Grupo de Estudos em Estratégia e Marketing - GEEM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Grupo de Estudos em Estratégia e Marketing - GEEM"

Transcrição

1 Grupo de Estudos em Estratégia e Marketing - GEEM Coordenador(es): Alexandre Faria APRESENTAÇÃO O Grupo de Estudos em Estratégia e Marketing (GEEM), iniciado em 2004, tem como principal objetivo desenvolver conhecimentos nas áreas de estratégia e de marketing por meio de atividades de pesquisa, educação e consultoria. Segundo uma perspectiva que combina crítica e diversidade os principais focos de desenvolvimento do GEEM são: (a) a problematização do caráter universal e a-histórico do conhecimento acadêmico em administração, (b) a busca e a construção da relevância do conhecimento acadêmico nas áreas de estratégia e marketing, e (c) a promoção de intercâmbio com pesquisadores e grupos de pesquisa de diferentes áreas no Brasil e no exterior. A principal característica do GEEM é o desenvolvimento de trabalhos que respeitam e transcendem as fronteiras e os escopos impostos às áreas de estratégia e marketing no campo da administração. Neste sentido, o GEEM privilegia desenvolvimentos interdisciplinares entre estas duas áreas e outros campos do conhecimento. Uma segunda característica do GEEM é não privilegiar o mundo privado, por meio do reconhecimento do mundo público; correspondentemente, não privilegia dimensões e teorizações econômicas, por meio do reconhecimento de dimensões e teorizações sociais e políticas. Por meio de uma perspectiva crítica internacional focada em interdisciplinaridade e diversidade, o GEEM promove desenvolvimentos que desafiam a distinção entre público e privado e também a hierarquização entre os domínios econômico, social e político estabelecidos principalmente pelo mundo anglo-americano no campo da administração. Uma terceira característica do GEEM é a busca do diálogo entre o critério de relevância (foco na prática social) e o critério de rigor (foco na ciência) nas produções acadêmicas por meio de diferentes formas de aproximação e de distanciamento entre seus componentes e os praticantes de organizações (privadas e públicas), da sociedade, do mercado e da própria academia. Por meio de uma perspectiva que combina crítica e diversidade, os trabalhos acadêmicos são direcionados para publicação, apresentação e debate não somente em periódicos acadêmicos e congressos nacionais e internacionais, mas também em mídias e contextos que são muitas vezes desprezados pela academia. Além disso, o GEEM promove diálogos e desenvolvimentos específicos envolvendo os âmbitos de pesquisa, educação e consultoria para a revisão e atualização tanto das disciplinas ministradas por seus componentes quanto dos projetos de pesquisa acadêmica e de consultoria. As principais atividades do Grupo se concentram em três linhas de pesquisa: (a) Gestão Estratégica, (b) Estratégia de Marketing, e (c) Consumo e Sociedade. Mais informações na página na internet: A EQUIPE Coordenador: Professor Alexandre Faria (afaria@fgv.br)

2 PhD em Administração de Empresas pela University of Warwick, Reino Unido. Professor Adjunto da EBAPE-FGV, Chair do Critical Management Studies (CMS) Division no Academy of Management ( ), pesquisador do CNPq nível I, líder to tema não-mercado e perspectivas críticas no Enanpad, e líder das linhas de pesquisa em Gestão Estratégica e Estratégia de Marketing no GEEM. Pesquisadores da EBAPE: Professor Eduardo Ayrosa (eduardo.ayrosa@fgv.br) PhD em Administração de Empresas pela London Business School. Professor Adjunto da EBAPE-FGV e coordenador de área da ANPAD ( ). Líder da linha de pesquisa em Consumo e Sociedade no GEEM. Professora Ana Guedes (ana.guedes@fgv.br) PhD em Relações Internacionais pela London School of Economics, Professora Adjunta da EBAPE-FGV, pesquisadora do CNPq, e coordenadora do Grupo de Estudos Internacionais (GEI) ( Pesquisadores de outras instituições: Fernanda Sauerbronn, UFRJ. João Felipe Sauerbronn, Direito-FGV. Isabel Cerchiaro, UFF. Principais colaboradores no exterior: Robin Wensley, University of Warwick, Reino Unido. Bill Cooke, University of Lancaster, Reino Unido. Manuela Faia Correia, Universidade Lusíada, Portugal. Luis Araujo, University of Lancaster, Reino Unido. Gerardo Patriotta, Nottingham Business School, Reino Unido. Colaboradores no Brasil: Francisco G. D. Vieira, UEM. Vinicius Brei, PUC-RS Rafael Alcadipani, FGV-EAESP. Rodrigo Bandeira-de-Mello, FGV-EAESP. Doutorandos e mestrandos: Takeyoshi Imasato (takeyoshi.imasato@fgv.br) Doutorando em Administração pela FGV/EBAPE. Mestre em Administração pela UFRGS.

3 Denise Franca Barros Doutoranda em Administração e Mestre em Administração pela FGV/EBAPE. Sergio Wanderley (sergio.gaz@terra.com.br) Mestrando em Gestão Empresarial pela FGV/EBAPE. Viviane Menezes (viviane.mzs@gmail.com) Mestranda em Gestão Empresarial pela FGV/EBAPE. Mestres vinculados ao Grupo: Talita Trindade (talita.trindade@fgv.br) Mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV e doutoranda pela University of Melbourne, Austrália. Eduardo Seixas Mestre em Gestão Empresarial pela FGV/EBAPE. Marcus Hemais (mhemais@gmail.com) Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio e doutorando pelo COPPEAD-UFRJ. Formado em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Pedro Paulo de Toledo Gangemi (pgangemi@fgvmail.br) Mestre em Administração Pública pela FGV/EBAPE. Formado em Produção Cultural pela UFF. Daniel Merabet (danielmerabet@hotmail.com) Mestre em Gestão Empresarial pela FGV/EBAPE. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. LINHAS DE PESQUISA Gestão Estratégica O principal objetivo dessa linha de pesquisa é compreender como e por que modelos e conceitos de gestão estratégica (em inglês, strategic management) são constituídos e disseminados e como estes são praticados em organizações privadas e públicas. São contemplados distintos conteúdos tais como estratégia corporativa, estratégia competitiva, e estratégia de responsabilidade social com especial ênfase nos âmbitos de estratégia de nãomercado (como descritas pela literatura no mundo anglo-americano) e estratégia internacional. Capítulos de livros FARIA, A.; GUEDES, A. What is International Management? IN Guedes, A. & Faria, A. (Eds) International Management and International Relations. London: Routledge, FARIA, A. Theorizing Networks from a Critical Realist Standpoint. IN: Fleetwood, Steve & Ackroyd, Stephen org. Critical Realist Perspectives Applications in Organisation and Management Studies. Londres, Routledge, 2004.

4 Artigos selecionados FARIA, A.; SAUERBRONN, F. A Responsabilidade Social é uma Questão de Estratégia?: Uma Abordagem Crítica. Revista Brasileira de Administração Pública, v. 41, n. 6, p. 1-13, FARIA, A. Uma Proposta de Framework em Gerência Estratégica de Redes Verticais. Revista de Administração Contemporânea, v. 11, p , FARIA, A.; IMASATO, T. Autoridade e Legitimidade em Estratégia. Cadernos Ebape, v. 5, n. 3, p. 1-18, FARIA, A. Strategic Corporate: Social responsibility in Latin America: A Critical Standpoint. Social Responsibility Journal, v. 3, n. 1, FARIA, A.; CARVALHO, J. Teatro Corporativo e Estratégias Espetaculares: Em Busca de uma Abordagem Dramatúrgica. Organizações e Sociedade, v. 13, n. 38, p , FARIA, A. Miopia estratégica. GV Executivo, São Paulo, v. 5, n. 4, FARIA, A.; WENSLEY, R. In search of inter-firm management in supply chains: recognising contradictions of language and power by listening. Journal of Business Research, 55 (7): , GUEDES, A.; FARIA, A. Entendendo governança internacional: estudo de caso no setor de petróleo. Organizações e Sociedade, 11 (32): , Estratégia de Marketing O principal objetivo dessa linha de pesquisa é compreender a importância estratégica de marketing em organizações privadas e públicas e também na sociedade. São contemplados diferentes níveis de análise e são privilegiadas abordagens menos tradicionais em marketing, tais como macromarketing, marketing social, mercado & sociedade. Mais especificamente, privilegia-se desenvolvimento teórico-conceitual por meio de pesquisas que reconheçam teorias de mercado e de estado e as interfaces políticas entre as áreas de gestão estratégica e marketing. Capítulos de livros FARIA, A. Realismo crítico em pesquisa em estratégia. In: VIEIRA, M.; ZOUAIN, D. Pesquisa qualitativa em Administração. V.2. Rio de Janeiro: FGV Editora, Artigos selecionados FARIA, A.; IBARRA-COLADO, E.; GUEDES, A. Internationalization of management, neoliberalism and the Latin America challenge. Critical Perspectives on International Business, v. 6, p , FARIA, A. Repensando Orientação para o Mercado no Brasil. Cadernos EBAPE, v. 7, p , FARIA, A. Em Busca de uma Agenda Brasileira de Pesquisa em Estratégia de Marketing. Revista de Administração de Empresas, v. 46, n. 4, p , FARIA, A. Crítica e cultura em marketing: repensando a disciplina, Cadernos EBAPE.BR, v. 4, n. 3, 2006.

5 FARIA, A. Mercado de idéias. GV Executivo, v. 5, p. 32-7, FARIA, A; GUEDES, A. Estudos Organizacionais, Estratégia e Marketing no Brasil: Em Defesa de uma Abordagem Focada em Consumo e Globalização. Cadernos EBAPE, v. 3, n. 1, Março Consumo e Sociedade Produtos atendem a necessidades utilitárias, claramente identificáveis e amplamente aceitas por todos os membros de uma sociedade. No entanto, além de atender a essas finalidades utilitárias, produtos também podem ser vistos como poderosos significantes, estão relacionados a significados construídos pelas próprias sociedades que os consomem. Nosso foco é exatamente este conjunto de significados associados a mercadorias. Mais do que compreender a forma como consumidores processam informação acerca de alternativas, estabelecem prioridades de compras, formam atitudes em relação a produtos e conseqüentemente se comportam, nosso objetivo é compreender as relações simbólicas entre consumidores e mercadorias. A investigação sobre temas relacionados a comportamento do consumidor gravita entre abordagens hipotético-dedutivas, de um lado, e abordagens interpretativistas, de outro. Desta forma, as soluções metodológicas adotadas dependem fundamentalmente do objeto a ser pesquisado. No entanto, e aproveitando as chances de contribuir de forma mais substancial com o conhecimento numa área onde as abordagens hipotético-dedutivas predominam, maior ênfase tem sido dada neste grupo de pesquisa a abordagens interpretativas. Trabalhos recentes desta linha de pesquisa têm enfatizado principalmente dois aspectos: valores de consumo e gênero. No primeiro caso, temos investigado a forma como consumidores valorizam produtos, partindo inicialmente do quadro referencial proposto por Holbrook (1999) e ampliando-o. No segundo caso, temos procurado compreender como fenômenos sociais relacionados a consumo são afetados pela identidade de gênero. Aqui exploramos, por exemplo, a forma como mulheres valorizam esportes e se apropriam dos produtos a ele associados. Em um outro trabalho investigamos como homens gays residentes no Rio de Janeiro usam mercadorias particularmente produtos de moda para construir sua identidade de gênero. Capítulos de livros AYROSA, E.; SAUERBRONN, J. Uma Introdução ao Uso de Métodos Qualitativos de Pesquisa em Comportamento do Consumidor.. In: Marcelo Milano Falcao Vieira; Deborah Moraes Zouain. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Administração. Rio de Janeiro, PEREIRA, B. O consumidor consciente. In: VALOR, Prêmio Ethos. (Org.). RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS. 4. ed. São Paulo, VIERA, M.; PEREIRA, B. Etnografia em administração. In: VIEIRA, Marcelo Milano; ZOUAIN, Deborah Moraes. (Org.). PESQUISA QUALITATIVA EM ADMINISTRAÇÃO. Rio de Janeiro, Artigos selecionados SAUERBRONN, J.; AYROSA, E. Sobre Convergência e a Prática Metodológica do Interacionismo Interpretativo na Pesquisa Acadêmica de Marketing. Revista de Administração Contemporânea, Art. #5, pp , 2010.

6 PEREIRA, S.; AYROSA, E. Atitudes Relativas a Marcas e Argumentos Ecológicos: um estudo experimental. Gestão.Org, v. 2, n. 2, SAUERBRONN, J.; AYROSA, E.; BARROS, D. O consumidor envergonhado reflexões sobre o sentimento de vergonha no marketing. Cadernos EBAPE, v. 3, n. 2, julho Artigos em anais de eventos BARROS, D.; SAUERBRONN, J.; AYROSA, E. O eleitor, o político e a política o bom, o mau e o feio. Anais do CLADEA, Santiago, BARROS, D.; SAUERBRONN, J.; AYROSA, E. O eleitor, o político e a política o bom, o mau e o feio. Anais do XXIX EnANPAD, Brasília, CERCHIARO, I.; SAUERBRONN, J.; AYROSA, E. Uma visão alternativa da pesquisa em marketing: como a Fenomenologia pode contribuir para gerar conhecimento de Marketing. Anais do I Encontro de Marketing da ANPAD, Porto Alegre, PEREIRA, B.; AYROSA, E. Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumo. Anais do XXIX EnANPAD, Brasília, PEREIRA, S.; AYROSA, E.; FERNANDEZ, P. Dois Estudos sobre o impacto do Argumento Ecológico em atitude relativas ao produto e Intenção de compra. Anais do XXVIII EnANPAD, Curitiba SAUERBRONN, J.; BARROS, D. Mulheres emocionadas perspectivas sociais dos antecedentes emocionais e a construção de significados e valores de consumo femininos de esporte. Anais do XXIX EnANPAD, Brasília, ENSINO O GEEM vem se dedicando à condução e ao delineamento de disciplinas voltadas para os níveis de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado acadêmico, mestrado executivo e doutorado) e lato sensu (MBAs e outros programas), bem como à elaboração de conteúdos para ensino a distância. Nível de Graduação: Administração Estratégica Administração de Marketing Nível de Pós-Graduação: Estratégia, Sociedade e Governo (stricto sensu) Estratégia Empresarial (stricto sensu) Gestão Estratégica (stricto sensu) Estratégia nos Âmbitos Público e Privado (stricto sensu) Marketing Institucional e de Serviços Públicos (lato sensu) Administração Contemporânea (lato sensu)

7 Ensino a distância: Gestão de Marketing Estratégia de Marketing Gestão de Marketing na Administração Pública Marketing de Serviços PROJETOS DE PESQUISA a) Coordenados pelo Prof. Alexandre Faria i) Projetos em Andamento: Teorizando Estratégia Internacional de Marketing: Uma Perspectiva Interdisciplinar para (e a partir de) Economias Emergentes O principal objetivo deste projeto é desenvolver teorizações sobre o âmbito da estratégia (internacional) de marketing por meio de uma abordagem que desafia dicotomias clássicas ou dominantes em management, tais como privado-público, crítica-mainstream, Estado-mercado, colonizador-colonizado, por meio principalmente da literatura de estudos internacionais do foco em organizações híbridas. Este projeto é informado por diferentes perspectivas, bem como por pesquisas empíricas tanto novas quanto já realizadas (em especial no contexto luso-brasileiro), e implementado por meio da interação entre pesquisadores e instituições acadêmicas do Brasil, Portugal, Inglaterra e EUA. Integrantes: Alexandre Faria (Responsável); Ana Lucia Guedes; Robin Wensley; Carmen Lages; Miguel Pina e Cunha; Richard Marens; Joaquim Ramos; Francisco Vieira; Takeyoshi Imasato; Eduardo Seixas; Talita Trindade; Felipe Fontes. Financiador(es): CNPq; Processo: / Estratégias Internacionais no Contexto Luso-Brasileiro O principal objetivo desse projeto é teorizar sobre estratégias internacionais e investigar empiricamente estratégias internacionais de marketing (em especial estratégias que têm um caráter social), em empresas orientadas para o mercado nos setores de telecomunicações, turismo e energia no contexto luso-brasileiro. O projeto segue o objetivo mais amplo de promover a produção e a divulgação de conhecimento no Brasil e em Portugal nas áreas de marketing, estratégia e negócios internacionais - que problematize as teorias de mercado dominantes. Integrantes: Alexandre Faria (Responsável); Ana Lucia Guedes; Robin Wensley; Takeyoshi Imasato; Manuela Faia Correia; Carmen Lages, Talita Trindade. Financiador(es): CNPq Reconceituando Estratégia de Marketing em Economias Emergentes Esse projeto tem dois objetivos principais. O primeiro é re-conceituar o âmbito de estratégia de marketing sob uma perspectiva crítica mais abrangente e aplicável a economias emergentes. O segundo objetivo é ajudar a promover pesquisa no Brasil, nas áreas de estratégia e de marketing, que desafie a centralidade atribuída à grande empresa e ao manager e que,

8 correspondentemente, reconheça o Estado e a sociedade civil como agentes/atores tão importantes quanto a grande empresa. Integrantes: Alexandre Faria (Responsável); Ana Lucia Guedes; Robin Wensley. Financiador(es): CNPq Bolsa de Produtividade CNPq (PQ-II); Processo: / In Search of Critical in Latin American Management and Organizations The main objective of this international project is to understand the different types of critical perspectives and practices in the fields of management and organizations in Latin America. Two of the main concerns are the extent to which critical perspectives and practices in the Anglo- Saxon context make sense in Latin America and the extent to which critical perspectives and practices in Latin America make sense in different contexts. Members: Alex Faria (coordinator); Miguel Imas (University of Kingston); Rafael Alcadipani (EAESP-FGV); Takeyoshi Imasato. Sponsor(s): FGV-EBAPE ii) Projetos concluídos Dimensões mercado e não-mercado em estratégia e marketing: re-conceituando estratégia de marketing O objetivo principal desse projeto é teorizar sobre e investigar empiricamente como e por que são formuladas e implementadas estratégias de marketing em grandes empresas orientadas para o mercado (ou que incorporaram o chamado marketing estratégico) que tenham caráter social ou político. Integrantes: Alexandre Faria (Responsável); Marcus Hemais, Talita Trindade. Financiador(es): FGV-EBAPE Repensando Estratégia de Marketing: Desenvolvimento Teórico e Estudo de Caso em Empresa Orientada para o Mercado ( ; produtividade em pesquisa CNPq) Este projeto seguiu três objetivos principais: (a) desenvolver a re-conceituação de marketing e de estratégia de marketing no Brasil no contexto da globalização; (b) desenvolver frameworks focados em implementação de marketing que reconheçam questões culturais e políticas dentro da grande empresa, e (c) estabelecer um debate interdisciplinar acerca das interfaces entre academia, empresa e poder público para lidar com o binômio discurso-prática de marketing no Brasil. Integrantes: Alexandre Faria (Responsável) Financiador(es): FGV-EBAPE Estratégia de Marketing em Empresas Orientadas para o Mercado (pesquisa CNPq; ) O objetivo principal deste projeto é compreender como e por que estratégias de marketing em empresas orientadas para o mercado são formuladas e implementadas pelos diferentes níveis

9 da empresa. O objetivo secundário é ajudar a promover pesquisa e educação no Brasil, nas áreas de marketing e de estratégia, que desafie pressupostos estabelecidos pela academia dos EUA e reconheça sua constituição e limitações. Integrantes: Alexandre Faria (Responsável); Pedro Gangemi (principal), Thais Negrão; Fernanda Sauerbronn; Ana Lucia Guedes; Robin Wensley. Financiador(es): CNPq e EBAPE-FGV Repensando a Estratégia Organizacional (Propesquisa EBAPE-FGV ) O principal objetivo é explorar as literaturas de estratégia e EOs, produzida nos EUA e na Europa sob uma abordagem sócio-histórica e interdisciplinar para discutir a aproximação das áreas com o propósito de resgatar a importância das dimensões pública, social e política no desenvolvimento do âmbito da estratégia organizacional. Um segundo objetivo é compreender como dilemas fundamentais da relação empresa-sociedade são abordados, tendo como foco específico áreas como estratégia, marketing e EOs, pelos diferentes produtores e difusores de conhecimento no Brasil. Integrantes: Alexandre Faria (Responsável); Takeyoshi Imasato (principal). Financiador: EBAPE-FGV Níveis e Interfaces em Estratégica (Propesquisa EBAPE-FGV ) A maioria dos pesquisadores da área de estratégia vê a de marketing como 'área-irmã' e viceversa. Entretanto, alguns pesquisadores da área de estratégia vêem a de marketing com reservas e desconfiança e vice-versa. Essa ambigüidade também se aplica a outras estratégias funcionais. O objetivo principal deste projeto é reconhecer e compreender essa ambigüidade por meio da investigação de processos estratégicos no âmbito da estratégia de marketing. Integrantes: Alexandre Faria (Responsável); Pedro Gangemi; Thais Signori; Daniel Marabet. Financiador: FGV-EBAPE Reconceituando o Caráter Social da Estratégia (Propesquisa EBAPE-FGV ) Este projeto procura atender ao desafio de re-conceituação teórica das áreas de estratégia e de marketing tendo em vista o avanço da globalização, a expansão das fronteiras do 'mercado' e o crescente poder político e econômico das grandes corporações. O objetivo deste projeto é desenvolver frameworks de análise, com especial atenção para o domínio da estratégia de marketing, que permita compreender mudanças importantes nas interfaces entre empresas, mercado, Estado e sociedade causadas por tais transformações. Integrantes: Alexandre Faria (Responsável); Fernanda Sauerbronn (principal); Pedro Gangemi; Thaís Signori. Financiador(es): FGV-EBAPE b) Coordenados pelo Prof. Eduardo Ayrosa i) Projetos em Andamento: O Discurso do consumo consciente como mediador de relações entre organizações, consumidores, e sociedade

10 As últimas décadas testemunharam o aumento das preocupações com o meio ambiente por parte de governos, organizações, lobistas, políticos, acadêmicos, ativistas e o público em geral. Fenômenos como aquecimento global, erosão e desmatamento, e termos como empresa verde, ecologicamente correto, marketing verde, consumo consciente tornaram-se tópicos frequentes em publicações populares. Acompanhando tal tendência, objetos discursivos como consumo consciente, responsabilidade social e sustentabilidade estão presentes na administração de marketing de forma cada vez mais instrumental. Tal instrumentalidade, assim como as externalidades a ela associadas, estão no centro das preocupações do projeto. As seguintes perguntas de pesquisa orientam a elaboração deste trabalho: Como os discursos de 'consumo consciente' mediam as práticas de resistência ao consumo por um lado, e as práticas gerenciais das organizações que adotam tais discursos por outro? Como esta mediação afeta outras instituições e práticas externas às relações entre consumidor e firma? Pretendemos analisar criticamente a produção e reprodução do discurso do consumo consciente (CC), identificando a posição de objetos e estratégias discursivas relacionadas à resistência ao consumo. Integrantes: Eduardo Ayrosa (Responsável), Denise Franca Barros O sujeito cego e o mercado: investigações sobre cegueira, subjetividade, e consumo O volume diário de fenômenos que envolvem alguma forma intencional de transmissão de informações entre pessoas e instituições é não apenas enorme, mas também de difícil singularização. Dentre essas informações, a variedade dos elementos visuais aos quais somos expostos ao longo da vida é notável. Assumindo que grande parcela destas imagens provém de estímulos do mercado, e que os bens têm um papel fundamental na constituição do sujeito nos tempos de modernidade tardia, tais estímulos visuais têm um papel fundamental na constituição do sujeito. Se eliminarmos o olhar, a faculdade da visão, qual seria o papel do mercado na formação do cidadão-consumidor. O que acontece quando o cidadão não vê? O objetivo deste projeto é investigar as relações entre o cego e o consumo, dando ênfase aos seguintes aspectos: 1. Descrição das formas pelas quais os cegos se apropriam dos significados de consumo produzidos pelos agentes de marketing, e das condições em que tais apropriações ocorrem. 2. Descrição das formas pelas quais os cegos redefinem e reproduzem significados de consumo produzidos pelos agentes de marketing, e em que condições tais redefinições e reprodução ocorrem. 3. Discutir o estatuto dos bens e serviços na constituição do sujeito cego. 4. Discutir a possibilidade da apropriação, redefinição e reprodução de significados de consumo afetarem a identidade do sujeito cego na condição de cidadão. Integrantes: Eduardo Ayrosa (Responsável) Financiador: FGV-EBAPE ii) Projetos encerrados

11 Valores de consumo ( ) Pessoas interagem com mercadorias movidos por interesses que podem ser classificados como econômicos ou simbólicos. Estes interesses levam a diferentes formas de valorização das mercadorias em perspectiva. Neste projeto, investigamos as formas como pessoas atribuem valor a produtos e serviços. Para tanto, partimos inicialmente do quadro referencial proposto por Holbrook (1999), ampliando-o. Aqui exploramos, por exemplo, a forma como mulheres valorizam esportes e se apropriam dos produtos a ele associados. Colaboradores: João Felipe Sauerbronn, Denise Franca Barros Consumo e identidade de gênero Temos procurado compreender como fenômenos sociais relacionados a consumo são afetados pela identidade de gênero. Neste projeto, investigamos como homens gays residentes no Rio de Janeiro usam mercadorias - particularmente produtos de moda - para construir sua identidade de gênero. Colaboradores: Isabel Balloussier Cerchiaro, Severino Joaquim Nunes Pereira, Ligia Kochenborger Gonçalves Emoções e consumo ( ) Há uma grande dificuldade em se definir emoções e suas relações com o consumo uma vez que elas podem ser vistas como expressões de processos psicológicos internos, como estruturas multidimensionais que envolvem pensamento, sentimento e ação, ou como modos de comunicação, culturalmente determinados, que emergem de relações de poder e interdependência. Nossa proposta de pesquisa parte de um mundo socialmente construído e, assim, buscamos observar como sentimentos e emoções interferem na construção de significados de consumo. Colaboradores: João Felipe Sauerbronn, Denise Franca Barros O sujeito cego e o mercado: investigações sobre cegueira, subjetividade, e consumo O volume diário de fenômenos que envolvem alguma forma intencional de transmissão de informações entre pessoas e instituições é não apenas enorme, mas também de difícil singularização. Dentre essas informações, a variedade dos elementos visuais aos quais somos expostos ao longo da vida é notável. Assumindo que uma grande parcela destas imagens provém de estímulos do mercado, e que os bens têm um papel fundamental na constituição do sujeito nos tempos de modernidade tardia, tais estímulos visuais têm um papel fundamental na constituição do sujeito. Se eliminarmos o olhar, a faculdade da visão, qual seria o papel do mercado na formação do cidadão-consumidor. O que acontece quando o cidadão não vê? O objetivo deste projeto é investigar as relações entre o cego e o consumo, dando ênfase aos seguintes aspectos: 1. Descrição das formas pelas quais os cegos se apropriam dos significados de consumo produzidos pelos agentes de marketing, e das condições em que tais apropriações ocorrem. 2. Descrição das formas pelas quais os cegos redefinem e reproduzem significados de consumo produzidos pelos agentes de marketing, e em que condições tais redefinições e reprodução ocorrem. 3. Discutir o estatuto dos bens e serviços na constituição do sujeito cego.

12 4. Discutir a possibilidade da apropriação, redefinição e reprodução de significados de consumo afetarem a identidade do sujeito cego na condição de cidadão. Integrantes: Eduardo Ayrosa (Responsável); Flora Tucci, Juliana Marques Figale. Financiador: FGV-EBAPE

Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. Conteúdo Programático

Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. Conteúdo Programático INTRODUÇÃO AO MARKETING / 75h Prof. Walter Sande [EBAPE/FGV]M. Sc. Em Administração [Instituto de Pesquisa e Pós- Graduação em Administração de Empresas da Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPEAD/UFRJ]

Leia mais

Análise exploratória da Inovação Tecnológica nos Estados, Regiões e. no Brasil com base na Pesquisa de Inovação Tecnológica PINTEC

Análise exploratória da Inovação Tecnológica nos Estados, Regiões e. no Brasil com base na Pesquisa de Inovação Tecnológica PINTEC USCS UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Guilherme Yukihiro Dallaido Shibata Análise exploratória da Inovação Tecnológica nos Estados, Regiões e no Brasil com

Leia mais

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação 1.º Ano / 1.º Semestre Marketing Estratégico Formar um quadro conceptual abrangente no domínio do marketing. Compreender o conceito

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

Liderança Positiva. Força que Impacta o Desempenho das Pessoas

Liderança Positiva. Força que Impacta o Desempenho das Pessoas Liderança Positiva Força que Impacta o Desempenho das Pessoas Uma parceria É com muita satisfação que a Nova School of Business and Economics e a SOCIESC apresentam o Programa Liderança Positiva Força

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO 1 MESTRADO: EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS 1 e 2: Estudos Organizacionais e Sociedade e Marketing e Cadeias

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Ateneo de investigadores (Espaço de intercâmbio entre pesquisadores)

Ateneo de investigadores (Espaço de intercâmbio entre pesquisadores) Ateneo de investigadores (Espaço de intercâmbio entre pesquisadores) Relatoria do Ateneo 2: Pesquisa e produção de conhecimento em Política Educacional (pesquisa, publicações, integridade e ética na pesquisa)

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios

Especialização em Gestão de Negócios Especialização em Gestão de Negócios e Projetos Rio de Janeiro Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO 1 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO MESTRADO: A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS 1 e 2: Organizações e Estratégia e Empreendedorismo e Mercado

Leia mais

FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU

FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU GESTÃO INTEGRADA: PESSOAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TURMA V E EIXOS TEMÁTICOS PARA A MONOGRAFIA FINAL Professor Ms. Carlos Henrique

Leia mais

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS Agenda da Conferência O que são redes? O que são redes interorganizacionais? Breve histórico das redes interorganizacionais Tipos

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ²

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² A Responsabilidade Social tem sido considerada, entre muitos autores, como tema de relevância crescente na formulação de estratégias empresarias

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes Coordenação Acadêmica: Ana Ligia Nunes Finamor CÓDIGO: 1 OBJETIVO Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao

Leia mais

5 Objetivos Principais

5 Objetivos Principais A Rainforest Business School Escola de Negócios Sustentáveis de Floresta Tropical Instituto de Estudos Avançados Universidade de São Paulo (USP) Programa de Pesquisa Amazônia em Transformação (AmazonIEA)

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

MBA Gestão de Mercados ementas 2015/2

MBA Gestão de Mercados ementas 2015/2 MBA Gestão de Mercados ementas 2015/2 Análise de Tendências e Inovação Estratégica Levar o aluno a compreender os conceitos e as ferramentas de inteligência preditiva e inovação estratégica. Analisar dentro

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação executiva

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Ingresso agosto de 2016 Informações: (51) 3218-1355 ernani.neto@espm.br O Curso tem por objetivo capacitar os participantes na utilização de práticas contemporâneas

Leia mais

Master in Management for Human Resources Professionals

Master in Management for Human Resources Professionals Master in Management for Human Resources Professionals Em colaboração com: Master in Management for Human Resources Professionals Em colaboração com APG Um dos principais objectivos da Associação Portuguesa

Leia mais

UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL

UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo [...] devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

APRESENTAÇÃO O curso se apresenta como um novo centro inovador de conceitos, metodologias e pesquisas de gestão de pessoas nas organizações.

APRESENTAÇÃO O curso se apresenta como um novo centro inovador de conceitos, metodologias e pesquisas de gestão de pessoas nas organizações. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013/1 1. MASTER EM GESTÃO DE PESSOAS 2. MASTER EM GESTÃO EMPRESARIAL 3. MASTER EM MARKETING 4. MASTER EM HOSPITALIDADE 1. MASTER EM GESTÃO DE PESSOAS APRESENTAÇÃO O

Leia mais

Gestão Estratégica de Marketing

Gestão Estratégica de Marketing Gestão Estratégica de Marketing A Evolução do seu Marketing Slide 1 O Marketing como Vantagem Competitiva Atualmente, uma das principais dificuldades das empresas é construir vantagens competitivas sustentáveis;

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA UNIVERSIDADE DO PORTO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA LITERACIA FINANCEIRA DA U.PORTO Outubro de 2012 Enquadramento do programa na Estratégia Nacional de Formação Financeira Plano Nacional de Formação Financeira

Leia mais

Comunicação Digital Empresarial MANUAL DO CURSO

Comunicação Digital Empresarial MANUAL DO CURSO Comunicação Digital Empresarial MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado

Leia mais

ESCOLA PAULISTA DE NEGOCIOS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO CORPORATIVO PROFESSOR: CLAUDEMIR DUCA VASCONCELOS ALUNOS: BRUNO ROSA VIVIANE DINIZ

ESCOLA PAULISTA DE NEGOCIOS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO CORPORATIVO PROFESSOR: CLAUDEMIR DUCA VASCONCELOS ALUNOS: BRUNO ROSA VIVIANE DINIZ ESCOLA PAULISTA DE NEGOCIOS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO CORPORATIVO PROFESSOR: CLAUDEMIR DUCA VASCONCELOS ALUNOS: BRUNO ROSA VIVIANE DINIZ INTRODUÇÃO Estratégia é hoje uma das palavras mais utilizadas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERIÓDICOS NACIONAIS 1982-2000

ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERIÓDICOS NACIONAIS 1982-2000 ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERIÓDICOS NACIONAIS 1982-2000 Marta Luz Sisson de Castro PUCRS O Banco de Dados Produção do conhecimento na área de Administração da Educação: Periódicos Nacionais 1982-2000

Leia mais

Bacharelado em Serviço Social

Bacharelado em Serviço Social Informações gerais: Bacharelado em Serviço Social Duração do curso: 04 anos (08 semestres) Horário: Vespertino e Noturno Número de vagas: 300 vagas anuais Coordenador do Curso: Profª Ms. Eniziê Paiva Weyne

Leia mais

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) - PCS A Política de Comunicação do Serviço

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013 MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil Apresentação Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil 2 No Brasil, no final da década de 1990, as questões colocadas pela globalização, tais como o desemprego, a falta de qualificação de

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC)

MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC) MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram

Leia mais

MAPAS CONCEITUAIS NAS PESQUISAS DO NÚCLEO DE ETNOGRAFIA EM EDUCAÇÃO

MAPAS CONCEITUAIS NAS PESQUISAS DO NÚCLEO DE ETNOGRAFIA EM EDUCAÇÃO MAPAS CONCEITUAIS NAS PESQUISAS DO NÚCLEO DE ETNOGRAFIA EM EDUCAÇÃO Autor: Riselda Maria de França Oliveira Universidade Estadual do Rio de Janeiro - riseldaf@hotmail.com Co-autor: Marcelo Alex de Oliveira

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. O Trabalho no Século XXI. Mudanças, Impactos e Perspectivas.

VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. O Trabalho no Século XXI. Mudanças, Impactos e Perspectivas. VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. O Trabalho no Século XXI. Mudanças, Impactos e Perspectivas. GT 18 - Psicología Social Del Trabajo en América Latina: Identidades y procesos de subjetivación,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA Coordenadora: Gláucia Centeno 13/04/2015 > 09/2016 400 horas Idioma: Português Aulas: Segundas e quartas das 19h30 às 22h30 PÚBLICO-ALVO Profissionais com

Leia mais

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar:

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar: A Educação Bilíngüe Proposta de educação na qual o bilingüismo atua como possibilidade de integração do indivíduo ao meio sociocultural a que naturalmente pertence.(eulália Fernandes) 1 A Educação Bilíngüe»

Leia mais

ÉTICA EMPRESARIAL e RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: CONCEITUAÇÃO, ANÁLISES E APLICAÇÕES.

ÉTICA EMPRESARIAL e RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: CONCEITUAÇÃO, ANÁLISES E APLICAÇÕES. ÉTICA EMPRESARIAL e RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: CONCEITUAÇÃO, ANÁLISES E APLICAÇÕES. 1ª etapa: Aprofundamento teórico: é a fase da revisão de literatura. Nela os pesquisadores (alunos e docentes)

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores NÚCLEO AVANÇADO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores De acordo com a Resolução n o 1 de 08/06/2007 da CES do CNE do MEC Coordenação

Leia mais

POLÍTICAS DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS APRESENTAÇÃO

POLÍTICAS DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS APRESENTAÇÃO POLÍTICAS DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS APRESENTAÇÃO A universidade vivencia, em seu cotidiano, situações de alto grau de complexidade que descortinam possibilidades, mas também limitações para suas

Leia mais

Plano de Atividades 2015

Plano de Atividades 2015 Plano de Atividades 2015 Instituto de Ciências Sociais Universidade do Minho 1. Missão Gerar, difundir e aplicar conhecimento no âmbito das Ciências Sociais e áreas afins, assente na liberdade de pensamento,

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 62-CEPE/UNICENTRO, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014. Aprova o Curso de Especialização em Gestão Escolar, modalidade regular, da UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO:

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES)

REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES) REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES) 1 APRESENTAÇÃO Este manual é um documento informativo visando orientar a comunidade acadêmica quanto ao processo de

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS Jorge Luis Nicolas Audy * A Universidade vem sendo desafiada pela Sociedade em termos de uma maior aproximação e alinhamento com as demandas geradas pelo

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da disciplina Evolução do Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação;

Leia mais

Bacharelado em Humanidades

Bacharelado em Humanidades UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE CURSO Bacharelado em Humanidades 1. Perfil do Egresso Em consonância

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: TURISMO ( bacharelado) Missão Formar profissionais humanistas, críticos, reflexivos, capacitados para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo Conteúdo O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente

Leia mais

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO LASSU - LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Por que fazer um MBA LASSU USP? Grande parte do mercado e da sociedade ainda

Leia mais

Métricas de Marketing

Métricas de Marketing CONHECIMENTO CONHECIMENTO Desenvolvimento de pessoas e negócios. A área de Conhecimento ADVB/RS desenvolve pessoas e empresas por meio da disseminação de conceitos e boas práticas em gestão e marketing.

Leia mais

ENCONTRO GAÚCHO SOBRE A NOVA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO EDIÇÃO 2013

ENCONTRO GAÚCHO SOBRE A NOVA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO EDIÇÃO 2013 ENCONTRO GAÚCHO SOBRE A NOVA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO EDIÇÃO 2013 Tendências de pesquisa acadêmica na área de Gestão Pública e Fontes de Informação para Pesquisa Foco em CASP Prof. Ariel

Leia mais

FrontWave Engenharia e Consultadoria, S.A.

FrontWave Engenharia e Consultadoria, S.A. 01. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 2 01. Apresentação da empresa é uma empresa criada em 2001 como spin-off do Instituto Superior Técnico (IST). Desenvolve tecnologias e metodologias de inovação para rentabilizar

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Apresentação Em uma economia globalizada e extremamente competitiva, torna-se cada vez mais imprescindível a visão estratégica

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática Elisabete Ap. Zambelo e-mail: elisabete.zambelo@usc.br Daniel Freire e Almeida e-mail: daniel.almeida@usc.br Verônica

Leia mais

QUALIDADE E INOVAÇÃO. Docente: Dr. José Carlos Marques

QUALIDADE E INOVAÇÃO. Docente: Dr. José Carlos Marques QUALIDADE E INOVAÇÃO Docente: Dr. José Carlos Marques Discentes: Estêvão Lino Andrade N.º 2089206 Maria da Luz Abreu N.º 2405797 Teodoto Silva N.º 2094306 Vitalina Cunha N.º 2010607 Funchal, 28 de Março

Leia mais

MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA SOCIOLOGIA (CÓDIGO 344 ) 12ºAno de Escolaridade (Dec.-Lei nº74/2004) (Duração: 90 minutos)

MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA SOCIOLOGIA (CÓDIGO 344 ) 12ºAno de Escolaridade (Dec.-Lei nº74/2004) (Duração: 90 minutos) 1. Unidades temáticas, conteúdos e objetivos/competências I O que é a Sociologia Unidades temáticas/conteúdos* 1. Sociologia e conhecimento sobre a realidade social 1.1. Ciências Sociais e Sociologia 1.2.

Leia mais

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI João Maldonado / Victor Costa 15, Outubro de 2013 Agenda Sobre os Palestrantes Sobre a SOLVIX Contextualização Drivers de Custo Modelo de Invenstimento

Leia mais

VOLUNTARIADO NO BRASIL E NO MUNDO

VOLUNTARIADO NO BRASIL E NO MUNDO VOLUNTARIADO NO BRASIL E NO MUNDO Para fechar com chave de ouro as comemorações da decada do voluntariado o Sistema das Nações Unidas e a Rede Brasil Voluntário, realizaram durante todo o ano de 2011 pesquisas

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Anne Caroline Paim Baldoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental

Leia mais

CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 1 CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE No dia 16 de novembro último, durante o 10o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado em Porto

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA. Trabalho de Conclusão de Curso Resumos 2011.2

CURSO DE PSICOLOGIA. Trabalho de Conclusão de Curso Resumos 2011.2 CURSO DE PSICOLOGIA Trabalho de Conclusão de Curso Resumos 2011.2 COORDENADORA DO CURSO: Prof.ª Mônica Ramos Daltro SALVADOR TEMA: Contribuições da Teoria do Pensamento Complexo Para a Área da Psicologia

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 OBJETIVOS DO CURSO OBJETIVO GERAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 OBJETIVOS DO CURSO OBJETIVO GERAL SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: DIREITO MISSÃO DO CURSO Desenvolver um ensino que propicie sólida formação ao aluno, constante aprimoramento docente e atualização curricular periódica.

Leia mais

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal.

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal. Educação Não-Formal Todos os cidadãos estão em permanente processo de reflexão e aprendizado. Este ocorre durante toda a vida, pois a aquisição de conhecimento não acontece somente nas escolas e universidades,

Leia mais

Empresariado Nacional e Tecnologias de Informação e Comunicação: Que Soluções Viáveis para o Desenvolvimento dos Distritos?

Empresariado Nacional e Tecnologias de Informação e Comunicação: Que Soluções Viáveis para o Desenvolvimento dos Distritos? Empresariado Nacional e Tecnologias de Informação e Comunicação: Que Soluções Viáveis para o Desenvolvimento dos Distritos? Carlos Nuno Castel-Branco Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da UEM

Leia mais

Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas

Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas Ana Carolina Trindade e-mail: carolinatrindade93@hotmail.com Karen

Leia mais

DIREITO DIGITAL APLICADO 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

DIREITO DIGITAL APLICADO 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) DIREITO DIGITAL APLICADO 2º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA em Gestão de Pessoas Coordenação Acadêmica: Drª. Ana Maria Viegas Reis

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA em Gestão de Pessoas Coordenação Acadêmica: Drª. Ana Maria Viegas Reis CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA em Gestão de Pessoas Coordenação Acadêmica: Drª. Ana Maria Viegas Reis APRESENTAÇÃO A FGV é uma instituição privada sem fins lucrativos, fundada em

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

P.42 Programa de Educação Ambiental - PEA Capacitação professores Maio 2013 Módulo SUSTENTABILIDADE

P.42 Programa de Educação Ambiental - PEA Capacitação professores Maio 2013 Módulo SUSTENTABILIDADE P.42 Programa de Educação Ambiental - PEA Capacitação professores Maio 2013 Módulo SUSTENTABILIDADE Definições de sustentabilidade sustentar - suster 1. Impedir que caia; suportar; apoiar; resistir a;

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia.

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia. XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - Região Sul - Florianópolis - 28 de abril a 01 de maio de 2012 RESUMO OBSERVATÓRIO DE

Leia mais

Espaços Culturais como estratégia de comunicação de marca

Espaços Culturais como estratégia de comunicação de marca Espaços Culturais como estratégia de comunicação de marca Casos: Oi, Vivo, Citibank e HSBC Objetivos a. Analisar as estratégias de comunicação das empresas que utilizam os espaços culturais do Rio de Janeiro

Leia mais

Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 901491 - EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução da teoria organizacional

Leia mais

Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber. Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia

Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber. Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia A Teoria de Ação Social de Max Weber 1 Ação Social 2 Forma de dominação Legítimas 3 Desencantamento

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES A Prima Consultoria A Prima Consultoria é uma empresa regional de consultoria em gestão, fundamentada no princípio de entregar produtos de valor para empresas, governo

Leia mais