Plano mestre e RCCP MANUAL DE TREINAMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano mestre e RCCP MANUAL DE TREINAMENTO"

Transcrição

1 Plano mestre e RCCP MANUAL DE TREINAMENTO A MFG/PRO Versão eb Banco de dados: Demo Abril de 2001

2 Este documento contém informações patenteadas protegidas por leis de direitos autorais. Nenhuma parte deste documento pode ser copiada, reproduzida ou traduzida sem o consentimento prévio, por escrito, da QAD Inc. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. A QAD Inc. fornece este material no estado em que se encontra, sem garantia de nenhum tipo, expressa ou implícita, incluindo, sem limitação, garantias de comerciabilidade e adequação a um determinado propósito. A QAD Inc. não poderá ser responsabilizada pelos erros aqui contidos ou por danos acidentais ou conseqüenciais (incluindo lucro cessante), relacionados ao fornecimento, desempenho ou uso deste material com base na garantia, no contrato ou em outra teoria legal. Alguns estados não permitem a exclusão de garantias implícitas ou a limitação ou exclusão de responsabilidade por danos acidentais ou conseqüenciais, de modo que as limitações e a exclusão acima podem não ser aplicáveis. PROGRESS é uma marca registrada da Progress Software Corporation. Windows é uma marca comercial da Microsoft Corporation. MFG/PRO é uma marca registrada da QAD Inc. QAD, QAD eq e o logotipo da QAD são marcas comerciais da QAD Inc. Todos os outros nomes de produtos e de empresas são usados somente para fins de identificação e podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários A QAD Inc Via Real Carpinteria, Califórnia Fone: (805) Fax: (805) LearningServices@qad.com

3 Sumário SOBRE ESTE CURSO Descrição do curso Quem deve participar deste curso Pré-requisitos Duração aproximada do curso Tópicos incluídos Cursos relacionados Preparação para certificação Uso do manual de treinamento Notas aos instrutores Slides do PowerPoint Kit de aulas Configuração e instalação deste curso Informações sobre as instalações do treinamento geral CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO PLANO MESTRE E AO RCCP Visão geral do curso Visão geral do planejamento e da programação Níveis de planejamento suportados pelo MFG/PRO eb Planejamento da linha de produtos e recursos Planejamento de itens finais Planejamento de componentes Planejamento de recursos empresariais (ERP) Fases de planejamento e programação

4 IV MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PROGRAMAÇÃO MESTRA E RCCP Áreas de interesse de planejamento e programação Plano mestre Planejamento capacidade de recursos críticos (RCCP) RCCP comparado ao CRP Demonstrativo de produção Benefícios de um plano mestre Terminologia Planejamento capacidade de recursos críticos (RCCP) Usos do plano mestre e do RCCP Objetivos do curso Cursos relacionados Visão geral do curso CAPÍTULO 2 CONSIDERAÇÕES SOBRE O NEGÓCIO Visão geral do planejamento Itens para o plano mestre Plano mestre multinível Previsão de produção no MFG/PRO eb Determinação dos recursos que precisam do RCCP Necessidades do estoque sazonal Horizonte do MRP Período de bloqueio Características e opções Limitações de produção Revisão Visão geral do curso CAPÍTULO 3 CONFIGURAÇÃO DO PLANO MESTRE E DO RCCP Equilíbrio de demanda e oferta Identificação de itens do plano mestre planejamento de itens planejamento de itens por local Métodos para plano mestre Método assistido por computador (recomendado)

5 SUMÁRIO V Método totalmente automático Método totalmente manual Plano mestre multinível Listas de planejamento Itens de nível superior Valores de itens no nível de família Arquivo de controle MRP feriados/calendário Planejamento capacidade de recursos críticos recursos Manutenção da lista de recursos de itens Criação de carga do item final Resumo Exercícios de configuração Inserção e revisão de dados de itens Inserção e revisão de uma previsão de vendas Criação de um recurso de mão-de-obra Adição de um item de família Criação de uma lista de recursos de item Visão geral do curso CAPÍTULO 4 USO DO PLANO MESTRE E DO RCCP Processamento de demanda e oferta no MFG/PRO eb ordens do plano mestre Processamento do RCCP Demanda anormal Estoque sazonal Promessa de ordem Disponível para promessa (ATP) Cálculo Planejamento seletivo de materiais Comparação de carga e capacidade Resumo Exercícios de processamento

6 VI MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PROGRAMAÇÃO MESTRA E RCCP Revisão de uma previsão de estoque sazonal Planejamento capacidade de recursos críticos Visão geral do curso APÊNDICE A SEMINÁRIOS E PERGUNTAS PARA ESTUDO Configuração do plano mestre RCCP Respostas às perguntas para estudo sobre a configuração do plano mestre Respostas às perguntas para estudo sobre o RCCP APÊNDICE B RELATÓRIOS, CONSULTAS E PESQUISAS ÍNDICE

7 Sobre este curso

8 8 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP Descrição do curso A QAD desenvolveu este curso para apresentar as informações essenciais sobre a preparação da implementação do Plano mestre e do RCCP (Rough-Cut Capacity Planning, Planejamento capacidade de recursos críticos) no MFG/PRO eb. O curso inclui: Uma introdução ao plano mestre e ao RCCP. Uma visão geral das principais considerações sobre o negócio. Configuração do plano mestre e do RCCP. Uso do plano mestre e do RCCP. Atividades e exercícios durante todo o curso. Os participantes praticam conceitos e processos principais do plano mestre e do RCCP. Os participantes aprenderão a: Analisar algumas questões comerciais essenciais antes de configurar o plano mestre e o RCCP. Configurar e usar o plano mestre e o RCCP. Quem deve participar deste curso Gerentes e analistas de materiais. Planejadores, programadores e programadores mestres. Consultores de implementação, membros das equipes de implementação e usuários-chave. Pré-requisitos Cursos de treinamento recomendados: Configuração inicial do MFG/PRO eb. Estruturas e fórmulas de produtos. Ordens de trabalho. Centros de trabalho, roteiros e subcontratação de OT. Simulação de previsões. Conhecimento geral da indústria de manufatura. Conhecimento prático do MFG/PRO eb quando usado na empresa.

9 SOBRE ESTE CURSO 9 Duração aproximada do curso Esse curso foi desenvolvido para ser ministrado em um dia. Tópicos incluídos Configuração Equilíbrio de demanda e oferta. planejamento de itens. planejamento de itens por local. Métodos para plano mestre. Plano mestre multinível. Arquivo de controle MRP. feriados/calendário. recursos. Planejamento capacidade de recursos críticos. Operação Processamento de demanda e oferta no MFG/PRO eb. ordens do plano mestre. Consultas e relatórios de resumo e detalhes do plano mestre. Demanda anormal. estoque sazonal. Promessa de ordem. Planejamento de materiais seletivo. Cursos relacionados Simulação de previsões. Configuração inicial do MFG/PRO eb. Estruturas e fórmulas de produtos. Centros de trabalho, roteiros e subcontratação de OT. Ordens de trabalho.

10 10 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP Preparação para certificação Este curso é um dentre os vários cursos desenvolvidos para auxiliar os participantes na preparação para os exames de certificação da QAD. Entretanto a QAD não garante a aprovação como resultado da participação neste curso. Os participantes que estão se preparando para exames de certificação devem estudar todos os materiais disponíveis (manuais do usuário, manuais de treinamento, ajuda on-line, por exemplo) e adquirir experiência na indústria e em campo. Uso do manual de treinamento Os participantes podem usar este manual em aulas ministradas por um instrutor. Consultores experientes que desejam aprender sobre o módulo Plano mestre e RCCP podem usar este manual como um instrumento para o auto-aprendizado. Este manual de treinamento fornece um guia para ensino e aprendizagem. Ele contém: Slides no PowerPoint com anotações para instrutores. Telas do MFG/PRO eb com anotações para que os instrutores possam demonstrar a funcionalidade do módulo. Exercícios e perguntas para estudo. Notas aos instrutores Slides do PowerPoint A QAD criou os slides usando o programa Microsoft PowerPoint Os instrutores podem usar o texto, os gráficos ou os outros objetos animados dos slides para: Enfocar pontos importantes. Controlar o fluxo de informações. Aumentar o interesse e a variedade na apresentação. Clicar em Visualizar animação, no menu Apresentações, exibe a animação de texto e objetos. Para personalizar slides, clique em Personalizar animação, no menu Apresentações.

11 SOBRE ESTE CURSO 11 Kit de aulas Kit para participantes Plano mestre e RCCP Manual de treinamento. MFG/PRO eb GUI CD de demonstração, A. Instale o banco de dados denominado Demo para ter acesso aos exercícios deste curso de treinamento. Os participantes autodidatas precisarão dos seguintes materiais adicionais: Manuais do usuário do MFG/PRO eb (o material impresso e o CD estão disponíveis no pacote do material de referência da QAD e as cópias eletrônicas estão disponíveis no site da QAD na Web). Volume 3, Manufatura. Kit para instrutores O kit para instrutor é igual ao kit para participante com o acréscimo dos slides do PowerPoint. Configuração e instalação deste curso Para obter os requisitos de hardware, consulte os arquivos Readme no CD de demonstração do MFG/PRO eb.

12 12 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP Instalações Telefone/Fax Horário das aulas Emergência Mensagens Intervalos SAÍDA Sanitários Estacionamento Proibido fumar eb-ms-in-030 Informações sobre as instalações do treinamento geral Telefone ou fax. Mensagens. Sanitários. Horário das aulas: horários de início e de término e pontualidade. Intervalos: freqüência, horários aproximados. Considerações sobre estacionamento; fretamento. Procedimentos de emergência: localizar primeiros socorros, contatar pessoa para obter assistência. Locais de saída, horários do prédio. Localização de área com permissão para fumar.

13 CAPÍTULO 1 Introdução ao Plano mestre e ao RCCP

14 14 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP 9LVmRJHUDOGRFXUVR Œ Introdução ao Plano mestre e ao RCCP (Planejamento capacidade de recursos críticos) Œ Considerações comerciais Œ Configuração do Plano mestre e do RCCP Œ Uso do Plano mestre e do RCCP eb-ms-in-040 Visão geral do curso

15 INTRODUÇÃO AO PLANO MESTRE E AO RCCP 15 Visão geral do planejamento e da programação Atividade Pessoal Horizonte de planejamento (varia com a indústria) Planejamento estratégico CEO, CFO, VPs, etc. 3-5 anos Módulos de planejamento e controle do MFG/PRO Planejamento da linha de produtos Previsão de vendas, Plano mestre e RCCP VPs sênior Gerentes de fábrica Programadores mestres Variável Prazo cumulativo MRP e CRP Planejadores Gerentes de chão de fábrica Prazo cumulativo eb-ms-in-050 Visão geral do planejamento e da programação Todos os planejamentos definem expectativas sobre como os recursos são usados e fornecem verificações realistas para determinar se os planejamentos podem ser implementados. Um planejamento é feito por pessoas diferentes, em vários níveis, em toda a corporação, e o MFG/PRO eb fornece um conjunto de ferramentas integradas úteis na maioria desses níveis. Observação: Os participantes não familiarizados com o processo de planejamento descrito pela APICS (American Production and Inventory Control Society, Sociedade americana de produção e controle de estoque) podem achar útil olhar a integração no nível de planejamento.

16 16 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP Planejamento estratégico Os planejamentos estratégicos definem diretrizes para produção e vendas. Como esses planejamentos são feitos para prazos mais longos, eles representam os níveis de planejamento menos integrados e precisos. Os presidentes e responsáveis financeiros enxergam além das demandas anuais imediatas ao definirem expectativas de crescimento. Os planejamentos estratégicos definem a missão, os objetivos e as iniciativas globais para uma organização, principalmente em termos de vendas brutas ou receita global. Níveis de planejamento suportados pelo MFG/PRO eb Os seguintes níveis de planejamento são suportados pelo MFG/PRO eb: Planejamento da linha de produtos e recursos O planejamento de produção é feito no módulo Planejamento da linha de produtos (20) do MFG/PRO eb. A verificação junto aos recursos é feita no módulo Planejamento de recursos (21). Essa ferramenta permite: Equilibrar as previsões de vendas, de produção e de receita para uma linha de produtos inteira. Determinar se há recursos suficientes, no todo, para atender aos planejamentos. O planejamento de produção define expectativas para: Uma fábrica. Um local. Uma divisão. Um departamento. As previsões de vendas e de produção e as expectativas de receita representam o ramo de pessoas diferentes. Vários conjuntos de expectativas devem ser avaliados para determinar a viabilidade do planejamento. Planejamentos de produção: Definem a saída de manufatura e outras atividades para satisfazer os níveis de vendas planejados atuais. Incorporam e coordenam todas as atividades. Fornecem uma orientação para a produção de itens individuais que compõem a linha de produtos.

17 INTRODUÇÃO AO PLANO MESTRE E AO RCCP 17 Suportam os objetivos corporativos para aumentar o: Lucro líquido. ROI (Return on investment, Retorno do investimento). Fluxo de caixa. Os planejamentos da linha de produtos são divididos em itens finais, efetuados no plano mestre e explodidos para planejamentos de componentes pelo MRP. Planejamento de itens finais O planejamento de itens finais é feito no módulo Planejamento de previsão/mestre (22) do MFG/PRO eb. Essa ferramenta permite definir níveis de produção em resposta à demanda real e prevista através de um período aproximadamente equivalente ao prazo cumulativo. O prazo cumulativo é o período de tempo mais longo necessário para produzir e embarcar um item, assumindo que não haja nada em estoque ou produção. Nesse estágio, você pode desenvolver um Planejamento capacidade de recursos críticos para determinar se recursos críticos estarão disponíveis. Por exemplo, se quiser produzir 50 itens para a próxima semana, mas o seu fabricante produz somente 25 em uma semana, você não conseguirá atender ao planejamento. O planejamento de itens finais define o número de itens prioritários (itens finais, itens de nível 1, peças de manutenção e assim por diante) que serão produzidos e define a programação para produzi-los. Os planejamentos de itens finais normalmente são feitos pelos programadores mestres que: Estimam a demanda de um produto. Determinam quantos itens serão produzidos. Os programadores mestres modificam os planejamentos da fábrica para acomodarem as situações atuais. O horizonte tende a ser pelo menos tão longo quanto o prazo cumulativo. Planejamento de componentes O planejamento de componentes é feito no módulo MRP (Material Requirements Plan, Planejamento de necessidades de material) (23) e os planejamentos são verificados junto à capacidade no módulo Planejamento de necessidades de capacidade (24) do MFG/PRO eb. Essa ferramenta permite programar e emitir ordens para os itens e trabalhos que serão necessários para suportar o plano mestre. Você pode utilizar o CRP (Capacity Requirement Planning,

18 18 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP Planejamento de necessidades de capacidade) para determinar em um nível totalmente preciso como esse planejamento carregará os recursos existentes em seu local. O planejamento de componentes permite determinar quais centros de trabalho e componentes serão usados para atender ao planejamento. A verificação é usada para determinar se os centros de trabalho têm capacidade de atender à programação. Os itens que não são programados como mestres serão planejados por meio do MRP com o plano mestre como entrada. O MRP usa essa demanda para programar ordens para componentes. Os planejadores e pessoal do chão de fábrica usam os resultados do MRP para determinar as programações de manufatura que têm o mesmo horizonte de tempo das programações mestras. Planejamento de recursos empresariais (ERP) Em companhias que usam o ERP (Enterprise Resource Planning, Planejamento de recursos empresariais), o planejamento de operações é a ligação principal entre o planejamento de negócios de longo prazo, o planejamento de médio a curto prazo e as atividades de execução. O ERP calcula os níveis de estoque alvo que suportam os objetivos da companhia para: Lucratividade. Redução de estoque. Redução de prazo. Serviço ao cliente. O ERP também calcula demandas de produção correspondentes. Essas demandas eventualmente passam para: Produção. Compras. MRP.

19 INTRODUÇÃO AO PLANO MESTRE E AO RCCP 19 Fases de planejamento e programação Planejamento Planejamento da linha de produtos Programação Capacidade Planejamento de recursos Previsão Plano mestre RCCP MRP DRP Ordens de trabalho e chão de fábrica Programação repetitiva CRP CRP eb-ms-in-060 Fases de planejamento e programação O planejamento e a execução geralmente movem-se para baixo e para a direita através da matriz mostrada acima. A linha de produtos Em geral, os planejamentos da linha de produtos cobrem de 1 a 3 anos, normalmente mostrados por períodos mensais e trimestrais. Eles são compostos de previsões agregadas que são convertidas em previsões de itens finais. Essas previsões detalhadas fornecem a entrada que o programador mestre usa para criar um demonstrativo de produção.

20 20 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP O objetivo de um planejamento da linha de produtos é: Agregar previsões. Estabelecer objetivos de produção agregados (alinhados a objetivos corporativos). Planejar o uso eficiente e de custo efetivo dos recursos de produção, como máquinas e mãode-obra. Delinear o nível de saída da manufatura planejada. Converter a demanda em um plano mestre e planejamento capacidade de recursos críticos. Equilibrar as previsões de vendas, de produção e de receita para uma linha de produtos inteira. Determinar se há recursos suficientes, no todo, para atender ao planejamento. Os planejamentos da linha de produtos são divididos em: Itens finais planejados no plano mestre. Planejamentos de componentes feitos pelo MRP. A previsão A previsão e as ordens de venda introduzem a demanda independente dentro do MFG/PRO eb. A demanda independente é aquela para um item não relacionado à demanda de outros itens. Essas demandas servem como a razão principal para estabelecer o plano mestre no MFG/PRO eb. Previsões: Estimam a demanda futura para um item. São geralmente uma função de vendas. Podem ser uma parte integral do plano mestre. Representam um ponto de entrada para o plano mestre. A origem da demanda independente pode ser criada para qualquer item, mas normalmente ela é criada para: Itens finais. Submontagens críticas. Peças de manutenção. A plano mestreplano mestre Desenvolvida por local e item, um plano mestre é o plano principal que fornece a entrada primária ao MRP. Um plano mestre é um demonstrativo de produção que determina:

21 INTRODUÇÃO AO PLANO MESTRE E AO RCCP 21 Quais itens serão programados. Quando as ordens serão necessárias. Quanto deve ser produzido. O plano mestre pode ser feita para: Antecipar vendas conforme inseridas no MFG/PRO eb. Controlar a produção quando nenhuma ordem de venda é usada. Na reposição de estoque ou em ambientes de montagem de estoque, por exemplo. O uso do plano mestre e do MRP é um método efetivo para: Definir níveis de produção em resposta à demanda real e prevista. Durante um período aproximadamente equivalente ao prazo cumulativo. Determinar de forma preliminar (RCCP) se os recursos críticos limitarão a oferta. Qualificações e responsabilidades de um programador mestre Um programador mestre deve ter: Experiência em manufatura. Conhecimento abrangente de produtos. Discernimento comercial geral. A habilidade para: Reduzir prazos na introdução de novos produtos no mercado. Vender idéias e negociar compromissos. Resolver conflitos. Minimizar o impacto de alteração de necessidades. Atender aos objetivos do cliente. Um programador mestre deve saber como preparar dados rapidamente e verificar sua precisão para lidar efetivamente com: Gerenciamento (objetivos globais). Marketing e vendas (disponível para promessa). Engenharia (alteração de listas de materiais). Finanças (fluxo de caixa). Distribuição (programação).

22 22 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP Clientes (demandas). Fornecedores (confiabilidade). O programador mestre é responsável por fornecer: mão-de-obra; materiais; capacidade de manufatura; dinheiro (fluxo de caixa); gerenciamento de todas as atividades logísticas. Planejamento de necessidades de material (MRP) O MRP (Material Requirements Planning, Planejamento de necessidades de material) é um sistema de planejamento de prioridades implementado gradualmente por tempo que calcula as necessidades de material usando: Estruturas do produto. Status do estoque. O plano mestre. Datas da ordem aberta. A oferta é programada e reprogramada para: Atender à alteração de demanda. Manter datas de vencimento válidas. Planejamento de necessidades de capacidade (CRP) Determina quanta mão-de-obra e quantos recursos de máquinas são necessários para a produção. Calcula a carga de trabalho para um departamento, centro de trabalho ou máquina. Usado para o gerenciamento de capacidade de médio prazo para: Determinar e fornecer os recursos necessários para atender a programações de itens detalhadas do MRP. Planejamento de necessidades de distribuição (DRP) Equilibra oferta e demanda para itens transferidos entre locais. É feito através de:

23 INTRODUÇÃO AO PLANO MESTRE E AO RCCP 23 Cálculos de necessidades de itens. Criação de ordens planejadas. Gerenciamento de programações de embarque e transporte. O DRP é uma extensão do planejamento de necessidades de distribuição para o planejamento de recursos essenciais contidos em um sistema de distribuição, como espaço do depósito, força de trabalho, dinheiro, caminhões e veículos de frete.

24 24 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP Áreas de interesse de planejamento e programação Atividade Interesses Expectativas versus viabilidade Planejamento estratégico Vendas e lucratividade Receita versus despesas Planejamento de linha de produto Previsão de vendas, Plano mestre e RCCP Fábricas Itens finais Vendas brutas versus produção bruta Unidades versus recursos MRP e CRP Centros de trabalho e componentes Produção planejada versus produção real eb-ms-in-070 Áreas de interesse de planejamento e programação Plano mestre O objetivo do plano mestre é: Permitir a implementação do planejamento de produção. Gerenciar demanda e recursos. Definir prioridades. Planejar necessidades de recursos e capacidades. Garantir boa comunicação entre o pessoal de marketing e manufatura. Minimizar o estoque e maximizar o uso de recursos.

25 INTRODUÇÃO AO PLANO MESTRE E AO RCCP 25 Planejamento capacidade de recursos críticos (RCCP) O RCCP (Rought-Cut Capacity Planning, Planejamento capacidade de recursos críticos) fornece um aviso antecipado para problemas de programação. Ele: Fornece planejamento de capacidades de médio a longo prazo. Identifica falta de materiais essenciais. Determina falta de mão-de-obra para habilidades críticas. Valida o planejamento de produção e ajuda no desenvolvimento de um plano mestre válida. Ajuda a estabilizar o MRP. Verifica a capacidade em centros de trabalho críticos e não em cada centro de trabalho. Um centro de trabalho é uma área de produção específica contendo um ou mais recursos com capacidades idênticas. Ele pode ser considerado como uma unidade para o CRP e a programação detalhada. RCCP comparado ao CRP O CRP difere do RCCP quando se leva em consideração estoques, ordens, tamanhos de lote e defasagens de prazo. Embora o RCCP indique que há capacidade suficiente para executar o plano mestre, o CRP pode mostrar que a capacidade é insuficiente durante períodos de tempo específicos. O CRP: Fornece a carga por centro de trabalho (capacidade detalhada). Oferece planejamento detalhado do centro de trabalho. Indica se a capacidade é suficiente para executar o plano mestre. Níveis de departamento e centro de trabalho. Explode os roteiros e processos para as ordens planejadas e planejadas firmes do MRP. Atualiza ou cria roteiros da ordem de trabalho. Determina as datas de início/vencimento para cada operação que está usando: Centro de trabalho e calendários comerciais. Reprogramação (a data de início da última operação é a data de vencimento da operação anterior).

26 26 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP A coordenação de atividades de planejamento em níveis diferentes dentro de uma corporação é essencial para atender aos objetivos globais da companhia. No nível da fábrica, a coordenação efetiva de planejamentos resultará em: Aumento de produtividade. Redução de estoque. Redução de despesas operacionais.

27 INTRODUÇÃO AO PLANO MESTRE E AO RCCP 27 Plano mestre Um demonstrativo de produção Itens do plano mestre Itens finais Submontagens críticas Itens sobressalentes/serviço Itens críticos Recursos críticos Plano de ação Janeiro Fevereiro Março eb-ms-in-080 Demonstrativo de produção Um plano mestre é um demonstrativo de produção definido pelo programador mestre. É o planejamento essencial que conduz resultados no chão de fábrica. Desenvolvido por local e item, ele fornece a entrada primária ao MRP. Um plano mestre válida fornece a base para efetivar: A entrega do cliente. O uso da capacidade da fábrica. A implementação do planejamento de produção. As negociações entre as organizações de marketing e manufatura. Os itens de programação mestre requerem a opinião humana para avaliar as implicações de capacidade, material, custo e serviço ao cliente.

28 28 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP Por que preciso de um plano mestre? Sem o plano mestre Com o plano mestre Previsão Ordens de de vendas Previsão Ordens de de vendas Produção Produção Tempo Tempo eb-ms-in-090 Benefícios de um plano mestre O plano mestre age como um campo entre flutuações de vendas e previsão e produção. No MFG/ PRO eb as previsões, juntamente com quaisquer ordens de venda confirmadas, são usadas como a entrada para o plano mestre e o MRP. As previsões e as ordens de venda estabelecem uma fonte de demanda independente e são usadas no cálculo de necessidades brutas de um item. Por exemplo, se forem previstas 100 unidades por semana, o MRP planejará ordens para cobrir essa previsão. Contanto que as ordens de venda reais vencidas em qualquer período sejam menores ou iguais à previsão nessa semana, as ordens já planejadas pelo MRP cobrirão as necessidades. No entanto, se 100 unidades foram previstas, mas houver ordens de venda para 150 unidades, o MRP precisará planejar um extra de 50 unidades.

29 INTRODUÇÃO AO PLANO MESTRE E AO RCCP 29 O que o MRP planejará em qualquer período é a quantidade das ordens de venda mais qualquer montante líquido previsto restante. Demanda independente A demanda para um item que não está relacionado à demanda de outros produtos: Mercadorias acabadas. Peças de manutenção. Itens finais. Itens sobressalentes. Demanda dependente Diretamente relacionada ou derivada da estrutura de lista de materiais para outros itens ou produtos finais: Componentes. Matéria-prima. Requisições de planejamento Nervosismo Haverá flutuação no MRP se as previsões e ordens de venda forem modificadas ou canceladas. Demanda anormal A demanda total será anormal se: A quantidade prevista foi adicionada à quantidade da ordem de venda. Essas questões são resolvidas no MFG/PRO eb com: O uso e a aplicação de regras de consumo da previsão de vendas. A criação de um plano mestre que: Antecipe vendas. Estabilize a produção. Calcule as necessidades brutas. Observação: ATP (Available-to-promise, Disponível para promessa) em Consulta do resumo do plano mestre fornece visibilidade ao serviço ao cliente.

30 30 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP Terminologia Disponível para promessa (ATP) Disponível para alocação Necessidades brutas Necessidades líquidas Políticas de ordem Planejamento da lista de materiais Estoque sazonal Período de bloqueio eb-ms-in-100 Terminologia Disponível para promessa (ATP) ATP é uma parte não comprometida do estoque ou da produção planejada. Iguala o Plano mestre menos as ordens do cliente vencidas no período e em todos os períodos subseqüentes antes do próximo recebimento programado do Plano mestre. Disponível para alocação Baseia-se no cálculo especificado em Arquivo de controle da ordem de venda O cálculo é o mesmo para todos os itens e locais.

31 INTRODUÇÃO AO PLANO MESTRE E AO RCCP 31 A quantidade em mãos menos o que já foi prometido para outras ordens. Ordens de venda vencidas para embarque em um futuro bem próximo. Ordens de manufatura que foram liberadas para o chão de fábrica. Observação: Necessidades futuras ou fontes de oferta não são consideradas por esse cálculo. Necessidades brutas Uma necessidade bruta é o total da demanda independente e dependente de um componente antes da necessidade líquida do estoque em mãos e recebimentos programados. Necessidades líquidas No MRP, as necessidades líquidas para uma peça ou montagem são derivadas como um resultado da aplicação das necessidades brutas e alocações junto ao: Estoque em mãos. Recebimentos programados. Estoque de segurança. As necessidades líquidas, dimensionadas ao lote e deslocadas para o prazo, tornam-se as ordens planejadas. Políticas de ordem As políticas de ordem são conjuntos de procedimentos para determinar o tamanho do lote e outros parâmetros relacionados a uma ordem. Planejamento da lista de materiais Um planejamento da lista de materiais é um agrupamento artificial de itens ou eventos no formato de uma lista de materiais. Ele é usado para facilitar o plano mestre e o planejamento de materiais. Estoque sazonal Um acúmulo do estoque de itens antes da demanda esperada, por exemplo: Natal. Outono. Inverno.

32 32 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP Primavera. Período de bloqueio Um período de bloqueio é uma política ou diretriz estabelecida para observar onde ocorrem várias restrições ou alterações em procedimentos operacionais. Por exemplo, as alterações no plano mestre podem ser executadas facilmente além do prazo cumulativo, enquanto as alterações dentro do prazo cumulativo tornam-se bem mais difíceis (em um ponto onde as alterações devem ser contidas). Os períodos de bloqueio podem ser usados para definir esses pontos.

33 INTRODUÇÃO AO PLANO MESTRE E AO RCCP 33 Planejamento capacidade de recursos críticos % da carga de capacidade Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 Sem 6 eb-ms-in-110 Planejamento capacidade de recursos críticos (RCCP) O RCCP (Rough-Cut Capacity Planning, Planejamento capacidade de recursos críticos) fornece uma ferramenta para: Avaliação cuidadosa das alterações no plano mestre e seu impacto no material e na capacidade. Avaliação preliminar dos problemas de capacidade potenciais. Equilíbrio adequado das necessidades do cliente e de manufatura. Estabilização efetiva do MRP.

34 34 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP Usos do Plano mestre e do RCCP $$$ Ordens de vendas Previsão JAN FEV MAR Programadores mestres eb-ms-in-120 Usos do plano mestre e do RCCP Os usos normais de um plano mestre incluem conduzir o RCCP, o MRP e o planejamento da produção futura. O planejamento da produção é dividido em unidades montáveis com datas específicas para conclusão. Ele será atendido se o plano mestre for desenvolvida para suportá-lo. O RCCP fornece um processo de planejamento de alto nível para recursos essenciais que podem limitar a execução do planejamento de manufatura. O plano mestre e o RCCP devem remover a maior parte das limitações de capacidade antes do MRP ser executado.

35 INTRODUÇÃO AO PLANO MESTRE E AO RCCP 35 2EMHWLYRVGRFXUVR Nesta aula você aprenderá a: Œ Identificar algumas Considerações sobre o negócio essenciais antes de configurar o Plano mestre e o RCCP no MFG/PRO eb Œ Configurar o Plano mestre e o RCCP no MFG/PRO eb Œ Usar o Plano mestre e o RCCP no MFG/PRO eb eb-ms-in-130 Objetivos do curso

36 36 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP Cursos de pré-requisito recomendados Estruturas e fórmulas de de produtos Ordens de de trabalho Plano mestre e Planejamento capacidade de de recursos críticos Configuração inicial do do MFG/PRO eb eb Previsões Centros de de trabalho, roteiros e subcontratação de de OT OT eb-ms-in-140 Cursos relacionados Os cursos listados acima são pré-requisitos recomendados para este curso.

37 INTRODUÇÃO AO PLANO MESTRE E AO RCCP 37 9LVmRJHUDOGRFXUVR 9 Introdução ao Plano mestre e ao RCCP Œ Considerações sobre o negócio Œ Configuração do Plano mestre e do RCCP Œ Uso do Plano mestre e do RCCP eb-ms-in-150 Visão geral do curso

38 38 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP

39 CAPÍTULO 2 Considerações sobre o negócio

40 40 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP 7 &RQVLGHUDo}HVVREUHRQHJyFLR Nesta seção você aprenderá a: 9 Identificar algumas Considerações sobre o considerações negócio principais sobre antes de o configurar negócio o essenciais Plano Mestreantes e o RCCP de no configurar MFG/PRO o Plano Œ Configurar Mestre o Plano e o Mestre RCCP e o RCCP no MFG/PRO 9Identificar algumas Œ Usar o Plano Mestre e o RCCP no MFG/PRO eb-ms-bu-010

41 CONSIDERAÇÕES SOBRE O NEGÓCIO 41 Considerações sobre o negócio eb-ms-bu-020 9Planejamento 9Itens para o Plano Mestre 9Plano Mestre multinível 9Previsões de produção 9Recursos que precisam do RCCP 9Necessidades sazonais 9Horizonte de planejamento 9Período de bloqueio 9Recursos e opções 9Limitações de produção Considerações sobre o negócio antes da configuração Existem várias questões comerciais a serem consideradas antes da configuração do Plano mestre e do RCCP no MFG/PRO eb. Esta seção não discute todas as questões possíveis, mas apresenta algumas que devem gerar reflexão e discussão.

42 42 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP Visão geral do planejamento Uma comparação de necessidades JIT (Just in Time, Em tempo real) e funcionalidade do MFG/PRO. JIT MFG/PRO Função comercial Planejamento de negócios SIM SIM Planejamento da capacidade de recursos críticos Planejamento da linha de produtos SIM SIM MFG/PRO é um sistema de planejamento e execução. JIT ou Kanban são apenas sistemas de execução. eb-ms-bu-030 JIT ou Kanban Plano Mestre Planejamento de materiais Planejamento de capacidade Não Realístico? Sim Execução de planejamentos de capacidade Execução de planejamentos de materiais Despacho comercial, ordens de trabalho ou programações repetitivas Programação do vendedor, programação do fornecedor Precisão do registro de estoque necessária Precisão da lista de materiais necessária Modificado a partir de "Just in Time: Making it Happen, William A. Sandras, Jr. SIM SIM Talvez Talvez apenas saída KANBAN SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM NÃO SIM SIM SIM Visão geral do planejamento Defina os parâmetros de planejamento em: planejamento de itens planejamento de item por local Definição Os parâmetros de planejamento são estabelecidos para cada item no banco de dados; eles determinam a forma como o MRP manipula os itens.

43 CONSIDERAÇÕES SOBRE O NEGÓCIO 43 Por que considerar seu uso? O MRP é tão preciso quanto os dados que processa; seus parâmetros de planejamento devem ter mais de 98% de precisão. Funcionalidade no MFG/PRO eb Os dados de planejamento de itens são as informações mais usadas no banco de dados. Implicações da configuração Dados imprecisos podem ser catastróficos. Uma boa limpeza no banco de dados sempre vale a pena.

44 44 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP Itens para o Plano Mestre Itens finais Submontagens críticas Itens sobressalentes/serviço Itens críticos Recursos críticos eb-ms-bu-040 Itens para o plano mestre Definição A determinação de itens para o plano mestre é um reflexo da indústria, dos produtos e dos processos de manufatura usados em uma empresa específica e requer a prática de um programador mestre experiente.

45 CONSIDERAÇÕES SOBRE O NEGÓCIO 45 Por que considerar seu uso? Ás vezes, a demanda de um item depende da demanda de outro item. Isso é uma ocorrência comum quando as programações mestras para vários conjuntos de itens estão relacionadas através de listas de planejamento ou estruturas de produtos. Funcionalidade no MFG/PRO eb Defina o indicador do plano mestre = sim, em planejamento de itens ou em planejamento de itens por local para vários locais. O resultado do plano mestre é um planejamento para todos os itens que usam MRP e estruturas de produtos. A entrada para o plano mestre pode vir de: previsões de vendas 22.1 (vínculo automático). Um planejamento da linha de produtos. Observação: No MFG/PRO eb, não há nenhum vínculo entre o plano mestre e o planejamento da linha de produtos. Implicações da configuração Um item pode estar programado como mestre em um local e em outro não.

46 46 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP Plano Mestre multinível Plano Mestre da da família de de produtos Modelos básicos Opções Itens comuns (100%) Modelo A (25%) Modelo B (12%) Modelo C (10%) etc. Opção D (15%) Opção E (25%) Opção F (10%) etc. eb-ms-bu-050 Plano mestre multinível O plano mestre multinível é um método no qual um planejamento de lista de materiais é usado para fazer o plano mestre de um produto final ou de uma família de produtos, juntamente com as opções e acessórios selecionados.

47 CONSIDERAÇÕES SOBRE O NEGÓCIO 47 Previsão de produção Previsão de produção eb-ms-bu-060 Previsão de produção no MFG/PRO eb Definição Uma previsão de produção é uma previsão calculada pelo sistema resultante de um planejamento de lista de materiais e ocorre quando é usada o plano mestre multinível. Ela estima o nível projetado da demanda de um recurso do cliente (opções, acessórios) de um produto com uma ordem de produção ou montagem. Quando você estabelece listas de planejamento e faz a previsão de vendas e o plano mestre no nível do item de família, o sistema calcula automaticamente a demanda derivada para os componentes do item de família ou de nível superior. Esses cálculos são baseados nas quantidades

48 48 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP disponíveis para promessa para o item no nível de família e na porcentagem de quantidade e previsão de vendas para os componentes desse item de família. Por que considerar seu uso? Conforme é consumida a previsão de vendas para o item no nível de família, a quantidade disponível para promessa desse item se altera, resultando em cálculos revisados para a previsão de produção na próxima vez que o MRP for executado. Funcionalidade no MFG/PRO eb A previsão da produção deriva: Do plano mestre e da porcentagem de previsão de vendas especificadas na lista de planejamento. Os valores da previsão de produção: São exibidos em relatórios e consultas do plano mestre. Contribuem para a demanda total que o MRP considera como entrada. As previsões de produção são criadas apenas para componentes com códigos de estrutura: [P]lanning (Planejamento). [O]ption (Opção). Implicações da configuração As previsões de produção são consumidas somente no nível mais alto.

49 CONSIDERAÇÕES SOBRE O NEGÓCIO 49 Recursos que precisam do RCCP Recursos essenciais Grupos de produtos A B C D Mão-de-obra Centro de trabalho Depósito Teste eb-ms-bu-070 Determinação dos recursos que precisam do RCCP Desenvolva um perfil de recursos para identificar recursos críticos.

50 50 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP Necessidades sazonais eb-ms-bu-080 Necessidades do estoque sazonal Definição Os itens com demanda sazonal requerem um acúmulo do estoque de um item antes de sua demanda esperada. Por que considerar seu uso? Embora você possa inserir ordens do plano mestre para ajustar necessidades sazonais, a identificação de uma demanda como estoque sazonal evita que o MRP emita mensagens de ação para cancelar ou atrasar ordens desses itens cuja demanda ainda não está aparente.

51 CONSIDERAÇÕES SOBRE O NEGÓCIO 51 Funcionalidade no MFG/PRO eb No MFG/PRO eb, o estoque sazonal é inserido no sistema através de Manutenção do estoque sazonal Implicações da configuração A definição do estoque para zero permite que os itens sejam prometidos.

52 52 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP Horizonte do MRP Semana 1 Quando devo executar o MRP? Semana 2 Semana 3 Semana 4 eb-ms-bu-090 Horizonte do MRP Definição O período de tempo em que o plano mestre se estende no futuro. Por que considerar seu uso? O MRP processa somente necessidades de material dentro desse horizonte e ignora as atividades fora dele. Necessário para permitir tempo para: Pedir componentes. Alterações de capacidade de centros de trabalho ou fornecedores essenciais primários. Prazo cumulativo mínimo.

53 CONSIDERAÇÕES SOBRE O NEGÓCIO 53 Funcionalidade no MFG/PRO eb Defina o horizonte de planejamento em Arquivo de controle MRP Verifique se todos os itens foram replanejados executando Planejamento de materiais - Regenerativo Como o MRP ignora a atividade fora do horizonte de planejamento, crie o horizonte com pelo menos um dia a mais que o prazo cumulativo mais longo (30 dias é o recomendado). Implicações da configuração Se o horizonte for alterado, os itens não serão automaticamente indicados para replanejamento - Só alterados. Execute Plano de materiais - Regenerativo 23.2.

54 54 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP Período de bloqueio Horizonte de planejamento Período de bloqueio Plano Mestre Ordens de trabalho Programações repetitivas Ordens planejadas Dias do calendário para o Plano Mestre Dias comerciais para ordens de trabalho e programações repetitivas eb-ms-bu-100 Período de bloqueio Definição O número de dias do calendário dentro dos quais o MRP não deve fazer alterações automaticamente. Para controlar manualmente a programação por um período de tempo, defina o período de bloqueio para nn dias e o MRP: Adicionará à data do sistema o período de bloqueio com o número de dias. Não criará nenhuma ordem planejada dentro desse período de tempo. Observação: O período de bloqueio é usado mais freqüentemente com itens de programação mestre.

55 CONSIDERAÇÕES SOBRE O NEGÓCIO 55 Por que considerar seu uso? O período de bloqueio fornece controle manual ao programador mestre. O MRP pode criar ordens planejadas automaticamente fora do período de bloqueio. Funcionalidade no MFG/PRO eb O valor inserido em Manutenção do cadastro de itens é usado como o padrão em todos os locais. Ele pode ser alterado manualmente para qualquer local, conforme for necessário. Implicações da configuração O período de bloqueio designa um período de dias do calendário a partir da data do sistema dentro do qual o MRP não criará ou alterará as ordens planejadas existentes. No entanto mensagens de ação da ordem serão geradas, se necessário. O MRP fornecerá mensagens de ação através do horizonte de tempo próximo.

56 56 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP Características e opções eb-ms-bu-110 Características e opções Definição Os componentes do item de família na lista de planejamento podem ser os itens manufaturados, ou produtos configurados reais, ou grupos de itens representando componentes comuns, ou características e opções selecionadas. Por que considerar seu uso? Faz diretamente a previsão de vendas da família/modelos e de opções pela porcentagem da família.

57 CONSIDERAÇÕES SOBRE O NEGÓCIO 57 Funcionalidade no MFG/PRO eb O item de nível superior de uma estrutura de produtos do plano mestre multinível representa a família de produtos montáveis que podem ser configurados a partir de um conjunto de modelos e opções disponíveis. Implicações da configuração Para fins do plano mestre, não é possível fazer a previsão precisa de combinações detalhadas de produtos potenciais que podem ser manufaturados e vendidos. A previsão de vendas no nível do item de família ou no nível do item de opção é precisa e pode conduzir o processo do plano mestre.

58 58 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP Limitações de produção Capacidade da máquina Capacidade do centro de trabalho Capacidade da mão-de-obra Material Políticas e procedimentos eb-ms-bu-120 Limitações de produção Definição Uma limitação de produção é qualquer elemento ou fator que evita que um sistema alcance um nível mais alto de desempenho com relação a seu objetivo. Um planejamento de itens prioritários ajudará a resolver questões de produção. Ele define o número de itens prioritários (itens finais, itens de nível 1, peças de serviço e assim por diante) que serão produzidos e planeja a programação para produzi-los. A verificação nesse planejamento é a disponibilidade de recursos críticos.

59 CONSIDERAÇÕES SOBRE O NEGÓCIO 59 Se quiser produzir 150 itens para a próxima semana, mas a sua máquina produz somente 125 em uma semana, você não conseguirá atender ao planejamento. Um planejamento de componentes determina quais centros de trabalho e componentes serão usados para atender ao planejamento. A verificação é usada para determinar se os centros de trabalho têm a capacidade de atender à programação. Por que considerar seu uso? Um programador mestre deve considerar as limitações de produção potenciais e removê-las ao preparar o plano mestre e o planejamento capacidade de recursos críticos. Uma limitação pode ser física (capacidade da máquina ou falta de material) ou gerencial (políticas e procedimentos). Funcionalidade no MFG/PRO eb O programador mestre faz o melhor uso do RCCP no nível do item considerando limitações. O RCCP é implementado no MFG/PRO eb usando-se Consulta de resumo da carga de recursos de itens Implicações da configuração O programador mestre testa as quantidades da produção programada em relação aos recursos disponíveis. Esse planejamento capacidade de recursos críticos testa a produção de itens finais.

60 60 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP Revisão Œ Processos e procedimentos Œ Necessidades para o relatório Œ Expectativas do cliente Œ Configuração do produto eb-ms-bu-130 Revisão

61 CONSIDERAÇÕES SOBRE O NEGÓCIO 61 9LVmRJHUDOGRFXUVR 9 Introdução ao Plano Mestre e ao RCCP 9 Considerações sobre o negócio Œ Configuração do Plano Mestre e do RCCP Œ Uso do Plano Mestre e do RCCP eb-ms-bu-140 Visão geral do curso

62 62 MANUAL DE TREINAMENTO DO MFG/PRO PLANO MESTRE E RCCP

Neste tópico, você aprenderá a criar facilmente um banco de dados para uma nova empresa e a definir configurações comuns de uma empresa no SAP

Neste tópico, você aprenderá a criar facilmente um banco de dados para uma nova empresa e a definir configurações comuns de uma empresa no SAP Neste tópico, você aprenderá a criar facilmente um banco de dados para uma nova empresa e a definir configurações comuns de uma empresa no SAP Business One, em apenas uma etapa usando um assistente guiado.

Leia mais

MRP e CRP MANUAL DE TREINAMENTO

MRP e CRP MANUAL DE TREINAMENTO MRP e CRP MANUAL DE TREINAMENTO 70-2811A MFG/PRO Versão eb Banco de dados: Demo Março de 2001 Este documento contém informações patenteadas protegidas por leis de direitos autorais. Nenhuma parte deste

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços.

Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços. Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços. Nesse tópico, você aprenderá a administrar listas de preços no SAP Business One. Sua empresa atualiza múltiplas listas de preços para fornecer

Leia mais

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso Carrera Pessoal 2015 Guia de uso Bem vindo ao Carrera Pessoal 2015, o gerenciador financeiro ideal. Utilizando o Carrera Pessoal você poderá administrar com facilidade as suas finanças e/ou da sua família.

Leia mais

Gerenciamento de custos do projeto

Gerenciamento de custos do projeto PMBOK Visão Geral O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um guia do Conjunto de Conhecimentos em de Projetos, o qual inclui práticas comprovadas que são amplamente aplicadas na gestão de s, além

Leia mais

Bem-vindo ao tópico Múltiplas filiais.

Bem-vindo ao tópico Múltiplas filiais. Bem-vindo ao tópico Múltiplas filiais. 1 Ao final deste tópico, você estará apto a: Explicar as opções disponibilizadas com o recurso Múltiplas filiais. Definir as configurações necessárias para trabalhar

Leia mais

Escopo do Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios

Escopo do Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios Descrição do serviço Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios CAA-1013 Visão geral do serviço Esta Descrição do serviço ( Descrição do serviço ) é firmada por você, o cliente, ( você ou Cliente ) e

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 28 Revisão para a Prova 2 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 28-28/07/2006 1 Matéria para a Prova 2 Gestão de projetos de software Conceitos (Cap. 21) Métricas (Cap.

Leia mais

Recursos adicionados para produção de fabricação de processo e logística no Microsoft Dynamics AX 2012 R2

Recursos adicionados para produção de fabricação de processo e logística no Microsoft Dynamics AX 2012 R2 Recursos adicionados para produção de fabricação de processo e logística no Dynamics AX 2012 R2 Este documento foi traduzido automaticamente, sem intervenção humana. Ele é fornecido como está e não há

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

agility made possible

agility made possible RESUMO DA SOLUÇÃO Utilitário ConfigXpress no CA IdentityMinder a minha solução de gerenciamento de identidades pode se adaptar rapidamente aos requisitos e processos de negócio em constante mudança? agility

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

GUIA DO COORDENADOR DE PROJETOS

GUIA DO COORDENADOR DE PROJETOS GUIA DO COORDENADOR DE PROJETOS Sumário 1. Introdução... 2 2. Início Portal Coordenador... 2 2.1. Novos Pedidos... 2 2.2. Pendências... 3 2.3. Menu... 4 2.4. Sair... 4 3. Saldo de Projetos... 5 4. Extrato

Leia mais

Gestão dos Prazos e Custos do Projeto

Gestão dos Prazos e Custos do Projeto Gestão dos Prazos e Custos do Projeto Prof. Sérgio Ricardo do Nascimento Aula 4 14 de Novembro de 2013 1 Gestão dos Prazos e Custos do Projeto - Prof. Sérgio Ricardo do Nascimento Informações iniciais

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

Integração de livros fiscais com o Microsoft Dynamics AX 2009

Integração de livros fiscais com o Microsoft Dynamics AX 2009 Microsoft Dynamics AX Integração de livros fiscais com o Microsoft Dynamics AX 2009 White paper Este white paper descreve como configurar e usar a integração de livros fiscais entre o Microsoft Dynamics

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Fornecedor

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Fornecedor Manual do Usuário Fornecedor Manual do Usuário - Fornecedor Versão 1.2 Página 2 CBA Online Manual do Usuário Fornecedor Versão 1.2 3 de agosto de 2004 Companhia Brasileira de Alumínio Departamento de Tecnologia

Leia mais

A versão 9.1 oferece agora uma forma de replicar rapidamente ajustes de preço da UM em vários itens de várias listas de preços.

A versão 9.1 oferece agora uma forma de replicar rapidamente ajustes de preço da UM em vários itens de várias listas de preços. A versão 9.1 oferece agora uma forma de replicar rapidamente ajustes de preço da UM em vários itens de várias listas de preços. 1 Depois de concluir este tópico, você estará apto a: Descrever a necessidade

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

Sumário. Introdução ao Microsoft Project. 1 Microsoft Project, gerenciamento de projetos e você 3. 2 Visão geral do Project 11.

Sumário. Introdução ao Microsoft Project. 1 Microsoft Project, gerenciamento de projetos e você 3. 2 Visão geral do Project 11. Sumário Introdução... xiii A quem se destina este livro...xiii Como o livro está organizado...xiii Como baixar os arquivos de prática...xiv Suas configurações no Project...xv Suporte técnico...xvi Parte

Leia mais

O Processo de Engenharia de Requisitos

O Processo de Engenharia de Requisitos UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO E ESTATÍSTICA O Processo de Engenharia de Requisitos Engenharia de Software 2o.

Leia mais

CA Clarity PPM. Guia do Usuário de Gestão Financeira. Release 13.3.00

CA Clarity PPM. Guia do Usuário de Gestão Financeira. Release 13.3.00 CA Clarity PPM Guia do Usuário de Gestão Financeira Release 13.3.00 A presente documentação, que inclui os sistemas de ajuda incorporados e os materiais distribuídos eletronicamente (doravante denominada

Leia mais

Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI

Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI Módulo 12 Gerenciamento Financeiro Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a

Leia mais

Bem-vindo ao curso delta Gerenciamento de peso para a versão 9.1. Este curso aborda a nova solução de peso introduzida nessa versão.

Bem-vindo ao curso delta Gerenciamento de peso para a versão 9.1. Este curso aborda a nova solução de peso introduzida nessa versão. Bem-vindo ao curso delta Gerenciamento de peso para a versão 9.1. Este curso aborda a nova solução de peso introduzida nessa versão. Você deve ter bons conhecimentos de estoque, UM e administração de posições

Leia mais

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Tipos de GED: Document imaging Document management Document Imaging / Document Management O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Mundo analógico Criação Revisão Processamento Arquivo Mundo digital

Leia mais

GERA GESTÃO E CONTROLE DE TÍTULOS: parte I

GERA GESTÃO E CONTROLE DE TÍTULOS: parte I Olá! Você verá a seguir um importante treinamento que vai facilitar suas atividades diárias! Ao acessá-lo pela primeira vez, procure assistir até o final. Caso não consiga, você poderá reiniciar de onde

Leia mais

ACADEMIA DE PP ( PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO)

ACADEMIA DE PP ( PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO) A Academia é o melhor caminho para especialização dentro de um tema no ERP da SAP. Para quem busca uma formação com certificação em Planejamento e Produção, o mais indicado é participar da Academia de

Leia mais

CAPÍTULO XI FINANÇAS

CAPÍTULO XI FINANÇAS CAPÍTULO XI FINANÇAS A. INVESTIMENTO DOS FUNDOS DA ASSOCIAÇÃO As decisões referentes aos investimentos da associação deverão tomar como base as declarações sobre normas de investimentos para o Fundo Geral

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

R12.x Inventory Management/Bill of Material & Engineering Accel

R12.x Inventory Management/Bill of Material & Engineering Accel Oracle University Contact Us: 0800 891 6502 R12.x Inventory Management/Bill of Material & Engineering Accel Duration: 5 Days What you will learn Este curso será aplicável aos clientes que implementaram

Leia mais

Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina Operação de Sistemas Aplicativos I

Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina Operação de Sistemas Aplicativos I CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA Escola Técnica Estadual de Avaré ETE-AVARÉ CURSO DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA NÚCLEO DE APOIO Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS 3.4 O PROJETO DE MELHORIA DE PROCESSOS 3.4.1 - CONCEITO DE PROJETO

Leia mais

Caso de uma Central de distribuição. Seqüência de processamento. Injeção de plásticos

Caso de uma Central de distribuição. Seqüência de processamento. Injeção de plásticos Max-Prod SIMULADORES DE PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE ALTA PERFORMANCE OTIMIZAÇÃO NO SEQUENCIAMENTO DE OP S E CARGA DE MÁQUINAS OTIMIZAÇÃO NA ESCOLHA DE MATERIAS DE PRODUTOS E COMPONENTES OTIMIZAÇÃO NA

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR Roteiro para utilização do GEP Versão de referência: GEP V1.00 Índice analítico I Apresentação... 2 I.1 Controles básicos do sistema;... 2 I.2 Primeiro acesso... 2 I.3 Para trocar a senha:... 3 I.4 Áreas

Leia mais

CA Clarity PPM. Guia do Usuário de Gestão de Demanda. Release 14.2.00

CA Clarity PPM. Guia do Usuário de Gestão de Demanda. Release 14.2.00 CA Clarity PPM Guia do Usuário de Gestão de Demanda Release 14.2.00 A presente documentação, que inclui os sistemas de ajuda incorporados e os materiais distribuídos eletronicamente (doravante denominada

Leia mais

Migrando para o Word 2010

Migrando para o Word 2010 Neste guia O Microsoft Word 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da nova interface,

Leia mais

5 EDI - As montadores e suas distribuidoras

5 EDI - As montadores e suas distribuidoras 77 5 EDI - As montadores e suas distribuidoras No mundo, o setor automobilístico passa por uma forte transformação decorrente do processo de globalização associado à revolução tecnológica, que vem alterando

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC Gestão de Projetos 1 Agenda Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências 2 1 GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO 3 Gerenciamento da Integração do Projeto Fonte: EPRoj@JrM 4 2 Gerenciamento

Leia mais

Pacote de Idiomas do ImageNow Guia de Introdução

Pacote de Idiomas do ImageNow Guia de Introdução Pacote de Idiomas do ImageNow Guia de Introdução Versão: 6.6.x Escrito por: Product Documentation, R&D Data: Outubro de 2011 ImageNow e CaptureNow são marcas comerciais registradas da Perceptive Software.

Leia mais

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1 Capítulo 2 Processos de Software slide 1 Tópicos apresentados Modelos de processo de software. Atividades de processo. Lidando com mudanças. Rational Unified Process (RUP). Um exemplo de um processo de

Leia mais

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO No Modelo de Plano de Negócio, disponível no seu ambiente do Concurso você terá um passo a passo para elaborar o seu Plano, bem como todo o conteúdo necessário

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE II: E-business Global e Colaboração Prof. Adolfo Colares Uma empresa é uma organização formal cujo o objetivo é produzir s ou prestar serviços

Leia mais

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 5 INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 1.1 Processo de decisão de orçamento de capital A decisão de investimento de longo prazo é a decisão financeira mais

Leia mais

DESENVOLVENDO O SISTEMA

DESENVOLVENDO O SISTEMA DESENVOLVENDO O SISTEMA Declaração da Necessidade O primeiro passo do processo de análise de sistema envolve a identificação da necessidade [Pressman-95]. Normalmente o analista reúne-se com o usuário

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 04 Conceito Sistema de Informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo),

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

Versão para atualização do Gerpos Retaguarda

Versão para atualização do Gerpos Retaguarda Versão para atualização do Gerpos Retaguarda A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível.

Leia mais

VERSÃO 5.12.0 VERSÃO 5.0.0 FINANCEIRO NEFRODATA ESTOQUE FINALIZAÇÃO: 10 JUN.

VERSÃO 5.12.0 VERSÃO 5.0.0 FINANCEIRO NEFRODATA ESTOQUE FINALIZAÇÃO: 10 JUN. VERSÃO 5.12.0 VERSÃO 5.0.0 FINANCEIRO NEFRODATA ESTOQUE ACD2016 FINALIZAÇÃO: 10 JUN. 13 04 NOV.2014 FEV. 201313 JUN. 2016 PUBLICAÇÃO: Prezado Cliente, Neste documento estão descritas todas as novidades

Leia mais

Nove Motivos do Porque as Soluções de Implementação Rápida SAP Podem Facilitar a Sua Vida Chegue Onde Quer Chegar, Um Passo de Cada Vez

Nove Motivos do Porque as Soluções de Implementação Rápida SAP Podem Facilitar a Sua Vida Chegue Onde Quer Chegar, Um Passo de Cada Vez Soluções de Implementação Rápida SAP Nove Motivos do Porque as Soluções de Implementação Rápida SAP Podem Facilitar a Sua Vida Chegue Onde Quer Chegar, Um Passo de Cada Vez O Melhor Gerenciador de Negócios

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0

CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0 FOLHA DO PRODUTO CA Mainframe Chorus for Storage Management CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0 Simplifique e otimize suas tarefas de gerenciamento de armazenamento, aumente a produtividade

Leia mais

CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0

CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0 FOLHA DO PRODUTO CA Mainframe Chorus for Security and Compliance CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0 Simplifique e otimize suas tarefas de gerenciamento de segurança

Leia mais

Solicitação de Reposição? FS71.1

Solicitação de Reposição? FS71.1 Como Trabalhar com Solicitação de Reposição? FS71.1 Sistema: Futura Server Caminho: Estoque>Reposição>Reposição Referência: FS71.1 Versão: 2015.9.18 Como Funciona: Esta tela é utilizada para solicitar

Leia mais

Freedom Software. Sistema de Representação. Freedom Software Sistema de Representação Página 1

Freedom Software. Sistema de Representação. Freedom Software Sistema de Representação Página 1 Freedom Software Sistema de Representação Freedom Software Sistema de Representação Página 1 FREEVENDMOBILE (Sistema de Vendas Mó vel) Sumário INSTALAÇÃO:... 3 O SISTEMA... 7 MENU E BARRAS DO SISTEMA...

Leia mais

BlackBerry Podcasts Guia do usuário

BlackBerry Podcasts Guia do usuário BlackBerry Podcasts Guia do usuário Versão: 1.6 SWD-1977111-0302010530-012 Conteúdo Primeiros passos... 2 Requisitos... 2 Assinar e fazer download... 3 Adicionar um canal de podcast... 3 Assinar um podcast...

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

RMS Software S.A. - Uma empresa TOTVS. 11 2699-0008 www.rms.com.br

RMS Software S.A. - Uma empresa TOTVS. 11 2699-0008 www.rms.com.br CURVA ABC RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de comércio e varejo. Este documento

Leia mais

Service Report. Cliente: Sayerlack. Processo: Contas á Pagar FI-AP

Service Report. Cliente: Sayerlack. Processo: Contas á Pagar FI-AP Service Report Cliente: Sayerlack Processo: Contas á Pagar FI-AP 1. Dados Mestres 1.1 Exibir fornecedor Objetivo Disparador Use este procedimento para exibir os dados dos fornecedores. Execute este procedimento

Leia mais

Padrão de Desempenho 1: Sistemas de Gerenciamento e Avaliação Socioambiental

Padrão de Desempenho 1: Sistemas de Gerenciamento e Avaliação Socioambiental Introdução 1. O Padrão de Desempenho 1 destaca a importância do gerenciamento do desempenho socioambiental durante o ciclo de um projeto (qualquer atividade comercial sujeita a avaliação e administração).

Leia mais

Etapas para a preparação de um plano de negócios

Etapas para a preparação de um plano de negócios 1 Centro Ensino Superior do Amapá Curso de Administração Disciplina: EMPREENDEDORISMO Turma: 5 ADN Professor: NAZARÉ DA SILVA DIAS FERRÃO Aluno: O PLANO DE NEGÓCIO A necessidade de um plano de negócio

Leia mais

HP Quality Center. Preparar materiais de treinamento e observações para a nova versão 16 Suporte pós-atualização 16 Suporte 17 Chamada à ação 17

HP Quality Center. Preparar materiais de treinamento e observações para a nova versão 16 Suporte pós-atualização 16 Suporte 17 Chamada à ação 17 Documento técnico HP Quality Center Atualize o desempenho Índice Sobre a atualização do HP Quality Center 2 Introdução 2 Público-alvo 2 Definição 3 Determine a necessidade de uma atualização do HP Quality

Leia mais

Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento de 4ª geração Terceirização

Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento de 4ª geração Terceirização Prof. Ricardo José Pfitscher Material elaborado com base em: José Luiz Mendes Gerson Volney Lagemann Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento

Leia mais

Especialistas em impostos indiretos

Especialistas em impostos indiretos Impostos indiretos IMPOSTOS INDIRETOS Especialistas em impostos indiretos POR MEIO DE UM CONJUNTO ABRANGENTE DE SERVIÇOS DE SUPORTE CONTÍNUOS QUE OFERECEM RESPOSTAS IMEDIATAS ÀS DÚVIDAS SOBRE IMPOSTOS,

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Patrimônio 1

2015 GVDASA Sistemas Patrimônio 1 2015 GVDASA Sistemas Patrimônio 1 2015 GVDASA Sistemas Patrimônio 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

Plano de Negócios. Por que escrever um Plano de Negócios?

Plano de Negócios. Por que escrever um Plano de Negócios? Plano de Negócios Por que escrever um Plano de Negócios? A tarefa de escrever um plano de negócios não é uma tarefa fácil. Isso se você nunca escreveu um e não tem a menor idéia de como começar. O objetivo

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SISAU

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SISAU MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SISAU SISTEMA DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO

Leia mais

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 agosto de 2007 As informações contidas neste documento, incluíndo quaisquer URLs e outras possíveis referências a

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR DATASUS Maio 2013 Arquivo: Política de Gestão de Riscos Modelo: DOC-PGR Pág.: 1/12 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...3 1.1. Justificativa...3 1.2. Objetivo...3 1.3. Aplicabilidade...4

Leia mais

Librix. A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC Guia de referência

Librix. A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC Guia de referência Librix A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC Guia de referência índice Librix Introdução Librix...03 Manual Eletrônico...03 Opções de Suporte...03 Dicas para a Instalação Configurações Regionais...05

Leia mais

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística Aula 4 Conceitos básicos de estatística A Estatística é a ciência de aprendizagem a partir de dados. Trata-se de uma disciplina estratégica, que coleta, analisa

Leia mais

Manual de utilização

Manual de utilização Manual de utilização 1 Índice Calendário... 3 Usuários... 4 Contato... 5 Alterar... 5 Excluir... 5 Incluir... 5 Feriados... 9 Nacionais... 9 Regionais... 9 Manutenção... 9 Obrigações... 9 Obrigações Legais...

Leia mais

Processos Administrativos de Compras

Processos Administrativos de Compras Processos Administrativos de Compras INTRODUÇÃO A função compras é um segmento essencial do Departamento de Materiais e Suprimentos, que tem pôr finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços

Leia mais

PREVISÃO DE DEMANDA - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS

PREVISÃO DE DEMANDA - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS CONTEÚDO DO CURSO DE PREVISÃO DE DEMANDA PROMOVIDO PELA www.administrabrasil.com.br - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS - HORIZONTE

Leia mais

Nota Técnica Atuarial de Carteira

Nota Técnica Atuarial de Carteira Nota Técnica Atuarial de Carteira Circular SUSEP 362/2008 Resolução CNSP 163/2007 Quadros Estatísticos 270, 271 e 272 Carlos Augusto Pinto César da Rocha Neves Eduardo Fraga Lima de Melo São Paulo 29 de

Leia mais

Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 5.6

Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 5.6 Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center Versão 5.6 2006-2015 Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. A menos que seja expressamente concedida por escrito, nenhuma licença será

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações

Leia mais

ESTUDO DE VIABILIDADE. Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos

ESTUDO DE VIABILIDADE. Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos ESTUDO DE VIABILIDADE Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos Objetivos O que é um estudo de viabilidade? O que estudar e concluir? Benefícios e custos Análise de Custo/Benefício

Leia mais

Configurando a emissão de boletos no sistema

Configurando a emissão de boletos no sistema Configurando a emissão de boletos no sistema Entre nossos sistemas, o GIM, o GECOB, o GEM, o TRA-FRETAMENTO e os 15 sistemas da linha 4U (GE-COMERCIO 4U, GEPAD 4U, GE-INFO 4U, etc ) possuem funções para

Leia mais

APOSTILA DE INTEGRAÇÃO CONTROLLER

APOSTILA DE INTEGRAÇÃO CONTROLLER APOSTILA DE INTEGRAÇÃO CONTROLLER A integração de dados do Controller com a contabilidade, seja com o sistema Contábil ou com qualquer outro sistema, é feita através de lotes. Os lançamentos seguem a estrutura

Leia mais

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ?

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ? Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO 1- Como aderir à proposta AMQ? A adesão é realizada através do preenchimento e envio do Formulário de Cadastramento Municipal no site do projeto. O gestor municipal da saúde

Leia mais

GATI Gestão de Atendimento Inteligente. Manual de Uso. powered by OPUS Software v1.0

GATI Gestão de Atendimento Inteligente. Manual de Uso. powered by OPUS Software v1.0 GATI Gestão de Atendimento Inteligente Manual de Uso powered by OPUS Software v1.0 2 Gestão de Atendimento Inteligente A Gati Gestão de Atendimento Inteligente registra todo tipo de comunicação entre as

Leia mais

Gerencial Software MANUAL DO USUÁRIO 1

Gerencial Software MANUAL DO USUÁRIO 1 MANUAL DO USUÁRIO 1 SUMÁRIO Tela de Login... 3 Telas de Atualização e Informação... 3 Cadastro de Clientes... 7 Cadastro de Grupos... 7 Cadastro de Subgrupos... 8 Cadastro de Fornecedores... 8 Cadastro

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DO PRODAF

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DO PRODAF TERMO DE REFERÊNCIA PARA A AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DO PRODAF Introdução 1. O Estado do Piauí celebrou com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, em 22 de outubro de 2010, o Contrato

Leia mais

Regulamento 1ª edição da Competição de Jovens Empreendedores

Regulamento 1ª edição da Competição de Jovens Empreendedores Regulamento 1ª edição da Competição de Jovens Empreendedores Artigo I. SOBRE ESTE REGULAMENTO Este documento visa esclarecer as regras, o funcionamento, as datas e a premiação dos participantes da Competição

Leia mais

G-Bar. Módulo Básico Versão 4.0

G-Bar. Módulo Básico Versão 4.0 G-Bar Software para Gerenciamento de Centrais de Corte e Dobra de Aço Módulo Básico Versão 4.0 Relatórios Manual do Usuário 1 As informações contidas neste documento, incluindo links, telas e funcionamento

Leia mais

IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36

IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36 IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36 1 Visão geral O CPC 01 é a norma que trata do impairment de ativos ou, em outras palavras, da redução ao valor recuperável de ativos. Impairment ocorre quando

Leia mais