Manual do Hábil Veículos Software GRATUITO para Controle Pessoal de Veículos. Hábil Veículos 2006 by Koinonia Software Ltda (0xx46)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Hábil Veículos Software GRATUITO para Controle Pessoal de Veículos. Hábil Veículos 2006 by Koinonia Software Ltda (0xx46) 3225-6234"

Transcrição

1 Manual do Hábil Veículos Software GRATUITO para Controle Pessoal de Veículos Hábil Veículos 2006 by Koinonia Software Ltda (0xx46)

2 2 1 Help do Hábil Veículos Bem-Vindo ao Hábil Veículos Obrigado por usar nosso software para Controle Pessoal de Veículos Ajude-nos a fazer o Hábil Veículos melhor. Nos envie suas dúvidas e sugestões! Consulte sempre nossa home-page, para ver as novidades, no que estamos trabalhando, nossos planos para o futuro e para pegar a última versão do Hábil Veículos. Acesse agora em Para nos enviar suas dúvidas ou sugestões, use o Hábil Veículos 2006 by Koinonia Software Ltda ((0xx46) Suporte O suporte do Hábil Veículos é SOMENTE via . Toda nossa estrutura foi montada para atendimento via internet, e nosso tempo de resposta é muito rápido. Envie suas dúvidas para e você irá se surpreender. Lembramos que nosso Departamento de Suporte trabalha de 2a a 6a feiras, das 8:00hs as 12:00hs e das 13:30hs as 18:00hs.

3 Comandos Básicos 3 Comandos Básicos 3.1 Barra de Navegação 3 A Barra de Navegação é usada em todos os cadastros do Hábil Veículos. Sempre que você acessar algum deles ela aparecerá ao lado da Barra de Atalhos. Você encontra as seguintes opções: Primeiro: mostra o primeiro cadastro. Você também pode usar as teclas Ctrl + Home. Anterior: mostra o cadastro anterior. Você também pode usar as teclas Ctrl + Seta p/ Esquerda. Próximo: mostra o próximo cadastro. Você também pode usar as teclas Ctrl + Seta p/ Direita. Último: mostra o último cadastro. Você também pode usar as teclas Ctrl + End. Incluir: inclui mais um item no cadastro. Você também pode usar as teclas Ctrl + Insert. Excluir: exclui o cadastro mostrado. Você também pode usar as teclas Ctrl + Delete. Quando o registro está em modo de edição ( alterando o cadastro ) ou inclusão ( criando um novo cadastro ), os botões da barra de navegação ficarão diferentes. Nesse momento, os únicos botões visíveis serão os seguintes : Confirma: confirma as informações cadastradas. Você também pode usar as teclas Ctrl + S. Cancela: cancela o cadastro que está em andamento. Você também pode usar as teclas Ctrl + Backspace. Se você preferir, pode usar o menu Navegação. Ele possui as mesmas funções da Barra, e só ficará ativo quando você acessar algum cadastro. 3.2 Barra de Atalhos Na Barra de Atalhos do Hábil Veículos você encontra o atalho para os principais cadastros do sistema. Ela está ao lado da Barra de Navegação, na parte superior da tela. Ela possui os seguintes ícones:

4 4 Help do Hábil Veículos Alternar Área: clicando nesse botão, aparecerá uma janela para que você possa trocar a Área ativa. Cadastro de Contas a Receber: clique para acessar o Cadastro de Contas a Receber. Recebimento de Contas: clique para acessar o Recebimento de Contas. Cadastro de Contas a Pagar: clique para acessar o Cadastro de Contas a Pagar. Pagamento de Contas: clique para acessar o Pagamento de Contas. Lançamentos de Receitas e Despesas: clique para acessar os Lançamentos de Receitas e Despesas. Lançamentos Bancários: clique para acessar os Lançamentos Bancários. Conciliação Bancária: clique para acessar a Conciliação Bancária. Agenda de Contatos e Telefones: clique para acessar a Agenda de Contatos e Telefones. Agenda de Compromissos: clique para acessar a Agenda de Compromissos. Lançamentos de Veículos: clique para acessar os Lançamentos de Veículos. Além da Barra, você também possui atalhos via teclado para os principais cadastros. Veja abaixo o menu Movimentos: Você também encontra atalhos para outras rotinas do sistema. Pressionando essas teclas, a tela correspondente será aberta, facilitando na hora de efetuar os cadastros mais usados por você.

5 Veículos 4 Veículos 4.1 Arquivos Cadastro de Veículos Cadastro de Veículos - Geral 5 Todos os lançamentos precisam ter um veículo definido, e é nesta tela que você irá cadastrá-lo. Acessando o menu Arquivos/ Veículos/ Cadastro de Veículos, aparecerá a seguinte tela: Clique sobre os tópicos para maiores informações sobre as guias: Geral Veículo Dados da Compra Dados da Venda Seguro Imagens Campos do Usuário Anexos Essa guia guarda as informações básicas do veículo cadastrado. Veja os campos abaixo:

6 6 Help do Hábil Veículos Montadora: nesse campo você deve escolher a Montadora cadastrada anteriormente. Caso a montadora que você precisa não esteja cadastrada, clique no botão a direita do campo (...) para incluir. Modelo: aqui, escolha o Modelo do veículo cadastrado. Caso o modelo que você precisa não esteja cadastrado, clique no botão a direita do campo (...) para incluir. Ano de Fabricação: informe o ano de fabricação do veículo que está sendo cadastrado. Ano Modelo: informe o ano do modelo. Nro Portas: digite o número de portas do veículo cadastrado. Cor: informe a cor. Observações: use esse campo para informações adicionais sobre o veículo. Opcionais: marque aqui, os opcionais que acompanham o veículo que está sendo cadastrado Veículo Nesta guia você encontra informações mais específicas sobre o veículo. Veja:

7 Veículos 7 Renavam: digite o Renavam do seu veículo. Nro Motor: insira o número do motor do veículo. Cilindradas: informe as cilindradas do veículo. Esse campo será preenchido automaticamente você tenha sido preenchido o campo Cilindradas no cadastro de Modelos. Combustível: escolha o tipo de combustível que esse veículo usa. Blindado: caso ele seja blindado, marque essa opção. Chassis: digite o número do chassis do seu veículo. Potência (CV): nesse campo, informe a potência do veículo. Ele será preenchido automaticamente, de acordo com os dados cadastrados no cadastro de Modelos. Nro de Cilindros: informe o número de cilindros do veículo. Esse campo também será preenchido automaticamente. Tipo de Câmbio: escolha entre Automático, CVT, Manual ou Semi-automático Dados da Compra Nesta guia você poderá cadastrar todos os dados referentes a compra do veículo. Observe abaixo:

8 8 Help do Hábil Veículos Data da Compra: informe aqui a data de aquisição do veículo. Comprado de: informe o código ou clique no botão de pesquisa para localizar o Contato. Caso ele não esteja cadastrado, clique no botão ao lado (...) para cadastrá-lo. Valor pago: digite o valor pago pelo veículo. Odômetro Compra: informe a quilometragem do odômetro quando foi feita a compra do veículo. Garantia até: informe o tempo de garantia que o veículo possui. Tipo de Pagamento: aqui você poderá escolher entre A Vista, Financiado ou Consórcio. Cadastrar Parcelas: esse botão só irá aparecer se no campo Tipo de Pagamento você tiver escolhido Financiado ou Consórcio. Clicando nesse botão, você poderá cadastrar as parcelas referentes a compra do veículo. Veja a tela: Basta preencher os campos e clicar em Gerar, para que o Hábil Veículos cadastre as Contas a Pagar automaticamente para você. Observações: use esse campo para dados adicionais referentes a compra do veículo.

9 Veículos Dados da Venda Se o veículo cadastrado foi vendido, você pode informar os dados da venda nesta guia, para poder ter o controle das informações. Data da Venda: informe a data em que o veículo foi vendido. Vendido para: informe o código ou clique no botão de pesquisa para localizar o Contato. Caso ele não esteja cadastrado, clique no botão ao lado (...) para cadastrá-lo. Vendido por: selecione o Contato que fez a venda do veículo. Caso ele não esteja cadastrado, clique no botão ao lado (...) para cadastrá-lo. Valor Recebido: digite o valor recebido pelo veículo. Odômetro Venda: informe a quilometragem do odômetro quando foi efetuada a venda. Tipo de Recebimento: você pode escolher entre A Vista ou Parcelado. Cadastrar Parcelas: caso você tenha escolhido Parcelado no campo Tipo de Recebimento, esse botão ficará disponível. Clicando sobre ele, aparecerá a seguinte tela:

10 10 Help do Hábil Veículos Basta preencher os campos e clicar em Gerar, para que o Hábil Veículos cadastre as Contas a Receber automaticamente para você. Observações: use esse campo para informações adicionais sobre a venda Seguro Aqui ficarão as informações sobre o Seguro do Veículo. Veja: Seguradora: informe o código ou clique no botão de pesquisa para localizar o Contato. Caso ele não esteja cadastrado, clique no botão ao lado (...) para cadastrá-lo. Válido até: informe a data de validade do seguro. Valor Pago: informe o valor do seguro. Cobertura: informe o valor que você irá receber, caso precise do seguro. Avisar vencimento do seguro: marcando essa opção, quando vencer o seu seguro, o Hábil Veículos mostrará um aviso para você. Dias de Antecedência: informe a quantidade de dias de antecedência que você deseja ser avisado sobre o vencimento do seguro. Tipo de Pagamento: nesse campo você pode escolher entre A Vista ou Parcelado. Cadastrar Parcelas: caso você tenha escolhido Parcelado no campo Tipo de Recebimento, esse botão aparecerá na tela. Clicando sobre ele, aparecerá a seguinte tela:

11 Veículos 11 Basta preencher os campos e clicar em Gerar, para que o Hábil Veículos cadastre as Contas a Receber automaticamente para você. Observações: use esse campo para informações adicionais sobre o seguro Imagens Nesta guia você poderá anexar fotos relacionadas ao cadastro. Nessa área aparecerão todas as fotos do veículo, que foram inseridas no cadastro. Para visualizar a foto, basta clicar sobre ela. Origem da Imagem: nessa área você escolhe de onde será coletada a imagem. Inserir: clique nesse botão para obter o arquivo de imagem. Excluir: selecione a imagem e clique nesse botão para excluí-la do cadastro. Nessa área aparecerá a imagem selecionada.

12 12 Help do Hábil Veículos Montadoras (Marcas) Nesta tela você poderá cadastrar diversas marcas de veículos para depois usar no Cadastro de Veículos. Acessando o menu Arquivos/ Veículos/ Montadoras (Marcas), você verá a seguinte tela: No banco de dados padrão do Hábil Veículos você já tem as principais montadoras cadastradas. Caso seja necessário cadastrar outras, clique no sinal de mais da Barra de Navegação para incluir Modelos Acessando o menu Arquivos/ Veículos/ Modelos, você poderá cadastrar os modelos que possui. Eles serão usados no Cadastro de Veículos. Observe abaixo: Montadora: nesse campo você pode selecionar a montadora do modelo que está sendo cadastrado. Descrição: aqui, informe o nome do modelo cadastrado. Cilindradas: informe quantas cilindradas esse modelo possui. Número de Cilindros: preencha com a quantidade de cilindros do modelo. Potência: informe a potência. Nessa área aparecerá a imagem do modelo que você selecionou. Basta clicar no botâo Inserir para buscar

13 Veículos 13 um arquivo de imagem. Toda vez que você acessar o cadastro, a imagem aparecerá para você Tipos de Combustíveis Com o Hábil Veículos você pode definir os combustíveis que seus veículos usam, e é aqui que você irá inserilos. Esse cadastro será usado na tela de Lançamentos. Acessando o menu Arquivos/ Veículos/ Tipos de Combustíveis, será mostrada a seguinte tela: Descrição: nesse campo, informe a descrição do combustível. Por exemplo Álcool, Gasolina Comum, etc. Distribuidora: aqui, digite o nome da distribuidora do combustível Tabela de Manutenções Na tela de Lançamentos você pode lançar as manutenções do seu veículo, e aqui nessa tela, o Hábil Veículos lhe dá a opção de poder cadastrar as mais comuns. Acesse o menu Arquivos/ Veículos/ Tabela de Manutenções para que a seguinte tela seja mostrada:

14 14 Help do Hábil Veículos Veículo: nesse campo você deve informar o veículo a que a manutenção cadastrada pertence. Descrição: informe o nome da manutenção que será cadastrada. Conta de Despesa: digite o código ou clique no botão de pesquisa para localizar a Conta de Despesa desse lançamento. Preenchendo esse campo, ao lançar uma manutenção nos Lançamentos, o Hábil Pessoal irá escolher a conta de despesa automaticamente. C.C.: informe o Centro de Custos, se houver. Realizada a cada: informe o período que a manutenção cadastrada é realizada no veículo. Você pode informar a quilometragem do veículo ou o tempo em meses. Avisar manutenção antecipadamente: nessa área você pode configurar o Hábil Veículos para avisar quando seu veículo precisa da manutenção cadastrada. Basta informar a quantidade de quilômetros ou os dias de antecedência com que você deseja ser avisado. O Hábil Veículos usará o evento que acontecer primeiro. 4.2 Movimentos Lançamentos Resumo A tela de Lançamentos controla todas as despesas dos veículos cadastrados. É nela que você irá lançar seus gastos com manutenção, impostos, multas, etc. É nela também que você poderá visualizar as informações sobre seu veículo, como quilômetros percorridos, média de consumo de combustível, total de gastos, etc. Todos os lançamentos feitos nessa tela, também irão para a tela de Lançamentos de Receitas e Despesas. Para visualizá-la vá até o menu Movimentos/ Veículos/ Lançamentos. Veja a tela abaixo:

15 Veículos 15 Veículo: informe o código ou clique no botão de pesquisa para localizar o Veículo cadastrado. Ou use o campo a direita (...) para cadastrá-lo. Somente após escolher um veículo é que aparecerão lançamentos. Caso você queira filtrar os lançamentos mostrados por data, basta informar o período nesses campos. Deixe-os em branco para que todos os lançamentos apareçam. Resumo: nessa guia, serão mostrados todos os lançamentos do veículo escolhido. Cada tipo de lançamento aparecerá em uma cor, para que você possa identificá-los com facilidade. Aqui não é possível lançar nada, ela serve somente para consultas. Para efetuar lançamentos, é necessário selecionar a guia na qual ele será feito. Assim os botões Inserir, Editar e Apagar ficarão habilitados. Abastecimentos: clique aqui para obter maiores informações. Manutenções: clique aqui para obter maiores informações. Consertos/Reparos: clique aqui para obter maiores informações. Impostos/Taxas/Multas: clique aqui para obter maiores informações. Outros: clique aqui para obter maiores informações.

16 16 Help do Hábil Veículos Nessa área, você tem uma visão geral sobre o veículo escolhido. Todos esses campos serão calculados automaticamente, de acordo com as informações lançadas por você. Você possui outro modo de visualização através do Gráfico de Lançamentos. Odômetro Inicial: esse campo irá mostrar a quilometragem do odômetro no primeiro lançamento feito. Data Inicial: mostra a data do primeiro lançamento. Total de Anos/Dias: mostra a quantos anos / dias você possui o veículo, baseado nas datas dos lançamentos feitos. KM Percorridos: de acordo com a primeira e a última quilometragens do odômetro lançada, mostra o total de quilômetros percorridos pelo veículo. Média KM/Ano: mostra quantos quilômetros em média, o veículo faz por ano. Média KM/Dia: mostra quantos quilômetros em média, o veículo faz por dia. Total Litros: mostra a quantidade de litros de combustível usada no veículo selecionado. Média KM/L: mostra qual é a quilometragem que seu veículo está fazendo, por litro de combustível. Custo Combustível p/km: mostra o custo do combustível por quilômetro feito. Total Abastecimentos: mostra o total lançado na guia Abastecimentos, o valor que foi gasto com combustível. Total Manutenções: mostra o total gasto com Manutenções. Tudo o que foi lançado nessa guia. Total Consertos/Reparos: mostra o total lançado na guia Consertos/Reparos, tudo o que foi gasto com consertos ou reparos. Custo Total: aqui aparecerá o total gasto com o veículo. É a soma de todos os lançamentos feitos nessa tela. Custo Total/KM: nesse campo, aparecerá o total gasto com o veículo por quilômetro rodado Abastecimentos Nesta guia, você fará os lançamentos de abastecimento do seu veículo. Todos os gastos com combustível devem ser lançados aqui. Veja a tela:

17 Veículos 17 a) Km Percorridos: nesse campo, o Hábil Veículos irá mostrar a quantidade de quilômetros percorridos desde o último abastecimento/ a quantidade de quilômetros desde o último abastecimento onde o tanque foi cheio. b) Média Km/Litro: esse campo mostra a média de quilômetros que o veículo fez por litro. c) Média Custo/Litro: aqui você poderá ver a média em reais, por litro de combustível. Lembrando que esses valores aparecerão somente se você encher o tanque completamente, ou seja, marcar a opção Cheio. Caso contrário, o Hábil Veículos não tem como calcular as médias corretamente. Caso você queira incluir algum lançamento, clique no botão Inserir na parte inferior da janela. A tela que aparecerá é a seguinte: Data Lançamento: nesse campo, selecione a data em que o abastecimento foi feito. Combustível: aqui, você irá escolher o Tipo de Combustível usado. Ele deve estar previamente cadastrado. Conta de Despesa: digite o código ou clique no botão de pesquisa para localizar a Conta de Despesa para

18 18 Help do Hábil Veículos esse lançamento. Essa conta será usada para efetuar o Lançamento de Receita e Despesa. CC: informe o Centro de Custo, se houver. Contato: digite o código ou clique no botão de pesquisa para localizar o Posto de Combustível cadastrado nos Contatos. Descrição: informe uma descrição para esse lançamento. Km no Odômetro: aqui você irá digitar a quilometragem do odômetro. É importante para que o Hábil Veículos possa fazer os cálculos e médias corretamente, na guia Resumo. Valor: digite o total pago no abastecimento. Quantidade: informe a quantidade de litros abastecida. Tanque Cheio: se você completou o tanque, marque essa opção. Após clicar em Salvar, esse lançamento aparecerá na guia Abastecimento e também na guia Resumo, veja: Manutenções A guia Manutenções é onde você irá lançar tudo que for referente a manutenções periódicas do seu veículo. Diferente da guia Consertos/Reparos, aqui você irá efetuar lançamentos que já foram agendados e estavam programados para serem feitos. Veja a tela:

19 Veículos 19 Para incluir mais um lançamento, clique no botão Inserir que está na parte inferior da tela, veja: Data Lançamento: nesse campo, selecione a data em que a manutenção foi feita. Categoria: aqui, você irá escolher a Categoria usada, que foi cadastrada na Tabela de Manutenções. Conta de Despesa: digite o código ou clique no botão de pesquisa para localizar a Conta de Despesa para esse lançamento. Essa conta será usada para efetuar o Lançamento de Receita e Despesa. CC: informe o Centro de Custo, se houver. Contato: digite o código ou clique no botão de pesquisa para localizar o Contato. Descrição: informe uma descrição para esse lançamento. Km no Odômetro: aqui você irá digitar a quilometragem do odômetro quando essa manutenção foi feita.

20 20 Help do Hábil Veículos Valor: digite o total pago pela manutenção. Após clicar em Salvar, esse lançamento aparecerá na tela de Manutenções e também na tela de Resumo Consertos/Reparos Na guia Consertos/Reparos você irá lançar todas as manutenções no seu veículo que não estavam previstas, gastos que não estavam programados. Para as revisões periódicas, você deve usar a guia Manutenções. Veja abaixo a tela: Para incluir um lançamento nessa tela, clique no botão Inserir. Aparecerá a seguinte tela:

21 Veículos 21 Data Lançamento: nesse campo, selecione a data em que o reparo foi feito. Conta de Despesa: digite o código ou clique no botão de pesquisa para localizar a Conta de Despesa para esse lançamento. Essa conta será usada para efetuar o Lançamento de Receita e Despesa. CC: informe o Centro de Custo, se houver. Contato: digite o código ou clique no botão de pesquisa para localizar o Contato. Descrição: informe uma descrição para esse lançamento. Km no Odômetro: aqui você irá digitar a quilometragem do odômetro quando esse reparo foi feito. Valor: digite o total pago pelo reparo. Ao clicar em Salvar, o reparo será lançado na tela. Ele também aparecerá na guia Resumo.

22 Help do Hábil Veículos Impostos/Taxas/Multas A guia Impostos/Taxas/Multas irá guardar todos os lançamentos relacionados a impostos pagos, pedágios, taxas, multas, etc. Veja abaixo a tela: Para incluir um lançamento nessa tela, clique no botão Inserir. Aparecerá a seguinte tela: Data Lançamento: informe a data do lançamento. Conta de Despesa: digite o código ou clique no botão de pesquisa para localizar a Conta de Despesa para esse lançamento. Essa conta será usada para efetuar o Lançamento de Receita e Despesa. CC: informe o Centro de Custo, se houver. Contato: digite o código ou clique no botão de pesquisa para localizar o Contato, se houver.

23 Veículos 23 Descrição: informe uma descrição para esse lançamento. Km no Odômetro: aqui você irá digitar a quilometragem do odômetro, se houver necessidade. Valor: digite o total pago. Ao clicar em Salvar, o lançamento aparecerá na tela. Ele também aparecerá na guia Resumo Outros Aqui você poderá lançar todas as demais despesas que não se encaixam na outras guias. Almoços feitos em viagens, instalações, lavagens, etc. Veja abaixo a tela:

24 24 Help do Hábil Veículos Para incluir um lançamento nessa tela, clique no botão Inserir. Aparecerá a seguinte tela: Data Lançamento: nesse campo, selecione a data em que o lançamento foi feito. Conta de Despesa: digite o código ou clique no botão de pesquisa para localizar a Conta de Despesa para esse lançamento. Essa conta será usada para efetuar o Lançamento de Receita e Despesa. CC: informe o Centro de Custo, se houver. Contato: digite o código ou clique no botão de pesquisa para localizar o Contato, se houver. Descrição: informe uma descrição para esse lançamento. Km no Odômetro: aqui você irá digitar a quilometragem do odômetro, caso seja necessário. Valor: digite o total pago. Ao clicar em Salvar, ele será lançado na tela. O lançamento também aparecerá na guia Resumo.

25 Veículos Viagens Você pode fazer o controle de suas viagens usando o Hábil Veículos. Basta acessar o menu Movimentos/ Veículos/ Viagens. Nesta tela, você pode lançar todas as informações referentes a viagem, desde quilometragem até despesas com combustível, pedágios, etc. Veja abaixo a tela:

26 26 Help do Hábil Veículos Veículo: nesse campo você deve informar o Veículo que foi usado para fazer a viagem. Descrição: digite a descrição da viagem. Saída: informe a data de saída. Origem: informe a cidade de onde você saiu. Chegada: preencha com a data de chegada ao destino. Destino: digite o nome da cidade de destino. Odômetro Saída: informe a quilometragem do odômetro antes de iniciar a viagem. Km Rodados: nesse campo informe a distância em quilômetros que você percorreu até a cidade destino. Odômetro Chegada: esse campo será preenchido automaticamente, de acordo com a quilometragem inicial do odômetro e o número de quilômetros rodados. Qtde Combustível/Lts: preencha com a quantidade de combustível gasta na viagem. Categoria: nesse campo você irá escolher a categoria da viagem. Você pode escolher entre Pessoal, Trabalho, Férias ou ainda clicar dentro do campo e digitar outra. Nessa área ficarão todas as viagens cadastradas. Clique sobre aquela que você quer visualizar. Gastos na Viagem: nessa guia, você pode lançar as despesas da viagem. Todas estas despesas serão cadastradas nos Lançamentos de Receitas e Despesas e na tela de Lançamentos de Veículos. Veja a tela: Esta rotina segue o mesmo padrão da tela de Lançamentos do Hábil Pessoal. Veja mais detalhes, clicando aqui. Observações: use essa guia para informações adicionais sobre a viagem. Campos do Usuário: clique aqui para obter maiores informações. Anexos: clique aqui para obter maiores informações. Imagens: nessa guia você poderá anexar arquivos de imagem relacionados a viagem. Clique aqui para ter maiores informações.

27 Veículos Manutenções Pendentes A tela de Manutenções Pendentes mostra todas as Manutenções cadastradas, de um determinado veículo. Aqui você terá a possibilidade de visualizar quando foram as últimas manutenções, e quais ainda não foram feitas. Para visualizar essa tela, vá ao menu Movimentos/ Veículos/ Manutenções Pendentes. Basta selecionar o veículo que você deseja, para que as manutenções correspondentes a ele sejam mostradas. Caso você queira lançar alguma dessas manutenções, clique sobre ela e depois clique em Lançar. Aparecerá a seguinte tela:

28 28 Help do Hábil Veículos A tela virá parcialmente preenchida. Veja os campos abaixo: Data Lançamento: nesse campo, selecione a data em que a manutenção foi feita. Tipo de Manutenção: aqui, você irá escolher a Categoria usada, que foi cadastrada na Tabela de Manutenções. Conta de Despesa: digite o código ou clique no botão de pesquisa para localizar a Conta de Despesa para esse lançamento. Essa conta será usada para efetuar o Lançamento de Receita e Despesa. CC: informe o Centro de Custo, se houver. Contato: digite o código ou clique no botão de pesquisa para localizar o Contato. Descrição: informe uma descrição para esse lançamento. Km no Odômetro: aqui você irá digitar a quilometragem do odômetro quando essa manutenção foi feita. Valor: digite o total pago pela manutenção. Ao clicar em Salvar, o Hábil Veículos fará um lançamento automaticamente no menu Movimentos/ Veículos/ Lançamentos Busca de Concessionárias/Oficinas A tela de Busca de Concessionárias/Oficinas serve para facilitar sua procura pelo Cadastro de Contatos. Basta digitar as informações principais do cadastro, para que o Hábil Veículos liste todas as concessionárias e oficinas com as características citadas. Acessando o menu Movimentos/ Veículos/ Busca de Concessionárioas/Oficina aparecerá a tela abaixo:

29 Veículos 29 Esses são os campos que podem ser usados para fazer a pesquisa. Você pode procurar pelo nome da empresa, cidade, ou UF. Ao clicar em Pesquisar, o Hábil Veículos irá listar todos os contatos que tiverem as características digitadas. Lembrando que ele só buscará nos contatos que tiverem a opção Concessionária e/ou Oficina marcada, na guia Outros Dados do Cadastro de Contatos. Nessa área aparecerão os contatos encontrados. Aqui aparecerão os dados do contato selecionado na parte superior. Para alterar qualquer uma dessas informações, você precisará abrir a Agenda de Contatos e Telefones Gráficos Lançamentos Essa janela irá mostrar através de gráficos, tudo que foi cadastrado no menu Movimentos/ Veículos/ Lançamentos. Acessando o menu Movimentos/ Veículos/ Gráficos/ Lançamentos, aparecerá a seguinte tela para você:

30 30 Help do Hábil Veículos Veículo: nesse campo você deve escolher o veículo que será visualizado no gráfico. Gráfico: aqui, escolha o ítem que será mostrado no gráfico. Você poderá escolher entre: Média Km/Litro (Min/Méd/Máx): será gerado um gráfico de barras, mostrando o valor mínimo, a média e o valor máximo. Média Km/Litro (Todas as Abastecidas): será gerado um gráfico em linhas, onde cada valor será um ponto. Preço do Combustível (Min/Méd/Máx), Preço do Combustível (Todas as Abastecidas) ou Lançamentos de Despesas. Para as quatro primeiras opções, não há como alterar o tipo do gráfico, somente para a última. Datas entre: para que o gráfico gere informações somente de determinadas datas, preencha esses campos com o período escolhido. Deixando em branco, ele irá gerar com todos os lançamentos. CC: para filtrar por Centro de Custo, escolha-o nesse campo. Essas opções só ficarão liberadas caso você escolha Lançamentos de Despesas no campo Gráfico Viagens Esta janela irá mostrar através de gráficos, tudo que foi cadastrado no menu Movimentos/ Veículos/ Viagens. Acessando o menu Movimentos/ Veículos/ Gráficos/ Viagens, aparecerá a seguinte tela para você:

31 Veículos 31 Viagem Específica: marque essa opção para que o gráfico visualizado seja apenas da viagem escolhida por você. Viagens Entre: caso você queira visualizar mais de uma viagem, selecione essa opção e escolha o período. O gráfico apresentado será de todas as viagens feitas no período selecionado. CC: para filtrar por Centro de Custo, escolha-o nesse campo. Tipo: selecione o estilo do gráfico. Você pode escolher entre Pizza, Barra ou Barra Horizontal. Agrupar por categoria de despesa: marcando essa opção, o gráfico será agrupado por Tipo de Lançamento (Abastecimento, Manutenção, Consertos/Reparos, Impostos/Taxas/Multas e Outros), como está agrupado na figura. Mostrar legenda no gráfico: se essa opção estiver marcada, a visualização do gráfico será diferente. A legenda que aparece no canto superior esquerdo irá sumir, e aparecerá em cada uma das fatias do gráfico. Usa percentuais na legenda: essa opção só ficará disponível se a opção Mostrar legenda no gráfico estiver marcada. Com ela marcada, as fatias do gráfico serão mostradas por porcentagem e não pelo valor do lançamento em Reais.

32 32 Help do Hábil Veículos 5 Segurança 5.1 Backup de Dados Todos os computadores podem falhar, não há como evitar. Quando menos se espera, algum problema pode acontecer e dados poderão ser perdidos. Isso trará perda de tempo e, conseqüentemente, dinheiro. Infelizmente não existem meios de saber quando isso pode acontecer, mas há como se proteger dessa eventualidade. O Hábil Veículos possui uma rotina que possibilita o usuário criar um arquivo de backup sempre que sai do sistema. Esse arquivo é uma cópia fiel do seu banco de dados, tudo que você possui cadastrado no sistema ( desde o Agenda de Contatos ao Padrão de Aparência usado ), estará nesse arquivo. Ao sair do Hábil Veículos, será mostrada a seguinte tela: Recomendamos que isso seja feito com frequência, de preferência todos os dias. Com isso você estará seguro contra problemas que provocam a perda de dados que possam vir a ocorrer. Clique em um dos links abaixo para saber como criar ou restaurar os arquivos de backup: 1. Como Criar Backup 2. Como Restaurar Backup 5.2 Criar Backup Para criar um backup é necessário que o Hábil Veículos esteja configurado para isso, por isso verifique nas Opções do Sistema, guia Opções Locais, se a opção Pede Backup na Saída está marcada. Se sim, ao sair do sistema, será mostrada uma tela pedindo se você deseja fazer backup. Você também pode acessá-la pelo menu Iniciar ( do Windows )/ Programas/ Hábil Veículos/ Backup do Hábil Veículos. Veja a tela abaixo:

33 Segurança 33 Origem: esse campo mostra onde está o banco de dados do Hábil Veículos. Você também tem essa informação na tela de Informações do Sistema, no campo PathMDB. Destino: mostra a pasta onde o backup será salvo e o nome que será dado ao arquivo. O caminho padrão é C:\ Arquivos de Programas\ Koinonia Software\ Habil Veículos. Caso você queira alterar, clique no ícone de pesquisa e localize a pasta desejada. O nome padrão do arquivo é Backup_MDB_(data em que foi feito).zip, por exemplo, Backup_MDB_ zip. Assim quando for necessário restaurar um backup, basta verificar através do nome, qual é o mais recente. Criar arquivo auto-descompactável (.exe ): marcando essa opção, ao invés de.zip, será criado um arquivo.exe, ou seja, você não precisará de nenhum software para descompactá-lo. Proteger arquivo com senha: você pode proteger seu backup com senha. Marcando essa opção, será solicitada a digitação de uma senha. Não há meios de descobrí-la depois, por isso sugerimos que você tenha cuidado na hora de usar essa opção, pois caso a senha seja esquecida, não há como recuperá-la. Substituir arquivos já existentes: caso exista um arquivo com o mesmo nome na pasta Destino, essa opção ficará habilitada. Marcando-a, o gerador de backups irá substituir o arquivo que está lá, pelo criado. Depois de configurar essas opções, basta clicar em Backup para iniciar o processo. Veja como Restaurar o Backup. 5.3 Restaurar Backup Para restaurar algum backup, você irá usar o mesmo programa que o faz. Para isso acesse o menu Iniciar ( do Windows )/ Programas/ Hábil Veículos/ Backup do Hábil Veículos. Será mostrada a tela do programa de backup, vá para a guia Restaurar Backup. Ou se você estiver com o Hábil Veículos aberto, feche-o e quando aparecer a tela pedindo se você deseja fazer backup, clique em Sim. Na tela que aparecer, vá para a guia Restaurar.

34 34 Help do Hábil Veículos Origem: esse campo mostrará o backup que será restaurado. Clique no botão de pesquisa para localizar o arquivo de backup. A pasta padrão é C:\ Arquivos de Programas\ Koinonia Software\ Habil Veículos. Caso você tenha alterado essa pasta, vá até ela e escolha o arquivo de backup que será restaurado. Destino: esse campo mostrará a pasta onde o backup será restaurado. O caminho padrão é C:\ Arquivos de Programas\ Koinonia Software\ Habil Veiculos\ Dados, onde o banco de dados fica. Se você usa um Path diferente, clique no botão de pesquisa e localize-o. Essa informação pode ser obtida dentro do Hábil Veículos, na tela de Informações do Sistema. Restaurar: clique nesse botão para iniciar o processo de restauração. Lembre-se que o Hábil Veículos deve estar fechado. 6 Menus 6.1 Arquivos Nova Área Acessando o menu Arquivos/ Nova Área, você poderá cadastrar uma nova área para o Hábil Veículos. As Áreas são os espaços que cada pessoa terá para efetuar seus lançamentos. Se duas pessoas vão usar o Hábil Veículos e querem ter o controle das finanças separado, então será necessário cadastrar duas Áreas diferentes. Um outro caso seria o mesmo usuário precisar de duas Áreas diferentes, uma para ter o controle da casa e a outra para o controle da empresa. Ao entrar nesse menu, será mostrada a tela abaixo:

35 Menus 35 Nome da Área: informe o nome que a Área terá. Usuário: essa nova Área precisa ter pelo menos um usuário cadastrado, caso contrário não será possível acessá-la. Nesse campo informe o nome do usuário para essa Área. Esse nome será usado posteriormente para o login no Hábil Veículos. Você poderá cadastrar mais usuários no Cadastro de Usuários do Sistema. Nesses campos, você deve informar a senha para o seu usuário Alterar Área Essa tela será usada para alternar a Área ativa, estando com o Hábil Veículos aberto. Se o software é usado por duas pessoas diferentes e você deseja alternar o uso das Áreas sem ter que sair do sistema, ou se você possui o controle pessoal em duas Áreas diferentes, basta acessar essa tela e ir para a Área desejada. Acessando o menu Arquivos/ Alternar Área, aparecerá o seguinte: Área Pessoal: nesse campo você deverá escolher a Área que será acessada. Usuário: informe o nome do usuário. Ele deve estar cadastrado na tela de Usuários do Sistema. Senha: informe a senha do usuário. Após preencher esses campos corretamente, o botão OK ficará liberado.

36 Help do Hábil Veículos Apagar Área Acessando esse menu, você poderá apagar uma das Áreas cadastradas no sistema. Mas atenção, antes de apagar uma Área, certifique-se de que realmente você não possui nada importante cadastrado nela, porque essa operação não pode ser desfeita, sendo assim os dados cadastrados na mesma serão perdidos. Para acessar esse item, vá ao menu Arquivos/ Apagar Área. Veja: Área a ser apagada: nesse campo você deve selecionar a Área que será apagada. Usuário: informe o nome do usuário. Senha: informe a senha. Lembrando que somente um usuário que seja Administrador do Sistema, pode apagar uma área. Se o seu usuário não possui esses privilégios, o botão Apagar não ficará ativo, mesmo informando sua senha Veículos Montadoras Clique aqui para maiores informações a respeito desse tópico Modelos Clique aqui para maiores informações a respeito desse tópico Tipos de Combustíveis Clique aqui para maiores informações a respeito desse tópico Cadastro de Veículos Clique aqui para maiores informações a respeito desse tópico Tabela de Manutenções Clique aqui para maiores informações a respeito desse tópico Bancos Contas Acessando o menu Arquivos/ Bancos/ Contas, você encontrará o Cadastro de Contas Bancárias do Hábil Veículos. É aqui que serão cadastradas as contas usadas nas telas de Lançamentos Bancários e Conciliação Bancária. Assim você poderá controlar todos os lançamentos feitos na(s) sua(s) conta(s) bancária(s) pelo Hábil Veículos.

37 Menus 37 Veja a tela: Data Abertura: esse campo guarda a data de abertura da conta bancária. Descrição: informe o nome da conta bancária. Agência: informe o número da agência. Essa informação é importante porque a rotina de Conciliação Bancária usa esse campo. Conta: escreva o número da sua conta bancária. Esse campo também é usado na rotina de Conciliação Bancária. Banco: digite o código do banco, ou clique no botão de pesquisa para localizar. Essas informações estão no cadastro de Códigos Bancários. Telefone: informe o número do telefone da agência. Fax: digite o fax da agência. Gerente: nesse campo, digite o nome do gerente da agência. Limite: informe o limite da sua conta bancária. Vencimento: digite o vencimento do limite da conta bancária. informe o da agência. Clicando no ícone do lado direito do campo, será aberta uma nova mensagem de , usando o seu gerenciador de s padrão. Home-Page: digite a home-page do seu banco. Clicando no ícone do lado direito do campo, será aberta a URL digitada, usando o seu navegador padrão.

38 Help do Hábil Veículos Históricos Nessa tela do Hábil Veículos você poderá lançar todos os históricos que serão usados na tela de Lançamentos Bancários. Aqui você pode cadastrar os mais usados por você. Assim, sempre que for feito um lançamento bancário cujo histórico esteja cadastrado, basta localizá-lo. Para acessar, vá até o menu Arquivos/ Bancos/ Históricos. Histórico: nesse campo você deve digitar o nome do histórico, que será usado no preenchimento do campo Códigos Bancários Acessando o menu Arquivos/ Bancos/ Códigos Bancários, você encontra uma tela de cadastro de bancos. O Hábil Veículos possui um cadastro com a grande maioria dos bancos já cadastrados, mas caso você precise, basta acessar essa tela e inserir outros. Veja a tela: Nome do Banco: basta informar o nome do banco nesse campo Contas de Receitas e Despesas (R&D) As Contas de Receitas e Despesas são utilizadas nas movimentações financeiras e servem para controlar suas receitas ( entradas ) e despesas ( saídas ). Eles possibilitam um gerenciamento mais preciso dos lançamentos que serão feitos. Um exemplo interessante é na tela de Lançamentos. Você pode usar uma conta específica para um grupo de lançamentos ( Alimentação por exemplo ) e depois gerar um relatório de Lançamentos por Conta. Assim você saberá exatamente quanto está sendo gasto com alimentação. Isso também é possível com as Contas a Pagar, Receber e Lançamentos Bancários. O Hábil Veículos já possui contas padrão, mas você pode incluir outras e alterar as existentes. Ao acessar o menu Arquivos/ Contas de Receitas e Despesas ( R&D ) você terá o seguinte:

39 Menus 39 Descrição: informe o nome que a conta terá. Conta: esse campo será preenchido automaticamente de acordo com a localização da conta na árvore de contas. Se você clicar sobre a conta Salário do Mês por exemplo, o Hábil Veículos irá incluir uma conta Tipo da Conta: informe se a conta é uma Receita ou Despesa. Essas opções são para contas de Impostos. Elas existem porque alguns relatórios do Hábil Veículos mostram o total de imposto pago por você. Caso você cadastre uma conta que tenha essas características, marque essas opções. Clicando nesses botões, o Hábil Veículos irá expandir ou reduzir a árvore de contas. Árvore de Contas: aqui aparecerão todas as contas cadastradas no sistema Centros de Custos Os Centros de Custos lhe dão a possibilidade de "separar" parte do seu movimento financeiro. Se você, por algum motivo, deseja que alguns lançamentos ( Contas a Receber, Contas a Pagar, Lançamentos Bancários ou Lançamentos de Receitas e Despesas ) sejam listados separadamente em relatórios, basta definir um centro de custo. Por exemplo, se você possui sua casa, uma fazenda e uma casa na praia então você pode cadastrar um centro de custos para cada um desses ítens, e ter um controle de receitas e despesas separado.

40 40 Help do Hábil Veículos Outro exemplo é, se você saiu em férias, pode lançar um centro de custos, Férias 2005, e todas as despesas que você teve podem ser lançadas nesse centro de custo específico. Depois disso, ao gerar um relatório, saberá exatamente o que foi gasto nesse período. Ou ainda, se você está fazendo uma reforma na sua casa, cadastre um centro de custos para essa reforma. Assim, você sempre terá um acompanhamento do que está sendo gasto com isso. Para acessar esse cadastro, vá ao menu Arquivos/ Centros de Custos. Veja a tela: Cartões (Créditos e Débitos) Nessa tela você irá cadastrar todos os Cartões de Crédito ou Débito que você possui. Eles serão usados nos Pagamentos de Contas e nos ítens do menu Movimentos/ Cartões. Você também pode gerenciar as faturas do seu cartão de crédito ou débito com o Hábil Veículos. Dentro do menu Movimentos/ Cartões você terá todas as rotinas relacionadas a esse cadastro. Acessando o menu Arquivos/ Cartões (Créditos e Débitos), aparecerá a seguinte tela: Código: esse campo será preenchido automaticamente. Ele é um código automático e sequencial. Cartão: informe o nome do cartão de crédito ou débito usado. Portador do Cartão: informe o responsável pelo cartão. Número Cartão: escreva o número do seu cartão de crédito ou débito. Dia de Vencimento: aqui você escreve o dia do mês em que a fatura do cartão de crédito é debitada na sua conta.

41 Menus 41 Cliente desde: preencha com a data em que você solicitou o cartão. Cartão Válido até: informe a data de vencimento do cartão Cadastro de CEP's Se você fez a instalação do Hábil Veículos usando o CD, essa tela já estará preenchida com todas as informações do Banco de Dados de CEP's que está disponível no CD. Se você fez a instalação de outra forma, esse cadastro estará vazio. Nele você pode cadastrar os endereços de seus Contatos. Ao preencher o CEP do Contato, o Hábil Veículos irá preencher os outros campos relacionados ( Endereço, Bairro, Cidade e UF ) automaticamente. Para acessar a tela, vá ao menu Arquivos/ Cadastro de CEP's. Veja: Cidade: informe a cidade. Estado: escolha o estado ( UF ). Bairro Inicial e Final: informe o bairro onde o CEP começa e onde ele termina. Logradouro: informe o nome da Rua/Avenida/Alameda/Estrada/etc. Tipo: informe se o logradouro é uma Rua, Avenida, Alameda, Estrada, etc. CEP: informe o CEP referente ao endereço cadastrado Usuários do Sistema O cadastro de Usuários do Sistema é que irá definir quem tem acesso a sua Área no Hábil Veículos, e qual o nível de acesso em cada tela. Uma Área deve ter no mínimo um usuário, caso contrário não será possível acessá-la. Ao entrar no Hábil Veículos, será solicitado o nome do usuário e sua senha, por isso você precisa cadastrar seus dados corretamente. Entrando no menu Arquivos/ Usuários do Sistema, aparecerá a seguinte tela:

42 42 Help do Hábil Veículos Usuário: informe o nome do usuário. Esse nome será usado na hora de efetuar o login no sistema. Senha e Confirme e Senha: nesses campos você deve informar sua senha de acesso. Aparência: é possível definir um Padrão de Aparência para cada usuário. Basta clicar nesse botão para definir a aparência que o Hábil Veículos terá quando esse usuário estiver logado. Acesso total: se esse campo estiver marcado, o usuário terá acesso a todos os menus do Hábil Veículos e será o Administrador do Sistema. Nessa área da tela, aparecerão os menus do Hábil Veículos e o que está liberado para o usuário. Aqui aparecerão os sub-menus do menu selecionado. Você pode clicar sobre eles e selecionar o tipo de acesso, ou clicar com o botão direito do mouse e setar um tipo de acesso para todos. Esses são os tipos de acesso que o usuário terá. Selecionando Sem Acesso, o usuário não poderá selecionar o menu. Se for Acesso Total, ele terá todas as operações liberadas. No Acesso Parcial ele só poderá ler, alterar e incluir, não poderá excluir nenhum cadastro. E no Somente Leitura, ele só poderá ler os dados.

43 Menus 6.2 Movimentos Rapid View 43 O Rapid View mostra todos os eventos do mês escolhido. Com ele você tem uma visão geral de tudo que está cadastrado no Hábil Veículos, basta pressionar F2 ou acessar o menu Movimentos/ Rapid View. Você ainda pode configurar o Hábil Veículos para mostrá-lo sempre que o programa é aberto, configurando nas Opções do Sistema, na guia Opções Locais. Veja a tela: O padrão do Rapid View é mostrar sempre o mês atual, mas você pode visualizar outros meses, escolhendo nessa área. Aqui aparecerão os dias do mês selecionado, e os eventos de cada um. Como você pode notar, existe uma legenda na parte inferior da tela, com os ícones e com o que cada um representa. É possível visualizar os Compromissos, Tarefas, Aniversariantes, Contas a Pagar, Contas a Receber, Cheques Pré-Datados e Manutenções Pendentes. Clicando sobre um dos ícones mostrados no dia do mês, aparecerá uma janela detalhando o evento, veja:

44 44 Help do Hábil Veículos Agenda de Compromissos Visualização A Agenda de Compromissos é uma rotina desenvolvida especificamente para o controle pessoal, que facilita a organização de seus compromissos durante a semana. Nela você pode cadastrar todos os seus compromissos e configurá-la para avisar com antecedência sobre os mesmos. Você encontra 3 modos de visualização de compromissos ( Agenda Diária, Semana de Trabalho e Semana Completa ), além do Modo de Cadastro. Acesse o menu Movimentos/ Agenda de Compromissos para visualizar a agenda. Você poderá visualizar todos os compromissos cadastrados, e também as Tarefas pendentes. No primeiro modo de visualização, Agenda Diária, você encontra as seguintes opções:

45 Menus 45 Aqui serão mostrados todos os compromissos agendados para o dia selecionado. Clicando duas vezes sobre algum deles, será aberto o Cadastro de Compromissos. Clicando nesse calendário, você pode visualizar os compromissos de outros dias. Nesta opção você visualiza as Tarefas pendentes. Clicando duas vezes, será aberto o cadastro de tarefas. Cadastrar: ao clicar nesse botão, será aberta a tela para Cadastro de Compromissos. Na Semana de Trabalho, aparecerá o seguinte:

46 46 Help do Hábil Veículos É possível verificar todos os compromissos que você possui de segunda a sexta-feira. Clicando duas vezes sobre um deles, será aberta a tela para Cadastro de Compromissos. Você ainda possui outro modo de visualização, a Semana Completa.

47 Menus 47 Se você clicar sobre o botão Cadastrar, o Hábil Veículos mostrará o modo de visualização para Cadastro de Compromissos. Clique aqui para visualizar Cadastro Esse modo de visualização da Agenda é para cadastro de compromissos. Veja abaixo:

48 48 Help do Hábil Veículos Contato: se o seu compromisso estiver relacionado com algum dos seus Contatos, basta informar o código do mesmo aqui, ou clicar no botão de pesquisa para localizá-lo. Data: informe a data do seu compromisso. Hora: informe a hora do seu compromisso. Descrição: informe a que se refere o compromisso. Local: preencha com o local onde será seu compromisso. Duração: preencha com o tempo de duração. Avisar Compromisso: caso você deseje que o Hábil Veículos mostre um aviso sobre o compromisso, marque essa opção. Confidencial: marcando essa opção, o compromisso ficará visível somente para o Usuário que o cadastrou. Se você entrar no Hábil Veículos usando outro usuário do sistema, não será possível visualizá-lo. Avisar em: se a opção Avisar Compromisso estiver marcada, preencha esse campo com a data em que você deseja ser avisado do compromisso. Às: informe o horário que você deseja ser avisado. Avisar quem: selecione o usuário que será avisado. Observação: use esse campo para informações adicionais.

49 Menus 49 Duplicar: caso o compromisso cadastrado se repita várias vezes, use esse campo para duplicá-lo. Assim não será necessário repetir o cadastro novamente. Tipo: selecione o tipo de duplicação que o compromisso terá. Você pode escolher Em Horas, Em Dias, Em Semanas e Em Meses. Mostrar Compromissos entre: use esse campo caso você precise filtrar os compromissos, para mostrálos somente em um período determinado. Nessa área aparecerão todos os compromissos cadastrados. Clicando sobre um deles, serão mostrados os dados do mesmo nos campos à esquerda. Cumprido: clique nesse botão para deixar o compromisso selecionado como Cumprido. Cancelado: clique nesse botão para Cancelar o compromisso selecionado. Pendente: clique nesse botão para deixar o compromisso selecionado como Pendente Agenda de Contatos e Telefones A Agenda de Contatos e Telefones é um cadastro onde você pode lançar os dados de seus clientes, colegas, amigos, etc. Esses cadastros podem ser usados no cadastro de Contas a Receber, Contas a Pagar e Compromissos. Para acessá-la, vá ao menu Movimentos/ Agenda de Contatos e Telefones. Veja a tela: Sexo: informe se o cliente é Masculino ou Feminino. Nome: preencha com o nome do seu contato.

50 50 Help do Hábil Veículos Nº Documento: informe o RG, CPF ou outro documento do seu contato. Nascimento: informe a data de nascimento do seu contato. Isso será usado posteriormente na tela de Aniversariantes do Dia. Nessa área, informe os dados do endereço pessoal do contato. preencha com o pessoal do contato. Clicando no ícone do lado direito do campo, será aberta uma nova mensagem de , usando o seu gerenciador de s padrão. Home-Page: caso seu contato possua home-page, informe-a aqui. Clicando no ícone do lado direito do campo, será aberta a URL digitada, usando o seu navegador padrão. Confidencial: marcando esse campo, somente o Usuário que fez o cadastro, terá acesso a ele. Se você entrar no Hábil Veículos usando outro usuário, esse contato não será visualizado. Telefones: nessa área você pode informar o(s) telefone(s) do seu contato. Veja abaixo a tela: Para inserir mais de um telefone, pressione Seta para Baixo ou a tecla Insert. No campo Tipo, você encontra várias opções de telefone, como Tel. Residencial, Tel. Comercial, Celular, Bip, etc. Clique sobre ele e escolha uma essas opções. No campo DDD, informe o DDD do número cadastrado. No campo Número, digite o número do telefone, celular, ou bip do seu contato. Na coluna Observação, insira dados adicionais sobre o cadastro. Observações: use esse campo para dados adicionais. Outros Dados: nessa guia você pode informar os dados sobre a empresa e o cônjuge do contato. Veja a tela:

51 Menus 51 Campos do Usuário: veja mais informações sobre essa rotina, clicando aqui. Anexos: veja mais informações sobre essa guia, clicando aqui Veículos Lançamentos Clique aqui para maiores informações a respeito desse tópico Viagens Clique aqui para maiores informações a respeito desse tópico Manutenções Pendentes Clique aqui para maiores informações a respeito desse tópico Busca de Concessionárias/Oficinas Clique aqui para maiores informações a respeito desse tópico Gráficos Lançamentos Clique aqui para maiores informações a respeito desse tópico Viagens Clique aqui para maiores informações a respeito desse tópico Receitas e Despesas Lançamentos A tela de Lançamentos de Receita e Despesas no menu Movimentos/ Receitas e Despesas/ Lançamentos irá armazenar toda a movimentação financeira feita no Hábil Veículos. Nessa tela constarão todos os Pagamentos e Recebimentos de Contas e se você preferir, os Lançamentos Bancários.

52 52 Help do Hábil Veículos Você também pode usá-la para lançar suas receitas e despesas manualmente. Despesas pequenas como lavagem do carro, ou uma ida rápida ao supermercado, ao invés de terem uma Conta a Pagar, podem ser lançadas aqui. Depois você pode gerar gráficos de receitas e despesas, para saber exatamente onde o dinheiro foi gasto ou aplicado. Acessando essa tela, você terá um saldo de tudo o que já foi movimentado no Hábil Veículos. Veja a tela: Data Lançamento: esse campo guarda a data em que o lançamento foi feito. Receita ou Despesa: aqui você deve informar a Conta de Receita ou Despesa. Lembrando que, quando a conta começar com o número 1, ela será uma Receita. Se começar com o número 2, ela será uma Despesa. CC: caso o lançamento possua um Centro de Custo, escolha-o aqui. Histórico: informe a descrição do lançamento. Documento: preencha com o número do documento do lançamento. Valor: informe o valor do lançamento. Nessa área da tela, aparecerão todos os lançamentos já feitos no sistema. Para editar algum deles, basta localizá-lo nessa área ou usando a Barra de Navegação. Aqui irão aparecer os totais. Você terá o saldo do mês anterior, o total de Receitas, Despesas e um total geral. Essa tela será atualizada automaticamente, sempre que você efetuar um lançamento.

53 Menus Visão Geral Nessa tela do Hábil Veículos é possível ter um apanhado geral de tudo o que foi cadastrado na tela de Lançamentos de Receitas e Despesas. Acessando o menu Movimentos/ Receitas e Despesas/ Visão Geral, você visualizará, através de gráficos, todas as entradas e saídas financeiras que você teve em um período determinado. Veja: Aqui você poderá escolher o que será mostrado no gráfico. Você pode gerar um gráfico que mostre tudo ( Receitas e Despesas ), somente com as Receitas ou somente com as Despesas. Nesses campos, selecione o período que será usado para gerar o gráfico. Tipo: selecione o estilo do gráfico. Você pode escolher entre Pizza, Barra ou Barra Horizontal. Veja um exemplo com o gráfico tipo Barra Horizontal:

54 54 Help do Hábil Veículos CC: caso você queira filtrar as informações por Centro de Custos, é possível. Basta escolher nesse campo. Essa é a área onde aparecerá o gráfico e a legenda. Agrupar por contas de Receitas e Despesas: marcando essa opção, o gráfico será agrupado por Conta de Receita e Despesas, e não por lançamento, como está sendo exibido. Por exemplo, todos os lançamentos feitos com a conta 1 - Receitas (Entradas) serão mostrados em uma fatia. Veja o exemplo: Essa opção não ficará disponível no tipo de visualização Geral. Somente para Receitas ou Despesas.

55 Menus 55 Mostrar legenda no gráfico: se essa opção estiver marcada, a visualização do gráfico será diferente. A legenda que aparece no canto superior esquerdo irá sumir, e aparecerá em cada uma das fatias do gráfico. Usa percentuais na legenda: essa opção só ficará disponível se a opção Mostrar legenda no gráfico estiver marcada. Com ela marcada, as fatias do gráfico serão mostradas por porcentagem e não pelo valor do lançamento em reais Controle Bancário Lançamentos Bancários O Controle Bancário do Hábil Veículos permite o controle de todas as contas bancárias que você possui. Você poderá controlar todos os tipos de lançamentos feitos e também ter um controle do seu saldo. Na tela de Lançamentos Bancários, você poderá incluir, alterar e excluir os lançamentos feitos no controle bancário. Para acessar essa tela, vá até o menu Movimentos/ Controle Bancário/ Lançamentos Bancários. Veja: Código da Conta: nesse campo você poderá escolher qual das Contas Bancárias vai querer visualizar. Informe o código ou clique no botão de pesquisa para localizá-las no cadastro. Data: informe a data em que o lançamento foi feito. Geralmente a data atual, mas você também pode efetuar lançamentos retroativos. Tipo: aqui você deve informar o tipo do lançamento, Cheque (1), Depósito (2), Débito (3) ou Crédito (4). Histórico: digite o Histórico do lançamento ( descrição ) ou clique no botão de pesquisa para localizá-las no cadastro.

56 56 Help do Hábil Veículos Status: escolha o status, a situação do lançamento. Você pode deixar em branco ou escolher entre Normal, Cancelado, Furtado, Sustado, ou Outro. Favorecido: digite o favorecido do lançamento. Número: informe o número do lançamento. Se o lançamento for Pré-Datado, marque essa opção para que o campo Bom-Para fique habilitado e você possa informar a data do pré-datado. Valor: digite o valor do lançamento. Receita ou Despesa: nesse campo você irá informar uma Conta de Receita ou Despesa. Se esse campo estiver preenchido, o Hábil Veículos fará um lançamento na tela de Lançamentos de Receitas e Despesas usando a conta que você escolheu. Se você não quer que esse lançamento seja feito, basta deixar esse campo em branco. CC: informe o Centro de Custo do lançamento. Nessa área serão mostrados todos os lançamentos feitos na conta bancária escolhida. Para selecionar algum, use a Barra de Navegação ou clique sobre ele. Aqui aparecerá uma tela de acompanhamento. Você terá alguns totais da conta bancária. A tela será atualizada quando você efetuar um lançamento qualquer Cheques Recebidos de Terceiros Nessa tela você poderá gerenciar os cheques de terceiros que foram recebidos através do Recebimento de Contas ou que foram cadastrados manualmente. Acessando o menu Movimentos/ Controle Bancário/ Manutenção de Cheques de Terceiros a tela que aparecerá será a seguinte: Código do Banco: informe o Código do Banco a que o cheque pertence ou clique no botão de pesquisa para localizá-lo. Agência: informe a agência a que pertence o cheque cadastrado.

57 Menus 57 Conta: preencha com o número da conta do cheque. Número: informe o número do cheque. Esse campo será usado posteriormente, caso você queira usar o cheque para efetuar um Pagamento de Conta. Centro de Custo: caso o cheque possua um Centro de Custo, informe nesse campo. Pré-Datado: se o cheque recebido for pré-datado, marque esse campo. Bom Para: esse campo só ficará habilitado se o campo Pré-Datado estiver marcado. Preencha-o com a data do pré-datado do cheque. Valor Cheque: informe o valor que está no cheque recebido. Baixado: ao Baixar o cheque, esse campo será marcado automaticamente. Você também pode marcá-lo manualmente se preferir. Fazendo isso ele não ficará mais disponível para escolha no Pagamento de Contas. Cancelado: marque essa opção caso o cheque recebido tenha sido cancelado. Fazendo isso ele não ficará mais disponível para escolha no Pagamento de Contas. Observações: use esse campo para informações adicionais. Histórico: se o cheque recebido foi cadastrado automaticamente pelo Hábil Veículos através de um Recebimento de Contas, esse botão ficará habilitado. Ele mostrará de onde o cheque veio. Veja: Se o cheque foi cadastrado manualmente, o botão Histórico não ficará habilitado.

58 Help do Hábil Veículos Baixa de Cheques de Terceiros Nessa tela você poderá fazer a baixa ( compensação ) dos cheques recebidos por você. Somente depois dessa baixa, o cheque entrará no saldo da Conta Bancária. Acessando o menu Movimentos/ Controle Bancário/ Baixa de Cheques de Terceiros, você verá a seguinte tela: Banco: use esse campo para filtrar as informações. Caso você queira ver somente os cheques de um Banco específico, informe o código ou clique no botão de pesquisa para localizar. Para ver os cheques de todos os bancos, deixe esse campo em branco. Você também pode filtrar as informações por data. Use esses campos para informar a data inicial e final dos cheques que serão mostrados. Lançamentos compensados no dia: preencha esse campo com a data em que o cheque foi compensado. Nessa área aparecerão todos os cheques que ainda não foram baixados. Baixar: marque essa opção para todos os cheques que você deseja baixar. Depositar na conta: aqui você pode escolher a Conta Bancária em que o cheque será depositado. Informe o código ou clique no botão de pesquisa para localizar.

59 Menus 59 Baixar: ao clicar nesse botão, todos os cheques marcados serão baixados, ou seja, no Cadastro de Cheques de Terceiros a opção Baixado será marcada automaticamente Conciliação Bancária A Conciliação Bancária facilita o controle dos lançamentos bancários. Se ela for usada periodicamente não será mais necessário fazer a baixa dos lançamentos bancários porque os lançamentos bancários serão feitos automaticamente. Antes de iniciar o uso desta rotina é necessário verificar se a opção Compensar lançamentos bancários automaticamente está desativada. Esta opção está em Opções do Sistema, guia Opções Locais. Usando a Conciliação Bancária você pode baixar os arquivos de extrato da sua conta bancária ( arquivos.ofc ou.ofx ) e importá-los para o Hábil Veículos. O software irá fazer todos os lançamentos necessários automaticamente ( Lançamentos Bancários, Compensação de Lançamentos e/ou Pagamentos/Recebimentos de contas ). Acesse o menu Movimentos/ Controle Bancário/ Conciliação Bancária. Veja a tela: Clicando no botão Abrir Extrato (ofc/ofx) aparecerá uma tela para que você possa selecionar o arquivo que contém as informações do extrato. O arquivo deve estar em um dos formatos citados acima. Se o Cadastro da Conta Bancária estiver com todas as informações preenchidas corretamente, o Hábil Veículos irá localizar a conta automaticamente. Caso haja algum impedimento então será mostrada uma mensagem pedindo que você localize a conta bancária correspondente ao arquivo de extrato. Depois de localizá-la, a tela ficará como a abaixo:

60 60 Help do Hábil Veículos 1. Data Inicial e Data Final: esse campo será preenchido automaticamente de acordo com a data inicial e final contida no arquivo do extrato bancário, mas você pode alterar se preferir. 2. Nessa parte da tela aparecerão todos os lançamentos contidos no arquivo de extrato. Eles estão separados por guias : Cheques, Débitos e Créditos. 3. Na parte inferior da tela, aparecerão os lançamentos que você fez no Hábil Veículos no período que foi informado nos campos Data Inicial e Final. Eles estão divididos em três guias, Lançamentos Bancários, Contas a Pagar e Contas a Receber. A primeira guia mostra os lançamentos que você fez na tela de Lançamentos Bancários. A segunda guia mostra os lançamentos que foram feitos em Contas a Pagar, e a última mostra as Contas a Receber. Obs: a função dos botões será explicada logo abaixo. Com tudo isso na tela você já pode fazer o mapeamento dos lançamentos e a conciliação. Para isso, basta verificar qual lançamento do extrato ( parte superior ) corresponde ao lançamento feito no Hábil ( parte inferior ):

61 Menus 61 Veja que existe um símbolo ao lado do valor do lançamento que mostra a situação do mesmo: Esse símbolo aparecerá sempre ao lado dos lançamentos que foram mapeados automaticamente. Se ao importar o arquivo de extrato e escolher a Conta Bancária, o Hábil Veículos encontrar um lançamento com o mesmo Número e Valor, ele será mapeado automaticamente. Caso você queira desmapeá-lo, selecione e clique em Desmapear. Esse símbolo indica que o lançamento não foi encontrado nos Lançamentos Bancários e ainda não foi mapeado. Esse símbolo indica os lançamentos que foram mapeados manualmente. No exemplo que está na tela acima, existe uma Conta a Receber que foi paga através de um crédito na conta bancária. O que você precisa fazer é selecionar a conta na guia Contas a Receber, selecionar o lançamento na guia Créditos e clicar em Mapear. Com isso eles ficarão "ligados". Se existir um lançamento vindo do arquivo de extrato ( parte superior ) sem lançamento correspondente no Hábil Veículos ( parte inferior ), você pode cadastrá-lo a partir desta tela mesmo. Basta clicar sobre o lançamento e depois clicar no botão Lançar Manualmente. Fazendo isso, será mostrada a tela de Lançamentos Bancários com todos os campos já preenchidos, você precisará apenas salvar, clicando em confirma ( V ) na Barra de Navegação. Depois que você salva o lançamento, a tela é fechada e você volta a tela da conciliação. Após mapear todos os lançamentos desejados, clique em Conciliar mapeados. Com isso, o Hábil Veículos irá baixar os Lançamentos Bancários, as Contas a Pagar e as Contas a Receber automaticamente.

62 Help do Hábil Veículos Compensação de Ltos. Bancários A Compensação de Lançamentos Bancários permite você baixar os Lançamentos Bancários. Somente depois que os lançamentos foram compensados, é que farão parte do saldo. Entrando no menu Movimentos/ Controle de Estoque/ Compensação de Lctos. Bancários, aparecerá a tela abaixo: Conta: escolha a Conta Bancária que terá os lançamentos compensados. Informe o código ou clique no botão de pesquisa para localizá-la. Lançamentos com data entre: caso você queira filtrar os lançamentos que aparecerem por data, basta marcar essa opção e preencher com as datas desejadas. Tipos de Lançamentos: marque os lançamentos que você deseja que apareçam para compensação. Lançamentos compensados no dia: selecione a data em que os lançamentos foram compensados. Nessa área aparecerão todos os lançamentos pendentes que passaram nos filtros. Baixar esse Lcto: marque essa opção em todos os lançamentos que você deseja compensar. Compensar: clicando nesse botão, os lançamentos selecionados serão compensados, e entrarão no saldo da conta bancária.

63 Menus Cancelamento de Compensação Aqui você pode cancelar a compensação dos lançamentos que já foram compensados. Fazendo isso, o Hábil Veículos irá retirar o valor destes lançamentos do saldo da Conta Bancária. No menu Movimentos/ Controle Bancário/ Cancelamento de Compensação, será mostrada a seguinte tela: Conta: escolha a Conta Bancária que terá os lançamentos cancelados. Informe o código ou clique no botão de pesquisa para localizá-la. Lançamentos com data entre: caso você queira filtrar os lançamentos que aparecerem por data, basta marcar essa opção e preencher com as datas desejadas. Essa data refere-se a quando os lançamentos foram cadastrados. Tipos de Lançamentos: marque os lançamentos que você deseja que apareçam para cancelamento. Lançamentos compensados no dia: se você quer cancelar um lançamento que foi compensado em uma data específica, informe a data nesse campo. Nessa área aparecerão todos os lançamentos compensados que passaram nos filtros. Cancelar? : marque essa opção em todos os lançamentos que você deseja cancelar. Cancelar Compensação: clique sobre esse botão, e a compensação de todos os lançamentos marcados será cancelada. Eles não farão mais parte do saldo da sua conta bancária.

64 Help do Hábil Veículos Cheques Pré-Datados Emitidos Essa tela é exclusivamente para consultas. Acessando o menu Movimentos/ Controle Bancário/ Cheques Pré-Datados Emitidos você terá uma janela com todos os cheques pré-datados que você emitiu. Veja: Conta: escolha a Conta Bancária. Informe o código ou clique no botão de pesquisa para localizá-la. Mostrar cheques com data Bom Para entre: caso você queira filtrar os cheques que aparecerem por data do Bom Para, basta marcar essa opção e preencher com as datas desejadas. Nessa área aparecerão todos os cheques que passaram nos filtros. Essa janela é unicamente para consultas. Se você precisa alterar algum dado, é necessário acessar a tela de Lançamentos Bancários. Caso você precise imprimir essa tela, sugerimos que você use um dos relatórios do Hábil Veículos Contas a Receber Cadastro de Contas a Receber Nesse cadastro você poderá gerenciar todas as suas Contas a Receber. Para acessá-lo, vá ao menu Movimentos/ Contas a Receber/ Cadastro de Contas a Receber. Observe a tela:

65 Menus 65 Data da Conta: digite a data em que a conta foi feita ou cadastrada. Descrição: informe o nome da conta, algo que a identifique. Conta de Despesa: digite o código ou clique no botão de pesquisa para localizar a Conta de Despesa dessa conta a receber. Ao efetuar o Recebimento, o Hábil Veículos irá utilizá-la para fazer o Lançamento de Receita e Despesa. Centro de Custo: escolha o Centro de Custo da conta, se houver. Contato: digite o código ou use o botão de pesquisa para localizar o Contato, se houver. Documento: digite o número do documento da conta a receber. Data de Vcto: informe a data de vencimento dessa conta. Previsão: define se a conta é uma previsão ou não. Quando a conta é uma previsão, significa que o valor e a data de vencimento podem mudar ( ex : restituição do imposto de renda; normalmente a data do recebimento é diferente para cada ano e o valor também; essa é uma conta previsão ). Valor: informe o valor da conta a receber. Anotações: use esse campo para informações adicionais. Campos do Usuário: clique aqui para maiores informações. Anexos: clique aqui para maiores informações. Ao clicar em confirma ( V ) na Barra de Navegação, aparecerá uma janela pedindo se você deseja cadastrar parcelas para essa conta. Caso você esteja cadastrando várias contas de uma mesma compra, não é

66 66 Help do Hábil Veículos necessário cadastrar as demais manualmente, clique em Sim nessa mensagem, aparecerá a seguinte tela: Para incluir mais parcelas, pressione Seta para Baixo no seu teclado. Faça isso até que todas as parcelas sejam cadastradas. Ao clicar em OK, o Hábil Veículos irá gerar essas parcelas automaticamente, com as mesmas características da primeira conta, variando somente a Data de Vencimento e o Documento Duplicação de Contas A tela de Duplicação de Contas serve para você duplicar uma conta que não tenha sido duplicada no Cadastro ou que tenha um formato diferente de vencimento ( semanal ao invés de mensal, por exemplo ). Essa tela pode ser usada para contas como Salário, que possuem muitas parcelas. Acessando o menu Movimentos/ Contas a Receber/ Duplicação de Contas, aparecerá a seguinte tela:

67 Menus 67 Nessa área você irá escolher a conta que será duplicada. Você pode clicar no botão Selecionar Conta ou digitar o número do documento da Conta a Receber no campo Documento. Caso a conta já tenha sido duplicada anteriormente, o Hábil Veículos mostrará um aviso. Tipo da Duplicação: nesse campo você deve escolher se a duplicação será Diária, Semanal, Quinzenal ou Mensal. Nro de Duplicações: digite a quantidade de contas a receber que você deseja que sejam geradas. Permitir que as datas de vencimento caiam em: marcando essas opções, durante a duplicação, o Hábil Veículos permitirá que a Data de Vencimento das duplicadas caia em sábados e domingos. Se elas tiverem desmarcadas, a Data de Vencimento cairá na segunda-feira. Nessa área você deve escolher qual o tipo de contagem que o campo Documento terá. Você pode escolher número ( 1-1, 1-2, ) ou letra ( 1-A, 1-B, 1-C... ). Duplicar: clicando nesse botão, o Hábil Veículos iniciará o processo de duplicação, baseado nas configurações feitas por você Recebimento de Contas No menu Movimentos/ Contas a Receber/ Recebimento de Contas, você tem a rotina para efetuar o recebimento das contas já cadastradas. É nessa tela que você escolherá os tipos de recebimentos, definirá descontos, acréscimos, etc. Ao acessar esse menu, será mostrada a tela abaixo, para que você possa escolher a conta que será recebida.

68 68 Help do Hábil Veículos Nessa parte da tela, você pode escolher em visualizar todas as contas ou somente as contas que não possuem Contatos. Documento Nro: você pode usar o campo Documento do Cadastro de Contas a Receber para localizar a conta. Basta informar o número nesse campo. Contato: caso você queira filtrar as informações por Contato, basta informar o código nesse campo ou clicar no botão de pesquisa para localizá-lo. Assim, aparecerão somente as contas do contato escolhido. Mostrar contas com data de vencimento entre: caso você queira filtrar as contas por Data de Vencimento, marque esse campo e preencha com a Data Inicial e Final. Nessa área aparecerão todas as contas que passaram pelos filtros. Depois de selecionar a conta, clique em OK, para que ela passe para a segunda janela, que é a de recebimento. Veja:

69 Menus 69 Aqui você terá as contas que foram selecionadas para recebimento. Detalhes da Conta: nessa área, serão mostrados os dados da conta selecionada. Caso a conta tenha um desconto por pagamento antecipado ou acréscimo por atraso, eles serão mostrados nesses campos. Data Rcto: informe a data em que a conta foi recebida. Total Pago: informe o total recebido por você. Caso haja algum desconto ou acréscimo, informe nesse campo. Selecionar Contas: se você deseja acrescentar mais uma conta para recebimento, clique nesse botão. Será aberta a tela de Seleção de Contas para que você possa escolher. Confirmar Recebimento: clicando aqui, aparecerá uma tela para você selecionar o tipo do recebimento feito, veja abaixo:

70 70 Help do Hábil Veículos Você pode escolher entre Dinheiro, Cheque ou Depósito Bancário. Ao clicar em Confirmar Recebimento, o Hábil Veículos irá mostrar essa conta como Conta Recebida, e ela não aparecerá mais disponível no Recebimento de Contas, e também irá efetuar todos os lançamentos financeiros necessários, nas telas citadas acima Cancelamento de Recebimento Nessa tela você pode cancelar um Recebimento de Contas indevido. Acessando o menu Movimentos/ Contas a Receber/ Cancelamento de Recebimento, será aberta uma tela onde aparecerão todas as contas recebidas. Veja:

71 Menus 71 Contato: caso você queira filtrar as informações por Contato, informe o código do mesmo aqui, ou clique no botão de pesquisa para localizá-lo. Caso você queira que as contas de todos os contatos apareçam, deixe esse campo em branco. Recebimentos efetuados entre: você também pode filtrar as informações pela data de recebimento. Marque essa opção e informe as datas inicial e final. Nessa área aparecerão todas as contas que passaram pelos filtros. Cancelar? : marque essa opção em todas as contas que você deseja cancelar. Cancelar Recebimentos: clicando nesse botão, o Hábil Veículos irá cancelar o recebimento para todas as contas selecionadas, e mostrará um log com as operações desfeitas, veja:

72 72 Help do Hábil Veículos Após o cancelamento, todas as operações feitas pelo Hábil Veículos serão desfeitas automaticamente. Todos os lançamentos financeiros serão desfeitos, assim como o status de Conta Recebida no Cadastro de Contas a Receber Consultas Nesse ítem do menu Contas a Receber, você encontra janelas específicas para consultas. Não há como imprimir essas informações, somente visualizá-las. Caso você precise imprimir, sugerimos que você use o menu Relatórios. Como a tela de todas as consultas é a mesma ( exceto a tela de Contas Recebidas, que tem um botão chamado Dados do Recebimento ), não iremos detalhar uma a uma. Abaixo está a explicação sobre os campos encontrados nelas.

73 Menus 73 Contas de todos Contatos: se essa opção estiver marcada, serão mostradas as contas de todos os Contatos. Apenas contas do Contato: informe o código ou use o botão para pesquisar o Contato que você quer. Assim só serão mostradas as contas do contato selecionado. Para que esse campo esteja liberado, é necessário desmarcar a opção Contas de todos Contatos. Mostrar contas com data de vencimento entre: marque essa opção e selecione as datas inicial e final. Após pressionar TAB, o Hábil Veículos irá mostrar todas as contas que estão no período que você escolheu. Aqui aparecerão todas as contas que passaram pelos filtros. Lembrando que essa tela serve somente para consulta e visualização. Caso você precise imprimir as informações, será necessário usar algum relatório. Veja agora quais as informações que você encontra em cada um desses menus.

74 74 Help do Hábil Veículos Contas Vencidas: nessa consulta o Hábil Veículos irá mostrar todas as contas que estão atrasadas. As que ainda não venceram, não serão listadas. Contas A Vencer: nesse ítem você poderá ver as contas que ainda irão vencer. Ao contrário das Contas Vencidas, nessa janela só serão mostradas as contas que ainda nao estão atrasadas. Contas Previsão: com essa consulta, você poderá ver todas as contas que tem a opção Previsão, marcada no Cadastro. Contas Recebidas: essa tela mostra todas as contas que já foram recebidas. Você tem um botão a mais nessa tela, chamado Dados do Recebimento, que mostra exatamente como a conta foi recebida. Selecionando a conta e clicando nesse botão aparece uma tela com essas informações, veja:

75 Menus Contas a Pagar Cadastro de Contas a Pagar 75 Nesse cadastro você poderá gerenciar todas as suas Contas a Pagar, como mensalidades, prestações, etc. Para acessá-lo, vá ao menu Movimentos/ Contas a Pagar/ Cadastro de Contas a Pagar. Observe a tela:

76 76 Help do Hábil Veículos Data da Conta: digite a data em que a conta foi feita ou cadastrada. Descrição: informe o nome da conta, algo que a identifique. Conta de Despesa: digite o código ou clique no botão de pesquisa para localizar a Conta de Despesa dessa conta a pagar. Ao efetuar o Pagamento, o Hábil Veículos irá utilizá-la para fazer o Lançamento de Receita e Despesa. Centro de Custo: escolha o Centro de Custo da conta, se houver. Contato: digite o código ou use o botão de pesquisa para localizar o Contato, se houver. Documento: digite o número do documento da conta a pagar. Data de Vcto: informe a data de vencimento dessa conta. Previsão: define se a conta é uma previsão ou não. Quando a conta é uma previsão, significa que o valor e a data de vencimento podem mudar ( ex : chega uma mercadoria só com a nota, sem as duplicatas; pela nota você cadastra a data de vencimento e o valor aproximado de cada parcela; essa é uma conta previsão ). Multa: digite o percentual que será cobrado por seu contato, após o vencimento da conta. Juros Diários ( % ): digite o valor que será cobrado caso haja atraso no pagamento. Valor: informe o valor da conta a pagar. Anotações: use esse campo para informações adicionais. Campos do Usuário: clique aqui para maiores informações.

77 Menus 77 Anexos: clique aqui para maiores informações. Ao clicar em confirma ( V ) na Barra de Navegação, aparecerá uma janela pedindo se você deseja cadastrar parcelas para essa conta. Caso você esteja cadastrando várias contas de uma mesma compra, não é necessário cadastrar as demais manualmente, clique em Sim nessa mensagem, aparecerá a seguinte tela: Para incluir mais parcelas, pressione Seta para Baixo no seu teclado. Faça isso até que todas as parcelas sejam cadastradas. Ao clicar em OK, o Hábil Veículos irá gerar essas parcelas automaticamente, com as mesmas características da primeira conta, variando somente a Data de Vencimento e o Documento Duplicação de Contas A tela de Duplicação de Contas serve para você duplicar uma conta que não tenha sido duplicada no Cadastro ou que tenha um formato diferente de vencimento ( semanal ao invés de mensal, por exemplo ). Essa tela pode ser usada para contas como Consórcio, que possuem muitas parcelas. Acessando o menu Movimentos/ Contas a Pagar/ Duplicação de Contas, aparecerá a seguinte tela:

78 78 Help do Hábil Veículos Nessa área você irá escolher a conta que será duplicada. Você pode clicar no botão Selecionar Conta ou digitar o número do documento da Conta a Pagar no campo Documento. Caso a conta já tenha sido duplicada anteriormente, o Hábil Veículos mostrará um aviso. Tipo da Duplicação: nesse campo você deve escolher se a duplicação será Diária, Semanal, Quinzenal ou Mensal. Nro de Duplicações: digite a quantidade de contas a pagar que você deseja que sejam geradas. Permitir que as datas de vencimento caiam em: marcando essas opções, durante a duplicação, o Hábil Veículos permitirá que a Data de Vencimento das duplicadas caia em sábados e domingos. Se elas tiverem desmarcadas, a Data de Vencimento cairá na segunda-feira. Nessa área você deve escolher qual o tipo de contagem que o campo Documento terá. Você pode escolher número ( 1-1, 1-2, ) ou letra ( 1-A, 1-B, 1-C... ). Duplicar: clicando nesse botão, o Hábil Veículos iniciará o processo de duplicação, baseado nas configurações feitas por você Pagamento de Contas No menu Movimentos/ Contas a Pagar/ Pagamento de Contas, você tem a rotina para efetuar o pagamento das contas já cadastradas. É nessa tela que você escolherá os tipos de pagamento, definirá descontos, acréscimos, etc. Ao acessar esse menu, será mostrada a tela abaixo, para que você possa escolher a conta que será paga.

79 Menus 79 Nessa parte da tela, você pode escolher em visualizar todas as contas ou somente as contas que não possuem Contatos. Documento Nro: você pode usar o campo Documento do Cadastro de Contas a Pagar para localizar a conta. Basta informar o número nesse campo. Contato: caso você queira filtrar as informações por Contato, basta informar o código nesse campo ou clicar no botão de pesquisa para localizá-lo. Assim, aparecerão somente as contas do contato escolhido. Mostrar contas com data de vencimento entre: caso você queira filtrar as contas por Data de Vencimento, marque esse campo e preencha com a Data Inicial e Final. Nessa área aparecerão todas as contas que passaram pelos filtros. Depois de selecionar a conta, clique em OK, para que ela passe para a segunda janela, que é a de pagamento. Veja:

80 80 Help do Hábil Veículos Aqui você terá as contas que foram selecionadas para pagamento. Detalhes da Conta: nessa área, serão mostrados os dados da conta selecionada. Caso a conta tenha um desconto por pagamento antecipado ou acréscimo por atraso, eles aparecerão nesses campos. Data Pgto: informe a data em que a conta foi paga. Total Pago: informe o total pago por você. Caso haja algum desconto ou acréscimo, informe nesse campo. Selecionar Contas: se você deseja acrescentar mais uma conta para pagamento, clique nesse botão. Será aberta a tela de Seleção de Contas para que você possa escolher. Confirmar Pagamento: clicando aqui, aparecerá uma tela para você selecionar o tipo do pagamento feito, veja abaixo:

81 Menus 81 Você pode escolher entre Dinheiro, Cheque, Cheque de Terceiros, Débito em Conta ou Cartão de Crédito ou Débito. Ao clicar em Confirmar Pagamento, o Hábil Veículos irá mostrar essa conta como Conta Paga, e ela não aparecerá mais disponível no Pagamento de Contas, e também irá efetuar todos os lançamentos financeiros necessários, nas telas citadas acima Cancelamento de Pagamento Nessa tela você pode cancelar um Pagamento de Contas indevido. Acessando o menu Movimentos/ Contas a Pagar/ Cancelamento de Pagamento, será aberta uma tela onde aparecerão todas as contas pagas. Veja:

82 82 Help do Hábil Veículos Contato: caso você queira filtrar as informações por Contato, informe o código do mesmo aqui, ou clique no botão de pesquisa para localizá-lo. Caso você queira que as contas de todos os contatos apareçam, deixe esse campo em branco. Pagamentos efetuados entre: você também pode filtrar as informações pela data de pagamento. Marque essa opção e informe as datas inicial e final. Nessa área aparecerão todas as contas que passaram pelos filtros. Cancelar? : marque essa opção em todas as contas que você deseja cancelar. Cancelar Pagamentos: clicando nesse botão, o Hábil Veículos irá cancelar o pagamento para todas as contas selecionadas, e mostrará um log com as operações desfeitas, veja:

83 Menus 83 Após o cancelamento, todas as operações feitas pelo Hábil Veículos serão desfeitas automaticamente. Todos os lançamentos financeiros serão desfeitos, assim como o status de Conta Paga no Cadastro de Contas a Pagar Consultas Nesse ítem do menu Contas a Pagar, você encontra janelas específicas para consultas. Não há como imprimir essas informações, somente visualizá-las. Caso você precise imprimir, sugerimos que você use o menu Relatórios. Como a tela de todas as consultas é a mesma ( exceto a tela de Contas Pagas, que tem um botão chamado Dados do Pagamento ), não iremos detalhar uma a uma. Abaixo está a explicação sobre os campos encontrados nelas.

84 84 Help do Hábil Veículos Contas de todos Contatos: se essa opção estiver marcada, serão mostradas as contas de todos os Contatos. Apenas contas do Contato: informe o código ou use o botão para pesquisar o Contato que você quer. Assim só serão mostradas as contas do contato selecionado. Para que esse campo esteja liberado, é necessário desmarcar a opção Contas de todos Contatos. Mostrar contas com data de vencimento entre: marque essa opção e selecione as datas inicial e final. Após pressionar TAB, o Hábil Veículos irá mostrar todas as contas que estão no período que você escolheu. Aqui aparecerão todas as contas que passaram pelos filtros. Lembrando que essa tela serve somente para consulta e visualização. Caso você precise imprimir as informações, será necessário usar algum relatório. Veja agora quais as informações que você encontra em cada um desses menus.

85 Menus 85 Contas Vencidas: nessa consulta o Hábil Veículos irá mostrar todas as contas que estão atrasadas. As que ainda não venceram, não serão listadas. Contas A Vencer: nesse ítem você poderá ver as contas que ainda irão vencer. Ao contrário das Contas Vencidas, nessa janela só serão mostradas as contas que ainda nao estão atrasadas. Contas Previsão: com essa consulta, você poderá ver todas as contas que tem a opção Previsão, marcada no Cadastro. Contas Pagas: essa tela mostra todas as contas que já foram pagas. Você tem um botão a mais nessa tela, chamado Dados do Pagamento, que mostra exatamente como a conta foi paga. Selecionando a conta e clicando nesse botão aparece uma tela com essas informações, veja:

86 86 Help do Hábil Veículos Cartões Manutenção de Lançamentos A tela de Manutenção de Lançamentos da rotina de Cartões (Crédito e Débito) guarda todos os pagamentos que foram feitos usando cartões de crédito ou débito. Eles podem ter sido cadastrados automaticamente, por causa de um Pagamento de Contas ou manualmente pelo usuário. Acessando o menu Movimentos/ Cartões/ Manutenção de Lançamentos, você encontrará a seguinte tela:

87 Menus 87 Cartão: nesse campo você irá escolher o Cartão a que o lançamento pertence. Data: informe a data em que o lançamento bancário foi feito. Valor: digite o valor do lançamento. Cancelado: caso essa opção esteja marcada, o lançamento não aparecerá na Baixa de Lançamentos. Tipo: escolha se o lançamento vem de um cartão de crédito ou débito. Centro de Custo: caso o lançamento tenha um Centro de Custo, escolha-o aqui. Histórico: digite a descrição do lançamento. Se ele tiver sido cadastrado automaticamente, esse campo já estará preenchido. Observações: use esse campo para informações adicionais Baixa de Lançamentos Para que o Lançamento no Cartão seja debitado em uma das Contas Bancárias, é necessário baixá-lo ( compensar ) nessa tela, menu Movimentos/ Cartões/ Baixa de Lançamentos. Observe a tela:

88 88 Help do Hábil Veículos Código Cartão: informe o código do Cartão ou clique no botão de pesquisa para localizá-lo. Lançamentos com data entre: se você quiser filtrar os lançamentos por data, basta marcar esse campo e escolher a data inicial e final. Se você deseja que todos os lançamentos sejam mostrados, deixe esse campo desmarcado. Lançamentos Compensados no Dia: ao serem debitados na tela de Lançamentos Bancários, os lançamentos terão uma Data de Compensação. É aqui que você define qual é essa data. Nessa área aparecerão todos os lançamentos que passaram pelo filtro e que ainda não foram compensados. Baixar: marque essa opção para todos os lançamentos que você deseja compensar. Conta Bancária: aqui você deve escolher Conta Bancária onde os valores serão lançados. Informe o código ou clique no botão de pesquisa para localizar. Baixar: clicando nesse botão, todos os lançamentos selecionados irão gerar Lançamentos Bancários Controle de Chamadas Telefônicas O Controle de Chamadas Telefônicas serve para você controlar todas as ligações feitas por você ou outras pessoas. Para acessar esse cadastro, clique no menu Movimentos/ Controle de Chamadas Telefônicas. Veja a tela:

89 Menus 89 Data: informe a data em que a ligação foi feita. Hora: preencha com a hora em que a ligação foi feita. Quem ligou: informe o nome da pessoa que fez/solicitou a ligação. Destino: informe para onde a pessoa ligou. Fone: preencha com o número discado. Tipo: escolha o tipo da ligação, Particular ou Empresa. Obs.: use esse campo para dados adicionais Tarefas O cadastro de Tarefas serve para você definir atividades que não têm um horário específico para serem cumpridas. São atividades comuns do dia-a-dia, por exemplo, cortar a grama ou mandar lavar o carro. Essas tarefas serão mostradas na Agenda de Compromissos até serem cumpridas. Para acessar o cadastro, vá ao menu Movimentos/ Tarefas.

90 90 Help do Hábil Veículos Descrição: informe o nome da tarefa que será executada. Duração Estimada: informe a duração que a tarefa terá. Você pode deixar esse campo em branco, se preferir. Prioridade: defina a prioridade que a tarefa possui. Você pode escolher entre Insignificante, Baixa, Média, Alta e Urgente. Completa/Concluída: marque essa opção se a tarefa já estiver sido concluída. Concluída em: preencha com a data em que a tarefa foi concluída. Observações: use esse campo para informações adicionais Recibos Rápidos O cadastro de Recibos Rápidos lhe permite emitir recibos que não estejam ligados com nenhum outro cadastro do Hábil Veículos. Basta cadastrar os valores e fazer a impressão. O Hábil Veículos não fará nenhum lançamento financeiro usando esse recibo. Caso você queira, será necessário lançar os valores manualmente. Acessando o menu Movimentos/ Recibos Rápidos, você encontra a seguinte tela:

91 Menus 91 Estou Pagando: marque essa opção, caso você esteja pagando o valor para alguém. Se ela estiver desmarcada, o recibo cadastrado será um recebimento. Data: informe a data do lançamento do recibo. Valor: preencha com o valor. Sacado: informe o nome da pessoa que está pagando o valor. Endereço: informe o endereço do sacado. Emitente: preencha com o nome de quem irá receber o valor. CNPJ/CPF: informe o CNPJ ou CPF do emitente. Endereço: preencha com o endereço do emitente. Cidade: informe a cidade do emitente. Referente: informe a que se refere o recibo que será emitido Aniversariantes do Dia Acessando o menu Movimentos/ Aniversariantes do Dia, o Hábil Veículos mostrará todos os Contatos que fazem aniversário no dia atual. Veja a tela:

92 92 Help do Hábil Veículos Rolando a tela para o lado, você terá as principais informações para entrar em contato com o aniversariante. E se você clicar em Imprimir, o Hábil Veículos imprimirá uma lista com os dados do(s) aniversariante(s) mostrados. Mas para isso, é necessário fazer a configuração na tela de Opções do Sistema, guia Opções Locais. 6.3 O ReportEngine ( Gerador de Relatórios ) ReportEngine A opção gerador de relatórios é usada para criar e alterar relatórios : Quando você deve gerar relatórios? Gerar relatórios é mais uma facilidade do Hábil Veículos. O objetivo é que cada usuário possa modificar os relatórios já existentes personalizando-os conforme a sua necessidade, ou ainda, criar relatórios novos. Ao escolher a opção do Report Engine o Hábil Veículos mostra uma tela com as Pastas de Relatórios e logo abaixo os Relatórios na Pasta... que são os relatórios existentes para cada pasta. As Pastas de Relatórios são divisões para os relatórios e foram criadas para que você pudesse separar os relatórios por grupos ex.: Pasta de Contatos -> deve conter todos os relatórios relacionados a contatos. Ao lado de Pastas de Relatórios você tem algumas opções: Nova: clique para criar uma nova pasta e digite o nome escolhido. Sub-Pasta - clique para criar uma nova sub-pasta para a pasta escolhida ( como se fosse um sub-grupo ). As Sub-Pastas de Relatórios são divisões para as pastas de relatórios e foram criadas para que você pudesse separar os grupos de relatórios em sub-grupos. Apagar: clique sobre a pasta ou sub-pasta a ser apagada e depois clique sobre este botão, o Hábil Veículos

93 Menus 93 vai pedir para que você confirme a operação.use esta opção com cuidado, uma vez confirmada a operação você não poderá recuperar as pastas e sub-pastas apagadas. Renomear: clique e digite o novo nome e/ou a nova descrição da pasta selecionada. Relatórios na Pasta... mostra todos os relatórios existentes para cada pasta e sub-pasta. Ao lado de Relatórios na Pasta... você tem algumas opções: Novo: clique para criar um novo relatório para a pasta escolhida. Primeiro você clica sobre a pasta/sub-pasta na qual quer criar um relatório depois clica neste botão para iniciar a definição do relatório ( a origem e seleção dos dados e o layout do relatório ). Para criar um relatório novo veja Novo Relatório na Pasta. Alterar: clique aqui para alterar relatórios já prontos. Você pode alterar a origem e seleção dos dados como também o layout do relatório. Apagar: clique sobre o relatório a ser apagado em seguida clique neste botão e confirme a operação. O relatório será apagado e não poderá ser recuperado posteriormente. Salvar como: se você tem um relatório e precisa duplicá-lo, primeiro clique sobre o relatório depois clique neste botão, o Hábil Veículos vai pedir para que você entre com o novo nome e a nova descrição do relatório a ser duplicado. Observe que o relatório duplicado fica ligado com o relatório original ( a origem e seleção de dados é a mesma ), portanto qualquer alteração na origem e seleção de dados de um dos relatórios ( o original ou duplicado ) vai influenciar nos dois. Somente as alterações a nível de layout é que não influenciarão nos dois, por isso sugerimos que esta opção somente seja usada no caso de você precisar de layouts diferentes para um mesmo relatório. Fechar: fecha essa tela e volta para a tela anterior. Altera Pasta: clique neste botão para trocar de pasta o relatório selecionado. Após clicar neste botão você escolhe a nova pasta a que o relatório vai pertencer Novo Relatório na Pasta... A opção criando um relatório novo é usada para fazer relatórios novos : Quando você deve criar um relatório? Criando um Novo Relatório na Pasta... é mais uma ferramenta do Hábil Veículos ( Report Engine ), com o objetivo de facilitar a vida dos usuários dando a liberdade para que cada um possa criar os seus próprios relatórios, conforme suas necessidades e gostos. Depois de entrar no menu Relatórios/Report Engine e ao lado de Relatórios na Pasta, escolher a opção Novo, será apresentada uma tela na qual você vai iniciar a montagem do seu relatório. Vamos por partes: primeiro vamos ver o que aparece nesta tela, depois falaremos sobre a criação de uma Nova Consulta e por último sobre o Layout do Relatório. Ítens a serem observados: Nome do Relatório: digite o nome do relatório que está sendo criado. Descrição do Relatório: digite uma descrição para este relatório. Fonte Principal: clique sobre a consulta de dados em seguida clique neste botão, assim você estará definindo qual é a fonte principal. Se você estiver usando mais que uma consulta então você primeiro precisa definir qual vai ser a consulta mais importante. Normalmente uma consulta é a principal e as outras são complementares. Por exemplo: você está fazendo um relatório de lançamentos do caixa, e quer imprimir os lançamentos por dia e com os respectivos saldos, então você precisaria de duas consultas, uma para os lançamentos e outra para os saldos, sendo que a consulta principal seria a consulta dos lançamentos.

94 94 Help do Hábil Veículos Ligações: quando usar mais que uma consulta você pode, se necessário, estabelecer ligações entre elas, isto é opcional ( diferente das ligações entre tabelas ). Nova: você vai usar esta opção para criar uma consulta nova. Aqui você vai definir qual a tabela vai usar ( clientes, fornecedores, produtos, etc...), quais os campos que vai usar ( código, descrição, endereço, etc... ), quais as condições ( Cliente_Código > que 1 e Cliente_Código < 999, Cliente_Classe = Classe, etc... ), qual a ordem do relatório ( Cliente_Código, Cliente_Descrição, etc...) e etc. Depois de clicar neste botão o Hábil vai mostrar para você a tela onde você vai montar a consulta. Esta tela possui várias abas: Tabelas, Ligações das Tabelas, Campos, Condições, Agrupamentos, Ordem. Há também botões com funções genéricas: Visualizar Dados, Visualizar SQL, Nome e Descrição, OK, Cancelar. Vamos ver cada ítem dentro da ordem que sugerimos que você use para fazer um relatório novo ( esta ordem não vale para alterações de relatórios ): Para simplificar e para você entender melhor vamos explicar cada ítem fazendo ( e usando como exemplo ) um relatório de Clientes Tipo Lista, entre cliente inicial e cliente final, por classe. Tabelas: aqui você deve escolher as tabelas que você vai usar no relatório a fazer, que pode ser uma ou mais. Elas devem ser incluídas uma a uma. Primeiro você clica sobre a tabela, a ser incluída, e depois sobre o botão Adicionar Tabela. Para o exemplo acima vamos incluir a tabela Clientes e a Tabela Classes. Para remover uma tabela da lista de Tabelas Escolhidas primeiro exclua em todas as abas ( Ligações das Tabelas, Campos, Condições, Agrupamentos e Ordem ) todas as referências feitas a esta tabela, depois clique sobre ela ( na coluna da direita ) em seguida clique no botão Remover Tabela. Se você marcar o botão Remover Registros Duplicados, o Hábil Veículos vai apagar da consulta que você está fazendo os registros em duplicidade ( vai comparar os campos de forma unificada, ex.: campo código + nome + cidade ). Vamos ver um modelo usando o nosso relatório exemplo: - marcado este botão Remover Registros Duplicados, incluímos a tabela clientes e selecionamos os campos nome e cidade ( ex.: nome = Pedro dos Santos e a cidade = São Paulo ) se houver mais que um registro com estes campos( selecionados na aba Campos ) com os nomes e as cidades iguais um deles será excluído da consulta.no caso do nome ser igual e a cidade diferente o registro não é excluído. Ligações das Tabelas: quando você usar mais que uma tabela vai ser necessário estabelecer uma ligação entre elas através de campos que existam nas duas tabelas e tenham o mesmo conteúdo. Vamos fazer a ligação das tabelas do relatório que estamos montando: neste caso vamos ligar o campo da Tabela_Clientes Cliente_Classe na Tabela_Classes no campo Código. Clique sobre o primeiro campo ( Cliente_Classe ) com o botão esquerdo do mouse e arraste até o segundo campo ( Código ), quando estiver sobre ele solte o botão. Você vai perceber que ficou uma linha ligando os dois campos. Algumas observações: - os campos ligados precisam sempre ser do mesmo tipo e com o mesmo conteúdo, ex.: Tabela_Caixa -> Código com Tabela_Contas_AReceber -> Conta_Caixa, os dois neste caso são numéricos e têm o mesmo conteúdo, os dois guardam o código da conta do caixa. - para toda a ligação é preciso que você defina o Tipo da Ligação que vai influenciar diretamente na montagem de sua consulta. - para remover uma ligação você precisa clicar ( com o botão esquerdo do mouse ) sobre ela, a cor vai mudar indicando que a ligação foi selecionada, então é só clicar no botão Apagar. - o botão Arranjar é usado para o Report Engine organizar visualmente as tabelas e ligações. Depois de concluída a ligação clique no botão Tipo da Ligação para definir o tipo da ligação, que pode ser: 1. Incluir somente as linhas quando os campos associados das tabelas forem iguais: isso quer dizer que a consulta só vai usar os registros quando os campos nas duas tabelas forem iguais. Se usarmos essa opção para o relatório que estamos montando então só seriam selecionados os registros da Tabela_Clientes.Classe que tivesse correspondente igual na Tabela_Classes.Codigo( nos dois campos o conteúdo seria o mesmo ), e vice-versa. 2. Incluir todos os registros da Tabela_X e somente os registros da Tabela_Y quando ( e se ) existirem: a consulta vai usar todos os registros de uma das tabelas e só os registros da segunda tabela se existirem. Se usarmos essa opção para o relatório que estamos montando então seriam selecionados todos os registros da Tabela_Clientes e somente os registros da Tabela_Classes.Código que existissem na Tabela_Clientes ( no campo Cliente_Classe ). 3. Incluir todos os registros da Tabela_Y e somente os registros da Tabela_X quando ( e se )

95 Menus 95 existirem: esta opção tem a mesma função da anterior ( 2 ), a única diferença é que ela troca a ordem das tabelas. Ela vai usar todos os registros de uma das tabelas e só os registros da segunda tabela, se existirem. Se usarmos essa opção para o relatório que estamos montando então seriam selecionados todos os registros da Tabela_Classes e somente os registros da Tabela_Clientes.Classe que existissem ( estivessem cadastrados na Tabela_Classes.Codigo ). Para o relatório que estamos montando de Clientes usaremos a opção 1 - Incluir somente as linhas quando os campos associados das tabelas forem iguais. Campos: nesta aba você vai selecionar os campos a serem usados no layout do relatório ( campos que serão impressos ). Todos os campos que você precisar imprimir precisam ser selecionados para fazerem parte da consulta. Para adicionar campos primeiro vamos visualizá-los, para isso clique no botão esquerdo do mouse sobre o nome da tabela duas vezes, ou uma vez sobre o sinal de +, vão ser listados os campos referentes a tabela escolhida, depois escolha o campo a ser adicionado e clique no botão Adicionar, ou clique duas vezes sobre o campo, nesse caso ele vai ser incluído automaticamente. Para remover ( tirar da consulta ) campos escolhidos clique sobre o campo ( na coluna da direita ) e depois clique no botão Remover. Se você precisar incluir todos os campos de uma tabela então clique sobre o nome da tabela e depois sobre o botão Toda Tabela e todos os campos da tabela escolhida serão incluídos. Se precisar de todos os campos de todas as tabelas clique somente no botão Todas Tabelas e todos os campos de todas as tabelas serão incluídos. Para remover todos os campos escolhidos clique no botão Remover Todos. Você também pode alterar o nome do campo para a consulta. Clique sobre o campo ( o qual quer mudar o nome ) na coluna da esquerda ou da direita e altere o nome do campo em Nome da Coluna. Esta opção é muito útil quando for trabalhar com mais de uma tabela, neste caso você poderá ter campos com o mesmo nome. O Report Engine trata isso acrescentando o número 1 depois do nome repetido, por exempo, foi incluído o campo Código da Tabela Clientes e também vai ser incluído o campo Código da Tabela Classe, na segunda ocorrência o nome vai ficar automaticamente Código1, caso você não queira desta forma você só precisa clicar sobre o campo uma vez e alterar o nome do mesmo no Nome da Coluna e depois clicar no botão Adicionar. Abaixo do Nome da Coluna você tem o campo Descrição Interna onde poderá visualizar o nome interno do campo escolhido. O Report Engine oferece também a opção de Definir Expressão, onde você pode construir expressões a serem usadas na consulta. Dentro do construtor de expressões temos algumas opções: Construtor de Expressões: Você pode construir expressões de duas maneiras, uma é usando as opções que são visualizadas no construtor de expressões e outra digitando os dados da expressão, isto poderá ser feito se você possuir um pouco de conhecimento em Access. Funções Disponíveis: são as funções pré-definidas que você poderá usar: Soma, Média, Contar, Mínimo, Máximo, Caixa_Alta, Caixa_Baixa, Suprimir_Espaços, Texto_Parcial, Formatar_Data. Se você está familiarizado ( ou é usuário ) do Acess você poderá usar quase todas as funções do Acess neste construtor de expressões. Campo: clique na seta para escolher o campo a ser incluído, depois escolha o campo e clique no botão Adicionar para que o campo seja incluído na expressão. Os campos são adicionados um a um. Você também tem alguns botões que são usados em operações ( + - * / ( ) ), eles são incluídos na expressão clicando duas vezes sobre o botão escolhido. Depois de pronta a expressão você pode clicar no botão Checar Sintaxe que verifica se a expressão foi corretamente montada. Abaixo vamos mostrar alguns exemplos de expressões que você pode montar ( estas expressões foram

96 96 Help do Hábil Veículos escolhidas nos relatórios do Hábil Empresarial ): 1 - Expressão Data Vencimento Dias esta expressão vai mostrar o número de dias que falta para o vencimento das contas a receber ( Tabela_Contas_Receber.'Data_Vencimento'-now ) ( data vencimento - data de hoje ) now = data de hoje esta expressão vai mostrar o número de dias que as contas a receber estão atrasadas ( now-tabela_contas_receber.'data_vencimento' ) ( data de hoje - data vencimento ) now = data de hoje 2 - Expressão Valor Juros para Contas a Receber Atrasadas I esta expressão calcula o tempo que a conta está atrasada e depois calcula o juro sobre as contas a receber atrasadas ( ((((Tabela_Empresa.'Taxa_Juros' /30 ) *Tabela_Contas_Receber.'Valor' )/100) * (now - Tabela_Contas_Receber.'Data_Vencimento' )) ) ( (((( taxa de juros / dias do mês ) * valor conta ) / 100 * ( data atual - data vencimento )) ) 3 - Expressão Valor Juros para Contas a Receber, se conta Atrasada I esta expressão verifica se a conta foi recebida ou não, se foi o juro recebe 0, senão calcula os dias que está atrasada para depois calcular o juro ( iif(tabela_contas_receber.'data_vencimento'>now,0, ( se( data vencimento > data de hoje{ou seja vai vencer},então expressão recebe 0, {senão} ((((Tabela_Empresa.'Taxa_Juros' /30 ) *Tabela_Contas_Receber.'Valor' )/100) * (((( taxa juros / dias mês ) * valor conta ) / 100 ) * (now - Tabela_Contas_Receber.'Data_Vencimento' )) ) ) ( data de hoje - data vencimento ))) ) 4 - Expressão Valor Juros para Contas a Receber, se conta Atrasada II esta expressão verifica se a conta foi recebida ou não ( faz isso verificando se o valor total é nulo ou vazio ), se foi o juro recebe 0, senão calcula os dias que está atrasada para depois calcular o juro ( iif(tabela_contas_receber.'total' is null, ( se( valor total é igual a nulo ou vazio, ((((Tabela_Empresa.'Taxa_Juros' /30 ) *Tabela_Contas_Receber.'Valor' ) * (((( taxa de juros / dias do mês ) * valor conta ) * (now-tabela_contas_receber.'data_vencimento' )/100)+ ( data de hoje - data vencimento ) / 100 ) + Tabela_Contas_Receber.'Valor'), Tabela_Contas_Receber.'Total' ) ) valor conta ), valor total ) ) 5 - Expressão Valor Juros para Contas a Receber II esta expressão calcula os dias que a conta está atrasada e depois calcula o juro ( juros simples ) ( ( ( ( Tabela_Empresa.'Taxa_Juros' / 30 ) *Tabela_Contas_Receber.'Valor' ) * ( ( ( ( taxa de juros / dias do mês ) * valor conta ) * ( now-tabela_contas_receber.'data_vencimento' ) ) ) ( data de hoje - data vencimento ) ) ) 6 - Expressão Saldo do Caixa esta expressão calcula 30% sobre o valor do saldo do caixa ( ( ( Tabela_Caixa_Saldos.'Saldo' * 30 ) / 100 ) ) ( ( ( valor saldo do caixa * porcentagem ) / 100 ) ) 7 - Expressão Soma Valor esta expressão soma o campo valor ( SUM( Tabela_Caixa_Lançamentos.'Valor' ) ) ( soma( campo valor ) ) 8 - Expressão Parte do Código da Conta esta expressão pega do campo conta a primeira posição ( MID( Tabela_Caixa_Lançamentos.'Conta', 1, 1 ) ) ( dentro ou meio( campo conta na posição 1, pega o primeiro dígito ) ) 9 - Expressão Mês da Data Vencimento

97 Menus 97 esta expressão vai mostrar o mês a que se refere a data de vencimento das contas a receber format(tabela_contas_receber.'data_vencimento', "mm" ) formatar( data vencimento, mês ) Depois de sair do construtor de expressões, se você confirmar a expressão, você precisa incluir a expressão criada por você, para isso clique no botão Adicionar. Condições: aqui é onde serão montadas as condições que definirão como e quais serão os dados selecionados para esta consulta. Para criar um condição nova primeiramente precisamos escolher o campo, para facilitar vamos montar as condições para o nosso relatório de lista de clientes. Neste relatório teremos duas condições: uma que vai pedir o cliente inicial e o cliente final e outra que vai pedir a classe. Valor: clique na seta para escolher o campo a ser incluído, use as setas para cima e para baixo para visualizar todos os campos, aqui são mostrados todos os campos de todas as tabelas que você selecionou na aba Tabelas. Clique sobre o campo escolhido. Abaixo do campo escolhido vai abrir um campo em branco onde você vai escolher a condição a ser usada, clique na seta ao lado, e escolha a condição. Se você usar as condições Não é Nulo ou É Nulo, não é necessário mais nenhum parâmetro. Para as outras condições você ainda vai precisar determinar o valor ou os parâmetros variáveis para comparação. No caso do valor você irá digitá-lo no campo em branco que será mostrado logo abaixo da condição, vamos fazer uma das condições do nosso relatório que cabe para esta situação, a condição para a classe: primeiro escolha o campo Tabela_Clientes.Cliente_Classe, em seguida escolha a condição = ( Igual à ), e então no campo abaixo deste digite um código de classe dos clientes dos quais quer o relatório ( 1, 2,...conforme o cadastro de classes ), digitando o valor você determina que o valor é fixo, neste caso, é para a classe escolhida. Já para as condições com variáveis você vai precisar clicar no ponto de interrogação amarelo ( é onde serão definidos os parâmetros das variáveis ), neste caso o Hábil Veículos vai mostrar uma tela esperando a entrada de várias informações: Nome do Parâmetro: entre com o nome interno do parâmetro variável, é o que vai ser usado internamente pelo Hábil Veículos, não pode conter espaços dentro do mesmo. Ex.: CodigoInicial, CodigoFinal, ClienteI, ClienteF, ContaInicial, ContaFinal. Descrição Amigável: entre com o nome que será mostrado no momento de imprimir o relatório. Ex: Código Conta Inicial, Código Conta Final, Código do Cliente, Código Conta Caixa. Tipo do Parâmetro: clique na seta ao lado desta opção para escolher o tipo. O tipo a ser escolhido deve ser o mesmo que foi usado na tabela no banco de dados, se no banco de dados o campo é inteiro aqui também deve ser do tipo inteiro, se caracter aqui também deve ser caracter, se data aqui também deve ser data. Valor Padrão: digite um valor padrão, que será mostrado e sugerido no momento da impressão do relatório. Por exemplo para o Código Cliente Inicial você pode sugerir o número 1, para o Código Cliente Final pode sugerir um número que possa ser o último cliente , assim no momento da impressão de um relatório de clientes você poderia imprimir todos os clientes ou alterar o Código Cliente Inicial e Final para imprimir um específico ou também imprimir uma faixa menor de clientes. No caso de campos do tipo data deixe em branco o valor padrão que no momento da impressão ( fora do Report Engine ), o Hábil Veículos vai sugerir a data do dia. Buscar Valor da Tabela: em aberto... Campo de Valor: em aberto... Campo de Procura: em aberto... Para o nosso relatório de Clientes Tipo Lista vamos criar mais uma condição que vai usar os parâmetros variáveis, vamos fazê-lo passo a passo: - primeiro vamos escolher o campo para o código do cliente inicial e final, que é o campo Tabela_Clientes.Codigo - depois do campo escolhido vamos escolher a condição, pra isso clique na seta para baixo da condição e escolha >= E <= ( Entre os Valores, inclusive ), que vai determinar um cliente inicial e um final para o relatório, ao escolher esta condição o Hábil Veículos vai abrir dois campos em branco onde serão definidos os parâmetros variáveis Cliente Inicial e Cliente Final. Primeiro vamos criar o Cliente Inicial: - clique sobre o ponto de interrogação amarelo para que possamos definir o parâmetro variável inicial - ao lado do Nome do Parâmetro digite ClienteI

98 98 Help do Hábil Veículos - ao lado da Descrição Amigável digite Código Cliente Inicial para o Tipo do Parâmetro escolha Número Inteiro para o Valor Padrão digite 1 clique em OK para confirmar o parâmetro Agora vamos para o outro parâmetro, o Cliente Final: - clique sobre o ponto de interrogação amarelo para que possamos definir o parâmetro variável final - ao lado do Nome do Parâmetro digite ClienteF - ao lado da Descrição Amigável digite Código Cliente Final - para o Tipo do Parâmetro escolha Número Inteiro - para o Valor Padrão digite , se você tem mais clientes que coloque um número que seja maior que o seu número de clientes - clique em OK para confirmar o parâmetro - depois dos parâmetros variáveis definidos clique em Adicionar Condição para que a condição seja adicionada. Para as condições você tem as opções de: Adicionar Condição: inclui uma condição nova. Alterar Condição: você clica sobre a condição já incluída na coluna da direita e depois clica nesta opção para alterar algum dos dados escolhidos ou digitados por você. Remover Condição: você clica sobre a condição já incluída na coluna da direita e depois clica nesta opção para apagar a condição. Sempre que apagar uma condição logo em seguida clique no botão Visualizar SQL. Limpar Definição: limpa a visualização da condição. Depois que usar a visualização procure limpá-la em seguida para que a condição não seja alterada sem querer. Abaixo vamos mostrar alguns exemplos ( do Hábil Empresarial ) de condições que você pode montar: 1- Clientes por Cidade Neste exemplo foram criadas duas condições, uma para Cliente Inicial e outra para Cliente Final, você também poderia criar uma só usando a condição >= E <= ( Entre os Valores, inclusive ). Tabela_Clientes.Cliente_Codigo >= {CliI} Tabela Cliente campo Codigo maior ou igual que Cliente Inicial AND Tabela_Clientes.Cliente_Codigo <= {CliF} e Tabela Cliente campo Codigo menor ou igual que Cliente Final AND Tabela_Clientes.Cliente_Cidade LIKE {Cidade} e Tabela Cliente campo Cidade seja semelhante a Cidade ( semelhante porque pode ser somente parte do nome) 1 - Tabela_Clientes.Cliente_Codigo >= {CliI} Tabela Cliente campo Codigo maior ou igual que Cliente Inicial - primeiro vamos escolher o campo da tabela que usaremos para a primeira condição ( Cliente >= que Cliente Inicial ) que é o campo Tabela_Clientes.Codigo - depois do campo escolhido vamos escolher a condição, pra isso clique na seta para baixo da condição e escolha >= ( Maior ou Igual Que ), que vai determinar um cliente inicial para o relatório, ao escolher esta condição o Hábil Veículos vai abrir um campo em branco onde será definido o parâmetro variável Cliente Inicial para criar o Cliente Inicial: - clique sobre o ponto de interrogação amarelo para definir o parâmetro variável - ao lado do Nome do Parâmetro digite ClienteI - ao lado da Descrição Amigável digite Código Cliente Inicial - para o Tipo do Parâmetro escolha Número Inteiro - para o Valor Padrão digite 1 - clique em OK para confirmar o parâmetro - clique em Adicionar Condição 2 - AND Tabela_Clientes.Cliente_Codigo <= {CliF} e Tabela Cliente campo Codigo menor ou igual que Cliente Final - vamos escolher o campo da tabela que usaremos para a esta condição ( Cliente <= que Cliente Final ) que é o campo Tabela_Clientes.Codigo - depois do campo escolhido vamos escolher a condição, pra isso clique na seta para baixo da condição e escolha <= ( Menor ou Igual Que ), que vai determinar um cliente final para o relatório, ao escolher esta

99 Menus 99 condição o Hábil Veículos vai abrir um campo em branco onde será definido o parâmetro variável Cliente Final para criar o Cliente Final: - clique sobre o ponto de interrogação amarelo para definir o parâmetro variável - ao lado do Nome do Parâmetro digite ClienteF - ao lado da Descrição Amigável digite Código Cliente Final - para o Tipo do Parâmetro escolha Número Inteiro - para o Valor Padrão digite clique em OK para confirmar o parâmetro - clique em Adicionar Condição 3 - AND Tabela_Clientes.Cliente_Cidade LIKE {Cidade} e Tabela Cliente campo Cidade seja semelhante ao conteúdo da variável Cidade - vamos escolher o campo da tabela que usaremos para a esta condição ( Cliente Cidade seja semelhante a Cidade ) que é o campo Tabela_Clientes.Cliente_Cidade - depois do campo escolhido vamos escolher a condição, pra isso clique na seta para baixo da condição e escolha Semelhante a..., que vai dar duas opções: uma digitar o nome da cidade no campo em branco que o Hábil Veículos vai mostrar ( o relatório sempre seria tirado para essa cidade ), e a outra seria definir o parâmetro variável Cidade para criar o parâmetro Cidade: - clique sobre o ponto de interrogação amarelo para definir o parâmetro variável - ao lado do Nome do Parâmetro digite Cidade - ao lado da Descrição Amigável digite Nome da Cidade ( ou parte dele ) - para o Tipo do Parâmetro escolha Texto - clique em OK para confirmar o parâmetro - clique em Adicionar Condição 2- Contas a Pagar Tabela_Contas_Pagar.Data_Pagamento IS NULL Tabela Contas a Pagar campo Data Pagamento é nula ( vazia ), isto é está pendente AND Tabela_Contas_Pagar.Data_Vencimento >= {DataInicial} AND >= {DataFinal} e Tabela Contas a Pagar campo Data Vencimento maior ou igual a DataInicial e menor ou igual a DataFinal 1 - Tabela_Contas_Pagar.Data_Pagamento IS NULL Tabela Contas a Pagar campo Data Pagamento é nula ( vazia ), isto é está pendente - primeiro vamos escolher o campo da tabela que usaremos para a primeira condição ( Data_Pagamento IS NULL ) que é o campo Tabela_Contas_Pagar.Data_Pagamento. - depois do campo escolhido vamos escolher a condição, pra isso clique na seta para baixo da condição e escolha IS NULL. - clique em Adicionar Condição 2 - AND Tabela_Contas_Pagar.Data_Vencimento >= {DataInicial} AND >= {DataFinal} e Tabela Contas a Pagar campo Data Vencimento maior ou igual a DataInicial e menor ou igual a DataFinal - vamos escolher o campo da tabela que usaremos para a esta condição ( Data Vencimento >= que Data Inicial e <= que Data Final ) que é o campo Tabela_Contas_Pagar.Data_Pagamento - depois do campo escolhido vamos escolher a condição, pra isso clique na seta para baixo da condição e escolha >= E <= ( Entre os Valores, inclusive ), que vai determinar uma data inicial e uma data final para o relatório, ao escolher esta condição o Hábil Veículos vai abrir dois campos em branco onde serão definidos os parâmetros variáveis Data Inicial e Data Final para criar o Data Inicial e o Data Final: Data Inicial: - clique sobre o ponto de interrogação amarelo para que possamos definir o parâmetro variável inicial - ao lado do Nome do Parâmetro digite DataInicial - ao lado da Descrição Amigável digite Data Vencimento Inicial - para o Tipo do Parâmetro escolha Data - clique em OK para confirmar o parâmetro

100 100 Help do Hábil Veículos Data Final: - clique sobre o ponto de interrogação amarelo para que possamos definir o parâmetro variável final - ao lado do Nome do Parâmetro digite DataFinal - ao lado da Descrição Amigável digite Data Vencimento Final - para o Tipo do Parâmetro escolha Data - clique em OK para confirmar o parâmetro - depois dos parâmetros variáveis definidos clique em Adicionar Condição para que a condição seja adicionada. Observações: para os relatórios tipo documento ( relatórios que serão impressos após um cadastro ), existem algumas observações: - deverá ser criada uma condição ( com dois parâmetros ) ou duas condições ( com um parâmetro cada ) que solicite o código ( de cadastro ) inicial e final do documento que está sendo criado, por exemplo: ficha do cliente, nesse caso seria solicitado o código do cliente inicial e o código do cliente final, sendo que estes parâmetros deverão receber Valor Padrão = 0; Veja como fica a montagem da condição exemplo: 1 - Tabela_Clientes.Cliente_Codigo >= {CliI} Tabela Cliente campo Codigo maior ou igual que Cliente Inicial e a condição 2 - Tabela_Clientes.Cliente_Codigo >= {CliF} Tabela Cliente campo Codigo menor ou igual que Cliente Final 1 - clique sobre o ponto de interrogação amarelo para definir o parâmetro variável - ao lado do Nome do Parâmetro digite ClienteI - ao lado da Descrição Amigável digite Código Cliente Inicial - para o Tipo do Parâmetro escolha Número Inteiro - para o Valor Padrão digite 0 - clique em OK para confirmar o parâmetro - clique em Adicionar Condição 2 - clique sobre o ponto de interrogação amarelo para definir o parâmetro variável - ao lado do Nome do Parâmetro digite ClienteF - ao lado da Descrição Amigável digite Código Cliente Final - para o Tipo do Parâmetro escolha Número Inteiro - para o Valor Padrão digite 0 - clique em OK para confirmar o parâmetro - clique em Adicionar Condição - poderão ser criadas várias outras condições que não solicitem digitação de dados, por exemplo: a- Tabela_Clientes_Sexo = 'M' Tabela Clientes campo Sexo igual a M b- Tabela_Clientes_Classe = 5 Tabela Clientes campo classe igual a 5 Agrupamentos: nesta aba você vai selecionar os campos a serem agrupados. O agrupamento é usado em casos específicos onde você precisa juntar informações. Você adiciona os campos conforme a ordem de prioridade do agrupamento. Todos os campos deverão ser adicionados no agrupamento, só ficarão fora do agrupamento os campos tipo expressão que você criou na Aba Campos. Vamos supor que você esta fazendo um relatório do caixa e quer que os lançamentos sejam agrupados por data, o primeiro campo a ser adicionado seria o campo Data e depois todos os outros. Para adicionar clique sobre o campo escolhido duas vezes com o botão esquerdo do mouse ou clique uma vez e depois clique no botão Adicionar. Se precisar remover clique sobre o campo escolhido da coluna da direita e depois clique no botão Remover. Nesta aba só aparecerão ( e você só poderá usar para incluir ) os campos escolhidos por você na aba Campos. Ordem: aqui você escolhe os campos para a ordem de impressão do relatório. Na coluna da esquerda só aparecerão os campos escolhidos por você na aba Campos. Escolha campo a campo clicando sobre o mesmo

101 Menus 101 na coluna da esquerda duas vezes, ou clicando sobre ele uma vez e depois clicando no botão Adicionar. Adicione somente os campos que precisar. Ex.: Vamos usar como exemplo o relatório de Clientes Tipo Lista que estamos fazendo. Provavelmente precisaremos dele por ordem de código do cliente, de nome e por ordem de classe. Nesse caso iríamos adicionar os campos Tabela_Clientes.Código, Tabela_Cliente.Nome e Tabela_Cliente.Classe. Abaixo dos campos adicionados há também a opção de ordem de visualização que pode ser Crescente ou Decrescente, isto é, se você escolheu ordem de código, por exemplo, e escolher Crescente será mostrado e/ou impresso 1, 2, 3...( do menor para o maior ) no caso de Decrescente 3, 2, 1...( do maior para o menor ). Duplicar: esta opção tem a finalidade de permitir que você faça uma cópia da consullta escolhida, para posterior utilização neste e em outros relatórios. Muitas vezes você vai precisar criar um relatório novo, o qual você vai fazer com base em um já pronto, pra facilitar o seu trabalho foi criada no Hábil Veículos esta opção. Assim não será necessário refazer toda a consulta, mas somente alterar a que você duplicou. Para duplicar uma consulta primeiro crie um relatório novo, então clique no botão Duplicar, o Hábil Veículos vai mostrar uma lista com todas as consultas onde você deverá escolher a que será duplicada. Depois de escolhida clique em OK, em seguida será pedido o novo nome da consulta ( Escolha o novo nome da fonte de dados: ), para que haja distinção entre uma consulta e outra, depois disso a consulta estará pronta para você alterar o que precisar. Alterar: depois de criada a consulta você pode entrar nesta opção para fazer todas as alterações que se fizerem necessárias. Clique sobre a consulta que precisa alterar depois clique no botão Alterar. O Hábil Veículos vai abrir a consulta e a partir disso você poderá proceder com as alterações necessárias. Algumas alterações que você poderá fazer: - incluir ou excluir tabelas - alterar ligações de tabelas - incluir ou excluir campos - incluir ou excluir condições - incluir ou excluir campos para agrupamentos - incluir ou excluir campos para a ordem Importar: faz a importação de consultas já criadas. A importação funciona diferente da duplicação. A duplicação cria outra consulta independente, já a importação usa a mesma consulta para vários relatórios, portanto se você fizer uma alteração numa consulta todos os relatórios que usarem esta consulta sofrerão a mesma alteração e, nesse caso, você poderá ter resultados indesejáveis. Por isso sugerimos que você prefira usar a duplicação. LayOut do Relatório: O layout é o desenho do relatório, é onde você vai usar a consulta e os dados escolhidos. É onde vamos fazer o cabeçalho, o rodapé, e onde vai ser definida a posição dos campos escolhidos na consulta, etc.. Para criar um layout veja Layout do Relatório Layout LayOut do Relatório: vamos ver a partir daqui sobre o layout do relatório. O layout é o desenho do relatório, é onde você vai usar a consulta e os dados escolhidos. É onde vamos fazer o cabeçalho, o rodapé, e onde vai ser definida a posição dos campos escolhidos na consulta para a impressão, entre outras coisas. Novo: quando você estiver criando um relatório novo provavelmente vai precisar criar um layout para este relatório, dizemos provavelmente porque você também pode usar o layout de um outro relatório e somente alterá-lo. Sugerimos criar um modelo básico, com o cabeçalho e o rodapé para que você possa usar sempre o mesmo e poupar tempo. Quando clica nesta opção ( Novo ) o Hábil Veículos primeiramente vai aplicar a(s) condições da consulta para gerar os dados a serem impressos, assim quando estiver montando o layout do relatório você terá os dados para visualizar ou imprimir. Por exemplo, usando as condições do relatório modelo que estamos montando, aquele de Clientes, o Hábil Veículos pediria o Cliente Inicial, o Cliente Final e a Classe, fornecendo estas informações ( e tendo clientes para a classe escolhida ) serão selecionados dados para a posterior visualização do relatório. Depois de entrar com as informações solicitadas o Hábil vai levá-lo para o Gerador de Relatórios, que é uma espécie de editor de textos onde vamos, finalmente, montar o layout. O Gerador de Relatórios e uma espécie de editor, com várias opções de componentes( objetos ) que podem

102 102 Help do Hábil Veículos ser incluídos no relatório.o Gerador permite que o usuário monte o seu próprio layout e também que se crie um com a ajuda de um Assistente. Para usar o assistente na criação de um layout, entre no menu arquivo do Gerador e escolha a opção Novo, na tela que aparecer escolha Report Wizard ( que é o assistente de criação de relatório ). No caso de optar por criar um layout manualmente então entre no menu Arquivo e escolha Novo e depois Report ou Arquivo\New Report. Antes de iniciar o layout sugerimos consultar Componentes do Gerador de Relatórios para que você possa se inteirar de dos componentes ( botões e outros ) que o gerador disponibiliza. Primeiramente precisamos definir o Condutor de Dados Mestre e Detalhe, que neste caso que só tem uma consulta vai ser o mesmo. Vá para o menu \Relatórios na opção Dados e escolha o condutor de dados mestre e depois o detalhe, que será a consulta Clientes Por Classe. Neste caso, como há só uma consulta o condutor mestre e o detalhe é o mesmo, se houvesse mais que uma consulta a principal seria o condutor de dados mestre e a outra consulta a auxiliar provavelmente seria o condutor de dados detalhe. Dizemos provavelmente porque isto não é uma regra, às vezes mesmo tendo duas ou mais consultas uma somente é o condutor de dados mestre e detalhe. Em um layout novo, o relatório se divide basicamente em Título, Cabeçalho, Detalhe e Rodapé que são as mais usadas e também temos Sumário e Page Style. Para o relatório que vamos montar não usaremos as duas últimas. Primeiramente vamos personalizar o relatório para a empresa ( colocar o nome, endereço, e dados que acharmos necessário para identificarmos de qual empresa estamos imprimindo o relatório ). Abaixo incluimos a imagem do cabeçalho e numeramos cada ítem para facilitar: Em toda a inclusão de componente é necessário: - Escolha o componente a ser inserido no relatório. - Clique sobre o mesmo na barra de ferramentas. - Depois clique onde quer incluí-lo no relatório( no título, cabeçalho, rodapé, etc ). - Posicione o componente clicando sobre ele com o botão esquerdo do mouse ( mantendo pressionando ) e arrastando o componente até o lugar desejado. Lembre-se que para posicionar o componente precisa estar selecionado, para saber se o mesmo está selecionado observe se há quadradinhos nos cantos do componente. - Clicando com o botão direito sobre o componente vai abrir uma tela com as opções disponíveis para o mesmo. cada componente possui opções próprias. - Conforme a finalidade do componente você pode trocar o tipo de letra, o tamanho, a cor, redimensionar o tamanho, etc. Imagem: para incluir o componente 1, uma imagem com o logotipo da empresa, inclua um botão Imagem, que está na barra de Componentes Padrão, o qual identificamos com um balão e também com o número 1. Após incluí-lo, posicione-o onde você preferir ( para posicioná-lo clique sobre o mesmo com o botão esquerdo do mouse e arraste ). Por último você precisa ligar este componente com a imagem que quer visualizar. Para isso pressione com o botão esquerdo do mouse sobre o componente para selecioná-lo depois pressione com o botão direito, vai abrir uma tela com opções, escolha então a opção Figura e o Hábil Veículos vai pedir para você localizar a

103 Menus 103 figura que quer que seja mostrada. Dados da Empresa: para incluir o componente 2, são vários com o mesmo número, inclua um botão Variável, que está na barra de Componentes Padrão, o qual identificamos com um balão e também com o número 2-5. Após incluí-lo, posicione-o onde você preferir ( para posicioná-lo clique sobre o mesmo com o botão esquerdo do mouse e arraste ). O próximo passo é então fazer que seja impresso neste campo o Nome Fantasia, para isso pressione com o botão esquerdo do mouse sobre o componente para selecioná-lo depois pressione com o botão direito, vai abrir uma tela com opções, escolha então Formato de Apresentação e dentro deste escolha o campo Nome Fantasia. Repita esta operação para o telefone, o fax, o CGC e a inscrição estadual. Título do Campo: para incluir o componente 3, um componente com o título do campo, inclua um botão Texto, que está na barra de Componentes Padrão, o qual identificamos com um balão e também com o número 3-4. Após incluí-lo, posicione-o onde você preferir ( para posicioná-lo clique sobre o mesmo com o botão esquerdo do mouse e arraste ). O próximo passo é então é digitar o texto que deverá ser mostrado neste componente. Com este campo selecionado, procure na barra de tarefas um componente de Edição ( que vai conter o nome Label1 ou Label2, etc...) e digite o título, que neste caso é Fax : Incluímos abaixo uma imagem do mesmo para facilitar: Este campo só é habilitado quando você inclui um componente Texto. Para o componente 4, repita o que fez para o 3, depois altere a fonte da letra para o tamanho 12 ou 14 conforme preferir. Depois clique no componente de Negrito ( o que é representado por um B ) e por último sugerimos mudar a cor clicando na seta que está ao lado do componente Cor da Fonte, que é representado por um A e escolha a cor. Parâmetros: para incluir o componente 5, um componente com os parâmetros solicitados para a impressão do relatório, inclua um botão Variável, que está na barra de Componentes Padrão, o qual identificamos com um balão e também com o número 2-5. Após incluí-lo, posicione-o onde você preferir ( para posicioná-lo clique sobre o mesmo com o botão esquerdo do mouse e arraste ). O próximo passo é então fazer que seja impresso neste campo os parâmetros, para isso pressione com o botão esquerdo do mouse sobre o componente para selecioná-lo depois pressione com o botão direito, vai abrir uma tela com opções, escolha então Formato de Apresentação e dentro deste escolha o campo Parâmetros. Depois clique novamente com o botão direito e escolha a opção Tamanho Automático, que neste caso é necessário marcar porque conforme os parâmetros escolhidos será mudado o tamanho do componente. Resumindo: 1- Ligar a consulta ao layout do relatório : vá para /Relatório/Dados e escolha o Condutor de Dados Mestre ( e a consulta principal ) e o Condutor de Dados Detalhe ( que e a consulta adicional, neste caso pode existir mais que uma, na dúvida entre em contato. 2- Incluir botões chamado Texto para o título e o cabeçalho do relatório : neste caso vai aparecer um

104 104 Help do Hábil Veículos retângulo na parte superior ( um combobox ) onde está escrito Label1, Label2, etc., nesse campo você deve escrever o título do cabeçalho por exemplo: Código, Nome Cliente, Valor, Data, etc.. 3- Incluir botões DBTexto para os campos de dados : depois que voce incluir um DBTexto você o seleciona clicando uma vez sobre ele, observe que o conteúdo deste campo ( dbcombobox ) vai aparecer no canto superior esquerdo, clique na seta que aparece ao lado para você selecionar a cláusula sql, logo ao lado desta cláusula existe outro campo ( dbcombobox ) com uma seta para baixo clique nela, e ai que você escolhe o campo de sua tabela a ser impresso, para cada DBTexto é possível incluir um campo de sua tabela. 5- Os grupos são uma espécie de subdivisão dentro do detalhe do relatório, por exemplo você tem um relatório de contas a receber por data de vencimento e quer um subtotal a cada vez que mudar a data, então primeiro você vai para \Relatório\Grupos ( aqui dentro do Layout mesmo ), na tela que abrir primeiro você escolhe o Grupo, clica na seta para baixo no campo (dbcombobox) que aparece depois do nome Grupos, aparecem os campos escolhidos por você na consulta ( e aparecem repetidos porque a primeira vez a para ordem crescente e a segunda e para ordem decrescente), escolha um, no exemplo que estamos dando o campo Data Vencimento, clique em Adicionar. Nas opções abaixo desta vai ficar marcado: Campo de Dados e Reimprimir Cabeçalhos de Grupos nas... ( só estas duas ), clique em OK, surgirão duas novas divisões: o Cabeçalho do Grupo e o Rodapé do Grupo, no nosso exemplo usaremos so o rodapé, então e só incluir um dbcalculado com o campo que você somar, acima de onde esta o Rodapé do Grupo..., posicione conforme achar melhor; caso voce queira um total geral também vá para \Relatório\Sumário e será incluída mais uma divisão do relatório o Sumário então coloque um dbcalculado e ligue no campo valor, e no final da impressão do relatório sera adicionado o valor total. O Gerador de relatórios e uma ferramenta poderosa, voce pode fazer muitas *coisas* interessantes o que escrevemos aqui esta longe de ser um Help, são só alguns passos para facilitar o seu trabalho. (Sugestão: entre dentro do lay-out de um relatório pronto, e brinque para descobrir como funciona, depois ao fechar, no canto superior direito, não grave as alterações) Dentro do Gerador você pode gravar o lay-out do relatório, vá para Arquivo/Salvar Como... e salve o lay-out no formato que ele sugere (*.rtm), depois de salvo feche tudo e crie um relatório novo, ao entrar no Gerador a tela do lay-out vai estar em branco, vá para Arquivos/Abrir e abra o lay-out salvo anteriormente, assim o seu trabalho sera reduzido, depois é só fazer as alterações e salvar Componentes do Gerador de Relatórios Componentes do Gerador de Relatórios: vamos ver abaixo os principais componentes( botões e outros ) usados no Gerador de Relatórios. Os componentes ( ou botões ) estão separados por barras de ferramentas. Cada barra tem um nome e uma função. Elas podem ou não ficar visíveis. Para deixar a barra de ferramentas visível ( uma ou mais ) vá para o menu \Visualizar\Barra de Ferramentas e ative uma a uma, clicando sobre elas. Cada componente possui várias propriedades que o usuário vai configurar conforme a sua necessidade. Para acessar as propriedades, primeiro e preciso incluir no relatório o componente escolhido e depois clicar com o botão direito sobre ele, irá se abrir uma tela com as propriedades do mesmo. Vejamos abaixo as barras de ferramentas mais usadas e seus componentes: Componentes Padrão: é composto por: Texto, Memorando, Texto Formatado, Sistema Variável, Variável, Imagem, Polígono, Linha, Gráfico, Código de Barras e CheckBox. Usados para inclusão de textos ( texto ), contratos ( texto formatado ), polígonos ( para fazer quadrados, círculos, etc., na criação de documentos ou outros ), imagem ( para inclusão de imagens ), variável ( para incluir no relatório data, hora, etc ), calculadora ( para fazer cálculos ). Componentes de Dados: é composto por: DbTexto, DbMemorando, DbTexto Formatado, DbCalculado, DbImagem, DbCódigo de Barras, DbGráfico e DbCheckBox. Estes componentes são usados para mostrar (

105 Menus 105 imprimir ) campos de dados escolhidos na consulta de dados. Eles são ligados aos componentes desta barra conforme seu tipo. Por exemplo para imprimir campos tipo texto, número e data você usará o dbtexto, para campos memo o dbtexto formatado. Para somas de subtotais ou totais usará o componente dbcalculado, o dbimagem é para usar com campos que guardam imagens. O dbcódigo de barras é usado para imprimir campos( numérico com ou sem texto ) que se queira imprimir no formato código de barras, o dbgráfico será usado para fazer gráficos com base na consulta criada. O dbcheckbox é usado para imprimir campos que guardam true e false ( boolean ). Os componentes de dados precisam ser ligados a campos da consulta que está sendo usada neste relatório. Por isso depois de incluir um destes componentes no relatório observe que é mostrada a barra de ferramentas de edição ( logo abaixo você pode visualizar o Editar ) com dois campos: um pra escolher a consulta ( o da esquerda ) e outro para escolher o campo desta consulta que será mostrado ( o da direita ). Dbtexto - Para o componente dbtexto é possivel definir como será o formato de apresentação do conteúdo deste componente ( normalmento chama-se a máscara ). Para ver as opções de máscara inclua um dbtexto no relatório e ligue o mesmo num campo da consulta conforme explicamos logo acima, depois clique com o botão direito sobre o dbtexto e conforme for o tipo do conteúdo ( valor, valor por extenso, data, porcentagem ) escolha o formato de apresentação que é mais adequado. Sugestões: - para campos valor : -1, #,0.00;-#, para campos porcentagem -1,234.00% 0.00 % - para mostrar a data só mês e ano: mm/yyyy - para mostrar a data dia e mês: dd/mm Estes são os mais usados mas como você verá tem outros tipos, isto é só para você ter uma idéia de como fazer. Dbcalculado - este componente faz soma, contagem, média, etc., de campos numéricos ou com valores. Para incluir um dbcalculado antes é preciso definir onde você quer o cálculo: se no detalhe, rodapé, sumário, etc, o mais comum é usá-lo no rodapé. Depois de incluí-lo no relatório escolha a consulta e o campo a ser somado, você só precisa ter o cuidado de observar onde vai por este campo, normalmente ele e usado no rodapé do grupo assim por exemplo se você definiu um grupo por data, a cada troca de data o dbcalculado vai mostrar o total para aquela data; Componentes Avançados: é composto por: Região e SubRelatório. Padrão: é composto por: Novo, Abrir, Salvar, Configuração de Página, Imprimir, Visualizando Impressão, Recortar, Copiar e Colar. Formato: é composto por: Fonte, Tamanho da Fonte, Negrito, Itálico, Sublinhado, Alinhar à Esquerda, Centralizar, Alinhar à Direita, Cor da Fonte, Cor de Destaque, Trazer para a Frente, Enviar para Trás.

106 106 Help do Hábil Veículos Editar: é composto por: Setar Valores. Este componente é usado em conjunto com alguns componentes de outras barras ( por exemplo o botão texto da barra Componentes Padrão e o botão dbtexto da barra Componentes de Dados ). Desenho: é composto por: Cor de Preenchimento, Cor da Linha, Largura da Linha e Estilo da Linha. Alinhamento ou Espaçamento: é composto por: Alinhar as Margens Esquerdas, Alinhar os Centros Horizontais, Alinhar as Margens Direitas, Alinhar os Topos, Alinhar os Centros Verticais, Alinhar Rodapés, Espaçar Igualmente na Horizontal, Espaçar Igualmente navertical, Centralizar Horizontalmente na Faixa, Centralizar Verticalmente na Faixa. Tamanho: é composto por: Diminuir para a menor largura, Aumentar para a maior largura, Diminuir para a menor altura, Diminuir para a maior altura. Deslocamento: é composto por: Deslocamento para cima, Deslocamento para baixo, Deslocamento à esquerda, Deslocamento à direita. Incluímos abaixo a tela do Gerador com todas as barras de ferramentas visíveis:

107 Menus 6.4 Utilitários Opções do Sistema Opções do Sistema 107 Acessando o menu Utilitários/ Opções do Sistema, você encontra uma tela para configuração geral do Hábil Veículos. Ela está dividida em 3 guias, que iremos tratar separadamente. Opções Locais Globais

108 Help do Hábil Veículos Opções Locais Na guia Opções Locais você encontra algumas opções para configuração do Hábil Veículos. Essas opções são por Área, ou seja, você pode ter duas áreas cadastradas no sistema, cada uma com uma configuração diferente nessa guia. Vamos aos campos: Pedir Senha: se essa opção estiver marcada, sempre que você acessar o Hábil Veículos aparecerá uma tela pedindo para você informar sua Área, seu Usuário e sua senha. A tela é a que está abaixo: Mostrar Rapid View: marcando essa opção, sempre que você abrir o Hábil Veículos, será mostrada a tela do Rapid View, com todos os eventos do mês.

109 Menus 109 Mostrar tela do Rapid Action: se essa opção estiver marcada, na tela principal do sistema, aparecerá a tela do Rapid Action, com os ícones mais usados. Mostrar pouco espaço para o HD: o Hábil Veículos avisa quando seu HD ( disco rígido ) está com pouco espaço. Basta informar o espaço que você deseja, e quando seu HD estiver com o espaço livre igual ou menor ao informado, ao abrir o sistema aparecerá uma mensagem avisando sobre isso. O Hábil Veículos possui um recurso para avisar sobre os aniversariantes. Basta marcar a opção Lembrete de Aniversariantes e informar os dias de antecedência que você quer ser avisado. Ao abrir o sistema, aparecerá a tela de Aniversariantes do Dia com a informação solicitada. Taxa de Refresh: digite a quantidade ( em millisegundos ) de tempo em que o Hábil Veículos deve dar um refresh ( abrir e fechar ) nos arquivos. Sugerimos que você não mude esse parâmetro ( caso precise, entre em contato com o suporte técnico ). Enter Emula Tab: com essa opção marcada, você poderá usar a tecla Enter para navegar entre os campos nos cadastros. Ela terá a mesma função que a tecla Tab. Pede Backup na Saída: se essa opção estiver marcada, sempre que você sair do Hábil Veículos, aparecerá uma tela pedindo se você deseja fazer Backup. Usar tecnologia Rapid Action: marcando essa opção, os ícones que aparecem no Rapid Action serão ordenados por quantidade de acesso, ou seja, o cadastro que foi mais acessado, ficará por primeiro. Então se você entrou no Cadastro de Contas a Pagar seis vezes, e nos Lançamentos Bancários quatro vezes, o primeiro ícone mostrado será o de Contas a Pagar. Quando você acessar os Lançamentos Bancários sete vezes, o Hábil Veículos irá alterar a ordem automaticamente, deixando esse cadastro por primeiro. Padrão de Aparência: com o Hábil Veículos é possível definir vários padrões de aparência diferentes. Clicando no botão de pesquisa, será aberto o editor de Padrõres de Aparência. Compensar lançamentos bancários automaticamente: com essa opção marcada, não será mais necessário utilizar a rotina de Compensação de Lançamentos Bancários, porque todos os lançamentos serão compensados no momento em que forem cadastrados. Lembramos que se você vai usar a rotina de Conciliação Bancária deve deixar esta opção desmarcada. Mostrar ícone do Monitor na bandeja do Windows: marcando essa opção, o Monitor do Hábil Veículos ( TrayHabilVeiculos.exe ) ficará ativo e ao lado do relógio do Windows ( canto inferior direito ). Ele irá monitorar seus Compromissos e Contas a Pagar e lhe avisará deles mesmo se o Hábil Veículos estiver fechado Globais Na guia Globais 1 você encontra mais algumas configurações para o Hábil Veículos. O que a difere de Opções Locais é o fato das configurações afetarem todas as Áreas cadastradas, e não só a ativa no momento. Veja a tela:

110 110 Help do Hábil Veículos Formatação das entradas de dados: nesse campo você poderá escolher o tipo de tratamento que o texto digitado terá. Veja os exemplos: Digitação padrão, sem alteração: escolhendo essa opção, o Hábil Veículos não irá alterar nada do que você digitar nos campos. Então se você digitar "fernando SILVA", ele manterá essa formatação. Todas as palavras com a primeira letra maiúscula: escolhendo essa, ao digitar "fernando SILVA", o Hábil Veículos irá transformar seu texto para "Fernando Silva", mantendo somente a primeira letra maiúscula nas palavras. Somente a primeira palavra com a primeira letra maiúscula: ao digitar "fernando silva", o texto será formatado para "Fernando silva", ou seja, somente a primeira palavra terá a inicial mudada. Colocar todas as letras em maiúsculas: fazendo isso, ao digitar "fernando silva", o Hábil Veículos formatará seu texto para "FERNANDO SILVA". Colocar todas as letras em minúsculas: nesse caso, o Hábil Veículos formatará sua digitação para letras minúsculas. Configurações de moedas: nesses campos você deve informar qual é a moeda padrão que o software trabalhará. O padrão do Hábil Veículos é trabalhar com Reais, mas você pode configurá-lo para aceitar outra moeda. Documentos possíveis de se imprimir: em todos os cadastros do Hábil Veículos, sempre que você confirma um cadastro, aparece uma tela pedindo se você deseja imprimir algum documento referente ao cadastro feito. É nessa área que você controla essa impressão. Basta você escolher o tipo de cadastro que você quer, no campo Ao efetuar. Aparecerão os relatórios que estão configurados para aquela rotina. Para incluir mais algum, basta clicar no botão Incluir Documento, e escolher o relatório na tela que aparecer. Para excluir os relatórios da lista, clique sobre ele e depois clique em

111 Menus 111 Excluir Documento. Se não houver nenhum relatório configurado nessa área para a rotina, a tela de impressão não será mostrada após a inclusão do cadastro. A Globais 2 funciona da mesma forma que a Globais 1. As alterações feitas nela, irão afetar todas as Áreas cadastradas no Hábil Veículos, e não só a ativa. Ao acessar, você verá a seguinte tela: Juro mensal para atraso de recebimentos %: nesse campo, informe o percentual de juro que será cobrado caso alguma Conta a Receber seja recebida com atraso. Desconto para pagamento antecipado %: caso haja um Recebimento de Contas feito com adiantamento, você pode configurar uma porcentagem de desconto. Tipo de Juros a ser cobrado: você pode escolher entre juro Simples e juro Composto. Dias de carência na cobrança de Juros: antes de começar a calcular os juros pelo atraso no recebimento, você pode dar X dias de carência, basta informar nesse campo. Incluir carência no cálculo de Juros: com essa opção marcada, se o Contato ultrapassar os dias de carência sem efetuar o pagamento, o Hábil Veículos irá incluir os dias de carência no cálculo. Por exemplo, se você possui 3 dias de carência para calcular os juros, e o contato atrasou 5 dias. Com a opção desmarcada, o cálculo de juros seria sobre 2 dias. Se ela estiver marcada, o cálculo será sobre os 5 dias.

112 112 Help do Hábil Veículos Cobrar multa após X dias de atraso: além dos juros, você também pode definir um valor de multa para quem atrasar o pagamento de contas. Basta informar o número de dias nesse campo. Percentual de multa a ser cobrada: aqui você deve informar o percentual de multa sobre o valor total da Conta a Receber que será cobrado. Abastecimentos: nesse campo, você poderá escolher uma Conta de Despesa para ser usada automaticamente, sempre que for feito um abastecimento na tela de Lançamentos Mudar Senha do Usuário Acessando o menu Utilitários/ Mudar Senha do Usuário, você pode mudar a senha para login do seu Usuário, sem ter que acessar o cadastro. Observe a tela abaixo: Informe seu Usuário e sua Senha, entre com os mesmos dados que você usa para entrar no Hábil Veículos. Nessa parte da tela, você irá informar a nova senha do usuário. Por segurança, você precisa digitá-la nos dois campos. Aparência: se você quiser, também pode mudar o Padrão de Aparência. Basta clicar nesse no botão, para que seja aberta a tela de configuração da aparência, onde você poderá alterar a aparência em uso Informações do Sistema Nesse item do menu, serão mostradas informações sobre a cópia do Hábil Veículos que está instalada na sua máquina. Geralmente essas informações serão solicitadas pelo suporte quando necessário.

113 Menus 113 Versão do Sistema: aqui aparecerão informações sobre a sua versão do Hábil Veículos, de acordo com a chave de registro que você está usando. Build: essa é a versão, de acordo com o executável que você está usando. Tamanho do Executável: esse campo mostra o tamanho do arquivo HabilVeiculos.exe que está dentro da pasta C:\Arquivos de Programas\ Koinonia Software\ Habil Veiculos. Data do Executável: esse campo mostra de quando é seu executável, para que você saiba se ele está ou não atualizado. Nro Usuários Logados: mostra o número de usuários que estão usando o banco de dados ao mesmo tempo. Path MDB: mostra a localização do seu banco de dados ( HabilVeiculos.mdb ). O caminho padrão é C:\ Arquivos de Programas\ Koinonia Software\ Habil Veiculos\ Dados. Pwd MDB: esse campo mostra a senha do banco de dados criptografada. Aqui você encontra informações gerais sobre o computador que está com o Hábil Veículos instalado Jogos Como nós sabemos que ninguém é de ferro, preparamos um sub-menu somente com jogos para você :) Acessando o menu Utilitários/ Jogos, você encontrará cinco jogos diferentes:

114 114 Help do Hábil Veículos Xadrez Resta Um Tetris Blip Bata no Rato Bom divertimento :)) Calendário O Hábil Veículos possui um calendário, onde você pode visualizar as datas de maneira rápida e prática. Você pode acessá-lo pelo menu Utilitários/ Calendário ou clicando sobre a data atual que está no rodapé do programa, veja: Acessando pelo menu ou clicando na data atual, a tela que aparecerá é a que está abaixo, observe:

115 Menus 115 Ele sempre trará na tela o mês atual. Caso você precise visualizar outro mês, clique nos botões que estão ao lado do nome do mês para avançar ou retroceder, de acordo com sua necessidade. Esse calendário irá pegar a data e hora do Windows. Caso os dados não estejam corretos, você precisa corrigir a data e hora do Windows Calculadoras No menu Utilitários você encontra dois tipos de calculadora, a Normal e a Com Fita. A Calculadora Normal é a que está abaixo:

116 116 Help do Hábil Veículos Caso você precise efetuar cálculos rápidos, basta pressionar Ctrl + F9 ou acessar pelo menu para abrir essa janela. Para cálculos mais longos, onde você tenha que efetuar várias operações, sugerimos a Calculadora com Fita. Observe: Note que essa possui um histórico na parte superior, com todos os cálculos feitos. Você pode visualizar todas as operações clicando nas setas que estão na parte direita da tela. Para apagar, clique no primeiro ícone, acima das setas. Para acessá-la, você pode usar as teclas de atalho Ctrl + F8.

117 Menus Rapid Action O Rapid Action é uma tela onde ficam os atalhos para várias janelas do programa. Esta opção é aberta automaticamente assim que você inicia o Hábil Veículos. Você também pode acessá-lo pelo menu Utilitários/ Rapid Action, veja a tela: Nessa área aparecerão os menus do Hábil Veículos. Clicando sobre eles, aparecerão os atalhos correspondentes ao menu. Aqui aparecerão os atalhos do menu escolhido. Todos os botões possuem essa seta. Clicando nela, aparecerão algumas opções, veja: O Rapid Action possui uma tecnologia diferente, ele irá ordenar os atalhos por ordem de mais usado, ou seja, se você acessou a Agenda de Compromissos cinco vezes, e acessou o Cadastro de Contas a Receber duas vezes, a agenda aparecerá primeiro. Zera esse botão: escolhendo essa opção, o Hábil Veículos irá zerar o número de acessos do botão

118 118 Help do Hábil Veículos selecionado, ou seja, ele desaparecerá do Rapid Action temporariamente. Mas a medida que você for utilizando o botão, ele aparecerá novamente. Zera todos botões: clicando nessa opção, o Rapid Action será zerado, com isso nenhum atalho aparecerá na tela. A medida que você voltar a utilizar os menus, eles voltarão a aparecer na tela. Número de acessos: mostra para você quantas vezes o cadastro escolhido foi acessado. Observação: os itens só irão voltar a aparecer na tela se o Hábil Veículos estiver configurado para trabalhar com a tecnologia Rapid Action. Essa configuração é feita nas Opções do Sistema, guia Opções Locais Padrões de Aparência O Hábil Veículos possui diferentes tipos de skins. Com ele, você pode definir uma aparência diferente daquela que é padrão do Windows, escolhendo entre as pré-definidas ou criando uma. Todos os skins são baseados nas imagens que estão na pasta C:\ Arquivos de Programas\ Koinonia Software\ Habil Veiculos\ Imagens, mas você pode escolher imagens que estejam fora dessa pasta. O arquivo deve ter a terminação gif, bmp, ico, emf ou wmf. Acessando o menu Utilitários/ Padrões de Aparência, você poderá usar skins prontos, alterá-los ou criar novos. Veja:

119 Menus 119 Clicando sobre qualquer um dos componentes que aparecem nessa tela, você estará selecionando-os para mudar a aparência. Ao clicar sobre o botão, por exemplo, o Hábil Veículos irá até a guia onde a aparência do botão pode ser modificada. Você pode alterar um a um dos componentes da tela. Padrão: se você preferir, pode escolher um dos padrões existentes no software. Basta clicar sobre esse botão para visualizá-los. Lembrando que você pode escolher um deles e alterá-lo. Cores: essa guia mostra as cores dos campos, barras e listas. Basta clicar sobre a cor para alterá-la. Você irá visualizar o resultado na tela. Imagens das Telas: é nessa guia que você pode escolher as imagens que aparecem no fundo da tela principal e das janelas secundárias. Veja a tela:

120 120 Help do Hábil Veículos Para alterar, clique no botão de pesquisa e localize a nova imagem. Menus/Barra de atalhos: nessa guia você escolhe as imagens que aparecerão ao fundo do menu e da Barra de Atalhos do Hábil Veículos. Veja: É possível escolher a imagem, o estilo, e se o menu mostrará o ícone do cadastro. Outras Opções: aqui você irá escolher o estilo da borda externa das janelas e o padrão dos botões do Hábil Veículos. Novo: clicando nesse botão, você poderá criar um novo padrão de aparência. Será necessário definir a aparência de cada um dos componentes. Apagar: clique nesse campo para apagar um padrão de aparência selecionado. Salvar: se você criou ou alterou algum dos padrões existentes, clique nesse campo para salvar as alterações feitas. No caso de um novo padrão, aparecerá uma janela pedindo para você digitar o nome do mesmo. Setar: após escolhido o padrão de aparência, clique nesse botão para que os componentes no software recebam o padrão selecionado Rapid CEP A tela de Rapid CEP serve para que você possa pesquisar os CEP's do Cadastro de CEPs com mais rapidez. Basta preencher os campos que você tem e o Hábil Veículos irá mostrar os resultados obtidos. Lembrando que essa pesquisa não serve somente para localizar o CEP. Caso você possua somente o CEP, mas não tenha o endereço ou cidade, é possível localizá-los. Acessando o menu Utilitários/ RapidCEP, você verá o seguinte:

121 Menus 121 Estado: nesse campo você deve informar o estado ( UF ) do CEP que irá ser localizado. Cidade: informe a cidade do CEP. Bairro Inicial: digite o bairro onde começa o CEP. Logradouro: digite o nome da Rua/Avenida/Travessa/etc. Tipo: informe se é uma Rua, Avenida, Travessa, ou outra opção. CEP: digite o CEP. Nessa área aparecerão os resultados obtidos. Pesquisa: ao clicar nesse botão, o Hábil Veículos irá tentar localizar todos os dados a partir dos campos preenchidos. Ele irá mostrar todas as informações encontradas na tela. 6.5 Outros Guia Anexos A guia Anexos serve para relacionar arquivos do computador com algum cadastro. Você pode anexar um comprovante de pagamento em uma Conta a Pagar ou anexar fotos nos seus Contatos, entre outras coisas. Veja abaixo como essa guia trabalha:

122 122 Help do Hábil Veículos Descrição: essa coluna vai guardar a descrição do arquivo que está anexado. Localização: mostra a pasta onde o arquivo está gravado. Caso o arquivo ou a pasta forem apagados, o Hábil Veículos não terá mais acesso a ele. Sugerimos que os arquivos relacionados com o sistema sejam gravados dentro de uma mesma pasta, para facilitar. Adicionar: clicando nesse botão, será mostrada uma janela para que você possa localizar o arquivo que será anexado. Após isso, aparecerá outra janela, para que você possa digitar a Descrição do ítem, caso você clique em Cancelar, a descrição ficará com a mesma informação que a Localização. Remover: use esse botão para remover os arquivos anexados nessa guia. Ele não irá excluir os arquivos do seu computador, apenas irá remover da guia. Abrir: ao clicar nesse botão, o arquivo que estiver selecionado será aberto. Se você possui um contrato importante, ou comprovante, com essa opção basta localizar o cadastro correspondente e anexar o arquivo. Assim sempre que você acessar o cadastro, poderá localizar o arquivo facilmente.

123 Menus Guia Campos do Usuário Campos do Usuário 123 A guia para criação de campos do usuário está disponível nos cadastros de Contas a Pagar e Receber, Agenda de Compromissos e Contatos e Telefones Esta rotina foi desenvolvida para o Hábil Veículos com o objetivo de suprir uma necessidade dos usuários de cadastrar informações para as quais o Hábil Veículos não tem campos específicos. Por exemplo: se na Agenda de Contatos o usuário precisasse de um campo Último Contato, até então seria necessário adaptar um campo para guardar esta informação, agora com a opção de criação de campos do usuário e só criar o campo e começar a utilizá-lo. Obs: Para imprimir um desses campos criados pelo usuário nos relatórios do Hábil Veículos é necessário alterar a consulta do relatório incluindo o campo e depois modificar o layout do mesmo para também incluir este campo para a impressão. Opções: Nome do Campo: digite aqui o nome do campo a ser criado. Tipo: permite escolher o tipo do campo a ser criado ( Texto, Texto com Opções, Número Inteiro, Número com Decimais, Data ou Memorando ( para textos mais longos )). Tamanho: conforme o tipo escolhido será liberada a escolha do tamanho ou não. Para os tipos Texto e Texto com Opções o usuário poderá escolher o tamanho. Valores: esta opção será disponibilizada para o tipo Texto com Opções, e serve para discriminar as opções disponíveis para o campo, por exemplo: você cria um campo para guardar o tipo do Contato, então no ítem Valores você relacionará os tipos do contato, um em cada linha. Tipo 1 Tipo 2 Tipo 3 Tipo 4 Outros

124 124 Help do Hábil Veículos Descrição: essa é uma informação que estará disponível somente internamente, no banco de dados. Buscar Valores de Outras Tabelas Para o caso de você querer pegar valores de outra tabela do Hábil Veículos preencha os campos abaixo, lembrando que o Tipo do campo deve ser compatível com o tipo do campo escolhido na opção Guardar Valor do Campo ( ex: se o campo for do tipo Texto o campo escolhido também precisa ser do tipo Texto ). A opção de buscar valores de outras tabelas é muito útil quando, por exemplo, você quer pegar um valor de outra tabela sem ir no cadastro da mesma (ex. o código do contato que está na tabela Contatos). Ao escolher a tabela, o campo a ser mostrado e o valor do campo, o Hábil Veículos apresenta os valores guardados nesta outra tabela para você selecionar e então o valor escolhido será guardado. Tabela: escolha a tabela da qual você quer pegar o campo, para o exemplo que citamos seria a tabela Contatos. Mostra Campo: escolha o campo a ser mostrado da tabela escolhida, que para o exemplo, pode ser o campo Nome. Guardar Valor do Campo: escolha o campo do qual quer pegar a informação, que para o exemplo seria o campo Código. Feito isso clique em Salvar para criar o campo, ou Cancelar caso você queira cancelar o procedimento. Veja os exemplos de campos criados: Exemplo 1 Exemplo Exemplo 1 Aqui você verá como cadastrar campos do usuário que trabalhem guardando valores em outras tabelas. Usaremos o exemplo criando um campo de Centro de Custos. Acesse o cadastro desejado: no exemplo usaremos a tela de Contatos e Telefones, que não possui nenhum campo para centro de custos.

125 Menus 125 Clique em Criar Campo: será mostrada a tela para preenchimento das características do novo campo. Veja: Nome do Campo: nesse ítem escolha o nome que o campo terá. Tipo: escolha Texto. Nessa opção, o campo Valores não será usado.

126 126 Help do Hábil Veículos Tamanho: informe o tamanho do campo, de acordo com o que será escolhido no campo Guardar Valor do Campo. Tabela: selecione a tabela que o campo irá pesquisar. Mostra Campo: nesse ítem, selecione o campo que você quer pesquisar. Nesse exemplo usando o Centro de Custos, o campo é o Descrição. Guardar Valor do Campo: é necessário escolher um campo que não se repita em outros cadastros, por isso sugerimos que sempre seja usado o campo Código. Como o Hábil Veículos gera esse campo automaticamente, não há possibilidade de existir outro centro de custos com o mesmo código. Feito isso, clique em Salvar. O resultado será esse: Esse campo funciona como qualquer outro campo de pesquisa no Hábil Veículos. Você pode informar o Código do Centro de Custos ou clicar no botão de pesquisa para localizá-lo. Veja:

127 Menus 127 A opção Buscar Valores de Outra Tabela só será usada quando o campo do usuário precisar fazer pesquisas em outra tabela do Hábil Veículos. Em todos os outros casos, é necessário deixar essa opção vazia Exemplo 2 Nesse exemplo iremos mostrar como criar campos que tenham valores fixos para escolha, como o o campo UF na Agenda de Contatos e Telefones. Acesse a tela em que você deseja criar o campo, na guia Campos Usuário, e clique em Criar Campo. Veja abaixo:

128 128 Help do Hábil Veículos Nome do Campo: informe o nome do novo campo. Tipo: nesse ítem, selecione a opção Texto com Opções. Tamanho: informe a quantidade máxima de caracteres que o campo vai aceitar. Valores: é nesse ítem que você irá digitar os valores que o campo mostrará para escolha. Digite um valor e pressione Enter para digitar o próximo valor, como no exemplo acima. Nesse exemplo não é necessário usar a opção Buscar Valores de Outra Tabela. Isso só será necessário quando for criado um campo que busque valores nas tabelas do Hábil Veículos, como no Exemplo 1. Clique em Salvar e veja como ficou o campo:

129 Menus 129 Lembre-se que além de poder escolher uma das opções, você também pode escrever dentro do campo, usando o limite de caracteres informado anteriormente. Veja:

MANUAL SGI CHECK suporte@sgicheck.com.br

MANUAL SGI CHECK suporte@sgicheck.com.br MANUAL SGI CHECK suporte@sgicheck.com.br 2 ÍNDICE 1 Bem Vindo ao SGI Check... 4 2 Suporte... 5 3 Instalação do SGI Check... 5 4 Senha Inicial... 7 5 Comandos Básicos... 8 6 Segurança... 10... 6.1 Backup

Leia mais

Manual do Hábil Pessoal + Veículos Software Controle Financeiro Pessoal

Manual do Hábil Pessoal + Veículos Software Controle Financeiro Pessoal Manual do Hábil Pessoal + Veículos Software Controle Financeiro Pessoal Hábil Pessoal + Veículos 2006-2015 by Koinonia Software Ltda (0xx46) 3225-6234 I Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Índice Cap. I

Leia mais

Manual do Hábil Pessoal + Veículos Software Controle Financeiro Pessoal

Manual do Hábil Pessoal + Veículos Software Controle Financeiro Pessoal Manual do Hábil Pessoal + Veículos Software Controle Financeiro Pessoal Hábil Pessoal + Veículos 2006-2010 by Koinonia Software Ltda (0xx46) 3225-6234 I Ajuda do Hábil Pessoal + Veículos Índice Cap. I

Leia mais

jfinanç as Pessoal Versão 2.0 - Fevereiro/2015

jfinanç as Pessoal Versão 2.0 - Fevereiro/2015 jfinanças Pessoal Versão 2.0 - Fevereiro/2015 Índice 1 INTRODUÇÃO E VISÃO GERAL... 1 2 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INICIAL DO JFINANÇAS PESSOAL... 2 2.1 Download... 3 2.2 Instalação do jfinanças Pessoal...

Leia mais

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09 ÍNDICE Sobre o SabeTelemarketing 03 Ícones comuns à várias telas de gerenciamento Contato Verificar registros 09 Telas de cadastro e consultas 03 Menu Atalho Nova pessoa Incluir um novo cliente 06 Novo

Leia mais

Manual de instruções rápido para testar o sistema Graces

Manual de instruções rápido para testar o sistema Graces Manual de instruções rápido para testar o sistema Graces Gerenciar um salão de beleza usando o sistema Graces é muito fácil! Eis alguns passos que poderão lhe ajudar a realizar os testes. Lembre-se que

Leia mais

Manual da AGENDA GRACES 2011

Manual da AGENDA GRACES 2011 1 Agenda Graces Manual da AGENDA GRACES 2011 O Sistema Agenda Graces integrada ao Sistema Graces e Agenda Graces Grátis foi desenvolvido pela empresa Quorum Informática. Este Manual tem por objetivo atender

Leia mais

Guia Prático do Usuário

Guia Prático do Usuário Guia Prático do Usuário 3. O que esse Manual aborda Esse manual é um guia prático de utilização do sistema, ele aborda noções gerais sobre gerenciamento de sua empresa além de ter informações detalhando

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS 1 CADASTRANDO CLIENTES 1.1 BUSCANDO CLIENTES 1.1.1 BUSCANDO CLIENTES PELO NOME 1.1.2 BUSCANDO CLIENTES POR OUTRAS BUSCAS 1.2 CAMPO OBSERVAÇÕES

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO GONDOLA

MANUAL DO USUÁRIO GONDOLA NOÇÕES GERAIS MANUAL DO USUÁRIO GONDOLA Para melhor compreender o ambiente de trabalho do sistema GONDOLA, é necessário que sejam apresentadas algumas noções gerais, antes de se aprofundar em cada módulo

Leia mais

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 2.1. Instalação... 4 2.1.1. Servidor - Computador Principal... 4 2.1.2. Estação - Computador na Rede... 6 2.1.3. Estação - Mapeamento

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS 1 CADASTRANDO CLIENTES 1.1 BUSCANDO CLIENTES 1.1.1 BUSCANDO CLIENTES PELO NOME 1.1.2 BUSCANDO CLIENTES POR OUTRAS BUSCAS 1.2 CAMPO OBSERVAÇÕES 1.3

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA MEUSOFT MEI

MANUAL DO SISTEMA MEUSOFT MEI MANUAL DO SISTEMA MEUSOFT MEI www.meusoft.com.br Indice Item Descrição Pg 1. Objetivo e Principais Funcionalidades 3 2. Para acessar e instalar a aplicação 4 3. Conhecendo o MeuSoft MEI 6 3.0 Tela inicial

Leia mais

Guia de Demonstração MeusPets

Guia de Demonstração MeusPets 1. Objetivo e Principais Funcionalidades Com o email clique no link de ativação. E confirme a instalação. O MeusPets é um sistema simplificado para acompanhamento da vida do Pet. Pode ser usado de forma

Leia mais

SISTEMA DE CONTROLE FINANCEIRO. Curitiba PR www.softwar.com.br suporte@softwar.com.br

SISTEMA DE CONTROLE FINANCEIRO. Curitiba PR www.softwar.com.br suporte@softwar.com.br SISTEMA DE CONTROLE FINANCEIRO Curitiba PR www.softwar.com.br suporte@softwar.com.br Esta é a primeira tela, aonde o usuário irá colocar o código de acesso para utilizar o software. Se for a primeira vez

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Professor On-line. Em construção versão: 16/01/2015. Elaboração SED/DITI/GETIG

Professor On-line. Em construção versão: 16/01/2015. Elaboração SED/DITI/GETIG Professor On-line Em construção versão: 16/01/2015 Tela inicial de acesso Nº do IP do equipamento que está acessando o sistema 2 Login Matrícula no formato NNNNNN-D-VV (número, dígito, vínculo) Obs: independente

Leia mais

www.simplesgps.com.br Simples como tem que ser Revisão 1.05 Página 1

www.simplesgps.com.br Simples como tem que ser Revisão 1.05 Página 1 www.simplesgps.com.br Simples como tem que ser Revisão 1.05 Página 1 Sumário Simples como tem que ser... 3 Acesso... 4 Mapas... 5 Rastreamento... 7 Panorâmica... 7 Cercas... 8 Criando cercas eletrônicas...

Leia mais

Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida - Controle Financeiro Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro" Editorial Brazil Informatica I Vida - Controle Financeiro Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... Financeiro 2 Part II Novidades Versão 2.9 (Contas)

Leia mais

1998-2011 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados.

1998-2011 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados. Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso, somente a Domínio Sistemas poderá ter

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

NeXT ERP Manual do usuário. Resumo das principais funcionalidades. Dezembro/2009. NeXT Software

NeXT ERP Manual do usuário. Resumo das principais funcionalidades. Dezembro/2009. NeXT Software NeXT ERP Manual do usuário Resumo das principais funcionalidades Dezembro/2009 NeXT Software Página 1 de 33 Índice Iniciando NeXT ERP...3 Tela inicial...3 Interface padrão do NeXT ERP...3 Interface - Cadastro

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo INTRODUÇÃO O Microsoft Outlook 2007 é um programa de gestão de informações pessoais e de mensagens que auxilia no gerenciamento de mensagens, compromissos, contatos, tarefas e partilhar informações com

Leia mais

DRIVE CONTÁBIL NASAJON

DRIVE CONTÁBIL NASAJON DRIVE CONTÁBIL NASAJON Módulo Gestão de Documentos Versão 1.0 Manual do Usuário 1 Sumário Os Módulos do Gerenciador de NFe: Informações Básicas Primeiro Acesso: Requisitos Acesso ao Drive Contábil Nasajon

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário Guia Rápido do Usuário 1 Apresentação Auxiliar o cliente Mesa01 de forma rápida e eficaz é o objetivo deste Manual Através dele, você conseguirá esclarecer dúvidas do dia-a-dia na utilização do sistema

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.07 Movimentações... 4 Movimentações de Caixa... 4 Entradas... 6 Recebimento em Dinheiro... 8 Recebimento em Cheque... 8 Troco... 15 Saídas... 17 Movimentações de Banco... 22

Leia mais

Guia de Utilização do Microsoft Dynamics CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes)

Guia de Utilização do Microsoft Dynamics CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes) Guia de Utilização do Microsoft Dynamics CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes) 1. Sobre o Microsoft Dynamics CRM - O Microsoft Dynamics CRM permite criar e manter facilmente uma visão clara dos clientes,

Leia mais

CPS FINANÇAS PESSOAIS MANUAL DO USUÁRIO

CPS FINANÇAS PESSOAIS MANUAL DO USUÁRIO APRESENTAÇÃO O CPS FINANÇAS PESSOAIS é um software desenvolvido para gerenciar a movimentação financeira de forma pessoal, rápida e simplificada fornecendo relatórios e demonstrativos. Este manual é parte

Leia mais

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso Carrera Pessoal 2015 Guia de uso Bem vindo ao Carrera Pessoal 2015, o gerenciador financeiro ideal. Utilizando o Carrera Pessoal você poderá administrar com facilidade as suas finanças e/ou da sua família.

Leia mais

Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica I Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Conteúdo Part I Introdução

Leia mais

Manual (Office 365) Para acesso ao sistema de e-mails, os passos iniciais continuam os mesmos.

Manual (Office 365) Para acesso ao sistema de e-mails, os passos iniciais continuam os mesmos. Histórico de Alterações Versão Data Autor Função Descrição 1 14/09/2012 Roberto Gouveia Analista de Help Desk Criação inicial 2 19/11/2013 Roberto Gouveia Analista de Help Desk Atualização A partir de

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. - INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Sistema de Controle de Cheques GOLD

Sistema de Controle de Cheques GOLD Sistema de Controle de Cheques GOLD Cheques GOLD é um sistema para controlar cheques de clientes, terceiros ou emitidos. Não há limitações quanto as funcionalidades do programa, porém pode ser testado

Leia mais

www.gerenciadoreficaz.com.br

www.gerenciadoreficaz.com.br Fone: (62) 4141-8464 E-mail: regraconsultoria@hotmail.com www.gerenciadoreficaz.com.br Guia Prático do Usuário Manual de Instalação Gerenciador Eficaz 7 2 Manual do Usuário Gerenciador Eficaz 7 Instalando

Leia mais

MÓDULO CLIENTE 1. O QUE PODE SER FEITO PELO SITE: 3 2. APRESENTAÇÃO DO SITE 4

MÓDULO CLIENTE 1. O QUE PODE SER FEITO PELO SITE: 3 2. APRESENTAÇÃO DO SITE 4 MÓDULO CLIENTE Conteúdo 1. O QUE PODE SER FEITO PELO SITE: 3 2. APRESENTAÇÃO DO SITE 4 2.2 HOME 4 2.3 A VALECARD 5 2.4 PRODUTOS 6 2.5 REDE CREDENCIADA 7 2.6 ROTA 9 2.7 CONTATO 9 3. EMPRESAS 11 3.1. ACESSO

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET - FRETAMENTO

Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET - FRETAMENTO Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET - FRETAMENTO Versão 1.0 Julho/2012 ÍNDICE 1 REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSTALAÇÃO... 4 1.1 Equipamento e Sistemas Operacionais 4 1.1.1

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS NETPAN CDC VEÍCULOS CONTATO COMERCIAL ÍNDICE 1. ACESSO AO SISTEMA... 3 1.1. ABERTURA DO INTERNET EXPLORER...3 1.2. ACESSO AO NETPAN...3 1.2.1. Tela Inicial...4 1.2.2. Digitando

Leia mais

MANUAL DO CARBON AUTO (Sistema administrativo para oficinas mecânicas)

MANUAL DO CARBON AUTO (Sistema administrativo para oficinas mecânicas) MANUAL DO CARBON AUTO (Sistema administrativo para oficinas mecânicas) www.carbonsystem.com.br Índice: Pág Conteúdo 2 Conhecendo o Sistema 3 Cadastro de Clientes Menu Cadastros >> Clientes 4 Menu de Cadastros

Leia mais

Manual Sistema Curumim. Índice

Manual Sistema Curumim. Índice Versão 1.0 Índice 1. Instalação do Sistema... 3 2. Botões e Legenda... 4 3. Login do Sistema... 5 4. Tela Principal... 6 5. Dados Cadastrais da Empresa... 7 6. Aluno Cadastro... 8 7. Aluno - Cadastro de

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Resumo das funcionalidades

Resumo das funcionalidades Resumo das funcionalidades Menu MENU Dados Cadastrais Atualizar Cadastro Troca Senha Grupo Usuários Incluir Atualizar Funcionários Incluir Atualizar Atualizar Uso Diário Importar Instruções Processar Status

Leia mais

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados.

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados. Versão 8.1A-13 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso, somente a Domínio Sistemas

Leia mais

Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro Pessoal" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida - Controle Financeiro Pessoal Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro Pessoal" Editorial Brazil Informatica I Vida - Controle Financeiro Pessoal Conteúdo Part I Introdução 3 1 Vida Controle... Financeiro 3 Part II Configuração

Leia mais

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas GerNFe 1.0 Manual do usuário Página 1/13 GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas O programa GerNFe 1.0 tem como objetivo armazenar em local seguro e de maneira prática para pesquisa,

Leia mais

E&L Controle de Frotas. Perguntas Frequentes

E&L Controle de Frotas. Perguntas Frequentes E&L Controle de Frotas Perguntas Frequentes 1. Quando ocorre a integração com o patrimônio e no cadastro de veículos na aba patrimônio o veículo não aparece, qual o procedimento a ser feito para que o

Leia mais

A primeira parte do cadastro de clientes é formado pela Identificação, com as principais informações do cliente.

A primeira parte do cadastro de clientes é formado pela Identificação, com as principais informações do cliente. 1 CADASTROS 1.1 CLIENTES 1.1.1 IDENTIFICAÇÃO A primeira parte do cadastro de clientes é formado pela Identificação, com as principais informações do cliente. A identificação é composta pelos campos: Código:

Leia mais

DRIVE CONTÁBIL NASAJON

DRIVE CONTÁBIL NASAJON DRIVE CONTÁBIL NASAJON Módulo Gerenciador de NFe Versão 1.0 Manual do Usuário 1 Sumário da Apostila Informações Básicas Primeira Utilização: Os Módulos do Gerenciador de NFe: Como funciona o Sistema? Diagrama

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Financeiro e Caixa

Manual do Usuário. Sistema Financeiro e Caixa Manual do Usuário Sistema Financeiro e Caixa - Lançamento de receitas, despesas, gastos, depósitos. - Contas a pagar e receber. - Emissão de cheque e Autorização de pagamentos/recibos. - Controla um ou

Leia mais

Manual SteelBOX Gestão e Automação de Estúdios Audiovisuais

Manual SteelBOX Gestão e Automação de Estúdios Audiovisuais Manual SteelBOX Gestão e Automação de Estúdios Audiovisuais Alterosa MG Do Software O SteelBOX é o melhor e mais completo software de gestão e automação de estúdios audiovisuais do país, nele pequenos

Leia mais

Índice 1. PORTAL DE VENDAS... 3 2. INTEGRAÇÃO PORTAL DE VENDAS X FOX... 4 3. CADASTRO DE VENDEDORES/SUPERVISORES... 5 4. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA...

Índice 1. PORTAL DE VENDAS... 3 2. INTEGRAÇÃO PORTAL DE VENDAS X FOX... 4 3. CADASTRO DE VENDEDORES/SUPERVISORES... 5 4. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA... Portal de Vendas Índice 1. PORTAL DE VENDAS... 3 2. INTEGRAÇÃO PORTAL DE VENDAS X FOX... 4 3. CADASTRO DE VENDEDORES/SUPERVISORES... 5 1.1. Guia Portal de Vendas... 7 4. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA... 8 5.

Leia mais

Cadastros e Acessos. Conhecimento global. Foco local. www.audatex.com.br / www.solerainc.com Versão 1.0

Cadastros e Acessos. Conhecimento global. Foco local. www.audatex.com.br / www.solerainc.com Versão 1.0 Cadastros e Acessos Conhecimento global. Foco local. www.audatex.com.br / www.solerainc.com Versão 1.0 Histórico das versões VER DATA AUTOR DESCRIÇÃO DA MODIFICAÇÃO 1.0 18/08/2010 MT Versão Inicial Índice

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS NETPAN CDC VEÍCULOS LOJISTA ÍNDICE 1. ACESSO AO SISTEMA... 3 1.1. ABERTURA DO INTERNET EXPLORER...3 1.2. ACESSO AO NETPAN...3 1.2.1. Tela Inicial...4 1.2.2. Digitando o Nome

Leia mais

Sumário. Manual Frota

Sumário. Manual Frota Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Aba Frota... 4 Abastecimento... 4 Calendário... 26 Agenda Data... 38 Agenda Km... 59 Agendamento... 81 Agendas realizadas...104 Agenda...123

Leia mais

Manual do Sistema "Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM" Editorial Brazil Informatica I Vida em Mãos - Controle Financeiro para PALM Conteúdo Part I Introdução 2 1 Fala Comigo -... Sistema de Atendimento

Leia mais

O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas desenvolvido pelo Tesouro Nacional, em parceria com a BM&FBOVESPA.

O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas desenvolvido pelo Tesouro Nacional, em parceria com a BM&FBOVESPA. 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Tesouro Direto... 4 3. Compra de títulos... 5 4. Venda de títulos... 12 5. Consultas... 19 5.1 Extrato... 19 5.2 Cestas de compra... 20 5.3 Cestas de venda... 21

Leia mais

Presskit Guia Rápido. Release 2.0. Presskit

Presskit Guia Rápido. Release 2.0. Presskit Presskit Guia Rápido Release 2.0 Presskit 06/07/2009 Sumário 1 Login 2 Login e Senha...................................... 2 Esqueci minha senha.................................. 2 Fale Com o Suporte...................................

Leia mais

CEABS Sistema de Monitoramento Manual de Utilização CSM

CEABS Sistema de Monitoramento Manual de Utilização CSM CEABS Sistema de Monitoramento Manual de Utilização CSM SUMÁRIO Apresentação... - ACESSANDO O SISTEMA... 3 - FUNCIONALIDADES DAS ABAS DO SISTEMA... 6. - VISUALIZANDO ÚLTIMA POSIÇÃO DO OBJETO RASTREADO...

Leia mais

MÓDULO DE CONTROLE DE CONSÓRCIO.

MÓDULO DE CONTROLE DE CONSÓRCIO. MANUAL DO SISTEMA Versão 6.08 Parametrizando o sistema... 3 Administradoras... 3 Aba Configurações Gerais... 5 Aba Licenciamento/Valor Produto... 9 Aba Configurações Comissões... 10 Copiar Configurações...

Leia mais

Usando o Outlook MP Geral

Usando o Outlook MP Geral Usando o Outlook MP Geral Este guia descreve o uso do Outlook MP. Este guia é baseado no uso do Outlook MP em um PC executando o Windows 7. O Outlook MP pode ser usado em qualquer tipo de computador e

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 ÍNDICE Apresentação Principais Botões Login Usúario Resultado Método Quantum Preencher Método Quantum Extrato On-Line Engenharia de Função Grupos

Leia mais

Locavia MANUAL DO USUÁRIO

Locavia MANUAL DO USUÁRIO Locavia MANUAL DO USUÁRIO INFO SISTEMAS DE INFORMÁTICA LTDA. Fone: (31) 2122-0888 Site: www.infosistemas.com.br e-mail: suporte@infosistemas.com.br MSN: suporte@infosistemas.com.br Skype: suporte_infosistemas

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

Página 1. Manual do Operador de Caixa

Página 1. Manual do Operador de Caixa Página 1 Manual do Operador de Caixa Página 2 Sumário Conhecendo a tela de abertura do sistema... 03 Tela principal do sistema... 05 Tela de consulta... 06 Inserir clientes na venda... 07 Funções especiais...

Leia mais

Este documento consiste em 25 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010.

Este documento consiste em 25 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Manual do Usuário Este documento consiste em 25 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução deste documento,

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS MANUAL DE PROCEDIMENTOS V PORTAL WEB Revisão: 07 Versão: 7.9.109 JM Soft Informática Março, 2015 SUMÁRIO 1 AVALIAÇÕES... 9 2 PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL...

Leia mais

Visão Cliente da Empresa de Contabilidade. Versão 8.1A-13

Visão Cliente da Empresa de Contabilidade. Versão 8.1A-13 Visão Cliente da Empresa de Contabilidade Versão 8.1A-13 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas

Leia mais

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Tutorial Ouvidoria Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Como acessar a Ouvidoria? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar

Leia mais

Duvidas XDental 2015

Duvidas XDental 2015 Duvidas XDental 2015 Criação da requisição 1.Após aprovar um orçamento com alguma especialidade de prótese, clique em relató rios clínicos para criar uma requisição. Secione a especialidade de prótese

Leia mais

Manual de Referência do Usuário. Programa de Tratamento de Registro de Ponto (PTRP) - JPonto5. Copyright 2012 Tecno Soluções em Informática LTDA

Manual de Referência do Usuário. Programa de Tratamento de Registro de Ponto (PTRP) - JPonto5. Copyright 2012 Tecno Soluções em Informática LTDA Programa de Tratamento de Registro de Ponto (PTRP) - JPonto5 Copyright 2012 Tecno Soluções em Informática LTDA Todos os Direitos Reservados Índice Cadastro de usuários... 8 Elementos da tela.... 8 Cadastrando

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Migrando para o Outlook 2010

Migrando para o Outlook 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Outlook 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EAD 1

MANUAL DO ALUNO EAD 1 MANUAL DO ALUNO EAD 1 2 1. CADASTRAMENTO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Após navegar até o PORTAL DA SOLDASOFT (www.soldasoft.com.br), vá até o AMBIENTE DE APRENDIZAGEM (www.soldasoft.com.br/cursos).

Leia mais

A.S. Sistemas Rua Prof. Carlos Schlottfeldt, 10A Clélia Bernardes Viçosa MG CEP 36570-000 Telefax: (31) 3892 7700 dietpro@dietpro.com.

A.S. Sistemas Rua Prof. Carlos Schlottfeldt, 10A Clélia Bernardes Viçosa MG CEP 36570-000 Telefax: (31) 3892 7700 dietpro@dietpro.com. Sumário Principais Características...5 Configuração necessária para instalação...6 Conteúdo do CD de Instalação...7 Instruções para Instalação...8 Solicitação da Chave de Acesso...22 Funcionamento em Rede...26

Leia mais

WF Processos. Manual de Instruções

WF Processos. Manual de Instruções WF Processos Manual de Instruções O WF Processos é um sistema simples e fácil de ser utilizado, contudo para ajudar os novos usuários a se familiarizarem com o sistema, criamos este manual. Recomendamos

Leia mais

Manual de Usuário do UnB Webmail Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO

Manual de Usuário do UnB Webmail Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO Elaboração: Equipe de Suporte Avançado do CPD SA/SRS/CPD/UnB suporte@unb.br Universidade de Brasília Brasília / 2014 Resumo A

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

SIAP - Sistema de Apoio ao Professor

SIAP - Sistema de Apoio ao Professor Introdução O SIAP, Sistema de Apoio ao Professor, é um programa que vai contribuir, de forma decisiva, com o cotidiano escolar de alunos, professores, gestores e funcionários administrativos. Com a implantação

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011

TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011 TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011 Manual de operação revisão 20110205 Pagina 1/18 Login no Sistema Para poder utilizar o sistema. 1 - Receba com o gestor do sistema o endereço na WEB no qual

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 Vendas... 3 1.1

Leia mais

Í N D I C E A N A L Í T I C O

Í N D I C E A N A L Í T I C O EXTRATUS V1.09 PROGRAMA PARA IMPORTAÇÃO DE EXTRATOS BANCÁRIOS OFC, OFX, QIF E HTML E EXPORTAÇÃO DE LANÇAMENTOS CONTÁBEIS Stactus Informática Ltda Agosto / 2010 Í N D I C E A N A L Í T I C O 1 Introdução...1

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 3 OBJETIVO... 3 QUEM DEVE USAR... 3 CAPÍTULO 1 - INICIANDO O SISTEMA... 4

APRESENTAÇÃO... 3 OBJETIVO... 3 QUEM DEVE USAR... 3 CAPÍTULO 1 - INICIANDO O SISTEMA... 4 INDICE APRESENTAÇÃO... 3 OBJETIVO... 3 QUEM DEVE USAR... 3 CAPÍTULO 1 - INICIANDO O SISTEMA... 4 1.1 - ENTRADA NO SISTEMA... 4 1.2 - TELA DO ORGANIZADOR DO MULTICONTAS... 4 CAPÍTULO 2 - FUNCIONALIDADES

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL PARTE I - INTRODUÇÃO I Requisitos do Sistema. Para utilização do Sistema de Informações Gerenciais SIG, deve-se ter os seguintes requisitos: Acesso a Internet: Discado ou Banda Larga. Navegador de Internet:

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

Manual Operacional do Plenoweb

Manual Operacional do Plenoweb Manual Operacional do Plenoweb 1 Sumário 1. Introdução...3 2. Primeiro Acesso...4 2.1. Requisitos Mínimos...4 2.2. Tela inicial...4 2.3. Menus...5 3. Cadastro de Pessoa...7 4. Cadastro de Cotas...9 5.

Leia mais

Software de Finança Pessoal

Software de Finança Pessoal Grana Software de Finança Pessoal Obrigado por usar nosso software de Finança Pessoal! Ajude-nos a fazer do Software Grana o mais simples. Envie-nos suas dúvidas e sugestões! Consulte sempre a nossa home-page

Leia mais

Apostila nº 32 Contas a Pagar e a Receber; Como localizar, Incluir, Alterar, Eliminar, Baixar, reabrir e imprimir

Apostila nº 32 Contas a Pagar e a Receber; Como localizar, Incluir, Alterar, Eliminar, Baixar, reabrir e imprimir Apostila nº 32 Contas a Pagar e a Receber; Como localizar, Incluir, Alterar, Eliminar, Baixar, reabrir e imprimir Sumário Contas á Receber...3 Como atualizar a pesquisa no contas á receber?...3 Como efetuar

Leia mais

Manual CORP Microlins Dinâmica

Manual CORP Microlins Dinâmica Manual CORP Microlins Dinâmica Índice 1. Acesso ao CORP 2. Cadastro de Colaborador 1. Dados 2. Endereço 3. Telefone 4. E-mail 5. Franquias vinculadas 6. Cursos 7. Permissões 3. Cadastro de Recesso 4. Cadastro

Leia mais

1. StickerCenter... 3. 2. Menu Broadcast Stickers... 4. 3. Menu MyStickers... 9

1. StickerCenter... 3. 2. Menu Broadcast Stickers... 4. 3. Menu MyStickers... 9 1. StickerCenter... 3 1.1. O que é?... 3 1.2. O que são Stickers?... 3 1.3. Como acessar o StickerCenter?... 3 1.4. Como atualizar o StickerCenter?... 3 2. Menu Broadcast Stickers... 4 2.1. O que é?...

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Treinamento GVcollege Módulo Administrador de Programas e Sistemas

Treinamento GVcollege Módulo Administrador de Programas e Sistemas Treinamento GVcollege Módulo Administrador de Programas e Sistemas AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

CERTIDÕES UNIFICADAS

CERTIDÕES UNIFICADAS CERTIDÕES UNIFICADAS Manual de operação Perfil Cartório CERTUNI Versão 1.0.0 MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Departamento de Inovação Tecnológica Divisão de Tecnologia da Informação Sumário LISTA DE FIGURAS... 2

Leia mais

Recursos do Outlook Web Access

Recursos do Outlook Web Access Recursos do Outlook Web Access Este material foi criado pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (SETIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região. Seu intuito é apresentar algumas

Leia mais

Domínio Registro. Teclas de atalho para ajudar na utilização do Sistema e cadastros em todos dos Módulos. Menu Controle

Domínio Registro. Teclas de atalho para ajudar na utilização do Sistema e cadastros em todos dos Módulos. Menu Controle Domínio Registro O Domínio Registro foi desenvolvido para gerenciar todos os processos referentes à abertura e fechamento de empresas, permite a confecção de contratos, alterações e distratos sociais,

Leia mais

SOFTWARE PARA ADMINISTRAÇÃO DE SALÕES DE BELEZA. O seu salão já está utilizando os recursos que o sistema TEODORA oferece?

SOFTWARE PARA ADMINISTRAÇÃO DE SALÕES DE BELEZA. O seu salão já está utilizando os recursos que o sistema TEODORA oferece? SOFTWARE PARA ADMINISTRAÇÃO DE SALÕES DE BELEZA O seu salão já está utilizando os recursos que o sistema TEODORA oferece? Não? Então conheça o sistema que é a maior inovação tecnológica voltada para o

Leia mais

Treinamento Módulo Contas a Pagar

Treinamento Módulo Contas a Pagar Contas a Pagar Todas as telas de cadastro também são telas de consultas futuras, portanto sempre que alterar alguma informação clique em Gravar ou pressione F2. Teclas de atalho: Tecla F2 Gravar Tecla

Leia mais