Relatório de atividades

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório de atividades"

Transcrição

1 QBQ55- Prática de Ensino de Química e Bioquímica Relatório de atividades Disciplina: QFL33 Mecânica Quântica e Espectroscopia Molecular Docente: Mauro Carlos Costa Ribeiro Deborah Rean Carreiro Matazo 1 semestre

2 Introdução A disciplina Mecânica Quântica e Espectroscopia Molecular (QFL-33) é oferecida para os cursos de Bacharelado em química ambiental e Licenciatura em química, ambos no período noturno. Durante o curso a turma era formada por 5 alunos (alguns alunos trancaram matricula ou desistiram da disciplina ao longo do semestre). O Professor Mauro C. C. Ribeiro já ministrou o curso em 3 anos anteriores, durante os quais utilizava listas de exercícios apenas como apoio aos alunos para o estudo sem exigência de entrega. Neste ano a proposta realizada pelo docente é que as listas de exercícios fossem entreguem pelos alunos e fossem avaliadas na expectativa que auxiliassem de maneira mais significativa para o processo de ensinoaprendizagem dos alunos. Durante o curso foram desenvolvidas listas de exercícios cada uma com os conteúdos equivalente a uma das provas aplicadas. Para minimizar as cópias entre os alunos, incentivar que os alunos efetivamente resolvessem os exercícios e para que cada lista fosse suficientemente abrangente, cada uma das listas tinha em média 5 exercícios variados e cada aluno era orientado a entregar exercícios previamente determinados randomicamente pelos monitores. Aos monitores da disciplina coube desenvolver e corrigir as listas de exercícios além de orientar e sanar as dúvidas dos alunos. Tendo inclusive sido desenvolvida uma aula de exercícios com exercícios presentes ou não na lista, que utilizassem ferramentas matemáticas que historicamente os alunos encontram dificuldade segundo o docente. Para analisar a eficiência desta metodologia que teoricamente nos parece tão positiva, é proposta a análise de correlação entre as notas de prova e lista de exercícios para cada uma das listas e provas, além da média de ambos, para cada um dos alunos. Além disso, a comparação com os resultados de anos anteriores também é bastante interessante.

3 Dados e discussões Nas figuras 1,, 3 e são apresentados os gráficos de correlação entre notas de exercícios e notas de provas e os histogramas de distribuição das notas de provas e notas de exercícios, para cada um dos conjuntos de provas e exercícios realizados durante o curso. Exercício 1 vs Prova 1 Prova Exercício 1 P1 Média =, E1 Média =, Figura 1- Gráficos correlação das nota de exercício 1 e nota de prova 1, e os histogramas de distribuição de notas. A análise dos resultados da Figura 1 não indica a existência de uma correlação direta entre as notas dos exercícios da primeira lista proposta e as notas da primeira prova, cujas distribuições de notas tanto para os exercícios quanto para as provas estão apresentados na Figura. A análise de correlação busca verificar se os alunos que foram bem na primeira lista de exercícios também o foram na primeira prova, cujo conteúdo abrangeu o mesmo que o da lista de exercícios. Uma situação ideal seria a de que as notas dos alunos na prova fossem iguais ou superiores às obtidas na lista de exercícios. Isto consistiria em um grande número de eventos acima da reta de coeficientes angula e linear iguais a 1 e, respectivamente. Dos resultados acima apresentados somente em 35% dos casos se observa uma correlação direta entre a nota da lista e da prova ou uma evolução entre lista e prova, no que diz respeito às notas. Chamemos esta região acima da reta de Situação esperada. Quanto aos histogramas de distribuuição de notas, verifica-se um desvio negativo entre os valores médios entre prova e exercícios de % (-%) em relação à nota de exercício.

4 Além disso, nota-se que as distribuições são bastante largas, o que indicam a heterogeneidade do desempenho dos alunos neste primeiro conjunto de atividades. Exercício vs Prova Prova Exercício P Média = 5,5 E Média =,7 Figura - Gráficos correlação das nota de exercício e nota de prova, e os histogramas de distribuição de notas. Nos gráficos da Figura o número de eventos dentro da região Situação esperada corresponde a uma fração de 9% do total dos casos avaliados e o desvio relativo entre os valores médios nos histogramas de distribuição de notas de prova e lista de exercícios foi de 1%. Estes resultados podem indicar a importância da lista de exercícios para a fixação dos conceitos exigidos para a avaliação prova.

5 Exercício 3 vs Prova 3 Prova Exercício 5 P3 Média = 5, E3 Média = 7, Figura 3- Gráficos correlação das nota de exercício 3 e nota de prova 3, e os histogramas de distribuição de notas. Ao contrário da tendência observada entre as Figuras 1 e, a análise da Situação esperada nos resultados referentes à terceira avaliação indicaram um decréscimo da fração dentro desta faixa. O valor foi de 1%. Além disso, os valores médios entre notas de prova e de listas de exercícios apresentaram maior variação, sendo o desvio relativo de 3%. A ausencia de exercicios iguais aos presentes na lista pode ser o motivo deste devio, porém isso nos mostra que os alunos possivelmente abdicaram de outras ferramentas de aprendizagem durante os estudos para a prova 3 por terem a impressão nas duas primeiras avaliações de que a resolução das listas era suficiente para a fixação dos conceitos trabalhados.

6 Exercício vs Prova Prova Exercício 1 1 P Média = 5,595 E Média =, Figura - Gráficos correlação das nota de exercício e nota de prova, e os histogramas de distribuição de notas. Na quarta avaliação, nota-se uma melhora nos dados referentes à Situação esperada em relação à terceira avaliação. O valor observado para este conjunto de dados foi de %. Além disso, os valores médios dos histogramas apresentaram o menor desvio, que foi de 11%. É interessante comparar as médias notas de exercício 3 e,, e,3 respectivamente. Isso indica que após a situação observada na prova 3 os alunos deram menor importancia para as listas de exercícios. Porém o reflexo nas notas de prova não foi tão significativo. A seguir analisamos os dados de médias de provas e média de exercícios. Apresentamos na figura 5 os histogramas e os gráficos de correlação das médias de prova e exercícios.

7 Média de Exercício vs média de Provas Média Provas 1 MP Média =, Média Exercícios ME Média = 5,1911 Figura 5- Gráficos correlação das médias de notas de exercício e média de nota de prova, e os histogramas de distribuição das médias. O valor para a Situação esperada nestes dados foi de 9%, enquanto que o desvio entre os valores médios nos histogramas de distribuição de notas foi de 15%. Após a analise de cada um dos resultados separadamente, apresentamos um mapa de correlação cruzada entre as notas de exercícios 1,, 3 e (E), notas de prova 1,, 3 e (P), das médias de prova (MP),de exercícios (ME) e das médias finais (MF). 3 1 Figura - Gráfico de correlação cruzada de todas as notas.

8 O mapa da Figura auxilía na descrição da correlação total (considerando o desempenho de todos os alunos) entre cada uma das avaliações empregadas (exercícios e provas) e médias. As cores realçam os valores de correlação, vermelho para alta correlação e azul para baixa correlação. Dentre os diversos pares de avaliação analisados no mapa, destacam-se os indicados na Figura através de círculos. O primeiro indicado corresponde à correlação entre o conjunto de notas da segunda lista de exercício e da segunda prova. Este valor de correlação é da ordem de,7, corroboram a importância dada para esta lista de exercício quando no estudo para a avaliação indicada. Outra correlação interessante é entre as notas da terceira e quarta provas. O mais interessante consiste na correlação entre as médias de prova e exercício (3) que é da ordem de,. Este resultado indica que de maneira geral as listas de exercício auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Esta analise deve se tornar mais significativa quando comparada com os anos anteriores. O docente forneceu os dados de médias finais para os anos de, e 9, na figura 7 são apresentados os histogramas de distribuição de cada um destes anos e do ano de. a Média =,1 1 1 a Média = 5, a9 Média = 5, MF Média =,15 5 Nº de Al un 15 os 5 s s Figura 7- Histogramas de distribuição de médias finais dos anos de,, 9 e.

9 Diferente do esperado as médias finais foram piores no ano de que nos anos anteriores. Poderia-se elencar uma serie de fatores que podem levar a tal resultado, possiveis diferenças no grau de dificuldade das avaliações ao longo dos anos, a diferença de dedicação das turmas avaliadas em relação a esta disciplina, os alunos poderiam ter se restringido apenas as listas de exercicios durante os estudos, entre outros. Considerações Finais Foi notoria a correlação entre as médias de prova e de listas de exercícios, confirmando a relevancia da utilização desta ferramenta de ensino-aprendizagem. Porém os resultados observados nos valores absolutos das avaliações e médias ficou a abaixo das espectativas. É importante destacar que esta analise realizada apenas com uma turma não pode ser considerada como parametro para eliminação deste tipo de metodologia no curso, seria relevante repetir este tipo de analise com outras turmas.

Implementação dos cursos novos

Implementação dos cursos novos Implementação dos cursos novos A cada ano serão introduzidas as s que compõe a nova estrutura curricular e vão sendo extintas suas s equivalentes. As estruturas curriculares, e as s nelas previstas que

Leia mais

Avaliação das disciplinas do Bacharelado em Matemática

Avaliação das disciplinas do Bacharelado em Matemática Avaliação das disciplinas do Bacharelado em Matemática - 2017 1. Introdução A avaliação didática é feita ao final de cada quadrimestre. Alunos e professores avaliam dez itens, que são divididos em três

Leia mais

Para conclusão dos BI s

Para conclusão dos BI s Orientações aos alunos de Transferência Externa 2018 Para conclusão dos BI s Total de Créditos: 190-2400 h Matriz sugerida: 9 quadrimestres (3 anos) Prazo máximo: 18 quadrimestres (6 anos) Coeficiente

Leia mais

Eixo: 3 - Ciências Agrárias RESUMO

Eixo: 3 - Ciências Agrárias RESUMO O papel do monitor- educador nos cursos de Licenciatura da Esalq: um relato de experiência Francynês da Conceição Oliveira Macedo, Débora Gomes Ruiz e Vânia Galindo Massabni Universidade de São Paulo,

Leia mais

Monitoria de Bioquímica: integração e consolidação de conteúdos

Monitoria de Bioquímica: integração e consolidação de conteúdos Monitoria de Bioquímica: integração e consolidação de conteúdos LEMOS, I. Á. B. 1 ; CHAVANTE, S. 2 ; LEITE, E. L. 3 ; F. OLIVEIRA, F. W. 4 Resumo O projeto Monitoria de Bioquímica: integração e consolidação

Leia mais

Manual do Usuário IF-UFRJ, fevereiro/2014

Manual do Usuário IF-UFRJ, fevereiro/2014 Manual do Usuário IF-UFRJ, fevereiro/2014 Índice Organização Comissão Deliberativa Mestrado Profissional x Acadêmico Área de concentração e linhas de pesquisa Projetos de pesquisa Grade curricular: disciplinas

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 278/2014

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 278/2014 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 278/2014 Altera a Deliberação CONSEP Nº 187/2012, que altera o Currículo do Curso de Física (Licenciatura), para regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade

Leia mais

IMPACTO DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA BÁSICA DO CURSO DE FARMÁCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

IMPACTO DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA BÁSICA DO CURSO DE FARMÁCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA CONEXÃO FAMETRO 2017: ARTE E CONHECIMENTO XIII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 IMPACTO DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA BÁSICA DO CURSO DE FARMÁCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Jamille Silveira Martins

Leia mais

BACHARELADO EM FÍSICA DIURNO

BACHARELADO EM FÍSICA DIURNO BACHARELADO EM FÍSICA DIURNO 1 O SEMESTRE - 2019 08:00 10:00 MAT0111 (T.21) MAT0112 (T.21) 4302111 (T.1,3) 4302111 (T.1) MAT0111 (T.21) 10:00 12:00 4302111 (T.1) 4302111 (T.3) MAT0111 (T.21) MAT0112 (T.21)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS COLEGIADO DE CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS COLEGIADO DE CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS COLEGIADO DE CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Anexo 1 Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia do Curso de Ciências

Leia mais

GUIA DO MONITOR DE MEDICINA

GUIA DO MONITOR DE MEDICINA Pró-Reitoria Acadêmica Coordenadoria de Graduação Serviço de Apoio ao Estudante Responsável: profa. Dra. Ana Rachel Pinto GUIA DO MONITOR DE MEDICINA 2016.2 2 SUMÁRIO Introdução 3 O que é Monitoria 3 Quem

Leia mais

Pró-Reitoria Acadêmica Coordenadoria de Graduação Serviço de Apoio ao Estudante GUIA DO MONITOR

Pró-Reitoria Acadêmica Coordenadoria de Graduação Serviço de Apoio ao Estudante GUIA DO MONITOR Pró-Reitoria Acadêmica Coordenadoria de Graduação Serviço de Apoio ao Estudante GUIA DO MONITOR 2010 SUMÁRIO 1 Introdução 2 O que é Monitoria 2 Quem é o Monitor do Cesupa 2 Competências e Deveres do Monitor

Leia mais

Legenda 0 à 25% de Acertos Baixo De 26 à 50% de Acertos Intermediário De 51 à 75% de Acertos Adequado De 76 à 100% de Acertos Avançado

Legenda 0 à 25% de Acertos Baixo De 26 à 50% de Acertos Intermediário De 51 à 75% de Acertos Adequado De 76 à 100% de Acertos Avançado Relação de Descritores que apresentam os erros mais frequentes cometidos pelos estudantes nas Avaliações Diagnósticas de 2012 do ProEMI/JF no estado do Ceará Em 2012 foram aplicadas Avaliações Diagnósticas

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO DO PLANO DE TRABALHO PLANO DE TRABALHO SOBRE GEOMETRIA ANALÍTICA

AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO DO PLANO DE TRABALHO PLANO DE TRABALHO SOBRE GEOMETRIA ANALÍTICA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: ESTADUAL VISCONDE DO RIO BRANCO PROFESSOR: CINTIA CRUZ MONTEIRO MATRÍCULA: 09197518 SÉRIE: 3ª ENSINO MÉDIO TUTOR

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - SON PRIMAVERA -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - SON PRIMAVERA - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - SON 2011 - - PRIMAVERA - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas Universidade

Leia mais

Concepção dos Alunos de Ciências Biológicas Sobre as Atividades de Monitoria

Concepção dos Alunos de Ciências Biológicas Sobre as Atividades de Monitoria Concepção dos Alunos de Ciências Biológicas Sobre as Atividades de Monitoria José Agrício de Sousa Neto (Bolsista) André Sabino Santos Galvão Baptista (Bolsista) Cosme Rafael Martínez Salinas (Professor/orientador)

Leia mais

BACHARELADO EM FÍSICA DIURNO BACHARELADO - OBRIGATÓRIAS

BACHARELADO EM FÍSICA DIURNO BACHARELADO - OBRIGATÓRIAS BACHARELADO EM FÍSICA DIURNO 1 O SEMESTRE - 2018 08:00 10:00 MAT0111 (T.21) MAT0112 (T.21) 4302111 (T.1,3) 4302111 (T.1) MAT0111 (T.21) 10:00 12:00 4302111 (T.1) 4302111 (T.3) MAT0111 (T.21) MAT0112 (T.21)

Leia mais

Física I reof. Vídeo aula Somente poderá matricular-se o aluno reprovado por nota > 3,0 e frequência > 70%.

Física I reof. Vídeo aula Somente poderá matricular-se o aluno reprovado por nota > 3,0 e frequência > 70%. HORÁRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM FÍSICA 2 O SEMESTRE - BACHARELADO DIURNO -2019 08:00-10:00 MAT0121(T.21) 4302112 (T.1,3) MAT0121 (T.21) 4302112 (T.1) 10:00-12:00 4302112 (T.1) MAC0115 (T.21/23) MAT0121

Leia mais

Setor Sul do Campus Universitário Manaus, AM. Fone/Fax: (092) /4028 PLANO DE ENSINO. Oliveira Cavalcante

Setor Sul do Campus Universitário Manaus, AM. Fone/Fax: (092) /4028 PLANO DE ENSINO. Oliveira Cavalcante UNIVERSIDADE DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA Setor Sul do Campus Universitário - Bloco H, Av. Gal. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000 Coroado 69077-000 Manaus, AM. Fone/Fax:

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - SON PRIMAVERA -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - SON PRIMAVERA - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - SON 2012 - - PRIMAVERA - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas Universidade

Leia mais

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Avaliação Docente pelo Discente

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Avaliação Docente pelo Discente PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2 Semestre 2012 Sumário 1. Quesitos avaliados pelos Discentes... 3 2. Resultados... 4 2.1 Média Geral da FATECE sobre a... 4 2.2 Média Geral dos Cursos sobre a... 5

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Geometria Plana

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Geometria Plana Curso 1503 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0007203A - Geometria Plana Docente(s) Luiz Henrique da Cruz Silvestrini Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de

Leia mais

ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO UNICENP NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO UNICENP NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO UNICENP NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL Júlio Gomes, Professor do Centro Universitário Positivo UnicenP Av. N. S. da Aparecida,

Leia mais

EDITAL Nº 001/DAME/2019

EDITAL Nº 001/DAME/2019 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA Av Pres. Dutra 2965, - Bairro Centro, Porto Velho/RO, CEP 76801-974 Telefone: e Fax: @fax_unidade@ - https://www.unir.br Processo nº 99955135A.000040/2019-13 EDITAL

Leia mais

PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Avaliação Docente pelo Discente

PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Avaliação Docente pelo Discente PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2 Semestre 2010 1. Quesitos avaliados pelos Discentes...3 2. Resultados...4 2.1 Média Geral da FATECE sobre a...4 2.2 Média Geral de cada Curso sobre a...5 2.3

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE JOGOS E/OU ARTEFATOS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

CONSTRUÇÃO DE JOGOS E/OU ARTEFATOS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ISSN 2316-7785 CONSTRUÇÃO DE JOGOS E/OU ARTEFATOS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Franciara de Amorim 1 Universidade do Estado de Santa

Leia mais

PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADEE DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA 1. IDENTIFICAÇÃO. Ano/Semestre: 2013/1.

PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADEE DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA 1. IDENTIFICAÇÃO. Ano/Semestre: 2013/1. UNIVERSIDADEE DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA Setor Sul do Campus Universitário - Bloco H, Av. Gal. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000 Coroado 69077-000 Manaus, AM. Fone/Fax:

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - DJF 2012/ VERÃO -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - DJF 2012/ VERÃO - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - DJF 2012/2013 - - VERÃO - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. Universidade

Leia mais

MATRIZ DE TRANSIÇÃO PARA DISCENTES INGRESSANTES NO PERÍODO DE 2007 A 2014

MATRIZ DE TRANSIÇÃO PARA DISCENTES INGRESSANTES NO PERÍODO DE 2007 A 2014 MATRIZ DE TRANSIÇÃO PARA DISCENTES INGRESSANTES NO PERÍODO DE 2007 A 2014 CURSOS DE BACHARELADO EM QUÍMICA DA UNIFESP (INTEGRAL E NOTURNO QUÍMICA INDUSTRIAL) Processo de Transição 1) Todos os alunos, independente

Leia mais

EDITAL Nº 04, DE 06 DE MARÇO DE 2018.

EDITAL Nº 04, DE 06 DE MARÇO DE 2018. EDITAL Nº 04, DE 06 DE MARÇO DE 2018. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus São João do Piauí, por meio da Diretoria de Ensino, torna público aos alunos dos Cursos

Leia mais

MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE QUÍMICA DIUR O E OTUR O

MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE QUÍMICA DIUR O E OTUR O Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Colegiado do Curso de Graduação em MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE QUÍMICA DIUR O E OTUR O Alterações Aprovadas pelo Colegiado Coordenadora:

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1605B - Bacharelado em Física de Materiais. Ênfase. Disciplina A - Física Moderna I

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1605B - Bacharelado em Física de Materiais. Ênfase. Disciplina A - Física Moderna I Curso 1605B - Bacharelado em Física de Materiais Ênfase Identificação Disciplina 0004229A - Física Moderna I Docente(s) Pablo Antonio Venegas Urenda Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento

Leia mais

HORÁRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM FÍSICA. 2a feira 3a feira 4a feira 5a feira 6a feira 08:00-10:00 MAT0121(T.21) MAC0115

HORÁRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM FÍSICA. 2a feira 3a feira 4a feira 5a feira 6a feira 08:00-10:00 MAT0121(T.21) MAC0115 HORÁRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM FÍSICA 2 O SEMESTRE - BACHARELADO DIURNO -2013 08:00-10:00 MAT0121(T.21) MAC0115 MAT0121 (T.21) 4300114 (T.3) (T.21/23) 10:00-12:00 4300111 (T.1,3) MAT0121 (T.21) 4300111

Leia mais

CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO HORÁRIO DE AULAS 1º SEMESTRE/ NOTURNO FACULDADE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO HORÁRIO DE AULAS 1º SEMESTRE/ NOTURNO FACULDADE CIÊNCIAS ECONÔMICAS CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO HORÁRIO DE AULAS 1º SEMESTRE/2017 - NOTURNO FACULDADE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Atualizado em: 04/01/2017 Horário Curso: Ciênci Econômic Período: 01 Turma: 01 Período: Noturno

Leia mais

MATRIZ DE TRANSIÇÃO PARA DISCENTES INGRESSANTES NO PERÍODO DE 2007 A 2014

MATRIZ DE TRANSIÇÃO PARA DISCENTES INGRESSANTES NO PERÍODO DE 2007 A 2014 MATRIZ DE TRANSIÇÃO PARA DISCENTES INGRESSANTES NO PERÍODO DE 2007 A 2014 CURSOS DE BACHARELADO EM QUÍMICA DA UNIFESP (INTEGRAL E NOTURNO QUÍMICA INDUSTRIAL) Processo de Transição 1) Todos os alunos, independente

Leia mais

O Ensino Médio no Brasil desafios da flexibilização RICARDO CORRÊA COELHO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

O Ensino Médio no Brasil desafios da flexibilização RICARDO CORRÊA COELHO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO O Ensino Médio no Brasil desafios da flexibilização RICARDO CORRÊA COELHO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Contexto (INEP, Censo Escolar 2016) 28,3 mil escolas de Ensino Médio 68,1% são estaduais 89,8% estão em

Leia mais

Equivalências entre as disciplinas da CNeM nos dois regimes acadêmicos: Tronco Comum

Equivalências entre as disciplinas da CNeM nos dois regimes acadêmicos: Tronco Comum Equivalências entre as disciplinas da CNeM nos dois regimes acadêmicos: Tronco Comum 1º. Semestre Inserção à Vida Universitária 40h Inserção à Vida Universitária 15h Iniciação ao Pensamento Científico

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE QUÍMICA Departamento de Química Fundamental RELATÓRIO DE MONITORIA-DISCIPLINA: QUÍMIOMETRIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE QUÍMICA Departamento de Química Fundamental RELATÓRIO DE MONITORIA-DISCIPLINA: QUÍMIOMETRIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE QUÍMICA Departamento de Química Fundamental SIMONE GARCIA DE ÁVILA RELATÓRIO DE MONITORIA-DISCIPLINA: QUÍMIOMETRIA (Relatório Referente à Disciplina Prática de Ensino

Leia mais

ENSINO DE QUÍMICA: UMA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES INGRESSANTES NOS CURSOS DE QUÍMICA DA UEPB

ENSINO DE QUÍMICA: UMA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES INGRESSANTES NOS CURSOS DE QUÍMICA DA UEPB ENSINO DE QUÍMICA: UMA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES INGRESSANTES NOS CURSOS DE QUÍMICA DA UEPB Valmara Silva Araújo; Elituane Sousa da Silva; Karla Rafaelle Oliveira; Itainara Pinto

Leia mais

EDITAL MONITORIA 2017/1

EDITAL MONITORIA 2017/1 EDITAL MONITORIA 2017/1 Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica do Curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade da Faculdade Metropolitana de Manaus - FAMETRO Nº. 09. 2017/1. A Direção Geral,

Leia mais

EDITAL DE DIVULGAÇÃO Nº 52, DE 15 DE AGOSTO DE PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CATEGORIAS: BOLSISTA E VOLUNTÁRIA

EDITAL DE DIVULGAÇÃO Nº 52, DE 15 DE AGOSTO DE PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CATEGORIAS: BOLSISTA E VOLUNTÁRIA EDITAL DE DIVULGAÇÃO Nº 52, DE 15 DE AGOSTO DE 2017. PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CATEGORIAS: BOLSISTA E VOLUNTÁRIA A COMISSÃO ESPECIAL DE PROCESSO SELETIVO, constituída pela Instrução

Leia mais

Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares

Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares Objetivos: Revisar e ensinar conceitos de matemática básica e os assuntos que mais caem no ENEM; Buscar a compreensão do aluno quanto aos enunciados das questões

Leia mais

Analise do Questionário BID Aplicado no IV Intrapibid

Analise do Questionário BID Aplicado no IV Intrapibid Analise do Questionário BID Aplicado no IV Intrapibid * Capítulos; _ Questionário BID; _ Questões em Escala; e Abertas; _ Analise das questões por Capítulo; _ Questionário Supervisores; _ Analise inicial

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Ciências da Natureza Licenciatura em BIOLOGIA (de em diante)

Matriz Curricular do Curso de Ciências da Natureza Licenciatura em BIOLOGIA (de em diante) Matriz Curricular do Curso de Ciências da Natureza Licenciatura em BIOLOGIA (de 2009.2 em diante) Formação e Estrutura da Vida na Terra 60 Mecânica Clássica I 60 Trabalhos Experimentais 60 Química Geral

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Bacharelado em Meteorologia 1604 / Física. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Bacharelado em Meteorologia 1604 / Física. Ênfase Curso 1701 - Bacharelado em Meteorologia 1604 / 1605 - Física Ênfase Identificação Disciplina 0007003A - Cálculo Vetorial e Geometria Analítica Docente(s) Maria Ednéia Martins Salandim Unidade Faculdade

Leia mais

VESTIBULAR UFSC/2019 RELATÓRIO DA PROVA DE INGLÊS (PROVA 1 AMARELA)

VESTIBULAR UFSC/2019 RELATÓRIO DA PROVA DE INGLÊS (PROVA 1 AMARELA) VESTIBULAR UFSC/2019 RELATÓRIO DA PROVA DE INGLÊS (PROVA 1 AMARELA) A prova de Matemática do Vestibular/2019 foi elaborada de forma a acompanhar as tendências e necessidades do ensino atual da matemática

Leia mais

RELATÓRIO TIPO DE DOCENTE

RELATÓRIO TIPO DE DOCENTE RELATÓRIO TIPO DE DOCENTE 1. INTRODUÇÃO O relatório tipo de docente é individualizado e considerado CONFIDENCIAL pelo Gabinete da Qualidade e Avaliação. Destina-se a auxiliar o docente na correção do seu

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA TITULO I DO ESTÁGIO E SEUS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA TITULO I DO ESTÁGIO E SEUS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA TITULO I DO ESTÁGIO E SEUS OBJETIVOS CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO E ABRANGÊNCIA ART. 1º - Denomina-se

Leia mais

(T.1) Física I reof.- Somente poderá matricular-se o aluno reprovado por nota > 3,0 e não por freqüência.

(T.1) Física I reof.- Somente poderá matricular-se o aluno reprovado por nota > 3,0 e não por freqüência. HORÁRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM FÍSICA 2 O SEMESTRE - BACHARELADO DIURNO -2018 08:00-10:00 MAT0121(T.21) 4302112 (T.1,3) MAT0121 (T.21) 4302112 (T.1) 10:00-12:00 4302112 (T.1) MAC0115 MAT0121 (T.21)

Leia mais

Processo de Rematrículas para 2017/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância

Processo de Rematrículas para 2017/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Processo de Rematrículas para 2017/01 Informativo para os cursos de graduação: Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Com base na Portaria 1134/2016 (DOU nº 196, terça-feira, 11 de outubro de

Leia mais

HORÁRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM FÍSICA

HORÁRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM FÍSICA HORÁRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM FÍSICA 2 O SEMESTRE - BACHARELADO DIURNO -2015 08:00-10:00 MAT0121(T.21) 4302112 (T.5) 4302112 (T.1,3,5) MAT0121 (T.21) 4302114 (T.7)IAG 4302112 (T.1) 10:00-12:00 4302112

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - JJA INVERNO -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - JJA INVERNO - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - JJA 2011 - - INVERNO - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas Universidade

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV

RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV Dhulia Alves de Souza * Marina Silva Araújo ** Durante as experiências acadêmicas foram realizados diversos trabalhos

Leia mais

FACULDADE VISCONDE DE CAIRU FAVIC NÚCLEO DE EXTENSÃO PROJETO DE MONITORIA DO CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

FACULDADE VISCONDE DE CAIRU FAVIC NÚCLEO DE EXTENSÃO PROJETO DE MONITORIA DO CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS FACULDADE VISCONDE DE CAIRU FAVIC NÚCLEO DE EXTENSÃO PROJETO DE MONITORIA DO CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS SALVADOR FEV / 2017 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...02 2. JUSTIFICATIVA...02 3. OBJETIVO

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 2015/16 (CTeSP de Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação) Escola Superior de Tecnologia e Gestão

RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 2015/16 (CTeSP de Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação) Escola Superior de Tecnologia e Gestão Relatório Anual de Curso (Público) RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 2015/16 (CTeSP de Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação) Escola Superior de Tecnologia e Gestão Índice 1. Estudantes e ambiente

Leia mais

RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE 2016/I e 2016/II

RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE 2016/I e 2016/II 1 CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS CCNE RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE 2016/I e 2016/II Santa Maria/2016 2 SUMÁRIO 1 Dados iniciais. 03 2 Avaliação Docente pelo Discente Ciências Biológicas

Leia mais

Física I reof.- Somente poderá matricular-se o aluno reprovado por nota > 3,0 e não por freqüência.

Física I reof.- Somente poderá matricular-se o aluno reprovado por nota > 3,0 e não por freqüência. HORÁRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM FÍSICA 2 O SEMESTRE - BACHARELADO DIURNO -2017 08:00-10:00 MAT0121(T.21) 4302112 (T.1,3) MAT0121 (T.21) 4302112 (T.1) 10:00-12:00 4302112 (T.1) MAC0115 (T.21/23) MAT0121

Leia mais

Edital para o Programa de Monitoria

Edital para o Programa de Monitoria Edital para o Programa de Monitoria - 2018.1 A Faculdade Estácio de Castanhal torna pública a abertura do processo seletivo para o Programa de Monitoria conforme as disciplinas por área constantes do Anexo

Leia mais

EDITAL MONITORIA 2017

EDITAL MONITORIA 2017 EDITAL MONITORIA 2017 Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica do Curso de Tecnologia em Segurança no Trabalho da Faculdade Metropolitana de Manaus - FAMETRO Nº. 09. 2017/1. A Direção Geral,

Leia mais

APLICAÇÃO DA FÍSICA EXPERIMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ

APLICAÇÃO DA FÍSICA EXPERIMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ APLICAÇÃO DA FÍSICA EXPERIMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ José Vanderlan L. OLIVEIRA 1, Adriano Trindade de BARROS 1, Janduy Guerra de ARAÚJO 1 Osvaldo

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - JJA INVERNO -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - JJA INVERNO - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - JJA 2012 - - INVERNO - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. Universidade

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1605B - Bacharelado em Física de Materiais. Ênfase. Disciplina A - Mecânica Quântica II

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1605B - Bacharelado em Física de Materiais. Ênfase. Disciplina A - Mecânica Quântica II Curso 1605B - Bacharelado em Física de Materiais Ênfase Identificação Disciplina 0004253A - Mecânica Quântica II Docente(s) Andre Luiz Malvezzi Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - Dez/ Jan/ Fev/ Verão -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - Dez/ Jan/ Fev/ Verão - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - Dez/2014 - Jan/2015 - Fev/2015 - - Verão - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências

Leia mais

Avaliação do Processo Acadêmico ENGENHARIA MECÂNICA. Campus Canoas 2018/1

Avaliação do Processo Acadêmico ENGENHARIA MECÂNICA. Campus Canoas 2018/1 Avaliação do Processo Acadêmico ENGENHARIA MECÂNICA Campus Canoas 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS...

Leia mais

Resultados escolares por disciplina

Resultados escolares por disciplina Resultados escolares por disciplina 2.º e 3.º Ciclos Ensino Público Portugal Continental 2014/2015 Dezembro 2017 Objetivo do estudo Metodologia Apresentação dos resultados: Indicadores Globais Alunos que

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NOTURNO

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NOTURNO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ELETRÔNICA 2016 NOTA EXPLICATIVA: I A metodologia de análise dos dados relativos à Avaliação Institucional Eletrônica /2016 considerou: a) os dados gerais da instituição, visando

Leia mais

HORÁRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM FÍSICA

HORÁRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM FÍSICA HORÁRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM FÍSICA 2 O SEMESTRE - BACHARELADO SIMPLES E COM HABILITAÇÃO DIURNO -2010 08:00-10:00 MAT0121(T.21) 4300114 (T.1) MAC0115 4300114 (T.3) MAT0121 (T.21) (T.21/23) 10:00-12:00

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP. - março a maio de Outono -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP. - março a maio de Outono - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - março a maio de 2015 - Outono - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP. - junho a agosto de Inverno -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP. - junho a agosto de Inverno - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - junho a agosto de 2015 - Inverno - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CLÍNICA ODONTOLÓGICA DISCIPLINA DE ENDODONTIA II

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CLÍNICA ODONTOLÓGICA DISCIPLINA DE ENDODONTIA II UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CLÍNICA ODONTOLÓGICA DISCIPLINA DE ENDODONTIA II EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNO-MONITOR BOLSISTA PARA A DISCIPLINA DE ENDODONTIA

Leia mais

Processo de Rematrículas para 2018/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância

Processo de Rematrículas para 2018/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Processo de Rematrículas para 2018/01 Informativo para os cursos de graduação: Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Com base na Portaria 1134/2016 (DOU nº 196, terça-feira, 11 de outubro de

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA Curso de Graduação

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA Curso de Graduação FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA Curso de Graduação REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Sinop MT REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Regulamento

Leia mais

CONFIRA ALGUNS RESULTADOS OBTIDOS PELA CPA

CONFIRA ALGUNS RESULTADOS OBTIDOS PELA CPA CONFIRA ALGUNS RESULTADOS OBTIDOS PELA CPA A Avaliação Institucional, além de exigida pelo Ministério da Educação (MEC) para todas as Instituições de Ensino Superior brasileiras, é uma forma de os estudantes

Leia mais

UNI-RN - Centro Universitário do Rio Grande do Norte CPA - Comissão Própria de Avaliação

UNI-RN - Centro Universitário do Rio Grande do Norte CPA - Comissão Própria de Avaliação Resumo da avaliação dos cursos de graduação, quanto a participação das turmas, alunos e docentes. Informação Turmas Aptos Avaliados Não Avaliados Participação(%) 166 84 82 50,60 Alunos 4.079 2.639 1.440

Leia mais

HORÁRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM FÍSICA

HORÁRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM FÍSICA HORÁRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM FÍSICA 2 O SEMESTRE - BACHARELADO SIMPLES E COM HABILITAÇÃO DIURNO -2012 08:00-10:00 MAT0121(T.21) 4300114 (T.1) MAC0115 4300114 (T.3) MAT0121 (T.21) (T.21/23) 10:00-12:00

Leia mais

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA AVALIAÇÃO DO 1º SEMESTRE E PERSPECTIVAS PARA O 2º SEMESTRE DE 2009

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA AVALIAÇÃO DO 1º SEMESTRE E PERSPECTIVAS PARA O 2º SEMESTRE DE 2009 PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA AVALIAÇÃO DO 1º SEMESTRE E PERSPECTIVAS PARA O 2º SEMESTRE DE 2009 Agosto/2009 OBJETIVO: Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o desempenho do primeiro semestre de

Leia mais

HORÁRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM FÍSICA. 2a feira 3a feira 4a feira 5a feira 6a feira 08:00-10:00 MAT0121(T.21) (T.1,3) (Reof.

HORÁRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM FÍSICA. 2a feira 3a feira 4a feira 5a feira 6a feira 08:00-10:00 MAT0121(T.21) (T.1,3) (Reof. HORÁRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM FÍSICA 2 O SEMESTRE - BACHARELADO DIURNO -2016 08:00-10:00 MAT0121(T.21) 4302112 (T.1,3) 4302111 (Reof.) MAT0121 (T.21) 4302112 (T.1) 4302111 (Reof.) 10:00-12:00 4302112

Leia mais

Experimento 1: Determinação do tempo de queda de uma bolinha

Experimento 1: Determinação do tempo de queda de uma bolinha Instituto de Física UFRJ Relatório de Física Experimental I 2019/1 Professor: Turma: Horário: Experimento 1: Determinação do tempo de queda de uma bolinha Parte I: preparação para a experiência 1. Escreva

Leia mais

EDITAL MONITORIA 2018

EDITAL MONITORIA 2018 EDITAL MONITORIA 2018 Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica do Curso de Turismo do Centro Universitário - FAMETRO Nº. 01. 2018/1. A Direção Geral, a Coordenação de Ensino e a Coordenação

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ELETRÔNICA 2016 NOTA EXPLICATIVA: I A metodologia de análise dos dados relativos à Avaliação Institucional Eletrônica /2016 considerou: a) os dados gerais da instituição, visando

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ELETRÔNICA 2016 NOTA EXPLICATIVA: I A metodologia de análise dos dados relativos à Avaliação Institucional Eletrônica /2016 considerou: a) os dados gerais da instituição, visando

Leia mais

ANEXO I MODELO DE PROJETO DE ENSINO

ANEXO I MODELO DE PROJETO DE ENSINO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Avaré PROGRAMA DE PROJETOS DE ENSINO ANEXO I MODELO DE PROJETO DE ENSINO Perfil do Projeto: Carga Horária de Trabalho: Qual concorrerá

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE NOVOS METÓDOS DE ENSINO NO AUXILIO DA APRENDIZAGEM APLICADO NA MONITORIA

A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE NOVOS METÓDOS DE ENSINO NO AUXILIO DA APRENDIZAGEM APLICADO NA MONITORIA A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE NOVOS METÓDOS DE ENSINO NO AUXILIO DA APRENDIZAGEM APLICADO NA MONITORIA Breno da Costa Lourenço 1 (bolsista); Fernanda Flávia da Silva Félix 2 (bolsista); Rodrigo Santana

Leia mais

Edital 02/ DO OBJETO

Edital 02/ DO OBJETO Edital 02/ 2017 O Coordenador do Colegiado do curso de bacharelado em Administração, no uso de suas atribuições previstas no decreto 85/ 2009 de 12 de novembro de 2009, no regimento interno da Faculdade

Leia mais

1ª Simulado Pré-vestibular 1º Semestre de 2014

1ª Simulado Pré-vestibular 1º Semestre de 2014 1ª Simulado Pré-vestibular 1º Semestre de 2014 Matrícula Unidade Turno LE Turma 1140268 ASA NORTE - - PREV 1523º 428º 0,00 0% -7,00-11% -1,00-2% 1,00 5% -7,00-4% 1140319 ASA NORTE - - PREV 1516º 426º 0,00

Leia mais

PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2 Semestre 2017

PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2 Semestre 2017 PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2 Semestre 2017 FACULDADE METROPOLITANA 0 Sumário AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE... 2 AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELA COORDENAÇÃO... 4 AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO/DIRETORIA

Leia mais

Edital 02 / DO OBJETO

Edital 02 / DO OBJETO Edital 02 / 2018 O Coordenador do Colegiado do curso de bacharelado em Administração, no uso de suas atribuições previstas no decreto 85/2009 de 12 de novembro de 2009, no regimento interno da Faculdade

Leia mais

DeVry Brasil Metrocamp

DeVry Brasil Metrocamp DeVry Brasil Metrocamp PROGRAMA DE MONITORIA 2017.2 EDITAL Nº 02/2017 DE 08 DE MAIO DE 2017 A Coordenação Geral Acadêmica juntamente com a Coordenadoria de Apoio e Suporte ao Aluno (CASA) torna público

Leia mais

ASPECTOS BÁSICOS DA MORFOLOGIA HUMANA E SUAS CORRELAÇÕES COM A PRÁTICA CLÍNICA - EXPECTATIVAS E PERCEPÇÕES

ASPECTOS BÁSICOS DA MORFOLOGIA HUMANA E SUAS CORRELAÇÕES COM A PRÁTICA CLÍNICA - EXPECTATIVAS E PERCEPÇÕES ASPECTOS BÁSICOS DA MORFOLOGIA HUMANA E SUAS CORRELAÇÕES COM A PRÁTICA CLÍNICA - EXPECTATIVAS E PERCEPÇÕES 1 BRANDÃO, Rebeca; 2 FAGANELLO, Josiane; 3 MARQUES, Mara Rubia Palavras Chave: Histologia, Anatomia,

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM FÓRUM DE DISCUSSÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA E SEU DESEMPENHO NAS AVALIAÇÕES ESCRITAS

RELAÇÃO ENTRE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM FÓRUM DE DISCUSSÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA E SEU DESEMPENHO NAS AVALIAÇÕES ESCRITAS RELAÇÃO ENTRE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM FÓRUM DE DISCUSSÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA E SEU DESEMPENHO NAS AVALIAÇÕES ESCRITAS Iasmim Santos Mangabeira e Silva (1); Lilian Giotto Zaros (2) 1-2 Universidade

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Prática: 0. de Oliveira Cavalcante

PLANO DE ENSINO. Prática: 0. de Oliveira Cavalcante UNIVERSIDADEE DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA Setor Sul do Campus Universitário - Bloco H, Av. Gal. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000 Coroado 69077-000 Manaus, AM. Fone/Fax:

Leia mais

Resultado do Enade 2016

Resultado do Enade 2016 Resultado do Enade 2016 Diretoria de Avaliação Institucional - Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFMG Indicadores de Qualidade da Educação Superior São indicadores de qualidade da Educação Superior,

Leia mais

Qualidade. Workshop docentes 09 de abril de J. Martins Escola Naval, Gabinete de qualidade e avaliação

Qualidade. Workshop docentes 09 de abril de J. Martins Escola Naval, Gabinete de qualidade e avaliação Qualidade. Workshop docentes 09 de abril de 2015 J. Martins Escola Naval, Gabinete de qualidade e avaliação NÃO DOCENTES Marinha OBJETIVOS E COMPETÊNCIAS Marinha DOCENTES Marinha Convénios EESPUM Mestrado

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL INTEGRAL

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL INTEGRAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ELETRÔNICA 2016 NOTA EXPLICATIVA: I A metodologia de análise dos dados relativos à Avaliação Institucional Eletrônica /2016 considerou: a) os dados gerais da instituição, visando

Leia mais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais Carla Tomé Catarina Coimbra

Matemática Aplicada às Ciências Sociais Carla Tomé Catarina Coimbra Matemática Aplicada às Ciências Sociais Carla Tomé (carla.tome@mogofores.salesianos.pt) Catarina Coimbra (catarina.coimbra@mogofores.salesianos.pt) 10.º Ano Rota de aprendizage m Salesianos de Mogofores

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DOS CURSOS DO CCBS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DOS CURSOS DO CCBS 1 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DOS CURSOS DO CCBS 2007 2 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA Art.1º O Regulamento do Programa de Monitoria do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS - está

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - DJF 2013/ VERÃO -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - DJF 2013/ VERÃO - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - DJF 2013/2014 - - VERÃO - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. Universidade

Leia mais

EDITAL MONITORIA 2017

EDITAL MONITORIA 2017 EDITAL MONITORIA 2017 Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica do Curso de Nutrição da Faculdade Metropolitana de Manaus - FAMETRO Nº. 01. 2017/2. A Direção Geral, a Coordenação de Ensino

Leia mais

Relatório da Qualidade do Ensino-Aprendizagem

Relatório da Qualidade do Ensino-Aprendizagem Campus Académico Vila Nova de Gaia Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia Relatório da Qualidade do Ensino-Aprendizagem 2012/2013 Elaborado por: Responsável Local pela Garantia da Qualidade

Leia mais