Licenciamento Ambiental nas Indústrias Químicas de Teresina-PI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Licenciamento Ambiental nas Indústrias Químicas de Teresina-PI"

Transcrição

1 1 Licenciamento Ambiental nas Indústrias Químicas de Teresina-PI José Machado Moita Neto Doutor em Química. Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Elaine Aparecida da Silva Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente na UFPI elaine@ufpi.edu.br Carla Patrícia Viana Nobre Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPI carlanobre_@hotmail.com Resumo O papel da legislação ambiental é proteger a natureza e a sociedade contra o uso excessivo dos recursos naturais e a produção de resíduos que compromete sua qualidade de vida. Um dos instrumentos da legislação ambiental é o licenciamento ambiental. Assim, o objetivo do estudo foi avaliar a efetividade do licenciamento ambiental nas indústrias químicas de Teresina-PI. Verificouse que o licenciamento ambiental no setor não é um instrumento eficaz de proteção devido à falta de conhecimento técnico e da legislação pertinente, insuficiência de pessoas qualificadas nas indústrias e nos órgãos ambientais municipais e falta de acompanhamento dos órgãos ambientais. Palavras-chave: Licenciamento Ambiental; Indústrias Químicas; Órgãos Ambientais.

2 Introdução O licenciamento é um instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente que tem como objetivo compatibilizar o desenvolvimento sócio-econômico com a preservação do meio ambiente. O licenciamento ambiental é balizado por algumas legislações: Lei nº 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente; a Resolução CONAMA nº 001/86, que estabelece diretrizes gerais para elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) nos processos de licenciamento ambiental e a Resolução CONAMA nº 237/97, que trata da competência da União, Estados e Municípios e apresenta a listagem de atividades sujeitas ao licenciamento. Os empreendimentos ou atividades são licenciados em um único nível de competência: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBAMA licencia os empreendimentos ou atividades de âmbito nacional ou regional; o órgão ambiental estadual ou do Distrito Federal licencia empreendimentos ou atividades localizados ou desenvolvidos em mais de um município e o órgão ambiental municipal licencia empreendimentos e atividades de impacto local e daquelas que lhe forem delegadas pelo Estado por instrumento legal ou convênio. De acordo com Godoy (2005), o processo de licenciamento ambiental é uma manifestação do poder de polícia do estado, objetivando a prevenção do dano ambiental. Dessa maneira, funciona como uma forma de garantir a conduta ambientalmente correta de uma organização, condicionando o uso de um recurso ao cumprimento de requisitos de proteção ambiental. Na visão de Farias (2007), o licenciamento é o instrumento mais efetivo da Política Nacional do Meio Ambiente, e se torna ainda mais importante na medida em que serve como mecanismo de articulação entre os demais instrumentos, tais como avaliação de impactos ambiental, padrões de qualidade ambiental e zoneamento urbanístico ou ambiental. Isso porque, o órgão ambiental não deve conceder a licença se no zoneamento urbanístico estiver previsto a proibição da instalação de indústrias no local solicitado, como também nos casos de inadequação aos padrões de qualidade ambiental, definidos na legislação em vigor. Para assegurar a eficácia do licenciamento, espera-se que o órgão ambiental competente, durante a fiscalização, analise os aspectos e impactos dos empreendimentos, considerando parâmetros como: poluição atmosférica, poluição das águas, degradação dos solos, retirada da cobertura vegetal, impactos sobre a biodiversidade e sociodiversidade, poluição radioativa, dentre outras preocupações de interesse da comunidade (GIANSANTI, 1998). 2

3 3 O licenciamento é entendido como um procedimento administrativo. Dessa maneira, ao final é expedido um ato administrativo, um documento, que é a licença ambiental ou uma autorização. A licença é exigida para que se dê início à atividade e seja realizada sua instalação ou operação. Logo, funciona como o certificado que o órgão ambiental concede ao empreendedor. Licenças Ambientais como: A licença ambiental é definida na Resolução CONAMA 237, de 19 de dezembro de 1997, Ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente, estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental. No processo de licenciamento são expedidas três licenças ambientais: Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO). Cada licença serve para formalizar que uma respectiva etapa está cumprindo o que foi estabelecido pela legislação vigente e o que o órgão ambiental competente determinou para o empreendimento dentro do âmbito do procedimento. No Quadro 1, são especificadas as características e o prazo de validade de cada tipo de licença ambiental: Quadro 1 Características e prazos de validade das licenças ambientais Tipo de Licença LP LI Autoriza a operação da atividade ou LO empreendimento, após a verificação do Características Concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade. Aprova sua localização e concepção e atesta a viabilidade ambiental. Estabelece os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação. Autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental. Prazo de Validade No mínimo, o estabelecido pelo cronograma de elaboração dos planos, programas e projetos relativos ao empreendimento ou atividade, não podendo ser superior a cinco anos. No mínimo, o estabelecido pelo cronograma de instalação do empreendimento ou atividade, não podendo ser superior a seis anos.

4 4 efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação. Fonte: adaptado de Resolução CONAMA 237/97. No mínimo, quatro anos e, no máximo, dez anos. Ainda, conforme a Resolução CONAMA 237/97, o órgão ambiental competente pode estabelecer prazos de validade específicos para a LO de empreendimentos ou atividades que estejam sujeitos a encerramento ou modificação em prazos inferiores. As licenças ambientais podem ser expedidas isolada ou sucessivamente, de acordo com a natureza, características e fase do empreendimento ou atividade. A LO é concedida após a verificação do órgão ambiental do efetivo cumprimento das condicionantes estabelecidas nas licenças anteriores (LP e LI) e contém as medidas de monitoramento, controle e padrões ambientais que servirão de limite para a operação do empreendimento ou atividade. Constitui finalidade precípua do licenciamento, atestar a viabilidade ambiental dos projetos de empreendimentos e atividades previamente à sua implantação, o que confere à etapa do licenciamento prévio toda a responsabilidade pela efetividade da aplicação deste instrumento. As etapas posteriores (implantação e operação) apresentam uma relação diferenciada com a componente locacional da viabilidade ambiental, uma vez que são focadas nos aspectos tecnológicos relacionados à incorporação pelos projetos de medidas de controle da poluição e mitigação de efeitos ambientais estabelecidos anteriormente (MONTAÑO e SOUZA, 2008). Indústrias e Meio Ambiente Diante da quantidade de problemas ambientais ligados direta e indiretamente às atividades da indústria química, houve a necessidade de um reposicionamento deste setor perante a opinião pública. Segundo Machado (2011), na década de 80, quando houve a consolidação do ambientalismo moderno, surgiu a Química Verde, impulsionada pelo desenvolvimento de atividades no âmbito da Indústria Química que conduziram a novas atitudes e conceitos, dentre os quais: processos químicos mais seguros, design de produtos mais sustentáveis (design of environment), prevenção da poluição e minimização de resíduos.

5 5 O esforço conjunto das indústrias químicas, especialmente as de grande porte, resultou na redefinição de imagem corporativa através da participação no programa Atuação Responsável. Este programa é internacionalmente conhecido como Responsible Care e gerenciado pelo Conselho Internacional das Associações da Indústria Química (ICCA). No Brasil, o Atuação responsável é conduzido pela Associação Brasileira de Indústria Química (ABIQUIM). Este programa foi criado com o objetivo de promover o aprimoramento das indústrias químicas brasileiras, em termos de segurança, saúde ocupacional e meio ambiente, de modo a garantir a sustentabilidade (ABIQUIM, 2006). Conforme Machado (2011), o Atuação Responsável teve um papel importante na gestação da Química Verde, porque consolidou a idéia de que a proatividade é mais eficaz que a reatividade para lidar com os problemas provocados pelos produtos químicos. Para Viana et al. (2003), há uma nítida interface entre licenciamento e os processos de certificação voluntária, uma vez que ambos têm como objetivo a conservação do meio ambiente e são instrumentos eficazes na condução dos processos produtivos sob o prisma do desenvolvimento sustentável, considerando-se também a importância sócio-econômica dessas intervenções. Embora o conceito de desenvolvimento sustentável esteja consolidado e os licenciamentos previstos na legislação constituam apenas um pequeno passo da indústria química para uma atuação ambientalmente responsável, a efetividade deste instrumento precisa ser constantemente verificada, pois corresponde ao mínimo legal que toda indústria química precisa atender. Neste trabalho, foi avaliado se o licenciamento ambiental está sendo utilizado efetivamente como um instrumento de proteção ambiental pelas indústrias químicas de Teresina-PI. No Estado do Piauí, a Lei nº 4.854/1996, relativa à política ambiental, assinala no artigo 16 que a construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades que utilizam recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, bem como os empreendimentos capazes de causar degradação ambiental de qualquer forma, dependerão de prévio licenciamento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Metodologia O trabalho foi desenvolvido na cidade de Teresina, que está localizada na região centronorte do estado do Piauí, situando-se na latitude S e longitude W, e de acordo com

6 6 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE (2011a), a sua população é de habitantes para um PIB industrial de R$ (IBGE, 2011b). Foi feito levantamento das indústrias cadastradas no Conselho Regional de Química e consulta aos arquivos dos órgãos ambientais competentes (Superintendências de Desenvolvimento Urbano - SDU s), referentes aos processos de licenciamento ambiental. As indústrias, de pequeno e médio porte, foram licenciadas para desenvolverem atividades de fabricação de preparados para limpeza e polimento, detergentes, desinfetantes, refinados de soja, óleos vegetais, tintas, ceras e sulfato de alumínio. Além disso, foram realizadas visitas, aplicados questionários e feitas entrevistas semiestruturadas (Apêndice I) com os proprietários e funcionários de seis indústrias químicas instaladas em Teresina, com licença ambiental atualizada. A aplicação dos questionários e a realização das entrevistas ocorreram com os responsáveis pelo processo de licenciamento ambiental e da gestão ambiental das indústrias, que desempenham funções de químico, gerente industrial, auxiliar administrativo, assistente de contabilidade e recursos humanos ou até mesmo o proprietário. Resultados e Discussão Existem cem empresas cadastradas no Conselho Regional de Química do Piauí CRQ-PI. Destas, foram identificados dezenove empreendimentos exclusivamente químicos. Entretanto, nem todas desenvolvem atividades industriais e nem são licenciadas pelo órgão ambiental municipal. Dessa forma, foram visitadas seis indústrias químicas (conforme definição da Resolução CONAMA 237/97) que estão instaladas em Teresina e possuem licença ambiental atualizada. As indústrias visitadas são de pequeno (1 a 100 empregados) e médio (101 a 500 empregados) porte, de acordo com a classificação do IBGE. A aplicação dos instrumentos metodológicos descritos, anteriormente, permitiu traçar um panorama da situação do licenciamento ambiental no Piauí, através do olhar dos diversos atores envolvidos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente repassa a atividade de licenciamento para as quatro Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU s) de Teresina. As SDU s (Leste, Sul, Sudeste e Centro-Norte) atuam em cada zona da cidade e são responsáveis pela análise e aprovação dos projetos ambientais, licenciamento e, também, pela fiscalização dos empreendimentos.

7 No Quadro 2, visualizam-se características observadas da Licença Ambiental de Operação nas indústrias químicas pesquisadas. 7 Quadro 2 - Caracterização da solicitação, controle, fiscalização e entraves no processo da Licença Ambiental de Operação Indústria A Produto Fabricado Produtos de limpeza e polimento Solicitação de Renovação de LO no prazo Condições específicas na LO Fiscalização Ambiental Pós- Licenciamento Não Não Não Entrave no processo de Renovação da LO Demora na vistoria do órgão ambiental competente B Desinfetantes Não Sim Não Inexistente C Óleos vegetais, refinados de soja e farelo Não Não Sim D Tintas Não Não Não E Beneficiamento de cera de carnaúba e abelha Sulfato de F Alumínio Fonte: Dados da pesquisa, Não Não Sim Certificado do Corpo de Bombeiros Demora na vistoria do órgão ambiental competente Certificado do Corpo de Bombeiros Sim Não Não Inexistente Como pode ser observado no Quadro 2, é pouca a fiscalização após a emissão da licença ambiental. Na maioria dos casos, não houve fiscalização dos empreendimentos após o licenciamento; nem mesmo para aqueles que apresentam condições específicas e exigem acompanhamento. Como consequência, o órgão licenciador não sabe se as indústrias cumprem o estabelecido no documento. Diante disso, as questões ambientais são colocadas em segundo plano pelos empreendedores. Observou-se que apenas a indústria de óleos vegetais possui coleta seletiva dos resíduos gerados em sua unidade e a indústria de ceras preocupa-se com a destinação dos resíduos que sobram do processo produtivo. Além disso, constatou-se que é comum as indústrias de pequeno porte não possuírem um setor específico para manejo de resíduos e proteção ambiental. Geralmente,

8 8 essas atividades são desenvolvidas pelos funcionários do administrativo ou da segurança do trabalho. Constatou-se um amplo desconhecimento dos funcionários em vários pontos levantados nos questionários relacionados à gestão ambiental, tais como: EIA, RIMA, audiência pública, políticas de gestão, legislação ambiental, gerenciamento de riscos ambientais e mitigação de impactos. Em alguns casos, os responsáveis pela renovação da licença ambiental desconheciam o fato do documento da SDU se tratar da Licença Ambiental de Operação. Verificou-se que, no processo de licenciamento das indústrias visitadas, não foram elaborados estudos, não houve publicação de requerimento e recebimento da licença em jornais periódicos e no diário oficial. Ainda, não foi solicitada renovação da licença no prazo designado na legislação, que é de 120 dias antes do seu vencimento. Ressaltando que, de acordo com os entrevistados, não houve cobrança destes itens por parte do órgão ambiental competente. Alguns entrevistados manifestaram descontentamento quanto à demora na realização das fiscalizações que antecedem as expedições das licenças, implicando em atraso no seu recebimento. Isso é inoportuno para os empreendedores, tendo em vista que na compra e venda de matéria-prima ou produtos por parte de alguns clientes e fornecedores são exigidos uma série de documentos, dentre eles a própria licença ambiental de operação. Nenhuma das indústrias visitadas possui notificação, multa ou termos de ajuste de condutas com o órgão ambiental municipal. No que se refere ao monitoramento interno e mitigação dos impactos ambientais, todos os entrevistados afirmam que estão cientes dos impactos que os processos que desenvolvem causam no meio ambiente e consideram-se empresas comprometidas com as questões ambientais. Entretanto, durantes as visitas, observou-se o contrário: algumas delas não possuíam Estação de Tratamento de Efluentes - ETE, e apenas são lançados em sumidouro; além de ausência de inventário de resíduos sólidos industriais; falta de gerenciamento dos mesmos e deficiência no atendimento dos requisitos legais. Vale mencionar que algumas delas atenderam os itens referentes à mitigação dos impactos, como a existência de ETE e, em alguns casos, até o reaproveitamento total deste, nos jardins e nas descargas dos sanitários. Durante a realização das visitas e das entrevistas, foi possível observar que as indústrias de médio porte recebem mais atenção do órgão licenciador, o que se deve a uma maior cobrança

9 9 social, fazendo com que procurem soluções mais adequadas para os passivos ambientais gerados nas indústrias, dentro da tecnologia disponível, embora existam possibilidades de melhorias. É notória a necessidade de um quadro técnico mais qualificado nos órgãos ambientais, tendo em vista a importância de realização de vistorias no processo de solicitação e renovação de licenças, como também a verificação de atendimento aos itens descritos nas suas condicionantes. Uma atuação mais efetiva dos técnicos poderá auxiliar os empreendedores e os responsáveis pelos processos industriais, ajudando-os a conduzir os negócios de forma sustentável, com gestão ambiental adequada, além do atendimento à legislação. Para uma boa gestão ambiental é preciso melhorar significativamente as fiscalizações, inicialmente, em caráter educativo e instrutivo, e, posteriormente, punitivo; com o órgão ambiental competente colocando-se à disposição dos empreendedores para a adequação das indústrias. As indústrias químicas de Teresina desconhecem o programa de Atuação Responsável e buscam o licenciamento apenas como necessidade burocrática e não porque priorizam as questões ambientais. Portanto, o processo de licenciamento das indústrias químicas pesquisadas, precisa avançar muito para se tornar um instrumento de gestão e proteção ambiental. Ao avaliar o licenciamento ambiental como instrumento de proteção à sociedade e identificar falhas, tanto na atuação do órgão licenciador, como a falta de engajamento da indústria, deve-se mencionar a inércia do principal ator e beneficiário da política ambiental: a geração atual e as futuras gerações; posto que, fazem parte do processo interativo da produção e do consumo. Conclusões A legislação ambiental referente ao licenciamento não está sendo respeitada de forma efetiva pelas indústrias químicas de Teresina. Embora haja ações mitigadoras por parte de algumas indústrias, existem muitas possibilidades de melhorias. Logo, é preciso que aconteça fiscalização assídua e eficaz por parte dos órgãos ambientais, com finalidade de educar, instruir e, se necessário, punir, visando a adequação ambiental dos empreendimentos. Tanto os órgãos ambientais como as indústrias visitadas carecem de um quadro técnico qualificado e eficiente. O programa Atuação Responsável não chegou ao Piauí e nem mesmo o licenciamento ambiental está sendo utilizado como instrumento de proteção à sociedade e ao meio ambiente.

10 10 Sem um decisivo engajamento coletivo de cobrança por parte da sociedade, dificilmente tem-se o círculo eficiente de atuação responsável da indústria e fiscalização efetiva do poder público. Referências ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA QUÍMICA (2006) Relatório de Atuação Responsável. São Paulo. Ed. ABIQUIM. BRASIL. Lei n de 31 de agosto de Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Acessada em setembro de Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Resolução n 001, de 23 de janeiro de Estabelece as diretrizes para elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e do respectivo Relatório de Impacto Ambiental nos processos de licenciamento ambiental. Brasília: Diário Oficial da União, edição de 17 de fevereiro de CONAMA. Resolução n 237, de 19 de dezembro de Dispõe sobre a competência da União, Estados e Municípios e apresenta a listagem de atividades sujeitas ao licenciamento. Brasília: Diário Oficial da União, edição de 22 de dezembro de FARIAS, T. (2007) Licenciamento ambiental: aspectos teóricos e práticos. 2 ed. Belo Horizonte. Ed. Fórum, 214 p. GIANSANTI, R. (1998) O desafio do desenvolvimento sustentável. 6 ed. São Paulo. Atual Editora, 112 p. GODOY, A. V. (2005) A eficácia do licenciamento ambiental como um instrumento público de gestão do meio ambiente. Brasília. OAB Editora, 80 p. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2011a) Censo Disponível em: df. Acessada em setembro de (2011b) PIB industrial de Teresina em Disponível em: Acessada em setembro de MACHADO, A. A. S. C. (2011) Da gênese ao ensino da química verde. Química Nova, v. 34, n. 3, p MONTAÑO, M.; SOUZA, M. P. (2008) A viabilidade ambiental no licenciamento de empreendimentos perigosos no estado de São Paulo. Engenharia Sanitária Ambiental, v. 13, n. 4, p

11 PIAUÍ. Lei n de 10 de julho de Dispõe sobre a Política de Meio Ambiente do Estado do Piauí, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Piauí, Teresina. Acessada em setembro de VIANA, E. C.; CARVALHO, R. M. M. A.; OLIVEIRA, P. R. S.; VALVERDE, S. R.; SOARES, T. S. (2003) Análise técnico-jurídica do licenciamento ambiental e sua interface com a certificação ambiental. Revista Árvore, v. 27, n. 4, p APÊNDICE I ENTREVISTA E QUESTIONÁRIO Entrevista EMPRESA: DATA DA ENTREVISTA: LOCALIZAÇÃO: RESPONSÁVEL PELAS INFORMAÇÕES: FONE: 1. Anos de operação: 2. Atividade: 3. Produção anual: 4. Porte e potencial poluidor: ( ) Pequeno ( ) Médio ( ) Grande 5. Nº. de empregados, inclusive terceirizados e temporários: 6. Nº. de empregados, inclusive terceirizados, envolvidos diretamente com a área ambiental: 7. A empresa tem ISO (SGA)? ( ) sim ( ) não ( ) está habilitando ( ) pretende 8. A empresa elaborou EIA/RIMA? 9. Quem elaborou os documentos foi a empresa ou consultoria terceirizada? 10. Houve Audiência Pública? Se sim, quantas? 11. Quais foram os principais impactos ambientais detectados por ocasião do EIA/RIMA ou no PCA/RCA? 12. Quais foram as principais medidas mitigadoras e compensatórias, indicadas no EIA/RIMA ou no PCA/RCA e nas etapas posteriores?

12 Que outras medidas mitigadoras, além das anteriormente previstas, a empresa implantou ou vem implantando por sua própria conta? 14. Em que ano recebeu LO? 15. Existe algum fator condicionante na licença de operação? 16. Quantas vezes a empresa foi fiscalizada pelo órgão ambiental, antes de obter a LO? E após obtêla? 17. As medidas compensatórias e mitigadoras impostas pelos órgãos ambientais são devidamente fiscalizadas? 18. Acha que existe uma fiscalização efetiva por parte do poder público e se faz cumprir as legislações ambientais vigentes? 19. Existe algum termo de conduta ou termo de compromisso por parte da empresa, com relação às questões ambientais? 20. Existe necessidade de investimentos de ordem financeira para adequação de passivos ambientais? 21. A empresa possui autuações ou multa na área ambiental nos últimos três anos? 22. Para o caso de afirmativo, as causas foram devidamente sanadas? 23. Quais são as maiores barreiras encontradas para o processo de obtenção de licenciamento? Licenciamento X Gestão Ambiental 1. Existem medidas de mitigação de impactos, controle de procedimentos, documentos e dados ambientais? Especifique. 2. A empresa afixa o cronograma de implantação e monitoramento das medidas de controle ambiental em local visível para todos os seus funcionários, e os envolve diretamente na implantação dessas medidas? 3. Existe comunicação interna às atividades com potencial de gerar impactos ao meio ambiente? 4. A empresa considera importante os impactos negativos que ela pode vir a causar no meio ambiente? 5. A empresa acredita que a certificação ambiental possa melhorar sua imagem com relação ao mercado? 6. Possui uma Política de Gestão Ambiental na empresa? Favor comentar.

13 13 7. Existe um programa de gerenciamento de riscos de processos para a empresa? Possui plano de contingência para o caso de acidentes? Especifique. 8. A empresa prioriza produtos e serviços de fornecedores que cumprem as normas ambientais? 9. Os fornecedores e/ou clientes exigem a licença ambiental de operação atualizada para a venda de produto e/ou matéria prima? Questionário Qual a sua opinião sobre a qualidade da fiscalização do órgão ambiental? ( ) É adequada e participativa, seguindo critérios técnicos ( ) Depende em demasia do técnico do órgão ambiental que a efetua ( ) Deveria ser melhor preparada ( ) É desnecessária ( ) Outra Nas perguntas seguintes, favor marcar apenas uma opção, justificando-a, se for o caso 2. Licenciamento ambiental em THE: ( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Péssimo Justificativa (aspectos + e -): 3. Pós-licenciamento ambiental em THE: ( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Péssimo Justificativa (aspectos + e -): O que poderia ser feito para melhorar o licenciamento ambiental em Teresina? ( ) Aumentar e qualificar o quadro de servidores, com a valorização da carreira ( ) Aumentar e qualificar os técnicos terceirizados no órgão ambiental ( ) Focar maior atenção no pós-licenciamento que no licenciamento ( ) Incentivar as empresas a adotar Sistema de Gestão Ambiental SGA ( ) Ampliar o controle social p/ audiências públicas ( ) Introduzir instrumentos econômicos, tais como incentivos tributários e creditícios Introduzir ou reforçar outros instrumentos de comando e controle, tais como: ( ) o automonitoramento ( ) a obrigatoriedade de auditoria ambiental por ocasião da renovação da LO

14 14 ( ) a possibilidade de se exigir auditoria e audiência quando da renovação da LO ( ) a obrigatoriedade de análise de risco e plano de contingência ( ) a obrigatoriedade de garantias para a exploração de recursos minerais ( ) Outros (especificar) Órgãos ambientais 1. Os prazos estipulados na lei são cumpridos nos pedidos de obtenção das licenças? (requerimento 120 dias antes do licenciamento) 2. É exigida a divulgação do requerimento e recebimento de licença/renovação LO, no Diário oficial e jornal de grande publicação? 3. Há fiscalização das condicionantes impostas ao empreendedor, de que forma é comprovada sua efetividade? 4. Quais são os problemas mais incidentes no processo de obtenção das licenças que recai sobre a responsabilidade do empreendedor? 5. Quais são os maiores questionamentos abordados nas realizações das audiências públicas? (se houver) 6. O licenciamento ilegal, tipificado na lei de crimes ambientais, vem sendo devidamente apurado pelos fiscais? Quais são as maiores irregularidades encontradas? 7. Quais são as maiores barreiras encontradas no processo de licenciamento?

JOSÉ EUSTÁQUIO DE TOLEDO

JOSÉ EUSTÁQUIO DE TOLEDO JOSÉ EUSTÁQUIO DE TOLEDO 1 Legislação Pertinente Lei Federal n 6.938/81 Estabelece o licenciamento ambiental como um instrumento da PNMA Resolução CONAMA Nº 01/86 Lista os empreendimentos que dependerão

Leia mais

Curso E-Learning Licenciamento Ambiental

Curso E-Learning Licenciamento Ambiental Curso E-Learning Licenciamento Ambiental Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa do autor. Objetivos do Curso

Leia mais

Lei n. 3.245, de 17 de junho de 2014.

Lei n. 3.245, de 17 de junho de 2014. Dispõe sobre o Licenciamento Ambiental no Município de Serafina Corrêa e sobre a regulamentação das Taxas de Licenciamento Ambiental e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE SERAFINA CORREA, seguinte

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA

LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Departamento de Controle FEPAM LEI FEDERAL 6938/81 DECRETO FEDERAL 99274/90 BASE PARA GESTÃO AMBIENTAL obrigatoriedade

Leia mais

Licenciamento Ambiental e Municipal

Licenciamento Ambiental e Municipal Curso de Treinamento - ABLP Licenciamento Ambiental e Municipal Simone Paschoal Nogueira 14 de outubro de 2008 Sede da ABLP Procedimento pelo qual o órgão ambiental competente permite a localização, instalação,

Leia mais

Disciplina Ciências do Ambiente Prof. Dra. Elizete A. Checon de Freitas Lima Unesp, Campus de Ilha Solteira

Disciplina Ciências do Ambiente Prof. Dra. Elizete A. Checon de Freitas Lima Unesp, Campus de Ilha Solteira Gestão Ambiental Disciplina Ciências do Ambiente Prof. Dra. Elizete A. Checon de Freitas Lima Unesp, Campus de Ilha Solteira Política Nacional do Meio Ambiente Lei 6938/81 Principais instrumentos de gestão

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL MUNICIPAL MINEIROS - GO

LICENCIAMENTO AMBIENTAL MUNICIPAL MINEIROS - GO LICENCIAMENTO AMBIENTAL MUNICIPAL MINEIROS - GO 1. Qual a importância do Licenciamento Ambiental? É o instrumento básico da Política Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental e tem por objetivo a prévia

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE INDÚSTRIAS

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE INDÚSTRIAS LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE INDÚSTRIAS 5 dicas essenciais sobre o licenciamento ambiental de indústrias Copyright Ecovalor Consultoria e Assessoria em Sustentabilidade Ltda, 2014. Todos os direitos reservados.

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL Página 1 / 7 O que é LICENCIAMENTO AMBIENTAL? O LICENCIAMENTO AMBIENTAL é o procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente, que pode ser federal, estadual

Leia mais

AUDITORIA AMBIENTAL SEGUNDO O CÓDIGO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE MANAUS

AUDITORIA AMBIENTAL SEGUNDO O CÓDIGO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE MANAUS Maiêutica - Curso de Gestão Ambiental AUDITORIA AMBIENTAL SEGUNDO O CÓDIGO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE MANAUS RESUMO Leonardo Moura de Souza 1 Moacir Muniz de Souza 2 Centro Universitário Leonardo da Vinci

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL 1. INTRODUÇÃO: O Banco Pottencial, considera a gestão de riscos como um instrumento essencial para maximização da eficiência no uso do capital e para escolha

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL. CIESP - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo SOROCABA-SP

LICENCIAMENTO AMBIENTAL. CIESP - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo SOROCABA-SP LICENCIAMENTO AMBIENTAL CIESP - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo SOROCABA-SP 19/06/2012 Estrutura organizacional da CETESB depois da unificação do licenciamento Presidência Vice Presidência

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE ESTUDO DE VIABILIDADE AMBIENTAL - EVA

TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE ESTUDO DE VIABILIDADE AMBIENTAL - EVA TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE ESTUDO DE VIABILIDADE AMBIENTAL - EVA 1. OBJETIVO GERAL As instruções técnicas contidas no presente Termo de Referência objetivam estabelecer os procedimentos e os

Leia mais

VALEC POLÍTICA AMBIENTAL. Título: POLÍTICA AMBIENTAL Identificador: POL 5.03.01.16-001. Proponente: DIPLAN. Folha: 1 / 12.

VALEC POLÍTICA AMBIENTAL. Título: POLÍTICA AMBIENTAL Identificador: POL 5.03.01.16-001. Proponente: DIPLAN. Folha: 1 / 12. POL 5.3.1.16-1 1 / 12 POL 5.3.1.16-1 2 / 12 POL 5.3.1.16-1 3 / 12 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. DA VALEC S.A.... 6 3. OBJETIVOS PROPOSTOS E METAS PARA O PRIMEIRO ANO... 7 4. NORMAS AMBIENTAIS PROPOSTAS...

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais

Leia mais

Minuta de Termo de Referência

Minuta de Termo de Referência Minuta de Termo de Referência Contratação de serviço para elaboração do mapeamento, análise, propostas e implantação de melhorias nos processos de trabalho da Coordenadoria Geral de Licenciamento Ambiental

Leia mais

NOVO SISTEMA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DECRETO Nº 42.159, DE 2.12.2009.

NOVO SISTEMA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DECRETO Nº 42.159, DE 2.12.2009. NOVO SISTEMA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DECRETO Nº 42.159, DE 2.12.2009. INSTRUMENTOS LEGAIS AUTORIZAÇÕES AMBIENTAIS CERTIDÕES AMBIENTAIS LICENÇAS AMBIENTAIS AUTORIZAÇÕES AMBIENTAIS

Leia mais

1º Encontro sobre Licenciamento Ambiental Municipal para Oficinas e Coligados. Fortaleza, 18 de Dezembro de 2015

1º Encontro sobre Licenciamento Ambiental Municipal para Oficinas e Coligados. Fortaleza, 18 de Dezembro de 2015 1º Encontro sobre Licenciamento Ambiental Municipal para Oficinas e Coligados Fortaleza, 18 de Dezembro de 2015 BioSfor PROFIAUTOS Objetivo do Evento: Promover a disseminação das diretrizes do processo

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO ABRACO 00 de 0 OBJETIVO Esta norma estabelece a sistemática adotada pela Associação Brasileira de Corrosão ABRACO para o funcionamento do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção.

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Com a edição da Lei nº 6.938/81 o país passou a ter formalmente uma Política Nacional do Meio Ambiente, uma espécie de marco legal para todas as políticas públicas de

Leia mais

Palestrante: Alexandre Vaz Castro

Palestrante: Alexandre Vaz Castro Palestrante: Alexandre Vaz Castro PERGUNTAS FREQUENTES Qual o papel do profissional da química na área de Meio Ambiente? Quaisasáreasdeatuação? Qualaformadeatuação? Quais as responsabilidades? Quais os

Leia mais

MANUAL DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS Gerência de Controle da Poluição GCP : PASSO A PASSO

MANUAL DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS Gerência de Controle da Poluição GCP : PASSO A PASSO MANUAL DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS Gerência de Controle da Poluição GCP : PASSO A PASSO O QUE É O LICENCIAMENTO AMBIENTAL? O Licenciamento Ambiental é um procedimento

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 8.267 Dispõe sobre o licenciamento ambiental no Município de Porto Alegre, cria a Taxa de Licenciamento Ambiental e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que a

Leia mais

CARTILHA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

CARTILHA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL CARTILHA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL Realização PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE AÇÕES E RECURSOS AMBIENTAIS Bauru, maio 2007. SUMÁRIO 01 - OBJETIVO 02 O QUE É O

Leia mais

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX. Contabilistas NBC T 13.2 Aprovação

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX. Contabilistas NBC T 13.2 Aprovação VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX Contabilistas NBC T 13.2 Aprovação Orientador Empresarial RESOLUÇÃO CFC 1.021, DE 18 DE MARÇO DE 2005 - DOU 22.04.2005 (Íntegra) Aprova

Leia mais

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ?

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ? Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO 1- Como aderir à proposta AMQ? A adesão é realizada através do preenchimento e envio do Formulário de Cadastramento Municipal no site do projeto. O gestor municipal da saúde

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das

Leia mais

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR Data: 6 de Dezembro de 2011 Horário: 13:00 às 17:00 horas (hora de Brasília) Nome: e-mail: Nota: INSTRUÇÕES Você deve responder a todas as questões. O total máximo de pontos da prova é de 100 pontos (100%),

Leia mais

Licenciamento Ambiental no Estado de São Paulo

Licenciamento Ambiental no Estado de São Paulo Licenciamento Ambiental no Estado de São Paulo LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE SISTEMAS DE DISPOSIÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Eng. Cristiano Kenji Iwai Eng.ª Solange Takahashi Diretoria de Controle

Leia mais

ANTEPROJETO DE DECRETO (OU LEI) (A ser Publicado no Diário Oficial do Município/Estado)

ANTEPROJETO DE DECRETO (OU LEI) (A ser Publicado no Diário Oficial do Município/Estado) ANTEPROJETO DE DECRETO (OU LEI) (A ser Publicado no Diário Oficial do Município/Estado) Considerando: 1) A importância dos mananciais e nascentes do Município para o equilíbrio e a qualidade ambiental,

Leia mais

CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL CONFORME A NBR ISSO 14001: UMA ANÁLISE ECONÔMICA DO SGA DA EMPRESA DOURAMOTORS DOURADOS, MS. RESUMO

CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL CONFORME A NBR ISSO 14001: UMA ANÁLISE ECONÔMICA DO SGA DA EMPRESA DOURAMOTORS DOURADOS, MS. RESUMO CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL CONFORME A NBR ISSO 14001: UMA ANÁLISE ECONÔMICA DO SGA DA EMPRESA DOURAMOTORS DOURADOS, MS. Sônia Mendes Paiva de Mendonça 1 ; Luciana Ferreira da Silva 2 UEMS/ENGENHARIA AMBIENTAL

Leia mais

Instrumentos Legais de Proteção Ambiental em Propriedades Rurais

Instrumentos Legais de Proteção Ambiental em Propriedades Rurais Instrumentos Legais de Proteção Ambiental em Propriedades Rurais Uberlândia Minas Gerais Abril de 2015 Índice Introdução... 2 Instrumentos de planejamento e gestão do uso do solo... 2 Zoneamento Ecológico-

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

A Efetividade da AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS: Uma análise e reflexão, a partir da aplicação no ESTADO DA BAHIA

A Efetividade da AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS: Uma análise e reflexão, a partir da aplicação no ESTADO DA BAHIA A Efetividade da AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS: Uma análise e reflexão, a partir da aplicação no ESTADO DA BAHIA Severino Soares Agra Filho Engenheiro Químico (UFBA); Especialista em Sistemas de Tratamento

Leia mais

Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97 7/10/2010

Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97 7/10/2010 LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA ATIVIDADE DE MINERAÇÃO: ASPECTOS LEGAIS E TÉCNICOS GEÓLOGO NILO SÉRGIO FERNANDES BARBOSA Art. 1º - Para efeito desta Resolução são adotadas as seguintes definições: I - Licenciamento

Leia mais

O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos.

O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos. POLÍTICA DE COMPLIANCE INTRODUÇÃO O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos. Visto isso, a REAG INVESTIMENTOS

Leia mais

ESTUDO DE ANÁLISE DE RISCO, PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA.

ESTUDO DE ANÁLISE DE RISCO, PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA. ESTUDO DE ANÁLISE DE RISCO, PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA. OBJETIVOS DO PROGRAMA A VALEC, como concessionária da Ferrovia Norte Sul será a responsável pela operação

Leia mais

Associação Matogrossense dos Municípios

Associação Matogrossense dos Municípios RESOLUÇÃO N.º 004/2010 Dispõe sobre a produção de normas e procedimentos para realização de auditorias internas e inspeções na Associação Matogrossense dos Municípios - AMM. A Presidência da Associação

Leia mais

O Licenciamento Ambiental Municipal

O Licenciamento Ambiental Municipal O licenciamento ambiental é um dos instrumentos da política nacional do meio ambiente, sendo definido como o procedimento administrativo utilizado pelo órgão ambiental competente para licenciar a localização,

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. DADOS DO EMPREENDEDOR:

1. INTRODUÇÃO 2. DADOS DO EMPREENDEDOR: TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL E PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL PARA PARQUES DE GERAÇÃO DE ENERGIAS ALTERNATIVA (SOLAR, EÓLICA E OUTRAS) 1. INTRODUÇÃO Este Termo de

Leia mais

RELATÓRIO DE AUDITORIA RA 01/2016

RELATÓRIO DE AUDITORIA RA 01/2016 TIPO DE AUDITORIA: ACOMPANHAMENTO EXERCÍCIO/PERÍODO: 2015-2016 UNIDADE AUDITADA: PRÓ-REITORIA ADMINISTRAÇÃO RELATÓRIO DE AUDITORIA RA 01/2016 1) ESCOPO DOS EXAMES Os trabalhos de auditoria acerca da regularidade

Leia mais

Avaliação do plano de gerenciamento dos RCC em Santa Maria.

Avaliação do plano de gerenciamento dos RCC em Santa Maria. Avaliação do plano de gerenciamento dos RCC em Santa Maria. Resumo Mirdes Fabiana Hengen 1 1 Centro Universitário Franciscano (mirdes_hengen@yahoo.com.br) Com a Resolução nº 307, de 05 de Julho de 2002,

Leia mais

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Dispõe sobre estágios no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Piauí para estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva, vinculados

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Instrumento preventivo de tutela do meio ambiente (art. 9º, IV da Lei nº. 6.938/81)

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Instrumento preventivo de tutela do meio ambiente (art. 9º, IV da Lei nº. 6.938/81) POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE 1. LICENCIAMENTO AMBIENTAL 1.1 NATUREZA JURÍDICA: Instrumento preventivo de tutela do meio ambiente (art. 9º, IV da Lei nº. 6.938/81) 1.2 CONCEITO: Segundo o art. 1º,

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Versão Julho de 2015 POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (Política e procedimentos relacionados à responsabilidade socioambiental da Gávea DTVM nos termos da Resolução BCB no 4.327, de 25 de abril

Leia mais

Auditoria de Segurança e Saúde do Trabalho da SAE/APO sobre Obra Principal, Obras Complementares, Obras do reservatório e Programas Ambientais

Auditoria de Segurança e Saúde do Trabalho da SAE/APO sobre Obra Principal, Obras Complementares, Obras do reservatório e Programas Ambientais 1 / 10 1 OBJETIVO: Este procedimento visa sistematizar a realização de auditorias de Saúde e Segurança do Trabalho por parte da SANTO ANTÔNIO ENERGIA SAE / Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho GSST,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE RESOLUÇÃO INEA Nº 89 DE 03 DE JUNHO DE 2014 DISPÕE SOBRE AS PROPORÇÕES MÍNIMAS APLICÁVEIS PARA REPOSIÇÃO

Leia mais

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 É na Operação de Serviço que se coordena e realiza as atividades e processos necessários para fornecer e gerenciar serviços em níveis acordados com o usuário e clientes

Leia mais

Política de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Política de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Política de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC A FACULDADE DINÂMICA prevê mecanismos efetivos de acompanhamento e de cumprimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que no momento da construção do seu

Leia mais

Sistema de Licenciamento Ambiental da Bahia

Sistema de Licenciamento Ambiental da Bahia IFBA / Depart V Ciências do Ambiente Tecnologias Ambientais da Indústria Prof Armando Tanimoto 2010-1 Baseado em Cardoso, 2004 LICENCIAMENTO AMBIENTAL é o procedimento administrativo pelo qual a administração

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO SISTEMA CECRED

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO SISTEMA CECRED POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO SISTEMA CECRED VERSÃO 01 MAIO DE 2015 SUMÁRIO Capítulo 1 Objetivo do documento... 3 Capítulo 2 Público - Alvo / Aplicabilidade... 5 Capitulo 3 Responsabilidades...

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), mantida

Leia mais

Art. 3º Para efeito deste Regulamento são adotadas as seguintes definições:

Art. 3º Para efeito deste Regulamento são adotadas as seguintes definições: Portaria SES-RS nº 767 DE 13/08/2015 Norma Estadual - Rio Grande do Sul Publicado no DOE em 26 ago 2015 Aprova os critérios e procedimentos para o recolhimento de alimentos, inclusive in natura, bebidas

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL. Texto atualizado apenas para consulta.

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL. Texto atualizado apenas para consulta. 1 Texto atualizado apenas para consulta. LEI Nº 3.984, DE 28 DE MAIO DE 2007 (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Cria o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal Brasília

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA IN

INSTRUÇÃO NORMATIVA IN Quinta-feira, 15 de Março de 2012 Ano XVIII - Edição N.: 4030 Poder Executivo Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação - Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos INSTRUÇÃO NORMATIVA

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO GRUPO INVEPAR

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO GRUPO INVEPAR DE DO GRUPO INVEPAR PÁGINA Nº 2/5 1. INTRODUÇÃO Desenvolver a gestão sustentável e responsável nas suas concessões é um componente fundamental da missão Invepar de prover e operar sistemas de mobilidade

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO EDITAL Nº 030 /2010 - PROJETO BRA/06/032 CÓDIGO: REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA O Projeto

Leia mais

Subsecretaria de Captação de Recursos SUCAP/SEPLAN Secretaria de Planejamento e Orçamento do Distrito Federal SEPLAN Governo do Distrito Federal

Subsecretaria de Captação de Recursos SUCAP/SEPLAN Secretaria de Planejamento e Orçamento do Distrito Federal SEPLAN Governo do Distrito Federal Subsecretaria de Captação de Recursos SUCAP/SEPLAN Secretaria de Planejamento e Orçamento do Distrito Federal SEPLAN Governo do Distrito Federal TERMO DE REFERÊNCIA À SECRETARIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL 1. Contexto Geral Brasil e Mato Grosso Conservação Desenvolvimento Crescimento 2. Marco Legal Lei nº. 6.938/1981 Política Nacional do Meio Ambiente e Decreto nº. 99274/1990. Resolução

Leia mais

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS 1 SUMÁRIO 3 INTRODUÇÃO 4 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 6 RESCISÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO 7 CONCLUSÃO DE CURSO 7 RELATÓRIO TÉCNICO 8 AVALIAÇÃO DE

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA PREVENÇÃO DE DANOS AO MEIO AMBIENTE

A IMPORTÂNCIA DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA PREVENÇÃO DE DANOS AO MEIO AMBIENTE A IMPORTÂNCIA DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA PREVENÇÃO DE DANOS AO MEIO AMBIENTE Hiuri Martorelli Metaxas 1 RESUMO: Este artigo descreve o conceito de Licenciamento Ambiental segundo a legislação vigente.

Leia mais

Município de Valpaços

Município de Valpaços Município de Valpaços Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios às Freguesias Preâmbulo A Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro aprovou o regime jurídico das autarquias locais, o estatuto das entidades

Leia mais

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ARACATI, no uso de suas atribuições legais, conforme lhe confere a Lei Orgânica do Município, e

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ARACATI, no uso de suas atribuições legais, conforme lhe confere a Lei Orgânica do Município, e DECRETO Nº 063/2013-GP. Regulamenta e implementa a Lei Complementar Federal n 123 de 14 de Dezembro de 2006 e a Lei Geral Municipal da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte n 216, de 18 de dezembro

Leia mais

DELIBERAÇÃO CVM Nº 734, DE 17 DE MARÇO DE 2015

DELIBERAÇÃO CVM Nº 734, DE 17 DE MARÇO DE 2015 DELIBERAÇÃO CVM Nº 734, DE 17 DE MARÇO DE 2015 Delega competência à Superintendência de Registro de Valores Mobiliários para conceder dispensas em ofertas públicas de distribuição de contratos de investimento

Leia mais

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Seqüência das partes Capa (obrigatório) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatório) ERRATA (opcional) TERMO DE AROVAÇÃO (obrigatório) Dedicatória(s) (opcional)

Leia mais

RESOLUÇÃO CONAMA nº 334, de 3 de abril de 2003 Publicada no DOU n o 94, de 19 de maio de 2003, Seção 1, páginas 79-80

RESOLUÇÃO CONAMA nº 334, de 3 de abril de 2003 Publicada no DOU n o 94, de 19 de maio de 2003, Seção 1, páginas 79-80 RESOLUÇÃO CONAMA nº 334, de 3 de abril de 2003 Publicada no DOU n o 94, de 19 de maio de 2003, Seção 1, páginas 79-80 Dispõe sobre os procedimentos de licenciamento ambiental de estabelecimentos destinados

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA IN Nº 008 Licenciamento Ambiental de Condomínios Residenciais Horizontais e Verticais e Atividade de Hotelaria

INSTRUÇÃO NORMATIVA IN Nº 008 Licenciamento Ambiental de Condomínios Residenciais Horizontais e Verticais e Atividade de Hotelaria INSTRUÇÃO NORMATIVA IN Nº 008 Licenciamento Ambiental de Condomínios Residenciais Horizontais e Verticais e Atividade de Hotelaria Disciplina o processo de licenciamento ambiental de condomínios residenciais

Leia mais

PATRIMÔNIO AMBIENTAL

PATRIMÔNIO AMBIENTAL PATRIMÔNIO AMBIENTAL PATRIMÔNIO Conjunto de direitos e obrigações de uma pessoa PATRIMÔNIO Bem ou conjunto de bens culturais ou naturais valor reconhecido para determinada localidade, região, país, ou

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AUDITORIA

RELATÓRIO FINAL DE AUDITORIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO AUDITORIA INTERNA Rua do Rouxinol,115 - Bairro do Imbuí - CEP: 41720052

Leia mais

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA)

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) ANEXO I Solicitação de Autorização de Funcionamento de Empresas Distribuidoras de Produtos Farmacêuticos (HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) A empresa interessada em desenvolver

Leia mais

O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional.

O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional. 1 POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL 1.1 Introdução O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional.

Leia mais

ANEXO III PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 419, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011 INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS

ANEXO III PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 419, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011 INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS ANEXO III PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 419, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011 INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS O TERMO DE REFERÊNCIA - TR PARA A ELABORAÇÃO DO ESTUDO DE IMPACTO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Catanduva Banco Interamericano de Desenvolvimento. Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado de Catanduva

Prefeitura Municipal de Catanduva Banco Interamericano de Desenvolvimento. Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado de Catanduva Prefeitura Municipal de Catanduva Banco Interamericano de Desenvolvimento Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado de Catanduva ESTRUTURA DE ORGANIZACIONAL DO PROGRAMA O esquema organizacional do Programa,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA INSTRUÇÃO NORMATIVA SJU Nº 02/2014 Versão: 01 Data da Aprovação: 31/03/2014 Ato de Aprovação: Decreto Municipal Nº 075/2014 Unidade Responsável: Procuradoria Geral. I - FINALIDADE: A presente Instrução

Leia mais

Estabelece diretrizes e procedimentos para aplicação da compensação ambiental de empreendimentos considerados de significativo impacto ambiental.

Estabelece diretrizes e procedimentos para aplicação da compensação ambiental de empreendimentos considerados de significativo impacto ambiental. SEMMA INSTRUÇÃO NORMATIVA N 004 DE 18 DE MARÇO DE 2013 Estabelece diretrizes e procedimentos para aplicação da compensação ambiental de empreendimentos considerados de significativo impacto ambiental.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 279, DE 27 DE JUNHO DE 2001

RESOLUÇÃO Nº 279, DE 27 DE JUNHO DE 2001 RESOLUÇÃO Nº 279, DE 27 DE JUNHO DE 2001 O Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA, no uso das competências que lhe são conferidas pela Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981, regulamentada pelo Decreto

Leia mais

Contribuição da União, de suas Autarquias e Fundações para o Custeio do Regime de Previdência dos Servidores Públicos Federais

Contribuição da União, de suas Autarquias e Fundações para o Custeio do Regime de Previdência dos Servidores Públicos Federais Programa 0391 Mineração e Desenvolvimento Sustentável Objetivo Promover o desenvolvimento da produção mineral do País Indicador(es) úmero de Ações 15 úmero-índice da Produção Mineral úmero-índice de Pessoal

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015. Art. 1º Aprovar, na forma do Anexo, a Norma de Capacitação de Servidores da APO.

RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015. Art. 1º Aprovar, na forma do Anexo, a Norma de Capacitação de Servidores da APO. RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015 A DIRETORIA EXECUTIVA DA AUTORIDADE PÚBLICA OLÍMPICA APO, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso XIV do Parágrafo Segundo da Cláusula Décima Quinta

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO. Capítulo I DO OBJETO

MINUTA DE RESOLUÇÃO. Capítulo I DO OBJETO MINUTA DE RESOLUÇÃO Dispõe sobre a atividade de corretagem de resseguros, e dá outras providências. A SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS - SUSEP, no uso da atribuição que lhe confere o art. 34, inciso

Leia mais

16/4/2010. Marcelo Orlandi Ribeiro Auditor Federal de Controle Externo - TCU Engenheiro Civil. Itens constantes do edital MPOG 2010

16/4/2010. Marcelo Orlandi Ribeiro Auditor Federal de Controle Externo - TCU Engenheiro Civil. Itens constantes do edital MPOG 2010 CONCURSO MPOG 2010 ANALISTA DE INFRA-ESTRUTURA ÁREA I Marcelo Orlandi Ribeiro Auditor Federal de Controle Externo - TCU Engenheiro Civil Aula 1 de 4 Itens constantes do edital MPOG 2010 Conhecimentos gerais

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ 1. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) A importância do TCLE. A Resolução CNS 196/96 afirma

Leia mais

1ª PARTE LEIS E DECRETOS 2ª PARTE ATOS ADMINISTRATIVOS COMANDANTE DO EXÉRCITO

1ª PARTE LEIS E DECRETOS 2ª PARTE ATOS ADMINISTRATIVOS COMANDANTE DO EXÉRCITO 1ª PARTE LEIS E DECRETOS Sem alteração. 2ª PARTE ATOS ADMINISTRATIVOS COMANDANTE DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 813, DE 28 DE SETEMBRO DE 2012. Aprova as Normas para a Realização das Atividades de Auditoria e

Leia mais

SANDRA BARBOSA / FEPAM - GERSUL SEMANA ACADEMICA DA ENG. SANITARIA E AMBIENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

SANDRA BARBOSA / FEPAM - GERSUL SEMANA ACADEMICA DA ENG. SANITARIA E AMBIENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS SANDRA BARBOSA / FEPAM - GERSUL SEMANA ACADEMICA DA ENG. SANITARIA E AMBIENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS GESTÃO AMBIENTAL SER HUMANO SUBSISTÊNCIA MEIO AMBIENTE RELAÇÃO COMPLEXA E DINÂMICA GESTÃO

Leia mais

NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO

NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO Referência: NT-AI.04.02.01 http://www.unesp.br/ai/pdf/nt-ai.04.02.01.pdf Data: 27/07/2000 STATUS: EM VIGOR A

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

PORTARIA INTERSETORIAL SDM/FATMA Nº 01, de 05/11/2002

PORTARIA INTERSETORIAL SDM/FATMA Nº 01, de 05/11/2002 PORTARIA INTERSETORIAL SDM/FATMA Nº 01, de 05/11/2002 "Estabelece que a exploração e a supressão de produtos florestais nativos em qualquer modalidade, no Estado de Santa Catarina, dependem da emissão,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR TERMO DE REFERÊNCIA 002/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR TERMO DE REFERÊNCIA 002/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR TERMO DE REFERÊNCIA 002/2016 1 NÚMERO E TÍTULO DO PROJETO Projeto OEI/BRA/14/001 - Desenvolvimento de Metodologias Institucionais destinadas à Consolidação

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental PRSA

Política de Responsabilidade Socioambiental PRSA 1. OBJETIVO Em atendimento à Resolução do Banco Central do Brasil nº 4.327 de 25 de abril de 2014, que dispõe sobre as diretrizes que devem ser observadas no estabelecimento e na implementação da Política

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças TERMO DE REFERÊNCIA

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA Código de Classificação: 13.02.01.15 1 DO OBJETO: A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa para prestação dos serviços de cobertura securitária (seguro) para assegurar

Leia mais

Licenciamento Ambiental

Licenciamento Ambiental Licenciamento Ambiental Art. 2º - A localização, construção, instalação, ampliação, modificação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente

Leia mais

Código: MAP-DILOG-005 Versão: 00 Data de Emissão: 01/12/2013

Código: MAP-DILOG-005 Versão: 00 Data de Emissão: 01/12/2013 Código: MAP-DILOG-005 Versão: 00 Data de Emissão: 01/12/2013 Elaborado por: Gerência de Instalações Aprovado por: Diretoria de Logística 1 OBJETIVO Estabelecer os critérios e os procedimentos para o planejamento,

Leia mais

a) Órgãos Superiores Conselho de governo, servindo para assessorar ao Presidente da República sobre assuntos que tratam do Meio Ambiente.

a) Órgãos Superiores Conselho de governo, servindo para assessorar ao Presidente da República sobre assuntos que tratam do Meio Ambiente. OAB MODULAR I - REPETIÇÃO Disciplina: Direito Ambiental Prof. : Juliana Lettière Data: 12/08/2009 Aula nº 01 TEMAS TRATADOS EM AULA ESPÉCIES DE MEIO AMBIENTE São quatro: - Meio ambiente natural/físico,

Leia mais

Manual do. Almoxarifado

Manual do. Almoxarifado Manual do Almoxarifado Parnaíba 2013 APRESENTAÇÃO O Almoxarifado é o local destinado à guarda, localização, segurança e preservação do material adquirido, adequado à sua natureza, a fim de suprir as necessidades

Leia mais

Módulo 2. Legislação. 2.1. Legislação Aplicável ao Licenciamento Ambiental. Exercícios.

Módulo 2. Legislação. 2.1. Legislação Aplicável ao Licenciamento Ambiental. Exercícios. Módulo 2 Legislação 2.1. Legislação Aplicável ao Licenciamento Ambiental. Exercícios. Legislação Aplicável ao Licenciamento Ambiental Constituição Federal 1988 Leis Federais Resoluções CONAMA Outras Leis

Leia mais