto com as respectivas contas, de que, no âmbito da GRPU/RJ, não foi identificado o cumprimento às seguintes determinações efetuadas à Secretaria do Patrimônio da União - SPU, constantes da Decisão n.º 308/98-1 ª Câmara : i) proceder à urgente atualização da base de dados do Sistema Integrado de Administração Patrimonial - SIAPA, de forma a eliminar as inconsistências existentes e propiciar uma cobrança mais eficiente ;... t) incrementar a realização de convênios com Estados e Prefeituras, com objetivo de auxiliar a atualização do cadastro do Patrimônio da União mediante o cruzamento de dados com os cadastros de imóveis estaduais/ municipais... II) nos termos do art. 43, I, da Lei n.º 8.443/92, e no art. 194, II, do Regimento Interno desta Corte, sejam efetuadas junto à Gerência Regional do Patrimônio da União no Rio de Janeiro - GRPU/RJ, na pessoa do seu Responsável, Sr. Elso do Couto e Silva, determinações para a adoção de providências com vistas a:

9 a) promover recenseamento dos imóveis de interesse do Patrimônio da União no Estado do Rio de Janeiro (próprios nacionais e imóveis dominiais), visando a atualização dos registros cadastrais específicos e o controle da arrecadação da receita patrimonial imobiliária; b) cumprir as determinações do art. 100 do Decreto-lei n.º 9.760/46, que estabelece a necessidade de realizar audiências prévias de órgãos específicos, nos processos de Constituição de Aforamento; c) implementar programa de capacitação técnica dos servidores atualmente lotados na Gerência Regional do Patrimônio da União no Estado do Rio de Janeiro, com vistas a maximizar o aproveitamento da mão-de-obra existente e melhorar o desempenho e a eficiência na área fim da Unidade; d) promover em conjunto com a DAMF/RJ ajustes no sistema COMPROT que permitam a extração de relatórios gerenciais periódicos sobre a autuação e tramitação dos processos/documentos da Unidade, informando entre outros dados relevantes, a quantidade de processos, natureza/tipo e localização; e) realizar o acompanhamento sistemático dos processos encaminhados à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional para inscrição na Dívida Ativa, no sentido de viabilizar o efetivo monitoramento das receitas/perdas patrimoniais imobiliárias da União no âmbito do Estado do Rio de Janeiro; f) promover a atualização dos valores dos aluguéis dos próprios nacionais em conformidade com os valores de mercado; g) adotar as providências cabíveis quanto às questões orçamentárias/financeiras, no sentido de resolver o problema de carência de material permanente e de consumo, imprescindível ao cumprimento das atribuições constitucionais da Entidade; e h) propiciar maior eficiência à fiscalização e ao controle do patrimônio da União, de forma a coibir as ocupações irregulares, aluguéis com valores irrisórios, construções e aterros ilegais em terrenos de marinha, bem como preservar adequadamente imóveis sob sua jurisdição. III) seja o presente processo, após apreciação desta Corte, apensado às contas da Gerência Regional do Patrimônio da União no Rio de Janeiro - GRPU/RJ, referente ao exercício 2000, na forma do art. 27, da Resolução n.º 136/ TCU;

10 IV) seja o TC / apensado ao presente Relatório de Auditoria, conforme art. 27. da Resolução n.º 136/ TCU. 9. As propostas foram aprovadas pela Diretora Interina da 1ª Diretoria Técnica e pelo Secretário da Secex/RJ. 10. Determinei o envio dos autos à então 8ª Secex, atual 2ª Secex, para pronunciamento quanto ao item I da proposta. Aquela Unidade Técnica, em resposta, propôs o prosseguimento do feito, haja vista a inexistência de duplicidade de entendimento ou de divergência entre as propostas da Secex/RJ e aquelas constantes do relatório de auditoria operacional conduzido pela 2ª Secex (TC /2000-5). Voto do Ministro Relator: A execução do trabalho de auditoria que trago à deliberação desta Câmara foi concomitante com a realização de auditoria operacional na Secretaria do Patrimônio da União, a cargo da 2ª Secex, ainda não apreciada pelo Tribunal. 2. Ao contrário do trabalho coordenado pela 2ª Secex, mais abrangente, a presente auditoria focalizou aspectos específicos ligados à operação da Gerência Regional de Patrimônio da União no Rio de Janeiro, com o objetivo de avaliar o controle exercido por aquela unidade sobre o patrimônio público de sua responsabilidade. 3. Foram constatadas deficiências de diversas naturezas. Às questões administrativas, como a necessidade de promover melhorias na qualificação técnica dos servidores lotados naquela unidade, somam-se procedimentos em desacordo com a lei, cobrança de aluguéis em valores inferiores aos de mercado, fragilidades no acompanhamento dos processos encaminhados à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Assim, considero pertinentes as propostas de determinação, por abordarem de forma adequada todos esses pontos. Excetuo, apenas, a última determinação proposta pela equipe, por considerá-la excessivamente genérica. 4. Para esclarecimento ao Procurador Regional da República no Estado do Rio de Janeiro quanto às questões por ele levantadas concernentes ao patrimônio da União naquele estado, considero oportuno encaminhar cópia do decisão, bem como do relatório e voto que a fundamentam, esclarecendo-se que os demais pontos estão sendo tratados no TC /2000-5, que se encontra em meu Gabinete em fase final de análise, e serão respondidos oportunamente, quando de sua apreciação pelo Tribunal. 5. Deixo de acolher a proposta de apensamento do presente processo às contas da GPRU/RJ, exercício de 2000, por considerar que as determinações propostas não terão

11 repercussão nas contas da entidade. 6. Quanto ao apensamento a este processo do TC /2000-4, esclareço que já foi realizado. Diante do exposto, acolhendo com os ajustes mencionados as propostas da SECEX/RJ, voto por que o Tribunal aprove a Decisão que ora submeto à Primeira Câmara. TCU, Sala das Sessões, em 11 de setembro de MARCOS VINICIOS VILAÇA Interessados: Responsável: Elso do Couto e Silva Decisão: A 1ª Câmara, diante das razões expostas pelo Relator, e com base no artigo 43, inciso I, da Lei nº 8.443/92 c/c o artigo 194, inciso II, do Regimento Interno, DECIDE: determinar à Gerência Regional do Patrimônio da União no Estado do Rio de Janeiro- GRPU/RJ que: a) promova o recenseamento dos imóveis de interesse do Patrimônio da União no Estado do Rio de Janeiro (próprios nacionais e imóveis dominiais), visando a atualização dos registros cadastrais específicos e o controle da arrecadação da receita patrimonial imobiliária; b) dê cumprimento às determinações do art. 100 do Decreto-lei n.º 9.760/46, que estabelece a necessidade de realizar audiências prévias de órgãos específicos, nos processos de Constituição de Aforamento; c) adote providências no sentido de implementar, se ainda não o fez, programa de capacitação técnica dos servidores atualmente lotados na Gerência Regional do Patrimônio da União no Estado do Rio de Janeiro, com vistas a maximizar o aproveitamento da mão-deobra existente e melhorar o desempenho e a eficiência na área fim da Unidade; d) promova, em conjunto com a DAMF/RJ, se ainda não o fez, ajustes no sistema COMPROT que permitam a extração de relatórios gerenciais periódicos sobre a autuação e tramitação dos processos/documentos da Unidade, informando entre outros dados relevantes, a quantidade de processos, natureza/tipo e localização;

12 e) realize o acompanhamento sistemático dos processos encaminhados à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional para inscrição na Dívida Ativa, no sentido de viabilizar o efetivo monitoramento das receitas/perdas patrimoniais imobiliárias da União no âmbito do Estado do Rio de Janeiro; f) promova a atualização dos valores dos aluguéis dos próprios nacionais em conformidade com os valores de mercado; g) adote, se ainda não o fez, as providências cabíveis quanto às questões orçamentárias/financeiras, no sentido de resolver o problema de carência de material permanente e de consumo; determinar à Secretaria Federal de Controle Interno que promova o acompanhamento das determinações constantes do item 8.1 acima, dando ciência ao Tribunal, no prazo máximo de 90 dias, das providências adotadas pela GRPU/RJ; encaminhar cópia desta decisão, bem como do relatório e voto que a fundamentam, ao Procurador Regional da República no Estado do Rio de Janeiro, para ciência das questões relativas ao espólio da Barra de Guaratiba e dos terrenos nacionais da Barra da Tijuca, esclarecendo-se aquela autoridade que os outros pontos do expediente que enviou ao TCU serão oportunamente respondidos, quando do julgamento do TC /2000-5; e Grupo: Grupo I Indexação: Relatório de Auditoria; Patrimônio da União; RJ; Arquivamento. Data da Aprovação: 18/09/2001 Unidade Técnica: SECEX-RJ - Secretaria de Controle Externo - RJ; Quorum: Ministros presentes: Walton Alencar Rodrigues (na Presidência), Marcos Vinicios Vilaça (Relator) e Guilherme Palmeira.

13 Ementa: Auditoria. Gerência Regional do Patrimônio da União no Estado do Rio de Janeiro. Avaliação do controle exercido pela entidade sobre o patrimônio público de sua responsabilidade. Ocorrência de falhas nos procedimentos de controle. Determinação. Remessa de cópia à Procuradoria da República RJ. Arquivamento. Data DOU: 24/09/2001 Número da Ata: 32/2001 Entidade: Entidade: Gerência Regional do Patrimônio da União no Estado do Rio de Janeiro-GRPU/RJ Processo: / Ministro Relator: MARCOS VINICIOS VILAÇA;

INDEXAÇÃO Levantamentos de Auditoria; CEFET; RJ; Obra Pública; Execução Parcial de Obras e Serviços; Pagamento Antecipado;

INDEXAÇÃO Levantamentos de Auditoria; CEFET; RJ; Obra Pública; Execução Parcial de Obras e Serviços; Pagamento Antecipado; Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0065-09/00-1 Identidade do documento: Decisão 65/2000 - Primeira Câmara Ementa: Levantamento de Auditoria. Centro Federal de Educação Tecnológica RJ.

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Dados Materiais: Apenso: TC-009.212/1999-0. Assunto: Representação. Colegiado: Plenário. Classe: Classe VII

Tribunal de Contas da União. Dados Materiais: Apenso: TC-009.212/1999-0. Assunto: Representação. Colegiado: Plenário. Classe: Classe VII Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Apenso: TC-009.212/1999-0 Assunto: Representação. Colegiado: Plenário Classe: Classe VII Sumário: Representação formulada pelo Ministério Público Federal. Inquérito

Leia mais

Interessados: RESPONSÁVEIS: João Paulo Bastos Hildebrandt e Paulo Macedo de Carvalho Mesquita

Interessados: RESPONSÁVEIS: João Paulo Bastos Hildebrandt e Paulo Macedo de Carvalho Mesquita Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0054-06/99-1 Identidade do documento: Acórdão 54/1999 - Primeira Câmara Ementa: Tomada de Contas. Centro Psiquiátrico Pedro II. Exercício de 1997. Garantias

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 271/97 - Segunda Câmara - Ata 16/97 Processo TC nº 012.895/94-6. Responsável: Júlio Maito Filho, Presidente. Entidade: Conselho Regional dos Representantes

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0230-12/00-P. Identidade do documento: Decisão 230/2000 - Plenário

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0230-12/00-P. Identidade do documento: Decisão 230/2000 - Plenário Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0230-12/00-P Identidade do documento: Decisão 230/2000 - Plenário Ementa: Acompanhamento. Programa Nacional de Desestatização. Outorga de concessões

Leia mais

GRUPO I - CLASSE VII - PLENÁRIO TC-002.612/2015-1 Natureza: Administrativo Interessado: Tribunal de Contas da União

GRUPO I - CLASSE VII - PLENÁRIO TC-002.612/2015-1 Natureza: Administrativo Interessado: Tribunal de Contas da União TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO TC 002.62/205- GRUPO I - CLASSE VII - PLENÁRIO TC-002.62/205- Natureza: Administrativo Interessado: Tribunal de Contas da União SUMÁRIO: ADMINISTRATIVO. PROJETO DE INSTRUÇÃO

Leia mais

Entidade: Superintendência Regional da Receita Federal da 10ª Região Fiscal

Entidade: Superintendência Regional da Receita Federal da 10ª Região Fiscal Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0285-19/01-P Identidade do documento: Decisão 285/2001 - Plenário Ementa: Acompanhamento. Outorga de permissão da Estação Aduaneira em Novo Hamburgo

Leia mais

INDEXAÇÃO Representação; MRE; Contrato; Pagamento Antecipado; Auditoria; Diárias; Passagem Aérea;

INDEXAÇÃO Representação; MRE; Contrato; Pagamento Antecipado; Auditoria; Diárias; Passagem Aérea; Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0245-12/00-P Identidade do documento: Decisão 245/2000 - Plenário Ementa: Representação formulada por Equipe de Auditoria do TCU. Possíveis irregularidades

Leia mais

INDEXAÇÃO Representação; Licitação; INPI; Concorrência; Edital; Capacidade Técnica; Atestado; Prestação de Serviços; Assistência Médica;

INDEXAÇÃO Representação; Licitação; INPI; Concorrência; Edital; Capacidade Técnica; Atestado; Prestação de Serviços; Assistência Médica; Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-1027-47/00-P Identidade do documento: Decisão 1027/2000 - Plenário Ementa: Representação formulada por licitante. Possíveis irregularidades praticadas

Leia mais

Entidade: Sociedade de Proteção à Infância e Maternidade de Bom Jesus de Itabapoana - SPIM/RJ

Entidade: Sociedade de Proteção à Infância e Maternidade de Bom Jesus de Itabapoana - SPIM/RJ Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0376-36/99-1 Identidade do documento: Acórdão 376/1999 - Primeira Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. Subvenção Social. MBES. Sociedade de Proteção

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 TCE-TO de 07 de março de 2012. Dispõe sobre o processo eletrônico no âmbito do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 TCE-TO de 07 de março de 2012. Dispõe sobre o processo eletrônico no âmbito do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 TCE-TO de 07 de março de 2012. Dispõe sobre o processo eletrônico no âmbito do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO TOCANTINS, no uso de

Leia mais

ANEXO IV REQUERIMENTO

ANEXO IV REQUERIMENTO 1 ANEXO IV REQUERIMENTO (Da CEANISTI Comissão Especial destinada a acompanhar a aplicação de leis de anistia) Requer o envio de Indicação ao Poder Executivo, visando a adoção de providências relativas

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 92/96 - Plenário - Ata 08/96 Processo nº TC 016.033/94-9 Entidade: Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU. Interessado: Presidente da 50ª JCJ/RJ.

Leia mais

Portaria nº 335, de 30 de maio de 2006 D.O.U de 31/05/2006

Portaria nº 335, de 30 de maio de 2006 D.O.U de 31/05/2006 Portaria nº 335, de 30 de maio de 2006 D.O.U de 31/05/2006 Regulamenta o Sistema de Correição do Poder Executivo Federal, de que trata o Decreto nº 5.480, de 30 de junho de 2005. O MINISTRO DE ESTADO DO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 10/8/2015, Seção 1, Pág. 19. Portaria n 799, publicada no D.O.U. de 10/8/2015, Seção 1, Pág. 18. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 291/96 - Segunda Câmara - Ata 17/96 Processo nº TC 399.124/93-4 Responsável: Sebastião Fernandes Barbosa Entidade: Prefeitura Municipal de Minas Novas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA INSTRUÇÃO NORMATIVA SJU Nº 02/2014 Versão: 01 Data da Aprovação: 31/03/2014 Ato de Aprovação: Decreto Municipal Nº 075/2014 Unidade Responsável: Procuradoria Geral. I - FINALIDADE: A presente Instrução

Leia mais

Quanto ao órgão controlador

Quanto ao órgão controlador Prof. Ms. Cristian Wittmann Aborda os instrumentos jurídicos de fiscalização sobre a atuação dos Agentes públicos; Órgãos públicos; Entidades integradas na Administração Pública; Tem como objetivos fundamentais

Leia mais

Associação Matogrossense dos Municípios

Associação Matogrossense dos Municípios RESOLUÇÃO N.º 004/2010 Dispõe sobre a produção de normas e procedimentos para realização de auditorias internas e inspeções na Associação Matogrossense dos Municípios - AMM. A Presidência da Associação

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 446/95 - Plenário - Ata 40/95 Processo nº TC 020.528/94-9 Interessado: Representante da empresa Lynch Representações e Participações Ltda. Entidade:

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. (Alterada pelas Resoluções nº 65/2011 e 98/2013) RESOLUÇÃO Nº 20, DE 28 DE MAIO DE 2007.

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. (Alterada pelas Resoluções nº 65/2011 e 98/2013) RESOLUÇÃO Nº 20, DE 28 DE MAIO DE 2007. CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO (Alterada pelas Resoluções nº 65/2011 e 98/2013) RESOLUÇÃO Nº 20, DE 28 DE MAIO DE 2007. Regulamenta o art. 9º da Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993 e

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 111/97 - Plenário - Ata 09/97 Processo nº TC 0l5.766/96-9. Interessado: Identidade preservada. Entidade: Superintendência da Zona Franca de Manaus -

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2006 PROCESSO Nº : 54150.000243/2007-38 UNIDADE AUDITADA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 273, de 14.09.2010

RESOLUÇÃO Nº 273, de 14.09.2010 RESOLUÇÃO Nº 273, de 14.09.2010 (Processo nº 10342/2010) (O Presidente do Tribunal, no uso de suas atribuições legais e regimentais, apresenta diversas considerações e submete ao Pleno desta Corte proposta

Leia mais

CONGRESSO NACIONAL COMISSÃO MISTA DE PLANOS, ORÇAMENTOS PÚBLICOS E FISCALIZAÇÃO PARECER N.º, DE 2012

CONGRESSO NACIONAL COMISSÃO MISTA DE PLANOS, ORÇAMENTOS PÚBLICOS E FISCALIZAÇÃO PARECER N.º, DE 2012 PARECER N.º, DE 2012 Da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) sobre o Ofício nº 14, de 2012 CN, que Encaminha ao Congresso Nacional o Relatório de Resultados e Impactos Exercício

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PORTARIA Nº 693, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2014

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PORTARIA Nº 693, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PORTARIA Nº 693, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2014 Estabelece regras e critérios de execução e monitoramento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 307/98 - Plenário - Ata 19/98 Processo TC nº 014.188/97-0 Interessado: Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Entidade:

Leia mais

CONTROLE PATRIMONIAL ÍNDICE

CONTROLE PATRIMONIAL ÍNDICE ÍNDICE 00 FOLHA 01 05/98 ASSUNTO FOLHA GENERALIDADES 01 01/02 NORMAS GERAIS 02 01/01 SOLICITAÇÃO DE BENS MÓVEIS 03 01/01 CADASTRAMENTO E TOMBAMENTO DE BENS MÓVEIS 04 01/02 CONTROLE DA MOVIMENTAÇÃO DE BENS

Leia mais

1ª PARTE LEIS E DECRETOS 2ª PARTE ATOS ADMINISTRATIVOS COMANDANTE DO EXÉRCITO

1ª PARTE LEIS E DECRETOS 2ª PARTE ATOS ADMINISTRATIVOS COMANDANTE DO EXÉRCITO 1ª PARTE LEIS E DECRETOS Sem alteração. 2ª PARTE ATOS ADMINISTRATIVOS COMANDANTE DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 813, DE 28 DE SETEMBRO DE 2012. Aprova as Normas para a Realização das Atividades de Auditoria e

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça Conselho Nacional de Justiça PROCEDIMENTO DE CONTROLE ADMINISTRATIVO Nº 200910000039388 RELATOR: REQUERENTE: REQUERIDO: CONSELHEIRO JOSÉ ADONIS CALLOU DE ARAÚJO SÁ JOSÉ FERREIRA LEITE, MARCELO SOUZA DE

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 187/96 - Plenário - Ata 14/96 Processo nº TC 011.152/94-0 - Sigiloso Interessado: Deputado Estadual Wagner Siqueira, membro da Assembléia Legislativa

Leia mais

RESOLUÇÃO N 08/2013 TCE, DE 23 DE ABRIL DE 2013

RESOLUÇÃO N 08/2013 TCE, DE 23 DE ABRIL DE 2013 RESOLUÇÃO N 08/2013 TCE, DE 23 DE ABRIL DE 2013 Dispõe sobre os procedimentos a serem adotados em auditoria operacional no âmbito do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte. O TRIBUNAL DE CONTAS

Leia mais

NORMA DE AUTUAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS - NOR 206

NORMA DE AUTUAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS - NOR 206 MANUAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS COD. 200 ASSUNTO: AUTUAÇÃO, MOVIMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 109/2013, de 01/07/2013 VIGÊNCIA: 01/07/2013 NORMA DE AUTUAÇÃO E CONTROLE

Leia mais

TOMADA DE CONTAS ESPECIAL

TOMADA DE CONTAS ESPECIAL TOMADA DE CONTAS ESPECIAL COMPARATIVO ENTRE A IN TCU Nº 13/1996 E A IN TCU Nº 56/2007 IN TCU Nº 13/1996 IN TCU Nº 56/2007 Art. 1º Diante da omissão no dever de prestar contas, da não comprovação da Aplicação

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL 1 RESOLUÇÃO Nº 261, DE 2013 (Autoria do Projeto: Vários Deputados) Insere dispositivos no Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal para criar a Comissão de Fiscalização, Governança,

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2006 PROCESSO Nº : 08700.000687/2007-82 UNIDADE AUDITADA

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 114/2013/TCE-RO

RESOLUÇÃO N. 114/2013/TCE-RO RESOLUÇÃO N. 114/2013/TCE-RO Dá nova redação ao artigo 86 e revoga o 1º do artigo 247 e o inciso XII do artigo 187, todos do Regimento Interno do TCE/RO, relativos à vista, carga e devolução de processos

Leia mais

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 Publicado no DOE(Pa) de 02.04.13. Institui o Programa de Parcerias Público-Privadas PPP/PA e regulamenta o Conselho Gestor de Parcerias Público- Privadas do Estado

Leia mais

Estado do Rio de Janeiro PODER JUDICIÁRIO Conselho da Magistratura

Estado do Rio de Janeiro PODER JUDICIÁRIO Conselho da Magistratura Processo nº: 0061537-72.2012.8.19.0001 Suscitante: Cartório do 9º Ofício de Registro de Imóveis da Capital/RJ Interessado: Octávio José Ferreira da Silva Relator: Desembargador MARCUS BASÍLIO REEXAME NECESSÁRIO.

Leia mais

PROCURADOR-GERAL DO TCU LUCAS ROCHA FURTADO

PROCURADOR-GERAL DO TCU LUCAS ROCHA FURTADO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO E O CONTROLE DAS AGÊNCIAS REGULADORAS PROCURADOR-GERAL DO TCU LUCAS ROCHA FURTADO Palestra proferida no I Fórum Brasileiro sobre as Agências Reguladoras, Brasília, 05 de abril

Leia mais

HOMOLOGADO EM 27/03/2007

HOMOLOGADO EM 27/03/2007 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Haustin Caster Vieira Sandes UF: SP ASSUNTO: Consulta sobre o reconhecimento do Programa de Formação Pedagógica de Docentes, ministrado

Leia mais

CÓPIA MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais

CÓPIA MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais Fl. 2 MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais PORTARIA CARF Nº 64, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015. Dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos do Conselho Administrativo de Recursos

Leia mais

ANEXO 1 REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM CAPÍTULO I DA NATUREZA, FINALIDADE, SEDE E FORO

ANEXO 1 REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM CAPÍTULO I DA NATUREZA, FINALIDADE, SEDE E FORO ANEXO 1 REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM CAPÍTULO I DA NATUREZA, FINALIDADE, SEDE E FORO Art. 1º - A Comissão Nacional de Residência em Enfermagem - Conarenf, criada pela

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA IN

INSTRUÇÃO NORMATIVA IN Quinta-feira, 15 de Março de 2012 Ano XVIII - Edição N.: 4030 Poder Executivo Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação - Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos INSTRUÇÃO NORMATIVA

Leia mais

PORTARIA Nº 102 DE 14 DE JUNHO DE 2011

PORTARIA Nº 102 DE 14 DE JUNHO DE 2011 ESTADO DE PERNAMBUCO PROCURADORIA GERAL DO ESTADO PORTARIA Nº 102 DE 14 DE JUNHO DE 2011 O PROCURADOR GERAL DO ESTADO, no exercício de suas atribuições legais, para fins de uniformizar procedimentos relativos

Leia mais

Representante do Ministério Público: JATIR BATISTA DA CUNHA;

Representante do Ministério Público: JATIR BATISTA DA CUNHA; Tribunal de Contas da União Representante do Ministério Público: JATIR BATISTA DA CUNHA; Assunto: Recurso de Reconsideração. Acórdão: VISTOS, relatados e discutidos estes autos de recurso de reconsideração

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO ABRACO 00 de 0 OBJETIVO Esta norma estabelece a sistemática adotada pela Associação Brasileira de Corrosão ABRACO para o funcionamento do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção.

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 720/97 - Segunda Câmara - Ata 36/97 Processo TC nº 200.280/96-1. Unidade Jurisdicionada: Superintendência Estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2006 PROCESSO Nº : 25160.000544/2007-44 UNIDADE AUDITADA

Leia mais

Interessados: Responsável: Francisco de Sousa Filho, ex-secretário Municipal de Turismo e Desporto

Interessados: Responsável: Francisco de Sousa Filho, ex-secretário Municipal de Turismo e Desporto Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0198-47/99-P Identidade do documento: Acórdão 198/1999 - Plenário Ementa: Tomada de Contas Especial. Prefeitura Municipal de Aquiraz CE. Desvio de recursos

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2006 PROCESSO Nº : 25106.000.849/2007-19 UNIDADE AUDITADA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE PERNAMBUCO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE PERNAMBUCO PODER JUDICIÁRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO Av. Agamenon Magalhães, 1.160 - Graças - 52010-904 Recife - PE Telefone: (81) 3194.9296 Fax (81) 3194.9301

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO AGRAVO DE INSTRUMENTO N. 0044606-60.2014.4.01.0000/GO (d) R E L A T Ó R I O

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO AGRAVO DE INSTRUMENTO N. 0044606-60.2014.4.01.0000/GO (d) R E L A T Ó R I O 21 100 PODER JUDICIÁRIO R E L A T Ó R I O O Exmo. Sr. Desembargador Federal JIRAIR ARAM MEGUERIAN (Relator): Trata-se de agravo de instrumento interposto pela Associação Aparecidense de Educação, mantenedora

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de /5/011, Seção 1, Pág.11. Portaria n 500, publicada no D.O.U. de /5/011, Seção 1, Pág.9. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015. Art. 1º Aprovar, na forma do Anexo, a Norma de Capacitação de Servidores da APO.

RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015. Art. 1º Aprovar, na forma do Anexo, a Norma de Capacitação de Servidores da APO. RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015 A DIRETORIA EXECUTIVA DA AUTORIDADE PÚBLICA OLÍMPICA APO, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso XIV do Parágrafo Segundo da Cláusula Décima Quinta

Leia mais

O COLÉGIO DE PROCURADORES DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições legais; e

O COLÉGIO DE PROCURADORES DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições legais; e RESOLUÇÃO Nº 20/2004 - CPJ Cria a CENTRAL DE ACOMPANHAMENTO DE INQUÉRITOS POLICIAIS E CONTROLE EXTERNO DA ATIVIDADE POLICIAL, no âmbito do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e dá outras providências.

Leia mais

PARECER - PROCESSO DE CONTAS ANUAL - AUDIN

PARECER - PROCESSO DE CONTAS ANUAL - AUDIN PARECER - PROCESSO DE CONTAS ANUAL - AUDIN TIPO DE AUDITORIA: Avaliação do Processo de Contas da Entidade Fase de Apuração: exercício 2010 Unidade: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Leia mais

Assunto: Denúncia sobre possíveis irregularidades na doação de aparas de papel.

Assunto: Denúncia sobre possíveis irregularidades na doação de aparas de papel. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 74/97 - Plenário - Ata 06/97 Processo nº TC 016.626/94-0 (Sigiloso) Responsável: Ary Cícero de Moraes Ribeiro, ex-diretor-geral. Interessado: Antônio

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO 1 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA ANUAL DE CONTAS TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2008 PROCESSO Nº

Leia mais

RELATÓRIO DE AUDITORIA RA 01/2016

RELATÓRIO DE AUDITORIA RA 01/2016 TIPO DE AUDITORIA: ACOMPANHAMENTO EXERCÍCIO/PERÍODO: 2015-2016 UNIDADE AUDITADA: PRÓ-REITORIA ADMINISTRAÇÃO RELATÓRIO DE AUDITORIA RA 01/2016 1) ESCOPO DOS EXAMES Os trabalhos de auditoria acerca da regularidade

Leia mais

Minuta de Termo de Referência

Minuta de Termo de Referência Minuta de Termo de Referência Contratação de serviço para elaboração do mapeamento, análise, propostas e implantação de melhorias nos processos de trabalho da Coordenadoria Geral de Licenciamento Ambiental

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 022/2011, DE 28 DE ABRIL DE 2011 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 022/2011, DE 28 DE ABRIL DE 2011 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Secretaria Geral RESOLUÇÃO Nº 022/2011, DE 28 DE ABRIL DE 2011 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG O Conselho

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 146/93 - Plenário - Ata 15/93 Processo nº TC 014.317/92-3 Responsáveis: Lafaiete Coutinho Torres (Presidente da CEF) e o Superintendente da CEF no Estado

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 374/94 - Plenário - Ata 24/94 Processo nº TC 014.243/93-8 Interessado: Laboratório Universal - Pesquisas e Análises Clínicas Ltda. Órgão: Secretaria

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 03 DE 28 DE JANEIRO DE 2016

RESOLUÇÃO nº 03 DE 28 DE JANEIRO DE 2016 Resolução nº 03/2016 Pág. 1 de 06 RESOLUÇÃO nº 03 DE 28 DE JANEIRO DE 2016 Aprova Regulamento do Colegiado do Curso de Engenharia de Controle e Automação/CEng. A Presidente do Conselho do Ensino, da Pesquisa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ RESOLUÇÃO Nº 17/CEPE, DE 03 DE MAIO DE 2006 Aprova normas para os cursos de especialização da Universidade Federal do Ceará. O Reitor da UNIVERSIDADE

Leia mais

PORTARIA TRT 18ª GP/DG/SCJ Nº 001/2013 O DESEMBARGADOR-PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA DÉCIMA OITAVA REGIÃO, no uso de suas

PORTARIA TRT 18ª GP/DG/SCJ Nº 001/2013 O DESEMBARGADOR-PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA DÉCIMA OITAVA REGIÃO, no uso de suas PORTARIA TRT 18ª GP/DG/SCJ Nº 001/2013 O DESEMBARGADOR-PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA DÉCIMA OITAVA REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que o avanço tecnológico,

Leia mais

INDEXAÇÃO Tomada de Contas Especial; CEF; Adiantamento a Título de Empréstimo; Alegações de Defesa Rejeitadas; Prazo; Recolhimento; Débito;

INDEXAÇÃO Tomada de Contas Especial; CEF; Adiantamento a Título de Empréstimo; Alegações de Defesa Rejeitadas; Prazo; Recolhimento; Débito; Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0029-06/01-2 Identidade do documento: Decisão 29/2001 - Segunda Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. CEF. Concessão irregular de crédito e adiantamento

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE PARNAMIRIM Casa Antônio Lustosa de Oliveira Cabral CNPJ n.º 35.446.376/0001-09

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE PARNAMIRIM Casa Antônio Lustosa de Oliveira Cabral CNPJ n.º 35.446.376/0001-09 LEI N.º 741/2009 EMENTA: Dispõe sobre a instituição do Sistema de Controle Interno SCI do Poder Legislativo Municipal, cria o Órgão Central do SCI e dá outras providências. A MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE-SUS/BH -------------------------------------------------------------------------

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE-SUS/BH ------------------------------------------------------------------------- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE-SUS/BH ------------------------------------------------------------------------- Nos termos do art. 21 do Decreto 8869 de 19 de agosto de 1996, o Regimento Interno da Junta

Leia mais

DECRETO Nº 15.114,DE 8 DE JANEIRO DE 2013 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

DECRETO Nº 15.114,DE 8 DE JANEIRO DE 2013 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DECRETO Nº 15.114,DE 8 DE JANEIRO DE 2013 Disciplina a celebração de convênios e operações de crédito com previsão de ingresso de recursos financeiros que beneficiem órgãos e entidades da Administração

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA ANUAL DE CONTAS TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2008 PROCESSO Nº

Leia mais

ACÓRDÃO N H,' -, j/2009 - TCE - 2a CÂMARA

ACÓRDÃO N H,' -, j/2009 - TCE - 2a CÂMARA SECRETARIA DO PUENü Certifico e dou fé que a presente publicada no Boletim Oficial d data de circuiaçáo_em_; ^. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO TüCAiV 1 UNS Assinatura/Matricula ACÓRDÃO N H,' -, j/2009

Leia mais

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL JUNTO ao IFC

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL JUNTO ao IFC ORDEM DE SERVIÇO CONJUNTA Nº 01/GR/PF-IFC, de 04 DE DEZEMBRO DE 2013. O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE E O PROCURADOR-CHEFE DA PROCURADORIA FEDERAL JUNTO AO IF

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 343/93 - Plenário - Ata 33/93 Processo nº TC 008.731/93-4 Interessado: Ministro Jutahy Magalhães Júnior Órgão: Ministérios do Bem-Estar Social. Relator:

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça Conselho Nacional de Justiça PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N. 200810000017819 RELATOR : CONSELHEIRO JOSÉ ADONIS CALLOU DE ARAÚJO SÁ REQUERENTE : MINISTÉRIO PÚBLICO JUNTO AO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS

Leia mais

PARECER Nº, DE 2012. RELATOR: Senador EDUARDO AMORIM I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2012. RELATOR: Senador EDUARDO AMORIM I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2012 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, ao Diversos nº 42, de 1997 (Aviso nº 461-SGS-TCU, de 24 de julho de 1997, na origem), que encaminha ao Senado Federal cópia de Decisão adotada pelo

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 152 - Data 17 de junho de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA.

Leia mais

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ARACATI, no uso de suas atribuições legais, conforme lhe confere a Lei Orgânica do Município, e

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ARACATI, no uso de suas atribuições legais, conforme lhe confere a Lei Orgânica do Município, e DECRETO Nº 063/2013-GP. Regulamenta e implementa a Lei Complementar Federal n 123 de 14 de Dezembro de 2006 e a Lei Geral Municipal da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte n 216, de 18 de dezembro

Leia mais

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR Data: 6 de Dezembro de 2011 Horário: 13:00 às 17:00 horas (hora de Brasília) Nome: e-mail: Nota: INSTRUÇÕES Você deve responder a todas as questões. O total máximo de pontos da prova é de 100 pontos (100%),

Leia mais

INSTRUÇÃO Nº 402, DE 27 DE JANEIRO DE 2004

INSTRUÇÃO Nº 402, DE 27 DE JANEIRO DE 2004 Ministério da Fazenda Comissão de Valores Mobiliários INSTRUÇÃO Nº 402, DE 27 DE JANEIRO DE 2004 Estabelece normas e procedimentos para a organização e o funcionamento das corretoras de mercadorias. O

Leia mais

2006-02-17 - PGT-CCR-67-2006

2006-02-17 - PGT-CCR-67-2006 Processo-PGT-CCR - 67/2006 Interessado 1: Ofícios de Uberlândia e Juiz de Fora(PRT 3ª Região) Interessado 2: PRT 3ª Região Assunto: Conflitos de atribuições entre Ofício e Sede (3ª Região) VOTO I - RELATÓRIO

Leia mais

A ATUAÇÃO DA AUDITORIA INTERNA E DA CGU E O PROCESSO ANUAL DE CONTAS. Novembro - 2011

A ATUAÇÃO DA AUDITORIA INTERNA E DA CGU E O PROCESSO ANUAL DE CONTAS. Novembro - 2011 A ATUAÇÃO DA AUDITORIA INTERNA E DA CGU E O PROCESSO ANUAL DE CONTAS Novembro - 2011 1. A Auditoria Interna 1.1 Como é a distinção entre Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e o Controle

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 506/97 - Segunda Câmara - Ata 26/97 Processo TC nº 350.348/95-2. Responsáveis: Álvaro Ferreira Nobre (ex-presidente) e Adalberto Pereira Lima (ex-secretário).

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO A C Ó R D Ã O CMVTA PEDIDO FORMULADO PELA FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA AVALIADORES FEDERAIS FENASSOJAF PARA A ALTERAÇÃO DO PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 7º DA RESOLUÇÃO CSJT Nº

Leia mais

PARECER Nº 327/2013 - MPC

PARECER Nº 327/2013 - MPC PROCESSO Nº. 0310/2012 PARECER Nº 327/2013 - MPC ASSUNTO Prestação de Contas Exercício de 2011 ÓRGÃO Procuradoria-Geral do Município de Boa Vista PGMU e Fundo Especial da Procuradoria (FEPM) RESPONSÁVEIS

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 167/96 - Segunda Câmara - Ata 20/96 Processo nº TC 004.813/95-2 Responsável: Demósthenes Madureira de Pinho Filho Entidade: Instituto de Resseguros

Leia mais

Representante do Ministério Público: MARIA ALZIRA FERREIRA;

Representante do Ministério Público: MARIA ALZIRA FERREIRA; Tribunal de Contas da União Representante do Ministério Público: MARIA ALZIRA FERREIRA; Assunto: Consulta Colegiado: Plenário Classe: Classe III Sumário: Consulta formulada pela Presidência do Tribunal

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0103-13/00-1. Identidade do documento: Decisão 103/2000 - Primeira Câmara

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0103-13/00-1. Identidade do documento: Decisão 103/2000 - Primeira Câmara Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0103-13/00-1 Identidade do documento: Decisão 103/2000 - Primeira Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. Royalties. Prefeitura Municipal de Planalto

Leia mais

O Estado de São Paulo dispõe do Programa Estadual de Regularização de Núcleos Habitacionais - Cidade Legal, doravante denominado de Cidade Legal.

O Estado de São Paulo dispõe do Programa Estadual de Regularização de Núcleos Habitacionais - Cidade Legal, doravante denominado de Cidade Legal. O Estado de São Paulo dispõe do Programa Estadual de Regularização de Núcleos Habitacionais - Cidade Legal, doravante denominado de Cidade Legal. Em resumo, o programa fornece, mediante convênio de cooperação

Leia mais

POPULAR SEGUROS- COMPANHIA DE SEGUROS, S.A.

POPULAR SEGUROS- COMPANHIA DE SEGUROS, S.A. PROVEDOR DO CLIENTE Capítulo I - Enquadramento Artigo 1º - Objeto do presente documento Artigo 2º - Direito de apresentação de reclamações ao provedor Artigo 3º - Funções e autonomia do provedor Capítulo

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA FAZENDA CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-TRIBUTÁRIOTRIBUTÁRIO CONSELHO DE CONTRIBUINTES E RECURSOS FISCAIS

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA FAZENDA CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-TRIBUTÁRIOTRIBUTÁRIO CONSELHO DE CONTRIBUINTES E RECURSOS FISCAIS GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA FAZENDA CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-TRIBUTÁRIOTRIBUTÁRIO CONSELHO DE CONTRIBUINTES E RECURSOS FISCAIS ACÓRDÃO N o : 158/2012 REEXAME EXAME NECESSÁRIO N o : 3.163

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS Versão : 31 de dezembro de 2008 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO...3 2. ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL...3

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia Mecânica é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 170/2012 TCE/TO Pleno

RESOLUÇÃO Nº 170/2012 TCE/TO Pleno RESOLUÇÃO Nº 170/2012 TCE/TO Pleno 1. Processo nº: 12505/2011 (1 vol.) 2. Classe/Assunto: 3. Consulta / 5. Consulta acerca da legalidade do pagamento de despesas com internação de urgência do senhor João

Leia mais

DECRETO Nº 27.958, DE 16 DE MAIO DE 2007 DODF DE 17.05.2007

DECRETO Nº 27.958, DE 16 DE MAIO DE 2007 DODF DE 17.05.2007 DECRETO Nº 27.958, DE 16 DE MAIO DE 2007 DODF DE 17.05.2007 Aprova o Estatuto Social da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e dá outras providências. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.629, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2013

CIRCULAR Nº 3.629, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2013 CIRCULAR Nº 3.629, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2013 Aprova o regulamento de comunicação eletrônica de dados no âmbito do Sistema Financeiro Nacional (SFN). A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, em

Leia mais