Capítulo. Memórias. Leitura e escrita

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo. Memórias. Leitura e escrita"

Transcrição

1 Capítulo 11 Memórias Leitura e escrita Podemos dividir as memórias em duas grandes categorias: ROM e RAM. Em todos os computadores encontramos ambos os tipos. Cada um desses dois tipos é por sua vez, dividido em várias outras categorias. ROM ROM significa read only memory, ou seja, memória para apenas leitura. É um tipo de memória que, em uso normal, aceita apenas operações de leitura, não permitindo a realização de escritas. Outra característica da ROM é que seus dados não são perdidos quando ela é desligada. Ao ligarmos novamente, os dados estarão lá, exatamente como foram deixados. Dizemos então que a ROM é uma memória não volátil. Alguns tipos de ROM aceitam operações de escrita, porém isto é feito através de programas apropriados, usando comandos de hardware especiais. Uma típica aplicação da ROM é o armazenamento do BIOS do PC, aquele programa que entra em ação assim que o ligamos. Este programa testa a memória, inicializa o hardware e inicia a carga do sistema operacional. RAM Significa random access memory, ou seja, memória de acesso aleatório. Este nome não dá uma boa idéia da finalidade deste tipo de memória, talvez fosse mais correto chamá-la de RWM (read and write memory, ou memória para leitura e escrita). Entretanto o nome RAM continua sendo utilizado por questão de tradição. Em operação normal, o computador precisa fazer não apenas o acesso a dados e instruções, através de leituras na memória, mas também guardar resultados, através de operações de escrita na memória. Além de permitir leituras e escritas, a RAM tem outra característica típica:

2 11-2 Hardware Total trata-se de uma memória volátil, ou seja, seus dados são apagados quando é desligada. Por isso quando desligamos o computador e o ligamos novamente, é preciso carregar o sistema operacional. Resumindo, as principais características da ROM e da RAM são: Significado Faz leituras Faz escritas Perde dados ao ser desligada ROM Read only memory SIM NÃO NÃO RAM Random access memory SIM SIM SIM Em linhas gerais, essas são as características das memórias tipos ROM e RAM. Existem entretanto ROMs que permitem gravações, e RAM que não perdem dados, como veremos adiante. Encapsulamentos de ROMs Quase sempre você irá encontrar ROMs fabricadas com encapsulamento DIP cerâmico ou plástico, como vemos na figura 1. Figura 11.1 ROM com encapsulamento DIP. O encapsulamento DIP (dual in-line package) cerâmico é mais utilizado pelas ROMs do tipo EPROM (ou UV-EPROM). Essas ROMs possuem uma janela de vidro, através da qual os dados podem ser apagados através de raios ultra-violeta. Depois de apagadas, podem ser novamente gravadas. Em uso normal esta janela deve permanecer tampada por uma etiqueta. Portanto nunca retire a etiqueta da ROM expondo sua janela de vidro, pois ela pode ser apagada por exposição prolongada à luz natural. Podemos ainda encontrar ROMs com outros encapsulamentos diferentes do DIP. Um encapsulamento relativamente fácil de encontrar é o PLCC (plastic leadless chip carrier), mostrado na figura 2.

3 Capítulo 11 - Memórias 11-3 Figura 11.2 ROM com encapsulamento PLCC. Encapsulamento das RAMs Os chips de memória RAM também podem ser encontrados em diversos formatos, sendo que o mais comum é o encapsulamento SOJ (small outline package J-lead), mostrado na figura 3. Você encontrará com freqüência este encapsulamento nos chips que formam os módulos de memória e nos que forma a memória de vídeo, encontrados em placas de vídeo. Figura 11.3 Chips de RAM com encapsulamento SOJ. Também é comum encontrar chips de RAM com encapsulamento QFP (quad flatpack). São usados por chips que formam a cache L2 em placas de CPU com cache externa, e nos chips que formam a memória de vídeo.

4 11-4 Hardware Total Figura 11.4 Chips de RAM com encapsulamento QFP. Não confunda chip de memória com módulo de memória. Os chips de RAM com encapsulamento SOJ que mostramos na figura 3 são montados em pequenas placas chamadas módulos de memória, que serão apresentados mais adiante. Encapsulamento de módulos de memória Até o início dos anos 90, as memórias dos PCs usavam encapsulamento DIP e eram instaladas, chip por chip. Trabalho fácil para um técnico, mas uma tarefa bastante complexa para um usuário que nunca fez este tipo de trabalho. Os módulos de memória foram criados para facilitar a sua instalação, não só por parte do usuário, mas também pela indústria eletrônica. É muito mais rápido conectar um módulo de memória que instalar um grande número de chips avulsos. Figura 11.5 Chip de memória com encapsulamento DIP e módulos de memória SIPP e SIMM. Os primeiros módulos de memória eram chamados SIPP (single inline pin package), e foram lançados em meados dos anos 80. Este módulo era uma

5 Capítulo 11 - Memórias 11-5 pequena placa com chips de memória e terminais ( perninhas ) para encaixe no soquete apropriado. O processo de fabricação foi simplificado com a adoção dos módulos SIMM (single inline memory module). Ao invés de utilizar terminais de contato como o SIPP, esses módulos têm um conector na sua borda. O soquete para este tipo de módulo é um pouco mais complicado, porém o processo de fabricação dos módulos tornou-se mais simples, e sua instalação mais rápida. Módulos SIPP caíram em desuso no início dos anos 90, sendo substituídos pelo formato SIMM. Esses módulos forneciam 8 bits simultâneos e precisavam ser usados em grupos para formar o número total de bits exigidos pelo processador. Processadores 386 e 486 utilizam memórias de 32 bits, portanto os módulos SIMM eram usados em grupos de 4. Por exemplo, 4 módulos iguais, com 4 MB cada um, formavam um banco de 16 MB, com 32 bits. Os módulos SIMM usados até então tinham 30 contatos, portanto eram chamados de SIMM/30, ou módulos SIMM de 30 vias (ou 30 pinos). Ainda eram bastante comuns em meados dos anos 90, mas já existiam na época, módulos SIMM de 72 vias (SIMM/72), que forneciam 32 bits simultâneos. Em placas de CPU 486, um único módulo SIMM/72 formava um banco de memória com 32 bits. Esses módulos, apesar de serem mais práticos que os SIMM/30, eram pouco utilizados, até o lançamento do processador Pentium. O Pentium trabalha com memórias de 64 bits, portanto seriam necessários 8 módulos SIMM/30 para formar um banco de memória. Isto tornaria a produção complexa, além de ocupar uma grande área na placa de CPU apenas para os módulos de memória. Os fabricantes passaram então a adotar os módulos SIMM/72. Dois desses módulos eram suficientes para formar um banco de 64 bits. Já em 1996 era praticamente impossível encontrar à venda módulos SIMM/30, exceto no mercado de peças usadas. Figura 11.6 Módulos SIMM/30 e SIMM/72.

6 11-6 Hardware Total Visando uma integração de componentes ainda maior, foram criados módulos que fornecem 64 bits simultâneos. Esses módulos são chamados DIMM/168 (dual inline memory module), e possuem 168 vias. Um único módulo DIMM/168 forma um banco de memória com 64 bits. É exatamente o número de bits utilizados pelos processadores modernos (Pentium 4, Pentium III, Athlon, Duron, Celeron) e os não tão modernos, como K6, K62, K6-III, Pentium Pro, Pentium II, Pentium MMX, etc. Figura 11.7 Módulo DIMM/168. Se você precisar dar manutenção em uma placa de CPU Pentium produzida entre 1995 e 1997, tem grandes chances de encontrar um módulo COAST (Cache on a Stick). Este tipo de módulo era usado para formar a memória cache de algumas placas de CPU Pentium, e também de algumas placas de CPU 486 e 586 produzidas naquela época. Note que os módulos COAST para placas de CPU Pentium são um pouco diferentes dos utilizados para placas de CPU 486/586. Os módulos para Pentium usam memórias SRAM do tipo Pipelined Burst, que normalmente têm o encapsulamento TQFP. Módulos para 486/586 usam em geral memórias SRAM assíncronas, com o encapsulamento PSOP. Os dois tipos são mostrados na figura 8. Figura 11.8 Módulos COAST. A figura 9 mostra os principais módulos de memória descritos aqui.

7 Capítulo 11 - Memórias 11-7 Figura 11.9 Módulos de memória. Dois novos tipos de memória prometem ser comuns nos computadores avançados, a partir de São as memórias RAMBUS (RDRAM) e as memórias DDR SDRAM. Memórias RAMBUS usam o o encapsulamento RIMM de 184 vias (figura 10). Este tipo de módulo é muito parecido com os demais apresentados até aqui, exceto pelo fato de poder ter uma chapa metálica cobrindo seus chips. Note que o módulo da figura 10 não possui esta chapa, que atua como um dissipador de calor. Esses módulos têm tamanho similar ao dos módulos DIMM/168, cerca de 13 centímetros. Entretanto não existe risco de conexão em um soquete errado, já que as duas fendas existentes do conector só se ajustam aos soquetes apropriados. Figura Módulo RIMM/184. Também bastante parecidos são os módulos DIMM/184, utilizado pelas memórias DDR SDRAM. A medida é similar à dos módulos DIMM/168 e RIMM/184, mas esses módulos também possuem um chanfro característico que impede o seu encaixe em um soquete errado. Figura Módulo DIMM/184.

8 11-8 Hardware Total Módulos DIMM/168, DIMM/184 e RIMM/184 têm larguras semelhantes (13,3 cm), mas diferenças bastante sutis. A forma mais fácil de reconhecer a diferença é através dos chanfros existentes no seu conector. O DIMM/184 é o único que possui um só chanfro, enquanto o DIMM/168 e o RIMM/184 possuem dois chanfros. Os dois chanfros do DIMM/168 dividem os contatos do conector em três grupos, enquanto os dois chanfros do RIMM/184 ficam mais próximos do centro, mas não existem contatos entre os dois chanfros do RIMM/184. Uma outra diferença: os módulos DIMM/168 possuem um chanfro em forma de semi-circunferência em cada lateral. Os módulos DIMM/184 possuem dois chanfros em cada lateral. RAM estática Até agora abordamos os encapsulamentos usados pelos módulos de memória. Vamos agora apresentar, do ponto de vista eletrônico, os principais tipos de memória RAM. Não confunda tipo com formato. Memórias com formatos (encapsulamentos) iguais podem ser de tipos eletronicamente diferentes, portanto devemos tomar cuidado para não utilizar memórias inválidas, iludidos por formatos aparentemente corretos. RAMs estáticas e dinâmicas RAMs podem ser divididas em duas grandes categorias: RAMs estáticas (SRAM) e RAMs dinâmicas (DRAM). A DRAM é a memória usada em larga escala nos PCs. Quando dizemos que um PC possui, por exemplo, 128 MB, tratam-se de 128 MB de DRAM. São memórias baratas e compactas, o que é um grande atrativo. Por outro lado, são relativamente lentas, o que é uma grande desvantagem. Por esta razão, os PCs utilizam em conjunto com a DRAM, uma memória especial, mais veloz, chamada cache, que serve para acelerar o desempenho da DRAM. Há poucos anos, a chamada cache L2 era formada por chips de SRAM, localizados na placa de CPU. Atualmente a cache L2 faz parte do núcleo dos processadores modernos. A DRAM por sua vez pode ser subdividida em outras categorias, sendo as principais: DRAM FPM DRAM EDO DRAM SDRAM DDR SDRAM

9 Capítulo 11 - Memórias 11-9 RDRAM Em termos cronológicos, a DRAM foi usada do final dos anos 70 até o final dos anos 80. Em meados dos anos 80 surgiu a FPM DRAM (Fast Page Mode DRAM), bastante utilizada até meados dos anos 90. Passaram então a ser comuns as memórias EDO DRAM (Extended Data Out DRAM), que por sua vez foram substituídas pela SDRAM a partir de A partir de 2000, a SDRAM começou a dar lugar à DDR SDRAM e à RDRAM. Memórias SRAM existem desde os anos 60, e memórias DRAM desde os anos 70. Ao contrário do que o nome sugere, a DRAM não é caracterizada pela rapidez, e sim pelo baixo custo, aliado à alta capacidade, em comparação com a SRAM. A alta capacidade é devida ao fato das suas células de memória serem mais simples. Com células mais simples, é possível criar chips com maior número de células de memória. Em compensação, o mecanismo de acesso às suas células de memória é mais complicado. Na RAM estática, basta fornecer o endereço e o comando (leitura, por exemplo), e depois de um certo tempo (tempo de acesso), os dados estarão presentes nas suas saídas. Da mesma forma, nas operações de escrita, basta fornecer ao chip o valor a ser armazenado e o endereço onde deve ser feito este armazenamento, acompanhado do comando de gravação. Passado o tempo apropriado (tempo de acesso), os dados estarão gravados. Funcionamento da SRAM A figura 12 mostra o diagrama simplificado de uma SRAM. Ela recebe endereços (provenientes do processador), e pode enviar os dados que estão armazenados no endereço especificado, ou armazenar os dados neste endereço, de acordo com os sinais de controle (leitura/escrita). *** 35% *** Figura Diagrama simplificado de uma SRAM. A figura 13 mostra o diagrama de blocos de uma SRAM, de forma mais detalhada. O chip usado neste exemplo tem a organização de 8kx8, ou seja,

10 11-10 Hardware Total 8k células de 1 byte (8 bits). Podemos encontrar chips SRAM com diversas outras organizações, com várias capacidades diferentes. O tamanho das células mais comuns são 8, 16 e 32 bits, mas encontramos também modelos com células de 9, 18 e 36 bits para uso em aplicações que exigem detecção e correção automática de erros, como veremos mais adiante neste capítulo. *** 75% *** Figura Diagrama de blocos de um chip de memória SRAM. Para endereçar os 8 kb no chip da figura 13, são necessários 13 bits de endereço (213 = 8192 = 8k). Portanto o chip tem 13 entradas para endereços: A0, A1, A2, A3, A4,..., A10, A11, A12 Neste chip de memória, as células são organizadas em uma matriz com 256 linhas de 32 colunas. As 256 linhas usam 8 bits para serem endereçadas (A1A8), e as 32 colunas usam 5 bits de endereços (A0, A9, A10, A11, A12). Os pinos I/O0, I/O1,..., I/O7 são ligados ao barramento de dados. Nas leituras, os dados lidos da matriz de células passam pelos sense amplifiers (amplificadores que detectam os bits armazenados na célula selecionada) e os enviam para os pinos de saída. Nas operações de escrita, os dados presentes no barramento são enviados ao buffer de entrada e então armazenados na matriz de células, na posição selecionada pelo endereço. O chip possui dois sinais de chip enable (CE1 e CE2) que servem para ativar o seu funcionamento. Esta ativação é feita quando CE1=0 e CE2=1. Para fazer uma gravação usamos WE (Write Enable) = 0, e para leitura, usamos OE (Output Enable) = 0.

11 Capítulo 11 - Memórias Figura Leitura de uma SRAM. A figura 14 mostra o diagrama de tempo de uma operação de leitura em uma memória estática. Inicialmente o barramento de dados da memória encontra-se em alta impedância (tristate). Estando o endereço desejado previamente selecionado, fazemos CE1= 0 e CE2 = 1. A seguir ativamos o sinal Output Enable, fazendo OE = 0. O barramento de dados, que anteriormente estava em Tristate, passa a apresentar os dados da célula selecionada. Note que depois de um tempo T1 a partir do instante em que o chip é habilitado (CE1=0 e CE2=1), os dados já estão prontos para serem enviados para o barramento de dados, mas só o são efetivamente depois que transcorre um tempo T2 com o sinal OE ativado. Passado um tempo T3 depois que OE é desativado (OE=1), o barramento de dados voltará a ficar em alta impedância. Figura Escrita em uma SRAM. A figura 15 mostra o diagrama de tempo de uma operação de escrita em uma RAM estática. É preciso que o endereço seja selecionado, que os dois sinais de chip enable sejam ativados (CE1=0 e CE2=1) e que o sinal de output enable seja desativado (OE=1). Os dados a serem gravados são fornecidos ao barramento de dados (Data IN Valid), e o sinal Write Enable é ativado. Os dados na entrada devem permanecer estáveis durante um tempo mínimo T1, com o sinal WE ativado em zero. Passado este período mínomo, o sinal WE pode ser desativado. Células de memória estática

12 11-12 Hardware Total Uma célula de memória básica tem o circuito equivalente ao da figura 16. Este circuito tem a capacidade de armazenar um bit. O bit armazenado pode ser lido na saída Y. Para armazenar bits, as entradas R e S são ativadas de acordo com o valor desejado. *** 35% *** Figura Célula de memória. Veremos a seguir como construir este circuito utilizando transitores MOS. O princípio básico da célula de memória é a ligação de dois inversores, como mostra a figura 17. Este circuito tem a capacidade de armazener um bit. Se a entrada do primeiro inversor tem um bit 0, sua saída tem o valor 1. Este 1, sendo enviado ao segundo inversor, produzirá um resultado 0 na saída. Este 0 por sua vez é enviado à entrada do primeiro inversor, mantendo o circuito estabilizado, com o valor 0 na saída (segundo inversor). *** 35% *** Figura Par de inversores ligados desta forma podem armazenar bits. Na mesma figura, na parte inferior, vemos que nesta situação temos um bit 1 na entrada do primeiro inversor, e na sua entrada teremo um bit 0. Este 0 será recebido pelo segundo inversor, produzindo um bit 1 na sua saída. Sabemos portanto que o circuito armazena bits, mas é preciso algo que possa indicar o valor do bit a ser armazenado. O uso de portas NAND como na figura 16, permite usar as entradas R e S para indicar o bit a ser gravado. Na figura 18 vemos como o circuito completo é implementado na prática, utilizando 6 transistores MOS.

13 Capítulo 11 - Memórias Figura Célula de SRAM com tecnologia MOS. A célula básica da figura 18 é formada pelos dois inversores CMOS, destacados em cinza (transistores T1/T2 e T3/T4). Alguns fabricantes utilizam resistores no lugar de T1 e T3, resultando em células de 4 transitores e 2 resistores. Os dois transistores adicionais (T5 e T6) são usados para ler e para gravar bits. A operação de gravação consiste no seguinte: a) Os sinais D e D são ativados de acordo com o bit que deve ser armazenado. Para armazenar um bit 1, fazemos D=1 e D =0. Para armazenar um bit 0, fazemos D=0 e D =1. b) Estando definidos os valores de D e D, o sinal SELECT é ativado. Isso ativará os dois transistores ligados em D e D, transferindo seus valores para a célula. Quando o sinal SELECT é desativado, o bit permanecerá armazenado na célula. Note que o SELECT é definido a partir do endereço da posição de memória a ser acessada. A operação de leitura consiste em ligar o sinal SELECT, fazendo com que os valores de D e D passem a indicar o bit armazenado na célula. Esses sinais passam pelos amplificadores de saída, e de acordo com seus valores, fornecerão uma cópia do bit que estava armazenado na célula. SRAM assíncrona x SRAM síncrona Assim como ocorre com a DRAM, a SRAM pode ser dividida em inúmeras categorias: Assyncrhonous SRAM, Syncrhonous SRAM, Dual Port SRAM, SyncBurst SRAM, ZBL SRAM, NoBL SRAM, Pipelined Burst SRAM e vários outros nomes. É verdade que existem excesso de nomes, pois um mesmo tipo de SRAM pode receber nomes diferentes de fabricantes

14 11-14 Hardware Total diferentes. Todas essas tecnologias são baseadas na célula de memória apresentada na figura 18, e nas suas variações (6 transitores ou 4 transistores + 2 resistores). A diferença está nos circuitos que são ligados ao redor da matriz de células. Vamos apresentar então essas diversas tecnologias, começando pelas memórias SRAM Assíncronas e Síncronas (Assynchronous SRAM e Syncrhonous SRAM). A SRAM Assíncrona é o tipo mais simples, apresentado na seção anterior Funcionamento da SRAM. Conforme mostramos na figura 13, ao redor da matriz de células temos apenas os seletores de endereços, registradores e buffers de entrada e amplificadores e buffers de saída. Ao contrário do que ocorre com a SRAM síncrona, que é sempre comandada a partir de um clock, a SRAM assíncrona não utiliza clock. Seus controles são assíncronos, e consistem em sinais como Chip Enable (CE), Output Enable (OE) e Write Enable (WE). Essas memórias apresentavam tempos de acesso como 35, 25, 20 e 15 ns, e eram muito utilizadas para formar a cache de processadores 386, 486 e 586, bem como em aplicações que não exigiam clocks muito elevados. A maioria desses processadores operavam com clocks externos de até 33 MHz, e alguns deles chegando a 40 MHz (Ex: Am486DX2-80). Quanto mais elevado é o clock, menor deveria ser o tempo de acesso das SRAM assíncronas. Um 486DX2-80 opera com clock externo de 40 MHz, o que corresponde a um ciclo de 25 ns. O tempo de acesso da SRAM deveria então ser bem reduzido, entre 10 e 15 ns. Quando a SRAM não era suficientemente veloz, era preciso utilizar wait states, programados pelo CMOS Setup. Isto tornava o acesso à SRAM mais lento. Com a introdução do Pentium e do barramento externo de 66 MHz, um novo tipo de memória ainda mais veloz tornou-se necessário, pois o cliclo já chegava a 15 ns. Note que já existiam memórias SRAM mais velozes, porém de baixa capacidade e extremamente caras. Apenas para ilustrar, saiba que desde o início dos anos 90 existiam memórias SRAM com tempos de acesso inferiores a 0,1 ns. Essas memórias eram caríssimas e destinam-se ao uso em supercomputadores e aplicações de alta velocidade. A indústria de memórias não é movida apenas pelo mercado de PCs, mas o peso deste mercado é bastante significativo. As memórias SRAM para PCs, apesar de não terem dificuldades tecnológicas na sua produção, precisam ter alta capacidade e baixo custo. O que tem ocorrido em termos de tecnologia de memórias para PCs é o desenvolvimento de novos tipos de memória com baixo custo, alta capacidade e alta velocidade, na medida certa para o uso em PCs.

15 Capítulo 11 - Memórias Para permitir o funcionamento em freqüências a partir de 50 MHz, tornou-se vantajoso o uso de memórias sínronas. Essas memórias têm como principal característica o fato de serem comandadas a partir de um clock. Atualmente tanto a SRAM como a DRAM usadas nos PCs são síncronas. *** 75% *** Figura Transferência de dados em uma SRAM síncrona. A figura 19 mostra o funcionamento de uma SRAM síncrona. Além do sinal CE (sinal que habilita o chip) e ADSC (sinal que dá início ao ciclo), temos um sinal de clock (CLK) que sincroniza todos os eventos. No instante T1, o endereço desejado (A1) deve ser entregue aos pinos do chip, e os sinais CE e ADSC devem ser ativados. O barramento de dados, indicado como Q, encontra-se neste instante em repouso, ou seja, em tristate. No instante T2 é completado mais um ciclo, mas os dados ainda não estão disponíveis. Apenas no instante T3, no final do segundo ciclo, o dado armazenado no endereço A1 estará presente no barramento de dados. A partir daí a memória entregará automaticamente, nos instantes T4, T5 e T6, os dados armazenados nas posições de memória seguintes (A1+1, A1+2 e A1+3). Por exemplo, ao fornecer o endereço 1000, a memória entregará os dados armazenados nos endereços 1000, 1001, 1002 e Como a entrega do primeiro dado demorou 2 ciclos e os dados seguintes foram entregues em intervalos de 1 ciclo, dizemos que esta memória está operando no modo Dizemos ainda que a memória tem latência de 2 ciclos. Memórias mais lentas podem necessitar operar com latência de 3 ciclos ( , por exemplo). A latência é necessária para que os circuitos internos da memória tenham tempo de encontrar a célula desejada. Uma vez encontrada, as células seguintes são localizadas de forma mais rápida, já que ocupam posições consecutivas. Enquanto a SRAM assíncrona tem sua velocidade especificada pelo seu tempo de acesso, ou seja, o tempo que demora para encontrar o dado endereçado (medido em nano-segundos), a SRAM síncrona tem sua velocidade indicada pelo seu clock, ou seja, o máximo clock com o qual pode operar (medido em MHz). Eventualmente a SRAM síncrona pode ter

16 11-16 Hardware Total também sua velocidade indicada pelo tempo de ciclo, que é igual ao inverso do clock. Veja por exemplo os tempos de ciclo e clocks das versões do chip MT58L64L18PT, fabricado pela Micron Technology. Este chip tem 64k células de 18 bits, e é oferecido para clocks de 100, 133 e 166 MHz. Modelo MT58L64L18PT-10 MT58L64L18PT-75 MT58L64L18PT-6 Ciclo 10 ns 7,5 ns 6 ns Clock 100 MHz 133 MHz 166 MHz As SRAM síncronas dividem-se por sua vez em diversas outras categorias, dependendo do seu modo de operação. Modo Pipelined As memórias SRAM síncronas já apresentavam um melhoramento de desempenho em comparação com as assíncronas, para freqüências de 50, 60 e 66 MHz. Entretanto logo surgiu a necessidade de operar com freqüências ainda mais elevadas, não permitidas pela tecnologia tradicional com a qual eram construídas as primeiras SRAM síncronas. Para premitir freqüências de operação mais elevadas, os fabricantes de memória introdiziram o modo pipelined. A idéia é bastante simples e resulta em clocks maiores, mesmo utilizando células de memória idênticas. Estamos falando da época em que foi ultrapassada a barreira dos 66 MHz, mas levando em conta memórias mais atuais, a mesma tecnologia que permite construir memórias atuais não pipelined de 133 MHz permite também produzir memórias pipelined de 166 MHz. Figura Diferença entre a SRAM Pipelined e a non-pipelined.

17 Capítulo 11 - Memórias A diferença entre os dois tipos está mostrado na figura 20. Um chip de memória SRAM síncrona comum (chamado de non-pipelined ou flowthroug) tem em seus buffers de saída o valor idêntico ao apresentado pelos sense amplifiers, que por sua vez reproduzem o valor lido da matriz de células de memória. Os valores presentes no barramento de dados do chip precisam permanecer estáveis durante um tempo mínimo, para que o processador e o chipset possam fazer a sua leitura. A necessidade deste tempo mínimo impede que a matriz de células dê início ao próximo ciclo de leitura, ou seja, ela precisa esperar um pouco. Nas memórias pipelined, os dados recebidos da matriz de células passam pelos amplificadores e são armazenados em registradores de saída (output registers). Ao contrário do buffer, que se limita a passar adiante os valores lidos nas suas entradas, o registrador é capaz de memorizar suas entradas e manter esses valores memorizados nas suas saídas, mesmo que as entradas posteriormente mudem de valor. Graças aos registradores, a saída do barramento de dados da memória fica estabilizada, e a matriz de células pode ser novamente usada para o próximo acesso. Como graças ao registrador a matriz de células não precisa mais esperar a leitura do dado pelo processador, temos um maior aproveitamento, resultando em maior velocidade. Apesar de possibilitar operar com clocks mais elevados, uma SRAM pipelined tem a desvantagem de exigir um ciclo a mais para o carregamento do registrador. Enquanto os modelos não pipelined operam no modo (5 períodos), os modelos pipelined operam com (6 períodos), porém com freqüêncais mais elevadas. Por exemplo, em 66 MHz (ciclo de 15 ns), uma transferência de uma SRAM não pipelined demoraria 75 ns (5 x 16 ns), mas a 100 MHz (ciclos de 10 ns) uma transferência de uma pipelined SRAM demoraria 60 ns (6 x 10 ns). A mesma SRAM não conseguiria operar no modo a 100 MHz, e exigiria usar o modo , bem mais lento. Portanto para clocks acima de 66 MHz, a SRAM do tipo pipelined começa a levar vantagem sobre memórias SRAM não pipelined de tecnologia semelhante (com células obtidas pelo mesmo processo de fabricação, e em conseqüência, de mesmo preço). Ao adotarem a operação em modo pipeline, as memórias SRAM síncronas passaram a ser chamadas de Pipelined Burst SRAM. As memórias SRAM síncronas porém sem o recurso pipeline passram a ser chamadas apenas de Burst SRAM, Syncrhonous Burst SRAM, SyncBurst SRAM ou Flow-Through SyncBurst SRAM. Note que apesar desses nomes, as memórias SRAM Pipelined também são síncronas e também operam em modo burst, portanto podem ser ainda chamadas de Pipelined Syncrhonous Burst SRAM.

18 11-18 Hardware Total Os dois tipos de Syncronous Burst SRAM foram criados especificamente para operar como caches secundárias em placas de CPU equipadas com processadores Pentium e superiores. Até hoje encontramos essas memórias formando a cache L2 nas placas com Socket 7 (Ex: K6-2). Também foram utilizadas na formação da cache L2 discreta dos processadores com encapsulamento em cartucho, como Pentium II, Pentium III Katmai e nas primeiras versões do AMD Athlon. DDR e QDR Memórias DDR SDRAM foram criadas visando a operação em clocks ainda mais delevados. Elas utilizam a técnica DDR (Double Data Rate), na qual duas matrizes de células independentes são acessadas por dois clocks (na figura 21 os clocks são K e K#). O sinal K# tem o valor oposto de K, ou sejam tratam-se de clocks complementares, requisito comum em todos os dispositivos que operam com DDR. Na figura 21, o endereço é fornecido à memória e é ativado o sinal LD#. O sinal R/W# deve permanecer com o valor 1, indicando operação de leitura. Na segunda descida do clock K, o primeiro dado estrá disponível. Os três dados seguintes serão fornecidos a cada meio período de K, portanto são duas transferências por cada ciclo, característica do modo double data rate. Figura Ciclo de leitura em uma DDR SRAM. A tabela a seguir mostra como exemplo, as versões do chip DDR SRAM MT57V256H36PF, produzido pela Micron Technology. São oferecidas versões de 166, 200, 250 e 300 MHz. Note que esses clocks, ao utilizarem double data rate, resultarão em equivalentes a 333, 400, 500 e 600 MHz. Modelo Ciclo Clock

19 Capítulo 11 - Memórias MT57V256H36PF-3.3 MT57V256H36PF-4 MT57V256H36PF-5 MT57V256H36PF ns 4 ns 5 ns 6 ns 300 MHz 250 MHz 200 MHz 166 MHz Memórias QDR (Quad Data Rate), ao contrário do que possa parecer, não são como DDRs que fazem 4 transferências por ciclo. São na verdade memórias com dois barramentos de dados independentes, um de entrada e um de saída. Cada um deles opera com double data rate. Quando ambos estão operando ao mesmo tempo, temos como resultado uma taxa de dados quadruplicada em relação ao clock. Memórias DDR SRAM e QDR SRAM são indicadas para aplicações de alta velocidade, como cache, memória de vídeo em placas de alto desempenho, redes e interfaces de alta velocidade. ZBT ou NoBL SRAM Essas são memórias SRAM síncronas, capazes de operar no modo burst, oferecidas em versões pipelined e flow-throug, mas com uma sutil diferença: Podem fazer a transição imediata entre um ciclo de leitura e um ciclo de escrita, sem a necessidade de pausas (latency ou turnaround). Todos os demais tipos de SRAM síncrona têm a limitação de não poderem passar imediatamente de uma leitura para escrita, ou vice-versa. A razão disso é que o sistema de endereçamento interno da memória tem diferenças, nas leituras e nas escritas. É preciso então tempo para a memória desativar internamente o endereçamento da leitura e ativar o endereçamento da escrita, e vice-versa. Memórais ZBT (Zero Bus Turnaround) ou NoBL (No Bus Latency) ou Network SRAM o nome varia conforme o fabricante têm seus circuitos internos de endereçamento organizado de forma que o mesmo endereçamento usado para a leitura é usado também para a escrita, portanto não tem necessidade esperar pela desabilitação de um circuito e a habilitação de outro quando são feitas inversões entre operações de leitura e gravação. Dual Port SRAM Este é um tipo especial de memória que pode ser acessada simultaneamente por dois barramentos independentes. A figura 22 mostra o diagrama de uma memória Dual Port.

20 11-20 Hardware Total *** 75% *** Figura Diagrama de uma Dual Port SRAM. Como vemos, existem dois conjuntos de sinais independentes, com barramento de dados, endereços e controle. Até os circuitos internos são simétricos e independentes. Ambos acessam uma única matriz de células de memória. Note que existem muitos casos em que são usadas memórias comuns e existe mais de um circuito que faz acessos. A memória DRAM de uma placa de CPU, por exemplo, é acessada pelo processador, pelo chipset, pela placa de vídeo AGP, pelas interfaces de disco rígido e por outras interfaces que operam com DMA (acesso direto à memória). A diferença é que nesses casos, apenas um dispositivo pode acessar a memória a cada instante, e todos os demais têm que aguardar. Já no caso das memórais Dual Port, os dois dispositivos podem realizar acesso simultâneos. A matriz de células é dividida em bancos independentes, de modo que é mínima a possibilidade de colisão, ou seja, quando ambos os circuitos querem acessar o mesmo banco. Apenas quando ocorre colisão, um circuito terá que esperar pelo acesso. Existem inúmeras aplicações para memórias Dual Port. Um exemplo é a cache externa em placas com múltiplos processadores (não estamos falando de PCs, mas de máquinas mais sofisticadas). Placas de vídeo de alto desempenho também podem fazer uso deste tipo de memória. Ao mesmo tempo em que a memória de vídeo está sendo lida e transferida para o monitor, o chip gráfico pode fazer seus acessos a esta mesma memória. Placas digitalizadoras de vídeo de alto desempenho também podem usar o mesmo recurso.

21 Capítulo 11 - Memórias T-SRAM Como vimos, as células de memória SRAM são formadas por 6 transistores, ou então por 4 transitores e 2 resistores. Estamos nos referindo às memórias que usam a tecnologia MOS, já que existem vários outros tipos. Um exemplo são as memórais bipolares, que são ainda mais velozes, porém menos densas, mais caras e com maior dissipação de calor. Existe ainda um tipo especial de memória SRAM chamada de 1T-SRAM. Cada célula utiliza apenas um transitor e um capacitor. Este capacitor é o responsável pelo armazenamento de uma carga que representa um bit, e é na verdade construído com o mesmo material usado na formação dos transitores. Esta tecnologia foi criada pela MoSys, que por sua vez a licenciou para vários outros fabricantes, como UMC, NEC e Sony. Note que este tipo de célula de memória não é na verdade estático. Trata-se de uma memória dinâmica, porém é acrescida de circuitos internos (refresh transparente, por exemplo), que a tornam do ponto de vista externo, similar a uma SRAM. Memórias DRAM que fazem refresh interno existem há vários anos, e são chamadas de RAM pseudo-estáticas. Tempo de acesso O tempo de acesso é um parâmetro muito importante, relacionado com a velocidade das memórias. Aplica-se especificamente às memórias SRAM assíncronas, e indica o tempo necessário para que os dados estejam disponíveis, medido a partir do instante que o chip de memória está habilitado, através da entrada CE (chip enable). Na figura 23, o tempo de acesso é T1. Note que os dados estarão disponíveis desde que o sinal OE (output enable) seja selecionado previamente. Se não for selecionado, os dados não estarão disponíveis. Figura Tempo de acesso de uma SRAM assíncrona. No chip de memória da figura 24 encontramos a inscrição IS61C256AH-20N. O sufixo 20 indica que seu tempo de acesso é de 20 ns. Este chip faz parte da cache externa de uma placa de CPU 486.

22 11-22 Hardware Total *** 35% *** Figura Chip de SRAM com tempo de acesso de 20 ns. Não faz sentido falar em tempo de acesso no caso das memórias síncronas. Ao invés disso especificamos o seu clock (ou o período de duração do ciclo) e a latência. Nos chips encontramos sufixos que indicam o clock ou o período, dependendo do fabricante. O período é igual a 1 segundo dividido pelo clock. Por exemplo, um clock de 100 MHz corresponde a um período de 10 ns. Ciclo 20 ns 15 ns 13,3 ns 12 ns 10 ns 8 ns 7,5 ns Clock 50 MHz 66 MHz 75 MHz 83 MHz 100 MHz 125 MHz 133 MHz Ciclo 7 ns 6 ns 5 ns 4 ns 3,3 ns 3 ns 2,5 ns Clock 143 MHz 166 MHz 200 MHz 250 MHz 300 MHz 333 MHz 400 MHz Quando dizemos que um chip de memória tem ciclo de 10 ns, não quer dizer que demorará 10 ns até entregar um dado. Dependendo do tipo de memoria, irá demorar 2 ou 3 ciclos par entregar o primeiro dado (isto é o que chamamos de latência), o que neste caso corresponde a 20 ou 30 ns. A partir do fornecimento do primeiro dado, os três dados seguintes são entregues a cada 10 ns, desde que a memória esteja operando em modo burst. Wait states O wait state é um recurso que permite o uso de memórias lentas com processdores rápidos. Para isso basta avisar o processador para que espere um pouco mais antes de ler os valores do seu barramento de dados (nas operações de leitura), ou que espere um pouco mais antes de finalizar uma escrita, para dar tempo às memórias para receberem o dado. O funcionamento é exemplificado na figura 25.

23 Capítulo 11 - Memórias *** 75% *** Figura Acessos à memória. a) sem wait state b) com 1 wait state Ao fazerem acessos aleatórios na memória externa, o processador espera normalmente 2 ciclos. O ciclo tem duração de acordo com o clock externo do processador. Por exemplo, com clock externo de 100 MHz, o ciclo tem duração de 10 ns. Uma operação normal de leitura, com duração de 2 ciclos, é mostrada na parte A da figura 25. Durante o primeiro ciclo (T1) o processador deve entregar o endereço ao barramento, juntamente com outros sinais de controle. No final do ciclo seguinte, o processador testa o sinal da sua entrada de controle RDY (Ready). Se estiver em nível 0, significa que o ciclo pode ser finalizado, e que o dado estará disponível no seu barramento de dados. Quando as memórias não são suficientemente velozes, o seu circuito de controle (faz parte do chipset) pode retardar o envio do sinal RDY. Se no final do ciclo T2 o sinal RDY não estiver ativado (ou seja, com valor 0), o processador automaticamente esperará mais um ciclo. Esta prorrogação, representada pelo segundo T2 na parte B da figura 25, é o que chamamos de 1 wait state. O processador pode aguardar mais 2, 3 ou quantos wait states adicionais forem necessários, até que o circuito controlador da memória ative o sinal RDY com valor 0, o que finaliza o ciclo. No nosso exemplo, usar um wait state aumentou o tempo total da leitura para 30 ns. Com 2 wait states teríamos 40 ns, com 3 wait states teríamos 50 ns, e assim por diante. Cabe ao BIOS da placa de CPU programar o chipset com o número recomendado de wait states suficiente para as memórias em uso. Note que os processadores possuem dois pinos de Ready. O primeiro é o RDY que acabamos de apresentar, e se aplica a leituras e escritas aleatórias, ou seja, que não usam o modo burst. O segundo controle é o BRDY, que é usado quando o processador faz leituras e escritas no modo burst. Nesta modalidade são feitas transferências em grupos de 4. Uma transferência normal em modo burst obedece à temporização , mas através do sinal BRDY, o processador pode operar em outros modos, como , , , e assim por diante. Portanto os wait states podem ser usados tanto em operações assíncronas quanto síncronas.

24 11-24 Hardware Total RAM dinâmica, modos FPM e EDO Memórias estáticas têm células relativamente grandes, em geral com 6 transistores. Como resultado, essas memórias são pouco densas, ou seja, não permitem a obtenção das elevadas capacidades de memória exigidas pelos PCs modernos, a menos que utilizemos um número muito grande de chips. Além de exigir muito espaço, o uso de memórias estáticas resulta em custo bem elevado. As células de DRAM As memórias dinâmicas (DRAM) foram criadas visando obter redução de espaço, aumento de capacidade e redução de custo. Uma célula de DRAM é formada por um transistor e um capacitor, como vemos na figura 26. O tamanho do capacitor é pequeno em comparação com o do transitor, portanto o espaço ocupado é o de praticamente um transistor por célula. *** 35% *** Figura Uma célula de DRAM. O funcionamento desta célula é extremamente simples. Para gravar um bit, basta colocá-lo em D e ativar a linha SELECT. Isto fará com que a tensão em D seja transferida para o capacitor. A seguir a linha SELECT é desligada, e o capacitor irá menter através de sua carga, o valor do bit armazenado. A operação de leitura é um pouco mais complexa. Inicialmente a linha D é carregada com a tensão de alimentação, através da sua capacitância. Quando a linha SELECT é ligada, a carga armazenada no capacitor da célula e a carga armazenada na linha D são distribuídas, resultando em tensões iguais. Se o capacitor estava originalmente descarregado (bit 0), ocorrerá uma pequena redução na tensão existente em D. Se o capacitor já estava carregado (bit 1), não ocorrerá esta redução. O novo valor de D será portanto igual ao original (o que indica bit 1) ou sensivelmente menor que o original (o que indica bit 0). Os chamados sense amplifiers percebem esta

25 Capítulo 11 - Memórias diferença e identificam se o bit armazenado era 1 ou 0. Note que esta leitura é destrutiva, pois altera o valor armazenado no capacitor. Terminada a leitura, o bit identificado é novamente gravado na célula, o que restaura seu valor original. Além do funcionamento desta célula ser relativamente complicado, existe mais um agravante: o capacitor se descarrega depois de alguns milésimos de segundo. Para que os bits não sejam perdidos é preciso que toda a memória seja periodicamente lida, restaurando as cargas dos capacitores. É o que chamamos de refresh. A matriz de células de memória DRAM é um grande grupo de linhas SELECT que se cruzam com linhas D. Para endereçar uma célula de memória é preciso selecionar a linha SELECT e a linha D, em função do endereço desejado. A figura 27 mostra de forma simplificada, a construção de uma célula de DRAM. A célula real é mais complexa, tridimensional. As várias linhas D e SELECT são dispostas de forma perperndicular, formando uma matriz. Figura Construção de uma célula de DRAM. É comum chamar a matriz de células de DRAM de matriz capacitiva. Não deixa de estar correto, pois os capacitores são os responsáveis pelo armazenamento dos bits. Note entretanto que o transitor ocupa um espaço bem maior, como vemos na figura 27. O capacitor é mantido com o menor tamanho possível para que o processo de fabricação resulte em chips com mais células. Capacitores maiores só teriam como vantagem, a permanência da carga por um período maior, mas ainda assim na faixa de milésimos de segundo, não resolvendo o problema da necessidade de refresh.

26 11-26 Hardware Total Estrutura interna de uma DRAM A figura 13 mostra de forma simplificada, a estrutura interna de uma DRAM. A matriz de células é dividida em linhas e colunas. Para acessar a matriz é preciso que o chip de memória receba primeiro o número (ou endereço) da linha desejada, e depois o endereço da coluna. Os dados lidos são enviados para o barramento de dados. O mesmo ocorre na operação de escrita, sendo que os dados são recebidos do barramento de dados e colocados na célula selecionada. Dois sinais RAS e CAS servem para indicar quando estão presentes os endereços da linha e coluna. Alguns chips necessitam receber um sinal externo MA, para comandar o demultiplexador de endereços, enviando os números da linha e coluna para os circuitos apropriados. A maioria dos chips de DRAM mais modernos não utiliza este controle, fazendo sua geração internamente em função dos sinais RAS e CAS. *** 75% *** Figura Diagrama simplificado de uma DRAM. A figura 29 mostra o diagrama completo de um chip de memória DRAM, com capacidade de 16M x 4. Possui portanto 16 M células de memória, e cada uma delas possui 4 bits. Esses bits são representados no diagrama como DQ0, DQ1, DQ2 e DQ3. Para endereçar essas 16M células, o chip tem 12 bits de endereço. Como o endereço é fornecido em duas etapas (linha e coluna), são ao todo 24 bits, exatamente o necessário para endereçar 224 = 16M células.

27 Capítulo 11 - Memórias *** 75% *** Figura Diagrama completo de um chip DRAM. Observe ainda na figura 29 que como o chip do exemplo tem células de 4 bits, existem ao todo 4 bancos de células independentes. Cada um deles recebe 4096 linhas (sinais SELECT das figuras 26 e 27) e 4096 colunas, que são os sinais de dados (são os sinais D nas figuras 26 e 27). Vemos ainda o chip do exemplo tem um módulo chamado REFRESH CONTROLLER. Este módulo é capaz de realizar internamente as operações de refresh (é o que chamamos de self refresh), aliviando o trabalho dos circuitos externos. Tradicionalmente, o refresh tem sido feito pelo controlador de memória DRAM (que faz parte do chipset). Em aplicações nas quais o sistema tem que ficar em estado de espera, o chipset pode ser desligado e o próprio chip de memória se encarrega de realizar internamente o refresh. Quando o chip de SRAM não faz self refresh, cabe ao controlador de memória realizar esta operação, que consiste em fazer leituras periódicas nas linhas da matriz. Acessando uma DRAM Como vimos, o mecanismo de acesso às células da DRAM é bem mais complexo que o da SRAM. Suas células de memória são organizadas em uma matriz, formada por linhas e colunas. Por exemplo, uma DRAM com 1 Mbit é formada por uma matriz quadrada, com 1024 linhas e 1024 colunas (podem existir formatos diferentes, como 2048x512). Para acessar uma dessas células de memória, é preciso primeiro fornecer à DRAM o endereço da linha, seguindo de um sinal chamado RAS (Row Address Strobe). Serve para indicar que o endereço da linha está pronto. A seguir deve ser fornecido à memória o endereço da coluna, seguido do sinal CAS (Column Address Strobe). Passado mais um pequeno tempo, o dado daquela célula de memória cujos números da linha e coluna foram fornecidos, estará presente e pronto para ser lido pelo processador ou pelo chipset.

28 11-28 Hardware Total Note que os processadores não enxergam a memória desta forma, não estão preparados para gerar sinais RAS e CAS, nem para dividir o endereço em linha e coluna. O processador simplesmente indica o endereço de memória que deseja acessar, e a seguir envia um comando de leitura ou escrita. Cabe ao chipset converter os sinais de acesso à memória vindos do processador, em sinais compatíveis para a DRAM. Esta é a função de uma parte do chipset chamada Controlador de DRAM. Figura O Chipset é encarregado de controlar o acesso à DRAM. O trabalho completo do chipset (controlador de DRAM) para obter um dado proveniente da DRAM é resumido na seguinte seqüência: 1) Chipset recebe do processador, o endereço da célula a ser acessada 2) Chipset desmembra o endereço em duas partes: linha e coluna 3) Chipset envia à DRAM, o endereço da linha 4) Chipset envia à DRAM o sinal RAS 5) Chipset envia à DRAM o endereço da coluna 6) Chipset envia à DRAM o sinal CAS 7) A DRAM acessa o dado armazenado nesta célula e o entrega ao chipset 8) Chipset obtém o dado e o encaminha para o processador Cada uma dessas micro-etapas leva um pequeno tempo para ser executada. O tempo total necessário para que o processador receba o dado solicitado da memória é igual à soma desses tempos. É preciso que você entenda bem este mecanismo para que possa compreender as memórias mais novas.

29 Capítulo 11 - Memórias Figura Ciclo de leitura em uma DRAM. A figura 31 mostra o ciclo de leitura em uma DRAM. Começa com a ativação do sinal RAS, que é colocado em nível 0. Neste momento o barramento de endereços da memória (ADDR) deve estar preparado com o número da linha (ROW) a ser acessada. Após um tempo especificado, o barramento de endereços deve receber o número da coluna, e a seguir deve ser ativado o sinal CAS. Logo a seguir, o barramento de dados (DQ), que antes estava em tristate, entregará o dado lido da célula selecionada. Note que para isso é preciso que o sinal OE (Output Enable) seja ativado em zero. Chamamos tempo de acesso da memória DRAM, o tempo transcorrido entre a ativação do RAS e a chegada do dado lido. Uma memória com especificação 50, por exemplo, demorará 50 ns para entregar o dado lido a partir do instante da ativação do RAS. Utilizando a estutura básica da matriz de células de DRAM, vários outros tipos de memória têm sido desenvolvidos nos últimos anos. As principais forma a FPM DRAM, EDO DRAM, SDRAM, DDR SDRAM, RDRAM. Todas elas são mais avançadas que a DRAM original, resultando em maior velocidade, mas ainda assim todas utilizam matrizes de células idênticas. A diferença está nos circuitos internos que dão acesso a essas células. Por exemplo, usando 4 matrizes de células operando de forma simultânea, temos a SDRAM. Este tipo de memória opera de forma síncrona, e demora um tempo inicial para acessar o primeiro dado, e a seguir transfer os 3 dados seguintes (lidos das outras três matrizes de células) em rápida velocidade. Chips construídos como duas SDRAM operando em parlelo deram origem à DDR SDRAM, que são duas vezes mais rápidas. Usando 16 ou 32 matrizes funcionando em conjutno, temos a RDRAM (Rambus RAM). FPM DRAM Essas memórias foram usadas nos PCs antigos, em praticamente todos os PCs 386, 486 e 586 e nos primeiros PCs Pentium. No passado eram encontradas no encapsulamento DIP, depois foram produzidas em módulos SIPP e SIMM/30. É correto dizer que todos os módulos SIPP e SIMM eram formados por chips de FPM DRAM. Chips de FPM DRAM também foram

30 11-30 Hardware Total utilizados em módulos SIMM/72, mas não é correto dizer que todo módulo SIMM/72 é do tipo FPM DRAM. Era comum encontrar módulos SIMM/72 tanto com FPM DRAM como com EDO DRAM. Memórias FPM DRAM são capazes de operar no chamado Fast Page Mode. A idéia é muito simples. A maioria dos acessos à memória são feitos em células consecutivas. Considere por exemplo um grupo de 4 acessos às posições consectivas mostradas na figura 32. Figura Quatro células de memória consecutivas. Os endereços dessas 4 células consecutivas são: Linha Linha Linha Linha 277, coluna 277, coluna 277, coluna 277, coluna Lembre-se que cada linha é acompanhada de um sinal RAS, e cada coluna é acompanhada de um sinal CAS. Ora, quando tomamos posições consecutivas de memória, as linhas são as mesmas e o que varia é apenas a coluna. Seria então uma perda de tempo repetir no segundo, terceiro e quarto acessos, o número da linha. Basta indicar o número da coluna. O chamado Fast Page Mode tem como principal característica, o acesso a várias colunas de uma mesma linha, bastando que sejam fornecidos os endereços das colunas, seguidos do sinal CAS, sem a necessidade de repetir o número da linha. O acesso à primeira posição de memória de um grupo é feito pelo mesmo mecanismo já explicado para as DRAMs convencionais: 1) Chipset recebe do processador, o endereço da célula a ser acessada

ETEC Prof. Massuyuki Kawano Centro Paula Souza Prof. Anderson Tukiyama Berengue Instalação e Manutenção de Computadores Módulo: I Tupã SP Encapsulamento das Memórias Encapsulamento é o nome que se dá ao

Leia mais

Memória ROM. Organização Funcional de um. Computador. ROM (Read-Only Memory) Memória Somente Leitura.

Memória ROM. Organização Funcional de um. Computador. ROM (Read-Only Memory) Memória Somente Leitura. Prof. Luiz Antonio do Nascimento Faculdade Nossa Cidade Organização Funcional de um Computador Unidade que realiza as operações lógicas e aritméticas Comanda as outras operações Sistema Central CPU ULA

Leia mais

Memória RAM. A memória RAM evolui constantemente. Qual a diferença entre elas? No clock (velocidade de comunicação com o processador)

Memória RAM. A memória RAM evolui constantemente. Qual a diferença entre elas? No clock (velocidade de comunicação com o processador) Memória RAM Introdução As memórias são as responsáveis pelo armazenamento de dados e instruções em forma de sinais digitais em computadores. Para que o processador possa executar suas tarefas, ele busca

Leia mais

Figura 1 - Memória 1. OBJETIVO. Conhecer os principais tipos de memórias entendendo suas funcionalidades e características.

Figura 1 - Memória 1. OBJETIVO. Conhecer os principais tipos de memórias entendendo suas funcionalidades e características. MEMÓRIA Memória Principal BIOS Cache BIOS ROOM Cache Externo HD DVD DRIVE DE DISQUETE DE 3 1/2 1/2 DISQUETE DE 3 DISQUETE DE 5 1/4 Figura 1 - Memória MP 1. OBJETIVO Conhecer os principais tipos de memórias

Leia mais

Aula 06. Memórias RAM

Aula 06. Memórias RAM Aula 06 Memórias RAM Memória RAM As memórias RAM são responsáveis por armazenar as informações que estão em uso no computador, fazendo com que o acesso aos dados seja mais rápido. 17/01/2013 2 Encapsulamento

Leia mais

Memórias. O que são Memórias de Semicondutores? São componentes capazes de armazenar informações Binárias (0s e 1s)

Memórias. O que são Memórias de Semicondutores? São componentes capazes de armazenar informações Binárias (0s e 1s) Memórias O que são Memórias de Semicondutores? São componentes capazes de armazenar informações Binárias (0s e 1s) Essas informações são guardadas eletricamente em células individuais. Chamamos cada elemento

Leia mais

Tecnologias de Construção de Memórias e Memórias RAM, entrelaçada e Virtual

Tecnologias de Construção de Memórias e Memórias RAM, entrelaçada e Virtual Tecnologias de Construção de Memórias e Memórias RAM, entrelaçada e Virtual Arquiteturas para Alto Desmpenho Prof. pauloac@ita.br Sala 110 Prédio da Computação www.comp.ita.br/~pauloac Tempos de Acesso

Leia mais

CEFET-RS Curso de Eletrônica

CEFET-RS Curso de Eletrônica CEFET-RS Curso de Eletrônica 3.1 - Memória DRAM Profs. Roberta Nobre & Sandro Silva robertacnobre@gmail.com e sandro@cefetrs.tche.br Estrutura básica da DRAM LSB CAS Decodificador de Colunas Endereço Real

Leia mais

Memória RAM. Administração de Sistemas Informáticos I 2005 / 2006. Grupo 1:

Memória RAM. Administração de Sistemas Informáticos I 2005 / 2006. Grupo 1: Administração de Sistemas Informáticos I 2005 / 2006 Departamento de Engenharia Informática Grupo 1: Clarisse Matos 1010463 Raquel Castro 1020013 Rui Patrão 1020043 Luís Lima 1020562 Índice Introdução...3

Leia mais

Capítulo 2. AMD K6, K6-2, K6-III Super 7 Cyrix MII / 6x86 / 6x86MX Super 7 ou Socket 7 AMD K5, Pentium, Pentium MMX Socket 7

Capítulo 2. AMD K6, K6-2, K6-III Super 7 Cyrix MII / 6x86 / 6x86MX Super 7 ou Socket 7 AMD K5, Pentium, Pentium MMX Socket 7 Processadores Capítulo 2 O processador e o seu soquete Existem vários processadores para PCs. A maioria deles são produzidos pela Intel e AMD. É preciso levar em conta que cada processador exige um tipo

Leia mais

Sigla Nome Tecnologia. vez. Programable Read Only Memory (memória programável somente de leitura)

Sigla Nome Tecnologia. vez. Programable Read Only Memory (memória programável somente de leitura) 1. Introdução As memórias são as responsáveis pelo armazenamento de dados e instruções em forma de sinais digitais em computadores. Para que o processador possa executar suas tarefas, ele busca na memória

Leia mais

Hardware Avançado. Laércio Vasconcelos Rio Branco, mar/2007 www.laercio.com.br

Hardware Avançado. Laércio Vasconcelos Rio Branco, mar/2007 www.laercio.com.br Hardware Avançado Laércio Vasconcelos Rio Branco, mar/2007 www.laercio.com.br Avanços recentes em Processadores Chipsets Memórias Discos rígidos Microeletrônica Um processador moderno é formado por mais

Leia mais

Introdução a Organização de Computadores Aula 4

Introdução a Organização de Computadores Aula 4 1 Subsistemas de Memória 4.1 Introdução A memória é o componente de um sistema de computação cuja função é armazenar as informações que são (ou serão) manipuladas por esse sistema, para que as informações

Leia mais

Circuitos de Memória: Tipos e Funcionamento. Fabrício Noveletto

Circuitos de Memória: Tipos e Funcionamento. Fabrício Noveletto Circuitos de Memória: Tipos e Funcionamento Fabrício Noveletto Memória de semicondutores São dispositivos capazes de armazenar informações digitais. A menor unidade de informação que pode ser armazenada

Leia mais

Organização de Computadores Como a informação é processada?

Organização de Computadores Como a informação é processada? Curso de ADS/DTEE/IFBA Organização de Computadores Como a informação é processada? Prof. Antonio Carlos Referências Bibliográficas: 1. Ciência da Computação: Uma visão abrangente - J.Glenn Brokshear 2.

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas MEMÓRIA DDR (DOUBLE DATA RATING) José Vitor Nogueira Santos FT2-0749 Mealhada, 2009 Introdução A memória DDR (Double

Leia mais

Técnico em Informática - Instalação e Manutenção de Computadores PROCESSADORES

Técnico em Informática - Instalação e Manutenção de Computadores PROCESSADORES Técnico em Informática - Instalação e Manutenção de Computadores PROCESSADORES Processador... 2 Clock... 5 Multiplicador de clock / FSB... 6 Memória Cache... 6 Processador O processador é o cérebro do

Leia mais

Aula 11. 1. Memória principal e 2. Memória de armazenagem em massa.

Aula 11. 1. Memória principal e 2. Memória de armazenagem em massa. Aula 11 Memórias Semicondutoras Introdução Em termos gerais, a memória de um computador pode ser dividida em dois tipos: 1. Memória principal e 2. Memória de armazenagem em massa. A memória principal é

Leia mais

Memória. Atenção com a eletricidade estática

Memória. Atenção com a eletricidade estática Memória Não importa se o seu PC é novo ou antigo, aumentar a sua memória normalmente é um upgrade que melhora o desempenho, principalmente na execução de programas mais "pesados". Um dos upgrades mais

Leia mais

ROM e RAM. Memórias 23/11/2015

ROM e RAM. Memórias 23/11/2015 ROM e RAM Memórias Prof. Fabrício Alessi Steinmacher. Para que o processador possa executar suas tarefas, ele busca na memória todas as informações necessárias ao processamento. Nos computadores as memórias

Leia mais

Anatomia de uma Placa Mãe

Anatomia de uma Placa Mãe Anatomia de uma Placa Mãe Autor: Rafael Afonso de Souza Anatomia de uma placa-mãe - Parte 1 É muito importante que saibamos identificar os componentes de uma placa-mãe. Na figura abaixo vamos destacar

Leia mais

CENTRAL PRCESSING UNIT

CENTRAL PRCESSING UNIT Processador O processador, também chamado de CPU ( CENTRAL PRCESSING UNIT) é o componente de hardware responsável por processar dados e transformar em informação. Ele também transmite estas informações

Leia mais

AULA: Introdução à informática Computador Digital

AULA: Introdução à informática Computador Digital Campus Muriaé Professor: Luciano Gonçalves Moreira Disciplina: Informática Aplicada AULA: Introdução à informática Computador Digital Componentes de um computador digital : Hardware Refere-se às peças

Leia mais

Os dispositivos lógicos programáveis (PLD Programmable Logic Device) são circuitos integrados programáveis pelo usuário, que

Os dispositivos lógicos programáveis (PLD Programmable Logic Device) são circuitos integrados programáveis pelo usuário, que Dispositivos Lógicos Programáveis (PLD) Os dispositivos lógicos programáveis (PLD Programmable Logic Device) são circuitos integrados programáveis pelo usuário, que possui um grande número de portas lógicas

Leia mais

Arquitetura de Computadores Circuitos Combinacionais, Circuitos Sequênciais e Organização de Memória

Arquitetura de Computadores Circuitos Combinacionais, Circuitos Sequênciais e Organização de Memória Introdução Arquitetura de Computadores Circuitos Combinacionais, Circuitos Sequênciais e O Nível de lógica digital é o nível mais baixo da Arquitetura. Responsável pela interpretação de instruções do nível

Leia mais

Técnicas de Manutenção de Computadores

Técnicas de Manutenção de Computadores Técnicas de Manutenção de Computadores Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Processadores É indispensável em qualquer computador, tem a função de gerenciamento, controlando todas as informações de

Leia mais

HARDWARE FUNDAMENTAL. Unidade de sistema CPU Memória Primária Bus ou Barramento

HARDWARE FUNDAMENTAL. Unidade de sistema CPU Memória Primária Bus ou Barramento HARDWARE FUNDAMENTAL Unidade de sistema CPU Memória Primária Bus ou Barramento Um computador é um sistema capaz de processar informação de acordo com as instruções contidas em programas, independentemente

Leia mais

Memórias. Sumário. Introdução... 2. Formatos... 2 DDR... 5. Memórias DDR2... 8. Memórias DDR3... 12

Memórias. Sumário. Introdução... 2. Formatos... 2 DDR... 5. Memórias DDR2... 8. Memórias DDR3... 12 Memórias Sumário Introdução... 2 Formatos... 2 DDR... 5 Memórias DDR2... 8 Memórias DDR3... 12 Introdução A memória RAM é um componente essencial não apenas nos PCs, mas em qualquer tipo de computador.

Leia mais

Placa-Mãe. Christian César de Azevedo

Placa-Mãe. Christian César de Azevedo Placa-Mãe Christian César de Azevedo Componentes Básicos Placa-Mãe 2 Componentes da Placa-Mãe 1. Soquete do Processador 2. Chipset 3. Soquetes de memória RAM 4. Conector de alimentação 5. Conector do drive

Leia mais

Introdução à Arquitetura de Computadores

Introdução à Arquitetura de Computadores Introdução à Arquitetura de Computadores Prof. Tiago Semprebom Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina - Campus São José tisemp@sj.ifsc.edu.br 31 de julho de 2009 Prof. Tiago

Leia mais

Introdução. Em se tratando de computador, entendemos que memória são dispositivos que armazenam dados com os quais o processador trabalha.

Introdução. Em se tratando de computador, entendemos que memória são dispositivos que armazenam dados com os quais o processador trabalha. Memorias Introdução Em se tratando de computador, entendemos que memória são dispositivos que armazenam dados com os quais o processador trabalha. Necessariamente existe dois tipos de memórias: -Memória

Leia mais

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO INFORMÁTICA BÁSICA AULA 03. Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com 25/06/2014

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO INFORMÁTICA BÁSICA AULA 03. Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com 25/06/2014 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 03 Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com 25/06/2014 Unidades de armazenamento

Leia mais

Hardware de Computadores

Hardware de Computadores Placa Mãe Hardware de Computadores Introdução Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador,

Leia mais

Introdução. Hardware (Parte II) Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação. joseana@computacao.ufcg.edu.

Introdução. Hardware (Parte II) Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação. joseana@computacao.ufcg.edu. Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Introdução à Computação Hardware (Parte II) Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo joseana@computacao.ufcg.edu.br Carga

Leia mais

Memória cache. Prof. Francisco Adelton

Memória cache. Prof. Francisco Adelton Memória cache Prof. Francisco Adelton Memória Cache Seu uso visa obter uma velocidade de acesso à memória próxima da velocidade das memórias mais rápidas e, ao mesmo tempo, disponibilizar no sistema uma

Leia mais

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes Montagem e Manutenção Luís Guilherme A. Pontes Introdução Qual é a importância da Montagem e Manutenção de Computadores? Sistema Binário Sistema Binário Existem duas maneiras de se trabalhar e armazenar

Leia mais

O Hardware Dentro da Unidade do Sistema

O Hardware Dentro da Unidade do Sistema Memória RAM Random Access Memory Memória de Acesso Aleatório Armazena: programas em execução dados dos programas em execução alguns programas do sistema operacional O objetivo é tornar mais rápido o acesso

Leia mais

Introdução à Engenharia de Computação

Introdução à Engenharia de Computação Introdução à Engenharia de Computação Tópico: Organização Básica de um Computador Digital Introdução à Engenharia de Computação 2 Componentes de um Computador Computador Eletrônico Digital É um sistema

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas MEMÓRIA DDR2 José Vitor Nogueira Santos FT2-0749 Mealhada, 2009 Introdução Como o próprio nome indica, a memória

Leia mais

Memórias Prof. Galvez Gonçalves

Memórias Prof. Galvez Gonçalves Arquitetura e Organização de Computadores 1 s Prof. Galvez Gonçalves Objetivo: Compreender os tipos de memória e como elas são acionadas nos sistemas computacionais modernos. INTRODUÇÃO Nas aulas anteriores

Leia mais

SSC0112 Organização de Computadores Digitais I

SSC0112 Organização de Computadores Digitais I SSC0112 Organização de Computadores Digitais I 23ª Aula Hierarquia de memória Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br 1 Memória Memória Todo componente capaz de armazenar bits de informação Características

Leia mais

HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. Wagner de Oliveira

HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. Wagner de Oliveira HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO Wagner de Oliveira SUMÁRIO Hardware Definição de Computador Computador Digital Componentes Básicos CPU Processador Memória Barramento Unidades de Entrada e

Leia mais

Tipos e Formatos de módulos de memória

Tipos e Formatos de módulos de memória Tipos e Formatos de módulos de memória Embora seja brutalmente mais rápida que o HD e outros periféricos, a memória RAM continua sendo muito mais lenta que o processador. Para reduzir a diferença (ou pelo

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

ARQUITETURA DE COMPUTADORES 1 ARQUITETURA DE COMPUTADORES U C P Prof. Leandro Coelho Plano de Aula 2 Aula Passada Definição Evolução dos Computadores Histórico Modelo de Von-Neumann Básico CPU Mémoria E/S Barramentos Plano de Aula

Leia mais

Sistemas Computacionais

Sistemas Computacionais 2 Introdução Barramentos são, basicamente, um conjunto de sinais digitais com os quais o processador comunica-se com o seu exterior, ou seja, com a memória, chips da placa-mãe, periféricos, etc. Há vários

Leia mais

Introdução à estrutura e funcionamento de um Sistema Informático

Introdução à estrutura e funcionamento de um Sistema Informático Introdução à estrutura e funcionamento de um Sistema Informático Elementos que constituem o Computador O funcionamento do computador é possível devido aos vários elementos interligados que o constituem:

Leia mais

Arquitetura de processadores: RISC e CISC

Arquitetura de processadores: RISC e CISC Arquitetura de processadores: RISC e CISC A arquitetura de processador descreve o processador que foi usado em um computador. Grande parte dos computadores vêm com identificação e literatura descrevendo

Leia mais

Memórias. Considerações iniciais Tipos de memórias RAMs Estrutura das RAMs Expansão das RAMs 12/3/10. Mário Serafim Nunes Guilherme Silva Arroz

Memórias. Considerações iniciais Tipos de memórias RAMs Estrutura das RAMs Expansão das RAMs 12/3/10. Mário Serafim Nunes Guilherme Silva Arroz Memórias - Taguspark Considerações iniciais Tipos de memórias RAMs Estrutura das RAMs Expansão das RAMs 2 1 - Taguspark Em muitas situações, é necessário armazenar um conjunto muito grande de palavras

Leia mais

R S Q 0 0 1 0 1 0 1 0 0 1 1 0 Tabela 17 - Tabela verdade NOR

R S Q 0 0 1 0 1 0 1 0 0 1 1 0 Tabela 17 - Tabela verdade NOR 19 Aula 4 Flip-Flop Flip-flops são circuitos que possuem a característica de manter os bits de saída independente de energia, podem ser considerados os princípios das memórias. Um dos circuitos sequenciais

Leia mais

Capítulo 5. Figura 5.2. Conector para o monitor.

Capítulo 5. Figura 5.2. Conector para o monitor. Capítulo 5 Placas de vídeo Visão geral das placas de vídeo Esta placa está presente em todos os PCs, exceto nos que possuem placas de CPU com os circuitos de vídeo embutidos. A maioria dos PCs produzidos

Leia mais

SRAM Static RAM. E/L Escrita Leitura. FPM DRAM Fast Page Mode EDO DRAM Extended Data Output SDRAM Synchronous DDR SDRAM Double Data Rate RDRAM Rambus

SRAM Static RAM. E/L Escrita Leitura. FPM DRAM Fast Page Mode EDO DRAM Extended Data Output SDRAM Synchronous DDR SDRAM Double Data Rate RDRAM Rambus TIPOS DE MEMÓRIA RAM Random Access Memory E/L Escrita Leitura SRAM Static RAM DRAM Dynamic RAM FPM DRAM Fast Page Mode EDO DRAM Extended Data Output SDRAM Synchronous DDR SDRAM Double Data Rate RDRAM Rambus

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br ESQUEMA EXTERNO DE UM MICROCOMPUTADOR Agora que

Leia mais

Descrição do Produto. Altus S. A. 1

Descrição do Produto. Altus S. A. 1 Descrição do Produto O software MasterTool IEC é um ambiente completo de desenvolvimento de aplicações para os controladores programáveis da Série Duo. Esta ferramenta permite a programação e a configuração

Leia mais

Fonte : http://www.infowester.com/memoria.php. Introdução

Fonte : http://www.infowester.com/memoria.php. Introdução Fonte : http://www.infowester.com/memoria.php Introdução No que se refere ao hardware dos computadores, entendemos como memória os dispositivos que armazenam os dados com os quais o processador trabalha.

Leia mais

Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto

Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto Introdução a Informática Prof.: Roberto Franciscatto 2.1 CONCEITO DE BIT O computador só pode identificar a informação através de sua elementar e restrita capacidade de distinguir entre dois estados: 0

Leia mais

PROCESSADORES. Introdução 25/04/2012. Professor Marlon Marcon

PROCESSADORES. Introdução 25/04/2012. Professor Marlon Marcon PROCESSADORES Professor Marlon Marcon Introdução Também conhecido como microprocessador, CPU ou UCP, trabalha como o cérebro do computador Responsável por processar as informações utilizando outros componentes

Leia mais

MEMÓRIA. 0 e 1 únicos elementos do sistema de numeração de base 2

MEMÓRIA. 0 e 1 únicos elementos do sistema de numeração de base 2 MEMÓRIA CONCEITO Bit- 0 1 Essência de um sistema chamado BIESTÁVEL Ex: Lâmpada 0 apagada 1 acesa 0 e 1 únicos elementos do sistema de numeração de base 2 A que se destina a memória: Armazenamento das instruções

Leia mais

Sistema de Memórias de Computadores

Sistema de Memórias de Computadores Sistema de Memórias de Computadores Uma memória é um dispositivo que permite um computador armazenar dados temporariamente ou permanentemente. Sabemos que todos os computadores possuem memória. Mas quando

Leia mais

Gerenciamento de Entrada e Saída Hélio Crestana Guardia e Hermes Senger

Gerenciamento de Entrada e Saída Hélio Crestana Guardia e Hermes Senger Gerenciamento de Entrada e Saída Hélio Crestana Guardia e Hermes Senger O controle da entrada e saída (E/S ou I/O, input/output) de dados dos dispositivos é uma das funções principais de um sistema operacional.

Leia mais

Introdução à Informática. Alexandre Meslin

Introdução à Informática. Alexandre Meslin Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Módulo 4 Objetivos Aula 1 Componentes principais em um computador pessoal Fluxo de informações em um computador idealizado Componentes do

Leia mais

PROCESSADOR. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM).

PROCESSADOR. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM). PROCESSADOR Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM). INTRODUÇÃO O processador é o C.I. mais importante do computador. Ele é considerado o cérebro do computador, também conhecido como uma UCP -

Leia mais

Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal. Memória principal

Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal. Memória principal Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal Organização Operações de leitura e escrita Capacidade http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 2 Componente de um sistema

Leia mais

Processadores. Guilherme Pontes

Processadores. Guilherme Pontes Processadores Guilherme Pontes Já sabemos o básico! Como já sabemos, o processador exerce uma das mais importantes funções do computador. Vamos agora nos aprofundar em especificações mais técnicas sobre

Leia mais

Armazenar dados e programas que serão utilizados pelo processador (CPU Unidade Central de Processamento)

Armazenar dados e programas que serão utilizados pelo processador (CPU Unidade Central de Processamento) Armazenar dados e programas que serão utilizados pelo processador (CPU Unidade Central de Processamento) Tempo de acesso: maior que o tempo de acesso da cache, 50 a 70 ns; Capacidade: bem maior que a cache;

Leia mais

Soquetes para o processador

Soquetes para o processador Soquetes para o processador Nos primeiros equipamentos 286, os soquetes eram bem simples. Para a remoção do processador, era necessária a utilização de uma chave de fenda. Nos processadores 386DX, isso

Leia mais

HD e Memória Virtual. Qual as vantagens e desvantagens da Memória Virtual?

HD e Memória Virtual. Qual as vantagens e desvantagens da Memória Virtual? Principais pontos Como funciona o HD O Hard Disk ou Disco Rígido e também conhecido com HD armazena os dados em discos magnéticos que mantêm a gravação por vários anos. Os discos giram a uma grande velocidade

Leia mais

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia O Sistema Operacional que você usa é multitasking? Por multitasking, entende-se a capacidade do SO de ter mais de um processos em execução ao mesmo tempo. É claro que, num dado instante, o número de processos

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL Entendendo o Computador Componentes do Computador COMPONENTES DO COMPUTADOR Tabela ASCII A sigla ASCII deriva de American Standard Code for Information Interchange, ou seja, Código no Padrão Americano

Leia mais

Universidade Tuiuti do Paraná UTP Faculdade de Ciências Exatas - FACET

Universidade Tuiuti do Paraná UTP Faculdade de Ciências Exatas - FACET Universidade Tuiuti do Paraná UTP Faculdade de Ciências Exatas - FACET Hardware de Computadores Questionário II 1. A principal diferença entre dois processadores, um deles equipado com memória cache o

Leia mais

2. A influência do tamanho da palavra

2. A influência do tamanho da palavra 1. Introdução O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável pela realização das operações de processamento (os cálculos matemáticos etc.) e de controle, durante a execução de

Leia mais

for Information Interchange.

for Information Interchange. 6 Memória: 6.1 Representação de Memória: Toda a informação com a qual um sistema computacional trabalha está, em algum nível, armazenada em um sistema de memória, guardando os dados em caráter temporário

Leia mais

Memória é um dispositivo capaz de armazenar informação. Logo, podemos dividir dos dispositivos que podem armazenar dados em Quatro tipos:

Memória é um dispositivo capaz de armazenar informação. Logo, podemos dividir dos dispositivos que podem armazenar dados em Quatro tipos: Memória Memória é um dispositivo capaz de armazenar informação Logo, podemos dividir dos dispositivos que podem armazenar dados em Quatro tipos: Memória Principal ROM RAM Memória Secundária Disco rígidos,

Leia mais

Componentes de um Sistema de Computador

Componentes de um Sistema de Computador Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o equipamento (parte física) SOFTWARE: Instruções que dizem o que o computador deve fazer (parte

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DE DADOS EM SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO AULA 03 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade

REPRESENTAÇÃO DE DADOS EM SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO AULA 03 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade REPRESENTAÇÃO DE DADOS EM SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO AULA 03 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade O conteúdo deste documento é baseado no livro Princípios Básicos de Arquitetura e Organização

Leia mais

Visão geral das placas-mãe

Visão geral das placas-mãe IDENTIFICAÇÃO DOS PRICIPAIS COMPONENTES DA PLACA-MÃE Professor Marlon Marcon Visão geral das placas-mãe Conhecida como: Motherboard Mainboard Responsável pela interconexão de todas as peças que formam

Leia mais

Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Memória

Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Memória Infra-Estrutura de Hardware Conceitos Básicos Memória Prof. Edilberto Silva www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Sumário Bits de Memória Ordem de Bytes Conceitos Básicos Memória Secundária Códigos de Correção

Leia mais

Aula 06. Discos e Drives

Aula 06. Discos e Drives Aula 06 Discos e Drives Disquetes São discos magnéticos usados para armazenar dados dos computadores. Podem armazenar textos, imagens, programas, etc. São vendidos normalmente em caixas com 10 unidades.

Leia mais

Trabalho sobre No-breaks

Trabalho sobre No-breaks Trabalho sobre No-breaks Grupo: Leandro Porto Cristiano Porto Diego Martins Diogo Rubin Os nobreaks protegem os equipamentos contra quatro problemas principais causados pela variação da energia elétrica.

Leia mais

MEMÓRIAS. Sistemas Digitais II Prof. Marcelo Wendling Set/10

MEMÓRIAS. Sistemas Digitais II Prof. Marcelo Wendling Set/10 MEMÓRIAS Sistemas Digitais II Prof. Marcelo Wendling Set/10 1 Definição São blocos que armazenam informações codificadas digitalmente números, letras, caracteres quaisquer, comandos de operações, endereços

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PROCESSADOR... 3 CLOCK... 4 PROCESSADORES COM 2 OU MAIS NÚCLEOS... 5 NÚCLEOS FÍSICOS E LÓGICOS... 6 PRINCIPAIS FABRICANTES E MODELOS... 6 PROCESSADORES

Leia mais

Curso Técnico de Nível Médio

Curso Técnico de Nível Médio Curso Técnico de Nível Médio Disciplina: Informática Básica 2. Hardware: Componentes Básicos e Funcionamento Prof. Ronaldo Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade

Leia mais

Microinformática Introdução ao hardware. Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP

Microinformática Introdução ao hardware. Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP Microinformática Introdução ao hardware Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP Informática Informática é o termo usado para se descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo:

Leia mais

Introdução. Hardware (Parte II) Informações Adicionais. Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação

Introdução. Hardware (Parte II) Informações Adicionais. Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Introdução à Computação Hardware (Parte II) Informações Adicionais Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo joseana@computacao.ufcg.edu.br

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. João Inácio

ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. João Inácio ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. João Inácio Memórias Memória: é o componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações que são, foram ou serão manipuladas pelo sistema. Em outras

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

ARQUITETURA DE COMPUTADORES ARQUITETURA DE COMPUTADORES Aula 04: Subsistemas de Memória SUBSISTEMAS DE MEMÓRIA Tipos de memória: de semicondutores (ROM, PROM, EPROM, EEPROM, Flash, RAM); magnéticas (discos e fitas) e... óticas( CD

Leia mais

Portas lógicas e circuitos digitais. Sistemas da Computação Prof. Rossano Pablo Pinto, Msc. rossano at gmail com 2 semestre 2007

Portas lógicas e circuitos digitais. Sistemas da Computação Prof. Rossano Pablo Pinto, Msc. rossano at gmail com 2 semestre 2007 Portas lógicas e circuitos digitais Sistemas da Computação Prof. Rossano Pablo Pinto, Msc. rossano at gmail com 2 semestre 2007 Tópicos Portas Circuito somador Circuito subtrator flip-flops (registradores)

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

SISTEMAS DIGITAIS. Memórias. Prof. Guilherme Arroz Prof. Carlos Sêrro Alterado para lógica positiva por Guilherme Arroz.

SISTEMAS DIGITAIS. Memórias. Prof. Guilherme Arroz Prof. Carlos Sêrro Alterado para lógica positiva por Guilherme Arroz. SISTEMAS DIGITAIS Memórias Alterado para lógica positiva por Guilherme Arroz Sistemas Digitais 1 Tipos de memórias Existem vários tipos de memórias em sistemas digitais As memórias internas dos dispositivos,

Leia mais

O processador é um dos elementos componentes do computador moderno, sendo responsável pelo gerenciamento de todo o computador.

O processador é um dos elementos componentes do computador moderno, sendo responsável pelo gerenciamento de todo o computador. Resumo 01 O que é um processador? O processador é um dos elementos componentes do computador moderno, sendo responsável pelo gerenciamento de todo o computador. Os processadores atualmente são encapsulados

Leia mais

Prof. Esp. Lucas Cruz

Prof. Esp. Lucas Cruz Prof. Esp. Lucas Cruz O hardware é qualquer tipo de equipamento eletrônico utilizado para processar dados e informações e tem como função principal receber dados de entrada, processar dados de um usuário

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

Placa Mãe. Componentes da Placa Mãe

Placa Mãe. Componentes da Placa Mãe - 1 - Placa Mãe O elemento central de um microcomputador é uma placa onde se encontra o microprocessador e vários componentes que fazem a comunicação entre o microprocessador com meios periféricos externos

Leia mais

Arquitetura e organização de computadores

Arquitetura e organização de computadores Arquitetura e organização de computadores 3º. Sem. Sistemas de informação Prof. Emiliano S. Monteiro Barramentos BUS Modelo de barramento CPU(ALU, UC, Registradores) Memória Entrada e saída (I/O) Barramento

Leia mais

armazenamento (escrita ou gravação (write)) recuperação (leitura (read))

armazenamento (escrita ou gravação (write)) recuperação (leitura (read)) Memória Em um sistema de computação temos a UCP se comunicando com a memória e os dispositivos de E/S. Podemos fazer um paralelo do acesso à memória com um carteiro entregando cartas ou um acesso à biblioteca.

Leia mais

DISPOSITIVOS DE MEMÓRIA

DISPOSITIVOS DE MEMÓRIA DISPOSITIVOS DE MEMÓRIA INTRODUÇÃO Um sistema digital é capaz de armazenar facilmente uma grande quantidade de informação por períodos de tempo curtos ou longos, sendo esta a sua principal vantagem sobre

Leia mais

Componentes de um computador típico

Componentes de um computador típico Componentes de um computador típico Assim como em um videocassete, no qual é necessário ter o aparelho de vídeo e uma fita contendo o filme que será reproduzido, o computador possui a parte física, chamada

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO O que é a Informática? A palavra Informática tem origem na junção das palavras: INFORMAÇÃO + AUTOMÁTICA = INFORMÁTICA...e significa, portanto, o tratamento da informação

Leia mais

Hardware Fundamental

Hardware Fundamental Hardware Fundamental Arquitectura de Computadores 10º Ano 2006/2007 Unidade de Sistema Um computador é um sistema capaz de processar informação de acordo com as instruções contidas em programas. Na década

Leia mais

Em um microcomputador qualquer, existem três componentes básicos:

Em um microcomputador qualquer, existem três componentes básicos: 1 Microcomputadores e Memórias Apostila de Sistema Micro processado - 1 Em um microcomputador qualquer, existem três componentes básicos: - Microprocessador - Memória - Periféricos ou Dispositivos de Entrada/Saída

Leia mais

Medidor Powersave V2 USB

Medidor Powersave V2 USB Medidor Powersave V2 USB O medidor é formado por uma caixa plástica contendo uma placa eletrônica, uma tomada macho, uma tomada fêmea, um conector H, um barramento lateral, um conector USB e leds indicativos.

Leia mais