Dúvida do internauta: Investir até 250 mil reais em CDBs de bancos médios, como o Sofisa ou o Ficsa, é seguro? Resposta de Fabiano Pessanha*:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dúvida do internauta: Investir até 250 mil reais em CDBs de bancos médios, como o Sofisa ou o Ficsa, é seguro? Resposta de Fabiano Pessanha*:"

Transcrição

1 Dúvida do internauta: Investir até 250 mil reais em CDBs de bancos médios, como o Sofisa ou o Ficsa, é seguro? Link: Resposta de Fabiano Pessanha*: Uma das alternativas mais comuns de investimento para a pessoa física são os investimentos em Certificados de Depósito Bancário (CDB), que são títulos de renda fixa emitidos por bancos e indexados ao CDI (taxa que acompanha a variação da Selic). Esses títulos ganharam popularidade ao longo do tempo por possuir algumas vantagens quando comparados aos fundos de investimento em renda fixa, como não cobrar taxas de administração e de performance. Recentemente, muitos bancos de menor porte têm usado esse mecanismo de investimento para baratear a sua captação de recursos, já que eles possuem também outra grande vantagem - a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Credito). O FGC tem um papel importantíssimo no Sistema Financeiro Nacional por ser uma entidade privada que administra um mecanismo de proteção aos correntistas dos bancos que permite recuperar os depósitos ou créditos mantidos em instituição financeira, em caso de intervenção, de liquidação ou de falência. Em outras palavras, eu considero seguro investir em CDBs de bancos de menor porte, como o Ficsa e o Sofisa. Mesmo que seu banco tenha problemas financeiros e risco de falência, você está segurado até o valor de 250 mil reais por CPF por instituição financeira. Mas, sua decisão deve contemplar duas questões. A primeira é que casos passados mostram que o FGC pode demorar a pagar o reembolso e o investidor pode deixar de ganhar rendimentos em outras aplicações durante este período. O próprio FGC já afirmou que a restituição demora pelo menos 30 dias.

2 E a segunda questão é que, ainda que seja muito improvável, se o setor financeiro sofrer um colapso geral, o FGC pode não ter condições de socorrer a todos os investidores e nesse caso o prejuízo seria inevitável. Por isso, ainda que o investimento nos CDBs dos bancos médios seja mais rentável, se você for conservador, o ideal é que você não destine todos seus recursos apenas a esse tipo de aplicação como forma de prevenção. Ao investir apenas parte da sua renda destinanda a investimentos em CDBs, caso ocorra algum problema no socorro do FGC, o prejuízo será parcial. Vale também comentar a rentabilidade desse tipo de produto. O investimento em CDBs vem se intensificado após a aprovação em maio desse ano do aumento do limite de garantia do FGC de 70 mil reais para 250 mil reais. No entanto, apesar de ter algumas vantagens em relação aos fundos de renda fixa, a maior parte dos bancos oferece remunerações baixas para investimentos inferiores a 50 mil reais, muitas vezes inferiores a 80% do CDI. Como sugestão de otimização de portfólios sugiro buscar instituições financeiras especializadas em atendimento de pessoa física que apresentem alternativas de CDBs com taxas superiores a 100% do CDI. Essas taxas raramente são encontradas em bancos comerciais de grande porte, mas podem ser disponibilizadas em muitas corretoras e nos bancos de menor porte, como os citados na sua pergunta. Ao investidor cabe uma única e a mais importante decisão escolher qual será a instituição financeira que prestará o melhor serviço de orientação a seus clientes. Boas escolhas! *Fabiano Pessanha, CFP é gerente comercial corporativo da Geração Futuro Corretora de Valores e possui a certificação CFP (Certified Financial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). Também é responsável pela criação de programas de benefícios e educação financeira em diversas empresas brasileiras.

3 Como diversificar aplicações em renda fixa? - Dicas de Especialista para Seu Dinhe... Página 1 de 2 29/8/2012 Dúvida 05/07/ :00 Como diversificar aplicações em renda fixa? Leitor tem reais na poupança e quer conhecer outras alternativas de investimentos Editado por Priscila Yazbek, de Dúvida do internauta: Moro nos Estados Unidos e voltarei ao Brasil somente em dois anos. Tenho reais investidos em poupança, mas há tempos vivo com a sensação de que deveria estar diversificando entre outras modalidades de renda fixa, como em letras do Tesouro Nacional. Meu perfil é extremamente conservador e devido às recentes discussões sobre as mudanças na caderneta de poupança, eu gostaria de saber como fazer para melhor destinar/administrar esta quantia durante estes meus anos no exterior, de forma a assegurar rendimentos sólidos. Resposta de Fabiano Pessanha*: A partir do dia 4 de maio, para todo recurso novo depositado na poupança, toda vez que a Taxa Selic cair para patamares inferiores a 8,5% ao ano, a poupança passa a remunerar seus aplicadores com 70% da Selic ao ano mais TR (Taxa Referencial). Porém, caso a Selic volte a ficar acima de 8,5% a.a., a regra permanece a mesma: TR mais 0,5% ao mês. Após esta alteração da caderneta de poupança muitos são os investidores que estão se sentindo órfãos em seus investimentos, sem saber exatamente como ponderar a melhor alocação para seu perfil de investidor. E o patrimônio destes órfãos é imenso, são aproximadamente 450 bilhões de reais. Mas será que este é o momento de tirar todos os recursos da poupança e aplicar em outros investimentos? A resposta é sim! A mudança da poupança foi estabelecida para um novo patamar da economia brasileira, com juros bastante inferiores aos praticados até poucos anos atrás, se aproximando da realidade mundial. E com essa nova realidade se faz preponderante a reorganização de seu portfólio de investimentos, com o objetivo de ter melhores ganhos reais. Para o seu perfil de investidor, e mesmo considerando que você não seja influenciado pela alteração da rentabilidade da poupança, acredito ser uma boa diversificação alocar os recursos da seguinte maneira: 60% do patrimônio alocado em Fundos de Renda Fixa DI ou Crédito Privado com rentabilidades acima de 98% ou 105%, respectivamente, e taxas de administração inferiores a 1% ao ano; 30% do patrimônio alocado em LFTs cuja rentabilidade segue a variação da taxa Selic; 10% do seu patrimônio alocado em uma boa carteira de ações de empresas pagadoras de dividendos, que estejam inseridas na economia brasileira, mas que tenham uma boa previsibilidade de geração de caixa.

4 Como diversificar aplicações em renda fixa? - Dicas de Especialista para Seu Dinhe... Página 2 de 2 29/8/2012 Uma boa opção é identificar fundos de ações classificados como DIVIDENDOS, que tenham histórico superior a dois anos, com rentabilidades acima do Ibovespa, e com dividend yield acima de 6% ao ano, o que garantiria um fluxo positivo a seus investimentos; Com esta alocação de seus ativos considero você razoavelmente bem posicionado para qualquer cenário de mudança da taxa de juros no Brasil, mas não deixando de aproveitar o crescimento da economia brasileira de forma conservadora, iniciando com um pequeno patrimônio a sua diversificação patrimonial com a inclusão de um fundo de renda variável. *Fabiano Pessanha, CFP é gerente comercial da Geração Futuro Corretora de Valores e possui a certificação CFP (Certified Financial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta de especialista? Deixe seu comentário abaixo! Envie outras perguntas sobre aposentadoria para seudinheiro_exame@abril.com.br.

5 Como faço para investir em títulos do Tesouro Direto? - Dicas de Especialista para... Página 1 de 2 6/3/2013 1º passo 09/02/ :00 Como faço para investir em títulos do Tesouro Direto? Internauta quer saber se é necessário investir por meio de corretora ou se é possível investir via banco Editado por Julia Wiltgen, de Dúvida do internauta: Como faço para investir em títulos do Tesouro? Preciso de alguma corretora para isso ou em qualquer banco posso fazê-lo? Resposta de Fabiano Pessanha*: O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos, via internet, para pessoas físicas, criado pelo Tesouro Nacional em parceria com a BM&FBOVESPA. Esta é uma boa alternativa para a formação de poupança e conta com algumas vantagens bem interessantes: 1) Segurança: Investimento100% garantido pelo Tesouro Nacional; 2) Facilidade: A compra e a venda direta de títulos do Tesouro é bastante simples, sendo possível programar compras e vendas futuras e reinvestir automaticamente tanto os juros semestrais, como o valor resgatado nas datas de vencimento; 3) Investimento de acordo com as suas necessidades: Você começa a investir a partir de 30 reais, sendo bastante acessível a boa parte da população. Para começar a investir basta abrir uma conta em uma corretora de valores ou um banco comercial e se credenciar. Após esse processo o investidor receberá uma senha por , tornando-se hábil a começar a investir. Antes do investidor não ter pena nem dó do seu patrimônio e investir erradamente, vale a pena ler algumas dicas importantes de como funciona esse mercado: 1) Pesquise bem as taxas cobradas por cada corretora, pois elas tendem a variar bastante de instituição para instituição. Busque taxas inferiores a 0,3% ao ano sobre o valor aplicado e as outras vantagens que sua corretora de valores pode oferecer a você; 2) Redobre a atenção com o prazo do seu investimento. Os títulos mais longos tendem a sofrer com uma maior instabilidade que os títulos de prazo mais curto. Também não se esqueça de que as aplicações neste produto também tem incidência da tabela regressiva do imposto de renda, começando com 22.5% até 15% de alíquota; 3) Estabeleça muito bem seu objetivo. Somente assim você fará um bom planejamento financeiro. Busque na sua corretora de valores a orientação de um consultor financeiro especializado e certificado.

6 Como faço para investir em títulos do Tesouro Direto? - Dicas de Especialista para... Página 2 de 2 6/3/2013 4) Não tente acertar na mosca. Diversifique. Todo investimento financeiro deve ser pautado por uma boa diversificação. Faça uma carteira de investimentos mesclando cenários otimistas e pessimistas; 5) Conheça bem quais são os títulos públicos existentes e quais são as diferenças entre eles. Uma boa alternativa é conhecer as corretoras que realizam palestras educacionais gratuitas e abertas ao público. *Fabiano Pessanha, CFP é gerente comercial da Geração Futuro Corretora de Valores e possui a certificação CFP (Certified Financial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta de especialista? Deixe seu comentário abaixo! Envie outras perguntas sobre renda fixa e Tesouro Direto para seudinheiro_exame@abril.com.br.

7 Como faço para investir no Tesouro Direto? - Dicas de Especialista para Seu Dinhei... Página 1 de 2 29/8/2012 Renda fixa 24/07/ :00 Como faço para investir no Tesouro Direto? Internauta quer dicas e sugestões para iniciar aplicações em títulos públicos Editado por Priscila Yazbek, de Dúvida do internauta: Estou interessado em investir no Tesouro Direto, mas não conheço muito bem o investimento. Andei visitando o site do Tesouro Nacional, mas ainda tenho dúvidas de como posso investir. Vocês podem me ajudar com dicas e sugestões? Resposta de Fabiano Pessanha*: Os títulos públicos, considerados ativos de baixo risco pelo mercado financeiro, possuem por objetivo captar recursos para o financiamento da dívida pública, bem como para financiar atividades do Governo Federal, como educação, saúde e infraestrutura. Antes de sua criação, o investidor brasileiro só podia comprar títulos públicos indiretamente, pela aquisição de cotas de fundos de investimento e com o intermédio das instituições financeiras, ao adquirirem os títulos públicos para a composição das carteiras dos fundos de renda fixa. Porém, com a criação pelo governo federal do Tesouro Direto em 2002, programa de venda de títulos a pessoas físicas, o investidor reduziu o seu custo de intermediação, comprando diretamente seus títulos pela internet. Outro fator positivo é a liquidez quase imediata, garantida pelo Tesouro Nacional. Uma dica importante é entender quais são as taxas de administração e de custódia cobradas por sua instituição financeira. Para obter melhores resultados em seus investimentos busque sempre instituições com taxas de administração abaixo de 0,3% ao ano. Outra vantagem para o investidor é que o pagamento do Imposto de Renda só é cobrado no momento da venda ou do vencimento do título (quanto aos títulos que pagam cupom de juros, também é descontado Imposto de Renda no pagamento do cupom). Para o investidor entender qual é o melhor título para a sua carteira de investimentos, é preciso conhecer suas características. São elas: 1) Títulos prefixados - Com rentabilidade definida no momento da compra (LTN - Letras do Tesouro Nacional e NTN-F - Notas do Tesouro Nacional - Série F). O investidor sabe exatamente quanto receberá no futuro, se permanecer com o título até o vencimento. A diferença entre as NTN-F e as LTN é que as NTN-F são indicadas para o investidor que deseja obter um fluxo de rendimentos periódicos (pagamentos - também chamados de cupons - semestrais) a uma taxa de juros pré-definida.

8 Como faço para investir no Tesouro Direto? - Dicas de Especialista para Seu Dinhei... Página 2 de 2 29/8/2012 Já as LTN, possuem fluxo simples de pagamento, ou seja, o investidor recebe o valor investido acrescido dos juros apenas na data do vencimento ou de venda do título. 2) Títulos pós-fixados - Com rentabilidade vinculada à variação de um indexador. Vinculado à Taxa Selic (LFT - Letras Financeiras do Tesouro): Oferecem rentabilidade vinculada à Taxa Selic e com fluxo simples de pagamento - o investidor recebe o valor investido acrescido dos juros na data do vencimento ou de venda do título. Vinculados à inflação (NTN-B - Notas do Tesouro Nacional - Série B e NTN-B Principal): Oferecem a variação da inflação pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), acrescida da taxa de juros definida no momento da compra, proporcionando rentabilidade real (acima da inflação) já conhecida. Recentemente, o Tesouro Nacional realizou algumas alterações em busca de popularizar este investimento, criando a compra programada, na qual é possível realizar o reinvestimento automaticamente pelo home broker e reduzindo a aplicação mínima de 100 reais para 30 reais Após conhecer todos estes dados, basta você se cadastrar em uma corretora e agendar uma consultoria financeira personalizada com seu consultor de investimentos. E lembre-se: disciplina e programação são a chave do seu sucesso financeiro. *Fabiano Pessanha, CFP é gerente comercial da Geração Futuro Corretora de Valores e possui a certificação CFP (Certified Financial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta de especialista? Deixe seu comentário abaixo! Envie outras perguntas sobre aposentadoria para seudinheiro_exame@abril.com.br.

9 Como ganhar dinheiro comprando a dívida de uma empresa - Dicas de Especialista... Página 1 de 2 7/3/2013 Investimento 20/12/ :00 Como ganhar dinheiro comprando a dívida de uma empresa Especialista responde dúvida de internauta e explica como investir em debêntures, títulos de dívidas das empresas Editado por Priscila Yazbek, de Dúvida do internauta: Ouvir dizer que debêntures também são muito rentáveis, essa informação é verdadeira? Como faço para investir nesse tipo de aplicação? Resposta de Fabiano Pessanha*: No Brasil as debêntures constituem uma das formas mais antigas de captação de recursos por parte das empresas no financiamento de suas operações. Trata-se de um título de dívida, de médio e longo prazo, que confere a seu detentor um direito de crédito contra a companhia emissora, que rende juros que podem estar atrelados, entre outros indexadores, à inflação (IPCA + juros), ao CDI ou às taxas de juros de referência. Todas as pessoas podem investir em debêntures. Porém, como há variação das características de cada oferta, o valor inicial pode ser bem diferente para cada emissão (normalmente entre reais até reais). A possibilidade de render mais que outras aplicações de renda fixa (como CDBs e Fundos DI) e a rentabilidade definida após o prazo estabelecido, são algumas das vantagens deste investimento. Para realizar investimento em debêntures, basta ser cliente de uma corretora de valores que negocie este produto. Outra vantagem desse investimento que têm despertado o interesse de novos investidores é a isenção IR. Assim como os Fundos de Investimento Imobiliário e os Certificados de Recebíveis Imobiliários, as debêntures podem ter sua emissão seguindo a Lei , de junho de 2011, que isenta esses investimentos para investidores estrangeiros e pessoa física. Diante do cenário apresentado pelo Banco Central do Brasil de seguir com a Selic em um patamar de 7,25%, ratificando sua intenção de mantê-la neste nível por um período prolongado, os investimentos em debêntures com isenção de IR e com bons níveis de rating avaliados pelas empresas classificadores de risco são uma boa alternativa de alocação de recursos dos investidores brasileiros. Cabe ao investidor analisar cuidadosamente as possibilidades ofertadas à pessoa física e seguir a análise de seu consultor financeiro na escolha dos produtos mais adequados ao seu perfil de investimento e adequação ao risco. E lembre-se que as decisões financeiras realizadas por você hoje impactarão na sua qualidade de vida amanha!

10 Como ganhar dinheiro comprando a dívida de uma empresa - Dicas de Especialista... Página 2 de 2 7/3/2013 *Fabiano Pessanha, CFP é gerente comercial da Geração Futuro Corretora de Valores e possui a certificação CFP (Certified Financial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta? Deixe um comentário abaixo! Envie outras dúvidas financeiras para seudinheiro_exame@abril.com.br.

11 Como investir para comprar um imóvel em três anos? - Dicas de Especialista para S... Página 1 de 2 29/8/2012 Dúvida 27/07/ :23 Como investir para comprar um imóvel em três anos? Internauta tem reais aplicados na poupança e consegue guardar reais por mês Editado por Priscila Yazbek, de Dúvida do internauta: Hoje tenho cerca de reais aplicados na poupança (95% do valor depositado antes da mudança da regra). Consigo guardar cerca de reais por mês e estou aplicando parte no Tesouro Direto (NTN-B Principal), com vencimento para Gostaria outras formas de investimento para daqui três anos (pretendo comprar um apartamento). Resposta de Fabiano Pessanha*: Após a mudança na rentabilidade da caderneta de poupança muitos são os investidores que estão com dificuldades em saber se permanecem investindo na poupança ou buscam outras alternativas mais rentáveis. Pela nova regra, todos os investimentos realizados na caderneta após o dia 04 de maio deste ano serão atrelados aos juros básicos da economia em 70% da aplicação, mais a Taxa Referencial. Este novo formato terá validade somente enquanto a taxa básica de juros, definida pelo Banco Central, estiver abaixo de 8,5% ao ano. Na regra anterior, que vigorava desde 1991, a poupança não podia render menos de 6,17% ao ano, mais TR. Porém, mesmo que esta modalidade não tenha pagamento de Imposto de Renda e sem a cobrança de taxa de administração, existem outras alternativas de investimentos bastante interessantes para o investidor que tenha o interesse em investir com um prazo de três anos. Para você que tem a disponibilidade de novos aportes de reais/mensais, sugiro não aplicar na poupança, usando a estratégia de investir em Fundos de Renda Fixa com taxa de administração inferior a 1% ao ano, com baixo risco de crédito e rentabilidades iguais ou superiores ao CDI. Uma boa alternativa também é investir em fundos multimercados de gestoras especializadas, que possuam histórico de rentabilidade superior a 115% do CDI ao ano, e com bom rating de seus ativos. Um ponto importante é ler atentamente o prospecto e o regulamento dos fundos multimercados, especialmente no item em que define se o fundo pode utilizar alavancagem em sua gestão. Ao utilizar alavancagem, o fundo pode incorrer em perdas superiores que o montante depositado, podendo gerar a seus clientes perdas significativas de seu investimento inicial.

12 Como investir para comprar um imóvel em três anos? - Dicas de Especialista para S... Página 2 de 2 29/8/2012 Com um prazo de até três anos para seus investimentos, sugiro realizar novos aportes distribuídos em 55% em fundos de renda fixa e 45% em fundos multimercados, em busca de uma cesta de investimentos balanceada. Caso a sua estratégia seja superior a cinco anos, sugiro iniciar seus investimentos em um fundo de ações ativo, com valores que não superem 10% do seu capital total. E lembre-se que as escolhas de hoje impactarão na sua qualidade de vida amanhã! *Fabiano Pessanha, CFP é gerente comercial da Geração Futuro Corretora de Valores e possui a certificação CFP (Certified Financial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta de especialista? Deixe seu comentário abaixo! Envie outras perguntas sobre aposentadoria para seudinheiro_exame@abril.com.br.

13 Como investir para comprar um carro em dois anos? - Dicas de Especialista para Se... Página 1 de 2 29/8/2012 Veículos 19/08/ :00 Como investir para comprar um carro em dois anos? Internauta investe em poupança e LCI e pergunta se teria outras opções mais rentáveis Editado por Priscila Yazbek, de Dúvida do internauta: Estou iniciando minha poupança para realizar o grande sonho de comprar o meu primeiro carro, porém não gostaria de continuar acumulando os recursos na boa e velha caderneta de poupança. Consigo guardar 300 reais por mês. Atualmente eu tenho 700 reais aplicados em uma LCI de um ano de um banco médio, que rende 94% do CDI. Porém, gostaria de saber se tenho alguma outra boa opção para aplicar com prazo de até dois anos que me tragam rendimentos maiores que a poupança, assim como a LCI. Resposta de Fabiano Pessanha*: Com o recente movimento de queda das taxas de juros se acentuando, e com a análise de perpetuação desta tendência, o investidor brasileiro tem buscado alternativas cada vez mais atraentes à nossa velha caderneta de poupança. Este cenário tem estimulado o crescimento do mercado imobiliário, refletindo na ampliação do financiamento deste mercado e favorecendo a criação de novos títulos com prazos de negociação cada vez mais longos. Um produto que tem se tornado cada vez mais popular são as LCIs (Letras de Credito Imobiliário). As LCIs são títulos de renda fixa lastreados em créditos imobiliários garantidos por hipotecas ou por alienação fiduciária de um bem imóvel. As instituições financeiras que oferecem estes títulos utilizam parte de suas carteiras de créditos imobiliários, em geral com lastro em vários imóveis, para uma aplicação financeira que pode ser oferecida a seus clientes. Para estimular o crescimento deste mercado, o governo isentou o investidor pessoa física do pagamento de IR a partir de 2004, tornando o produto uma boa alternativa à poupança. No entanto, para você que está pensando em realizar uma diversificação do seu investimento, é possível considerar também outros produtos financeiros sem lastro no mercado imobiliário. Um dos produtos que têm retomado o interesse da pessoa física são os fundos multimercados. Estes fundos não possuem o benefício de isenção do IR, mas têm a vantagem de ter a estratégia de investir em mercados diferenciados, em ativos como juros, dólar, commodities, títulos públicos, além de ações. O gestor tem a responsabilidade de analisar o cenário e compor qual seria o percentual ótimo para sua carteira, respeitando os critérios de composição e diversificação estabelecidos no regulamento.

14 Como investir para comprar um carro em dois anos? - Dicas de Especialista para Se... Página 2 de 2 29/8/2012 Busque gestoras que possuam fundos multimercados que não tenham alavancagem, com históricos de rentabilidade consistentes, acima de 120% do CDI. Analise também qual é a sua taxa de administração, buscando fundos com taxas inferiores a 1,5% ao ano. E lembre-se: o resultado do seu sucesso financeiro também depende de você! *Fabiano Pessanha, CFP é gerente comercial da Geração Futuro Corretora de Valores e possui a certificação CFP (Certified Financial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta de especialista? Deixe seu comentário abaixo! Envie outras perguntas sobre aposentadoria para seudinheiro_exame@abril.com.br.

15 Como investir R$ 1 milhão para ganhar da inflação? - Dicas de Especialista para Se... Página 1 de 2 6/3/2013 Aplicações 24/10/ :30 Como investir R$ 1 milhão para ganhar da inflação? Internauta ganhou herança e pergunta como investir sem altos riscos para superar a inflação Editado por Priscila Yazbek, de Dúvida do internauta: Eu ganhei uma herança de família de aproximadamente 1 milhão de reais. Mas meu padrão de vida é estável e pretendo investir esse dinheiro. Queria uma sugestão de investimento que faça meu dinheiro render a um nível igual ou acima da inflação, sendo que não tenho paciência e, muito menos, tempo para investir na bolsa. Busco investimentos sem muitos riscos. Resposta de Fabiano Pessanha*: Ao longo dos últimos anos, com o crescimento da economia e a estabilização de nossa moeda, o brasileiro conseguiu atingir um crescimento substancial de seu patrimônio. Pesquisas mais recentes informam que no topo da pirâmide social já existem aproximadamente 165 mil pessoas, com patrimônio em contas bancarias superior a 1 milhão de reais. E a previsão é de uma expansão de 20% nos próximos cinco anos. Com estes números em mente é possível imaginar o quanto haverá de novos milionários brasileiros interessados em conhecer as alternativas existentes no mercado financeiro. Com a queda da taxa de juros, e buscando manter uma rentabilidade acima da inflação, se faz necessário buscar alternativas aos produtos mais básicos oferecidos pela rede bancária. Um desses investimentos que vem ao encontro desse objetivo são produtos atrelados ao mercado imobiliário, como os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs) e os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs). Os fundos imobiliários são fundos para aplicação em ativos imobiliários, geralmente com prazo indeterminado de duração. Neste tipo de investimento o investidor recebe rendimentos distribuídos mensalmente, mantendo um fluxo frequente de renda. Já os CRIs são títulos de renda fixa de longo prazo, com lastro em um empreendimento imobiliário, que pagam juros ao investidor, em geral decorrentes de contratos de compra e venda com alienação fiduciária do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) e/ou da renda decorrente de aluguéis provenientes de contratos de locação. Para você, que não precisa utilizar este investimento a curto prazo, e gostaria de manter uma renda regular do seu investimento, acredito que vale a máxima de não incluir todos os ovos em uma única cesta, mesclando uma parcela de seu investimento entre ativos de renda fixa com alta liquidez, como os fundos de crédito privado e os fundos multimercados com baixa volatilidade, anexando também a seu portfólio os produtos imobiliários, como os fundos imobiliários e os CRIs.

16 Como investir R$ 1 milhão para ganhar da inflação? - Dicas de Especialista para Se... Página 2 de 2 6/3/2013 Para investir corretamente seu patrimônio, em busca do melhor percentual de alocação entre os ativos apresentados acima, busque a orientação de um consultor financeiro qualificado e faça a análise de seu perfil de investidor de forma correta. E lembre-se: o resultado do seu sucesso financeiro também depende de você! *Fabiano Pessanha, CFP é gerente comercial da Geração Futuro Corretora de Valores e possui a certificação CFP (Certified Financial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta? Deixe um comentário abaixo! Envie outras dúvidas financeiras para seudinheiro_exame@abril.com.br.

17 Como investir para garantir o futuro financeiro dos filhos? - Dicas de Especialista p... Página 1 de 2 31/8/2012 Planos 30/08/ :02 Como investir para garantir o futuro financeiro dos filhos? Internauta busca alternativa para entregar herança aos filhos de três meses e dois anos quando eles fizerem 18 anos Editado por Priscila Yazbek, de Dúvida do internauta: Minha mãe recebeu uma correção do salário retroativa e dividiu entre os filhos. Eu recebi reais que, afortunadamente, não necessito. Resolvi que vou aplicar para garantir uma reserva para cada uma das minhas filhas, uma de 2,5 anos e outra de 3 meses, para quando elas tiverem 18 ou 20 anos. Alguém me falou que para um futuro tão longo, eu poderia aproveitar a baixa da bolsa e comprar ações da Petrobras e esquecer. Será mesmo uma boa opção? Importante: eu faço uma aplicação de 100 reais para cada filha desde o nascimento e pretendo corrigir o valor sempre que possível. Resposta de Fabiano Pessanha*: Muitos pais, ao se depararem com o momento de decidir por realizar os investimentos de seus filhos, encontram-se diante de uma das mais importantes decisões financeiras de suas vidas como planejar a vida financeira de uma criança? Estes pais, seja por uma cultura geral ou pela falta de orientação financeira adequada, logo pensam em guardar este dinheiro investindo em uma poupança, pensando em pagar a melhor faculdade para seus filhos no futuro. Porém, será que essas crianças no futuro não vão querer utilizar este investimento para fazer uma viagem no exterior, ou comprar um carro, em vez de cursar uma faculdade? Ou melhor, será que investir na poupança é o melhor para este perfil? Independentemente de como será utilizado este patrimônio, o prazo deste investimento nos dá uma grande vantagem a vantagem de podermos trabalhar com o tempo a nosso favor! E com isso podemos pensar em outras alternativas a poupança. Essa estratégia que foi sugerida a você possui o jargão no mercado financeiro de buy and hold (comprar e guardar), e se mostra bastante interessante quando se possui um prazo tão longo quanto o de seus filhos (18 a 20 anos). Warren Buffet, um dos maiores investidores da história, fez crescer sua fortuna exatamente desta forma. Aos 10 anos de idade ele realizou sua primeira viagem a Nova York e visitou a Bolsa de Valores, quando tomou a decisão de comprar ações para ele e para sua irmã. Alguns anos mais tarde, com a mesma estratégia estabelecida, ele começou a gerir a empresa Berkshire Hathaway e fez com que 100 dólares de seus sócios se transformassem em um milhão de dólares.

18 Como investir para garantir o futuro financeiro dos filhos? - Dicas de Especialista p... Página 2 de 2 31/8/2012 Mesmo que você não seja um novo Warren Buffet esta estratégia de comprar ações de boas empresas brasileiras e guardá-las é bastante indicada para o investimento do patrimônio de seus filhos. Uma boa sugestão é realizar este investimento através de fundos de ações. Estes fundos possuem a gestão especializada de profissionais, e não sofrem influências pessoais na tomada de decisão de quando e onde investir. Outra grande vantagem é que estes profissionais conseguem atingir uma diversificação do patrimônio do fundo de ações muito superior ao que uma pessoa física conseguiria ao dispor de apenas 100 reais por mês, maximizando seus resultados ao longo dos anos e minimizando seus riscos. Para você, sugiro que divida o patrimônio inicial de reais para cada filho, e a partir deste momento realize os investimentos regulares de 100 reais nos fundos de ações, corrigindo este valor a cada ano. Realize também uma consultoria financeira a cada ano com seu consultor, de forma a verificar se a estratégia estabelecida inicialmente esta sendo atingida, e se deve permanecer ou não. Esta estratégia trará melhores resultados para você do que investir na poupança, e deixará seus filhos aptos a aproveitarem do bom crescimento da economia brasileira e de nossas empresas para os próximos anos. E lembre-se que as decisões financeiras realizadas por você hoje impactarão na qualidade de vida de seus filhos amanhã! *Fabiano Pessanha, CFP é gerente comercial da Geração Futuro Corretora de Valores e possui a certificação CFP (Certified Financial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). Dúvidas, críticas ou observações sobre esta resposta? Deixe seu comentário abaixo! Envie outras perguntas sobre planejamento financeiro e poupança para seudinheiro_exame@abril.com.br.

19 Meu fundo não rende quase nada, o que eu faço? - Dicas de Especialista para Seu D... Página 1 de 1 29/8/2012 Renda fixa 13/07/ :00 Meu fundo não rende quase nada, o que eu faço? Internauta tem valor investido no Hiperfundo Bradesco, mas está insatisfeito com o baixo rendimento Editado por Priscila Yazbek, de Dúvida do internauta: Tenho reais guardados no Hiperfundo Bradesco [fundo DI com taxa de administração de 4,5% ao ano que sorteia um carro por dia entre seus cotistas], porém não rende quase nada. Gostaria de saber qual o melhor investimento para essa quantia. Resposta de Fabiano Pessanha*: Segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) existem aproximadamente 4,3 milhões de brasileiros que investem em fundos de investimento no Brasil, com sua grande maioria investindo em fundos em renda fixa. Com a recente queda da taxa de juros de 8,5% para 8,0% ao ano, boa parte desses fundos estão com rentabilidade inferior à da caderneta de poupança, produto mais básico para investimentos em renda fixa. Vale ressaltar que o grande vilão desta baixa rentabilidade é a alta taxa de administração cobrada pelos fundos de investimento, adicionada à queda da taxa de juros e outros fatores de risco. Para se ter uma idéia, existem hoje aproximadamente 3 milhões de brasileiros que estão com rentabilidade inferior à poupança por investirem em fundos com taxa superior a 1% ao ano. Alguns desses fundos possuem taxas elevadíssimas, acima de 4% ao ano, sem que os cotistas percebam a sua baixa rentabilidade. Portanto, a melhor estratégia de investimento para você é comparar os fundos existentes no mercado e escolher os que possuem taxa inferior a 0,8%, com bom histórico de resultados, e com ativos de qualidade em sua carteira. Não esqueça de ler o regulamento e o prospecto do fundo, com especial atenção nos itens em que são tratados os fatores de risco, a taxa de administração e a política de investimento do fundo. Seguindo estas dicas, sua rentabilidade será bastante superior a atual, sem a necessidade de você ter que torcer para ganhar uma premiação. Essa dica somente é atrelada fundos de renda fixa, não aplicável a fundos de renda variável. *Fabiano Pessanha, CFP é gerente comercial da Geração Futuro Corretora de Valores e possui a certificação CFP (Certified Financial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). Dúvidas, críticas ou observações sobre esta resposta? Deixe seu comentário abaixo! Envie outras perguntas sobre opções de investimento para seudinheiro_exame@abril.com.br.

20 Link: É possível que um adulto responsável pela criança ou adolescente abra uma conta na instituição financeira em nome do menor de idade. Basta levar alguns documentos pessoais do filho, como certidão de nascimento e CPF. Esse adulto também deve levar documentos pessoais próprios, pois será responsável por essas movimentações financeiras. Caberá a ele executar as ordens de compra e venda das ações, por exemplo. Segundo dados da BM&FBovespa, quase duas mil crianças de até 15 anos de idade estão registradas na bolsa de valores. A grande maioria vive no estado de São Paulo. Se for considerado o tamanho da população brasileira, o número está muito aquém da realidade de economias mais avançadas, nas quais os investimentos pessoais costumam ser mais diversificados. Por mais volátil que seja essa aplicação financeira, a bolsa de valores apresenta resultados interessantes no longo prazo, levando em consideração que o tempo de resgate dos investimentos para menores de idade geralmente são superiores a dez anos. Além disso, no cenário atual, é importante que os investidores apliquem uma fatia dos seus recursos em ações e outros investimentos, pois é necessário buscar alternativas melhores do que a poupança. Na década de 90, os pais costumavam aplicar dinheiro na caderneta para auxiliar os filhos no futuro, seja pagando uma faculdade ou comprando um imóvel. Nessa época, investir na poupança dava resultados exorbitantes se comparados aos dias de hoje. Em abril de 1990, por exemplo, a aplicação registrou uma rentabilidade surreal de 85% no mês, acompanhando a inflação do período. Atualmente, o retorno da poupança fica próximo a 6% ao ano.

21 Atualmente, com a inflação elevada, próxima do teto da meta definida pelo Banco Central, o ganho real do investidor na caderneta descontada a alta dos preços sobre a rentabilidade da aplicação - é praticamente nulo. Isso faz com que a poupança passe a ser vista mais como uma reserva de emergência do que um investimento com retorno interessante. Se estiver pensando em iniciar uma aplicação financeira para seus filhos e for um investidor iniciante, o mais recomendado é transferir essa responsabilidade para uma equipe de gestão e aplicar o dinheiro em fundos de investimento em ações. Você certamente terá resultados mais interessantes nas mãos de um especialista, de acordo com o seu perfil de risco. Recomendamos buscar gestoras desse tipo de fundo que aceitem aplicações regulares a partir de 100 reais. Comece a aplicar um valor que esteja de acordo com o seu orçamento familiar e mantenha a disciplina de investimento mensal. Sem dúvida, o resultado será gratificante. E lembre-se: o sucesso financeiro também depende de você! *Fabiano Pessanha, CFP é gerente comercial corporativo da Geração Futuro Corretora de Valores e possui a certificação CFP (Certified Financial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). Também é responsável pela criação de programas de benefícios e educação financeira em diversas empresas brasileiras. *Thiago Moreira Ribeiro da Costa CFP é especialista em gestão patrimonial com a certificação CFP (Certified Financial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF).

22 Investir em títulos do BNDESPar vale a pena? - Dicas de Especialista para Seu Din... Página 1 de 1 29/8/2012 Dúvida do internauta 26/03/ :30 Investir em títulos do BNDESPar vale a pena? O BNDESPar vai emitir três tipos de debêntures e espera as ofertas dos investidores até 3 de abril; internauta quer saber qual série é mais interessante João Sandrini, de Pergunta do internauta: O BNDESPar está fazendo uma oferta pública de três séries de debêntures. Qual é a melhor para o atual momento da economia? (José W. Lopes de Sousa) Resposta de Fabiano Pessanha* As debêntures BNDESPAR são títulos de renda fixa representativos de uma dívida do BNDESPAR junto aos investidores que vierem a adquiri-las. Essas debentures possuirão três séries, sendo a primeira prefixada, a segunda com remuneração flutuante trimestral e a terceira vinculada à inflação (IPCA). Todas as séries têm o excelente rating Aaa.br da Moody s. Esta emissão possui entre seus atrativos o pagamento da menor alíquota de IR, além de ter três grandes diferenças: a série em IPCA, com referência da NTN-B de 2020, permite a você realizar um investimento com taxas de juros fixas em termos reais corrigidas por este índice. Já a séria prefixada possui taxas de juros fixas sobre o valor nominal unitário das debêntures enquanto na série com remuneração flutuante, a taxa de juros é fixada a cada três meses de acordo com o contrato de juro futuro DI de Ao realizar a sua reserva para a elaboração do bookbuilding, cada investidor deve indicar como qual a sua escolha e também se aceita o preço de mercado para a compra dos papéis ou exige uma taxa mínima para a participação na oferta. O limite máximo de pagamento na oferta é um spread de 0,70% sobre os títulos públicos semelhantes. Considerando como premissa o perfil conservador do investidor e a especificidade de cada emissão, além do cenário bastante disperso da evolução das taxas de juros no Brasil nos próximos anos, período este considerado para esta avaliação de investimento, acredito ser interessante considerar a séria com o IPCA, a qual o investidor estará garantindo sua remuneração mesmo com mudanças no cenário da taxa de juros nos próximos anos. *Fabiano Pessanha (fabiano.pessanha@gerafuturo.com.br) é planejador financeiro pessoal com a certificação global CFP e ocupa o cargo de gerente comercial da Geração Futuro Corretora de Valores, especializada em investimentos voltados para as pessoas físicas. Envie suas dúvidas financeiras para seudinheiro_exame@abril.com.br

23 É mais arriscado investir com corretora? - Guia de Ações Página 1 de 2 29/8/2012 Dúvida 08/04/ :01 É mais arriscado investir com corretora? Internauta quer saber quais são as garantias de quem investe por meio de corretoras, em fundos ou em previdência privada Editado por João Sandrini, de Pergunta do internauta: Gostaria de saber quais são as garantias que tenho em relação a aplicar meu dinheiro por meio de corretoras. Pergunto isso porque elas oferecem ótimas opções de fundos de renda fixa, ações e previdência. Em relação à previdência, existe alguma garantia mínima do governo em caso de quebra da instituição?" (Ricardo Rossi) *Resposta de Fabiano Pessanha* Caro Ricardo, Você já deve ter ouvido falar esta frase: "Todo investimento tem risco". Pois bem, ela é verdade! Se não fosse assim, não haveria pagamento do prêmio de risco (juros) ao investidor. Mas é relevante entender quais são os riscos. Há o risco de crédito (risco de o tomador do empréstimo não honrar com sua dívida e dar um calote); o risco de mercado (perdas devido às oscilações desfavoráveis nos valores ou preços dos títulos investidos); e o risco de liquidez (não conseguir transformar o nosso investimento em dinheiro com a rapidez que necessitamos). Com base nesses riscos, como podemos analisar a solidez de uma instituição financeira considerando que grandes bancos como Bamerindus, Nacional e Econômico já quebraram? Para responder a esta pergunta, é importante entender que os fundos de investimento são entidades juridicamente independentes das corretoras que fazem a gestão de suas carteiras. Em caso de quebra da corretora, o fundo irá apenas alterar de gestora e seus ativos continuarão intactos. Seus riscos estão atrelados não à instituição em si, mas aos ativos que compõem seu portfolio. Já as corretoras de valores são Instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e que compõem o Sistema Financeiro Nacional, atuando na intermediação das negociações de títulos e valores mobiliários, nos mercados financeiros e de capitais, em operações com papéis de renda fixa, ações, debêntures, entre outros. Para o seu bom funcionamento e total transparência do sistema, as corretoras são fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil, além da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), sendo obrigadas a contratar auditoria independente. Já os fundos de previdência VGBL e PGBL vêm ganhando espaço na carteira de investimentos da classe média. Diferentemente das aplicações em fundos de investimento, o

24 É mais arriscado investir com corretora? - Guia de Ações Página 2 de 2 29/8/2012 investidor aplica seu dinheiro diretamente em um plano de aposentadoria, ao qual possui uma seguradora responsável por esse plano. Assim sendo, você está "dando o seu dinheiro" para uma seguradora, a qual, por sua vez, aplica os recursos em um fundo de investimento exclusivo. O órgão responsável pelo controle e fiscalização do mercado de previdência privada aberta é a SUSEP. Para dirimir os riscos, a SUSEP obrigou o mercado segurador a constituir reservas técnicas para garantir os benefícios contratados. Todavia, como as reservas são propriedade da entidade seguradora e estão aplicadas em seu nome, havendo a liquidação judicial desta, a massa liquidante poderá ser confundida com as reservas ou provisões dos planos de previdência, podendo gerar perdas de valores contribuídos pelo titular do plano. Antes de você "ir com tudo" nos seus investimentos pessoais e ter uma dor de cabeça desnecessária, uma boa medida é analisar o "rating" de sua instituição financeira. *Fabiano Pessanha (fabiano.pessanha@gerafuturo.com.br) é planejador financeiro pessoal com a certificação global CFP e ocupa o cargo de gerente comercial da Geração Futuro Corretora de Valores, especializada em investimentos para pessoas físicas. Envie suas dúvidas financeiras para seudinheiro_exame@abril.com.br

25 Dividendos rendem mais do que poupança ou CDB? - Dicas de Especialista para Se... Página 1 de 2 29/8/2012 Dúvida 09/07/ :04 Dividendos rendem mais do que poupança ou CDB? Internauta tem reais e quer saber qual o melhor destino para seu dinheiro - mas ainda não determinou seus objetivos Editado por Julia Wiltgen, de Dúvida do internauta: Tenho reais e estou em dúvida sobre o que fazer. Seria interessante investir em ações de empresas que pagam dividendos, como a Eletropaulo? O rendimento anual desse tipo de investimento superaria o CDB e a poupança em um ano? Resposta de Fabiano Pessanha*: Um investidor, ao se deparar com uma decisão financeira de onde alocar seus investimentos deve parar e se fazer o seguinte questionamento: para que estou guardando meu dinheiro? A resposta para esta pergunta irá nortear todo o seu planejamento financeiro, determinando a diferença entre o seu sucesso ou o seu fracasso. Usando como premissa um investidor que tenha objetivos de curto e longo prazo, sem nenhuma necessidade financeira imediata, é possível sugerir algumas alternativas de investimento. Para seus investimentos de curto prazo, que precisam de liquidez com baixo risco em detrimento de grandes rendimentos, podemos sugerir os Fundos de Renda Fixa Credito Privado e ou referenciado DI, com baixas taxas de administração (nunca superiores a 1%), que alcancem patamares iguais ou superiores ao CDI. Outra boa alternativa são os investimentos atrelados ao mercado imobiliário, como os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e os Fundos Imobiliários. Estes produtos permitem investir no setor sem a necessidade de comprar efetivamente um imóvel. Já para seus investimentos de longo prazo, uma boa sugestão é alocar em fundos de ações classificados como dividendos, com yields superiores a 6% ao ano. Esses fundos, por ter entre seus ativos diversas concessionarias de energia elétrica, possuem baixa correlação com o Ibovespa, sendo excelentes ações mesmo em cenários de forte oscilação no mercado acionário. A Eletropaulo é uma dessas empresas. Porém, após o órgão regulador do setor elétrico reduzir a tarifa da companhia para um percentual além do esperado, o mercado penalizou bastante o valor de suas ações, carecendo de um estudo mais aprofundado da empresa. Identifique primeiro qual é seu objetivo financeiro antes de realizar seu investimento. Procure também o aconselhamento de um consultor financeiro especializado para auxiliá-lo em sua tomada de decisão. Você assim estará a meio caminho de ser um investidor bem sucedido!

26 Dividendos rendem mais do que poupança ou CDB? - Dicas de Especialista para Se... Página 2 de 2 29/8/2012 *Fabiano Pessanha, CFP é gerente comercial da Geração Futuro Corretora de Valores e possui a certificação CFP (Certified Financial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). Dúvidas, críticas ou observações sobre esta resposta? Deixe seu comentário abaixo! Envie outras perguntas sobre opções de investimento para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Investtop www.investtop.com.br

Investtop www.investtop.com.br 1 Conteúdo Introdução... 4 CDB... 6 O que é CDB?...6 Liquidez...6 Tributação...6 Riscos...7 Dicas...7 Vantagens...7 Letra de Crédito do Imobiliário (LCI)... 9 O que é LCI?...9 Liquidez...9 Tributação...9

Leia mais

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO AS 10 PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO Olá, Investidor. Esse projeto foi criado por Bruno Lacerda e Rafael Cabral para te ajudar a alcançar mais rapidamente seus objetivos financeiros.

Leia mais

O mercado monetário. Mercado Financeiro - Prof. Marco Arbex. Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012):

O mercado monetário. Mercado Financeiro - Prof. Marco Arbex. Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012): O mercado monetário Prof. Marco A. Arbex marco.arbex@live.estacio.br Blog: www.marcoarbex.wordpress.com Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012): Mercado Atuação

Leia mais

TÍTULOS PÚBLICOS. Tesouro Direto

TÍTULOS PÚBLICOS. Tesouro Direto TÍTULOS PÚBLICOS Tesouro Direto Tesouro Direto Conheça esta alternativa de investimento em renda fixa. O produto O Tesouro Direto é uma alternativa de investimento em que o investidor sabe, no momento

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA COMPRA DE TÍTULOS NO TESOURO DIRETO

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA COMPRA DE TÍTULOS NO TESOURO DIRETO ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA COMPRA DE TÍTULOS NO TESOURO DIRETO Um título público consiste, de maneira simplificada, um empréstimo ao governo federal, ou seja, o governo fica com uma dívida com o comprador

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS MOMENTO ECONÔMICO Os investimentos dos Fundos de Pensão, e o PRhosper não é diferente, têm por objetivo a formação de capital para uso previdenciário, portanto, de longo prazo. Exatamente por essa razão,

Leia mais

FUNDOS DE INVESTIMENTO

FUNDOS DE INVESTIMENTO FUNDOS DE INVESTIMENTO O QUE É FUNDO DE INVESTIMENTO? O Fundo de Investimento é um mecanismo organizado e tem a finalidade de captar e investir recursos no mercado financeiro, transformando-se numa forma

Leia mais

Com tendência de alta do juro, renda fixa volta a brilhar nas carteiras

Com tendência de alta do juro, renda fixa volta a brilhar nas carteiras Veículo: Estadão Data: 26.11.13 Com tendência de alta do juro, renda fixa volta a brilhar nas carteiras Veja qual produto é mais adequado ao seu bolso: até R$ 10 mil, de R$ 10 mil a R$ 100 mil e acima

Leia mais

Poupança, CDB ou Tesouro Direto? Veja vantagens de cada investimento

Poupança, CDB ou Tesouro Direto? Veja vantagens de cada investimento Poupança, CDB ou Tesouro Direto? Veja vantagens de cada investimento A poupança é mais popular, mas rendimento perde da inflação. Saiba como funciona cada uma dos três formas de guardar seu dinheiro. Karina

Leia mais

Fundos de Investimento

Fundos de Investimento Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos, constituída sob a forma de condomínio que reúne recursos de vários investidores para aplicar em uma carteira diversificada de ativos financeiros. Ao aplicarem

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PARA 2010

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PARA 2010 POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PARA 2010 Subordinada à Resolução CMN nº 3.792 de 24/09/09 1- INTRODUÇÃO Esta política tem como objetivo estabelecer as diretrizes a serem observadas na aplicação dos recursos

Leia mais

Letra Financeira - LF

Letra Financeira - LF Renda Fixa Letra Financeira - LF Letra Financeira O produto A Letra Financeira (LF) é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras com a finalidade de captar recursos de longo prazo. Tem

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ESTRUTURADO BOLSA EUROPEIA 3 MULTIMERCADO 11.714.787/0001-70 Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ESTRUTURADO BOLSA EUROPEIA 3 MULTIMERCADO 11.714.787/0001-70 Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ESTRUTURADO BOLSA EUROPEIA 3 MULTIMERCADO 11.714.787/0001-70 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

12 perguntas. que você precisa fazer para o seu cliente.

12 perguntas. que você precisa fazer para o seu cliente. 12 perguntas que você precisa fazer para o seu cliente. Introdução Neste final de ano, a Icatu Seguros quer convidar a todos para uma reflexão sobre decisões aparentemente simples, mas que nem sempre são

Leia mais

Como investir em 2012 Entenda como funciona cada produto financeiro : O Globo 2/fev/2012

Como investir em 2012 Entenda como funciona cada produto financeiro : O Globo 2/fev/2012 Como investir em 2012 Entenda como funciona cada produto financeiro : O Globo 2/fev/2012 Analistas indicam quais cuidados tomar no mercado financeiro em 2012 e quais investimentos oferecem menor probabilidade

Leia mais

Lâmina de Informações Essenciais do. Título Fundo de Investimento Multimercado Longo Prazo (Título FIM-LP) CNPJ/MF: 02.269.

Lâmina de Informações Essenciais do. Título Fundo de Investimento Multimercado Longo Prazo (Título FIM-LP) CNPJ/MF: 02.269. Lâmina de Informações Essenciais do Informações referentes à Dezembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o TÍTULO FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO - LONGO PRAZO (Título

Leia mais

Renda Variável ETF de Ações. Renda Variável. ETF de Ações

Renda Variável ETF de Ações. Renda Variável. ETF de Ações Renda Variável O produto O, também conhecido como Exchange Traded Fund (ETF), é um fundo de índice, considerado investimento em renda variável. O produto representa uma comunhão de recursos destinados

Leia mais

Estudo sobre Investimentos World One Julho 2014

Estudo sobre Investimentos World One Julho 2014 Introdução, perguntas e respostas que vão te ajudar a conseguir dialogar com clientes que tenham dúvidas sobre os investimentos que estão fazendo, ou alguma outra pessoa que realmente entenda do mercado

Leia mais

Simulado CPA 20 Gratis

Simulado CPA 20 Gratis 1 Simulado CPA 20 Gratis Question 1. O risco de crédito está associado a capacidade do emissor de um título em não honrar os pagamentos: ( ) Somente dos Juros ( ) Dos juros e do principal da dívida ( )

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Julho 2012

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Julho 2012 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Julho 2012 Perspectivas para os Certificados de Recebíveis Imobiliários diante da queda das Taxas Juros no Brasil Prof. Dr. Fernando Bontorim

Leia mais

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI MASTER PLUS FI REF DI CREDITO PRIVADO LONGO PRAZO

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI MASTER PLUS FI REF DI CREDITO PRIVADO LONGO PRAZO Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI MASTER PLUS FI REF DI CREDITO PRIVADO LONGO PRAZO Informações referentes a novembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. "A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz." Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz. Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2 "A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz." Steve Jobs Por Viva e Aprenda 2 Por Viva e Aprenda Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa O Segredo Das Ações"

Leia mais

PRAZOS E RISCOS DE INVESTIMENTO. Proibida a reprodução.

PRAZOS E RISCOS DE INVESTIMENTO. Proibida a reprodução. Proibida a reprodução. A Planner oferece uma linha completa de produtos financeiros e nossa equipe de profissionais está preparada para explicar tudo o que você precisa saber para tomar suas decisões com

Leia mais

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola

Leia mais

INVESTIMENTOS CONSERVADORES

INVESTIMENTOS CONSERVADORES OS 4 INVESTIMENTOS CONSERVADORES QUE RENDEM MAIS QUE A POUPANÇA 2 Edição Olá, Investidor. Esse projeto foi criado por Bruno Lacerda e Rafael Cabral para te ajudar a alcançar mais rapidamente seus objetivos

Leia mais

Banco do Brasil - Cartilha de Fundos de Investimento Fundos de Investimento

Banco do Brasil - Cartilha de Fundos de Investimento Fundos de Investimento Fundos de Investimento O que é?...2 Tipos de Fundos...2 Fundos de curto prazo...2 Fundos renda fixa...2 Fundos referenciados DI...2 Fundos multimercado...3 Fundos de ações...3 Fundos da dívida externa...3

Leia mais

Renda Fixa. Letra Financeira

Renda Fixa. Letra Financeira Renda Fixa Letra Financeira Captação de recursos no longo prazo com as melhores rentabilidades O produto A (LF) é um título de renda fixa, emitido por instituições financeiras com a finalidade de captar

Leia mais

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial.

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial. PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O SABESPREV MAIS. 1. A Sabesprev está em dificuldades financeiras? Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos

Leia mais

Os fundos referenciados identificam em seu nome o indicador de desempenho que sua carteira tem por objetivo acompanhar.

Os fundos referenciados identificam em seu nome o indicador de desempenho que sua carteira tem por objetivo acompanhar. FUNDO REFERENCIADO DI Os fundos referenciados identificam em seu nome o indicador de desempenho que sua carteira tem por objetivo acompanhar. Para tal, investem no mínimo 80% em títulos públicos federais

Leia mais

Semana Nacional de Educação Financeira Tema. Opções de investimentos em um cenário de juros em elevação

Semana Nacional de Educação Financeira Tema. Opções de investimentos em um cenário de juros em elevação Tema Opções de investimentos em um cenário de juros em elevação Apresentação JOCELI DA SILVA SILVA Analista Administrativo/Gestão Pública Lotado na Assessoria de Coordenação 3ª CCR Especialização UNB Clube

Leia mais

Renda Fixa Debêntures. Renda Fixa. Debênture

Renda Fixa Debêntures. Renda Fixa. Debênture Renda Fixa Debênture O produto A debênture é um investimento em renda fixa. Trata-se de um título de dívida que gera um direito de crédito ao investidor. Ou seja, o mesmo terá direito a receber uma remuneração

Leia mais

Conceitos básicos; Liquidez Inflação Rentabilidade Juros Risco

Conceitos básicos; Liquidez Inflação Rentabilidade Juros Risco QUEM SOMOS 2 Conceitos básicos; 3 Liquidez Inflação Rentabilidade Juros Risco Liquidez: Capacidade de transformar um ativo em dinheiro. Ex. Se você tem um carro ou uma casa e precisa vendê-lo, quanto tempo

Leia mais

CONTRATOS DERIVATIVOS. Futuro de Cupom de IGP-M

CONTRATOS DERIVATIVOS. Futuro de Cupom de IGP-M CONTRATOS DERIVATIVOS Futuro de Cupom de IGP-M Futuro de Cupom de IGP-M Um instrumento de proteção contra variações na taxa de juro real brasileira O produto O Contrato Futuro de Cupom de IGP-M oferece

Leia mais

E-book de Fundos de Investimento

E-book de Fundos de Investimento E-book de Fundos de Investimento O QUE SÃO FUNDOS DE INVESTIMENTO? Fundo de investimento é uma aplicação financeira que funciona como se fosse um condomínio, onde as pessoas somam recursos para investir

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS LONG AND SHORT FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS LONG AND SHORT FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o BNP PARIBAS LONG AND SHORT FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

5. ETAPA DOS INVESTIMENTOS. Prof. Elisson de Andrade www.profelisson.com.br

5. ETAPA DOS INVESTIMENTOS. Prof. Elisson de Andrade www.profelisson.com.br 5. ETAPA DOS INVESTIMENTOS Prof. Elisson de Andrade www.profelisson.com.br Introdução Poupar versus investir É possível investir dinheiro nos mercados: Imobiliário Empresarial Financeiro Fatores a serem

Leia mais

Para quem tem até R$ 30 mil para investir, poupança se mantém mais rentável que fundos DI

Para quem tem até R$ 30 mil para investir, poupança se mantém mais rentável que fundos DI Para quem tem até R$ 30 mil para investir, poupança se mantém mais rentável que fundos DI Vinicius Neder Publicado: 6/05/12-22h42 RIO - Acabou a vida fácil para o pequeno investidor. O governo mudou a

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS EQUITY HEDGE FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS EQUITY HEDGE FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o BNP PARIBAS EQUITY HEDGE FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

ENTENDENDO COMO FUNCIONA A RENDA FIXA. Renda Fixa Plano B 124,0 % 10,0 % Renda Fixa Plano C 110,0 % 9,1 % Selic 71,0 % 6,5 %

ENTENDENDO COMO FUNCIONA A RENDA FIXA. Renda Fixa Plano B 124,0 % 10,0 % Renda Fixa Plano C 110,0 % 9,1 % Selic 71,0 % 6,5 % ENTENDENDO COMO FUNCIONA A RENDA FIXA A partir de 2005 foi iniciado um processo de alongamento dos prazos das carteiras de renda fixa da PSS, que propiciou bons ganhos por oito anos seguidos até o final

Leia mais

Educação Financeira As Cinco Regras mais Importante da Educação Financeira para Enfrentar a Crise. A Terceira é a Minha Favorita

Educação Financeira As Cinco Regras mais Importante da Educação Financeira para Enfrentar a Crise. A Terceira é a Minha Favorita Educação Financeira As Cinco Regras mais Importante da Educação Financeira para Enfrentar a Crise. A Terceira é a Minha Favorita Flávio José de Almeida Ferreira Fevereiro/2016 Sumário Introdução... 3 Educação

Leia mais

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE I

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE I COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE I O que é o Índice de Sharpe? Como calcular o Índice de Sharpe? Revisão do conceito de risco. O desvio-padrão como medida de risco. Autor:

Leia mais

Tesouro Direto. Rentabilidade Segurança Comodidade Diversidade Baixo risco

Tesouro Direto. Rentabilidade Segurança Comodidade Diversidade Baixo risco Tesouro Direto Rentabilidade Segurança Comodidade Diversidade Baixo risco TesouroDireto.indd 1 2/21/11 3:30 PM 1Conheça o Tesouro Direto Criado pelo Tesouro Nacional em 2002, em parceria com a BM&FBOVESPA,

Leia mais

Tesouro Direto. Brasília, Setembro de 2011

Tesouro Direto. Brasília, Setembro de 2011 Tesouro Direto Brasília, Setembro de 2011 Princípios da Gestão da Dívida Visão Geral do Programa Vantagens do Tesouro Direto Entendendo o que altera o preço Simulador do Tesouro Direto Perfil do Investidor

Leia mais

Renda fixa e Tesouro Direto

Renda fixa e Tesouro Direto Renda fixa e Tesouro Direto Classificação de investimentos Collor CDB Renda fixa Caderneta de poupança Fundos DI Imóveis Renda variável Ações Liquidez Liquidez Liquidez Segurança Segurança Segurança Rentabilidade

Leia mais

Tesouro Direto LEANDRO GONÇALVES DE BRITO

Tesouro Direto LEANDRO GONÇALVES DE BRITO Tesouro Direto LEANDRO GONÇALVES DE BRITO Visão Geral do Programa Vantagens do Programa Tesouro Direto Tributação Comprando e Vendendo Títulos Perfil do Investidor 2 O que são Títulos Públicos? Os títulos

Leia mais

1. PÚBLICO-ALVO: O fundo é destinado a investidores em geral que pretendam buscar investimentos que acompanhem a variação do CDI.

1. PÚBLICO-ALVO: O fundo é destinado a investidores em geral que pretendam buscar investimentos que acompanhem a variação do CDI. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS SOVEREIGN DI FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO REFERENCIADO CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2014 Esta lâmina contém

Leia mais

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Renda Fixa Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Cédula de Crédito Imobiliário Instrumento que facilita a negociabilidade e a portabilidade do crédito imobiliário

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS MASTER DI FUNDO DE INVESTIMENTO REFERENCIADO

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS MASTER DI FUNDO DE INVESTIMENTO REFERENCIADO LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o BNP PARIBAS MASTER DI FUNDO DE INVESTIMENTO REFERENCIADO.

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SOBERANO CURTO PRAZO 04.871.634/0001-70 Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SOBERANO CURTO PRAZO 04.871.634/0001-70 Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SOBERANO CURTO PRAZO 04.871.634/0001-70 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS TERMO FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS TERMO FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o BNP PARIBAS TERMO FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA

Leia mais

Recupere a saúde financeira e garanta um futuro tranquilo. Campus da UNESP de São José do Rio Preto, 30/09/2015

Recupere a saúde financeira e garanta um futuro tranquilo. Campus da UNESP de São José do Rio Preto, 30/09/2015 Recupere a saúde financeira e garanta um futuro tranquilo Campus da UNESP de São José do Rio Preto, 30/09/2015 Objetivo geral Disseminar conhecimento financeiro e previdenciário dentro e fora da SP-PREVCOM

Leia mais

Entenda a tributação dos fundos de previdência privada O Pequeno Investidor 04/11/2013

Entenda a tributação dos fundos de previdência privada O Pequeno Investidor 04/11/2013 Entenda a tributação dos fundos de previdência privada O Pequeno Investidor 04/11/2013 Antes de decidir aplicar seu dinheiro em fundos de previdência privada, é preciso entender que é uma aplicação que

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS. Av. Gabriel de Lara, 1307 Leblon Paranaguá PR Cep 83.203-550 - (041) 3425-6969 - CNPJ - 08.542.

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS. Av. Gabriel de Lara, 1307 Leblon Paranaguá PR Cep 83.203-550 - (041) 3425-6969 - CNPJ - 08.542. POLÍTICA DE INVESTIMENTOS 2008 ÍNDICE 1 Introdução 2 Objetivo 3 Estrutura Organizacional para Tomada de Decisões de Investimento 4 Diretrizes de Alocação dos Recursos 4.1. Segmentos de Aplicação 4.2. Objetivos

Leia mais

Marcos Puglisi de Assumpção 8. INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Marcos Puglisi de Assumpção 8. INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS Marcos Puglisi de Assumpção 8. 2010 INVESTIMENTOS EM IMÓVEIS Nossa herança cultural nos ensinou que investir em imóveis é o investimento mais seguro e rentável que podemos almejar. Realmente em épocas

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FIC DE FI REFERENCIADO DI CNPJ 19.312.112/0001-06 DEZEMBRO/2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FIC DE FI REFERENCIADO DI CNPJ 19.312.112/0001-06 DEZEMBRO/2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Spinelli FIC de FI Referenciado DI. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo, disponíveis

Leia mais

Perfis. de Investimento

Perfis. de Investimento Perfis de Investimento Índice Índice 4 5 6 7 7 8 9 10 11 12 12 13 13 14 14 15 16 17 Apresentação Como funciona a Eletros? Como são os investimentos em renda variável? Como são os investimentos em renda

Leia mais

Material Explicativo sobre Títulos Públicos

Material Explicativo sobre Títulos Públicos Material Explicativo sobre 1. Definições Gerais Os são emitidos pelo Tesouro Nacional, servindo como um instrumento de captação do Governo Federal para execução e financiamento de suas dívidas internas,

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA BOND 03.894.320/0001-20. Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA BOND 03.894.320/0001-20. Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA BOND 03.894.320/0001-20 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

Guia do Programa Previdenciário Empresarial

Guia do Programa Previdenciário Empresarial Guia do Programa Previdenciário Empresarial Uma escolha muda todo o seu futuro. Conheça a novidade que o Itaú e a ABRACAF têm para você! Pensando em você, a ABRACAF e o Itaú criaram um plano de Previdência

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ABERDEEN BRASIL EQUITY FUNDO DE INVESTIMENTO AÇÕES

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ABERDEEN BRASIL EQUITY FUNDO DE INVESTIMENTO AÇÕES LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o ABERDEEN BRASIL EQUITY FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDO DE INVESTIMENTO CAIXA BRASIL IDkA IPCA 2A TÍTULOS PÚBLICOS RENDA FIXA LONGO PRAZO

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDO DE INVESTIMENTO CAIXA BRASIL IDkA IPCA 2A TÍTULOS PÚBLICOS RENDA FIXA LONGO PRAZO FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDO DE INVESTIMENTO CAIXA BRASIL IDkA IPCA 2A TÍTULOS PÚBLICOS RENDA FIXA LONGO PRAZO Data de Competência: 07/06/2016 1. CNPJ 14.386.926/0001-71 2. PERIODICIDADE

Leia mais

Prof. Cid Roberto. Spread. Operações passivas. Operações ativas. Operações acessórias. Conhecimentos Bancários e Atualidades do Mercado Financeiro

Prof. Cid Roberto. Spread. Operações passivas. Operações ativas. Operações acessórias. Conhecimentos Bancários e Atualidades do Mercado Financeiro Conhecimentos Bancários e Atualidades do Mercado Financeiro Mercado Financeiro Prof. Cid Roberto Grupo Conhecimentos Bancários no Google http://goo.gl/gbkij Comunidade Conhecimentos Bancários (orkut) http://goo.gl/4a6y7

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

perfis de investimento

perfis de investimento perfis de investimento Índice 3 Apresentação 3 Como funciona a gestão de investimentos da ELETROS? 5 Quais são os principais riscos associados aos investimentos? 6 Como são os investimentos em renda fixa?

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI VALOR AÇÕES 15.323.164/0001-27 Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI VALOR AÇÕES 15.323.164/0001-27 Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI VALOR AÇÕES 15.323.164/0001-27 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER FUNDO

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS INFLAÇÃO FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA CNPJ/MF:

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS INFLAÇÃO FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA CNPJ/MF: LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS INFLAÇÃO FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2014 Esta lâmina contém um

Leia mais

Relatório do Administrador BB Renda de Papéis Imobiliários Fundo de Investimento Imobiliário FII (CNPJ no. 15.394.563/0001-89)

Relatório do Administrador BB Renda de Papéis Imobiliários Fundo de Investimento Imobiliário FII (CNPJ no. 15.394.563/0001-89) Relatório do Administrador BB Renda de Papéis Imobiliários Fundo de Investimento Imobiliário FII (CNPJ no. 15.394.563/0001-89) Ref.: 1º Semestre de 2012 Em conformidade com o Artigo n. 39 da Instrução

Leia mais

RISCOS DE INVESTIMENTO. Proibida a reprodução.

RISCOS DE INVESTIMENTO. Proibida a reprodução. Proibida a reprodução. A Planner oferece uma linha completa de produtos financeiros e nossa equipe de profissionais está preparada para explicar tudo o que você precisa saber para tomar suas decisões com

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário - FII

Fundo de Investimento Imobiliário - FII Renda Variável Fundo de Investimento Imobiliário - FII Fundo de Investimento Imobiliário O produto O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é uma comunhão de recursos destinados à aplicação em ativos

Leia mais

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI FIC DE FIM BTG PACTUAL HIGH YIELD CNPJ: 07.442.466/0001-96

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI FIC DE FIM BTG PACTUAL HIGH YIELD CNPJ: 07.442.466/0001-96 Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI FIC DE FIM BTG PACTUAL HIGH YIELD Informações referentes a novembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre

Leia mais

Depósito a Prazo com Garantia Especial do FGC (DPGE)

Depósito a Prazo com Garantia Especial do FGC (DPGE) Depósito a Prazo com Garantia Especial do FGC (DPGE) 1. O depósito criado pela Resolução 3.692/09 do CMN é um RDB (Recibo de Depósito Bancário) ou um CDB (Certificado de Depósito Bancário)? R. É um Depósito

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC FIA SRI

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC FIA SRI Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO DE ACOES SRI. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO REFERENCIADO DI SKY 04.831.907/0001-53. Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO REFERENCIADO DI SKY 04.831.907/0001-53. Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO REFERENCIADO DI SKY 04.831.907/0001-53 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

VITER Vice-Presidência de Gestão de Ativos de Terceiros. GEICO Gerência Nacional de Investidores Corporativos

VITER Vice-Presidência de Gestão de Ativos de Terceiros. GEICO Gerência Nacional de Investidores Corporativos VITER Vice-Presidência de Gestão de Ativos de Terceiros GEICO Gerência Nacional de Investidores Corporativos 1 CENÁRIO ECONÔMICO Economia Internacional RECUPERAÇÃO Produção Industrial (total) 115.00 Revisões

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DE RISCO E RETORNO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE TÍTULOS PÚBLICOS

TÍTULO: ANÁLISE DE RISCO E RETORNO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE TÍTULOS PÚBLICOS TÍTULO: ANÁLISE DE RISCO E RETORNO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE TÍTULOS PÚBLICOS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO AUTOR(ES):

Leia mais

MANUAL DO INVESTIDOR DO TESOURO DIRETO

MANUAL DO INVESTIDOR DO TESOURO DIRETO MANUAL DO INVESTIDOR DO TESOURO DIRETO INTRODUÇÃO... 3 1. REQUISITOS BÁSICOS... 5 2. CADASTRAMENTO PARA COMPRA DE TÍTULOS PÚBLICOS NO TESOURO DIRETO... 5 3. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO... 7 4. TÍTULOS PÚBLICOS

Leia mais

Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto. Tesouro Selic (LFT)

Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto. Tesouro Selic (LFT) Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto Tesouro Selic (LFT) O Tesouro Selic (LFT) é um título pós fixado, cuja rentabilidade segue a variação da taxa SELIC, a taxa básica

Leia mais

Conhecimentos Bancários. Item 2.1.4- Fundos de Investimentos 2ª parte:

Conhecimentos Bancários. Item 2.1.4- Fundos de Investimentos 2ª parte: Conhecimentos Bancários Item 2.1.4- Fundos de Investimentos 2ª parte: Conhecimentos Bancários Item 2.1.4- Fundos de Investimentos: São condomínios, que reúnem aplicações de vários indivíduos para investimento

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC ACOES DIVIDENDOS 02.138.442/0001-24 Informações referentes a Abril de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC ACOES DIVIDENDOS 02.138.442/0001-24 Informações referentes a Abril de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO ACOES. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo, disponíveis

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC DI TITULOS PUBLICOS 00.885.762/0001-12 Informações referentes a Abril de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC DI TITULOS PUBLICOS 00.885.762/0001-12 Informações referentes a Abril de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO REFERENCIADO DI LONGO PRAZO TITULOS. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto

Leia mais

Mercado Financeiro e de Capitais Prof. Cleber Rentroia MBA em Finanças e Banking

Mercado Financeiro e de Capitais Prof. Cleber Rentroia MBA em Finanças e Banking 1. Quando o IPCA tende a subir além das metas de inflação, qual medida deve ser tomada pelo COPOM: a) Abaixar o compulsório b) Reduzir taxa do redesconto c) Aumentar o crédito d) Elevar a taxa de juros

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA « CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «21. O sistema de intermediação financeira é formado por agentes tomadores e doadores de capital. As transferências de recursos entre esses agentes são

Leia mais

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CAIXA VALE DO RIO DOCE Data de Competência: 27/01/2016 1. CNPJ 04.885.820/0001-69 2. PERIODICIDADE MÍNIMA PARA DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO

Leia mais

Como economizar dinheiro negociando com seu banco. negociecomseubanco.com.br 1

Como economizar dinheiro negociando com seu banco. negociecomseubanco.com.br 1 negociecomseubanco.com.br 1 Sumário Negocie Com Seu Banco... 3 Quem Somos... 3 Nossa Missão... 3 Este Ebook... 3 Introdução... 4 Como negociar... 6 1. Pesquise as taxas de juros na Negocie Com Seu Banco...

Leia mais

PROPOSTA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS - 2010

PROPOSTA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS - 2010 Secretaria da Administração do Estado da Bahia Superintendência de Previdência Diretoria de Gestão Financeira Previdenciária e Investimentos PROPOSTA DE POLÍTICA DE INVESTIMENTOS - 2010 REGIME PRÓPRIO

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 86 outubro de 2014. Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 86 outubro de 2014. Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Boletim Econômico Edição nº 86 outubro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Análise de indicadores bancários e financeiros em 2014 1 A concentração bancária brasileira em

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC ACOES VALE DO RIO DOCE 04.892.107/0001-42 Informações referentes a Abril de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC ACOES VALE DO RIO DOCE 04.892.107/0001-42 Informações referentes a Abril de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO EM ACOES VALE. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

Parceria XTH & Bahia Partners. Informações Gerais aos Interessados

Parceria XTH & Bahia Partners. Informações Gerais aos Interessados Parceria XTH & Bahia Partners Informações Gerais aos Interessados 04/08/2009 2 Conteúdo 1. O que é a Bahia Partners (BP)?... 3 2. Por que a XTH se aliou a BP?... 3 3. Por que a XTH e a BP fecharam parcerias

Leia mais

Aprenda a fazer uma pequena quantia de sua renda crescer

Aprenda a fazer uma pequena quantia de sua renda crescer Veículo: Diário do Comércio Data: 24/10/15 Aprenda a fazer uma pequena quantia de sua renda crescer Para obter um retorno próximo (ou superior) aos 14,25% da Selic, o investidor deve descobrir o prazo

Leia mais

PERFIL DO INVESTIDOR. Uma das principais vantagens do Tesouro Direto é a possibilidade do investidor

PERFIL DO INVESTIDOR. Uma das principais vantagens do Tesouro Direto é a possibilidade do investidor PERFIL DO INVESTIDOR Uma das principais vantagens do Tesouro Direto é a possibilidade do investidor montar sua carteira de acordo com os seus objetivos, adequando prazos de vencimento e indexadores às

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FORPUS FIC FIA. CNPJ/MF: 21.917.184/0001-29 Informações referentes a Dezembro de 2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FORPUS FIC FIA. CNPJ/MF: 21.917.184/0001-29 Informações referentes a Dezembro de 2015 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o. As informações completas sobre esse fundo podem

Leia mais

3º Seminário Internacional de Renda Fixa Andima e Cetip Novos Caminhos Pós-Crise da Regulação e Autorregulação São Paulo 19 de março de 2009

3º Seminário Internacional de Renda Fixa Andima e Cetip Novos Caminhos Pós-Crise da Regulação e Autorregulação São Paulo 19 de março de 2009 3º Seminário Internacional de Renda Fixa Andima e Cetip Novos Caminhos Pós-Crise da Regulação e Autorregulação São Paulo 19 de março de 2009 Alexandre A. Tombini Diretor de Normas e Organização do Sistema

Leia mais

Precificação de Títulos Públicos

Precificação de Títulos Públicos Precificação de Títulos Públicos Precificação de Títulos Públicos > Componentes do preço > Entendendo o que altera o preço Componentes do preço Nesta seção você encontra os fatores que compõem a formação

Leia mais