Chat com o Dr. Guilherme Dia 3 de março de 2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Chat com o Dr. Guilherme Dia 3 de março de 2011"

Transcrição

1 Chat com o Dr. Guilherme Dia 3 de março de 2011 Tema: Linfoma: Diagnóstico e tratamento Total atingido de pessoas na sala: 40 usuários Total de pessoas que acessaram o link do chat: 101 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários Duração: 1h30 (14h30 às 16h) Perguntas respondidas: 63 Convidado: Dr. Guilherme Perini, médico Hematologista do Hospital Israelita Albert Einstein e ex-fellow do servico de Linfoma do MD Anderson. Moderador: Miguel Mod Estado: São Paulo Seja bem-vindo ao Chat! 14:10:22 - moderador : Atenção ao horário: 14h30 às 16h. Aproveitem para enviarem suas dúvidas! 14:33:16 - moderador : Boa tarde a todos. Vamos dar início ao CHAT ABRALE. 14:33:42 - moderador : Linfoma: Diagnóstico e Tratamento. Convidado de hoje: Dr. Gulherme Perini, médico Hematologista do Hospital Israelita Albert Einstein e Ex-fellow do servico de Linfoma do MD Anderson. 14:34:07 - moderador : Seja bem-vindo Dr. Guilherme. Vou liberar a primeira pergunta! 14:35:14 - : o linfoma pode voltar? 14:36:27 - convidado : Janja, sim. Uma parte dos pacientes podem apresentar recaida da doenca. A chance de voltar vai depender do tipo do Linfoma, do tratamento utilizado entre outros fatores. Por isso a importancia de manter o seguimento com seu médico. 14:37:56 - moderador : Cadastre-se na ABRALE e tenha acesso aos nossos materiais informativos, conteúdos, receba nossa revista, saiba dos eventos, apoio jurídico e psicológico. Para solicitar seu cadastro ligue gratuitamente para :39:11 - pergunta para : Existe cura para o linfoma?

2 14:39:52 - convidado : Lua, existe sim. A maior parte dos linfomas pode ser curada, sendo que alguns tipos de linfoma, dependendo do estadiamento inicial, podem ter ate 80-90% de cura. 14:40:13 - : Olá gostaria de saber mais sobre a doença linfoma de hodking. Poderia comentar um pouco a respeito? 14:42:05 - convidado : Lini, o linfoma de Hodgkin é um tipo de linfoma que acomete principalmente jovens, com anos. O sintoma principal é o surgimento de ganglios, geralmente no pescoco. Febre, perda de peso e sudorese noturna podem acompanhar o caso. O mais importante do Hodgkin é que é um tipo de linfoma de bom prognóstico, sendo que a maioria dos pacientes vao ser curados, com um esquema de tratamento relativamente pouco tóxico. 14:43:24 - : Apesar de estar com hemoglobina 7.8 e 68 anos de idade, minha mãe não sente cansaço nem sonolencia, faz uso da eritropoetina e iniciou transfusão de sangue, tem algo mais que posso fazer para ajudá-la? 14:44:05 - convidado : Eli, é preciso saber mais detalhes, como qual a causa desta anemia. Mas o uso de eritropoetina e a transfusao vao com certeza melhorar a hemoglobina dela. 14:44:05 - moderador fala para Adriana em Reservado: O chat começou e vai até as 16h. 14:45:24 - beto : Fui diagnosticado com linfoma do manto de não-hodgkin em 2007 e após um protocolo de 8 quimioterapias em altas dose, fiz um autotransplante de medula e hoje faço hemogramas de 3 em 3 meses. Existe algum outro exame para confirmar a minha cura ou o hemograma é o suficiente? 14:45:52 - moderador fala para Vitor - Bsbem Reservado: Boa tarde Vitor! 14:46:00 - convidado : beto, depende da apresentação do seu linfoma. Se ele se apresentou apenas com células circulantes no sangue periférico, o hemograma pode ser suficiente. Senao, o ideal é fazer tomografias de controle. 14:47:07 - moderador : Encontro ABRALE - Data: 11 de março de 2011 Novos tratamentos para os pacientes de mielodisplasia. Inscrição gratuita pelo site da ABRALE. 14:47:39 - jorge fala para moderador: Boa tarde, o linfoma da zona do manto é muito agressivo? alguns fatores tipo tintas para pinturas de quadros, medicamentos antialergicos e medicamentos para secar varizes podem colaborar para o surgimento de um linfoma? 14:48:53 - convidado : Jorge, o linfoma da zona do manto é um agressivo, mas que pode ser curado com quimioterapia. Nao existe relacao entre estes fatores e o linfoma do manto. Na verdade, nao sabemos de nenhum fator de risco adquirido para o linfoma do manto. 14:49:19 - Adriana : Boa Tarde Dr. Guilherme. Li no jornal dias atrás uma reportagem que falava de uma touca que barra a queda de cabelo na quimio.

3 Qual sua opinião sobre isso? Tem conhecimento dessa touca? Funciona mesmo? É aconselhavel? 14:50:51 - convidado : Adriana, existe uma técnica chamada scalp cooling, em que uma touca com gelo é colocada nos pacientes em quimioterapia. Com isso, há uma constrição dos vasos do couro cabeludo, e com isso menos quimioterapia atinge a raiz dos cabelos. O sucesso da técnica depende muito do tipo de quimioterapia que vai ser feito, mas é promissora para diminuir a alopécia de pacientes em quimioterapia. 14:51:42 - fala para convidado: Qual a relação entre o linfoma e o H pylori? 14:52:32 - convidado : Lucyfranca, existe um tipo específico de linfoma, chamado de Linfoma MALT de estômago, que pode ser secundário a infecção cronica pelo H. pilory, inclusive com relatos de casos de remissao após o tratamento do H. pilory. 14:52:58 - moderador : A ABRALE e o Instituto Espaço Guia oferecem assistência psicológica gratuita em São Paulo e Porto Alegre. Mais informações (11) :53:30 - lucia : Com diagnóstico de Linfoma Não-Hodgkin tipo B de células grandes, após tratamento de 8 sessões de R-CHOP, o PT-CT apresentou lesão ativa. Realizou o auto transpalante de medula a 1 mês, estado de saúde excelente. Pode-se dizer que o paciente está curado do linfoma? 14:54:39 - convidado : Lucia, o conceito de cura para qualquer tipo de cancer exige que o paciente esteja ha mais de 5 anos sem sinais da doenca. É cedo para dizer em cura, mas existe uma boa chance que sim, ja que o tratamento realizado foi correto. Um novo pet-ct ou tomo deve ser realizado para avaliar se o paciente esta em remissao apos o transplante autologo de medula óssea. 14:54:59 - Enfermeira fala para moderador: poderá haver a cura do linfoma, quando diagnosticado precoce? Mantendo uma vida normal? 14:55:49 - convidado : Enfermeira, de uma maneira geral, existe cura para o linfoma, mesmo em estadios mais avancados. Mas novamente, existem muitos subtipos de linfomas, uns mais outros menos curáveis. Daí a importancia do diagnóstico correto para o tratamento. 14:56:24 - Enfermeira fala para moderador: Como diferenciar ganglios aumentados na infância de linfomas? 14:57:01 - convidado : Enfermeira, na infancia, a causa mais comum de ganglios aumentados é infeccao. Os linfomas sao raros na infancia. O ideal é, na duvida, procurar um pediatra para que ele avalie a criança. 14:57:50 - Vitor - Bsb fala para moderador: Dr. Guilherme, em 2008, fui diagnosticado com Linfoma de Hodgkin, modalidade Predominância Nodular Linfocitária (CD20+), estadiamento III-A, tendo feito tratamento com ABVD. Na época, meu hematologista solicitou ao plano de saúde tratamento concomitante com Rituximabe, o qual foi negado.

4 14:58:13 - Vitor - Bsb fala para moderador: Agora, por meio do PET, estou com evidentes sinais de recaídas, mostrando linfonodos axilares e cervicais com SUV de 6.8 e 11, respectivamente. Ambos com menos de 0,5 cm. 14:58:40 - moderador : Vitor, por favor formule sua dúvida. Obrigado! 14:59:10 - pergunta para convidado: Alem dos hemogramas, qual outro exame para acompanhamento após o transplante autólogo? 14:59:50 - convidado : Beto, geralmente é recomendável que o paciente faça tomografias ou o pet-ct a cada 3-4 meses após o transplante autólogo, pelo menos no primeiro ano. 15:00:20 - Vitor - Bsb fala para moderador: Duas perguntas: o rituximab junto com o ABVD poderia ter me dado uma sobrevida maior?! Qual seria meu prognóstico agora? 15:02:39 - convidado : Vitor, vamos por partes. O rituximab é empregado sim, no tratamento do Linfoma de Hodgkin predominio linfocitario, pois este expressa CD20, alvo do Rituximab. Acredito que o uso dele, no primeiro tratamento, teria sido benéfico no seu caso. Em relação ao seu prognóstico, apesar de ser uma recaída, este tipo de linfoma nao é agressivo, e costuma ser quimiossensível. O fato de voce nao ter utilizado o rituximab no passado faz com que talvez, com a utilização do rituximab associado a quimioterapia seja o suficiente para que voce seja curado. 15:02:47 - moderador : Campanha ABRALE - Movimento Contra o Linfoma. Entre em nosso site e participe! 15:03:01 - Enfermeira fala para moderador: Quais os principais sintomas dos linfomas? 15:03:25 - convidado : Enfermeira: aumento de gânglios, associado ou nao a febre, sudorese notura e perda de peso sao os principais sintomas dos linfomas, de uma maneira geral. 15:03:46 - fala para convidado: O que diferencia o linfoma de uma reação infecciosa? 15:05:13 - convidado : Lucyfranca, o linfoma, como outros tipos de cancer, é caracterizado pelo crescimento descontrolado de uma célula doente. No caso dos linfomas, a célula doente é o linfócito, uma célula do sangue. A reação infecciosa é um processo de defesa do organismo que envolve várias células normais, como linfócitos, neutrófilos, entre outros. 15:05:26 - jorge fala para moderador: Quanto ao linfoma na zona do manto. Do mais fraco até o mais forte ele se classifica em qual? 15:07:09 - convidado : Jorge, nao existe uma escala matemática para isso. Os linfomas sao, de uma maneira simplista, divido em 3 grupos: indolentes, agressivos e muito agressivos. O linfoma do manto é um linfoma agressivo. Apenas para reforçar, essa escala nao tem a ver com chance de cura, mas com a velocidade de crescimento do linfoma.

5 15:07:36 - Miriam : para hodgkin, o ABVD é o tratamento único, ou tem mais alguma medicaçao, no caso paciente com 17 anos, e bem no começo, obrigada 15:08:14 - convidado : Mirian, o ABVD é ainda hoje o melhor tratamento para pacientes com doença de hodgkin em primeira linha. Para formas muito agressivas da doença, existem outros tratamentos. Mas nao acredito que seja o caso. 15:09:00 - Vanessa fala para convidado: Minha mãe foi diagnosticada com linfoma não hodgkin folicular, e agora começou a desenvolver. A médica disse que será necessário quimio, R- CHOP, é o mais indicado nesse caso? mais uma pergunta: linfoma tem relação com hereditariedade? pois tive linfoma de hodgkin em :09:42 - convidado : Vanessa, o R-CHOP é uma excelente opção para linfoma folicular. Acredito que o tratamento está correto. Em relação a hereditariedade, existem alguns casos em que algumas famílias podem ter maior incidência de linfoma, mas nao sabemos ainda como funciona esta herança genética. 15:09:55 - Pietro : Gostaria de saber se o linfoma não-hodgkin é mais grave que o linfoma de hodgkin? 15:10:43 - convidado : Pietro, existem mais de 20 subtipos de linfomas nao hodgkin, então é dificil responder a pergunta. Existem linfomas nao hodgkin que sao melhores, iguais e piores que o linfoma de Hodgkin. 15:10:47 - moderador fala para Vitor - Bsbem Reservado: Chegou sim Vitor. É que recebo uma pergunta por vez, então não havia visto que vc já havia enviado sua dúvida. Desculpe e obrigado! 15:11:24 - Carin : Boa tarde. Conheci um paciente diagnosticado com Linfoma GrayZone, ou seja, um tipo de linfoma que apresenta características de Hodgkin e Não-Hodgkin. Existe um protocolo indicado inicialmente especificamente para casos como esse? 15:12:23 - convidado : Carin, os linfomas Grey Zone tem mesmo estas características, de apresentar morfologia entre os nao Hodgkin e os Hodgkin. É uma forma rara de linfoma e nao existe um protocolo específico para este tipo de linfoma. Geralmente eles sao tratados como linfoma Nao Hodgkin. 15:12:52 - Leandro Bottazzo fala paramoderador: Olá, conclui no final de 2008 tratamento de linfoma de hodgkin estadiado como 2A fazendo o minimo de sessões de quimio e radio. Tenho feito periodicamente exames de sangue e imagens. Há 6 meses fiz o exame pet-ct também e está tudo ok. Existe algum outro exame que devo realizar ou cuidado a tomar durante o seguimento? 15:13:35 - convidado : Leandro, seu seguimento está correto, nao ha necessidade de outros cuidados. 15:14:12 - lucia : Após quimioterapia, auto-transplante de medula, se o PET CT continuar demosntrando lesão ativa, qual será o próximo passo/tratamento? é possível a pessoa realizar um outro/novo auto transplante ou somente quimiotrerapia?

6 15:15:22 - convidado : Lucia, se o paciente apresentar linfoma após o transplante autólogo, é preciso conversar com o médico sobre as opções disponíveis. Podese optar por quimioterapia apenas, ou até mesmo o transplante alogênico (de uma pessoa para outra) de medula óssea. Mas esta decisao deve ser tomada junto ao seu médico. 15:16:27 - Eduardo George fala paraconvidado: Boa tarde. Fui diagnosticado com Linfoma cutâneo de celulas T (MF) em 2009., no ínicio do estágio I. Desde então, fiz tratamentos com UVB sem medicamentos. Minha dúvida é: A partir daí, quais são minhas chances do LCCT não passar para outro estágio e se a sobrevida é igual ao da população brasileira? Obrigado! 15:17:17 - convidado : Eduardo, o tratamento para o Linfoma cutaneo de células T em estadio inicial é mesmo este, sem necessidade de quimioterapia. Apesar de as recaídas poderem ocorrer, o prognóstico é muito bom, e nao deve ter impacto na sua sobrevida. Casos mais avançados podem ter o prognóstico pior, mas este nao é o seu caso. 15:17:28 - moderador : Cadastre-se na ABRALE e tenha acesso aos nossos materiais informativos, conteúdos, receba nossa revista, saiba dos eventos, apoio jurídico e psicológico. Para solicitar seu cadastro ligue gratuitamente para :17:44 - jorge fala para moderador: Dr. tive um parente com linfoma do manto. Qual o motivo de uma das pálpebras de um dos olhos terem abaixado durante o tratamento de quimio? 15:17:54 - convidado : Jorge, é dificil dizer sem conhecer e examinar o paciente. 15:18:15 - ale : Qual a diferença do hodgkin e o não hodgkin? 15:19:58 - convidado : Ale, a diferença do Hodgkin e do nao Hodgkin é dado pelo patologista, quando olha a biópsia. O Linfoma de Hodgkin tem células com morfologia típica, chamadas de células de Reed-Stemberg e células de Hodgkin. Também existem diferenças na imunohistoquímica, como marcação para CD20, CD30, CD15, entre outros. Em resumo, é uma diferença observada na biópsia, que vai indicar qual o tratamento a ser proposto. 15:20:43 - : Dr. Tive um LNH (além de inumeras ulceras + H-pilory) em maio de 2009, Consegui remissão já na 1ª quimio mesmo assim fiz mais 8 ciclos.. Em novembro de 2010 fazendo uma endoscopia apareceu novamente a H.pilory mas o gastro e o hemo disse que não era necessário tratar naquele momento. Acha que isso pode fazer com que o Linfoma volte? Farei outra endoscopia no final deste mês. 15:21:36 - convidado : Adriana, nao existe consenso se tratar o portador assintomático do H. pilory diminui a chance do linfoma voltar. Mantenha o seguimento com seus médicos, e caso haja suspeita de alguma nova lesao, recomendo o tratamento do H. pilory. 15:22:13 - Enfermeira fala para moderador: Há alguma sugestão para iniciar uma pesquisa científica (doutorado) relacionada ao linfoma??

7 15:22:51 - convidado : Enfermeira, existe um vasto campo para pesquisa em linfomas. Converse com seu orientador, já que existem muitas opcoes. Pesquisas nesta área sao sempre bem vindas. 15:23:52 - moderador fala para Nina- Unicamp em Reservado: Ale, a diferença do Hodgkin e do nao Hodgkin é dado pelo patologista, quando olha a biópsia. O Linfoma de Hodgkin tem células com morfologia típica, chamadas de células de Reed-Stemberg e células de Hodgkin. Também existem diferenças na imunohistoquímica, como marcação para CD20, CD30, CD15, entre outros. Em resumo, é uma diferença observada na biópsia, que vai indicar qual o tratamento a ser proposto. 15:23:55 - Rebeca fala para convidado: Olá Doutor, fui disgnosticada em outubro com linfoma de hodgkin, IIA tipo esclerose nodular. Realizei 2 ciclos de ABVD e repeti o pet-ct, o mesmo não apresentou atividade metabolica e somente uma pequena fibrose na região do mediastino. Fazem 15 dias que completei o tratamento no total com 4 ciclos de ABVD. Não tenho fatores de risco associados, mas o radioterapeuta indicou a realização de 15 sessões de radioterapia como forma de consolidação para evitar reicindiva do linfoma. Qual a sua opnião com relação a indicação de radioterapia em pacientes com linfoma IIA e pet negativo na metade do tratamento? 15:25:42 - convidado : Rebeca, por partes. O tratamento clássico de linfoma de Hodgkin estadio inicial sao mesmo 4 ABVD e radioterapia. Com certeza, esta é a melhor opção para evitar a recaída da doença. A radioterapia em regiao mediastinal pode ter alguns efeitos colaterais, dependendo de vários fatores, entre eles, tamanho da massa ao diagnóstico, localização, etc. O radioterapeuta deve ter programado a radioterapia para que ela seja a menos tóxica possível, entao acredito que seja seguro faze-la. 15:25:55 - : Existe a cura para linfoma não-hodgkin? 15:26:16 - convidado : Neuzinha, sim existe cura para vários tipos de linfoma não Hodgkin. 15:26:44 - wilmar fala para convidado: Boa tarde, tive LNH em 2007 na região anal e de lá pra cá tenho dias em que estou péssimo com enjôos, herpes a cada duas semanas e pra melhorar fiz uma colonoscopia e foi diagnosticado lesão elevada tipo Is no colon ascendente e descendente sugerido de pólipo hiperplásico, minha pergunta: por ter histórico de câncer esse diagnóstico pode ser um indício de um novo cancer? 15:27:07 - convidado : Wilmar, independente da história de linfoma, todo pólipo hiperplásico deve ser biopsiado para excluir que seja um câncer. 15:27:26 - kau fala para convidado: terminei o tratamento em 2007, QUIMIO ABVD, é necessário fazer o PET nesta revisão que farei agora em abril... 15:27:45 - convidado : Kau, voce tem 3 anos já que terminou o tratamento. Eu seguiria com tomografias anuais apenas. 15:27:58 - ga : Boa tarde, Meu pai tem linfoma não-hodgkin, gostaria de saber se a chance de cura é considerada boa?

8 15:28:12 - convidado : Ga, existem muitos subtipos de linfoma nao hodgkin, entao é dificil dizer sem saber o subtipo. 15:28:24 - : Boa tarde, gostaria de saber se posso doar medula ossea, e como devo proceder? 15:28:52 - convidado : Neuzinha, procure um banco de sangue e informe que voce quer ser doadora de medula óssea. Eles irão te explicar como proceder. 15:29:27 - Vanessa fala para convidado: a médica disse também que depois de 6 ou 8 sessões de quimio seria necessário o tratamento com rituximab por dois anos, é o normal em casos de lnh folicular? 15:29:40 - convidado : Vanessa, sim. A manutenção com rituximab por 2 anos é indicada em pacientes com linfoma folicular. 15:29:55 - Enfermeira fala para moderador: Quais os sinais e sintomas de Linfoma cutâneo de celulas T (MF)? 15:30:50 - convidado : Enfermeira, geralmente, lesões cutâneas crônicas, de bordos elevados, nao dolorosas ou pruriginosas. O dermatologista, já com o exame clínico, consegue suspeitar se é ou não um linfoma cutâneo. 15:31:14 - ga fala para convidado: Meu Pai teve tumor nos testiculos e o diagnostico foi dado como linfoma não hodgkin a seis anos atras. Fez todo o tratamento de quimio, fez transplante de medula ossea, só que no final do ano passado a doença se manifestou em outro local. Geralmente volta ou é raro? 15:31:57 - convidado : Ga, a recaída em linfomas nao hodgkin pode ocorrer em alguns casos. É importante discutir com seu médico sobre o novo tratamento. 15:32:21 - Alexandro : Tenho linfoma não-hodgkin folicular, em remissão completa, depois de ter me tratado exclusivamente com Velcade e Mabthera. O tratamento foi um sucesso e não tive efeitos colaterais. Há algum indicativo que esse tratamento seja mais eficiente que o R-CHOP? 15:33:37 - convidado : Alexandro, ainda nao existem estudos comparando frente a frente o esquema Bortezomib+Rituximab com R-CHOP, entao nao é possivel te falar com certeza. Esperamos que novos estudos com este esquema sejam logo publicados, pois é uma forma muito pouco tóxica de tratamento. 15:34:04 - moderador : Campanha ABRALE - Movimento Contra o Linfoma. Entre em nosso site e participe! 15:34:21 - moderador : 15:34:47 - : Boa tarde, tenho uma amiga que tem linfoma não-hodgkin e esta fazendo quimio, mas tem muitas duvidas sobre a cura definitiva. Quais as possibilidades? 15:35:04 - convidado : Neuzinha, novamente, é preciso saber o tipo de linfoma nao hodgkin para que eu possa falar com mais propriedade.

9 15:35:24 - kau pergunta para convidado: Dr. O meu diagnósico foi linfoma de hodgkin, estadio IV, CD 15, em 2006, continuo a realizar só exames de laboratório, gostaria de saber se necessito de outros exames? 15:35:56 - convidado : Kau, com quase 5 anos de tratamento, geralmente apenas a consulta com o médico e exames gerais sao suficientes. A chance de recaida apos 5 anos é muito, muito baixa. 15:36:24 - fala para moderador: Muito obrigada! 15:36:56 - Enfermeira : Procure a central de transplante de orgãos do seu estado, lá vc fará um cadastro, será coletada uma amostra de sangue periférico e seu cód. do dna irá para o banco de dados do Redome. 15:37:26 - ga fala para convidado: O Subtipo do LNH, de grandes células B, por esse subtipo temos como saber a porcentagem da cura? 15:38:31 - convidado : Ga, os LNH do tipo difuso de grandes células B são curáveis. A chance de cura pode variar de 60-85%, dependendo do estadiamento da doença e de uma série de fatores de risco. Mas existe sim, chance de cura, com o tratamento quimioterápico. 15:39:28 - Vitor - Bsb fala para convidado: É indicada a manutenção rituximab também para LH com predominância nodular?! 15:40:06 - moderador fala para flavioduarteem Reservado: Flavio, fique a vontade para enviar suas dúvidas. Nosso horário vai até às 16h, aproveite! 15:40:13 - convidado : Vitor, nao existe indicação de manutenção para o LH predominio linfocitário nodular. A manutenção é indicada apenas para linfoma folicular e outros linfomas indoletes. 15:40:20 - kau fala para convidado: muito obrigada. 15:40:38 - Rebeca fala para convidado: Existem estudos que comprovem que no LH em estadio inicial, a realização de quimioterapia + radioterapia oferece ao paciente melhor sobrevida do que o tratamento realizado com quimioterapia exclusivamente? 15:41:33 - convidado : Rebeca, sim. Existem, na verdade, vários estudos mostrando benefício da radioterapia em pacientes com LH em estadio inicial. Obvio que sempre existe a tentativa de se retirar a radioterapia, mas ainda é consenso a realização de radioterapia. 15:41:49 - flavioduarte fala para moderador: em 2007 passei por tratamento p/ curar LNH de celular T. Existe uma maneira de previnir um LNH? 15:42:18 - convidado : Flavioduarte, nao existe prevenção para o linfoma nao hodgkin. Por isso a importancia do diagnóstico precoce. 15:42:33 - Carlos : Meu pai tem Linfoma NH celulas B, ja fez 7 sessões de quimioterapia e uso da vacina Mabthera, com relação a essa vacina, qual a porcentagem de melhora do tratamento em conjunto com a quimio?

10 15:42:54 - convidado : Carlos, o rituximab aumenta em torno de 20% as chances de cura dos pacientes com LNH agressivos. 15:43:16 - Alexandro : Há alguma chance do LNH folicular em remissão completa não ter recidiva ou então controle permanente, considerando o novo esquema de tratamento com Bortezomib+Rituximab (Velcade+Mabthera)? 15:43:56 - convidado : Alexandro, existe sim. O linfoma folicular, como outros linfomas indolentes, podem recair. Mas existem pacientes que nao recaem da doenca. 15:44:29 - Di fala para convidado: Boa tarde, me chamo adriano sou da paraiba capital. tenho 33 anos e desd 2008 me trato d LNH folicular estadio 3. Fiz R chop, Tive recidiva em 2010 fiz outro tratamento e agora irei fazer TMO autologo,gostaria de saber se é realmente seguro esse tipo de transplante e posso ficar infertil? grato 15:45:12 - convidado : Di, o transplante autólogo é um procedimento muito seguro, com complicações sérias em menos de 10% dos pacientes. Infelizmente, existe uma grande chance de infertilidade, entao é importante a coleta de semen para congelação antes do procedimento. 15:45:23 - flavioduarte fala para moderador: devo fazer acompanhamento por quanto tempo após termino da quimio+radio? 15:45:34 - convidado : Flavioduarte, no minimo 5 anos. 15:45:43 - Claudia pergunta para convidado: Doutor, o Paciente em tratamento de Quimio, fica com o sistema nervoso alterado? 15:46:39 - convidado : Claudia, é natural que qualquer pessoa que esteja passando por uma situação de estresse tenha estes sintomas. O tratamento quimioterapico pode ser estressante, entao, é natural que as pessoas sofram com isso. 15:46:43 - flavioduarte fala para moderador: ok. grato. 15:46:51 - Claudia fala para convidado: Os filhos de pessoas com LNH, tem possibilidade de ter a mesma doença ou não? 15:47:28 - convidado : Claudia, todos nos temos a possibilidade de ter a doença, entao a resposta é sim. Nao tem como sabermos se esta chance é maior ou menor que a populacao em geral. 15:47:55 - Di fala para convidado: Dr. existe algum lugar que congela o semen gratuitamente? e nós pacientes que nao temos condiçoes financeiras... seria arriscado tentar engravidar minha esposa antes do transplante, mesmo depois das quimios? 15:49:06 - convidado : Di, voce precisa procurar algum lugar em sua cidade. Geralmente, hospitais ligados a faculdade tem esse serviço. Converse e discuta com seus médicos sobre esta possibilidade. A recomendação é que pacientes

11 submetidos a quimioterapia fiquem pelo menos 1 ano após a quimio sem ter filhos 15:49:17 - flavioduarte fala para moderador: Dr. qualquer sintoma que apareça em mim deve-se procurar um médico? exemplos: vermelhão na pele, dor de cabeça, etc, etc? 15:49:36 - convidado : Flavioduarte, acredito que sim. Qualquer sintoma novo e persistente, deve ser comunicado ao seu medico. 15:50:12 - andre pergunta para convidado: Tenho 49 anos, LNH, folicular, celulas B, desde inicio Realizei neste mesmo ano quimioterapia protocolos r-cvp, r-chop e r-ice. Atualmente meu linfoma voltou tanto no abdomem e torax. Qual seria um bom protocolo para nova quimio? 15:51:02 - convidado : Andre, existem varias possibilidades, inclusive com drogas novas. Quando escolhemos um esquema de quimioterapia, alem de levar em conta a doença, levamos em conta o paciente, para melhor adequarmos o tratamento da melhor maneira possivel. Converse com seu medico sobre as possibilidades. 15:51:20 - Anja pergunta para convidado: tive LNH há 11 anos e ainda acompanho com onco; há 2 anos estou com anemia cronica (serie vermelha) que se suspeita sequelas de QT+RT. Isso é possível após todos estes anos de tratamento? 15:51:42 - convidado : Anja, sim. É preciso investigar a causa da anemia para sabermos o melhor tratamento dela. 15:51:54 - Claudia fala para convidado: O paciente em tratamento pode estar indo a praia ou piscinas? 15:52:20 - convidado : Claudia, depende do tratamento e do momento do tratamento, mas de uma maneira geral pedimos que o paciente evite estes locais. Mas tudo é uma questao de conversar com seu médico. 15:52:41 - flavioduarte fala para moderador: tenho 51 anos e sinto uma canceira após algum trabalho físico. Isso é normal p/ quem fez tratamento de LNH? 15:53:08 - convidado : Flavioduarte, procure seu médico e converse com ele sobre esses sintomas. Ele deve pedir alguns exames para investigar isso, e tratar a causa deste cansaço. 15:53:22 - elcio : qual a 2ª linha de tratamento p/ paciente jovem com LH refratário? 15:53:43 - convidado : Elcio, geralmente, estes pacientes recebem algum esquema de resgate (ICE, DHAP, etc) e depois indicamos o transplante autólogo de medula óssea. 15:54:06 - Alexandro : Eu sou prova viva que o tratamento com Bortezomib+Rituximab (Velcade+Mabthera) é excelente, eficaz e poucos efeitos

12 colaterais (nenhum em meu caso). Por que um tratamento tão bom não é largamente utilizado? 15:55:59 - convidado : Alexandro, é preciso muito cuidado na hora de se aprovar um tratamento novo. Por um exemplo, se de 10 pessoas que recebem esse tratamento, 5 respondem, outros 5 nao responderam. O fato de voce ter respondido nao significa que todos vao responder. Sao necessarios estudos com muitos pacientes, comparando com o esquema clássico, para podermos falar em superioridade. É claro que todos nós queremos um esquema como este, sem efeitos colaterais e efetivo. Mas é preciso cautela para assumirmos que um protocolo é superior baseado em poucos casos. 15:56:15 - Di fala para convidado: Dr, irei para SP Santa marcelina fazer meu TMO autologo. Quanto tempo em media ficamos nesse processo de TMO e pos TMO? minha medica nao conversa muito. Tenho essas duvidas de quanto tempo passarei em SP em média se tudo tiver bem. 15:56:53 - convidado : Di, em média, cerca de 30 dias internada, e posteriormente, mais 1 a 2 meses em seguimento intensivo. Depois, os pacientes sao seguidos a cada 2-3 meses. 15:57:14 - flavioduarte fala para moderador: minha médica irá solicitar um exame chamado PSET, acho que é isso, o que é esse exame? 15:58:04 - convidado : Flavioduarte, este é um exame que ve a captação de glicose em todos tecidos do corpo. Como os tumores captam mais glicose que outros tecidos, eles sao detectados. É um excelente exame para linfomas. 15:58:19 - moderador : O nome correto é PET-CT 15:58:26 - Rebeca fala para convidado: o PET-CT deve ser realizado com quanto tempo após a conclusão do tratamento de LH? 15:58:50 - convidado : Rebeca, no seu caso, que será irradiada, cerca de 2-3 meses após o término da radioterapia. 15:58:55 - Anja fala para convidado: fiz 1º mielograma = displasia isolada no setor eritroida e 2º=discreta hipoplasia mielóide...qual sua avaliação? 15:59:30 - convidado : Anja, voce pode estar com uma mielodisplasia secundária a quimioterapia. Para eu falar com certeza, preciso de mais informações. Converse com seu médico. 15:59:41 - Claudia fala para convidado: Doutor, muito obrigada e gostaria de agradecer a Abrale que realiza grandes eventos. Boa Semana a todos. 15:59:49 - flavioduarte fala para moderador: ok. obrigado a todos pelas respostas. Abraço a todos. 15:59:55 - Di fala para convidado: é possivel o LNH voltar apos o TMO? 16:00:25 - convidado : Di, sim, existe a possibilidade de recaida pos TMO. Mas a chance é bem menor do que se voce fizesse apenas quimioterapia.

13 16:00:29 - flavioduarte fala para moderador: ok grato moderador. 16:00:32 - moderador fala para flavioduarte: Obrigado Flávio pela participação! 16:00:45 - Claudia fala para Di: Boa tarde, você estará em otimas mãos pois o Santa marcelina é maravilhoso e atende super bem os pacientes, meu esposo se trata lá. Boa Sorte e Deus te abençoe. 16:01:05 - Anja pergunta para convidado: no momento acompanho c hemato e sua conduta foi corticóide por 1 mês... solicitou biopsia ossea mas me neguei a realizar. 16:01:22 - convidado : Anja, como hematologista, eu tambem indicaria a biópsia de medula óssea. 16:01:28 - Di fala para convidado: obg DR, abraço e tudo de bom! 16:01:47 - mandy fala para convidado: gostaria de saber se com apenas 4 meses de tratamento já tem uma resposta boa ao tratamento irei fazer uma tomografia qndo terminar o 4 ciclo e gostaria de saber se é possivelmente os nódulos sumiram? 16:02:05 - convidado : Mandy, nao apenas é possivel, mas é o ideal. Vamos torcer para que os nódulos ja tenham sumido. 16:02:14 - moderador : O chat está encerrado, obrigado a todos que participaram. Muitas perguntas não puderam ser respondidas por falta de tempo, para isso peço que encaminhem suas dúvidas para abrale@abrale.org.br. 16:02:26 - moderador : Obrigado Dr. Guilherme pela disponibilidade, a ABRALE agradece sua colaboração. Fique a vontade caso queira deixar uma mensagem aos participantes. 16:02:41 - Di fala para Claudia: muito obg claudia, estive la em 2009 e fiz a coleta de medula. Estarei voltando agora em março para o TMO autologo 16:03:15 - convidado : Espero que eu tenha respondido a todas as duvidas e estou a disposicao para ajuda-los sempre. Que todos tenham sucesso no seu tratamento! Um grande abraco! 16:03:20 - moderador : A ABRALE realiza chat com especialistas todas as semanas, acesse e participe!

Chat com o Dr. Guilherme Perini Dia 15 de setembro de 2015

Chat com o Dr. Guilherme Perini Dia 15 de setembro de 2015 Chat com o Dr. Guilherme Perini Dia 15 de setembro de 2015 Tema: Linfoma em busca de novos tratamentos Total atingido de pessoas na sala: 40 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários Duração: 1h30

Leia mais

Seja bem-vindo ao Chat!

Seja bem-vindo ao Chat! Chat com o Dr. Jacques Dia 04 de setembro de 2014 Tema: Linfoma: Novas perspectivas em busca da cura Total atingido de pessoas na sala: 31 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários Duração: 1h30 (10h

Leia mais

Chat com a Dra. Maria Cristina Dia 24 de fevereiro de 2011

Chat com a Dra. Maria Cristina Dia 24 de fevereiro de 2011 Chat com a Dra. Maria Cristina Dia 24 de fevereiro de 2011 Tema: Mielodisplasia: Novidades no tratamento Total de pessoas que participaram: 34 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários Duração: 1h30

Leia mais

HEMORIO INSTITUTO ESTADUAL DE HEMATOLOGIA ARTHUR DE SIQUEIRA CAVALCANTI

HEMORIO INSTITUTO ESTADUAL DE HEMATOLOGIA ARTHUR DE SIQUEIRA CAVALCANTI MANUAL DO PACIENTE - LEUCEMIA LINFÓIDE AGUDA EDIÇÃO REVISADA 02/2009 HEMORIO INSTITUTO ESTADUAL DE HEMATOLOGIA ARTHUR DE SIQUEIRA CAVALCANTI Este manual tem como objetivo fornecer informações aos pacientes

Leia mais

Chat com Fernanda Dia 17 de março de 2011

Chat com Fernanda Dia 17 de março de 2011 Chat com Fernanda Dia 17 de março de 2011 Tema: O papel do terapeuta ocupacional para pessoas em tratamento de leucemia, linfoma, mieloma múltiplo ou mielodisplasia Total atingido de pessoas na sala: 26

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

O QUE É? O LINFOMA DE HODGKIN

O QUE É? O LINFOMA DE HODGKIN O QUE É? O LINFOMA DE HODGKIN Gânglio Linfático O LINFOMA DE HODGKIN O QUE É O LINFOMA DE HODGKIN? O linfoma de Hodgkin é um cancro do sistema linfático, que surge quando as células linfáticas se alteram

Leia mais

RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES

RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES Você realizou ou tentou realizar algumas das possibilidades abaixo, desde 11 de agosto, no seu serviço de telefonia fixa, móvel, internet ou TV por

Leia mais

Chat com a Dra. Sandra Senso Rohr Dia 13 de agosto de 2015

Chat com a Dra. Sandra Senso Rohr Dia 13 de agosto de 2015 Chat com a Dra. Sandra Senso Rohr Dia 13 de agosto de 2015 Tema: Entenda a Síndrome Mielodisplásica (Mielodisplasia) Total atingido de pessoas na sala: 24 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários

Leia mais

Chat com o Dr. Rodrigo Dia 10 de fevereiro de 2011

Chat com o Dr. Rodrigo Dia 10 de fevereiro de 2011 Chat com o Dr. Rodrigo Dia 10 de fevereiro de 2011 Tema: Leucemias - Em busca da Cura Total de pessoas que participaram: 34 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários Duração: 1h30 (17h às 18h30) Perguntas

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

DIA MUNDIAL DO CÂNCER 08 DE ABRIL

DIA MUNDIAL DO CÂNCER 08 DE ABRIL DIA MUNDIAL DO CÂNCER 08 DE ABRIL Enviado por LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 04-Abr-2016 PQN - O Portal da Comunicação LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 04/04/2016 Que tal aproveitar o Dia Mundial do Câncer

Leia mais

Marcelo c. m. pessoa

Marcelo c. m. pessoa Marcelo c. m. pessoa CRM 52670502 CIRURGIA PLASTICA INFORMAÇÕES SOBRE TRATAMENTO MÉDICO-ESPECIALIZADO SOLICITAÇÃO E AUTORIZAÇÃO PARA TRATAMENTO Eu, identidade número expedida por, solicito e autorizo ao

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 2 Redação Dr. Maurício de Freitas Lima Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 Produção e Projeto Gráfico Designer Gráfico: Patricia Lopes da Silva Edição - Outubro/2012

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

GS Educacional www.gseducacional.com.br

GS Educacional www.gseducacional.com.br Curso: Completo de Importação Henrique, boa noite. Nós que pensamos a Meritocracia e valoramos a quem Realiza, nos vimos na obrigação de dar feedbacks. Em pouco tempo de curso e sem nem receber ainda a

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO PRISCILLA DAIANNE GEREMIAS VIDAS REPAGINADAS CAMPINAS 2012 PRISCILLA DAIANNE GEREMIAS VIDAS REPAGINADAS Campinas, Conceito

Leia mais

O que é câncer? Grupo de doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo.

O que é câncer? Grupo de doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. CÂNCER EM CRIANÇAS O que é câncer? Grupo de doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. O câncer é comum em crianças? Nos

Leia mais

Este manual tem como objetivo fornecer informações aos pacientes e seus familiares a respeito do Traço Falcêmico

Este manual tem como objetivo fornecer informações aos pacientes e seus familiares a respeito do Traço Falcêmico MANUAL DO PACIENTE - TENHO TRAÇO FALCÊMICO.... E AGORA? EDIÇÃO REVISADA 02/2004 Este manual tem como objetivo fornecer informações aos pacientes e seus familiares a respeito do Traço Falcêmico Sabemos

Leia mais

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias Dicas e Informações sobre Diabetes Nesse e-book você vai aprender um pouco mais sobre diabetes e também vai descobrir algumas dicas para diminuir o seu nível de

Leia mais

CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO

CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO OS TIPOS DE CANCER DE MAMA O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma

Leia mais

09:49:35 - Jane Bettiol : Convidado 'Jane Bettiol' entra na sala. 10:00:22 - DC fala para todos: Os chats são realizadas por jornalistas de

09:49:35 - Jane Bettiol : Convidado 'Jane Bettiol' entra na sala. 10:00:22 - DC fala para todos: Os chats são realizadas por jornalistas de 09:49:35 - Jane Bettiol : Convidado 'Jane Bettiol' entra na sala. 10:00:22 - DC fala para todos: Os chats são realizadas por jornalistas de diario.com.br, convidados especiais e pelos usuários. Todas as

Leia mais

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES 1 Copyright 2014 por Publicado por: Diabetes & Você Autora: Primeira edição: Maio de 2014 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta apostila pode

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. "A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz." Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz. Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2 "A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz." Steve Jobs Por Viva e Aprenda 2 Por Viva e Aprenda Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa O Segredo Das Ações"

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Linfomas. Claudia witzel

Linfomas. Claudia witzel Linfomas Claudia witzel Pode ser definido como um grupo de diversas doenças neoplásicas : Do sistema linfático Sistema linfóide Que tem origem da proliferação de linfócitos B ou T em qualquer um de seus

Leia mais

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.]

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.] Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática Melhorar o controlo da asma na comunidade.] PROFESSOR VAN DER MOLEN: Que importância tem para os seus doentes que a sua asma esteja controlada? DR RUSSELL: É muito

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

O QUE É? A LEUCEMIA MIELOBLÁSTICA AGUDA

O QUE É? A LEUCEMIA MIELOBLÁSTICA AGUDA O QUE É? A LEUCEMIA MIELOBLÁSTICA AGUDA A LEUCEMIA MIELOBLÁSTICA AGUDA O QUE É A LEUCEMIA MIELOBLÁSTICA AGUDA? A Leucemia Mieloblástica Aguda (LMA) é o segundo tipo de leucemia mais frequente na criança.

Leia mais

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS 1. Que entidades conseguiram no Supremo Tribunal Federal

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6 FIAT Q Questionário de Relacionamento Interpessoal Glenn M. Callaghan Department of Psychology; One Washington Square, San Jose University, San Jose CA 95192-0120 Phone 08) 924-5610 e fax (408) 924 5605.

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas CONTA COM A GENTE PARCELE SUA DÍVIDA COM DESCONTOS NOS JUROS E MULTA Perguntas e Respostas P: O que é o Programa de Recuperação de Crédito do DMAE? R: É a oportunidade dos usuários que possuem dívidas

Leia mais

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim?

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim? viu? eu não falei pra você? o quê? este ano está igualzinho ao ano passado! foi você que jogou esta bola de neve em mim? puxa, acho que não... essa não está parecendo uma das minhas... eu costumo comprimir

Leia mais

Hemodiálise. Uma breve introdução. Avitum

Hemodiálise. Uma breve introdução. Avitum Hemodiálise Uma breve introdução Avitum O que é hemodiálise? Na hemodiálise, um rim artificial (hemodialisador) é usado para remover resíduos, substâncias químicas extras e fluido de seu sangue. Para colocar

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

4. COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO MIELOIDE CRÔNICA (LMC)? E MONITORAMENTO DE LMC? É uma doença relativamente rara, que ocorre

4. COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO MIELOIDE CRÔNICA (LMC)? E MONITORAMENTO DE LMC? É uma doença relativamente rara, que ocorre ÍNDICE 1. O que é Leucemia Mieloide Crônica (LMC)?... pág 4 2. Quais são os sinais e sintomas?... pág 4 3. Como a LMC evolui?... pág 5 4. Quais são os tratamentos disponíveis para a LMC?... pág 5 5. Como

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Entrevista ao Jornalista Paulo Henrique

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

Módulo 8 Estudos de Caso 5 e 6

Módulo 8 Estudos de Caso 5 e 6 Módulo 8 Estudos de Caso 5 e 6 Estudo de Caso 5 Restaurante Comida Mineira O restaurante Comida Mineira pretende implantar um sistema de gestão ambiental. O restaurante pode ser dividido para nosso estudo

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado Paula Rebouças Estudo Exploratório I. Introdução A Dislexia é uma síndrome caracterizada por problemas na leitura: ao ler a pessoa

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO

O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PROLEILOES.COM O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PONTOS PRINCIPAIS A SEREM VERIFICADOS ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PARA EVITAR QUE OCORRAM IMPREVISTOS APÓS A ARREMATAÇÃO O que

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos.

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos. LOS ANGELES Grupo de Trabalho do GAC de processo da transição da custódia das funções da (IANA) e o fortalecimento da responsabilidade e a governança da (ICANN) Sábado, 11 de outubro de 2014 17:30 às 18:00

Leia mais

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO Página 1 de 7 INDICE Nenhuma entrada de sumário foi encontrada. Página 2 de 7 Autor: Alkíndar de Oliveira (alkindar@terra.com.br) Dentre outros atributos, o exercício da oratória exige o conhecimento e

Leia mais

CHAT 08/03/2006 Dr. Paulo

CHAT 08/03/2006 Dr. Paulo CHAT 08/03/2006 Dr. Paulo 20:53:02 Dr_Online entra na sala 20:55:36 fcmira entra na sala 20:57:28 Dr-Online entra na sala 21:06:16 [Dr-Online] oi 21:06:24 Carmen entra na sala 21:09:28 [fcmira] Boa noite

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 60 Pronunciamento após reunião da

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

LONDRES Sessão de planejamento do GAC para a reunião em Los Angeles

LONDRES Sessão de planejamento do GAC para a reunião em Los Angeles LONDRES Sessão de planejamento do GAC para a reunião em Los Angeles Quinta feira, 26 de junho, 2014 08:00 a 08:30 ICANN Londres, Inglaterra CHAIR DRYDEN: Bom dia a todos. Vamos começar com a nossa agenda.

Leia mais

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR?

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? Póvoa, J. M, Ducinei Garcia Departamento de Física - Universidade Federal de São Carlos Via Washington Luiz, Km

Leia mais

O que é câncer de estômago?

O que é câncer de estômago? Câncer de Estômago O que é câncer de estômago? O câncer de estômago, também denominado câncer gástrico, pode ter início em qualquer parte do estômago e se disseminar para os linfonodos da região e outras

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 , Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 Palácio do Planalto, 14 de outubro de 2004 Meu querido companheiro Agnelo Queiroz, ministro de Estado

Leia mais

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Chat com o Dr. Fábio Dia 06 de março de 2015

Chat com o Dr. Fábio Dia 06 de março de 2015 Chat com o Dr. Fábio Dia 06 de março de 2015 Tema: Mielofibrose uma doença ainda desconhecida Total atingido de pessoas na sala: 27 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários Duração: 1h30 Perguntas

Leia mais

INTRODUÇÃO. Diabetes & você

INTRODUÇÃO. Diabetes & você INTRODUÇÃO Diabetes & você Uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa com diabetes é a educação sobre a doença. Conhecer e saber lidar diariamente com o diabetes é fundamental para levar uma

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O(A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização ao

Leia mais

DISLEXIA PERGUNTAS E RESPOSTAS

DISLEXIA PERGUNTAS E RESPOSTAS Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira DISLEXIA PERGUNTAS E RESPOSTAS A avaliação é importante? Muito importante. Ela é fundamental para

Leia mais

Tipos de tumores cerebrais

Tipos de tumores cerebrais Tumores Cerebrais: entenda mais sobre os sintomas e tratamentos Os doutores Calil Darzé Neto e Rodrigo Adry explicam sobre os tipos de tumores cerebrais. CONTEÚDO HOMOLOGADO "Os tumores cerebrais, originados

Leia mais

COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO

COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO! A FÓRMULA DEFINITIVA DE FIDELIZAÇÃO Parabéns pela opção que você fez de ler este livro digital. Tenha certeza

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC

Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC 1. Qual o período da matrícula? O período de matrícula compreende o período de 23 de julho a 3 de agosto. A partir de 7 de agosto, poderá haver

Leia mais

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 1 1. Objetivos: Ensinar que Eliézer orou pela direção de Deus a favor de Isaque. Ensinar a importância de pedir diariamente a ajuda de Deus. 2. Lição Bíblica: Gênesis 2

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

www.marketingparaartesanato.com.br

www.marketingparaartesanato.com.br COMO VENDER MAIS ARTESANATO AS 4 ETAPAS DA VENDA E OS PRINCÍPIOS DA PERSUASÃO Que bom estar aqui com você! Meu nome é André Gibran e o que eu faço é ajudar artesãos e artesãs como você a fazerem vendas

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

Chat com o Dr. Fábio Dia 12 de fevereiro de 2015

Chat com o Dr. Fábio Dia 12 de fevereiro de 2015 Chat com o Dr. Fábio Dia 12 de fevereiro de 2015 Tema: Novas perspectivas no tratamento das Leucemias Agudas Total atingido de pessoas na sala: 25 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários Duração:

Leia mais

internetsegura.fde.sp.gov.br

internetsegura.fde.sp.gov.br PROJETO: HISTORIA: PÁGINA: ANO:! internetsegura.fde.sp.gov.br Internet Segura. Bom para você! Olá! A campanha Internet Segura. Bom para você! apresenta duas histórias em quadrinhos em que seus personagens

Leia mais

Hipertensão Arterial no idoso

Hipertensão Arterial no idoso Hipertensão Arterial no idoso Prof. Dr. Sebastião Rodrigues Ferreira-Filho Universidade Federal de Uberlândia, MG, Brasil Departamento de Hipertensão Sociedade Brasileira de Nefrologia Uma história americana:

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online Por Tiago Bastos 1 Se não pode subir a montanha, torne-se uma. Por Tiago Bastos 2 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online! Por Tiago Bastos Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa

Leia mais

PROGRAMA PÉROLAS 2016. Aberta a todas as Consultoras que se inscreverem no Escitório Virtual no 1º. Ciclo (jan/2016) e cumprirem as regras abaixo.

PROGRAMA PÉROLAS 2016. Aberta a todas as Consultoras que se inscreverem no Escitório Virtual no 1º. Ciclo (jan/2016) e cumprirem as regras abaixo. PROGRAMA PÉROLAS 2016 QUEM PARTICIPA? Aberta a todas as Consultoras que se inscreverem no Escitório Virtual no 1º. Ciclo (jan/2016) e cumprirem as regras abaixo. Após essa data, a Seção Inscrever vai desaparecer

Leia mais

Transcrição da Teleconferência Resultados do 4T12 Contax (CTAX4 BZ) 26 de fevereiro de 2013. Tales Freire, Bradesco:

Transcrição da Teleconferência Resultados do 4T12 Contax (CTAX4 BZ) 26 de fevereiro de 2013. Tales Freire, Bradesco: Tales Freire, Bradesco: Bom dia a todos. Eu sei que a Companhia é bastante criteriosa para definir algum tipo de despesa como não recorrente, mas observando o resultado, vimos que outras despesas operacionais

Leia mais

Cuidando da Minha Criança com Aids

Cuidando da Minha Criança com Aids Cuidando da Minha Criança com Aids O que é aids/hiv? A aids atinge também as crianças? Como a criança se infecta com o vírus da aids? Que tipo de alimentação devo dar ao meu bebê? Devo amamentar meu bebê

Leia mais

www.emagrecerdevez.com

www.emagrecerdevez.com www.emagrecerdevez.com page 1 / 7 As bases de como ganhar massa muscular + Vídeo by rpolesso - segunda-feira, julho 30, 2012 http://emagrecerdevez.com/as-bases-de-como-ganhar-massa-muscular YouTube Video

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

O que é câncer de mama?

O que é câncer de mama? Câncer de Mama O que é câncer de mama? O câncer de mama é a doença em que as células normais da mama começam a se modificar, multiplicando-se sem controle e deixando de morrer, formando uma massa de células

Leia mais

Homocistinúria Clássica

Homocistinúria Clássica Homocistinúria Clássica Texto: Ida Vanessa D. Schwartz Ilustrações: Matheus Wilke Serviço de Genética Médica/HCPA, Departamento de Genética /UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil Esta publicação é destinada

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais