Fevereiro 2016 PARTICIPANTES CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS ATENDIMENTOS POR RAMOS TOTAL DE ATENDIMENTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fevereiro 2016 PARTICIPANTES CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS ATENDIMENTOS POR RAMOS TOTAL DE ATENDIMENTOS"

Transcrição

1 Fevereiro 2016 CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS 10 PARTICIPANTES 298 ATENDIMENTOS POR RAMOS TOTAL DE ATENDIMENTOS 128

2 Curso Formação de Cuidador de Idosos 29 de fevereiro O Sescoop-RJ realizou o Curso a Formação de Cuidador de Idosos para nove cooperados da cooperativa União em Saúde. Cooperativa de Minas Gerais visita Sistema OCB/RJ 29 de fevereiro O Sistema OCB/Sescoop-RJ recebeu o presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam), Clemilson José Pereira. Localizada no município de Poço Fundo, sul de Minas Gerais, a Coopfam é um das principais produtoras de café da região. Atualmente, conta com a participação de mais de 320 sócios espalhados em aproximadamente 20 municípios mineiros.

3 OCB/RJ visita cooperativa 25 de fevereiro Representantes do Sistema OCB/RJ e da prefeitura de Maricá estiveram na Associação de Moradores da Cidade Alta, no bairro de Cordovil, Rio de Janeiro. O local é sede de atividades de cultura e lazer da comunidade e tem instalada uma cooperativa de costureiras. A visita fez parte da aproximação entre o Sistema OCB/RJ e a prefeitura de Maricá, para fomento do cooperativismo na cidade do litoral do estado do Rio de Janeiro. Encontro de representantes de Ramos é realizado 24 de fevereiro Sistema OCB/Sescoop-RJ realizou, na sede da instituição, o Encontro de Representantes dos Ramos Cooperativistas. O evento teve como objetivo promover o alinhamento de assuntos específicos ao cooperativismo fluminense. Assuntos como o papel da OCB e do Sescoop, a obrigatoriedade do registro da OCB/RJ e a análise de cenário do cooperativismo fluminense foram tratados no evento. Livro Rumos do Cooperativismo Financeiro no Brasil é lançado 23 de fevereiro O cooperativismo de crédito brasileiro está em contínuo crescimento. E isso está sendo retratado no livro Rumos do Cooperativismo Financeiro no Brasil, lançado durante a palestra O Novo ciclo do cooperativismo financeiro. O evento aconteceu no auditório da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amperj). A publicação é de autoria de Abelardo Duarte de Melo Sobrinho e Marden Marques Soares.

4 Workshop para Desenvolvimento de Lideranças 23 de fevereiro O Sescoop-RJ realizou o Workshop para Desenvolvimento de Lideranças para 20 cooperados da cooperativa Unimed Itaperuna em itaperuna/rj. Reunião Ordinária da diretoria da OCB/RJ 23 de fevereiro Foi realizada a reunião mensal da diretoria da OCB/RJ, na sede da instituição. Compareceram o presidente Marcos Diaz, o vice, Jorge Meneses, e os diretores Vinícius Mesquita, Dr. Carlos Alberto dos Santos Pêgo, Ângelo Galatoli, Ildecir Sias e Cláudio Meirelles. Cooperativismo in Rio se faz presente no Circuito Light Rio Antigo 21 de fevereiro Os arcos da Lapa foram palco da primeira edição do Cooperativismo in Rio em O evento realizado pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ em parceria com a Cooperativa dos Cuidadores de Idosos e Doentes Dependentes (Coopidade). O objetivo foi utilizar um dos princípios cooperativistas o interesse pela comunidade para divulgar o cooperativismo na cidade.

5 Cooperativismo na Praça agita Barra do Piraí 20 de fevereiro Foi a oportunidade de moradores de Barra do Piraí ficarem em dia com a saúde e beleza. Além disso, conheceram os benefícios do cooperativismo para o desenvolvimento da população. Tudo isso só foi possível com a realização de mais uma edição do Cooperativismo na Praça, realizado pela Unimed Centro Sul Fluminense, em parceria com o Sistema OCB/Sescoop-RJ, através do setor de Promoção Social. A iniciativa aconteceu na Praça Nilo Peçanha, localizada na região central do município Sul Fluminense. Curso de técnicas para cultivo agrícola é finalizado 19, 20, 21, 22 e 23 de fevereiro O setor de Monitoramento do Sescoop/RJ deu continuidade à série de visitas pelas cooperativas da região Centro Sul Fluminense. O analista do setor, Silvio Bruno, esteve em Itatiaia, onde se reuniu com representantes da Coopedi, e em Angra dos Reis, para conversas com dirigentes da Cooperar, Propescar e Educar. No município da Costa Verde também houve um encontro na Prefeitura. Mais cooperativas são visitadas no Centro Sul Fluminense 20 de fevereiro Cooperados da Cooperativa dos Produtores de Agricultura Familiar do Norte Fluminense (Coopass), participaram da segunda etapa do curso Técnicas de Produção para Cultivo Agrícola. A capacitação englobou os seguintes aspectos: preparo de solo, adubação, fertilização, noções de plasticultura, podas de árvores frutíferas, aplicação de produtos/diluição, compatibilidade e preparo de caldas.

6 Esportistas são homenageados em Mendes 19 de fevereiro A importância do esporte como agente transformador de cidadãos e fortalecimento da comunidade. Este foi o objetivo do evento II Destaques do Esporte Mendense, realizado pela cooperativa Sicoob Cremendes, pelo Hospital de Brinquedos de Mendes e o Sistema OCB/Sescoop-RJ. A ação, que premiou com medalhas 50 esportistas do município, mostrou também a força do movimento cooperativista, que une pessoas em busca de um ideal. Sescoop/RJ realiza visita técnica na Comvaca 19 de fevereiro Orientações quanto a gestão e a parte contábil foram o mote da reunião realizada entre a Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Vale do Carangola (Comvaca) e representantes do Sistema OCB/Sescoop-RJ, em Natividade. AGE da Coopercanol elege presidente e define rumos para a cooperativa 19 de fevereiro A cooperativa de Café do Norte Fluminense (Coopercanol) realizou a Assembleia Geral Extraordinária (AGE). Na ocasião, foi eleito José Ferreira como novo presidente da instituição. A reforma estatutária também foi outro item discutido e aprovado pelos cooperados.

7 Fomento ao cooperativismo em Maricá é tema de reunião 18 de fevereiro Uma reunião na sede do Sistema OCB/RJ, entre o presidente Marcos Diaz e o secretário-adjunto de Economia Solidária e Combate à Pobreza de Maricá, André Luiz Braga, estreitou ainda mais os laços para assinatura de um termo de parceria entre órgão que representa as cooperativas fluminenses e a prefeitura da cidade, localizada na Região dos Lagos. Mais quatro Registros Provisórios são entregues pela OCB/RJ 18 de fevereiro As Cooperativas de Consumo de Produtos Descartáveis para Bancários e Ex-Bancários (Cooplast); dos Bancários e Ex- Bancários da Cidade do Rio de Janeiro (Amasfen); dos Bancários e Ex-Bancários das Cidades de Nitéroi-São Gonçalo e Rio de Janeiro (Coopqualivida) somaram-se a de Transporte Fretamento Evento e Turismo Quarto Crescente (Coopquartocrescente) e terão, com o Registro Provisório, acesso a cursos, assessorias nas áreas contábil, jurídica e de gestão. Sescoop/RJ capacita contadores de cooperativas em Itaperuna 17 e 18 de fevereiro Em mais uma ação conjunta dos setores de Formação Profissional e Monitoramento, o Sescoop/RJ realizou, em Itaperuna, o curso Contabilidade para contadores de Cooperativas. O encontro possibilitou uma maior compreensão sobre os procedimentos contábeis, societários, fiscais e tributários aplicados nas sociedades cooperativas.

8 Curso Contabilidade para Contadores 17 e 18 de fevereiro O Sescoop-RJ realizou o Curso Contabilidade para Contadores para 10 cooperados das cooperativas Capil e Barcelos Ramos no auditório do Sistema OCB/Sescoop-RJ. Sescoop/RJ realiza visitas nas Cooperativas do Centro Sul Fluminense 17 de fevereiro O Setor de Monitoramento do Sescoop-RJ, representado pelo analista Silvio Bruno, esteve em oito cooperativas da região centro sul fluminense, entre os dias 27 de janeiro e 17 de fevereiro. Durante as reuniões foram discutidas a implantação dos Programas da Diretriz Nacional de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas POC (Programa de Orientação a Constituição), PAGC (Programa de Acompanhamento da Gestão de Cooperativas) e PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas). Um encontro com o secretário de meio ambiente do município de Mendes, André Luiz Mazoni, para constituição de uma cooperativa de catadores, também fez parte do roteiro.

9 Curso Exigências Legais e Procedimentos para Realização de Assembleias 16 de fevereiro O Sescoop-RJ realizou o Curso Exigências Legais e Procedimentos para Realização de Assembleias para 24 cooperados das cooperativas Coobancap, Coprerj, Coopeventos, Coopemaban, Coopcolsult, Cooplast, Coopuerj, Uniodonto Rj, Higibel, Coopbanfin e Amasfen no auditório do Sistema OCB/Sescoop-RJ. Curso Gestão de Materiais Recicláveis 08 e 12 de fevereiro O Sescoop-RJ realizou o Curso Gestão de Materiais Recicláveis para 21 cooperados da cooperativa Coopfuturo. Jovens de comunidades carentes são certificados pelo Sescoop/RJ 04 de fevereiro Cerca de 300 jovens se formaram em mais um curso promovido pelo Sescoop/RJ, em parceria com o Núcleo de Estudo e Ação Sobre o Menor (NEAM) e a cooperativa CoopcredEnsino. Os formandos são moradores da comunidade da Rocinha, em São Conrado, e do Cantagalo, em Copacabana. A entrega dos certificados aconteceu no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

10 Curso NR 35 Trabalho em Altura 04 e 05 de fevereiro O Sescoop-RJ realizou o Curso NR 35 Trabalho em Altura para 25 cooperados da cooperativa CERES. Sistema OCB/RJ na campanha Rio Cidade do Comércio Justo 04 de fevereiro O Sistema OCB/RJ está a todo vapor na Campanha Rio Cidade do Comércio Justo. Este e outros assuntos foram debatidos em reunião, na sede da Instituição. O encontro reuniu o presidente Marcos Diaz e seu assessor, Adelson Novaes, com representantes da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário SEDES, a diretora Ana Asti e a assessora Kátia Perobelli. FORMACOOP Módulo III Gestão Socioeconômica de Cooperativas 03 e 04 de fevereiro O Sescoop-RJ realizou o Workshop para Desenvolvimento de Lideranças para 46 cooperados das cooperativas Coop-Proalt, Coopbama, Macuco, Coopbama, Coopfribourg, Sumidouro, Coopass, Natcoop, Capsil, Garça Branca, Duas Barras, e Propescar.

11 Representantes da República Dominicana visitam OCB/RJ 03 de fevereiro O Sistema OCB/RJ recebeu a visita de representantes da Cooperativa do ramo Turismo e Lazer, Turissol, da República Dominicana. O encontro serviu para estreitar laços do segmento. OCB/RJ entrega primeiros registros provisórios de de fevereiro A instituição entregou oito registros provisórios a cooperativas. A entrega dos documentos ocorreu na sede do Sistema OCB/Sescoop-RJ. Cooperativas dos segmentos Consumo, Trabalho e Transporte foram contempladas. Sistema OCB/Sescoop-RJ realiza curso básico de Cooperativismo 02 de fevereiro A capacitação foi realizada no auditório da Unimed Federação Rio, pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ e ministrada pelo assessor jurídico da OCB/RJ, Ronaldo Gaudio

12 Visita á Capsul 02 de fevereiro Representantes do Sistema OCB/Sescoop-RJ visitaram a Cooperativa Agropecuária de Sumidouro (Capsul), localizada na região Serrana. No encontro, foi realizada consultoria contábil, solicitada pela cooperativa, que está reorganizando seu quadro social, com o objetivo de aumentar a renda dos seus cooperados e se fortalecer economicamente. Além disso, foi apresentado o Projeto de Inclusão Socioprodutiva, da Fundação Banco do Brasil Cooperativismo em Maricá 01 de fevereiro A capacitação foi realizada no auditório da Unimed Federação Rio, pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ e ministrada pelo assessor jurídico da OCB/RJ, Ronaldo Gaudio. Alunos do programa Aprendiz Cooperativo conhecem o Sistema OCB/Sescoop-RJ 01 de fevereiro Conhecer o dia-a-dia do Sistema OCB/Sescoop-RJ e ter contato com profissionais que atuam em áreas administrativas. Estes foram os objetivos da visita dos alunos do Aprendiz Cooperativo. O Programa, que visa à profissionalização em Auxiliar Administrativo, é realizado em parceria com a Unimed Leste Fluminense.

13

Curso Resolução 456 Capacitação dos Taxistas. 06, 13, 20 e 27 de DEZEMBRO. Cooperando com o Futuro proporciona um Natal especial para crianças

Curso Resolução 456 Capacitação dos Taxistas. 06, 13, 20 e 27 de DEZEMBRO. Cooperando com o Futuro proporciona um Natal especial para crianças Curso Resolução 456 Capacitação dos Taxistas 06, 13, 20 e 27 de DEZEMBRO O setor de Formação Profissional do Sescoop-RJ encerrou mais uma turma de capacitação da Resolução 456. Participaram ao todo 67

Leia mais

Reunião na Federação das Unimeds do Rio apresenta ações para o ramo

Reunião na Federação das Unimeds do Rio apresenta ações para o ramo Reunião na Federação das Unimeds do Rio apresenta ações para o ramo 27 de FEVEREIRO A Federação das Unimeds do Estado do Rio de Janeiro promoveu, em sua sede, reunião do Conselho Federativo. O presidente

Leia mais

Criação de cooperativa de infraestrutura popular é tema de reunião. 30 de NOVEMBRO. Encontro de Secretárias Atendimento Humanizado ao Cliente

Criação de cooperativa de infraestrutura popular é tema de reunião. 30 de NOVEMBRO. Encontro de Secretárias Atendimento Humanizado ao Cliente Criação de cooperativa de infraestrutura popular é tema de reunião 30 de NOVEMBRO O Sistema OCB/RJ recebeu, na sua sede, a visita do belga Paul Dhuyvetter e do francês Augustin Butrulle. Eles têm interesse

Leia mais

Reunião da Diretoria da OCB/RJ. 30 de SETEMBRO. Sistema OCB/Sescoop-RJ participa do lançamento da Rede Transporte. 26 de SETEMBRO

Reunião da Diretoria da OCB/RJ. 30 de SETEMBRO. Sistema OCB/Sescoop-RJ participa do lançamento da Rede Transporte. 26 de SETEMBRO Reunião da Diretoria da OCB/RJ 30 de SETEMBRO Os diretores da OCB/RJ se reuniram para debater assuntos de interesse da Instituição. Compareceram o presidente Marcos Diaz; o vice, Jorge Meneses; e os diretores

Leia mais

Maio 2015 CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS PARTICIPANTES ATENDIMENTOS POR RAMOS COOPERATIVAS ATENDIDAS

Maio 2015 CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS PARTICIPANTES ATENDIMENTOS POR RAMOS COOPERATIVAS ATENDIDAS Maio 2015 CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS 23 PARTICIPANTES 450 ATENDIMENTOS POR RAMOS 10 5 1 35 1 1 14 3 1 9 6 COOPERATIVAS ATENDIDAS 81 Curso Excelência no Atendimento ao Cliente 30 de MAIO O setor de Formação

Leia mais

Junho 2015 PARTICIPANTES CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS ATENDIMENTOS POR RAMOS COOPERATIVAS ATENDIDAS

Junho 2015 PARTICIPANTES CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS ATENDIMENTOS POR RAMOS COOPERATIVAS ATENDIDAS Junho 2015 CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS 10 PARTICIPANTES 191 13 ATENDIMENTOS POR RAMOS 7 2 2 32 1 4 7 9 1 5 3 COOPERATIVAS ATENDIDAS 73 Sistema OCB/RJ acompanha cerimônia de posse da nova diretoria do Sicoob

Leia mais

Presidente Marcos Diaz se reúne com o secretário Arolde de Oliveira. 31 de MARÇO

Presidente Marcos Diaz se reúne com o secretário Arolde de Oliveira. 31 de MARÇO Presidente Marcos Diaz se reúne com o secretário Arolde de Oliveira 31 de MARÇO O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, visitou o secretário de estado de Trabalho e Renda, Arolde de Oliveira.

Leia mais

Palestra sobre gênero

Palestra sobre gênero Palestra sobre gênero 31 de OUTUBRO O setor de Projetos do Sescoop-RJ realizou a palestra sobre gênero aos cooperados da Coopfuturo. O objetivo foi esclarecer sobre a gestão dos direitos e deveres dos

Leia mais

Curso Resolução 456 Capacitação dos Taxistas. 31 de AGOSTO. Curso CPA -10. 30 de AGOSTO. Cooperados da Cooperar participam de formação.

Curso Resolução 456 Capacitação dos Taxistas. 31 de AGOSTO. Curso CPA -10. 30 de AGOSTO. Cooperados da Cooperar participam de formação. Curso Resolução 456 Capacitação dos Taxistas 31 de AGOSTO O setor de Formação Profissional do Sescoop-RJ iniciou o curso Resolução 456 Capacitação dos Taxistas a 62 cooperados da Coopernortetaxi no Rio

Leia mais

1ª ETAPA DO XIII CBC RELATÓRIO DO SEMINÁRIO ESTADUAL PREPARATÓRIO. Número de participantes:

1ª ETAPA DO XIII CBC RELATÓRIO DO SEMINÁRIO ESTADUAL PREPARATÓRIO. Número de participantes: 1ª ETAPA DO XIII CBC RELATÓRIO DO SEMINÁRIO ESTADUAL PREPARATÓRIO Organização Estadual: Sistema OCB/SESCOOP-RR Data de realização do seminário: 17 de Junho de 2010 Local: Auditório do Sistema FAERR/SENAR-RR

Leia mais

Plano de Educação Ambiental. 2º Biênio 2014/2016

Plano de Educação Ambiental. 2º Biênio 2014/2016 Plano de Educação Ambiental 2º Biênio 2014/2016 PROJETO JUNTOS PELO AMBIENTE Ações: Levantamento ambiental das áreas a atuar dos municípios envolvidos; Análise e discussão de resultados para os municípios

Leia mais

Abrangência. Niterói Petrópolis Teresópolis Nova Friburgo Armação dos Búzios Cabo Frio Arraial do Cabo Rio das Ostras Macaé Casimiro de Abreu

Abrangência. Niterói Petrópolis Teresópolis Nova Friburgo Armação dos Búzios Cabo Frio Arraial do Cabo Rio das Ostras Macaé Casimiro de Abreu Apresentação: Lançado pelo SEBRAE RJ, é um roteiro turístico composto por 10 municípios do Estado do Rio de Janeiro; 3 Regiões turísticas: Metropolitana, Serra Verde Imperial, Costa do Sol - integradas

Leia mais

Bairro Colégio é o sexto núcleo a participar da Capacitação

Bairro Colégio é o sexto núcleo a participar da Capacitação Bairro Colégio é o sexto núcleo a participar da Capacitação As oficinas do programa de Capacitação de Produtores Rurais de Ibiúna, projeto da SOS Itupararanga, chegaram ao Bairro Colégio. O objetivo é

Leia mais

Sistema OCB/AM FECOOP NORTE - OCB/AM - SESCOOP/AM CALENDÁRIO 2016 I SEMESTRE

Sistema OCB/AM FECOOP NORTE - OCB/AM - SESCOOP/AM CALENDÁRIO 2016 I SEMESTRE CALENDÁRIO 2016 I SEMESTRE JANEIRO DE 2016 08 a 14 - Módulo Informática: Aprendiz Cooperativo II -Turma A e B. 11 a 31 - Cursos por demandas de Cooperativas: Cooperativismo básico. 13 - Vídeo Conferência

Leia mais

RDC 49 Projeto Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária

RDC 49 Projeto Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária RDC 49 Projeto Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária VÁLIDA A PARTIR DE 30 DE ABRIL DE 2014 Projeto Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária VISA Manaus PORTARIA N 933/ANVISA, DE 15 DE JUNHO DE

Leia mais

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013 Término da Safra 2012/2013 A Safra 2012/2013 terminou com muitas metas alcançadas com as produções agrícola e industrial atingindo índices positivos. O encerramento aconteceu no dia 18/04 e como sempre

Leia mais

Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar

Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar PROGRAMA DE GOVERNO PAULO ALEXANDRE BARBOSA Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar O programa de governo do candidato Paulo Alexandre Barbosa está baeado em três palavras-conceito: cuidar, inovar

Leia mais

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO Ações de Inclusão Social e de Combate à Pobreza Modelo Próprio de Desenvolvimento Infra-estrutura para o Desenvolvimento Descentralizado Transparência na Gestão

Leia mais

Buscando trabalhar aspectos sociais e humanos, a coligação juntos por São Tomás apresenta a este órgão seu plano de trabalho para período 2013 2017.

Buscando trabalhar aspectos sociais e humanos, a coligação juntos por São Tomás apresenta a este órgão seu plano de trabalho para período 2013 2017. Plano de governo São Tomás de Aquino Coligação: juntos por São Tomás Buscando trabalhar aspectos sociais e humanos, a coligação juntos por São Tomás apresenta a este órgão seu plano de trabalho para período

Leia mais

Representatividade e Participação Marden Marques Soares

Representatividade e Participação Marden Marques Soares Marden Marques Soares Brasília, 25 de abril de 2008 http://www.bcb.gov.br/?govcoop 1 Comentários preliminares Separação entre órgãos estratégicos e órgãos executivos O marco legal e regulamentar vigente:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO I. PROJETO DELONGA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do Projeto:

Leia mais

Trabalho com Pedagogia da Alternância nas Casas Familiares Rurais arcafar.pa@veloxmail.com.br (91) 248-7407

Trabalho com Pedagogia da Alternância nas Casas Familiares Rurais arcafar.pa@veloxmail.com.br (91) 248-7407 Trabalho com Pedagogia da Alternância nas Casas Familiares Rurais arcafar.pa@veloxmail.com.br (91) 248-7407 Informações sobre a Organização ARCAFAR/PA - Associação Regional das Casas Familiares Rurais

Leia mais

Biblioteca Digital Comunitária

Biblioteca Digital Comunitária Biblioteca Digital Comunitária Mostra Local de: Londrina Categoria do projeto: I Projetos em Andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Sicoob Norte do Paraná Cidade: Londrina

Leia mais

Programas e Ações Ministério do Esporte

Programas e Ações Ministério do Esporte Ministro do Esporte Aldo Rebelo Secretário Executivo Luis Fernandes Gabinete do Ministro / Assessor Federativo - João Luiz dos Santos Santos Programas e Ações Ministério do Esporte Contato Assessoria Parlamentar

Leia mais

Contrato de Empréstimo n.º 980/OC-BR. República Federativa do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento

Contrato de Empréstimo n.º 980/OC-BR. República Federativa do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento TERMO DE REFERÊNCIA Projeto BRA/97/032 Coordenação do Programa de Modernização Fiscal dos Estados Brasileiros - PNAFE Contrato de Empréstimo n.º 980/OC-BR entre a República Federativa do Brasil e o Banco

Leia mais

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa?

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa? Destaque: Somos, nós mulheres, tradicionalmente responsáveis pelas ações de reprodução da vida no espaço doméstico e a partir da última metade do século passado estamos cada vez mais inseridas diretamente

Leia mais

Relatório Mensal. Janeiro 2016 - edição nº 01

Relatório Mensal. Janeiro 2016 - edição nº 01 Relatório Participação em reuniões e eventos No mês de janeiro, o esteve presente em seis reuniões e eventos relacionados ao governo estadual, conselhos e instituições. Reuniões e eventos: Lançamento da

Leia mais

MARIANA IMPLEMENTA LEI GERAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

MARIANA IMPLEMENTA LEI GERAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA INFORMATIVO DEZEMBRO DE 2013 Acesse também: www.mariana.gov.br MARIANA IMPLEMENTA LEI GERAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA Promover a criação de um ambiente favorável para valorizar a micro e pequena empresa,

Leia mais

EDITAL 002/2015 UNICAFES/SENAES-MTE

EDITAL 002/2015 UNICAFES/SENAES-MTE EDITAL 002/2015 UNICAFES/SENAES-MTE A UNIÃO NACIONAL DE COOPERATIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA (Unicafes), inscrita no CNPJ sob o n. 07.738.836/0001-37 torna público a abertura de inscrições

Leia mais

Planejamento Estratégico Municipal. Tibagi -PR. A Cidade Que Nós Queremos

Planejamento Estratégico Municipal. Tibagi -PR. A Cidade Que Nós Queremos Municipal Tibagi -PR A Cidade Que Nós Queremos Bem Vindos a Tibagi A Cidade Que Nós Queremos Planejamento Estratégico Municipal Tibagi -PR Municipal Cidades e Cidadãos As cidades são as pessoas A vida

Leia mais

Relatório Mensal JANEIRO 2016

Relatório Mensal JANEIRO 2016 AGE da Cooptri 30 de janeiro Representantes do Sistema OCB/Sescoop-RJ estiveram presentes na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Cooperativa de Trabalho Rádio- Táxi, em Nova Iguaçu. Na ocasião, houve

Leia mais

12 MESES DE MUITO TRABALHO E REALIZAÇÕES

12 MESES DE MUITO TRABALHO E REALIZAÇÕES PALAVRA DO PRESIDENTE 12 MESES DE MUITO TRABALHO E REALIZAÇÕES RETROSPECTIVA Apesar de ter sido um ano adverso para a economia brasileira, foi estimulante para o nosso trabalho. Mais uma vez, o cooperativismo

Leia mais

COACHING MENTORING GESTÃO DE PROJETOS TRAINEE SOCIAL MÓDULOS TEÓRICOS e VIVENCIAIS

COACHING MENTORING GESTÃO DE PROJETOS TRAINEE SOCIAL MÓDULOS TEÓRICOS e VIVENCIAIS COACHING MENTORING GESTÃO DE PROJETOS TRAINEE SOCIAL MÓDULOS TEÓRICOS e VIVENCIAIS Rede de Mentores e Facilitadores * Rede de Coaches RESULTADOS 2013 TRANSFORMAÇÃO DO INDIVÍDUO: Valores universais fortalecidos

Leia mais

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.

Leia mais

COOPERATIVAS DE TRABALHO

COOPERATIVAS DE TRABALHO I ENCONTRO DE COOPERATIVAS DE TRABALHO Painel: O desenvolvimento das cooperativas de trabalho e a legislação - Lições para as Américas Palestra: A experiência recente no processo de implantação da nova

Leia mais

Projeto Ações de AcompanhamentoTécnico e Extensão Rural ( ATER) para Agricultura Familiar do Paraná. Relatório Físico Parcial Prestação de Contas

Projeto Ações de AcompanhamentoTécnico e Extensão Rural ( ATER) para Agricultura Familiar do Paraná. Relatório Físico Parcial Prestação de Contas Projeto Ações de AcompanhamentoTécnico e Extensão Rural ( ATER) para Agricultura Familiar do Paraná. Termo de Parceria n. 031 / 2008 Ministério de Desenvolvimento Agrário - MA e Agencia de Desenvolvimento

Leia mais

Páginas: NOÇÕES DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO. Produtores Rurais de Canavieiras recebem noções de empreendedorismo e gestão

Páginas: NOÇÕES DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO. Produtores Rurais de Canavieiras recebem noções de empreendedorismo e gestão Páginas: 12 NOÇÕES DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO Produtores Rurais de Canavieiras recebem noções de empreendedorismo e gestão O Sindicato dos Produtores Rurais de Canavieiras, em parceria com Federação

Leia mais

Parágrafo único Compete a PROEX a coordenação das atividades de Extensão no âmbito da UFRR.

Parágrafo único Compete a PROEX a coordenação das atividades de Extensão no âmbito da UFRR. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Av. Ene Garcês, 2413 Bairro Aeroporto 69.304-000 - Boa Vista/RR Fone (095)621-3108 Fax (095)621-3101 Resolução

Leia mais

Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010

Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010 Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010 Missão: Atuar para o desenvolvimento solidário e participativo de Paraty articulando a sociedade civil organizada e poder público para

Leia mais

PROPOSTA DE GOVERNO. *Programas de prevenção contra o consumo de bebidas alcoólicas, drogas e cigarros.

PROPOSTA DE GOVERNO. *Programas de prevenção contra o consumo de bebidas alcoólicas, drogas e cigarros. Em relação a saúde: PROPOSTA DE GOVERNO *A política de saúde objetiva garante a toda população plenas condições de saúde e para tal investiremos em programas de ações preventivas. *Ampliar e melhorar o

Leia mais

SITUAÇÃO ANTERIOR E IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS.

SITUAÇÃO ANTERIOR E IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS. Experiência: CASA FAMILIAR RURAL Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul/SC Responsável: Professor João José Stüpp Endereço: Estrada do Redentor, 5665 Bairro: Canta Galo Rio do Sul/SC CEP: 89160-000 E

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FACULDADE DE MANTENA 2010-2014

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FACULDADE DE MANTENA 2010-2014 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FACULDADE DE MANTENA 2010-2014 Mantena-MG INTRODUÇÃO A Faculdade de Mantena FAMA - é um estabelecimento particular de ensino superior, que visa a atender

Leia mais

agricultura familiar

agricultura familiar saúde A importância da agricultura familiar na merenda escolar Iniciativas em Santa Rosa do Viterbo são exemplos de sucesso Por Danielle Lautenschlaeger Inúmeras famílias brasileiras ainda obtêm sua renda

Leia mais

APOIO À ORGANIZAÇÃO SOCIAL A PARTIR DO FORTALECIMENTO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE ALEGRE. Área Temática: Trabalho

APOIO À ORGANIZAÇÃO SOCIAL A PARTIR DO FORTALECIMENTO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE ALEGRE. Área Temática: Trabalho APOIO À ORGANIZAÇÃO SOCIAL A PARTIR DO FORTALECIMENTO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE ALEGRE Área Temática: Trabalho Responsável: Ana Cláudia Hebling Meira Instituição: Centro de Ciências Agrárias

Leia mais

Edital de Seleção. Chamada Pública Nº 025/2011 (Seleção simplificada para contratação por prazo determinado)

Edital de Seleção. Chamada Pública Nº 025/2011 (Seleção simplificada para contratação por prazo determinado) CENTRAL DE COOPERATIVAS E EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS UNISOL BRASIL Edital de Seleção Chamada Pública Nº 025/2011 (Seleção simplificada para contratação por prazo determinado) Cargo: AGENTE DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS N. O 01.2015

EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS N. O 01.2015 EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS N. O 01.2015 Seleção de Estagiários para o programa de formação de Agentes Ambientais do Projeto Vale Sustentável, conforme contrato de Patrocínio entre a ANEA Associação

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PARATY INSTITUTO C&A DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO CASA AZUL

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PARATY INSTITUTO C&A DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO CASA AZUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PARATY INSTITUTO C&A DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO CASA AZUL EDITAL CONCURSO ESCOLA DE LEITORES PARATY - RJ 2009/2010 OBJETO: Seleção de projetos para o Concurso

Leia mais

EXTENSÃO extensao@faj.br

EXTENSÃO extensao@faj.br EXTENSÃO extensao@faj.br O QUE É EXTENSÃO? Conjunto articulado de projetos de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico preferencialmente integrados a atividades de pesquisa e ensino,

Leia mais

Agendas Estaduais de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos

Agendas Estaduais de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos Agendas Estaduais de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO As Agendas Estaduais de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação

Leia mais

PLANO DE AÇÃO SAÚDE CONSOLIDAD0. Parte 1: VISÃO DE FUTURO

PLANO DE AÇÃO SAÚDE CONSOLIDAD0. Parte 1: VISÃO DE FUTURO PLANO DE AÇÃO SAÚDE CONSOLIDAD0 Parte 1: VISÃO DE FUTURO Blumenau será reconhecida como referência em saúde, por gerar qualidade de vida à população (inclusive a dos Profissionais de saúde) e possuir um

Leia mais

Meio: Jornal do Commercio. Editoria: Economia Economia. Data: 07/11/2015

Meio: Jornal do Commercio. Editoria: Economia Economia. Data: 07/11/2015 Meio: Jornal do Commercio Editoria: Economia Caderno: Economia Data: 07/11/2015 Meio: Diário do Amazonas Editoria: Economia Caderno: Economia Data: 07/01/2016 Meio: Portal do Holanda Editoria: -- Hora:

Leia mais

CONTABILIDADE BÁSICA

CONTABILIDADE BÁSICA FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CONTABILIDADE BÁSICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Conteúdo da Aula UNIDADE I Noções Básicas de Contabilidade a. Conceito b. Aplicação da contabilidade c. Usuários

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS MINISTÉRIO DA SAÚDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA RESUMO DAS ATIVIDADES DO PRÓ-SAÚDE NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS MINISTÉRIO DA SAÚDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA RESUMO DAS ATIVIDADES DO PRÓ-SAÚDE NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS MINISTÉRIO DA SAÚDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA RESUMO DAS ATIVIDADES DO PRÓ-SAÚDE NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA UFG As atividades do Pró-Saúde para o primeiro ano de desenvolvimento

Leia mais

CARTA ABERTA PELO DIREITO A CIDADE E A GESTÃO DEMOCRÁTICA

CARTA ABERTA PELO DIREITO A CIDADE E A GESTÃO DEMOCRÁTICA CARTA ABERTA PELO DIREITO A CIDADE E A GESTÃO DEMOCRÁTICA Apesar de nos últimos anos ter-se dado visibilidade apenas ao discurso único capitaneado pelo IPPUC, vários movimentos populares, associações de

Leia mais

Relação das Cooperativas com Certificado de Regularidade Técnica

Relação das Cooperativas com Certificado de Regularidade Técnica Relação das Cooperativas Certificadas no Sistema OCB/ES-SESCOOP/ES de acordo com normas estatutárias do Programa de Monitoramento: Certificação de Regularidade Técnica O Sistema OCB/ES-SESCOOP/ES - Sindicato

Leia mais

EDITAL DE HABILITAÇÃO n 02/2015 FOPEMIMPE REGIONAL

EDITAL DE HABILITAÇÃO n 02/2015 FOPEMIMPE REGIONAL EDITAL DE HABILITAÇÃO n 02/2015 FOPEMIMPE REGIONAL PROCESSO DE HABILITAÇÃO DE ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS, DE REPRESENTAÇÃO E APOIO AO SEGMENTO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO FOPEMIMPE REGIONAL A Secretaria

Leia mais

VALID / Relatório de Sustentabilidade / 2011. Gestão

VALID / Relatório de Sustentabilidade / 2011. Gestão 54 VALID / Relatório de Sustentabilidade / 2011 8. Gestão VALID / Relatório de Sustentabilidade / 2011 55 8. Gestão PÚBLICOS DE RELACIONAMENTO A Valid desenvolve seus relacionamentos com os públicos de

Leia mais

EDITAL 001/2014 CHAMADA PÚBLICA PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS POR MEIO DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL 001/2014 CHAMADA PÚBLICA PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS POR MEIO DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL 001/2014 CHAMADA PÚBLICA PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS POR MEIO DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas - CEAP, em atendimento ao disposto no Convênio

Leia mais

Uao bioma Caatinga tem incentivado atitudes

Uao bioma Caatinga tem incentivado atitudes Projeto de Educação Ambiental incentiva atitudes sustentáveis em escolas públicas O projeto Ensaio Ambiental tem como lema Práticas ecológicas, defesa da biodiversidade e construção da cidadania e este

Leia mais

Anápolis sediou, na última terça-

Anápolis sediou, na última terça- FIEG ANÁPOLIS Programa Jovem Aprendiz é lançado no Senai Foto: Alex Malheiros Anápolis sediou, na última terça- -feira,15, o lançamento do novo modelo do Programa Jovem Aprendiz, com integração entre o

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Qualidade de Vida Rural

Mostra de Projetos 2011. Qualidade de Vida Rural Mostra de Projetos 2011 Qualidade de Vida Rural Mostra Local de: Dois Vizinhos Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Centro de Referencia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PÓLO DE ORLÂNDIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PÓLO DE ORLÂNDIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado Parâmetros em Ação RELATÓRIO DO 1 º ENCONTRO: PÓLO DE ORLÂNDIA Assessor da Rede: REGINA CELIA

Leia mais

LEI Nº. 179/2007, DE 08/06/2007

LEI Nº. 179/2007, DE 08/06/2007 LEI Nº. 179/2007, DE 08/06/2007 Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Malhada/BA, no uso de uma de suas atribuições legais,

Leia mais

Associação Beneficente Salvare ANEXO I FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Associação Beneficente Salvare ANEXO I FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Associação Beneficente Salvare ANEXO I FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS DADOS DA ORGANIZAÇÃO PROPONENTE Razão Social CNPJ Endereço Completo Inscrição Telefone Email Representante Legal

Leia mais

PROPOSTA DE ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SÃO JOSÉ, DA GUARDA

PROPOSTA DE ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SÃO JOSÉ, DA GUARDA PROPOSTA DE ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SÃO JOSÉ, DA GUARDA Capítulo I Da denominação, natureza e fins Artigo 1º Denominação A Associação de Pais e Encarregados de Educação

Leia mais

Fundada em 2010, a Tks! Eventos conta com a experiência de profissionais que estão há anos no mercado.

Fundada em 2010, a Tks! Eventos conta com a experiência de profissionais que estão há anos no mercado. Apresentação 2015 Quem somos Fundada em 2010, a Tks! Eventos conta com a experiência de profissionais que estão há anos no mercado. A empresa oferece desde a concepção planejamento, tema e identidade visual,

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Assessoria de Comunicação TERRITÓRIO DE PAZ CIDADE DE DEUS - RIO

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Assessoria de Comunicação TERRITÓRIO DE PAZ CIDADE DE DEUS - RIO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Assessoria de Comunicação TERRITÓRIO DE PAZ CIDADE DE DEUS - RIO Agenda do evento: Rio de Janeiro (RJ) Dia: 14.12.2009 Local: Rua Zózimo do Amaral, 346,. Próximo a Escola Municipal

Leia mais

Instituto Euvaldo Lodi. Árisson Carvalho de Araújo Gerente Núcleo de Projetos Industriais Coletivos (NPC) IEL MG

Instituto Euvaldo Lodi. Árisson Carvalho de Araújo Gerente Núcleo de Projetos Industriais Coletivos (NPC) IEL MG Instituto Euvaldo Lodi Árisson Carvalho de Araújo Gerente Núcleo de Projetos Industriais Coletivos (NPC) IEL MG Atuação do IEL em Coletivos Empresariais Identificação de gargalos tecnológicos e de gestão

Leia mais

Rede Nacional de Treinamento Legado olímpico para a infraestrutura do esporte brasileiro

Rede Nacional de Treinamento Legado olímpico para a infraestrutura do esporte brasileiro Rede Nacional de Treinamento Legado olímpico para a infraestrutura do esporte brasileiro Parque Poliesportivo do Campus Central da UFRN, a ser inaugurado nesta terça-feira (29.04.14) em Natal, é mais uma

Leia mais

EIXO 02 Uso sustentável das áreas protegidas

EIXO 02 Uso sustentável das áreas protegidas EIXO 02 Uso sustentável das áreas protegidas 1 OBJETIVOS DA OFICINA 1. Apresentar a Estrutura da Agenda Regionais e das Agendas Municipais 2. Apresentar o Objetivo geral do Eixo 3. Apresentar as Diretrizes

Leia mais

Projeto Horta Comunitária: promovendo saúde e bem estar social

Projeto Horta Comunitária: promovendo saúde e bem estar social Projeto Horta Comunitária: promovendo saúde e bem estar social Mostra Local de: Arapongas Categoria do projeto: I Projetos em Andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Centro

Leia mais

AUTISMO. Revista Projeto Autismo e a Educação Estruturada. Ano 1 Nº 01 I 2015 P R O J E T O

AUTISMO. Revista Projeto Autismo e a Educação Estruturada. Ano 1 Nº 01 I 2015 P R O J E T O www.ama-ap.org.br projetoautismoeaeducacaoestruturada amaamapa Ano 1 Nº 01 I 2015 Revista Projeto Autismo e a Educação Estruturada Lançamento do Projeto Autismo e a Educação Estruturada P R O J E T O AUTISMO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS GABINETE CIVIL

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS GABINETE CIVIL DECRETO Nº 309, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2005. Aprova o Regimento Interno e o Organograma da Secretaria Municipal do Trabalho e Cooperativismo e dá outras providências. O PREFEITO DE PALMAS no uso das atribuições

Leia mais

Janeiro / 2014. Organização das Cooperativas Brasileiras. www.brasilcooperativo.coop.br

Janeiro / 2014. Organização das Cooperativas Brasileiras. www.brasilcooperativo.coop.br Janeiro / 2014 Organização das Cooperativas Brasileiras www.brasilcooperativo.coop.br Números em destaque 900 mil 34 77 É o número de associados ligados a cooperativas do ramo Infraestrutura que serão

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI A responsabilidade social, para esta IES, representa um compromisso constante com o comportamento ético e consciente em favor da sociedade. Nesse sentido o ensino superior,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 250

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 250 PROGRAMA Nº- 250 QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS E DEPENDENTES QUÍMICOS SUB-FUNÇÃO: 244 ASSISTÊNCIA COMUNITÁRIA Realizar Cursos de Capacitação para Profissionais que atuam na área de reabilitação

Leia mais

MULHERES DA PAZ. Capacitação para cultivar a paz nas comunidades

MULHERES DA PAZ. Capacitação para cultivar a paz nas comunidades MULHERES DA PAZ Capacitação para cultivar a paz nas comunidades República Federativa do Brasil Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva Ministério da Justiça Ministro da Justiça Tarso Genro Secretaria

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA O PLANO DIRETOR: REGIONAL TATUQUARA 03/04/2014 CURITIBA MARÇO/2014 Realizações no dia

Leia mais

CONVÊNIOS EXECUTADOS EM 2009

CONVÊNIOS EXECUTADOS EM 2009 Santarém- Município de Santarém e do Oeste do Pará. Fortalecer a capacidade técnica-operacional da Coordenação Municipal de Defesa Civil COMDEC, do município de Santarém em áreas de risco do município

Leia mais

Anexo 09: Plano de Consolidação do Observatório

Anexo 09: Plano de Consolidação do Observatório Anexo 09: Plano de Consolidação do PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL OBSERVATÓRIO AMBIENTAL JIRAU PLANO DE CONSOLIDAÇÃO 1. INTRODUÇÃO O Ambiental Jirau é uma das ações constantes do Programa de Educação Ambienta

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA Art 1º - O Conselho de Desenvolvimento do Território CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC é composto por entidades

Leia mais

MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS MG. SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOCIAIS

MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS MG. SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOCIAIS PORTARIA N 035, 10 DE JUNHO DE 2008 DISPÕE SOBRE O EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS DA REDE EXECUTORA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS 2.008 O Secretário Municipal de Políticas

Leia mais

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE HOMEOPATIA DA CIÊNCIAS MÉDICAS - LHCMA Capítulo I - Da Natureza e Finalidade ART. 1º - A LIGA DE HOMEOPATIA DA CIÊNCIAS MÉDICAS é uma entidade sem fins lucrativos, com duração

Leia mais

Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau

Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau Fundação Getulio Vargas, Abril de 2011 REGIÃO PODE TER LEGADO COMPATÍVEL COM DESENVOLVIMENTO INOVADOR E SUSTENTÁVEL Deixar um legado

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS O componente curricular denominado Atividades Acadêmico-Científico- Culturais foi introduzido nos currículos

Leia mais

RESUMO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SESCOOP/AM

RESUMO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SESCOOP/AM RESUMO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SESCOOP/AM MISSÃO DO SESCOOP Promover o desenvolvimento do Cooperativismo de forma integrada e sustentável, por meio da formação profissional, da promoção social e

Leia mais

InfoReggae - Edição 20 Risco Social Familiar 29 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 20 Risco Social Familiar 29 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

BALANÇO SOCIAL ASTRAN

BALANÇO SOCIAL ASTRAN 2013 BALANÇO SOCIAL ASTRAN Índice Mensagem do Presidente...2 Quem Somos Missão...3 Visão...3 Finalidades da ASTRAN...3 1 Ações Sociais e Ambientais Projeto Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis

Leia mais

das diversas regiões do Estado. É importante ressaltar, também, a parceria com os

das diversas regiões do Estado. É importante ressaltar, também, a parceria com os das diversas regiões do Estado. É importante ressaltar, também, a parceria com os O projeto de autoria do deputado Antonio Carlos Arantes, que conta com o apoio dos membros da Comissão de Política Agropecuária

Leia mais

PROJETO DE AMPLIAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DA ANEPS NÚCLEO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PROJETO DE AMPLIAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DA ANEPS NÚCLEO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROJETO DE AMPLIAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DA ANEPS NÚCLEO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Sede provisória: CEDAPS Centro de Promoção da Saúde Rua do Ouvidor, 86 5 andar Centro Cep: 20040-030 Rio de Janeiro RJ Tel/fax:

Leia mais

Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria do Turismo, Esporte e do Lazer Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul - FUNDERGS

Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria do Turismo, Esporte e do Lazer Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul - FUNDERGS EDITAL Nº 03/2015 PEQUENAS OBRAS E REFORMAS EM GINÁSIOS ESPORTIVOS, CANCHAS, QUADRAS ESPORTIVAS, ESTÁDIOS, CAMPOS DE FUTEBOL E OUTROS ESPAÇOS DESTINADOS À PRÁTICA DE ESPORTES E AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Leia mais

ANEXO I. PROGRAMA 2064 PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS Código do Programa no SICONV: 2012120140009 RECURSOS DO FUNDO NACIONAL DO IDOSO FNI

ANEXO I. PROGRAMA 2064 PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS Código do Programa no SICONV: 2012120140009 RECURSOS DO FUNDO NACIONAL DO IDOSO FNI ANEXO I PROGRAMA 2064 PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS Código do Programa no SICONV: 2012120140009 RECURSOS DO FUNDO NACIONAL DO IDOSO FNI CONDIÇÕES E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CARACTERÍSTICAS DA PROPOSTA:

Leia mais

Dia da família na escola. 13 de março de 2010

Dia da família na escola. 13 de março de 2010 1 Dia da família na escola 13 de março de 2010 Sugestões de atividades Desde 2009, o Amigos da Escola tem incentivado às escolas participantes do projeto a tornar os dias temáticos em dias da família e

Leia mais

Instituto Nordeste Cidadania - INEC Projeto 1. Nome do Projeto: Leitura e cidadania

Instituto Nordeste Cidadania - INEC Projeto 1. Nome do Projeto: Leitura e cidadania Instituto Nordeste Cidadania - INEC Projeto 1. Nome do Projeto: Leitura e cidadania 2. Apresentação: Em 1999, com o apoio do Banco do Nordeste, é lançado o Projeto: Leitura e Cidadania, que tem como principal

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX INTRODUÇÃO A extensão universitária é, na realidade, uma forma de interação que deve existir permanentemente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Assim, a

Leia mais

ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE GESTÃO AMBIENTAL 24 a 27 de Julho de 2008 PR Brasil (CeABI - UFPR)

ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE GESTÃO AMBIENTAL 24 a 27 de Julho de 2008 PR Brasil (CeABI - UFPR) CARTA DO III ENEGEA ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE GESTÃO AMBIENTAL 24 a 27 de Julho de 2008 PR Brasil (CeABI - UFPR) Matinhos, dia 27 de Julho de 2008. Em sua terceira edição o Encontro Nacional

Leia mais

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HUMANO

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HUMANO SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO TRABALHOS REALIZADOS NO 1º QUADRIMESTRE 2013 O Programa Atenção Integral as Famílias - PAIF, consiste no trabalho de fortalecimento de vínculos

Leia mais

Há 40 anos, dedicamos ao bem mais precisoso: A vida.

Há 40 anos, dedicamos ao bem mais precisoso: A vida. Há 40 anos, dedicamos ao bem mais precisoso: A vida. A cada ano, mais de 600 jovens participam de várias oficinas de formação e produção cultural, nas áreas de literatura, artesanato, teatro, dança, música

Leia mais