Blog Agência Clinks Relatórios

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Blog Agência Clinks Relatórios"

Transcrição

1

2 Blog Agência Clinks Relatórios Copyright 2014 by Clinks Agência Certificada Google AdWords - E-book Blog Agência Clinks Relatórios. All Rights Reserved.

3 Sumário COMO CRIAR E PROGRAMAR RELATÓRIOS DE LINKS PATROCINADOS?...1 FUNIS DE PESQUISA DO GOOGLE ADWORDS...4 FUNIS DE PESQUISA ACESSADOS COMO COLUNAS NO GOOGLE ADWORDS NÍVEIS DE ANÁLISE NO RELATÓRIO DE INFORMAÇÕES SOBRE LEILÕES...11 O QUE SÃO OS RELATÓRIOS DE DESEMPENHO DEMOGRÁFICO E DE CANAIS...13 RELATÓRIO EDITÁVEL DE LINKS PATROCINADOS E GRUPOS DE ANÚNCIOS...16 RELATÓRIO DE AJUSTES DE LANCES PARA ANUNCIANTES DO ADWORDS...19 RELATÓRIO DE PESQUISA PAGA E ORGÂNICA DO GOOGLE ADWORDS...21 RELATÓRIO DE TERMOS DE PESQUISA DE LINKS PATROCINADOS...24 RELATÓRIO MOSTRA VANTAGENS DOS ANÚNCIOS DA LISTA DE PRODUTOS...27

4 1 Relatórios Google AdWords COMO CRIAR E PROGRAMAR RELATÓRIOS DE LINKS PATROCINADOS? Como personalizar os relatórios das tabelas de estatísticas do Google AdWords? E como programar estes relatórios para que sejam enviados para s de sua preferência? As Tabelas de Estatísticas do Google AdWords são gráficos que exibem dados detalhados sobre o desempenho de suas campanhas de Links Patrocinados. Estas tabelas podem ser personalizadas de acordo com a necessidade do anunciante. Por meio delas é possível analisar diversas estatísticas tais como a quantidade de impressões e cliques recebidos, além de diversos outros dados escolhidos de acordo com filtros e segmentos do seu interesse. Os relatórios podem ser programados para serem enviados em determinados períodos regulares para você, para qualquer pessoa que integre sua equipe de gestão de marketing digital ou mesmo para as empresas que anunciam no Google. Antes disso, porém, é necessário configurar a tabela de estatísticas. Configurar a Tabela de Estatísticas de Links Patrocinados Ao criar os relatórios, é importante definir quais dados você deseja incluir neles. Para isso, verifique a tabela de estatísticas para garantir que elas tenham a configuração de dados necessária para um relatório completo. É importante avaliar quais são seus objetivos e metas ao anunciar no Google por meio dos Links Patrocinados, a fim de escolher quais estatísticas são realmente importantes. Com isso, você

5 2 personaliza suas tabelas para visualizar somente os dados que sejam do seu interesse. Ao personalizar suas tabelas de estatísticas, você precisará estar atento aos seguintes passos abaixo: * Definir um período: escolha o período que o relatório irá abranger. Há alguns períodos pré-definidos. Se nenhum deles for de seu agrado, você pode personalizá-los conforme seu interesse. Neste menu, há a opção Comparar Datas que permitirá que você selecione dois intervalos de datas para serem comparados e exibidos no gráfico de desempenho. * Personalizar as colunas: as colunas permitem que você tenha acesso a uma enorme variedade de dados de suas campanhas de Links Patrocinados. Você deve personalizar a coluna para que os dados mais relevantes, segundo suas metas e objetivos, sejam exibidos. Também é possível ordená-los na sequência que preferir. * Aplicar os segmentos: o botão Segmentar, no menu suspenso, divide seus dados segundo diversos segmentos, tais como tempo, rede, dispositivo, notas do +1 e outros. * Aplicar os filtros: o botão Filtro é utilizado para encontrar informações específicas em sua tabela de estatísticas, tais como lances e taxas de cliques. * Configurar itens excluídos: entre os itens excluídos que o anunciante pode ocultar e exibir estão as campanhas, grupos de anúncios, palavraschave, redes e anúncios. Utilize o primeiro botão no menu acima da tabela para escolher entre as opções Todos, Todas as ativadas e Todas as não excluídas.

6 3 * Configurar gráficos de desempenho: para exibir/ocultar o gráfico de desempenho, é necessário clicar no ícone do gráfico no menu. Quando a tabela estiver configurada da forma que você deseja, exibindo os itens escolhidos e na disposição preferida, então você poderá realizar o download do seu relatório, em diversos formatos. Como Programar o Envio de Relatórios Para que você ou outras pessoas recebam estes relatórios em suas contas de , é preciso primeiramente clicar no botão Fazer Download de Relatório. Na janela que se abrir, você terá a opção de programar seu relatório para download automático no futuro, utilizando a mesma configuração. De posse destas informações, é possível manter-se constantemente informado sobre como anda o desempenho das campanhas de Links Patrocinados no Google AdWords, realizando as mudanças necessárias para conquistar mais impressões, cliques e conversões. Voltar ao Sumário

7 4 FUNIS DE PESQUISA DO GOOGLE ADWORDS O passo a passo dos clientes antes de realizar uma conversão quando os anunciantes não realizam este acompanhamento, muito se perde, já que não conseguem perceber como cada centavo aplicado em suas campanhas tem contribuído para o resultado final. Por esta razão, a configuração do Acompanhamento de Conversões do Google AdWords, já citada neste blog, é um passo fundamental para uma campanha de Links Patrocinados de sucesso. No relatório de conversões há informações relevantes que ajudam a compreender o passo a passo que levou seu cliente a efetuar o que você espera dele. Vamos analisar os Funis de Pesquisa do Google AdWords, e os dados que podem ser adquiridos a partir deles. Para acessar os Funis de Pesquisa, clique em Ferramentas e Análise. Em seguida, clique em Conversões. Todas as conversões configuradas serão exibidas nesta página. Na coluna da esquerda, você verá a opção Funis de Pesquisa. Clique nela para acessar a página correspondente. Ali você encontrará uma grande quantidade de relatórios úteis para quem deseja acompanhar as conversões de seus clientes. Uma breve análise sobre cada um deles. Visão Geral Como já subentendido no nome, este relatório apresenta uma visão geral das conversões que as campanhas de Links Patrocinados tiveram.

8 5 É disponibilizado um gráfico para facilitar a visualização do progresso que as campanhas tem obtido, ao longo dos dias. Algumas das informações apresentadas são: Conversões, Dias Até a Conversão, Cliques em Anúncios Por Conversão, e Impressões de Anúncio Por Conversão. O anunciante pode realizar comparações entre diferentes métricas, em seu gráfico. Se tiver mais do que uma conversão configurada em suas campanhas, você poderá filtrá-las utilizando o menu localizado no canto superior direito. Principais Conversões Este relatório é bastante semelhante às opções da Visão Geral. Ele reúne os vários tipos de conversões que o anunciante configurou usando o Acompanhamento de Conversões. Outro tipo interessante de visualização gráfica está disponível neste relatório. Cliques e Impressões de Assistência Inicialmente, o que são Cliques e Impressões de Assistência? Cliques de Assistência: São os cliques auxiliares que levaram a conversão, exceto o último clique, para cada palavra-chave. Impressões de Assistência: Links Patrocinados gráficos exibidos durante uma pesquisa, mas que o cliente não chegou a clicar. Portanto, o relatório determina quantos destes cliques e impressões auxiliares estiveram presentes durante uma pesquisa. Isto é vital para examinar a relevância de cada um deles.

9 6 Campanhas com Funis de Pesquisa maiores tendem a ter um número maior de cliques e impressões auxiliares. Esta variação exige uma atenção redobrada do anunciante. Por exemplo, se notar que o número de Cliques e Impressões de Assistência é muito grande, isto poderá indicar que há uma necessidade de otimização em suas campanhas no Google AdWords. Porém, isto não pode ser tratado como uma verdade absoluta, já que algumas palavras-chave, por natureza, atraem determinados públicos que preferem navegar um pouco mais antes de efetuar a conversão. Conhecer seu público-alvo ajudará a determinar isso. Conversões Assistidas Este relatório mostra o número de conversões que foram geradas a partir dos cliques e impressões auxiliares. Ao invés de se concentrar na quantidade de cliques e impressões de assistência, ele está focado apenas no número de conversões obtidas a partir dos elementos auxiliares. Análise do Primeiro e do Último Clique Quer saber onde as conversões começaram, e onde foram finalizadas? Utilize a Análise do Primeiro e do Último Clique. Isto lhe dará uma visão mais ampla de como os anúncios interagem entre si e contribuem para a conversão final. Um dos benefícios de tais dados, é que poderá ajudá-lo a evitar pausar uma palavra-chave que, em si, não traz muitas conversões, mas que é essencial para alcançar resultados dentro do processo nos Funis de Pesquisa.

10 7 Caminhos Mais Comuns Como também especificado no nome, este relatório do Google AdWords identifica os Caminhos Mais Comuns que levaram seu público-alvo até a conversão final. Eles indicam quantas consultas e impressões dos Links Patrocinados foram necessárias para completar uma conversão. Eles mostram detalhes de como cada palavra-chave, grupo de anúncios e campanhas contribuíram para isso. É possível segmentar ainda mais estes relatórios com as opções: * Cliques * Impressões * Caminhos de Consulta * Transições Entender por onde seus usuários estão caminhando em seus Funis de Pesquisa, ajudará a compreender melhor todo o processo de pesquisa, estando em melhores condições de otimizá-lo. Intervalo de Tempo Em muitos casos, uma conversão não ocorre imediatamente após o clique. Muitos usuários costumam adiar sua decisão de compra, realizando primeiro outras pesquisas e considerações. O relatório Intervalo de Tempo do Google AdWords ajuda o anunciante a identificar quanto tempo foi necessário para os usuários realizarem as conversões.

11 8 Tamanho do Caminho Este relatório permite que o anunciante veja quantos cliques e impressões são necessários até se realizar uma conversão. São identificadas etapas que foram executadas, e as páginas visualizadas até chegar ao ponto da conversão. Assim, é possível descobrir se os usuários realizam a conversão na primeira vez que visualizam um Link Patrocinado ou se após realizar diversas pesquisas. Para os profissionais mais experientes em Links Patrocinados, os relatórios dos Funis de Pesquisa do Google AdWords são uma valiosa ajuda, já que abrangem todos os detalhes das etapas que os clientes cobrem até converterem. Utilizando os relatórios dos Funis de Pesquisa de forma apropriada, permitirá alcançar retornos ainda mais significativos ao anunciar um site no Google. Voltar ao Sumário

12 9 FUNIS DE PESQUISA ACESSADOS COMO COLUNAS NO GOOGLE ADWORDS Os Funis de Pesquisa dos Links Patrocinados integram o time dos relatórios de conversões, e ajudam a compreender o passo a passo do cliente antes de efetuar uma compra em seu site. Para facilitar o acompanhamento dos dados apresentados pelos Funis de Pesquisa, o Google AdWords disponibiliza este relatório por meio de uma nova coluna inserida no sistema. Esta coluna pode ser adicionada em qualquer nível: campanha, grupo de anúncios, palavras-chave e anúncios. Esta integração permitirá que a gestão de Links Patrocinados seja simplificada. Embora este relatório seja essencial para o anunciante entender como os clientes agem antes de efetuar a conversão, os Funis de Pesquisa ficavam escondidos dentro do Acompanhamento de Conversões. Integrar estas informações com o fluxo de trabalho dos anunciantes, para muitos, era bastante complexo. Portanto, para os experientes, a exibição das métricas dos Funis de Pesquisa como coluna permite facilitar o processo de estabelecimento e acompanhamento de estratégias. Para os anunciantes mais novos, além disso, significa permitir que tomem conhecimento destas métricas que, até então, permaneciam ocultas de olhos mais desatentos.

13 10 Entre as tantas métricas disponíveis pelos Funis de Pesquisa, pode-se citar algumas delas: * Cliques de Assistência * Impressões de Assistência * Conversões Assistidas * Análise do Primeiro e do Último Clique São informações valiosas que precisam estar facilmente acessíveis para quem quer otimizar uma campanha e aumentar seus lucros ao anunciar um site no Google. Para que as métricas dos Funis de Pesquisa apareçam na opção de personalizar colunas, é preciso que o acompanhamento de conversões esteja configurado. A disponibilidade desta opção, porém, será realizada com o passar dos dias. Quando as contas estiverem aptas para esta exibição, as estratégias para gerenciamento das campanhas de Links Patrocinados, sem dúvida, será muito facilitada. Voltar ao Sumário

14 11 3 NÍVEIS DE ANÁLISE NO RELATÓRIO DE INFORMAÇÕES SOBRE LEILÕES Como já salientado neste blog, o Relatório de Informações Sobre Leilões do Google AdWords é uma importante ferramenta que auxilia o anunciante a comparar o desempenho de suas palavras-chave com os concorrentes. São utilizadas métricas de desempenho e comparação para avaliar como os concorrentes tem se saído nos mesmos leilões nos quais você está participando. Algumas funcionalidades foram adicionadas ao Relatório de Informações Sobre Leilões, tornando a ferramenta ainda mais relevante. Anteriormente, as palavras-chave eram a única base de comparação entre os diferentes anunciantes. Com as alterações, o relatório passa a utilizar outros níveis para comparar o desempenho dos seus Links Patrocinados em relação aos seus concorrentes que participam dos mesmos leilões. Os níveis de análise do Relatório de Informações Sobre Leilões são: * Grupos de Palavras-chave: o relatório pode analisar diversas palavraschave simultaneamente, como por exemplo, as que contenham determinado termo específico; * Grupos de Anúncios: um ou vários grupos de anúncios podem ser selecionados; * Campanhas: se quiser comparar o mais alto nível de sua conta com seus concorrentes, você poderá selecionar uma ou mais campanhas.

15 12 Deve-se ter em mente que este relatório não dá detalhes das palavraschave, quais correspondências estão sendo utilizadas ou outras configurações da campanha dos concorrentes. Este tipo de informação é privada. As métricas que são fornecidas dos demais anunciantes tem por base somente instâncias em que seus Links Patrocinados estão qualificados para exibição nos resultados de pesquisa. Para acessar cada um destes relatórios, em seus respectivos níveis, é preciso acessar a guia correspondente em sua conta no Google AdWords (campanha, grupos de anúncios ou palavras-chave) e clicar no botão Detalhes. O Relatório de Informações Sobre Leilões é uma ferramenta importante para o anunciante pois auxilia a tomada de decisões estratégicas relacionadas a orçamentos, lances e opções sobre as palavras-chave. Obtendo uma visão mais ampla de como anda as campanhas em relação ao desempenho demonstrado pela concorrência, o anunciante poderá perceber oportunidades para otimizar sua conta. Com isso, poderá alcançar mais sucesso ao anunciar site no Google. Voltar ao Sumário

16 13 O QUE SÃO OS RELATÓRIOS DE DESEMPENHO DEMOGRÁFICO E DE CANAIS O que são os Relatórios de Desempenho Demográfico e de Canais do Google AdWords? Como eles ajudam a empresa a conhecer melhor seu público e otimizar suas campanhas de Links Patrocinados na internet? Para que uma empresa consiga obter bons resultados ao anunciar na internet, é necessário que suas campanhas estejam focadas no público certo e com a mensagem apropriada. Dois relatórios do Google AdWords ajudam os anunciantes a avaliar o desempenho que seus Links Patrocinados vem obtendo na Rede de Display. São eles: Relatório de Desempenho Demográfico e o Relatório de Desempenho de Canais. Quais são as particularidades de cada um deles, e como você poderá utilizá-los para entender o alcance de seus anúncios e conhecer melhor seu público-alvo? Relatório de Desempenho Demográfico Ao anunciar um site na internet, seus anúncios passam a ser vistos e clicados por pessoas de diferentes faixas etárias e outros segmentos demográficos. Qual público específico tem sido mais atraído por seus anúncios? Digamos que você anuncie uma bolsa feminina na internet, será que a maioria dos cliques vem de mulheres entre 18 e 44 anos ou entre 45 e 64? Que dizer de outras faixas etárias? Qual a porcentagem de homens e suas respectivas faixas etárias que clicam em tais Links

17 14 Patrocinados? O Relatório de Desempenho Demográfico ajuda o anunciante a responder estas perguntas e conhecer melhor seu público na internet. Ele exibe a quantidade de impressões, cliques e conversões de cada grupo demográfico, permitindo que você estude maneiras de otimizar suas campanhas. Se uma faixa etária que você deseja atingir não está respondendo bem aos anúncios, talvez seja necessário realizar algumas alterações na mensagem. Ou talvez você perceba que um determinado grupo demográfico que nunca chamou sua atenção possa estar respondendo bem aos seus anúncios na internet e, portanto, devem ser impactados por anúncios mais personalizados. Relatório de Desempenho de Canais Este relatório combina dois canais do Google AdWords: os canais automáticos e os gerenciados. Os canais automáticos são aqueles onde o próprio Google AdWords define em que sites da Rede de Display seus Links Patrocinados serão exibidos. Nos canais gerenciados, é o anunciante quem faz isso.

18 15 O Relatório de Desempenho de Canais permite que você acompanhe os resultados de ambos canais em um único relatório. Com isso, o processo de analisar o desempenho que cada site tem trazido sobre suas campanhas é facilitado, permitindo reformular seus lances e segmentação. Dois relatórios que tem como objetivo fazer com que a empresa que anuncia no Google conheça melhor seu público-alvo e descubra segmentos outrora não tão explorados. De posse destas informações altamente relevantes, a empresa estará em condições de mover seu orçamento para clientes e sites que oferecem maiores e melhores oportunidades de conversão. Voltar ao Sumário

19 16 RELATÓRIO EDITÁVEL DE LINKS PATROCINADOS E GRUPOS DE ANÚNCIOS As alterações em massa oferecidas pelas ferramentas de gestão do Google AdWords visam facilitar o trabalho das empresas que anunciam no Google. Visto que o sistema é demasiadamente complexo, e com uma concorrência muito acirrada, necessita-se de muito empenho na otimização das campanhas para se alcançar bons resultados. Isto envolve conhecer cada vez mais os hábitos de consumo do seu públicoalvo, e aplicar as mudanças necessárias para que os Links Patrocinados se tornem mais relevantes, e gerem maior retorno financeiro. Por isso, após liberar os relatórios editáveis de palavraschave, o Google AdWords também permite outro valioso recurso para o melhor aproveitamento do tempo dos anunciantes: os Relatórios Editáveis de Anúncios e Grupos de Anúncios. Isto significa que você pode realizar o download dos seus relatórios de Links Patrocinados e grupos de anúncios, e efetuar diversas alterações diretamente nas planilhas. Por exemplo, poderá alterar o texto de anúncios com baixo desempenho, pausar grupos de anúncios, ou mesmo realizar alterações nos lances. Edição dos Relatórios Para baixar o relatório editável, é necessário estar atento à caixa Editável, disponível no momento do download do relatório. Quando a caixa Editável é selecionada, a versão baixada do relatório permite realizar alterações no mesmo.

20 17 Após o download, utilizando uma planilha de Excel, você verá uma coluna chamada Ação onde é possível assinalar as mudanças que deseja aplicar aos Links Patrocinados e grupos de anúncios. As três opções disponíveis que devem ser informadas nesta coluna são: Adicionar, Remover e Definir. Se for deixada em branco, o sistema simplesmente ignorará esta linha. Upload dos Relatórios Para fazer o upload, clique na opção Relatórios e Uploads, na coluna da esquerda. Em seguida, clique na aba Upload. Após o envio do arquivo, você poderá verificar os resultados na coluna status. Esta coluna exibe um resumo das linhas enviadas e alterações encontradas, sejam elas bem-sucedidas ou com falhas. Tais resultados podem ser baixados como arquivo, onde se apresentam as mensagens de erro sobre o que precisa ser corrigido. Para isso, clique no link Fazer Download dos Resultados.

21 18 Assim como acontece com as palavras-chave, as alterações realizadas nos anúncios e grupos de anúncios por meio dos relatórios editáveis não podem ser desfeitas. Por isto, para evitar qualquer problema ou caso deseje restaurar as configurações originais, faça uma cópia do relatório antes de editá-lo. Os relatórios editáveis dos Links Patrocinados e grupos de anúncios, assim como outras ferramentas do Google AdWords, são mecanismos que visam facilitar a gestão do seu marketing digital. Por meio da aplicação de boas práticas e da correta gestão do seu tempo, você poderá aumentar os lucros de sua empresa na internet. Voltar ao Sumário

22 19 RELATÓRIO DE AJUSTES DE LANCES PARA ANUNCIANTES DO ADWORDS Com a finalidade de ajudar os anunciantes a otimizar seus ajustes na licitação, o Google AdWords está enviando mais dados de conversão para o Google Analytics. Isto integra as oportunidades que as campanhas avançadas oferecem para as empresas que anunciam no Google. Entre os benefícios que a integração das duas ferramentas oferece para os anunciantes é a possibilidade de executar e analisar relatórios de desempenho para cada ajuste de oferta (Dispositivo, Local e Programação de Anúncios) que foram definidas para as campanhas de Links Patrocinados. É neste momento que entra em cena o relatório Ajustes de Lances. Este relatório permite identificar altos e baixos desempenhos de dispositivos, locais e horários do dia, e otimizar suas campanhas de Links Patrocinados baseado no contexto dos usuários que interagem com seus anúncios e páginas de destino. Como utilizar o Relatório Ajustes de Lances? Este relatório está disponível para todos os usuários que vincularam sua conta do Analytics com o Google AdWords. Os dados podem ser acessados clicando-se em: Fontes de Tráfego > Publicidade > Google AdWords > Ajustes de Lance. Direcionado para a página do relatório, você deve selecionar o ajuste de lance que deseja analisar. Para isso, clique no botão Dispositivo, Local

23 20 ou Programação de Anúncios no canto esquerdo, acima da tabela do relatório. Depois, basta clicar na seta localizada ao lado do nome da campanha. Isto fará com que o relatório seja expandido, exibindo os ajustes de oferta e as métricas de desempenho divididos por dispositivo, local e horário, conforme exemplificado na imagem abaixo. Além disto, os e-commerces que anunciam no Google, e que possuem o Acompanhamento de Comércio Eletrônico ativado, podem tirar proveito ainda maior do Relatório de Ajustes de Lances. Por meio dele, os proprietários de e-commerces podem fazer ajustes na licitação tendo como base a receita real que foi gerada, ao invés de se basear somente em números de conversões. Isto abre oportunidades ainda maiores para os anunciantes otimizarem seu ROI, aumentando os lucros ao divulgar seu site na internet. Voltar ao Sumário

24 21 RELATÓRIO DE PESQUISA PAGA E ORGÂNICA DO GOOGLE ADWORDS O Google AdWords possui ferramentas que permitem que você identifique quais são as palavras-chave que acionam seus Links Patrocinados, independentemente se seus anúncios forem clicados ou não. Com o Relatório de Pesquisa Paga e Orgânica, o anunciante pode ter acesso a uma informação adicional: verificar quantas vezes seu site tem sido exibido nos resultados orgânicos e pagos, e quais foram os termos utilizados pelos internautas. Há pelo menos dois grandes benefícios oferecidos por este relatório: * permite identificar novas palavras-chave para serem incorporadas às campanhas no Google AdWords; * permite avaliar como os resultados orgânicos e patrocinados estão trabalhando juntos em benefício da empresa do anunciante. Como Acessar o Relatório de Pesquisa Paga e Orgânica Para que possa utilizar os recursos do Relatório de Pesquisa Paga e Orgânica é necessário que o anunciante possua uma conta nas Ferramentas do Google Para Webmasters, e que esteja vinculada com sua conta no Google AdWords. Os dados orgânicos que aparecem neste relatório são somente aqueles gerados após a criação deste vínculo entre as duas ferramentas. Dados anteriores à vinculação não serão

25 22 exibidos. Após criar este vínculo, será possível visualizar os resultados das pesquisas orgânicas na guia Dimensões. Colunas do Relatório de Pesquisa Paga e Orgânica Conforme observado na imagem abaixo, vemos que o relatório é dividido em três categorias: Estatísticas de Anúncios, Estatísticas Orgânicas, e Estatísticas Orgânicas e de Anúncios Combinadas. Nas estatísticas orgânicas, temos: * Cliques: número de cliques recebidos pelo site nas pesquisas orgânicas; * Consultas: o total de consultas realizadas que retornaram seu site na listagem dos resultados; * Cliques/Consulta: o número de cliques dividido pelo número de pesquisas que retornaram páginas do seu site; * Listagens/Consulta: número médio de vezes que uma página do seu site foi apresentado por consulta. Isto é relevante visto que diferentes páginas do seu site podem aparecer na mesma lista de resultados; * Pos. Média: posição média que suas páginas tem ocupado nas pesquisas de diferentes usuários. Nas estatísticas orgânicas e de anúncios combinadas, temos três colunas:

26 23 * Cliques: número de vezes que uma pessoa clicou em seus Links Patrocinados ou em uma listagem dos resultados orgânicos; * Consultas: número de consultas realizadas no Google que dispararam um de seus anúncios ou uma página nos resultados orgânicos; * Cliques/Consulta: Número de cliques recebidos nos Links Patrocinados ou nas listagens dos resultados orgânicos dividido pelo número total de consultas. Tenha em mente que o Relatório de Pesquisa Paga e Orgânica é atualizado apenas uma vez por dia. Concluindo Ferramentas como o Relatório de Pesquisa Paga e Orgânica são bastante úteis para os anunciantes de Links Patrocinados, já que oferecem a possibilidade de economizar tempo, além de ajudar a melhorar o desempenho dos seus anúncios na internet. Por entender como os resultados pagos e orgânicos trabalham em conjunto ao trazer tráfego para seu website, você estará em condições de realizar melhorias e lucrar muito mais com seus anúncios na internet. Voltar ao Sumário

27 24 RELATÓRIO DE TERMOS DE PESQUISA DE LINKS PATROCINADOS Como utilizar o Relatório de Termos de Pesquisa para refinar as palavras-chave que ativarão seus Links Patrocinados? O Relatório de Termos de Pesquisa é um dos mais importantes recursos oferecidos pelo Google AdWords para suas campanhas de Links Patrocinados. Este relatório exibe não somente as palavras-chave com as quais você está participando de uma licitação, mas também as consultas reais que estão dirigindo tráfego para seu site. Permite que você possa avaliar quais palavras-chave não estão funcionando, e identificar consultas que funcionam melhor do que você poderia prever. Deixar de analisar este relatório certamente abrirá sua conta à possibilidade de riscos e desperdícios. Como o Relatório de Termos de Pesquisa Pode Ajudar O principal objetivo de um anunciante ao utilizar as palavras-chave de correspondência ampla é encontrar novos termos de consulta interessantes e rentáveis para disparar seus anúncios no Google. Mas, para isso, é necessário que o anunciante esteja atento ao seu Relatório de Termos de Pesquisa que poderá auxiliá-lo das seguintes maneiras: * permitindo identificar novas palavras-chave para serem adicionadas às campanhas;

28 25 * ajudando a encontrar palavras-chave e termos não relacionados para negativar; * ajudando a segmentar as campanhas geograficamente. Os termos encontrados no relatório podem ser utilizados não somente como palavras-chave para ativar os anúncios, mas também usadas nos próprios Links Patrocinados ou diretamente nos sitelinks. Isto faz com que os anúncios se tornem mais relevantes para seu público-alvo. Com relação às palavras-chave negativas, é comum procurarmos identificar os termos que não estão associadas às nossas campanhas. No entanto, os consumidores sempre podem nos surpreender. Você pode anunciar livros no Google, e colocar as palavras grátis e gratuito como negativas. Mas poderá se deparar com termos tais como livrosgratis disparando seus Links Patrocinados. Embora o Google AdWords possua mecanismos para identificar o real objetivo da pesquisa do internauta, ainda assim, como mencionado, podemos ser surpreendidos por termos estranhos com nenhuma relação com nosso negócio. No entanto, a medida que você efetua este processo de depuração, a cada dia você encontrará menos e menos termos irrelevantes, ao mesmo tempo em que encontrará mais palavras-chave de cauda longa rentáveis, refletindo mudanças no comportamento de pesquisa de seus clientes. O Relatório de Termos de Pesquisa pode ser baixado e você poderá trabalhar com os múltiplos termos em uma planilha de Excel, organizando todos os dados por meio de filtros. Na janela de download, você pode utilizar o menu Segmentar para aplicar um ou mais segmentos às suas estatísticas, como conversões, tempo, dispositivo, etc. Além disso, é possível programar seu Relatório de Termos de

29 26 Pesquisa para ser enviado a cada semana ou mês para seu ou outros que especificar. O Relatório de Termos de Pesquisa oferece uma quantidade enorme de dados que precisam ser analisados, refinados e devidamente aproveitados. Isto demandará uma grande quantidade de tempo e experiência para tirar proveito destas informações tão relevantes ao anunciar no Google. Mas, sem dúvida, isto permitirá que você assuma o controle sobre os termos de consulta, que estão entre os ativos mais valiosos de uma campanha de Links Patrocinados. Voltar ao Sumário

30 27 RELATÓRIO MOSTRA VANTAGENS DOS ANÚNCIOS DA LISTA DE PRODUTOS O Merchant Center, aliado às campanhas de Links Patrocinados, está se convertendo em uma poderosa máquina de lucros para o Google e para as empresas que utilizam a plataforma ao divulgar seus produtos no Google AdWords. A união destes dois poderosos segmentos do Google gerou os Anúncios da Lista de Produtos (Product Listing Ads), também conhecido como PLA. Os anunciantes que apostaram na exibição de seus produtos por meio dos Links Patrocinados estão comemorando. Relatórios divulgados mostram a força que este tipo de publicidade tem sobre o público-alvo, atraindo sua atenção, seus cliques e vendendo muito mais. De modo que as empresas e e-commerces tem aberta diante de si uma grande porta de oportunidades nos anúncios de produtos. Nesta mesma linha de publicidade, a Marin Software divulgou os resultados de um estudo relacionado aos anúncios de produtos, nos Estados Unidos. Segundo este relatório, os números positivos agradam (e muito) ao Google e aos anunciantes. No último ano, houve um notável crescimento no número de cliques nos anúncios de produtos, além de uma significativa queda no Custo Por Clique (CPC). A Taxa de Cliques (CTR) aumentou 210% (número superior ao alcançado pelos Links Patrocinados de texto), indicando claramente um envolvimento maior dos consumidores com este tipo de anúncio. Isto também é uma consequência direta do número de anunciantes que tem

31 28 apostado nesta plataforma de publicidade digital, além da procura maior por produtos durante a estação das festas. Segundo este estudo, a expectativa é que os varejistas do mercado aumentem seus investimentos nos Anúncios da Lista de Produtos. Uma tendência que não se limita aos Estados Unidos, mas a todos os países, inclusive o Brasil. Deseja colocar a imagem dos produtos de sua empresa ou e-commerce nos resultados patrocinados do Google AdWords? Para isso é necessário criar uma conta na Central do Anunciante (Google Merchant Center) e vinculá-la ao Google AdWords. Após isso, na criação de uma nova campanha para a rede de pesquisa, deve ser especificado os Anúncios da Lista de Produtos para se promover o inventário de produtos do Google Merchant.

32 29 Aqueles que assim o fizerem, poderão conquistar uma significativa parcela dos lucros que a máquina da Central do Anunciante e o Google AdWords tem gerado. São as perspectivas animadoras oferecidas a todos os empresários que apostam nos Links Patrocinados, e divulgam seu site e seus produtos no Google. Voltar ao Sumário

33 30 Rua Domingos André Zanini, 277 Loja 16 TERRA FIRME Barreiros São José SC CEP (+55) Clinks Agência Certificada AdWords Voltar ao Sumário

Estar presente quando seu cliente está buscando seus serviços e produtos é fundamental.

Estar presente quando seu cliente está buscando seus serviços e produtos é fundamental. Estar presente quando seu cliente está buscando seus serviços e produtos é fundamental. Atualmente o meio mais imediato e eficaz, desde que bem configurado e com acompanhamento constante, são as campanhas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

CURSO: Orientações. MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links. Curso 3/3 2009. Contato com o suporte: Nome.: Empresa.: Data.: / / E-mail.

CURSO: Orientações. MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links. Curso 3/3 2009. Contato com o suporte: Nome.: Empresa.: Data.: / / E-mail. CURSO: Orientações MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links Curso 3/3 2009 Contato com o suporte: Tel.:11-3857-9007 ramal 4 Fax.: 11-3857-9007 ramal 211 Cellular: 11-9333-21 E-mail.: suporte@webcontabil.com.br

Leia mais

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso Carrera Pessoal 2015 Guia de uso Bem vindo ao Carrera Pessoal 2015, o gerenciador financeiro ideal. Utilizando o Carrera Pessoal você poderá administrar com facilidade as suas finanças e/ou da sua família.

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

Treinamento do Sistema RH1000

Treinamento do Sistema RH1000 Treinamento do Sistema RH1000 = Bloco Seleção = Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial Atualizado em 23Jul2015 1 Estrutura do Sistema RH1000 Gerenciar e administrar Sistema RH1000 Planejamento Estratégico

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 agosto de 2007 As informações contidas neste documento, incluíndo quaisquer URLs e outras possíveis referências a

Leia mais

Pró-Reitoria de Educação a Distância. Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alunos

Pró-Reitoria de Educação a Distância. Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alunos Pró-Reitoria de Educação a Distância Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alunos Como acessar o ambiente 1. Entre no Ambiente Virtual de Aprendizagem localizado na página principal do Portal

Leia mais

GUIA PARA NOVOS NO ELO7: MEIOS DE PAGAMENTO 1

GUIA PARA NOVOS NO ELO7: MEIOS DE PAGAMENTO 1 GUIA PARA NOVOS NO ELO7: MEIOS DE PAGAMENTO 1 ÍNDICE 1. Meios de Pagamento disponíveis 1.1 Notificação de Pagamento 03 03 2. Moip 2.1 Benefícios 2.2 Como criar uma conta no Moip 2.2.1. Verificação da conta

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia Wordpress - Designtec Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia 1 Índice Acessando o painel administrativo... 3 Gerenciamento de edições... 3 Gerenciamento de artigos... 3 Publicando mídias...

Leia mais

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador Manual do ambiente Moodle CURSO DE INTRODUÇÃO AO MOODLE 1. Introdução Estamos começando nossa viagem e nossa primeira parada é na unidade denominada Curso

Leia mais

DigitalPier e PurplePier

DigitalPier e PurplePier DigitalPier e PurplePier O que é a DigitalPier? Localizada na cidade de Campinas, a DigitalPier é uma agência especializada em marketing digital com um modelo de serviço inovador. Utilizamos a Plataforma

Leia mais

SEGMENTAÇÃO DE LEADS. Exemplos de critérios de segmentação para identificar o estágio dos seus Leads VECTOR

SEGMENTAÇÃO DE LEADS. Exemplos de critérios de segmentação para identificar o estágio dos seus Leads VECTOR Exemplos de critérios de segmentação para identificar o estágio dos A sua empresa já gera Leads com ações de Marketing Digital? Então você deve saber que não basta ter uma base cheia de contatos: é preciso

Leia mais

Migrando para o Word 2010

Migrando para o Word 2010 Neste guia O Microsoft Word 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da nova interface,

Leia mais

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO]

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Câmara de Dirigentes Lojistas [SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Sumário 1. Controle de versão... 3 2. Objetivo... 4 3. Site fácil... 4 4. Acessando o sistema de gestão de conteúdo (SGC)... 5 5. Páginas

Leia mais

Tutorial 7 Fóruns no Moodle

Tutorial 7 Fóruns no Moodle Tutorial 7 Fóruns no Moodle O Fórum é uma atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona entre os participantes de uma comunidade virtual. A comunicação assíncrona estabelecida em fóruns acontece

Leia mais

Manual do Usuário. Protocolo

Manual do Usuário. Protocolo Manual do Usuário Protocolo Índice de capítulos Parte I - Processos............................... 01 1 - Buscar................................ 01 2 - Listar................................ 02 3 - Abertura..............................

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

Manual do Usuário. Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural. dezembro de 13

Manual do Usuário. Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural. dezembro de 13 Manual do Usuário Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural dezembro de 13 Este documento foi produzido por Praça dos Açorianos, s/n CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (51) 3210-3100

Leia mais

Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente. Versão 1.1

Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente. Versão 1.1 Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente Versão 1.1 Sumário Sistema de Relacionamento com Cliente 3 1 Introdução... ao Ambiente do Sistema 4 Acessando... o Sistema 4 Sobre a Tela... do Sistema

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA FINANX

MANUAL DO SISTEMA FINANX MANUAL DO SISTEMA FINANX www.meusoft.com.br Indice Item Descrição Pg 1. Objetivo e Principais Funcionalidades 3 2. Para acessar e instalar a aplicação 4 3. Conhecendo o FinanX 6 3.0 Tela inicial de LOGIN

Leia mais

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo.

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo. Como criar um blog Criando o blog Vá em www.blogger.com. Entre com sua conta google (a mesma que você usa para acessar o gmail). Escolha um perfil. Na página seguinte, clique no botão novo blog. Será aberta

Leia mais

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Curso A Escola no Combate ao Trabalho Infantil (ECTI), Este tutorial pretende

Leia mais

Guia para utilização do ambiente de EaD UniRitter

Guia para utilização do ambiente de EaD UniRitter Guia para utilização do ambiente de EaD UniRitter Sumário 1 Acesso ao ambiente de EaD... 1 2 Navegação... 2 3 Perfil... 2 4 Programação... 3 5 Blocos... 4 6 Comunicação... 6 6.1 Fórum de notícias... 6

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

ÍNDICE 1 COMO ME CADASTRAR E ACESSAR O MLABS... 1

ÍNDICE 1 COMO ME CADASTRAR E ACESSAR O MLABS... 1 ÍNDICE 1 COMO ME CADASTRAR E ACESSAR O MLABS... 1 1.1 CRIAR CONTA GRÁTIS 7 DIAS... 1 1.2 LOGAR COM FACEBOOK... 2 2 COMO ADICIONAR AS MINHAS REDES... 4 2.1 FACEBOOK... 4 2.2 TWITTER... 7 2.3 INSTAGRAM...10

Leia mais

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia para Facebook Ads Por que investir no facebook Ads? Tipos de anúncios Como funciona o sistema de pagamentos Criando anúncios Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO

Leia mais

www.semanaecommerce.com.br

www.semanaecommerce.com.br Semana E-commerce UM POUCO SOBRE MIM Um pouco sobre mim... Gerente de Atendimento e Métricas na Cadastra Marketing Digital Experiência de 7 anos com Internet e 3 anos especificamente com SEM Foco em contas

Leia mais

7 Ações para afastar a crise Utilizando o marketing para melhorar suas vendas.

7 Ações para afastar a crise Utilizando o marketing para melhorar suas vendas. Criamos uma pequena lista de ações ligados ao marketing na internet que nem chega a ser um diferencial. Será o mínimo para que você com seu negócio consiga se manter no mercado e continuar a gerar lucros.

Leia mais

www.snowx.com.br The Ultimate Design

www.snowx.com.br The Ultimate Design www.snowx.com.br +55-13 - 3473.3792 / ID 117*11741 Rua Mococa - nº 379 - Sala 2 - Boqueirão Praia Grande - SP - CEP 11701-100 Só atendemos com hora marcada. 09:00 às 12:00 / 13:30 às 17:00 Segunda a Sexta-Feira

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

JOOPP O construtor de sites mais rápido do mundo!

JOOPP O construtor de sites mais rápido do mundo! O construtor de sites mais rápido do mundo! DIFERENÇAS ENTRE PÁGINA DO FACEBOOK (FANPAGE) E PERFIL Página no Facebook (Fanpage) Fanpage é uma página no facebook própria para empresas; Vantagens: Pode ser

Leia mais

Manual de Publicação Wordpress

Manual de Publicação Wordpress Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual de Publicação Wordpress Núcleo de Tecnologia da Informação - UFMS Maurílio Mussi Montanha 2014 Sumário 1 Introdução... 3 2 ACESSO À INTERFACE

Leia mais

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Índice 1 Acessando o Portal... 2 1.1 Verificação do Browser... 2 1.2 Entre em contato... 3 1.3 Portal Autenticado... 5 2 Meus Cursos... 6 2.1 Matriculando-se em

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, em março de 2008, uma equipe para atender à demanda de criação de novos

Leia mais

COMO FAZER ENTRADA DE MATERIAL POR XML. Após abrir o sistema, localize o menu no canto superior esquerdo e clique em Movimentação > Entrada Material

COMO FAZER ENTRADA DE MATERIAL POR XML. Após abrir o sistema, localize o menu no canto superior esquerdo e clique em Movimentação > Entrada Material COMO FAZER ENTRADA DE MATERIAL POR XML Observação: O arquivo XML da nota fiscal deve estar salvo em seu computador. Se o seu fornecedor não enviou o arquivo por e-mail, você pode obter o arquivo pela internet,

Leia mais

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis.

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. Capítulo 1 Guia de Início Rápido Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. PRIMEIRO PASSO: Entrando no ClaireMeeting Use o seu navegador e acesse: http://www.clairemeeting4.com.br

Leia mais

Manual do Módulo de PC Online

Manual do Módulo de PC Online do Módulo de PC Online Agilis Conteúdo Introdução... 4 Acesso à Funcionalidade... 5 1. Internet Explorer 6.x... 7 2. Internet Explorer 7.x... 9 3. Netscape Navigator 7.x... 10 4. Netscape Navigator 7.2x...

Leia mais

SCP Desktop Broker. Manual SCP Desktop Broker. 2010 - Todos os direitos reservados. Versão: 1.0

SCP Desktop Broker. Manual SCP Desktop Broker. 2010 - Todos os direitos reservados. Versão: 1.0 SCP Desktop Broker Manual SCP Desktop Broker 00 - Todos os direitos reservados Versão:.0 Índice.0. Instalação.0. Estrutura.. Operações - Compra e Venda.. Consulta - Histórico de ordens - Acompanhamento

Leia mais

[TUTORIAL] Como Fazer Remarketing no Facebook Como um Profissional

[TUTORIAL] Como Fazer Remarketing no Facebook Como um Profissional [TUTORIAL] Como Fazer Remarketing no Facebook Como um Profissional 2 de dezembro de 2015 Felipe Moreira Remarketing, Tutoriais 1 Comentário Não importa quão bem feito o seu site é, o fato é que mais de

Leia mais

com seu consumidores e seu fornecedores. Trazemos para aqui 40 dicas que vão ajudar no amadurecimento, crescimento e no sucesso da sua loja.

com seu consumidores e seu fornecedores. Trazemos para aqui 40 dicas que vão ajudar no amadurecimento, crescimento e no sucesso da sua loja. Com a consolidação do comércio eletrônico no Brasil e mundo, fica cada vez mais claro e a necessidade de estar participando, e mais a oportunidade de poder aumentar suas vendas. Mas é claro que para entrar

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário CERTIDÕES UNIFICADAS Guia Rápido do Usuário CERTUNI Versão 1.0.0 CASA DA MOEDA DO BRASIL Conteúdo Acessando o Sistema... 3 Alterando Senhas... 3 Encerrando sua Sessão... 4 Gerando Pedido... 4 Alterando

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Geral Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema de Almoxarifado

Leia mais

Como utilizar a internet para aumentar vendas no mundo real

Como utilizar a internet para aumentar vendas no mundo real Como utilizar a internet para aumentar vendas no mundo real [Conheça o poder da internet] www.93digital.xyz 93 digital 93 digital Como utilizar a internet para aumentar vendas no mundo real Como utilizar

Leia mais

Modulonet Web. 7.1 - Menu Despesas... 8. 7.2 - Menu Usuário... 9. 7.3 - Atalhos... 10. 7.4 - Informações pessoais... 11

Modulonet Web. 7.1 - Menu Despesas... 8. 7.2 - Menu Usuário... 9. 7.3 - Atalhos... 10. 7.4 - Informações pessoais... 11 Modulonet Web 1 - Modulonet, o que é?... 1 2 - Cadastro... 2 3 - Mensagens e emails... 3 4 - Recuperação da senha... 4 5 - Idiomas... 5 6 - Acesso... 6 7 - Painel... 7 7.1 - Menu Despesas... 8 7.2 - Menu

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

Sistema Integrado de Atendimento

Sistema Integrado de Atendimento Sistema Integrado de Atendimento Sistema Integrado de Atendimento. Um sistema moderno, completo e abrangente que modifica a realidade do atendimento de sua empresa, proporcionando maior segurança na tomada

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL ENTIDADE. Versão 2.2.15

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL ENTIDADE. Versão 2.2.15 MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL ENTIDADE Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 4 2. Perfil de Emissores do Sistema... 4 3. Analisando os certificados emitidos... 5 3.1. Certificados

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20 As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem o prévio aviso, o que não representa um compromisso da Virtuem Informática. As pessoas, organizações ou empresas e eventos de exemplos

Leia mais

Início Rápido para Fotos e Histórias do FamilySearch

Início Rápido para Fotos e Histórias do FamilySearch Início Rápido para Fotos e Histórias do FamilySearch Você pode adicionar fotos e histórias da família aos registros dos seus antepassados na Árvore Familiar. Com o novo recurso Adicionar Fotos e Histórias,

Leia mais

Manual do Aluno Moodle

Manual do Aluno Moodle Manual do Aluno Moodle Site: Moodle PUCRS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Curso: Moodle PUCRS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Livro: Manual do Aluno Moodle Impresso

Leia mais

Ferramenta de Gestão de Web Site e Solution Backsite News Letter

Ferramenta de Gestão de Web Site e Solution Backsite News Letter News Letter E solution (Plug in) O plug in News Letter é uma ferramenta que fornece a capacidade de envio de e mails em massa, através de grupos de usuários ou listas selecionadas. A grande vantagem além

Leia mais

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 Remarketing é um recurso utilizado para direcionar anúncios personalizados para as pessoas que visitaram uma determinada página do seu site ou clicaram

Leia mais

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital digital? Por que sua marca deve investir em marketing + 100 milhões 90 % de internautas no Brasil dos consumidores, ouvem sugestões

Leia mais

CentreWare Web 5.8.107 e superior Agosto de 2013 702P01949. Xerox CentreWare Web Identificar e Aplicar o Firmware Patch para Escanear

CentreWare Web 5.8.107 e superior Agosto de 2013 702P01949. Xerox CentreWare Web Identificar e Aplicar o Firmware Patch para Escanear CentreWare Web 5.8.107 e superior Agosto de 2013 702P01949 Identificar e Aplicar o Firmware Patch para Escanear 2013 Xerox Corporation. Todos os direitos reservados. Xerox, Xerox e Design, CentreWare,

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I.

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. MILI S.A. - D.T.I. Índice 1 ACESSANDO O PORTAL IPEDIDOS... 3 1.1 Login...5 1.2 Tela Principal, Mensagens e Atendimento On-line...6 2 CADASTRAR... 10 2.1 Pedido...10

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS Neste documento você encontrará um conjunto de orientações de como navegar na plataforma do MBA Gestão Empreendedora. Siga as instruções com atenção e salve este

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos...2 Antes da instalação Motorola Phone Tools...3 Instalar Motorola Phone Tools...4 Instalação e configuração do dispositivo móvel...6 Registro

Leia mais

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 1 Sumário 1.Objetivo...03 2.Suporte...03 3.Como instalar...03 4.Usando o PEP...09 2 1. Objetivo:

Leia mais

Tutorial WEB Soluço es Click.

Tutorial WEB Soluço es Click. Tutorial WEB Soluço es Click. Sumário Sumário... 1 1. Acesso ao site:... 2 2. Login:... 3 3. Página Principal:... 4 4. Navegando sobre o menu:... 4 5. Opção Chamado:... 5 5.1 Tela de Chamados:... 6 5.1.1

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Manual da Loja Virtual. Objetivo: Como anunciar produtos e acompanhar as vendas. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início Através deste manual, veremos como anunciar e

Leia mais

Saldão na Internet 2010/ 2011

Saldão na Internet 2010/ 2011 Saldão na Internet 2010/ 2011 Manual de Participação V 1.0 Conteúdo Sobre o Saldão na Internet... 3 Saldão Relâmpago... 3 Números médios do Saldão na Internet por edição... 3 Quem é o usuário do Saldão

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços.

Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços. Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços. Nesse tópico, você aprenderá a administrar listas de preços no SAP Business One. Sua empresa atualiza múltiplas listas de preços para fornecer

Leia mais

Monitor de Comercialização - Proponente MT-212-00056-2

Monitor de Comercialização - Proponente MT-212-00056-2 Monitor de Comercialização - Proponente MT-212-00056-2 Última Atualização: 08/01/2015 Índice I Como acessar um Leilão II Informações básicas III Anexos IV Painel de Lances V Envio de Lances VI Prorrogação

Leia mais

MULTIACERVO Implementações da versão 20-1

MULTIACERVO Implementações da versão 20-1 Data: Janeiro / 2015 Recurso pop-up O pop-up é um recurso que abre uma nova janela sem sair da tela original. Isto é interessante pois permite complementar uma informação e permanecer no ponto original,

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Guia de Empresas Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta Guia de Empresas Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta Guia de Empresas permite criar

Leia mais

Advogado - Procurador

Advogado - Procurador Advogado - Procurador Conteúdo 1 Cadastro do Advogado 1.1 Verificar requisitos para o Cadastro 1.2 Orientação ao Advogado sobre os Links de instalações 1.3 Preencher o Formulário de Cadastro 1.4 Visualizar

Leia mais

Guia para iniciantes no Adwords. Edição para iniciantes

Guia para iniciantes no Adwords. Edição para iniciantes Guia para iniciantes no Adwords Edição para iniciantes 02 Prezado Cliente, Agradecemos o interesse em utilizar o Google em sua publicidade. Este guia pretende dar uma visão geral sobre: 03 SUMÁRIO Onde

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR ACESSANDO O PORTAL DO PROFESSOR Para acessar o portal do professor, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino ou acesse diretamente o endereço:

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

FACEBOOK MONEY. Como ganhar até $ 100 por dia usando o Facebook.

FACEBOOK MONEY. Como ganhar até $ 100 por dia usando o Facebook. FACEBOOK MONEY Como ganhar até $ 100 por dia usando o Facebook. Porque é tão fácil ganhar dinheiro no Facebook? Existem mais de 645 milhões de usuários ativos do Facebook e cerca de 300.000 pessoas entram

Leia mais

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Universidade Católica Portuguesa Direcção de Sistemas de Informação Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Manual de utilização - Docentes DSI Outubro 2014 V2.6 ÍNDICE 1 OBJETIVO DESTE

Leia mais

Módulo NF-e. Manual de Utilização

Módulo NF-e. Manual de Utilização Módulo NF-e Manual de Utilização 1 Conteúdo Passo-a-passo para emissão de NF-e... 3 1. Obtendo seu Certificado Digital... 3 2. Registrando-se na Secretaria da Fazenda para Homologação (testes)... 4 3.

Leia mais

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre.

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre. Manual de Utilizador Caderno Recursos da Unidade Curricular Gabinete de Ensino à Distância do IPP http://eweb.ipportalegre.pt ged@ipportalegre.pt Índice RECURSOS... 1 ADICIONAR E CONFIGURAR RECURSOS...

Leia mais

EATON Fácil V1.00 Guia de utilização

EATON Fácil V1.00 Guia de utilização EATON Fácil V1.00 Guia de utilização Índice geral. Índice geral.... 2 Introdução... 3 Cadastrando-se... 3 A tela inicial... 5 Como buscar um produto?... 6 Busca Geral... 7 Busca por Similaridade... 9 Busca

Leia mais

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Fornecedor

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Fornecedor Manual do Usuário Fornecedor Manual do Usuário - Fornecedor Versão 1.2 Página 2 CBA Online Manual do Usuário Fornecedor Versão 1.2 3 de agosto de 2004 Companhia Brasileira de Alumínio Departamento de Tecnologia

Leia mais

Introdução ao icare 2

Introdução ao icare 2 Introdução ao icare 2 (Instrumentação para a Coleta Assistida de Resíduos Recicláveis V.2) Arthur Elídio da Silva Lucas Zenaro José Tarcísio F. de Camargo Unipinhal (2015) SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 O

Leia mais

Manual do Usuário Publicador

Manual do Usuário Publicador Manual do Usuário Publicador Portal STN SERPRO Superintendência de Desenvolvimento SUPDE Setor de Desenvolvimento de Sítios e Portais DEDS2 Versão 1.1 Fevereiro 2014 Sumário Sobre o Manual... 3 Objetivo...

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

terceiros ou usar um aplicativo desenvolvido por terceiros, um cookie poderá ser colocado por essa página ou aplicativo).

terceiros ou usar um aplicativo desenvolvido por terceiros, um cookie poderá ser colocado por essa página ou aplicativo). Políticas de Privacidade Esta política descreve as formas como coletamos, armazenamos, usamos e protegemos suas informações pessoais. Você aceita essa política e concorda com tal coleta, armazenamento

Leia mais

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Item MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Página 1.Apresentação... 4 2.Funcionamento Básico... 4 3.Instalando o MCS... 4, 5, 6 4.Utilizando o MCS Identificando

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 3 TERMO DE COMPROMISSO... 4 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 4

Leia mais

Sumário. Introdução ao Microsoft Project. 1 Microsoft Project, gerenciamento de projetos e você 3. 2 Visão geral do Project 11.

Sumário. Introdução ao Microsoft Project. 1 Microsoft Project, gerenciamento de projetos e você 3. 2 Visão geral do Project 11. Sumário Introdução... xiii A quem se destina este livro...xiii Como o livro está organizado...xiii Como baixar os arquivos de prática...xiv Suas configurações no Project...xv Suporte técnico...xvi Parte

Leia mais

Thaisy Sluszz. Thaisy Sluszz RECOMPENSA DIGITAL. Marcelo Vicente

Thaisy Sluszz. Thaisy Sluszz RECOMPENSA DIGITAL. Marcelo Vicente GUIA PRÁTICO DA RECOMPENSA DIGITAL i Marcelo Vicente RECOMPENSA DIGITAL >> Atraindo Tráfego para Conversão...4 >> Moeda de Troca...6 >> Tipos de Recompensa Digital...8 >> Solucionando Problemas da Audiência...10

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa AMG Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário 3 2. Programa

Leia mais

ÍNDICE INTRODUÇÃO...3

ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 1 ACESSO À PLATAFORMA PÁGINA INICIAL...4 1º Passo Endereço da plataforma...4 2º Passo Acessar a plataforma...4 3º Passo Alterar senha...5 4º Passo Continue...6 5º Passo Acessar página

Leia mais

Transformando tecnologia em resultados para o seu negócio.

Transformando tecnologia em resultados para o seu negócio. Transformando tecnologia em resultados para o seu negócio. Quem somos Uma empresa sólida, em busca de parceiros de negócio, e não apenas clientes. E isso faz toda a diferença. Nosso trabalho é baseado

Leia mais