I ENCONTRO DE POLÍTICAS PARA AS ARTES RELATÓRIO DE BOAS PRÁTICAS NOME DA AÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I ENCONTRO DE POLÍTICAS PARA AS ARTES RELATÓRIO DE BOAS PRÁTICAS NOME DA AÇÃO"

Transcrição

1 I ENCONTRO DE POLÍTICAS PARA AS ARTES RELATÓRIO DE BOAS PRÁTICAS NOME DA AÇÃO Informe o nome da ação. Interação colaborativa em rede cultural na Amazônia HISTÓRICO DA AÇÃO Descreva um histórico da ação, apresentando suas principais características, objetivos, eixos norteadores, ações desenvolvidas, período de realização. Desde 1998, atuo no processo de reflexão - ação junto aos movimentos artísticos culturais no sudeste paraense, com foco no fortalecimento da autonomia, protagonismo e empoderamento social rumo ao desenvolvimento cultural local. As primeiras ações resultaram na formação de grupos e (re) criação de associações culturais que se uniram em prol do fomento a produção, formação e aperfeiçoamento artístico em colaborações mútuas. No período de 13 anos foram inúmeros os projetos realizados junto ao Galpão de Artes de Marabá, ponto de cultura conveniado ao MINC/SSC em Em 2009, iniciamos a experiência de fomento e criação de uma rede de cooperação cultural abraçando uma demanda de artistas, grupos e instituições atuantes em 12 municípios da região de integração Carajás - Rede Carajás de Cooperação Cultural. A experiência consiste em fomentar a realização de ações artísticas capazes de gerar em cada um dos participantes um processo de transformação no seu ambiente intimo e coletivo de forma a estimulá-lo a ser protagonista de sua própria história contribuindo no seu contexto cultural local e regional. Os projetos são construídos conforme as demandas geradas pelos participantes. No 1º fórum de cultura solidaria da região Carajás Rios de Encontro realizado em setembro de 2009, ocorreu diálogos, oficinas e ações autogestionadas possibilitando os primeiros contatos entre atores de diferentes municípios. Em 2010, a ação Tuxaua, Tecendo Redes Regionais, veio a atender a necessidade de mapeamento de empreendedores culturais, rodas de diálogos e laboratórios de projetos que resultaram na aprovação de 14 micros projetos culturais construídos por participantes de seis dos municípios envolvidos, contemplados pelo edital da Funarte direcionado a Amazônia Legal. Também em 2010 o projeto Carajás Visuais, contemplado pela 7ª edição do Rede Nacional de Artes Visuais conduziu ações de fortalecimento da rede de artes visuais e as conexões de artistas em nível local, estadual e nacional. A cada passo dado novas ações são concebidas em parcerias com instituições públicas e privadas, governamentais e não governamentais garantindo a inserção de atores culturais do sudeste do Pará no cenário estadual e nacional das artes, mas, sobretudo no processo de construção e fortalecimento da política cultural na Amazônia.

2 LOCAL DE REALIZAÇÃO Informe o local de realização: Estado, município e instituição. A experiência ocorre em territórios da cidadania do Sudeste Paraense PA, abrangendo uma área de ,20 Km2 composta por 14 municípios: Bom Jesus do Tocantins,Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Itupiranga, Marabá, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia. A população total do território é de habitantes, dos quais vivem na área rural, o que corresponde a 21,20% do total. Possui agricultores familiares, famílias assentadas e 5 terras indígenas. A divisão territorial que envolve os 12 municípios ora priorizados pela experiência foi denominada Região de Integração Carajás pelo Governo do Estado do Pará (2008) na tentativa de facilitar o desenvolvimento de ações integradas na região, considerando características, acesso e aproximação geográficas entre os mesmos. A instituição tem sua sede em Marabá, cidade pólo da região, com aproximadamente 250 mil habitantes que vivencia um processo de crescimento urbano acelerado em função de suas potencialidades econômicas. A instituição possui uma localização privilegiada, no centro da cidade, núcleo pioneiro de Marabá compartilhando o espaço de um Galpão em estrutura metálica de 720 mt² com mais quatro instituições artísticas que interagem entre si. REDES E PARCEIROS ENVOLVIDOS Indique quais são as rede em que o projeto se inseriu e articulou e que parceiros foram envolvidos. Faça uma descrição quantitativa e qualitativa. O projeto dialoga com redes atuantes em nível municipal, regional, nacional e internacional: No âmbito municipal, articula e mobiliza uma rede de iniciativas culturais atuantes em diversos segmentos artísticos formada por aproximadamente 38 grupos e/ou organizações culturais, dentre estes: associações de artistas, fundações, bibliotecas públicas e comunitárias, institutos, galerias de artes, grupos de dança, teatro, boi bumbas, conselhos municipais, núcleo de artes universitário, escolas, cineclubes, empresa de produção cultural, secretarias municipais de cultura, educação e assistência, infocentros Navegapará, dentre outros. Foi inserido na rede de atendimento, enfrentamento e responsabilização social atuante no município de Marabá a partir do envolvimento com o conselho municipal de direito da criança e adolescente. No âmbito regional, articula, mobiliza e anima a rede Carajás de cooperação cultural envolvendo 12 municípios da região sudeste paraense, integrando artistas, grupos e organizações, como: pontos de cultura, secretarias municipais de cultura, educação, meio ambiente, casas de cultura, agência de desenvolvimento, associações artística, fundações, cineclubes, infocentro, produtores culturais e grupos artísticos informais.

3 Articula, mobiliza e esta inserido na rede de 80 pontos e pontões de cultura do Pará, rede Amazônica de Protagonismo Juvenil, rede de pontos de cultura do Norte, rede de Grios e Mestres da Amazônia, Redecom - comunicação e cultura, rede de infocentros Navegapará, rede de cineclubismo do Pará, rede de cultura digital. No âmbito nacional e internacional, esta inserido na rede de pontos de cultura do Brasil, rede brasileira de arteducação (ABRA), rede Fora do Eixo, rede de pontões de cultura digital, rede de pontos de leitura; além de dialogar com a associação internacional de drama teatro e educação (IDEA) e aliança mundial pelas artes e educação. Dentre os principais parceiros envolvidos, destacamos: Governo Federal Ministério da Cultura por meio do Programa Cultura Viva, Ação Griô, Ponto de Leitura e outros editais culturais; Fundação Nacional de Artes FUNARTE por meio de editais de prêmios Interações Estéticas- Residência Artística em Pontos de Cultura, rede nacional de artes visuais; Universidade Federal do Pará - UFPA Campus Marabá. Governo Estadual Secretaria de Estado de Cultura do Pará(Secult); Instituto de Artes do Pará - IAP; Fundação Curro Velho de Belém; Fundação Cultural do Pará; Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia SEDECT; Secretaria de Comunicação. Governo Municipal Secretaria de Educação de Marabá; Secretaria de Cultura de Parauapebas; Secretaria de Assistência Social de Marabá; Fundação Casa da Cultura de Marabá; Secretaria de Educação e Cultura de São João do Araguaia; Secretaria de Educação e Cultura de Eldorado dos Carajás. Empresas Privadas Empresas de comunicação de rádio, televisão e jornais Jornal Opinião, Rede Tv, SBT, Tv Liberal; provedor de internet Skorpionet; Universidade da Amazônia (UNAMA), Empresa Tallentus Amazônia, Hotel Itacaiunas. Organizações Não Governamentais Rede Brasileira de Arteducadores - ABRA; Fundação Casa da Cultura de Canaã dos Carajás; Agencia de Desenvolvimento de Canaã dos Carajás; Argonautas Ambientalistas da Amazônia (Ponto Ananim- Belém); Associação dos Torturadas da Guerrilha do Araguaia (Ponto Museu da Guerrilha São Domingos do Araguaia); Associação da comunidade Xikrins do Catetés (Ponto Aldeia Digital- Parauapebas); projeto Puraqué e Saúde e Alegria (Pontão de Cultura Digital- Santarém).

4 PÚBLICO ALCANÇADO Descreva o público alcançado direta e indiretamente pelo projeto, quantitativa e qualitativamente. Populações de média - baixa renda, de diferentes grupos étnicos oriundos de vários estados brasileiros habitando áreas com precária oferta de serviços públicos e de cultura, residentes em municípios com população variada entre 10 mil a 250mil habitantes. Atualmente o projeto envolve diretamente 200 participantes residentes nos 12 municípios beneficiados, dentre estes: artistas, ativistas, produtores culturais, gestores culturais, pontos de cultura, iniciativas culturais e grupos informais. Há dificuldades em quantificar o alcance de público indireto, podendo ser estimado em torno de pessoas beneficiadas por projetos protagonizados por participantes da rede enquanto desdobramento da ação. INOVAÇÃO Descreva os mecanismos de inovação utilizados pelo projeto que colaboraram para melhor desempenho das ações do projeto, através da construção e implementação de novas formas de pensar, novas metodologias, técnicas, sistemas, equipamentos ou processos, ou ainda que tenham introduzido uma nova aplicação para metodologias, técnicas, sistemas, equipamentos ou processos já existentes, resultando em algum produto, processo ou serviço novo. A cada dia o projeto vem aprimorando e inovando formas de empreender coletivamente na perspectiva de fortalecer uma rede de cooperação cultural com base nos princípios da transparência, autonomia, protagonismo, empoderamento, solidariedade e democratização do acesso. Ao pensar a cultura no seu conceito mais amplo, observamos que as ações realizadas vão além do propósito de desenvolvimento das artes e que os resultados obtidos nos primeiros anos apontam para o contexto maior de desenvolvimento local. Passamos então a potencializar nossas ações culturais mais conscientes da sua transversalidade com as áreas ambiental, tecnológica, educacional, social, saúde e de direitos humanos. O desafio de fomentar uma rede de cooperação cultural no sudeste paraense, como alternativa para o desenvolvimento cultural regional nós leva a constantes reflexões e exercícios de quebras de paradigmas individuais e coletivos. Nesse perspectiva de rede, a colaboração do artista Dan Baron, Pais de Gales, através do projeto Rios de Encontro Edital de Premio Funarte: Interações Estética, residência artística em pontos de cultura, iniciada em 2009, vem fortalecendo as discussões sobre o uso das linguagens artísticas no processo formativo do individuo e na construção de um novo paradigma para educação. A experiência também promove a inserção de novos atores no processo de construção e consolidação da rede de cooperação no sudeste paraense.

5 SUSTENTABILIDADE Descreva as ações desenvolvidas pelo projeto que colaboraram para a sustentabilidade do mesmo, gerando práticas e oportunidades, capazes de proporcionar a continuidade do projeto após seu término. Em 2009 foram realizadas visitas aos artistas, pontos de cultura e iniciativas culturais atuantes em cada município envolvido, órgãos públicos e privados para apresentação da proposta de integração regional e estabelecimento de parcerias para a realização do projeto rios de encontro - fórum de cultura solidária da região Carajás. Os participantes de cada localidade foram convidados a tornarem-se protagonistas de ações colaborativas, estabelecendo trocas de conhecimentos com artistas, arte educadores, pontos e pontões de cultura convidados, atuantes em nível estadual, nacional e internacional. A programação foi construída, executada, acompanhada e avaliada por um número representativo de participantes da experiência, conscientes do propósito maior de criação e fortalecimento de uma rede de cooperação cultural na região, os quais se envolveram numa agenda de oficinas, workshops, rodas de diálogos e apresentações artísticas ocorridas nos municípios de Marabá, Parauapebas e Eldorado dos Carajás. Em 2010, as principais atividades desenvolvidas foram demandadas pelos próprios participantes, que ressaltaram a necessidade de receberem orientações técnicas em elaboração de projetos e captação de recursos; e a importância de criarem seus projetos individuais e coletivos a partir de uma maior conexão com artistas, grupos e iniciativas culturais atuantes em suas localidades e região. Na ocasião, passamos ao segundo momento da experiência fazendo novas visitas aos municípios, onde já contávamos com um grupo de articuladores locais, que assumiram a organização e divulgação dos laboratórios de projetos culturais vinculados a ação Tuxaua, tecendo redes regionais, ação que protagonizei a partir do prêmio Tuxaua 2009, concedido pelo Ministério da Cultura. Foram realizados 08 laboratórios de projetos culturais em oito municípios, beneficiando um número de 150 participantes. A estratégia utilizada foi a de envolvimento dos participantes na construção de projetos culturais coletivos que atendessem a pelo menos uma demanda local. A estratégia adotada beneficiou diretamente 06 municípios em um total de 14 projetos contemplados pela Funarte no edital de micro-projetos culturais para a Amazônia legal. Os projetos estão em andamento beneficiando artistas e grupos por meio de oficinas de artes, exposições e espetáculos artísticos na área de artesanato, dança, teatro, musica, audiovisual e cultura popular; os participantes envolvidos na experiência começam a protagonizar ações junto a sua comunidade mais conscientes da importância das artes no processo de formação humana e cidadã. No período de agosto/10 a fevereiro/11, realizamos um novo momento com ações do projeto Carajás Visuais, vinculadas às ações da Rede Carajás de Cooperação Cultural. Foram realizadas novas visitas aos municípios com o propósito de fortalecer o processo por meio do mapeamento de artistas da área visual e audiovisual, de oficinas, rodas de diálogos e intercâmbios com artistas da capital Belém e de outros estados brasileiros. Foram mapeados 100 artistas visuais e produtores culturais atuantes em oito dos 12 municípios. A estratégia desencadeou um novo momento na produção artística gerando novas ações independentes protagonizadas por participantes da experiência, como exposições de artes plásticas com nova linha de produção resultantes de oficinas de aperfeiçoamento; curso virtual e seminário presencial sobre redes sociais no município de Marabá e Xinguara, com o objetivo de fortalecer as conexões com outras redes atuantes no estado; campanha de mobilização nacional em prol da aprovação da lei cultura viva, estimulada pela rede de pontos de cultural do Brasil. com ações autogestionadas realizada no município de Marabá, Parauapebas e Xinguara. Todas as atividades realizadas constituem-se enquanto estratégia de envolvimento dos participantes no processo de desenvolvimento cultural regional. A partir das discussões, e reflexões sobre as conquistas individuais e coletivas obtidas a cada ação, percebe-se um

6 grande avanço na conectividade entre artistas e grupos da região e de outros municípios/estados, na melhoria da qualidade da produção artística, no aumento do protagonismo regional e do empoderamento social. Artistas e organizações culturais da capital e de outros estados brasileiros são convidados a contribuir com o processo; e os participantes são estimulados a se envolverem com outras redes sociais de seu interesse. O participante se alimenta, experimenta e, é estimulado a reaplica a experiência no seu contexto local e regional. RESULTADOS ALCANÇADOS Aponte os principais resultados alcançados, sua importância para a instituição, as redes nas quais ela se insere e para o público alcançado. Faça uma descrição quantitativa e qualitativa. Em 2009/10 os participantes receberam orientações técnicas em elaboração de projetos culturais e captação de recursos por meio da realização de laboratórios, assessoria presencial e ou virtual que resultaram na construção e aprovação de 14 micro-projetos culturais no edital da FUNARTE com foco na Amazônia Legal, protagonizados por artistas, agentes de cultura e iniciativas atuantes em seis dos municípios envolvidos. Os projetos em andamento vêm reaplicando as experiências de formação artística, criação e ou fortalecimento de grupos existentes, resultando em exposições de artes, apresentação de espetáculos musicais e cênicos, produção de vídeos, dentre outros que fortalecem as manifestações culturais especificas de cada localidade, de forma autônoma. Por meio das rodas de diálogos sobre a produção artística regional e visitas em ateliers de artistas foi realizado o mapeamento de 100 artistas visuais que apresentaram suas obras registradas em fotos e vídeo para posterior seleção, publicação e divulgação da produção regional. Os dados do mapeamento foram consolidados por um coletivo de artistas e suas informações estão disponibilizadas no blog:gamemrede.wordpress.com.br. Durante as oficinas de aperfeiçoamento na área visual, ministrada em 2010 por convidados e parceiros oriundos da capital Belém, São Paulo e Bahia, os participantes foram estimulados a interagirem com diferentes agentes de cultura, resultando na realização de exposições individuais e no planejamento de exposição coletiva a circular em outros municípios/estados brasileiros. Há previsão da realização da primeira coletiva Carajás Visuais em novembro/11, com o objetivo de dar visibilidade a produção das artes visuais do sudeste paraense com envolvimento de artistas residentes nos 12 municípios. Ao final de cada ação realizamos reuniões com um coletivo gestor do Ponto de Cultura - GAM para compartilharmos percepções e avaliarmos os resultados quantitativos e qualitativos da experiência. Também dialogamos via , telefone e ou presencialmente com um grupo de participantes residentes em outros municípios que se encontram mais envolvidos com a experiência e demonstram maior entendimento do processo. Os dados geralmente são sistematizados em relatórios. Importante ressaltar que a experiência se encontra em uma fase embrionária e a metodologia utilizada para medir e avaliar os resultados vem sendo construída junto com os participantes por se tratar de uma iniciativa que estimula redes de conexões autônomas e independentes.

7 RECURSOS Relate de que forma os recursos foram aplicados. Os recursos financeiros foram aplicados em transporte aéreo, transporte intermunicipal, locação de veiculo, logística de hospedagem e alimentação, pagamento de técnicos, oficineiros, palestrantes, materiais didáticos, montagem e desmontagem de exposições, materiais de expediente, correios, créditos de telefones, registro fotográfico e audiovisual, arte gráfica, produção de convites, banner, certificados, pagamento de impostos. FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Relate os fatores que são considerados importantes para o sucesso da ação. As experiências de 13 anos a frente do Galpão de Artes de Marabá GAM, aliado as suas estratégias e princípios norteadores geram credibilidade da instituição junto às comunidades envolvidas favorecendo a ação relatada; A capacidade de articulação de parcerias governamentais e não governamentais; e de atrair iniciativas culturais de sucesso atuantes em nível estadual e nacional, que gradativamente se integram e realizam ações colaborativas na região, vem fortalecendo as ações e a conectividade entre artistas e novas redes sociais contribuindo em desdobramentos de novos resultados. A diversidade de ações que atendem às expectativas individuais e coletivas; e o resultado disseminado na rede estimula a participação e inserção de novos atores, ampliando o grupo de pessoas beneficiadas. A valorização de atores locais de diferentes municípios no processo de articulação, mobilização e na construção de novas metodologias, os tornam cada vez mais envolvidos e comprometidos com os propósitos da experiência. Atualmente, além da equipe institucional, contamos com a disponibilidade de cooperação voluntária de 15 participantes: Felipe Rosa e Sulamita Morgado (São João do Araguaia), Marcio Holanda. Lara Borges, Alexandre Santos, Dan Baron, Manoela Sousa e Jairon Gomes (Marabá), Carlos Alexandre e Graça Reis (Canaã dos Carajás), Sandra Santos e Afonso Camargo (Parauapebas), Agda e Francinete (Itupiranga), Vanda (Palestina do Pará). A região sudeste do Pará vive um momento de grandes investimentos no crescimento das cidades, havendo interesse do poder publico e privado em apoiar ações socioculturais que promovam o desenvolvimento regional; O cenário requer a busca de alternativas criativas e inovadoras que valorize a diversidade cultural local e promova a integração dos seus municípios; A experiência estimula que novos atores construam suas próprias alternativas a partir do conhecimento da realidade e de suas demandas individuas e coletivas, integrando-se em rede de cooperação mutua, como também o dialogo, a reflexão e a construção de política pública de cultura para a Amazônia;

8 A experiência poderá contribuir nos estudos técnicos científicos sobre educação, cultura e arte no contexto amazônico. As dificuldades e oportunidades encontradas exigem habilidade e dedicação às riquezas de detalhes requerendo a criação de estratégias artesanais¹ emergentes num processo de continua aprendizagem (¹Henry Mintzberg texto a criação artesanal da estratégias). LINKS DA AÇÃO NA INTERNET Indique os links que podem ser acessados na internet que divulguem a ação. gamemrede.wordpress.com Deíze Almeida Botelho Representante da Instituição Galpão de Artes de Marabá-GAM Tallentus Amazônia Nome da Instituição

EIXO I - IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA

EIXO I - IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA APRESENTAÇÃO DOS 04 (QUATRO) EIXOS A SEREM DISCUTIDOS NA CONFERÊNCIA EIXO I - IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA Foco Nacional: Impactos da Emenda Constitucional

Leia mais

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014 COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014 Redação do vencido, para o turno suplementar, do Substitutivo do Senado ao Projeto de Lei da Câmara nº 90, de 2013 (nº 757, de 2011, na Casa de origem). A Comissão

Leia mais

Que acontece quando se solta uma mola comprimida, quando se liberta um pássaro, quando se abrem as comportas de uma represa? Veremos...

Que acontece quando se solta uma mola comprimida, quando se liberta um pássaro, quando se abrem as comportas de uma represa? Veremos... Que acontece quando se solta uma mola comprimida, quando se liberta um pássaro, quando se abrem as comportas de uma represa? Veremos... Gilberto Gil file:///c:/documents and Settings/normapaula/Meus documentos/norma

Leia mais

Secretaria Nacional de Segurança Pública

Secretaria Nacional de Segurança Pública Secretaria Nacional de Segurança Pública Mulheres da Paz Conceito do Mulheres da Paz O Projeto MULHERESDAPAZ é uma iniciativa do Ministério da Justiça, instituída pela Lei n 11.530/2007 e pelo Decreto

Leia mais

Economia Criativa conceito

Economia Criativa conceito Economia Criativa conceito A Economia Criativa é um conceito ainda em desenvolvimento, que compreende a gestão da criatividade para gerar riquezas culturais, sociais e econômicas. Abrange os ciclos de

Leia mais

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa?

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa? Destaque: Somos, nós mulheres, tradicionalmente responsáveis pelas ações de reprodução da vida no espaço doméstico e a partir da última metade do século passado estamos cada vez mais inseridas diretamente

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

Educação Integral Desafios para a implementação

Educação Integral Desafios para a implementação Educação Integral Desafios para a implementação Educação Integral: uma demanda da sociedade Enfrentamento da desigualdade social: Garantia de direitos Ampliação das redes de proteção para crianças e adolescentes

Leia mais

PLANO NACIONAL DE DANÇA

PLANO NACIONAL DE DANÇA PLANO NACIONAL DE DANÇA I APRESENTAÇÃO II - DIRETRIZES E AÇÕES II HISTÓRICO DO SETOR NO PAÍS III DIAGNOSE DE POTENCIAL E PONTOS CRÍTICOS DO SETOR IV DADOS DO SETOR PARA O SISTEMA DE INFORMAÇÕES E INDICADORES

Leia mais

Logo do Alto Tietê, subcomitê e do 5 Elementos. Título do projeto em outra capa

Logo do Alto Tietê, subcomitê e do 5 Elementos. Título do projeto em outra capa Logo do Alto Tietê, subcomitê e do 5 Elementos Título do projeto em outra capa Bacia Hidrográfica do Alto Tietê com destaque para a Sub-bacia Pinheiros-Pirapora Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA Introdução O Plano Setorial da Superintendência da Leitura e do Conhecimento do Estado do Rio de Janeiro é fruto

Leia mais

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Ubiratan de Brito Fonseca e Mariana Oliveira marianap@mh1.com.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Ubiratan de Brito Fonseca e Mariana Oliveira marianap@mh1.com. PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Dados da empresa Razão Social: Instituto Amapaense de Línguas Ltda. Nome Fantasia: Instituto Amapaense de Línguas

Leia mais

Planejamento estratégico 2016-2019

Planejamento estratégico 2016-2019 Planejamento estratégico 2016-2019 Fortalecer as instituições e a qualidade dos serviços públicos para fortalecer a democracia e a competitividade. www.agendapublica.org.br 2 GOVERNANÇA PARA UM FUTURO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO I. PROJETO DE CURTA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do

Leia mais

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 1. Contexto Roteiro 2. Por que é preciso desenvolvimento de capacidades no setor

Leia mais

POR QUE UMA NOVA ESCOLA NO CAMPO?

POR QUE UMA NOVA ESCOLA NO CAMPO? 1 POR QUE UMA NOVA ESCOLA NO CAMPO? O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR e o Instituto CNA, integrantes do Sistema CNA, o primeiro responsável pelo desenvolvimento de ações de Formação Profissional

Leia mais

7º Prêmio VIVALEITURA Edição Lúcia Jurema JUSTIFICATIVA

7º Prêmio VIVALEITURA Edição Lúcia Jurema JUSTIFICATIVA JUSTIFICATIVA O projeto denominado LEITURA EM PROGRESSO é uma proposta do Ponto de Cultura NEC e Biblioteca Comunitária Orlando Miranda, localizados no Centro Cultural Fundição Progresso, Lapa - local

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

Instituto Nordeste Cidadania - INEC Projeto 1. Nome do Projeto: Leitura e cidadania

Instituto Nordeste Cidadania - INEC Projeto 1. Nome do Projeto: Leitura e cidadania Instituto Nordeste Cidadania - INEC Projeto 1. Nome do Projeto: Leitura e cidadania 2. Apresentação: Em 1999, com o apoio do Banco do Nordeste, é lançado o Projeto: Leitura e Cidadania, que tem como principal

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES ARTÍSTICOS EM TEATRO PARA O PROJETO ADEMAR GUERRA Edição 2013

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES ARTÍSTICOS EM TEATRO PARA O PROJETO ADEMAR GUERRA Edição 2013 CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES ARTÍSTICOS EM TEATRO PARA O PROJETO ADEMAR GUERRA Edição 2013 PROJETO ADEMAR GUERRA Conceito e Eixo Curatorial I-Apresentação O Governo do Estado de São

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Atualização do Regimento de 2012 Porto Alegre, março de 2015 Faculdade de Tecnologia de Porto Alegre Av. Julio de Castilhos,

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica

Planejamento e Gestão Estratégica Planejamento e Gestão Estratégica O Governo de Minas estabeleceu como um dos eixos norteadores da suas políticas públicas a eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade cada

Leia mais

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG 1 Introdução Texto para discussão Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG Como resultado da coleta de subsídios para aperfeiçoamento da gestão da carreira de Especialista em Políticas

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Outubro de 2008 1 INTRODUÇÃO A Política de Desenvolvimento Social formaliza e orienta o compromisso da PUCRS com o desenvolvimento social. Coerente com os valores e princípios

Leia mais

RELATÓRIO ATIVIDADE TECNICO ADMINISTRATIVO

RELATÓRIO ATIVIDADE TECNICO ADMINISTRATIVO RELATÓRIO ATIVIDADE TECNICO ADMINISTRATIVO Nome do Técnico Estado Número de Participantes KARYM RACHEL MAMI COLLESEL AMAZONAS 153 PARTICIPANTES ANEXAR AO RELATÓRIO Cópia da Lista de Presença Cópia do Cerimonial

Leia mais

Governança Solidária Local. Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local

Governança Solidária Local. Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local Governança Solidária Local Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local Fundamentos da Governança Solidária Local Induzir o Desenvolvimento Local Poder Público Criação de ambiente favorável

Leia mais

CONSELHO ESCOLAR: PARTICIPAÇÃO COMO ELEMENTO DE DEMOCRATIZAÇÃO

CONSELHO ESCOLAR: PARTICIPAÇÃO COMO ELEMENTO DE DEMOCRATIZAÇÃO CONSELHO ESCOLAR: PARTICIPAÇÃO COMO ELEMENTO DE DEMOCRATIZAÇÃO TABORDA, Cleuza Regina Balan 1, SILVA Rosana Christofolo 2 ; CARVALHO, Sandra Pereira 3, JESUS, Ivone Alexandre de 4 Palavras-chave: Conselho

Leia mais

DESAFIOS DE UMA PRÁTICA INOVADORA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÃO SOBRE O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA COM ÊNFASE EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

DESAFIOS DE UMA PRÁTICA INOVADORA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÃO SOBRE O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA COM ÊNFASE EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DESAFIOS DE UMA PRÁTICA INOVADORA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÃO SOBRE O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA COM ÊNFASE EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Ketiane dos Santos Alves 1 ; Milca Jorge de Souza 1 ; José

Leia mais

Quem somos PRINCÍPIO: PROPÓSITO: PROPOSIÇÃO DE VALOR:

Quem somos PRINCÍPIO: PROPÓSITO: PROPOSIÇÃO DE VALOR: Quem somos PRINCÍPIO: Acreditamos no potencial de diversos atores cocriando soluções para os desafios da atualidade e colaborando para a transição da economia e da sociedade para modelos mais justos, sustentáveis

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Grupo Atitude Vila Macedo

Mostra de Projetos 2011. Grupo Atitude Vila Macedo Mostra de Projetos 2011 Grupo Atitude Vila Macedo Mostra Local de: Piraquara Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Centro de Referência

Leia mais

PROPOSTA DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

PROPOSTA DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PROPOSTA DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Proposta de ações para elaboração do Plano Estadual da Pessoa com Deficiência Objetivo Geral: Contribuir para a implementação

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PARATY INSTITUTO C&A DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO CASA AZUL

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PARATY INSTITUTO C&A DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO CASA AZUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PARATY INSTITUTO C&A DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO CASA AZUL EDITAL CONCURSO ESCOLA DE LEITORES PARATY - RJ 2009/2010 OBJETO: Seleção de projetos para o Concurso

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E O PAPEL DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL NA FORMAÇÃO DISCENTE: a experiência do núcleo de Relações Públicas 1

NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E O PAPEL DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL NA FORMAÇÃO DISCENTE: a experiência do núcleo de Relações Públicas 1 NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E O PAPEL DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL NA FORMAÇÃO DISCENTE: a experiência do núcleo de Relações Públicas 1 Tânia Silva de Almeida UniRitter tania_almeida@uniritter.edu.br Marcelo

Leia mais

EIXO I GESTÃO CULTURAL DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

EIXO I GESTÃO CULTURAL DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Comissão de Elaboração do Plano Municipal de Cultura: Anderson Beluzzo, Celso Peixoto, Dagma Castro, Elias Alcides Luciano, Guilhermina Stuker, João Alexandre

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 RESUMO 1. APRESENTAÇÃO Com a missão de promover ações para o fortalecimento do segmento da construção civil no Espírito Santo,

Leia mais

Campanha Internacional de Solidariedade IDEA 2010

Campanha Internacional de Solidariedade IDEA 2010 IDEA VII Congresso Mundial 3-11 Julho 2010 Viva a diversidade viva! Abraçando as Artes de Transformação Campanha Internacional de Solidariedade IDEA 2010 Associação Internacional de Drama/Teatro e Educação

Leia mais

I SEMINÁRIO POLÍTICAS PÚBLICAS E AÇÕES AFIRMATIVAS Universidade Federal de Santa Maria Observatório de Ações Afirmativas 20 a 21 de outubro de 2015

I SEMINÁRIO POLÍTICAS PÚBLICAS E AÇÕES AFIRMATIVAS Universidade Federal de Santa Maria Observatório de Ações Afirmativas 20 a 21 de outubro de 2015 I SEMINÁRIO POLÍTICAS PÚBLICAS E AÇÕES AFIRMATIVAS Universidade Federal de Santa Maria Observatório de Ações Afirmativas 20 a 21 de outubro de 2015 A GESTÃO ESCOLAR E O POTENCIAL DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

Leia mais

Plataforma. Portal Educacional

Plataforma. Portal Educacional Plataforma Portal Educacional O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil Especializado em soluções que incorporam Tecnologia da Informação à Educação e à Modernização da Administração Pública, o Grupo Actcon

Leia mais

Diário Oficial 31 32 Diário Oficial Resolução SE 52, de 2-10-2014

Diário Oficial 31 32 Diário Oficial Resolução SE 52, de 2-10-2014 sexta-feira, 3 de outubro de 2014 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 124 (187) 31 32 São Paulo, 124 (187) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sexta-feira, 3 de outubro de 2014 Resolução

Leia mais

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Andréa Pereira de Souza Gestora da Formação Permanente na Secretaria Municipal de Educação do município de Mogi das Cruzes. Cintia

Leia mais

PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS FT DE CULTURA - "A SANTA MARIA QUE QUEREMOS"

PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS FT DE CULTURA - A SANTA MARIA QUE QUEREMOS Elaborar o projeto do Plano Municipal de Projeto do Plano Projeto realizado Cultura com ampla participação dos setores da sociedade Conferência Municipal de Cultura Conferência realizada PLANILHA DE OBJETIVOS

Leia mais

Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Termo de Referência. Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico

Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Termo de Referência. Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher Termo de Referência Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico No âmbito do Programa Pernambuco Trabalho e Empreendedorismo da Mulher conveniado

Leia mais

FUNDO NACIONAL DE CULTURA. INVESTIMENTOS 2012 (1 a reunião)

FUNDO NACIONAL DE CULTURA. INVESTIMENTOS 2012 (1 a reunião) FUNDO NACIONAL DE CULTURA INVESTIMENTOS 2012 (1 a reunião) SEC Secretaria da Economia Criativa PROJETO CRIATIVA BIRÔ Financia a implantação de 9 dos 16 escritórios de Economia Criativa nas cidades-sede

Leia mais

4º DESAFIO NACIONAL DA REDE PROJETO PESCAR CONCURSO CULTURAL DE DOCUMENTÁRIOS 2014

4º DESAFIO NACIONAL DA REDE PROJETO PESCAR CONCURSO CULTURAL DE DOCUMENTÁRIOS 2014 CONCURSO CULTURAL DE DOCUMENTÁRIOS REGULAMENTO O DESAFIO! O Desafio Nacional Pescar nasceu da vontade de compartilhar com a Rede Pescar práticas inovadoras e criativas que, por vezes, ficavam restritas

Leia mais

PROJETO CURSO ALUNO INTEGRADO / 2013

PROJETO CURSO ALUNO INTEGRADO / 2013 PROJETO CURSO ALUNO INTEGRADO / 2013 INSTITUIÇÃO PROPONENTE: Ministério da Educação CNPJ: 00.394.445/0124-52 SETOR RESPONSÁVEL PELO PROJETO: Secretaria de Educação Básica(SEB) ENDEREÇO: Esplanada dos Ministérios,

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais

GT de Economia Criativa

GT de Economia Criativa GT de Economia Criativa Santa Maria, 02 de outubro de 2012 Pauta da reunião 1) Ações após a 1ª reunião do GT 2) Apresentação do Projeto de Mapeamento Georreferenciado da Economia Criativa 3) Apresentação

Leia mais

Educação Ambiental INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO. Luis Eduardo Salvatore. Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE

Educação Ambiental INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO. Luis Eduardo Salvatore. Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE Educação Ambiental Luis Eduardo Salvatore O Instituto Brasil Solidário IBS é uma OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - e desenvolve formação continuada em Educação em comunidades

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Nº 19/2011 SELEÇÃO 100 MULHERES DA PAZ - BAGÉ

PROCESSO SELETIVO Nº 19/2011 SELEÇÃO 100 MULHERES DA PAZ - BAGÉ PROCESSO SELETIVO Nº 19/2011 SELEÇÃO 100 MULHERES DA PAZ - BAGÉ A Guayí, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sediada na Rua José do Patrocínio 611, Bairro Cidade Baixa, Porto Alegre, RS,

Leia mais

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional Fundação ArcelorMittal ArcelorMittal Maior produtora de aço do mundo com mais de 222.000 empregados

Leia mais

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1 Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e à sua agenda de trabalho expressa nos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial 1. Considerando que a promoção da igualdade

Leia mais

ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA

ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA mascotes ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA me adota? Secretaria Especial dos Direitos Animais Ação educativa 2016-2º ciclo (final), 3º ciclo e Ensino Médio: MASCOTES ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA Organizadora:

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

Propostas para uma Política Municipal de Migrações:

Propostas para uma Política Municipal de Migrações: Ao companheiro Fernando Haddad Novo Prefeito de São Paulo, Propostas para uma Política Municipal de Migrações: Saudamos o novo prefeito de São Paulo, por sua expressiva eleição e desde já desejamos que

Leia mais

Acesse o Termo de Referência no endereço: www.ibam.org.br e clique em Seleção de Profissionais.

Acesse o Termo de Referência no endereço: www.ibam.org.br e clique em Seleção de Profissionais. Programa Pará: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher Assessoria à Supervisão Geral No âmbito do Programa Pará Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, conveniado com a Secretaria Especial de Políticas para

Leia mais

Levantamento Qualitativo e Quantitativo

Levantamento Qualitativo e Quantitativo Estabelecer ações conjuntas no sentido de enfrentar os desafios e potencializar as muitas oportunidades existentes para o desenvolvimento do setor artesanal, gerando oportunidades de trabalho e renda,

Leia mais

PERNAMBUCO IDH: 0,705 PIB: 42,2 BILHÕES-2003 ÁREA: 98.588,30 KM 2

PERNAMBUCO IDH: 0,705 PIB: 42,2 BILHÕES-2003 ÁREA: 98.588,30 KM 2 MICROCRÉDITO RURAL PERNAMBUCO IDH: 0,705 PIB: 42,2 BILHÕES-2003 ÁREA: 98.588,30 KM 2 POPULAÇÃO-2000 RMR: 3.337.565 HAB MATAS:1.207.274 HAB AGRESTES: 1.993.868 HAB SERTÕES: 1.377.586 HAB TOTAL ESTADO: 8.340.453

Leia mais

DIRETRIZES DE EXTENSÃO 2011 DIRETRIZES DE APOIO ÀS ATIVIDADES DE EXTENSÃO DO IF SUDESTE-MG. Execução: SETEMBRO DE 2011 A DEZEMBRO DE 2011

DIRETRIZES DE EXTENSÃO 2011 DIRETRIZES DE APOIO ÀS ATIVIDADES DE EXTENSÃO DO IF SUDESTE-MG. Execução: SETEMBRO DE 2011 A DEZEMBRO DE 2011 DIRETRIZES DE EXTENSÃO 2011 DIRETRIZES DE APOIO ÀS ATIVIDADES DE EXTENSÃO DO IF SUDESTE-MG Execução: SETEMBRO DE 2011 A DEZEMBRO DE 2011 Diretrizes de Apoio a Projetos de Extensão no IF SUDESTE-MG 1 Av.

Leia mais

Caro(a)s voluntário(a)s. é

Caro(a)s voluntário(a)s. é Os Caro(a)s voluntário(a)s. é com satisfação que apresentamos cinco na temática do empreendedorismo que vocês poderão implementar junto aos alunos das escolas parceiras: Introdução ao Mundo dos Negócios,

Leia mais

20o. Prêmio Expressão de Ecologia

20o. Prêmio Expressão de Ecologia 20o. Prêmio Expressão de Ecologia 2012-2013 HORTA ORGÂNICA -CANTEIROS COM GARRAFAS PET COLETA SELETIVA DE LIXO ÁREA DE REVEGETAÇÃO NATIVA AOS REDORES DA ESCOLA CONSTRUÇÃO DA AGENDA 21 ESCOLAR CAMPANHA

Leia mais

II SEMINÁRIO BRASILEIRO DE EFETIVIDADE DA PROMOÇÃO DA SAÚDE DECLARAÇÃO SOBRE COOPERAÇÃO ENTRE PAÍSES NA EFETIVIDADE DA PROMOÇÃO DA SAÚDE

II SEMINÁRIO BRASILEIRO DE EFETIVIDADE DA PROMOÇÃO DA SAÚDE DECLARAÇÃO SOBRE COOPERAÇÃO ENTRE PAÍSES NA EFETIVIDADE DA PROMOÇÃO DA SAÚDE II SEMINÁRIO BRASILEIRO DE EFETIVIDADE DA PROMOÇÃO DA SAÚDE DECLARAÇÃO SOBRE COOPERAÇÃO ENTRE PAÍSES NA EFETIVIDADE DA PROMOÇÃO DA SAÚDE O II Seminário Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saúde (II

Leia mais

TRABALHANDO A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA SAÚDE DA FAMÍLIA EM JOÃO PESSOA-PB

TRABALHANDO A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA SAÚDE DA FAMÍLIA EM JOÃO PESSOA-PB TRABALHANDO A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA SAÚDE DA FAMÍLIA EM JOÃO PESSOA-PB Autoria: Islany Costa Alencar¹, Renata Duarte Moreira¹,

Leia mais

O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL HADDAD, Tatiana Paula (Estágio I), e-mail: tphaddad@hotmail.com; PETILO, Kássia Schnepper (Estágio I), e-mail: kassiaschnepper@hotmail.com;

Leia mais

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura PLANO ESTADUAL DA CULTURA Matriz Situacional da Cultura Fórum de Planejamento Regional Cidade Sede: Aranranguá 29 e 30 de agosto de 2012 Priorização de Diretrizes e Ações Objetivo: Discussão da proposta

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2009

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2009 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2009 SUMÁRIO Declaração da Equipe Missão Visão 1. Objetivo do relatório 2. Modelo Operacional em 2008 Captação de recursos Parcerias 3. Projetos e Ações Produção Executiva Consultoria

Leia mais

OFICINAS DE CIDADANIA PARTICIPATIVA

OFICINAS DE CIDADANIA PARTICIPATIVA OFICINAS DE CIDADANIA PARTICIPATIVA Daniella de Souza Masson¹; Joelson Gonçalves Pereira² UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79.804-970 Dourados MS, E-mail: daniellasouzamasson@hotmail.com. ¹Acadêmica do 7 semestre

Leia mais

EDITAL 002/2015 UNICAFES/SENAES-MTE

EDITAL 002/2015 UNICAFES/SENAES-MTE EDITAL 002/2015 UNICAFES/SENAES-MTE A UNIÃO NACIONAL DE COOPERATIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA (Unicafes), inscrita no CNPJ sob o n. 07.738.836/0001-37 torna público a abertura de inscrições

Leia mais

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO O presente texto tem por finalidade apresentar os resultados obtidos

Leia mais

CASA DAS CALDEIRAS UMA VIAGEM PELA HISTÓRIA

CASA DAS CALDEIRAS UMA VIAGEM PELA HISTÓRIA CASA DAS CALDEIRAS UMA VIAGEM PELA HISTÓRIA UM ESPAÇO ÚNICO, ABERTO PARA AS DINÂMICAS ARTÍSTICAS E CULTURAIS A Casa das Caldeiras é uma construção fabril de alvenaria de tijolos, construída na década de

Leia mais

III Feira Multidisciplinar e I Mostra Científica da UnC REGULAMENTO

III Feira Multidisciplinar e I Mostra Científica da UnC REGULAMENTO Secretaria do Estado da Educação de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional SDR - Concórdia SC Universidade do Contestado Campus Concórdia III Feira Multidisciplinar e I Mostra

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS*

PERGUNTAS E RESPOSTAS* 1. PROJETO CURTA NA EDUCAÇÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS* O que é o Curta na Educação? É o projeto criado e desenvolvido, por iniciativa conjunta da Associação Nacional de Educação Católica ANEC e da Comissão

Leia mais

MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS

MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS Este documento tem o objetivo de apresentar algumas possibilidades de divulgação dos processos seletivos para ingresso de alunos no Instituto Federal do Espírito Santo.

Leia mais

I CURSO DE CAPACITAÇÃO DOS NOVOS GESTORES LOCAIS DO PROGRAMA MULHERES MIL IFC/IFSC. Lidiane Silva Braga 1 ; Ania Tamilis da Silva 2

I CURSO DE CAPACITAÇÃO DOS NOVOS GESTORES LOCAIS DO PROGRAMA MULHERES MIL IFC/IFSC. Lidiane Silva Braga 1 ; Ania Tamilis da Silva 2 I CURSO DE CAPACITAÇÃO DOS NOVOS GESTORES LOCAIS DO PROGRAMA MULHERES MIL IFC/IFSC Lidiane Silva Braga 1 ; Ania Tamilis da Silva 2 INTRODUÇÃO O Programa Nacional Mulheres Mil - Educação, Cidadania e Desenvolvimento

Leia mais

METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO)

METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO) METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO) Celi Terezinha Wolff 24 de Junho de 2014 Em trios caracterizar e apresentar para o grande grupo: processo de planejamento; plano

Leia mais

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Apresentamos a primeira versão do programa de gestão estratégica da chapa Construindo Juntos um ICT de Excelência. Esse documento é fruto de uma construção coletiva,

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI A responsabilidade social, para esta IES, representa um compromisso constante com o comportamento ético e consciente em favor da sociedade. Nesse sentido o ensino superior,

Leia mais

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP Proposta: Propor mudanças nas leis que regem a publicação, desenvolvimento e divulgação dos testes no Brasil, de forma que se padronizem e ofereçam subsídios do alcance e limites dos testes. Proposta:

Leia mais

Quando a verdade for flama

Quando a verdade for flama Quando a verdade for flama As colunas da injustiça Sei que só vão desabar Quando o meu povo, sabendo Que existe, souber achar Dentro da vida o caminho Que leva à libertação. Vai tardar, mas saberá Que

Leia mais

O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil

O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil Especializado em soluções que incorporam Tecnologia da Informação à Educação e à Modernização da Administração Pública, o Grupo Actcon tem como sua principal integrante

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO 1. Identificação e caracterização Título do Projeto Nome do Prof(s) Coordenador(es) do Projeto Centro Laboratório Período Início Término Término previsto

Leia mais

Novas Formas de Aprender e Empreender

Novas Formas de Aprender e Empreender Novas Formas de Aprender e Empreender DÚVIDAS FREQUENTES 1. Sobre o Prêmio Instituto Claro, Novas Formas de Aprender e Empreender 1.1. O que é o Prêmio? O Prêmio Instituto Claro Novas Formas de Aprender

Leia mais

Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau

Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau Fundação Getulio Vargas, Abril de 2011 REGIÃO PODE TER LEGADO COMPATÍVEL COM DESENVOLVIMENTO INOVADOR E SUSTENTÁVEL Deixar um legado

Leia mais

www.unisol.org.br unisol@unisol.org.br Educação e desenvolvimento O papel das universidades

www.unisol.org.br unisol@unisol.org.br Educação e desenvolvimento O papel das universidades Educação e desenvolvimento O papel das universidades A Universidades podem e devem contribuir para a formação cidadã de seus estudantes e para a promoção do desenvolvimento social de nosso país Extensão

Leia mais

Câmara Municipal de São Paulo Gabinete Vereador Floriano Pesaro

Câmara Municipal de São Paulo Gabinete Vereador Floriano Pesaro SUBSTITUTIVO Nº, APRESENTADO EM PLENÁRIO AO PROJETO DE LEI Nº 0141/2009 Institui o Programa de Incentivo a Rede de Comércio Solidário da Cidade de São Paulo, e dá outras providências. A D E C R E T A:

Leia mais

PROJETO DE INCLUSÃO ESCOLAR. Inclusão escolar de crianças e adolescentes com transtornos psíquicos e problemas em seu desenvolvimento.

PROJETO DE INCLUSÃO ESCOLAR. Inclusão escolar de crianças e adolescentes com transtornos psíquicos e problemas em seu desenvolvimento. PROJETO DE INCLUSÃO ESCOLAR 1 TITULO DO PROJETO: Inclusão escolar de crianças e adolescentes com transtornos psíquicos e problemas em seu desenvolvimento. 2 SUMÁRIO: Atualmente muito se tem incentivado

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO Número e Título do Projeto Função no Projeto BRA 08/021 Resultado: Produto: Atividades: Antecedentes: (breve histórico justificando

Leia mais

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura PLANO ESTADUAL DA CULTURA Matriz Situacional da Cultura Fórum de Planejamento Regional Cidade Sede: Tubarão 27 e 28 de agosto de 2012 Priorização de Diretrizes e Ações Objetivo: Discussão da proposta de

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

Investimento a serviço da transformação social

Investimento a serviço da transformação social Investimento a serviço da transformação social Objetivo Central Formular, implantar e disseminar metodologias voltadas à melhoria de políticas públicas na área educacional e à avaliação de projetos sociais.

Leia mais

Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010

Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010 Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010 Missão: Atuar para o desenvolvimento solidário e participativo de Paraty articulando a sociedade civil organizada e poder público para

Leia mais

Desenvolvimento Turístico Integrado e Participativo no Centro-Oeste Paulista: Ecos à Própria Voz. 1

Desenvolvimento Turístico Integrado e Participativo no Centro-Oeste Paulista: Ecos à Própria Voz. 1 Desenvolvimento Turístico Integrado e Participativo no Centro-Oeste Paulista: Ecos à Própria Voz. 1 Márcio Paccola LANGONI 1 Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP RESUMO Relato de moderação de grupo

Leia mais

ANEXO B TERMO DE REFERÊNCIA. Declaração de trabalho, serviços e especificações

ANEXO B TERMO DE REFERÊNCIA. Declaração de trabalho, serviços e especificações ANEXO B TERMO DE REFERÊNCIA Declaração de trabalho, serviços e especificações A Contratada deverá executar o trabalho e realizar os serviços a seguir, indicados de acordo com as especificações e normas

Leia mais

MANIFESTO ABENEFS: Alinhando a formação inicial em Educação Física às necessidades do setor saúde

MANIFESTO ABENEFS: Alinhando a formação inicial em Educação Física às necessidades do setor saúde Associação Brasileira de Ensino da Educação Física para a Saúde MANIFESTO : Alinhando a formação inicial em Educação Física às necessidades do setor saúde INTRODUÇÃ O A Associação Brasileira de Ensino

Leia mais

Artes Visuais Estudantis (AVE)

Artes Visuais Estudantis (AVE) Artes Visuais Estudantis (AVE) O que é O projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) é parte integrante do desenvolvimento de políticas culturais com a juventude estudantil, para a promoção das diversas linguagens

Leia mais

Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Estadual de Educação Ambiental e dá outras providências.

Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Estadual de Educação Ambiental e dá outras providências. Versão final do Workshop 09/07/2010 PROJETO DE LEI ESTADUAL - PARANÁ Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Estadual de Educação Ambiental e dá outras providências. CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO

Leia mais

Incentivar a comunidade escolar a construir o Projeto político Pedagógico das escolas em todos os níveis e modalidades de ensino, adequando o

Incentivar a comunidade escolar a construir o Projeto político Pedagógico das escolas em todos os níveis e modalidades de ensino, adequando o SELO DE EDUCAÇÃO PARA IGUALDADE RACIAL ANEXO 1: METAS NORTEADORAS DO PLANO NACIONAL DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA

Leia mais

Questionário do Mapeamento de Residências Artísticas

Questionário do Mapeamento de Residências Artísticas 1 Questionário do Mapeamento de Residências Artísticas Este questionário é dividido em partes. Na medida em que o respondente vai preenchendo cada parte, a seguinte é disponibilizada, neste caso, ele poderá

Leia mais