Códigos A CONQUISTA. Alfabetização Matemática. 1o ao 3o 27669COL COL02. Ciências Humanas e da Natureza 27664COL55. Ciências 27663COL62

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Códigos A CONQUISTA. Alfabetização Matemática. 1o ao 3o 27669COL32 27670COL02. Ciências Humanas e da Natureza 27664COL55. Ciências 27663COL62"

Transcrição

1

2 A CONQUISTA Códigos Disciplinas Anos Códigos Alfabetização Matemática 1o ao 3o 27669COL32 Matemática 4o e 5o 27670COL02 Ciências Humanas e da Natureza 1o ao 3o 27664COL55 Ciências 4o e 5o 27663COL62 Geografia 4o e 5o 27665COL60

3 Sumário Conheça a Coleção Pág. 2 Estrutura do Plano de Curso Pág. 14 Matemática de José Ruy Giovanni Jr. Pág. 16 Ciências de Leandro Godoy e Marcela Ogo Pág. 30 Geografia de Liz Andreia Giaretta e Thatiane Pinela Pág. 40

4 LANÇAMENTO Um projeto dinâmico e completo PARA todas as disciplinas do Ensino Fundamental. CONHEÇA A ESTRUTURA DO PROJETO DISCIPLINAS Alfabetização Matemática Matemática Ciências Humanas e da Natureza Ciências Geografia VOLUMES / ANOS 1º 2º 3º 4º 5º X X X X X X X X X X X X Cada agrupamento destacado em azul corresponde a uma adoção, com um código de escolha específico.

5 No projeto A Conquista, a experiência que provou seu sucesso no ensino da Matemática é aplicada também às outras disciplinas do Ensino Fundamental. Sob uma visão contemporânea, com situações alinhadas ao cotidiano dos alunos, o conteúdo da coleção é apresentado de maneira prática e em diferentes formatos, atendendo às necessidades de cada escola. Linguagem clara e objetiva: apresenta o conteúdo de modo a privilegiar o fácil entendimento, tanto de alunos quanto de professores. Visual estimulante: as ilustrações e outros recursos visuais contribuem significativamente para manter a atenção da turma. Não é à toa que a obra conquista tantos professores. E eles mesmos contam os motivos. Convidamos profissionais da educação a fazer uma análise minuciosa sobre a coleção A Conquista. Confira nas páginas a seguir os diferenciais que eles elegeram como principais.

6 Oferecem conteúdos de modo claro e objetivo e de fácil entendimento tanto para o professor como para o aluno. Sugerem leituras e outras indicações de estudo que complementam o trabalho com os alunos e contribuem para o conhecimento do próprio professor. As ilustrações são dinâmicas e bem distribuídas, atraindo a atenção para o livro e colaborando para a compreensão dos conteúdos abordados. As orientações ao professor auxiliam no planejamento das aulas e na avaliação dos alunos, trazendo subsídios importantes para a prática docente. Introduzem o trabalho com gráficos e as tabelas como fonte de informação e interpretação para variados assuntos e áreas do conhecimento. Trazem atividades diversificadas que promovem uma melhor compreensão das funções sociais dos números e permitem identificar os saberes prévios dos alunos.

7 os diferenciais dos livros de acordo com os especialistas na disciplina Apresentam o significado do uso da Matemática no dia a dia por meio de atividades que desafiam as crianças a colocar seu conhecimento em prática. Fazem uso de jogos para o desenvolvimento de diversas habilidades, como o raciocínio lógico, além de proporcionar a interação social entre os alunos. Retomam conceitos trabalhados anteriormente como base para consolidar novos conhecimentos. Abrangem a História da Matemática na Educação até os dias atuais como forma de despertar o prazer pelo aprendizado da disciplina.

8 A obra integrada propicia que as três disciplinas sejam trabalhadas de forma coesa, alinhando os conceitos específicos de cada área. Apresentam a educação inclusiva de forma inovadora, usando o contato com obras de arte para possibilitar a reflexão sobre as igualdades e diferenças entre as pessoas. Os temas abordados estão contextualizados de forma significativa a partir de situações do cotidiano do aluno. As atividades são propostas a partir de situações de letramento com diferentes linguagens, efetivando o compromisso da obra com a demanda da atualidade. Direcionam pesquisas de forma a propiciar o protagonismo do aluno, para que ele possa desenvolver o trabalho proposto autonomamente. Abordam a cidadania a partir da realidade do aluno, possibilitando uma reflexão sobre determinadas atitudes individuais e suas consequências.

9 os diferenciais dos livros de acordo com os especialistas na disciplina Propõem um ensino de História voltado para a construção de um conhecimento com respeito a múltiplas abordagens que explicam um mesmo tema ou acontecimento. Apresentam o ensino de Geografia a partir do lugar em que se vive, discutindo mudanças e permanências na paisagem ao longo do tempo. Em Ciências, propiciam atividades em que o aluno pode posicionar-se criticamente diante de temas diversos. Oferecem um ensino não linear, no qual o aluno aprende tanto na interação com o conteúdo quanto na interação com os colegas da classe.

10 Aguçam o interesse dos alunos por meio do levantamento dos conhecimentos prévios, gerando uma predisposição para as discussões que se seguirão. Apresentam textos informativos entremeados por outros gêneros textuais que circulam no cotidiano dos alunos, tornando o conteúdo mais fácil de ser interpretado. Propõem situações de simples resolução a fim de aproximar o aluno das práticas científicas, incentivando o levantamento de hipóteses por meio de questionamentos. Trabalham diferentes gêneros abordando uma mesma temática sob diferentes óticas, possibilitando uma maior compreensão dos temas estudados e a intertextualização. Trazem sugestão de filmes e leituras que enriquecem as aulas aprofundando e contextualizando os conteúdos trabalhados. O Guia de Orientação ao Professor propicia um estudo reflexivo sobre a disciplina, discorrendo sobre situações de ensino.

11 os diferenciais dos livros de acordo com os especialistas na disciplina Ajudam na construção do pensamento crítico da turma propondo atividades em que o aluno pode expor sua opinião sobre temas diversos. Proporcionam um importante instrumento para os professores que necessitam ensinar uma disciplina específica, sem ser, muitas vezes, especialista da área. Contêm atividades desenvolvidas em diferentes estratégias que estimulam os alunos, como análise de tabelas, imagens, mapas e gráficos, interpretação de textos e esquemas. Sugerem diferentes recursos como ferramentas pedagógicas: internet, televisão e cinema, artes visuais e literatura, jornais e revistas.

12 As aberturas das unidades apresentam representações artísticas que garantem o levantamento de conhecimento prévio e promovem a sensibilização para o estudo. Proporcionam um estudo do lugar a partir de diferentes representações, como textos imagéticos, plantas e representações cartográficas. A presença de textos informativos com representações gráficas, escalas, legendas e glossário propiciam ao aluno a leitura de diferentes recursos não verbais. Trazem curiosidades pertinentes ao tema abordado, promovendo uma maior reflexão e o aprofundamento dos temas e conceitos estudados. Conceitos como o de localização são trabalhados a partir de diferentes recursos, ajudando no entendimento das diferentes possibilidades para uma mesma questão. Fazem relação de conceitos abstratos com situações do dia a dia do aluno, o que motiva a elaboração do conhecimento científico.

13 os diferenciais dos livros de acordo com os especialistas na disciplina Utilizam jogos e brincadeiras infantis como forma de contextualizar conceitos pertinentes à área. Trabalham a cartografia como ferramenta extremamente necessária para a aquisição de saberes que são requisitos para os anos posteriores. Apresentam textos instrucionais paralelamente a trabalhos manuais, integrando as diversificadas áreas do ensino: leitura e escrita, fazer artístico e conceitos da Geografia. Contêm indicação de links para estimular a busca por novos saberes, tanto nas questões abordadas na escola quanto no uso direcionado de novas tecnologias.

14 conjunto de Soluções educacionais FTD Coleções que apoiam PROFESSORES e alunos na CONquista de melhores RESUlTADOS. Atividades de Resultado Apresentam exercícios da Prova Brasil. Preparam os alunos na prática para as avaliações. Contêm modelos de prova fotocopiáveis. Trazem definições e curiosidades dos indicadores do MEC. Exercite as habilidades das principais avaliações do país.

15 Planos de Curso Trazem em detalhes os conteúdos das obras da FTD. Possibilitam trabalhar as habilidades relacionadas por. Permitem explorar ao máximo os recursos dos livros didáticos. Ajudam na análise do desenvolvimento dos alunos. Guia de Resultados Brasil Apresenta todas as possibilidades das obras da FTD. Contempla Diretrizes Nacionais, Prova Brasil e PNAIC. Indica conteúdos procedimentais, conceituais e atitudinais. Traz exemplos bastante práticos Programa de Formação Continuada Cursos em EAD para atualização profissional de educadores. Tem abordagem autoinstrucional com Plantão de Dúvidas. Conteúdo elaborado por especialistas renomados. Compartilha experiências de professores em exercício. Cursos Certificados em PARCERia com a PUCPR. Acesse ead.ftd.com.br Todos os conteúdos disponíveis na íntegra em: ftd.com.br

16 Professor, seu trabalho tem todo o nosso apoio e respeito. Preparamos este Plano de Curso que auxiliará você a planejar suas aulas e a explorar ao máximo todos os recursos de seu livro didático. Entenda como utilizá-lo: Habilidades Esta seção indica quais tipos de habilidades devem ser trabalhadas com a turma em cada momento do livro, auxiliando o professor na análise do desenvolvimento dos alunos e facilitando a identificação de pontos que necessitem de maior atenção. 14 Planos de Curso Ensino Fundamental I

17 Conteúdos Esta seção contempla todos os conteúdos de cada unidade, fazendo o cruzamento dos temas com as habilidades a serem trabalhadas. Essa indicação oferece um panorama geral do livro, que contribui positivamente no momento de planejar as aulas. Estrutura páginas Este espaço indica em quais páginas do livro estão apresentados os conteúdos citados. Baixe a versão eletrônica do Plano de Curso e folheie os livros. ftd.com.br Acesse: ftd.com.br 15

18 matemática 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 5 AULAS SEMANAIS 1 o unidade 1 Sistema de numeração decimal 1 Um pouco de história: sistema de numeração romano 2 Os números naturais 3 Sistema de numeração decimal Identificar os símbolos e usar as regras do sistema de numeração romano. Traduzir para a numeração romana números representados por algarismos indo-arábicos e vice-versa. Reconhecer os números naturais como números usados para exprimir quantidades, códigos, medidas e para fazer contagens. Identificar as características do nosso sistema de numeração decimal. Relacionar agrupamentos na base decimal com uma representação escrita, utilizando algarismo e vice-versa. Associar às 1ª, 2ª e 3ª ordens os respectivos nomes: unidades, dezenas e centenas. Sistema de numeração romano Sucessão dos números naturais: antecessor e sucessor Dezenas e unidades Centenas, dezenas e unidades Os números e suas ordens Gráfico de colunas 11 a 13 14, a Planos de Curso Ensino Fundamental I

19 matemática SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 5 AULAS SEMANAIS 4 1 o Associar às 4ª, 5ª e 6ª ordens os respectivos nomes: unidades de milhar, dezena de milhar e centena de milhar. Unidade de milhar; o material dourado e a representação das unidades de milhar 23 unidade 1 Sistema de numeração decimal 4 Novas ordens 5 Números ordinais Decompor um número em suas diversas ordens. Ler e escrever números ordinais. Identificar e empregar números escritos na forma ordinal. Decomposição de números na ordem das unidades de milhar Dezena de milhar: o número (dez mil); decomposição de números na ordem das dezenas de milhar Centena de milhar: o número (cem mil); decomposição de números na ordem das centenas de milhar Números ordinais a 37 Acesse: ftd.com.br 17

20 matemática 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 5 AULAS SEMANAIS 1 o 1 As ideias da adição Relacionar a adição às ideias de juntar e acrescentar. Adição e subtração em diferentes situações Adição: ideia de juntar quantidades, acrescentar uma quantidade a outra unidade 2 Adição e subtração 2 As ideias da subtração 3 Situações de adição 4 Situações de subtração Relacionar a subtração às ideias subtrativa (tirar), aditiva (quando falta) e comparativa (quanto a mais). Efetuar as operações de adição e subtração com números das novas ordens estudadas do sistema de numeração decimal. Efetuar a adição de três ou mais números naturais. Resolver problemas que envolvam adição e subtração. Relacionar a adição e a subtração entre si. Empregar a terminologia usada nas operações de adição e subtração e nos seus elementos. Subtração: ideia de tirar uma quantidade de outra, completar uma quantidade para atingir outra, comparar duas quantidades Situações que envolvam cálculos de adição Situações que envolvam cálculos de subtração 42 a a a 60 5 Expressões numéricas Resolver expressões numéricas que apresentam operações de adição e subtração. Expressões numéricas Planos de Curso Ensino Fundamental I

21 matemática SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 5 AULAS SEMANAIS 4 2 o 1 Linhas Identificar linhas e classificá-las como simples ou não simples e em simples fechadas ou simples abertas. Linhas simples e linhas não simples Linhas simples fechadas e linhas simples abertas 70, 71 unidade 3 Figuras geométricas planas: polígonos 2 Segmento de reta 3 Polígonos Saber conceituar segmento de reta e identificar sua representação em figuras geométricas e em objetos presentes no cotidiano. Conceituar polígono e reconhecer figuras geométricas que são ou não polígonos. Identificar lados e vértices de um polígono. Nomear polígonos de acordo com o número de lados que possuem e conhecer suas principais características. Segmento de reta Polígonos Lados e vértices de um polígono O Tangram 72 a 75 76, 77, 82 78, 79 80, 81, 85 Acesse: ftd.com.br 19

22 matemática 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 5 AULAS SEMANAIS 2 o 1 Medindo comprimentos Medir diferentes espaços com medidas não padronizadas e perceber a necessidade de padronizá-las. Medidas de comprimento Medidas de comprimento não convencionais 89 90, 91 unidade 4 Medidas de comprimento 2 O metro 3 Outras unidades de medida de comprimento Identificar a importância do uso das medidas de comprimento em situações cotidianas. Aplicar o vocabulário correto para expressar grandezas de comprimento. Ler, interpretar e registrar medidas de comprimento. Identificar o comprimento, a largura e a altura como grandezas e suas respectivas unidades de medida. Medidas de comprimento: metro Instrumentos de medida de comprimento Medidas de comprimento: centímetro, milímetro, quilômetro 92, a 99 4 Perímetro de um polígono Calcular o perímetro de polígonos em situações do cotidiano. Perímetro 100 a Planos de Curso Ensino Fundamental I

23 matemática SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 5 AULAS SEMANAIS 4 2 o 1 As ideias da multiplicação Relacionar a multiplicação a situações que representem uma adição de parcelas iguais, uma formação retangular e um cálculo combinatório. Multiplicação: ideia de adicionar parcelas iguais, formação retangular, fazer combinações 109, 110 unidade 5 Multiplicação 2 Situações de multiplicação 3 Algoritmo da multiplicação Efetuar a multiplicação de dois números naturais, sendo um deles menor que 10. Resolver problemas que envolvam a multiplicação. Determinar, de modo prático, o produto de um número natural por 10, por 100 e por Empregar a terminologia usada nas operações de multiplicação e nos seus elementos. Efetuar a multiplicação de dois números naturais que tenham pelo menos dois algarismos. Situações-problema que envolvem a operação de multiplicação Tabuada Multiplicação de um número natural por 10, por 100 e por 1000 Multiplicação com um dos fatores formado por apenas um algarismo Multiplicação em que cada fator é formado por, pelo menos, dois algarismos 111 a , a a Expressões numéricas Resolver as expressões numéricas respeitando as regras para efetuar as operações envolvidas: adição, subtração e multiplicação. Expressões numéricas 132, 133 Acesse: ftd.com.br 21

24 matemática 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 5 AULAS SEMANAIS 3 o Relacionar a divisão a uma situação de repartir em partes iguais ou de saber quanto cabe. Situações-problema que envolvem a operação de divisão 139 a Situações de divisão unidade 6 Divisão 2 Algoritmo da divisão Efetuar as operações de divisão com números que tenham as novas ordens estudadas do sistema de numeração decimal. Empregar a terminologia usada nas operações de divisão e nos seus elementos. Efetuar a divisão de números naturais em que o divisor é um número compreendido entre 0 e 10 ou um número de dois algarismos. Divisão em que o divisor tem um só algarismo Divisão em que o divisor é um número formado por dois algarismos 143 a a Planos de Curso Ensino Fundamental I

25 matemática SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 5 AULAS SEMANAIS 4 3 o unidade 6 Divisão 3 Expressões numéricas envolvendo as quatro operações 4 Resolvendo problemas com as quatro operações estudadas Resolver expressões numéricas que envolvam as quatro operações respeitando a ordem de cálculo de cada operação. Resolver situações-problema que envolvam as quatro operações. Expressões numéricas: as quatro operações Situações-problema: as quatro operações a 163 Acesse: ftd.com.br 23

26 matemática 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 5 AULAS SEMANAIS 3 o Identificar a massa como grandeza e suas respectivas unidades de medida. Medidas de massa: instrumentos de medida de massa 167 unidade 7 Medidas de massa, capacidade e tempo 3 Medindo o tempo 2 Medindo a capacidade 1 Medindo a massa Identificar a capacidade como grandeza e suas respectivas unidades de medida. Relacionar as unidades de medida de tempo (hora, minuto e segundo). Identificar a relação entre dia, semana, mês, ano e década, comparando essas unidades entre si por meio da observação de calendários. O quilograma e o grama O litro e o mililitro A hora, o minuto e o segundo A hora, o dia e a semana O dia, o mês, o ano e a década Os números e as datas 167 a a , a Planos de Curso Ensino Fundamental I

27 matemática SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 5 AULAS SEMANAIS 4 4 o 1 Noções de fração Utilizar as noções de fração em situações que indicam a relação parte-todo. Noções de fração: um meio, um terço, um quarto, um quinto e um sexto 185 unidade 8 Estudando frações 2 Frações que representam partes de uma figura 3 Ampliando a ideia de fração Identificar os termos de uma fração. Reconhecer se um número escrito na forma de fração é igual, menor ou maior que 1. Representar a parte de um todo com uma fração. Efetuar o cálculo da metade (um meio), da terça parte (um terço) e da quarta parte (um quarto) de uma quantidade. Frações que representam partes de uma figura Ideia de fração 186 a , Como se lê uma fração Fazer a leitura de um número escrito na forma de fração. Leitura de frações Leitura de frações: denominadores de 2 a 9 Leitura de frações: denominador 10, 100 ou 1000 Leitura de frações: outros denominadores Acesse: ftd.com.br 25

28 matemática 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 5 AULAS SEMANAIS 4 o unidade 8 Estudando frações 5 Comparando números representados na forma de fração 6 Determinando frações que representam partes de uma quantidade Comparar duas frações que tenham o mesmo denominador e o mesmo numerador. Reconhecer frações equivalentes como representações diferentes de um mesmo número racional. Representar a quantidade de objetos correspondentes a uma fração de um conjunto por um número natural. Comparação de frações Fração de uma quantidade 198 a a Planos de Curso Ensino Fundamental I

29 matemática SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 5 AULAS SEMANAIS 4 4 o unidade 8 Estudando frações 7 Adição e subtração de frações 8 Noções de probabilidade Efetuar a adição e a subtração com frações que tenham o mesmo denominador. Resolver problemas que envolvam a adição e a subtração de números escritos na forma de fração. Determinar probabilidade em situações propostas. Adição e subtração de frações Noções de probabilidade 207 a a 214 Acesse: ftd.com.br 27

30 matemática 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 5 AULAS SEMANAIS 4 o 1 Décimos Reconhecer o valor monetário como representação da forma decimal. Identificar uma fração decimal. Cédulas e moedas de real Décimos 218, a 223 unidade 9 Representação decimal de números 2 Centésimos 3 A representação decimal de números maiores que 1 Identificar 0,1 como representação do numeral 1/10 e 0,01 como representação do numeral 1/100. Relacionar décimos e centésimos entre si. Representar, na forma decimal, uma fração decimal, originando os números representados na forma decimal. Identificar a escrita de números que apresentam partes do inteiro, isto é, a representação decimal dos números. Centésimos A representação decimal de números maiores que a , Planos de Curso Ensino Fundamental I

31 matemática SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 5 AULAS SEMANAIS 4 4 o unidade 9 Representação decimal de números 4 Adição e subtração com números escritos na forma decimal 5 Multiplicação na forma decimal Resolver problemas que envolvam a adição e a subtração de números representados na forma decimal, identificando as trocas entre inteiros, décimos e centésimos. Resolver problemas que envolvam a multiplicação de um número natural por um número representado na forma decimal. Adição e subtração com números escritos na forma decimal Multiplicação com números decimais 229 a a 245 Acesse: ftd.com.br 29

32 ciências 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 3 AULAS SEMANAIS 1 o unidade 1 A movimentação e a alimentação do ser humano 3 Comer, comer 2 Entre um osso e outro 1 Mexe e remexe Perceber que o corpo humano possui um esqueleto. Identificar alguns ossos do corpo humano. Compreender as funções de sustentação, movimentação e proteção exercidas pelos ossos. Conhecer a radiografia. Identificar algumas articulações do corpo humano. Relacionar alguns movimentos do corpo humano às articulações. Conhecer cuidados com a coluna vertebral ao sentar e carregar a mochila. Identificar alguns músculos do corpo humano. Reconhecer a importância da prática de atividades físicas para ossos, músculos e articulações. Reconhecer a importância dos alimentos na manutenção da saúde do corpo humano. Identificar alguns alimentos ricos em carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais e compreender sua importância para o corpo humano. Conhecer a importância das fibras na alimentação. Ossos Esqueleto humano Articulações Cuidados com a coluna vertebral Músculos Nutrientes Alimentos ricos em carboidratos Alimentos ricos em proteínas Alimentos ricos em gorduras , Importância das vitaminas e dos sais minerais na alimentação Planos de Curso Ensino Fundamental I

33 ciências 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 3 AULAS SEMANAIS 1 o Reconhecer a importância de uma alimentação equilibrada. Pirâmide alimentar 24, 25 Identificar alimentos e quantidades recomendadas na pirâmide alimentar. Alimentação equilibrada 25 unidade 1 A movimentação e a alimentação do ser humano 4 Pirâmide alimentar 5 O caminho dos alimentos no corpo humano Valorizar bons hábitos alimentares. Identificar estruturas e órgãos que compõem o sistema digestório. Conhecer o processo de digestão dos alimentos. Sistema digestório Digestão dos alimentos Desnutrição e obesidade , 31 Acesse: ftd.com.br 31

34 ciências 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 3 AULAS SEMANAIS 1 o Compreender a importância da respiração. A importância da respiração para o ser humano 34 Conhecer e identificar as estruturas do sistema respiratório. Trocas gasosas 35 Compreender a respiração pulmonar. unidade 2 O ar e o sangue no corpo humano 1 Eu respiro 2 Bate coração Diferenciar os movimentos de inspiração e expiração. Conhecer a estrutura do sistema circulatório sanguíneo. Compreender o papel do sistema circulatório sanguíneo no corpo humano. Identificar a localização do coração. Conhecer artérias, veias e capilares. Conhecer hemácias, glóbulos brancos e plaquetas. Reconhecer a importância da doação de sangue. Movimentos de inspiração e expiração O sistema circulatório sanguíneo Sangue 36 40, 41 42, Planos de Curso Ensino Fundamental I

35 ciências 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 3 AULAS SEMANAIS 2 o 1 Conhecendo os animais Identificar a coluna vertebral no esqueleto dos animais vertebrados. Identificar diferentes exemplos de animais mamíferos. Conhecer as principais características de mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios. Reconhecer o papel dos anfíbios como indicadores biológicos do ambiente. Animais vertebrados Mamíferos Aves Peixes Répteis Anfíbios Animais invertebrados 52 a unidade 3 Animais 2 Como os animais respiram? Conhecer alguns animais que realizam respiração pulmonar. Conhecer alguns animais que realizam respiração branquial. Conhecer alguns animais que realizam respiração cutânea. Conhecer alguns animais que realizam respiração traqueal. Respiração dos animais Respiração pulmonar Respiração branquial Respiração cutânea Respiração traqueal Como os animais se reproduzem? Identificar as diferenças de desenvolvimento entre animais vivíparos, ovíparos e ovovivíparos. Perceber que alguns animais nascem semelhantes aos pais e outros nascem diferentes deles. Reprodução dos animais Animais vivíparos, ovíparos e ovovivíparos Tipos de desenvolvimento Metamorfose Tráfico de animais silvestres , 67 70, 71 Acesse: ftd.com.br 33

36 ciências 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 3 AULAS SEMANAIS 2 o 1 Plantas também respiram e transpiram Reconhecer que as plantas respiram gás oxigênio e eliminam gás carbônico. Perceber que as plantas liberam vapor de água em sua transpiração. Respiração das plantas Transpiração dos vegetais 74 74, 75 unidade 4 Plantas 2 Do que as plantas precisam? Conhecer os processos de fotossíntese. Reconhecer o papel das raízes, do caule e das folhas na nutrição vegetal. Conhecer como ocorre a condução de nutrientes nas plantas. Fotossíntese Nutrição e desenvolvimento das plantas Condução de nutrientes nas plantas , 79 3 Plantas também se reproduzem Identificar as partes de uma flor e a importância delas. Reconhecer a participação de alguns animais na reprodução de algumas plantas. Identificar o nome de alguns animais polinizadores. Apresentar alguns exemplos de animais dispersores de sementes. Reprodução das flores Polinização Dispersão das sementes Vegetais na geração de combustíveis 80 a , 83 86, Planos de Curso Ensino Fundamental I

37 ciências 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 3 AULAS SEMANAIS 2 o 1 Planeta água? Identificar em que partes da Terra há água. Verificar a quantidade de água presente em mares, rios, geleiras e lagos no planeta Terra. Distribuição de água no planeta Terra 90, 91 2 Estados físicos da água Identificar os estados físicos nos quais a água pode ser encontrada. Estados físicos da água: sólido, líquido e gasoso 92, 93 unidade 5 Água 3 Mudanças de estado físico da água 4 Ciclo da água Conhecer as mudanças de estado físico da água. Conhecer o ciclo hidrológico. Mudanças de estado físico da água: vaporização, condensação, solidificação e fusão Ciclo da água 94, 95 96, 97 5 Água: solvente universal Reconhecer que a água é um solvente universal. Diferenciar substâncias solúveis de substâncias insolúveis em água. Solubilidade da água 98, 99 6 Técnicas de separação de misturas Conhecer as técnicas de evaporação, decantação e filtração. Técnicas de separação de misturas: evaporação, decantação e filtração 100, 101 Acesse: ftd.com.br 35

38 ciências 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 3 AULAS SEMANAIS 3 o 1 Pressão do ar Reconhecer a pressão atmosférica como uma das propriedades do ar. Perceber que a pressão atmosférica atua em todos os corpos e em todas as direções. Conhecer a relação entre pressão atmosférica e altitude. Pressão do ar 110, E o vento levou Reconhecer o vento nas atividades cotidianas. Conhecer como ocorre a formação do vento. Conhecer um instrumento que indica a direção do vento. Formação do vento Biruta unidade 6 Ar 4 Tempo e clima 3 Conhecendo mais sobre o ar Reconhecer a importância do Sol para a temperatura na Terra. Relacionar o termômetro à medição de temperatura do ar. Conhecer a escala Celsius. Identificar a presença de vapor de água no ar. Relacionar o vapor de água no ar ao conceito de umidade do ar. Reconhecer a pressão, a temperatura e a pressão do ar como propriedades do ar. Reconhecer a importância da previsão do tempo. Conhecer o conceito de tempo. Identificar as mudanças das condições atmosféricas no cotidiano. Conhecer o conceito de clima. Relacionar o comportamento dos insetos às mudanças nas condições atmosféricas. Temperatura do ar Termômetro Escala Celsius Umidade do ar Condições atmosféricas Tempo Clima Climograma Insetos meteorologistas , , Planos de Curso Ensino Fundamental I

39 ciências 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 3 AULAS SEMANAIS 3 o Observar algumas características do solo. Características gerais do solo 126, 127 Conhecer alguns seres vivos que vivem no solo. Seres vivos encontrados no solo Como é o solo? Conhecer alguns componentes do solo. Conhecer o processo de formação do solo. Conhecer as camadas do solo. Formação do solo Camadas do solo 132, unidade 7 Solo Conhecer técnicas de cultivo do solo. Valorizar a agricultura indígena. Preparação do solo: aração, adubação e irrigação Preparando o solo Valorizar o cuidado com o solo. Construir uma horta. Agricultura indígena Construção de uma horta Agricultura orgânica , , 145 Acesse: ftd.com.br 37

40 ciências 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 3 AULAS SEMANAIS 4 o 1 Os astros do Universo Conhecer as características de alguns astros do Universo: planetas, satélites naturais, cometas e asteroides. Conhecer as diferenças entre astros luminosos e astros iluminados. Identificar a constelação do Cruzeiro do Sul. Reconhecer a relação entre as estrelas da bandeira do Brasil com as constelações. Astros do Universo Planetas, satélites naturais, cometas, asteroides Astros luminosos e astros iluminados Constelações Constelações da bandeira do Brasil , , unidade 8 Olhando para o céu 2 Sistema Solar 3 A Lua Conhecer os planetas do Sistema Solar e algumas de suas características. Perceber que a Lua se movimenta ao redor da Terra. Reconhecer os momentos da Lua. Planetas do Sistema Solar Momentos da Lua 158, , Observando o Universo Conhecer alguns equipamentos de observação de astros do Universo: binóculo, luneta, telescópio, telescópio espacial, sonda espacial e satélite artificial. Instrumentos de observação astronômica 165, Planos de Curso Ensino Fundamental I

41 ciências 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 3 AULAS SEMANAIS 4 o 1 A luz e o ambiente Perceber a importância da luz no dia a dia. Identificar fontes naturais e fontes artificiais de luz. Diferenciar corpos luminosos de corpos iluminados. Importância da luz Fontes de luz Corpo luminoso e corpo iluminado , 177 unidade 9 Luz 2 O caminho da luz Reconhecer que a luz se propaga em linha reta. Propagação da luz 178, Interações da luz Conhecer o princípio da reflexão. Verificar a interação entre a luz e os corpos por meio de sombras. Perceber a interação da luz em corpos opacos, translúcidos e transparentes. Relacionar as cores do arco-íris à decomposição da luz branca. Reflexão da luz Corpos opacos, corpos translúcidos e corpos transparentes Sombras Decomposição da luz 180, , a 185 Acesse: ftd.com.br 39

42 geografia 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 2 AULAS SEMANAIS 1 o unidade 1 As paisagens dos lugares 1 Paisagens: por que são diferentes? 2 As paisagens são únicas Identificar na paisagem os elementos criados pela natureza (elementos naturais) e os elementos construídos pelo ser humano (elementos culturais). Reconhecer que grande parte das paisagens no nosso planeta é composta de elementos criados por pessoas. Verificar que nenhuma paisagem existente no mundo é exatamente igual à outra. Identificar a diferença entre paisagem natural e paisagem cultural. Os elementos que compõem uma paisagem As paisagens são diferentes Os elementos que diferenciam as paisagens Paisagem natural e paisagem cultural 8 8, Planos de Curso Ensino Fundamental I

43 geografia 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 2 AULAS SEMANAIS 1 o unidade 1 As paisagens dos lugares 3 Como percebemos os elementos das paisagens 4 A natureza presente nas paisagens Compreender que, além de utilizar a visão, o ser humano pode perceber uma paisagem por meio de outros sentidos, como a audição, o tato e o olfato. Perceber que os elementos naturais estão presentes nas paisagens em diversas formas, assim como os elementos construídos pelo ser humano (culturais). Registrar uma paisagem fotografada em um desenho. Conhecer a relação indígena com a natureza. A percepção da paisagem pelos diferentes sentidos do corpo Os elementos naturais que compõem as paisagens Os elementos construídos pelo ser humano (elementos culturais) presentes na paisagem O registro das paisagens Os povos indígenas e sua relação com a natureza 12 a , 21 22, 23 Acesse: ftd.com.br 41

44 geografia 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 2 AULAS SEMANAIS 1 o unidade 2 A ação do ser humano nas paisagens 1 As paisagens que resultam do trabalho humano 2 A transformação das paisagens 3 As paisagens ao longo do tempo Compreender que o ser humano transforma e interfere nas paisagens conforme sua necessidade. Conhecer os diferentes tipos de matéria-prima. Perceber a transformação da paisagem realizada pela ação humana no campo e na cidade. Perceber a transformação da paisagem realizada pela ação humana ao longo do tempo. Compreender a confecção de mapas a partir de fotografias aéreas. As paisagens que resultam do trabalho humano Matérias-primas: exploração da natureza e transformação da paisagem A transformação das paisagens no campo e na cidade A transformação das paisagens ao longo do tempo Desenho de mapas a partir de fotografias aéreas , a 33 36, Planos de Curso Ensino Fundamental I

45 geografia 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 2 AULAS SEMANAIS 2 o 1 As cidades são diferentes Verificar que as cidades são diferentes e que podemos observar essas diferenças nas paisagens. Verificar que as paisagens da cidade revelam as condições econômicas das pessoas. As cidades pequenas, médias e grandes Paisagens diferentes da mesma cidade As paisagens da cidade e as condições econômicas das pessoas unidade 3 As paisagens urbanas no Brasil 2 As atividades econômicas do espaço urbano 3 O crescimento das cidades e suas paisagens Conhecer quais atividades econômicas são desenvolvidas no espaço urbano. Refletir sobre a urbanização no Brasil e as modificações da paisagem decorrentes desse processo. As atividades econômicas desenvolvidas no espaço urbano O processo de urbanização e as modificações da paisagem As direções cardeais e colaterais Conhecer os pontos cardeais e colaterais. Refletir sobre os principais problemas ambientais que ocorrem nas cidades. Refletir sobre a responsabilidade de combater a reprodução do mosquito da dengue. Os pontos cardeais e colaterais Paisagem e os ambientes da cidade Uma campanha de combate à dengue 45, a 49 50, 51 Acesse: ftd.com.br 43

46 geografia 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 2 AULAS SEMANAIS 2 o 1 As diferentes paisagens rurais Compreender que as paisagens do espaço rural são diferentes umas das outras. Conhecer as principais atividades econômicas praticadas no espaço rural. As paisagens do campo O tamanho das propriedades rurais unidade 4 As paisagens rurais no Brasil 2 Os contrastes no espaço rural 3 A produção agropecuária brasileira Verificar as técnicas tradicionais e modernas empregadas nas atividades do campo. Conhecer a concentração das terras no espaço rural brasileiro. Conhecer a grande potencialidade agrícola do Brasil. Conhecer os estados que se destacam na produção dos principais gêneros agropecuários. Os contrastes técnicos empregados no campo A distribuição desigual das terras no espaço rural brasileiro Os principais gêneros da agropecuária brasileira As técnicas e o trabalho no campo Os problemas ambientais no campo Verificar a ocorrência do processo de erosão no espaço rural. Conhecer os problemas ligados ao intenso uso de agrotóxicos nas lavouras. Entender as causas do desperdício de alimentos no Brasil. A erosão dos solos Os agrotóxicos O desperdício de alimentos no Brasil Planos de Curso Ensino Fundamental I

47 geografia 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 2 AULAS SEMANAIS 3 o 1 Os povos indígenas do Brasil Conhecer a diversidade cultural dos povos indígenas que viviam no território brasileiro antes da chegada dos portugueses. Conhecer o processo de destruição dos povos e da cultura indígena em nosso país ao longo dos últimos séculos. Os povos indígenas antes da chegada dos portugueses A perda dos povos e da cultura indígena unidade 5 A formação do povo brasileiro 4 Os imigrantes 3 Os povos africanos 2 Os primeiros europeus Conhecer o processo de colonização do território pelos portugueses a partir do século XVI. Compreender o processo de exploração das riquezas naturais existentes no território. Identificar os principais povos africanos que participaram da formação do povo brasileiro. Conhecer o processo de exploração e escravização dos povos africanos. Identificar os principais grupos de imigrantes que participaram da formação do povo brasileiro. Conhecer a contribuição cultural dos imigrantes na formação do povo brasileiro. A ocupação portuguesa do território a partir do século XVI A posse e a exploração do território A participação dos povos africanos na formação do povo brasileiro A escravização dos povos africanos A participação dos imigrantes na formação do povo brasileiro Imigração e cultura no Brasil , 73 74, a 79 Acesse: ftd.com.br 45

48 geografia 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 2 AULAS SEMANAIS 3 o 1 As formas do relevo brasileiro Identificar as principais formas do relevo continental. Conhecer as principais formas do relevo brasileiro. As principais formas do relevo continental Planícies, planaltos e depressões 84, unidade 6 O relevo brasileiro 2 As altitudes do relevo brasileiro 3 A transformação do relevo Identificar as características altimétricas do relevo brasileiro. Desenvolver a leitura de mapas altimétricos. Verificar como a natureza atua na transformação do relevo terrestre. Compreender como o ser humano modifica o relevo terrestre. Conhecer a história da evolução dos mapas e compreender a necessidade de sua produção. As altitudes do relevo O mapa altimétrico A ação da natureza na transformação do relevo A ação humana na transformação do relevo Evolução na produção de mapas Imagens de satélites , a Planos de Curso Ensino Fundamental I

49 geografia 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 2 AULAS SEMANAIS 3 o 1 Os rios e suas características Conhecer as características que tornam os rios diferentes. Reconhecer a influência do relevo nas características dos rios. Compreender como o clima interfere nas características dos rios. Rios de planície e rios de planalto Rios perenes e rios temporários 98 98, 99 unidade 7 Os rios brasileiros 2 As partes de um rio 3 Os rios brasileiros estão bem cuidados? Identificar as diferentes partes de um rio: nascente, margens, leito, curso, foz etc. Reconhecer as partes de um rio na paisagem. Conhecer os principais problemas ambientais que afetam os rios brasileiros. Identificar as causas dos problemas ambientais que atingem os rios brasileiros. Verificar a relação entre a erosão e o assoreamento dos rios. As diferentes partes de um rio Os principais tipos de poluição que afetam os rios brasileiros A poluição dos resíduos sólidos, dos esgotos e dos agrotóxicos O assoreamento dos rios 100, Água: utilizar e preservar Perceber a importância da água em nosso dia a dia. Entender como podemos evitar o desperdício de água. Verificar como o ser humano utiliza a água para os mais diversos fins. A utilização da água em nosso dia a dia O desperdício e a preservação da água 104, a 108 Acesse: ftd.com.br 47

50 geografia 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 2 AULAS SEMANAIS 4 o 1 O tempo, o clima e as paisagens Conhecer a diferença entre tempo meteorológico e clima. Identificar as principais características do tempo atmosférico. Conhecer as características de alguns tipos de clima. O tempo meteorológico Os climas e suas características unidade 8 Os climas do Brasil 2 As estações do ano 3 A diversidade de climas no Brasil Conhecer as quatro estações do ano. Identificar as principais características de cada estação do ano. Perceber como as estações do ano interferem nas características das paisagens. Conhecer as características dos principais tipos de clima que atuam no território brasileiro. Verificar a relação entre a forma arredondada do globo terrestre e a incidência desigual dos raios solares na superfície do planeta. As quatro estações do ano Os diferentes tipos de clima que atuam no território brasileiro A incidência desigual dos raios solares na superfície do globo 114, O clima influencia a vida das pessoas Perceber como as características do tempo meteorológico e do clima interferem na vida das pessoas. Verificar como o tempo atmosférico e o clima interferem nas atividades econômicas. Compreender as causas das enchentes e dos deslizamentos de terra. A influência do tempo atmosférico e do clima na vida das pessoas Fenômenos meteorológicos, enchentes e deslizamentos Diferentes tipos de mapa , Planos de Curso Ensino Fundamental I

51 geografia 4 SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA 2 AULAS SEMANAIS 4 o Conhecer as principais formações vegetais do Brasil. Os principais tipos de vegetação natural no Brasil 126 unidade 9 A vegetação brasileira 1 A vegetação e as paisagens 2 A devastação da vegetação natural Comparar e distinguir as características das principais formações vegetais do território brasileiro. Verificar o processo de degradação das principais formações vegetais do território brasileiro. Compreender as causas da degradação da vegetação natural brasileira. Perceber a importância das áreas de preservação ambiental para garantir a conservação do patrimônio natural. As características da vegetação natural brasileira A degradação da vegetação natural brasileira Áreas de preservação ambiental 127 a , , 135 Acesse: ftd.com.br 49

52

53

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro 1º Ciclo. Critérios de Avaliação. Ano Letivo 2015/16 Disciplina MATEMÁTICA 3.º Ano

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro 1º Ciclo. Critérios de Avaliação. Ano Letivo 2015/16 Disciplina MATEMÁTICA 3.º Ano Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro 1º Ciclo Critérios de Avaliação Ano Letivo 2015/16 Disciplina MATEMÁTICA 3.º Ano Números e Operações Números naturais Utilizar corretamente os numerais ordinais

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3 DOMÍNIOS OBJETIVOS ATIVIDADES

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3 DOMÍNIOS OBJETIVOS ATIVIDADES PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3 DOMÍNIOS OBJETIVOS ATIVIDADES Números naturais Conhecer os numerais ordinais Utilizar corretamente os numerais ordinais até centésimo. Contar até um milhão Estender as regras

Leia mais

Planejamento Anual. Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2015 OBJETIVO GERAL

Planejamento Anual. Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2015 OBJETIVO GERAL Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2015 Professor(s): Eni e Patrícia OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese,

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 34, Toledo PR Fone: 377-850 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA 5º Ano PROFESSORAS: JESSICA ALINE

Leia mais

Códigos A CONQUISTA. Alfabetização Matemática. 1o ao 3o 27669COL32 27670COL02. Ciências Humanas e da Natureza 27664COL55. Ciências 27663COL62

Códigos A CONQUISTA. Alfabetização Matemática. 1o ao 3o 27669COL32 27670COL02. Ciências Humanas e da Natureza 27664COL55. Ciências 27663COL62 A CONQUISTA Códigos Disciplinas Anos Códigos Alfabetização Matemática 1o ao 3o 27669COL32 Matemática 4o e 5o 27670COL02 Ciências Humanas e da Natureza 1o ao 3o 27664COL55 Ciências 4o e 5o 27663COL62 Geografia

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares OFERTA COMPLEMENTAR 1º e 2º anos de escolaridade Ano letivo 2015/2016 l -Introdução No presente ano letivo a Oferta Complementar

Leia mais

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Andréa Pereira de Souza Gestora da Formação Permanente na Secretaria Municipal de Educação do município de Mogi das Cruzes. Cintia

Leia mais

Resolução de problemas

Resolução de problemas Resolução de problemas Oficina de Matemática Fundamental I André Luís Corte Brochi Professor da Faculdade Interativa COC Conteúdo Elementos teóricos sobre resolução de problemas. Sugestões de atividades

Leia mais

Pré-Escola 4 e 5 anos

Pré-Escola 4 e 5 anos PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC DIÁRIO DE CLASSE Educação Infantil Pré-Escola 4 e 5 anos DIÁRIO DE CLASSE ESCOLA: CRE: ATO DE CRIAÇÃO DIÁRIO OFICIAL / /

Leia mais

Códigos A CONQUISTA. Alfabetização Matemática. 1o ao 3o 27669COL32 27670COL02. Ciências Humanas e da Natureza 27664COL55 27663COL62.

Códigos A CONQUISTA. Alfabetização Matemática. 1o ao 3o 27669COL32 27670COL02. Ciências Humanas e da Natureza 27664COL55 27663COL62. A CONQUISTA Códigos Disciplinas Anos Códigos Alfabetização Matemática o ao 3o 27669COL32 Matemática 4o e 5o 27670COL02 Ciências Humanas e da Natureza o ao 3o 27664COL55 Ciências 4o e 5o 27663COL62 Geografia

Leia mais

Composição dos PCN 1ª a 4ª

Composição dos PCN 1ª a 4ª Composição dos PCN 1ª a 4ª Compõem os Parâmetros os seguintes módulos: Volume 1 - Introdução - A elaboração dos Parâmetros curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular.

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 4º ANO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 4º ANO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 4º ANO I UNIDADE LÍNGUA PORTUGUESA Gêneros literários Contos de aventura Biografia Gramática Tempos verbais Análise de verbetes Adjetivos Substantivos próprios e comuns Escrita de

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2015/2016 DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual / Critérios de avaliação Disciplina: Matemática 2.º ano 2015/2016 Domínio (Unidade/ tema) Subdomínio/Conteúdos Metas de Aprendizagem Estratégias/

Leia mais

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 3 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 3 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa Meio mbiente 3 0 a O - fu dame tal Cuidar da vida também é coisa de criança Justificativa PROJETOS CULTURS Na idade escolar, as crianças estão conhecendo o mundo (Freire, 1992), sentindo, observando, identificando-se

Leia mais

MATEMÁTICA Edwaldo Bianchini. Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores. Resultado: ensino com muito mais valor.

MATEMÁTICA Edwaldo Bianchini. Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores. Resultado: ensino com muito mais valor. Material de divulgação da Editora Moderna PNLD 2011 Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores. Resultado: ensino com muito mais valor. MATEMÁTICA Edwaldo Bianchini MATEMÁTICA

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA CAPARICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 2.º CICLO DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA CAPARICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 2.º CICLO DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA CAPARICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 2.º CICLO DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO Período Nº semanas Nº de aulas Previstas 1º 13 37 2º 10 32 3º 9 27 TOTAL 96 Domínios Subdomínios

Leia mais

Abril Educação Astronomia Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Astronomia Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Astronomia Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Complete as lacunas: Os astros não estão fixos, mas realizam vários movimentos no espaço. Sua trajetória é chamada.

Leia mais

Roteiro 4ª série/ii Unidade FUNDAÇÃO JOSÉ CARVALHO ESCOLA MARIA CARVALHO. Um caminho para a construção da cidadania

Roteiro 4ª série/ii Unidade FUNDAÇÃO JOSÉ CARVALHO ESCOLA MARIA CARVALHO. Um caminho para a construção da cidadania FUNDAÇÃO JOSÉ CARVALHO ESCOLA MARIA CARVALHO Um caminho para a construção da cidadania Roteiro de Estudo II Unidade 4ª série Informações Gerais da Unidade: Período de aulas: 16/04 a 22/06 Período de Avaliações

Leia mais

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena.

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena. JUQUERIQUERÊ Resumo Neste breve documentário, um índio faz uma retrospectiva de como ele vivia na região do Rio Juqueriquerê, localizada no litoral norte do Estado de São Paulo. Em seu relato, compara

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS (SP) Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA Série

Leia mais

Aula-passeio: como fomentar o trabalho docente em Artes Visuais

Aula-passeio: como fomentar o trabalho docente em Artes Visuais Aula-passeio: como fomentar o trabalho docente em Artes Visuais Introdução O objetivo deste trabalho é demonstrar como as artes visuais podem ser trabalhadas com visitas a museus e centros culturais. Apresenta

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Ciências humanas e suas tecnologias. Componente Curricular: geografia Série:

Leia mais

PROFESSORES DE CIÊNCIAS E SUAS ATUAÇÕES PEDAGÓGICAS

PROFESSORES DE CIÊNCIAS E SUAS ATUAÇÕES PEDAGÓGICAS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E SUAS ATUAÇÕES PEDAGÓGICAS PIAIA, Thaís; RICHTER, Luciana Iniciação Científica - Curso de Ciências Biológicas financiado pelo Programa PEIPSM/UFSM Universidade Federal de Santa

Leia mais

Mão na roda. Projetos temáticos

Mão na roda. Projetos temáticos Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Educação infantil Publicado em 2011 Projetos temáticos Educação Infantil Data: / / Nível: Escola: Nome: Mão na roda Justificativa A origem da invenção da

Leia mais

Plano Anual Curricular Estudo do Meio - 1º Ciclo -

Plano Anual Curricular Estudo do Meio - 1º Ciclo - Plano Anual Curricular Estudo do Meio - 1º Ciclo - Estudo do Meio 1º Ano 1º Período 2º Período 3º Período À descoberta de si mesmo - A sua identificação Conhecer a sua identificação Conhecer o seu nome

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 1º VOLUME ARTES VISUAIS O FAZER ARTÍSTICO Criação de desenhos, pinturas e colagens, com base em seu próprio repertório. Exploração das possibilidades oferecidas por diferentes

Leia mais

Planejamento Anual 2014 Matemática 1º período 3º ano - Ensino Fundamental I. Reconhecer a necessidade de contar no cotidiano.

Planejamento Anual 2014 Matemática 1º período 3º ano - Ensino Fundamental I. Reconhecer a necessidade de contar no cotidiano. COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Planejamento Anual 2014 Matemática

Leia mais

O uso de jogos no ensino da Matemática

O uso de jogos no ensino da Matemática 607 O uso de jogos no ensino da Matemática Cyntia Luane Silva Godoy 1 Marlene Menegazzi 2 RESUMO Neste trabalho irei abordar a importância do uso de jogos no ensino da Matemática como um recurso didático

Leia mais

PLANO ANUAL DE TRABALHO DOCENTE

PLANO ANUAL DE TRABALHO DOCENTE PLANO ANUAL DE TRABALHO DOCENTE CURSO DISCIPLINA ANO ENSINO FUNDAMENTAL GEOGRAFIA 2015 DOCENTE CARGA HORÁRIA AULAS PREVISTAS ALEXANDRINA SCARIOT BENDO 160 80 EMENTA DA DISCIPLINA A disciplina de geografia

Leia mais

Construindo uma aula significativa passo-a-passo.

Construindo uma aula significativa passo-a-passo. Construindo uma aula significativa passo-a-passo. www.juliofurtado.com.br SINOPSE: O As sete etapas da construção de um conceito. O Os três momentos de uma aula significativa. O A mediação de conflitos

Leia mais

Projeto Bem-Estar Ambiente, educação e saúde: sustentabilidade local. Tema 9 - Elaboração de projetos de intervenção nas escolas

Projeto Bem-Estar Ambiente, educação e saúde: sustentabilidade local. Tema 9 - Elaboração de projetos de intervenção nas escolas Projeto Bem-Estar Ambiente, educação e saúde: sustentabilidade local Tema 9 - Elaboração de projetos de intervenção nas escolas Projetos de trabalho Luciana Maria Viviani Gladys Beatriz Barreyro Os projetos

Leia mais

Quem são os brasileiros?

Quem são os brasileiros? C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (045) 35-336 - Fax (045) 3379-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: GEOGRAFIA

Leia mais

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA)

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Considerações sobre o Programa de Filosofia do Ensino Médio Regular

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 6.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 6.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015 Planificação Anual Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 6.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015 Competências Aprendizagens Atividades/Estratégias Avaliação o Relacionar alimento

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS (SP) Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2014 Professor(a): Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa Turma: 4º Ano

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2014 Professor(a): Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa Turma: 4º Ano Professor(a): Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa Turma: 4º Ano *Reconhecer a função informativa do texto; *Estabelecer relação entre comparação e conhecimentos prévios; *Leitura / Compreensão

Leia mais

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais:

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais: OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Interpretar os diversos gêneros textuais (crônica, notícia, debate oral regrado e paródia), identificando os mecanismos estruturais da narrativa;

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 6º ANO

PLANEJAMENTO ANUAL 6º ANO DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PROFESSORA: BIANCA DE SOUZA PLANEJAMENTO ANUAL 6º ANO FLORIANÓPOLIS 2014 6º ANO PLANEJAMENTO DISCIPLINA GEOGRAFIA 2014 TURMAS: 62 e 63 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL

Leia mais

OFICINA DE JOGOS MATEMÁTICOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS

OFICINA DE JOGOS MATEMÁTICOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS OFICINA DE JOGOS MATEMÁTICOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS Mais informações: Site PIBID: http://www.pibid.ufrn.br/ Site LEM/UFRN: http://www.ccet.ufrn.br/matematica/lemufrn/index.html E-mail do LEM/UFRN: lem2009ufrn@yahoo.com.br

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO 1 º ANO 2º BIMESTRE PROFª LANA DATA: 21 A 27/JUNHO 1º ANO

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO 1 º ANO 2º BIMESTRE PROFª LANA DATA: 21 A 27/JUNHO 1º ANO ROTEIRO DE AVALIAÇÃO 1 º ANO 2º BIMESTRE PROFª LANA DATA: 21 A 27/JUNHO 1º ANO 21/06: Ciências - Unidade 02 - Meu corpo. 22/06: Matemática - Unidade 04 - Utilização dos números. 23/06: Geografia- Unidade

Leia mais

METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO)

METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO) METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO) Celi Terezinha Wolff 24 de Junho de 2014 Em trios caracterizar e apresentar para o grande grupo: processo de planejamento; plano

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2015/2016

Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 1.º Período Conteúdos Programados Previstas Dadas Números e Operações Utilizar corretamente os numerais ordinais até vigésimo. Ler e representar

Leia mais

Escola Estadual Antônio Valadares Plano de Aula

Escola Estadual Antônio Valadares Plano de Aula Nome do Professor: DENISE DA SILVA VARGAS VENANCIO Ano Referência: 2014 Município: Terenos Unidade Escolar: EE ANTÔNIO VALADARES Etapa Ensino: Ensino Fundamental Ano/Fase/Modulo: 2º Ano Turno: Integral

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Josilene Maria de Almeida 1 ; Rosângela Miranda de Lima 2 ; Maria Sônia Lopes da Silva; Maria Anunciada

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL E LEGISLAÇÃO: UM CONVITE AO DIÁLOGO

EDUCAÇÃO INFANTIL E LEGISLAÇÃO: UM CONVITE AO DIÁLOGO Secretaria Municipal de Educação maele_cardoso@hotmail.com Introdução A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, constitui se no atendimento de crianças de 0 a 5 anos de idade, em instituições

Leia mais

Colégio Redentor Ensino Fundamental I

Colégio Redentor Ensino Fundamental I Colégio Redentor Ensino Fundamental I Professora: Jaqueline Martins - 1º Ano - Calendário de Avaliações- AV1-4º Período Letivo- 2015 29/10/2015- Português Interpretação de texto; Brincando de rimar; O

Leia mais

FEIRA ANUAL TÉCNICO-CIENTÍFICA DO IFSP CAMPUS CUBATÃO

FEIRA ANUAL TÉCNICO-CIENTÍFICA DO IFSP CAMPUS CUBATÃO FEIRA ANUAL TÉCNICO-CIENTÍFICA DO IFSP CAMPUS CUBATÃO Será organizada anualmente a FEIRA ANUAL TÉCNICO-CIENTÍFICA DO IFSP - CAMPUS CUBATÃO. O objetivo principal é integrar estudantes e professores do Ensino

Leia mais

ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO DO BIOMA CAATINGA NAS IMEDIAÇÕES DA CIDADE DE SANTA CECÍLIA PB

ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO DO BIOMA CAATINGA NAS IMEDIAÇÕES DA CIDADE DE SANTA CECÍLIA PB ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO DO BIOMA CAATINGA NAS IMEDIAÇÕES DA CIDADE DE SANTA CECÍLIA PB Roseana Barbosa da Silva Graduada em Geografia, Universidade Estadual do Vale do Acaraú UVA/UNAVIDA E-mail: roseanabsilva@gmail.com.br

Leia mais

A educadora avalia a formação de nossos professores para o ensino da Matemática e os caminhos para trabalhar a disciplina na Educação Infantil.

A educadora avalia a formação de nossos professores para o ensino da Matemática e os caminhos para trabalhar a disciplina na Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil: é possível A educadora avalia a formação de nossos professores para o ensino da Matemática e os caminhos para trabalhar a disciplina na Educação Infantil. Nas avaliações

Leia mais

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL)

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) Resumo A série apresenta a formação dos Estados europeus por meio da simbologia das cores de suas bandeiras. Uniões e cisões políticas ocorridas ao longo

Leia mais

TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO DOS MILITARES USADAS NO BRASIL

TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO DOS MILITARES USADAS NO BRASIL 94 TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO DOS MILITARES USADAS NO BRASIL Prof. Dr. Pedro da Costa Guedes Vianna (Professor Dr. do Departamento de Geociências-UFPB) João Filadelfo de Carvalho Neto (Acadêmico do curso de

Leia mais

PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA

PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA SÉRIE: 6º Anos PROFESSOR:

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS

JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS Denise da Costa Gomes denisedacosta11@hotmail.com Dalila Regina da Silva Queiroz dalilazorieuq@hotmail.com Alzenira Oliveira de Carvalho oliveiraalzenira@hotmail.com

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA INSÍGINIA MUNDIAL DE CONSERVACIONISMO

MATERIAL DE APOIO PARA INSÍGINIA MUNDIAL DE CONSERVACIONISMO MATERIAL DE APOIO PARA INSÍGINIA MUNDIAL DE CONSERVACIONISMO 03 DE JULHO DE 2009 ÍTENS DA ETAPA MARROM 1. TOMAR PARTE, DE PREFERÊNCIA EM UM GRUPO, EM DOIS PROJETOS, TAIS COMO: Limpar um arroio, valo ou

Leia mais

MATRIZ BÁSICA DO REFERENCIAL CURRICULAR DE BETIM 1 CICLO- GEOGRAFIA

MATRIZ BÁSICA DO REFERENCIAL CURRICULAR DE BETIM 1 CICLO- GEOGRAFIA PREFEITURA MUNICIPAL DE BETIM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED DIVISÃO PEDAGÓGICA 2010 MATRIZ BÁSICA DO REFERENCIAL CURRICULAR DE BETIM 1 CICLO- GEOGRAFIA 06 ANOS 07 ANOS 08 ANOS COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO. Física Interação e Tecnologia

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO. Física Interação e Tecnologia Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO Física Interação e Tecnologia 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2016 CAMPUS AMAJARI ANEXO III

PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2016 CAMPUS AMAJARI ANEXO III PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2016 CAMPUS AMAJARI ANEXO III FORMULÁRIO DA VERSÃO ELETRÔNICA DO PROJETO / ATIVIDADE DE EXTENSÃO PBAEX 2016 01. Título do Projeto Implantação e desenvolvimento

Leia mais

EB 2,3 do Cadaval Planificação Anual Geografia 3º Ciclo 7º Ano Ano Lectivo 2006/2007. A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES A Geografia e a paisagem

EB 2,3 do Cadaval Planificação Anual Geografia 3º Ciclo 7º Ano Ano Lectivo 2006/2007. A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES A Geografia e a paisagem EB 2,3 do Cadaval Planificação Anual Geografia 3º Ciclo 7º Ano Ano Lectivo 2006/2007 A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES A Geografia e a paisagem A Geografia e a paisagem Identificar o objecto de estudo

Leia mais

REDE DE EDUCAÇÃO SMIC COLÉGIO SANTA CLARA SANTARÉM-PARÁ RESUMO DOS PROJETOS

REDE DE EDUCAÇÃO SMIC COLÉGIO SANTA CLARA SANTARÉM-PARÁ RESUMO DOS PROJETOS REDE DE EDUCAÇÃO SMIC COLÉGIO SANTA CLARA SANTARÉM-PARÁ RESUMO DOS PROJETOS PROJETO SEMEANDO VIDAS: PLANTAS QUE ALIMENTAM BABY CLASS A e B Cristiane Repolho dos Santos¹ Talita Rocha de Aguiar² A escola

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

Pesquisa Pantanal. Job: 13/0528

Pesquisa Pantanal. Job: 13/0528 Pesquisa Pantanal Job: 13/0528 Objetivo, metodologia e amostra Com objetivo de mensurar o conhecimento da população sobre o Pantanal, o WWF solicitou ao Ibope um estudo nacional para subsidiar as iniciativas

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO eliane.enaile@hotmail.com Introdução Nos últimos anos, as reflexões realizadas sobre a alfabetização têm mostrado que a aquisição da escrita é um processo complexo e multifacetado. Nesse processo, considera

Leia mais

DESCRITORES DAS PROVAS DO 1º BIMESTRE

DESCRITORES DAS PROVAS DO 1º BIMESTRE PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO DESCRITORES DAS PROVAS DO 1º BIMESTRE CIENTISTAS DO AMANHÃ Descritores 1º Bimestre

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO Neste ciclo, o projeto é desenvolvido de forma integrada, a partir de um tema as áreas de conhecimento do currículo escolar devem contribuir com seus conteúdos e metodologias no

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Laura Andrade Santiago

Leia mais

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7 1. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 59. Números... 10. Regiões planas e seus contornos...

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7 1. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 59. Números... 10. Regiões planas e seus contornos... Sumário Volta às aulas. Vamos recordar?... Números... 0 Um pouco da história dos números... Como os números são usados?... 2 Números e estatística... 4 Números e possibilidades... 5 Números e probabilidade...

Leia mais

Três exemplos de sistematização de experiências

Três exemplos de sistematização de experiências Três exemplos de sistematização de experiências Neste anexo, apresentamos alguns exemplos de propostas de sistematização. Estes exemplos não são reais; foram criados com propósitos puramente didáticos.

Leia mais

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM CURRÍCULO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM ORALIDADE Formar frases com seqüência e sentido. Relacionar palavras que iniciam com vogais. Associar primeira letra/som em palavras iniciadas por vogal. Falar

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

Oficina - Álgebra 1. Oficina de CNI EM / Álgebra 1 Material do Monitor. Setor de Educação de Jovens e Adultos. Caro monitor,

Oficina - Álgebra 1. Oficina de CNI EM / Álgebra 1 Material do Monitor. Setor de Educação de Jovens e Adultos. Caro monitor, Oficina - Álgebra 1 Caro monitor, As situações de aprendizagem apresentadas nessa atividade têm como objetivo desenvolver o raciocínio algébrico, e assim, proporcionar que o educando realize a representação

Leia mais

Palavras-chaves: inclusão escolar, oportunidades, reflexão e ação.

Palavras-chaves: inclusão escolar, oportunidades, reflexão e ação. SOMOS IGUAIS OU DIFERENTES? PROJETO INCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL Edilene Pelissoli Picciano¹ EE. Pq. Res. Almerinda Chaves - DE Jundiaí RESUMO Frente ao desafio de nossa atualidade, em garantir o acesso

Leia mais

ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS DE JATAÍ GO: DIAGNÓSTICO E PERSPECTIVAS

ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS DE JATAÍ GO: DIAGNÓSTICO E PERSPECTIVAS ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS DE JATAÍ GO: DIAGNÓSTICO E PERSPECTIVAS Firmino Cardoso PEREIRA Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí firminocpereira@gmail.com

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular 2016. Lemann Center at Stanford University

Base Nacional Comum Curricular 2016. Lemann Center at Stanford University Base Nacional Comum Curricular 2016 Lemann Center at Stanford University Parte II: Base Nacional Comum: Análise e Recomendações da Seção de Matemática Phil Daro Dezembro, 2015 BASE NACIONAL COMUM: ANÁLISE

Leia mais

FORMAÇÃO DO SOLO E AS CONSEQÜÊNCIAS DA EROSÃO

FORMAÇÃO DO SOLO E AS CONSEQÜÊNCIAS DA EROSÃO FORMAÇÃO DO SOLO E AS CONSEQÜÊNCIAS DA EROSÃO Lucieli Lopes Marques Supervisora: Mara Regina Dorcidônio Molina CONTEXTUALIZAÇÃO A presente proposta de trabalho tem como tema a formação e erosão do solo

Leia mais

Disciplina: Ciências Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33. PLANEJAMENTO ANUAL - 2013 CONTEÚDOS

Disciplina: Ciências Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33. PLANEJAMENTO ANUAL - 2013 CONTEÚDOS PLANEJAMENTO ANUAL - 2013 Unidade 1 Os sentidos Os sentidos: o tato. Os sentidos: a visão e audição. Os sentidos: o olfato e a gustação. Disciplina: Ciências Período: 1º Reconhecer que usamos os sentidos

Leia mais

LUDICIDADE NA SALA DE AULA UNIDADE 4 ANO 1. Abril de 2013

LUDICIDADE NA SALA DE AULA UNIDADE 4 ANO 1. Abril de 2013 LUDICIDADE NA SALA DE AULA UNIDADE 4 ANO 1 Abril de 2013 Iniciando a conversa Nesta unidade refletiremos sobre a ludicidade na sala de aula, a partir do tema brincadeiras na alfabetização. Nesta unidade

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012 EP107 Introdução à Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Ementa: O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como

Leia mais

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF) GT 09 RESUMO

Leia mais

Um currículo de alto nível

Um currículo de alto nível Não existe uma única versão de um currículo que possa ser comprado pronto e usado eficazmente em qualquer escola do mundo. Um currículo verdadeiramente deverá estar enraizado em seu próprio contexto, e

Leia mais

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa Este questionário contém perguntas sobre as tuas experiências e tipo de aprendizagem na disciplina de Ciências Naturais. Não há respostas correctas nem erradas, apenas as que correspondem à forma como

Leia mais

Densímetro de posto de gasolina

Densímetro de posto de gasolina Densímetro de posto de gasolina Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia Tema Materiais: propriedades Conteúdos Densidade, misturas homogêneas e empuxo Usos / objetivos Introdução ou aprofundamento do

Leia mais

PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA

PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA 11ª, 12ª e 13ª classes Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário Ficha Técnica TÍTULO: Programa de Metodologia do Ensino de Educação

Leia mais

Guia do Professor Introdução

Guia do Professor Introdução Guia do Professor Introdução Pesquisas realizadas pelo SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) mostram as dificuldades dos estudantes em resolver situações problemas. Essa situação é decorrente

Leia mais

Disciplina: Alfabetização

Disciplina: Alfabetização Título do artigo: As intervenções didáticas no processo de alfabetização inicial Disciplina: Alfabetização Selecionador: Beatriz Gouveia 1 Categoria: Professor 1 Coordenadora de projetos do Instituto Avisa

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016 DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual / Critérios de avaliação Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016 Domínio (Unidade/ tema) Subdomínio/Conteúdos Metas de Aprendizagem Estratégias/

Leia mais

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta *

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta * DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta * RESUMO: Neste texto apresento algumas considerações sobre as competências e habilidades matemáticas a serem desenvolvidas no Ensino Fundamental,

Leia mais

Plano de Aula de Matemática. Competência 3: Aplicar os conhecimentos, adquiridos, adequando-os à sua realidade.

Plano de Aula de Matemática. Competência 3: Aplicar os conhecimentos, adquiridos, adequando-os à sua realidade. Plano de Aula de Matemática Competência 3: Aplicar os conhecimentos, adquiridos, adequando-os à sua realidade. Habilidade: H27. Resolver situações-problema de adição ou subtração envolvendo medidas ou

Leia mais

HORTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

HORTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA HORTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA Raquel Alves de Oliveira, Vânia Galindo Massabni ESALQ - USP Eixo: 03 Ciências Agrárias Resumo O presente trabalho trata a respeito do projeto desenvolvido

Leia mais

ACESSIBILIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO CEGO DO CURSO DE GEOGRAFIA, A DISTÂNCIA

ACESSIBILIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO CEGO DO CURSO DE GEOGRAFIA, A DISTÂNCIA ACESSIBILIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO CEGO DO CURSO DE GEOGRAFIA, A DISTÂNCIA Maria Antônia Tavares de Oliveira Endo mariantonia@cead.ufop.br Curso de Geografia 1900 Paulo

Leia mais

INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA

INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano Com o objetivo de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores

Leia mais

RECURSOS DIDÁTICOS E SUA UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

RECURSOS DIDÁTICOS E SUA UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA RECURSOS DIDÁTICOS E SUA UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA Resumo: Com o enfoque na metodologia de resolução de problemas, nós, bolsistas do PIBID Matemática da UFPR, elaboramos algumas atividades destinadas

Leia mais

Objetivo. Letras Profa. Dra. Leda Szabo. Prática de Ensino de Língua Portuguesa. Prática de ensino: uma prática social

Objetivo. Letras Profa. Dra. Leda Szabo. Prática de Ensino de Língua Portuguesa. Prática de ensino: uma prática social Letras Profa. Dra. Leda Szabo Prática de Ensino de Língua Portuguesa Objetivo Apresentar um breve panorama do ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Abordar o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 Resumo Claudenici Aparecida Medeiros da Silva Universidade Federal do Pará Campus de Marabá Pólo de Canaã dos Carajás nici_medeiros@hotmail.com

Leia mais

1.º PERÍODO. n.º de aulas previstas DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS/CONTEÚDOS OBJETIVOS. De 36 a 41

1.º PERÍODO. n.º de aulas previstas DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS/CONTEÚDOS OBJETIVOS. De 36 a 41 DE FÍSICO-QUÍMICA - 7.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO O aluno é capaz de: o Conhecer e compreender a constituição do Universo, localizando a Terra, e reconhecer o papel da observação e dos instrumentos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Mestrado Profissional. Produto da Dissertação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Mestrado Profissional. Produto da Dissertação UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Mestrado Profissional Produto da Dissertação Um estudo de caso sobre uma possibilidade para o ensino de Matemática

Leia mais