Grupo de Estudos em Estratégia e Marketing - GEEM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Grupo de Estudos em Estratégia e Marketing - GEEM"

Transcrição

1 Grupo de Estudos em Estratégia e Marketing - GEEM Coordenador(es): Alexandre Faria APRESENTAÇÃO O Grupo de Estudos em Estratégia e Marketing (GEEM), iniciado em 2004, tem como principal objetivo desenvolver conhecimentos nas áreas de estratégia e de marketing por meio de atividades de pesquisa, educação e consultoria. Segundo uma perspectiva que combina crítica e diversidade os principais focos de desenvolvimento do GEEM são: (a) a problematização do caráter universal e a-histórico do conhecimento acadêmico em administração, (b) a busca e a construção da relevância do conhecimento acadêmico nas áreas de estratégia e marketing, e (c) a promoção de intercâmbio com pesquisadores e grupos de pesquisa de diferentes áreas no Brasil e no exterior. A principal característica do GEEM é o desenvolvimento de trabalhos que respeitam e transcendem as fronteiras e os escopos impostos às áreas de estratégia e marketing no campo da administração. Neste sentido, o GEEM privilegia desenvolvimentos interdisciplinares entre estas duas áreas e outros campos do conhecimento. Uma segunda característica do GEEM é não privilegiar o mundo privado, por meio do reconhecimento do mundo público; correspondentemente, não privilegia dimensões e teorizações econômicas, por meio do reconhecimento de dimensões e teorizações sociais e políticas. Por meio de uma perspectiva crítica internacional focada em interdisciplinaridade e diversidade, o GEEM promove desenvolvimentos que desafiam a distinção entre público e privado e também a hierarquização entre os domínios econômico, social e político estabelecidos principalmente pelo mundo anglo-americano no campo da administração. Uma terceira característica do GEEM é a busca do diálogo entre o critério de relevância (foco na prática social) e o critério de rigor (foco na ciência) nas produções acadêmicas por meio de diferentes formas de aproximação e de distanciamento entre seus componentes e os praticantes de organizações (privadas e públicas), da sociedade, do mercado e da própria academia. Por meio de uma perspectiva que combina crítica e diversidade, os trabalhos acadêmicos são direcionados para publicação, apresentação e debate não somente em periódicos acadêmicos e congressos nacionais e internacionais, mas também em mídias e contextos que são muitas vezes desprezados pela academia. Além disso, o GEEM promove diálogos e desenvolvimentos específicos envolvendo os âmbitos de pesquisa, educação e consultoria para a revisão e atualização tanto das disciplinas ministradas por seus componentes quanto dos projetos de pesquisa acadêmica e de consultoria. As principais atividades do Grupo se concentram em três linhas de pesquisa: (a) Gestão Estratégica, (b) Estratégia de Marketing, e (c) Consumo e Sociedade. Mais informações na página na internet: A EQUIPE Coordenador: Professor Alexandre Faria

2 PhD em Administração de Empresas pela University of Warwick, Reino Unido. Professor Adjunto da EBAPE-FGV, Chair do Critical Management Studies (CMS) Division no Academy of Management ( ), pesquisador do CNPq nível I, líder to tema não-mercado e perspectivas críticas no Enanpad, e líder das linhas de pesquisa em Gestão Estratégica e Estratégia de Marketing no GEEM. Pesquisadores da EBAPE: Professor Eduardo Ayrosa PhD em Administração de Empresas pela London Business School. Professor Adjunto da EBAPE-FGV e coordenador de área da ANPAD ( ). Líder da linha de pesquisa em Consumo e Sociedade no GEEM. Professora Ana Guedes PhD em Relações Internacionais pela London School of Economics, Professora Adjunta da EBAPE-FGV, pesquisadora do CNPq, e coordenadora do Grupo de Estudos Internacionais (GEI) (www.ebape.fgv.br/pp/gei). Pesquisadores de outras instituições: Fernanda Sauerbronn, UFRJ. João Felipe Sauerbronn, Direito-FGV. Isabel Cerchiaro, UFF. Principais colaboradores no exterior: Robin Wensley, University of Warwick, Reino Unido. Bill Cooke, University of Lancaster, Reino Unido. Manuela Faia Correia, Universidade Lusíada, Portugal. Luis Araujo, University of Lancaster, Reino Unido. Gerardo Patriotta, Nottingham Business School, Reino Unido. Colaboradores no Brasil: Francisco G. D. Vieira, UEM. Vinicius Brei, PUC-RS Rafael Alcadipani, FGV-EAESP. Rodrigo Bandeira-de-Mello, FGV-EAESP. Doutorandos e mestrandos: Takeyoshi Imasato Doutorando em Administração pela FGV/EBAPE. Mestre em Administração pela UFRGS.

3 Denise Franca Barros Doutoranda em Administração e Mestre em Administração pela FGV/EBAPE. Sergio Wanderley Mestrando em Gestão Empresarial pela FGV/EBAPE. Viviane Menezes Mestranda em Gestão Empresarial pela FGV/EBAPE. Mestres vinculados ao Grupo: Talita Trindade Mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV e doutoranda pela University of Melbourne, Austrália. Eduardo Seixas Mestre em Gestão Empresarial pela FGV/EBAPE. Marcus Hemais Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio e doutorando pelo COPPEAD-UFRJ. Formado em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Pedro Paulo de Toledo Gangemi Mestre em Administração Pública pela FGV/EBAPE. Formado em Produção Cultural pela UFF. Daniel Merabet Mestre em Gestão Empresarial pela FGV/EBAPE. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. LINHAS DE PESQUISA Gestão Estratégica O principal objetivo dessa linha de pesquisa é compreender como e por que modelos e conceitos de gestão estratégica (em inglês, strategic management) são constituídos e disseminados e como estes são praticados em organizações privadas e públicas. São contemplados distintos conteúdos tais como estratégia corporativa, estratégia competitiva, e estratégia de responsabilidade social com especial ênfase nos âmbitos de estratégia de nãomercado (como descritas pela literatura no mundo anglo-americano) e estratégia internacional. Capítulos de livros FARIA, A.; GUEDES, A. What is International Management? IN Guedes, A. & Faria, A. (Eds) International Management and International Relations. London: Routledge, FARIA, A. Theorizing Networks from a Critical Realist Standpoint. IN: Fleetwood, Steve & Ackroyd, Stephen org. Critical Realist Perspectives Applications in Organisation and Management Studies. Londres, Routledge, 2004.

4 Artigos selecionados FARIA, A.; SAUERBRONN, F. A Responsabilidade Social é uma Questão de Estratégia?: Uma Abordagem Crítica. Revista Brasileira de Administração Pública, v. 41, n. 6, p. 1-13, FARIA, A. Uma Proposta de Framework em Gerência Estratégica de Redes Verticais. Revista de Administração Contemporânea, v. 11, p , FARIA, A.; IMASATO, T. Autoridade e Legitimidade em Estratégia. Cadernos Ebape, v. 5, n. 3, p. 1-18, FARIA, A. Strategic Corporate: Social responsibility in Latin America: A Critical Standpoint. Social Responsibility Journal, v. 3, n. 1, FARIA, A.; CARVALHO, J. Teatro Corporativo e Estratégias Espetaculares: Em Busca de uma Abordagem Dramatúrgica. Organizações e Sociedade, v. 13, n. 38, p , FARIA, A. Miopia estratégica. GV Executivo, São Paulo, v. 5, n. 4, FARIA, A.; WENSLEY, R. In search of inter-firm management in supply chains: recognising contradictions of language and power by listening. Journal of Business Research, 55 (7): , GUEDES, A.; FARIA, A. Entendendo governança internacional: estudo de caso no setor de petróleo. Organizações e Sociedade, 11 (32): , Estratégia de Marketing O principal objetivo dessa linha de pesquisa é compreender a importância estratégica de marketing em organizações privadas e públicas e também na sociedade. São contemplados diferentes níveis de análise e são privilegiadas abordagens menos tradicionais em marketing, tais como macromarketing, marketing social, mercado & sociedade. Mais especificamente, privilegia-se desenvolvimento teórico-conceitual por meio de pesquisas que reconheçam teorias de mercado e de estado e as interfaces políticas entre as áreas de gestão estratégica e marketing. Capítulos de livros FARIA, A. Realismo crítico em pesquisa em estratégia. In: VIEIRA, M.; ZOUAIN, D. Pesquisa qualitativa em Administração. V.2. Rio de Janeiro: FGV Editora, Artigos selecionados FARIA, A.; IBARRA-COLADO, E.; GUEDES, A. Internationalization of management, neoliberalism and the Latin America challenge. Critical Perspectives on International Business, v. 6, p , FARIA, A. Repensando Orientação para o Mercado no Brasil. Cadernos EBAPE, v. 7, p , FARIA, A. Em Busca de uma Agenda Brasileira de Pesquisa em Estratégia de Marketing. Revista de Administração de Empresas, v. 46, n. 4, p , FARIA, A. Crítica e cultura em marketing: repensando a disciplina, Cadernos EBAPE.BR, v. 4, n. 3, 2006.

5 FARIA, A. Mercado de idéias. GV Executivo, v. 5, p. 32-7, FARIA, A; GUEDES, A. Estudos Organizacionais, Estratégia e Marketing no Brasil: Em Defesa de uma Abordagem Focada em Consumo e Globalização. Cadernos EBAPE, v. 3, n. 1, Março Consumo e Sociedade Produtos atendem a necessidades utilitárias, claramente identificáveis e amplamente aceitas por todos os membros de uma sociedade. No entanto, além de atender a essas finalidades utilitárias, produtos também podem ser vistos como poderosos significantes, estão relacionados a significados construídos pelas próprias sociedades que os consomem. Nosso foco é exatamente este conjunto de significados associados a mercadorias. Mais do que compreender a forma como consumidores processam informação acerca de alternativas, estabelecem prioridades de compras, formam atitudes em relação a produtos e conseqüentemente se comportam, nosso objetivo é compreender as relações simbólicas entre consumidores e mercadorias. A investigação sobre temas relacionados a comportamento do consumidor gravita entre abordagens hipotético-dedutivas, de um lado, e abordagens interpretativistas, de outro. Desta forma, as soluções metodológicas adotadas dependem fundamentalmente do objeto a ser pesquisado. No entanto, e aproveitando as chances de contribuir de forma mais substancial com o conhecimento numa área onde as abordagens hipotético-dedutivas predominam, maior ênfase tem sido dada neste grupo de pesquisa a abordagens interpretativas. Trabalhos recentes desta linha de pesquisa têm enfatizado principalmente dois aspectos: valores de consumo e gênero. No primeiro caso, temos investigado a forma como consumidores valorizam produtos, partindo inicialmente do quadro referencial proposto por Holbrook (1999) e ampliando-o. No segundo caso, temos procurado compreender como fenômenos sociais relacionados a consumo são afetados pela identidade de gênero. Aqui exploramos, por exemplo, a forma como mulheres valorizam esportes e se apropriam dos produtos a ele associados. Em um outro trabalho investigamos como homens gays residentes no Rio de Janeiro usam mercadorias particularmente produtos de moda para construir sua identidade de gênero. Capítulos de livros AYROSA, E.; SAUERBRONN, J. Uma Introdução ao Uso de Métodos Qualitativos de Pesquisa em Comportamento do Consumidor.. In: Marcelo Milano Falcao Vieira; Deborah Moraes Zouain. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Administração. Rio de Janeiro, PEREIRA, B. O consumidor consciente. In: VALOR, Prêmio Ethos. (Org.). RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS. 4. ed. São Paulo, VIERA, M.; PEREIRA, B. Etnografia em administração. In: VIEIRA, Marcelo Milano; ZOUAIN, Deborah Moraes. (Org.). PESQUISA QUALITATIVA EM ADMINISTRAÇÃO. Rio de Janeiro, Artigos selecionados SAUERBRONN, J.; AYROSA, E. Sobre Convergência e a Prática Metodológica do Interacionismo Interpretativo na Pesquisa Acadêmica de Marketing. Revista de Administração Contemporânea, Art. #5, pp , 2010.

6 PEREIRA, S.; AYROSA, E. Atitudes Relativas a Marcas e Argumentos Ecológicos: um estudo experimental. Gestão.Org, v. 2, n. 2, SAUERBRONN, J.; AYROSA, E.; BARROS, D. O consumidor envergonhado reflexões sobre o sentimento de vergonha no marketing. Cadernos EBAPE, v. 3, n. 2, julho Artigos em anais de eventos BARROS, D.; SAUERBRONN, J.; AYROSA, E. O eleitor, o político e a política o bom, o mau e o feio. Anais do CLADEA, Santiago, BARROS, D.; SAUERBRONN, J.; AYROSA, E. O eleitor, o político e a política o bom, o mau e o feio. Anais do XXIX EnANPAD, Brasília, CERCHIARO, I.; SAUERBRONN, J.; AYROSA, E. Uma visão alternativa da pesquisa em marketing: como a Fenomenologia pode contribuir para gerar conhecimento de Marketing. Anais do I Encontro de Marketing da ANPAD, Porto Alegre, PEREIRA, B.; AYROSA, E. Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumo. Anais do XXIX EnANPAD, Brasília, PEREIRA, S.; AYROSA, E.; FERNANDEZ, P. Dois Estudos sobre o impacto do Argumento Ecológico em atitude relativas ao produto e Intenção de compra. Anais do XXVIII EnANPAD, Curitiba SAUERBRONN, J.; BARROS, D. Mulheres emocionadas perspectivas sociais dos antecedentes emocionais e a construção de significados e valores de consumo femininos de esporte. Anais do XXIX EnANPAD, Brasília, ENSINO O GEEM vem se dedicando à condução e ao delineamento de disciplinas voltadas para os níveis de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado acadêmico, mestrado executivo e doutorado) e lato sensu (MBAs e outros programas), bem como à elaboração de conteúdos para ensino a distância. Nível de Graduação: Administração Estratégica Administração de Marketing Nível de Pós-Graduação: Estratégia, Sociedade e Governo (stricto sensu) Estratégia Empresarial (stricto sensu) Gestão Estratégica (stricto sensu) Estratégia nos Âmbitos Público e Privado (stricto sensu) Marketing Institucional e de Serviços Públicos (lato sensu) Administração Contemporânea (lato sensu)

7 Ensino a distância: Gestão de Marketing Estratégia de Marketing Gestão de Marketing na Administração Pública Marketing de Serviços PROJETOS DE PESQUISA a) Coordenados pelo Prof. Alexandre Faria i) Projetos em Andamento: Teorizando Estratégia Internacional de Marketing: Uma Perspectiva Interdisciplinar para (e a partir de) Economias Emergentes O principal objetivo deste projeto é desenvolver teorizações sobre o âmbito da estratégia (internacional) de marketing por meio de uma abordagem que desafia dicotomias clássicas ou dominantes em management, tais como privado-público, crítica-mainstream, Estado-mercado, colonizador-colonizado, por meio principalmente da literatura de estudos internacionais do foco em organizações híbridas. Este projeto é informado por diferentes perspectivas, bem como por pesquisas empíricas tanto novas quanto já realizadas (em especial no contexto luso-brasileiro), e implementado por meio da interação entre pesquisadores e instituições acadêmicas do Brasil, Portugal, Inglaterra e EUA. Integrantes: Alexandre Faria (Responsável); Ana Lucia Guedes; Robin Wensley; Carmen Lages; Miguel Pina e Cunha; Richard Marens; Joaquim Ramos; Francisco Vieira; Takeyoshi Imasato; Eduardo Seixas; Talita Trindade; Felipe Fontes. Financiador(es): CNPq; Processo: / Estratégias Internacionais no Contexto Luso-Brasileiro O principal objetivo desse projeto é teorizar sobre estratégias internacionais e investigar empiricamente estratégias internacionais de marketing (em especial estratégias que têm um caráter social), em empresas orientadas para o mercado nos setores de telecomunicações, turismo e energia no contexto luso-brasileiro. O projeto segue o objetivo mais amplo de promover a produção e a divulgação de conhecimento no Brasil e em Portugal nas áreas de marketing, estratégia e negócios internacionais - que problematize as teorias de mercado dominantes. Integrantes: Alexandre Faria (Responsável); Ana Lucia Guedes; Robin Wensley; Takeyoshi Imasato; Manuela Faia Correia; Carmen Lages, Talita Trindade. Financiador(es): CNPq Reconceituando Estratégia de Marketing em Economias Emergentes Esse projeto tem dois objetivos principais. O primeiro é re-conceituar o âmbito de estratégia de marketing sob uma perspectiva crítica mais abrangente e aplicável a economias emergentes. O segundo objetivo é ajudar a promover pesquisa no Brasil, nas áreas de estratégia e de marketing, que desafie a centralidade atribuída à grande empresa e ao manager e que,

8 correspondentemente, reconheça o Estado e a sociedade civil como agentes/atores tão importantes quanto a grande empresa. Integrantes: Alexandre Faria (Responsável); Ana Lucia Guedes; Robin Wensley. Financiador(es): CNPq Bolsa de Produtividade CNPq (PQ-II); Processo: / In Search of Critical in Latin American Management and Organizations The main objective of this international project is to understand the different types of critical perspectives and practices in the fields of management and organizations in Latin America. Two of the main concerns are the extent to which critical perspectives and practices in the Anglo- Saxon context make sense in Latin America and the extent to which critical perspectives and practices in Latin America make sense in different contexts. Members: Alex Faria (coordinator); Miguel Imas (University of Kingston); Rafael Alcadipani (EAESP-FGV); Takeyoshi Imasato. Sponsor(s): FGV-EBAPE ii) Projetos concluídos Dimensões mercado e não-mercado em estratégia e marketing: re-conceituando estratégia de marketing O objetivo principal desse projeto é teorizar sobre e investigar empiricamente como e por que são formuladas e implementadas estratégias de marketing em grandes empresas orientadas para o mercado (ou que incorporaram o chamado marketing estratégico) que tenham caráter social ou político. Integrantes: Alexandre Faria (Responsável); Marcus Hemais, Talita Trindade. Financiador(es): FGV-EBAPE Repensando Estratégia de Marketing: Desenvolvimento Teórico e Estudo de Caso em Empresa Orientada para o Mercado ( ; produtividade em pesquisa CNPq) Este projeto seguiu três objetivos principais: (a) desenvolver a re-conceituação de marketing e de estratégia de marketing no Brasil no contexto da globalização; (b) desenvolver frameworks focados em implementação de marketing que reconheçam questões culturais e políticas dentro da grande empresa, e (c) estabelecer um debate interdisciplinar acerca das interfaces entre academia, empresa e poder público para lidar com o binômio discurso-prática de marketing no Brasil. Integrantes: Alexandre Faria (Responsável) Financiador(es): FGV-EBAPE Estratégia de Marketing em Empresas Orientadas para o Mercado (pesquisa CNPq; ) O objetivo principal deste projeto é compreender como e por que estratégias de marketing em empresas orientadas para o mercado são formuladas e implementadas pelos diferentes níveis

9 da empresa. O objetivo secundário é ajudar a promover pesquisa e educação no Brasil, nas áreas de marketing e de estratégia, que desafie pressupostos estabelecidos pela academia dos EUA e reconheça sua constituição e limitações. Integrantes: Alexandre Faria (Responsável); Pedro Gangemi (principal), Thais Negrão; Fernanda Sauerbronn; Ana Lucia Guedes; Robin Wensley. Financiador(es): CNPq e EBAPE-FGV Repensando a Estratégia Organizacional (Propesquisa EBAPE-FGV ) O principal objetivo é explorar as literaturas de estratégia e EOs, produzida nos EUA e na Europa sob uma abordagem sócio-histórica e interdisciplinar para discutir a aproximação das áreas com o propósito de resgatar a importância das dimensões pública, social e política no desenvolvimento do âmbito da estratégia organizacional. Um segundo objetivo é compreender como dilemas fundamentais da relação empresa-sociedade são abordados, tendo como foco específico áreas como estratégia, marketing e EOs, pelos diferentes produtores e difusores de conhecimento no Brasil. Integrantes: Alexandre Faria (Responsável); Takeyoshi Imasato (principal). Financiador: EBAPE-FGV Níveis e Interfaces em Estratégica (Propesquisa EBAPE-FGV ) A maioria dos pesquisadores da área de estratégia vê a de marketing como 'área-irmã' e viceversa. Entretanto, alguns pesquisadores da área de estratégia vêem a de marketing com reservas e desconfiança e vice-versa. Essa ambigüidade também se aplica a outras estratégias funcionais. O objetivo principal deste projeto é reconhecer e compreender essa ambigüidade por meio da investigação de processos estratégicos no âmbito da estratégia de marketing. Integrantes: Alexandre Faria (Responsável); Pedro Gangemi; Thais Signori; Daniel Marabet. Financiador: FGV-EBAPE Reconceituando o Caráter Social da Estratégia (Propesquisa EBAPE-FGV ) Este projeto procura atender ao desafio de re-conceituação teórica das áreas de estratégia e de marketing tendo em vista o avanço da globalização, a expansão das fronteiras do 'mercado' e o crescente poder político e econômico das grandes corporações. O objetivo deste projeto é desenvolver frameworks de análise, com especial atenção para o domínio da estratégia de marketing, que permita compreender mudanças importantes nas interfaces entre empresas, mercado, Estado e sociedade causadas por tais transformações. Integrantes: Alexandre Faria (Responsável); Fernanda Sauerbronn (principal); Pedro Gangemi; Thaís Signori. Financiador(es): FGV-EBAPE b) Coordenados pelo Prof. Eduardo Ayrosa i) Projetos em Andamento: O Discurso do consumo consciente como mediador de relações entre organizações, consumidores, e sociedade

10 As últimas décadas testemunharam o aumento das preocupações com o meio ambiente por parte de governos, organizações, lobistas, políticos, acadêmicos, ativistas e o público em geral. Fenômenos como aquecimento global, erosão e desmatamento, e termos como empresa verde, ecologicamente correto, marketing verde, consumo consciente tornaram-se tópicos frequentes em publicações populares. Acompanhando tal tendência, objetos discursivos como consumo consciente, responsabilidade social e sustentabilidade estão presentes na administração de marketing de forma cada vez mais instrumental. Tal instrumentalidade, assim como as externalidades a ela associadas, estão no centro das preocupações do projeto. As seguintes perguntas de pesquisa orientam a elaboração deste trabalho: Como os discursos de 'consumo consciente' mediam as práticas de resistência ao consumo por um lado, e as práticas gerenciais das organizações que adotam tais discursos por outro? Como esta mediação afeta outras instituições e práticas externas às relações entre consumidor e firma? Pretendemos analisar criticamente a produção e reprodução do discurso do consumo consciente (CC), identificando a posição de objetos e estratégias discursivas relacionadas à resistência ao consumo. Integrantes: Eduardo Ayrosa (Responsável), Denise Franca Barros O sujeito cego e o mercado: investigações sobre cegueira, subjetividade, e consumo O volume diário de fenômenos que envolvem alguma forma intencional de transmissão de informações entre pessoas e instituições é não apenas enorme, mas também de difícil singularização. Dentre essas informações, a variedade dos elementos visuais aos quais somos expostos ao longo da vida é notável. Assumindo que grande parcela destas imagens provém de estímulos do mercado, e que os bens têm um papel fundamental na constituição do sujeito nos tempos de modernidade tardia, tais estímulos visuais têm um papel fundamental na constituição do sujeito. Se eliminarmos o olhar, a faculdade da visão, qual seria o papel do mercado na formação do cidadão-consumidor. O que acontece quando o cidadão não vê? O objetivo deste projeto é investigar as relações entre o cego e o consumo, dando ênfase aos seguintes aspectos: 1. Descrição das formas pelas quais os cegos se apropriam dos significados de consumo produzidos pelos agentes de marketing, e das condições em que tais apropriações ocorrem. 2. Descrição das formas pelas quais os cegos redefinem e reproduzem significados de consumo produzidos pelos agentes de marketing, e em que condições tais redefinições e reprodução ocorrem. 3. Discutir o estatuto dos bens e serviços na constituição do sujeito cego. 4. Discutir a possibilidade da apropriação, redefinição e reprodução de significados de consumo afetarem a identidade do sujeito cego na condição de cidadão. Integrantes: Eduardo Ayrosa (Responsável) Financiador: FGV-EBAPE ii) Projetos encerrados

11 Valores de consumo ( ) Pessoas interagem com mercadorias movidos por interesses que podem ser classificados como econômicos ou simbólicos. Estes interesses levam a diferentes formas de valorização das mercadorias em perspectiva. Neste projeto, investigamos as formas como pessoas atribuem valor a produtos e serviços. Para tanto, partimos inicialmente do quadro referencial proposto por Holbrook (1999), ampliando-o. Aqui exploramos, por exemplo, a forma como mulheres valorizam esportes e se apropriam dos produtos a ele associados. Colaboradores: João Felipe Sauerbronn, Denise Franca Barros Consumo e identidade de gênero Temos procurado compreender como fenômenos sociais relacionados a consumo são afetados pela identidade de gênero. Neste projeto, investigamos como homens gays residentes no Rio de Janeiro usam mercadorias - particularmente produtos de moda - para construir sua identidade de gênero. Colaboradores: Isabel Balloussier Cerchiaro, Severino Joaquim Nunes Pereira, Ligia Kochenborger Gonçalves Emoções e consumo ( ) Há uma grande dificuldade em se definir emoções e suas relações com o consumo uma vez que elas podem ser vistas como expressões de processos psicológicos internos, como estruturas multidimensionais que envolvem pensamento, sentimento e ação, ou como modos de comunicação, culturalmente determinados, que emergem de relações de poder e interdependência. Nossa proposta de pesquisa parte de um mundo socialmente construído e, assim, buscamos observar como sentimentos e emoções interferem na construção de significados de consumo. Colaboradores: João Felipe Sauerbronn, Denise Franca Barros O sujeito cego e o mercado: investigações sobre cegueira, subjetividade, e consumo O volume diário de fenômenos que envolvem alguma forma intencional de transmissão de informações entre pessoas e instituições é não apenas enorme, mas também de difícil singularização. Dentre essas informações, a variedade dos elementos visuais aos quais somos expostos ao longo da vida é notável. Assumindo que uma grande parcela destas imagens provém de estímulos do mercado, e que os bens têm um papel fundamental na constituição do sujeito nos tempos de modernidade tardia, tais estímulos visuais têm um papel fundamental na constituição do sujeito. Se eliminarmos o olhar, a faculdade da visão, qual seria o papel do mercado na formação do cidadão-consumidor. O que acontece quando o cidadão não vê? O objetivo deste projeto é investigar as relações entre o cego e o consumo, dando ênfase aos seguintes aspectos: 1. Descrição das formas pelas quais os cegos se apropriam dos significados de consumo produzidos pelos agentes de marketing, e das condições em que tais apropriações ocorrem. 2. Descrição das formas pelas quais os cegos redefinem e reproduzem significados de consumo produzidos pelos agentes de marketing, e em que condições tais redefinições e reprodução ocorrem. 3. Discutir o estatuto dos bens e serviços na constituição do sujeito cego.

12 4. Discutir a possibilidade da apropriação, redefinição e reprodução de significados de consumo afetarem a identidade do sujeito cego na condição de cidadão. Integrantes: Eduardo Ayrosa (Responsável); Flora Tucci, Juliana Marques Figale. Financiador: FGV-EBAPE

Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. Conteúdo Programático

Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. Conteúdo Programático INTRODUÇÃO AO MARKETING / 75h Prof. Walter Sande [EBAPE/FGV]M. Sc. Em Administração [Instituto de Pesquisa e Pós- Graduação em Administração de Empresas da Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPEAD/UFRJ]

Leia mais

Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

DISCIPLINAS TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES:

DISCIPLINAS TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES: DISCIPLINAS TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES: A Teoria das Organizações em seu contexto histórico. Conceitos fundamentais. Abordagens contemporâneas da teoria e temas emergentes. Balanço crítico. Fornecer aos mestrandos

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação executiva

Leia mais

ENCONTRO GAÚCHO SOBRE A NOVA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO EDIÇÃO 2013

ENCONTRO GAÚCHO SOBRE A NOVA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO EDIÇÃO 2013 ENCONTRO GAÚCHO SOBRE A NOVA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO EDIÇÃO 2013 Tendências de pesquisa acadêmica na área de Gestão Pública e Fontes de Informação para Pesquisa Foco em CASP Prof. Ariel

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

MBA em Marketing Estratégico

MBA em Marketing Estratégico MBA em Marketing Estratégico Público - alvo O MBA em Marketing Estratégico é indicado para profissionais com experiência profissional mínima de três anos, com formação universitária em qualquer área e

Leia mais

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 901491 - EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução da teoria organizacional

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da disciplina Evolução do Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação;

Leia mais

Dentre os tópicos de pesquisa que os pesquisadores desenvolvem destacam-se os seguintes:

Dentre os tópicos de pesquisa que os pesquisadores desenvolvem destacam-se os seguintes: Grupo de Estudos Internacionais GEI Coordenadora: Ana Lucia Guedes OBJETIVOS O Grupo de Estudos Internacionais (GEI) tem como principal motivação à coordenação e integração de esforços institucionais de

Leia mais

MBA em Marketing Estratégico

MBA em Marketing Estratégico MBA em Marketing Estratégico Público - alvo O MBA em Marketing Estratégico é indicado para profissionais com experiência profissional mínima de três anos, com formação universitária em qualquer área e

Leia mais

Ensino Superior no Século XXI: Mudanças, Desafios e Competências. José Roberto Gomes da Silva

Ensino Superior no Século XXI: Mudanças, Desafios e Competências. José Roberto Gomes da Silva Ensino Superior no Século XXI: Mudanças, Desafios e Competências José Roberto Gomes da Silva Os desafios de gestão das IES Maior Complexidade Mudanças na sociedade Competitividade Novo papel Nova identidade

Leia mais

Análise exploratória da Inovação Tecnológica nos Estados, Regiões e. no Brasil com base na Pesquisa de Inovação Tecnológica PINTEC

Análise exploratória da Inovação Tecnológica nos Estados, Regiões e. no Brasil com base na Pesquisa de Inovação Tecnológica PINTEC USCS UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Guilherme Yukihiro Dallaido Shibata Análise exploratória da Inovação Tecnológica nos Estados, Regiões e no Brasil com

Leia mais

FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU

FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU GESTÃO INTEGRADA: PESSOAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TURMA V E EIXOS TEMÁTICOS PARA A MONOGRAFIA FINAL Professor Ms. Carlos Henrique

Leia mais

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM MBA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM MBA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM MBA E PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL MBA e Pós-Graduação Cursos inovadores e alinhados às tendências globais Nossos cursos seguem modelos globais e inovadores de educação. Os professores

Leia mais

Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012

Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012 Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

Master in Management for Human Resources Professionals

Master in Management for Human Resources Professionals Master in Management for Human Resources Professionals Em colaboração com: Master in Management for Human Resources Professionals Em colaboração com APG Um dos principais objectivos da Associação Portuguesa

Leia mais

Introdução às relações internacionais

Introdução às relações internacionais Robert Jackson Georg Sørensen Introdução às relações internacionais Teorias e abordagens Tradução: BÁRBARA DUARTE Revisão técnica: ARTHUR ITUASSU, prof. de relações internacionais na PUC-Rio Rio de Janeiro

Leia mais

POLÍTICAS DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS APRESENTAÇÃO

POLÍTICAS DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS APRESENTAÇÃO POLÍTICAS DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS APRESENTAÇÃO A universidade vivencia, em seu cotidiano, situações de alto grau de complexidade que descortinam possibilidades, mas também limitações para suas

Leia mais

MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC)

MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC) MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram

Leia mais

MBA Gestão de Mercados ementas 2015/2

MBA Gestão de Mercados ementas 2015/2 MBA Gestão de Mercados ementas 2015/2 Análise de Tendências e Inovação Estratégica Levar o aluno a compreender os conceitos e as ferramentas de inteligência preditiva e inovação estratégica. Analisar dentro

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO 1 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO MESTRADO: A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS 1 e 2: Organizações e Estratégia e Empreendedorismo e Mercado

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS NÚCLEO COMUM

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS NÚCLEO COMUM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS NÚCLEO COMUM DISCIPLINA: Gestão de Pessoas EMENTA: O sistema clássico de estruturação da gestão de recursos humanos e suas limitações: recrutamento e seleção, treinamento

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO 1 MESTRADO: EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS 1 e 2: Estudos Organizacionais e Sociedade e Marketing e Cadeias

Leia mais

Prof. Peter Bent Hansen PPGAd FACE PUCRS Junho de 2012.

Prof. Peter Bent Hansen PPGAd FACE PUCRS Junho de 2012. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd FACE PUCRS Junho de 2012. Questões: Qual o foco das pesquisas científicas atuais? Quais as demandas atuais das organizações? Quais os temas mais relevantes hoje e nos próximos

Leia mais

01/12/2012 MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Guarantã do Norte/MT A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO

01/12/2012 MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Guarantã do Norte/MT A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL Guarantã do Norte/MT A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO TAREFAS ESTRUTURA PESSOAS AMBIENTE TECNOLOGIA ÊNFASE NAS TAREFAS Novos mercados e novos conhecimentos ÊNFASE

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA em Gestão de Pessoas Coordenação Acadêmica: Drª. Ana Maria Viegas Reis

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA em Gestão de Pessoas Coordenação Acadêmica: Drª. Ana Maria Viegas Reis CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA em Gestão de Pessoas Coordenação Acadêmica: Drª. Ana Maria Viegas Reis APRESENTAÇÃO A FGV é uma instituição privada sem fins lucrativos, fundada em

Leia mais

Educação Ambiental Crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis

Educação Ambiental Crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis Educação Ambiental Crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis Ciclo de Cursos de Educação Ambiental Ano 4 Secretaria de Estado do Meio Ambiente Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico

Leia mais

MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA SOCIOLOGIA (CÓDIGO 344 ) 12ºAno de Escolaridade (Dec.-Lei nº74/2004) (Duração: 90 minutos)

MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA SOCIOLOGIA (CÓDIGO 344 ) 12ºAno de Escolaridade (Dec.-Lei nº74/2004) (Duração: 90 minutos) 1. Unidades temáticas, conteúdos e objetivos/competências I O que é a Sociologia Unidades temáticas/conteúdos* 1. Sociologia e conhecimento sobre a realidade social 1.1. Ciências Sociais e Sociologia 1.2.

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA Coordenadora: Gláucia Centeno 13/04/2015 > 09/2016 400 horas Idioma: Português Aulas: Segundas e quartas das 19h30 às 22h30 PÚBLICO-ALVO Profissionais com

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 62-CEPE/UNICENTRO, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014. Aprova o Curso de Especialização em Gestão Escolar, modalidade regular, da UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO:

Leia mais

Ateneo de investigadores (Espaço de intercâmbio entre pesquisadores)

Ateneo de investigadores (Espaço de intercâmbio entre pesquisadores) Ateneo de investigadores (Espaço de intercâmbio entre pesquisadores) Relatoria do Ateneo 2: Pesquisa e produção de conhecimento em Política Educacional (pesquisa, publicações, integridade e ética na pesquisa)

Leia mais

Fase I - Contexto e Pesquisa - Alinhamento dos conceitos de Branding, análise do contexto atual e introdução ao Design Thinking.

Fase I - Contexto e Pesquisa - Alinhamento dos conceitos de Branding, análise do contexto atual e introdução ao Design Thinking. Os programas de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design estão em conformidade legal e atendem as Resoluções CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e nº 1, de 8

Leia mais

Fase I - Contexto e Pesquisa - Alinhamento dos conceitos de Branding, análise do contexto atual e introdução ao Design Thinking.

Fase I - Contexto e Pesquisa - Alinhamento dos conceitos de Branding, análise do contexto atual e introdução ao Design Thinking. Os programas de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design estão em conformidade legal e atendem as Resoluções CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e nº 1, de 8

Leia mais

Liderança Positiva. Força que Impacta o Desempenho das Pessoas

Liderança Positiva. Força que Impacta o Desempenho das Pessoas Liderança Positiva Força que Impacta o Desempenho das Pessoas Uma parceria É com muita satisfação que a Nova School of Business and Economics e a SOCIESC apresentam o Programa Liderança Positiva Força

Leia mais

TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: A CONSTITUIÇÃO DE UM CORPUS DE PESQUISA Moema Gomes Moraes PUC-GO/UFG Agência Financiadora: CAPES PROSUP

TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: A CONSTITUIÇÃO DE UM CORPUS DE PESQUISA Moema Gomes Moraes PUC-GO/UFG Agência Financiadora: CAPES PROSUP TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: A CONSTITUIÇÃO DE UM CORPUS DE PESQUISA Moema Gomes Moraes PUC-GO/UFG Agência Financiadora: CAPES PROSUP Resumo O propósito deste trabalho é apresentar o processo de constituição

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo Av. Princesa Diana, 760 34000-000 Nova Lima MG Campus Aloysio Faria Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses 34000-000 Nova Lima MG Brasil Campus BH Rua Bernardo Guimarães, 3.071 Santo Agostinho

Leia mais

DIFERENTES INTERPRETAÇÕES DO CONCEITO DE SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

DIFERENTES INTERPRETAÇÕES DO CONCEITO DE SUPPLY CHAIN MANAGEMENT Artigo para a Revista Global Fevereiro de 2007 DIFERENTES INTERPRETAÇÕES DO CONCEITO DE SUPPLY CHAIN MANAGEMENT O conceito de Supply Chain Management (SCM), denominado Administração da Cadeia de Abastecimento

Leia mais

Curso de Formação Pedagógica para Docentes da FEI. Coordenação Prof. Dr. Marcos T. Masetto

Curso de Formação Pedagógica para Docentes da FEI. Coordenação Prof. Dr. Marcos T. Masetto Curso de Formação Pedagógica para Docentes da FEI Coordenação Prof. Dr. Marcos T. Masetto 1 Curso de Formação Pedagógica para Docentes da FEI Professor Doutor Marcos T. Masetto Objetivos Desenvolver competências

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERIÓDICOS NACIONAIS 1982-2000

ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERIÓDICOS NACIONAIS 1982-2000 ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERIÓDICOS NACIONAIS 1982-2000 Marta Luz Sisson de Castro PUCRS O Banco de Dados Produção do conhecimento na área de Administração da Educação: Periódicos Nacionais 1982-2000

Leia mais

APRESENTAÇÃO O curso se apresenta como um novo centro inovador de conceitos, metodologias e pesquisas de gestão de pessoas nas organizações.

APRESENTAÇÃO O curso se apresenta como um novo centro inovador de conceitos, metodologias e pesquisas de gestão de pessoas nas organizações. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013/1 1. MASTER EM GESTÃO DE PESSOAS 2. MASTER EM GESTÃO EMPRESARIAL 3. MASTER EM MARKETING 4. MASTER EM HOSPITALIDADE 1. MASTER EM GESTÃO DE PESSOAS APRESENTAÇÃO O

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO. MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO. MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias Coordenação Acadêmica: Maria Elizabeth Pupe Johann 1 OBJETIVOS: Objetivo Geral: - Promover o desenvolvimento

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

Métricas de Marketing

Métricas de Marketing CONHECIMENTO CONHECIMENTO Desenvolvimento de pessoas e negócios. A área de Conhecimento ADVB/RS desenvolve pessoas e empresas por meio da disseminação de conceitos e boas práticas em gestão e marketing.

Leia mais

5 Objetivos Principais

5 Objetivos Principais A Rainforest Business School Escola de Negócios Sustentáveis de Floresta Tropical Instituto de Estudos Avançados Universidade de São Paulo (USP) Programa de Pesquisa Amazônia em Transformação (AmazonIEA)

Leia mais

Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas

Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas Ana Carolina Trindade e-mail: carolinatrindade93@hotmail.com Karen

Leia mais

(IM)PACTOS DA/COM A LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES Fernanda de Araújo Frambach UFRJ

(IM)PACTOS DA/COM A LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES Fernanda de Araújo Frambach UFRJ (IM)PACTOS DA/COM A LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES Fernanda de Araújo Frambach UFRJ Resumo O presente trabalho objetiva apresentar uma pesquisa em andamento que

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores NÚCLEO AVANÇADO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores De acordo com a Resolução n o 1 de 08/06/2007 da CES do CNE do MEC Coordenação

Leia mais

Lei N X.XXX de XX de XXXXX de XXX

Lei N X.XXX de XX de XXXXX de XXX Lei N X.XXX de XX de XXXXX de XXX Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Estadual de Educação Ambiental e dá outras providências. A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: FAÇO SABER

Leia mais

Prezado(a) Sr.(a.) Atenciosamente, Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas. comercial@trecsson.com.br

Prezado(a) Sr.(a.) Atenciosamente, Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas. comercial@trecsson.com.br Prezado(a) Sr.(a.) Agradecemos seu interesse em nossos programa de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso de Pós-MBA

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

Maria Alice Setubal IV Seminário Internacional de Avaliação Econômica de Programas Sociais

Maria Alice Setubal IV Seminário Internacional de Avaliação Econômica de Programas Sociais Desafios da Educação Maria Alice Setubal IV Seminário Internacional de Avaliação Econômica de Programas Sociais Desafios da Educação A avaliação constitui-se em um desafio da política educacional A avaliação

Leia mais

Currículo nº2 DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

Currículo nº2 DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Turno: INTEGRAL Currículo nº2 Reconhecido pelo Decreto Federal n 82.413, de 16.10.78, D.O.U. nº198 de 17.10.78. Renovação de Reconhecimento Decreto Est. nº. 1064, de 13.04.11 DOE

Leia mais

CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 1 CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE No dia 16 de novembro último, durante o 10o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado em Porto

Leia mais

Sobre os Autores. Sobre os Autores ALKETA PECI

Sobre os Autores. Sobre os Autores ALKETA PECI Sobre os Autores ALKETA PECI Doutora em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Professora da EBAPE/ FGV. Pesquisadora do Grupo

Leia mais

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Turno: INTEGRAL Currículo nº Reconhecido pelo Decreto Federal n 8.1, de 16.10.78, D.O.U. nº198 de 17.10.78. Renovação de Reconhecimento Decreto Est. nº. 106, de 1.0.11 DOE nº 85

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA (GESTÃO PARTICIPATIVA)

ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA (GESTÃO PARTICIPATIVA) ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA (GESTÃO PARTICIPATIVA) A administração participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que valoriza sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas,

Leia mais

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey Executivos em todos os níveis consideram que a sustentabilidade tem um papel comercial importante. Porém, quando se trata

Leia mais

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE 1 PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE Autoras: Paula Cristina Ischkanian 1 e Maria Cecília Focesi Pelicioni 2. 1 Mestranda da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São

Leia mais

Pós-Graduação em Marketing de Serviços

Pós-Graduação em Marketing de Serviços Pós-Graduação em Marketing de Serviços Público - alvo O Programa de Pós-Graduação em Marketing de Serviços é indicado para profissionais com formação universitária em qualquer área e que demandem desenvolver

Leia mais

Estudo de um Sistema de Gêneros em um Curso Universitário

Estudo de um Sistema de Gêneros em um Curso Universitário Departamento de Letras Estudo de um Sistema de Gêneros em um Curso Universitário Aluna: Esther Ruth Oliveira da Silva Orientadora: Profª. Bárbara Jane Wilcox Hemais Introdução O presente projeto se insere

Leia mais

A COLABORAÇÃO NA PESQUISA ETNOGRÁFICA: O DIÁLOGO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE

A COLABORAÇÃO NA PESQUISA ETNOGRÁFICA: O DIÁLOGO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE A COLABORAÇÃO NA PESQUISA ETNOGRÁFICA: O DIÁLOGO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE Autora: Lorena Valin Mesquita Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - lm_valin@hotmail.com Coautora: Roberta Souza

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL. com ênfase em DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAS

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL. com ênfase em DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAS PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL com ênfase em DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAS SIGA: TMBAGE Av. Conselheiro Nébias, 159 Bairro Paquetá Santos SP - CEP 11015-001 -

Leia mais

Convênio... 3. Apresentação... 3 ISCTE / INDEG... 3. Coordenador... 5. Docentes... 5. Valores... 6

Convênio... 3. Apresentação... 3 ISCTE / INDEG... 3. Coordenador... 5. Docentes... 5. Valores... 6 MBA Executivo Internacional MBA EXECUTIVO MÓDULO INTERNACIONAL 06 a 13 de Outubro de 2012 Coordenação Acadêmica: Prof. Dr. Marcus Vinícius Rodrigues Convênio..................... 3 Apresentação....................

Leia mais

Gestão Estratégica de Marketing

Gestão Estratégica de Marketing Gestão Estratégica de Marketing A Evolução do seu Marketing Slide 1 O Marketing como Vantagem Competitiva Atualmente, uma das principais dificuldades das empresas é construir vantagens competitivas sustentáveis;

Leia mais

VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. O Trabalho no Século XXI. Mudanças, Impactos e Perspectivas.

VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. O Trabalho no Século XXI. Mudanças, Impactos e Perspectivas. VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. O Trabalho no Século XXI. Mudanças, Impactos e Perspectivas. GT 18 - Psicología Social Del Trabajo en América Latina: Identidades y procesos de subjetivación,

Leia mais

Núcleo de Estudos em Estratégia e Governança Corporativa, de Redes e das Organizações - NEEG

Núcleo de Estudos em Estratégia e Governança Corporativa, de Redes e das Organizações - NEEG Núcleo de Estudos em Estratégia e Governança Corporativa, de Redes e das Organizações - NEEG Coordenador(es): Joaquim Rubens Fontes Filho APRESENTAÇÃO Os estudos em administração apenas recentemente têm

Leia mais

Fase I - Contexto e Pesquisa - Alinhamento dos conceitos de Branding, análise do contexto atual e introdução ao Design Thinking.

Fase I - Contexto e Pesquisa - Alinhamento dos conceitos de Branding, análise do contexto atual e introdução ao Design Thinking. Os programas de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design estão em conformidade legal e atendem as Resoluções CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e nº 1, de 8

Leia mais

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação 1.º Ano / 1.º Semestre Marketing Estratégico Formar um quadro conceptual abrangente no domínio do marketing. Compreender o conceito

Leia mais

CENTRO BRASILEIRO DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA SOCIAL INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL

CENTRO BRASILEIRO DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA SOCIAL INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL CENTRO BRASILEIRO DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA SOCIAL INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL Curso: Tecnologia Social e Educação: para além dos muros da escola Resumo da experiência de Avaliação do Programa "Apoio

Leia mais

Associação sem fins lucrativos, fundada em 1998, por um grupo de 11 empresários; 1475 associados: empresas de diferentes setores e portes.

Associação sem fins lucrativos, fundada em 1998, por um grupo de 11 empresários; 1475 associados: empresas de diferentes setores e portes. Instituto Ethos Associação sem fins lucrativos, fundada em 1998, por um grupo de 11 empresários; 1475 associados: empresas de diferentes setores e portes. MISSÃO: Mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo. Conteúdo Programático. Administração Geral / 100h

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo. Conteúdo Programático. Administração Geral / 100h Administração Geral / 100h O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BÁSICO DESTA DISCIPLINA CONTEMPLA... Administração, conceitos e aplicações organizações níveis organizacionais responsabilidades Escola Clássica história

Leia mais

MBA Executivo em Gestão de Pessoas

MBA Executivo em Gestão de Pessoas ISCTE BUSINESS SCHOOL INDEG_GRADUATE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Gestão de Pessoas www.strong.com.br/alphaville - www.strong.com.br/osasco - PABX: (11) 3711-1000 MBA

Leia mais

Resumo. Introdução. Grupo de pesquisadores da rede municipal de ensino da cidade do Recife PE.

Resumo. Introdução. Grupo de pesquisadores da rede municipal de ensino da cidade do Recife PE. TRABALHO DOCENTE: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, TRANSFORMADORA E EMANCIPATÓRIA OLIVEIRA, Marinalva Luiz de Prefeitura da Cidade do Recife GT-22: Educação Ambiental Resumo Este trabalho tem o objetivo

Leia mais

PROPOSTA DE PAINEL TEMÁTICO: Proprietas: Políticas públicas e historicidade

PROPOSTA DE PAINEL TEMÁTICO: Proprietas: Políticas públicas e historicidade PROPOSTA DE PAINEL TEMÁTICO: Proprietas: Políticas públicas e historicidade Proponente: Leandro José Luz Riodades de Mendonça (PPED/UFRJ - Pós- Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento

Leia mais

Instituto Ethos. de Empresas e Responsabilidade Social. Emilio Martos Gerente Executivo de Relacionamento Empresarial

Instituto Ethos. de Empresas e Responsabilidade Social. Emilio Martos Gerente Executivo de Relacionamento Empresarial Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social Emilio Martos Gerente Executivo de Relacionamento Empresarial Missão do Instituto Ethos Mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios

Leia mais

MBA em Marketing Estratégico

MBA em Marketing Estratégico MBA em Marketing Estratégico Início em 28 de setembro de 2015 Aulas as segundas e quartas, das 19h às 22h Valor do curso: R$ 21.600,00 À vista com desconto: R$ 20.520,00 Consultar planos de parcelamento.

Leia mais

LIDERANÇA PARA ADVOGADOS 1º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

LIDERANÇA PARA ADVOGADOS 1º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) LIDERANÇA PARA ADVOGADOS 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

Mestrados Profissionais em Segurança Pública. Documento do Workshop Mestrado Profissional em Segurança Pública e Justiça Criminal

Mestrados Profissionais em Segurança Pública. Documento do Workshop Mestrado Profissional em Segurança Pública e Justiça Criminal I- Introdução Mestrados Profissionais em Segurança Pública Documento do Workshop Mestrado Profissional em Segurança Pública e Justiça Criminal Este documento relata as apresentações, debates e conclusões

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO A partir de meados do século xx a actividade de planeamento passou a estar intimamente relacionada com o modelo racional. Uma das propostas que distinguia este do anterior paradigma era a integração

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental

Leia mais

Capítulo 10 ABORDAGEM INTEGRADA DO PLANEJAMENTO E DO GERENCIAMENTO DOS RECURSOS TERRESTRES

Capítulo 10 ABORDAGEM INTEGRADA DO PLANEJAMENTO E DO GERENCIAMENTO DOS RECURSOS TERRESTRES Capítulo 10 ABORDAGEM INTEGRADA DO PLANEJAMENTO E DO GERENCIAMENTO DOS RECURSOS TERRESTRES Introdução 10.1. A terra costuma ser definida como uma entidade física, em termos de sua topografia e sua natureza

Leia mais

PROFESSORES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA: CONHECENDO A CONSTITUIÇÃO DE SEUS SABERES DOCENTES SILVA

PROFESSORES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA: CONHECENDO A CONSTITUIÇÃO DE SEUS SABERES DOCENTES SILVA PROFESSORES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA: CONHECENDO A CONSTITUIÇÃO DE SEUS SABERES DOCENTES SILVA, Daniela C. F. Barbieri Programa de Pós-Graduação em Educação Núcleo: Formação de professores UNIMEP

Leia mais

Linha 1: Estado, Território e Dinâmicas Sócio-ambientais na Amazônia. Linha 2: Produção Discursiva e Dinâmicas Sócio-Territoriais na Amazônia

Linha 1: Estado, Território e Dinâmicas Sócio-ambientais na Amazônia. Linha 2: Produção Discursiva e Dinâmicas Sócio-Territoriais na Amazônia Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia Linhas de Pesquisa: Linha 1: Estado, Território e Dinâmicas Sócio-ambientais na Amazônia Investiga a região amazônica

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. fgv.br/vestibular

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. fgv.br/vestibular GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO fgv.br/vestibular IDEALISMO, EXCELÊNCIA E CREDIBILIDADE A Fundação Getulio Vargas surgiu em 20 de dezembro de 1944 com o objetivo de preparar profissionais qualificados em Administração

Leia mais

Engenharia de Produção: Grande área e diretrizes curriculares

Engenharia de Produção: Grande área e diretrizes curriculares ABEPRO Associação Brasileira de Engenharia de Produção DOCUMENTO NÃO CONCLUÍDO Engenharia de Produção: Grande área e diretrizes curriculares Documento elaborado nas reuniões do grupo de trabalho de graduação

Leia mais

decisões tomadas. Euchner e Ries (2013) argumentam, entretanto, que é difícil implementar o planejamento tradicional e a previsão de resultados em

decisões tomadas. Euchner e Ries (2013) argumentam, entretanto, que é difícil implementar o planejamento tradicional e a previsão de resultados em 1 Introdução Não é recente a preocupação das empresas em buscar uma vantagem competitiva, de forma a gerar mais valor para os seus clientes do que os concorrentes por meio da oferta de produtos ou serviços

Leia mais

PRÁTICA EDUCATIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A CONTRIBUIÇÃO DAS ÁREAS DE ESTUDO E SUAS RELAÇÕES COM O TRABALHO DOCENTE

PRÁTICA EDUCATIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A CONTRIBUIÇÃO DAS ÁREAS DE ESTUDO E SUAS RELAÇÕES COM O TRABALHO DOCENTE PRÁTICA EDUCATIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A CONTRIBUIÇÃO DAS ÁREAS DE ESTUDO E SUAS RELAÇÕES COM O TRABALHO DOCENTE RESUMO Leandro Pedro de Oliveira José Rubens de Lima Jardilino (orientador) Este trabalho

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM SAÚDE

MBA EXECUTIVO EM SAÚDE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM SAÚDE SIGA: TMBAES*06/26 Av. Conselheiro Nébias, 159 Bairro Paquetá Santos SP - CEP 11015-001 - Fone: (13) 3228 6000 Rua Almirante Protógenes,

Leia mais

MAPEAMENTO E ORGANIZAÇÃO DOS PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CATÁLOGO DE EXTENSÃO DA FURG 2009-2012

MAPEAMENTO E ORGANIZAÇÃO DOS PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CATÁLOGO DE EXTENSÃO DA FURG 2009-2012 MAPEAMENTO E ORGANIZAÇÃO DOS PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CATÁLOGO DE EXTENSÃO DA FURG 2009-2012 Simone Machado Firme FURG 1 Karine Vargas Oliveira FURG 2 Michele Fernanda Silveira

Leia mais

PESQUISA EM EDUCAÇÃO

PESQUISA EM EDUCAÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO O que é Pesquisa? O que é Pesquisa? 1. Ato ou efeito de pesquisar. 2. Indagação ou busca minuciosa para averiguação da realidade; investigação. 3. Investigação e estudo sistemáticos,

Leia mais

Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Ingresso agosto de 2016 Informações: (51) 3218-1355 ernani.neto@espm.br O Curso tem por objetivo capacitar os participantes na utilização de práticas contemporâneas

Leia mais

PÓS-MBA em GERENCIAMENTO AVANÇADO DE PROJETOS

PÓS-MBA em GERENCIAMENTO AVANÇADO DE PROJETOS PÓS-MBA em GERENCIAMENTO AVANÇADO DE PROJETOS 2010.2 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS É uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 20 de dezembro de 1944, com o objetivo de ser um centro

Leia mais

OS SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA - A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DAS ESCOLAS FAMILIA AGRÍCOLA

OS SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA - A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DAS ESCOLAS FAMILIA AGRÍCOLA OS SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA - A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DAS ESCOLAS FAMILIA AGRÍCOLA SILVA, Lourdes Helena da - UFV GT: Educação Fundamental /n.13 Agência Financiadora:

Leia mais

Direito Empresarial do Trabalho ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Direito Empresarial do Trabalho ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Direito Empresarial do Trabalho ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS TRIBUTAÇÃO DAS ESTRUTURAS E DOS NEGÓCIOS SOCIETÁRIOS 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais

Leia mais

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE IV. CÂMARA TEMÁTICA DA EDUCACÃO, CULTURA E DESPORTOS Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE Meta 1 Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; Meta 2 Até 2010, 80% e,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO ORGANIZACIONAL. Ementário

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO ORGANIZACIONAL. Ementário SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO ORGANIZACIONAL Ementário Metodologia de Pesquisa 64 horas Introdução; Paradigmas da investigação social.

Leia mais