Ministro de Estado da Educação José Goldemberg Secretário de Administração Geral Antônio de Souza Teixeira Júnior Coordenador Geral de Planejamento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ministro de Estado da Educação José Goldemberg Secretário de Administração Geral Antônio de Souza Teixeira Júnior Coordenador Geral de Planejamento"

Transcrição

1

2 Ministro de Estado da Educação José Goldemberg Secretário de Administração Geral Antônio de Souza Teixeira Júnior Coordenador Geral de Planejamento Setorial Ana Elizabeth Lofrano Alves dos Santos

3 APRESENTAÇÃO A Coordenação de Informações para o Planejamento - CIP, unidade da Coordenação Geral de Planejamento Setorial do MEC/CPS, apresenta neste informe uma sucinta análise descritiva sobre os Estabelecimentos de Ensino Superior, referentes ao alunado de graduação e corpo docente, com base em dados de 1990, em diversos n í v e i s de agregação, ou seja, por natureza (universidades e estabelecimentos isolados), dependência a d m i n i s t r a t i v a (federal, estadual, m u n i c i pal e particular), área do conhecimento, curso, e em nível de instituição, no caso de universidades e de estabelecimentos isolados federais. Os indicadores aqui apresentados (percentual de docentes em tempo integral, percentual de docentes com Pós-graduacão e relação aluno/docente) representam uma p rimeira tentativa de subsidiar estudos de avaliação da qualidade do ensino superior. Tais informações podem, de acordo com o interesse e a necessidade da Secretaria Nacional de Educação Superior, serem m a i s aprofundadas, com a agragação de outras variáveis e indicadores que p ermitam maior compreensão da realidade. Dessa forma, acredita-se que a área de Planejamento venha a cumprir, efetivamente, seu papel de apoio e assessoramento aos demais órgãos do MEC.

4 Em 1990, o ensino superior no Brasil contava com 918 estabelecimentos de ensino, a nível de graduação, assim distribuídos por natureza e dependência administrativa: NATUREZA DO ESTABELECIMENTO TOTAL DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA FEDERAL ESTADUAL MUNICIPAL PARTIC. Considerando apenas a dependência administrativa das i n s t i t u i ç õ e s, conforme Tabela I, a seguir, observamos que o setor privado representa 62 da mat rícula e 45 dos docentes, com uma média de 16 alunos por professor. As instituições federais e estaduais, com, respectivamente, 20 e 13 da m a trícula e 34 e 18 dos docentes, apresentam uma m é dia de 7 e 8 alunos por professor, respectivamente. A tabela II mostra que no setor privado apenas 19 dos docentes cursaram pós-graduação (14 mestrado e 5 doutorado) e apenas 10 dos seus docentes trabalham em r e g i m e de tempo integral. No setor federal, 48 dos docentes são pós-graduados, sendo 31 com nível de mestrado e 17 com nível de doutorado, e 81 dos docentes trabalham em tempo integral. Quanto à esfera estadual, observamos que 21 dos seus docentes são mestres e 28 doutores, num total de 49 de docentes pós-graduados. Esses valores são relativamente altos em função dos dados das u n i v ersidades do Estado de São Paulo (USP, UNESP e UNICAMP), conforme podemos verificar na Tabela VII.

5 TABELA I MATRÍCULA, DOCENTES EM EXERCÍCIO E RELAC20 ALUNO/DOCENTE POR DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA BRASIL FONTE: MEC/SAG/CPS/Coordenação de Informações para o Planejamento.

6 TABELA II DOCENTES EM EXERCÍCIO, PERCENTUAL DE DOCENTES EM REGIME DE TEMPO INTEGRAL E DE DOCENTES COM PÓS-GRADUAÇÃO, POR DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA BRASIL DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA DOCENTES EM EXERCÍCIO PERCENTUAL EM TEMPO INTEGRAL PERCENTUAL DE DOCENTES COM PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO DOUTORADO TOTAL FONTE: MEC/SAG/CPS/Coordenaçao de Informações para o Planejamento.

7 Considerando também a natureza do estabelecimento, observamos na Tabela III, que 54 da m a t rícula e 65 dos docentes, no e n s i n o s u perior, são de universidades. Os estabelecimentos isolados particulares (incluindo Federações e Integradas), as universidades particulares e as universidades federais p a r t i c i p a m, respectivamente, com 38, 24 e 19 do total da matrícula de graduação. Quanto ao número de docentes, as universidades federais participam com o maior percentual, 32, seguidas das isoladas particulares, com 28, e das u n i versidades particulares, com 18. As universidades estaduais têm uma p a r t i c i p a ç ã o bastante s i g nificativa ( 14) no total de docentes e 9 do alunado; porém esses valores também são fortemente i n f l u enciados pelas universidades do Estado de São Paulo (ver Tabela VII). As universidades municipais e isoladas públicas (federais, estaduais e m u n i cipais) englobam, juntas, apenas 10 do alunado e 8 dos docentes. Quanto à qualificação e regime de trabalho dos docentes, observamos (Tabela IV) que as u n i versidades federais e estaduais e as isoladas federais apresentam percentuais, tanto de docentes com pós-graduação (48, 58 e 57 respectivamente) quanto de docentes em regime de tempo i n tegral (81, 71 e 767. respectivamente), significativamente superiores aos das de mais instituições, e ainda, nesses mesmos estabelecimentos, cada professor atende em m é d i a entre 6 e 7 alunos de graduação, enquanto que nas outras instituições essa média varia de 14 a 18 alunos por professor (ver Tabela III).

8 TABELA III MATRÍCULA, DOCENTES EM EXERCÍCIO E RELAÇÃO ALUNO/DOCENTE POR NATUREZA E DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA BRASIL NATUREZA E DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA MATRÍCULA NÚMERO DOCENTES EM EXERCÍCIO NÚMERO RELAÇÃ0 ALUNO/ DOCENTE FONTE: MEC/SAG/CPS/Coordenação de Informações para o Planejamento. (*) Inclusive Faculdades Integradas e Federações

9 TABELA IV DOCENTES EM EXERCÍCIO, PERCENTUAL DE DOCENTES EM REGIME DE TEMPO INTEGRAL E DE DOCENTES COM PóS-GRADUAÇÃO, POR NATUREZA E DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA BRASIL NATUREZA E DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA DOCENTES EM EXERCÍCIO PERCENTUAL EM TEMPO INTEGRAL PERCENTUAL DE DOCENTES COM PÓS-GRADUAC20 MESTRADO DOUTORADO TOTAL FONTE: MEC/SAG/CPS/Coordenação de Informações para o Planejamento. (*) Inclusive Faculdades Integradas e Federações

10 Quando analisamos o grau de formação dos docentes, em nível de estabelecimento, destacamos, entre as universidades federais (Tabela V), as seguintes: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de Viçosa e Universidade de Brasília, respectivamente com 90, 79 e 75 de docentes pós-graduados e 56, 34 e 42 de docentes com cursos de doutorado. As duas primeiras universidades, no entanto, somados os seus docentes, não representam 3 do total das universidades federais. Quanto ao regime de trabalho e a média de alunos por docente, não se observa diferenças significativas entre as universidades federais. Entre os estabelecimentos isolados federais (Tabela VI) que p a r ticipam com apenas i do alunado e 2 dos docentes de ensino superior, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica, Escola Paulista de Medicina e Escola Superior de Agricultura de Lavras apresentam, respectivamente, 92, 80 e 86 de docentes com pós-graduação e 56, 55 e 37 de docentes com doutorado, os percentuais mais altos desse grupo. Conforme a Tabela VII, verificamos que as universidades do Estado de São Paulo, USP, UNESP e UNICAMP, que representam 56 dos docentes de universidades estaduais e 12 do total, apresentam, respectivamente, 89, 777. e 69 de seus docentes com pós-graduação e 66, 46 e 39, com doutorado. A maioria das universidades estaduais, especialmente as dos Estados da região Nordeste, e também as universidades municipais, apresentam baixos percentuais de docentes pós-graduados e números médios de alunos por docente relativamente altos. Com relação às universidades particulares (Tabela VIII), destacamos a PUC do R i o de Janeiro com um percentual de docentes com nível de doutorado (38) significativamente superior aos das demais universidades desse setor. De um modo geral, a grande maioria das universidades privadas apresentam baixos percentuais, tanto de docentes pós-graduados, quanto de docentes em tempo integral, e com relação ao número médio de alunos por professor, essas instituições apresentam números bastante altos, quando comparadas com as instituições federais.

11

12

13

14

15 O alunado de graduação, em 1990, se d istribuía por área do conhecimento, da seguinte forma: A Tabela IX, a seguir, apresenta a distribuição percentual da m a t r í c u l a de cada uma dessas áreas, por natureza e dependência administrativa, e a Tabela X apresenta a distribuição percentual da matrícula de cada setor administrativo (ver valores absolutos na Tabela III), por área do conhecimento. Observamos na Tabela IX que, do total de alunos da área de Ciências Sociais Aplicadas, 47 são m a t r i c u l a d o s em estabelecimentos isolados particulares e 27 em universidades particulares. Esses valores representam respectivamente, 48 e 45 dos totais de matrículas dessas instituições (ver Tabela X). A área de Ciências Sociais Aplicadas é formada por m a i s de 20 modalidades de curso, no entanto, 88 do seu alunado se encontra nos cursos de Administração, Direito, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Comunicação Social, respectivamente, 28, 25, 6, 2 e 7. A área de C i ê n c ias Humanas, com 15 m o d alidades de curso, onde se destacam P edagogia e Psicologia (respectivamente, 42 e 18 do alunado), apresenta 43 de seus alunos matriculados em estabelecimentos isolados particulares e 20 em universidades particulares (ver Tabela IX), que representam, respectivamente, 20 e 15, dos totais de alunos dessas instituições (Tabela X).

16 Considerando a área de Ciências da Saúde, observamos que as universidades federais englobam 31 do alunado dessa área (Tabela IX), o que representa 18 do seu alunado (Tabela X). Os cursos com maiores percentuais de matrícula são: Medicina, Educação Física e Odontologia, com, respectivamente, 27, 20'/. e 17 do total da área. 30 dos alunos da área de Engenharia/Tecnologia são de universidades particulares, 26 de universidades federais e 23. de isoladas particulares (Tabela IX). Esses valores representam, respectivamente, 13, 14 e 6. dos totais de alunos dessas instituições (Tabela X). 58 dos alunos da área de Ciências Exatas se encontram em instituições privadas (34 em isoladas e 24 em universidades) e dos totais de alunos dessas instituições particulares, respectivamente 8 e 9 são de Ciências Exatas (Tabelas IX e X). 39 do alunado dessa área pertence ao curso de Ciências-Licenciatura. Os estabelecimentos isolados particulares englobam 39 dos alunos da área de Lingüística, Letras e Artes, na qual se destaca o curso de Letras, com 79 do alunado. A área de Ciências Agrárias apresenta 47 dos seus alunos matriculados em universidades federais (7 do alunado dessas universidades) (Tabela IX e X). 49 do alunado dessa área pertence ao curso de Agronomia. A área de Ciências Biológicas, que é formada apenas pelo curso de Ciências Biológicas, com alunos, se encontra mais nas universidades federais e particulares (Tabela IX), no entanto, essa área representa apenas 2 e 1 dos totais de alunos dessas instituições (Tabela X).

17 Quando a n a lisamos os estabelecimentos isolados particulares, a n í v e l de curso, encontramos os maiores percentuais de matrícula nos cursos de A d m i n i s t r a ção (17), Pedagogia (11), Direito (11) e C i ências Contábeis (9). Com relação às universidades particulares, os cursos de D i r eito, Engenharia e Administração apresentam os maiores percentuais, respectivamente 14, 12 e 10 do alunado dessas universidades. Entre as universidades Federais, destacam-se os cursos de E n g e n h a r i a (13), M e d i c i n a (7) e Direito (7), e nos est abelecimentos isolados federais, os cursos de Engenharia, Agronomia e Medicina, com, respectivamente, 34, 13 e 11 do alunado desses estabelecimentos.

18 TABELA IX DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL DA MATRÍCULA POR NATUREZA E DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA, SEGUNDO AS ÁREAS DO CONHECIMENTO BRASIL ÁREA DO CONHYECIEMNTO NATUREZA E DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA Ciências Exatas z Ciências Biológica s Engenhari a/ TEcnologia CiênciaS da Saúde Ciências Agrárias Ciências Sociais APIicadas Ciências Humanas Ling./Letras e Artes FONTE: MEC/SAG/CPS/Coordenação de Informações para o Planejamento. (*) Inclusive Faculdades Inteqradas e Federações.

19 TABELA X DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL DA MATRÍCULA POR ÁREA DO CONHECIMENTO, SEGUNDO A NATUREZA E DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA, BRASIL ÁREA DO CONHECIME NTO Federal Estadual Universidade NATUREZA E DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA Municipal Particular Federal Estabelecimento Isolado Esta Municipal Particular(*) dual FONTE: MEC/SAG/CPS/Coordenação de Informações para o Planejamento. (*) Inclusive Faculdades Integradas e Federações.

20 De acordo com dados p r e l i minares, fornecidos pela CAPES/MEC, referentes à pós-graduação em 1989, as universidades federais tinham, aproximadamente, alunos de mestrado e de doutorado. As universidades estaduais, universidades particulares e isoladas federais (relacionadas na Tabela VI) t i nham, respectivamente, 9.884, e alunos de mestrado e 5.176, 563 e 383 alunos de doutorado. Considerando, apenas, as universidades federais, vemos que a Universidade Federal do R i o de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal de M i n a s Gerais e a U niversidade Federal do Rio Grande do Sul p a r ticipam, respectivamente com 25, 9 e 10 dos alunos de mestrado e 44, 20 e 9 dos alunos de doutorado. Com relação aos alunos de mestrado das universidades estaduais, 62 são da USP, 23 da UNICAMP e 11 da UNESP. Essas mesmas universidades apresentam, respectivamente, 68, 23 e 8 do alunado dos cursos de doutorado das universidades estaduais. A Escola Paulista de Medicina detém 43 dos alunos de mestrado e 78 dos alunos de doutorado, entre os estabelecimentos isolados federais, nao considerando as instituições que oferecem exclusivamente cursos a nível de pós-graduação, mas, apenas, os estabelecimentos relacionados na Tabela VI. A PUC de São Paulo e PUC do R i o de Ja neiro apresentam, respectivamente, 45 e 26 do alunado de mestrado e, 36 e 39 do alunado de doutorado, considerando os alunos de mestrado e 563 alunos de doutorado das universidades particulares. Convém ressaltar que, com a reestruturação da CIP/CPS, objetivando a melhoria da qualidade da informação e da produtividade operacional do Sistema Estatístico da Educação, está sendo proposta a colaboração de especialistas em educação para reexaminar e sugerir alterações no conjunto de questionários u t i l izados nos Censos Educacionais, bem como na definição de pesquisas especiais a serem realizadas por amostragem. Com isso, espera-se obter subsídios que permitam avaliar com maior precisão a qualidade do ensino superior no Brasil e atender às necessidades dos usuários do sistema.

21 Chefe da Coordenação de Informações para o Planejamento CARLOS EDUARDO MORENO SAMPAIO Chefe da Divisão de Levantamentos e Disseminação JORGE RONDELLI DA COSTA Secretárias LÍDIA FERRAZ SUSANA MARIA GUSMÃO VILAR Setor de Preparação e Controle dos Levantamentos do Ensino Fundamental, Médio, Educação Especial, Supletivo e Financeiro LINDBERG GOMES DE BRITO - Chefe de Setor MARIA DA GLÓRIA RODRIGUES ALVES FERNANDO RUBENS BRANDÃO BARROS NORMA SUELY DA COSTA CONCEIÇÃO ZÉLIA MARIA DE JESUS Setor de Preparação e Controle dos Levantamentos do Ensino Superior MARIA DAS DORES PEREIRA ROSA - Chefe de Setor MARIA LUIZA GALESCO ANA CARLA PINTO DANTAS SANTANA MARIA DE JESUS RIBEIRO SENA JACYRA EVANGELISTA DE OLIVEIRA MARIA GENUVEVA DA CONCEIÇÃO GOMES Setor de Preparação e Crítica dos Questionários CHELA MILAN ESTEVES - Chefe de Setor MARLY FLORES DOS SANTOS FRANCISCO DE SOUZA MARQUES CÉLIA MÁRCIA MARTINS LIMA LÚCIA DE SOUZA TAVARES FARIAS CÉLIA CRISTINA GEDEON ARAÚJO CRISTINA DE LOURDES 0. ABREU SÉRGIO ANTONIO M. DE OLIVEIRA Setor de Análises Estatísticas JOSÉ DIAS PEREIRA - Chefe de Setor MARIA DAS GRAÇAS MOREIRA COSTA LILIANE LUCIA.DE A. OLIVEIRA Setor de Processamento e Operação JORGE ROBERTO PEREIRA DUARTE - Chefe de Setor JOSÉ MARIA DA PAIXÃO NASCIMENTO PEDRO GONÇALVES DA COSTA JOSIMAR GUEDES DE CARVALHO NILO RIBEIRO MORAES ANTÔNIO JOSÉ AMORIM Setor de Desenvolvimento de Sistemas RICARDO TORRES LENZI - Chefe de Setor ÁLVARO VARGAS LOMBARDI HÉLIO FRANCO RULL PEDRO HENRIQUE M.ARAÚJO Setor de Disseminação e Documentação MAURO ALVES RAMOS - Chefe de Setor MARIA DE FÁTIMA TEIXEIRA LIMA CRISTINA MEDEIROS DE OLIVEIRA MAURÍCIO GOLDENBERG FÁTIMA FONTENELLE ALVES DE BRITO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA GERAL SECRETARIA DE ARTICULAÇÃO E ESTUDOS DE PLANEJAMENTO SERVIÇO DE ESTATÍSTICA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA GERAL SECRETARIA DE ARTICULAÇÃO E ESTUDOS DE PLANEJAMENTO SERVIÇO DE ESTATÍSTICA DA EDUCAÇÃO E CULTURA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA GERAL SECRETARIA DE ARTICULAÇÃO E ESTUDOS DE PLANEJAMENTO SERVIÇO DE ESTATÍSTICA DA EDUCAÇÃO E CULTURA 02 INF 88 SÍNTESE DAS ESTATÍSTICAS DO ENSINO SUPERIOR CENSO EDUCACIONAL

Leia mais

TAMANHO DAS ESCOLAS DO 1 GRAU

TAMANHO DAS ESCOLAS DO 1 GRAU MINISTÉRIO CA EDUCAÇÃO SECRETARIA_ ADMINISTRAÇÃO GERAL COORNAÇÃO PLANEJAMENTO SETORIAL COORNAÇÃO INFORMAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO TAMANHO DAS ESCOLAS DO 1 GRAU TRABALHO ELABORADO POR ELIZEU FRANCISCO CALSING

Leia mais

(YROXomR GR(QVLQR *UDGXDomR

(YROXomR GR(QVLQR *UDGXDomR (YROXomR GR(QVLQR 6XSHULRU² *UDGXDomR,QVWLWXWRÃ1DFLRQDOÃGHÃ(VWXGRV (& HÃ3HVTXLVDVÃ(GXFDFLRQDLV Brasília, 2 1 DIRETORIA DE INFORMAÇÕES E ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS João Batista Ferreira Gomes Neto COORDENAÇÃO-GERAL

Leia mais

Legislação Pesqueira e Ambiental. Prof.: Thiago Pereira Alves

Legislação Pesqueira e Ambiental. Prof.: Thiago Pereira Alves Técnico em Aquicultura Legislação Pesqueira e Ambiental Prof.: Thiago Pereira Alves SNUC Conceito É o conjunto organizado de unidades de conservação protegidas (federais, estaduais, municipais) que, planejado,

Leia mais

CONCEITOS DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - 2007/CAPES

CONCEITOS DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - 2007/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DEPARTAMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CONCEITOS DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - 2007/CAPES Este documento,

Leia mais

12-13/03/200913/03/2009

12-13/03/200913/03/2009 Ministério da Educação - MEC Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Leia mais

Extensão Universitária: Mapeamento das Instituições que Fomentam Recursos para Extensão Universitária RESUMO

Extensão Universitária: Mapeamento das Instituições que Fomentam Recursos para Extensão Universitária RESUMO Extensão Universitária: Mapeamento das Instituições que Fomentam Recursos para Extensão Universitária SILVA, Valdir Ricardo Honorato da (discente bolsista) SOUTO, Geane de Luna (Técnico orientador) RESUMO

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Anais IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Propostas e ações inclusivas: impasses e avanços Belo Horizonte 17 a 20 de outubro de 2006 Sessões

Leia mais

Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação FNCE Região Centro Oeste

Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação FNCE Região Centro Oeste Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação FNCE Região Centro Oeste Educação à Distância no Território Nacional: desafios e perspectivas Francisco Aparecido Cordão facordao@uol.com.br

Leia mais

META NACIONAL 15: garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 (um) ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais

Leia mais

REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO - FNCE - REGIÃO NORDESTE

REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO - FNCE - REGIÃO NORDESTE REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO - FNCE - REGIÃO NORDESTE Política Nacional de EAD e a Colaboração inter Sistemas Francisco Aparecido Cordão facordao@uol.com.br EAD: dispositivos

Leia mais

Luiz Roberto Liza Curi Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com

Luiz Roberto Liza Curi Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com Luiz Roberto Liza Curi Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com 1 Luiz Roberto Liza Curi Sociólogo Doutor em Economia Conselheiro do Conselho Nacional de Educação Diretor LEYA

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A educação profissional no Brasil já assumiu diferentes funções no decorrer de toda a história educacional brasileira. Até a promulgação da atual LDBEN, a educação profissional

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL Alex Sandre Guedes Alves (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Qualificação Profissional: Engenharia Mecânica Atualmente é professor

Leia mais

A Função da Comissão Própria de Avaliação (CPA) em uma Instituição de Ensino Superior. Prof. Marcílio A. F. Feitosa

A Função da Comissão Própria de Avaliação (CPA) em uma Instituição de Ensino Superior. Prof. Marcílio A. F. Feitosa A Função da Comissão Própria de Avaliação (CPA) em uma Instituição de Ensino Superior Prof. Marcílio A. F. Feitosa Avaliação das Instituições de Educação Superior A Avaliação Institucional é um dos componentes

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR

CARACTERIZAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR CARACTERIZAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR JOSILENE APARECIDA SARTORI ZAMPAR 1 TÂNIA MARIA SANTANA DE ROSE 2 Universidade Federal de São Carlos UFSCar INTRODUÇÃO

Leia mais

Art. 1º Fica modificada a redação da Seção V do Título IV da Lei Complementar nº 49, de 1º de outubro de 1998, que passa ter a seguinte redação:

Art. 1º Fica modificada a redação da Seção V do Título IV da Lei Complementar nº 49, de 1º de outubro de 1998, que passa ter a seguinte redação: Art. 1º Fica modificada a redação da Seção V do Título IV da Lei Complementar nº 49, de 1º de outubro de 1998, que passa ter a seguinte redação: Art. 32 O Conselho Estadual de Educação é órgão colegiado

Leia mais

GUIA DE CERTIFICAÇÃO. Exame Nacional do Ensino Médio. Brasília-DF. Guia de Certificação Exame Nacional do Ensino Médio Enem

GUIA DE CERTIFICAÇÃO. Exame Nacional do Ensino Médio. Brasília-DF. Guia de Certificação Exame Nacional do Ensino Médio Enem GUIA DE CERTIFICAÇÃO Exame Nacional do Ensino Médio Brasília-DF MAIO/2015 Guia de Certificação Equipe técnica Diretoria de Avaliação da Educação Básica Alexandre André dos Santos Alessandro Borges Tatagiba

Leia mais

9. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

9. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA 9. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA 9.1 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA 9.1.1 Objetivos gerais A Constituição Federal assegura às comunidades indígenas o direito de uma educação escolar diferenciada e a utilização

Leia mais

ENSINO SUPERIOR: PRIORIDADES, METAS, ESTRATÉGIAS E AÇÕES

ENSINO SUPERIOR: PRIORIDADES, METAS, ESTRATÉGIAS E AÇÕES ENSINO SUPERIOR: PRIORIDADES, METAS, ESTRATÉGIAS E AÇÕES Introdução Paulo Speller 1 Nos anos recentes, diversos países vem debatendo a possibilidade de promoverem alterações em seus sistemas de educação

Leia mais

Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Objetivos da aula: Revisão da aula de 2 de abril. Ciências Sociais. Profa. Cristiane Gandolfi

Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Objetivos da aula: Revisão da aula de 2 de abril. Ciências Sociais. Profa. Cristiane Gandolfi Estrutura e Funcionamento da Educação Básica Ciências Sociais Profa. Cristiane Gandolfi Objetivos da aula: Compreender a estrutura didática definida na LDBEN 9394/96 e sua articulação com o conceito de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 10/10/2011, Seção 1, Pág. 17. Portaria n 1469, publicada no D.O.U. de 10/10/2011, Seção 1, Pág.1. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DAES

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DAES INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DAES NOTA TÉCNICA INEP/DAES nº 2/213 Assunto: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Leia mais

Análise da oferta e da qualidade dos cursos de Administração na educação superior brasileira

Análise da oferta e da qualidade dos cursos de Administração na educação superior brasileira Elisabeth Cristina Drumm Formada em Administração, Especialista em Gestão Empresarial, Mestre em Processos e Manifestações Culturais. Professora da Urcamp. Análise da oferta e da qualidade dos cursos de

Leia mais

Indicador(es) Órgão(s) 26 - Ministério da Educação

Indicador(es) Órgão(s) 26 - Ministério da Educação Programa úmero de Ações 13 1060 Brasil Alfabetizado e Educação de Jovens e Adultos Objetivo Indicador(es) Garantir acesso e permanência de jovens e adultos a programas educacionais que visam atender as

Leia mais

Resultados da Candidatura a Alojamento

Resultados da Candidatura a Alojamento Resultados da Candidatura a Alojamento Unidade Orgânica: Serviços de Acção Social RESIDÊNCIA: 02 - ESE ANO LECTIVO: 2015/2016 2ª Fase - Resultados Definitivos >>> EDUCAÇÃO BÁSICA 14711 Ana Catarina Mendes

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira ESTUDO TÉCNICO Nº 4/2014

CÂMARA DOS DEPUTADOS Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira ESTUDO TÉCNICO Nº 4/2014 Solicitação de Trabalho nº 252/2014 CONOF Solicitante: Deputado Pauderney Avelino ESTUDO TÉCNICO Nº 4/2014 ASPECTOS ORÇAMENTÁRIOS E FINANCEIROS SOBRE A INCLUSÃO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR COMO DESPESA DE MANUTENÇÃO

Leia mais

Manual de Atividades dos Bolsistas da DEaD/IFPR

Manual de Atividades dos Bolsistas da DEaD/IFPR Manual de Atividades dos Bolsistas da DEaD/IFPR Diretoria de Educação a Distância - IFPR Descrição das atividades desenvolvidas pelos bolsistas vinculados à Diretoria de Educação a Distância do Instituto

Leia mais

REVISÃO/ATUALIZAÇÃO DO MARCO REGULATÓRIO - EAD. 27 de maio de 2013 SÃO PAULO. Por Enilton Ferreira Rocha

REVISÃO/ATUALIZAÇÃO DO MARCO REGULATÓRIO - EAD. 27 de maio de 2013 SÃO PAULO. Por Enilton Ferreira Rocha REVISÃO/ATUALIZAÇÃO DO MARCO REGULATÓRIO - EAD 27 de maio de 2013 SÃO PAULO Por Enilton Ferreira Rocha 1. ABERTURA Após a abertura, a Profa. Cleunice Matos (Coordenadora Geral de Regulação da Educação

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência Resultados da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2013

Ministério da Educação e Ciência Resultados da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2013 14870896 ANA CATARINA DE JESUS RIBEIRO Não colocada 14583084 ANA CATARINA DA ROCHA DIAS Não colocada 14922639 ANA CATARINA SOARES COUTO Colocada em 7230 Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior

Leia mais

LEI Nº 2.581/2009. O Prefeito Municipal de Caeté, Minas Gerais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei:

LEI Nº 2.581/2009. O Prefeito Municipal de Caeté, Minas Gerais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei: LEI Nº 2.581/2009 DISPÕE SOBRE O PLANO DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE CAETÉ. O Prefeito Municipal de Caeté, Minas Gerais, faz saber que a Câmara Municipal

Leia mais

Divisão política do Brasil

Divisão política do Brasil Divisão política do Brasil O Brasil é uma Federação. Uma Federação é um Estado descentralizado. Cada unidade federativa possui autonomia política expressa na Constituição Federal e em suas constituições

Leia mais

Estatísticas dos Professores no Brasil

Estatísticas dos Professores no Brasil EDUCAÇÃO E Estatísticas dos Professores no Brasil Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira República Federativa do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº... (Autoria: Poder Executivo) CAPÍTULO I DA CARREIRA

PROJETO DE LEI Nº... (Autoria: Poder Executivo) CAPÍTULO I DA CARREIRA PROJETO DE LEI Nº... (Autoria: Poder Executivo) Dispõe sobre a carreira Assistência à Educação do Distrito Federal e dá outras providências CAPÍTULO I DA CARREIRA Art. 1. Carreira Assistência à Educação

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISDA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISDA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISDA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2013/01 a 2013/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Diagnóstico

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA USO DAS TECNOLOGIAS: análise dos cursos EaD e da prática docente

FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA USO DAS TECNOLOGIAS: análise dos cursos EaD e da prática docente FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA USO DAS TECNOLOGIAS: análise dos cursos EaD e da prática docente Claudia Amorim Francez Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail:

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005. Regulamenta a Lei n o 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira

Leia mais

EDITAL PRG/Santander Universidades/2: Santander e-grad

EDITAL PRG/Santander Universidades/2: Santander e-grad EDITAL PRG/Santander Universidades/2: Santander e-grad Edição 2015/2016 DISPÕE SOBRE O PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES-USP, EDIÇÃO 2015/2016, SOB A GESTÃO ACADÊMICA E ADMINISTRATIVA DA PRÓ- REITORIA DE

Leia mais

CRIAÇÃO DO CADASTRO REGIONAL DE ÁREAS NATURAIS PROTEGIDAS DO SUDESTE DE MINAS GERAIS.

CRIAÇÃO DO CADASTRO REGIONAL DE ÁREAS NATURAIS PROTEGIDAS DO SUDESTE DE MINAS GERAIS. CRIAÇÃO DO CADASTRO REGIONAL DE ÁREAS NATURAIS PROTEGIDAS DO SUDESTE DE MINAS GERAIS. 1. Introdução Amanda Henrique Costa & Geraldo Majela Moraes Salvio gap.barbacena@ifsudestemg.edu.br O Sistema Nacional

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A REGIÃO SUDESTE

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A REGIÃO SUDESTE Rio de Janeiro, em 25 de novembro de 2009. CURSO DE QUALIFICAÇÃO DE GESTORES DO SUS EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A REGIÃO SUDESTE A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR DECRETO Nº 4.059, DE 1º DE OUTUBRO DE 2008 CRIA OS NÚCLEOS DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

DIAGNÓSTICO DOS INVESTIMENTOS

DIAGNÓSTICO DOS INVESTIMENTOS DIAGNÓSTICO DOS INVESTIMENTOS EM CULTURA NO BRASIL v. 1 Gastos públicos com cultura no Brasil: 1985-1995 Contrato de prestação de serviços que entre si celebram a União Federal, por intermédio da Secretaria

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UEPG SINAES ENADE 2011

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UEPG SINAES ENADE 2011 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UEPG SINAES ENADE 2011 Ponta Grossa 2013 REITORIA Reitor João Carlos Gomes Vice-Reitor Carlos Luciano Sant Ana Vargas PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO

Leia mais

MINAS, IDEB E PROVA BRASIL

MINAS, IDEB E PROVA BRASIL MINAS, IDEB E PROVA BRASIL Vanessa Guimarães 1 João Filocre 2 I I. SOBRE O 5º ANO DO EF 1. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado há um ano pelo MEC e adotado como indicador da

Leia mais

Decreto Lei de LIBRAS

Decreto Lei de LIBRAS Decreto Lei de LIBRAS Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA LEI Nº 278, DE 17 DE OUTUBRO DE 2014. Altera e insere dispositivos na Lei Municipal nº 016, de 20 de janeiro de 2004, a qual dispõe sobre o Plano de Carreira e Remuneração dos Servidores do Magistério

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES 1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Portaria nº 2.051, de 9 de

Leia mais

Especialização: TRANSPARÊNCIA E QUALIDADE

Especialização: TRANSPARÊNCIA E QUALIDADE Especialização: TRANSPARÊNCIA E QUALIDADE Orlando Pilati UFPr e SESu/MEC Foro sobre Especialidades em Medicina Veterinária CFMV - BRASÍLIA 05/08/2008 Cursos de Especialiazação Consolidados na Educação

Leia mais

Ciência na Educação Básica

Ciência na Educação Básica Ciência na Educação Básica Maria Beatriz Ramos de Vasconcellos Coelho Coordenadora Geral de Tecnologias da Educação Secretaria de Educação Básica O que está na Constituição O Brasil é uma República Federativa

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES ENADE

PERGUNTAS FREQUENTES ENADE PERGUNTAS FREQUENTES ENADE 1. O que é o ENADE? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos

Leia mais

Estudo exploratório sobre o professor brasileiro Com base nos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007

Estudo exploratório sobre o professor brasileiro Com base nos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007 Estudo exploratório sobre o professor brasileiro COORDENAÇÃO-GERAL DE CONTROLE DE QUALIDADE E DE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO EQUIPE TÉCNICA RESPONSÁVEL Maria Inês Pestana (coordenação) Alex Ricardo Medeiros

Leia mais

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR Ana Lucia Lima da Costa Pimenta Monteiro Prefeitura Municipal de Biguaçu anamonteiro1970@hotmail.com INTRODUÇÃO: As políticas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO COORDENAÇÃO GERAL DE PLANEJAMENTO E GESTÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO COORDENAÇÃO GERAL DE PLANEJAMENTO E GESTÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO COORDENAÇÃO GERAL DE PLANEJAMENTO E GESTÃO TERMO DE REFERÊNCIA N.º e Título do Projeto Projeto OEI BRA/10/001

Leia mais

Entendendo a Planilha de Prestação de Contas dos Recursos. Vinculados à Educação no Município de São Paulo

Entendendo a Planilha de Prestação de Contas dos Recursos. Vinculados à Educação no Município de São Paulo Entendendo a Planilha de A planilha de da Educação foi montada para possibilitar que você acompanhe, durante todo o exercício, a publicação bimestral dos dados das receitas e despesas, referentes à vinculação

Leia mais

1/11 DIRETORIA DE PROGRAMAS E BOLSAS NO PAÍS COORDENAÇÃO GERAL DE PROGRAMAS ESTRATÉGICOS COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE INDUÇÃO E INOVAÇÃO/CII

1/11 DIRETORIA DE PROGRAMAS E BOLSAS NO PAÍS COORDENAÇÃO GERAL DE PROGRAMAS ESTRATÉGICOS COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE INDUÇÃO E INOVAÇÃO/CII 1/11 DIRETORIA DE PROGRAMAS E BOLSAS NO PAÍS COORDENAÇÃO GERAL DE PROGRAMAS ESTRATÉGICOS COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE INDUÇÃO E INOVAÇÃO/CII PROGRAMA DE APOIO AO ENSINO E À PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Leia mais

Acidentes de Trabalho com Consequência óbitos

Acidentes de Trabalho com Consequência óbitos Acidentes de Trabalho com Consequência óbitos Brasília DF Abril/2015 1. INTRODUÇÃO O Ministério da Previdência (MPS), por intermédio da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DATAPREV),

Leia mais

APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS E ÍNDICES DE DESEMPENHO ESCOLAS ESTADUAIS. Município: Araguaína TO Regional: Araguaína - TO

APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS E ÍNDICES DE DESEMPENHO ESCOLAS ESTADUAIS. Município: Araguaína TO Regional: Araguaína - TO APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS E ÍNDICES DE DESEMPENHO ESCOLAS ESTADUAIS Município: Araguaína TO Regional: Araguaína - TO SE LIGA E ACELERA OBJETIVOS, PÚBLICO ALVO E DADOS ESTATÍSTICOS Se Liga -

Leia mais

XLIII PLENÁRIA NACIONAL DO FÓRUM DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO - FNCE

XLIII PLENÁRIA NACIONAL DO FÓRUM DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO - FNCE XLIII PLENÁRIA NACIONAL DO FÓRUM DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO - FNCE O Futuro da Educação a Distância na Educação Básica Francisco Aparecido Cordão facordao@uol.com.br Dispositivos da LDB e DECRETOS

Leia mais

INTERVENÇÕES ESPECÍFICAS DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO PROEJA: DESCOBRINDO E SE REDESCOBRINDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INTERVENÇÕES ESPECÍFICAS DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO PROEJA: DESCOBRINDO E SE REDESCOBRINDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTERVENÇÕES ESPECÍFICAS DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO PROEJA: DESCOBRINDO E SE REDESCOBRINDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Área Temática: Educação Cláucia Honnef 1 (Coordenador da Ação de Extensão

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

O MAPEAMENTO DA INTEGRAÇÃO ENTRE PÓS-GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO EM DIREITO NO BRASIL: A UTILIDADE DAS BASES DE DADOS DA CAPES E INEP

O MAPEAMENTO DA INTEGRAÇÃO ENTRE PÓS-GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO EM DIREITO NO BRASIL: A UTILIDADE DAS BASES DE DADOS DA CAPES E INEP ISBN 978-85-61091-05-7 V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 O MAPEAMENTO DA INTEGRAÇÃO ENTRE PÓS-GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO EM DIREITO NO BRASIL: A UTILIDADE

Leia mais

Resolução nº 082, de 19 de outubro de 2011.

Resolução nº 082, de 19 de outubro de 2011. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Conselho Superior Resolução nº

Leia mais

Núcleos de Tecnologia Educacional NTE/NTM Caracterização e Critérios para Criação e Implantação

Núcleos de Tecnologia Educacional NTE/NTM Caracterização e Critérios para Criação e Implantação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação a Distância - SEED Diretoria de Infraestrutura em Tecnologia Educacional DITEC Esplanada dos Ministérios, Bloco L, 1º Andar, Sala 119 70047-900 Brasília/DF

Leia mais

Doutores Titulados Aquém das Necessidades do Brasil

Doutores Titulados Aquém das Necessidades do Brasil 1 Doutores Titulados Aquém das Necessidades do Brasil Clóvis Pereira da Silva UFPR Neste texto abordaremos o problema que diz respeito ao número de doutores titulados anualmente em Matemática Pura, no

Leia mais

Departamento de Pesquisas Judiciárias

Departamento de Pesquisas Judiciárias 1 Conselho Nacional de Justiça Presidente Ministro Joaquim Barbosa Corregedor Nacional de Justiça Ministro Francisco Falcão Conselheiros Ministro Carlos Alberto Reis de Paula José Roberto Neves Amorim

Leia mais

Profa. Dra. Maria Aparecida da Silva CEFET-MG

Profa. Dra. Maria Aparecida da Silva CEFET-MG Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) Profa. Dra. Maria Aparecida da Silva CEFET-MG Por que existe o ENADE? Qual é o discurso oficial? Além do desenvolvimento de competências técnico-profissionais,

Leia mais

Uma década de interiorização do ensino superior no Estado do Amazonas: relato de caso da Universidade do Estado do Amazonas

Uma década de interiorização do ensino superior no Estado do Amazonas: relato de caso da Universidade do Estado do Amazonas Artigo Uma década de interiorização do ensino superior no Estado do Amazonas: relato de caso da Universidade do Estado do Amazonas Marly Guimarães Fernandes Costa e José Aldemir de Oliveira Resumo O presente

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES ENADE

PERGUNTAS FREQUENTES ENADE PERGUNTAS FREQUENTES ENADE 1. O que é o ENADE? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos

Leia mais

As notícias, nos dias 4 e 5, foram tumultuadas. Ontem, dia 6, a publicação da Portaria no DOU e mais notícias.

As notícias, nos dias 4 e 5, foram tumultuadas. Ontem, dia 6, a publicação da Portaria no DOU e mais notícias. SIC 31/08 Belo Horizonte, 07 de agosto de 2008. AVALIAÇÃO.CICLO AVALIATIVO DO SINAES.RENOVAÇÃO DE RE- CONHECIMENTO DE CURSOS SUPERIORES. CONCEITO PRELIMI- NAR DE CURSOS/CPC.PORTARIA NORMATIVA Nº 4, DE

Leia mais

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro Entrevista com a professora Maria Beatriz de Carvalho Melo Lobo Vice- presidente do Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia e Sócia- diretora da Lobo & Associados Consultoria.

Leia mais

INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS O Incentivo à Qualificação é um benefício, na forma de retribuição financeira, calculado sobre o padrão de vencimento percebido pelo servidor,

Leia mais

1. Compare o PNE 2001/2010 com o projeto PNE 2011/2020 (estrutura do documento, quantidade de metas, abrangências,etc.)

1. Compare o PNE 2001/2010 com o projeto PNE 2011/2020 (estrutura do documento, quantidade de metas, abrangências,etc.) 1. Compare o PNE 2001/2010 com o projeto PNE 2011/2020 (estrutura do documento, quantidade de metas, abrangências,etc.) O PNE 2001/2010 é um documento mais extenso, com 98 páginas e com 7 artigos em relação

Leia mais

Criação dos Conselhos Municipais de

Criação dos Conselhos Municipais de Criação dos Conselhos Municipais de Educação Ada Pimentel Gomes Fernandes Vieira Fortaleza 02.08.2009 Por que criar Conselhos de Educação? O Art. 1º da Constituição Federal/1988 traduz a nossa opção por

Leia mais

ANEXO III ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS VIGIA DESCRIÇÃO SUMÁRIA Executar tarefas de guarda, fiscalização e defesa do patrimônio da Prefeitura. MOTORISTA DESCRIÇÃO SUMÁRIA Executar tarefas relacionadas ao transporte

Leia mais

DOCUMENTO NORTEADOR PARA COMISSÕES DE AUTORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DE CURSO DE PEDAGOGIA

DOCUMENTO NORTEADOR PARA COMISSÕES DE AUTORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DE CURSO DE PEDAGOGIA 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DO ENSINO DE PEDAGOGIA

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: PERFIL E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES EM FEIRA DE SANTANA Simone Souza 1 ; Antonia Silva 2

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: PERFIL E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES EM FEIRA DE SANTANA Simone Souza 1 ; Antonia Silva 2 569 ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: PERFIL E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES EM FEIRA DE SANTANA Simone Souza 1 ; Antonia Silva 2 1. Bolsista PROBIC, graduanda em Licenciatura em História, Universidade

Leia mais

Gestão Democrática: Uma política pública conquistada

Gestão Democrática: Uma política pública conquistada Gestão Democrática: Uma política pública conquistada Erasto Fortes Mendonça Universidade de Brasília - UnB e Conselho Nacional de Educação CNE Uberlândia, MG, junho de 2013 DIREITO À EDUCAÇÃO A ESCOLA

Leia mais

ENCAMINHAMENTOS FINAIS Ao longo das discussões alguns encaminhamentos foram indicados em torno dos diferentes temas constantes da pauta.

ENCAMINHAMENTOS FINAIS Ao longo das discussões alguns encaminhamentos foram indicados em torno dos diferentes temas constantes da pauta. XXI Encontro Nacional do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR) Campinas-SP/novembro/2005 No período 24 a 26 de

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA , UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar II PIM II RECURSOS HUMANOS 2º semestre, turmas ingressantes em Agosto. São Paulo 2011 1 PIM

Leia mais

O SUAS e rede privada na oferta de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais

O SUAS e rede privada na oferta de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais O SUAS e rede privada na oferta de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS. Secretaria Nacional de Assistencia Social. DADOS

Leia mais

RESULTADOS DO ENEM 2014

RESULTADOS DO ENEM 2014 RESULTADOS DO ENEM 2014 Boletim IDados da Educação nº 2015-02 Dezembro 2015 RESULTADOS DO ENEM 2014 Boletim IDados da Educação Dezembro 2015 APRESENTAÇÃO O Boletim IDados da Educação é uma publicação do

Leia mais

Cursos oferecidos pela Faculdade de Saúde Pública a nível de especialização

Cursos oferecidos pela Faculdade de Saúde Pública a nível de especialização Notícias/News Cursos oferecidos pela Faculdade de Saúde Pública a nível de especialização Curso de Especialização em Saúde Pública Objetiva proporcionar ao aluno conhecimento básico de Saúde Pública e

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES 152 AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES Silvana Alves Macedo 1 Reginaldo de Oliveira Nunes 2 RESUMO O processo da Auto-Avaliação Institucional ainda é um

Leia mais

O ESTADO DA ARTE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UFRN A PARTIR DAS DISSERTAÇÕES E PERFIL DOS EGRESSOS

O ESTADO DA ARTE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UFRN A PARTIR DAS DISSERTAÇÕES E PERFIL DOS EGRESSOS IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS Girona, 9-12 de septiembre de 2013 COMUNICACIÓN O ESTADO DA ARTE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA

Leia mais

TERAPIA OCUPACIONAL A TRAJETÓRIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA SAÚDE. Brasília DF Abril 2006

TERAPIA OCUPACIONAL A TRAJETÓRIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA SAÚDE. Brasília DF Abril 2006 14 A TRAJETÓRIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA SAÚDE TERAPIA OCUPACIONAL Brasília DF Abril 2006 PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Luiz Inácio Lula da Silva MINISTRO DA EDUCAÇÃO Fernando Haddad MINISTRO

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA Bruna Tayane da Silva Lima; Eduardo Gomes Onofre 2 1 Universidade Estadual

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Com a edição da Lei nº 6.938/81 o país passou a ter formalmente uma Política Nacional do Meio Ambiente, uma espécie de marco legal para todas as políticas públicas de

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

ORIENTAÇÕES CENSO ESCOLAR 2010 VERSÃO 1.0

ORIENTAÇÕES CENSO ESCOLAR 2010 VERSÃO 1.0 ORIENTAÇÕES CENSO ESCOLAR 2010 VERSÃO 1.0 SUMÁRIO 1. O QUE É O CENSO?... 3 2. QUANDO OCORRE?... 3 3. COMO É COLETADO COM AS ESCOLAS QUE UTILIZAM O SIGEAM ONLINE?. 4 4. O QUE É NECESSÁRIO SER FEITO ATÉ

Leia mais

ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ALUNO SURDOCEGO ADQUIRIDO NA ESCOLA DE ENSINO REGULAR

ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ALUNO SURDOCEGO ADQUIRIDO NA ESCOLA DE ENSINO REGULAR ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ALUNO SURDOCEGO ADQUIRIDO NA ESCOLA DE ENSINO REGULAR Tais Pereira de Sousa Lima Ma. Cyntia Moraes Teixeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Leia mais

UMA NOVA EDUCAÇÃO PARA O BRASIL COM O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

UMA NOVA EDUCAÇÃO PARA O BRASIL COM O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 124 ENTREVISTA UMA NOVA EDUCAÇÃO PARA O BRASIL COM O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO O Plano Nacional de Educação (PNE) entrou em vigor em 2014 e tem programação até 2024. Esta entrevista entre dois membros

Leia mais

Mapeamento da Educação profissional de pessoas com deficiências no Estado de Minas Gerais

Mapeamento da Educação profissional de pessoas com deficiências no Estado de Minas Gerais Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar III MICTI Fórum Nacional de Iniciação Científica no Ensino Médio e Técnico - I FONAIC-EMT Camboriú, SC, 22, 23 e 24 de abril de 2009

Leia mais

Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior

Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior 1. Apresentação Em cumprimento à deliberação 1-F do Eixo Formação, aprovada no 37 0 Encontro Nacional CFESS/CRESS,

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

Softwares livres, inclusão digital e Ampliação de cidadania.

Softwares livres, inclusão digital e Ampliação de cidadania. Softwares livres, inclusão digital e Ampliação de cidadania. Robson Paulo dos Santos 1. Resumo: O software livre (SL) possui dentre as suas diversas características a de poder ser usado, copiado, estudado,

Leia mais

CONCEITOS GERAIS DE GESTÃO PÚBLICA. Ciclo Formativo CPOP Palestrante: Ursula Dias Peres EACH/USP

CONCEITOS GERAIS DE GESTÃO PÚBLICA. Ciclo Formativo CPOP Palestrante: Ursula Dias Peres EACH/USP CONCEITOS GERAIS DE GESTÃO PÚBLICA Ciclo Formativo CPOP Palestrante: Ursula Dias Peres EACH/USP O QUE É GESTÃO PÚBLICA A Gestão Pública se incumbe da organização, processo decisório de formulação, implementação

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DOS REPRESENTANTES DE TURMA DAS FACULDADES PROJEÇÃO. Núcleo de Atenção Psicopedagógico ao Estudante - NAPEs

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DOS REPRESENTANTES DE TURMA DAS FACULDADES PROJEÇÃO. Núcleo de Atenção Psicopedagógico ao Estudante - NAPEs MANUAL DE ORIENTAÇÃO DOS REPRESENTANTES DE TURMA DAS FACULDADES PROJEÇÃO Núcleo de Atenção Psicopedagógico ao Estudante - NAPEs 0 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 1. CONHECENDO AS FACULDADES PROJEÇÃO... 3 1.1

Leia mais

Esses slides são parte de um

Esses slides são parte de um Esses slides são parte de um projeto de extensão apresentado na UEMS em 2011, no campus de Maracaju pelas professoras, Simone Estigarribia de Lima e Nataly Gomes Ovando. Esses slides foram elaborados por

Leia mais

MINUTA REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE DO SERVIDOR EM CARGOS TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO IFFLUMINENSE APRESENTAÇÃO

MINUTA REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE DO SERVIDOR EM CARGOS TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO IFFLUMINENSE APRESENTAÇÃO MINUTA REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE DO SERVIDOR EM CARGOS TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO IFFLUMINENSE APRESENTAÇÃO O Servidor em Cargos Técnico-Administrativos em Educação possui peculiaridades

Leia mais