Relatório Final - Eventur Júnior IFRN - Campus Canguaretama Gestão 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório Final - Eventur Júnior IFRN - Campus Canguaretama Gestão 2015"

Transcrição

1 Relatório Final - Eventur Júnior IFRN - Campus Canguaretama Gestão 2015 Canguaretama RN 2015

2 EVENTUR JÚNIOR Gestão 2015 Professora-Tutora Darlyne Fontes Virginio Diretoria Executiva Cargo Nome Presidência Geovany Inglison Ribeiro de Souza Diretoria Administrativa e Financeira Monaliza Antonia de Oliveira Secretaria Executiva Lenicélia Barros do Nascimento Diretoria de Marketing e Alessandro de Oliveira Chaves Relacionamento Diretoria de Agenciamento e Juliany Bezerril de Oliveira Roteirização Diretoria de Projetos turísticos Ana Cecília da Silva Diretoria de Eventos Nivanize Maria Rodrigues Viana

3 APRESENTAÇÃO Sendo finalizados os trabalhos da Eventur Júnior Gestão 2015 e concluída mais uma etapa deste Laboratório de Eventos e Turismo. Através deste relatório a Gestão 2015 busca apresentar seus trabalhos desenvolvidos durante o seu mandato (fevereiro a novembro de 2015). Os trabalhos desta Gestão tiveram início no projeto Junior Achievement, uma miniempresa onde todos os componentes passaram por um treinamento ao mesmo tempo em que administravam a Eventur Júnior. As reuniões da Diretoria Executiva foram iniciadas no dia 08 de Maio de 2015, a princípio a Gestão 2015 procurou entender como funcionava uma Empesa Júnior, logo após foi estipulado um horário de funcionamento, Fluxograma, Organograma e criado o da Eventur Júnior (eventurjrifrn@gmail.com). Em seguida, a Diretoria Executiva estudou como formular a Missão, Visão e os Valores da Empresa e convocou uma reunião extraordinária com os alunos do Campus para colaborar com a criação da mesma. A Gestão 2015 realizou o concurso para escolha de nome e logomarca da Empresa Júnior (Eventur Júnior), diante disso os trabalhos desenvolvidos pela Eventur foram ganhando formas e especificidade no decorrer do tempo. Após a definição do Nome e Logomarca a Eventur iniciou o processo de divulgação de sua marca, através de postagens em sua página no Facebook, criação de banner e Folder, realização de eventos e apresentações dos trabalhos e áreas de atuação da Eventur Júnior. A Gestão 2015 teve como objetivo maior a estruturação da Empresa e a realização de Eventos.

4 PRINCIPAIS AÇÕES REALIZADAS PELA GETÃO Ações de Estruturação da Eventur Gestão 2015 a) Fluxograma; b) Organograma; c) Missão; d) Visão; e) Valores; f) Competências dos Cargos; g) Áreas de Atuação; h) Plano Estratégico - Gestão 2015; i) Mapeamento das Agências de Turismo; j) Modelo de Recibo; k) Modelo de Certificados; l) Modelo de Crachás; m) Listas de Presença; n) Cotas de Impressão; o) Cadastro de Voluntários para eventos; p) Criação do Eventur; q) Criação da Fan-Page; r) Banner; s) Folder; t) Organização do Miniauditório Sala 141; u) Criação do de Cada Diretoria; v) Estatuto; w) Relatório Gestão 2015.

5 PRINCIPAIS AÇÕES REALIZADAS PELA GETÃO Eventos Realizados e/ou Apoiados pela Eventur Júnior Gestão 2015 Para cada Evento que a Eventur participou diretamente na organização foi elaborado um relatório* de avaliação. Bazar Lá Vô Tá Nova; Votação do Nome e Logomarca da Eventur Júnior; Arraiá da Diversidade; Seminário de Iniciação ao Curso Técnico Subsequente em Eventos do IFRN Campus Canguaretama SICTEC; Seminário de Sociologia dos Campi do IFRN; Gincana Interativa; Solidário Kids; I Exposição Cientifica, Tecnológica e Cultural do IFRN Campus Canguaretama EXPOTEC; Reunião de Pais e Mestres de Informática I e II e Eletromecânica; Inscrições de Minicursos do Programa de Capacitação em Pesquisa e Inovação; Encontro LUMUS e Eventur Júnior; Workshop de Desenvolvimento Econômico Territorial. *Os relatórios estão anexados nas pastas de cada Evento.

6 PRINCIPAIS AÇÕES REALIZADAS PELA GETÃO Detalhamento de cada ação realizada Bazar Lá Vô Tá Novo Ações Cartaz de Divulgação Divulgação em Salas Triagem das roupas e assessórios Ornamentação do local de vendas Relatório do Bazar

7 Concurso para escolha de Nome e Logomarca da Empresa (Eventur Júnior) Ações Cartaz de Divulgação; Definição dos Critérios; Convite para participação e votação em salas de aula; Homologação das inscrições; Ornamentação das urnas de votação; Ornamentação da área de vivência para a votação; Contagem dos Votos; Divulgação do Resultado; Entrega de premiação para os vencedores.

8 Arraiá da Diversidade Ações Ornamentação da Barraquinha de Comidas Típicas; Divisão do Capital do Arraiá da Diversidade com a Turma de Técnicos Subsequente em Eventos ; Avaliação do Evento.

9 Seminário de Iniciação ao Curso Técnico Subsequente Em Eventos do IFRN Campus Canguaretama - SICTEC Ações Elaboração do projeto; Montagem de kits para participantes; Convite em salas; Script (cerimonial); Organização do auditório; Contato com palestrante; Cartaz de divulgação;

10 Avaliação do Evento Certificados: - Palestrante; - Participantes/Ouvintes; - Voluntários.

11 Seminário de Sociologia dos Campi do IFRN Ações Script (Cerimonial); Organização da Sala 12; Avaliação do Evento.

12 Gincana Interativa Ações Criação da logomarca do evento; Divulgação do evento; Divulgação das regras e tarefas; Divisão das equipes; Divisão dos materiais para a gincana; Ornamentação do auditório; Relatório do evento.

13 Solidário Kids Ações Criação da logomarca do evento; Divulgação do evento; Ornamentação das caixas para arrecadar doações de brinquedos e roupas; Arrecadação de brinquedos e roupas Convite as comunidades do Catú dos Eleotéreos e do assentamento do MST; Encher bolas; Embalar e dividir os brinquedos; Parceria para arrecadar brinquedos no IFRN - Campus Cidade Alta; Ornamentação da área de vivência.

14

15 I Exposição Cientifica, Tecnológica e Cultural do IFRN Campus Canguaretama EXPOTEC Ações Colaboração no projeto do evento; Participação nas comissões do evento: - Infraestrutura; - Divulgação; - Inscrição, Credenciamento e Certificados; Organização de escala de trabalho dos voluntários; Elaboração do script (Cerimonial) do Evento Supervisionar os Trabalhos: - Abertura; - Feira; - Trabalhos e Pôsteres; - Palestras; - Minicursos; - Apresentações Culturais; - Encerramento; - Visitação; - Oficinas; - Credenciamento. Organização dos Stands Apoio aos Expositores Separar e Organizar materiais referentes à: - Stands; - Oficias; - Minicursos; - Palestras. Operação da mesa de som do auditório; Sinalização do Campus: - Feira; - Oficinas; - Minicursos; - Palestras;

16 - Banheiros; - Bebedouro; - Secretaria; - Sala Vip. Orientação de montagem de pôsteres; Apoio as pessoas que apresentaram pôsteres; Credenciamento dos participantes; Distribuição dos kits para os participantes; Organização dos crachás dos participantes; Mini currículo dos palestrantes; Organização das pastas com lista de minicursos e participantes; Separar material de expediente para Expotec; Organização das salas para - Oficinas; - minicursos.

17

18 Stand Eventur Durante a Expotec Ações - Ornamentação do stand; - Criação do Folder para apresentação e divulgação; - Recrutamento de voluntários; - Capacitação de voluntários; - Criação de vídeo com fotos sobre a Eventur; - Criação de logomarca da Eventur em 3D.

19 Reunião de Pais e Mestres Operador de Som Ação Inscrições de Minicursos do Programa de Capacitação em Pesquisa e Inovação Ações Inscrições dos Participantes; Organização das Listas de selecionados para participação;

20 Divulgação das listas de selecionados; Organização da lista de suplentes. Encontro LUMUS e Eventur Júnior Ações Organização do Miniauditório do IFRN Campus Canguaretama; Apresentação da Eventur Júnior.

21 Workshop de Desenvolvimento Econômico Territorial Ações Auxílio na operacionalização do Evento; Apoio ao Palestrante. CONSULTORIAS JÚNIOR A Gestão 2015 da Eventur realizou diversos atendimentos com orientações para eventos, dentre eles: Bazar Lá Vô Tá Nova; Seminário de Iniciação ao Curso Técnico Subsequente em Eventos do IFRN Campus Canguaretama SICTEC; Seminário de Sociologia dos Campi do IFRN; Gincana Interativa; Solidário Kids; Calendário de Eventos do IFRN Campus Canguaretama. INTEGRAÇÃO E OPORTUNIDADES DE PRÁTICA PROFISSIONAL AOS ALUNOS DO EIXO Integração A Gestão 2015 da Eventur Júnior realizou 57 visitas em salas de aula em todos os Cursos do IFRN Campus Canguaretama, pelas razões de: Apresentação da Eventur Júnior ao corpo discente do Campus; Convites para Reuniões Extraordinárias; Aviso de Minicursos no Campus; Convite e agradecimento pela participação do Concurso de Nome e Logomarca; Convites para Eventos do Campus; Cadastro de alunos com interesse em ser voluntário em eventos realizados/apoiados pela Eventur; Agradecimento pela participação em Eventos.

22 Prática profissional aos alunos do Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer

23 ARTICULAÇÕES E RELACIONAMENTO A Gestão 2015 contabilizou apenas as visitas em grupo realizadas à sala da Eventur Júnior, em todas as visitas a Diretoria Executiva apresentou os Objetivos, Ações, Áreas de Atuação, Cargos e Mercado em que a Eventur atua. Dentre as visitas recebidas, destacam-se: Reitor Belchior de Oliveira Rocha e Pró-reitores do IFRN; Marcelo Feres (Secretário de Escolas Técnicas do MEC) e Coordenadores do IFRN Campus Canguaretama; LUMUS - Empresa Júnior de Engenharia Elétrica da UFRN e Discentes de Eletromecânica e Informática II do IFRN Campus Canguaretama; Gestores das Prefeituras da Microrregião do Litoral Sul do RN e Gerente do Escritório Agreste e Analista Técnico do SEBRAE. Grêmio Estudantil Homero Homem Discentes do Curso Técnico Subsequente Em Eventos ; Discentes do Curso Técnico Subsequente Em Eventos ; Discentes do Curso Técnico Subsequente Em Eventos ; Discentes do Curso Técnico Integrado Em Informática ; Discentes do Curso Técnico Integrado Em Informática ;

24 Discentes do Curso Técnico Integrado Em Eletromecânica ; Discentes do Curso Tecnólogo de Gestão Em Turismo Discentes do Curso de Especialização Em Educação de Jovens e Adultos. Reuniões Entre reuniões ordinárias, extraordinárias, de trabalho e tutoria a Gestão 2015 realizou 45 reuniões. Canguaretama/RN, 25 de novembro de DIRETORIA EXECUTIVA GESTÃO 2015 Geovany Inglison Ribeiro de Souza Presidente Lenicélia Barros do Nascimento Secretária Executiva Monaliza Antonia Oliveira Diretora Administrativa e Financeira Alessandro de Oliveira Chaves Diretor de Marketing e Relacionamento Juliany Bezerril de Oliveira Diretora de Agenciamento e Roteirização Ana Cecília da Silva Diretora de Projetos Turísticos Nivanize Maria Rodrigues Viana Diretora de Eventos Darlyne Fontes Virginio PROFESSORA TUTORA GESTÃO 2015

25 ANEXOS a) Planejamento estratégico da Gestão 2015 Consultar documento na íntegra, disponível na página do IFRN Campus Canguaretama b) Minuta do Estatuto Consultar documento na íntegra, disponível na página do IFRN Campus Canguaretama c) Relatos de Experiências Presidência: A Eventur foi uma experiência única, onde pude colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula, mas não foi apenas isso, aprendi na Eventur muitas coisas novas sobre gestão de empresas e pessoas, como fazer um organograma e fluxograma, um plano estratégico, condução de reuniões e muitas outras ações. Na Eventur você tem mais chances de chegar pronto ao mercado de trabalho, pois as experiências que cada pessoa passa nela se assemelham ao que viveremos lá fora, diferente de ter apenas o conhecimento de sala de aula. Outro ponto importante foi em relação a gerir pessoas, aprendi a ter mais paciência e confiança nas pessoas, respeitar o tempo delas e a principal conquista foi os laços de amizade criados dentro da Diretoria da Eventur, isso que deixava o ambiente de trabalho mais leve, mesmo nos momentos de correria e estresse. Diretoria Administrativa e Financeira: É com imenso orgulho que discorro nessas linhas minha trajetória e experiência adquirida durante minha estadia na Eventur Jr, ao escrever esse relato me passa um filme na memória, que há exatamente alguns meses atrás tudo começa, tudo tão novo e estranho, mas uma única certeza: eu estava no lugar certo, no momento certo e com

26 as pessoas certas. Na Eventur consegui realizar todos os sonhos e desejos profissionais que uma recém-formada pode ter, hoje me sinto segura para enfrentar o mercado lá fora, a Eventur foi um laboratório ideal para me tornar a profissional e pessoa que sou hoje, nela consegui superar meus limites, acreditar em mim mesma e que tudo é só questão de querer e acreditar. A experiência que tive foi o suficiente para descobrir o que quero da vida enquanto profissional, há um ano e meio atrás não era possível responder essa perguntar, e hoje?? Haha...hoje é diferente, enquanto respirar, estarei vivendo e realizando eventos. É com lágrimas nos olhos que chego ao fim desse pequeno relato e antes do ponto final não posso deixar de citar um dos maiores presentes que já ganhei estando na Eventur além do conhecimento, ganhei amigos, parceiros de profissão, irmãos e companheiros para a vida toda, todos os momentos inesquecíveis que tive com todos irei levar para a vida como também a experiência espetacular que vive. Obrigado a todos e obrigado Darlyne Fontes, que foi a maior incentivadora e criadora do projeto, pessoa que acreditou em nosso potencial e nos confiou a missão de dar vida a um de seus sonhos. Secretaria Executiva: Foi uma experiência enriquecedora, ter a oportunidade de vivenciar a estruturação de uma empresa, poder colocar em prática toda a teoria vista em sala de aula, poder acompanhar a formulação da Missão, Visão e Valores para a construção da mesma é muito significativo, além de poder compartilhar o aprendizado com os demais integrantes que compõem a Diretoria Executiva. Hoje vejo a transformação da minha pessoa, como entrei e como estou saindo, com outros pensamentos, hoje vejo de outra forma o mundo lá fora, sabendo que me sinto praticamente preparada para o que me espera a partir de agora, não existe palavras que definam essa mudança, esse crescimento, hoje posso dizer que fiz a escolha certa tenho orgulho de ter vivenciado tudo isso e ter aprendido tanto com essa equipe que desde sempre tiveram a maturidade e a competência na realização desse trabalho que foi muito válido. Diretoria de Marketing e Relacionamento: A partir do início de 2015 uma nova oportunidade surgiu em minha vida, a oportunidade de integrar uma Empresa Júnior no IFRN, a única empresa júnior

27 atualmente na rede IFRN até o momento. Ocupei a Diretoria de Marketing e Relacionamento, diretoria que é responsável por manter íntegra a imagem da empresa junto ao seu público interno e externo, na Eventur Jr. a cada dia adquiri um novo ensinamento, ensinamentos esses vindos dos demais colegas diretores, mas muitas vezes esses ensinamentos vinham da nossa tutora Prof.ª Darlyne Fontes que com muito empenho e dedicação nos conduziu a fazermos uma gestão de compromisso, seriedade e dedicação. Hoje saio da Eventur Jr. com a sensação de dever cumprido, exerci na minha diretoria todos os ensinamentos adquiridos em sala de aula e no decorrer da vida, a Eventur Jr. sem dúvidas ajudou a me tornar um profissional ético, compromissado e proativo. Nessa gestão fizemos trabalho de 1 (um) ano em apenas 6 (seis) meses, seis messes que passaram rápido e nos deixa o sentimento de saudade. Obrigado a todos que comigo formaram uma gestão de qualidade, Geovany Ribeiro (Presidente), Lenicélia Barros (Sec. Executiva), Monaliza Antônia (Dir. Administrativo Financeira), Juliany Oliveira (Dir. Agenciamento e Roteirização), Ana Cecilia (Dir. Projetos) e Nivanize Maria (Dir. Eventos). Diretoria de Agenciamento e Roteirização & Diretoria de Projetos Turísticos: A experiência vivida na Eventur Jr. foi muito relevante, poder acompanhar a estruturação de uma empresa, formular Missão, visão e valores, organizar o fluxograma, o organograma, poder compartilhar momentos de aprendizagem juntamente com os demais diretores. Participar da organização de alguns eventos, como o São João, SICTEC, Bazar, Solidário Kids, Gincana Interativa e a Expotec, além de alguns apoios em demais atividades, serão coisas que levarei para a vida. Diretoria de Eventos: A experiência adquirida foi muito importante, pois aliar teoria à prática - com responsabilidades de elaborar planejamento geral de um evento (data, horário, local); elaborar um prospecto de programação (atividades); elaborar o cronograma de atividades; estabelecer, monitorar e garantir o trabalho sinérgico das equipes de apoio; coordenar o evento e suas atividades; garantir a realização do evento conforme o planejado; elaborar o relatório final do evento - tudo isso é um diferencial tremendo, uma vez que, em especial a responsável por esta diretória é discente do curso Técnico

28 em Eventos, e isso foi de grande valia e um grande aprendizado, foi dada a oportunidade de colocar em ação tudo o que foi adquirido em sala de aula. E o aprendizado foi bem além, Gestão de empresa esse é o nome que define essa gestão, por que foi estruturada uma empresa onde não se tinha nada, pois éramos os primeiros, e com isso tivemos que formular Visão, Missão, Valores, fluxograma, organograma entre outras necessidades que apareceram ao longo dessa gestão. A rotina de horário também foi determinada e o dessa diretoria era no turno da manhã nas terças e quartas-feiras, e pela tarde nas sextas para reunião com todas as diretorias. Empreender novos negócios, gerenciar recursos, liderar pessoas e, acima de tudo, mudar o mundo, foi o que aprendi com a oportunidade à frente da Diretoria de Eventos da EVENTUR JR. e deixo a diretoria com a sensação que poderia ter feito mais.

Introdução. São João del Rei 10 de Janeiro de 2012 Página 1

Introdução. São João del Rei 10 de Janeiro de 2012 Página 1 Introdução Este relatório tem como objetivo mostrar e registrar as atividades realizadas por mim, Julio Cesar Bertolotti, bolsista do PIBID Física da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), desde

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

Karla Juliana Lopes. Plano de Candidatura. Diretoria de Gestão de Pessoas. Viçosa MG. Julho de 2015.

Karla Juliana Lopes. Plano de Candidatura. Diretoria de Gestão de Pessoas. Viçosa MG. Julho de 2015. Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

GS Educacional www.gseducacional.com.br

GS Educacional www.gseducacional.com.br Curso: Completo de Importação Henrique, boa noite. Nós que pensamos a Meritocracia e valoramos a quem Realiza, nos vimos na obrigação de dar feedbacks. Em pouco tempo de curso e sem nem receber ainda a

Leia mais

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo

Leia mais

UMA PARCERIA DE SUCESSO

UMA PARCERIA DE SUCESSO Relatório Final de Atividades Gerdau Barão de Cocais e : UMA PARCERIA DE SUCESSO 1 SUMÁRIO Relatório de Atividades... 3 Resultados Gerais... 3 Resultados do Programa Miniempresa... 6 Aprendizagem dos Conceitos

Leia mais

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.

Leia mais

UMA PARCERIA DE SUCESSO

UMA PARCERIA DE SUCESSO Relatório Final de Atividades Gerdau Três Marias e : UMA PARCERIA DE SUCESSO 1 SUMÁRIO Relatório de Atividades... 3 Resultados Gerais... 3 Resultados do Programa Miniempresa... 5 Aprendizagem dos Conceitos

Leia mais

Orientações Gerais para o Mobilizador 1

Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Índice CADERNO 1: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O MOBILIZADOR 1.1. Mensagem ao mobilizador... 03 1.2. Materiais de implantação do Ciclo 4... 05 1.3. As reuniões: quantas

Leia mais

Práticas Utilizadas em Projetos Externos: A Busca Pela Excelência das Consultorias. Categoria: Workshop Temática: Projetos

Práticas Utilizadas em Projetos Externos: A Busca Pela Excelência das Consultorias. Categoria: Workshop Temática: Projetos Práticas Utilizadas em Projetos Externos: A Busca Pela Excelência das Consultorias. Categoria: Workshop Temática: Projetos CONTATOS Caroline Barin Menezes Diretora de Consultorias carolinebarin@objetivajr.com

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Universidade Federal de Itajubá Título da dissertação: OS MANUAIS DOS PROFESSORES DOS LIVROS DIDÁTICOS

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Introdução Independentemente do nível de experiência da proponente na elaboração de projetos, o Instituto Cooperforte empresta apoio, orientação e subsídios às Instituições

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010. Pais e Alunos

PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010. Pais e Alunos PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010 Pais e Alunos Proposta de Trabalho Ensino Médio 2010 A partir de 2010 o nosso projeto pedagógico do Ensino Médio estará ainda mais comprometido com a formação integral

Leia mais

Obrigado por baixar esse PDF, espero que possa te ajudar!

Obrigado por baixar esse PDF, espero que possa te ajudar! Obrigado por baixar esse PDF, espero que possa te ajudar! Agora deixe-me apresentar para você! Me chamo Jhon Viana, sou empreendedor digital em série e atualmente sou CEO de 03 empresas, ambas com uma

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Wanderlânyo de Lira Barboza * Emmanuel De Sousa Fernandes Falcão ** Resumo: O presente trabalho aborda reflexões

Leia mais

UMA PARCERIA DE SUCESSO!

UMA PARCERIA DE SUCESSO! RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 Parceria Santa Dorotéia e Junior Achievement de Minas Gerais: UMA PARCERIA DE SUCESSO! 1 SUMÁRIO 1. Resultados Conquistados... 3 2. Resultados 2013... 4 3. Resultados Pesquisas...

Leia mais

ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO

ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 DA INSTITUIÇÃO FEDERAL: Nome da instituição: CNPJ: Nome do Reitor(a) ou do Diretor(a)-Geral do CEFET: Endereço da reitoria ou unidade sede: Telefones (comercial

Leia mais

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR?

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? Póvoa, J. M, Ducinei Garcia Departamento de Física - Universidade Federal de São Carlos Via Washington Luiz, Km

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL Nanci Cunha Vilela Rost ; Amanda Carvalho ; Edimara Soares Gonçalves ; Juliane Rocha de Moraes BILAC, Faculdade de pedagogia Bilac, graduação em Pedagogia, nancirost@hotmail.com

Leia mais

UNESP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

UNESP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho CURSO DISCIPLINA ATIVIDADE TÍTULO DO EVENTO LOCAL DATA COORDENADOR(ES) DO EVENTO Turismo Planejamento e Organização de Eventos Evento 1.1 1.

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Curso Oracle SQL Expert - Certificação 1Z0-047

Curso Oracle SQL Expert - Certificação 1Z0-047 Curso Oracle SQL Expert - Certificação 1Z0-047 O Curso Oracle SQL Expert - Certificação 1Z0-047 é um treinamento voltado para pessoals que estão no mercado de trabalho de Tecnologia da Informação ou desejam

Leia mais

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos.

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos. PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UENP, EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS QUE CARACTERIZAM UM AMBIENTE FAVORECEDOR DA APRENDIZAGEM RESUMO Maria Cristina SIMEONI 1 Este resumo

Leia mais

MEIO AMBIENTE. Importante: Nesta edição:

MEIO AMBIENTE. Importante: Nesta edição: Egelte Engenharia Ltda Informativo Mensal Ano 9-107 Edição 31 de Outubro de 2013. MEIO AMBIENTE O Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo se reuniu em Brasília (DF) com os órgãos ambientais: IBAMA,

Leia mais

Informações gerais Colégio Decisão

Informações gerais Colégio Decisão 1 Informações gerais Colégio Decisão 2 Carta da Diretora Colégio Decisão Venha, que estamos de portas abertas para você. Carta da Direção Prezados país e responsáveis, A Organização de uma escola pede

Leia mais

Caro(a)s voluntário(a)s. é

Caro(a)s voluntário(a)s. é Os Caro(a)s voluntário(a)s. é com satisfação que apresentamos cinco na temática do empreendedorismo que vocês poderão implementar junto aos alunos das escolas parceiras: Introdução ao Mundo dos Negócios,

Leia mais

Relatório do estágio de prática de ensino em ciências sociais

Relatório do estágio de prática de ensino em ciências sociais UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS UMANAS IFCH FACULDADE DE EDUCAÇÃO FACED Relatório do estágio de prática de ensino em ciências sociais Curso: Ciências Sociais

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: uma experiência de inclusão

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: uma experiência de inclusão EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: uma experiência de inclusão TEIXEIRA, Carolina Terribile; CASTRO, Maira Marchi de; SILVA, Ivete Souza da Universidade Federal de Santa Maria Departamento

Leia mais

Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades

Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades Categoria: Práticas Internas. Temática: Pessoas. Resumo: A motivação dos funcionários é importante para incentivar o trabalho e

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de Projetos

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de Projetos INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão de Projetos Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia 15/05/2013 Pró diretoria de Desenvolvimento

Leia mais

CRIANDO A NOVA GERAÇÃO DE EMPREENDEDORES BRASILEIROS

CRIANDO A NOVA GERAÇÃO DE EMPREENDEDORES BRASILEIROS CRIANDO A NOVA GERAÇÃO DE EMPREENDEDORES BRASILEIROS ONDE ESTÃO OS FUTUROS EMPREENDEDORES QUE TRANSFORMARÃO O BRASIL? PROVAVELMENTE, NA SALA AO LADO. DOS UNIVERSITÁRIOS PENSAM EM ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Leia mais

O PROJETO UNIMONTES SOLIDÁRIA

O PROJETO UNIMONTES SOLIDÁRIA RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CURSO DE INFORMÁTICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DURANTE O PROJETO UNIMONTES SOLIDÁRIA NA ALDEIA INDÍGENA XACRIABÁ Josué Batista Antunes 1 Gislane Silva Cardoso Cerqueira

Leia mais

Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013

Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013 Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013 Olá Pessoal Quero desejar as boas-vindas a todos os nossos estudantes, alunos, alunas,

Leia mais

Bel Pesce. a menina do Vale. como o empreendedorismo pode mudar sua vida

Bel Pesce. a menina do Vale. como o empreendedorismo pode mudar sua vida Bel Pesce a menina do Vale como o empreendedorismo pode mudar sua vida Sumário Prefácio A realidade que inspira, por Flávio Augusto 13 Introdução Euforia 17 1. Uma jornada empreendedora 21 2. Não se preocupe

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Valéria Araújo Quando crianças, adolescentes, jovens e familiares do distrito da Brasilândia

Leia mais

O LABORATÓRIO DE EVENTOS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

O LABORATÓRIO DE EVENTOS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA O LABORATÓRIO DE EVENTOS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA Jessika Borges de Souza ¹; Débora Fittipaldi Gonçalves ² ¹Estudante do Curso de Turismo com Ênfase em Ambientes Naturais da UEMS, Unidade de Dourados; jessika.tur@gmail.com

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ CÂMARA DOS DEPUTADOS DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO NÚCLEO DE REDAÇÃO FINAL EM COMISSÕES TEXTO COM REDAÇÃO FINAL Versão para registro histórico Não passível de alteração COMISSÃO ESPECIAL

Leia mais

GUIA DE IMPLANTAÇÃO DA PLATAFORMA DE APRENDIZADO ADAPTATIVO GEEKIE LAB EBOOK 2015

GUIA DE IMPLANTAÇÃO DA PLATAFORMA DE APRENDIZADO ADAPTATIVO GEEKIE LAB EBOOK 2015 GUIA DE IMPLANTAÇÃO DA PLATAFORMA DE APRENDIZADO ADAPTATIVO GEEKIE LAB EBOOK 2015 APRESENTAÇÃO Neste ebook você encontrará as informações necessárias para utilizar a plataforma de Aprendizado Adaptativo

Leia mais

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Itajubá/MG Fevereiro de 2012 Plano Anual de 2 de 11 Revisão 01 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 OBJETIVO GERAL... 4 2

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO. OFICINA DA INOVAÇÃO Página 1 de 10 ÍNDICE DO PORTFOLIO Apresentação dos serviços da Oficina da Inovação... 3 Consultoria...

Leia mais

MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM

MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM Maiêutica - Cursos de Gestão Claudete Teixeira Fernandes 1 Sirlésia Vigarani Scalco 2 Rodrigo Borsatto Sommer da Silva 3 RESUMO A partir da consideração de que existem

Leia mais

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG 1 Introdução Texto para discussão Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG Como resultado da coleta de subsídios para aperfeiçoamento da gestão da carreira de Especialista em Políticas

Leia mais

Resultado da Avaliação das Disciplinas

Resultado da Avaliação das Disciplinas Avaliação Curso Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos DISCIPLINAS: 1- Propriedade e demais direitos reais 2- Modos de aquisição e perda da propriedade e demais direitos reais CARGA HORÁRIA:

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO E APOIO À QUALIDADE DO ENSINO A DISTÂNCIA

SISTEMA DE AVALIAÇÃO E APOIO À QUALIDADE DO ENSINO A DISTÂNCIA 1 SISTEMA DE AVALIAÇÃO E APOIO À QUALIDADE DO ENSINO A DISTÂNCIA Renato Cislaghi, UFSC, cislaghi@inf.ufsc.br Silvia Modesto Nassar, UFSC, silvia@inf.ufsc.br Beatriz Wilges, UFSC, beaw@inf.ufsc.br Introdução

Leia mais

O que veremos. O que tudo mundo quer? Liderança para aumentar a renda! 08/12/2015

O que veremos. O que tudo mundo quer? Liderança para aumentar a renda! 08/12/2015 Liderança para aumentar a renda! Iniciaremos em breve! Quero você me acompanhando porque as informações de hoje são extremamente vitais para seu sucesso! O que veremos 1 -Aprenda o que a liderança pode

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX INTRODUÇÃO A extensão universitária é, na realidade, uma forma de interação que deve existir permanentemente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Assim, a

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

Pesquisa de Impacto Social. Aprendizagem COMBEMI

Pesquisa de Impacto Social. Aprendizagem COMBEMI Pesquisa de Impacto Social Aprendizagem COMBEMI Pesquisa de Impacto Social Jovem Aprendiz COMBEMI Total de pesquisa aplicada: 33 (trinta e três) Metodologia da pesquisa: A pesquisa aplicada foi a Pesquisa

Leia mais

O BOTICÁRIO - FRANQUIA DE SÃO GONÇALO - RJ

O BOTICÁRIO - FRANQUIA DE SÃO GONÇALO - RJ O BOTICÁRIO - FRANQUIA DE SÃO GONÇALO - RJ RESPEITO AO MEIO AMBIENTE: Programa de Incentivo ao Plantio de Mudas e Manutenção de Vias Públicas e Escolas Municipais Para a franquia O Boticário de São Gonçalo

Leia mais

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos.

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos. Criando caminhos. ed. 11 - abril maio 2013 de Vacinação Anti-Gripe Pág. 2 Sistema de Trabalho em times Pág. 6 sumário 02 03 04 04 05 07 07 08 Editorial Dia do Ferroviário Fábrica Aberta Parceria SESI do

Leia mais

MANUAL DE INTEGRAÇÃO - DIRETORIA Edição 1 Balneário Camboriú, novembro de 2014.

MANUAL DE INTEGRAÇÃO - DIRETORIA Edição 1 Balneário Camboriú, novembro de 2014. MANUAL DE INTEGRAÇÃO - DIRETORIA Edição 1 Balneário Camboriú, novembro de 2014. OBJETIVO O presente manual se destina a orientar a diretoria da ACIBALC, quanto à administração de suas pastas, o gerenciamento

Leia mais

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Fabíola Nascimento dos Santos Paes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco fabiola.paes@gmail.com Dorghisllany

Leia mais

Orientação Profissional e de Carreira

Orientação Profissional e de Carreira Orientação Profissional e de Carreira Um processo para a vida toda Powered by: S U A C ARREIRA N A D IRE Ç Ã O CER T A Sponsored by: INTRODUÇÃO 25 anos de experiência 4.000 jovens contratados por ano Quem

Leia mais

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º Caro (a) aluno (a), Esta atividade, de caráter teórico-reflexivo, deverá

Leia mais

MANUAL DO INSTRUTOR DE CLUBE Instituído no Manual do Presidente de Clube, página 18 que pode ajudar na melhoria de seu clube UM PENSAMENTO

MANUAL DO INSTRUTOR DE CLUBE Instituído no Manual do Presidente de Clube, página 18 que pode ajudar na melhoria de seu clube UM PENSAMENTO ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Rio de Janeiro Brasil Leitura Selecionada LS 33 MANUAL DO INSTRUTOR DE CLUBE Instituído no Manual do Presidente de Clube, página 18 que pode ajudar na melhoria de seu

Leia mais

Aprimoramento através da integração

Aprimoramento através da integração Aprimoramento através da integração Uma parceria para implementar uma solução de aprendizagem em tempo recorde Visão Geral Com mais de 70 anos de excelência na produção de conhecimento no Brasil, a Fundação

Leia mais

ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA

ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA Luciane de Oliveira Machado 1 INTRODUÇÃO Este artigo apresenta o projeto de educação para o

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COORDENAÇÃO DE INTERAÇÃO SERVIÇO ESCOLA-EMPRESA MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO COLINAS

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES GUIA DO ALUNO Seja bem-vindo(a) às disciplinas on-line dos cursos de gradução das Instituições do Grupo Ser Educacional! Agora que você já está matriculado(a)

Leia mais

1 Projeto de Gestão de Arquivos através da Prestadora de Serviços 1.1 CONSARQ Conservação de Arquivos LTDA

1 Projeto de Gestão de Arquivos através da Prestadora de Serviços 1.1 CONSARQ Conservação de Arquivos LTDA 1 Projeto de Gestão de Arquivos através da Prestadora de Serviços 1.1 CONSARQ Conservação de Arquivos LTDA 1.2 Prestação de serviços na área de Gestão Documental: administração, guarda, restauração, organização,

Leia mais

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa?

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa? Destaque: Somos, nós mulheres, tradicionalmente responsáveis pelas ações de reprodução da vida no espaço doméstico e a partir da última metade do século passado estamos cada vez mais inseridas diretamente

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2013

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2013 RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2013 Parceria Ultragaz e Junior Achievement de Minas Gerais: Uma parceria de sucesso! 1 SUMÁRIO Resultados Conquistados... 3 Resultados 2013... 4 Resultados Pesquisas... 5

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS

JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS Denise da Costa Gomes denisedacosta11@hotmail.com Dalila Regina da Silva Queiroz dalilazorieuq@hotmail.com Alzenira Oliveira de Carvalho oliveiraalzenira@hotmail.com

Leia mais

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR I Unidade I: Manual da Primeira Etapa

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR I Unidade I: Manual da Primeira Etapa ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR I Unidade I: Manual da Primeira Etapa 0 1 Atividade Interdisciplinar Manual da Primeira Etapa SUMÁRIO Introdução... 03 1. Objetivos da Atividade 05 Interdisciplinar... 2. Metodologia...

Leia mais

AUXÍLIO TRANSPORTE TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA MOSTRAR O SEU TALENTO.

AUXÍLIO TRANSPORTE TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA MOSTRAR O SEU TALENTO. AUXÍLIO TRANSPORTE TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA MOSTRAR O SEU TALENTO. ÍNDICE APRESENTAÇÃO...04 MISSÃO E VISÃO DO SISTEMA FIEB... 06 VALORES... 08 OBJETIVOS DO PROGRAMA... 12 APROVEITAMENTO INTERNO... 14

Leia mais

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM BEM-VINDA!! Meu nome é Ives Lopes e eu sou a autora deste guia 22 ideias de negócios para começar já. Vê essa foto? Sou eu em minha Esmalteria, a Eva Nail Club. Foi um sucesso enquanto durou, mas infelizmente

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

EDITAL 001/2015 EMPRESA JÚNIOR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

EDITAL 001/2015 EMPRESA JÚNIOR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EDITAL 001/2015 EMPRESA JÚNIOR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ASSESSORES JUNHO 2015 A CHRONOS JR - EMPRESA JÚNIOR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, nos termos do Estatuto da Empresa Júnior do

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001.

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001. O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * Adalberto Luiz de Souza ** RESUMO: Este texto tem por finalidade descrever o papel do representante da direção, referente ao atendimento de requisito

Leia mais

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias janeiro/2007 página 1 QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Maria Lucia Machado e Maria Malta Campos: Na maioria dos países

Leia mais

RELATÓRIO SEMESTRAL DE ATIVIDADES

RELATÓRIO SEMESTRAL DE ATIVIDADES RELATÓRIO SEMESTRAL DE ATIVIDADES Goiânia julho/2015 1 SUMÁRIO 1) Apresentação. 2) Atividades Administrativas. 3) Atividades Pedagógicas. 4) Atividades em Projetos Especiais. 5) Conclusão. 1) Apresentação

Leia mais

Manual do Voluntário Greenbuilding Brasil 2016

Manual do Voluntário Greenbuilding Brasil 2016 Manual do Voluntário Greenbuilding Brasil 2016 Que tal ser voluntário da Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo 2016? A Greenbuilding Brasil não seria o sucesso que é sem a colaboração de

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Palavras de Quem Entende

Palavras de Quem Entende DUMBA Amigo(a) Eu me chamo Silvio Damásio e venho te convidar para participar deste negócio comigo. Eu acredito que estamos diante de uma incrível forma de ganhar dinheiro em quantidade e honestamente.

Leia mais

MANUAL DO ALUNO (A) ATIVIDADES COMPLEMENTARES/ESTUDOS INDEPENDENTES

MANUAL DO ALUNO (A) ATIVIDADES COMPLEMENTARES/ESTUDOS INDEPENDENTES A formação complementar é fruto da participação do aluno, durante o período de realização do seu curso superior, em atividades que não estão inseridas na grade curricular, mas que reconhecidamente contribuem

Leia mais

Oficina de Gestão de Contratos

Oficina de Gestão de Contratos I Seminário de Licitações e Contratos do DNIT Oficina de Gestão de Contratos www.memora.com.br Agenda Mapa estratégico do DNIT Cadeia de Valor ou VAC Estrutura do Projeto Iniciativa Gestão de contratos

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

Case: ERA Integração de equipes na busca de desenvolvimento da sociedade

Case: ERA Integração de equipes na busca de desenvolvimento da sociedade Case: ERA Integração de equipes na busca de desenvolvimento da sociedade Case: ERA Integração de equipes na busca de desenvolvimento da sociedade Categoria: Projeto Interno Autores: Natália Lima da Silveira

Leia mais

Experiência na formação de estudantes do curso profissionalizante normal

Experiência na formação de estudantes do curso profissionalizante normal Experiência na formação de estudantes do curso profissionalizante normal Vanessa Fasolo Nasiloski 1 Resumo O presente texto tem como objetivo central relatar a experiência de ensino desenvolvida com os

Leia mais

Universidade Presente. um guia para acompanhar o aluno no exterior

Universidade Presente. um guia para acompanhar o aluno no exterior Universidade Presente um guia para acompanhar o aluno no exterior APRESENTAÇÃO A Rede CsF é uma associação não governamental, sem fins lucrativos, formada por estudantes com experiência em Programas de

Leia mais

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013 Término da Safra 2012/2013 A Safra 2012/2013 terminou com muitas metas alcançadas com as produções agrícola e industrial atingindo índices positivos. O encerramento aconteceu no dia 18/04 e como sempre

Leia mais

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br)

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br) Obrigado por acessar esta pesquisa. Sei como é escasso o seu tempo, mas tenha a certeza que você estará contribuindo não somente para uma tese de doutorado, mas também para a melhoria das práticas da Comunidade

Leia mais

PARTE 1 Identificação da Experiência

PARTE 1 Identificação da Experiência PARTE 1 Identificação da Experiência NOME DA INSTITUIÇÃO/ESCOLA/REDE: Escola Municipal Professora Maria Irene Vicentini Theodoro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. ENDEREÇO:

Leia mais

CAUR Cursinho Alternativo da UNESP de Rosana-SP

CAUR Cursinho Alternativo da UNESP de Rosana-SP CAUR Cursinho Alternativo da UNESP de Rosana-SP Andrew John Hamilton 1 ; Roberson da Rocha Buscioli 2 1 Acadêmico do curso de turismo da UNESP, Campus Experimental de Rosana; E-mail: hamiltonandrew@hotmail.com.

Leia mais

Avaliação-Pibid-Metas

Avaliação-Pibid-Metas Bolsista ID: Claines kremer Avaliação-Pibid-Metas A Inserção Este ano o reingresso na escola foi diferente, pois já estávamos inseridas na mesma há praticamente um ano. Fomos bem recepcionadas por toda

Leia mais

ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO: PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO: PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO 1 ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO: PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO AUTORES Antônio Roberto Silva Santos arsilvasantos@gmail.com Elisângela Santana Nascimento esna_1@yahoo.com.br Fânia

Leia mais