Estudo de Viabilidade Projeto de promoções dirigidas em shoppings

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estudo de Viabilidade Projeto de promoções dirigidas em shoppings"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Estudo de Viabilidade Projeto de promoções dirigidas em shoppings Professora: Carla Taciana RECIFE, 28 OUTUBRO DE 2012

2 Sumário 1 Motivação Introdução Apresentação das Alternativas para o Problema Estudo de Viabilidade Operacional Estudo de Viabilidade Técnica Estudo de Viabilidade de Cronograma Estudo da Viabilidade de Econômica Análise Final Participação da Equipe Apêndice A Apêndice B Apêndice C...13 i

3 1 Motivação O Shopping Recife, criado em 7 de outubro de 1980, sendo o primeiro em Pernambuco, é referência na região Norte/Nordeste, inclusive por ser considerado o quarto maior centro de compras do país e um dos maiores da América Latina, título recebido após ter passado por quatro ampliações ao longo de mais de três décadas de funcionamento. Sua localização é uma das melhores da cidade: a cinco minutos do Aeroporto Internacional do Recife, a seis quadras da praia de Boa Viagem e de fácil acesso às principais vias da capital pernambucana. O sucesso de sua história é reflexo dos investimentos e ampliações realizadas até hoje. Na época de sua inauguração, o centro de compras contava inicialmente com 72 lojas e vagas de estacionamento. Hoje, o Shopping Recife conta com mais de 450 lojas, sendo nove âncoras, nove megalojas, 10 salas de cinema e 5,8 mil vagas de estacionamento. Além disso, é um grande pólo gastronômico com quatro praças de alimentação e 19 restaurantes. Com a constante evolução, o Shopping ocupa o primeiro lugar nas pesquisas de Recall de marca da categoria no Recife. Possui o mais completo mix de lojas com marcas nacionais e internacionais, produtos e serviços. O maior centro de compras de Pernambuco oferece, ainda, aos clientes conforto, segurança, diversas opções de gastronomia e entretenimento, prestação de serviços como guarda-volumes, espaço família, central de relacionamento com clientes, conexão wi-fi gratuita entre outros. Além de todas as opções oferecidas, o centro de compras está sempre realizando eventos e ações de marketing voltadas para posicionamento da marca, promoções e liquidações, turismo e datas comemorativas. Dessa forma, todo o trabalho realizado é estrategicamente pensado e promovido por campanhas publicitárias bem desenvolvidas e divulgadas na mídia. Contudo, com este grande arsenal de lojas e dimensão física, ele deixa a desejar no que diz respeito a interação entre vendedores de lojas e consumidores. O sistema proposto neste projeto, portanto, pretende alcançar uma maior interação entre os consumidores e as lojas, de modo a tornar o atual modelo de negócio mais eficiente tanto para as lojas como para os consumidores, proporcionando maior quantidade de compras por visitas.

4 2 Introdução Através de entrevistas com alguns colaboradores (apêndice A), foi possível entender como informações de promoções, marketing, entre outras, fluem dentro do ambiente e, assim, identificar que pontos podem ser melhorados afim de maximizar a interatividade entre as lojas e os consumidores e, com isso, aumentar as vendas. Por exemplo, foi identificado que alguns consumidores só sabem realmente que uma determinada loja oferece determinada promoção em alguns de seus produtos quando se encontram em frente a vitrine da respectiva loja, quando estão no interior da mesma, ou até mesmo quando vêem informações em sites ou panfletos. Além disso, em conversa com o gerente de logística, percebeu-se que uma das grandes reclamações por parte dos consumidores - cerca de 65 mil pessoas passam diariamente pelo shopping - se encontra em se ter que rodar toda a loja para se buscar uma oferta mais em conta. Isto é muito dispendioso em relação a tempo tanto por parte do consumidor, como para as lojas que poderiam estar vendendo seus produtos muito mais rápido. O problema estende-se ainda mais, pois, a imensa maioria dos gerentes de lojas só dispõem de duas formas de anunciar a liquidação: i) Anunciando-as dias antes em veículos de comunicação em massa, jornais, revistas, entre outros; ii) Aproveitando uma época em que todas as lojas aderem a uma situação de queima de estoque. Estas alternativas não atendem a necessidade momentânea do gerente.

5 3 Apresentação das Alternativas para o Problema Com base neste cenário, foram propostas algumas alternativas para solucionar este problema. 3.1 Primeira Alternativa O desenvolvimento de um sistema de telões digitais, estes espalhados estrategicamente pelo shopping, por onde se daria a informação necessária sobre produtos, promoções, propagandas de todas as lojas, propagandas estas, mostradas alternadamente e de forma automática. 3.2 Segunda Alternativa A implantação de um aplicativo pago, que pode ser acessado por dispositivo móvel dentro ou fora do shopping, no estilo do peixe urbano e groupon. Esta solução possibilitaria obter todas as informações pertinentes de todas as lojas que quiserem propor promoções no momento, promoções estas, lançadas pelos gerentes de loja num sistema que se encarrega de disponibilizar estes dados na rede. 3.3 Terceira Alternativa A implantação de um aplicativo gratuito, que pode ser acessado por dispositivo móvel apenas de dentro do shopping, pois funcionaria com um servidor interno com funcionalidades de localização indoor, que possibilitaria obter todas as informações pertinentes de todas as lojas próximas do usuário que quiserem propor promoções no momento. Este sistema seria alimentado pelos gerentes de loja e as promoções estariam disponíveis para qualquer indivíduo que adentrasse o perímetro da loja em questão.

6 4 Estudo de Viabilidade Operacional Nesta etapa, será demonstrada a viabilidade operacional de todas as propostas, considerando a estrutura PIECES (Performance, Informação, Economia, Controle, Eficiência e Serviço) e a posição do usuário final e da gerência quanto a implementação da solução. Após a atribuição de notas características do framework PIECES para cada uma das alternativas, foi construída uma tabela da análise da viabilidade operacional das mesmas. As notas variam de 0 (zero) a 10 (dez), sendo 10 a maior nota possível. Também foi atribuído um peso para cada atributo, representando a sua importância, que varia de 0 (zero) a 5 (cinco), sendo 5 o de maior importância. Os pesos foram definidos em relação às necessidades do cliente. No Apêndice B se encontram as justificativas da análise da viabilidade operacional. TABELA I. QUADRO COMPARATIVO DA VIABILIDADE OPERACIONAL PESO ALTERNATIVA 1 ALTERNATIVA 2 ALTERNATIVA 3 Performance Informação Economia Controle Eficiência Serviço Usuário/Gerênc ia Total De acordo com os dados acima, a proposta de número 1 possui limitações nas características de economia e eficiência; a alternativa 2 possui um conjunto de valores bons como um todo, mas tem valor muito baixo no quesito informação. Dessa forma, a alternativa 3 é a que apresenta melhor viabilidade operacional e apresenta-se como a mais indicada para ser implementada, neste contexto.

7 5 Estudo de Viabilidade Técnica Nesta seção, é realizado um estudo das tecnologias necessárias para a implementação de cada alternativa proposta. Além disso, é analisado se os desenvolvedores possuem habilidades suficientes para aplicar a tecnologia necessária. 5.1 Primeira Alternativa Esta alternativa poderá desenvolvida com telas equipadas com retroprojetores ou mesmo televisores, sejam de plasma, LCD ou led. Deverá haver uma equipe para construir e manter o sistema computacional capaz de fazer a alternância de anúncios nos telões. 5.2 Segunda Alternativa Para esta, será preciso contratar profissionais especialistas em engenharia de software para o desenvolvimento do sistema mobile proprietário e profissionais que codificarão programas que irão atuar em servidores (back-end) para que seja possível o livre acesso dos dados disponíveis na Internet (promoções das lojas) pelo aplicativo. 5.3 Terceira Alternativa Para esta alternativa, será necessário contratar profissionais que tenham conhecimento sobre geolocalizacão indoor mobile e profissionais para implementar um servidor interno que manterá todas as informações atualizadas em tempo real pelos gerentes das lojas. 5.4 Análise da Viabilidade Técnica Teremos que, após a análise de cada alternativa, percebe-se que todas as propostas são viáveis do ponto de vista tecnológico. Entretanto, a proposta de número 3 requer um estudo mais aprofundado da construção do sistema para que seja alcançada a eficiência, a performance e a disponibilidade de informações desejadas, sendo de longe a alternativa que apresenta um nível de dificuldade técnico elevado.

8 6 Estudo de Viabilidade de Cronograma Nesta seção será avaliado o tempo para que cada alternativa proposta seja implementada. Apesar do cliente não ter definido um tempo limite para a entrega do sistema, é desejável que a proposta escolhida seja entregue o quanto antes. 6.1 Primeira Alternativa Para a primeira alternativa, o prazo estimado para compra dos equipamentos, instalação de toda a estrutura e implementação do sistema ficaria em torno de 4 meses. Sendo os dois primeiros para cálculos de orçamentos, negociação, compra dos equipamentos e montagem de toda a estrutura e os meses seguintes para implementação do software do sistema, testes e treinamento dos funcionários responsáveis por publicar os informativos e lidar com o sistema no cotidiano. 6.2 Segunda Alternativa Para a segunda alternativa, temos um prazo um tanto menor, já que não há necessidade de uma instalação tão complexa em termos de hardware. O foco aqui está em implementar um sistema que seja intuitivo e agradável, que não canse o usuário nem o deixe desapontado, por exemplo, ao visualizar uma promoção que já não está mais em vigor. O tempo estimado para implementação do software é de 3 meses considerando uma equipe de aproximadamente 5 desenvolvedores. 6.3 Terceira Alternativa Para a terceira alternativa, além dos 3 meses necessários ao desenvolvimento de um sistema intuitivo, agradável, limpo, etc., precisamos de um tempo extra para configuração do servidor interno do shopping e desenvolvimento de um sistema que permita o acesso simultâneo de diversos aparelhos conectados ao mesmo a uma plataforma de geolocalização indoor. Somando um total de aproximadamente 6 meses, com uma equipe de 5 desenvolvedores e um profissional responsável pela configuração e manutenção da rede wifi interna do shopping. 6.4 Análise da Viabilidade de Cronograma Após o estudo do cronograma, percebe-se que a proposta de número 3 é a que leva mais tempo para ser implementada, devido a maior complexidade, principalmente da plataforma de geolocalização indoor do sistema. A alternativa número 2 é a mais simples já que o foco é praticamente na implementação do software. Já a alternativa de número 1 se encontra num nível intermediário de viabilidade de cronograma.

9 7 Estudo da Viabilidade de Econômica Esta seção tem por objetivo a avaliação econômica das alternativas em questão, levando em conta o custo-benefício associado a cada proposta Primeira Alternativa Esta alternativa apresentou um payback de 4,9 anos e ROI de 0,83%. Benefícios tangíveis: aumento das vendas. Benefícios intangíveis: aumento da qualidade prestação de serviço ao cliente, aumento da qualidade de gestão da informação. 7.2 Segunda Alternativa Esta alternativa apresentou um payback de 2,43 anos e ROI de 81,9%. Benefícios tangíveis: aumento das vendas, diminuição de custos com publicidade. Benefícios intangíveis: aumento da qualidade prestação de serviço ao cliente, aumento da qualidade de gestão da informação, aumento da disponibilidade de informação. 7.3 Terceira Alternativa Esta alternativa apresentou um payback de 4,11 anos e ROI de 16%. Benefícios tangíveis: aumento das vendas, diminuição de custos com publicidade dirigida, diminuição de custos com ferramentas CRM e afins (ferramentas de perfis de clientes). Benefícios intangíveis: aumento da qualidade prestação de serviço ao cliente, aumento da qualidade de gestão da informação. 7.4 Análise da Viabilidade Econômica Pode-se observar que são bastante semelhantes os benefícios tangíveis e intangíveis previstos pelas propostas citadas. Contudo, segundo os valores obtidos no estudo da viabilidade econômica (apêndice C), observa-se que a alternativa 2 apresenta melhor resultado; entretanto, a alternativa 3 apresentou payback e ROI similar a alternativa 2. Já a alternativa 1 apresentou valor de ROI inviável, considerando a perspectiva do cliente.

10 8 Análise Final TABELA II. QUADRO COMPARATIVO DAS VIABILIDADES ESTUDADAS Viabilidade Peso Alternativa 1 Alternativa 2 Alternativa 3 Operacional Técnica Cronograma Econômica Total Considerando as viabilidades estudadas, a tabela abaixo apresenta a importância de cada viabilidade e notas, que vão de 0 (zero) a 10 (dez), atribuídas para cada alternativa. Como visto na tabela acima, a alternativa 2 apresenta a melhor viabilidade dentre as propostas apresentadas. Apesar de possuir a parte operacional mais complicada, ela apresenta uma solução mais completa e concisa. A alternativa 3 apresentou um resultado bom, porém, problemas com o cronograma e na parte financeira fizeram com que a dificuldade de sua implementação fosse agravada. A alternativa 1 apresentou diversas falhas e, por isso, apresentou uma pontuação baixa, não sendo indicada a sua implementação.

11 9 - Participação da Equipe A tabela abaixo explicita a participação de cada membro da equipe no desenvolvimento deste documento.

12 10 APÊNDICE A A entrevista com o cliente se deu de forma semi-estruturada de forma que as questões foram planejadas previamente, com o objetivo de entender melhor o problema e as necessidades do cliente. A.1 Entrevista com a June Dantas. 1) Você pode me dizer em poucas palavras como são realizados anúncios de promoções hoje nas lojas? R: Bom, não há um sistema centralizado para essa tarefa. Cada empresa (loja) é responsável por seus anúncios e os fazem das mais diversas formas possíveis. Tv, rádio, jornal, revistas, panfletos, etc. Alguns métodos são caros, outros nem tanto. 2) O que acha de um sistema centralizado que permitiria anunciar por exemplo uma promoção com duração de apenas uma hora? R: Seria interessante ver a movimentação do público pelo shopping... acredito que chamaria bastante atenção. Creio também que o fato de ser centralizado seja atraente aos lojistas, já que isso padronizaria os preços e consequentemente manteria os gastos com esse tipo de publicidade mais aceitável que outras mídias.

13 11 APÊNDICE B ANÁLISE DA VIABILIDADE OPERACIONAL A característica Performance analisa se a alternativa proposta oferece vazão e tempo de resposta adequado, de acordo com a expectativa do cliente. Já Informação analisa se os dados finais serão corretos, úteis e persistentes. O estudo do custo e benefício da proposta é feito no setor chamado de Economia. Para garantir a segurança dos dados e evitar fraudes no sistema, é feita uma análise em Controle. Por fim, uma verificação da eficiência da alternativa é realizada em Eficiência e o estudo se o serviço é flexível/extensível é feito em Serviço. Abaixo tem-se a análise de cada característica do PIECES para cada alternativa proposta. B.1 PRIMEIRA ALTERNATIVA - Performance: Pode-se afirmar que a vazão (throughput) deste sistema suporta uma grande quantidade de acessos simultâneos visto que várias pessoas terão acesso a informação simultaneamente bastando que, para isto, olhem para o telão. O bom funcionamento do mesmo vai depender da forma como serão apresentadas as informações, através de alternância de informações entre as telas ou atribuindo a mesma informação a todas ao mesmo tempo. - Informação: Tendo em vista uma implementação correta do sistema, é possível obter dados completos e em tempo real das informações esperadas. Esses dados serão úteis para algumas pessoas que consigam enxergá-lo sem problemas. - Economia: Esta alternativa tem um custo bastante elevado, pois além do custo com a implantação de um sistema que seja capaz de alternar entre todos os telões de forma computacionalmente viável, ainda deverá comprar-se muitos telões digitais para serem postos estrategicamente em todo o ambiente do shopping. - Controle: Esta alternativa possibilita enorme segurança com relação aos telões, pois estes se encontrarão em locais de difícil acesso aos consumidores. Com relação ao sistema de alternância de informações também, visto que só quem terá acesso ao mesmo seria o responsável pelo seu gerenciamento. Portanto, será mais fácil evitar fraudes e garantir a corretude dos dados. - Eficiência: O sistema utiliza o mínimo dos recursos disponíveis, visto que ele pode ser usado por um único funcionário do shopping, o administrador. Não oferece auxílio aos consumidores. - Serviço: O modo de operação fornece serviços confiáveis, pois ao ver uma notícia, esta ainda permanecerá válida pelo tempo que consta no telão. Esta alternativa é flexível e extensível, visto que uma atualização das informações do sistema e até mesmo do próprio sistema seria uma coisa prática a ser realizada. É fácil se adicionar mais informações sobre determinada loja. E

14 também é fácil adicionar mais telões ou até mesmo atualizar uma versão do funcionamento do serviço de alternância de promoções do sistema com algum outro algoritmo, por exemplo. B.2 SEGUNDA ALTERNATIVA - Performance: Pode-se afirmar que a vazão (throughput) deste sistema suporta uma grande quantidade de acessos simultâneos, visto que várias pessoas terão acesso a informação simultaneamente bastando que, para isto, acessem o aplicativo em qualquer lugar. O bom funcionamento do mesmo vai depender da rede de acesso que se usa ao rodar o aplicativo que se conectará ao servidor. - Informação: Tendo em vista uma implementação correta do sistema, é possível obter dados completos e em tempo real das informações esperadas desde que a comunicação com o servidor do aplicativo não esteja congestionada. Esses dados poderão ser vistos em qualquer aparelho que suporte as informações enviadas pelo servidor. Os que não possuírem no aparelho uma plataforma para rodar o aplicativo, como por exemplo uma maquina virtual JAVA, não poderão visualizar as informações. - Economia: Esta alternativa tem um custo bastante elevado, pois se beneficiará dos aparelhos que dão suporte ao aplicativo - e este será pago. Terá um gasto em manter o servidor ao qual o aplicativo se conectará e também o próprio aplicativo em si. - Controle: Este sistema não garante a integridade dos dados, pois existe intervenção humana para colocar informações no banco. Como os dados ficam armazenados em um banco de dados, pode-se assegurar a segurança dos mesmos. O sistema existente utilizaria a Internet, então, supõe-se que ele já seja seguro. - Eficiência: O sistema utiliza o máximo dos recursos disponíveis, visto que ele pode ser administrado por várias pessoas que gerenciem o banco de dados, e ainda oferece auxílio aos consumidores, como por exemplo um GPS para chegar rápido a loja, caso seja adaptada esta funcionalidade ao aplicativo. - Serviço: O modo de operação fornece serviços confiáveis, pois ao ver uma notícia, esta ainda permanecerá válida pelo tempo que consta no aplicativo e caso o cliente não tenha problemas com a sua conexão ao servidor. A divulgação das promoções se dará em tempo real. Esta alternativa é flexível mas pouco extensível, visto que uma atualização das informações do sistema pode ser feita no banco e facilmente mostrada pela interface do aplicativo. Contudo, para se ampliar as funcionalidades deve se fazer um update do software do aplicativo. B.3 TERCEIRA ALTERNATIVA - Performance: Pode-se afirmar que a vazão (throughput) deste sistema suporta uma grande quantidade de acessos simultâneos, visto que várias

15 pessoas terão acesso a informação simultaneamente. Para isto, basta os clientes estejam dentro do shopping. Isto vai garantir o bom acesso ao servidor de geolocalização com a possibilidade de estudos de tráfego de clientes mais facilmente. - Informação: Tendo em vista uma implementação correta do sistema, é possível obter dados completos e em tempo real. Esses dados poderão ser vistos em qualquer aparelho que suporte as informações enviadas pelo servidor. Há um fator limitante de tecnologia, pois nem todos aparelhos do mercado dão suporte a solução, restringindo assim o acesso à informação. - Economia: Esta alternativa tem um custo não desprezível, pois se beneficiará dos aparelhos que dão suporte a web (de acesso gratuito no shopping, pois este oferece wi-fi) que os consumidores já possuem. Entretanto existirá um gasto em manter o servidor ao qual o aplicativo estará conectado bem como a plataforma de geolocalização. - Controle: Este sistema não garante a integridade dos dados, pois existe intervenção humana para colocar informações no banco. Como os dados ficam armazenados em um banco de dados web, pode-se assegurar a segurança dos mesmos. O sistema existente utilizaria a Internet, então, supõe-se que ele já seja seguro. - Eficiência: O sistema utiliza o máximo dos recursos web disponíveis, visto que ele pode ser administrado por várias pessoas que gerenciem o banco de dados, e ainda oferece auxílio aos consumidores, como por exemplo um link em que todos possam deixar dúvidas, sugestões, entre outras coisas. - Serviço: O modo de operação fornece serviços confiáveis, pois ao ver uma notícia, esta ainda permanecerá válida pelo tempo que consta no servidor e caso o cliente não tenha problemas com a sua conexão, o que de fato é suposto. Este serviço se dará em tempo real. Esta alternativa é flexível e extensível, visto que uma atualização das informações do sistema pode ser feita no banco e facilmente mostrada pela interface. 12 APÊNDICE C ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA C.1. PRIMEIRA ALTERNATIVA 1) CUSTOS PERÍODO DE IMPLANTAÇÃO/DESENVOLVIMENTO Item Quatidade Valor Valor Valor para 4 Unitário Mensal Meses Telões 45* R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 Infraestrutura (Computadores + 1 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00

16 Cabos + Rede) Desenvolvedores 2 R$ 1.200,00 R$ 2.400,00 R$ 9.600,00 Analista 1 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 6.000,00 Designer 1 R$ 2.000,00 R$ 2.000,00 R$ 8.000,00 Material de Escritório 1 R$ 80,00 R$ 80,00 R$ 320,00 Depreciação do 7 R$ 35,00 R$ 245,00 R$ 980,00 Hardware Contas (Luz, Água, 1 R$ 300,00 R$ 300,00 R$ 1.200,00 Telefone, Internet) Total R$ ,00 R$ ,00 * Um telão para cada 10 lojas. 2) CUSTOS APÓS PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO Item Manutenção da Infraestrutura (1 funcionário - por mês) Suporte (Equipe que em conjunto com a loja criará o conteúdo - por mês) Total Valor R$ 1.400,00 R$ 2.000,00 R$ 3.400,00 3) ANÁLISE DE RETORNO DE INVESTIMENTO Investimento Inicial Custo de Desenvolvimento Custo de Manutenção Fator de Desconto (8%) Custos Corrigidos Custos Acumulados Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5 R$ ,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ ,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 400,00 R$ 1.200,00 R$ 1.200,00 R$ 1.200,00 R$ 1.200,00 1,00 0,93 0,86 0,79 0,74 R$ ,00 R$ 1.116,00 R$ 1.032,00 R$ 948,00 R$ 888,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 Benefícios do Sistema Fator de Desconto (8%) R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 1,00 0,93 0,86 0,79 0,74

17 Benefícios Corrigidos Benefícios Acumulados Resultado Acumlado R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ 1.416,00 ROI 0,83% Payback 2,49 C.2. SEGUNDA ALTERNATIVA 1) CUSTOS PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO Item Quatidade Valor Unitário Valor Mensal Valor para 3 Meses Desenvolvedor 5 R$ 1.200,00 R$ 6.000,00 R$ ,00 Analista 1 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 4.500,00 Designer 1 R$ 2.000,00 R$ 2.000,00 R$ 6.000,00 Aluguel 1 R$ 1.000,00 R$ 1.000,00 R$ 3.000,00 Contas (Luz, Água, 1 R$ 300,00 R$ 300,00 R$ 900,00 Telefone, Internet) Material de Escritório 1 R$ 80,00 R$ 80,00 R$ 240,00 Depreciação do 7 R$ 35,00 R$ 245,00 R$ 735,00 Hardware Homologação do 1 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 Sistema Total R$ ,00 R$ ,00 2) CUSTOS APÓS PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO Item Treinamento (5 dias 2 instrutores) Suporte (por mês) Total Valor R$ 800,00 R$ 80,00 R$ 880,00 3) ANÁLISE DE RETORNO DE INVESTIMENTO

18 Investimento Inicial Custo de Desenvolvimento Custo de Manutenção Fator de Desconto (8%) Custos Corrigidos Custos Acumulados Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ ,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 400,00 R$ 1.200,00 R$ 1.200,00 R$ 1.200,00 R$ 1.200,00 1,00 0,93 0,86 0,79 0,74 R$ ,00 R$ 1.116,00 R$ 1.032,00 R$ 948,00 R$ 888,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 Benefícios do Sistema Fator de Desconto (8%) Benefícios Corrigidos Benefícios Acumulados Resultado Acumlado R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 1,00 0,93 0,86 0,79 0,74 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 ROI 81,9% Payback 2,43 C.3. TERCEIRA ALTERNATIVA 1) CUSTOS PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO Item Quatidade Valor Valor Valor para 6 Unitário Mensal Meses Desenvolvedor 5 R$ 1.200,00 R$ 6.000,00 R$ ,00 Analista 1 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ ,00

19 Designer 1 R$ 2.000,00 R$ 2.000,00 R$ ,00 Aluguel 1 R$ 1.000,00 R$ 1.000,00 R$ 8.000,00 Contas (Luz, Água, 1 R$ 300,00 R$ 300,00 R$ 2.400,00 Telefone, Internet) Material de Escritório 1 R$ 80,00 R$ 80,00 R$ 640,00 Depreciação do 7 R$ 35,00 R$ 35,00 R$ 1.960,00 Hardware Homologação do 1 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 Sistema Total R$ ,00 R$ ,00 2) CUSTOS APÓS PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO Item Valor Treinamento (15 dias 2 instrutores) R$ 1.600,00 Suporte (por mês) Total R$ 100,00 R$ 1.700,00 3) ANÁLISE DE RETORNO DE INVESTIMENTO Investimento Inicial Custo de Desenvolvimento Custo de Manutenção Fator de Desconto (8%) Custos Corrigidos Custos Acumulados Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ ,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 400,00 R$ 1.200,00 R$ 1.200,00 R$ 1.200,00 R$ 1.200,00 1,00 0,93 0,86 0,79 0,74 R$ ,00 R$ 1.116,00 R$ 1.032,00 R$ 948,00 R$ 888,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 Benefícios do Sistema Fator de Desconto (8%) Benefícios Corrigidos Benefícios Acumulados R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 1,00 0,93 0,86 0,79 0,74 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00

20 Resultado Acumlado R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 ROI 16% Payback 4,11

Documento de Requisitos

Documento de Requisitos UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Documento de Requisitos Projeto de Promoções Dirigidas em Shoppings Equipe: Professora: Carla Taciana (ctlls@cin.ufpe.br)

Leia mais

Estudo de Viabilidade. GMon Sistema de Gerenciamento de Monitores. Curso: Ciências da Computação Professora: Carla Silva

Estudo de Viabilidade. GMon Sistema de Gerenciamento de Monitores. Curso: Ciências da Computação Professora: Carla Silva Estudo de Viabilidade GMon Sistema de Gerenciamento de Monitores Curso: Ciências da Computação Professora: Carla Silva Recife, 20 de Janeiro de 2012 1 Sumário 1. Motivação... 3 2. Problema identificado...

Leia mais

ESTUDO DE VIABILIDADE. Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos

ESTUDO DE VIABILIDADE. Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos ESTUDO DE VIABILIDADE Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos Objetivos O que é um estudo de viabilidade? O que estudar e concluir? Benefícios e custos Análise de Custo/Benefício

Leia mais

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD?

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? Índice SUA EMPRESA DE TREINAMENTOS ESTÁ PARADA NO TEMPO? Introdução 2 Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4 Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? 6 A gestão de cursos

Leia mais

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW Ciclo de Vida Aula 2 Revisão 1 Processo de Desenvolvimento de Software 1 O Processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto

Leia mais

ATUAÇÃO. 13 Anos atuando no mercado Desenvolvendo e proporcionando a autogestão de seus cliente e parceiros comerciais.

ATUAÇÃO. 13 Anos atuando no mercado Desenvolvendo e proporcionando a autogestão de seus cliente e parceiros comerciais. EMPRESA A StarkCard é uma Administradora de Convênios que atua na percepção dos negócios de seus Clientes, objetivando a otimização, flexibilização e aprimoramento dos atuais sistemas de Benefícios e de

Leia mais

SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS

SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS Instituição: UFRGS Autores: Ricardo Vieira, José Luis Machado e Álvaro Juscelino Lanner Área: Sistema de Informações Introdução. O trabalho aqui proposto

Leia mais

Como identificar, vender e comercializar com os prospectos de pequenas empresas Parte 3/3

Como identificar, vender e comercializar com os prospectos de pequenas empresas Parte 3/3 Como identificar, vender e comercializar com os prospectos de pequenas empresas Parte 3/3 A pequena empresa é um mercado massivo em importante crescimento, que alcançou uma maturidade em termos de oportunidade

Leia mais

Estudo de Viabilidade

Estudo de Viabilidade Estudo de Viabilidade PGE: Plastic Gestor Empresarial Especificação de Requisitos e Validação de Sistemas Recife, janeiro de 2013 Sumário 1. Motivação... 1 2. Introdução: O Problema Indentificado... 2

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

Intenção de compra das mulheres (Últimos lançamentos tecnológicos)

Intenção de compra das mulheres (Últimos lançamentos tecnológicos) Intenção de compra das mulheres (Últimos lançamentos tecnológicos) Metodologia Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. A pesquisa foi realizada com 712 mulheres

Leia mais

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF) GT 09 RESUMO

Leia mais

1. O Contexto do SBTVD

1. O Contexto do SBTVD CT 020/06 Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2006 Excelentíssimo Senhor Ministro Hélio Costa MD Ministro de Estado das Comunicações Referência: Considerações sobre o Sistema Brasileiro de Televisão Digital

Leia mais

Backsite Serviços On-line

Backsite Serviços On-line Apresentação Quem Somos O Backsite Com mais de 15 anos de mercado, o Backsite Serviços On-line vem desenvolvendo soluções inteligentes que acompanham o avanço das tecnologias e do mundo. Com o passar do

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL Questão n o 1 a) O candidato deverá apresentar seis dentre as seguintes vantagens: Domínio de tecnologia capaz de produzir bens preferidos por certas classes de compradores Aumento dos índices de qualidade

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos Definição do Escopo Escopo O escopo do projeto define o que precisa ser feito. Isso se refere a todo o trabalho que deve ser realizado com a finalidade de produzir todas

Leia mais

www.snowx.com.br The Ultimate Design

www.snowx.com.br The Ultimate Design www.snowx.com.br +55-13 - 3473.3792 / ID 117*11741 Rua Mococa - nº 379 - Sala 2 - Boqueirão Praia Grande - SP - CEP 11701-100 Só atendemos com hora marcada. 09:00 às 12:00 / 13:30 às 17:00 Segunda a Sexta-Feira

Leia mais

Informatização das administrações tributária e aduaneira Objetivos dos projetos de informatização da receita fiscal

Informatização das administrações tributária e aduaneira Objetivos dos projetos de informatização da receita fiscal Informatização das administrações tributária e aduaneira A informatização é uma parte importante dos projetos do Banco Mundial relacionados a impostos e alfândega. Baseando-se em projetos concluídos e

Leia mais

Prof. Fernando Lopes. Unidade II. Administração de Cargos e

Prof. Fernando Lopes. Unidade II. Administração de Cargos e Prof. Fernando Lopes Unidade II Administração de Cargos e Salários Conforme Chiavenato (2004, p. 267), a avaliação de cargos visa a obtenção de dados que permitirão uma conclusão acerca do valor interno

Leia mais

Introdução redes sociais mulheres Digg

Introdução redes sociais mulheres Digg O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008) A Sophia Mind,

Leia mais

Olá, Somos Ideatera - Studio Tecnológico

Olá, Somos Ideatera - Studio Tecnológico Olá, Somos Ideatera - Studio Tecnológico O parceiro certo para aumentar a produtividade, visibilidade e alcance de sua marca e/ou website! Breve descrição do que oferecemos: Web Analytics: Este serviço

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

Unidade III MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino

Unidade III MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino Unidade III MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAÇÃO Profa. Cláudia Palladino Compras, abastecimento e distribuição de mercadorias Os varejistas: Precisam garantir o abastecimento de acordo com as decisões relacionadas

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Prof. MARCELO COSTELLA FRANCIELI DALCANTON ISO 9001- INTRODUÇÃO Conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de gestão da qualidade; Desenvolve

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Tópicos Avançados II 5º período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 3: Políticas e Declaração de

Leia mais

CURSO: Orientações. MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links. Curso 3/3 2009. Contato com o suporte: Nome.: Empresa.: Data.: / / E-mail.

CURSO: Orientações. MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links. Curso 3/3 2009. Contato com o suporte: Nome.: Empresa.: Data.: / / E-mail. CURSO: Orientações MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links Curso 3/3 2009 Contato com o suporte: Tel.:11-3857-9007 ramal 4 Fax.: 11-3857-9007 ramal 211 Cellular: 11-9333-21 E-mail.: suporte@webcontabil.com.br

Leia mais

Procuramos empreendedores com as seguintes características:

Procuramos empreendedores com as seguintes características: SOBRE A ALPARGATAS Quem nunca usou um Bamba? Ou uma calça US Top, um tênis Rainha, uma sandália Havaianas, ou jogou com uma bola Topper? A Alpargatas e suas marcas estiveram e estarão sempre presentes

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

Soluções em gerenciamento da informação

Soluções em gerenciamento da informação Consultoria em marketing de mídias sociais (internet) e identidade visual. Escolha o pacote de serviço para sua empresa ou negócio! e-mail marketing Designer gráfico (criação ou atualização de logomarca,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO Santa Maria, 01 de Novembro de 2013. Revisão aula passada Projeto de Arquitetura Decisões de projeto de Arquitetura

Leia mais

ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL

ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL Anexo VI -fls.1/7 ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL Serão apresentados a seguir os conceitos, requisitos e especificações básicas do Sistema de Monitoramento e Controle

Leia mais

Load Balance Benefícios e vantagens dessa funcionalidade.

Load Balance Benefícios e vantagens dessa funcionalidade. Load Balance Benefícios e vantagens dessa funcionalidade. Não espere seu ambiente cair para tomar providências. Saiba agora o que é o Load Balance. Load Balance 01. Eu tenho um problema? 02. O que é o

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais

Administração e Finanças

Administração e Finanças Estrutura do Plano de Negócio Profa. Fernanda Pereira Caetano Trabalho pesado é geralmente a acumulação de tarefas pequenas que não foram feitas a tempo. (Henry Cooke) Não existe uma estrutura rígida e

Leia mais

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Ana Clara Rosado Silva (1) ; Daiane Oliveira Borges (2) ; Tatiana Morais Leite (3) ; Vanessa Oliveira Couto (4) ; Patrícia Carvalho

Leia mais

LOJAS VIRTUAIS COMPLETAS

LOJAS VIRTUAIS COMPLETAS COMPLETAS Bem vindo! Conheça a Easy. O futuro é agora. Somo uma poderosa ferramenta que transforma ideias e oportunidades em ação e resultado. Com colaboradores com mais de 12 anos de mercado, atuando

Leia mais

GUIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS NET

GUIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS NET GUIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS NET 1 SEJA BEM-VINDO à net! Caro cliente, Este guia foi desenvolvido para você conhecer um pouco mais sobre os produtos e serviços NET que estão à sua disposição. Aproveite

Leia mais

Donare Sistema de Gerenciamento de Ações Humanitárias

Donare Sistema de Gerenciamento de Ações Humanitárias Donare Sistema de Gerenciamento de Ações Humanitárias Introdução: Este documento tem por objetivo descrever uma visão geral para o projeto intitulado Donare Sistema de Gerenciamento de Ações Humanitárias.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA ALINE DÉBORA DA SILVA ROSILENE MARIA DIAS MACHADO TICIANA COSTA PROJETO

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

7 Ações para afastar a crise Utilizando o marketing para melhorar suas vendas.

7 Ações para afastar a crise Utilizando o marketing para melhorar suas vendas. Criamos uma pequena lista de ações ligados ao marketing na internet que nem chega a ser um diferencial. Será o mínimo para que você com seu negócio consiga se manter no mercado e continuar a gerar lucros.

Leia mais

SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS BLACK FRIDAY

SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS BLACK FRIDAY SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS BLACK FRIDAY Novembro 2015 INTRODUÇÃO O SPC Brasil e a CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) desenvolveram uma sondagem para as datas comemorativas com o objetivo

Leia mais

GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE. Introdução

GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE. Introdução GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE Introdução GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE - INTRODUÇÃO Um projeto é como uma viagem em uma rodovia. Alguns projetos são simples e rotineiros, como dirigir até uma loja

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

PROJETO PILOTO. Setembro 2015

PROJETO PILOTO. Setembro 2015 PROJETO PILOTO Setembro 2015 Manual completo de funcionamento do projeto: Instruções Iniciais, Perguntas Frequentes e Tutorial de Utilização 1 Projeto Piloto - Aplicativo Di@rio de Classe 1) Instruções

Leia mais

GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE WORKMOTOR.COM Software Automotivo GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE Seu cliente volta quando você fala o que ele precisa ouvir no momento certo! CENÁRIO DE REPARAÇÃO Uma o cina que atende 5 carros

Leia mais

Escola de Contas Públicas Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

Escola de Contas Públicas Tribunal de Contas do Estado de São Paulo Escola de Contas Públicas Tribunal de Contas do Estado de São Paulo PROGRAMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA Novembro 2008 São Paulo SP Primeiramente queremos observar que este texto não se trata de um manual,

Leia mais

Plano de Negócios. Por que escrever um Plano de Negócios?

Plano de Negócios. Por que escrever um Plano de Negócios? Plano de Negócios Por que escrever um Plano de Negócios? A tarefa de escrever um plano de negócios não é uma tarefa fácil. Isso se você nunca escreveu um e não tem a menor idéia de como começar. O objetivo

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais A dissertação traz, como foco central, as relações que destacam os diferentes efeitos de estratégias de marca no valor dos ativos intangíveis de empresa, examinando criticamente

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS DE REDE

ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS DE REDE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS DE REDE Introdução O administrador de redes geovanegriesang@ifsul.edu.br www.geovanegriesang.com Gerenciamento de redes Gerenciamento de rede é o ato de iniciar, monitorar e modificar

Leia mais

O MEGA CLUBE StarkClub StarkClub StarkClub

O MEGA CLUBE StarkClub StarkClub StarkClub O MEGA CLUBE Chamamos o StarkClub de Mega Clube de Vantagens, principalmente pela missão que temos em atingir todos os níveis e classes sociais. Através do StarkClub, disponibilizamos produtos e serviços

Leia mais

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 1. O fornecedor é totalmente focado no desenvolvimento de soluções móveis? Por que devo perguntar isso? Buscando diversificar

Leia mais

Para que o trabalho no canteiro de obras flua, a conexão com a área de suprimentos é fundamental. Veja como é possível fazer gestão de suprimentos

Para que o trabalho no canteiro de obras flua, a conexão com a área de suprimentos é fundamental. Veja como é possível fazer gestão de suprimentos Para que o trabalho no canteiro de obras flua, a conexão com a área de suprimentos é fundamental. Veja como é possível fazer gestão de suprimentos estratégica e conectada ao canteiro na construção civil.

Leia mais

Cartilha Explicativa sobre o Software de Medição de Qualidade de Conexão (Serviço de Comunicação Multimídia)

Cartilha Explicativa sobre o Software de Medição de Qualidade de Conexão (Serviço de Comunicação Multimídia) Cartilha Explicativa sobre o Software de Medição de Qualidade de Conexão (Serviço de Comunicação Multimídia) Cartilha disponibilizada em atendimento ao disposto na Resolução Anatel n.º 574/2011 Página

Leia mais

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NÚCLEO DE EMPREENDIMENTOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTES NECTAR.

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NÚCLEO DE EMPREENDIMENTOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTES NECTAR. ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NÚCLEO DE EMPREENDIMENTOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTES NECTAR. OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA CONSTRUÇÃO DO PORTAL E AQUISIÇÃO DE SOFTWARE DE GESTÃO DE

Leia mais

Marketing Básico Capítulo II. O Composto de Marketing Os 4 P s

Marketing Básico Capítulo II. O Composto de Marketing Os 4 P s Marketing Básico Capítulo II O Composto de Marketing Os 4 P s O Produto Podemos definir produto como sendo o ator principal da relação de troca, onde o mesmo deve resultar como amplamente satisfatório

Leia mais

Especificação dos Requisitos do Software. Sistema de Controle e Gerenciamento de Loja de Vestuários e Acessórios

Especificação dos Requisitos do Software. Sistema de Controle e Gerenciamento de Loja de Vestuários e Acessórios Especificação dos Requisitos do Software Sistema de Controle e Gerenciamento de Loja de Vestuários e Acessórios Autores: Guilherme Henrique Costa Reginaldo da Silva Alves Muzambinho/MG Outubro 2011 Aprovação

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia O Sistema Operacional que você usa é multitasking? Por multitasking, entende-se a capacidade do SO de ter mais de um processos em execução ao mesmo tempo. É claro que, num dado instante, o número de processos

Leia mais

Atendimento Virtual Ampla

Atendimento Virtual Ampla 21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Atendimento Virtual Ampla Carlos Felipe de Moura Moysés Ampla Energia e Serviços S.A cmoyses@ampla.com André Theobald Ampla Energia e Serviços S.A theobald@ampla.com

Leia mais

Agradecemos a sua confiança! Conte conosco como o seu fornecedor de soluções web.

Agradecemos a sua confiança! Conte conosco como o seu fornecedor de soluções web. Caro Cliente, Sabemos que a sua empresa deseja estar sempre adiante à frente dos seus concorrentes e a Internet desempenha um importante papel no alcance desse objetivo. Garantir uma presença online eficiente

Leia mais

Consultoria e Gerenciadora

Consultoria e Gerenciadora Consultoria e Gerenciadora Revolutia Consultoria e Gerenciadora Distribuição livre desde que mantida fonte e originalidade Sumário Por onde começar? Problemas e Soluções Dicas dos Campeões 2 3 O que impede

Leia mais

Teste de Usabilidade BEEQO. Data Versão do wireframe Descrição

Teste de Usabilidade BEEQO. Data Versão do wireframe Descrição BEEQO Teste de Usabilidade Data Versão do wireframe Descrição 21/03/2012 1.1 Entender o comportamento do usuário com a interface proposta e avaliar os principais problemas de usabilidade. Página 1 de 8

Leia mais

Sistema Datachk. Plano de Projeto. Versão <1.0> Z u s a m m e n a r b e i t I d e i a s C o l a b o r a t i v a s

Sistema Datachk. Plano de Projeto. Versão <1.0> Z u s a m m e n a r b e i t I d e i a s C o l a b o r a t i v a s Plano de Projeto Versão Z u s a m m e n a r b e i t I d e i a s C o l a b o r a t i v a s 2010 2 Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autores 07/04/2010 1.0 Criação da primeira versão do Plano

Leia mais

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital 1 2 3 4 Já falamos muitas vezes sobre produção de conteúdo ser a base de uma estratégia de marketing digital de resultados para a sua empresa.

Leia mais

O Design. Benefícios:

O Design. Benefícios: Design, Não é um artigo de luxo que só as grandes empresas podem alcançar. É um investimento de ótimo custo benefício, que pode trazer resultados importantes para sua empresa em diversos níveis. Nenhuma

Leia mais

WP EXPRESSO GUIA RÁPIDO. Descubra três formas para montar seu site rapidamente e onde encontrar bons temas

WP EXPRESSO GUIA RÁPIDO. Descubra três formas para montar seu site rapidamente e onde encontrar bons temas WP EXPRESSO GUIA RÁPIDO Descubra três formas para montar seu site rapidamente e onde encontrar bons temas WP EXPRESSO NILTON VILHENA FRONT-END WORDPRESS sitemagnetico.com.br OLÁ, BEM VINDO Antes de começar

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

FUNCIONALIDADES DO SISTEMA HOTEL CONTROLL. Login no Sistema:

FUNCIONALIDADES DO SISTEMA HOTEL CONTROLL. Login no Sistema: FUNCIONALIDADES DO SISTEMA HOTEL CONTROLL Login no Sistema: O login do sistema permite com que cada funcionário possua uma senha e tenha suas atividades no sistema registradas. Na reserva ou hospedagem,

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Coordenadoria de Concursos - CCV Comissão do Vestibular

Coordenadoria de Concursos - CCV Comissão do Vestibular Coordenadoria de Concursos - CCV Comissão do Vestibular Proposta 1 Ao se aproximar julho, vislumbra-se a chegada da alta estação em Fortaleza, e autoridades cearenses começam a demonstrar preocupação com

Leia mais

Perguntas. Que todo usuário deveria fazer antes de comprar um software CAD de baixo custo. Por Robert Green, proprietário da Robert Green Consulting

Perguntas. Que todo usuário deveria fazer antes de comprar um software CAD de baixo custo. Por Robert Green, proprietário da Robert Green Consulting Perguntas Que todo usuário deveria fazer antes de comprar um software CAD de baixo custo Por Robert Green, proprietário da Robert Green Consulting 5 perguntas que todo usuário deveria fazer antes de comprar

Leia mais

FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO.

FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO. FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO. São Paulo - SP 2016 RENAN ROCHA ALVES - RA: 6448758 E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING

Leia mais

UNITERMOS: Marketing esportivo, futebol, administração esportiva.

UNITERMOS: Marketing esportivo, futebol, administração esportiva. ARTIGO Paulo Lanes Lobato * RESUMO Considerando que o marketing é hoje integrante de grande parte das conversas relacionadas ao esporte e, principalmente, que se transformou na esperança do esporte em

Leia mais

Sob as lentes de. Cristina Buzatto

Sob as lentes de. Cristina Buzatto Sob as lentes de Cristina Buzatto O Laboratório Technopark completou dois anos de operação em abril de 2011, uma das primeiras grandes investidas da Essilor neste setor, no Brasil. Falamos com Cristina

Leia mais

Modelos de Negócios Digitais

Modelos de Negócios Digitais Modelos de Negócios Digitais O que é um modelo de negócio? Um Modelo de Negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização. Definição do negócio da empresa Negócio

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

SITE - INFORMAÇÕES DE FRANQUIA

SITE - INFORMAÇÕES DE FRANQUIA SITE - INFORMAÇÕES DE FRANQUIA PROJETO As lojas Havaianas foram idealizadas para oferecer aos consumidores uma experiência completa com a marca. O modelo de franquia foi adotado porque acreditamos que

Leia mais

8 Conclusões, recomendações e desdobramentos

8 Conclusões, recomendações e desdobramentos 8 Conclusões, recomendações e desdobramentos 136 8 Conclusões, recomendações e desdobramentos 8.1. Introdução Finalmente inicia-se a etapa conclusiva deste trabalho. Com base nos resultados da pesquisa

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

Software Livre e Engenharia Elétrica

Software Livre e Engenharia Elétrica Software Livre e Engenharia Elétrica Diego Cézar Silva de Assunção Henrique Ribeiro Soares José Rubens Guimarães Vilaça Lima Pedro Dias de Oliveira Carvalho Rafael Viegas de Carvalho Carlos Gomes O software

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Introdução Independentemente do nível de experiência da proponente na elaboração de projetos, o Instituto Cooperforte empresta apoio, orientação e subsídios às Instituições

Leia mais

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO AS 10 PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO Olá, Investidor. Esse projeto foi criado por Bruno Lacerda e Rafael Cabral para te ajudar a alcançar mais rapidamente seus objetivos financeiros.

Leia mais