Módulo 2: Protegendo-se do bullying no local de trabalho Fichas de Trabalho para os Formandos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Módulo 2: Protegendo-se do bullying no local de trabalho Fichas de Trabalho para os Formandos"

Transcrição

1 Assinatura do formando: Data: : Módulo 2: Protegendo-se do bullying no local de trabalho Fichas de Trabalho para os Formandos

2 Nesta secção, aprenderá n a lidar com agressores n a tornar-se mais confiante e assertivo n a reagir no caso de alguém o tentar agredir n como há de contar a alguém que está a ser vítima de bullying n a denunciar casos de bullying n a manter-se seguro online (a lidar com o cyberbullying) Na sua capa, deverá reunir as fichas de trabalho deste curso de formação. Vamos pedir-lhe que partilhe os seus pensamentos em relação a cada módulo, que os resuma e que guarde esse registo. Os resumos são importantes, na medida em que o ajudarão a lembrar-se do que aprendeu neste curso.

3 Ficha de Trabalho n.º 1: Avaliação: Características de um comportamento autoconfiante Assinale as atividades em que participou hoje: Jogo da Estátua Reflexão Dramatização Responda p.f. às seguintes questões: Avaliação Gostou do módulo, de uma forma geral? Aprendeu quais são as características de um comportamento autoconfiante? Gostou das atividades em que participou? Achou o tema do módulo interessante? Gostaria de ter aprendido mais alguma coisa neste módulo? Em caso afirmativo, especifique: O que aprendeu hoje? Escreva p.f. ou faça um desenho descrevendo o que aprendeu hoje sobre as características de um comportamento autoconfiante.

4 Ficha de Trabalho n.º 2 Resumo: Características do comportamento autoconfiante Postura: Mantenha-se bem direito Cabeça bem alta, queixo para cima Ombros para trás Pés bem firmes na terra Olhe o agressor bem nos olhos, mas não ao ponto de o fazer desviar o olhar Mostre uma postura relaxada Mostre uma expressão facial amigável Não mostre tiques nervosos Deixe as mãos caídas, junto às pernas Pensamentos: Tenha sempre pensamentos positivos antes de enfrentar um desafio! A sua forma de pensar vai condicionar o seu comportamento. Diga a si mesmo: Sou capaz de fazer isto! Não tenho medo! Expressão: Insista no uso do pronome pessoal ( eu ). Ex. Eu não quero saber o que achas de mim. Acho que não estás a ser nada simpático. Exprima as suas necessidades e sentimentos Seja bem preciso e claro Faça-se ouvir, falando alto mas com calma.

5 Ficha de Trabalho n.º 3 Avaliação: Formação para o desenvolvimento da autoconfiança Assinale as atividades em que participou hoje: abana o capacete cadeira quente corrida obstáculos de Responda p.f. às seguintes questões: Avaliação Gostou do módulo, de uma forma geral? Gostou das atividades em que participou? Aprendeu algo de novo sobre si? Achou o tema do módulo interessante? Gostaria de ter aprendido mais alguma coisa neste módulo? Em caso afirmativo, especifique: O que aprendeu hoje? Escreva p.f. ou faça um desenho descrevendo o que aprendeu hoje na formação para o desenvolvimento da autoconfiança.

6 Ficha de Trabalho n.º 4 Resumo: Formação para o desenvolvimento da autoconfiança Os seguintes pensamentos poderão ajudá-lo a desenvolver a sua autoconfiança: Pense nas coisas em que é bom (na sua família, no seu trabalho, nos seus tempos livres) Pense naquilo que os outros dizem gostar em si Pense nas coisas que sabe que faz bem (os seus passatempos, o seu emprego, as tarefas que faz em casa) Diga a si mesmo: Sou capaz de fazer isto! A forma como pensa afeta o seu comportamento Verá que todas estas coisas o vão deixar mais autoconfiante.

7 Ficha de Trabalho n.º 5 Avaliação: Formação para o desenvolvimento de técnicas de assertividade Assinale as atividades em que participou hoje: dramatização jogo do stop cinco contra um Responda p.f. às seguintes questões: Avaliação Gostou do módulo, de uma forma geral? Gostou das atividades em que participou? Aprendeu a mostrar-se assertivo? Achou o tema do módulo interessante? Gostaria de ter aprendido mais alguma coisa neste módulo? Em caso afirmativo, especifique: O que aprendeu hoje? Escreva p.f. ou faça um desenho descrevendo o que aprendeu hoje na formação para um comportamento assertivo.

8 Ficha de Trabalho n.º 6 Resumo: Assertividade O comportamento assertivo é adequado em situações em que esteja em causa um direito seu. Tem, por exemplo, o direito de ser tratado da mesma forma que as outras pessoas. Lembre-se de que exigir um direito pode ter vantagens mas também desvantagens (se estiver, por exemplo, a exigir um direito que poderá ter um efeito negativo sobre outra pessoa, ou que possa estragar a sua amizade com outra pessoa). Quando exigir um direito: Exprima-se de forma clara, mas não grite Contacto visual: Olhe a outra pessoa bem nos olhos Assuma uma postura relaxada Use o pronome pessoal ( eu ): exija os seus direitos, exprima os seus desejos e sentimentos usando sempre o pronome pessoal. Diga primeiro o que quer, dizendo apenas depois por que quer. Não se ponha a dar desculpas quando estiver a exigir os seus direitos Seja objetivo: não seja agressivo, mantenha-se calmo e confiante Não tente pôr a outra pessoa em baixo (não diga coisas como Estás sempre ou Mais uma vez fizeste ) Insista nos seus direitos

9 Ficha de Trabalho n.º 7 Avaliação de Reação ao agressor Assinale as atividades em que participou hoje: debate de ideias jogo ativo dramatização Responda p.f. às seguintes questões: Avaliação Gostou do módulo, de uma forma geral? Gostou das atividades em que participou? Aprendeu como deverá reagir se vier a ser vítima de bullying? Achou o tema do módulo interessante? Gostaria de ter aprendido mais alguma coisa neste módulo? Em caso afirmativo, especifique: O que aprendeu hoje? Escreva p.f. ou faça um desenho descrevendo o que aprendeu hoje sobre como reagir ao agressor.

10 Ficha de Trabalho n.º 8 Resumo: Reação ao agressor Resumo do que deverá fazer de imediato no caso de ser vítima de bullying 1 : Mostre-se o mais confiante possível. Enfrente o agressor ou os agressores e diga-lhes bem claramente que têm de parar. Tente mostrar-se calmo e vá-se embora mal possa, mas NÃO VÁ EMBORA A CORRER! Não se defenda fisicamente: Não tente bater ou dar pontapés aos agressores. Pode sair bem magoado de uma luta. Ainda por cima, os agressores podem acusá-lo de lhes ter batido e a situação de agressão poderá inverter-se, fazendo parecer que você é que é o agressor. Se lhe chamarem nomes: se o provocarem, tente dar uma risada, fazendo de conta que não liga. Não os deixe perceber que estão a feri-lo nos seus sentimentos. Os agressores gostam quando as vítimas reagem. Se virem que não conseguem atingi-lo, deixarão de o agredir. Sobre a sua responsabilidade nestas situações: Frequentemente, as pessoas que agridem as outras fazem-no para se sentirem melhores, pois são na verdade muito infelizes. Lembre-se de que o problema não é seu, mas deles. Não acredite no que eles lhe disserem, não ache que é culpado da situação. Conte a alguém. Se estiver a ser vítima de bullying conte a alguém em quem confie. Vai encontrar mais informações sobre como denunciar situações de bullying no Módulo 4. 1 De acordo com O Moore, M. & McGuire, L. (s.d.). Bullying at school. Key facts.

11 Ficha de Trabalho n.º 9 Avaliação de possíveis reações ao agressor Avalie p.f. as diferentes reações, assinalando concordo ou discordo. O que faria? Eu contava a alguém que me pudesse ajudar dizia ao agressor o que pensava não reagia ficava zangado dizia ao agressor para parar de me aborrecer mostrava-me assertivo deixava que o agressor continuasse a agredir-me ia-me embora tentava aguentar a situação até que parassem procurava um colega que me defendesse punha-me a chorar ignorava a situação Avaliação

12 Ficha de Trabalho n.º 10 Reações adequadas ao agressor Reações possíveis ao agressor Contar a alguém que o possa ajudar ou em quem confie Dizer ao agressor o que pensa Não reagir Ficar zangado Dizer ao agressor para parar Ser assertivo Deixar o agressor continuar Ir embora Aguentar a situação até parar Procurar um colega que o defenda Pôr-se a chorar Avaliação adequada concordo concordo concordo discordo concordo concordo discordo concordo discordo concordo/d iscordo discordo Justificação da avaliação Faça com que as outras pessoas saibam da situação de bullying. Poderão ajudá-lo a sair dela. Diga ao agressor: Acho que não estás a ser nada simpático ; Eu não quero saber o que pensas de mim! (frases com eu ) O problema não é seu, quem tem problemas é o agressor. Não ligue aos comentários desagradáveis e tente arranjar quem o ajude. Isto seria uma forma de encorajar o agressor. Poderia pô-lo (a si) numa situação perigosa. Mantenha-se calmo e dê ao agressor o mínimo de atenção possível. Diga ao agressor: Para com isso, acho que estás a ser mauzinho. Não te quero ter por perto quando estiveres assim. O agressor não está à espera de reações como esta, e pode ser que pare de o aborrecer. Mantenha-se calmo e assertivo. Diga ao agressor para parar de o aborrecer. Se reagir assim, o agressor não vai parar de o agredir. Diga-lhe para se deixar daquelas coisas e vá-se embora de seguida. Ao ir embora, mostre uma atitude forte e confiante. Procure ajuda de seguida. Isto só fará com que o agressor sinta que tem poder. Diga-lhe de forma bem clara que tem de parar. Peça a alguém para o ajudar. Pedir ajuda é sempre uma boa ideia. Não se defenda, agredindo. Isso poderá fazer com que a situação piore. Se se puser a chorar, os agressores vão perceber que conseguiram magoá-lo e sentirse-ão divertidos. Isso só fará com que continuem a aborrecê-lo.

13 Ignorar concordo Não dê atenção ao agressor. Vá-se embora, mostrando-se confiante, e conte a alguém o que se passou. Mas poderá também responder com humor, dizendo qualquer coisa do género: O que disseste? Disseste alguma coisa? É que não consigo ouvir-te!. De seguida, retire-se em segurança.

14 Ficha de Trabalho n.º 11 Avaliação: Competências comunicacionais Assinale as atividades em que participou hoje: estudo de caso dramatização discussão Responda p.f. às seguintes questões: Avaliação Gostou do módulo, de uma forma geral? Gostou das atividades em que participou? Aprendeu a expressar e a denunciar bullying? Achou o tema do módulo interessante? Gostaria de ter aprendido mais alguma coisa neste módulo? Em caso afirmativo, especifique: O que aprendeu hoje? Escreva p.f. ou faça um desenho descrevendo o que aprendeu hoje na formação para desenvolver as suas competências comunicacionais.

15 Ficha de Trabalho n.º 12 Resumo: Competências comunicacionais Há muitas palavras que descrevem diferentes tipos de bullying: n Bullying verbal: chamar nomes, gritar, berrar, escarnecer, provocar, ser mauzinho, fazer pouco, insultar, criticar de forma exagerada em frente de outras pessoas, fazer acusações falsas, fazer com que se pareça estúpido, espalhar boatos, falar nas costas dos outros, fazer coscuvilhices n Bullying físico: bater, tirar coisas, dar empurrões, atirar coisas, dar apertões, dar pontapés, deitar ao chão, puxar pelo cabelo, dar beliscões, agarrar com força, morder, cuspir e ameaçar magoar fisicamente n Bullying social: ignorar, excluir, forçar, fazer de conta que não o ouvem, deixarem-no de fora de eventos sociais ou festas, deixarem-no sozinho durante o almoço ou durante os períodos de descanso no trabalho, fazerem com que pareça que não sabe fazer o seu trabalho, fingirem ser seus amigos, atirarem as culpas para cima de si n Bullying gestual: porem-se a imitá-lo, a fazerem mímicas, gestos ofensivos (ex: olharem-no com ar mauzinho ou friamente, mostrarem-lhe o dedo do meio ) n Extorsão: exigirem-lhe dinheiro ou outros bens, peças de roupa ou equipamento, e ameaçarem-no Poderão também desafiá-lo e forçá-lo a roubar n Cyberbullying: insultar, ameaçar, intimidar através de SMS, chamadas telefónicas, s, posts no Facebook ou fotografias, explorar, fingir que é amigo (online), criar contas (online) falsas n Outras formas: assustar; darem-lhe ordens, ser obrigado a fazer o trabalho dos outros; assédio sexual.

16 A quem deve contar que está a ser vítima de bullying? n Pessoas a quem poderá contar: familiares/prestadores de cuidados amigos/ outras pessoas em quem confie colegas de trabalho formador (no trabalho), supervisor ou gerente alguém que, no seu emprego, esteja encarregado de ajudar vítimas de bullying alguém das linhas de ajuda telefónica n Seja claro e preciso: Quando é que aconteceu? Quem esteve envolvido? Quantas vezes aconteceu? n O que aconteceu? Ao explicar a situação de bullying: O que aconteceu, em concreto? Explique o tipo de bullying. Dê exemplos. n Que consequências teve a situação de bullying? n Quando é que aconteceu? n Quem mais sabe o que aconteceu? n O que foi feito para pôr um ponto final na situação? n Seja persistente! Se a pessoa a quem contar não lhe der ouvidos, conta a outra pessoa. Continue a contar até que alguém o ajude.

17 Ficha de Trabalho n.º 13: Estudos de caso de bullying 1 O Sr. B. trabalha numa marcenaria. Ele conhece bem o ofício de carpinteiro, pois fez vários cursos de formação. É experiente a lidar com máquinas e com os outros instrumentos. Apesar disso, os seus colegas dizem-lhe para fazer apenas coisas muito simples: ao longo do dia, tudo o que faz é levar madeira de um lado para o outro. Os colegas não param de o atormentar: certo dia, dizem-lhe para ir buscar pinho ao armazém. Quando traz a madeira para a oficina, um colega grita-lhe: Ó seu idiota, isso é pinho. Eu disse-te para ires buscar carvalho, és burro, ou quê? Vai mas é buscar o carvalho! Quando o Sr. B. traz o carvalho, o mesmo colega diz-lhe: Chegaste tarde. Precisava do carvalho há dez minutos, agora podes levá-lo de volta para o armazém, pois já não preciso dele. Não é a primeira vez que o Sr. B. tem de carregar madeira pesada e lhe dizem para a levar de volta. Os colegas estão sempre a dizer-lhe para se despachar, apesar de ele fazer o melhor que pode. Ele conhece bem os diferentes tipos de madeira, mas os colegas estão sempre a encontrar defeitos em tudo o que faz. Gritam com ele e dizem-lhe que não faz nada direito. Ele bem gostaria de fazer coisas mais difíceis, mas todos lhe dizem que ele é demasiado estúpido para as conseguir fazer. Assinale as palavras que descrevem este tipo de bullying: chamar nomes bullying verbal gritar Ir contra alguém críticas exageradas exigências coscuvilhices ser mau cyberbullying insultos Bullying físico fazer pouco tirar coisas Bullying forçar exclusã ignorar gestual pregar partidas o empurrar pôr-se aos berros ameaçar excluir de eventos receber ordens não dar ouvidos sociais fazer com que pareça incapaz provocações meter medo ser obrigado a fazer o trabalho dos outros

18 Ficha de Trabalho n.º 14: Estudos de caso de bullying 2 A Srª. A faz limpezas numa grande empresa. As colegas só a mandam fazer coisas desagradáveis, como por exemplo limpar os quartos de banho das visitas. A Srª. A reparou que as colegas despejaram de propósito na sanita o cesto de papéis, para a deixar entupida. Como tem de desentupir a sanita, a Srª. A demora mais tempo a fazer o seu trabalho, e o gerente anda zangado com ela. O gerente já lhe disse que se ela não conseguir despachar-se, arrisca-se a perder o emprego. Assinale as palavras que descrevem este tipo de bullying: chamar nomes bullying verbal gritar Ir contra alguém críticas exageradas exigências ser mau cyberbullying tirar Bullying forçar coisas exclusã ignorar gestual o empurrar pôr-se aos berros ameaçar receber ordens coscuvilhices fazer com que pareça incapaz provocações não dar ouvidos insultos Bullying físico fazer pouco pregar partidas excluir de eventos sociais meter medo ser obrigado a fazer o trabalho dos outros

19 Ficha de Trabalho n.º 15: Estudos de caso de bullying 3 O Sr. B trabalha numa cozinha. É normal que os funcionários passem os períodos de descanso juntos, na sala comum. Neste local, toda a gente discute temas relacionados com o trabalho, mas também assuntos particulares. O Sr. B. gostaria de participar na conversa, mas os outros parecem ignorá-lo. Já tentou várias vezes começar uma conversa com os colegas, mas fazem de conta de que ele não disse nada. Por isso, o Sr. B. fica sentado sozinho à mesa durante os períodos de descanso. O Sr. B. passou a ter medo destas pausas, pois não consegue suportar a sensação de se sentir sozinho e excluído. Gosta do seu trabalho, mas anda a pensar em ir embora por causa dos períodos de descanso Assinale as palavras que descrevem este tipo de bullying: chamar nomes bullying verbal gritar Ir contra alguém críticas exageradas exigências ser mau cyberbullying tirar Bullying forçar coisas exclusã ignorar gestual o empurrar pôr-se aos berros ameaçar receber ordens coscuvilhices fazer com que pareça incapaz provocações não dar ouvidos insultos Bullying físico fazer pouco pregar partidas excluir de eventos sociais meter medo ser obrigado a fazer o trabalho dos outros

20 Ficha de Trabalho n.º 16: Estudos de caso de bullying 4 O Sr. B. gosta de passar tempo na Internet. É muito ativo nas redes sociais e nos jogos online com múltiplos jogadores. Mas já há várias semanas que o Sr. B. recebe mensagens anónimas. Trata-se de mensagens insultuosas, que o acusam de ser um anormal e de não ter amigos. O tom destes insultos foi aumentando de intensidade e agora já lhe fazem ameaças graves: dizem-lhe que ele não serve para nada, e que se ele não se decidir a pôr um fim à sua vida, alguém lhe há de dar uma ajudinha. O Sr. B. anda muito perturbado, amedrontado e preocupado com o que lhe possa acontecer. Assinale as palavras que descrevem este tipo de bullying: chamar nomes bullying verbal gritar Ir contra alguém críticas exageradas exigências ser mau cyberbullying tirar Bullying forçar coisas exclusã ignorar gestual o empurrar pôr-se aos berros ameaçar receber ordens coscuvilhices fazer com que pareça incapaz provocações não dar ouvidos insultos Bullying físico fazer pouco pregar partidas excluir de eventos sociais meter medo ser obrigado a fazer o trabalho dos outros

21 Ficha de Trabalho n.º 17: Estudos de caso de bullying 5 A Srª. A trabalha num café. O seu supervisor está sempre a lembrar aos empregados que têm de chegar a horas ao trabalho e que têm de usar roupas limpas e decentes, incluindo uma camisa ou camisola branca e um avental bem engomado com o logótipo do café. Os empregados têm as roupas guardadas numa sala comum. Foram várias as ocasiões em que, recentemente, a Srª. A teve de procurar as suas roupas de trabalho logo pela manhã. Encontrou o avental enrugado no cesto dos papéis ou por trás dos armários. Isso fez com que se tivesse atrasado. O seu supervisor ficou aborrecido e disse-lhe que teria de passar a levantar-se mais cedo. Certo dia, não consegue encontrar a sua camisa e por isso tem de ir trabalhar com a T-shirt vermelha que traz vestida. O supervisor fica furioso e diz-lhe para ir para casa. Assinale as palavras que descrevem este tipo de bullying: chamar nomes bullying verbal gritar Ir contra alguém críticas exageradas exigências ser mau cyberbullying tirar Bullying forçar coisas exclusã ignorar gestual o empurrar pôr-se aos berros ameaçar receber ordens coscuvilhices fazer com que pareça incapaz provocações não dar ouvidos insultos Bullying físico fazer pouco pregar partidas excluir de eventos sociais meter medo ser obrigado a fazer o trabalho dos outros

22 Ficha de Trabalho n.º 18: Estudos de caso de bullying 6 A Srª. A e o Sr. B são colegas, e trabalham como assistentes num supermercado. O Sr. B está sempre bem disposto e a fazer coisas engraçadas, que fazem rir os colegas. Mas ele gosta de pregar partidas à Srª. A. Ela não diz nada, e por isso ele continua a pregar-lhe partidas. Ele gosta particularmente de lhe pregar sustos, aparecendo sem ela contar por trás dela. Hoje, quando a Srª. A estava a levar produtos de uma prateleira para outra, o Sr. B. pregou-lhe uma rasteira, o que fez com que a Srª. A caísse, e com ela os produtos que carregava. Não é a primeira vez que isto acontece. O Sr. B. põe-se a ri quando a Srª. A lhe pede para deixar de lhe pregar partidas. Assinale as palavras que descrevem este tipo de bullying: chamar nomes bullying verbal gritar Ir contra alguém críticas exageradas exigências ser mau cyberbullying tirar Bullying forçar coisas exclusã ignorar gestual o empurrar pôr-se aos berros ameaçar receber ordens coscuvilhices fazer com que pareça incapaz provocações não dar ouvidos insultos Bullying físico fazer pouco pregar partidas excluir de eventos sociais meter medo ser obrigado a fazer o trabalho dos outros

23 Ficha de Trabalho n.º 19: Estudos de caso de bullying 7 O Sr. B. tem um novo emprego numa lavandaria. É um pouco trapalhão e trabalha um pouco mais lentamente do que os outros colegas. A sua supervisora, a Srª. A, está sempre a dizer-lhe, aos berros e em frente dos colegas, que ele é demasiado lento. Certo dia, a roupa branca, que estava a lavar a 95º C, e que estava sob a responsabilidade do Sr. B, fica cor-de-rosa: estava escondida, entre a roupa, uma toalha vermelha! A Srª. A dá com o Sr. B a olhar para as roupas cor-de-rosa. Põe-se aos berros, a dizer que ele é uma desgraça para a empresa e que é demasiado estúpido para ter um emprego daqueles. Ela dá-lhe uma empurrão, de forma violenta, para o afastar da máquina de lavar, o Sr. B. perde o equilíbrio e cai. Assinale as palavras que descrevem este tipo de bullying: chamar nomes bullying verbal gritar Ir contra alguém críticas exageradas exigências ser mau cyberbullying tirar Bullying forçar coisas exclusã ignorar gestual o empurrar pôr-se aos berros ameaçar receber ordens coscuvilhices fazer com que pareça incapaz provocações não dar ouvidos insultos Bullying físico fazer pouco pregar partidas excluir de eventos sociais meter medo ser obrigado a fazer o trabalho dos outros

24 Ficha de Trabalho n.º 20 Avaliação de Manter-se seguro online Assinale as atividades em que participou hoje: vídeo estudo de caso jogo ativo Responda p.f. às seguintes questões: Avaliação Gostou do módulo, de uma forma geral? Gostou das atividades em que participou? Já conhece os riscos da Internet e o que deverá fazer para se manter seguro online? Achou o tema do módulo interessante? Gostaria de ter aprendido mais alguma coisa neste módulo? Em caso afirmativo, especifique: O que aprendeu hoje? Escreva p.f. ou faça um desenho descrevendo que técnicas aprendeu hoje para se manter seguro online.

25 Ficha de Trabalho n.º 21 Resumo de Manter-se seguro online Pense sobre as coisas que publica na Internet. Pense nas suas consequências. Proteja-se. Tenha cuidado com a informação que publica online sobre si. Pode ser usada por agressores cibernéticos, que poderão fazer com que se sinta mal. 2 Nunca dê o seu endereço de ou de casa, ou o número do seu telemóvel a alguém que só conhece através da Internet. Não publique informações privadas na sua conta do Facebook, por exemplo, e tenha muito cuidado com a fotografias que lá coloca. Use um nome falso (ou um username falso) e nunca diga o seu nome completo na Internet. Ponha logo um fim às conversas na Internet que ache insultuosas ou que o perturbem. Não combine, através da Internet, encontros sozinho na vida real. Leve um amigo e marque o encontro para um local público. Não empreste dinheiro nem faça doações a gente ou a organizações que não conheça bem. Faça com que o que é privado continue a ser privado, sobretudo na Internet. Não dê a ninguém as suas passwords. Poderá encontrar no Módulo 4 mais informações sobre como reagir ao cyberbullying. 2

26 Ficha de Trabalho n.º 22 Manter-se seguro online: Estudo de caso 1 O Sr. B. Gosta de passar o tempo na Internet. É muito ativo nas redes sociais, nos jogos online com múltiplos jogadores e nos fóruns. Na Internet, o Sr. B. utiliza um username falso, WoW-Fan. Com este nome, publica a pontuação que conseguiu obter nos seus jogos favoritos, e conta quais foram os últimos jogos que adquiriu. Já há várias semanas que o Sr. B. recebe mensagens anónimas e muito insultuosas: chamam-lhe anormal e acusam-no de não ter amigos. Acabou de descobrir que esses insultos foram também publicados no seu fórum preferido sobre jogos online.

27 Ficha de Trabalho n.º 23 Manter-se seguro online: Estudo de caso 2 A Sr. ª A é solteira e envergonhada. Tem muito pouco contacto com amigos e colegas, mas gostava de ter mais. Há algumas semanas, a Srª. A descobriu que podia conhecer outras pessoas recorrendo a um serviço de encontros online. Na Internet, ela consegue comunicar de forma livre e natural com homens que não conhece. Fazem-lhe elogios, e ela gosta de trocar mensagens com esses homens. Hoje, um homem que utiliza o username Torrero47 pede-lhe para se encontrarem pessoalmente. Ela marca um encontro com ele para logo à noite, no apartamento dele.

28 Ficha de Trabalho n.º 24 Manter-se seguro online: Estudo de caso 3 A Srª. A gosta de obter informações online. Quando quer saber o significado de alguma coisa, coloca o nome do assunto no motor de busca. Ela anda hoje à procura de informações sobre como ter uma vida saudável e sobre como perder um pouco de peso. Ao passar por diferentes sites, descobre um blogue com dicas sobre como perder uma data de peso em muito pouco tempo. Trata-se de um site Pro-Ana, e os elogios que lá são feitos a quem consegue perder muito peso e ficar magrinho deixam-na fascinada.

29 Ficha de Trabalho n.º 25 Manter-se seguro online: Estudo de caso 4 O Sr. B. gosta de usar o seu Smartphone para informar os outros sobre o seu paradeiro. Através dele, os seus amigos sabem quando está em casa, quando está a encontrar-se com outras pessoas ou quando vai de férias. Neste momento, ele está de férias na montanha. De repente, recebe um telefonema da polícia: estão ladrões no seu apartamento!

30 Ficha de Trabalho n.º 26 Manter-se seguro online: Estudo de caso 5 O Sr. B. é uma pessoa muito sociável e gosta de ir a festas. Ele divertiu-se muito ontem à noite, numa festa privada. Não se lembra de tudo o que se passou, mas lembra-se de ter gostado. Hoje, ao abrir pela manhãzinha a sua conta no Facebook, repara que o seu mural está cheio de comentários estranhos: pessoas que ele não conhece dão-lhe os parabéns pelo seu novo namorado. Acaba por descobrir uma ligação para uma fotografia que alguém que tinha tirado na noite anterior, abraçado a um homem que não conhece, de tronco nu.

31 Ficha de Trabalho n.º 27 Avaliação de comportamentos possíveis para se manter seguro online Avalie p.f. os diferentes comportamentos, escolhendo concordo ou discordo. Comportamentos Publico na Internet o meu nome completo e o meu endereço. Evito os sites de pessoas que desconheço. De uma forma geral, o que é publicado na Internet é de confiança. Na Internet, uso um nome falso. Os amigos na Internet são amigos reais. Limito o acesso à minha informação privada nas redes sociais. Se me parecer que um amigo do Facebook está mesmo a precisar, transfiro dinheiro para a sua conta bancária. Quando me vou encontrar, na vida real, com alguém que conheci através da Internet, levo sempre um amigo comigo. Não é perigoso abrir anexos de s enviados por gente que não conheço. Não daria nunca a minha password a amigos da Internet, nem a qualquer outra pessoa. Se alguém me enviar uma mensagem maldosa, respondo com outra ainda pior. Avaliação

32 Ficha de Trabalho n.º 28 Avaliação adequada de comportamentos para se manter seguro online Comportamentos Avaliação Justificação da avaliação Publico na Internet o meu nome completo e o meu endereço. Evito os sites de pessoas que desconheço. De uma forma geral, o que é publicado na Internet é de confiança. discordo concordo discordo Não publique detalhes pessoais nas redes pessoais ou em fóruns. Podem ser utilizados abusivamente. Evite sites que não conhece bem. Poderão tentar enganá-lo. Não, tenha sempre muito cuidado quando estiver na Internet. Na Internet, uso um nome falso. concordo Mantenha privadas as coisas privadas, incluindo o seu nome completo. Os amigos na Internet são amigos reais. Limito o acesso à minha informação privada nas redes sociais. Se me parecer que um amigo do Facebook está mesmo a precisar, transfiro dinheiro para a sua conta bancária. Quando me vou encontrar, na vida real, com alguém que conheci através da Internet, levo sempre um amigo comigo. Não é perigoso abrir anexos de s enviados por gente que não conheço. Não daria nunca a minha password a amigos da Internet, nem a qualquer outra pessoa. Se alguém me enviar uma mensagem maldosa, respondo com outra ainda pior. discordo concordo discordo concordo discordo concordo discordo Não sabe nunca com quem está verdadeiramente a comunicar através da Internet. Tenha muito cuidado. Opte sempre pelas definições de segurança e de privacidade nas redes sociais. Procure informação sobre a utilização desses procedimentos ou ajuda nesse sentido. Nunca dê dinheiro a quem não conheça na vida real. Poderão tentar enganá-lo. Sim, leve consigo um amigo e marque encontro apenas para locais públicos. Diga a outras pessoas onde vai ocorrer esse encontro. Não, tenha cuidado e nunca abra anexos. Podem conter vírus que lhe estraguem o software. Mantenha as passwords privadas. Poderão ser utilizadas com fins maliciosos por outras pessoas. Nunca responda a mensagens de cyberbullying! Nunca hão de parar! Conte o que se passa a alguém de confiança acione o botão de alarme anti-bullying!

33 Ficha de Trabalho n.º 29 Questionário de Avaliação de Protegendo-se do bullying no local de trabalho3 Responda p.f. às questões abaixo, assinalando a opção que considerar mais adequada: Questões Gostou de fazer parte deste grupo? Gostou de trabalhar em pequeno grupo? Gostou de participar na discussão em grande grupo? Gostou das dramatizações? Gostou dos vídeos? Gostou dos jogos e das outras atividades? Gostou das fichas de trabalho? Sente-se preparado para reagir a uma situação de bullying? Descobriu que é capaz de fazer coisas de que não sabia ser capaz? Acha que a sua autoconfiança aumentou? Aprendeu algo de novo neste módulo? Achou os temas deste módulo interessantes? Gostou do curso de formação, de um modo geral? Compreendeu as explicações do formador? Avaliação Gostaria de ter aprendido mais alguma coisa neste módulo? Em caso afirmativo, especifique: 3 De acordo com Hamburger Arbeitsassistenz (2009). kukuk plus.

34 Ficha de Trabalho n.º 30 Critérios de Avaliação do Módulo Protegendo-se do bullying no local de trabalho CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Assinatura do Formador e data 2.1 Aprender a desenvolver competências sociais O formando conhece as características de um comportamento confiante O formando sabe que os pensamentos influenciam o comportamento O formando conhece os seus pontos fortes. O formando conhece as características de um comportamento assertivo. O formando fez exercícios de práticas assertivas. 2.2 Aprender a reagir ao caso particular de bullying O formando sabe como deve reagir ao agressor. O formando conhece as vantagens e desvantagens das diferentes formas de reação ao agressor. 2.3 Aprender a denunciar um caso de bullying O formando conhece diferentes palavras para descrever o bulllying. O formando sabe como e a quem deve reportar situações de bullying. 2.4 Aprender a manter-se seguro online O formando conhece os riscos da Internet. O formando conhece diferentes mecanismos para se proteger online. 2.5 Avaliação O formando completou e avaliou o módulo, na sua totalidade, tendo para o efeito realizado pelo menos uma atividade de um sub-módulo

35 Ficha de Trabalho n.º 30 Registo de avaliação do Formador: Ficha individual de aluno Curso: Código do Curso: Nome do Formando: Let me be ME: Módulo 2 Formador / Assessor: Protegendo-se do bullying Nível: Créditos: Moderador interno Resultados da avaliação: Esta unidade foi completa com êxito: Sim / Não Assinatura do Formador: Data: Esta ficha serve para confirmar que foi realizada avaliação e que o formando completou esta unidade.

Coragem, Solidariedade, Confiança, Justiça.

Coragem, Solidariedade, Confiança, Justiça. Valores: Coragem, Solidariedade, Confiança, Justiça. Competências -chave: Saber reagir a atentados à integridade física ou psicológica; Saber medir consequências de um segredo; Ser capaz de confiar e pedir

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

Módulo 2: Protegendo-se do bullying no local de trabalho Manual do Formador. Módulo 2 Manual do Formador

Módulo 2: Protegendo-se do bullying no local de trabalho Manual do Formador. Módulo 2 Manual do Formador Módulo 2: Protegendo-se do bullying no local de trabalho Manual do Formador I. Informação geral Objetivo geral do Módulo 2: Protegendo-se do bullying no local de trabalho O Módulo 2 tem como objetivo ensinar

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Comunicação Não-Violenta

Comunicação Não-Violenta Comunicação Não-Violenta Setembro 2014, São Paulo Palestrante: Sven Fröhlich Archangelo XII Congresso Latino-Americano de PNL Julgamentos Egoista, incompetente, dono da verdade, mentirosa, grosseiro,

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria,

Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria, O Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria, preocupada, pois nunca tinha visto o primo assim tão mal

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

Violência no namoro. O que os pais precisam saber

Violência no namoro. O que os pais precisam saber Violência no namoro O que os pais precisam saber Os desejos sexuais normalmente tornam-se mais fortes na adolescência. Neste período começam os namoros e os pré-adolescentes e adolescentes experimentam

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

Navegar NA NET SEM PROBLEMAS

Navegar NA NET SEM PROBLEMAS r Navegar NA NET a SEM PROBLEMAS rr r rrr r rr r REDES SOCIAIS Atualmente a Internet faz parte das nossas vidas e todos utilizamos ou conhecemos alguém que utiliza uma ou várias Redes Sociais, que são

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6 FIAT Q Questionário de Relacionamento Interpessoal Glenn M. Callaghan Department of Psychology; One Washington Square, San Jose University, San Jose CA 95192-0120 Phone 08) 924-5610 e fax (408) 924 5605.

Leia mais

www.marketingparaartesanato.com.br

www.marketingparaartesanato.com.br COMO VENDER MAIS ARTESANATO AS 4 ETAPAS DA VENDA E OS PRINCÍPIOS DA PERSUASÃO Que bom estar aqui com você! Meu nome é André Gibran e o que eu faço é ajudar artesãos e artesãs como você a fazerem vendas

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Como Negociar Por Telefone

Como Negociar Por Telefone Como Negociar Por Telefone Por que negociar por telefone é diferente? Trabalha com Suposição; Só tem o sistema representacional auditivo; Você pode estar dividindo a atenção da pessoa com outras coisas;

Leia mais

Gabinete de Apoio ao Aluno e à Comunidade Educativa (GACE)

Gabinete de Apoio ao Aluno e à Comunidade Educativa (GACE) Núcleos de Estudo Caderno de Apoio Núcleos de Estudo 1 Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui? [perguntou a Alice] Isso depende muito de para onde é que queres ir disse o Gato.

Leia mais

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim?

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim? viu? eu não falei pra você? o quê? este ano está igualzinho ao ano passado! foi você que jogou esta bola de neve em mim? puxa, acho que não... essa não está parecendo uma das minhas... eu costumo comprimir

Leia mais

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

Área - Relações Interpessoais

Área - Relações Interpessoais Área - Relações Interpessoais Eu e os Outros ACTIVIDADE 1 Dar e Receber um Não. Dar e Receber um Sim. Tempo Previsível 60 a 90 m COMO FAZER? 1. Propor ao grupo a realização de situações de role play, em

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA TESTE DE ELENCO COM UMA CENA Por VINICIUS MOURA * Embora seja uma cena que contenha dois atores os candidatos serão avaliados individualmente. Os critérios de avaliação se darão a partir da performace

Leia mais

Como Passar em Química Geral*

Como Passar em Química Geral* 1 Como Passar em Química Geral* por Dra. Brenna E. Lorenz Division of Natural Sciences University of Guam * traduzido livremente por: Eder João Lenardão; acesse o original em : http://www.heptune.com/passchem.html

Leia mais

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses?

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses? Transcrição da entrevista: Informante: nº15 Célula: 5 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 2ª Idade: 35 Sexo: Masculino Tempo de gravação: 10.24 minutos INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PEFF/A 1ªSESSÃO

FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PEFF/A 1ªSESSÃO FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PEFF/A 1ªSESSÃO 28 DE NOVEMBRO - 21 HORAS RECONHECER AS SUAS EMOÇÕES 1-TESTE DE AUTO-AVALIAÇÃO Indique até que ponto cada uma das seguintes afirmações o descreve. Seja franco e 1

Leia mais

Módulo 1: Formação para a consciencialização do fenómeno de bullying Manual do Formador

Módulo 1: Formação para a consciencialização do fenómeno de bullying Manual do Formador Módulo 1: Formação para a consciencialização do fenómeno de bullying Manual do Formador I. Información general Objetivo Geral do Módulo 1 A formação para a consciencialização do fenómeno de bullying serve

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

Módulo 2: Protegendo-se do bullying no local de trabalho Atividades. Módulo 2 Atividades

Módulo 2: Protegendo-se do bullying no local de trabalho Atividades. Módulo 2 Atividades Módulo 2: Protegendo-se do bullying no local de trabalho Atividades Sub-módulo 2.1 Treino de competências sociais 2.1 a) Características do comportamento autoconfiante Atividade 1 2.1.1 Jogo da Estátua

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 2 Data: 18/10/2010 Hora: 16h00 Duração: 23:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP

Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Português A2 Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Direção de Serviços de Língua e Cultura Composição Gráfica: Centro Virtual Camões

Leia mais

TESTE DE CONSCIÊNCIA EMOCIONAL. (Adaptado de Jonh Gottman e Joan DeClaire, em A Inteligência Emocional na Educação) IRA

TESTE DE CONSCIÊNCIA EMOCIONAL. (Adaptado de Jonh Gottman e Joan DeClaire, em A Inteligência Emocional na Educação) IRA TESTE DE CONSCIÊNCIA EMOCIONAL (Adaptado de Jonh Gottman e Joan DeClaire, em A Inteligência Emocional na Educação) O seguinte teste foi concebido para o ajudar a encarar a sua própria vida emocional, o

Leia mais

Categorias Subcategorias Unidades de registo. Situação. Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Experiência de assalto

Categorias Subcategorias Unidades de registo. Situação. Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Experiência de assalto Categorias Subcategorias Unidades de registo Experiência de assalto Situação Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Estava a ir para a escola (F2) Estava a sair da escola e quando cheguei à porta

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

Encontro 7 26 de agosto de 2015

Encontro 7 26 de agosto de 2015 PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO FAMILIAR Serviço de Atendimento Psicopedagógico SILVANY BRASIL Serviço Socioeducacional DIVANEID ARAÚJO Serviço de Orientação Educacional CINTHYA GUERRA Encontro 7 26 de agosto de

Leia mais

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO HISTÓRIA BÍBLICA: Mateus 18:23-34 Nesta lição, as crianças vão ouvir a Parábola do Servo Que Não Perdoou. Certo rei reuniu todas as pessoas que lhe deviam dinheiro.

Leia mais

Produção de Texto 5º ano

Produção de Texto 5º ano Produção de Texto 5º ano Quando pequenos, aprendemos que, para conviver em grupo, sempre as coisas vão acontecer conforme as nossas pretensões. Aos poucos, nos relacionamentos com a nossa família, vamos

Leia mais

DEPRESSÃO. Tristeza vs Depressão «Será que estou deprimido?» «Depressão?! O que é?»

DEPRESSÃO. Tristeza vs Depressão «Será que estou deprimido?» «Depressão?! O que é?» DEPRESSÃO Tristeza vs Depressão «Será que estou deprimido?» Em determinados momentos da nossa vida é normal experienciar sentimentos de «grande tristeza». Para a maioria das pessoas, tais sentimentos surgem

Leia mais

Casa Templária, 9 de novembro de 2011.

Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Mais uma vez estava observando os passarinhos e todos os animais que estão ao redor da Servidora. Aqui onde estou agora é a montanha, não poderia ser outro lugar.

Leia mais

NetEtiqueta. É uma abreviação de Etiqueta na Internet. Aplica-se ao envio de e-mails, conversas de chat e envio de mensagens para Fóruns de discussão.

NetEtiqueta. É uma abreviação de Etiqueta na Internet. Aplica-se ao envio de e-mails, conversas de chat e envio de mensagens para Fóruns de discussão. NetEtiqueta É uma abreviação de Etiqueta na Internet. Aplica-se ao envio de e-mails, conversas de chat e envio de mensagens para Fóruns de discussão. No caso das comunicações virtuais é fácil esquecer

Leia mais

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É Descobrindo-se... Fácil é olhar à sua volta e descobrir o que há de

Leia mais

O Conselho da Europa é uma organização internacional com 47 países membros. O seu trabalho afecta a vida de 150 milhões de crianças e jovens.

O Conselho da Europa é uma organização internacional com 47 países membros. O seu trabalho afecta a vida de 150 milhões de crianças e jovens. Os Serviços de Saúde Amigos das Crianças Crianças e Jovens: digam-nos o que pensam! O Conselho da Europa é uma organização internacional com 47 países membros. O seu trabalho afecta a vida de 150 milhões

Leia mais

AMAR SEM ESTRAGAR. A difícil arte de educar

AMAR SEM ESTRAGAR. A difícil arte de educar AMAR SEM ESTRAGAR A difícil arte de educar O que esperam os pais? Terem uma família feliz, com saúde. Terem trabalho e boas condições de vida. Serem bons pais e que os filhos cresçam sem problemas. Realizarem

Leia mais

Disciplina: Matemática Data da realização: 24/8/2015

Disciplina: Matemática Data da realização: 24/8/2015 Ficha da semana 4º ano A/B/C. Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO)

UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO) Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 1 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO) 9-11 Anos CONCEITO CHAVE O primeiro passo para se ganhar a batalha é escolher

Leia mais

Unidade 04: Obedeça ao Senhor Josué obedece, o muro cai

Unidade 04: Obedeça ao Senhor Josué obedece, o muro cai Histórias do Velho Testamento Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse 3 a 6 anos Unidade 04: Obedeça ao Senhor Josué obedece, o muro cai O velho testamento está cheio de histórias que Deus nos deu, espantosas

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas (ou mesmo aquelas que não estejam), de forma que os fragmentos abaixo fiquem mais elegantes, próximos à língua

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

Redação do Enem deve conter no mínimo sete linhas

Redação do Enem deve conter no mínimo sete linhas Redação do Enem deve conter no mínimo sete linhas Texto pode ser anulado pelos corretores mesmo que apresente conteúdo relacionado ao tema proposto. A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deve

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava O Príncipe das Histórias Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava histórias. Ele gostava de histórias de todos os tipos. Ele lia todos os livros, as revistas, os jornais, os

Leia mais

internetsegura.fde.sp.gov.br

internetsegura.fde.sp.gov.br PROJETO: HISTORIA: PÁGINA: ANO:! internetsegura.fde.sp.gov.br Internet Segura. Bom para você! Olá! A campanha Internet Segura. Bom para você! apresenta duas histórias em quadrinhos em que seus personagens

Leia mais

[E-F@BULATIONS / E-F@BULAÇÕES] 2/ JUN 2008. Uma História de Cão

[E-F@BULATIONS / E-F@BULAÇÕES] 2/ JUN 2008. Uma História de Cão Uma História de Cão Nuno Júdice Ilustrações de Evelina Oliveira Era uma vez era uma vez. E era uma vez quantas vezes era uma vez. Às vezes é que não podia ser uma vez. Numa dessas vezes encontrei um cão.

Leia mais

O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO

O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PROLEILOES.COM O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PONTOS PRINCIPAIS A SEREM VERIFICADOS ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PARA EVITAR QUE OCORRAM IMPREVISTOS APÓS A ARREMATAÇÃO O que

Leia mais

Descubra seu Quociente de Inteligência Emocional, respondendo com franqueza TODAS as questões abaixo. 1 - Você está viajando de avião e, de repente, esse entra numa área de grande turbulência e começa

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

STEVEN CARTER. Sou uma. mulher inteligente. porque... Dicas para você se valorizar e transformar sua vida amorosa

STEVEN CARTER. Sou uma. mulher inteligente. porque... Dicas para você se valorizar e transformar sua vida amorosa STEVEN CARTER Sou uma mulher inteligente porque... Dicas para você se valorizar e transformar sua vida amorosa Introdução Você se considera uma mulher inteligente? Antes de responder, tenha em mente o

Leia mais

Ter um/a namorado/a pode ser um acontecimento verdadeiramente excitante, mas também um pouco assustador.

Ter um/a namorado/a pode ser um acontecimento verdadeiramente excitante, mas também um pouco assustador. Violência no namoro Ter um/a namorado/a pode ser um acontecimento verdadeiramente excitante, mas também um pouco assustador. Poderão surgir algumas DÚVIDAS e PREOCUPAÇÕES: Será que ele/ela gosta mesmo

Leia mais

COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA.

COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA. COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA. Uma sequência de e-mail, follow-up ou auto responder é um sistema de resposta automática em uma série

Leia mais

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro.

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. da Gestão da TI Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. Conteúdo Introdução Os custos escondidos - parte 1 Os custos escondidos - parte 2 Os custos escondidos -

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

Módulo 1: Consciencialização do fenómeno de bullying Fichas de Trabalho para os Formandos

Módulo 1: Consciencialização do fenómeno de bullying Fichas de Trabalho para os Formandos Módulo 1: Consciencialização do fenómeno de Fichas de Trabalho para os Formandos Módulo 1: Formação para a consciencialização do fenómeno de Na primeira secção, aprenderá n o que é o em contexto de trabalho

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES (Des)motivação na sala de aula! Sugestões práticas da: Nota introdutória Ser professor é ter o privilégio de deixar em cada aluno algo que este possa levar para a vida, seja

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7 HTTP://WWW.SUPEREDESAFIOS.COM.BR/SEGREDO/FORMULANEGOCIOONLINE E8BOOKCURSODE ORATÓRIA Prof.DaniloMota Prof.&Danilo&Mota& &Blog&Supere&Desafios& 1 Introdução:Tempodeouvir,tempodefalar. Não saber ouvir bem,

Leia mais

Como utilizar a internet para aumentar vendas no mundo real

Como utilizar a internet para aumentar vendas no mundo real Como utilizar a internet para aumentar vendas no mundo real [Conheça o poder da internet] www.93digital.xyz 93 digital 93 digital Como utilizar a internet para aumentar vendas no mundo real Como utilizar

Leia mais

Manual 4.indd 1 09/12/2009 09:54:47

Manual 4.indd 1 09/12/2009 09:54:47 Manual 4.indd 1 09/12/2009 09:54:47 PROTEÇÃO À CRIANÇA Orientações para Pais e Filhos Você e sua família prevenidos contra o abuso Levando esperança ao coração da criança Manual 4.indd 2-3 09/12/2009 09:54:47

Leia mais

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 E, virando- se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou- se da palavra do Senhor, como lhe havia

Leia mais

Histórico. Criada em 2011 pelo Instituto Sou da Paz, o Diálogo com Teatro é uma metodologia para a prevenção da violência no ambiente escolar.

Histórico. Criada em 2011 pelo Instituto Sou da Paz, o Diálogo com Teatro é uma metodologia para a prevenção da violência no ambiente escolar. Bem Vindos! Realização Parceria Histórico Criada em 2011 pelo Instituto Sou da Paz, o Diálogo com Teatro é uma metodologia para a prevenção da violência no ambiente escolar. Objetivo: Capacitar PMECs a

Leia mais

PROF. JÚLIO CÉSAR. "A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos". Platão

PROF. JÚLIO CÉSAR. A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos. Platão PROF. JÚLIO CÉSAR "A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos". Platão Lembre-se que o candidato deve estar em frente ao local designado para a prova pelo menos meia hora antes do início

Leia mais

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 13 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS 9-11 Anos Neste Trimestre, as crianças aprenderão sobre Graça, Crescimento e

Leia mais

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO Tênis é em grande parte um jogo mental. Um bom tenista deve ser mentalmente forte para conseguir lidar com as adversidades e manter um jogo consistente.

Leia mais

coleção Conversas #9 - junho 2014 - m i o o Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #9 - junho 2014 - m i o o Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. sou Eu Por do que coleção Conversas #9 - junho 2014 - Candomblé. tã estou sen d o o discri m i na da? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO Equipe Dia/mês/ano Reunião nº Ano: Tema: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO Acolhida Oração Inicial

MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO Equipe Dia/mês/ano Reunião nº Ano: Tema: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO Acolhida Oração Inicial MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO Equipe Dia/mês/ano Reunião nº Ano: Local: Tema: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO Acolhida Oração Inicial Esta é uma história de mudança que ocorre em um labirinto em que quatro personagens

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente.

Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente. Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente. Um dos grandes dilemas que os pais enfrentam atualmente é em relação à educação dos filhos, e se perguntam constantemente: "Como fazer meu filho

Leia mais

Visita de estudo a Monchique

Visita de estudo a Monchique Visita de estudo a Monchique PRA Portefólio Reflexivo de Aprendizagem Mediadora: Vera Ramos Data: 21.07.2010 No passado dia 16 de Julho de 2010, pelas 10h15, realizamos uma visita de estudo, acompanhados

Leia mais

A Rainha, o guarda do tesouro e o. papel que valia muito ouro

A Rainha, o guarda do tesouro e o. papel que valia muito ouro A Rainha, o guarda do tesouro e o papel que valia muito ouro Há muito, muito tempo atrás, havia uma rainha que governava um reino chamado Portugal. Essa rainha chamava-se D. Maria I e como até tinha acabado

Leia mais

1) Observe a fala do peru, no último quadrinho. a) Quantos verbos foram empregados nessa fala? Dois. b) Logo, quantas orações há nesse período? Duas.

1) Observe a fala do peru, no último quadrinho. a) Quantos verbos foram empregados nessa fala? Dois. b) Logo, quantas orações há nesse período? Duas. Pág. 41 1 e 2 1) Observe a fala do peru, no último quadrinho. a) Quantos verbos foram empregados nessa fala? Dois. b) Logo, quantas orações há nesse período? Duas. c) Delimite as orações. Foi o presente

Leia mais

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega.

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Prezado Editor, Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Gostaria de compartilhar com os demais leitores desta revista, minha experiência como mãe, vivenciando

Leia mais

Projeto da Disciplina Parte1: Estudo de Viabilidade. Um Estudo de Viabilidade

Projeto da Disciplina Parte1: Estudo de Viabilidade. Um Estudo de Viabilidade Projeto da Disciplina Parte1: Estudo de Viabilidade ENTREGA: 09/04/09 Professor: Carlos José Maria Olguin Um Estudo de Viabilidade Você deve fazer um estudo de viabilidade para um projeto de sistema de

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

10+10 MINIGUIA... ATITUDES E PALAVRAS ASSERTIVAS. dar FEEDBACK, dizer NÃO, Veronica Z. Herrera Consultora Treinadora Coach Certificada.

10+10 MINIGUIA... ATITUDES E PALAVRAS ASSERTIVAS. dar FEEDBACK, dizer NÃO, Veronica Z. Herrera Consultora Treinadora Coach Certificada. 10+10 MINIGUIA... ATITUDES E PALAVRAS Para administrar CONFRONTAÇÃO; dar FEEDBACK, dizer NÃO, expressar DESACORDO ou SATISFAÇÃO Veronica Z. Herrera Consultora Treinadora Coach Certificada CONSTRUINDO MELHORES

Leia mais

Criação de Orçamentos

Criação de Orçamentos Criação de Orçamentos As pessoas primeiro, depois o as coisas. Suze Orman, Consultora financeira H á muitas maneiras de gastar seu dinheiro. Será que você deve comprar aquele livro que você está querendo

Leia mais

coleção Conversas #18 - janeiro 2015 - m m Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #18 - janeiro 2015 - m m Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #18 - janeiro 2015 - ul ç u m verdade m an o que é todo ter r or i s ta? É Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae

Leia mais

Saia do vermelho. Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? Fora de controle? Vire o jogo

Saia do vermelho. Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? Fora de controle? Vire o jogo 1016325-1 - abr/2012 Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? No site www.itau.com.br/usoconsciente, você encontra vídeos, testes e informações para uma gestão financeira eficiente. Acesse

Leia mais

TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS

TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS Marisa Meira Assim como não existe a escola ideal para todas as crianças, também em muitos casos será preciso trocar de escola. Apresentamos abaixo

Leia mais

Módulo 1: Consciencialização do fenómeno de bullying Atividades

Módulo 1: Consciencialização do fenómeno de bullying Atividades Módulo 1: Consciencialização do fenómeno de bullying Atividades Sub-módulo 1.1 Bullying no local de trabalho Atividade 1.1.1 Discussão de vídeo Breve descrição: Introdução ao bullying no local de trabalho

Leia mais