ASSOCIAÇÃO PRÓ-ENSINO SUPERIOR EM NOVO HAMBURGO. Aprovação de Plano de Curso em Ciência da Computação - Habilita ção em Informática.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ASSOCIAÇÃO PRÓ-ENSINO SUPERIOR EM NOVO HAMBURGO. Aprovação de Plano de Curso em Ciência da Computação - Habilita ção em Informática."

Transcrição

1 ASSOCIAÇÃO PRÓ-ENSINO SUPERIOR EM NOVO HAMBURGO Aprovação de Plano de Curso em Ciência da Computação - Habilita ção em Informática. SB.CONS. ARNALDO NISKIER CESu I RELATÓRIO A Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo-- RS encaminhou a este Conselho pedido de aprovação de plano de curso em Ciência da Computação - habilitação em Informática, pa ra funcionar no Centro de Ciências da Computação, nova unidade da Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo liam burgo, estabelecimento de Ensino Superior particular instala do em Novo Hamburgo/RS. Apreciado e aprovado na fase de carta-consulta pelo Parecer n 415/89, o pleito em apreço deve agora ser considera do nos aspectos constitutivos da fase subseqüente denominada projeto. 1 - Da caracterização geral do projeto 0 pedido de aprovação tem como objeto o curso de Ciência da Computação - habilitação em Informática. Pelo Parecer de aprovação da carta-consulta, foram estipuladas 100 vagas totais anuais, com duas entradas, de 50 alunos no primeiro semestre e 50 no segundo. A previsão do pedido e de que o curso funcionará no período da tarde.

2 2 - Da Organização Curricular 0 curso, programado com duração de 09 (nove) semestres leti vos, terá regime de matrícula por disciplina, sistema de créditos e obe decerá a grade curricular pré-estabelecida. Pelo currículo pleno considerado, o curso terá uma carga ho rária, toda ela de caráter obrigatório, de h/a, acrescidas de 60 h/a de EPB e de 60 h/a de EF, perfazendo um total de h/a. O Estágio Supervisionado em Ciência da Computação - Habilitação em Informática terá a duração de 1 (um) semestre, correspondendo a no mínimo 300 (trezentas) horas/aula. Deverá ser realizado em Empresas, instituições ou órgãos pú blicos ou privados, que ensejem efetiva experiência teórico-prática no campo da Informática. 3 - Dos corpos dirigente, técnico-administrativo e docente. São apresentados, individualmente, os membros indicados para integrar os corpos dirigente, técnico-administrativo e docente, que atuarão no curso com os encargos que se especificam. Relação Indicativa do corpo dirigente e técnico-administrati vo. -Diretor Geral: João Carlos Schmitz: Bacharelado em Letras Neolatinas.Es pecialização em Administração de Sistemas Educacionais,PUC/ RS. -Vice-Diretor Acadêmico: Plínio Dall'Agnol: Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais. É Diretor da Fac. de Comunicação Social. -Vice-Diretor de Desenvolvimento e Administração: Valério Geraldo Baum: Bacharelado em Ciências Contábeis. É Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis. -Superintendente Acadêmica: Suely Gloria Fontana Copetti: Licenciada em Pedagogia. -Secretária Executiva : Luci Therezinha Bridi: Lic. em Pedagogia - habilitação em Supervisão Escolar. Bibliotecária - Chefe - Clarice Teresinha Pretto: Graduada em Biblioteconomia. -Superintendente Administrativo - Fernando Kieling Bacharel e Licenciado em Historia Natural. Especialização em Administração de Sistemas Escolares. - Relação Indicativa do Corpo Docente do Curso. Os 33 (trinta e dois) professores indicados, do ponto de vis

3 ta da qualificação acadêmico-profissional, apresentam o seguinte perfil: 02 com Doutorado; 04 com Mestrado; 09 cursando Mestrado; 12 com Especialização: 02 com aperfeiçoamento; e 10 com Graduação. Muitos possuem experiência no magistério superior e 12 têm parecer de aprovação do CFE. 01. Alexandre Farina Neto Disc: Sistemas Distribuídos/Computador e Sociedade Qualif. e Reg. de Trabalho: Bel. em Administração de Empresas e em Admin i s t r a ç ã o Pública, UFRGS/81. Possui experiência no m agistério superior e profissional na área. Fez vários cursos de extensão na área. Pode ser aceito para este curso. 02. Cláudio Miguel Pozza Disc: Banco de Dados Automação Industrial Qualif. e Reg. de Trabalho: Grad. em Tecnologia em Processamento de Dados, UFRGS/81. Fez curso de aperfeiçoamento em Informática, PROCERGS. Fez alguns cursos de extensão na área. Possui experiência profissional. Pode ser a c e i t o p a r a e s t e c u r s o. 03. Edemar Porto Disc.: Noções de Administração Teoria Geral da Administração Qualif. e Reg. de Trabalho: Bel. em Ciências Econômicas, Fac. de Economia do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo/67. Espe cialização em Metodologia do Ensino Superior e em Administra ção, UFRGS/82. Possui experiência no magistério superior e profissional. Aprovado pelo Parecer CFE n / 7 5. Pode ser a c e i t o. 04. Egidio Dall'Agnol Disc.: Aplicações Industriais I e II Informática nas Organizações Qualif. e Reg. de Trabalho: Bel. em Administração Pública UFRGS/83. Graduado em Engenharia Mecânica, UFRGS/74. Mestrado (cursando) em Administração - Tecnologia Operacional,UFRGS Possui experiência no magistério superior e profissional. Pode ser a c e i t o p a r a e s t e c u r s o.

4 05. Emílio Enrique Volz Farias Disc.: Fundamentos de Computação Aplicações Administrativas/Financeiras Aplicações Especiais da Informática Qualif. e Reg. de Trabalho: Graduado em Engenharia Industrial - UFRGS. Mestrado em Engenharia Civil/84. Fez diversos cursos de extensão. Possui experiência no magistério superior. Pode ser aceito para este curso. 06. Enio Zago Martins Disc: Desenho Técnico Geometria Analítica Qualif. e Reg. de Trabalho: Lic. em Desenho, UFRGS/70. Gradua do em Professorado de Desenho, UFRGS/71. Especialização em Ló gica e Metodologia Científica; Metodologia do Ensino Superior: e Desenho. Possui experiência no magistério superior. Aprova do pelos Pareceres CFE de n s 15/80 e 1758/75. Pode ser aceito. 07. Gaspar Henrique Stommer Disc: Análise de Sistemas I, II e III Engenharia de Software I e II Banco de Dados Qualif. e Reg. de Trabalho: Bel. em Matemâtica/76 e em Fisi-ca/77 - UnB. Mestrado em Matemática, UnB/79. Cursando Doutora do em Matemática, NYU. Experiência como Monitor I e II na UnB, Tem trabalhos publicados. Pode ser a c e i t o para e s t e curso. 08. Hélio Morchel Disc: Inglês para Processamento de Dados I e II Qualif. e Reg. de Trabalho: Graduado em Letras - Português/Inglês, UNISINOS/77. Especialização em Metodologia do Ensino e Supervisão Escolar - FEEVALE/83. Fez alguns cursos de exten são. Possui experiência profissional. Pode ser aceito para este curso. 09. Ingo Sarlet Disc: Instituição de Direito Público e Privado Qualif. e Reg. de Trabalho: Bel. em Ciências Jurídicas, UNISI. NOS/85. Especialização em Direito Político, UNISINOS/86. Possui experiência no magistério superior. Pode ser aceito para este curso.

5 10. Isabel Haidée Roeman Adams Disc. Informática na Educação Qualif. e Reg. de Trabalho: Grad. em Tecnologia em Processamento de Dados, UNISINOS/83. Possui experiência profissional. Pode ser aceita para este curso. 11. João Carlos Schmitz Disc: Português Qualif. e Reg. de Trabalho: Bel. em Letras Neolatinas, FFCL/ 62. Licenciada em Letras Neolatinas - Cristo Rei São Leopoldo /63. Fez especialização em Administração de Sistemas Educacionais, PUC/RS. Possui experiência no magistério superior. Aprovado pelo Parecer CFE 863/69. Pode ser aceito. 12. Júlio Cezar Camerlni Disc.: Automação Industrial Aplicações Industriais I e II Qualif. e Reg. de Trabalho: Bel. em Ciências Econômicas, UNI-SINOS/81. Fez outros cursos de extensão na área. Participou de Congressos, Encontros e eventos similares. Possui experiência profissional. Pode ser aceito para este curso. 13. Kurt Joaquim Luft Disc.: Inglês para Processamento de Dados I e II Qualif. e Reg. de Trabalho: Licenciado em Letras -Português/ Inglês, UNISINOS/70. Fez Especialização em Administração dos Sistemas Educacionais, FEEVALE/83. Possui experiência no magistério superior e profissional. Aprovado pelo Parecer CFE 1697/73. Apresenta termo de compromisso. Pode ser aceito. 14. Lilian Corrêa Fontana Disc: Análise de Sistemas I, II e III Qualif. e Reg. de Trabalho: Grad. em Tecnologia em Processamento de Dados, UNISINOS/80. Especialização em Sistemas de Informação, UNISINOS/84. Fez outros cursos de extensão na área. Possui experiência profissional. Pode ser aceito para este curso.

6 15. Lúcia Giraffa Disc.: Informática na Educação Geometria Analítica Qualif. e Reg. de Trabalho: Licenciatura Plena em Matemática UFRGS/79. Especialização em Análise de Sistemas, PUC/87. Mestrado (cursando) em Educação, PUC. Possui experiência no magistério superior e profissional. Pode ser a c e ita para este curso. 16. Luis Antônio Amorim Garcia Disc.: Introdução ao Processamento de Dados Qualif. e Reg. de Trabalho: Bel. em Administração Pública e em Administração de Empresas, UFRGS/77. Aperfeiçoamento em Programação de Computadores, UFRGS/72. Fez cursos de extensão na área. Pode ser aceito para este curso. 17. Luiz Alberto Braga Disc: Introdução ao Processamento de Dados Análise de Sistemas I, II e III Sistemas Distribuídos Qualif. e Reg. de Trabalho: Bel. em Ciências Econômicas, USP /84. Fez curso de extensão em Administração Financeira, USP/ 78. Possui experiência profissional na área. Pode ser aceito para este curso. 18. Luiz Antônio Xavier Turlanetto Disc: Programação I e II Linguagens de Programação Sistemas Operacionais I e II Qualif. e Reg. de Trabalho: Licenciado em Ciências e Matemática, Univ. de Passo Fundo/83. Possui experiência profissional na área. Pode ser aceito para e s t e curso. 19. Luiz Carlos Zancan Disc.: Introdução à Economia Qualif. e Reg. de Trabalho: Bel. em Ciências Econômicas UFRGS/67. Fez cursos de extensão na área. Especialização em Elaboração e Análise de Projetos (737 h/a), SEPLAN/IPEA/7 7. Possui experiência no magistério superior. Aprovado pelos Pa receres CFE n s 23/70 e 863/69. Pode ser a c e ito.

7 20. Mairi Strassburger Disc: Engenharia de Software I e II Qualif. e Reg. de Trabalho: Grad. em Tecnologia em Processamento de Dados, UNISINOS/83. Fez curso de extensão em Análise de Dados/86. Possui experiência profissional na área. Pode ser a c eitou para este curso. 21. Manoel Luiz Leão Disc: Pesquisa Operacional Automação Comercial Qualif. e Reg. de Trabalho: Graduado em Engenharia Civil DFRGS/49. Bacharelado em Ciências Econômicas, UFRGS/58. Doutorado em Engenharia, UFRGS/58. Possui experiência no magistério superior e profissional. Aprovado pelos Pareceres CFE n s 198/77 e 1543/76. Pode ser aceito. 22. Marco Antônio Baptista Orai Disc: Estatistíca Qualif. e Reg. de Trabalho: Licenciado em Matemática, UNISINOS /71. Fez Especialização em Estatística, PUC/72. Possui experiência no magistério superior. Aprovado pelos Pareceres CFE n s 1417/79 e 1752/75. Pode ser aceito. 23. Marcos Augusto Stemmer Disc: Arquitetura de Computadores Organização de Arquivos Qual. e Reg. de Trabalho: Graduado como Engenheiro Eletricista UFRGS/85. Mestrado (incompleto) em Ciências da Computação - Mi croeletronica, UFRGS. Possui experiência no magistério superior Pode ser aceito para este curso. 24. Paulo Alberto de Azeredo Disc: Estrutura de Dados Compiladores Qualif. e Reg. de Trabalho: Graduado em Engenharia Mecânica UFRGS/68. Mestrado em Informática, PUC/RJ- 72. Doutorado em Ciências da Computação, PUC/RJ-80. Possui experiência no magistério superior. Aprovado pelo Parecer CFE n 1543/76. Pode ser aceito.

8 25. Pedro Alípio Heck Disc.: Matemática I, II e III Qualif. e Reg. de Trabalho: Grad. em Matemática, PUC/55. Especialização em Matemática, Studienbuch e Answeistarte/Munique - Alemanha. Possui experiência no magistério superior. Aprovado pelo Parecer CFE n 863/69. Pode ser aceito. 26. Plínio Dall'Agnol Disc: Estudo de Problemas Brasileiros I e II Qualif. e Reg. de Trabalho: Bel. e Lic. em Ciências Sociais - FFCL/64. Fez Especialização em Administração Hospitalar FEEVALE. Tem curso de Aperfeiçoamento em Metodologia Cientifica Aplicada á Administração, PUC/RS. Possui experiência no magistério superior. Aprovado pelos Pareceres CFE n s 1311/72 e 1035/74. Pode ser aceito. 27. Ramon Georg Von Berg Disc: Instituição de Direito Público e Privado Qualif. e Reg. de Trabalho: Bel. em Ciências Jurídicas e Sociais, Fac. de Direito de Passo Fundo/64. Fez curso de Formação de Professores das Disciplinas Especificas do Ensino Médio Têcnico/65. Possui experiência no magistério superior. A- provado em concurso público da Procuradoria Geral da Justiça/ RS. Aprovado pelo Parecer CFE n 863/69. Pode ser aceito. 28. Renan Floriano Chagas Disc: Teleprocessamento Operações em Instalações de CPD Qualif. e Reg. de Trabalho: Graduado em Engenharia Eletrônica PUC/RS-80. Fez cursos de extensão na área. Possui experiência ' profissional. Pode ser aceito para este curso..29. Renata Henkel Disc: Fundamentos da Computação Organização de Arquivos Qualif. e Reg. de Trabalho: Grad. em Tecnologia em Processa -mento de Dados, UNISINOS/86. Fez alguns cursos de extensão na área. Possui experiência profissional. Pode ser aceito, para este curso.

9 30. Rolf Harm Hinrichs DISC: Arquitetura de Computadores Sistemas de Inteligência Artificial Qualif. e Reg. de Trabalho: Grad. em Engenharia Elétrica e Eletrônica - modalidade Industrial, UFRGS/76. Mestrado em Ciências da Computação, UFRGS/B3. Possui experiência profissional Pode ser a c e i t o p a r a e s t e c u r s o. 31. Rosa Maria Jrings Disc: Fundamentos de Eletromagnetismo Introdução ã Eletrônica Qualif. e Reg. de Trabalho: Lic. em Física, UNISINOS/73. Mestrado em Engenharia Metalúrgica, ÜFRGS/78. Possui experiência no magistério superior e profissional. Aprovado pelo Parecer CFE n 593/82. Pode ser a c e i t a. 32. Tânia Maria Ramos da Cunha Disc: Projeto/Desenho Assistido por Computador Qualif. e Reg. de Trabalho: Grad. em Arquitetura, Fez alguns cursos de extensão na área. Possui experiência magistério superior e profissional. Pode ser a c e i t a para e s t e c u r s o. no UFRGS/ Luiz Fernando F r a m i l Fernandes Disc. Pratica Desportiva I e II Qual. L i c e n c i a d o em E d u c a ç ã o F í s i c a. E s p e c i a l i z a ç ã o em Técnica Desportiva e Handebol. Pode ser a c e i t o p a r a e s t e c u r s o. 4- Da i n f r a - e s t r u t u r a f í s i c a - Laboratórios e Equipamentos 0 curso em apreço contara com duas amplas salas com capacida de para 25 a l u n o s c a d a uma d e l a s. As r e f e r i d a s s a l a s p o s s u e m ilumina ção n a t u r a l e a r t i f i c i a l, conforme exigem os p a d r õ e s t é c n i c o s. -Biblioteca A B i b l i o t e c a funcionara de segunda a s e x t a - f e i r a, das 13:15 às 17:45 e das 19: às 2 2 : 3 0 h o r a s. 0 acervo está c l a s s i f i c a d o pelo Sistema de Decimal Universal - CDU e, a catalogação adotada é a referenciada ABNT acervo especifico existente conta com títulos, com 3.314

10 exemplares, sendo destes, 16 títulos de periódicos cora 268 exemplares. 5. Do Planejamento econômico-financeiro É apresentado o plano econômico-financeiro trienal (1988/1990) onde se destacam as fontes de receita, as categorias de despesas e a previsão dos investimentos. Na composição do plano observa-se que: a) anuidades, taxas e serviços educacionais e transferências da mantenedora, são as fontes de receita; b) as despesas discriminam-se por estas categorias: pessoal ad_ ministrativo, pessoal docente; material de consumo; serviços gerais; o investimentos. 6. Do Estabelecimento de Ensino que abrigará o curso projetado. 0 Centro de Ciências da Computação, nova unidade integrante da FEEVALE-Federação de Estabelecimento de Ensino Superior em Novo Hamburgo, e que abrigara o curso tal como acima projetado. A administração superior da Federação é constituída pelos seguintes órgãos: a) Conselho Federativo; b) Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; c) Conselho de Desenvolvimento e Administração; d) Diretoria Geral. A Administração das unidades federadas ê exercida pela diretoria e pelos departamentos. 0 curso funcionara em prédio pertencente à Associação Pró-Ensi-no Superior era Novo Hamburgo - ASPEUR, mantenedora da Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior era Novo Hamburgo - FEEVALE, a qual pos sui em torno de m2 de área construída, num terreno de aproximadamente m2, e sito na Av. Maurício Cardoso, n 510, em Novo Hamburgo. II - VOTO DO RELATOR Vota o Relator pela aprovação do Plano de curso em Ciência da Computação - habilitação era Informática, para funcionar no Centro de Ci ências da Computação, cora 100 vagas totais anuais, com duas entradas de 50 alunos cada uma. III - CONCLUSÃO DA CÂMARA A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.

11

12 IV - DECISÃO DO PLENÁRIO O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou,j por onze votos contra oito, a conclusão da Câmara. Sala Barretto Filho, em de de 19.

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GONÇALVES DIAS. Autorização (aprovação do projeto) para funcionamento do curso Letras

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GONÇALVES DIAS. Autorização (aprovação do projeto) para funcionamento do curso Letras ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GONÇALVES DIAS Autorização (aprovação do projeto) para funcionamento do curso Letras ARNALDO NISKIER I - RELATÓRIO A Associação de Ensino Superior Gonçalves Dias de São Luis(MA)

Leia mais

Autorização(Projeto) da habilitação em Radialismo do curso de Comunicação Social.

Autorização(Projeto) da habilitação em Radialismo do curso de Comunicação Social. INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUTO METODISTA DE ENSINO SUPERIOR UF SP ASSUNTO: Autorização(Projeto) da habilitação em Radialismo do curso de Comunicação Social. RELATOR: SR. CONS. Arnaldo Niskier 1-RELATÓRIO

Leia mais

Transferência de sede da Faculdade de Engenharia Civil de Barra do Piraí para a cidade de Nova Iguaçu. Lauro Franco Leitão

Transferência de sede da Faculdade de Engenharia Civil de Barra do Piraí para a cidade de Nova Iguaçu. Lauro Franco Leitão FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL RJ Transferência de sede da Faculdade de Engenharia Civil de Barra do Piraí para a cidade de Nova Iguaçu Lauro Franco Leitão I RELATÓRIO 0 Parecer 700/89, de 3/8/89,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ASSOCIAÇÃO DE ENSINO CRISTO REDENTOR Autorização (Projeto) para funcionamento do curso superior de Ciências - habilitação licenciatura de 1º grau, a

Leia mais

Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon

Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL CÂNDIDO RONDON Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon João Paulo do Valle Mendes

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE BARRETOS

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE BARRETOS ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE BARRETOS SP Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Ciências Contábeis a ser ministrado pela Faculdade de Ciências Contábeis de Barretos-SP. A Asscoiaçao

Leia mais

Autorização (Projeto) para Curso de Administração, a ser oferecido Faculdade de Administração de Empresas de Curvelo.

Autorização (Projeto) para Curso de Administração, a ser oferecido Faculdade de Administração de Empresas de Curvelo. INTERESSADO/MANTENEDORA MITRA ASSUNTO: Autorização (Projeto) para Curso de Administração, a ser oferecido Faculdade de Administração de Empresas de Curvelo. UF MG pela ARQUIDIOCESANA DE DIAMANTINA RELATOR:

Leia mais

Autorização do Curso (Fase Projeto) de Pedagogia. Pe. ANTONIO GERALDO AMARAL ROSA

Autorização do Curso (Fase Projeto) de Pedagogia. Pe. ANTONIO GERALDO AMARAL ROSA ASSOCIAÇÃO JIPARANAENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA Autorização do Curso (Fase Projeto) de Pedagogia Pe. ANTONIO GERALDO AMARAL ROSA 1 - RELATÓRIO O pleito da interessada foi aprovado na fase da Carta Consulta

Leia mais

Autorização (Exame do Projeto) para funcionamento do curso de Letras, habilitação em Português/Inglês. CESu, 2 Grupo

Autorização (Exame do Projeto) para funcionamento do curso de Letras, habilitação em Português/Inglês. CESu, 2 Grupo ASSOCIAÇÃO DE ENSINO DE VERSALHES Autorização (Exame do Projeto) para funcionamento do curso de Letras, habilitação em Português/Inglês. Arnaldo Niskier CESu, 2 Grupo 1 - RELATÓRIO A Associação de Ensino

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES E PESQUISA DO PARANÁ

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES E PESQUISA DO PARANÁ CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES E PESQUISA DO PARANÁ Autorização (projeto) para funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados. A ser ministrado pela Faculdade de Informática do Paraná.

Leia mais

II - VOTO DO RELATOR. III - CONCLUSÃO DA CÂMARA A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator. Sala das Sessões, em 31 de agosto de 1989

II - VOTO DO RELATOR. III - CONCLUSÃO DA CÂMARA A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator. Sala das Sessões, em 31 de agosto de 1989 . Todos os professores apresentaram o termo de compromisso. A relação dos docentes com o resumo da qualificação acadêmico-profissional encontra-se anexa a este Parecer. (Anexo II). A Associação Campineira

Leia mais

; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes. CESu-1 grupo

; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes. CESu-1 grupo UNIÃO PIONEIRA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL-UPIS Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis ; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes CESu-1 grupo 1 - RELATÓRIO 0 Presidente da União Pioneira de Integração Social-UPIS

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO Plena em Matemática CURSO DE CIÊNCIAS: Conversão, pela via da plenificação da Licenciatura Ernani Bayer I - RELATÓRIO O Instituto de

Leia mais

O curso oferece 200 vagas anuais, nos turnos diurno e noturno, com regime de matrícula anual.

O curso oferece 200 vagas anuais, nos turnos diurno e noturno, com regime de matrícula anual. MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROCESSO: 23001.0002/94-40 MANTENEDORA: Associação Itaquerense de Ensino ESTABELECIMENTO DE ENSINO: Universidade Camilo Castelo Banco

Leia mais

Autorização (Projeto) para implantação do curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados

Autorização (Projeto) para implantação do curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados ASSOCIAÇÃO DOMUS DE ENSINO S UPERIOR - ADES Autorização (Projeto) para implantação do curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados Yugo Ok ida 1 - RELATÓRIO 23030.0 10576/85-39 0 presente processo,

Leia mais

Reconhecimento do curso de Secretariado Executivo. Jessé Guimarães.

Reconhecimento do curso de Secretariado Executivo. Jessé Guimarães. Associação Latino-americana de Educação. PE Reconhecimento do curso de Secretariado Executivo. Jessé Guimarães. 1 - RELATÓRIO A Associação Latino-americana de Educação submete a este Colegiado pedido de

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE RIBEIRÃO PRETO. Autorização(Projeto) para o Curso de Psicologia

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE RIBEIRÃO PRETO. Autorização(Projeto) para o Curso de Psicologia ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE RIBEIRÃO PRETO Autorização(Projeto) para o Curso de Psicologia A Associação de Ensino Superior de Ribeirão Preto-SP, solicita autorização para o funcionamento de curso

Leia mais

FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, oferecido pela Faculdade de Informática de Lins-SP. Pe. Antonio Geraldo Amaral Rosa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIÃO SOCIAL CAMILIANA ASSUNTO / UF SP AUTORIZAÇÃO (PROJETO) PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - HABILITAÇÕES

Leia mais

Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas.

Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO AGRESTE ALAGOANO Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS I -

Leia mais

Autorização /Execução do Projeto) de curso de Ciências Contábeis a funcionar na Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis Cândido Rondon.

Autorização /Execução do Projeto) de curso de Ciências Contábeis a funcionar na Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis Cândido Rondon. ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL CÂNDIDO RONDON Autorização /Execução do Projeto) de curso de Ciências Contábeis a funcionar na Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis Cândido Rondon. João Paulo do Valle Mendes

Leia mais

UNIVIERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

UNIVIERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNIVIERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA Reconhecimento do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, com as habilitações em Pre-Escolar e Primeiras Séries do l Grau ministrado pela Faculdade de Educação do Estado

Leia mais

Margarida Maria do R.B.P.Leal

Margarida Maria do R.B.P.Leal INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO ASSUNTO. UF SP Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, a ser

Leia mais

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO ARARIPE - AEDA

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO ARARIPE - AEDA MNSTÉRO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO AUTARQUA EDUCACONAL DO ARARPE AEDA Reconhecimento do curso de Licenciatura em Ciências, habilitação Yugo Okida A Autarquia Educacional do Araripe, mantenedora

Leia mais

INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO ASSUNTO:

INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO ASSUNTO: INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO ASSUNTO: Transformação do curso de Estudos Sociais, com habilitações em História e Geografia, licenciaturas plenas, em cursos de Histó ria e Geografia,

Leia mais

O pleito passa agora a ser apreciado nesta Câmara, nos aspectos concernentes aos recursos materiais e humanos indispensáveis.

O pleito passa agora a ser apreciado nesta Câmara, nos aspectos concernentes aos recursos materiais e humanos indispensáveis. Sociedade Educacional São Paulo Redistribuição de Vagas JACKS GRINBERG 1 - RELATÓRIO A Sociedade Educacional São Paulo, Mantenedora da FESP - Faculdade de Engenharia São Paulo, com sede na Capital do Estado

Leia mais

SOCIEDADE CIVIL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO ROQUE

SOCIEDADE CIVIL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO ROQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE CIVIL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO ROQUE UF SP ASSUNTO: Autorização Projeto) para funcionamento do curso de Administração

Leia mais

Autorização (Projeto) do curso de Tecnologia em Processamento de Dados. Jucundino da Silva Furtado

Autorização (Projeto) do curso de Tecnologia em Processamento de Dados. Jucundino da Silva Furtado INSTITUTO RADIAL DE ENSINO E PESQUISA - IREP Autorização (Projeto) do curso de Tecnologia em Processamento de Dados. Jucundino da Silva Furtado 1 - RELATÓRIO O pedido do Instituto Radial de Ensino e Pesquisa,

Leia mais

CÂMARA OU COMISSÃO. CESu

CÂMARA OU COMISSÃO. CESu INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO SANTA MARCELINA ASSUNTO UF SP REMANEJAMENTO DE VAGAS RELATOR. SR. CONS. DALVA ASSUMPÇÃO SOUTTO MAYOR PARECER N. 222/92 CÂMARA OU COMISSÃO CESu APROVADO EM 01/04/92 PROCESSO

Leia mais

Os equipamentos listados pela Comissão Verificadora atendem satisfatoriamente ao mínimo requerido para um Bacharelado em Ciência da Computação.

Os equipamentos listados pela Comissão Verificadora atendem satisfatoriamente ao mínimo requerido para um Bacharelado em Ciência da Computação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARECER N. 078/95 CEE/SESu/MEC PROCESSO N. 23065.003376/94-34 MANTENEDORA: AUTARQUIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ALAGOAS ESTABELECIMENTO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FACS - FACULDADES SALVADOR S/C UF BA ASSUNTO Curso de pós-graduação Lato Sensu, em nível de Especialização a ser Ministrado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO AGRESTE ALAGOANO Reconhecimento do Curso de Ciências, com habilitações em Matemática, Química e Biologia. O Presidente da Fundação

Leia mais

Lauro Franco L eitã o

Lauro Franco L eitã o INSTITUTO SUPERIOR DE E NSINO CELSO L ISBOA Redistribuição de v agas Lauro Franco L eitã o I - RELATÓRIO O Presidente do Instituto Superior de Ensino Celso Lisboa, este mantenedor da Federação das Faculdades

Leia mais

Renovação do credenciamento do curso de pos-graduação em Administração, em nivel de mestrado. CESu APROVADO EM: 06/04/94

Renovação do credenciamento do curso de pos-graduação em Administração, em nivel de mestrado. CESu APROVADO EM: 06/04/94 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL RS Renovação do credenciamento do curso de pos-graduação em Administração, em nivel de mestrado. SILVINO LOPES

Leia mais

Publicado no DOE de 16/12/2015 pela Portaria SEE nº 4788/2015, de 15/12/2015 PARECER CEE/PE Nº 138/2015-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 30/11/2015

Publicado no DOE de 16/12/2015 pela Portaria SEE nº 4788/2015, de 15/12/2015 PARECER CEE/PE Nº 138/2015-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 30/11/2015 INTERESSADA: AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS AESGA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANAS DE GARANHUNS FAHUG ASSUNTO: RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DO CURSO DE BACHARELADO EM SECRETARIADO

Leia mais

Redistribuição de vagas entre os cursos da Faculdade Anhembi Morumbi.

Redistribuição de vagas entre os cursos da Faculdade Anhembi Morumbi. INSTITUTO SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA Redistribuição de vagas entre os cursos da Faculdade Anhembi Morumbi. ARNALDO NISKIER Nos termos do Parecer nº 174/87, da CAPLAN, o Instituto Superior de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO / MANTENEDORA FEBASP SOCIEDADE CIVIL ASSUNTO SP UF Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de Tecnologia da Embalagem,

Leia mais

Comunica i r r e g u l a r i d a d e s na Faculdade de Ciências Contábeis de Caratinga. Manoel Gonçalves Ferreira Filho

Comunica i r r e g u l a r i d a d e s na Faculdade de Ciências Contábeis de Caratinga. Manoel Gonçalves Ferreira Filho DEMEC/MH Comunica i r r e g u l a r i d a d e s na Faculdade de Ciências Contábeis de Caratinga. Manoel Gonçalves Ferreira Filho 1 RELATÓRIO Pelo Parecer 306/87 foi aberto inquérito administrativo na Faculdade

Leia mais

Associação de Ensino de Itapetininga

Associação de Ensino de Itapetininga 23033.003533/87-78 João Paulo do Valle Mendes Associação de Ensino de Itapetininga 36/88 SP CESu-lº Grupo Alteração de Regimento 0 Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga,

Leia mais

INSPETORIA SALESIANA DO SUL DO BRASIL. Aprovação de Plano de Curso ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS 1 - RELATÓRIO

INSPETORIA SALESIANA DO SUL DO BRASIL. Aprovação de Plano de Curso ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS 1 - RELATÓRIO INSPETORIA SALESIANA DO SUL DO BRASIL Aprovação de Plano de Curso ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS 1 - RELATÓRIO Este processo, de interesse da Inspetoria Salesiana do Sul do Brasil-SP, trata de pedido de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: PARECER HOMOLOGADO (*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 04/12/2007. (*) Portaria / MEC n 1.154, publicada no Diário Oficial da União de 04/12/2007. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ASSUNTO UNIVERSIDADE STA. CECÍLIA DOS BANDEIRANTES Reconhecimento do Curso de Ciências Econômicas, ministrado pela Faculdade

Leia mais

PROCESSO N.º 1200/03-G PROTOCOLO N.º 5.657.325-9/03 PARECER N.º 446/05 APROVADO EM 05/08/2005

PROCESSO N.º 1200/03-G PROTOCOLO N.º 5.657.325-9/03 PARECER N.º 446/05 APROVADO EM 05/08/2005 PROTOCOLO N.º 5.657.325-9/03 PARECER N.º 446/05 APROVADO EM 05/08/2005 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA: FUNDAÇÃO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE MANDAGUARI - FAFIMAN MUNICÍPIO: MANDAGUARI

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO NORDESTE - CAMPINA GRANDE

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO NORDESTE - CAMPINA GRANDE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO NORDESTE - CAMPINA GRANDE REC. DO CURSO DE HISTORIA LICENCIATURA PLENA I - RELATÓRIO O Presidente da Fundação Universidade Regional do Nor deste - FURNE - encaminha ao

Leia mais

PR ASSUNTO Autorização (execução de projetos) para funcionamento da habilitação Biologia, licenciatura plena no curso de Ciências já existente

PR ASSUNTO Autorização (execução de projetos) para funcionamento da habilitação Biologia, licenciatura plena no curso de Ciências já existente MINISTERIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO CULTURAL E PR ASSUNTO Autorização (execução de projetos) para funcionamento da habilitação Biologia, licenciatura

Leia mais

Autorização de curso de Ciências Contábeis

Autorização de curso de Ciências Contábeis INTERESSADO/MANTENEDORA ASSUNTO: ASSOCIAÇÃO JACAREPAGUÁ DE ENSINO SUPERIOR Autorização de curso de Ciências Contábeis UF RJ RELATOR: SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes 1 - RELATÓRIO O processo em epígrafe

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE TEOLOGIA PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE TEOLOGIA PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO Ministério da Educação Secretaria da Educação Superior Departamento de Políticas de Ensino Superior Coordenação das Comissões de Especialistas de Ensino Comissão de Especialistas de Ensino de Filosofia

Leia mais

INTERESSADO/MANTENEDORA. ASSUNTO Reconhecimento do curso de Comunicação Social, Habilitação Jornalismo,minis trado pela Universidade Federal do Piauí.

INTERESSADO/MANTENEDORA. ASSUNTO Reconhecimento do curso de Comunicação Social, Habilitação Jornalismo,minis trado pela Universidade Federal do Piauí. INTERESSADO/MANTENEDORA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI UF PI ASSUNTO Reconhecimento do curso de Comunicação Social, Habilitação Jornalismo,minis trado pela Universidade Federal do Piauí. RELATOR: SR. CONS.

Leia mais

Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos

Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE GUARULHENSE DE EDUCAÇÃO ASSUNTO; UF SP Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos RELATOR SR. CONS.

Leia mais

Autorização(projeto) para funcionamento do curso de Administração. Virgínio Cândido Tosta de Souza

Autorização(projeto) para funcionamento do curso de Administração. Virgínio Cândido Tosta de Souza Associação Piauiense de Educação e Cultura PI Autorização(projeto) para funcionamento do curso de Administração. Virgínio Cândido Tosta de Souza 1 - RELATÓRIO O processo em epígrafe de interesse da Associação

Leia mais

PROCESSO N 935/06 PROTOCOLO Nº 8.623.835-7 PARECER Nº 503/06 APROVADO EM 08/11/06 INTERESSADA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA UEPG

PROCESSO N 935/06 PROTOCOLO Nº 8.623.835-7 PARECER Nº 503/06 APROVADO EM 08/11/06 INTERESSADA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA UEPG PROTOCOLO Nº 8.623.835-7 PARECER Nº 503/06 APROVADO EM 08/11/06 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA UEPG MUNICÍPIO: PONTA GROSSA ASSUNTO: Pedido de reconhecimento

Leia mais

Reconhecimento do curso de Licenciatura Plena em Historia e

Reconhecimento do curso de Licenciatura Plena em Historia e Autarquia Educacional do Araripe Geografia. Reconhecimento do curso de Licenciatura Plena em Historia e Leda Maria Chaves - RELATÓRIO Dados sobre a mantenedora Condição Jurídica,Regularidade Fiscal e Parafiscal

Leia mais

Reconhecimento da habilitação Administração Hospitalar do Curso de Administração. Virgínio Cândido Tosta de Souza

Reconhecimento da habilitação Administração Hospitalar do Curso de Administração. Virgínio Cândido Tosta de Souza Associação de Ensino de Botucatu SP Reconhecimento da habilitação Administração Hospitalar do Curso de Administração. Virgínio Cândido Tosta de Souza I - RELATÓRIO 0 Diretor da Associação de Ensino de

Leia mais

Reconhecimento do curso de Matemática Aplicada à Informática, ministrado pela Faculdade de Informática de São Paulo

Reconhecimento do curso de Matemática Aplicada à Informática, ministrado pela Faculdade de Informática de São Paulo SOCIEDADE CIVIL ATENEU BRASIL Reconhecimento do curso de Matemática Aplicada à Informática, ministrado pela Faculdade de Informática de São Paulo ARNALDO NISTEIER I - RELATÓRIO O Diretor-Presidente da

Leia mais

Reconhecimento do curso de Educação Artística, com habilitação

Reconhecimento do curso de Educação Artística, com habilitação UNIVERSIDADE DE IJUÍ Reconhecimento do curso de Educação Artística, com habilitação Arnaldo Niskier I - RELATÓRIO 0 Reitor da Universidade de Ijuí- RS/ e ncaminha a este Conselho pedido de reconhecimento

Leia mais

CÂMARA OU COMISSÃO CESu

CÂMARA OU COMISSÃO CESu INTERESSA DO/MANTENEDORA INSTITUTO DE CULTURA ESPÍRITA DO PARANÁ UF PR ASSUNTO Autorização (Execução do Projeto) para funcionamento do curso de Zootecnia, a ser ministrado pela Faculdade Ciências Agrárias

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUN nº 023/2013

RESOLUÇÃO CONSUN nº 023/2013 RESOLUÇÃO CONSUN nº 023/2013 Aprova a reestruturação curricular do Curso de Engenharia de Sistemas Digitais, incluindo a alteração da sua nomenclatura para Engenharia de Computação. O CONSELHO SUPERIOR

Leia mais

Reconhecimento do curso de Educação Física - habilitações em licenciatura e Técnica de Desportos. João Paulo do Valle Mendes

Reconhecimento do curso de Educação Física - habilitações em licenciatura e Técnica de Desportos. João Paulo do Valle Mendes FUNDAÇÃO EDUCACIONAL REGIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE Reconhecimento do curso de Educação Física - habilitações em licenciatura e Técnica de Desportos. João Paulo do Valle Mendes 1 RELATÓRIO O Diretor da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 31/8/2011, Seção 1, Pág.24. Portaria n 1168, publicada no D.O.U. de 31/8/2011, Seção 1, Pág.24. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES nº 76/2015-CTIG/FEG

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES nº 76/2015-CTIG/FEG EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES nº 76/2015-CTIG/FEG O Diretor da Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá, por meio da comissão especialmente indicada pelo Conselho Deliberativo do Colégio Técnico

Leia mais

Reconhecimento do curso de Direito ministrado pela Faculdade de Direito de Joinville. Clóvis Veríssimo do Couto e Silva

Reconhecimento do curso de Direito ministrado pela Faculdade de Direito de Joinville. Clóvis Veríssimo do Couto e Silva A.SSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO Reconhecimento do curso de ministrado pela Faculdade de de Joinville. Clóvis Veríssimo do Couto e Silva t - RELATÓRIO A Associação Catarinense de Ensino solicitou o reco

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 18/5/2012, Seção 1, Pág. 24. Portaria n 62, publicada no D.O.U. de 18/5/2012, Seção 1, Pág. 2. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE

Leia mais

Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Educação. Virgínio Cândido Tosta de Souza

Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Educação. Virgínio Cândido Tosta de Souza Sociedade de Ensino,Tecnologia,Educação e Cultura Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Educação Física. Virgínio Cândido Tosta de Souza 1-RELATÓRIO O processo em tela,de interesse da Sociedade

Leia mais

O presente processo de solicitação de reconhecimento foi instruído com os seguintes documentos:

O presente processo de solicitação de reconhecimento foi instruído com os seguintes documentos: INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA EMENTA: Reconhece o Curso Sequencial de Formação Específica em Gestão de Unidades de Saúde Pública da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) para

Leia mais

DETALHAMENTO DAS PROPOSTAS DO PROJETO DE EXPANSÃO DO ESR INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - CAMPOS

DETALHAMENTO DAS PROPOSTAS DO PROJETO DE EXPANSÃO DO ESR INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - CAMPOS DETALHAMENTO DAS PROPOSTAS DO PROJETO DE EXPANSÃO DO ESR INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - CAMPOS I IDENTIFICAÇÃO ESR Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE FILOSOFIA PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE FILOSOFIA PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO Ministério da Educação Secretaria da Educação Superior Departamento de Políticas de Ensino Superior Coordenação das Comissões de Especialistas de Ensino Comissão de Especialistas de Ensino de Filosofia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA Associação Desportiva e de Educação Juvenil ASSUNTO Autorização(Projeto) para funcionamento do curso de Pedagogia, com Habilitação

Leia mais

Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Nutri ção, aser ministrado pela Faculdade de Ciências Biológicas e Profissões da Saúde.

Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Nutri ção, aser ministrado pela Faculdade de Ciências Biológicas e Profissões da Saúde. Instituo Cultural Newton de Paiva Ferreira Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Nutri ção, aser ministrado pela Faculdade de Ciências Biológicas e Profissões da Saúde. Virgínio Cândido

Leia mais

RELATOR: SR. CONS. JOSÉ LUITGARD DE MOURA FIGUEIREDO... CÂMARA OU COMISSÃO CESu 1ºGrupo

RELATOR: SR. CONS. JOSÉ LUITGARD DE MOURA FIGUEIREDO... CÂMARA OU COMISSÃO CESu 1ºGrupo INTERESSADO/MANTENEDORA Sociedade Assistencial de Educação e Cultura. UF SP ASSUNTO Autorização execução de projeto para funcionamento do curso de Administração - habilitações Geral e Comércio Exterior,

Leia mais

PROCESSO N 85/2009 PROTOCOLO N.º 9.953.393-5 PARECER CEE/CEB N.º 75/09 APROVADO EM 31/04/09 INTERESSADO: INSTITUTO EDUCACIONAL DE DRACENA - IED

PROCESSO N 85/2009 PROTOCOLO N.º 9.953.393-5 PARECER CEE/CEB N.º 75/09 APROVADO EM 31/04/09 INTERESSADO: INSTITUTO EDUCACIONAL DE DRACENA - IED PROTOCOLO N.º 9.953.393-5 PARECER CEE/CEB N.º 75/09 APROVADO EM 31/04/09 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: INSTITUTO EDUCACIONAL DE DRACENA - IED MUNICÍPIO: DRACENA ASSUNTO: Pedido de Credenciamento

Leia mais

Ministro de Estado da Educação José Goldemberg Secretário de Administração Geral Antônio de Souza Teixeira Júnior Coordenador Geral de Planejamento

Ministro de Estado da Educação José Goldemberg Secretário de Administração Geral Antônio de Souza Teixeira Júnior Coordenador Geral de Planejamento Ministro de Estado da Educação José Goldemberg Secretário de Administração Geral Antônio de Souza Teixeira Júnior Coordenador Geral de Planejamento Setorial Ana Elizabeth Lofrano Alves dos Santos APRESENTAÇÃO

Leia mais

Credenciamento do curso de Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana, a nível de mestrado e Doutorado. Zilma Gomes Parente de Barros

Credenciamento do curso de Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana, a nível de mestrado e Doutorado. Zilma Gomes Parente de Barros UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Credenciamento do curso de Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana, a nível de mestrado e Doutorado. Zilma Gomes Parente de Barros CESu,19 Grupo O Reitor da

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA SUPERIOR DE ARAÇATUBA SP

ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA SUPERIOR DE ARAÇATUBA SP INTERESSADO/MANTENEDORA UF ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA SUPERIOR DE ARAÇATUBA SP ASSUNTO: Autorização (Execução do Projeto) do curso de Comunicação Social, habilitação /Publicidade e Propaganda, ministrado pela

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DE INVERNO 2009/2

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DE INVERNO 2009/2 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DE INVERNO 2009/2 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO O Reitor do Centro Universitário Feevale, instituição de ensino superior recredenciada pela Portaria nº. 1.566, de 27 de maio

Leia mais

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Ciência da Computação Modalidade: ( X ) bacharelado ( ) licenciatura Local de funcionamento: Coração Eucarístico 01 PERFIL DO CURSO O curso de Ciência da Computação

Leia mais

FUNDAÇÃO ALTO URUGUAI PARA A PESQUISA E O ENSINO SUPERIOR. Autorização para o curso em Regime Intensivo de Férias, por um novo período de 5 anos.

FUNDAÇÃO ALTO URUGUAI PARA A PESQUISA E O ENSINO SUPERIOR. Autorização para o curso em Regime Intensivo de Férias, por um novo período de 5 anos. FUNDAÇÃO ALTO URUGUAI PARA A PESQUISA E O ENSINO SUPERIOR Autorização para o curso em Regime Intensivo de Férias, por um novo período de 5 anos. ANNA BERNARDES DA SILVEIRA ROCHA O Presidente da Fundação

Leia mais

PROCESSO N 685/2009 PROTOCOLO N.º 7.648.915-7 PARECER CEE/CEB N.º 829/10 APROVADO EM 05/08/10

PROCESSO N 685/2009 PROTOCOLO N.º 7.648.915-7 PARECER CEE/CEB N.º 829/10 APROVADO EM 05/08/10 PROTOCOLO N.º 7.648.915-7 PARECER CEE/CEB N.º 829/10 APROVADO EM 05/08/10 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL ULYSSES GUIMARÃES ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL MUNICÍPIO: FOZ

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Associação Educacional de Araras UF: SP ASSUNTO: Credenciamento do Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson,

Leia mais

Transformação da habilitação parcial de "Modelador de Calçados" na habilitação plena de "Modelista Técnico de Calçados" MAURO COSTA RODRIGUES

Transformação da habilitação parcial de Modelador de Calçados na habilitação plena de Modelista Técnico de Calçados MAURO COSTA RODRIGUES SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Transformação da habilitação parcial de "Modelador de Calçados" na habilitação plena de "Modelista Técnico de Calçados" MAURO COSTA RODRIGUES O Diretor Regional

Leia mais

Atividades Complementares Curso de Gestão em Recursos Humanos

Atividades Complementares Curso de Gestão em Recursos Humanos Atividades Complementares Curso de Gestão em Recursos Humanos APRESENTAÇÃO As Atividades Complementares (AC) são práticas curriculares de caráter independente, interdisciplinar e transversal que visam

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROCESSO: 23000.014109/94-74 MANTENEDORA: Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado ESTABELECIMENTO DE

Leia mais

Informações Importantes e Condições

Informações Importantes e Condições Informações Importantes e Condições 32. Após a autorização do curso, a instituição compromete-se a observar, no mínimo, o padrão de qualidade e as condições em que se deu a autorização, as quais serão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N. 12/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N. 12/2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N. 12/2012 O Reitor da Universidade Federal do Amapá UNIFAP, no uso de suas atribuições legais, e em conformidade com a Lei n. 8.112, de 11 de

Leia mais

RESOLUÇÃO CA Nº 007/2006

RESOLUÇÃO CA Nº 007/2006 RESOLUÇÃO CA Nº 007/2006 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Engenharia da Computação, da Faculdade Independente do Nordeste, com alteração curricular adequada às Diretrizes Curriculares

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2010

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2010 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2010 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO O Reitor do Centro Universitário Feevale, instituição de ensino superior recredenciada pela Portaria nº. 1.566, de 27

Leia mais

LICENCIATURA EM EDUCOMUNICAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO

LICENCIATURA EM EDUCOMUNICAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO LICENCIATURA EM EDUCOMUNICAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO 1) Objetivos da Licenciatura em Educomunicação De acordo com as normas da Comissão Permanente de Licenciatura da USP, em seu documento Programa de Formação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUTO CULTURAL NEWTON PAIVA FERREIRA - MG ASSUNTO Proposta de alteração regimental visando a reformulação do Currículo Pleno

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 18/12/1997 CÂMARA OU COMISSÃO: CEB

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 18/12/1997 CÂMARA OU COMISSÃO: CEB PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 18/12/1997 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Ver Resolução CNE/CEB nº 1/1998 INTERESSADO: SERVIÇO

Leia mais

ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO DE ESTUDOS SOCIAIS - HABILITAÇÃO EM HISTÓRIA

ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO DE ESTUDOS SOCIAIS - HABILITAÇÃO EM HISTÓRIA INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO REGIONAL INTEGRADA - FuRI UF RS ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO DE ESTUDOS SOCIAIS - HABILITAÇÃO EM HISTÓRIA RELATOR: Srª Cons. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS 1 - RELATÓRIO

Leia mais

PARECER CEE/PE Nº 82/2005-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 17/11/2005 I RELATÓRIO:

PARECER CEE/PE Nº 82/2005-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 17/11/2005 I RELATÓRIO: INTERESSADA: ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEM IRMÃ DULCE ASSUNTO: RENOVAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM E ESPECIALIZAÇÕES EM INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA, ENFERMAGEM DO TRABALHO E ENFERMAGEM

Leia mais

SOCIEDADE UNIFICADA PAULISTA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO. Autorização (Projeto) de Plano de Curso de Ciência da Computação. Jucundino da Silva Furtado

SOCIEDADE UNIFICADA PAULISTA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO. Autorização (Projeto) de Plano de Curso de Ciência da Computação. Jucundino da Silva Furtado SOCIEDADE UNIFICADA PAULISTA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO Autorização (Projeto) de Plano de Curso de Ciência da Computação. Jucundino da Silva Furtado 1 - RELATÒRIO Neste processo, de interesse da Sociedade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO SOCIEDADE EDUCACIONAL SANTA MARTA S/C Autorização do curso de Administração a ser ministrado pela Faculdade de Administração Santa Marta. 0 Parecer 882/88

Leia mais

PROCESSO Nº 741/14 PROTOCOLO Nº 13.165.215-1 PARECER CEE/CES Nº 24/14 APROVADO EM 16/07/14 INTERESSADA:.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL

PROCESSO Nº 741/14 PROTOCOLO Nº 13.165.215-1 PARECER CEE/CES Nº 24/14 APROVADO EM 16/07/14 INTERESSADA:.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL PROTOCOLO Nº 13.165.215-1 PARECER CEE/CES Nº 24/14 APROVADO EM 16/07/14 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA:.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL MUNICÍPIO: LONDRINA ASSUNTO: Pedido de renovação

Leia mais

HUMANAS. Página na web: www.fea.ufjf.br CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Apresentação:

HUMANAS. Página na web: www.fea.ufjf.br CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Apresentação: HUMANAS ADMINISTRAÇÃO Os alunos de Administração da UFJF graduam-se na modalidade Bacharelado e podem escolher entre as opções de especialização: Administração de Empresas e Administração Pública. O curso

Leia mais

Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis do Vale do Ribeira - SP

Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis do Vale do Ribeira - SP SOCIEDADE DE CULTURA E EDUCAÇÃO DO LITORAL SUL - Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis do Vale do Ribeira - SP Lauro Franco Leitão

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BAURUENSE DE ENSINO SUPERIOR E CULTURA

ASSOCIAÇÃO BAURUENSE DE ENSINO SUPERIOR E CULTURA ASSOCIAÇÃO BAURUENSE DE ENSINO SUPERIOR E CULTURA Autorização do curso de Ciências - habilitação em Ma temática - Licenciatura Plena para funcionar na Faculdade de Ci ências, novo estabelecimento de ensino

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO LUSO-BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA- ILBEC ASSUNTO Autorização do Curso de Matemática nas Faculdade Capital As

Leia mais

À Universidade do Amazonas, mantida pela Fundação Universidade do Amazonas é uma instituição de ensino superior, nos

À Universidade do Amazonas, mantida pela Fundação Universidade do Amazonas é uma instituição de ensino superior, nos INTERESSADO/MANTENEDORA UF UNIVERSIDADE DO AMAZONAS ASSUNTO Reconhecimento do curso de Educação Artística, Licenciatura de 1º grau e licenciaturas Plenas em Desenho e Música, ministrado pela Universidade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.061, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.061, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E ETENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.061, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em

Leia mais