Sobre a Petição Eletrônica Seção de Desenvolvimento de Soluções Corporativas I (SEDESC I/CSCOR/STI-TSE)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sobre a Petição Eletrônica Seção de Desenvolvimento de Soluções Corporativas I (SEDESC I/CSCOR/STI-TSE)"

Transcrição

1 Agosto/2012 Petição v1.2.3 Manual do usuário Sobre a Petição Eletrônica Seção de Desenvolvimento de Soluções Corporativas I (SEDESC I/CSCOR/STI-TSE) A Petição Eletrônica substitui o modelo de Petição on-line utilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral até maio de O uso do Sistema de Petição Eletrônica visa agilizar ainda mais a prestação jurisdicional e criar facilidade de acesso e economia de tempo e custo aos jurisdicionados. A grande novidade é o uso do Certificado Digital, nos termos da Lei , de 19 de dezembro de O presente manual foi organizado em seis tópicos, de forma a oferecer um caminho para entender o funcionamento do Sistema de Petição Eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral. À medida que os tópicos são apresentados, serão explicados alguns termos e conceitos, além de recomendarmos materiais que complementam os estudos. Após a leitura deste manual, esperamos que você possa: Compreender o Sistema de Petição Eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral; Usar corretamente a certificação digital; Usar de maneira adequada o Sistema Petição Eletrônica. Tópicos do manual: I - Acesso ao Sistema de Petição Eletrônica 2 II Exemplo de Instalação de um Certificado Digital 3 III - Estrutura do Sistema de Petição Eletrônica 3 IV - Como Autenticar o Certificado Digital 4 V - Preenchimento do Cadastro 6 VI. Para Cadastrar uma Petição 7 VII. Para Acompanhar uma Petição 12 VII. Para Salvar uma Petição 17 IX. Para Visualizar Recibo de Petição 18 X. Para Visualizar Processo 20 XI. Possíveis Problemas 23 Diagramação: COEDE/SGP-TSE Dúvidas ou sugestões: Protocolo Judiciário (61)

2 Sistema de Petição Eletrônica Página 2 de 23 I - Acesso ao Sistema de Petição Eletrônica Certificado Digital O Certificado Digital funciona como uma espécie de carteira de identidade virtual que permite a identificação segura do autor de uma mensagem ou transação em rede de computadores. Fonte: Glossário da ICP-Brasil. Para utilizar o sistema, é preciso possuir um Certificado Digital, ter os programas necessários software e hardware instalados em seu computador e estar cadastrado para utilizar os serviços. A certificação digital ou identidade digital pode ser adquirida por qualquer cidadão, empresa ou entidade diretamente de uma das Autoridades Certificadoras (ACs) que integram a chamada Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil). Caso não possua um certificado digital, acesse esse o site do ICP-Brasil ( cadoobterusar) para saber como obter. De posse do certificado, você deve verificar se o computador possui os requisitos mínimos necessários à utilização do sistema: Softwares Sistema operacional Windows NT ou superior - podem ser utilizados o Windows NT, 2000, XP, 2003 e também o novo Windows Vista. Versões anteriores do sistema operacional, como Windows 95, 98 e Millenium devem ser evitadas. Navegador Internet Explorer 6.0 (ou superior) ou Firefox 1.5 (ou superior) - o peticionamento eletrônico foi desenhado para funcionar nesses dois navegadores e pode apresentar instabilidade em programas alternativos, como Netscape e Opera. Versões atualizadas (e gratuitas) do Internet Explorer e do Firefox podem ser obtidas nos sites da Microsoft ( e da Mozilla ( respectivamente. Java Runtime Enviroment (JRE) versão 1.5.0_08 ou superior - trata-se de um plugin (programa acessório) necessário para a execução de scripts no Internet Explorer ou Firefox. A falta desse componente impede a navegação correta no sistema de peticionamento. Versões atualizadas do JRE podem ser obtidas gratuitamente no site SafeSign versão ou superior - o SafeSign é o programa responsável pela administração do seu certificado digital. É através dele que o Windows gerencia sua leitora de cartão (ou token), acessando o seu certificado digital quando este for requisitado. O programa SafeSign pode ser copiado gratuitamente a partir da seção de suporte do site da empresa CertiSign (SafeSign.exe em Conversor de arquivos para formato PDF - o sistema de peticionamento eletrônico do TSE só aceita documentos em formato PDF. Para criar um arquivo em formato PDF, é preciso dispor de um programa que converta seu documento original para esse formato. Em diferentes sites da internet, é possível encontrar programas gratuitos para esse fim, como o PDF Creator ( PDF995 ( e PDF ReDirect 9 Outra opção é o programa Adobe Acrobat, da Adobe Systems (

3 Página 3 de 23 Sistema de Petição Eletrônica Hardware Drive de leitora de cartão (na hipótese de a certificação digital usar esse sistema) ou token - se o certificado estiver armazenado em um cartão inteligente, será necessária uma leitora de cartão compatível para fazer a autenticação do usuário. Outra opção é utilizar um token USB, dispositivo semelhante a um pen drive, com memória suficiente para armazenar dados e senhas, a fim de dificultar sua utilização por outras pessoas que não seus proprietários. Leitora de cartão Token USB Imagens: Cadeia de Certificados Uma cadeia de certificados digitais é uma série hierárquica de certificados assinados por sucessivas autoridades certificadoras. Ela pode ser encontrada no site da própria Autoridade Certificadora. Se você já possui a cadeia de certificação da ICP-Brasil e da autoridade certificadora do seu certificado digital instalados em seu computador, além dos softwares e hardwares citados acima que são necessários, está em condições de realizar o cadastramento prévio, passo indispensável para o peticionamento eletrônico. É importante, antes, conhecer o Sistema de Petição Eletrônica e sua estrutura funcional. O acesso ao Sistema de Petição Eletrônica será feito pelo sítio do Tribunal Superior Eleitoral, endereço em Serviços on-line>petição Eletrônica. II - Exemplo de Instalação de um Certificado Digital Para utilizar o certificado digital, é necessário instalar: Eletrônica A cadeia de certificação da ICP-Brasil; A cadeia de certificação da Autoridade Certificadora que emitiu seu certificado digital; Driver da leitora do cartão; Driver da leitora do cartão. 1 - Verifique qual autoridade certificadora emitiu seu certificado digital. A Autoridade Certificadora Raiz da ICP-Brasil é a primeira autoridade da cadeia de certificação. É executora das Políticas de Certificados e normas técnicas e operacionais aprovadas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil. A AC-Raiz que emite, distribui e gerenciar os certificados das autoridades certificadoras de nível imediatamente subseqüente ao seu. O Certificado Digital que está ao lado trata-se, por exemplo, de um certificado emitido pela Autoridade Certificadora Serasa.

4 Sistema de Petição Eletrônica Página 4 de Localize o arquivo que contém a cadeia de certificação da autoridade certificadora. Informações sobre as principais Autoridades Certificadoras podem ser encontradas no site: Para os certificados emitidos pela OAB, é necessário instalar a Hierarquia AC OAB, que pode ser encontrada no site: 3. Instale os driver do cartão de certificado digital e da leitora. O driver é o responsável por fazer a comunicação entre o Sistema Operacional de sua máquina e o hardware da leitora do cartão. Eles também podem ser encontrados no site da própria Autoridade Certificadora. Exemplo de instalação de um certificado emitido pelo SERASA No exemplo a seguir, é demonstrado como fazer a instalação de um certificado digital emitido pelo SERASA. Para certificados de outras Autoridades Certificadoras, os passos são semelhantes. 1) Acesse o site do SERASA ( -Clique na aba soluções -Ao acessar o menu Certificação Digital, uma nova janela será aberta.

5 Página 5 de 23 Sistema de Petição Eletrônica 2) Na janela aberta deve-se acionar o menu Suporte, no canto superior direito. -Em seguida, acesse a seção Downloads - Softwares, Drivers e Cadeias. -Em Cadeias de Certificados Digitais, baixe os certificados: Baixar o certificado Autoridade Certificadora Raiz ICP. Após baixar, instale-o. Baixar o certificado AC Serasa-JUS. Após baixar, instale-o. 3) Em Softwares e Drivers baixe o driver para o cartão (Safesign): Esse programa é necessário para que o computador reconheça o cartão de certificado digital. Baixar o programa Software Safesign (exe). Após baixar, instale-o. 4) Ainda em Softwares e Drivers, baixe o driver da leitora do cartão: Programa necessário para que o computador reconheça a leitora do cartão de certificado digital. Baixar o programa Leitora Perto (exe). Após baixar, instale-o. Caso o seu certificado seja válido a partir de 19/06/2009, deve ser instalada a nova versão (v1) desses certificados. A partir desse momento seu computador deve ser capaz de reconhecer seu certificado digital. Outras dúvidas podem ser solucionadas no próprio site da Autoridade Certificadora, em links como: Dúvidas frequentes Manuais e guias Dúvidas e orientações técnicas.

6 Sistema de Petição Eletrônica Página 6 de 23 III - Estrutura do Sistema de Petição Eletrônica As principais operações do Sistema de Petição Eletrônica estão disponíveis no menu da lateral esquerda, conforme figura apresentada a seguir: O Sistema de Petição Eletrônica foi desenvolvido de forma que sua operação seja a mais transparente possível. Para tanto, foram utilizados diferentes recursos, como por exemplo: organização das principais operações no menu da lateral direita da tela; localização em que parte do sistema você está. Esta localização é apresentada na parte de superior da tela. Exemplo: Você está em: Início> Petição Eletrônica>Autenticação por Certificado Digital; apresentação, em vermelho, de mensagens de alerta na parte superior da tela ou durante o preenchimento de campos de parâmetros para chamar a atenção em relação a prazos e restrições de uso do sistema; apresentação de mensagens de informação e erro durante a operação do sistema. Concluída a apresentação de como o Sistema de Petição Eletrônica foi pensado, você precisa efetuar autenticação do certificado digital e o seu cadastro no sistema para cadastrar ou acompanhar as petições. Para tanto, basta clicar no botão Autenticar, na página inicial do sistema. Os detalhes da operação de autenticação serão apresentados no próximo tópico.

7 Página 7 de 23 Sistema de Petição Eletrônica IV - Como Autenticar o Certificado Digital Ao clicar pela primeira vez no botão Autenticar, o sistema solicitará, ainda, a instalação do assinador digital. A instalação desse dispositivo é necessária, já que é ele que permitirá reconhecer o dono do certificado que será utilizado para envio das petições. As informações serão apresentadas em inglês, único idioma disponível. Deve-se clicar no botão Run para concluir a instalação e, se necessário, no botão More information para obter informações adicionais. Uma vez instalado o assinador digital, o sistema o direcionará para a tela de Autenticação. Nessa tela, serão realizadas a configuração e a autenticação do certificado digital do usuário, etapas que precedem o cadastramento. Insira seu cartão inteligente na leitora respectiva ou o token na entrada USB de seu computador.

8 Sistema de Petição Eletrônica Página 8 de 23 Repare na parte superior da tela, do lado direito. Você verá um campo com as opções: Todos os certificados lista de todos os certificados habilitados Certificados ICP-Brasil somente serão listados certificados pela ICP-Brasil. Somente os certificados ICP-Brasil serão aceitos pelo Sistema de Petição Eletrônica do TSE. Selecione o certificado padrão e clique no botão Autenticar. Caso você opte por não definir um certificado padrão, você deverá clicar diretamente no botão Autenticar, na página inicial do sistema. Detalhes do certificado: na parte inferior da tela de certificados, você pode verificar detalhes de cada certificado digital. Para tanto, selecione o certificado e clique no botão Detalhar. Abrirá uma janela na qual é possível obter informações, tais como: data de validade, autoridade certificadora etc. Após o sistema reconhecer a presença de uma certificação, aparecerá na tela uma janela por meio da qual o sistema pedirá que seja digitado o código PIN. (Personal Identification Number). Digite o número do PIN. Se você estiver acessando o sistema pela primeira vez, será direcionado para a tela de Cadastro. Se já for cadastrado, irá para a tela de petição eletrônica PIN Trata-se de uma senha de acesso à chave privada do certificado digital que assegura que o seu dono é realmente quem o está utilizando naquele acesso.

9 Página 9 de 23 Sistema de Petição Eletrônica V - Preenchimento do Cadastro Na tela de cadastro, os campos do CPF, nome, RG, Título de Eleitor e serão preenchidos automaticamente a partir de informações constantes do certificado digital. Assim, basta preencher com atenção os demais campos apresentados. Os dados pessoais e complementares são todos obrigatórios (*). Se você for advogado, é possível preencher os dados complementares com o número de sua OAB principal e, ainda, com a OAB suplementar, caso disponha do documento. Concluído o cadastramento, clique no botão Salvar. Você estará apto a realizar o peticionamento e, portanto, será direcionado para a página que permitirá o uso do sistema. Importante O Sistema de Petição Eletrônica permite que você faça, a qualquer tempo, a alteração do cadastro, basta clicar na opção Alterar Cadastro no menu do lado esquerdo da tela. Obs.: Após preenchimento dos dados da OAB é necessário clicar no botão Adicionar. Concluída a autenticação do certificado digital e o seu cadastramento, você está apto a cadastrar uma petição eletronicamente no TSE ou acompanhar uma petição ajuizada.

10 Sistema de Petição Eletrônica Página 10 de 23 VI - Para cadastrar uma Petição Eletrônica 1. Petição Inicial Para cadastrar uma Petição Inicial, basta clicar na opção correspondente do menu. Você será direcionado para a tela Cadastrar Petição Inicial. A tela do Sistema de Petição Eletrônica pode sofrer alterações para adequar a nomenclatura do demandante e demandado, de acordo com a classe processual escolhida. Ex: autor e réu, reclamante e reclamado etc. Preencha os campos necessários à autuação da petição inicial conforme as orientações apresentadas a seguir. Petição inicial Toda e qualquer peça processual que inicie o dever-poder da jurisdição, seja voluntária ou contenciosa, e que necessite do pagamento das custas processuais, sem prejuízo das ressalvas legais.

11 Página 11 de 23 Sistema de Petição Eletrônica LEGENDA EXPLICATIVA DOS CAMPOS NECESSÁRIOS À AUTUAÇÃO 1 e 2. Informações do credenciamento O nome e o CPF aparecerão automaticamente na primeira parte da tela. O campo 2 é preenchido automaticamente com a OAB cadastrada. Caso exista mais de um registro, é necessário selecionar a OAB desejada. 3. Origens dos fatos UF: Seleciona a Unidade da Federação na qual se originaram os fatos. Ex: SC Município: Especifica o Município de origem dos fatos: Ex: Laguna Ano Eleitoral: Deve ser preenchido se a matéria objeto do processo estiver relacionado a algum pleito. Ex: 2008 Zona Eleitoral de Origem: Seleciona a Zona vinculada ao Município de origem dos fatos. Ex. 20ª Zona Eleitoral 4. Endereçamento da Petição Tribunal Peticionado: Seleciona o Tribunal para o qual é endereçado (a) os autos ou a petição. Ex. Tribunal Superior Eleitoral. 5. Classificação da Petição Classe sugerida: Seleciona o tipo de ação/petição/documento a ser ajuizado originariamente no TSE. Ex: Ação Cautelar. Meio Processual: Seleciona, em sendo o caso, o tipo de processo que deu origem ou sobre o qual incide a ação/petição/documento ajuizado no TSE. Exemplo: Uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral ajuizada na 20ª Zona Eleitoral de Laguna/SC, cuja discussão tenha sido trazida ao TSE. Nessa hipótese, deverá ser selecionado como meio: Ação de Investigação Judicial Eleitoral. Pode ser selecionado mais de um meio processual, se necessário. Assunto Processual: Especifica o objeto e/ou os temas discutidos na demanda. Ex. Abuso de Poder Econômico, Conduta vedada etc. Pode ser selecionado mais de um assunto processual, se necessário Pedido Processual: Seleciona os tipos de pedidos a serem feitos pelas partes para o eficiente atendimento de sua demanda. Ex: Pedido de Liminar/Pedido de Efeito Suspensivo à Recurso/ Pedido de Antecipação de Tutela etc. Pode ser marcado mais de um meio processual, se necessário.

12 Sistema de Petição Eletrônica Página 12 de 23 LEGENDA EXPLICATIVA DOS CAMPOS NECESSÁRIOS À AUTUAÇÃO (continuação) 6. Partes da Petição Tipo de Parte: Escolha do tipo de parte (interessados e advogados) adequado levando em conta o tipo da petição. Ex: embargante e embargado (embargos de declaração), agravante e agravado (agravo regimental). OBS: O Tipo da Parte será carregado de acordo com a Classe Sugerida escolhida. CPF da Parte: Informe o número do CPF do advogado ou interessado. Optativamente, você poderá conferir e validar, no site da Receita Federal, os dados que está informando. Adicionar nova parte: Caso existam outros advogados e interessados a serem acrescentados, informe neste campo. Em Partes Adicionadas, ainda é possível excluir ou acrescentar o advogado da Parte. Para acrescentar o advogado, clique no botão. Preencha os dados solicitados na nova janela e grave. 7. Arquivos da Petição Para a petição a ser enviada, clique no botão Selecionar arquivo... do campo Petição. Localize o arquivo em seu computador, selecione-o e clique no botão Abrir. Após fazer isso, clique no botão Anexar. ATENÇÃO - O PDF é o único formato aceito para a petição. - Todo(s) o(s) arquivo(s) PDF(s) deve(m) ser assinado(s) digitalmente, para isso deve ser utilizado o sistema AssinadorTSE clicando no botão. Para maior informação sobre o AssinadorTSE, consulte o manual do mesmo entrando no sistema. Uma vez anexada, a petição aparecerá como link caso o usuário queira visualizar o documento anexado. Se houver problemas durante o procedimento de anexar ou visualizar o arquivo, o sistema mostrará mensagens de erro. Se quiser excluir algum arquivo, clique no botão. Os anexos serão numerados estritamente na ordem que forem anexados. São aceitos os formatos (AVI, BMP, JPG, MP3, PDF, WAV, WMV e ZIP). Depois de anexar a petição e eventuais anexos, confira se os demais campos foram preenchidos adequadamente e clique no botão <ENVIAR>, no final da tela. Ao concluir o envio da petição, clicando no botão <ENVIAR>, o sistema apresentará uma tela com um resumo de seu peticionamento, que poderá ser impresso. Nele constarão informações como a data e hora da transmissão, nome do advogado e das partes, além da relação da petição e arquivos enviados. Esta tela será enviada para o cadastrado no sistema. Para fazer um novo peticionamento, basta clicar no menu no link : Cadastrar Petição Inicial.

13 Página 13 de 23 Sistema de Petição Eletrônica 2. Petição Intermediária Para cadastrar uma Petição Intermediária, basta clicar na opção correspondente do menu. Você será direcionado para a tela Cadastrar Petição Intermediária. Petição Intermediária Todo e qualquer pedido ou requerimento que tenha por fim a solicitação de quesitos processuais e/ou de mérito acerca de processo já existente.. Após o preenchimento dos parâmetros, clique no botão Pesquisar e será mostrada uma lista de processos para que seja escolhido o desejado para prosseguir o cadastramento da Petição Intermediária. Preencha os campos necessários à protocolização da petição intermediária conforme as orientações apresentadas a seguir.

14 Sistema de Petição Eletrônica Página 14 de 23 LEGENDA EXPLICATIVA DOS CAMPOS NECESSÁRIOS À PROTOCOLIZAÇÃO 1. Informações do credenciamento O nome e o CPF aparecerão automaticamente na parte superior da tela. Todos os campos apresentados são obrigatórios, os preencha com as informações solicitadas. 2. Processo selecionado Processo selecionado para o cadastramento da petição intermediária a qual será vinculada a este processo principal, já em tramitação no tribunal. 3. Informação de credenciado Informar o número da OAB. 4. Endereçamento da Petição Tribunal Peticionado: Seleciona o Tribunal para o qual é endereçada a petição. Ex. Tribunal Superior Eleitoral. 5. Classificação da Petição Tipo da petição - Recurso ou Outros: Informe se a petição protocolizada é um recurso ou outro(s) documento(s). Exemplos de recursos: embargos de declaração, recurso extraordinário, agravo regimental entre outros. Exemplos de outros: juntada de procuração, juntada de certidão, juntada de documentação. Ao escolher o tipo de petição como Recurso preencha os campos: Tipo de Recurso: Selecione a nomenclatura que identifique a sua petição. Ex: agravo regimental, Recurso Extraordinário, Juntada de substabelecimento, etc. Você é parte do Processo Selecionado?: Selecione se as partes cadastradas na petição faz parte do processo, marcando a opção 'SIM' ou 'NÃO'. 6. Partes da Petição Tipo de Parte: Escolha do tipo de parte (interessados e advogados) adequado levando em conta o tipo da petição. Ex: embargante e embargado (embargos de declaração), agravante e agravado (agravo regimental). CPF da Parte: Informe o número do CPF do advogado ou interessado. Optativamente, você poderá conferir e validar, no site da Receita Federal, os dados que está informando. Adicionar nova parte: Caso existam outros advogados e interessados a serem acrescentados, informe neste campo. Em Partes Adicionadas, ainda é possível excluir ou acrescentar o advogado da Parte. Para acrescentar o advogado, clique no botão. Preencha os dados solicitados na nova janela e grave. Parte do Processo (SIM) Na classificação da petição, no campo "Você é parte do Processo Selecionado?" se for escolhido a opção 'SIM', no agrupador da parte, vai ser carregada a combo com as partes que estão no processo. Ao selecionar algum item da combo 'Parte', vai ser preenchido automaticamente o 'Tipo da Parte' e o 'Nome da Parte', podendo ser alterados esses dados. Ao clicar no botão vai ser adicionada a parte na lista 'Partes Adicionadas' como Parte1, e a Parte2 vai ser inserida automaticamente pelo sistema. A Parte2 se refere às partes que já estão no processo. OBS: Ao adicionar a parte, o credenciado que está logado no sistema, vai ser advogado da parte automaticamente. Parte do Processo (NÃO) Na classificação da petição, no campo "Você é parte do Processo Selecionado?" se for escolhido à opção 'NÃO', é apresentado o formulário para preenchimento do tipo da parte, CPF da parte e nome da parte. OBS: Ao escolher o Tipo da Petição: Outros - O Tipo da Parte vai ser sempre: REQUERENTE - A parte adicionada pelo usuário sempre vai ser Parte1. 7. Arquivos da Petição Para mais informações, volte na página 12, item 7. Arquivos da Petição.

15 Página 15 de 23 Sistema de Petição Eletrônica VII - Para Acompanhar uma Petição Eletrônica É possível acompanhar uma petição inicial ou intermediária, para tanto, deve-se clicar na opção correspondente no menu lateral na parte esquerda da tela: Acompanhar Petição Inicial Acompanhar Petição Intermediária Você poderá utilizar diferentes parâmetros de pesquisa de petições: OAB; Data de protocolo: utilizando o calendário para preencher a data inicial e a data final de protocolização do documento que se pretende localizar; Tribunal Peticionado, ou seja, pelo Tribunal para o qual foi endereçada a petição; Classe, no caso da Petição Inicial ou Tipo de Petição, no caso de Petição Intermediária; o Por Tipo da Petição Recurso ou Juntada: informe se a petição protocolizada é um recurso ou uma juntada de documento(s). Exemplos de recursos: embargos de declaração, recurso extraordinário, agravo regimental entre outros. Exemplos de juntada: juntada de procuração, juntada de certidão, juntada de documentação. Se se tratar de Recurso, indique também o Tipo de Recurso, ou seja, selecione a nomenclatura que identifique a sua petição.ex: agravo regimental, Recurso Extraordinário, Juntada de substabelecimento, etc. Protocolo; Nome da Parte, pelo início do nome de alguma das partes cadastradas para a petição. ATENÇÃO! Caso nenhum parâmetro seja preenchido, serão listadas todas as petições vinculadas ao CPF do credenciado autenticado. Ao clicar no botão Pesquisar, serão listadas as petições enviadas de acordo com os parâmetros de pesquisa.

16 Sistema de Petição Eletrônica Página 16 de 23 Serão apresentadas as seguintes opções para acessar a petição enviada: petição enviada em formato PDF; recibo da petição enviada para impressão. Arquivos anexos, ao clicar na figura será apresentada uma lista com todos os anexos ; Resultado da pesquisa do acompanhamento da Petição Inicial Resultado da pesquisa do acompanhamento da Petição Intermediária

17 Página 17 de 23 Sistema de Petição Eletrônica VIII Salvar Petição Essa funcionalidade tem o intuito de salvar o formulário de cadastro da petição inicial ou intermediária para o seu posterior envio. ======================================================================================== 1) Salvando o formulário da petição. - No formulário de cadastro da petição inicial ou intermediária clique no botão. - Vai aparecer a mensagem "Petição salva com sucesso!" caso seja a primeira vez que tenha salvo o formulário ou a mensagem "Petição atualizada com sucesso!" caso já tenha salvo o formulário anteriormente. 2) Recuperar a petição que foi salva. - No menu clique em "Petições Salvas". - Vai aparecer uma lista como mostrado na figura abaixo, caso já tenha salvado alguma petição, seguindo o passo 1. - Na coluna "Carregar" clique no botão para carregar o formulário desejado. - Na coluna "Excluir" clique no botão para excluir o formulário desejado. OBS: Para ordenar a lista clique na coluna desejada: "Data", "Tipo de Petição" ou "Tribunal Peticionado".

18 IX Visualizar Recibo da Petição Essa funcionalidade visualiza os recibos das petições. 1) Pesquisando petições. - Clique no menu 'Visualizar Recibo de Petição' - Preencha os campos: Tribunal, OAB e Data Inicial e Final. - Clique no botão OBS: Os campos 'Data Inicial' e 'Data Final' são obrigatórios. As datas se refere a data de peticionamento. 2) Lista de Recibos - Ao realizar a pesquisa vai aparecer a lista abaixo. - Na coluna "Recibo" clique no botão para carregar o recibo da petição. - Na coluna "Detalhe" clique no botão para exibir o acompanhamento processual. Dúvidas ou sugestões: Protocolo Judiciário (61)

19 Página 19 de 23 Sistema de Petição Eletrônica OBS: Para ordenar a lista clique na coluna desejada : "Protocolo", "Classe", "OAB", "Tipo Petição" ou "Data do Protocolo".

20 X Visualizar Processo Essa funcionalidade permite visualizar os documentos dos processos. 1) Pesquisando Processos - Clique no menu 'Visualizar Processos' - Preencha os parâmetros de pesquisa. - Clique no botão 2) Lista de Processos - Ao realizar a pesquisa vai aparecer a lista abaixo. - Na coluna "Detalhe" clique no botão para exibir o acompanhamento do processual. Dúvidas ou sugestões: Protocolo Judiciário (61)

21 Página 21 de 23 Sistema de Petição Eletrônica OBS : Se a 'Lista de Processos' tiver somente 01 (um) processo, a lista de documentos vai ser carregada automaticamente. Caso tenha mais de 01 (um) processo na 'Lista de Processos', vai ter a opção para o usuário escolher qual processo deseja visualizar os documentos. (como demonstrado na figura acima) 3) Lista de Documentos - Ao selecionar um processo, vai aparecer a lista de documentos. - Na coluna "Abrir Documento " clique no botão para exibir o conteúdo do documento. OBS: O ícone do botão para abrir o documento vai mudar de acordo com o tipo de arquivo (PDF, AVI, MP3, JPG...).

22 - Os protocolos que tiver (J) de Juntado, exemplo : (J), como mostrado acima, significa que o protocolo foi juntado ao protocolo principal (ex: ). - Ao abrir o documento, vai ser registrado no log do sistema a data/hora, informações do credenciado e do documento. OBS: A visualização do(s) documento(s) do processo só é permitida se o credenciado autenticado tiver peticionado o protocolo selecionado. OBS: Clique nas colunas que aparece como link para ordenar as listas. Dúvidas ou sugestões: Protocolo Judiciário (61)

23 Página 23 de 23 Sistema de Petição Eletrônica XI Possíveis Problemas Descrição: Essa mensagem aparece para quem tem a versão do Java a partir da 1.6.0_19. Não é erro. Deve-se escolher a opção No, para não bloquear os componentes de assinatura digital. Recomendação Desabilitar essa mensagem. Em Painel de Controle Clique em Java Clique na aba Advanced Clique em Security Clique em Enable hide warning and run with protections Recomendação para outros problemas Limpar arquivos temporários do Java. Em "Painel de Controle"; Clique em "Java"; Na aba "Geral", clique em "Configurações"; Desmarque a opção "Manter os arquivos temporários no meu computador "; Clique em "Excluir Arquivos" e na janela que se abre em "OK". Limpar arquivos temporários no Internet Explorer Em "Painel de Controle"; Clique em "Opções da Internet"; Na aba "Geral", em "Histórico de Navegação" clique em "Excluir"; Marque todas as opções e clique em "Excluir". Limpar arquivos temporários no Firefox No Firefox, entre no menu "Ferramentas" e clique em "Opções"; Clique na aba "Avançado" e logo abaixo clique na aba "Rede"; Clique no botão "Limpar cache agora".

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC- Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DERUS- Departamento de Relacionamento com o

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC- Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DERUS- Departamento de Relacionamento com o DERUS- Departamento de Relacionamento com o Usuário DERUS- Departamento de Relacionamento com o Usuário Sumário: Gerando um arquivo PDF 3 Como assinar digitalmente um documento PDF 17 O Assinador Livre

Leia mais

Este documento contém esclarecimentos para as dúvidas mais frequentes sobre portal e-saj.

Este documento contém esclarecimentos para as dúvidas mais frequentes sobre portal e-saj. Este documento contém esclarecimentos para as dúvidas mais frequentes sobre portal e-saj. Para melhor navegar no documento, utilize o sumário a seguir ou, se desejar, habilite o sumário do Adobe Reader

Leia mais

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO Janeiro 2012 Conteúdo Elaboração do projeto... 3 1. Acesso ao Sistema... 4 2. Tipo de Certificado... 4 2.1. Navegador padrão para acessar

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 VERSÃO 9 Atualizado em 10/10/2014 Página 1 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez e em sistema operacional Windows XP SP3 ou Windows

Leia mais

Renovação Online. Renovação Online de certificados digitais. Renovação Online. Renovação Online de certificados digitais

Renovação Online. Renovação Online de certificados digitais. Renovação Online. Renovação Online de certificados digitais Renovação Online Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 página 1 de 22 Requisitos para a renovação Para que o processo de renovação tenha sucesso, é necessário obedecer aos

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário)

Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário) Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário) Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2013 Página 1 de 47 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO...

Leia mais

MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL Agosto / 2015 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 IMPORTANTE ANTES DE SOLICITAR O CERTIFICADO DIGITAL... 3 SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL... 4 APRESENTAÇÃO DOS

Leia mais

Novo Guia de uso rápido do PROJUDI

Novo Guia de uso rápido do PROJUDI 1. O que é o PROJUDI? Novo Guia de uso rápido do PROJUDI O Processo Judicial Digital PROJUDI, também chamado de processo virtual ou de processo eletrônico, pode ser definido como um software que reproduz

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO INTELIGENTE

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO INTELIGENTE GUIA DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO INTELIGENTE Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Conectando e Identificando o cartão inteligente... 4 2. Alterando as senhas PIN e PUK... 5 3. Importando hierarquia de certificação

Leia mais

INSTALAÇÃO DO FIREFOX E JAVA PORTÁVEL CUSTOMIZADO PELO TRT DA 13ª REGIÃO

INSTALAÇÃO DO FIREFOX E JAVA PORTÁVEL CUSTOMIZADO PELO TRT DA 13ª REGIÃO Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região INSTALAÇÃO DO FIREFOX E JAVA PORTÁVEL CUSTOMIZADO PELO TRT DA 13ª REGIÃO Por Ericson Benjamim Secretaria de Tecnologia da

Leia mais

Este documento contém esclarecimentos para as dúvidas mais frequentes sobre portal e-saj.

Este documento contém esclarecimentos para as dúvidas mais frequentes sobre portal e-saj. Este documento contém esclarecimentos para as dúvidas mais frequentes sobre portal e-saj. Para melhor navegar no documento, utilize o sumário a seguir ou, se desejar, habilite o sumário do Adobe Reader

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO MANUAL DO ADVOGADO E DO PROCURADOR MÓDULO 2 Sumário 1 Processos Não Protocolados3 11 Consultar Petições Não Protocoladas3 12 Remover

Leia mais

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PJe Manual do Oficial de Justiça Versão 1.2 Diretoria da Tecnologia da Informação DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PJe Manual do

Leia mais

Cadastramento de Advogados com Certificação Digital nos serviços do Processo Eletrônico Justiça Federal 2ª Região

Cadastramento de Advogados com Certificação Digital nos serviços do Processo Eletrônico Justiça Federal 2ª Região Cadastramento de Advogados com Certificação Digital nos serviços do Processo Eletrônico Justiça Federal 2ª Região A partir de 07/01/2015 os Advogados poderão se cadastrar nos serviços do Processo Eletrônico

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 21 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DEATE Departamento de Suporte e Atendimento DICAD Divisão de Suporte Técnico de Gestão SEPOR Serviço de

Leia mais

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário Certificação Digital CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário Guia CD-17 Público Índice 1. Pré-requisitos para a geração do certificado digital A1... 3 2. Glossário... 4 3. Configurando

Leia mais

PJe Roteiro para configuração do computador

PJe Roteiro para configuração do computador PJe Roteiro para configuração do computador Autora: Sônia Verônica Palma de Carvalho Fevereiro de 2014 1- Verificar o sistema operacional instalado no equipamento. Atualmente o PJe somente é compatível

Leia mais

Manual Operacional de Adesão ao FIES Técnico Procedimentos da Mantenedora

Manual Operacional de Adesão ao FIES Técnico Procedimentos da Mantenedora Manual Operacional de Adesão ao FIES Técnico Procedimentos da Mantenedora Brasília, março de 2012 Versão 1.0 SUMÁRIO 1. CONFIGURAÇÕES RECOMENDADAS... 3 2. ACESSO AO SISTEMA... 4 3. ADESÃO AO FIES... 5

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A1 (Com cartão de Crédito)

Renovação Online de Certificados Digitais A1 (Com cartão de Crédito) Renovação Online de Certificados Digitais A1 (Com cartão de Crédito) Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2013 Página 1 de 40 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO...

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Guia para utilização do ambiente de EaD UniRitter

Guia para utilização do ambiente de EaD UniRitter Guia para utilização do ambiente de EaD UniRitter Sumário 1 Acesso ao ambiente de EaD... 1 2 Navegação... 2 3 Perfil... 2 4 Programação... 3 5 Blocos... 4 6 Comunicação... 6 6.1 Fórum de notícias... 6

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA ACESSAR O SISTEMA PJE-JT

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA ACESSAR O SISTEMA PJE-JT PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA ACESSAR O SISTEMA PJE-JT Sumário 1.Pré-requisitos...2

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO Sumário 1. Apresentação... 3 2. Introdução... 4 3. Ferramenta... 5 3.1. Características da ferramenta... 5 3.2. Perfil de acesso...

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A3

Renovação Online de Certificados Digitais A3 Renovação Online de Certificados Digitais A3 Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2014 Página 1 de 45 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO... 3 VERIFICANDO

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos VERSÃO 2.0

Manual do Usuário. Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos VERSÃO 2.0 Manual do Usuário Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos VERSÃO 2.0 1 Apresentação O SEIA Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos é uma ferramenta fundamentada

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo:

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: GUIA DE ORIENTAÇÃO 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: 1.1 - ACESSAR O SITE DA PREFEITURA: 1.2 - CLICAR NA OPÇÃO: SERVIÇOS >> NOTA FISCAAL ELETRÔNICA 1.3 - Aguarde carregar

Leia mais

PJe Roteiro para configuração do computador Windows 7

PJe Roteiro para configuração do computador Windows 7 PJe Roteiro para configuração do computador Windows 7 Autora: Sônia Verônica Palma de Carvalho Fevereiro de 2014 1- Verificar o sistema operacional instalado no equipamento. Atualmente o PJe somente é

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

INSTALAÇÃO E USO DO ASSINADOR LIVRE. Índice:

INSTALAÇÃO E USO DO ASSINADOR LIVRE. Índice: Proposto por: Marcos Stallone Santos / Karla Ferreira Moreira Analisado por: Aprovado por: Índice: 1 - O Assinador Livre:...2 2 - Pré-requisitos para instalação:...2 3 - Download e Instalação do Assinador

Leia mais

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Manual de Rotinas para Usuários Advogados da União Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Versão 1.0 2015 1 INTRODUÇÃO 3 1.1 O QUE É O SAPIENS? 3

Leia mais

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Este tutorial visa preparar o computador com os softwares necessários para a utilização dos sistemas de visualização

Leia mais

Leitora Perto Smart. Guia de Instalação. Leitora Perto Smart Guia de Instalação. Janeiro/2010. Instalação da leitora Perto Smart.

Leitora Perto Smart. Guia de Instalação. Leitora Perto Smart Guia de Instalação. Janeiro/2010. Instalação da leitora Perto Smart. Leitora Perto Smart Guia de Instalação Página 1 de 14 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Leitora Perto) Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR. Suporte: SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL VIRTUALCLASS. EMAIL: suporte@virtualclass.com.br Skype: suportetisoebras

MANUAL DO PROFESSOR. Suporte: SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL VIRTUALCLASS. EMAIL: suporte@virtualclass.com.br Skype: suportetisoebras SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL VIRTUALCLASS MANUAL DO PROFESSOR Suporte: EMAIL: suporte@virtualclass.com.br Skype: suportetisoebras Nas unidades: Departamento de Tecnologia e Informação DTI Responsáveis

Leia mais

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Curso A Escola no Combate ao Trabalho Infantil (ECTI), Este tutorial pretende

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 3 TERMO DE COMPROMISSO... 4 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 4

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

TOP SAÚDE SEPACO AUTOGESTÃO

TOP SAÚDE SEPACO AUTOGESTÃO TOP SAÚDE SEPACO AUTOGESTÃO Dezembro / 2014 Sumário 1. Apresentação e acesso ao sistema...3 2. Tela inicial do sistema...5 3. Autorização de Procedimento Via Prestador...6 3.1. Impressão Guia TISS...6

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretária de Gestão Estratégica e Participativa da Saúde SGEP. Coordenação de Desenvolvimento dos Sistemas de Saúde - CDESS

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretária de Gestão Estratégica e Participativa da Saúde SGEP. Coordenação de Desenvolvimento dos Sistemas de Saúde - CDESS MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretária de Gestão Estratégica e Participativa da Saúde SGEP Coordenação de Desenvolvimento dos Sistemas de Saúde - CDESS Departamento de Informática do SUS - DATASUS Manual operacional

Leia mais

Padrão ix. Q-Ware Cloud File Publisher Manual para realização do Donwload de Arquivos. Versão 1.0.1.0

Padrão ix. Q-Ware Cloud File Publisher Manual para realização do Donwload de Arquivos. Versão 1.0.1.0 Padrão ix Q-Ware Cloud File Publisher Manual para realização do Donwload de Arquivos Versão 1.0.1.0 Copyright 2000-2013 Padrão ix Sistemas Abertos Ltda. Todos os direitos reservados. As informações contidas

Leia mais

Guia de Atualização do Projudi

Guia de Atualização do Projudi 1 TRIBUNAL de JUSTIÇA do ESTADO da BAHIA Corregedoria Geral da Justiça do Estado da Bahia Coordenação dos Juizados Especiais Guia de Atualização do Projudi Sistema de Processo Eletrônico TJ-BA Salvador

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL Sistema de Cadastro Único 7

MANUAL OPERACIONAL Sistema de Cadastro Único 7 MANUAL OPERACIONAL Sistema de Cadastro Único 7 Versão Preliminar 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...4 1.1 Apresentação...4 1.2 Organização e uso do manual...4 1.3 Dúvidas e canais de atendimento...4 2 VISÃO GERAL

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Versão 1.2 Histórico de revisões Revisão Data Descrição da alteração 1.0 18/09/2015 Criação deste manual 1.1 22/09/2015 Executando a instalação

Leia mais

Figura 1: Interface 3G Identech

Figura 1: Interface 3G Identech Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2 INSTALAÇÃO NO WINDOWS XP...5 3 INSTALAÇÃO NO WINDOWS VISTA...12 4 INSTALAÇÃO NO WINDOWS 7...18 5 CADASTRANDO OPERADORA...25 6 CONECTANDO NA INTERNET...27 7 SERVIÇO DE SMS...29

Leia mais

Visando atender as diferentes realidades de seus jurisdicionados, o sistema LicitaCon contará com dois módulos para o recebimento das informações.

Visando atender as diferentes realidades de seus jurisdicionados, o sistema LicitaCon contará com dois módulos para o recebimento das informações. Manual e Validador De TCERS WIKI Conteúdo 1 Apresentação 1.1 Informações Gerais 1.2 Requisitos mínimos de hardware e software 1.3 Leiaute dos Arquivos 2 Instalação do Aplicativo 2.1 Instalação do Java

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO MANUAL DO MAGISTRADO 1ºGRAU MÓDULO 4 Sumário 1 Detalhamento 3 11 Aba Processo 4 12 Aba Assunto 8 13 Aba Partes 9 14 Aba Documentos

Leia mais

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador Manual do ambiente Moodle CURSO DE INTRODUÇÃO AO MOODLE 1. Introdução Estamos começando nossa viagem e nossa primeira parada é na unidade denominada Curso

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

Portal de Compras. São José do Rio Preto

Portal de Compras. São José do Rio Preto Portal de Compras São José do Rio Preto Sumário DÚVIDAS GERAIS...2 PREGÃO ELETRÔNICO... 4 EMPRO Empresa Municipal de Processamento de Dados 1 DÚVIDAS GERAIS 1.O que é o Fluxograma das Etapas? Resposta:

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7) SafeSign Standard 3.0.77 (Para MAC OS 10.7) 2/23 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Hardware Homologado... 4 5 Instruções de Instalação... 5

Leia mais

Manual de instalação e utilização do Assinador Livre

Manual de instalação e utilização do Assinador Livre TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DEATE Departamento de Suporte e Atendimento Manual de instalação e utilização do Assinador Livre TRIBUNAL

Leia mais

Certificado Digital A1. Cópia de segurança (exportação e importação)

Certificado Digital A1. Cópia de segurança (exportação e importação) A1 Cópia de segurança (exportação e importação) Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2010 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo

Leia mais

Manual de orientação do Sistema de Requisição de Recibos Eleitorais SRE

Manual de orientação do Sistema de Requisição de Recibos Eleitorais SRE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL - TSE Manual de orientação do Sistema de Requisição de Recibos Eleitorais SRE Julho/2014 Apresentação do sistema: Este manual tem o intuito de orientar os candidatos e partidos/comitês

Leia mais

Advogado - Procurador

Advogado - Procurador Advogado - Procurador Conteúdo 1 Cadastro do Advogado 1.1 Verificar requisitos para o Cadastro 1.2 Orientação ao Advogado sobre os Links de instalações 1.3 Preencher o Formulário de Cadastro 1.4 Visualizar

Leia mais

Versão para atualização do Gerpos Retaguarda

Versão para atualização do Gerpos Retaguarda Versão para atualização do Gerpos Retaguarda A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível.

Leia mais

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I.

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. MILI S.A. - D.T.I. Índice 1 ACESSANDO O PORTAL IPEDIDOS... 3 1.1 Login...5 1.2 Tela Principal, Mensagens e Atendimento On-line...6 2 CADASTRAR... 10 2.1 Pedido...10

Leia mais

Token USB Rainbow Ikey2032. Guia de instalação e alteração da senha (PIN)

Token USB Rainbow Ikey2032. Guia de instalação e alteração da senha (PIN) Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2009 Pré Requisitos para Instalação Dispositivos de Certificação Digital (Token USB Rainbow 2032) Para que o processo de instalação tenha sucesso,

Leia mais

Manual do Emissor RPS

Manual do Emissor RPS Manual do Emissor RPS Fly E-Nota 1/14 Índice 1.Instalação...3 1.1.Pré-requisitos da instalação...3 1.2.Baixar e instalar do Emissor RPS...3 1.3.Carregar as configurações do prestador...4 1.4.Instalação

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC- Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DERUS- Departamento de Relacionamento com o

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC- Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DERUS- Departamento de Relacionamento com o DERUS- Departamento de Relacionamento com o Usuário MAN-DGTEC-PORTALSERV-v.4.0.2 22/10/2010 DERUS- Departamento de Relacionamento com o Usuário Sumário: Processo Eletrônico 3 Dúvidas Freqüentes 3 Definições

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

MANUAL WEBDRIVE. webdrive.whirlpool.com.br

MANUAL WEBDRIVE. webdrive.whirlpool.com.br MANUAL WEBDRIVE webdrive.whirlpool.com.br 1 Sumário 1. O Webdrive p. 04 2. Acessando o sistema p. 04 2.1 Esqueci minha senha 2.2 Página principal 2.3 Efetuar logoff 2.4 Criar e alterar Usuários 2.5 Criar

Leia mais

Acompanhamento e Execução de Projetos

Acompanhamento e Execução de Projetos Acompanhamento e Execução de Projetos Manual do Usuário Atualizado em: 28/11/2013 Página 1/24 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ABRANGÊNCIA DO SISTEMA... 3 3. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 3 4. COMO ACESSAR O SISTEMA...

Leia mais

TREINAMENTO. Novo processo de emissão de certificados via applet.

TREINAMENTO. Novo processo de emissão de certificados via applet. TREINAMENTO Novo processo de emissão de certificados via applet. Introdução SUMÁRIO Objetivo A quem se destina Autoridades Certificadoras Impactadas Produtos Impactados Pré-requisitos para utilização da

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Geral Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema de Almoxarifado

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON-LINE

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON-LINE 1. Antes de acessar o Sistema: 1.1 Verificar navegador instalado usar Mozilla Firefox Se não estiver, faça o download aqui: http://br.mozdev.org/ Após o download, instale o programa. 1.2 Verificar se Java

Leia mais

Manual do Módulo de PC Online

Manual do Módulo de PC Online do Módulo de PC Online Agilis Conteúdo Introdução... 4 Acesso à Funcionalidade... 5 1. Internet Explorer 6.x... 7 2. Internet Explorer 7.x... 9 3. Netscape Navigator 7.x... 10 4. Netscape Navigator 7.2x...

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13

Leia mais

Manual. Manifestação Destinatário

Manual. Manifestação Destinatário Manual Manifestação Destinatário Sr.Farmacista Evite fraudes em seu CNPJ 1 Você dono de um estabelecimento sabe que hoje o governo disponibiliza gratuitamente para você um programa onde é possível visualizar

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online. Versão Chamamento Público

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online. Versão Chamamento Público MANUAL PARA INSCRIÇÃO online Versão Chamamento Público 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever-se

Leia mais

Renovação do certificado A1

Renovação do certificado A1 Renovação do certificado A1 Requisitos: Os passos descritos neste procedimento foram testados no Windows 7 sem apresentar erros. Atente que algumas divergências poderão ser observadas caso a versão do

Leia mais

Manual do Usuário. SIGAI - versão 1.3. I Funcionalidades do Módulo Internet

Manual do Usuário. SIGAI - versão 1.3. I Funcionalidades do Módulo Internet Manual do Usuário SIGAI - versão 1.3 I Funcionalidades do Módulo Internet 1 Conteúdo PARTE1- MÓDULO INTERNET...4 ACESSANDO O SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ADOÇÃO INTERNACIONAL - SIGAI NA INTERNET...4 SOLICITAÇÃO

Leia mais

2 PASSO: Depois de acessado um dos endereços acima, clicar em Serviços Eletrônicos.

2 PASSO: Depois de acessado um dos endereços acima, clicar em Serviços Eletrônicos. GUIA PARA PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO TRANSMISSÃO POR DOAÇÃO 1 PASSO: Acesse o sistema ITCMD: 1) Clique no link ITCMD existente no Posto Fiscal Eletrônico, cujo endereço eletrônico é http://pfe.fazenda.sp.gov.br/

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Leitora GemPC Twin Guia de Instalação

Leitora GemPC Twin Guia de Instalação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2011 página 1 de 16 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Leitora GemPC Twin) Para que o processo de instalação

Leia mais

Alterações PJe versão 1.4.6. Advogados/Procuradores

Alterações PJe versão 1.4.6. Advogados/Procuradores Alterações PJe versão 1.4.6. Advogados/Procuradores Índice Índice... 2 Habilitação nos autos... 3 Autuação da petição inicial pelo assistente de advogado/procuradoria... 4 Anexar Embargos de Declaração...

Leia mais

F.A.Q. PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

F.A.Q. PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO F.A.Q. PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página 1 Sumário DÚVIDAS GERAIS... 3 PREGÃO ELETRÔNICO... 6 Página 2 DÚVIDAS GERAIS 1. O que é o Fluxograma das Etapas? Resposta: O fluxograma representa

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa AMG Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário 3 2. Programa

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, em março de 2008, uma equipe para atender à demanda de criação de novos

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Funcionários Página 1 de 12 O cadastro de funcionários permite cadastrar o usuário que vai utilizar o SIGLA Digital e também seus dados pessoais.

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão Fevereiro/2013 Índice PCS - Módulo de Prestação de Contas...3 Acesso ao Módulo PCS...3 1. Contas financeiras...5 1.1. Cadastro de

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A1

Renovação Online de Certificados Digitais A1 Renovação Online de Certificados Digitais A1 Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2014 Página 1 de 33 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO... 3 INICIANDO A

Leia mais

MANUAIS DE PROCEDIMENTOS WAE

MANUAIS DE PROCEDIMENTOS WAE MANUAIS DE PROCEDIMENTOS WAE UTILIZAÇÃO DO PROFESSOR@NET CENTRAL DE OPERAÇÕES Março / 2009 Atualizado por: Cristiane Em: 19/05/2011 INDÍCE UTILIZAÇÃO DO PROFESSOR@NET... 1 MANUAL DE PROCEDIMENTOS... 1

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário CERTIDÕES UNIFICADAS Guia Rápido do Usuário CERTUNI Versão 1.0.0 CASA DA MOEDA DO BRASIL Conteúdo Acessando o Sistema... 3 Alterando Senhas... 3 Encerrando sua Sessão... 4 Gerando Pedido... 4 Alterando

Leia mais

http://www.certificado.caixa.gov.br

http://www.certificado.caixa.gov.br Exmo. Sr. Magistrado e, Sr. Servidor, Para obter a Identidade Digital através da Autoridade Certificadora CAIXA é necessário: Entrar no Site: http://www.certificado.caixa.gov.br e em Serviços on-line para

Leia mais

CSPUWEB - Cadastro de Sistemas. e Permissões de Usuários

CSPUWEB - Cadastro de Sistemas. e Permissões de Usuários CSPUWEB - Cadastro de Sistemas e Permissões de Usuários - Manual do Usuário - Novembro/2009 Versão 2.0 21 de novembro de 2009 [CSPUWEB MANUAL DO USUÁRIO] SUMÁRIO Capitulo 1 Cadastro de Sistemas e Permissões

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0 COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 SUMÁRIO 1. O MOODLE 3 2. Acesso à Plataforma 3 2.1. Cadastrar-se em uma disciplina 4 2.2. Página Inicial do Curso 5 3.

Leia mais

Manual do Usuário - Cliente Externo

Manual do Usuário - Cliente Externo Versão 3.0 SGCL - Sistema de Gestão de Conteúdo Local SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1. Referências... 4 2. COMO ESTÁ ORGANIZADO O MANUAL... 4 3. FUNCIONALIDADES GERAIS DO SISTEMA... 5 3.1. Acessar a Central

Leia mais

Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) - Tutorial Editores/Editores de Seção

Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) - Tutorial Editores/Editores de Seção Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) - Tutorial Editores/Editores de Seção AGOSTO 2015 Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Agosto 2015 Editor / Editor de

Leia mais

MANUAL DO AVA GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Rua Ramos Ferreira, 991 A - Centro Fone: (92) 3878-7479 / 3233-6836 Manaus AM CEP: 69010-120

MANUAL DO AVA GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Rua Ramos Ferreira, 991 A - Centro Fone: (92) 3878-7479 / 3233-6836 Manaus AM CEP: 69010-120 MANUAL DO AVA 1. O QUE É EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA? A Educação a Distância, como dispõe o Decreto nº 5.622, de 19/12/2005, caracterizase como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário: SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Em 2013 foi adquirido o Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas Pergamum para todas Bibliotecas do IFRS. A implantação está sendo feita de acordo com as

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO Rua Afonso Arrechea, 240, Santo Ant. do Sudoeste - PR Tel 46 3563-1518 Fax 46 3563-3780 contato@diferencialcontabil.cnt.br www.diferencialcontabil.cnt.br MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO VERSÃO

Leia mais