MENSAGEM DO PRESIDENTE DA ECOLAB GLOBAL MENSAGEM DO VICE PRESIDENTE DA ECOLAB BRASIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MENSAGEM DO PRESIDENTE DA ECOLAB GLOBAL MENSAGEM DO VICE PRESIDENTE DA ECOLAB BRASIL"

Transcrição

1 Responsabilidade Social no Brasil 2013

2 MENSAGEM DO PRESIDENTE DA ECOLAB GLOBAL Na Ecolab, ajudamos a tornar o mundo um lugar mais limpo, seguro e saudável. Proteger pessoas e recursos vitais é o ponto central do nosso propósito. Mais do que simplesmente ter visão do futuro, fornecemos resultados que ajudam a tornar o mundo um lugar mais limpo, seguro e saudável hoje. Como líder global em tecnologias e serviços ligados à água, higienização e energia, temos o papel de ajudar nossos clientes a alcançarem suas metas de sustentabilidade em mais de um milhão de locais em todo o mundo. Apesar de levarmos muito a sério o aprimoramento da eficiência de nossas operações internas, sabemos que o nosso maior impacto é externo. Nossa pegada ambiental é pequena em comparação à grande economia que nossas soluções geram para nossos clientes. Como resultado disso, a nossa estratégia de sustentabilidade permanece focada em inovação, serviço e resultados que fornecemos aos nossos clientes. Desde a matéria prima, passando pela fabricação do produto, uso e até o descarte, levamos em consideração a forma como cada solução aumenta a eficiência, minimiza o uso de recursos naturais e aprimora a segurança. Atenciosamente, Douglas M. Baker, Jr. Presidente do Conselho e Diretor Executivo da Ecolab no Mundo MENSAGEM DO VICE PRESIDENTE DA ECOLAB BRASIL Nós, da Ecolab no Brasil, fazemos parte dessa iniciativa global, que visa promover um impacto positivo no mundo. Protegemos os recursos vitais e focamos naquilo que é fundamental para a qualidade de vida: manter as pessoas saudáveis. Nossas iniciativas locais são baseadas nas diretrizes globais da Ecolab. Estamos onde importa, fazendo a diferença e servindo a um bem maior. Também nos preocupamos com a melhora contínua de nossas operações e sabemos que o nosso maior impacto positivo ocorre através do aprimoramento das operações de nossos clientes. Produzimos resultados para nossos clientes, cumprindo compromissos e excedendo expectativas. Isso gera um retorno positivo tanto no âmbito ambiental quanto no financeiro. Além disso, investimos no bem-estar de nossas comunidades para garantir que as pessoas possam viver a vida plenamente. Neste relatório você encontrará um resumo das atividades da Ecolab no Brasil, utilizando como guia os nossos princípios: econômico, ambiental, segurança e social. Atenciosamente, Jaime Perez Vice Presidente e Gerente Geral da Ecolab no Brasil

3 NOSSOS PRINCÍPIOS Guiam a forma com que conduzimos nossos negócios Trabalhamos duro para gerenciar as nossas operações globais, levando em conta a saúde, segurança e prosperidade dos nossos funcionários, clientes, comunidades e do meio ambiente. Não importa qual seja a nossa função, cada um da equipe Ecolab está comprometido com esses princípios. Por meio de sistemas auditáveis e comunicações abertas, nos esforçamos para melhorar continuamente os resultados e construir um futuro brilhante para as próximas gerações. ECONÔMICO AMBIENTAL SEGURANÇA SOCIAL Trabalhamos para impulsionar crescimento econômico para os nossos clientes, funcionários e comunidades. Promovemos o gerenciamento de recursos naturais e protegemos o meio ambiente. Garantimos a utilização de processos seguros, que protegem os nossos funcionários, contratados, clientes e comunidades. Melhoramos o bem-estar de pessoas e comunidades.

4 ECONÔMICO A Ecolab é a líder global em oferecer produtos e serviços ligados à limpeza, segurança dos alimentos e saúde. Nosso compromisso em fornecer soluções para suprir as necessidades dos nossos clientes nos ajudou a obter um crescimento global sustentável e rentável em 2013 e continuam a nos guiar para o futuro.

5 PROGRESSO ECONÔMICO Resultados Financeiros A Ecolab no mundo entrega resultados positivos para os seus acionistas. Por meio de ações focadas e investimentos, promovemos o crescimento dos nossos negócios e oferecemos soluções sustentáveis para o futuro. O desempenho da Ecolab tem como base o forte compromisso da empresa com seus valores e modelo de negócio. Trabalhamos todos os dias para alavancar nossos pontos fortes em tecnologia e serviços no campo para aumentar o valor que proporcionamos aos nossos atuais clientes, conquistar novos e expandir a nossa abrangência para uma escala global. 1 Para garantir um crescimento consistente acima da média, por décadas utilizamos como base para as nossas estratégias: Inovação para oferecer soluções melhores, mais eficientes e mais sustentáveis. Desenvolvimento de parcerias sustentáveis com os nossos maiores clientes globais. Investimento na construção dos nossos negócios em mercados globais de alto crescimento. Criação de novas formas de fazer as coisas, visando o aumento da eficácia e eficiência Aperfeiçoamento do fluxo de caixa e retorno sobre investimentos. Foco constante em segurança. Como nossa atuação é mundial, os resultados financeiros do Brasil são compilados com os dos demais países onde atuamos e estão inseridos em nossos relatórios globais, que são divulgados por trimestre. Caso deseje consultá-los, acesse: Além disso, você pode conferir os resultados financeiros da Ecolab no mundo no Relatório de Sustentabilidade, que é divulgado uma vez por ano e está disponível na parte de sustentabilidade de nosso site:

6 AMBIENTAL Através do desenvolvimento contínuo e da inovação em sustentabilidade, a Ecolab cria soluções que maximizam o desempenho do produto e minimizam seu impacto ambiental. Ajudamos nossos clientes a fazer mais com menos.

7 COMPROMISSO AMBIENTAL Em nossas operações Focamos na preservação dos recursos vitais. Em nossas operações implementamos constantemente ações que visam à diminuição do consumo de água e energia e à redução do descarte de resíduos. Através de pessoas focadas em minimizar nosso impacto ambiental, a Ecolab otimiza a utilização de recursos vitais em suas próprias operações. Água A água é o recurso vital mais precioso que existe. Ela representa vida e é essencial para tornar o mundo um lugar mais limpo, seguro e saudável. Em 2013, conseguimos economizar litros de água quando comparado ao ano de Este resultado é a soma dos esforços dos projetos de melhoria contínua de nossas plantas do Brasil. Além disso, todos os anos estipulamos metas de redução do consumo de recursos hídricos. Isso mostra o nosso compromisso de preservar este recurso. Energia Energia é o que ajuda a mover a sociedade. Por isso, é um recurso fundamental para que haja inovação e criação de novas soluções para o mundo. Em 2013, a redução nestas plantas foi de kwh quando comparado ao ano anterior. Isso se deve a projetos de melhoria de infraestrutura nas fábricas e ações específicas na área de produção, como, por exemplo, o projeto de atualização do sistema automático da caldeira de uma de nossas plantas. Resíduos Os resíduos são materiais que podem ser reaproveitados em outras atividades produtivas e, por isso, não são necessariamente descartados no meio ambiente. Em 2013, houve uma redução de 65% do descarte de resíduos perigosos e 73% dos não perigosos, se comparado com o ano de Somado a isso, a quantidade de materiais enviados para a reciclagem aumentou 69% em relação à Isso é resultado de programas internos de conscientização e descarte correto de materiais obsoletos da fábrica. Programa de Atuação Responsável A Ecolab faz parte do Programa de Atuação Responsável, uma iniciativa global na qual as empresas firmam o compromisso de melhorar continuamente seu desempenho em saúde, segurança e meio ambiente. No Brasil, o Programa de Atuação Responsável é uma marca registrada da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM).

8 COMPROMISSO AMBIENTAL Em nossos clientes Nosso maior impacto positivo no planeta ocorre através da melhora da operação de nossos clientes ao redor do mundo. Ajudamos todos a fazer mais com menos, utilizando nossa inteligência ilimitada versus o desafio dos recursos limitados. Na Ecolab, temos uma Abordagem de Impacto Total, que consiste na análise ampla do impacto de nossos produtos e serviços, levando em consideração como nossas soluções aumentam a eficiência, minimizam o uso de recursos naturais e aumentam a segurança. Nossa abordagem de valor Ajudamos nossos clientes a gerenciar o uso de recursos naturais e reduzir seu impacto ambiental. Através da nossa abordagem de valor eroi, estamos comprometidos em medir, verificar e relatar os resultados sustentáveis que fornecemos para os nossos clientes. O eroi é uma base para nossa abordagem Impacto Total ao documentar com credibilidade as economias de recursos em um abrangente conjunto de categorias de sustentabilidade. Ao interligar métricas ambientais e sociais com a diminuição de custos, demonstramos os benefícios do tripé da sustentabilidade e ajudamos os nossos clientes a compreender e monitorar o seu próprio progresso em relação às suas metas internas. Além disso, essa abordagem ajuda a catalisar os nossos esforços internos de pesquisa e desenvolvimento ao medir o nosso impacto integral nos setores em que atuamos e identifica novas oportunidades para aumentar o Impacto Positivo que exercemos ao redor do globo.

9 COMPROMISSO AMBIENTAL Impactamos positivamente os processos de nossos clientes Selecionamos alguns estudos de caso feitos em 2013 para demonstrar como nossa parceria com clientes traz bons resultados para o negócio e para o mundo. Planta de Cloro-soda Para ajudar a melhorar o processo de uma planta de cloro-soda, a Ecolab implementou o Programa NexGuard de solubilização e utilizou a Tecnologia 3D TRASAR de monitoramento contínuo de produtos, ciclos de concentração e parâmetros operacionais de caldeiras. A aplicação deste conjunto de soluções Ecolab permitiu um controle adequado das condições de funcionamento, resultando em redução de custo imediata, principalmente em função do aumento e manutenção dos ciclos, sem causar qualquer dano associado ao tratamento químico dentro das caldeiras. Os principais resultados obtidos foram: Redução metros cúbicos no consumo de água, uma economia de R$ ,00 / ano. Diminuição de GJ no consumo de energia em 2 anos de operação e toneladas ao ano em emissões de CO2, proporcionando uma economia de R$ ,00. Aumento da confiabilidade operacional, por meio da melhora da performance devido a caldeiras mais limpas. Redução de Embalagens Nossa linha de produtos Oasis Pro, que utiliza bags, reduz em 76% o consumo de plástico em relação a bombonas tradicionais do mercado. Além disso, o bag ocupa menos espaço transportando a mesma quantidade de solução. Isso faz com que haja a diminuição dos impactos negativos gerados pelo transporte. Indústria de Bebidas O Advantis 130 é um ácido de sanitização formulado para aumentar o desempenho operacional ao mesmo tempo em que reduz o custo total associado aos processos de limpeza e sanitização. Com o seu uso, ajudamos uma indústria de bebidas leves a: Diminuir em 42% o seu custo total de limpeza. Economizar hl de água no ano. Reduzir o tempo utilizado para limpeza no local. Indústria de Mineração A Tecnologia Haulage-DC ajudou uma das maiores mineradoras do mundo a reduzir significativamente o pó gerado nas estradas de terra durante o transporte do minério de ferro. Isso gerou importante impactos positivos no meio ambiente, como: A economia de 400m 3 de água por dia. A redução em litros de diesel por dia. A diminuição da frota de caminhões operando por dia de 13 para 3. A redução de kg/ano de CO 2 emitidos pelo transporte

10 SEGURANÇA A segurança é um valor central para a empresa e imperativa para os nossos negócios. Estamos trabalhando para incorporar a segurança em nossa cultura no mundo todo, visando o bem-estar de todos os nossos funcionários.

11 SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR Segurança As nossas metas são simples: zero acidentes, zero lesões e zero incidentes. Segurança 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. A segurança é um valor central para a empresa. Apoiamos nossos funcionários com programas, processos e plataformas de segurança comprovados para ajudá-los a alcançar tais metas. Segurança em nossas instalações Para garantir a Segurança em todas as nossas operações no mundo todo, criamos programas globais que nos ajudam a prevenir acidentes. Programa Safety Observation Através do Programa Safety Observation, os nossos funcionários apontam os potenciais riscos presentes em suas atividades para que as medidas necessárias sejam tomadas para reduzirem ou eliminarem esse risco. Treinamentos Internos Investimos em treinamentos constantes sobre segurança para ajudar a melhorar as condições de segurança para nossos funcionários. No total, foram mais de 15 mil horas de treinamentos dados em 2013, no Brasil. Segurança no volante Como a Ecolab é uma empresa focada em serviços, grande parte dos membros de seu time atuam no campo, por isso, passam grande parte do seu dia na estrada. Dirigir é uma das atividades de maior risco em nossas vidas e em nosso trabalho. Por isso, a Ecolab investe em ações que focam na segurança do motorista e de seus passageiros. Como exemplo, podemos citar o treinamento Behind the Wheel, de direção defensiva, e ferramentas on-line de atualização. De 2012 para 2013, houve uma diminuição de 51% nos acidentes veiculares de toda empresa. Comunicação com o Funcionário Para garantir que a segurança esteja presente no cotidiano de nossos associados, enviamos mensalmente o comunicado Segurança em Primeiro Lugar, que contém dicas de segurança no trabalho e em casa, e recomendamos que, antes de começar a reunião, o gestor faça um Momento de Segurança para passar informações relevantes sobre este tema.

12 SOCIAL A Ecolab promove o bem-estar ao contribuir com a qualidade de vida nas comunidades em que opera, apoiando organizações e programas que fortalecem e desenvolvem pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, ajudando no desenvolvimento das equipes que trabalham para cumprir o propósito de nossa empresa.

13 RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE Juventude & Educação Contribuímos para o aprimoramento das atividades de organizações que promovem o desenvolvimento de jovens, especialmente daqueles que estão em situação vulnerável. O foco da atuação conjunta da Ecolab com a United Way Brasil, em 2013, foi Educação. Apoiamos iniciativas locais na cidade de Suzano e realizamos um diagnóstico social educacional na região localizada no entorno de nossa planta. Alimentar-se Bem e Brincar: Direitos Fundamentais da Criança Em novembro de 2013, concluímos o projeto Alimentar-se Bem e Brincar: Direitos Fundamentais da Criança, feito em parceria com a United Way Brasil na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEIF) José Francisco Alves, que cuida de mais de 200 crianças de 03 a 05 anos e está localizada na cidade de Suzano. O principal objetivo desse projeto foi ajudar a escola a promover hábitos alimentares mais saudáveis e o brincar como a principal ferramenta de desenvolvimento das crianças. Para atingir esses objetivos foram implementadas as seguintes ações: Treinamento sobre alimentação saudável para os funcionários da escola e alguns membros da comunidade e avaliação do peso das crianças. Revitalização da horta e do parquinho da escola. Treinamento para todas as merendeiras da rede municipal de ensino da cidade de Suzano. Treinamento para os professores sobre a importância do brincar. Pesquisa com os pais dos alunos sobre a alimentação das crianças em casa. Avaliação do resultado da pesquisa e palestra informativa para os pais dos alunos. Os recursos investidos nesse projeto são provenientes da parceria entre a Ecolab e seus funcionários no ano de 2012, na qual, a cada 1 real doado pelo funcionário, a Ecolab doou mais 1 real. O total destinado para este projeto mais as taxas administrativas da United Way Brasil foi de R$ ,00. A United Way Brasil faz parte de um movimento global que promove o desenvolvimento das comunidades locais através da mobilização de talentos e recursos de indivíduos, empresas e instituições. Além disso, a organização foca em iniciativas da própria comunidade para que ela seja protagonista de sua transformação. No Brasil, atua em projetos voltados para o desenvolvimento da primeira infância e juventude.

14 RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE Diagnóstico Social em Suzano Para investirmos em iniciativas que possam causar um impacto positivo maior na comunidade que vive no entorno de nossa fábrica em Suzano, em parceria com a United Way Brasil e através da Consultoria MOVE, realizamos um diagnóstico social em Suzano, nos bairros próximos à nossa planta. Esse diagnóstico ajudará a direcionar nossas ações em 2014 para maximizarmos o impacto na comunidade. Para esse projeto, destinamos R$ ,00 dos recursos arrecadados pela United Way em Programa de Voluntariado Corporativo Eu me Importo Para incentivar a participação de nossos funcionários como voluntários e envolvê-los em nossos projetos sociais, criamos o Programa de Voluntariado Corporativo Eu me Importo. Em 2013, as nossas principais iniciativas foram: Brincadeiras com as crianças da Escola de Educação Infantil José Francisco Alves na inauguração do parquinho. Encontro para a avaliação do resultado da pesquisa e palestra informativa para os pais dos alunos dentro do Projeto Alimentar-se Bem e Brincar, em Suzano. Piquenique com as crianças da Escola de Educação Infantil José Francisco Alves. Gincana com os jovens do CEPAC Barueri. Voluntários da Ecolab que participaram da Gincana no CEPAC Barueri. Voluntários da Ecolab que participaram do piquenique, e Arianne Terriaga, Diretora da EMEIF José Francisco Alves. Investir no bem-estar das comunidades é essencial para promover um impacto positivo na vida das pessoas.

15 RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE Arte & Cultura Investimos em projetos que ajudam a promover o contato de novos públicos ou envolvimento de crianças e jovens com arte para fortalecer e enriquecer o mix cultural nas cidades de Barueri e Suzano. O principal mecanismo de apoio à cultura utilizado pela Ecolab é o Programa de Ação Cultural (PROAC) do Governo do Estado de São Paulo, que consiste em um incentivo fiscal que permite que a empresa destine até 3% de seu Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a ser pago para projetos culturais. Toca & Peteca Visando fomentar o hábito da leitura e a disseminação de informações importantes para a formação das crianças, investimos R$ ,00 no Projeto Toca & Peteca. Editadas desde 2007 pela Editora Magia de Ler, a revista TOCA é dedicada às crianças de 1 a 4 anos, os chamados pré-leitores, e a revista PETECA é destinada às crianças de 5 a 8 anos. O projeto também tem como parceiro a Leúnica Consultoria. No total, serão distribuídos exemplares para alunos de escolas públicas das cidades de Suzano e Barueri, mais Região Grande Oeste de São Paulo. Revistas Toca e Peteca. Como Faz? Para contribuir com a inserção de jovens no universo da produção de vídeos profissionais, investimos R$ ,00 no projeto Como Faz?, realizado pela S.A. Criativa, 8ito e 3S Projetos. Através de oficinas participativas, 41 jovens do CEPAC Barueri puderam aprender conceitos básicos para a criação e edição de vídeos profissionais. O tema para a criação dos vídeos foi a importância da água no mundo, para incentivar os jovens a pensar em como esse recurso vital é essencial para a vida. Para aumentar a abrangência desse projeto, o conhecimento aprendido será multiplicado para outros jovens que frequentam o CEPAC Barueri. Mundinho Infantil Destinamos R$ ,00 para o projeto Mundinho Infantil, uma iniciativa da Animar Estúdio em parceria com a 3S Projetos, que tem o objetivo de ajudar as crianças em sua primeira infância a buscar atitudes de boa convivência e hábitos saudáveis através da criação de um DVD com 30 animações de 2 minutos cada. Com os recursos que investimos, em 2014, será feita uma oficina de animação em uma entidade social parceira e distribuiremos 200 DVDs para escolas públicas que atuam com crianças da primeira infância, para que esse material seja utilizado como ferramenta de formação.

16 RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE Esporte & Cidadania Apoiamos projetos de esporte que desenvolvem as habilidades físicas de crianças e adolescentes e ajudam na formação de cidadãos, que serão os agentes de mudança onde vivem. O principal mecanismo de apoio ao esporte utilizado pela Ecolab é o Programa de Incentivo ao Esporte (PIE) do Governo do Estado de São Paulo, que também consiste em um incentivo fiscal que permite que a empresa destine até 3% de seu ICMS a ser pago para projetos de esporte. Centro de Formação de Taekwondo São Paulo Não Foge a Luta Nosso investimento de R$ ,00 no projeto esportivo Centro de Formação de Taewondo São Paulo Não Foge a Luta, proposto pelo Clube Desportivo Liberdade e Leúnica Consultoria, está contribuindo para a formação de crianças e jovens de 05 a 17 anos, que estudam na rede pública de ensino. Com duração de 10 meses início em 2013 e término em 2014 o pólo de Barueri, foco dos recursos destinados pela Ecolab, tem a capacidade de atender 100 alunos de forma gratuita. Além das aulas, os estudantes da prática do Taekwondo também recebem o uniforme e equipamentos necessários para aprender este esporte. Troféu do 3º Grande Prêmio de Taekwondo mencionando a Ecolab como patrocinadora oficial do projeto. Investir em iniciativas de Esporte & Cidadania como esta importa. Ajudamos a ensinar a fazer aquilo que é certo: respeitar, ser honesto e ter disciplina para aprender.

17 RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE Campanhas Internas Em nossas campanhas internas buscamos promover a conscientização de nossos funcionários sobre temas importantes para a humanidade. Na Ecolab, promovemos a conscientização de nossos funcionários sobre temas globais através de Campanhas de Conscientização e incentivamos seu espírito solidário em Campanhas de Arrecadação de itens. Onde Conscientizar Importa Em 2013, promovemos campanhas de conscientização internas no Dia Mundial da Água e no Dia Mundial do Meio Ambiente, seguindo os temas propostos pela Organização das Nações Unidas Ano Internacional da Cooperação pela Água e Combate ao Desperdício de Alimentos, respectivamente. Onde Solidariedade Importa Para contribuir para um Natal mais solidário, em 2013, incentivamos nossos funcionários a adotarem cartinhas da Campanha Papai Noel dos Correios, que disponibiliza cartas enviadas para o Papai Noel por crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social. Para facilitar o processo de adoção, levamos cartinhas para nossas unidades de Barueri, Rio de Janeiro, São Paulo e Suzano e, posteriormente, fizemos o transporte dos presentes até o correio. No total, foram adotadas 94 cartas, mostrando a disposição dos nossos funcionários em fazer a diferença e servir a um bem maior. Ter um espírito solidário e uma postura consciente importa. Nossas ações focam no bem-estar do mundo. Associados do escritório no Rio de Janeiro com os presentes para doação. Associados do escritório em São Paulo com os presentes para doação. Associados da Planta em Suzano com os presentes para doação.

18 RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE Doações Doamos recursos que são investidos em projetos, que visam o desenvolvimento de pessoas, e produtos para organizações sociais parceiras para ajudá-las a ter um ambiente mais limpo, seguro e saudável. A Ecolab reconhece a importância de atuar como cidadã corporativa, ajudando a atender as necessidades da comunidade em que opera. Como nossos recursos são limitados perante a demanda existente, procuramos investir para promover o maior impacto positivo possível. Por isso, selecionamos 2 organizações sociais para fazer a diferença. Centro de Promoção Social Cônego Luiz Biasi O Centro de Promoção Social Cônego Luiz Biasi, conhecido como Creche Biasi, é uma entidade sem fins lucrativos e de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal. Seu objetivo é promover o desenvolvimento de crianças e jovens através do estudo básico e cursos diversos no contra turno escolar. Desde 2009, a Ecolab é parceira da Biasi. Doamos periodicamente nossos produtos para a limpeza da instituição e realizamos gratuitamente serviços para a eliminação de pragas. Além disso, desde 2010, existe o programa de indicações Biasi: a entidade recebe como doação uma porcentagem da venda de cada prospecto que indica e vira cliente Ecolab. Em 2013, o resultado desse projeto foi a doação de R$ ,39. CEPAC Barueri A Associação para Proteção das Crianças e Adolescentes, conhecida como CEPAC - sigla que representa o primeiro nome da instituição, é uma organização social sem fins lucrativos, fundada em 1993, para ajudar no desenvolvimento dos jovens que vivem na comunidade do Parque Imperial, região mais vulnerável de Barueri. Desde 2011, a Ecolab tem uma parceria com o CEPAC e doa periodicamente produtos de limpeza para a manutenção de sua sede e do Acolhimento Institucional de Barueri (abrigo), gerenciado pela entidade. Vale a pena ressaltar que também atuamos com o CEPAC Barueri no Projeto Aprendiz Cidadão, que promove a inserção dos jovens da comunidade do Parque Imperial no mercado de trabalho. Grande parte dos aprendizes da unidade de Barueri integram este programa.

19 BEM-ESTAR DO FUNCIONÁRIO Promovendo o bem-estar dos nossos funcionários Investimos no desenvolvimento da principal força motriz de nossa companhia: as pessoas que compõe o time Ecolab. No Brasil, cerca de funcionários fazem a diferença todos os dias na Ecolab, ajudando a tornar o mundo um lugar mais limpo, seguro e saudável. Valorizamos o trabalho de cada um deles e sabemos que investir em seu desenvolvimento é fundamental para crescermos juntos. Programa de Bolsa de Estudos Para incentivar e ajudar o desenvolvimento de nossos funcionários, temos há mais de 10 anos um Programa de Bolsas de Estudos. As pessoas que fazem parte da equipe Ecolab há um ano ou mais podem se candidatar para obter bolsa de estudo para o pagamento de sua faculdade, pós-graduação e cursos de idiomas, seguindo as regras definidas pelo departamento de Recursos Humanos. Em 2013, 121 funcionários foram contemplados com a bolsa de estudos do programa da Ecolab para o ano de Treinamentos Na Ecolab, ter pessoas bem treinadas para desempenhar seus papéis importa. Por isso, em 2013, oferecemos diversos treinamentos para o desenvolvimento de nossos funcionários, como, por exemplo, o curso de Negotiation Skills. No total, mais de 350 membros da equipe Ecolab participaram desses treinamentos e puderam aplicar o que aprenderam no seu dia-a-dia, consolidando os conhecimentos adquiridos. Na Ecolab, acreditamos que é importante ajudar no aprimoramento das pessoas que fazem parte de nossa equipe para que elas possam chegar cada vez mais perto de alcançar seus sonhos.

20 Ecolab Inc. no Brasil Responsabilidade Social 2014 Ecolab Inc. Todos os direitos reservados.

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda.

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Resumo Com a globalização e os avanços tecnológicos, as empresas estão operando num ambiente altamente competitivo e dinâmico. As organizações que quiserem

Leia mais

Questionário de Levantamento de Informações

Questionário de Levantamento de Informações Questionário de Levantamento de Informações Critérios para Inclusão de Empresas no Fundo Ethical 1 INTRODUÇÃO Nos últimos anos se observou um aumento significativo da preocupação das empresas com questões

Leia mais

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional Fundação ArcelorMittal ArcelorMittal Maior produtora de aço do mundo com mais de 222.000 empregados

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2/11 Sumário 1. Conceito... 3 2. Objetivo... 3 3. Áreas de aplicação... 3 4. Diretrizes... 4 4.1 Princípios... 4 4.2 Estratégia de e Responsabilidade

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA A saúde e a segurança dos nossos funcionários fazem

Leia mais

Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação

Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação Caros colegas, orienta o modo como nossa organização trabalha para selecionar, desenvolver, motivar e valorizar o bem mais importante da Bausch + Lomb nossas

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2014

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2014 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2014 1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem por objeto realizar uma chamada pública nacional para seleção de projetos sociais. O edital destina-se às organizações

Leia mais

Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015]

Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015] Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015] Introdução As Organizações da Aliança Global Wycliffe desejam expressar a unidade e a diversidade do Corpo

Leia mais

VALID / Relatório de Sustentabilidade / 2011. Gestão

VALID / Relatório de Sustentabilidade / 2011. Gestão 54 VALID / Relatório de Sustentabilidade / 2011 8. Gestão VALID / Relatório de Sustentabilidade / 2011 55 8. Gestão PÚBLICOS DE RELACIONAMENTO A Valid desenvolve seus relacionamentos com os públicos de

Leia mais

Política de Responsabilidade Corporativa

Política de Responsabilidade Corporativa Política de Responsabilidade Corporativa Índice 1. Introdução...04 2. Área de aplicação...04 3. Compromissos e princípios de atuação...04 3.1. Excelência no serviço...05 3.2. Compromisso com os resultados...05

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS SUSTENTABILIDADE E M P R E S A R I A L Política de Sustentabilidade Empresarial das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras,

Leia mais

Informações gerais Colégio Decisão

Informações gerais Colégio Decisão 1 Informações gerais Colégio Decisão 2 Carta da Diretora Colégio Decisão Venha, que estamos de portas abertas para você. Carta da Direção Prezados país e responsáveis, A Organização de uma escola pede

Leia mais

Caro(a)s voluntário(a)s. é

Caro(a)s voluntário(a)s. é Os Caro(a)s voluntário(a)s. é com satisfação que apresentamos cinco na temática do empreendedorismo que vocês poderão implementar junto aos alunos das escolas parceiras: Introdução ao Mundo dos Negócios,

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras 2010 Declaração Nós, das Empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável das áreas onde atuamos e

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS MCI

MANUAL DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS MCI ESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1/5 I. OBJETIVO Definir os princípios de atuação da Instituição, perante a sociedade e o visando a preservação do meio ambiente, em atendimento a esolução do Conselho Monetário

Leia mais

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Introdução O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de grandes desafios para as empresas. Fatores como novas exigências dos

Leia mais

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa?

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa? Destaque: Somos, nós mulheres, tradicionalmente responsáveis pelas ações de reprodução da vida no espaço doméstico e a partir da última metade do século passado estamos cada vez mais inseridas diretamente

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

Dia da família na escola. 13 de março de 2010

Dia da família na escola. 13 de março de 2010 1 Dia da família na escola 13 de março de 2010 Sugestões de atividades Desde 2009, o Amigos da Escola tem incentivado às escolas participantes do projeto a tornar os dias temáticos em dias da família e

Leia mais

Secretaria Nacional de Segurança Pública

Secretaria Nacional de Segurança Pública Secretaria Nacional de Segurança Pública Mulheres da Paz Conceito do Mulheres da Paz O Projeto MULHERESDAPAZ é uma iniciativa do Ministério da Justiça, instituída pela Lei n 11.530/2007 e pelo Decreto

Leia mais

A gente trabalha para você crescer

A gente trabalha para você crescer A gente trabalha para você crescer Índice 3 Sobre a Serasa Experian 5 Visão e Missão Serasa Experian 7 Presença global 7 Agências Serasa Experian no Brasil 9 Unidades de Negócios 11 Soluções para os desafios

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

Programa de Gestão de Fornecedores. da White Martins. Sua chave para o sucesso

Programa de Gestão de Fornecedores. da White Martins. Sua chave para o sucesso Programa de Gestão de Fornecedores da White Martins Sua chave para o sucesso Quem Somos A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais

Leia mais

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg Valores & Princípios Grupo Freudenberg C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o Nossos Princípios & Conduta e Comportamento 3 Os Nossos Princípios e o documento de

Leia mais

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES 1 PPA-UFCG PROGRAMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES (MAPAS VIVOS DA UFCG) 2 DIMENSÃO MISSÃO E PDI MAPAS VIVOS DE

Leia mais

MENSAGEM AO FORNECEDOR

MENSAGEM AO FORNECEDOR MENSAGEM AO FORNECEDOR O Código de Conduta da AABB Porto Alegre para fornecedores é um documento abrangente, que trata de temas diretamente ligados ao nosso cotidiano de relações. Neste material, explicitamos

Leia mais

Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal

Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal A infância, adolescência e juventude são fases fundamentais no desenvolvimento humano e na formação futura dos cidadãos. No plano social,

Leia mais

PARTE 1 Identificação da Experiência

PARTE 1 Identificação da Experiência PARTE 1 Identificação da Experiência NOME DA INSTITUIÇÃO/ESCOLA/REDE: Escola Municipal Professora Maria Irene Vicentini Theodoro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. ENDEREÇO:

Leia mais

ÁREA TOTAL TERRENO: 25.249 m² ÁREA CONSTRUIDA: 16.824 m²

ÁREA TOTAL TERRENO: 25.249 m² ÁREA CONSTRUIDA: 16.824 m² 1975 ~ 1988 TUBOZIN 1988 ~ 1994 GOYANA DA AMAZÔNIA 1994 ~ atual SPRINGER PLÁSTICOS DA AMAZÔNIA S/A ÁREA TOTAL TERRENO: 25.249 m² ÁREA CONSTRUIDA: 16.824 m² PRINCIPAIS ATIVIDADES Produção de peças plásticas

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica

Planejamento e Gestão Estratégica Planejamento e Gestão Estratégica O Governo de Minas estabeleceu como um dos eixos norteadores da suas políticas públicas a eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade cada

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

Teotônio Vilela II reforma parques pág. 3. Festa da criança no CEI São Rafael pág. 3. Nesta edição: CEI Vila Maria 2. CAA São Camilo II 2

Teotônio Vilela II reforma parques pág. 3. Festa da criança no CEI São Rafael pág. 3. Nesta edição: CEI Vila Maria 2. CAA São Camilo II 2 Abrigos da esperança Os abrigos Ipiranga e Capela do Socorro são referência em educação de crianças e jovens em situação de risco. Ambos atendem a 20 jovens, contam com 17 colaboradores cada e desenvolve

Leia mais

Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4. 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4

Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4. 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4 Planejamento Estratégico do Sindicato Caderno de Orientações para Outubro de 2008 Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4

Leia mais

Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos

Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos Março de 2010 UM NOVO PARADIGMA PARA AS AUDITORIAS INTERNAS Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos por Francesco De Cicco 1 O foco do trabalho dos auditores internos

Leia mais

1º Congresso Alianças Sociais Responsabilidade Social Corporativa em prol da Sustentabilidade

1º Congresso Alianças Sociais Responsabilidade Social Corporativa em prol da Sustentabilidade 1º Congresso Alianças Sociais Responsabilidade Social Corporativa em prol da Sustentabilidade Curitiba 30 de outubro de 2012 Agenda Sustentabilidade: Várias Visões do Empresariado Desenvolvimento sustentável;

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental Política de Responsabilidade Socioambiental Novembro 2012 Página 1 1 1. Introdução A Política de Responsabilidade Socioambiental da Brasilcap consolida as diretrizes de ação social, ambiental e econômica.

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

Cidadania Global na HP

Cidadania Global na HP Cidadania Global na HP Mensagem abrangente Com o alcance global da HP, vem sua responsabilidade global. Levamos a sério nossa função como ativo econômico, intelectual e social para as Comunidades em que

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES 152 AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES Silvana Alves Macedo 1 Reginaldo de Oliveira Nunes 2 RESUMO O processo da Auto-Avaliação Institucional ainda é um

Leia mais

Cliente Empreendedorismo Metodologia e Gestão Lucro Respeito Ética Responsabilidade com a Comunidade e Meio Ambiente

Cliente Empreendedorismo Metodologia e Gestão Lucro Respeito Ética Responsabilidade com a Comunidade e Meio Ambiente Código de Ética OBJETIVO Este código de ética serve de guia para atuação dos empregados e contratados da AQCES e explicita a postura que deve ser adotada por todos em relação aos diversos públicos com

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX INTRODUÇÃO A extensão universitária é, na realidade, uma forma de interação que deve existir permanentemente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Assim, a

Leia mais

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.

Leia mais

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE BRASÍLIA PÚBLICA

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE BRASÍLIA PÚBLICA SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE BRASÍLIA PÚBLICA 2 Caixa, patrimônio dos brasileiros. Caixa 100% pública! O processo de abertura do capital da Caixa Econômica Federal não interessa aos trabalhadores e à população

Leia mais

MANUAL DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

MANUAL DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL MANUAL DE RESPONSABILIDADE Definição: A responsabilidade socioambiental é a responsabilidade que uma empresa ou organização tem com a sociedade e com o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas.

Leia mais

REGULAMENTO DO PRÊMIO 2014

REGULAMENTO DO PRÊMIO 2014 REGULAMENTO DO PRÊMIO 2014 1 ÍNDICE CRONOGRAMA ------------------------------------------------------------------------------- 3 CATEGORIAS -------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

PROGRAMA EU SORRIO PARA O APRENDIZ

PROGRAMA EU SORRIO PARA O APRENDIZ PROGRAMA EU SORRIO PARA O APRENDIZ JUSTIFICATIVA Um dos grandes desafios enfrentados em nossa sociedade está ligado à profissionalização e empregabilidade. As mudanças, o desenvolvimento, a informatização

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

Cartilha Primeiros Passos``

Cartilha Primeiros Passos`` Cartilha Primeiros Passos`` A diretoria de gestão de pessoas da Colucci Consultoria Jurídica Júnior preparou para você que se inscreveu no processo seletivo, um manual que contêm uma explicação mais elaborada

Leia mais

Como Ajudar. Sua participação é muito importante para nós

Como Ajudar. Sua participação é muito importante para nós Sua participação é muito importante para nós Ao colaborar com OSCIP ZAGAIA,, você nos apóia em vários projetos que desenvolvemos no Município de Carapicuíba.Você ou sua empresa tem a oportunidade de se

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA Introdução O Plano Setorial da Superintendência da Leitura e do Conhecimento do Estado do Rio de Janeiro é fruto

Leia mais

Sobre o Instituto Desenvolve T.I

Sobre o Instituto Desenvolve T.I Sobre o Instituto Desenvolve T.I A empresa Desenvolve T.I foi fundada em 2008, em Maringá, inicialmente focando a sua atuação em prestação de serviços relacionados à Tecnologia da Informação e atendendo

Leia mais

Política de investimento esportivo 3M

Política de investimento esportivo 3M 1. Objetivo Política de investimento esportivo 3M A presente política tem por finalidade estabelecer os critérios para investimento em projetos e programas esportivos e que sejam passíveis de usufruírem

Leia mais

Alguns conceitos e definições

Alguns conceitos e definições Alguns conceitos e definições Introdução A preocupação das organizações com temas associados à ética, cidadania, inclusão social, desenvolvimento econômico e sustentável vem aumentando a cada dia. Empresas

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 433/2015 CAPÍTULO I DOS CONCEITOS

PROJETO DE LEI Nº 433/2015 CAPÍTULO I DOS CONCEITOS PROJETO DE LEI Nº 433/2015 Institui a Política Municipal de estímulo à produção e ao consumo sustentáveis. CAPÍTULO I DOS CONCEITOS Art. 1º Esta Lei institui a Política Municipal de estímulo à Produção

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Solucionando os maiores desafios de engenharia do mundo.

Solucionando os maiores desafios de engenharia do mundo. 10% Sede Global Parker Hannifin Corporation 6035 Parkland Boulevard Cleveland, Ohio 44124-4141 216 896 3000 Sede Europa, Oriente Médio e África Parker Hannifin Europe Sàrl La Tuilière 6 - CH-1163 Etoy,

Leia mais

MANUAL DO INSTRUTOR DE CLUBE Instituído no Manual do Presidente de Clube, página 18 que pode ajudar na melhoria de seu clube UM PENSAMENTO

MANUAL DO INSTRUTOR DE CLUBE Instituído no Manual do Presidente de Clube, página 18 que pode ajudar na melhoria de seu clube UM PENSAMENTO ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Rio de Janeiro Brasil Leitura Selecionada LS 33 MANUAL DO INSTRUTOR DE CLUBE Instituído no Manual do Presidente de Clube, página 18 que pode ajudar na melhoria de seu

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Prof. MARCELO COSTELLA FRANCIELI DALCANTON ISO 9001- INTRODUÇÃO Conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de gestão da qualidade; Desenvolve

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

Novas Formas de Aprender e Empreender

Novas Formas de Aprender e Empreender Novas Formas de Aprender e Empreender DÚVIDAS FREQUENTES 1. Sobre o Prêmio Instituto Claro, Novas Formas de Aprender e Empreender 1.1. O que é o Prêmio? O Prêmio Instituto Claro Novas Formas de Aprender

Leia mais

Aprimoramento através da integração

Aprimoramento através da integração Aprimoramento através da integração Uma parceria para implementar uma solução de aprendizagem em tempo recorde Visão Geral Com mais de 70 anos de excelência na produção de conhecimento no Brasil, a Fundação

Leia mais

1. Garantir a educação de qualidade

1. Garantir a educação de qualidade 1 Histórico O Pacto pela Juventude é uma proposição das organizações da sociedade civil, que compõem o Conselho Nacional de Juventude, para que os governos federal, estaduais e municipais se comprometam

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco Operacional

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Política de Gerenciamento de Risco Operacional Departamento Controles Internos e Compliance Fevereiro/2011 Versão 4.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Definição de Risco Operacional... 3 3. Estrutura de

Leia mais

Plano de Negócios 2011-2015

Plano de Negócios 2011-2015 PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS Companhia Aberta FATO RELEVANTE Plano de Negócios 2011-2015 Rio de Janeiro, 22 de julho de 2011 Petróleo Brasileiro S.A. Petrobras comunica que seu Conselho de Administração

Leia mais

MANUAL DO INCUBADO PPV. Programa Pronto para Viver

MANUAL DO INCUBADO PPV. Programa Pronto para Viver MANUAL DO INCUBADO PPV Programa Pronto para Viver SUMÁRIO 1. CONTEXTUAIS... 2 2. EQUIPE TÉCNICA DA AGENDE... 2 3. PLANEJAMENTO ESTRETÉGICO... 3 3.1 Planejamento Estratégico - Gestão... 3 3.2 Planejamento

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

Plataforma. Portal Educacional

Plataforma. Portal Educacional Plataforma Portal Educacional O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil Especializado em soluções que incorporam Tecnologia da Informação à Educação e à Modernização da Administração Pública, o Grupo Actcon

Leia mais

Assessoria de Imprensa. Oficina de Comunicação Apex-Brasil. O papel estratégico da Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa. Oficina de Comunicação Apex-Brasil. O papel estratégico da Assessoria de Imprensa Assessoria de Imprensa Oficina de Comunicação Apex-Brasil O papel estratégico da Assessoria de Imprensa Relacionamento com a Mídia - Demonstrar o papel das entidades como fonte; - Cultivar postura de credibilidade;

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS - projetos e ações da Seger em 2011 -

PRESTAÇÃO DE CONTAS - projetos e ações da Seger em 2011 - PRESTAÇÃO DE CONTAS - projetos e ações da Seger em 2011 - MELHORIA DA GESTÃO PÚBLICA E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR Este eixo estratégico tem por objetivo ampliar e modernizar o atendimento ao cidadão, a formação,

Leia mais

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS PROJETO PEDAGÓGICO I OBJETIVOS

Leia mais

Biblioteca Digital Comunitária

Biblioteca Digital Comunitária Biblioteca Digital Comunitária Mostra Local de: Londrina Categoria do projeto: I Projetos em Andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Sicoob Norte do Paraná Cidade: Londrina

Leia mais

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013 Término da Safra 2012/2013 A Safra 2012/2013 terminou com muitas metas alcançadas com as produções agrícola e industrial atingindo índices positivos. O encerramento aconteceu no dia 18/04 e como sempre

Leia mais

PATRULHA JUVENIL DE GARÇA

PATRULHA JUVENIL DE GARÇA Rua Baden Powell, 451 Telefone: (14) 3471-1630 / 3471-1816 CEP 17400-000 Garça - S P Fundada em 26 de Setembro de 1972 CNPJ 47.645.809/0001-34 Isenta de Contribuições Sociais conforme Decreto nº 3.048

Leia mais

Em 2050 a população mundial provavelmente

Em 2050 a população mundial provavelmente Declaração mundial Armazenamento de Água para o Desenvolvimento Sustentável Em 2050 a população mundial provavelmente ultrapassará nove bilhões de habitantes O aumento da população mundial, tanto rural

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Dados da empresa Razão Social: Perfumaria e Cosméticos Ltda. Nome Fantasia: O Boticário Data de fundação 1981

Leia mais

Diversidade: inclusão ou estratégia?

Diversidade: inclusão ou estratégia? 86 Harvard Business Review Outubro 2015 edição brasil Fernanda Borin, Priscila Fieno e Bernardo Sampaio são consultores do Hay Group Diversidade: inclusão ou estratégia? A presença de pessoas com diferentes

Leia mais

Responsabilidade social e o processo de desenvolvimento sustentável

Responsabilidade social e o processo de desenvolvimento sustentável Responsabilidade social e o processo de desenvolvimento sustentável IIDA, T.S. 1 ; SAIZ-MELO, P.G. 2 1 Universidade Estadual de Londrina - UEL, shoiti. tiida@gmail.com; 2 Embrapa Soja Na atualidade, ações

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Apresentamos a primeira versão do programa de gestão estratégica da chapa Construindo Juntos um ICT de Excelência. Esse documento é fruto de uma construção coletiva,

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Promover a inserção de mulheres no mercado de trabalho por meio de projetos de geração de renda é o objetivo do Instituto Lojas

Leia mais

INFORMATIVO ROTÁRIO GLOBALOUTLOOK GUIA SOBRE O MODELO DE FINANCIAMENTO DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA

INFORMATIVO ROTÁRIO GLOBALOUTLOOK GUIA SOBRE O MODELO DE FINANCIAMENTO DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA INFORMATIVO ROTÁRIO GLOBALOUTLOOK GUIA SOBRE O MODELO DE FINANCIAMENTO DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA COPYRIGHT 2015 BY ROTARY INTERNATIONAL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. NOSSO MODELO DE FINANCIAMENTO Nossas despesas

Leia mais

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1 Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e à sua agenda de trabalho expressa nos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial 1. Considerando que a promoção da igualdade

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS 1. INTRODUÇÃO Entende-se como responsabilidade socioambiental, no âmbito da Magliano SA CCVM, o processo contínuo de: Respeito e proteção aos direitos humanos por meio da promoção de diversidade, inclusão

Leia mais

Ficha de Inscrição do 17º Prêmio Expressão de Ecologia

Ficha de Inscrição do 17º Prêmio Expressão de Ecologia Ficha de Inscrição do 17º Prêmio Expressão de Ecologia Informações cadastrais a) Identificação: empresa b) Nome: Vicêncio Paludo, Filhos & Cia ltda c) Setor/Atividades: Reforma de Pneus e Treinamentos

Leia mais

ÍNDICE. davantisolar.com.br O QUE É ARQUITETURA VERDE FUNDAMENTOS POR QUE FAZER MÃOS A OBRA VANTAGENS PARA O PROJETO VANTAGENS PARA O IMÓVEL

ÍNDICE. davantisolar.com.br O QUE É ARQUITETURA VERDE FUNDAMENTOS POR QUE FAZER MÃOS A OBRA VANTAGENS PARA O PROJETO VANTAGENS PARA O IMÓVEL ÍNDICE O QUE É ARQUITETURA VERDE FUNDAMENTOS POR QUE FAZER MÃOS A OBRA VANTAGENS PARA O PROJETO VANTAGENS PARA O IMÓVEL VANTAGENS PARA O MEIO AMBIENTE ENERGIA SOLAR NA ARQUITETURA VERDE ENERGIA SOLAR VANTAGENS

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Projeto Casa Aberta - ELETROSUL: 20 anos educando para a cidadania

Projeto Casa Aberta - ELETROSUL: 20 anos educando para a cidadania Projeto Casa Aberta - ELETROSUL: 20 anos educando para a cidadania 1. A EMPRESA A ELETROSUL Centrais Elétricas S.A. é uma empresa subsidiária de Centrais Elétricas do Brasil S.A. - ELETROBRAS, vinculada

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR ARNOR, Asneth Êmilly de Oliveira; DA SILVA, Ana Maria Gomes; DA SILVA, Ana Paula; DA SILVA, Tatiana Graduanda em Pedagogia -UFPB-

Leia mais