3º Bimestre Lista. Série Turma (s) Turno Nota 6º Disciplina: Geografia Professor(a): Júlio César Data Aluno (a): Nº QUESTÃO 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3º Bimestre Lista. Série Turma (s) Turno Nota 6º Disciplina: Geografia Professor(a): Júlio César Data Aluno (a): Nº QUESTÃO 1"

Transcrição

1 Polícia Militar do Estado de Goiás CPMG Nader Alves dos Santos Ano Letivo Colégio da Polícia Militar de Goiás - NAS 3º Bimestre Lista QUESTÃO 1 A respeito dos abalos sísmicos, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas. ( ) Os abalos sísmicos são vibrações na crosta terrestre geralmente relacionados ao movimento das placas tectônicas. ( ) Os terremotos só ocorrem nos limites de placas convergentes, ou seja, naqueles em que as placas se chocam. ( ) Todos os dias ocorrem milhares de pequenos abalos sísmicos, porém apenas alguns são percebidos pelas pessoas. ( ) É possível evitar a ocorrência de um terremoto com equipamentos, como o sismógrafo. ( ) Os terremotos que ocorrem no oceano são chamados de maremotos. QUESTÃO 2 Nº de Questões Valor Série Turma (s) Turno Nota 6º Disciplina: Geografia Professor(a): Júlio César Data Aluno (a): Nº Associe as colunas. (A) Litosfera (B) Hidrosfera (C) Atmosfera (D) Biosfera ( ) Camada de gases que envolve a Terra, onde ocorrem problemas ambientais como a poluição do ar. ( ) Parte da esfera terrestre que compreende as rochas e o solo, onde são encontrados recursos minerais. ( ) Conjunto de todas as águas do planeta, onde pode ocorrer contaminação por despejos residenciais e industriais e vazamentos de navios. ( ) Nela estão todos os seres vivos; muitos deles foram extintos ou estão sob ameaça por causa da ação humana na atualidade. A sequência formada na segunda coluna, de cima para baixo, é: a) B, A, C, D. b) A, B, C, D. c) C, B, D, A. d) A, D, C, B. e) C, A, B, D. Leia o texto. O miolo da Terra QUESTÃO 3 No outro dia Dona Benta voltou a conversar sobre o mesmo assunto. Emília disse ela, se você abrir um buraco ali no terreiro, que é que sai? Terra disse a boneca. E depois? Se o buraco for bem fundo? Terra quente. E depois, mais, mais, mais fundo? Terra derretida, ou lava. E depois? Terra quente outra vez.

2 E depois? Terra fria outra vez. E depois? Depois? Depois saem chineses... Colégio da Polícia Militar de Goiás - NAS Todos riram-se, menos Dona Benta. Emília está certa disse a boa senhora. Os chineses são os nossos Antípodas, isto é, a gente que vive do lado oposto ao nosso, de modo que, se o buraco aberto pela Emília varasse a Terra lado a lado, poderia muito bem dar na China. (...) LOBATO, Monteiro. Geografia de Dona Benta. São Paulo: Brasiliense, p. 15. Com base no texto e em seus conhecimentos, responda: a) O buraco aberto pela Emília atingiria quais camadas internas da Terra? b) Seria possível chegar aos nossos antípodas cavando um buraco na Terra? Por quê? Leia o texto: QUESTÃO 4 A crosta do nosso planeta é dividida em cerca de 20 pedaços, conhecidos como placas tectônicas. Essas placas encontram-se sobre o manto, a camada interior da Terra que é formada por material gelatinoso. O núcleo da Terra aquece o material do manto, que se torna mais leve e sobe. Ao subir, ele esfria, fica mais pesado e desce. Assim acontece a movimentação do material aquecido no interior do nosso planeta, as chamadas correntes de convecção. Elas movimentam as placas tectônicas, que podem se afastar umas das outras ou chocar-se. Como os continentes encontram-se sobre as placas tectônicas, acompanham o movimento. As placas tectônicas. Disponível em: < 1.php>. Acesso em: 3 abr a) Qual é o nome da teoria explicada no texto?

3 b) Transcreva o trecho que relaciona essa teoria à teoria da deriva continental. c) Além da movimentação dos continentes, cite duas atividades geológicas ocasionadas pelo movimento das placas tectônicas. QUESTÃO 5 No início do século XX, o cientista alemão Alfred Wegener desenvolveu uma teoria chamada deriva continental. Com base em seus conhecimentos sobre essa teoria, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas a seguir. ( ) A Laurásia e a Gondwana resultaram da divisão da Pangeia. ( ) Os achados arqueológicos enfraqueceram a teoria de Wegener e, por isso, atualmente, ela é pouco aceita pela comunidade científica. ( ) A América do Sul continente em que está localizado o Brasil teria se originado na fragmentação da Gondwana. ( ) Os contornos atuais do continente africano e da América do Sul seriam um indício de que esses dois continentes já estiveram unidos. ( ) Os continentes teriam deixado de se movimentar quando chegaram à sua configuração atual, no início do período quaternário. QUESTÃO 6 Nos últimos dias, o tempo fechado prejudicou a visão da erupção do vulcão Puyehue, que há uma semana lança rochas, cinzas e gases no Chile. No entanto, quando o tempo limpa, é possível avistálo. (...) O Puyehue tem metros de altura e fica na Patagônia chilena, em meio à Cordilheira dos Andes. As duas cidades mais populosas próximas ao vulcão são Osorno, no Chile, e Bariloche, na Argentina. Desde a última erupção, em 1960, o Puyehue não dava sinais de perigo. No último sábado (04 jun. 11), o vulcão despertou e transformou as paisagens próximas ao local. G1. Vulcão Puyehue transforma a paisagem de cidades na Argentina. Disponível em: < Acesso em: 3 abr Com base em seus conhecimentos, responda:

4 a) Como pode ser explicada a coincidência da localização do vulcão em meio à Cordilheira dos Andes? b) De que maneira a erupção de um vulcão transforma a paisagem? O Big Bang foi: QUESTÃO 7 a) uma grande explosão que provocou a extinção dos dinossauros. b) o nome dado ao momento da história geológica da Terra em que houve a formação de importantes cadeias montanhosas, como o Himalaia e os Andes. c) o nome dado ao momento em que houve o surgimento dos primeiros humanos na Terra. d) o nome dado ao momento em que surgiram as primeiras formas de vida da Terra. e) uma grande explosão que deu origem a todos os astros, inclusive a Terra. Observe o mapa e leia a notícia. QUESTÃO 8 Fonte: Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, p. 12.

5 Um terremoto de 8,9 na escala Richter atingiu todo o Japão na manhã desta sexta-feira (11 mar. 2011), sendo um dos maiores da história do país. O tremor principal aconteceu às 2h46 de Brasília, com epicentro a 130 quilômetros de Sendai, na ilha de Honshu, e com profundidade de 24,4 quilômetros. O tremor ocasionou tsunamis com ondas de até 10 metros que devastaram parte da costa norte do Japão. Fonte: FUKUDA, Nilton. Terremoto no Japão. O Estado de S. Paulo. Disponível em: < Acesso em: 3 abr Com base no mapa, na notícia e em seus conhecimentos, responda: a) De que maneira o mapa ajuda a explicar a ocorrência de terremotos no Japão? b) Na escala Richter, o terremoto noticiado foi de grande ou baixa intensidade? Explique. c) O epicentro, ou seja, o ponto onde esse terremoto se originou, foi no oceano ou na área continental? Como você chegou a essa conclusão? QUESTÃO 9 Felipe mora no Brasil e, em suas férias, vai viajar para o Canadá. A viagem está marcada para o dia 23 de dezembro. Veja no mapa a localização desses países.

6 Fonte: Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, p. 34. Com base em seus conhecimentos, responda: a) Qual será a estação do ano no Brasil na data da viagem? E no Canadá? Como você chegou a essa conclusão? b) Explique por que a estação do ano não será a mesma nos dois países.

7 QUESTÃO 10 Leia as sentenças a seguir. I. Hoje está chovendo. II. A previsão é de que amanhã o dia seja ensolarado. III. Na cidade onde vivo faz bastante frio no mês de julho. Agora, responda: a) Quais sentenças se referem ao tempo meteorológico? Explique sua resposta com base no conceito de tempo. b) Qual sentença se relaciona ao clima? Explique sua resposta com base no conceito de clima. Leia o texto. QUESTÃO 11 Degradação do solo e as consequências da erosão acelerada pelo homem Cerca de 15,7% do território brasileiro (mais de 1,3 milhão de quilômetros quadrados) pode se tornar desértico, uma área habitada por 32 milhões de pessoas, segundo o Ministério do Meio Ambiente. A erosão pode ser um processo natural e importante para a formação dos relevos, quando é resultado do transporte do solo pela água, pelo vento ou pelo gelo. O problema ocorre quando há intervenção humana, com a destruição de florestas, uso agrícola intensivo, a expansão desordenada das cidades ou a poluição orgânica e industrial, que levam a uma erosão mais severa. Segundo a Confagri uma confederação de cooperativas agrícolas portuguesas, nos últimos 40 anos, cerca de um terço dos solos agrícolas mundiais deixaram de ser produtivos, do ponto de vista agrícola, devido à erosão. A erosão destrói as estruturas que compõem o solo: areia, argila, óxidos, húmus etc. O solo é considerado desértico quando perde a capacidade de realizar suas funções e não é mais capaz de sustentar vegetações. A fertilidade do solo depende de vários fatores físicos e químicos. Disponível em: < Acesso em: 21 ago (Adaptado.) Com base no texto e em seus conhecimentos, responda:

8 a) Quando o solo é considerado desértico? b) O que tem provocado o aumento de solos desérticos no Brasil e no mundo? c) Qual é a principal consequência da erosão acelerada pelos seres humanos? Leia o texto. QUESTÃO 12 A água está acabando! E agora? Calma! Nem tudo está perdido. O ser humano não pode acabar com a água, já que ela é uma substância que faz parte de um ciclo natural. Assim, de forma simplificada, a água que está em rios, lagos e mares evapora, depois se condensa e cai em forma de chuva. Durante esse processo, a água pode mudar de lugar e de características. Então não preciso me preocupar... Não é bem assim, apesar de existir água em abundância, o mesmo não é verdade quando pensamos em água potável. Disponível em: < MOGI/1329/almanaque%20da%20agua.pdf>. Acesso em: 17 ago

9 Com base no texto e em seus conhecimentos: Colégio da Polícia Militar de Goiás - NAS a) Faça um desenho que ilustre, de forma simplificada, o ciclo da água. b) Qual é a diferença entre água e água potável? c) Podemos afirmar que a quantidade de água potável tem diminuído? Explique por quê. Leia o trecho. Disponibilidade e distribuição QUESTÃO 13 (...) O Brasil concentra em torno de 12% da água doce do mundo disponível em rios e abriga o maior rio em extensão e volume do planeta, o Amazonas. Além disso, mais de 90% do território brasileiro recebe chuvas abundantes durante o ano e as condições climáticas e geológicas propiciam a formação de uma extensa e densa rede de rios, com exceção do semiárido, onde os rios são pobres e temporários. Essa água, no entanto, é distribuída de forma irregular, apesar da abundância em termos gerais. A Amazônia, onde estão as mais baixas concentrações populacionais, possui 78% da água superficial. Enquanto isso, no Sudeste, essa relação se inverte: a maior concentração populacional do país tem disponível 6% do total da água. Mesmo na área de incidência do semiárido (10% do território brasileiro; quase metade dos estados

10 do Nordeste), não existe uma região homogênea. Há diversos pontos onde a água é permanente, indicando que existem opções para solucionar problemas socioambientais atribuídos à seca. Disponível em: < Acesso em: 21 ago Com base no texto e em seus conhecimentos, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir. ( ) Na região mais povoada do Brasil a água é encontrada em menor proporção, correspondendo a apenas 6% do total. ( ) Na região Norte a demanda por água é maior que na região Sudeste. ( ) A água está distribuída uniformemente pelo território brasileiro e, por isso, em nenhuma região há risco de escassez desse recurso. ( ) Na região Norte estão as mais baixas densidades populacionais e o maior volume de água. ( ) Os problemas socioambientais do semiárido brasileiro não têm solução, já que toda a região sofre, com a mesma intensidade, com a escassez de água. QUESTÃO 14 O clima equatorial predomina nas áreas próximas à linha do Equador. É quente e úmido, com temperaturas médias acima de 25 C e índice pluviométrico anual entre 2000 e 3000 milímetros. Com base nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre o continente africano, responda às questões. a) No mapa a seguir, que letra indica a área de ocorrência do clima equatorial? b) Que formação vegetal está associada a esse tipo climático? No Brasil, como é chamada a vegetação que está na mesma latitude e apresenta características similares à que existe na África?

11 QUESTÃO 15 Observe a imagem e responda às questões a seguir. Palê Zuppani/Pulsar imagens Movimentação de barcos no rio Amazonas, em Parintins (AM) em a) O rio está sendo utilizado para qual atividade? Quais outros usos os rios podem ter? b) A atividade representada na imagem é mais comum nos rios de planície ou de planalto? Por quê? Observe a imagem e responda às questões. Palê Zuppani/Pulsar QUESTÃO 16

12 Vista aérea do pantanal no período da cheia, em Poconé (MG), a) Qual é a forma de relevo representada na imagem? b) Quais são as características dessa forma de relevo? Observe a imagem. Kaband/Shutter QUESTÃO 17

13 Extração de minério de ferro. a) Qual é o principal agente responsável pela transformação do relevo dessa paisagem? b) Cite outras duas atividades realizadas por esse agente, ocasionando modificações no relevo. QUESTÃO 18 Observe o climograma de um município brasileiro e, em seguida, assinale a alternativa correta.

14 Fonte: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. 3. ed. São Paulo: Moderna, p (Adaptado.) a) O clima desse município é o equatorial úmido, caracterizado pelas temperaturas elevadas e grande quantidade de chuvas durante a maior parte do ano. b) As chuvas são irregulares e as temperaturas variam muito ao longo do ano. c) O município está localizado na área de ocorrência do clima semiárido. d) A temperatura média anual é inferior a 20 C, e a amplitude térmica anual é pequena. e) Nesse município o clima apresenta duas estações do ano bem diferenciadas: verão quente e inverno rigoroso, com quedas acentuadas de temperatura. QUESTÃO 19 Sobre a distribuição e a importância das águas, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir. ( ) Os rios e os lagos concentram a maior parte da água do planeta. ( ) Diferentemente dos rios, oceanos e mares têm pouca importância econômica. ( ) A água doce não está distribuída de maneira igual nos continentes. ( ) Os rios, as águas subterrâneas, os lagos e as geleiras são as porções de água doce que se situam nos continentes. ( ) Tanto os oceanos e mares como os rios e lagos fornecem alimento para a população. QUESTÃO 20 Sobre as massas de ar, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir. ( ) As massas de ar apresentam as características de temperatura e umidade das áreas de origem. ( ) As massas de ar, quando atuam eventualmente, são responsáveis pelas mudanças no clima em determinado lugar. ( ) No Brasil atuam cinco massas de ar, a maioria delas fria. ( ) As massas de ar que se formam nas proximidades das zonas polares provocam queda de temperatura nos lugares por onde passam. ( ) O movimento das massas de ar é um dos fatores responsáveis pelas mudanças de tempo em determinado lugar. QUESTÃO 21

15 As estações do ano são resultado do movimento de translação da Terra e da inclinação de seu eixo imaginário em relação aos raios solares. Quando é verão no Hemisfério Sul, é inverno no Hemisfério Norte e vice-versa. Na figura a seguir, olhe com atenção a direção das setas e também a inclinação do eixo da Terra. Depois, indique as estações do ano em cada hemisfério nas posições de 1 a 4. a) Hemisfério Norte: Hemisfério Sul: b) Hemisfério Norte: Hemisfério Sul: c) Hemisfério Norte: Hemisfério Sul:

16 d) Hemisfério Norte: Hemisfério Sul: QUESTÃO 22 a) Classifique os planetas do Sistema Solar em rochosos (R) ou gasosos (G). Eles estão em ordem de proximidade do Sol. ( ) Mercúrio ( ) Vênus ( ) Terra ( ) Marte ( ) Júpiter ( ) Saturno ( ) Urano ( ) Netuno b) Agora, com base na classificação anterior, o que podemos observar? QUESTÃO 23 Em relação aos satélites naturais, assinale a alternativa correta: a) Giram ao redor do Sol. b) A Terra não tem um satélite. c) Giram ao redor dos planetas. d) Têm luz própria. QUESTÃO 24 O movimento de, em que a Terra gira ao redor do, tem duração de ou. a) rotação, Sol, 24 horas, 1 dia. b) translação, Sol, 24 horas, 1 dia. c) rotação, eixo, 365 dias, 1 ano. d) translação, Sol, 365 dias, 1 ano.

17 QUESTÃO 25 Sabendo-se que o interior da Terra é formado por rochas e metais derretidos, e a superfície é formada por rochas sólidas, responda: a) De que maneira ocorre a formação dos vulcões? b) Como os vulcões podem transformar a superfície terrestre? c) Quais efeitos negativos podem ser causados pelos vulcões? QUESTÃO 26 Um estudante de Astronomia fez a seguinte anotação: A Lua, satélite natural da Terra, é um astro sem luz própria. Ela só está no céu à noite, quando reflete a luz do Sol. Há um erro nessa afirmação. Reescreva-a para torná-la correta.

18 QUESTÃO 27 Relacione as colunas: (A) Lua (B) Constelação (C) Sol (D) Sistema Solar (E) Plutão ( ) Sistema planetário. ( ) Estrela central do nosso sistema. ( ) Satélite natural. ( ) Planeta-anão. ( ) Agrupamento de estrelas. QUESTÃO 28 Sobre as montanhas, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir. ( ) Podem ser resultado do choque ou do movimento horizontal de duas placas tectônicas. ( ) São formadas por agentes internos do relevo e não sofrem ação de agentes externos. ( ) São as formas de relevo de maior altitude na superfície terrestre. ( ) Seu conjunto forma uma cadeia montanhosa, também conhecida como cordilheira. ( ) São formadas com a ação dos agentes externos do relevo e transformadas, ao longo do tempo, pelos agentes internos. QUESTÃO 29 Associe os tipos climáticos do Brasil às suas principais características. Em seguida, assinale a alternativa que indica a sequência formada na segunda coluna. ( ) Situado na faixa litorânea, é influenciado pela atuação da massa de ar tropical atlântica. Por isso, é quente e chuvoso. I. Equatorial II. Tropical III. Tropical semiárido IV. Litorâneo V. Tropical de altitude VI. Subtropical ( ) Nesse tipo climático, as chuvas são raras e irregulares e as temperaturas médias são elevadas. ( ) Apresenta temperaturas elevadas e grande quantidade de chuvas durante a maior parte do ano. ( ) Nesse tipo climático, o verão é quente e o inverno rigoroso, podendo ocorrer geadas ou neve em algumas áreas. As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano. ( ) Clima comum das áreas serranas do Sudeste, apresenta temperatura média anual inferior a 18 C, em razão, principalmente, da altitude. ( ) Abrange grande parte do território brasileiro e tem como principal característica o fato de apresentar duas estações bem definidas: uma chuvosa e outra seca. a) IV, II, VI, V, I, III. b) IV, III, I, VI, V, II. c) II, III, V, I, IV, VI. d) V, II, III, VI, IV, I. e) IV, III, V, VI, II, I.

19 QUESTÃO 30 Em média, o Sol é 400 vezes maior que a Lua. Porém, vistos da Terra, os dois parecem ter o mesmo tamanho. Explique por que isso acontece. QUESTÃO 31 Essa forma de relevo é caracterizada por apresentar altitude mais baixa do que a dos terrenos ao seu redor. Elas podem ser absolutas ou relativas. a) Como é chamada a forma de relevo descrita no enunciado? b) Qual é a diferença entre as que são absolutas e as que são relativas? QUESTÃO 32 Por que é possível ver a Lua brilhar à noite se ela não tem luz própria?

20 QUESTÃO 1 V,F,V,F,V Todos os tipos de limite entre placas são áreas sujeitas à ocorrência de terremotos. Lembre os alunos de que o sismógrafo é um equipamento que registra as vibrações da crosta terrestre. Embora ele possa ajudar a prever a ocorrência de um terremoto, não é capaz de evitar que ele aconteça. E QUESTÃO 2 Espera-se que o aluno identifique cada um dos estratos geográficos da Terra, com base em suas características principais, e reflita sobre os impactos ambientais relacionados. QUESTÃO 3 a) Crosta, manto e núcleo. b) Os alunos devem concluir que seria impossível chegar aos nossos antípodas cavando um buraco na Terra, já que as temperaturas do interior do planeta são muito elevadas, chegando a cerca de C. QUESTÃO 4 a) Teoria da tectônica de placas ou da tectônica global. b) Como os continentes encontram-se sobre as placas tectônicas, acompanham o movimento. c) Algumas respostas possíveis: formação de cadeias montanhosas, terremotos, vulcanismo, expansão do fundo dos oceanos.

21 QUESTÃO 5 V,F,V,V,F A teoria da deriva continental de Wegener foi e continua sendo aceita em sua concepção básica, a de que os continentes se movimentam; no entanto, foi substituída (e incorporada) por uma mais ampla, a teoria da tectônica de placas. Foram achados fósseis marinhos no Brasil e na África, em latitudes parecidas e com as mesmas características e datação, mas não em outras partes do mundo, o que comprovaria que os dois continentes estiveram unidos. Os continentes continuam se movimentando (alguns centímetros por ano) e os dobramentos modernos continuam subindo, algo em torno de poucos milímetros por ano. Comente com os alunos que a teoria da deriva continental passou a ser aceita em meados do século XX. QUESTÃO 6 a) A Cordilheira dos Andes é um dobramento moderno. Ela está localizada no limite de duas placas tectônicas. Como todo limite de placa, a área está sujeita à ocorrência de vulcões e também de terremotos. b) Os vulcões expelem lava, água juvenil, rochas, gases, cinzas e poeira, além de derreter o gelo ou a neve que por vezes ocorrem no topo de certos vulcões, transformando a paisagem próxima ao local. O silício expelido pelos vulcões pode impedir o tráfego aéreo na região atingida, pois esse material pode se instalar nas turbinas dos aviões e derreter seu interior, fazendo-as parar de funcionar. QUESTÃO 7 E

22 Chame a atenção dos alunos para o fato de que o Big Bang ocorreu há cerca de 15 bilhões de anos. Já a Terra resultado do acúmulo de poeira cósmica e de fragmentos gerados pelo Big Bang teria surgido há aproximadamente 4,5 bilhões de anos. QUESTÃO 8 a) O Japão está localizado no limite de três placas tectônicas (Euro-Asiática, das Filipinas e do Pacífico) área em que é comum a ocorrência de terremotos. b) O terremoto foi de grande intensidade, já que a escala Richter vai de 0 a 9, e o terremoto alcançou 8,9. c) O epicentro do terremoto foi no oceano. O fato de ter ocasionado tsunamis indica que ocorreu em área submersa. QUESTÃO 9 a) No Brasil será verão; no Canadá, inverno. A data da viagem indica em que estação do ano estará cada um dos países. Os hemisférios Sul e Norte apresentam estações do ano opostas, quando em um deles é verão, no outro é inverno (e vice-versa), e quando em um é outono, no outro é primavera (e vice-versa). b) Porque Brasil e Canadá estão em hemisférios diferentes: quando é verão no Brasil (Hemisfério Sul) o Sol atinge perpendicularmente, ou de forma menos inclinada, a superfície das áreas no Hemisfério Sul, o que aumenta a intensidade (densidade) da radiação recebida. Ao mesmo tempo, é inverno no Canadá (Hemisfério Norte), e a radiação solar atinge a superfície de forma menos intensa, pois chega de forma mais inclinada. Isso ocorre por causa do movimento de translação e da inclinação do eixo da Terra. QUESTÃO 10 a) As sentenças I e II. Ambas se referem às condições meteorológicas de um lugar em um dado momento. Essas condições podem variar ao longo de um mesmo dia. b) A sentença III. O clima de uma área é determinado com base na observação e no registro do

23 tempo atmosférico diariamente, durante muitos anos. As características predominantes, que se repetem habitualmente, definem o clima de um lugar. QUESTÃO 11 a) O solo é considerado desértico quando perde a capacidade de realizar suas funções e não pode mais sustentar vegetações. b) O aumento de solos desérticos é consequência da intervenção humana, com destruição de florestas, agricultura intensiva, expansão desordenada das cidades ou com poluição orgânica e industrial, que levam a uma erosão mais severa e à perda da fertilidade do solo. c) Com a erosão acelerada, o solo deixa de ser produtivo, comprometendo a produção de alimentos. QUESTÃO 12 a) Espera-se que o aluno elabore um desenho esquemático que represente o ciclo hidrológico de maneira simplificada: evaporação, condensação e precipitação. b) A água é uma substância que pode ser encontrada em rios, lagos, mares, oceanos, aquíferos, geleiras etc. A água potável é a água que está pronta para o consumo encontrada em rios e lagos e não causa problemas à saúde. c) Sim. A quantidade de água potável tem diminuído em virtude da poluição provocada pelo lançamento de esgoto doméstico e industrial, fertilizantes e outros produtos químicos em corposd'água. V,F,F,V,F QUESTÃO 13

24 Espera-se que o aluno reconheça que, apesar de o Brasil concentrar cerca de 12% da água doce do planeta, essa água não está distribuída de forma regular pelo território e que, além disso, sua maior concentração ocorre na região menos povoada do Brasil: a região Norte. QUESTÃO 14 a) Letra A. b) Floresta Equatorial. No Brasil, é a Floresta Amazônica. QUESTÃO 15 a) O rio está sendo usado para a navegação. Os rios podem fornecer água e alimento, possibilitam a geração de energia elétrica e a irrigação, além de servirem para o lazer. b) É mais comum em rios de planície, pois eles não apresentam quedas-d água, permitindo que os barcos circulem com mais facilidade. a) Planície. QUESTÃO 16 b) As áreas de planície apresentam superfícies pouco elevadas, sem grandes desníveis no terreno. Geralmente estão associadas a processos de sedimentação, isto é, são áreas de deposição de sedimentos. QUESTÃO 17

25 a) O ser humano. b) Sugestões de respostas: construção de casas, pontes, estradas, a prática do desmatamento, o desenvolvimento da agropecuária etc. A QUESTÃO 18 Espera-se que o aluno identifique as características climáticas do município com base no climograma. F,F,V,V,V QUESTÃO 19 A maior parte da água do planeta está em oceanos e mares (cerca de 97%). O restante está distribuído nos rios, lagos, geleiras, águas subterrâneas e também na atmosfera, na forma de vapor. Os oceanos e os mares são extremamente importantes do ponto de vista econômico. Além da navegação, neles são praticadas a pesca e a extração de petróleo, gás natural e sal marinho. V,F,F,V,V QUESTÃO 20 Espera-se que o aluno reconheça que as massas de ar, quando atuam eventualmente, são responsáveis pelas mudanças de tempo, e não do clima. A maioria das massas de ar que atuam no Brasil é quente. QUESTÃO 21

26 a) Hemisfério Norte: verão / Hemisfério Sul: inverno b) Hemisfério Norte: outono / Hemisfério Sul: primavera c) Hemisfério Norte inverno / Hemisfério Sul: verão d) Hemisfério Norte: primavera / Hemisfério Sul: outono Colégio da Polícia Militar de Goiás - NAS QUESTÃO 22 a) R,R,R,R,G,G,G,G b) Podemos observar que os planetas mais próximos do Sol são rochosos (de Mercúrio a Marte) e os mais distantes são gasosos (de Júpiter a Netuno). QUESTÃO 23 C C QUESTÃO 24 D D QUESTÃO 25

27 a) Quando as placas litosféricas se movimentam, espaços podem ser abertos permitindo o alívio da enorme pressão existente no interior do manto. Quando isso acontece, o material quente e sólido do manto pode se tornar líquido, formando magma, e extravasar por meio de fendas ou canais abertos pelo movimento das placas. b) Quando um vulcão entra em atividade, a lava expelida se solidifica, formando novas rochas. Gases e partículas são liberados na atmosfera e as cinzas liberadas podem formar solos férteis, pois são ricas em nutrientes. c) Os vulcões podem matar vários organismos, inclusive os seres humanos, além de destruir cidades e construções. QUESTÃO 26 Possível resposta: A Lua, satélite natural da Terra, é um astro sem luz própria. Ela está o tempo todo no céu, mas só podemos vê-la à noite porque, durante o dia, ela é ofuscada pelo Sol. QUESTÃO 27 D,C,A,E,B D,C,A,E,B QUESTÃO 28 V,F,V,V,F QUESTÃO 29

28 B Espera-se que o aluno reconheça as principais características dos tipos climáticos do Brasil, relacionando corretamente as colunas. QUESTÃO 30 O Sol está muito mais distante da Terra que a Lua, por isso os dois parecem ter o mesmo tamanho. a) Depressão. QUESTÃO 31 b) As depressões absolutas são aquelas em que as áreas continentais estão abaixo do nível do mar. As depressões relativas estão em um nível mais baixo que o dos terrenos vizinhos, mas acima do nível do mar. QUESTÃO 32 Porque a Lua reflete a luz do Sol.

Sugestões de avaliação. Geografia 6 o ano Unidade 2

Sugestões de avaliação. Geografia 6 o ano Unidade 2 Sugestões de avaliação Geografia 6 o ano Unidade 2 5 Unidade 2 Nome: Data: 1. Preencha o quadro com as principais características do planeta Terra. Localização no Sistema Solar Formato Elementos presentes

Leia mais

Questões Climáticas e Água

Questões Climáticas e Água Questões Climáticas e Água Material de apoio para Monitoria 1. (UNICAMP-2012) O mapa abaixo indica a ocorrência de queda de neve na América do Sul. Observe o mapa e responda às questões. a) Que fatores

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 6 o ano Unidade 4

Sugestões de avaliação. Geografia 6 o ano Unidade 4 Sugestões de avaliação Geografia 6 o ano Unidade 4 5 Nome: Data: Unidade 4 1. Associe as formas de relevo às suas características. (A) Montanhas (B) Planaltos (C) Planícies (D) Depressões ( ) Superfícies

Leia mais

Data: / / Analise as proposições sobre as massas de ar que atuam no Brasil, representadas no mapa pelos números arábicos.

Data: / / Analise as proposições sobre as massas de ar que atuam no Brasil, representadas no mapa pelos números arábicos. -* Nome: nº Ano: 1º Recuperação de Geografia / 2º Bimestre Professor: Arnaldo de Melo Data: / / 1-(UDESC) Observe o mapa abaixo.. Analise as proposições sobre as massas de ar que atuam no Brasil, representadas

Leia mais

A Terra inquieta. www.interaulaclube.com.br

A Terra inquieta. www.interaulaclube.com.br A UU L AL A A Terra inquieta Vesúvio Durante a famosa erupção do vulcão italiano Vesúvio, no ano 79 d.c., a cidade de Pompéia foi coberta por cinzas vulcânicas e a cidade de Herculano foi sepultada por

Leia mais

A atmosfera e sua dinâmica: o tempo e o clima

A atmosfera e sua dinâmica: o tempo e o clima A atmosfera e sua dinâmica: o tempo e o clima - Conceitos e definições (iniciais) importantes: - Atmosfera: camada gasosa que envolve a Terra (78% Nitrogênio, 21% Oxigênio e 1% outros). A camada gasosa

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS LEIA AS INFORMAÇÕES, CONSULTE O LIVRO PARA ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS EM SEU CADERNO. 1- Quente e frio: um país de extremos O Brasil é

Leia mais

Elementos e fatores climáticos

Elementos e fatores climáticos Elementos e fatores climáticos O entendimento e a caracterização do clima de um lugar dependem do estudo do comportamento do tempo durante pelo menos 30 anos: das variações da temperatura e da umidade,

Leia mais

ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO AULA 4

ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO AULA 4 ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO AULA 4 ESCALA DO TEMPO GEOLÓGICO Organiza os principais eventos ocorridos na história do planeta ERA PRÉ -CAMBRIANA DESAFIO (UEPG) ex. 1 p. 181 - A história e a evolução da

Leia mais

www.google.com.br/search?q=gabarito

www.google.com.br/search?q=gabarito COLEGIO MÓDULO ALUNO (A) série 6 ano PROFESSOR GABARITO DA REVISÃO DE GEOGRAFIA www.google.com.br/search?q=gabarito QUESTÃO 01. a) Espaço Geográfico RESPOSTA: representa aquele espaço construído ou produzido

Leia mais

Profª: Sabrine V. Welzel

Profª: Sabrine V. Welzel Geografia 6 Ano Águas Continentais e Oceânicas 1 - Observe a imagem a seguir e explique com suas palavras sobre o que se trata: 2 Complete os espaços em branco com palavras abaixo destacadas: Solos subterrâneas

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número de

Leia mais

Colégio Salesiano Dom Bosco GEOGRAFIA Prof. Daniel Fonseca 6 ANO. Capítulo 7 Formas, Relevos e solos da Terra

Colégio Salesiano Dom Bosco GEOGRAFIA Prof. Daniel Fonseca 6 ANO. Capítulo 7 Formas, Relevos e solos da Terra Colégio Salesiano Dom Bosco GEOGRAFIA Prof. Daniel Fonseca 6 ANO Capítulo 7 Formas, Relevos e solos da Terra O que é relevo? O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta,

Leia mais

Nº Professor (a): MICHELLE VIEIRA EXERCÍCIOS DE REVISÃO 3º BIMESTRE REGIÃO NORTE

Nº Professor (a): MICHELLE VIEIRA EXERCÍCIOS DE REVISÃO 3º BIMESTRE REGIÃO NORTE Aluno (a): Nº Professor (a): MICHELLE VIEIRA Disciplina: GEOGRAFIA Ensino: Fundamental II 7º Ano Turma: Data: / /2015 EXERCÍCIOS DE REVISÃO 3º BIMESTRE CONTEÚDO: Unidades 1 à 4 (Apostila Vol. 3) REGIÃO

Leia mais

BRASIL NO MUNDO: FUSOS HORÁRIOS DO BRASIL. Nossas fronteiras-problema : Fusos horários Mundiais

BRASIL NO MUNDO: FUSOS HORÁRIOS DO BRASIL. Nossas fronteiras-problema : Fusos horários Mundiais BRASIL NO MUNDO: Linha do Equador: 93% Hemisfério Sul 7% Hemisfério Norte Trópico de Capricórnio: 92% zona Tropical 8% Zona temperada do Sul Nossas fronteiras-problema : ( FARC ) Colômbia: Narcotráfico

Leia mais

02- Agrupamento de estrelas que juntas formam figuras imaginárias. R.: 03- Ciência que estudo os corpos celestes. R.:

02- Agrupamento de estrelas que juntas formam figuras imaginárias. R.: 03- Ciência que estudo os corpos celestes. R.: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== De acordo com as dicas, responda: 01- Foi

Leia mais

Nome: ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Disciplina: Geografia Ano / Série: 6ª ano Professor (a):gabriel Moreira Perona Data: / / 2014 Roteiro de Recuperação Nome: ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Ciências/15 6º ano Turma:

Ciências/15 6º ano Turma: Ciências/15 6º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / 6ºcie302r Roteiro de Estudos- Recuperação de Ciências 6 ANO 2º trimestre Atividades para a oficina de estudo: Ciências - 6º ano 2º trimestre * Organizador-

Leia mais

FUVEST Resolvida 12/Janeiro/2016

FUVEST Resolvida 12/Janeiro/2016 pra quem faz questão das melhores faculdades Resolvida 12/Janeiro/2016 2 a Fase - 3 o Dia - Geografia Observe o mapa a seguir. Considere o trabalho análogo à escravidão no meio rural brasileiro. a) Indique

Leia mais

A água nossa de cada dia

A água nossa de cada dia A água nossa de cada dia Marco Antonio Ferreira Gomes* Foto: Eliana Lima Considerações gerais A água é o constituinte mais característico e peculiar do Planeta Terra. Ingrediente essencial à vida, a água

Leia mais

Abril Educação Astronomia Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Astronomia Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Astronomia Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Complete as lacunas: Os astros não estão fixos, mas realizam vários movimentos no espaço. Sua trajetória é chamada.

Leia mais

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome:

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome: Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- Imagine que o quadriculado abaixo seja uma representação da composição do ar. No total, são 100 quadradinhos. PINTE, de acordo com a legenda, a quantidade

Leia mais

MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA?

MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA? MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA? A UNIÃO DOS ELEMENTOS NATURAIS https://www.youtube.com/watch?v=hhrd22fwezs&list=plc294ebed8a38c9f4&index=5 Os seres humanos chamam de natureza: O Solo que é o conjunto

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 1 Água para todos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar a quantidade de água potável disponível em nosso planeta 2 Identificar os diferentes estados da água 3 Conhecer o ciclo

Leia mais

O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS

O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS 2011/2012 Geografia 7º Ano de escolaridade O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS Estado do tempo e clima Elementos e fatores do clima A ATMOSFERA: Invólucro gasoso (camada de ar) que envolve a Terra;

Leia mais

PAUTA DO DIA. Acolhida Revisão Interatividades Intervalo Avaliação

PAUTA DO DIA. Acolhida Revisão Interatividades Intervalo Avaliação PAUTA DO DIA Acolhida Revisão Interatividades Intervalo Avaliação REVISÃO 1 Astronomia Ciência que estuda os astros e os fenômenos relacionados a eles. REVISÃO 1 Relaciona os fenômenos celestes aos fatos

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos Os organismos retiram constantemente da natureza os elementos químicos de que necessitam, mas esses elementos sempre retornam ao ambiente. O processo contínuo de retirada e de devolução de elementos químicos

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 5º ANO

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 5º ANO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 5º ANO 2010 Questão 1 PROVA DE CIÊNCIAS 5 ANO Em torno

Leia mais

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Unidade 8 Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Ciclos Biogeoquímicos Os elementos químicos constituem todas as substâncias encontradas em nosso planeta. Existem mais de 100 elementos químicos,

Leia mais

Reconhecer as diferenças

Reconhecer as diferenças A U A UL LA Reconhecer as diferenças Nesta aula, vamos aprender que os solos são o resultado mais imediato da integração dos processos físicos e biológicos na superfície da Terra. A formação e o desenvolvimento

Leia mais

PRIMEIROS ANOS. GEOGRAFIA CONTEÚDO P2 2º TRI Água: superficiais, oceânicas e usos. Profº André Tomasini

PRIMEIROS ANOS. GEOGRAFIA CONTEÚDO P2 2º TRI Água: superficiais, oceânicas e usos. Profº André Tomasini PRIMEIROS ANOS GEOGRAFIA CONTEÚDO P2 2º TRI Água: superficiais, oceânicas e usos. Profº André Tomasini ÁGUAS CONTINENTAIS Os oceanos e mares cobrem 2/3 da superfície do planeta. Águas Oceânicas : Abrange

Leia mais

O estado de tempo e o clima Elementos e fatores climáticos

O estado de tempo e o clima Elementos e fatores climáticos O estado de tempo e o clima Elementos e fatores climáticos Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti PIBID-UFRN Geografia 6º ano O ESTADO DE TEMPO O ESTADO DE TEMPO VARIA: 11H 30M AO LONGO DO DIA

Leia mais

Evolução da Terra. Geografia Prof. Cristiano Amorim

Evolução da Terra. Geografia Prof. Cristiano Amorim Evolução da Terra Geografia Prof. Cristiano Amorim Estrutura interna da Terra A estrutura interna da Terra é composta de: Litosfera (50 a 60 km de espessura). Manto (4.600 km de espessura). Núcleo (1.700

Leia mais

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 1º Ano Fatores climáticos. Prof. Claudimar Fontinele

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 1º Ano Fatores climáticos. Prof. Claudimar Fontinele Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 1º Ano Fatores climáticos Prof. Claudimar Fontinele Latitude É a medida em graus de localização em relação à linha do Equador de um ponto dado

Leia mais

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 Nome: 7.º Ano Turma Nº: Encarregado de Educação: Classificação: Professor: 1. Observe a figura seguinte,

Leia mais

As atividades econômicas realizadas pelas pessoas costumam ser agrupadas em três setores.

As atividades econômicas realizadas pelas pessoas costumam ser agrupadas em três setores. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / 2 / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): TURMA: N.º: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

UNIDADE: DATA: 03 / 12 / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 5.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 03 / 12 / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 5.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / / 03 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 0,0

Leia mais

Respostas - Exercícios de rotação e translação

Respostas - Exercícios de rotação e translação Respostas - Exercícios de rotação e translação 1) "Durante a minha vida inteira me fiz essas perguntas: Existe vida além da Terra? Se existe, como se parece? De que é feita? Os seres de outros mundos se

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 2ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2012 CIÊNCIAS

Leia mais

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA PROVA FINAL/2015

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA PROVA FINAL/2015 ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR Fone: (41) 3053-8636 - e-mail: ease.acp@adventistas.org.br

Leia mais

CIÊNCIAS - 6ª série / 7º ano U.E - 02

CIÊNCIAS - 6ª série / 7º ano U.E - 02 CIÊNCIAS - 6ª série / 7º ano U.E - 02 A crosta, o manto e o núcleo da Terra A estrutura do planeta A Terra é esférica e ligeiramente achatada nos polos, compacta e com um raio aproximado de 6.370 km. Os

Leia mais

Geografia do Brasil - Profº Márcio Castelan

Geografia do Brasil - Profº Márcio Castelan Geografia do Brasil - Profº Márcio Castelan 1. (Uerj 2007) As figuras a seguir apresentam os mapas com a atuação das massas de ar no inverno e no verão brasileiros e o climograma da cidade de Cuiabá. De

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Ciências 6 o ano Unidade 1 5 Unidade 1 Nome: Data: 1. Marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. Em relação ao Universo, ao Sistema Solar e à Terra, podemos afirmar

Leia mais

6ª série / 7º ano U. E 05

6ª série / 7º ano U. E 05 6ª série / 7º ano U. E 05 O sistema solar Cada um dos planetas do sistema solar é constituído basicamente dos mesmos elementos e substâncias químicas, embora cada planeta tenha características próprias.

Leia mais

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 2 Tipos de vegetação Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em razão da

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor

PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor CELESTE: PRODUÇÃO DO UNIVERSO 1. Componentes básicos do Universo matéria e energia: - Matéria e energia dos astros luminosos e iluminados; - Sol:

Leia mais

Instituto de Educação Infantil e Juvenil Verão, 2014. Londrina, de. Nome: Turma: Tempo: início: término: total: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Instituto de Educação Infantil e Juvenil Verão, 2014. Londrina, de. Nome: Turma: Tempo: início: término: total: MUDANÇAS CLIMÁTICAS Instituto de Educação Infantil e Juvenil Verão, 2014. Londrina, de. Nome: Turma: Tempo: início: término: total: Edição III MMXIV Fase 3 - parte 2 MUDANÇAS CLIMÁTICAS Grupo B Questão 1 Observe que a sequência

Leia mais

SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB VII Olimpíada Brasileira de Astronomia VII OBA - 2004 Gabarito do nível 2 (para alunos da 3ª à 4ª série)

SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB VII Olimpíada Brasileira de Astronomia VII OBA - 2004 Gabarito do nível 2 (para alunos da 3ª à 4ª série) SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB VII Olimpíada Brasileira de Astronomia VII OBA - 2004 Gabarito do nível 2 (para alunos da 3ª à 4ª série) Questão 1) (1 ponto) Como você já deve saber o sistema solar

Leia mais

Os fenômenos climáticos e a interferência humana

Os fenômenos climáticos e a interferência humana Os fenômenos climáticos e a interferência humana Desde sua origem a Terra sempre sofreu mudanças climáticas. Basta lembrar que o planeta era uma esfera incandescente que foi se resfriando lentamente, e

Leia mais

PROVA BIMESTRAL Ciências

PROVA BIMESTRAL Ciências 7 o ano 1 o bimestre PROVA BIMESTRAL Ciências Escola: Nome: Turma: n o : 1. Preencha as lacunas do esquema com as seguintes legendas: Planalto ocidental, Depressão periférica, Serra do Mar e Planície litorânea.

Leia mais

Prova bimestral 5 o ANO 1 o BIMESTRE

Prova bimestral 5 o ANO 1 o BIMESTRE Prova bimestral 5 o ANO 1 o BIMESTRE GEOGRAFIA Escola: Nome: Data: / / Turma: Leia: O planeta Terra foi formado há mais de 4 bilhões de anos após uma grande explosão. Na atmosfera havia muita água, gases

Leia mais

Programação Anual. 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME

Programação Anual. 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME Programação Anual 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) 1 ọ 2 ọ O OLHAR GEOGRÁFICO: LENTES NOVAS PARA ENTENDER NOSSO MUNDO 1. O espaço em transformação Geografia para quê? O espaço geográfico:

Leia mais

GRUPO III 1 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO III 1 o BIMESTRE PROVA A Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: TARDE Data: 27/4/2011 PROVA GRUPO GRUPO III 1 o BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 4,0 Nota: Forte terremoto provoca tsunami e mata centenas

Leia mais

CHEGAM A 21 CASOS CONFIRMADOS DE GRIPE NO BRASIL; CRECHE É INTERDITADA EM CAMPINAS (SP)

CHEGAM A 21 CASOS CONFIRMADOS DE GRIPE NO BRASIL; CRECHE É INTERDITADA EM CAMPINAS (SP) Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 6 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2015 Disciplina: PoRTUGUÊs Prova: desafio nota: Leia a tirinha abaixo e responda às questões 1 e

Leia mais

Propriedades Planetas Sol Mercúrio Vênus Terra. O Sistema Solar. Introdução à Astronomia Fundamental. O Sistema Solar

Propriedades Planetas Sol Mercúrio Vênus Terra. O Sistema Solar. Introdução à Astronomia Fundamental. O Sistema Solar Introdução à Astronomia Fundamental Distribuição de Massa Sol: 99.85% Planetas: 0.135% Cometas: 0.01%? Satélites: 0.00005% Asteroides e Planetas Menores: 0.0000002%? Meteoróides: 0.0000001%? Meio Interplanetário:

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 5. o ANO/EF - 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 5. o ANO/EF - 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 5. o ANO/EF - 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA

MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA FÍSICA 01. Três especialistas fizeram afirmações sobre a produção de biocombustíveis. Para eles, sua utilização é importante, pois estes combustíveis.

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA UFRGS 2010

PROVA DE GEOGRAFIA UFRGS 2010 PROVA DE GEOGRAFIA UFRGS 2010 51. Ainda é 31 de dezembro no Brasil quando a televisão noticia a chegada do Ano Novo em diferentes países. Entre os países que comemoram a chegada do Ano Novo antes do Brasil,

Leia mais

FORTALECENDO SABERES APRENDER A APRENDER CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Conteúdo:

FORTALECENDO SABERES APRENDER A APRENDER CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Conteúdo: CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA A Conteúdo: O gás carbônico se acumula na atmosfera; O buraco na camada de ozônio. A crescente escassez de água potável no mundo; A relação sociedade-natureza.

Leia mais

Conteúdo: O planeta onde vivemos. Globo terrestre e planisfério. Consumismo. Latifúndio. A fome. CIÊNCIAS HUMANAS

Conteúdo: O planeta onde vivemos. Globo terrestre e planisfério. Consumismo. Latifúndio. A fome. CIÊNCIAS HUMANAS 2 Conteúdo: O planeta onde vivemos. Globo terrestre e planisfério. Consumismo. Latifúndio. A fome. 3 Habilidades: Conhecer e descrever as características do planeta terra. Diferenciar consumo e consumismo.

Leia mais

CONHECENDO A FAMÍLIA DO SOL. META Apresentar as características dos corpos que constituem a família do Sol.

CONHECENDO A FAMÍLIA DO SOL. META Apresentar as características dos corpos que constituem a família do Sol. CONHECENDO A FAMÍLIA DO SOL Aula 2 META Apresentar as características dos corpos que constituem a família do Sol. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: diferenciar os astros que compõem o Sistema

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

*A Sínica (China, Mongólia, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Taiwan e Sudeste Asiático).

*A Sínica (China, Mongólia, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Taiwan e Sudeste Asiático). REGIONALIZAÇÃO O continente asiático é o maior do mundo e é dividido em seis grandes regiões: Ásia Central, Ásia Meridional (Sul), Ásia Setentrional (Norte), Sudeste Asiático, Oriente Médio e Extremo Oriente.

Leia mais

GEOGRAFIA-2009. Com base nas informações do texto, na análise do mapa e nos conhecimentos sobre os elementos e fatores geográficos do clima,

GEOGRAFIA-2009. Com base nas informações do texto, na análise do mapa e nos conhecimentos sobre os elementos e fatores geográficos do clima, UFBA UFBA- -2ª2ªFASE FASE 2009 2009-2009 01. A variação climática na superfície terrestre está diretamente ligada à localização de cada região nas diversas latitudes, sendo, portanto, resultante do comportamento

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Trimestre: 1º

Leia mais

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com BIOMAS É um conjunto de vários ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade. Composto pelo fatores bióticos

Leia mais

COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011

COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011 COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011 O Sol e a dinâmica da natureza. O Sol e a dinâmica da natureza. Cap. II - Os climas do planeta Tempo e Clima são a mesma coisa ou não? O que

Leia mais

CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II

CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II Questão 01 - O esquema a seguir representa, de forma simplificada,

Leia mais

Até quando uma população pode crescer?

Até quando uma população pode crescer? A U A UL LA Até quando uma população pode crescer? Seu José é dono de um sítio. Cultiva milho em suas terras, além de frutas e legumes que servem para a subsistência da família. Certa vez, a colheita do

Leia mais

Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Efeito no clima sobre fatores socioeconômicos Agricultura População Diversidade global de climas Motivação! O Clima Fenômeno da atmosfera em si: chuvas, descargas elétricas,

Leia mais

Relevo GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Relevo GEOGRAFIA DAVI PAULINO Relevo GEOGRAFIA DAVI PAULINO Relevo É a forma da superfície terrestre, que apresenta variação de nível de um local para outro. Tem uma influência pesada em outros fenômenos, como a urbanização e as atividade

Leia mais

Aula 3.1 Conteúdo: As grandes regiões naturais. O que é uma paisagem natural? As diversas paisagens naturais da Terra. FORTALECENDO SABERES

Aula 3.1 Conteúdo: As grandes regiões naturais. O que é uma paisagem natural? As diversas paisagens naturais da Terra. FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 3.1 Conteúdo: As grandes regiões naturais. O que é uma paisagem natural? As diversas paisagens naturais da Terra. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO A DINÂMICA ATMOSFÉRICA CAPÍTULO 1 GEOGRAFIA 9º ANO Vanessa Andrade A atmosfera é essencial para a vida, porque além de conter o oxigênio que respiramos, ela mantém a Terra quente,

Leia mais

Cap. 4 Paisagens Climatobotânicas

Cap. 4 Paisagens Climatobotânicas Cap. 4 Paisagens Climatobotânicas CLIMA X TEMPO Tempo: são as condições instantâneas, de momento, podem variar de um dia para o outro; Clima: é um estudo estatístico das médias de variações do tempo ao

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa 2013. Ano: 6 Turma: 61

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa 2013. Ano: 6 Turma: 61 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Ciências Professor (a): Felipe Cesar Ano: 6 Turma: 61 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Universidade de São Paulo Departamento de Geografia FLG 0253 - Climatologia I. Pressão Atmosférica

Universidade de São Paulo Departamento de Geografia FLG 0253 - Climatologia I. Pressão Atmosférica Universidade de São Paulo Departamento de Geografia FLG 0253 - Climatologia I Pressão Atmosférica Prof. Dr. Emerson Galvani Laboratório de Climatologia e Biogeografia LCB Questão motivadora: Observamos

Leia mais

Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO Grande extensão territorial Diversidade no clima das regiões Efeito no clima sobre fatores socioeconômicos Agricultura População Motivação! Massas de Ar Grandes

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 8

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 8 Sugestões de avaliação Geografia 9 o ano Unidade 8 Nome: Unidade 8 Data: 1. Sobre a Oceania, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir. ( ) a colonização da Oceania promoveu o domínio da

Leia mais

Domínios Florestais do Mundo e do Brasil

Domínios Florestais do Mundo e do Brasil Domínios Florestais do Mundo e do Brasil Formações Florestais: Coníferas, Florestas Temperadas, Florestas Equatoriais e Florestas Tropicais. Formações Herbáceas e Arbustivas: Tundra, Pradarias Savanas,

Leia mais

1- Durante o dia conseguimos ver apenas o brilho do Sol e não conseguimos ver o brilho de outras estrelas. Explique por que isso acontece.

1- Durante o dia conseguimos ver apenas o brilho do Sol e não conseguimos ver o brilho de outras estrelas. Explique por que isso acontece. Atividade de Estudo - Ciências 5º ano Nome: 1- Durante o dia conseguimos ver apenas o brilho do Sol e não conseguimos ver o brilho de outras estrelas. Explique por que isso acontece. 2- Cite uma semelhança

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br PROFESSOR ALUNO ANA CAROLINA DISCIPLINA GEOGRAFIA A TURMA SIMULADO: P3 501 Questão

Leia mais

Sistema de Recuperação

Sistema de Recuperação Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I - 2º ano 2011 Sistema de Recuperação ATIVIDADES EXTRAS DE RECUPERAÇÃO PARALELA E CONTÍNUA FAÇA UMA CAPA PERSONALIZADA PARA SUA APOSTILA DE ESTUDOS Nome: Classe:

Leia mais

Conteúdo: Aula: 12 assíncrona. Ciclo da água e dos nutrientes. Ciclo do nitrogênio, carbono e oxigênio. CONTEÚDO E HABILIDADES

Conteúdo: Aula: 12 assíncrona. Ciclo da água e dos nutrientes. Ciclo do nitrogênio, carbono e oxigênio. CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Aula: 12 assíncrona Conteúdo: Ciclo da água e dos nutrientes. Ciclo do nitrogênio, carbono e oxigênio. 2 CONTEÚDO E

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor da prova: 2.0 Nota: Data: / /2015 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 9º 3º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente

Leia mais

MATÉRIA 6º 2º Dez/13 NOTA

MATÉRIA 6º 2º Dez/13 NOTA Valores eternos. TD Recuperação MATÉRIA Geografia ANO/TURMA SEMESTRE DATA 6º 2º Dez/13 ALUNO(A) PROFESSOR(A) Tiago Bastos TOTAL DE ESCORES ESCORES OBTIDOS NOTA VISTO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS 1. Analise e

Leia mais

Avaliação Mensal Geografia 6ºB FAF *Obrigatório

Avaliação Mensal Geografia 6ºB FAF *Obrigatório 09/06/2015 AvaliaçãoMensal Geografia6ºBFAF AvaliaçãoMensal Geografia6ºBFAF *Obrigatório 1. NomeCompleto* 2. Número:* 3. 1 Sãoáreasplanasquegeralmenteestãoassociadasaprocessosde sedimentação,istoé,sãoáreasdedeposiçãodesedimentos.*

Leia mais

Escola do Campus da Caparica Ano Lectivo 2006/2007 Ciências Naturais 9º Ano. Nome: N.º: Turma:

Escola do Campus da Caparica Ano Lectivo 2006/2007 Ciências Naturais 9º Ano. Nome: N.º: Turma: Escola do Campus da Caparica Ano Lectivo 2006/2007 Ciências Naturais 9º Ano Teste de avaliação = Alterações climáticas Duração 90 min. Nome: N.º: Turma: O teste é constituído por 3 grupos: Grupo I 15 questões

Leia mais

Lista 13: Gravitação. Lista 13: Gravitação

Lista 13: Gravitação. Lista 13: Gravitação Lista 13: Gravitação NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão

Leia mais

Aquecimento Global: uma visão crítica sobre o movimento ambiental mais discutido de todos os tempos

Aquecimento Global: uma visão crítica sobre o movimento ambiental mais discutido de todos os tempos Aquecimento Global: uma visão crítica sobre o movimento ambiental mais discutido de todos os tempos Amanda Cristina Graf Alves, 6º período Desde o lançamento do polêmico filme A verdade inconveniente do

Leia mais

GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL

GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL 1. Posição e situação geográfica. O Rio Grande do Sul é o estado mais meridional do Brasil, localiza-se no extremo sul do país. Tem um território de 282.062 km 2, ou seja,

Leia mais

As fases da Lua. Depois do Sol, o astro que sempre despertou. Desenhe as fases da Lua que você conhece.

As fases da Lua. Depois do Sol, o astro que sempre despertou. Desenhe as fases da Lua que você conhece. A U A UL LA Acesse: http://fuvestibular.com.br/ As fases da Lua Atenção Depois do Sol, o astro que sempre despertou mais o interesse das pessoas foi a Lua. Percorrendo a escuridão celeste, a Lua vem iluminando

Leia mais

Capítulo 5 A Geografia da União Europeia

Capítulo 5 A Geografia da União Europeia Capítulo 5 A Geografia da União Europeia A Europa é um Continente? América Do Norte EUROPA Ásia OCEANO ÁRTICO América Central África OCEANO PACÍFICO América do Sul OCEANO ATLÂNTICO OCEANO ÍNDICO Oceania

Leia mais

Processo Seletivo/UFU - julho 2007-1ª Prova Comum GEOGRAFIA QUESTÃO 11. TAXAS DE URBANIZAÇÃO EM PAÍSES SELECIONADOS, 2003 (em %)

Processo Seletivo/UFU - julho 2007-1ª Prova Comum GEOGRAFIA QUESTÃO 11. TAXAS DE URBANIZAÇÃO EM PAÍSES SELECIONADOS, 2003 (em %) GEOGRAFIA QUESTÃO 11 Observe a tabela. TAXAS DE URBANIZAÇÃO EM PAÍSES SELECIONADOS, 2003 (em %) * Estimativa. Fonte: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD, 2003. Com relação ao processo

Leia mais

Geografia/15 6º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 GEOGRAFIA 6º ano

Geografia/15 6º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 GEOGRAFIA 6º ano Geografia/15 6º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / 6ºgeo301r RECUPERAÇÃO FINAL 2015 GEOGRAFIA 6º ano Querido(a) Aluno(a) No primeiro trimestre buscamos entender o surgimento da Geografia, sua contribuição

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 3ª PROVA DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 3ª PROVA DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 3ª PROVA DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número

Leia mais

GEOGRAFIA. 49 TOPOGRAFIA As curvas de nível são linhas que unem pontos com a mesma altitude. A partir delas pode ser

GEOGRAFIA. 49 TOPOGRAFIA As curvas de nível são linhas que unem pontos com a mesma altitude. A partir delas pode ser GEOGRAFIA 49 TOPOGRAFIA As curvas de nível são linhas que unem pontos com a mesma altitude. A partir delas pode ser determinada a declividade do terreno e pode ser traçado seu perfil. Observe a figura.

Leia mais

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira 4 o ano Ensino Fundamental Data da entrega: 17/04/2015. Nome: n o :

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira 4 o ano Ensino Fundamental Data da entrega: 17/04/2015. Nome: n o : Colégio Cenecista Dr. José Ferreira 4 o ano Ensino Fundamental Data da entrega: 17/04/2015 Nome: n o : Créditos distribuídos: 8,0 Créditos obtidos: 1) A personagem Gabriela, que conta a história do planetário,

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST CIÊNCIAS HUMANAS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST CIÊNCIAS HUMANAS SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST CIÊNCIAS HUMANAS Título do Podcast Área Segmento Duração Massas de Ar no Brasil Ciências Humanas Ensino Fundamental; Ensino Médio 5min33seg Habilidades: H.7 (Ensino Fundamental)

Leia mais