37º Encontro Anual da ANPOCS 23 a 27 de setembro 2013 Águas de Lindóia/SP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "37º Encontro Anual da ANPOCS 23 a 27 de setembro 2013 Águas de Lindóia/SP"

Transcrição

1 37º Encontro Anual da ANPOCS 23 a 27 de setembro 2013 Águas de Lindóia/SP SPG 05 - O Lugar da Prisão na Sociedade Contemporânea: dilemas e desafios O Egresso Penal e o Retorno Impossível: o Círculo Vicioso da Punição EDNA DEL POMO DE ARAUJO (UFF)

2 INTRODUÇÃO É indiscutível que a pena de prisão, notadamente a pena privativa de liberdade, em todo o mundo, passa por uma crise sem precedentes. Nosso atual sistema carcerário é um depósito de excluídos sociais, que cumprem a perversa trajetória de um sistema capitalista cuja necessidade é manter setores marginalizados da renda, da propriedade e do avanço tecnológico. Querer, portanto, que a aplicação da pena de privação da liberdade resolva a questão da segurança pública é desconhecer as raízes da criminalidade, pois de nada adiantam leis severas, penas mais duradouras ou mais cruéis, um retrocesso inútil e muitas vezes de efeitos pirotécnicos e demagógicos. É extremamente sério o atual quadro do sistema prisional, caracteristicamente criminalizante e que atua no contexto de um conjunto arcaico onde subsiste uma escola para a reprodução do crime. Na prática, apenas segrega, temporariamente o condenado, pela ótica exclusiva da repressão. Não se pode deixar de citar o aumento vertiginoso da taxa de encarceramento que ocorre no Brasil: segundo o Censo Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, em 1993= ; em 1995= e em 2009= Levando-se em conta a precariedade do controle desses dados nas instituições penais, pode-se afirmar sem sombra de dúvida que já ultrapassamos presos no Brasil. É relevante salientar que, o Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo, atrás apenas dos EUA e da China. Observa-se hoje no Brasil a ascensão de um Estado Penal, uma cultura da punição criando no imaginário social, a pena como solução não só dos conflitos sociais como também da própria violência e criminalidade (não se enxerga aí a pena como uma violação dos direitos sociais). O resultado desta política de encarceramento foi o aumento da repressão às camadas menos favorecidas da sociedade. Diante da impossibilidade de pagarem por serviços básicos à manutenção de uma vida digna, parcelas

3 significativas da população são empurradas para a marginalização e daí para a criminalidade. Diante desse grave problema social, as políticas públicas para área de segurança foram as de um aumento do aparato estatal coercitivo. Com isso, em vez de se realizarem políticas de longo prazo, como o investimento na educação pública e gratuita, as autoridades públicas fizeram a opção de criminalizar as camadas da população pobre, como se essas já nascessem predestinadas ao crime, o que não deixa de ser verídico, visto o número pífio de oportunidades ofertadas a esses indivíduos ao longo de suas vidas. Homens em pleno gozo de suas atividades intelectuais e produtivas (92,7%) dos presos brasileiros têm entre 18 e 45 anos, segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ficam confinados durante anos e, caso não sejam estimulados com educação e trabalho, não serão recuperados e, conseqüentemente, ressocializados. Definitivamente, não é o tempo de reclusão que fará o indivíduo privado da liberdade se recuperar. A lógica de que o tempo prolongado de reclusão está diretamente relacionado a um maior arrependimento do interno, melhor recuperação e preparação para o retorno do individuo a comunidade livre está totalmente equivocada. Este pensamento pode ser considerado como uma volta no processo histórico da evolução penal, em que a sociedade civil passa a cumprir o papel antes desempenhado pelo monarca absolutista que se vingava daqueles que infringissem as regras impostas por ele. Os criminosos são criações da sociedade excludente na qual estamos inseridos, segundo nos ensina Baratta: Antes de querer modificar os excluídos, é preciso modificar a sociedade excludente, atingindo, assim, a raiz do mecanismo de exclusão 1 Somando-se aos problemas decorrentes da superpopulação carcerária (causada principalmente pela inoperância tolerada do Estado) e dos fenômenos da prisionização e estigmatização do preso e do ex-preso (quando de seu retorno à comunidade livre), temos em nosso atual sistema 1 BARATA, Alessandro. Criminología crítica e crítica do Direito Penal. Rio de Janeiro: Instituto Carioca de Criminologia/ Editora Revan, p. 182.

4 penitenciário, centrado na pena de prisão em regime fechado, uma das mais cruéis vitimizações praticadas com aval institucional. Pobres, prisionizados e com o estigma da lei penal, que lhe dificulta cada vez mais a reinserção social (na realidade a própria inserção social, pois de fato nunca foram socializados) o ex-preso dificilmente fugirá de comportamentos considerados ilícitos como estratégia de sobrevivência, engrossando o círculo perverso da reincidência criminal que já atinge a cifra média de 85% no país. É importante frisar que toda a sociedade se vitimiza com a reincidência criminal na medida em que se ressente da violência praticada pelo ex-preso. Mas além de ineficiente, o sistema penitenciário brasileiro é caro, muito caro. Onera o contribuinte, sem nenhum retorno positivo. O custo médio para a manutenção do preso no Brasil é de 3,5 salários mínimos por mês. 2 2 ver ARAÚJO, Edna Del Pomo. Vitimização Carcerária: Uma visão sociológica. In: Vitimologia em Debate II. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 1997, pág 26.

5 O EGRESSO PENAL E A PERDA DO CONJUNTO DE IDENTIDADE Existe uma significativa produção de trabalhos sobre o sistema penitenciário brasileiro no campo das ciências jurídicas e sociais 3 Observam-se algumas obras voltadas para a análise do sistema social da prisão, outras sobre aspectos do perfil da população carcerária e, mais notadamente na área jurídica, discussões sobre artigos da própria legislação penal. Porém, apesar das inúmeras críticas ao sistema prisional, poucos são os estudos 4 sobre o Egresso Penal e não existem dados confiáveis até a data de hoje. Importante identificar quem é o Egresso Penal nos termos da Lei de Execuções Penais (LEP). Trata-se daquele liberado em definitivo até o prazo de um ano, a contar da saída do estabelecimento penal, e o liberado sob condições, durante o período de prova, como expresso no artigo 26 da LEP: Considera-se egresso para os efeitos desta Lei: I O liberado definitivo, pelo prazo de 1(um) ano a contar da saída do estabelecimento; II O liberado condicional, durante o período de prova. O presente trabalho pretende explanar algumas considerações a partir dos estudos e pesquisas realizados por ocasião do Mestrado em Direito, de 2001 a 2002, com área de concentração em Criminologia e 3 Vide: A questão penitenciária, Thompson, Augusto F.G.; Mundo do Crime: a ordem pelo avesso, Ramalho, José Ricardo; A oficina do diabo:crise e conflito no sistema penitenciário do Rio de Janeiro, Coelho, Edmundo C; O censo penitenciário e a crueza existencial das prisões, Oliveira, Edmundo; O perfil do preso no Distrito Federal, Leite, George L; Recuperar ou punir?, Paixão, Antonio Luiz; Prisões fechadas, prisões abertas: Novas diretrizes penitenciárias, Pimentel, Manuel Pedro; A questão penitenciária e a letra morta da lei, Palma A. C. e outros; A prisão dos excluídos: Origens e reflexões sobre a pena privativa de liberdade, Sá, Geraldo Ribeiro; Estação Carandiru, Dráuzio Varella; Vitimização Carcerária: Uma Visão Sociológica, Araújo, Edna Del Pomo; Direitos dos presos, Fragoso H. e outros; Prisionização: um dilema para o cárcere e um desafio para comunidade, Sá, Alvino A, etc. 4 A mais recente é a Tese de Doutorado de Lígia Mori Madeira, Trajetória de Homens Infames: Políticas Públicas Penais e Programas de Apoio a Egressos do Sistema Penitenciário no Brasil ; programa de Pós-Graduação em Sociologia/Instituto de Ciências Humanas e Filosofia/Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Porto Alegre/RS; A autora analisa as políticas públicas penais a partir dos programas de apoio governamentais aos egressos do sistema penitenciário no Brasil.

6 Ciências Penais, na Universidade Candido Mendes/RJ. Na época, buscouse uma nova leitura da legislação penal, a partir não só da prática social como também a interpretação dos sujeitos alvos da lei, mediante a análise do discurso da fala do preso e ex-preso. Foram realizadas na cidade do Rio de Janeiro, entrevistas com egressos penais e presos reincidentes pela óbvia possibilidade de avaliação do sistema penal (além da questão da reincidência) com base em um roteiro de entrevista semi-aberto que possibilitou aos entrevistados uma participação na elaboração do conhecimento. Os resultados da pesquisa demonstraram que em uma análise da legislação penal e da prática prisional, muito mais que contraditórios estes se apresentam plenamente coerentes com os objetivos estratégicos da exclusão e estigmatização. Ou seja, os atuais pressupostos do discurso jurídico-penal de reintegração, reabilitação, ressocialização não se refletem na prática, muito pelo contrário, geram resultados contraditórios, vitimizadores e excludentes. Passados todos esses anos e tendo em vista o aumento vertiginoso da população penitenciária brasileira, seria oportuno avaliar hoje como se exerce o controle penal no indivíduo fora da prisão que eu chamei de Retorno Impossível, dado que, no Egresso Penal, se perpetua o poder punitivo do Estado. Segundo pesquisas do Instituto Latino Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente (Ilanud), 70% dos presos reincidem, ou seja, voltam a cometer novos delitos quando retornam à sociedade livre. 5 Isso prova a ineficácia da pena privativa de liberdade, que só avilta e estigmatiza, o que agrava a exclusão social desta parcela da sociedade. A pena de prisão vende o propósito ideológico característico de uma instituição total, 6 ou seja, uma espécie de camisa-de-força, na 5 Avaliação do atendimento à população egressa no sistema penitenciário do Estado de São Paulo, p 11. Disponível em: < >. 6 GOFFMAN, Erving in Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975, pp

7 presunção de moldar o indivíduo, de modificar seu comportamento e sistema de idéias. Por outro lado, a prisão não representa uma miniatura da sociedade livre. Pelo contrário, ela tem suas características próprias, uma vez que nela foram alteradas, drasticamente, numerosas feições da comunidade livre. 7 E este fato trará sérias conseqüências para os indivíduos que passaram pelo sistema prisional. Ocorre que, antes de ser preso, o indivíduo fazia parte de um esquema social amplo, com direitos e deveres, parte de uma estrutura familiar e, com expectativas e forma de vida mais ou menos sob o controle de sua própria vontade. Ao ser preso, ele não só perde todas as prerrogativas, como também passa por duas significativas experiências: a primeira é uma espécie de despojamento de sua identidade, que vai desde a perda do controle da maneira de se apresentar perante os outros até a perda do direito de escolher a hora de comer, de dormir, etc; a segunda é uma espécie de assimilação, por imposição, da forma de pensar e agir de acordo com os hábitos e costumes da prisão, criando o que Donald Clemmer chamou de prisionização. 8 O efeito dessa prisionização para o egresso do sistema penitenciário, ocasiona, como já pontuava Goffman um desculturamento isto é destreitamento o que o torna temporariamente incapaz de enfrentar alguns aspectos de sua vida diária. 9 Antes de ser preso, conseguia definir atitudes coerentes com as situações que enfrentava. 7 Isto é, um local de residência e trabalho onde um grande número de indivíduos com situação semelhante, separados da sociedade mais ampla por considerável período de tempo, levam uma vida fechada e formalmente administrada. As prisões servem como exemplo claro disso, desde que consideremos que o aspecto característico de prisões pode ser encontrado em instituições cujos participantes não se comportaram de forma legal (Cf. GOFFMAN, Erving, in Manicômios, prisões e conventos, S. Paulo: Editora Perspectiva, 194, p CLEMMER, Donald apud THOMPSON, Augusto F.G. Op. cit. p.52. Interessante pontuar que foram encontradas traduções diferentes para a expressão prisonization de Donald Clemmer. O Prof. Juarez Cirino dos Santos, tradutor do livro de Alessandro Baratta, traduziu como prisionalização. Já nos Anais de um congresso no Rio Grande do Sul, onde Raúl Zaffaroni proferiu uma palestra, foi dado o título de prisionização, e Alvino A. de Sá usou prisionização no título de sua palestra no II Fórum Penitenciário do Mercosul.Para não polemizar, optei por prisionização, entendendo como a assimilação da cultura prisional. 9 ) GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos, Op. cit., p.23.

8 Quando preso, desarticula-se esta prática social, perdendo como que o hábito de gerir certos comportamentos, criando-se para aquele que sai da prisão, a necessidade de um novo aprendizado. ENTREVISTADO: As vezes eu costumo ficar embaraçado, quando entro numa loja. Penso que todo mundo ta me olhando e saio fingindo não querer comprar nada... ENTREVISTADORA: Por que você sente isto? ENTREVISTADO: Não sei não. Acho que me esqueci que posso comprar coisa, que o dinheiro compra coisas. Mas o bacana de tudo é que sei que é meu dinheiro e ninguém vai me chamar de ladrão. Aí quando me lembro disso eu entro e compro qualquer coisa, só para usar o meu dinheiro.. Outro aspecto da desculturalização é a quebra da identidade advinda com a mortificação do eu. Habitualmente, a pessoa adquire certo conhecimento de sua identidade como indivíduo, o que o leva a dominar e produzir atos por vontade própria. Ao passar pela instituição prisão, perdem-se estes papéis civis, tornando-se uma pessoa não individualizada, isto é, sem nada de caracteristicamente seu, de seu gosto particular, conforme diz um dos entrevistados: Entrevistado: Acho que sou desajeitado mesmo. Minha mulher tem razão. Eu ando na rua de mão prá traz... às vezes escuto o guarda mandar eu parar. Aí eu paro. Depois me lembro que tô livre e que não tem mais isso não. Entrevistadora: Por que você se acha desajeitado? Entrevistado: Eu não sei mais nem me vestir direito... outro dia, pus minha roupa do avesso e a meia trocada. Se deixar eu saio por aí assim. Tá tudo bom prá mim agora. Logo, quer pela internalização de uma sub-cultura denominada prisionização, quer pela desculturalização que ela produz, o indivíduo ao se adaptar à prisão torna-se incapaz de voltar a viver na comunidade livre.

9 Isto significa que não se pode afirmar que é somente devido ao fato de terem praticado atos ilícitos no passado, que certos indivíduos ainda deverão ser considerados suspeitos e perigosos. É mais correto dizer que, por terem sido obrigados a permanecer numa prisão, determinados indivíduos tornam-se incapazes de viver livres, pois perdem o que eu chamo de conjunto de identidade, ou seja, todas as características únicas e singulares que definem e qualificam uma pessoa, construídas e identificadas histórica e socialmente.

10 O LIBERADO CONDICIONAL E O RETORNO IMPOSSÍVEL: Ao participar como membro do Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro (gestão 1991/1995), uma rica experiência principalmente para uma cientista social, evidenciou como são tratados os Egressos do sistema prisional. Os indivíduos presos que recebem o benefício do Livramento Condicional, aguardam em sua unidade penal a visita do Conselheiro Penitenciário que realiza então a Cerimônia de Livramento. É costume o conselheiro penitenciário informar ao preso como deverá se comportar no período de prova do Livramento, em geral lendo e explicando as condições escritas em sua Caderneta de Liberado (que passa a ser uma espécie de identidade do ex-preso). As condições são as seguintes a) Tomar ocupação lícita no prazo de 30 dias; b) Comparecer ao Patronato a cada 2 meses com prova de se encontrar trabalhando; c) Informar, nessas ocasiões, qual o seu salário ou rendimento, as economias que tenha conseguido realizar e as dificuldades porventura encontradas para manter-se; d) Comunicar ao Patronato a mudança de residência e não se ausentar desta cidade sem prévia autorização do Juízo; e) Não trazer consigo armas ofensivas ou instrumento capazes de ofender; f) Não freqüentar casas de bebidas ou de tavolagem, nem espetáculos ou reuniões contrárias à ordem pública e aos bons costumes Cf. Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro-caderneta de Liberado Condicional, condições impostas ao liberado.

11 Tais normas parecem desconhecer a difícil situação dos egressos, mas seu descumprimento poderá gerar a revogação do Livramento Condicional e o que é pior, ser considerado como evadido. Alguns presos reincidentes entrevistados apontaram sua volta à prisão em regime fechado devido à captura da polícia por quebra da condicional. A forma como são tratados os presos que recebem o Livramento Condicional, atesta o descaso do poder público com os internos que irão ganhar a liberdade: Uma das causas apontadas para a alta taxa de reincidência criminal é a dificuldade de reinserção social do ex preso, seja através do Livramento Condicional seja pelo término do cumprimento da pena. A participação como membro do Conselho Penitenciário nas Cerimônias do Livramento Condicional, nos mostrou em que circunstâncias o preso é liberado. Em primeiro lugar, os internos sabem no dia e na hora, pela administração prisional, que vão sair. Nervosos, emocionados, muitos choram e recebem a notícia ainda assustados, pois não têm dinheiro nem para a passagem e sua família não está ciente. Alguns presos nos perguntam, por que suas famílias não foram avisadas, tendo em vista que ali estiveram dias antes, por ocasião da visita. Não foram raras às vezes em que os Conselheiros deram carona ou dinheiro para a passagem (de seu próprio bolso) para que o liberado condicional pudesse se locomover até a casa de um parente mais próximo. Desassistidos no momento de sua saída da prisão, os egressos se tornam alvo fácil de grupos que atuam na ilegalidade, pois não vêem outra perspectiva de sobrevivência. 11 Outro dado que chamou a atenção foi que ao orientar o Egresso, em cumprimento do Livramento, a portar consigo a Caderneta de Liberado, acarreta um risco para sua segurança, conforme relatou um dos entrevistados: ENTREVISTADO: Eu aprendi a não andar com a caderneta não quando ganhei a liberdade.. 11 ARAÚJO, Edna Del Pomo, Et AL.Conselho da comunidade: A participação da Comunidade na Execução da Pena. In Execução Penal: Estudos e Pareceres, Rio de Janeiro:Lúmen Júris, p 105

12 ENTREVISTADORA: Por quê? ENTREVISTADO: Porque os polícia parece que tem faro da gente..quando mostrei a Caderneta ele logo me levou para a delegacia..mas eu não tava fazendo nada..preso é preso a vida toda... Por outro lado, o órgão encarregado de apoiar e oferecer abrigo aos Egressos Penais, o Patronato, no caso do Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, é mantido em estado lastimável, sem verbas, pois não é considerado um órgão de importância para a segurança do sistema penal. Muito embora a LEP determine aos Estados a assistência aos Egressos: Artigo 25 A assistência ao egresso consiste: I na orientação e apoio para reintegrá-lo á vida em liberdade; II na concessão, se necessário, de alojamento e alimentação, em estabelecimento adequado, pelo prazo de 2(dois) meses. Parágrafo único. O prazo estabelecido no inciso II poderá ser prorrogado uma única vez, comprovado, por declaração do assistente social, o empenho na obtenção de emprego. Ocorre que o Patronato, além de prestar-se a outras atribuições relativas à execução penal, no que se refere ao Egresso, tem como finalidade principal promover a sua recolocação no mercado de trabalho, a prestação de assistência jurídica, sendo, portanto um órgão com fundamental importância dentro da reinserção social do ex-detento. Uma das principais exigências impostas ao indivíduo em período de prova, ou seja, em Livramento Condicional, é que compareça de três em três meses ao Patronato (no caso do Estado do Rio de Janeiro, fica situado no centro da cidade) munido de sua Caderneta de Liberado Condicional, com documentos comprobatórios que está se mantendo trabalhando. Isto porque até prova em contrário, principalmente em se tratando de Egressos, pode-se pensar que seus rendimentos são originários de meios ilícitos.

13 Esta exigência esbarra em dois obstáculos difíceis de superar: - a natural e óbvia dificuldade de um indivíduo ex-preso conseguir emprego com carteira assinada; - a distancia entre sua residência e o Patronato, (muitos residem no interior do Estado) correndo o risco de serem julgados evadidos tendo em vista que a grande maioria não tem dinheiro para a passagem. Também é exigido ao Egresso em Livramento Condicional, o preenchimento de próprio punho, do documento Comprovação de Residência de Próprio Punho Em Cumprimento ao que Dispõe a Lei 6225 de 24 de abril de 2012, sujeito inclusive às penalidades da lei caso se comprove falsidade de informação. Um dado que chamou a atenção pela sua incidência, foi a ausência de documentos pessoais entre os Egressos Penais. Quase todos repetiam o mesmo discurso, isto é, foram rasgados ao serem detidos e colocados no camburão. A segunda informação de maior incidência foi à impossibilidade de obter trabalho, principalmente com vínculo empregatício. Um dos entrevistados na Dissertação de Mestrado citada apontou algumas dificuldades para cumprir o benefício do Livramento Condicional (LC). Afirmando ter permanecido em LC por um ano e oito meses e, tendo conseguido trabalho no interior do Estado, sentiu dificuldade em carimbar sua caderneta de liberado condicional, o que o teria levado a faltar ao trabalho com medo de perder a condicional. Também a exigência de, no prazo de trinta dias a contar da data do início do período do Livramento Condicional, apresentar prova de que está trabalhando, é muito difícil de ser atendida pelo ex-presidiário. Uma queixa que muitos liberados condicionais relataram foi a dificuldade do Patronato em conseguir empregá-los, que é uma das atribuições desta instituição, conforme se constata na Lei de Execução Penal: Art O Patronato público ou particular destina-se a prestar assistência aos albergados e aos egressos

14 Ocorre que só existe um (1) Patronato público para atender toda a população de egressos do Estado do Rio de Janeiro. A média diária de atendimento, na seção jurídica para egressos em período de prova do Livramento Condicional, é de 150 a 200 (fora o atendimento aos egressos com término de pena, presos em regime aberto, em suspensão condicional da pena sursis prisão albergue domiciliar e liberdade vigiada). Com sua frágil estrutura, não só física como também de carência de funcionários, o Patronato Magarinos Torres não tem condições de atender os pressupostos que a lei determina. Em síntese, quer pela dificuldade de poder cumprir as condições impostas aos liberados condicionais, quer pela dificuldade de apoio do Patronato, aumentam as dificuldades de reinserção social desta classe de excluídos sociais.

15 O CÍRCULO VICIOSO DA PUNIÇÃO: O ponto comum na história das punições é o sofrimento como meio de normatização do indivíduo. Ou melhor, a valorização da punição como meio de determinação do comportamento do indivíduo, parece ser uma crença presente em todas as épocas. Para a melhor compreensão desta afirmativa, a leitura de Punição e Estrutura Social, de Georg Rusche e Otto Kirchheimer é fundamental. Seria esta a função da pena? Para Aníbal Bruno, um dos representantes do Direito Penal clássico brasileiro, pena é a sanção, consistente na privação de determinados bens jurídicos, que o Estado impõe contra a prática de um fato definido como crime. 12 Logo, trata-se de uma punição institucionalizada, socialmente esperada. A pena, como ensina Heleno Fragoso, é a sanção característica do Direito Penal, este um ramo do Direito Público. A principal função do Direito Penal é a defesa social exercida pelo Estado: A justificação da pena liga-se à função do Direito Penal, que é um instrumento da política social do Estado. O Estado, como tutor e mantenedor da ordem jurídica, serve-se do Direito Penal, ou seja, da pena e das medidas de segurança, como meios destinados à consecução e a preservação do bem comum (controle social) 13 A crítica sobre a institucionalização da prisão como forma de punição é antiga, nasce mesmo com ela. Porém, atrás de seu aparente fracasso partindo-se de uma análise da lei, do discurso jurídico ela se torna uma bem sucedida empresa ao produzir a delinqüência (daí a sua permanência). No lugar do infrator o delinqüente. A utilidade da delinqüência é visível para a manutenção da estrutura de classe de uma sociedade capitalista. Michel Foucault em sua brilhante obra Vigiar e Punir ilustra bem ao afirmar: 12 BRUNO, Aníbal. Direito Penal - Parte Geral. Tomo 3. Rio de Janeiro: Forense, p FRAGOSO, Heleno. Lições de Direito Penal A Nova Parte Geral. Rio de Janeiro: Forense, p. 4.

16 O atestado de que a prisão fracassa em reduzir os crimes deve talvez ser substituído pela hipótese de que a prisão conseguiu muito bem produzir a delinqüência, [...] produzir os delinqüentes, meio aparentemente marginalizado, mas centralmente controlado. 14 Antes da reforma penal do século XVIII, a punição era uma manifestação de poder do soberano, pois o crime representava um ataque à sua pessoa. Com a reforma, quando o crime passa a significar um ataque à própria comunidade, não é difícil deduzir que a punição passe a representar a reação de uma classe dominante ante a violação de suas leis. Porém, a natureza da punição não se modifica. Ela continua sendo produzida por uma instância que detém o monopólio de decisão sobre as condutas e sobre os homens nas relações sociais. O que se modifica, é a estratégia das punições que se desloca de um poder monárquico para um poder dito institucional, decorrente da própria mudança que se verifica nos sistemas de poder. Remontando ainda às contribuições das teorias de rotulação, os indivíduos qualificados como vagabundos e desviantes, não o são por si sós, isto é, não existe uma qualidade desviante inerente ao indivíduo. O desvio, ou ato desviante é uma criação da sociedade. Becker viu isto ao afirmar que: Os grupos sociais criam o desvio ao fazer regras cuja infração constitui desvio e ao aplicar essas regras a pessoas particulares e rotulálas como marginais e desviantes. Deste ponto de vista, o desvio não é uma qualidade do ato que a pessoa comete, mas uma conseqüência da aplicação por outras pessoas de regras e sanções a um transgressor. O desviante é alguém a quem aquele rótulo foi aplicado com sucesso; comportamento desviante é o comportamento que as pessoas rotulam como tal FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir- Histporia da Violência nas Prisões. Rio de Janeiro: Editora Vozes Ltda p BECKER, Howard. S.. Los Extraños, sociologia de la desviación. Buenos Aires: Editorial Tiempo Contemporâneo, p.19.

17 fazem. 18 Assim, faz-se necessário compreender a lógica da sociedade E, numa análise atual, Nilo Batista afirma: [...] o criminoso é filho do legislador; esconder ou renegar essa paternidade é uma importante tarefa ideológica das doutrinas legitimadoras das opressões penais 16 O que equivale dizer que esta situação tem um significado essencialmente político, resultante da desigualdade na distribuição de poder em uma dada sociedade. Assim, a determinação da pena seria um ato político, passível de ser realizado devido à institucionalização de um comportamento qualificado como marginal ou criminoso. Tobias Barreto já percebia a influência da exclusão social na tipificação dos tipos de delitos cometidos, e foi o primeiro jurista brasileiro a sustentar que a função da pena não é filosófica nem jurídica, mas política: O que é verdade no Direito em geral acentua-se com maior peso quanto ao direito de punir, cujo processus histórico tem sido mais rápido e mais cheio de transformações, trazendo ainda hoje, na face, sinais evidentes de sua origem bárbara e traços que recordam a sua velha mãe a necessidade brutal e intransigente. 17 Em resumo, ao se deslocar o direito de punir para a esfera política, permite-se que o direito penal tenha o controle político, o que equivale dizer que as pessoas são presas pelo que são e não pelo que capitalista onde a procura por lucro e acúmulo de capital, cria em contrapartida, um contingente populacional marginal que, em nossa sociedade, foi empurrado para a periferia e favelas, constituindo a 16 BATISTA, Nilo. A política criminal d A Utopia e a maldição de Hedionduras In: Revista Discurso Sediciosos Crime, direito e sociedade, nº 3. Rio de Janeiro: Instituto Carioca de Criminologia/Relume Dumará, p BARRETO, Tobias Prolegomenos de Estudo do Direito Penal. In: Estudos de Direito. Rio de Janeiro: Record, s.d, p Nilo Batista, em uma palestra no evento promovido pelo Laboratório Cidade e Poder, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2002

18 chamada classe perigosa sobre a qual cairá todo o poder punitivo do Estado. O enfrentamento desta marginalidade avançada se dará, como aponta Wacquant, criminalizando a pobreza através do confinamento punitivo do pobres em bairros cada vez mais isolados e estigmatizados, por um lado, e em cadeias e penitenciárias, por outro. 19 O papel da mídia tem se revelado coerente com esta dinâmica de exclusão, na medida em que se encarrega de fomentar o medo e a insegurança na sociedade. Nilo Batista, aponta que a mídia não raro excede a função jornalística de informar para uma executivização do sistema penal. Presenciamos hoje, com freqüência, as emissoras de televisão em especial as abertas, uma enxurrada de notícias que visam estimular e influenciar não só a população leiga como o poder judiciário e legislativo no sentido de um recrudescimento das penas com perdas de garantias individuais prevista na Constituição. O jornalismo deixa de ser uma narrativa com presunção de fidedignidade sobre a investigação de um crime ou sobre um processo em curso, e assume diretamente a função investigatória ou promove uma reconstrução processual passou a atuar politicamente. 20 Em síntese, o Egresso Penal, por ser a última etapa da cadeia punitiva, é o sujeito onde se percebe mais os efeitos da lei penal. É nele que se perpetua a pena, num continuum durante toda a vida, conforme já foi narrado. Estas contradições acabam por induzir a perpetuação de comportamentos considerados ilegais, num círculo vicioso sem fim. 19 WACQUANT, Loic. Os condenados da cidade- estudos sobre a marginalidade avançada. Rio de Janeiro:Editora Revan, p Ver BATISTA, Nilo. Mídia e Sistema Penal no Capitalismo Tardio. In Revista Brasileira de Ciências Criminais, edição 43. p. 275

19 BIBLIOGRAFIA: ARAÚJO, Edna Del Pomo, Et AL.Conselho da comunidade: A participação da Comunidade na Execução da Pena. In Execução Penal: Estudos e Pareceres, Rio de Janeiro:Lúmen Júris, p 105.,Edna Del Pomo. Vitimização Carcerária: Uma visão sociológica In: Vitimologia em Debate II. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 1997 BARRETO, Tobias Prolegomenos de Estudo do Direito Penal. In: Estudos de Direito. Rio de Janeiro: Record, s.d, p. 24. BARATTA, Alessandro. Criminologia Crítica e Crítica do Direito Penal:Introd ià sociologia do direito penal. Rio de Janeiro: Instituto Carioca de Criminologia/Revan, p. 160 BATISTA, Nilo. A política criminal d A Utopia e a maldição de Hedionduras In: Revista Discurso Sediciosos Crime, direito e sociedade, nº 3. Rio de Janeiro: Instituto Carioca de Criminologia/Relume Dumará, p. 92. Nilo. Observações sobre a norma penal e sua interpretação. In: Revista de Direito Penal, n º 17/18. Rio de Janeiro: Instituto de Ciências Penais/Faculdade Candido Mendes, p. 91. BECKER, Howard. S.. Los Extraños, sociologia de la desviación. Buenos Aires: Editorial Tiempo Contemporâneo, pp , Howard S.. Uma teoria da ação coletiva. Rio de Janeiro: Zahar Editores, p. 53, BRUNO, Aníbal. Direito Penal - Parte Geral. Tomo 3. Rio de Janeiro: Forense, p.22 DOTTI, René A. Curso de Direito Penal - parte geral. Rio de Janeiro: Forense, p DURKHEIM, Émile. La educación moral.paris: Shapire Editor, p FRAGOSO, Heleno. Lições de Direito Penal A Nova Parte Geral. Rio de Janeiro: Forense, p. 4.

20 FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir- Histporia da Violência nas Prisões. Rio de Janeiro: Editora Vozes Ltda p GOFFMAN, Erving in Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975, pp , Erving, in Manicômios, prisões e conventos, S. Paulo: Editora Perspectiva, 194, p.11. MARX, Karl apud. RAMALHO, J.R., in Mundo do crime a ordem pelo avesso. Rio de Janeiro: Graal, 1983 p RUSCHE,Georg, KIRCHHEIMER, Otto Punição e Estrutura Social. Rio de Janeiro: Instituto Carioca de Criminologia/Freitas Bastos, THOMPSON, Augusto F.G.. A questão penitenciária. Petrópolis: Vozes, p. 38. WACQUANT, Loic. Os condenados da cidade- estudos sobre a marginalidade avançada. Rio de Janeiro:Editora Revan, p.198. ZAFFARONI, Eugenio R.Cf. palestra A Criminologia como instrumento de intervenção na realidade, proferida no Primeiro Fórum de debates sobre o Processo de Prisionização no Sistema Penitenciário, promovido pela Escola do Serviço Penitenciário do Rio Grande do Sul, de 21 a 24 de março de 1990, em Porto Alegre, Brasil.

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

Tema DC - 01 INTRODUÇÃO DO ESTUDO DO DIREITO CONSTITUCIONAL RECORDANDO CONCEITOS

Tema DC - 01 INTRODUÇÃO DO ESTUDO DO DIREITO CONSTITUCIONAL RECORDANDO CONCEITOS Tema DC - 01 INTRODUÇÃO DO ESTUDO DO DIREITO CONSTITUCIONAL RECORDANDO CONCEITOS 1 1. CONCEITO BÁSICO DE DIREITO Somente podemos compreender o Direito, em função da sociedade. Se fosse possível ao indivíduo

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015

O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015 O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015 1. INTRODUÇÃO 84% dos consumidores que não possuem conta corrente fazem compras parceladas O fato de não possuir conta em banco

Leia mais

PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7:

PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7: 1 PROCESSO PENAL PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7: 1. CONCURSO DE CRIMES 1.1 DISTINÇÃO: * CONCURSO

Leia mais

PENAS ALTERNATIVAS E O DIREITO PENAL MILITAR

PENAS ALTERNATIVAS E O DIREITO PENAL MILITAR PENAS ALTERNATIVAS E O DIREITO PENAL MILITAR MARIA FERNANDA DE LIMA ESTEVES [1] Desde o início da história, a humanidade depara-se com o cometimento das mais diversas infrações, e, ao lado delas, surge

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

CONTROLE SOCIAL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Marcos Ferreira* TEXTO DE APOIO PARA DEBATE Não há assunto na sociedade brasileira que receba mais epítetos sobre sua importância, urgência e centralidade na vida

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012 Altera a Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, para prever o crime de tráfico e consumo de drogas ilícitas, e dá outras providências. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Entrevista ao Jornalista Paulo Henrique

Leia mais

Resultado da Avaliação das Disciplinas

Resultado da Avaliação das Disciplinas Avaliação Curso Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos DISCIPLINAS: 1- Propriedade e demais direitos reais 2- Modos de aquisição e perda da propriedade e demais direitos reais CARGA HORÁRIA:

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO:

NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO: NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO: Andreia Winkelmann Ineiva Teresinha Kreutz Louzada INTRODUÇÃO: O tema da adoção instiga muita curiosidade e torna-se extremamente necessário à

Leia mais

Brasil. 5 O Direito à Convivência Familiar e Comunitária: Os abrigos para crianças e adolescentes no

Brasil. 5 O Direito à Convivência Familiar e Comunitária: Os abrigos para crianças e adolescentes no Introdução A convivência familiar e comunitária é um dos direitos fundamentais 1 garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990). A lei ainda enfatiza que: Toda criança ou adolescente

Leia mais

OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França

OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França amandi'a_07@hotmail.com Jaqueline dos Santos Costa santoscosta_jaqueline@hotmail.com Mirsa Gabriela gabiflorosa@hotmail.com

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

Legislação e tributação comercial

Legislação e tributação comercial 6. CRÉDITO TRIBUTÁRIO 6.1 Conceito Na terminologia adotada pelo CTN, crédito tributário e obrigação tributária não se confundem. O crédito decorre da obrigação e tem a mesma natureza desta (CTN, 139).

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2006. Art. 1º Esta lei estabelece pena para interceptação ou a recepção não

PROJETO DE LEI Nº, DE 2006. Art. 1º Esta lei estabelece pena para interceptação ou a recepção não PROJETO DE LEI Nº, DE 2006 Altera dispositivo no Art. 155 e insere parágrafo no Art. 180 no decreto-lei n.º 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal - Parte Especial. O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Grupo SERmais. Autores de Violência. Lei Maria da Penha.

PALAVRAS-CHAVE Grupo SERmais. Autores de Violência. Lei Maria da Penha. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( x ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA A PRÁTICA

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

Estratificação/ Classes/ Desigualdade Social

Estratificação/ Classes/ Desigualdade Social 1. Dos fatores abaixo, NÃO podemos relacionar como uma das causas das desigualdades sociais: a) má distribuição de renda. b) omissão do Estado. c) perpetuação da pobreza. d) diferenças etárias e geracionais.

Leia mais

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável?

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? ARTIGO Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? Marcelo Garcia. Este ano, a Lei Orgânica da Assistência Social faz 17 anos. Já não é tão menina como a professora Aldaíza Sposatti da PUC

Leia mais

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Professor Titular de Biologia /FATEA/Lorena/SP Monitor de Educação Profissional/SENAC/Guaratinguetá/SP leclima@hotmail.com. RESUMO 48 Nos

Leia mais

1 IRPF - Entrega A partir do dia 06 de março tem início o período de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física. É importante ficar atento principalmente se você for obrigado

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 Recentemente, escrevi uma crônica cujo texto apresentava algumas possíveis causas para que o processo de formação

Leia mais

A porta de entrada para você receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal.

A porta de entrada para você receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal. A porta de entrada para você receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal. Para que serve o Cadastro Único? O Cadastro Único serve para que as famílias de baixa renda possam participar

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA:

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( X) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL

Leia mais

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR: um estudo sobre o perfil dos estudantes usuários dos programas de assistência estudantil da UAG/UFRPE

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR: um estudo sobre o perfil dos estudantes usuários dos programas de assistência estudantil da UAG/UFRPE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR: um estudo sobre o perfil dos estudantes usuários dos programas de assistência estudantil da UAG/UFRPE José Albuquerque Constantino 1 Joselya Claudino de Araújo

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

Setembro, 2008. Fátima Barbosa

Setembro, 2008. Fátima Barbosa Uma nova realidade, um novo desafio Setembro, 2008. História de um Cuidador Tenho 65 anos, fui emigrante na França e na Alemanha e cá em Portugal trabalhei em várias zonas. Sempre gostei da vida! Reformei-me

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br A urgente necessidade de uma política criminal para os psicopatas Alexandre Magno Fernandes Moreira * No Brasil, os condenados por qualquer crime são vistos pelo Estado da mesma

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 6.858, DE 2010 (Do Sr. Marcelo Itagiba)

PROJETO DE LEI N.º 6.858, DE 2010 (Do Sr. Marcelo Itagiba) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 6.858, DE 2010 (Do Sr. Marcelo Itagiba) Altera a Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984, Lei de Execução Penal, para criar comissão técnica independente da administração

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar 20 a 24 de setembro de 2010

VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar 20 a 24 de setembro de 2010 Fundamentos metodológicos da teoria piagetiana: uma psicologia em função de uma epistemologia Rafael dos Reis Ferreira Universidade Estadual Paulista (UNESP)/Programa de Pós-Graduação em Filosofia FAPESP

Leia mais

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Por Maria Teresa Somma Com o intuito de entender os motivos que levam franqueados a transferir o seu negócio, foi realizada uma pesquisa exploratória

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO Entrevista Cláudia Peixoto de Moura Nós da Comunicação tendemos a trabalhar com métodos qualitativos, porque, acredito, muitos pesquisadores desconhecem os procedimentos metodológicos quantitativos ED

Leia mais

é de queda do juro real. Paulatinamente, vamos passar a algo parecido com o que outros países gastam.

é de queda do juro real. Paulatinamente, vamos passar a algo parecido com o que outros países gastam. Conjuntura Econômica Brasileira Palestrante: José Márcio Camargo Professor e Doutor em Economia Presidente de Mesa: José Antonio Teixeira presidente da FENEP Tentarei dividir minha palestra em duas partes:

Leia mais

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial.

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial. PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O SABESPREV MAIS. 1. A Sabesprev está em dificuldades financeiras? Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Técnico comercial 4 (1º ano) Direitos Humanos são os direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos. O principal objetivo dos Direitos Humanos é tratar cada indivíduo

Leia mais

Interpretação do art. 966 do novo Código Civil

Interpretação do art. 966 do novo Código Civil Interpretação do art. 966 do novo Código Civil A TEORIA DA EMPRESA NO NOVO CÓDIGO CIVIL E A INTERPRETAÇÃO DO ART. 966: OS GRANDES ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA DEVERÃO TER REGISTRO NA JUNTA COMERCIAL? Bruno

Leia mais

HEGEL: A NATUREZA DIALÉTICA DA HISTÓRIA E A CONSCIENTIZAÇÃO DA LIBERDADE

HEGEL: A NATUREZA DIALÉTICA DA HISTÓRIA E A CONSCIENTIZAÇÃO DA LIBERDADE HEGEL: A NATUREZA DIALÉTICA DA HISTÓRIA E A CONSCIENTIZAÇÃO DA LIBERDADE Prof. Pablo Antonio Lago Hegel é um dos filósofos mais difíceis de estudar, sendo conhecido pela complexidade de seu pensamento

Leia mais

Aumenta a desigualdade mundial, apesar do crescimento econômico

Aumenta a desigualdade mundial, apesar do crescimento econômico Aumenta a desigualdade mundial, apesar do crescimento econômico Análise Segurança / Economia e Comércio / Desenvolvimento Bárbara Gomes Lamas 22 de setembro de 2005 Aumenta a desigualdade mundial, apesar

Leia mais

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. "A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz." Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz. Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2 "A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz." Steve Jobs Por Viva e Aprenda 2 Por Viva e Aprenda Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa O Segredo Das Ações"

Leia mais

o que é muito pouco. E o empoderamento das mulheres só se dará com a inserção delas no mercado de trabalho, comentou a coordenadora do Dandara no

o que é muito pouco. E o empoderamento das mulheres só se dará com a inserção delas no mercado de trabalho, comentou a coordenadora do Dandara no NIQUELÂNDIA O Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Niquelândia, promoveu na cidade, entre a manhã e a tarde de sexta-feira (23),

Leia mais

A INCLUSÃO DOS DIREITOS HUMANOS NAS TURMAS DO EJA POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS

A INCLUSÃO DOS DIREITOS HUMANOS NAS TURMAS DO EJA POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS A INCLUSÃO DOS DIREITOS HUMANOS NAS TURMAS DO EJA POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS Gisllayne Rufino Souza UFPB gisllayne.souza@gmail.com Profa. Dra. Marlene Helena de Oliveira França UFPB/Centro de Educação/Núcleo

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+ I - A filosofia no currículo escolar FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1 Daniel+Durante+Pereira+Alves+ Introdução O+ ensino+ médio+ não+ profissionalizante,+

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática 1 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática Introdução Neste artigo apresenta-se uma pesquisa 1 que tem por tema a formação inicial de professores

Leia mais

Resumo Aula-tema 05: Direito de Família e das Sucessões.

Resumo Aula-tema 05: Direito de Família e das Sucessões. Resumo Aula-tema 05: Direito de Família e das Sucessões. Para o autor do nosso livro-texto, o Direito de família consiste num complexo de normas que regulam a celebração do casamento e o reconhecimento

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS

RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS SEGURANÇA DE BARRAGENS DE REJEITOS RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS SIMEXMIN OURO PRETO 18.05.2016 SERGIO JACQUES DE MORAES ADVOGADO DAS PESSOAS DAS PESSOAS NATURAIS A vida é vivida por

Leia mais

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008 COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL MENSAGEM N o 479, DE 2008 Submete à consideração do Congresso Nacional o texto do Tratado de Extradição entre a República Federativa do Brasil e o Governo

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO Justificativa O conhecimento contemporâneo apresenta, entre outras características, as do crescimento acelerado,

Leia mais

PROJETO DE LEI N o, DE 2008

PROJETO DE LEI N o, DE 2008 PROJETO DE LEI N o, DE 2008 (Da Sra. Professora Raquel Teixeira) Dispõe sobre a regulamentação do exercício da atividade de Psicopedagogia. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º É livre, em todo o território

Leia mais

Discussão Jurídica dos Direitos Humanos no âmbito da Saúde Pública.

Discussão Jurídica dos Direitos Humanos no âmbito da Saúde Pública. Discussão Jurídica dos Direitos Humanos no âmbito da Saúde Pública. Caroline Apª. Lasso Galhardo, 2º termo E Direito. Professor orientador: Cláudio José Palma Sanchez Resumo: A calamidade da saúde pública

Leia mais

A educação brasileira continua a ser um triste pesadelo

A educação brasileira continua a ser um triste pesadelo A educação brasileira continua a ser um triste pesadelo Por (*) Nelson Valente Há uma relação inequívoca entre pobre e falta de educação, podendo com isso gerar o fenômeno da violência. Os exemplos existem

Leia mais

POSSÍVEL IMPACTO DE UMA EDUCAÇÃO DISCRIMINADORA NAS PERSPECTIVAS DE FUTURO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

POSSÍVEL IMPACTO DE UMA EDUCAÇÃO DISCRIMINADORA NAS PERSPECTIVAS DE FUTURO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES POSSÍVEL IMPACTO DE UMA EDUCAÇÃO DISCRIMINADORA NAS PERSPECTIVAS DE FUTURO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES 2013 Trabalho utilizado como requisito parcial da disciplina Métodos de Pesquisa em Psicologia André

Leia mais

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS 1. Que entidades conseguiram no Supremo Tribunal Federal

Leia mais

O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA

O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA O presente trabalho trata do seguro de vida com cobertura por sobrevivência, com especial enfoque

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho SOUSA, Pedro H. 1 Palavras-chave: Mercado de Trabalho, Formação Acadêmica, Empreendedorismo. Introdução: O mercado de trabalho

Leia mais

PROJETO. A relação professor x aluno é de grande importância para a formação de um cidadão crítico e consciente no futuro.

PROJETO. A relação professor x aluno é de grande importância para a formação de um cidadão crítico e consciente no futuro. UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES Projeto: A vez do Mestre Curso: Psicopedagogia Aluna: Valeria Raquel dos Santos PROJETO Tema: Avaliação na Pré-escola. Problema: O processo de avaliação na pré-escola é utilizado

Leia mais

A medida da lei de cotas para o ensino superior

A medida da lei de cotas para o ensino superior Versão 2, 1/12/2008 A medida da lei de cotas para o ensino superior Simon Schwartzman Qual o verdadeiro alcance da lei de cotas para o ensino superior aprovada pelo Congresso Nacional no Dia da Consciência

Leia mais

"Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA"

Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA "Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA" Neill Lochery, pesquisador britânico, no seu livro Brasil: os Frutos da Guerra mostrou os resultados da sua investigação histórica de um dos períodos mais

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

I - nos crimes punidos com reclusão em que a pena mínima cominada for superior a 2 (dois) anos; (Redação dada pela Lei nº 6.416, de 24.5.

I - nos crimes punidos com reclusão em que a pena mínima cominada for superior a 2 (dois) anos; (Redação dada pela Lei nº 6.416, de 24.5. Art. 323. Não será concedida fiança: I nos crimes punidos com pena de reclusão, salvo ao réu maior de setenta anos ou menor de vinte e um, no caso de não ser superior a dois anos o máximo da pena cominada;

Leia mais

Ao final do estudo deste módulo, você será capaz de: Caracterizar o ambiente escolar; Enumerar pontos sensíveis no ambiente escolar;

Ao final do estudo deste módulo, você será capaz de: Caracterizar o ambiente escolar; Enumerar pontos sensíveis no ambiente escolar; 1 Módulo 1 O ambiente escolar Apresentação do Módulo Os fatos frequentemente divulgados na mídia reforçam a necessidade de conhecimento do ambiente escolar. Mais do que conhecer, é preciso criar mecanismos

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 2.349, DE 2015 (Do Sr. Lelo Coimbra)

PROJETO DE LEI N.º 2.349, DE 2015 (Do Sr. Lelo Coimbra) *C0054824A* C0054824A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 2.349, DE 2015 (Do Sr. Lelo Coimbra) Dá nova redação aos arts. 14, 16, 17 e 18 da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que "Dispõe sobre

Leia mais

DADOS PESSOAIS. Endereço: Município: Bairro: CEP: Complemento:

DADOS PESSOAIS. Endereço: Município: Bairro: CEP: Complemento: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL DADOS PESSOAIS Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino Data de Nascimento: / / Naturalidade:

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

DITADURA, EDUCAÇÃO E DISCIPLINA: REFLEXÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA

DITADURA, EDUCAÇÃO E DISCIPLINA: REFLEXÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA DITADURA, EDUCAÇÃO E DISCIPLINA: REFLEXÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA Rafael Nóbrega Araújo, graduando em História (UEPB) e-mail: rafaelnobreg@hotmail.com Patrícia Cristina Aragão,

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO Eliane Alves Leite Email: li.phn.louvoregloria@hotmail.com Fernanda Cristina Sanches Email: fer_cristina2007@hotmail.com Helena Aparecida Gica Arantes

Leia mais

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO AS 10 PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO Olá, Investidor. Esse projeto foi criado por Bruno Lacerda e Rafael Cabral para te ajudar a alcançar mais rapidamente seus objetivos financeiros.

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

RELATÓRIO MESA REVOLVER DESIGN (PESQUISA)

RELATÓRIO MESA REVOLVER DESIGN (PESQUISA) 1ª RODADA O QUE É PESQUISA? Por no google? Buscar conhecimento Ir a fundo nos interesses/ saber mais/ descobrir Faculdade: pesquisar coisas pelas quias você não necessariamente se interessa --> conhecimento

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

'yaabaaronaldo Tedesco'; 'Paulo Brandão'; ''Silvio Sinedino' (sinedino@yahoo.com)' Assunto:

'yaabaaronaldo Tedesco'; 'Paulo Brandão'; ''Silvio Sinedino' (sinedino@yahoo.com)' Assunto: Sérgio Salgado De: Sérgio Salgado Enviado em: segunda-feira, 21 de setembro de 2015 10:03 Para: ''pami@superig.com.br' (pami@superig.com.br)' Cc: 'yaabaaronaldo Tedesco'; 'Paulo

Leia mais

2 Teoria de desastres

2 Teoria de desastres Seção 2 Teoria de desastres Antes que um bom plano comunitário de gestão de desastres possa ser elaborado, é importante compreender o que é um desastre e quais são os riscos de desastres em um determinado

Leia mais

Atribuições dos Tecnólogos

Atribuições dos Tecnólogos UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TECNOLOGIA EM CONTRUÇÃO CIVIL EDIFÍCIOS E ESTRADAS Atribuições dos Tecnólogos Prof.ª Me. Fabiana Marques Maio / 2014 SOBRE O TECNÓLOGO Segundo

Leia mais

CURA ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO

CURA ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO CURA ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO DEPRESSÃO E SUICÍDIO DEPRESSÃO E SUICÍDIO Há uma conexão direta entre a depressão e o suicídio. O suicídio é o auge do estado de rebeldia que a criatura pode se entregar.

Leia mais

PROBLEMATIZAÇÃO DA E. M. MARIA ARAÚJO DE FREITAS - GOIÂNIA TEMA GERADOR

PROBLEMATIZAÇÃO DA E. M. MARIA ARAÚJO DE FREITAS - GOIÂNIA TEMA GERADOR PROBLEMATIZAÇÃO DA E M MARIA ARAÚJO DE FREITAS - GOIÂNIA TEMA GERADOR FALAS SIGNIFICATIVAS A violência cresce muito São as drogas e estruturas familiares, porque os pais tem que sair para o trabalho e

Leia mais

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO.

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. LETICIA VICENTE PINTO TEIXEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS). Resumo É sabido o quanto é grande o esforço das escolas em ensinar a leitura

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2006 (Do Sr. Ricardo Santos e outros) O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI Nº, DE 2006 (Do Sr. Ricardo Santos e outros) O Congresso Nacional decreta: 1 PROJETO DE LEI Nº, DE 2006 (Do Sr. Ricardo Santos e outros) Autoriza o Poder Executivo a criar o Programa Nacional Pró-Infância Brasileira e dá outras providências. O Congresso Nacional decreta: Artigo

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países Para o Boletim Econômico Edição nº 45 outubro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países 1 Ainda que não haja receita

Leia mais