Modelagem de Processos e a Metodologia IDEF0

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Modelagem de Processos e a Metodologia IDEF0"

Transcrição

1 Modelagem de Processos e a Metodologia IDEF0 Prof. Ricardo J. Rabelo UFSC Universidade Federal de Santa Catarina DAS Departamento de Automação e Sistemas

2 Sumário Introdução a Processos Modelagem de Processos Modelos AS-IS e TO-BE Objetivos e Dificuldades de Modelagem de Processos Método do Questionamento Técnicas de Captura de Informações Linguagens de Modelagem O IDEF0 Comentários Finais

3 Modelagem de Processos e a Automatização Qualquer medida que vise entender e automatizar algum processo empresarial deve, antes de mais nada, se certificar de que o processo sobre o qual soluções automatizadas serão implantadas (por exemplo, software ou workflow), é perfeitamente conhecido, entendido e está devidamente racionalizado. Senão... automatização da bagunça!

4 Modelagem de Processos e a Automatização Este é o passo número um que empresas de consultoria e engenheiros fazem: entender e mapear os processos. Mas para fazê-lo é essencial se conhecer a empresa, ou seja, o jeito que ela executa suas várias atividades.

5 Modelagem de Processos e a Automatização Mas como se conhece e se mapeiam processos?

6 Modelagem de Processos e a Automatização 1) Identificando-os, 2) Compreendendo-os, 3) Modelando-os e, 4) Documentando-os. Depois sim torna-se viável e mais sólida a base para analisá-los e por fim propor melhorias, ou seja, re-engenheirá-los. Fazer uma re-engenharia é mudar os processos.

7 Modelagem de Processos e a Automatização Mas o que é mesmo Processo?!

8 PROCESSOS Processo é uma coleção de atividades interrelacionadas de uma organização qualquer que transforma e/ou agrega valor físico e informacional em relação a um estado anterior, visando gerar um determinado resultado e valor (final ou intermediário para o estado / processo posterior) a partir de eventos (inputs), considerando objetivos & metas, regras & restrições, e executada por e com recursos (equipamentos, sistemas, know-how, pessoas, etc.) existentes.

9 Relembrando... PROCESSOS Um processo é usualmente constituído por inúmeros processos menores ( sub-processos e atividades ) sequenciais, paralelos ou hierarquizados, inter-relacionados, desenhados para atingir um certo objetivo da forma mais eficaz. Pode ser visualizado ou tratado sob vários níveis de abstração. Pode envolver também outras empresas.

10 Relembrando... PROCESSOS P1 P2 P3 P4 P5 P6 Processo A1 Processo A2 P7 P8 P9 Processo A Processo A3 Empresa B

11 Relembrando... PROCESSOS Do ponto de vista de tipos de um processo como um todo, Michael Porter classifica-o em 5 tipos principais: 1- Logística Interna; 2- Operações (ou produção ); 3- Logística Externa; 4- Vendas e Marketing; 5- Serviços.

12 O QUE SIGNIFICA MODELAR PROCESSOS? Modelar significa expressar de alguma forma uma atividade (já existente ou em vias de ser introduzida) para entendê-la e documentar este entendimento. Esta documentação pode ser textual ou representada (modelada) através de diagramas.

13 O QUE SIGNIFICA MODELAR PROCESSOS? Segundo o CBOK 2.0, modelagem de processos significa retratar a situação atual e descrever a visão futura dos processos de negócio (business processes). A ação de modelagem passa pela representação gráfica de um processo para que possa ser melhor compreensível para os vários tipos de atores necessários. CBOK Common Body of Knowledge (

14 O QUE SIGNIFICA MODELAR PROCESSOS? Esta modelagem pode objetivar duas situações, ou mesmo ambas: - Modelagem da Situação Atual: chamada de modelo AS-IS. É a fotografia exata (dos processos em análise) da empresa. - Modelagem da Situação Proposta (ou Futura): chamada de modelo TO-BE (ou SHOULD-BE). Representa a visão da melhoria pretendida.

15 Facilitar comunicação; Documentar para expressar padronizações; Documentar para certificações; Facilitar o entendimento do processo, sua análise, medição de desempenho, proposição de melhorias, e análise de impactos. Facilitar (ou viabilizar) manutenção; Dar suporte para treinamento de pessoas sobre ele (atual ou novo); Documentar / Representar uma visão consolidada / oficial da empresa; Muito importante em uma posterior automatização / integração de sistemas; PARA QUE SERVE A DOCUMENTAÇÃO E MODELAGEM DOS PROCESSOS? Claro fluxo de controle, de material e de dados; Clara visão de escopo da atividade.

16 COMO DOCUMENTAR PROCESSOS? Uma adequada documentação / modelagem deve permitir que a atividade em questão seja descrita com completude, corretude, clareza e sem ambiguidades. Nenhuma atividade do processo fique de fora. Expresse exatamente como atividade é feita. Seja facilmente legível e entendível. Não haja diferentes interpretações sobre como ela funciona.

17 Abordagem Bottom-Up e Top-Down As abordagens tradicionais basicamente tomam como premissa que de alguma forma os processos já existem, são razoavelmente conhecidos e então o trabalho é de apenas modelá-los. Ou seja, o Valor da sua cadeia é a mera expressão e consequência lógica da estruturação de seus processos. Abordagem Bottom-Up Conjunto de Processos Valor

18 Abordagem Bottom-Up e Top-Down Uma abordagem complementar e inversa a isso toma como premissa que os processos e suas estruturações são dinâmicos, e que sua modelagem será consequência de um novo entendimento dado pela nova visão da empresa. Ou seja, o Valor desejado para a empresa é quem determina a lógica e estruturação de seus processos. Abordagem Top-Down Valor Conjunto de Processos

19 NÃO É FÁCIL DOCUMENTAR PROCESSOS... Como já comentado, o atingir essa visão integrada, coerente, completa, correta e sem ambiguidades tem sido visto como um dos maiores desafios das empresas atualmente: Porque?!

20 PROCESSOS É um longo e difícil caminho... Entender Racionalizar Mudar Implantar Avaliar

21 DIFICULDADES Dificuldade de compreender o escopo do projeto, ou seja, quais processos da empresas são afetados deverão ser envolvidos.

22 DIFICULDADES Só o entender e mapear todos os processos existentes envolvidos (o que envolve leituras, observações, reuniões, discussões, etc.) costuma levar vários meses.

23 DIFICULDADES Para CADA processo (e sua decomposição), há que se definir, tanto para o AS-IS como para o TO-BE: O Que (What) é ele exatamente e quais são seus subprocessos, atividades, inputs & outputs físicos e informacionais, recursos materiais e humanos envolvidos, e condições de execução & habilitadores? Porque (Why) ele existe / é feito? Quais são os atores (Who) que o executam? Em quais situações / processos da empresa (When) ele é executado? Local físico (Where) o processo é executado? Como (How) o processo é Executado e Avaliado?

24 DIFICULDADES E se se tratar de processos novos, de mudanças, onde as (diferentes) pessoas naturalmente - expressam como acham que deveria funcionar, o problema torna-se ainda maior!

25 PROCESSOS Na verdade, esta análise é uma tarefa permanente / diária do engenheiro, pois: - Processos estão constantemente sendo modificados / refinados; - Processos devem ser mudados à medida que inovações são introduzidas.

26 MÉTODO DO QUESTIONAMENTO (White, 1987) Um processo de melhoria ou préavaliação pode ser aplicado a um processo para questionar o seu desenho. O Método do Questionamento consiste em usar as questões O Que, Quem, Como, Quando, Porque e Onde, sobre várias situações relacionadas com o processo (em seus vários níveis).

27 MÉTODO DO QUESTIONAMENTO (White, 1987) O propósito do processo/atividade; O lugar onde o processo/atividade será realizada; A sequência na qual o processo/atividade é feito em relação à outro; O modo como o processo/atividade é feita; A pessoa que executa o processo/atividade; O meio usado para executar o processo/atividade.

28 MÉTODO DO QUESTIONAMENTO (White, 1987) OBJETIVO da atividade O Que é feito? Porque é feito? Que Outra coisa poderia ser feita? O Que tem que ser feito?

29 MÉTODO DO QUESTIONAMENTO (White, 1987) LUGAR onde a atividade é feita Onde ela é feita? Porque ela é feita lá? Qual Outro lugar onde ela poderia ser feita? Onde ela teria que ser feita?

30 MÉTODO DO QUESTIONAMENTO (White, 1987) SEQUÊNCIA na qual as atividades são empreendidas Quando ela é feita? Porque ela é feita? Quando ela poderia ser feita? Quando ela teria que ser feita?

31 MÉTODO DO QUESTIONAMENTO (White, 1987) PESSOAS através das quais as atividades são empreendidas Quem ela é? Porque é ela a pessoa a fazer isto? Quem mais poderia fazer isto? Quem teria que fazer?

32 MÉTODO DO QUESTIONAMENTO (White, 1987) MEIOS pelos quais as atividades são executadas Como ela é feita? Porque ela é feita desta maneira? Como ela poderia também ser feita? Como ela teria que ser feita?

33 PROCESSOS IMPACTAM SOFTWARE Um software, na sua lógica de programação e funcionamento aos eventos / interações, deve refletir exatamente como o dado processo funciona. Mudou o processo Mudar o software!!! Portanto, quanto mais completo, correto, fácil e sem ambiguidades o processo for modelado, mais consistente, rápido e fácil tende a ser especificação e o desenvolvimento de software, ou seja, a solução de automação pretendida.

34 DIFICULDADES AO MODELAR OS PROCESSOS complexidade de entendimento e modelagem; desconhecimento dos processos e objetivos da empresa; seleção das devidas técnicas de captura de informações sobre os processos; tempo para análise, modelagem, etc.; custos associados; alocação intensiva de recursos humanos; seleção de um método & formalismo para modelagem.

35 TÍPICAS TÉCNICAS DE CAPTURA DE INFORMAÇÃO Observação direta Entrevista Workshop Videoconferência Essas técnicas podem ser todas utilizadas uma ou várias vezes num dado e ao longo de um projeto de modelagem de processos. Fonte: CBOK Common Body of Knowledge (

36 TÍPICAS TÉCNICAS DE CAPTURA DE INFORMAÇÃO Observação direta Acompanhamento presencial do processo a ser modelado. Depende da amostragem dos eventos do dia e consome muitas horas das pessoas.

37 TÍPICAS TÉCNICAS DE CAPTURA DE INFORMAÇÃO Entrevista Conversa presencial com certas pessoas sobre processo a ser modelado. Depende da experiência do entrevistador na condução da entrevista e posterior qualidade do relato dos resultados.

38 TÍPICAS TÉCNICAS DE CAPTURA DE INFORMAÇÃO Workshops Reunião presencial de várias pessoas envolvidas com o processo. Depende da experiência do moderador na condução das conversas (e conflitos) e posterior capacidade de consolidar os resultados. Além disso, depende da disponibilidade de várias pessoas simultaneamente.

39 TÍPICAS TÉCNICAS DE CAPTURA DE INFORMAÇÃO Videoconferência Reunião virtual de várias pessoas envolvidas com o processo. Depende da experiência do moderador na condução das conversas, de lidar com o equipamento e posterior capacidade de consolidar os resultados. Além de também depender da disponibilidade de várias pessoas simultaneamente, é uma técnica que pode ser muito cara de ser operacionalizada.

40 LINGUAGENS DE MODELAGEM

41 ALGUMAS LINGUAGENS DE MODELAGEM IDEF0 (Integration Definition for Function Modeling) - representação gráfica de processos na forma de digramas hierarquizados, formalizando os inputs, outputs, controles e recursos necessários para a execução do processo e suas atividades. SADT (Structured Analysis and Design Technique) linguagem equivalente ao IDEF0, porém inicialmente criada com o objetivo de expressão de ideias. UML (Unified Modeling Language) modela processos através de certos diagramas, mas é mais voltado para processos de software, e não empresariais. Neste contexto, pode-se mencionar também o BPEL (Business Process Execution Language), voltado para mapeamento das interaçãos entre diversos serviços web (web services). BPMN (Business Process Modeling Notation) derivado do conceito / tecnologia BPM, é equivalente ao IDEF0, mas permite expressar processos com uma riqueza de detalhes bem mais ampla. Porém, é mais complexa. Permite integração com BPEL....

42 ALGUMAS LINGUAGENS DE MODELAGEM SIPOC (Supplier-Input-Process-Output-Consumer) muito usado no Six Sigma, definindo claramente o escopo de cada Ator no processo. EKD (Enterprise Knowledge Development) metodologia de modelagem de uma organização como um todo, incluindo seus processos, objetivos, requisitos e recursos. Do ponto de vista de expressão, é semelhante ao IDEF0. Fluxograma técnica de modelagem através do uso de símbolos de diferentes tipos de ações na definição do fluxo de um dado processo. O EPC é uma variação deste, contendo também os conceitos de operadores lógicos OR, AND e XOR nas ações relativas a decisões. Value Stream Mapping muito usado em Manufatura Enxuta, visa expressar o ambiente físico e o fluxo de materiais para retratar desperdícios, produtividade e pontos de controle. Systems Dynamics diagramas que representam as atividades realizadas nas flechas e não nos nós a fim de descrever a dinâmica do comportamento do processo....

43 ALGUMAS LINGUAGENS DE MODELAGEM ARIS Produto comercial: conjunto de ferramentas de modelagem, de níveis mais abstratos de negócio até a parte de desenvolvimento de software. Do ponto de vista de expressão, os diagramas tem um visual entre a simplicidade do IDEF0 e a complexidade do BPMN. VISIO - Produto comercial: ferramenta de modelagem de processos e base de dados.

44 SADT

45 UML (Diagrama de Classes)

46 BPMN

47 SIPOC

48 EKD

49 Fluxograma

50 EPC

51 Value Stream Mapping

52 Systems Dynamics

53 ARIS

54 VISIO

55 A METODOLOGIA IDEF0

56 A METODOLOGIA IDEF0 A metodologia IDEF (ICAM DEFinition methodology) é utilizada como suporte à formalização desses passos; mais especificamente, a sua componente de descrição funcional, a IDEF0 (Integration Definition for Function Modeling).

57 A METODOLOGIA IDEF0 Esta metodologia correspondeu a uma iniciativa da US Air Force para a criação de ferramentas e metodologias de suporte ao desenvolvimento de sistemas avançados de manufatura. O IDEF0 é uma derivação de um outro método bastante reconhecido, o SADT (Structured Analysis and Design Technique).

58 A METODOLOGIA IDEF0 A IDEF0 permite descrever, através de uma hierarquia de diagramas, o modelo funcional (portanto, fluxo de informações dos PROCESSOS!) do sistema que se pretende analisar ou implementar. O IDEF0 não foi concebido para modelar aspectos temporais.

59 A FAMÍLIA IDEF O IDEF é uma família de métodos para se estruturar e analisar uma empresa. IDEF0 (Functional Modeling Method): método para se modelar os processos associados a decisões, ações e atividades de uma empresa ou sistema. IDEF1 (Information Modeling Method): método para expressão de requisitos de um sistema (modelos AS-IS e TO-BE).

60 A FAMÍLIA IDEF IDEF1X (Data Modeling Method): método para se expressar o desenho de bases de dados relacionais e associar semântica aos campos. IDEF3 (Process Description Capture Method): método para se expressar relações de causa-efeito entre processos. IDEF4 (Object-Oriented Design Method): método para auxiliar no projeto de sistemas orientados a objetos.

61 A FAMÍLIA IDEF IDEF5 (Ontology Description Capture Method): método para auxiliar na identificação de ontologias associadas aos processos e informações. IDEF9 (Business Constraint Discovery Method): método para auxiliar na identificação das restrições associadas a um sistema ou processo.

62 A METODOLOGIA IDEF0 O IDEF é uma norma ISO, logo, standard! Há ferramentas e métodos que se baseiam nela, e outras que mais tarde surgiram com base no IDEF (por exemplo, Aris e Visio). Outros métodos, em alguns casos, surgiram muito a posteriori e se tornaram os padrões de facto, substituindo alguns métodos (como o IDEF4). Exemplo: a metodologia UML (Unified Modeling Language).

63 A METODOLOGIA IDEF0 Apenas para facilitar a compreensão, muito basicamente, cada uma das tarefas (interrelacionadas) de um dado diagrama é representada por uma caixa. Nas quatro laterais de uma caixa são identificadas todas as informações de entrada, as informações / produto de saída, os recursos disponíveis para a sua realização e as condições para a sua ativação, respectivamente.

64 A METODOLOGIA IDEF0 Regras Entradas Processo i Ax Saídas Recursos

65 Regras Entradas Processo i Ax Saídas REGRAS DO IDEF0 Recursos Todas as informações de Entrada para um processo (Atividade A) devem ser colocadas à esquerda do diagrama; Todas as informações de Saída devem ser colocadas à direita do diagrama; Todas as informações sobre Recursos de um processo devem estar no lado inferior do diagrama; Todas as informações sobre Condições de Controle sobre um processo devem ser colocadas no lado superior do diagrama;...

66 Regras Entradas Processo i Ax Saídas REGRAS DO IDEF0 Recursos Os nomes das informações devem ser unívocos e, idealmente, os mesmo que os usados nos sistemas; Toda e cada informação tem 1 (uma) seta associada; Todo digrama deve ter o nome da ação-base do processo e uma numeração unívoca no formato Ax (o A faz parte da Norma, significando Activity ); As numerações (identificações) devem iniciar por A0, que representa o nível mais abstrato de descrição de um processo;

67 Regras Entradas Processo i Ax Saídas CONVENÇÕES IDEF0 Recursos

68 Regras Entradas Processo i Ax Saídas CONVENÇÕES IDEF0 Recursos A identificação do nome do processo é usualmente expressa na forma de uma ação, de um verbo. Por exemplo, ao invés de se chamar um processo de usinagem de peças, usar-se-ia usinar peças. No caso de ser uma empresa internacionalizada ou multinacional, os nomes costumam ser expressos em inglês ou na língua na matriz.

69 CONVENÇÕES IDEF0 Não se recomenda mais do que 5 níveis de explosão. Não se recomenda mais do que 3 ou 4 diagramas por nível de explosão, com uma numeração seqüencial. Mais do que isso acha-se que a pessoa não tem uma visão devidamente clara dos processos e ao mesmo tempo poder de abstração. Cada nível deve ser auto-contido, ou seja, uma pessoa deve ser capaz de entender o processo bastando olhar um dos níveis. No caso de desejar obter mais detalhes, então deve consultar o nível abaixo.

70 CONVENÇÕES IDEF0 A0 A1 A2 A3 A11 A12 A13 A111 A112 A113 5 A1111 A1112 A1113 A ou 4

71 Questões de Pesquisa: CONVENÇÕES IDEF0 A1 X A2 A3

72 Questões de Pesquisa: CONVENÇÕES IDEF0 A1 A2 A3

73 EXEMPLO DE DIAGRAMA IDEF0 ordem de manufatura peça em bruto Tornear Família Peças X A 21 peça X torneada relatório de inspeção torno Y ferramentas programa CNC

74 EXEMPLO DE MODELAGEM COM IDEF0

75 EXEMPLO COMPLETO DE IDEF0

76 EXEMPLO COMPLETO DE IDEF0

77 EXEMPLO COMPLETO DE IDEF0

78 GANHOS COM IDEF0 Uma modelagem através do IDEF0 (ou de algum outro padrão) propicia: Rigor (formal) e Precisão; Facilidade do método; Abstração; Flexibilidade de introduzir mudanças; Clareza e Concisão na descrição; Rápida e Correta compreensão (por quem o conhece ); Economia de tempo e recursos quando de manutenções / (cada vez mais freqüentes) novas mudanças; Clara identificação das responsabilidades e fronteiras de cada processo.

79 OUTRAS REGRAS DA NORMA Não existe NENHUM outro símbolo que possa ser usado a não ser o diagrama e as setas. É possível casos de retro-alimentação e paralelismo de processos.

80 OUTRAS REGRAS DA NORMA Nem todo output tem que ser necessariamente o input do processo/diagrama imediatamente a seguir ou mesmo de algum dos processos daquele nível. Não é nada anormal que inputs de um dado processo possam vir de outros níveis/processos fora do escopo do A0 em questão, e que outputs de um dado processo possam ser inputs de outros fora do escopo do A0. No entanto, quando isso ocorrer, a informação em questão virá com um parênteses associado.

81 OUTRAS REGRAS DA NORMA Há casos muito específicos onde mesmo com toda a clareza e precisão do diagrama o engenheiro pode achar que há algum risco de dúvida de interpretação ou mesmo que deseja enfatizar algo. Para isso, no diagrama da Norma existe um campo Observação, onde então se pode escrever algo.

82 OUTRAS REGRAS DA NORMA Como regra geral, para fins de manutenção da consistência entre os vários níveis de uma modelagem, todas Entradas, Controles, Recursos e Saídas que aparecem nos diagramas de nível inferior devem aparecer também no nível superior. Porém, se as saídas de alguns processos foram produzidas apenas internamente, elas não deverão aparecer no nível acima.

83 DÚVIDAS FREQUENTES... O que difere uma Entrada de um Controle? Pode uma Entrada ser Controle? Pode um Controle ser Entrada? Um Recurso não é uma Entrada?

84 DÚVIDAS FREQUENTES... Entradas refletem materiais e/ou informações que serão transformadas no processo resultando nalguma saída em função disso. Há casos onde um processo não tem Entrada alguma, o que significa que não haverá transformação no processo, mas sim apenas uso de Recursos como preparação para alguma posterior atividade de transformação. Um Recurso é um bem físico, frequentemente estático, que é usado para realizar a transformação das Entradas em Saídas. Portanto, um Recurso não é uma Entrada.

85 DÚVIDAS FREQUENTES... Um Controle não é material, mas simplesmente um sinal, um evento, que sem ele ocorrer o processo não pode iniciar, mesmo que se tenha todas as entradas disponíveis e recursos prontos. Uma Entrada é um Controle implícito, e por isso não precisa/deve estar explicitado como tal como Controle. Uma Entrada está tipicamente associada a uma entidade física, que sem ela chegar o processo / atividade não tem como iniciar.

86 DÚVIDAS FREQUENTES... Já um Controle é um habilitador explícito, lógico. Há casos que um evento (Controle) pode ter uma informação de Entrada associada. Por exemplo, pode-se ter um processo que precisa da chegada de uma autorização para ser iniciado. Se esta autorização for também uma informação que internamente será processada / transformada, então ela pode ser também considerada como entrada.

87 CONSIDERAÇÕES FINAIS Uma modelagem de processos é vista hoje como base para o entendimento da empresa e posterior introdução de melhorias. É, no entanto, uma tarefa usualmente longa e custosa. Para que a modelagem atinja a essência dos seus objetivos, é fundamental que ela reflita o que é real ou o que será efetivamente feito, mesmo que a solução final acerca de como se acha que o processo deveria funcionar não seja a tecnicamente (e reconhecidamente a) mais eficiente.

88 CONSIDERAÇÕES FINAIS Com os processos devidamente modelados e, assim, com os pontos de conexão entre eles correta e completamente identificados, economiza-se imensamente tempo e recursos financeiros no desenvolvimento de software. Isso porque, em média, 30% do tempo gasto é com entendimento dos processos e definição das interfaces e variáveis que serão usadas na integração entre eles. Uma modelagem ou metodologia de modelagem não visa resolver problemas culturais e práticas ultrapassadas da empresa, mas pode ajudar a fazê-las aparecer.

89 CONSIDERAÇÕES FINAIS Mesmo aplicando-se uma metodologia como esta as vezes o poder de expressividade de quem modelou (ou mesmo devido a intrínseca complexidade de um dado processo) não é suficiente para garantir que uma terceira pessoa entenda com 100% de certeza. Por outro lado, como seria sem a aplicação de nenhuma metodologia de modelagem & documentação?!

90

Maratona CBOK Brasília, 23 de outubro de 2012

Maratona CBOK Brasília, 23 de outubro de 2012 Maratona CBOK Brasília, 23 de outubro de 2012 BPM CBOK Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócios Corpo Comum de Conhecimento Modelagem de Processos de Negócios Modelagem de processos Análise de

Leia mais

Treinamento BPM e BPMN Apresentação Executiva

Treinamento BPM e BPMN Apresentação Executiva Apresentação Executiva 1 O treinamento de BPM e BPMN tem como premissa capacitar o aluno a captar as atividades relativas a determinado processo da empresa, organizá-las, gerando um fluxograma de atividades/processos,

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

Guia de utilização da notação BPMN

Guia de utilização da notação BPMN 1 Guia de utilização da notação BPMN Agosto 2011 2 Sumário de Informações do Documento Documento: Guia_de_utilização_da_notação_BPMN.odt Número de páginas: 31 Versão Data Mudanças Autor 1.0 15/09/11 Criação

Leia mais

CPEE Coordenadoria de Planejamento e Estudos Estratégicos. Treinamento sobre Mapeamento de Processos

CPEE Coordenadoria de Planejamento e Estudos Estratégicos. Treinamento sobre Mapeamento de Processos CPEE Coordenadoria de Planejamento e Estudos Estratégicos Treinamento sobre Mapeamento de Processos O que é um processo? É um conjunto de atividades relacionadas que aplicadas às entradas ou inputs do

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE. Fonte: Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos, 2ª Edição, Elsevier, 2010.

Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE. Fonte: Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos, 2ª Edição, Elsevier, 2010. Visão Geral do Sistema Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE 2010 Fonte: Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos, 2ª Edição, Elsevier, 2010. A fase de concepção do UP consiste

Leia mais

Projeto de curso / ação de capacitação

Projeto de curso / ação de capacitação Projeto de curso / ação de capacitação 1. Título: Modelagem e Análise de Processos Organizacionais 2. Identificação 2.1. Coordenador do curso/ação de capacitação: Vinicius Sobreira Braga 2.2. Período de

Leia mais

Feature-Driven Development

Feature-Driven Development FDD Feature-Driven Development Descrição dos Processos Requisitos Concepção e Planejamento Mais forma que conteúdo Desenvolver um Modelo Abrangente Construir a Lista de Features Planejar por

Leia mais

build UNIP Sistemas de Informação Análise Essencial de Sistemas 3 Prof.Marcelo Nogueira A produção de Software é uma atividade build and fix.

build UNIP Sistemas de Informação Análise Essencial de Sistemas 3 Prof.Marcelo Nogueira A produção de Software é uma atividade build and fix. UNIP Sistemas de Informação Análise Essencial de Sistemas Prof.Marcelo Nogueira Análise Essencial de Sistemas 1 Introdução A produção de Software é uma atividade build and fix. Análise Essencial de Sistemas

Leia mais

Tópicos em Engenharia de Software (Optativa III) AULA 2. Prof. Andrêza Leite andreza.lba@gmail.com (81 )9801-6619

Tópicos em Engenharia de Software (Optativa III) AULA 2. Prof. Andrêza Leite andreza.lba@gmail.com (81 )9801-6619 Tópicos em Engenharia de Software (Optativa III) AULA 2 Prof. Andrêza Leite andreza.lba@gmail.com (81 )9801-6619 Engenharia de Software Objetivo da aula Depois desta aula você terá uma revisão sobre o

Leia mais

INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE PROCESSOS UTILIZANDO BPMN 1 FÁBIO RODRIGUES CRUZ 2 2.1 CONCEITO DE MODELAGEM DE PROCESSOS UTILIZANDO BPMN

INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE PROCESSOS UTILIZANDO BPMN 1 FÁBIO RODRIGUES CRUZ 2 2.1 CONCEITO DE MODELAGEM DE PROCESSOS UTILIZANDO BPMN INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE PROCESSOS UTILIZANDO BPMN 1 FÁBIO RODRIGUES CRUZ 2 1 INTRODUÇÃO A Business Process Modeling Notation (BPMN), ou Notação de Modelagem de Processos de Negócio, é um conjunto de

Leia mais

Engenharia de Requisitos Estudo de Caso

Engenharia de Requisitos Estudo de Caso Engenharia de Requisitos Estudo de Caso Auxiliadora Freire Fonte: Engenharia de Software 8º Edição / Ian Sommerville 2007 Slide 1 Engenharia de Requisitos Exemplo 1 Reserva de Hotel 1. INTRODUÇÃO Este

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Bacharelado em Ciência da Computação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Bacharelado em Ciência da Computação SOFT DISCIPLINA: Engenharia de software AULA NÚMERO: 08 DATA: / / PROFESSOR: Andrey APRESENTAÇÃO O objetivo desta aula é apresentar e discutir conceitos relacionados a modelos e especificações. Nesta aula

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Universidade São Judas Tadeu Profª Dra. Ana Paula Gonçalves Serra Engenharia de O Processo Uma Visão Genérica Capítulo 2 (até item 2.2. inclusive) Engenharia de - Roger Pressman 6ª edição McGrawHill Capítulo

Leia mais

Título do Slide Máximo de 2 linhas. Aprimorando o Gerenciamento de Projetos com Mapeamento de Processos

Título do Slide Máximo de 2 linhas. Aprimorando o Gerenciamento de Projetos com Mapeamento de Processos Título do Slide Aprimorando o Gerenciamento de Projetos com Mapeamento de Processos Título Palestrante do Slide Renato Borges de Souza Diretor de Comunicação PMI AM, Chefe da Divisão de Produtos e Negócios

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Gestão da Qualidade por Processos

Gestão da Qualidade por Processos Gestão da Qualidade por Processos Disciplina: Gestão da Qualidade 2º Bimestre Prof. Me. Patrício Vasconcelos adm.patricio@yahoo.com.br Gestão da Qualidade por Processos Nas empresas, as decisões devem

Leia mais

Avaliação de Processos Produtivos - APP

Avaliação de Processos Produtivos - APP Avaliação de Processos Produtivos - APP Aula 13 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades,

Leia mais

Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA

Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA RESUMO Ricardo Della Libera Marzochi A introdução ao Service Component Architecture (SCA) diz respeito ao estudo dos principais fundamentos

Leia mais

Unisant Anna Gestão Empresarial com ERP 2014 Modelagem de Sistemas - UML e MER

Unisant Anna Gestão Empresarial com ERP 2014 Modelagem de Sistemas - UML e MER Objetivo dessa aula é descrever as características e a simbologia dos diagramas UML e MER na modelagem de sistemas de informação de uma forma a permitir a comunicação entre técnicos e gestores. Modelagem

Leia mais

2 Diagrama de Caso de Uso

2 Diagrama de Caso de Uso Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Caso de Uso (Use Case) Autoria:Aristófanes Corrêa

Leia mais

PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0

PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0 PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0 Banco Central do Brasil, 2015 Página 1 de 14 Índice 1. FLUXO DO PEN - PROCESSO DE ENTENDIMENTO DAS NECESSIDADES DE NEGÓCIO... 3 2.

Leia mais

Gerenciamento de Processos de Negócio

Gerenciamento de Processos de Negócio Gestão por Processos By Alan Lopes +55 22-99202-0433 alopes.campos@mail.com http://prof-alan-lopes.weebly.com Gerenciamento de Processos de Negócio - Conceitos e fundamentos - Modelagem de processo - Análise

Leia mais

PARA QUE SERVE O CRM?

PARA QUE SERVE O CRM? Neste mês, nós aqui da Wiki fomos convidados para dar uma entrevista para uma publicação de grande referência no setor de varejo, então resolvemos transcrever parte da entrevista e apresentar as 09 coisas

Leia mais

BPMN. Business Process Modeling Notation. Leandro C. López Agosto - 2015

BPMN. Business Process Modeling Notation. Leandro C. López Agosto - 2015 BPMN Business Process Modeling Notation Leandro C. López Agosto - 2015 Objetivos Conceitos Boas práticas de modelagem Elementos do BPMN Tipos de processos Apresentar os conceitos e elementos da notação

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Introdução Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às

Leia mais

Extração de Requisitos

Extração de Requisitos Extração de Requisitos Extração de requisitos é o processo de transformação das idéias que estão na mente dos usuários (a entrada) em um documento formal (saída). Pode se entender também como o processo

Leia mais

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos 11. Gerenciamento de riscos do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO Tecnologia em Sistemas de Informação Tecnologia em Desenvolvimento Web Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnologia em Sistemas

Leia mais

BPMN (Business Process. George Valença gavs@cin.ufpe.br

BPMN (Business Process. George Valença gavs@cin.ufpe.br BPMN (Business Process Modeling Notation) George Valença gavs@cin.ufpe.br 31/10/2012 Introdução Modelagem de processos No ciclo de vida BPM, a etapa de modelagem de processos consiste em um conjunto de

Leia mais

GESTÃO DE PROCESSOS GESTÃO DE PROCESSOS MÓDULO I - 1

GESTÃO DE PROCESSOS GESTÃO DE PROCESSOS MÓDULO I - 1 GESTÃO DE PROCESSOS GESTÃO DE PROCESSOS MÓDULO I - 1 COMPETITIVIDADE Rentabilidade Fluxo de caixa Crescimento de mercado GESTÃO DE PROCESSOS MÓDULO I - 2 FOCO EM RESULTADOS Gestão dos processos associados

Leia mais

Análise e Projeto Orientados por Objetos

Análise e Projeto Orientados por Objetos Análise e Projeto Orientados por Objetos Aula 02 Análise e Projeto OO Edirlei Soares de Lima Análise A análise modela o problema e consiste das atividades necessárias para entender

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA DATA MINING EM VÍDEOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA DATA MINING EM VÍDEOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA DATA MINING EM VÍDEOS VINICIUS DA SILVEIRA SEGALIN FLORIANÓPOLIS OUTUBRO/2013 Sumário

Leia mais

)HUUDPHQWDV &RPSXWDFLRQDLV SDUD 6LPXODomR

)HUUDPHQWDV &RPSXWDFLRQDLV SDUD 6LPXODomR 6LPXODomR GH6LVWHPDV )HUUDPHQWDV &RPSXWDFLRQDLV SDUD 6LPXODomR #5,6. Simulador voltado para análise de risco financeiro 3RQWRV IRUWHV Fácil de usar. Funciona integrado a ferramentas já bastante conhecidas,

Leia mais

APOO Análise e Projeto Orientado a Objetos. Requisitos

APOO Análise e Projeto Orientado a Objetos. Requisitos + APOO Análise e Projeto Orientado a Objetos Requisitos Requisitos 2 n Segundo Larman: n São capacidades e condições às quais o sistema e em termos mais amplos, o projeto deve atender n Não são apenas

Leia mais

Implantação. Prof. Eduardo H. S. Oliveira

Implantação. Prof. Eduardo H. S. Oliveira Visão Geral A implantação de um sistema integrado de gestão envolve uma grande quantidade de tarefas que são realizadas em períodos que variam de alguns meses a alguns anos, e dependem de diversos fatores,

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

GESTÃO POR PROCESSOS

GESTÃO POR PROCESSOS GESTÃO POR PROCESSOS O que é um Processo: Uma série de ações que produz um resultado que agrega valor ao produto ou serviço. Gestão de Processos: Conjunto de ações sistemáticas, baseadas em fatos e dados

Leia mais

Análise de Sistemas. Visão Geral: Orientação a Objetos. Prof. José Honorato Ferreira Nunes honorato.nunes@bonfim.ifbaiano.edu.br

Análise de Sistemas. Visão Geral: Orientação a Objetos. Prof. José Honorato Ferreira Nunes honorato.nunes@bonfim.ifbaiano.edu.br Análise de Sistemas Visão Geral: Orientação a Objetos Prof. José Honorato Ferreira Nunes Prof. José Honorato Ferreira Nunes honorato.nunes@bonfim.ifbaiano.edu.br Resumo: VISÃO GERAL: Modelagem de sistemas

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO. Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO. Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br Guia de Estudo Vamos utilizar para a nossa disciplina de Modelagem de Processos com BPM o guia

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO 2/3. Whirlpool S.A. Unidade EMBRACO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO 2/3. Whirlpool S.A. Unidade EMBRACO Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Mecânica Coordenadoria de Estágio do Curso de Engenharia Mecânica CEP 88040-970 - Florianópolis - SC - BRASIL www.emc.ufsc.br/estagiomecanica

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

MARATONA CBOK UNICORREIOS

MARATONA CBOK UNICORREIOS MARATONA CBOK UNICORREIOS Capítulo 10 Tecnologia de BPM Bruno Lima, CBPP Analista de sistemas/processos Agenda Porque tecnologia é importante; O que está envolvido na tecnologia de BPM? Modelagem, análise

Leia mais

Simulação Computacional de Sistemas, ou simplesmente Simulação

Simulação Computacional de Sistemas, ou simplesmente Simulação Simulação Computacional de Sistemas, ou simplesmente Simulação Utilização de métodos matemáticos & estatísticos em programas computacionais visando imitar o comportamento de algum processo do mundo real.

Leia mais

Conceitos de Banco de Dados

Conceitos de Banco de Dados Conceitos de Banco de Dados Autor: Luiz Antonio Junior 1 INTRODUÇÃO Objetivos Introduzir conceitos básicos de Modelo de dados Introduzir conceitos básicos de Banco de dados Capacitar o aluno a construir

Leia mais

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS 3.4 O PROJETO DE MELHORIA DE PROCESSOS 3.4.1 - CONCEITO DE PROJETO

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

Renata Alves Campos (CoInfo) Sandra Maria Peron de Lima (DP) Março/2012

Renata Alves Campos (CoInfo) Sandra Maria Peron de Lima (DP) Março/2012 Renata Alves Campos (CoInfo) Sandra Maria Peron de Lima (DP) Março/2012 O que é um processo? Um processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um

Leia mais

Introdução à Engenharia de Software

Introdução à Engenharia de Software Introdução à Engenharia de Software Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br Imagem Clássica Objetivo da aula Depois desta aula você terá uma visão sobre o que é a engenharia

Leia mais

Projeto de Sistemas I

Projeto de Sistemas I Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Projeto de Sistemas I Professora: Kelly de Paula Cunha E-mail:kellypcsoares@ifsp.edu.br Requisitos: base para todo projeto, definindo o

Leia mais

Como conduzir com sucesso um projeto de melhoria da qualidade

Como conduzir com sucesso um projeto de melhoria da qualidade Como conduzir com sucesso um projeto de melhoria da qualidade Maria Luiza Guerra de Toledo Coordenar e conduzir um projeto de melhoria da qualidade, seja ele baseado no Seis Sigma, Lean, ou outra metodologia

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROCESSOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROCESSOS ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROCESSOS Atualizado em 21/12/2015 GESTÃO DE PROCESSOS Um processo é um conjunto ou sequência de atividades interligadas, com começo, meio e fim. Por meio de processos, a

Leia mais

Gestão de Projetos GNG- 103

Gestão de Projetos GNG- 103 Gestão de Projetos GNG- 103 GNG-103 Gestão de Projetos Definir metas e objetivos do projeto Conciliar entregas Descobrir requisitos Determinar premissas e restrições Compilando a declaracao do escopo do

Leia mais

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 7 Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos 1 O que é risco? Evento que representa uma ameaça ou uma oportunidade em potencial Plano de gerenciamento do risco Especifica

Leia mais

A apresentação através de fluxos lógicos consegue mostrar mal entendidos e pontos que são controversos.

A apresentação através de fluxos lógicos consegue mostrar mal entendidos e pontos que são controversos. Módulo 5 Análise Estruturada As dificuldades que são causadas por problemas de comunicação, mudanças de requisitos e técnicas inadequadas de avaliação, tornam a análise estruturada uma fase critica no

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

UML - Unified Modeling Language

UML - Unified Modeling Language UML - Unified Modeling Language Casos de Uso Marcio E. F. Maia Disciplina: Engenharia de Software Professora: Rossana M. C. Andrade Curso: Ciências da Computação Universidade Federal do Ceará 24 de abril

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW Ciclo de Vida Aula 2 Revisão 1 Processo de Desenvolvimento de Software 1 O Processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto

Leia mais

5. Métodos ágeis de desenvolvimento de software

5. Métodos ágeis de desenvolvimento de software Engenharia de Software 5. Métodos ágeis de desenvolvimento de software Nuno Miguel Gil Fonseca nuno.fonseca@estgoh.ipc.pt Desenvolver e entregar software o mais rapidamente possível é hoje em dia um dos

Leia mais

Ciclo de Vida Clássico ou Convencional CICLOS DE VIDA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. Ciclo de Vida Clássico ou Convencional. Enfoque Incremental

Ciclo de Vida Clássico ou Convencional CICLOS DE VIDA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. Ciclo de Vida Clássico ou Convencional. Enfoque Incremental CICLOS DE VIDA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Elicitação Ciclo de Vida Clássico ou Convencional O Modelo Cascata Análise Ana Paula Terra Bacelo Blois Implementação Material Adaptado do Prof. Marcelo Yamaguti

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BI Business Intelligence A inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve

Leia mais

Guia de recomendações para implementação de PLM em PME s

Guia de recomendações para implementação de PLM em PME s 1 Guia de recomendações para implementação de PLM em PME s RESUMO EXECUTIVO Este documento visa informar, de uma forma simples e prática, sobre o que é a gestão do ciclo de vida do Produto (PLM) e quais

Leia mais

Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE. Fonte: Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos, 2ª Edição, Elsevier, 2010.

Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE. Fonte: Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos, 2ª Edição, Elsevier, 2010. Casos de Uso de Alto Nível Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE 2010 Fonte: Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos, 2ª Edição, Elsevier, 2010. Contexto Na fase de concepção

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS Vanice Ferreira 12 de junho de 2012 GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais DE QUE PROCESSOS ESTAMOS FALANDO? GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

LEVANTAMENTO DE REQUISITOS SEGUNDO O MÉTODO VOLERE

LEVANTAMENTO DE REQUISITOS SEGUNDO O MÉTODO VOLERE LEVANTAMENTO DE REQUISITOS SEGUNDO O MÉTODO VOLERE RESUMO Fazer um bom levantamento e especificação de requisitos é algo primordial para quem trabalha com desenvolvimento de sistemas. Esse levantamento

Leia mais

Como agregar valor durante o processo de auditoria

Como agregar valor durante o processo de auditoria QSP Informe Reservado Nº 55 Fevereiro/2006 Como agregar valor durante o processo de auditoria Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QSP. Este guindance paper foi elaborado

Leia mais

UML Aspectos de projetos em Diagramas de classes

UML Aspectos de projetos em Diagramas de classes UML Aspectos de projetos em Diagramas de classes Após ser definido o contexto da aplicação a ser gerada. Devemos pensar em detalhar o Diagrama de Classes com informações visando uma implementação Orientada

Leia mais

Engenharia de Software I: Análise e Projeto de Software Usando UML

Engenharia de Software I: Análise e Projeto de Software Usando UML Engenharia de Software I: Análise e Projeto de Software Usando UML Capítulo 1 Processo de Desenvolvimento de Software Metodologia de Desenvolvimento de Software Uma metodologia é um conjunto de métodos,

Leia mais

E FOLDER INSTITUCIONAL

E FOLDER INSTITUCIONAL E FOLDER INSTITUCIONAL Tel. 55 11 3862 1421 atendimento@bird.com.br www.bird.com.br A MEDIDA CERTA PARA EXECUTAR SUA ESTRATÉGIA DE T&D EM IDIOMAS benchmarking indicadores de resultados diagnósticos & desenvolvimento

Leia mais

rosesfmelo@hotmail.com rosefib.webnode.com.br

rosesfmelo@hotmail.com rosefib.webnode.com.br Paradigmas de análise e desenvolvimento de sistemas Metodologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Rosemary Silveira Filgueiras Melo rosesfmelo@hotmail.com rosefib.webnode.com.br Tópicos abordados

Leia mais

Processos de Desenvolvimento de Software

Processos de Desenvolvimento de Software Processos de Desenvolvimento de Software Gerenciamento de Projetos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e

Leia mais

Ricardo Roberto de Lima UNIPÊ 2008.1 APS-I. Históricos e Modelagem Orientada a Objetos

Ricardo Roberto de Lima UNIPÊ 2008.1 APS-I. Históricos e Modelagem Orientada a Objetos Históricos e Modelagem Orientada a Objetos Histórico Diversas metodologias e métodos surgiram para apoiar OO. Evolução a partir de linguagens C++ e SmallTalk. Anos 80 Anos 80-90: diversidade de autores.

Leia mais

Algoritmos e Programação (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br

Algoritmos e Programação (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br Introdução O computador como ferramenta indispensável: Faz parte das nossas vidas; Por si só não faz nada de útil; Grande capacidade de resolução

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Aspectos Importantes - Desenvolvimento de Software Motivação A economia de todos países dependem do uso de software. Cada vez mais, o controle dos processos tem sido feito por software. Atualmente, os

Leia mais

Um modelo é uma simplificação da realidade. Construímos modelos para compreender melhor o sistema que estamos desenvolvendo.

Um modelo é uma simplificação da realidade. Construímos modelos para compreender melhor o sistema que estamos desenvolvendo. UML - Motivação - O que é um modelo? Um modelo é uma simplificação da realidade. Construímos modelos para compreender melhor o sistema que estamos desenvolvendo. O que é um modelo? O que é um modelo? O

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

Planejamento da disciplina: Modelagem de processos de negócio

Planejamento da disciplina: Modelagem de processos de negócio UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS / INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Planejamento da disciplina: Modelagem de processos de negócio Professor: Clarindo Isaías Pereira

Leia mais

TC 045 Gerenciamento de Projetos

TC 045 Gerenciamento de Projetos TC 045 Gerenciamento de Projetos Escopo Tempo Figura: D. Randa (2012) NAYARA SOARES KLEIN nayaraklein@gmail.com ANO: 2013 Escopo: s.m. Finalidade; alvo; intento; propósito. Dicionário Aurélio Escopo do

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA)

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA) Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA) Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Software Orientada a Serviços

Leia mais

Capítulo X. Gerenciar Mudanças dos Requisitos. Aluizio Saiter, M. Sc.

Capítulo X. Gerenciar Mudanças dos Requisitos. Aluizio Saiter, M. Sc. Capítulo X Gerenciar Mudanças dos Requisitos., M. Sc. 2 1. Sobre a disciplina de gerência de requisitos. 2. Boas práticas em engenharia de software. 3. Introdução a gerência de requisitos. 4. Introdução

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Mapeamento de processo para a ISO 9001:2000

Mapeamento de processo para a ISO 9001:2000 Mapeamento de processo para a ISO 9001:2000 Christopher Paris(*) O item 4.1 da Norma ISO 9001:2000 requer, nas alíneas "a" e "b", da empresa "a) identificar os processos necessários para o sistema de gestão

Leia mais

Resumo do BABok 2.0 O Guia de Referência de Análise de Negócio Curso de Analista de Negócio 3.0

Resumo do BABok 2.0 O Guia de Referência de Análise de Negócio Curso de Analista de Negócio 3.0 O que é BABok? O BABok 2.0, Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios, é considerado como um Guia Referência de Práticas de Análise de Negócio. Este guia é publicado e mantido pelo IIBA. O guia BABok

Leia mais

15 Computador, projeto e manufatura

15 Computador, projeto e manufatura A U A UL LA Computador, projeto e manufatura Um problema Depois de pronto o desenho de uma peça ou objeto, de que maneira ele é utilizado na fabricação? Parte da resposta está na Aula 2, que aborda as

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

Gestão por Processos ISO 9001: 2000

Gestão por Processos ISO 9001: 2000 Gestão por Processos 1 2 Existem três tipos de empresas: - as que fazem as coisas acontecer; - as que vêem as coisas acontecer; - as que não fazem ideia do que está a acontecer (Kotler) 3 Para o Sucesso

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

21/03/2012. WorkFlow. Gestão Eletrônica de Documentos. Workflow HISTÓRICO

21/03/2012. WorkFlow. Gestão Eletrônica de Documentos. Workflow HISTÓRICO WorkFlow Gestão Eletrônica de Documentos Workflow HISTÓRICO 1 CSCW - Computer-supported CooperativeWork trabalho cooperativo auxiliado por computador Estudo dos conceitos que definem e desenvolvem o trabalho

Leia mais