SUBCOMISSÃO PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO DA FLEXIBILIZAÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO IFSP CAMPUS SÃO CARLOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUBCOMISSÃO PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO DA FLEXIBILIZAÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO IFSP CAMPUS SÃO CARLOS"

Transcrição

1 SUBCOMISSÃO PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO DA FLEXIBILIZAÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO IFSP CAMPUS SÃO CARLOS Investigação das percepções dos servidores do IFSP campus São Carlos, acerca da jornada flexibilizada dos servidores técnicos-administrativos. São Carlos 2014

2 2 Investigação das percepções dos servidores do IFSP campus São Carlos, acerca da jornada flexibilizada dos servidores técnicos-administrativos. Período de análise: novembro 2013 a setembro de 2014 De acordo com a Portaria n de 08 de outubro de 2014, a qual aprova e institui o Regulamento da Jornada de Trabalho dos Servidores Técnico-Administrativos do IFSP, em substituição a Resolução Nº963 do IFSP de 03/09/2013, temos no caput do seu art. 2º que a jornada flexibilizada de trabalho dos servidores técnico-administrativos do IFSP de 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais sem prejuízo da remuneração e especifica que será aplicado nos setores onde houver serviços-atividades que demandem atendimento ao público usuário ininterruptamente por no mínimo 12 horas, ou trabalho no turno noturno. Assim em regime de flexibilização de jornada na maioria dos seus setores 1 desde 1º de novembro de 2013º o IFSP Campus São Carlos, através da sua subcomissão local permanente de acompanhamento da jornada de trabalho flexibilizada (Sub 30h) e da sua direção verificou no último mês de outubro (2014) junto aos coordenadores/chefias, aos docentes e servidores técnico-administrativos como esses grupos observam o funcionamento desses setores, a qualidade dos serviços prestados por eles e os reflexos pessoais e profissionais das 30h para os servidores flexibilizados. Foram feitos três (3) questionários distintos para verificar a percepção da comunidade de servidores do IFSP Campus São Carlos a respeito da flexibilização de jornada de trabalho (30h) dos servidores técnico administrativos, os questionários estiveram disponíveis para serem respondidos online entre os dias 8 a 15 de outubro de A seguir apresentaremos o que a comunidade do IFSP Campus São Carlos percebe sobre as 30h. 1. COORDENADORES/CHEFIAS 1.1 Caracterização da amostra Foram convidados 10 coordenadores e/ou chefias para o preenchimento do questionário formado por 23 questões, sendo 3 coordenadores e/ou chefias docentes e 7 administrativos. Nossa amostra contou com 8 coordenadores (as)/ chefias participantes. Os coordenadores/chefias convidados são responsáveis pelos seguintes setores: Direção GED (SSP e BIB) GAD CDI CTI CAP 1 GAD, CDI, CTI, CRE, SSP e BIB (esses últimos dois subsetores).

3 3 CGP CAE CRE CAR-IND A título de esclarecimento os coordenadores da CAE, CAP e CGP não possuem servidores subordinados. Você é coordenador administrativo ou coordenador docente? Administrativo 7 88% Docente 1 13% Você possui subordinados no setor em que você é coordenador/chefia? Sim 5 63% Não 3 37% Todos os três coordenadores/chefias sem subordinados responderam o questionário Você já era coordenador no campus São Carlos na data de implementação da jornada flexibilizada de trabalho dos servidores técnico- administrativos (30h)?

4 4 Sim 4 50% Não 4 50% 1.2 Desempenho do serviço prestado Na sua opinião, com a flexibilização de jornada (30h), o desenvolvimento das atividades dos seus subordinados melhorou? Sim 2 24% Não 0 0 Igual as 40h 3 38% Não tenho subordinados 3 38% Segundo a visão da maioria dos coordenadores as 30h não mudaram substancialmente o desempenho dos servidores flexibilizados. Na sua opinião o desempenho geral do serviço público no IFSP - campus São Carlos, com a flexibilização de jornada dos servidores técnico-administrativos (30h), melhorou? Sim 5 63% Não 1 13% Igual as 40h 2 25%

5 5 Ao contrário do que acharam sobre o desempenho dos servidores, no que se refere aos setores, a maioria dos coordenadores (5) apontaram que os serviços foram melhorados pelas 30h. Em relação ao desempenho da prestação do serviço oferecido pelos setores flexibilizados no IFSP - campus São Carlos os coordenadores fizeram as seguintes considerações favoráveis: Melhor garantia de atendimento local dos setores flexibilizados. Disposição e qualidade dos atendimentos que passam a ser ininterruptos (atendimento ampliado) e garantia de atendimento nos horários de maior demanda. Agilidade e comprometimento com os prazos e execução dos trabalhos. Sobre a implantação das 30 horas: você acredita que melhorou o atendimento ao público? Sim 7 88% Não 1 13% Em relação a opinião dos coordenadores/chefias sobre a melhoria do atendimento ao público com a implementação da flexibilização de jornada (30h) a maioria respondeu positivamente. O (a) que respondeu negativamente argumentou que com as 30h há a dificuldade de atender algumas demandas devido a falta de alguns servidores específicos em todos os horários. Entre os coordenadores/chefias que opinaram favoravelmente sobre a melhoria do atendimento ao público um (a) dissertou que com a flexibilização ocorreu a ampliação dos horários dos setores, os quais passaram a não fechar nos horários de maior procura pelos alunos 18h30 antigo horário de janta de alguns servidores e 21h15 intervalo de aulas. Os três primeiros questionamentos foram muito parecidos (melhoria na qualidade dos serviços prestados pelos pelo campus e pelos servidores) e a percepção dos coordenadores/chefias foi muito positiva nestes quesitos. 1.3 Sobre a Legislação que regulamenta a Flexibilização de Jornada Tem ciência sobre os conteúdos da Resolução 963 e 968 de 2013, do Conselho Superior?

6 6 Sim 8 100% Você conhece a finalidade, função e o trabalho desenvolvido pela Comissão Central 30 horas - ADM IFSP? Sim 7 88% Não 1 13% Você conhece a finalidade, função e o trabalho desenvolvido pela CISTA - Comissão Interna de Supervisão de Técnicos-Administrativos? Sim 6 75% Não 2 25% Você conhece a finalidade, função e o trabalho desenvolvido pela Comissão LOCAL 30 horas - ADM IFSP?

7 7 Sim 8 100% Em relação as legislações e as comissões responsáveis pela implementação da flexibilização da jornada de trabalho (30h) a maioria dos coordenadores/chefias apontaram conhecimento em relação as Resoluções 963 e 968 e a subcomissão local 30h. Já em elação a comissão central 30h e a CISTA, o número de coordenadores/chefias que não tinham conhecimento foram de 1 e 2 respectivamente. Assim percebemos que os coordenadores/chefias são conhecedores (as) dos aspectos legais que concernem a flexibilização de jornada de trabalho. A subcomissão local esclareceu ao seu setor sobre a jornada flexibilizada? Sim 7 88% Não 1 13% Está ciente que os setores devem funcionar por no mínimo 12 horas ininterruptas? Sim 8 100% Talvez um dos aspectos mais importantes da flexibilização de jornada de trabalho dos servidores técnico administrativos, o funcionamento ininterrupto dos setores por no mínimo 12h por dia, é de conhecimento geral por parte dos coordenadores.

8 8 1.4 Publicização dos horários e dos setores Seu setor apresenta fixação de horários de funcionamento e dos seus servidores afixado na porta ou no mural próximo a ele? Sim 6 75% Não 2 25% Seu setor apresenta fixação de horários de funcionamento e horários de servidores no site institucional? Sim 8 100% A publicização dos horários dos servidores e dos setores tanto nos murais/portas dos setores, quanto no site institucional está ocorrendo segundo os coordenadores/chefias, lembrando que segundo a Portaria n no seu Art. 8: 1 São competências da chefia imediata a publicação do horário de funcionamento do setor e o encaminhamento deste para divulgação no sítio institucional. 1.5 Ausências e trocas Caso algum servidor precise se ausentar do setor e não houver mais ninguém no mesmo, qual será sua atitude?

9 9 Procurar um servidor para atender o setor durante o período 6 Deixar recado de papel colado na porta com o horário de retorno 3 Deixar recado de papel colado na mesa com o horário de retorno 2 Outro 2 Não tenho servidores subordinados na minha coordenação 1 Na alternativa outro um (a) coordenador/chefia apontou que solicitaria por memorando a presença do servidor e o outro comunicaria a subcomissão. Gostaríamos de salientar que as chefias são responsáveis pela manutenção do funcionamento ininterrupto. A primeira alternativa é a mais cabível, Procurar um servidor para atender o setor durante o período, para não incorrer em falha no atendimento mínimo de 12h. Caso não seja possível, as chefias devem solicitar à subcomissão um estudo para substituir um servidor de um outro setor para o que está defasado, em último caso deve-se afixar o horário de retorno do atendimento e a chefia informar por escrito à subcomissão sobre o ocorrido. Você já precisou que ocorresse substituição de um servidor do seu setor por um servidor de OUTRO setor para a manutenção do atendimento ininterrupto de 12 horas? Sim 2 25% Não 5 63% Não tenho servidores subordinados 1 13% Se você respondeu SIM na questão anterior, você comunicou a subcomissão por escrito?

10 10 Sim 1 50% Não 1 50% Salientamos a necessidade de comunicar a subcomissão por escrito em caso de um servidor substituir outro de um setor que não seja o de origem. O seu setor já atendeu o público externo e interno em que a demanda e competência não é do seu setor? Sim 7 88% Não 1 12% Um (a) dos (as) coordenadores (as)/chefias apontou que atende a demanda desde que solicitado (a) formalmente e outro (a) afirmou que orienta que a pessoa procure o setor responsável para resolver a demanda colocada. É necessário que todos os servidores tenham ciência do organograma do campus e as atividades mínimas desenvolvidas pelos setores para eventuais encaminhamentos de demandantes. 1.6 Percepções da Amostra O IFSP fornece uma estrutura adequada para o exercício das funções dos seus servidores sob o regime de flexibilização de jornada? Sim 4 50%

11 11 Não 3 38% Não tenho servidores subordinados 1 12% Um dos participantes apontou que falta estrutura física, espaço para refeições, limpeza e descanso no IFSP São Carlos. Salientamos que o IFSP Campus São Carlos se encontra nas dependências da UFSCar enquanto o seu prédio é finalizado, por tal a falta de espaços adequados para atender aos servidores. Você notou algum problema que surgiu nas 30 horas? Sim 1 50% Não 1 50% Segundo os coordenadores/chefias: Casos específicos que a subcomissão que não soube pontuar (não detalhados). Como proceder com compensação de horários (A subcomissão entrou em contato com a CISTA para sanar tais dúvidas); Necessidade dos servidores entenderem que FLEXIBILIZAÇÃO não é REGIME DE TRABALHO (necessidade de uma reunião da subcomissão com os servidores para esclarecer a legalidade das 30h). Necessidade de determinado servidor estar na instituição em horário que não é o estabelecido na sua folha de ponto. Necessidade de atender a demanda quando solicitado previamente. Os servidores, quando solicitado com antecedência, necessitam atender as demandas colocadas pelo cargo/função. Quais as maiores dificuldades encontradas para a adoção do regime das 30 horas?

12 12 Intervalo para refeições 3 Falta de tempo para execução dos trabalhos 2 Falta de servidores técnico-administrativos 2 Comunicação/atividades com outros setores 1 Falta de controle no horário de trabalho 1 Entrosamento com a equipe 1 Serviços externos 1 Assiduidade 0 Pontualidade 0 Orientação da chefia 0 Assédio Moral 0 Por lei e orientação da CISTA os servidores possuem, dentro da sua jornada de trabalho, 15 minutos para refeições. Na opção outros foram apontados pelos coordenadores as seguintes dificuldades: O controle de alteração de horários em situações emergenciais. Compreensão pelos servidores que se trata de flexibilização de jornada e não regime de trabalho; Aceitação dos horários definidos pela chefia. As dificuldades apontadas acima precisam ser discutidas entre os coordenadores/chefes com os seus subordinados com a colaboração da subcomissão e presença da direção para se acordar os procedimentos e soluções para cada uma das demandas apontadas.

13 13 Quais os principais benefícios que você acredita que a flexibilização trouxe para o seu setor e para os seus subordinados? Ampliação dos períodos de atendimento/funcionamento dos setores 7 Garantia legal de atendimento ininterrupto 7 Publicidade de horários 6 Assiduidade 4 Maior eficiência dos servidores 3 Comprometimento dos servidores 3 Integração, trabalho coletivo e cooperação 3 Comunicação, articulação e organização entre os setores 2 Comunicação, articulação e organização entre os servidores dos setores 2 Maior envolvimento das chefias imediatas 1 Não tenho servidores subordinados na minha coordenação 1 Outro: Saída para médicos e diminuição de atestados médicos; 1.7 Comentários e sugestões 1) Quer deixar uma sugestão para melhorar as 30 horas?

14 14 Sim 3 37% Não 5 63% Entre as sugestões colocadas: a) Serviços desenvolvidos pelo servidor em horário oposto ao dele, a chefia poderá solicitar a alteração de horário pontualmente naquele dia para o atendimento a demanda. Esclarecendo que estas situações são eventuais e não rotineiras visto que o servidor sempre adequa suas tarefas para os horários em que se encontra na instituição, no entanto, em algumas situações a demanda e os horários pedem tais adequações dada as particularidades dos setores, visto que nossas atribuições são muitas vezes integradas com outros sistemas que não os institucionais. Acredito que este esclarecimento por parte da comissão evita que o servidor com horário flexibilizado entenda a solicitação da chefia como arbitrária. b) Repassar um esclarecimento maior aos servidores administrativos, informando que a jornada flexibilizada pode ser alterada em caso de necessidade da instituição. c) Verificar junto à CISTA e a comissão Central os ajustes necessários para melhor adequação da implantação ocorrida, tais como: compensação de horas, faltas justificadas e injustificadas, horas extraordinárias. Como proceder? d) Criação de um documento (manual ou anexo à resolução) com as orientações aos servidores que gozam dessa flexibilização, bem como as chefias imediatas, orientando a todos sobre os procedimentos que precisam ser seguidos, assim como apresentando os mecanismos para os casos de faltas (justificadas e injustificadas), horas extraordinárias e compensação de horas, entre outros.

15 15 2. DOCENTES Dos atuais 47 docentes do campus São Carlos, uma está com função de Diretora Geral do IFSP São Carlos, um como Gerente de Ensino e um como coordenador da área de indústria, os três foram convidados a participar da atual pesquisa enquanto coordenadores/chefias, respondendo questionário especifico. Quatro (4) professores na data da pesquisa estavam afastados para qualificação e dois (2) estavam com cargo de direção em outros campi do IF. Assim foram convidados para contribuir com suas percepções sobre as 30 horas, trinta e oito (38) docentes do Campus São Carlos. Entre os docentes doze (12) entraram em exercício após a implementação da flexibilização de jornada. Sendo que desses, apenas dois (2) responderam a pesquisa. No total tivemos dezesseis respondentes, e suas respostas apresentamos a seguir. Você já era docente no campus São Carlos na data de implementação da jornada flexibilizada de trabalho dos servidores técnico administrativos (30h)? 2.1 Desempenho do serviço prestado Na sua opinião o desempenho geral do serviço público no IFSP - campus São Carlos, com a flexibilização de jornada dos servidores técnico-administrativos (30h), melhorou? A percepção dos professores ficou bastante dividida neste questionamento. Deixamos um campo para que os professores pudessem complementar sua resposta, assim entre os que optaram por expressar sua opinião tivemos duas respostas favoráveis: Acredito que as demandas não deixaram de ser atendidas

16 16 Maior disponibilidade de servidores nos horários de funcionamento da instituição e melhor disposição dos servidores. As outras respostas foram: Não foi percebida qualquer alteração; Os serviços continuaram funcionando da mesma forma; O docente alegou que não depende dos serviços dos técnicos administrativos; Sobre a implantação das 30 horas: você acredita que melhorou o atendimento ao público? A maior parte dos professores alegou que não acredita que a implementação das 30h melhorou a qualidade dos serviços oferecidos, nesta mesma questão deixamos um espeço para os (as) professor (as) justificar suas respostas caso quisessem. Entre os que fizeram tivemos as seguintes afirmações: Não adianta ter um servidor para atender se ele não consegue resolver o problema. Não percebi nenhuma alteração; Recebo muitas reclamações dos alunos em relação aos serviços dos Técnicos Administrativos. Em uma resposta favorável houve a argumentação que a tendência é a melhoria dos serviços com o transcorrer do tempo. O (a) docente afirma ainda que com a flexibilização muitos processos que eram concentrados passaram a ser distribuídos para que outros servidores possam atender as demandas em momentos distintos. 2.2 Sobre a Legislação que regulamenta a Flexibilização de Jornada: Tem ciência sobre os conteúdos da Resolução 963 e 968 de 2013, do Conselho Superior?

17 17 Sim 6 38% Não 10 62% Você conhece a finalidade, função e o trabalho desenvolvido pela Comissão Central 30 horas - ADM IFSP? Você conhece a finalidade, função e o trabalho desenvolvido pela CISTA - Comissão Interna de Supervisão de Técnicos-Administrativos? Você conhece a finalidade, função e o trabalho desenvolvido pela Comissão LOCAL 30 horas - ADM IFSP? Você teve esclarecimentos sobre o funcionamento da Jornada Flexibilizada (30h) dos servidores técnico-administrativos?

18 18 Em relação a legislação e comissões ligadas a flexibilização de jornada parte dos professores possuem conhecimento. A flexibilização de jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos (30h) impactou de alguma maneira nas suas atividades enquanto docente? Sim, de maneira positiva 2 13% Sim, de maneira negativa 2 13% Não impactou 9 55% Indiferente 3 19% A maioria apontou que a flexibilização de jornada ou foi indiferente ou não impactou a rotina dos docentes. Está ciente que os setores devem funcionar por no mínimo 12 horas ininterruptas? 2.3 Horários e atendimento dos servidores administrativos Você encontrou o horário de funcionamento dos setores com facilidade?

19 19 Sim, afixado nas portas dos setores e murais do campus 11 Sim, divulgado no site institucional 5 Não 0 Outros 1 Você já precisou saber o horário de algum servidor técnico-administrativo e achou o seu horário de trabalho afixado na porta do setor ou no site institucional? Alguma vez ao precisar utilizar algum serviço de um setor ou servidor específico você foi atendido na sua demanda? 2.4 Percepções da Amostra Você pontuaria algum problema que surgiu nas 30 horas?

20 20 Os professores apresentaram os seguintes problemas: A biblioteca não funciona aos sábados e nem durante todo o período das aulas ordinárias em alguns dias da semana. (Em relação a biblioteca, a mesma funciona 12h ininterruptas de segunda a sexta). Número insuficiente de técnico administrativos para a viabilização da flexibilização de jornada de trabalho sem impactos; Falta de comunicação entre as pessoas que trabalham em horários diferentes. Os setores (chefias e servidores serão alertados sobre a necessidade de maior comunicação entre os servidores e os trabalhos desenvolvidos pelos setores). Eventualmente o servidor procurado estava almoçando durante o expediente. Os servidores flexibilizados possuem 15 minutos de intervalo para refeições, sendo que em decorrência do IFSP São Carlos não possuir sede própria por enquanto não há um local adequado para os servidores efetuarem suas refeições. Quais os principais benefícios que você acredita que a flexibilização trouxe?

21 21 O atendimento ininterrupto é o maior benefício que a flexibilização de jornada pode trouxe para o IFSP segundo a visão dos docentes de São Carlos. Citação de algum servidor em especifico Você gostaria de se manifestar a respeito do atendimento/trabalho de algum servidor/setor em especial? As citações foram encaminhadas para os (as) coordenadores (as). 3. ADMINISTRATIVOS Quadro de servidores Flexibilizados

22 22 Nome Siape Cargo Setor Anderson Luis Petroni Assistente em Administração CDI Fernanda Lisboa Ribeiro Assistente em Administração CDI Cleber Castro Hage Técnico de Laboratório - Área CTI Evandro Bruno Ichiba Técnico de Laboratório - Área CTI Mateus Santos Santana Técnicos em Tecnologia da Informação CTI Nilton Cesar da Silva Analista de Tecnologia da Informação CTI Rodrigo Henrique Ramos Técnicos em Tecnologia da Informação CTI André Luis Maximiano Assistente em Administração CRE Nívia Maria Sucomini Assistente em Administração CRE Airton Tomaz Pereira Administrador GAD Daniela Amorim Fontes Assistente em Administração GAD Felipe Lisboa Ribeiro Assistente em Administração GAD Héber Carrilho Zanelli Auxiliar em Administração GAD Thalita Maiume Camikado Contadora GAD Elis Regina Alves dos Santos Bibliotecário GED-BIB Marcio Rogério Tomazzi Estevo Bibliotecário GED-BIB Ana Claudia Moura Padilha Assistente de Alunos GED-SSP Carla Laís Macedo de Held Assistente de Alunos GED-SSP Caroline Silva Neubern de Oliveira Técnico em Assuntos Educacionais GED-SSP Samira Nathália Pizza Assistente Social GED-SSP Solange Aparecida de Souza Monteiro Pedagoga GED-SSP Tiago Batista Medeiros Técnico em Assuntos Educacionais GED-SSP Magda Silva Donega Psicóloga GED-SSP Giseli de Souza Lucas Pedagoga GED-SSP

23 23 Quadro de servidores não Flexibilizados Nome Siape Cargo Setor Motivo Valéria de Griff Assistente em Opção do CDI Marcincowski Administração servidor Luiz Carlos Veltrone Técnicos de Laboratório - Setor não CAR-IND Junior Área Mecânica Flexibilizado Quadro de servidores com autocapacitação Nome Siape Cargo Setor Motivo Ricardo Magno Lopes da Auxiliar em Silva Administração CRE Autocapacitação Bruno de Carvalho Opini Técnicos de Laboratório - Área Mecânica CAR-IND Autocapacitação Eduardo Luiz de Godói Técnicos de Laboratório - Área Mecânica CAR-IND Autocapacitação 3.1 Caracterização da Amostra Em relação a participação dos servidores técnico administrativos participantes da pesquisa, excluindo os que são coordenadores tivemos: Dos cinco (5) servidores alocados na GAD três (3) responderam ao questionário. Os dois (2) alocados na CDI participaram; Na CTI quatro (4) dos cinco (5) servidores participaram e na GED (que engloba SSP, CRE e BIB) em um total de doze (12) possíveis, dez (10) colaboraram com a pesquisa. Além de um (1) da indústria. Como já explicitado nas tabelas acima, dos 29 servidores técnico administrativos do IFSP campus São Calos passíveis de optarem pelo regime de flexibilização de

24 24 jornada de trabalho (30h), dois (2) estão sob o regime de trabalho de 40h, três (3) estão sob autocapacitação e vinte e quatro (24) estão flexibilizados (30h) Tivemos oito (8) servidores que responderam ao questionário que entraram após a implementação da jornada, sendo um (1) não flexibilizado e os outros sete (7) já estão gozando da jornada flexibilizada, os outros doze (12) respondentes fazem 30h desde o início da flexibilização. 3.2Desempenho do serviço prestado Na sua opinião o desenvolvimento das suas atividades melhorou com flexibilização de jornada de 30 horas? Lembrando que a questão foi autoavaliativa e poderia ter sido explorada de forma discursiva na tentativa de abarcar as motivações dos servidores nas suas respostas. Nenhum utilizou esse recurso. Na sua opinião o desempenho geral do serviço público no IFSP - campus São Carlos, com a flexibilização de jornada dos servidores técnico-administrativos (30h), melhorou? Ao abrirmos espaço para os participantes complementarem suas respostas de forma discursiva tivemos dois participantes que responderam igual as 40 horas. O primeiro afirma que os serviços estão sendo realizados da mesma forma que no regime de 40h, não possibilitando para o mesmo perceber claramente nem melhora e nem piora; Já o outro afirmou que como já entrou no IFSP São Carlos sob o regime de flexibilização de jornada ele não possui parâmetros para fazer uma avaliação. Os que justificaram favoravelmente a melhoria do desempenho geral do serviço público prestado no IFSP São Carlos, com a flexibilização de jornada, podemos destacar que quase todos apontaram primeiramente como fator positivo o atendimento ininterrupto dos setores por 12h, a redução de jornada diária dos servidores de 8h para 6 horas diárias como um fator de garantia de qualidade de vida pessoal, gerando mais comprometimento

25 25 e disposição dos técnico administrativos e por fim um respondente apontou que sempre terá um servidor no setor para atender as demandas ou fazer os primeiros encaminhamentos. Apesar de nenhum servidor ter afirmado que NÃO houve melhoria no desempenho do serviço, duas respostas discursivas levantaram algumas questões importantes e que merecem destaque relacionados a procedimentos. Primeiramente foi apontado que o IFSP São Carlos ainda carece de procedimentos e melhoria no fluxo de informações, ou seja, quem faz o que, quem é responsável pelo o que. Foi ainda apontado a falta de definição de responsabilidades. Houve também a seguinte fala muitas informações continuam não sendo repassadas e ficamos perdidos em várias situações no que concerne ao atendimento do público, em especial dos alunos. Sobre a implantação das 30 horas: você acredita que melhorou o atendimento ao público? Em relação ao ATENDIMENTO AO PÚBLICO em especifico, argumento principal para subsidiar a justificativa para um setor aderir a flexibilização de jornada, 95% da nossa amostra se posicionou de forma afirmativa, entre as justificativas discursivas destacamos: O horário dos servidores está no site institucional e o atendimento é ininterrupto durante 12h. Comparado com as 40h os setores funcionam mais tempo. Há sempre servidores disponíveis para o atendimento nos setores; Houve um esforço conjunto dos setores para sistematizar suas ações, de forma a garantir o atendimento nos momentos que algum servidor especifico não se encontra (quando não está em horário de trabalho, de férias ou até mesmo afastado). 3.3 Sobre a Legislação que regulamenta a Flexibilização de Jornada O conhecimento da Legislação que regulamenta a flexibilização é de extrema importância para os beneficiários da mesma. Tem ciência sobre os conteúdos da Resolução 963 e 968 de 2013, do Conselho Superior?

26 26 Você conhece a finalidade, função e o trabalho desenvolvido pela Comissão Central 30 horas - ADM IFSP? Você conhece a finalidade, função e o trabalho desenvolvido pela CISTA - Comissão Interna de Supervisão de Técnicos-Administrativos? Você conhece a finalidade, função e o trabalho desenvolvido pela Comissão LOCAL 30 horas - ADM IFSP? A subcomissão local esclareceu ao seu setor sobre a jornada flexibilizada? Está ciente que o setor deve funcionar por no mínimo 12 horas ininterruptas?

27 27 Esse é o ponto fundamental da flexibilização de jornada de trabalho dos servidores técnico administrativos. 3.4 Publicização dos horários e dos setores Seu setor apresenta fixação de horários de funcionamento e dos seus servidores afixado na porta ou no mural próximo a ele? Seu setor apresenta fixação de horários de funcionamento e horários de servidores no site institucional? 3.5 Ausências e trocas Ao precisar sair do setor e no caso de não haver mais ninguém no local, qual será sua atitude?

28 28 Você já precisou substituir um servidor de OUTRO setor para a manutenção do atendimento ininterrupto de 12 horas? Se você respondeu SIM a questão anterior, sua chefia comunicou à subcomissão por escrito? É importante ressaltar que a subcomissão precisa ser comunicada por escrito pelas chefias em caso de um servidor substituir outro de um setor diferente. Você já atendeu o público externo e interno em que a demanda e competência não era do seu setor?

29 29 Não encaminhei para outro funcionário do setor pois tratavam-se de atividades específicas, nos casos a orientação foi de retornar em outro momento. Apenas informei quem deveria ser procurado e quando esse servidor seria encontrado; É importante os estudos de viabilidade dos setores sejam conhecidos pelos membros desses e que ocorra um informativo das atribuições básicas dos setores flexibilizados para possíveis encaminhamentos. 3.6 Percepções da Amostra O IFSP fornece uma estrutura adequada para o exercício das funções dos seus servidores sob o regime de flexibilização de jornada? Entre as três respostas negativas relativas a estrutura do IFSP São Carlos destacamos as seguintes colocações: Falta local para alimentação, higiene pessoal e para guardar os bens pessoais Creio que a falta de espaço (provisória) dificulta um pouco, pois não há um espaço reservado para os servidores no horário de alimentação (intervalo de 15 minutos) A falta de alguns espaços, principalmente para alimentação, higiene pessoal e para guardar os bens pessoais foi arrazoada nesta questão pelos servidores ao afirmarem que a estrutura é adequada, por entenderem que a falta de estrutura será minimizada com a mudança para o prédio do IFSP São Carlos. Você notou algum problema que surgiu nas 30 horas?

30 30 Falta de comprometimento por parte de algumas pessoas. Como troca de horário sem aviso prévio e/ou divulgação. Pessoas trocam seus horários de forma "quase" independente e repentinamente; Problema generalizado de comunicação entre as pessoas que não avisam sobre trocas de horários e não repassam informações sobre quem exerce determinado serviço e o que fazer caso a pessoa não esteja no local. O elemento comunicação dentro do setor é evidenciado nestas respostas. Quais os principais benefícios que você acredita que a flexibilização trouxe para o seu setor?

31 31 Como nas respostas dos docentes a ampliação do período de atendimento é apontada pelos servidores administrativos como um dos maiores benefícios obtidos com a flexibilização de jornada. Quais as principais dificuldades decorrentes da flexibilização? Entre as dificuldades a comunicação entre os setores entre servidores dos setores foi destacada

32 32 Quais as maiores dificuldades encontradas para a adoção do regime das 30 horas? Entre as dificuldades apresentadas pelos servidores, com a adoção das 30h, o destaque ficou por conta da questão sobre como proceder com os intervalos para refeições com sete (7) citações e na sequência a comunicação/atividades com os outros setores (algo que com a flexibilização foi realçado) e a falta de servidores técnico administrativos para viabilizar as 30h com cinco (5) citações. Por fim também citamos as orientações da chefia com quatro (4) citações. Como está utilizando as 2 horas diárias de "bônus" em seu dia?

33 33 Em decorrência da flexibilização grande parte dos servidores está utilizando o tempo para estudos e em sequência lazer, o que mostra que as 30h estão permitindo uma melhor capacitação dos servidores e influi também na qualidade de vida dos mesmos (lazer e esportes). 3.7 Execuções do Trabalho no regime de 6h O tempo para a execução de suas atividades de trabalho no IFSP está sendo suficiente? Você acredita que o atendimento, de acordo com suas atribuições e suas atividades de trabalho estão sendo feitas com qualidade e eficiência?

34 34 Sim, pois me encontro mais satisfeito para e com o trabalho. O bom planejamento das atividades podem tornar 6 horas dinâmicas e produtivas. Sim procuro atender todas as minhas funções com muito afinco. Em uma eventualidade na execução de uma atividade urgente em que 6 horas diárias não são suficientes para terminá-la, o que você faz? Você já precisou ficar mais que as 6 horas diárias? 3.8 Sobre as 30h As seis horas diárias ajudou no transporte/locomoção ao IFSP? Pego horário de menos transito. Com as 2 horas de bônus me sinto a vontade para vir caminhando para o trabalho. Esta "pequena" mudança de rotina consiste em um enorme ganho na qualidade de vida.

RESOLUÇÃO N.º XXX, DE XX DE XXXXXX DE 2013

RESOLUÇÃO N.º XXX, DE XX DE XXXXXX DE 2013 RESOLUÇÃO N.º XXX, DE XX DE XXXXXX DE 2013 O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições regulamentares e, considerando

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃO AD REFERENDUM Nº 41/2014, DE 10 DE JUNHO DE 2014 Dispõe sobre a aprovação do regulamento

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO. Florianópolis, XX de junho de 2011.

MINUTA DE RESOLUÇÃO. Florianópolis, XX de junho de 2011. MINUTA DE RESOLUÇÃO Florianópolis, XX de junho de 2011. A REITORA DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos artigos 10o. Paragrafo 4o e 11, da lei 11.892,

Leia mais

DECRETO Nº. 1.370/2015 DE 05 DE JANEIRO DE 2015. O Prefeito Municipal de Querência - MT, no uso de suas

DECRETO Nº. 1.370/2015 DE 05 DE JANEIRO DE 2015. O Prefeito Municipal de Querência - MT, no uso de suas DECRETO Nº. 1.370/2015 DE 05 DE JANEIRO DE 2015. Dispõe acerca da Política de uso do ponto eletrônico e da jornada de trabalho dos servidores públicos do Poder Executivo município de Querência - MT. atribuições,

Leia mais

REGULAMENTO/COGEP Nº 001, DE 1º DE JUNHO DE 2012. 2ª Edição Atualizada em 29 de janeiro de 2013.

REGULAMENTO/COGEP Nº 001, DE 1º DE JUNHO DE 2012. 2ª Edição Atualizada em 29 de janeiro de 2013. REGULAMENTO/COGEP Nº 001, DE 1º DE JUNHO DE 2012. 2ª Edição Atualizada em 29 de janeiro de 2013. Dispõe acerca da Política de uso do PONTO ELETRÔNICO E DA JORNADA DE TRABALHO dos servidores do Instituto

Leia mais

REGULAMENTO DA FLEXIBILIZAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO

REGULAMENTO DA FLEXIBILIZAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO REGULAMENTO DA FLEXIBILIZAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO Art. 1 º. O presente regulamento visa disciplinar

Leia mais

MANUAL DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO UFES 2015 SUMÁRIO

MANUAL DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO UFES 2015 SUMÁRIO MANUAL DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO UFES 2015 SUMÁRIO 1. Apresentação O Programa de Avaliação de Desempenho constitui um processo pedagógico, coletivo

Leia mais

Portaria nº 962/2011 Florianópolis, 11 de julho de 2011.

Portaria nº 962/2011 Florianópolis, 11 de julho de 2011. Portaria nº 962/2011 Florianópolis, 11 de julho de 2011. O Reitor pro tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 13/2013

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 13/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 13/2013 Regulamenta o processo de implementação e avaliação da flexibilização para ajuste de jornada de trabalho

Leia mais

MINUTA DA RESOLUÇÃO DA COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DAS 30 HORAS SEMANAIS DO CEFET-MG

MINUTA DA RESOLUÇÃO DA COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DAS 30 HORAS SEMANAIS DO CEFET-MG MINUTA DA RESOLUÇÃO DA COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DAS 30 HORAS SEMANAIS DO CEFET-MG Regulamenta o processo de implementação e avaliação da flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R

Leia mais

HOSPITAL SANTA CRUZ MANTENEDORA: APESC PROPOSTA DE REGULAMENTO DA OUVIDORIA CAPÍTULO I DA OUVIDORIA

HOSPITAL SANTA CRUZ MANTENEDORA: APESC PROPOSTA DE REGULAMENTO DA OUVIDORIA CAPÍTULO I DA OUVIDORIA HOSPITAL SANTA CRUZ MANTENEDORA: APESC PROPOSTA DE REGULAMENTO DA OUVIDORIA CAPÍTULO I DA OUVIDORIA Art. 1º A Ouvidoria do Hospital Santa Cruz é um elo de ligação entre seus públicos interno e externo

Leia mais

OUVIDORIA. A Ouvidoria da UNISC em 2014

OUVIDORIA. A Ouvidoria da UNISC em 2014 OUVIDORIA Ouvidora: Ana Claudia de Almeida Pfaffenseller Localização: Sala 105 A, Bloco 1 Telefone: (51) 3717-7313 E-mail: ouvidoria@unisc.br A Ouvidoria da UNISC em 2014 Sumário: 1. Caracterização Geral...2

Leia mais

Programa de Apoio Didático Graduação - Perguntas Frequentes

Programa de Apoio Didático Graduação - Perguntas Frequentes Geral 1.1) O que é PAD? O Programa de Apoio Didático (PAD), instituído pela Resolução GR-49/2007 e renovado pela Resolução GR-54/2010, é um programa de bolsas destinado exclusivamente a alunos da graduação

Leia mais

Regulamento de Monitoria do Curso de Medicina da UNOESTE. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO

Regulamento de Monitoria do Curso de Medicina da UNOESTE. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO Regulamento de Monitoria do Curso de Medicina da UNOESTE. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO Art. 1º O presente Regulamento estabelece as finalidades, objetivos, atribuições

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

Câmara Municipal de São Pedro do Sul

Câmara Municipal de São Pedro do Sul Regulamento A elaboração do presente regulamento resulta da necessidade de definir regras e harmonizar os procedimentos relacionados com a duração e organização do tempo de trabalho, conforme impõe o definido

Leia mais

EDITAL Nº 004/DG/CRFI/IFB, DE 20 DE MARÇO DE 2015

EDITAL Nº 004/DG/CRFI/IFB, DE 20 DE MARÇO DE 2015 EDITAL Nº 004/DG/CRFI/IFB, DE 20 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO PARA DESLOCAMENTO INTERNO DE SERVIDOR EFETIVO PARA A COORDENAÇÃO DE REGISTRO ACADÊMICO DO CAMPUS RIACHO FUNDO O DIRETOR GERAL DO CAMPUS

Leia mais

PORTARIA-R N.º 634/2011, de 17 de agosto de 2011

PORTARIA-R N.º 634/2011, de 17 de agosto de 2011 PORTARIA-R N.º 634/2011, de 17 de agosto de 2011 O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista a subdelegação

Leia mais

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1. Aplicação Esta política aplica-se a todos os colaboradores Técnico-administrativos, sejam vínculo CLT ou contrato de estágio. 2. Objetivo Estabelecer critérios

Leia mais

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Recursos Humanos Coordenação de Gestão de Pessoas Pesquisa de Clima Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Introdução No dia 04 de Agosto de 2011, durante a reunião de Planejamento, todos os

Leia mais

Regulamento Interno de Execução do Horário de Trabalho

Regulamento Interno de Execução do Horário de Trabalho Regulamento Interno de Execução do Horário de Trabalho Capítulo I Disposições gerais Artigo 1.º Objeto e âmbito de aplicação 1 - O presente Regulamento estabelece os períodos de funcionamento do Gabinete

Leia mais

Agora todas as Unimeds vão falar uma só língua. Unimed do Brasil Federação São Paulo Portal Unimed

Agora todas as Unimeds vão falar uma só língua. Unimed do Brasil Federação São Paulo Portal Unimed Agora todas as Unimeds vão falar uma só língua. Unimed do Brasil Federação São Paulo Portal Unimed Folheto perguntas e respostas (15X15)cm.indd 1 9/25/08 4:38:13 PM E as primeiras palavras são inovação,

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS SERVIDORES DO QUADRO TÉCNICO/ADMINISTRATIVO ORIENTAÇÕES GERAIS

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS SERVIDORES DO QUADRO TÉCNICO/ADMINISTRATIVO ORIENTAÇÕES GERAIS PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS SERVIDORES DO QUADRO TÉCNICO/ADMINISTRATIVO ORIENTAÇÕES GERAIS A Universidade Federal do Amapá UNIFAP em cumprimento às diretrizes do Plano de Carreira dos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS INFORMATIVO SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE FÉRIAS NA UFPB O presente informativo tem como objetivo disseminar e divulgar

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISDA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISDA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISDA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2013/01 a 2013/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Diagnóstico

Leia mais

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Art. 1 - Do serviço de apoio Psicopedagógico - SAPP O serviço de apoio

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

REGIMENTO DOS GRUPOS NACIONAIS E REGIONAIS DE TRABALHO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DO DIREITO DO SEGURO AIDA/Brasil

REGIMENTO DOS GRUPOS NACIONAIS E REGIONAIS DE TRABALHO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DO DIREITO DO SEGURO AIDA/Brasil REGIMENTO DOS GRUPOS NACIONAIS E REGIONAIS DE TRABALHO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DO DIREITO DO SEGURO AIDA/Brasil Artigo 1. Os Grupos Nacionais de Trabalho e os Grupos Regionais de Trabalho terão por

Leia mais

Prezados alunos e docentes:

Prezados alunos e docentes: 1 FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS NÚCLEO DE PSICOLOGIA EDITAL II DAS ATRIBUIÇÕES DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL, PSICOLOGIA DO, PSICOLOGIA CLÍNICA E PSICOLOGIA INSTITUCIONAL/SOCIAL - 1º SEMESTRE

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Versão 2.1 2013 Cuiabá MT Sumário Usuários do SISCOFRE... 3 Fases

Leia mais

Grupo de Coordenação da Transição da Administração da IANA Solicitação de Propostas

Grupo de Coordenação da Transição da Administração da IANA Solicitação de Propostas Grupo de Coordenação da Transição da Administração da IANA Solicitação de Propostas 8 de setembro de 2014 Introdução De acordo com o regulamento do Grupo de 1 Coordenação da Transição da Administração

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015.

MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015. MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015. O CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, resolve: Art. 1 Aprovar as

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA BARRETOS 2010 REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA Art. 1 - O Programa de Monitoria da Faculdade Barretos, destinado a alunos regularmente matriculados, obedecerá às normas

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise dos resultados

Leia mais

Manual de Recursos Humanos

Manual de Recursos Humanos Manual de Recursos Humanos 1º Edição 01/2016 SUMÁRIO INTRODUÇÃO CAPÍTULO I - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CAPÍTULO II - TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO III CARGOS & SALÁRIOS CAPÍTULO IV BENEFÍCIOS CAPÍTULO

Leia mais

Seguem as dúvidas recebidas até o momento sobre o sistema DAweb.

Seguem as dúvidas recebidas até o momento sobre o sistema DAweb. Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2014. Seguem as dúvidas recebidas até o momento sobre o sistema DAweb. 1- Na estatística de tempo médio de contribuição, teria que colocar observação para os Regulamentos

Leia mais

Ato PGJ nº 001/2012 RESOLVE:

Ato PGJ nº 001/2012 RESOLVE: Ato PGJ nº 001/2012 Dispõe sobre a jornada de trabalho, a prestação de serviço extraordinário, o banco de horas e o controle de frequência dos servidores do Ministério Público do Estado do Piauí, e dá

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

Leia mais

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos www.tecnologiadeprojetos.com.br Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos Eduardo F. Barbosa Dácio G. Moura Material didático utilizado na disciplina Desenvolvimento de

Leia mais

ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES

ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES O que é a semestralidade? É o valor que deve ser pago por cada aluno durante os 6 (seis) meses de cada período letivo. Este valor depende da faixa de créditos (isto

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA UFG

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA UFG IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA UFG Rosângela da Silva Nunes 1 Centros de Recursos Computacionais - CERCOMP Universidade Federal de Goiás UFG Campus II, UFG, 74000-000, Goiânia

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SIGRH - FREQUÊNCIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SIGRH - FREQUÊNCIA SIGRH - FREQUÊNCIA Boa Vista RR, 21 novembro de 2014. É o módulo do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) que tem por objetivo permitir o gerenciamento das informações relacionadas ao

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Comisão designada pela Portaria nº 1.525/11, prorrogada pela Portaria nº 561/12

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Comisão designada pela Portaria nº 1.525/11, prorrogada pela Portaria nº 561/12 RELATÓRIO FINAL DA COMISSÃO DESIGNADA PELA PORTARIA UTF N 1.525/2011, ORROGADA PELA PORTARIA UTF Nº 561/2012, RESPONSÁVEL PELA AESENTAÇÃO DE OPOSTA DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DO DECRETO Nº 4.836/2003

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04, DE 20 DE OUTUBRO DE 2014.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04, DE 20 DE OUTUBRO DE 2014. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04, DE 20 DE OUTUBRO DE 2014. Estabelece orientações acerca do registro eletrônico de frequência dos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande

Leia mais

Regimento Interno da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação - CAGPPI

Regimento Interno da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação - CAGPPI Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Farroupilha Regimento Interno da Comissão de Avaliação

Leia mais

Instrumento: Docentes

Instrumento: Docentes COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO CURSO: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Resultado da Autoavaliação Institucional Instrumento: Docentes Presidente Epitácio -

Leia mais

Cartilha Ponto Eletrônico

Cartilha Ponto Eletrônico Divisão de Gestão de Pessoas Unidade de Desenvolvimento de Pessoas Cartilha Ponto Eletrônico Procedimentos Importantes APRESENTAÇÃO Esta cartilha tem como objetivo esclarecer as principais dúvidas ou questionamentos

Leia mais

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC Lara Pessanha e Vanessa Saavedra A utilização de indicadores de desempenho é uma prática benéfica para todo e qualquer tipo

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS INDICAÇÃO Nº de 2007 (Da Senhora Andreia Zito) Sugere o encaminhamento ao Congresso Nacional de Projeto de Lei que disponha sobre a jornada de trabalho dos servidores público federais ocupantes de cargos

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

SAD SISTEMA DE ATENDIMENTO DATAMACE

SAD SISTEMA DE ATENDIMENTO DATAMACE SAD SISTEMA DE ATENDIMENTO DATAMACE OBJETIVO O SAD foi desenvolvido para aprimorar e permitir o rastreamento dos registros de contatos realizados entre a Datamace e seus clientes. Permite administrar a

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS PROFESSOR: Itair Pereira da Silva DISCENTES: Maria das Graças João Vieira Rafael Vitor ORGANOGRAMA PRESIDENTE GERENTE

Leia mais

FACULDADE IBMEC-MG COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA REGIMENTO INTERNO

FACULDADE IBMEC-MG COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA REGIMENTO INTERNO FACULDADE IBMEC-MG COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. A Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Ibmec-MG é o órgão responsável pela

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2014/01 a 2014/02 APRESENTAÇÃO O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIADA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIADA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIADA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2013/01 a 2013/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Diagnóstico geral

Leia mais

Campus de Franca TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Campus de Franca TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO TÍTULO I DAS

Leia mais

MANUAL DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES EM ESTÁGIO PROBATÓRIO

MANUAL DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES EM ESTÁGIO PROBATÓRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DIVISÃO DE ALOCAÇÃO E AVALIAÇÃO MANUAL DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES EM ESTÁGIO PROBATÓRIO APRESENTAÇÃO Este manual é

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE - 2011. Sistema de Gestão da Qualidade

RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE - 2011. Sistema de Gestão da Qualidade RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE - 2011 Sistema de Gestão da Qualidade SUMÁRIO 1. - Introdução.... 3 2. - Metodologia.... 3 2.1 - Amostragem e coleta

Leia mais

ATO GP/CR/EJ TRT5 Nº 0003, DE 19 DE SETEMBRO DE 2014

ATO GP/CR/EJ TRT5 Nº 0003, DE 19 DE SETEMBRO DE 2014 ATO GP/CR/EJ TRT5 Nº 0003, DE 19 DE SETEMBRO DE 2014 Regulamenta provisoriamente a atividade do juizorientador no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região. O PRESIDENTE, O CORREGEDOR REGIONAL

Leia mais

CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

CAPÍTULO I DAS FINALIDADES PORTARIA INSTITUCIONAL Nº 08 A Direção Geral da Faculdades SPEI, no uso das suas atribuições, ouvido o Conselho Superior e aprovado pela Mantenedora, conforme Regimento Interno, RESOLVE: Estabelecer o

Leia mais

Identificação do Órgão/Unidade:Tribunal Superior Eleitoral/STI/COINF/SEPD Service Desk

Identificação do Órgão/Unidade:Tribunal Superior Eleitoral/STI/COINF/SEPD Service Desk Identificação do Órgão/Unidade:Tribunal Superior Eleitoral/STI/COINF/SEPD Service Desk E-mail para contato: supervisao@tse.gov.br Nome trabalho/projeto: Suporte em TI baseado em sistema de gestão da qualidade

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO - ANEXOS - ANEXO I - PROCEDIMENTOS PARA CAPACITAÇÃO INTERNA DO REQUERIMENTO Art. 1º - A capacitação interna poderá ser proposta pela Reitoria, Pró-Reitorias ou Diretorias

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE FRUTAL FAF TÍTULO I DO REGULAMENTO E DO ÓRGÃO

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE FRUTAL FAF TÍTULO I DO REGULAMENTO E DO ÓRGÃO REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE FRUTAL FAF TÍTULO I DO REGULAMENTO E DO ÓRGÃO Art. 1º Este Regulamento Interno disciplina as normas relativas ao funcionamento da Comissão Própria

Leia mais

CARTA DE OPINIÃO - IBGC 1 Comitê de Auditoria para Instituições Financeiras de Capital Fechado

CARTA DE OPINIÃO - IBGC 1 Comitê de Auditoria para Instituições Financeiras de Capital Fechado CARTA DE OPINIÃO - IBGC 1 Comitê de Auditoria para Instituições Financeiras de Capital Fechado Em maio de 2004 foi publicada a Resolução 3.198 do Conselho Monetário Nacional, que trouxe, entre outras novidades,

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO DÚVIDAS FREQUENTES

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO DÚVIDAS FREQUENTES DÚVIDAS FREQUENTES A UFFS abre mais de um Processo Seletivo no mesmo ano? Não. Há apenas um Processo Seletivo por ano. Nele, você pode optar por cursos que começam no primeiro ou no segundo semestre, mas

Leia mais

PROGRESSÃO NA CARREIRA

PROGRESSÃO NA CARREIRA EXEMPLOS Andrea Ximenes Andreia Calancha 9 de março de 2012 EXEMPLOS NÍVEL BÁSICO ORIENTAÇÃO PARA A QUALIDADE Copeira: atende as solicitações, faz café, detecta problemas com os produtos entre outras atividades

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010 O Diretor das Faculdades Integradas Campo Grandenses, no uso de suas atribuições regimentais e por decisão dos Conselhos Superior, de Ensino, Pesquisa, Pós Graduação e Extensão e de Coordenadores, em reunião

Leia mais

Universidade Estadual de Goiás. Trabalho da matéria de Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes

Universidade Estadual de Goiás. Trabalho da matéria de Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes Universidade Estadual de Goiás Ciências Contábeis 2º ano Trabalho da matéria de Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes ALUNO: Vinicius Oliveira de Siqueira Trabalho apresentado para avaliação

Leia mais

RESOLUÇÃO CSA N.º 03, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2015

RESOLUÇÃO CSA N.º 03, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2015 RESOLUÇÃO CSA N.º 03, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2015 Aprova o regulamento do Núcleo de Direitos Humanos das Faculdades Ponta Grossa. A Presidente do Conselho Superior de Administração das Faculdades Ponta

Leia mais

PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA GABINETE DO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA RESOLUÇÃO Nº 0706/12

PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA GABINETE DO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA RESOLUÇÃO Nº 0706/12 RESOLUÇÃO Nº 0706/12 Institui e regulamenta o pagamento pelo exercício de atividade de professor, instrutor ou palestrante de cursos e demais eventos de capacitação promovidos ou apoiados pelo CEAF. O

Leia mais

Programa de Ginástica Laboral

Programa de Ginástica Laboral Programa de Ginástica Laboral 1. IDENTIFICAÇÃO Nome: Programa de Ginástica Laboral (PGL) Promoção e Organização: Centro de Educação Física, Esportes e Recreação Coordenadoria do Campus de Ribeirão Preto.

Leia mais

Orientações aos estagiários sobre a jornada de trabalho

Orientações aos estagiários sobre a jornada de trabalho Orientações aos estagiários sobre a jornada de trabalho Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos Diretoria-Geral edifício-sede do Ministério Público sala 225 62 3243-8312 diretoria@mpgo.mp.br

Leia mais

Representante da Sociedade Civil Organizada Calixto Nunes da França. Representante Discente Artur da Costa Júnior

Representante da Sociedade Civil Organizada Calixto Nunes da França. Representante Discente Artur da Costa Júnior I DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome: Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte Código da IES INEP: 1547 Caracterização da IES: Instituição Privada Sem Fins Lucrativos Estado: Ceará Cidade: Juazeiro do Norte Composição

Leia mais

Apresentação para a implantação da Avaliação de Desempenho

Apresentação para a implantação da Avaliação de Desempenho SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS Data: 22de março de 2012 Local: CEFOR Vila Mariana Apresentação para a implantação da Avaliação de Desempenho Maria Aparecida Novaes Rita

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

NORMATIVA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E FICHA DE CONTROLE DE ATENDIMENTOS DE ORIENTAÇÕES

NORMATIVA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E FICHA DE CONTROLE DE ATENDIMENTOS DE ORIENTAÇÕES CONSTRUINDO UM FUTURO MELHOR PRA VOCÊ! Av. Portal do Lago, Qdra. 09, Lts. 01 a 28 - Portal do Lago. Caldas Novas (GO) - CEP 75.690.000 Telefones: UnU 1 (64) 3453 7880 e UnU 2 (64) 3455 3070. Site: www.unicaldas.edu.br

Leia mais

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS AVALIAÇÃO ESPECIAL DE DESEMPENHO DE SERVIDOR EM ESTÁGIO PROBATÓRIO DO QUADRO CIVIL

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS AVALIAÇÃO ESPECIAL DE DESEMPENHO DE SERVIDOR EM ESTÁGIO PROBATÓRIO DO QUADRO CIVIL PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS AVALIAÇÃO ESPECIAL DE DESEMPENHO DE SERVIDOR EM ESTÁGIO PROBATÓRIO DO QUADRO CIVIL 1 CONCEITO A Emenda Constitucional nº 19/98 estabelece que o servidor nomeado

Leia mais

Moodle - Tutorial para Alunos

Moodle - Tutorial para Alunos Moodle - Tutorial para Alunos por Prof. Maurício Lima 1 agosto de 2010 Objetivo Este documento apresenta aos alunos da Faculdade Novos Horizontes os primeiros passos na utilização do pacote Moodle. Trata-se

Leia mais

Estratégias para a implantação do T&V

Estratégias para a implantação do T&V 64 Embrapa Soja, Documentos, 288 Estratégias para a implantação do T&V Lineu Alberto Domit 1 A estratégia de ação proposta está baseada na experiência acumulada na implantação do sistema T&V no estado

Leia mais

Considerando o disposto no artigo 12, inciso V; artigo 13, inciso IV, e artigo 24, inciso V, alínea e, da Lei Federal 9394/96;

Considerando o disposto no artigo 12, inciso V; artigo 13, inciso IV, e artigo 24, inciso V, alínea e, da Lei Federal 9394/96; ATO NORMATIVO da Secretaria Municipal da Educação Resolução SME nº4, de 05 de março de 2015. Dispõe sobre a Recuperação da Aprendizagem, de maneira Contínua e/ou Paralela, no Ensino Fundamental da Rede

Leia mais

GESTÃO DA DIRETORIA DE MARKETING ATRAVÉS DE UMA DIVISÃO ESTRATÉGICA: OTIMIZANDO PROCESSOS E CAPACITANDO PESSOAS PRÁTICA INTERNA. Temática: Marketing

GESTÃO DA DIRETORIA DE MARKETING ATRAVÉS DE UMA DIVISÃO ESTRATÉGICA: OTIMIZANDO PROCESSOS E CAPACITANDO PESSOAS PRÁTICA INTERNA. Temática: Marketing GESTÃO DA DIRETORIA DE MARKETING ATRAVÉS DE UMA DIVISÃO ESTRATÉGICA: OTIMIZANDO PROCESSOS E CAPACITANDO PESSOAS PRÁTICA INTERNA Temática: Marketing Resumo: Identificada a sobrecarga de atividades na diretoria

Leia mais

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Art. 1º Os Cursos ofertados pela Diretoria de Educação Continuada da Universidade Nove de Julho UNINOVE regem-se pela legislação vigente, pelo

Leia mais

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugerimos, para elaborar a monografia de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que o aluno leia atentamente essas instruções. Fundamentalmente,

Leia mais

ENTENDENDO AS NORMAS SOBRE JORNADA DE TRABALHO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DA UFPE

ENTENDENDO AS NORMAS SOBRE JORNADA DE TRABALHO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DA UFPE ENTENDENDO AS NORMAS SOBRE JORNADA DE TRABALHO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DA UFPE Perguntas e Respostas sobre a Resolução nº 02/2014 Conselho de Administração-UFPE Prof. Anísio

Leia mais

Manual do Candidato 2013

Manual do Candidato 2013 Manual do Candidato 2013 Bio Jr. USP O QUE É EMPRESA JÚNIOR? Empresa júnior é uma associação civil formada por alunos matriculados em pelo menos um curso de graduação em institutos de ensino superior.

Leia mais