Descrição. Como Preparar o Jogo ELFENLAND

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Descrição. Como Preparar o Jogo ELFENLAND"

Transcrição

1 ELFENLAND Índice Descrição e Conteúdo... 2 Como Preparar o Jogo... 4 Tabuleiro... 5 Cartas de Viagem... 5 Como Jogar Distribua as Cartas de Viagem Compre uma Ficha de Transporte da Pilha Virada para Baixo Compre Fichas de Transporte adicionais Planeje as rotas de viagem Mova as Botas Élficas Encerre a Rodada Fim do Jogo Variante Descrição Em Elfenland, os jovens elfos têm que passar por um teste muito especial antes de serem aceitos como adultos. Todos os elfos e elfas recebem um mapa de Elfenland; eles têm que visitar o maior número possível de cidades conhecidas em Elfenland usando os meios de transporte comuns: dragões, unicórnios, javalis, elficletas, carros de troll, nuvens mágicas, barcas e balsas. Estes meios de transporte, entretanto, estão disponíveis em número limitado e podem ser usados somente em regiões específicas. Deste modo, começa uma corrida empolgante entre os elfos para se descobrir quem fará melhor uso dos transportes disponíveis. Aquele que visitar o maior número de cidades será o vencedor. 6 Botas Élficas, 6 Obstáculos, 120 Peças de Cidade, 48 Fichas de Transporte, 8 de Dragão, 8 de Unicórnio, 8 de Carros de Troll, 8 de Elficleta, 8 de Nuvem Mágica, 8 de Javali, 12 de Balsa, 4 Cartas de Rodada, 1 Carta de Jogador Inicial, 12 Cartas de Cidade, 6 Diagramas de Transporte, 1 Tabuleiro, 1 Livro de Regras e 72 Cartas de Viagem. [b1] Comentário: Marcadores? Pinos? Como Preparar o Jogo Cada jogador receberá uma Bota Élfica e 20 Peças de Cidade da mesma cor. Coloque as botas na capital elfa de Elvenhold. Cada jogador deverá colocar suas Peças de Cidade nas demais 20 cidades. Separe as cartas de acordo com suas diferentes cores (verde, cinza e azul). Coloque as doze cartas de cidade (fundo verde) dentro da caixa; elas só serão importantes em caso de variação deste jogo. Coloque as 72 Cartas de Viagem (fundo azul) viradas para baixo, empilhadas próximas ao Tabuleiro.

2 Empilhe as quatro Cartas de Rodada no canto superior direito do tabuleiro, estando a carta número 4 por último, seguida pelas cartas 3, 2 e a 1, no topo. A carta no topo da pilha sempre indicará o turno atual. Separe as 48 Fichas de Transporte dos seis obstáculos (moldura vermelha). Agora embaralhe as Fichas de Transporte e coloque-as viradas para baixo, próximas ao tabuleiro, em cima da mesa. Vire cinco destas Fichas de Transporte e as coloque próximas àquelas viradas para baixo. Durante todo o jogo, cinco destas Fichas de Transporte terão sempre que estar expostas a todos os participantes. Cada jogador receberá um Diagrama de Transporte e um Obstáculo. Coloque os demais Diagramas de Transporte e Obstáculos de volta à caixa. Dê a Carta de Jogador Inicial ao jogador mais velho para que ele possa iniciar o jogo. Após ter completado sua jogada, o jogador à esquerda dele será o próximo a continuar. Em Elfenland, a bem estruturada rede de estradas conecta as cidades umas às outras. Cada estrada corta uma região específica através das planícies verdes, dos bosques sombrios, do deserto amarelo e das montanhas opacas. Os rios e os grandes lagos podem também ser usados para ir de um lugar a outro. Os elfos podem usar sete tipos diferentes de transporte. Dependendo da região, cada tipo de transporte pode proporcionar uma viagem mais rápida ou mais demorada, porém alguns não podem ser usados em determinadas regiões de maneira alguma. Cartas de Viagem Cada Carta de Viagem indica o tipo de transporte (qual ficha de transporte utilizar) e o tipo de região onde ele pode ser utilizado. Cada ícone (em forma de círculo) indica um tipo de região. Um círculo único indica que apenas uma carta de viagem precisa ser utilizada. Um círculo duplo indica que duas Cartas de Viagem devem ser utilizadas para a região escolhida. Caso um círculo indicador de determinada região esteja faltando na sua Ficha de Transporte escolhida, ela não poderá ser utilizada para viajar por aquela região. O Javali não pode se locomover pelo Deserto nem pelas Montanhas. A Elficleta não pode ser utilizada no deserto e são necessárias duas Cartas de Viagem de Elficleta para utilizá-la nas Montanhas. A Nuvem Mágica não pode ser utilizada no deserto e são necessárias duas Cartas de Viagem de Nuvem Mágica para utilizá-la nas planícies e nos bosques. O Unicórnio não pode se locomover nas planícies e são necessárias 2 Cartas de Viagem de Unicórnio para utilizá-lo no deserto. O Carro de Troll precisa de 2 Cartas de Viagem de Carro de Troll para se locomover nos bosques, no deserto e nas montanhas. O Dragão precisa de 2 Cartas de Viagem de Dragão para sobrevoar os bosques. Obviamente, as Balsas somente podem ser utilizadas nos rios e lagos.

3 As Balsas precisam de 2 Cartas de Viagem de Balsas para serem utilizadas rio acima (na direção oposta àquela indicada pelas setas) e nos lagos. Como Jogar Elfenland é jogado em turnos. Cada turno consiste das seis fases seguintes: 1. Distribuição das Cartas de Viagem. 2. Sorteio de uma Ficha de Transporte da Pilha. 3. Sorteio de Fichas de Transporte Extras. 4. Planejamento das Rotas de Viagem. 5. Andando Com as Botas Élficas. 6. Fim do Turno. 1. Distribuição das Cartas de Viagem No primeiro turno, o Jogador Inicial embaralha as Cartas de Viagem e distribui 8 para cada jogador. As cartas restantes são empilhadas próximas ao tabuleiro. Nos turnos seguintes, o Jogador Inicial embaralha todas as Cartas de Viagem da pilha. Ele, então, distribui novas Cartas de Viagem para cada participante até que cada um tenha 8 cartas em mão. 2. Sorteio de Uma Ficha de Transporte da Pilha Sendo o Jogador Inicial o primeiro, cada jogador deverá pegar uma carta da pilha de Fichas de Transporte (viradas para baixo), vê-la e a colocá-la, virada para baixo, na sua frente. Esta Ficha de Transporte deve ser mantida em segredo dos demais participantes, mas o jogador poderá utilizá-la a qualquer momento. Ao longo do jogo, o jogador poderá ter diversos tipos de transporte. 3. Sorteio de Fichas de Transporte Extras Sendo o Jogador Inicial o primeiro novamente, cada jogador deverá sortear uma Ficha de Transporte extra, escolhendo uma das cinco cartas expostas, ou uma daquelas que estão viradas para baixo, na pilha. Cada participante coloca sua Ficha de Transporte virada para cima, na sua frente. Caso o jogador escolha uma das cinco Fichas de Transporte expostas, ele deve imediatamente substituir a ficha retirada por uma das fichas viradas para baixo - colocando-a virada para cima, para que assim sempre haja cinco Fichas de Transporte expostas disponíveis para escolha. Todos os jogadores continuam sorteando Fichas de Transporte até que cada participante tenha três Fichas de Transporte expostas na sua frente. Junto com as cartas que estão viradas para baixo, cada jogador tem agora quatro Fichas de Transporte na primeira rodada. Os jogadores que não utilizaram uma Ficha de Transporte na rodada anterior terão, agora, cinco Fichas de Transporte (uma ou duas viradas para baixo e três ou quatro viradas para cima). 4. Planejamento das Rotas de Viagem

4 Começando-se pelo Jogador Inicial, os participantes se revezam para colocar uma de suas Fichas de Transporte sobre uma estrada. Somente uma Ficha de Transporte pode ser colocada em cada estrada. O jogador só poderá colocar a Ficha de Transporte sobre uma estrada se aquele tipo de transporte, em especial, puder ser utilizado na estrada escolhida. Os Diagramas de Transporte indicam qual Ficha de Transporte pode ser usada em cada estrada. Por exemplo, o Javali não pode ser usado na estrada de deserto. Atenção: Cada Ficha de Transporte colocada sobre o tabuleiro poderá ser utilizada por todos os jogadores para o planejamento de suas rotas de viagem. Obstáculo No lugar de uma Ficha de Transporte, os jogadores podem, também, colocar um Obstáculo na estrada. Entretanto, essa jogada só pode ser feita uma vez por cada jogador durante todo o jogo, e somente se uma Ficha de Transporte já estiver posicionada na estrada em questão. Somente um Obstáculo pode ser colocado em cada estrada. Obstáculos não podem ser colocados nos rios e lagos. Caso haja um Obstáculo na estrada, é necessário utilizar uma Carta de Viagem extra para aquela Ficha de Transporte em particular. Exemplo 1: Um Carro de Troll e um Obstáculo estão colocados sobre uma estrada de deserto. Se o jogador quiser utilizar esta estrada, ele deve jogar três Cartas de Viagem de Carro de Troll. Não é obrigatório que um jogador coloque uma Ficha de Transporte ou um Obstáculo. Ele pode passar a sua vez. Um jogador pode passar uma vez e utilizar a Ficha de Transporte em uma outra rodada. Entretanto, se todos os jogadores passarem consecutivamente, a fase acaba. 5. Andando com as Botas Élficas Um jogador anda com sua Bota Élfica pelas estradas ou rios, de cidade em cidade. O objetivo é coletar suas próprias Peças de Cidade. Viajando pelas Estradas Cada jogador pode usar cada Ficha de Transporte sobre o tabuleiro ao mover sua Bota Élfica. Começando pelo Jogador Inicial, cada participante pode mover sua Bota Élfica por quantas estradas desejar, de acordo com as seguintes exigências: 1. Uma Ficha de Transporte tem que estar sobre a estrada escolhida. 2. O jogador tem que jogar uma Carta de Viagem que combine com a Ficha de Transporte. Por exemplo, uma carta de Unicórnio para uma estrada que tenha um círculo indicador de Transporte por Unicórnio.

5 3. Se uma Carta de Viagem contiver um círculo duplo de região, ao jogador é obrigatório usar duas Cartas de Viagem idênticas para esta Ficha de Transporte, a fim de mover sua Bota Élfica por esta estrada. 4. Caso a estrada escolhida esteja bloqueada por um Obstáculo, o jogador tem que usar uma Carta de Viagem a mais, além do número determinado. A vez de um jogador termina quando ele não pode ou não quer usar outra Carta de Viagem. Exemplo 2: Paulo está em Feodor e quer viajar para Virst, passando por Lapphálya. Na estrada pelo bosque entre Feodor e Lapphálya ele encontra um Obstáculo e uma Ficha de Transporte de Dragão. Como o Dragão requer duas Cartas de Viagem de Dragão para sobrevoar os bosques, Paulo tem que jogar três Cartas de Viagem de Dragão para passar por esta estrada. Depois, ele segue pelas planícies até Virst. Na estrada das planícies ele encontra uma Elficleta. Como Paulo pode viajar facilmente de Elficleta sobre as planícies, somente uma Carta de Viagem de Elficleta é suficiente para ir até Virst. Viajando Pelos Rios Para Cartas de Viagem de Balsa não há nenhuma Ficha de Transporte. O jogador move sua Bota Élfica pelo rio jogando o número de Cartas de Viagem de Balsa indicado no Diagrama de Transporte. Não podem ser colocados Obstáculos nos rios e lagos. Exemplo 3: Júlia (verde) quer passar pelo rio na direção indicada pela seta, saindo de Virst em direção a Ixara. Para tal rota, é preciso que ela jogue uma Carta de Viagem de Balsa. Pedro (azul) quer viajar rio acima, saindo de Ixara, em direção a Virst. Entretanto, como está viajando na direção oposta indicada pela seta, ele tem que jogar duas Cartas de Viagem de Balsa. Viajando de um lado para outro Em sua vez, o jogador poderá se locomover de uma cidade a outra por quantas estradas desejar, desde que tenha as Cartas de Viagem necessárias para cada uma. Um jogador pode, também, utilizar a mesma estrada mais que uma vez a cada rodada. Entretanto, a cada vez que utilizar a estrada, ele deverá usar as Cartas de Viagem necessárias. Exemplo 4: Na estrada pelos bosques, saindo de Dag Amura para Kihromah, o tipo de transporte utilizado deve ser uma Nuvem Mágica. Assim, Paulo deve jogar quatro Cartas de Viagem de Nuvem Mágica para ir de Dag Amura para Kihromah e voltar. Coletando Peças de Cidade A cada cidade em que um jogador chegar, ele pegará sua Peça de Cidade e a colocará na sua frente. Ele deverá, também, pegar a peça da cidade onde ele termine a sua jogada.

6 Todas as Cartas de Viagem utilizadas são recolocadas sobre a pilha de Cartas de Viagem próxima ao tabuleiro. Se um jogador possuir mais que quatro cartas no fim da sua jogada, terá que reduzir imediatamente esse número para quatro. As cartas restantes também serão colocadas na pilha de Cartas de Viagem. Movimentos Especiais A) Caravana Se um jogador não puder usar a(s) Carta(s) de Viagem necessária(s) para o tipo de transporte, poderá usar três Cartas de Viagem de qualquer tipo (inclusive as de Balsa). Esta opção é chamada de Caravana. As Caravanas só se movem em estradas que permitam qualquer tipo de transporte. Elas não trafegam por rios ou lagos. Caso haja um Obstáculo na estrada, o jogador deverá, então, usar quaisquer quatro Cartas de Viagem. B) Barcas Os dois grandes lagos, Mare Magnum e Mare Nebulae, podem ser cruzados por barcas. Para usá-las, é necessário jogar duas Cartas de Viagem de Balsa para cada movimento de uma cidade a outra. Use as barcas para ir e vir de Virst, Strykhaven e Elvenhold, ou entre Grangor, Yttar e Parundia. 6. Fim da Rodada Após todos os jogadores terem movido suas Botas Élficas, ocorrerá o seguinte: O Jogador Inicial moverá a Carta de Rodada do topo para debaixo da pilha. Ele então passará a Carta de Jogador Inicial para o próximo jogador à sua esquerda, que agora será o novo Jogador Inicial. Cada jogador deverá recolher todas as suas Fichas de Transporte, exceto uma, que pode ser secreta ou exposta. Retire as Fichas de Transporte do tabuleiro e as embaralhe com todas as devolvidas e próximas ao tabuleiro. As Fichas de Obstáculo usadas serão removidas completamente do jogo. Fim do Jogo Elfenland termina após o quarto turno. O jogador com o maior número de Peças de Cidade é o vencedor. Se um ou mais jogadores possuírem o mesmo número de Peças de Cidade, aquele que tiver o maior número de Cartas de Viagem ganha. Se um jogador tiver recolhido todas as suas Peças de Cidade antes do fim da terceira rodada, ele é o vencedor. Variante No começo do jogo, as doze Cartas de Cidade são embaralhadas e a cada jogador é dada uma carta virada para baixo. As Cartas de Cidade restantes não são necessárias nesta variante. O objetivo agora é cada jogador coletar suas próprias Peças de Cidade e terminar a sua rota de viagem na cidade indicada na sua Carta (ou na cidade mais próxima possível) ao fim do quarto turno. Todas as demais regras permanecem as mesmas. Quando o jogo terminar, todos os jogadores devem mostrar suas Cartas de Cidade e contar a quantas

7 cidades de distância eles estão de seu destino (a menor distância). Este número tem que ser, então, subtraído do número de Peças de Cidade coletadas. O jogador que fizer mais pontos é o vencedor. Caso dois ou mais jogadores façam o mesmo número de pontos, aquele que estiver mais próximo ao seu destino é o vencedor. Exemplo 5: Júlia visitou 17 cidades e terminou o jogo em Throtmanni. Sua Carta de Cidade, entretanto, indica Jaccaranda. Falta somente uma cidade para Brandy chegar a Jaccaranda. Ela subtrai um ponto das suas 17 Peças de Cidade e marca 16 pontos no placar. Resumo A primeira vez que se joga Elfenland: Sempre jogue a fase descrita na seção que você acabou de ler, antes de seguir para a próxima seção. Cada jogador recebe 8 cartas. Cada jogador sorteia uma Ficha de Transporte e a posiciona na sua frente, com a face virada para baixo. Cada jogador escolhe três Fichas de Transporte com as faces viradas para cima. Dica: Escolha tipos de transporte que sejam idênticos aos descritos em suas Cartas de Viagem. Cada jogador só pode ter um máximo de 5 Fichas de Transporte posicionadas na sua frente. Os jogadores se alternam para posicionar uma de suas Fichas de Transporte viradas para cima sobre uma estrada. Somente uma Ficha de Transporte pode ser posicionada por estrada. As Fichas de Transporte escolhidas devem ser propícias para viagem naquela região. Os Diagramas de Transporte indicam quais Fichas de Transporte podem ser usadas em quais estradas. Os Diagramas de Transporte podem ser usados por todos os jogadores. Um Obstáculo pode ser usado ao invés de uma Ficha de Transporte somente uma vez por cada jogador. Os Obstáculos não podem ser usados em rios ou lagos. Quando há um Obstáculo em uma estrada, é necessário usar uma Carta de Viagem a mais, idêntica àquela(s) que seria (m) utilizada(s) inicialmente. Ao invés de usar uma Ficha de Transporte, pode-se passar a vez. Quando todos os jogadores tiverem passado, esta fase é encerrada. Para navegar rio abaixo, é necessário uma Carta de Viagem de Balsa. Para navegar rio acima, entretanto, são necessárias duas Cartas de Viagem de Balsa. Uma estrada pode ser usada várias vezes em uma rodada, desde que as Cartas de Viagem correspondentes sejam utilizadas. Quando um jogador chegar a uma cidade, deverá coletar sua Peça de Cidade e a posicionar na sua frente. Ao fim da vez de um jogador, o número de cartas que ele possui é reduzido para quatro.

8 Ao invés de jogar a(s) Carta(s) de Viagem(ns) exigida(s), pode-se jogar quaisquer três Cartas de Viagem = caravana. Se desejar utilizar uma barca para atravessar um dos grandes lagos, é necessário usar duas Cartas de Balsa para ir de uma cidade a outra. As Cartas de Rodada são mudadas e a Carta de Jogador Inicial é passada para o próximo participante à esquerda. As Fichas de Transporte sobre o tabuleiro são embaralhadas com aquelas próximas ao tabuleiro. Cada jogador receberá Cartas de Viagem até possuir um total de 8. O jogador que coletar a maior quantidade de Peças de Cidade após 4 rodadas será o vencedor. Caso dois ou mais jogadores tenham o mesmo número de Peças de Cidade, aquele com o maior número de Cartas de Viagem será o vencedor.

um jogo de Steve Finn

um jogo de Steve Finn um jogo de Steve Finn arte por Rafaella Ryon - projeto gráfico de Filipe Cunha Em Gunrunners, os jogadores agem como uma agência internacional de polícia em perseguição ao Mercador da Morte, o infame traficante

Leia mais

AGRICOLA OBJETIVO DO JOGO

AGRICOLA OBJETIVO DO JOGO AGRICOLA OBJETIVO DO JOGO Os jogadores começam o jogo com um casal fazendeiro vivendo em uma simples cabana de dois quartos. Durante o curso do jogo, essas famílias têm abundantes possibilidades de melhorar

Leia mais

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO Instruções O K2 é a segunda maior montanha do mundo (depois do Monte Evereste) com uma altura de 8.611 metros acima do nível do mar. Também é considerada uma das mais difíceis. O K2 nunca foi conquistado

Leia mais

NIAGARA Acompanhe as figuras no original em inglês Uma alucinante aventura rio abaixo, para canoeiros destemidos a partir de 10 anos

NIAGARA Acompanhe as figuras no original em inglês Uma alucinante aventura rio abaixo, para canoeiros destemidos a partir de 10 anos NIAGARA Acompanhe as figuras no original em inglês Uma alucinante aventura rio abaixo, para canoeiros destemidos a partir de 10 anos Nas correntezas selvagens do rio Niagara, os aventureiros embarcam em

Leia mais

9 + OBJETIVO COMEÇANDO COMPONENTES: MONTAGEM

9 + OBJETIVO COMEÇANDO COMPONENTES: MONTAGEM Atenção: este brinquedo só deve ser entregue a criança após ter sido montado por um adulto. Cód. Produto: 04000 IDADE 9 + 2 6 JOGADORES ATENÇÃO: NÃO RECOMENDÁVEL PARA MENORES DE 03 ANOS, POR CONTER PARTES

Leia mais

Formula E. Objetivo. Componentes. Preparação. Bruno Faidutti, Sergio Halaban & André Zatz 2012 Clever Mojo Games and Game Salute LLC

Formula E. Objetivo. Componentes. Preparação. Bruno Faidutti, Sergio Halaban & André Zatz 2012 Clever Mojo Games and Game Salute LLC Formula E Bruno Faidutti, Sergio Halaban & André Zatz 2012 Clever Mojo Games and Game Salute LLC Todo ano, habitantes viajam de longe para participar do Festival da Colheita. Enquanto alguns trazem tapetes

Leia mais

Programadores e Problemas: Instruções. Introdução. Seu Objetivo. Configuração. Instruções do jogo equipe evolução 5/5/2006 v2.0

Programadores e Problemas: Instruções. Introdução. Seu Objetivo. Configuração. Instruções do jogo equipe evolução 5/5/2006 v2.0 Programadores e Problemas: Instruções Introdução Problemas e Programadores é um jogo educacional na área de engenharia de software. Ele é dirigido a estudantes que já têm conhecimento entre o básico e

Leia mais

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR APRESENTAÇÃO Olá professor, Essa apostila apresenta jogos matemáticos que foram doados a uma escola de Blumenau como parte de uma ação do Movimento Nós Podemos Blumenau.

Leia mais

Dominion. Donald X. Vaccarino

Dominion. Donald X. Vaccarino Dominion Donald X. Vaccarino Você é um monarca, como os seus pais antes de você, o regente de um reino agradável de rios e árvores. Diferente dos seus pais, no entanto, você tem planos e sonhos! Você quer

Leia mais

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO Jaipur... Você está esperando se tornar o comerciante pessoal do Maharaja, por ser mais rico do que seu adversário ao final de cada semana (rodada). Para isso, colete e negocie

Leia mais

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA A PARTIR DE 8 ANOS PARA 2 A 8 JOGADORES Contém: - 01 tabuleiro - 8 carrinhos - 32 pinos

Leia mais

MANILA Uma disputa por negócios no extremo oriente para 3 a 5 jogadores acima de 10 anos

MANILA Uma disputa por negócios no extremo oriente para 3 a 5 jogadores acima de 10 anos MANILA Uma disputa por negócios no extremo oriente para 3 a 5 jogadores acima de 10 anos Estamos em 1821 e há 250 anos as Ilhas Filipinas estão sob o controle da Coroa Espanhola. Entretanto, na verdade,

Leia mais

Componentes: - 50 Cartas Hanabi - 5 Cartas de Regra - 8 Cartas de Dica - 3 Cartas de Penalidade - 5 Cartas Multi-coloridas (para a expansão)

Componentes: - 50 Cartas Hanabi - 5 Cartas de Regra - 8 Cartas de Dica - 3 Cartas de Penalidade - 5 Cartas Multi-coloridas (para a expansão) Um jogo de Antoine Bauza Ilustrações de Albertine Ralenti De a jogadores 8 anos ou mais Componentes: - 0 Cartas Hanabi - Cartas de Regra - 8 Cartas de Dica - Cartas de Penalidade - Cartas Multi-coloridas

Leia mais

Tigris & Euphrates. Regras em Português

Tigris & Euphrates. Regras em Português Tigris & Euphrates Regras em Português Componentes do jogo 1 Tabuleiro 153 Peças de Civilização o 57 Vermelhas (Templos) o 36 Azuis (Quintas) o 30 Verdes (Mercados) o 30 Pretas (Colonizações) 8 Peças de

Leia mais

JOGOS QUE CONSTAM DO KIT DE REFORÇO ESCOLAR

JOGOS QUE CONSTAM DO KIT DE REFORÇO ESCOLAR JOGOS QUE CONSTAM DO KIT DE REFORÇO ESCOLAR DOMINÓ É um jogo onde se combinam a palavra e a figura. Cada jogador recebe 7 peças e segura-as de forma que o adversário não veja. O primeiro jogador coloca

Leia mais

OBJETIVO DO JOGO REGRAS EM VÍDEO COMPONENTES DO JOGO TIPOS DE CARTAS O MUNDO DE BATTALIA UNIDADES

OBJETIVO DO JOGO REGRAS EM VÍDEO COMPONENTES DO JOGO TIPOS DE CARTAS O MUNDO DE BATTALIA UNIDADES OBJETIVO DO JOGO um jogo agressivo de guerra e conquista, capturando as cidades dos oponentes. Neste jogo, o nível das cidades corresponde exatamente à quantidade de pontos de vitória que um jogador possui

Leia mais

Manual de Regras. Dificuldade do Jogo. Preparação e Componentes. Preparação do Baralho de Eventos. Agora vocês estão prontos para jogar!

Manual de Regras. Dificuldade do Jogo. Preparação e Componentes. Preparação do Baralho de Eventos. Agora vocês estão prontos para jogar! Separe as peças de Abismo; Preparação do Baralho de Eventos Embaralhe e empilhe as Peças de Caminho. Distribua Peça de Caminho para cada Jogador; Separe as 5 cartas de Abismo do baralho, então embaralhe

Leia mais

Preparando o Jogo. O Específico Vence o Geral

Preparando o Jogo. O Específico Vence o Geral Zueira Never Ends (#ZNE) é um jogo baseado em um sistema de pontos chamados de Pontos de Moral (ou apenas Moral). Cada jogador inicia com 0 Pontos de Moral e usando as cartas ele deve reduzir a Moral dos

Leia mais

Um inteligente e tático jogo de montagem para 2-5 jogadores a partir de 8 anos, de Klaus-Jürgen Wrede Tradução: Romir G. E.

Um inteligente e tático jogo de montagem para 2-5 jogadores a partir de 8 anos, de Klaus-Jürgen Wrede Tradução: Romir G. E. Um inteligente e tático jogo de montagem para 2-5 jogadores a partir de 8 anos, de Klaus-Jürgen Wrede Tradução: Romir G. E. Paulino A cidade de Carcassonne, no sul da França, é conhecida pela arte de suas

Leia mais

Projeto Mancala. Objetivo. Objetivo linguístico. Etapas e duração. Procedimentos. Aula 1

Projeto Mancala. Objetivo. Objetivo linguístico. Etapas e duração. Procedimentos. Aula 1 Projeto Mancala Objetivo Aprender sobre jogos de Mancala. Os Mancalas constituem uma família de jogos africanos em que o tabuleiro consiste de duas, três ou quatro fileiras de buracos, nos quais são distribuídas

Leia mais

Conquest of the empire II. Livro de regras

Conquest of the empire II. Livro de regras Conquest of the empire II Livro de regras TRADUZIDO PARA O PORTUGUÊS POR FERNANDO WILBERT VERSÃO 1.0 18/10/2009 1 SUMÁRIO Situação histórica...3 O jogo...3 O mapa...3 Quadro de alianças...3 Marcador de

Leia mais

Regras para um jogo sobre o diabetes tipo 1 IMPRIMA e PREPARE 1. As três próximas páginas são o tabuleiro do jogo. Imprima em papel grosso e depois corte nas linhas pontilhadas. 2. As páginas restantes

Leia mais

Os cidadãos de uma grande metrópole precisam do mais moderno sistema de trens do mundo. O prefeito decide contratar várias empresas, incluindo a sua,

Os cidadãos de uma grande metrópole precisam do mais moderno sistema de trens do mundo. O prefeito decide contratar várias empresas, incluindo a sua, Os cidadãos de uma grande metrópole precisam do mais moderno sistema de trens do mundo. O prefeito decide contratar várias empresas, incluindo a sua, para construir a rede como um projeto coletivo! Naturalmente,

Leia mais

NEGÓCIOS E MANUFATURAS

NEGÓCIOS E MANUFATURAS KARSTEN HARTWIG TRADUÇÃO: ROMIR G. E. PAULINO NEGÓCIOS E MANUFATURAS EM NOVA IORQUE DOS ANOS 30 Nova Iorque, meados dos anos 30. A crise econômica mundial foi superada, a cidade floresce novamente. Especialmente

Leia mais

Avanço Autor: Dan Troyka, 2000. Rastros Autor: Bill Taylor, 1992. Material Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras.

Avanço Autor: Dan Troyka, 2000. Rastros Autor: Bill Taylor, 1992. Material Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras. Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras. posição inicial Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do adversário, ou seja,

Leia mais

PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS A PARTIR DE JOGOS 2º ANO. Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática

PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS A PARTIR DE JOGOS 2º ANO. Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS A PARTIR DE JOGOS 2º ANO Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Abril/214 1 JOGOS E PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS JOGO DOS 6 PALITOS

Leia mais

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 -

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 - - TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 - OBJETIVO DO TORNEIO Tem por objetivo promover a interação e confraternização entre os sócios e participantes mediante regras abaixo. 1 - DAS INSCRIÇÕES 1.1 - As

Leia mais

Objetivo do Jogo: COMPONENTES. 4 cartas de REGRA 40 cartas de SINAL 10 cartas de BOLA

Objetivo do Jogo: COMPONENTES. 4 cartas de REGRA 40 cartas de SINAL 10 cartas de BOLA COMPONENTES 4 cartas de REGRA 40 cartas de SINAL 10 cartas de BOLA Objetivo do Jogo: Criar uma corrente de sinais contínua (feita com as mãos), dentro de um ritmo criado por todos os jogadores, sem errar.

Leia mais

MODELO DE ROTEIRO. Tela 1. Imagem:

MODELO DE ROTEIRO. Tela 1. Imagem: MODELO DE ROTEIRO Título da animação: Tela inicial Tela 1 Olá, somos os protetores da Selva. Fomos chamados pelos índios para salvar os animais em extinção da Floresta Amazônica. Escreva seu nome e vamos

Leia mais

THE GALLERIST. UM JOGO DE VITAL LACERDA 1 a 4 Jogadores 30 MIN por Jogador. 1x Ficha de Jogador Inicial e 4x Marcadores de Influência

THE GALLERIST. UM JOGO DE VITAL LACERDA 1 a 4 Jogadores 30 MIN por Jogador. 1x Ficha de Jogador Inicial e 4x Marcadores de Influência THE GALLERIST UM JOGO DE VITAL LACERDA 1 a 4 Jogadores 30 MIN por Jogador A era da Arte e do capitalismo criou a necessidade de uma nova ocupação - O Galerista, que combina os elementos de um negociante

Leia mais

OBJETIVO Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos.

OBJETIVO Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos. Jogo do Mico Número de jogadores: 3 + Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos. Cartas de Vilão e Item Mágico não devem ser utilizadas. Deixe

Leia mais

COMO TRABALHAR COM BLOCOS LÓGICOS

COMO TRABALHAR COM BLOCOS LÓGICOS I. Descrição do Material: COMO TRABALHAR COM BLOCOS LÓGICOS Material criado por Dienes. Constitui-se de 48 peças, que combinam quatro atributos em cada uma sendo: Tamanho (grande e pequeno) Cor (amarelo,

Leia mais

REGRAS. 1 - Introdução. 2 - Nº de jogadores e objectivo do jogo. 3 - Peças do jogo

REGRAS. 1 - Introdução. 2 - Nº de jogadores e objectivo do jogo. 3 - Peças do jogo REGRAS 1 - Introdução Este jogo tem como principal objectivo demonstrar como poderemos utilizar o nosso carro de uma forma mais responsável face ao ambiente, através da partilha do nosso meio de transporte

Leia mais

Manual do Usuário Nokia Mapas

Manual do Usuário Nokia Mapas Manual do Usuário Nokia Mapas Edição 1 2 Conteúdo Conteúdo Sobre o Nokia Mapas 3 Ver sua localização e navegar no mapa 3 Encontrar um local 4 Descobrir lugares nas proximidades 5 Adicionar uma foto a um

Leia mais

ISBN 5708-9594. Apresentação

ISBN 5708-9594. Apresentação Perfil Eletrônico Apresentação O Perfil Eletrônico é um jogo de tabuleiro cujo objetivo educacional é trabalhar a configuração eletrônica dos elementos químicos utilizando a Tabela Periódica. Para realizar

Leia mais

Airlines Europe. Um jogo de Alan R. Moon para 2 a 5 jogadores, a partir dos anos, com a duração de 75 minutos.

Airlines Europe. Um jogo de Alan R. Moon para 2 a 5 jogadores, a partir dos anos, com a duração de 75 minutos. Airlines Europe Um jogo de Alan R. Moon para 2 a 5 jogadores, a partir dos anos, com a duração de 75 minutos. Conteúdo 1 Tabuleiro do jogo com o mapa da Europa e o trilho da pontuação 3 Cartas de pontuação

Leia mais

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016 REGULAMENTO TÉCNICO CANASTRA Art. 1º. O torneio de Canastra do VII JOGOS FENACEF, será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela FENACEF no Regulamento Geral do VII JOGOS FENACEF, combinado

Leia mais

Problemas de Jogos e Tabuleiros

Problemas de Jogos e Tabuleiros Problemas de Jogos e Tabuleiros Professor Emiliano Augusto Chagas Para esquentar! 01) Duas crianças se revezam em turnos quebrando uma barra retangular de chocolate, com seis quadrados de altura e oito

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ARACAJU/SERGIPE COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS

UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ARACAJU/SERGIPE COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ARACAJU/SERGIPE COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS Resumo Tâmara Azevedo Nascimento tamara_an212@hotmail.com Darlysson Wesley da Silva darlyssonwesley@hotmail.com

Leia mais

Arte: Respeitável Público... Sejam todos bem vindos ao magnífico Gran Circo!

Arte: Respeitável Público... Sejam todos bem vindos ao magnífico Gran Circo! De Marcos Macri Arte: Diego Sanchez Respeitável Público... Sejam todos bem vindos ao magnífico Gran Circo! Neste jogo, você é o dono de um grande e tradicional circo e deve contratar os melhores artistas

Leia mais

Setor de Educação de Jovens e Adultos FUNDAÇÃO BRADESCO

Setor de Educação de Jovens e Adultos FUNDAÇÃO BRADESCO Setor de Educação de Jovens e Adultos FUNDAÇÃO BRADESCO Coletânea de Jogos e Materiais Manipuláveis SUMÁRIO 1 Apresentação 3 2 Contribuição dos jogos para o ensino da Matemática 4 3 Coletânea 5 3.1 Eixo:

Leia mais

TomTom Navigation app for iphone/ipad Guia de consulta

TomTom Navigation app for iphone/ipad Guia de consulta TomTom Navigation app for iphone/ipad Guia de consulta Conteúdos Inicialização 6 Iniciar o TomTom Navigation app for iphone/ipad... 6 Atualização do seu TomTom Navigation app for iphone/ipad... 6 Compartilhando

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

DIE KUTSCHFAHRT ZUR TEUFELSBURG

DIE KUTSCHFAHRT ZUR TEUFELSBURG DIE KUTSCHFAHRT ZUR TEUFELSBURG» Preparação do jogo (n = nº de jogadores): - cada jogador recebe 1 carta de personagem com a face para cima. - baralham-se as cartas de ocupação e cada jogador recebe 1

Leia mais

Compreendendo o espaço

Compreendendo o espaço Módulo 1 Unidade 2 Compreendendo o espaço Para início de conversa... A forma como você se locomove na cidade para ir de um lugar a outro tem a ver com as direções que você toma e com o sentido para o qual

Leia mais

Regras dos Jogos da Exposição Matemática em Jogo. Alquerque

Regras dos Jogos da Exposição Matemática em Jogo. Alquerque Regras dos Jogos da Exposição Matemática em Jogo Alquerque (Regras de Afonso X) Colocam-se as peças no tabuleiro (em número de 7 ou 12 para cada jogador), como na figura. Os jogadores jogam alternadamente,

Leia mais

MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 14 PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO E PERMUTAÇÕES

MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 14 PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO E PERMUTAÇÕES MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 14 PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO E PERMUTAÇÕES A D C B D B C A B D A C C B A D Como pode cair no enem (ENEM) A escrita Braile para cegos é um sistema de símbolos no qual cada caractere

Leia mais

Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT)

Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT) Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT) Índice 1 INTRODUÇÃO 3 2 REALIZAÇÃO DOS TESTES 3 2.1 Login 3 2.2 Verificação do áudio para o teste de Audição 5 2.3 Realização de um teste 5 3 Informação

Leia mais

1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos.

1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos. REGULAMENTO DE BURACO 1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos. 2-No horário estabelecido pela Comissão Organizadora para início de

Leia mais

PIBID/UERN: UTILIZAÇAO DOS JOGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO- APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUIMICA

PIBID/UERN: UTILIZAÇAO DOS JOGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO- APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUIMICA PIBID/UERN: UTILIZAÇAO DOS JOGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO- APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUIMICA Ronale Ferreira da Silva 1 ; Lindeberg Ventura de Sousa 2. RESUMO Nos dias atuais é muito comum utilizar jogos

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO GOOGLE MAP MAKER

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO GOOGLE MAP MAKER TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO GOOGLE MAP MAKER 2 Sumário 1. INÍCIO... 3 2. ADICIONAR VIAS... 4 3. EDITAR NOME DA VIA... 8 4. EDITAR NUMERAÇÃO DA VIA...12 5. EDITAR SENTIDO DA VIA...16 6. BOAS PRÁTICAS DE MAPEAMENTO...

Leia mais

Jogo ProvocAção. ProvocAção 5.-

Jogo ProvocAção. ProvocAção 5.- Jogo ProvocAção Aprender brincando! Este foi o objetivo do desenvolvimento desse jogo. É um importante instrumento de aprendizagem, possuiu múltiplos usos e garante muita diversão e conhecimento para crianças,

Leia mais

JOGOS UNIVERSITÁRIOS CAMILIANOS - JUCAM 2013

JOGOS UNIVERSITÁRIOS CAMILIANOS - JUCAM 2013 REGULAMENTO PARA O VOLEIBOL EQUIPES Uma equipe é formada por 10 jogadores. E somente 6 jogadores podem participar do jogo tendo como obrigatoriedade 3 homens e 3 mulheres em quadra para condições de jogo.

Leia mais

8º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

8º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos 8º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos Distribuição dos jogos por ciclo 1º 2º 3º Sec Semáforo x Gatos & Cães x x Ouri x x x Hex x x x Rastros x x Avanço x Semáforo Autor: Alan Parr 8 peças verdes,

Leia mais

Programa de Cursos 2011 / Matemática - Ensino Fundamental / 2º. ao 5º. ano

Programa de Cursos 2011 / Matemática - Ensino Fundamental / 2º. ao 5º. ano Sugestões de jogos Os jogos que apresentamos neste material envolvem diversos conceitos e procedimentos matemáticos, com variações nos níveis de complexidade e destinados a um ou mais grupos de ensino,

Leia mais

SKAT. Introdução. O Baralho

SKAT. Introdução. O Baralho Introdução SKAT O skat foi inventado por volta de 1810 na cidade de Altenburg, cerca de 40 km ao sul de Leipzig, Alemanha, pelos membros da Brommesche Tarok-Gesellschaft. Eles adaptaram um jogo local (Schafkopf)

Leia mais

Um jogo para 2-6 jogadores de Friedemann Friese

Um jogo para 2-6 jogadores de Friedemann Friese Objetivo Um jogo para 2-6 jogadores de Friedemann Friese Cada jogador representa uma empresa que possui usinas de energia e tenta abastecer cidades com eletricidade. Durante o jogo, os jogadores darão

Leia mais

Início Rápido para Fotos e Histórias do FamilySearch

Início Rápido para Fotos e Histórias do FamilySearch Início Rápido para Fotos e Histórias do FamilySearch Você pode adicionar fotos e histórias da família aos registros dos seus antepassados na Árvore Familiar. Com o novo recurso Adicionar Fotos e Histórias,

Leia mais

XV JOGOS ARI DE SÁ. Ensino Fundamental I 2015 REGULAMENTO

XV JOGOS ARI DE SÁ. Ensino Fundamental I 2015 REGULAMENTO XV JOGOS ARI DE SÁ Ensino Fundamental I 2015 REGULAMENTO ABERTURA 1. DIA: 26/09/2015 ( Sábado ) 9h 2. LOCAL: Manhã Ginásio 2.1 - Concentração Manhã: galeria do Ensino Fundamental I 2.2 - Desfile de abertura

Leia mais

Em EMBOSCADA, você tenta deduzir a fraqueza da tropa escondida na floresta, pronta para te emboscar, ao mesmo tempo que procura derrotá-la.

Em EMBOSCADA, você tenta deduzir a fraqueza da tropa escondida na floresta, pronta para te emboscar, ao mesmo tempo que procura derrotá-la. Em EMBOSCADA, você tenta deduzir a fraqueza da tropa escondida na floresta, pronta para te emboscar, ao mesmo tempo que procura derrotá-la. O papel de General passa para um novo jogador a cada rodada.

Leia mais

1 Regras dos Esportes de Verao da Special Olympics Basketball BASQUETEBOL

1 Regras dos Esportes de Verao da Special Olympics Basketball BASQUETEBOL 1 BASQUETEBOL As Regras Oficiais da Special Olympics devem governar todas as competições de Basquete da Special Olympics. Como um programa de esportes internacional, a Special Olympics criou estas regras

Leia mais

Bolsa. _regras do jogo de tabuleiro 1 - INTRODUÇÃO 2 - OBJECTIVO E FIM DO JOGO 3 - COMPONENTES DO JOGO

Bolsa. _regras do jogo de tabuleiro 1 - INTRODUÇÃO 2 - OBJECTIVO E FIM DO JOGO 3 - COMPONENTES DO JOGO Bolsa 1 _regras do jogo de tabuleiro 1 - INTRODUÇÃO Este é um jogo para 2 a 6 jogadores que pretende simular a uma micro escala o funcionamento de uma bolsa de valores durante um período de 12 meses. Existem

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO JOGOS DE INTEGRAÇÃO REGULAMENTO TÉCNICO DO BASQUETEBOL MASCULINO

REGULAMENTO TÉCNICO JOGOS DE INTEGRAÇÃO REGULAMENTO TÉCNICO DO BASQUETEBOL MASCULINO REGULAMENTO TÉCNICO JOGOS DE INTEGRAÇÃO REGULAMENTO TÉCNICO DO BASQUETEBOL MASCULINO Art. 1 O torneio de basquetebol masculino será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela Federação Internacional

Leia mais

REGRAS E REGULAMENTOS OLIMPÍADAS DE RACIOCÍNIO PROGRAMA MENTEINOVADORA MIND LAB

REGRAS E REGULAMENTOS OLIMPÍADAS DE RACIOCÍNIO PROGRAMA MENTEINOVADORA MIND LAB REGRAS E REGULAMENTOS VIII OLIMPÍADA DE RACIOCINIO MENTEINOVADORA MIND LAB (alunos de 4º ao 7º ano) VII OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA DE JOVENS (alunos de 8º e 9º ano) A cada ano, o Grupo Mind

Leia mais

Início Rápido para o Templo

Início Rápido para o Templo Início Rápido para o Templo O FamilySearch.org facilita realizar as ordenanças do templo por seus antepassados. Todo o processo tem apenas alguns passos simples: 1. Descobrir antepassados que precisam

Leia mais

COMPONENTES 5 PEÕES 6 LABORATÓRIOS

COMPONENTES 5 PEÕES 6 LABORATÓRIOS Você e seus amigos fazem parte de uma equipe altamente experiente na luta contra doenças mortalmente contagiosas. Sua equipe deverá viajar através do globo contendo a disseminação de doenças e desenvolvendo

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Rua Visconde de Aguiar Toledo, 296 - Campo Belo - São Paulo/SP - CEP 04612-100 - Tel.: (11) 3051-6688 Web site: www.tenispaulista.com.

Rua Visconde de Aguiar Toledo, 296 - Campo Belo - São Paulo/SP - CEP 04612-100 - Tel.: (11) 3051-6688 Web site: www.tenispaulista.com. R E G R A S D E T Ê N I S Regra 1 A QUADRA A quadra deve ser um retângulo de 23,77m de comprimento por 8,23m de largura, para os jogos de simples. Para os jogos de duplas e quadra deve medir 10,97m de

Leia mais

Escoceses, Ovelhas e Bebidas Fortes

Escoceses, Ovelhas e Bebidas Fortes Matthias Cramer Tradução: Romir G. E. Paulino Idéia do Jogo Escoceses, Ovelhas e Bebidas Fortes Os jogadores incorporam chefes de clãs escoceses, os quais tentam, no decorrer do século XVII, ganhar a maior

Leia mais

LITUÂNIA Candle (Vela)

LITUÂNIA Candle (Vela) LITUÂNIA Candle (Vela) Materiais: - 1 Bola Jogadores o maior número possível Regras - Escolhem-se duas pessoas que ficarão nas pontas e o resto vai para o meio do campo. Os jogadores que estão nas pontas

Leia mais

ISBN 5708-9594. Apresentação

ISBN 5708-9594. Apresentação Laboratório Inorgânico Apresentação O Laboratório Inorgânico é um jogo de tabuleiro que tem como objetivo ensinar, de forma lúdica, a associação de alguns compostos inorgânicos de uso comum e suas aplicações,

Leia mais

zūmo 590 Manual de Início Rápido

zūmo 590 Manual de Início Rápido zūmo 590 Manual de Início Rápido Março 2014 190-01706-54_0A Impresso em Taiwan Como começar AVISO Consulte no guia Informações importantes de segurança e do produto, na embalagem, os avisos relativos ao

Leia mais

Descrição e regras e dinâmica do jogo Unidos para produzir um lugar saudável - PDTSP TEIAS

Descrição e regras e dinâmica do jogo Unidos para produzir um lugar saudável - PDTSP TEIAS Descrição e regras e dinâmica do jogo Unidos para produzir um lugar saudável - PDTSP TEIAS Peças do jogo O jogo Unidos para produzir um lugar saudável PDTSP TEIAS Escola Manguinhos Versão inicial é composto

Leia mais

Updates. Updates da Pesquisa FLL WORLD CLASS. Updates do Desafio do Robô FLL WORLD CLASS

Updates. Updates da Pesquisa FLL WORLD CLASS. Updates do Desafio do Robô FLL WORLD CLASS Updates da Pesquisa FLL WORLD CLASS 2 ANIMAIS Para escrever a sua Questão da FLL WORLD CLASS, seu time precisa escolher um tópico em que uma PESSOA possa aprender. Tudo bem se há um animal envolvido em

Leia mais

Jet Set 2-6 Jogadores, a partir dos 10 anos

Jet Set 2-6 Jogadores, a partir dos 10 anos Jet Set 2-6 Jogadores, a partir dos 10 anos Levante voo em direcção à fortuna e à fama com a sua própria linha aérea internacional! Europa está a ser inundado com inúmeras viagens e você tem a possibilidade

Leia mais

R EGR AS. Para 2 a 4 jogadores, para +8 anos - 60 minutos Autores: Yury Yamshchikov e Nadezhda Penkrat

R EGR AS. Para 2 a 4 jogadores, para +8 anos - 60 minutos Autores: Yury Yamshchikov e Nadezhda Penkrat R EGR AS Para 2 a 4 jogadores, para +8 anos - 60 minutos Autores: Yury Yamshchikov e Nadezhda Penkrat INTRODUCAO Vai começar uma excitante corrida através do Sistema Solar. Tente visitar todos os planetas

Leia mais

Regulamento Jogo de Truco

Regulamento Jogo de Truco Regulamento Jogo de Truco Art. 1º Funcionamento básico do jogo de truco: a) O truco é jogado com apenas 1 baralho, retirando-se as cartas 8, 9 e 10. b) A força das cartas obedece a seguinte seqüência decrescente:

Leia mais

Programação em papel quadriculado

Programação em papel quadriculado 4 NOME DA AULA: Programação em papel quadriculado Tempo de aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10 minutos Objetivo principal: ajudar os alunos a entender como a codificação funciona. RESUMO Ao "programar"

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

ISBN 5708-9594. Apresentação

ISBN 5708-9594. Apresentação Laboratório Orgânico Apresentação O Laboratório Orgânico é um jogo de tabuleiro que tem como objetivo ensinar, de forma lúdica, a associação dos compostos pertencentes às funções orgânicas: ácido orgânico,

Leia mais

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016 REGULAMENTO TÉCNICO DAMAS Art. 1º. O torneio de Damas do VII JOGOS FENACEF, será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela FENACEF no Regulamento Geral do VII JOGOS FENACEF, combinado com as

Leia mais

(S.I.) = 10 + 6 3) (FP) O

(S.I.) = 10 + 6 3) (FP) O Lista Cinemática 1) (FP) Um motorista pretende realizar uma viagem com velocidade média de 90 km/h. A primeira terça parte do percurso é realizada à 50km/h e os próximos 3/5 do restante é realizado à 80

Leia mais

Agora é só com você. Geografia - 131

Agora é só com você. Geografia - 131 Geografia - 131 3 Complete: O espaço da sala de aula é um domínio delimitado por um(a)..., que é sua fronteira. Ainda em grupo faça o seguinte: usando objetos como lápis, palitos, folhas e outros, delimite

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA Núcleo de Educação a Distância UniEvangélica 2 ÍNDICE 1 Introdução à Informática... 3 1. O Computador... 3 Teclado... 3 Mouse... 5 Monitor...

Leia mais

Manual do KGeography. Anne-Marie Mahfouf Kushal Das Tradução: Luiz Fernando Ranghetti

Manual do KGeography. Anne-Marie Mahfouf Kushal Das Tradução: Luiz Fernando Ranghetti Anne-Marie Mahfouf Kushal Das Tradução: Luiz Fernando Ranghetti 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Início rápido do KGeography 6 3 Usando o KGeography 12 3.1 Mais recursos do KGeography..............................

Leia mais

Seu manual do usuário KONICA MINOLTA BIZHUB PRO C5500 http://pt.yourpdfguides.com/dref/589352

Seu manual do usuário KONICA MINOLTA BIZHUB PRO C5500 http://pt.yourpdfguides.com/dref/589352 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para KONICA MINOLTA BIZHUB PRO C5500. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre

Leia mais

Manual de utilização. No sentido inverso ao da marcha e no sentido da marcha Grupo 0+ - 1. Peso 0-18 kg. Idade 6m-4a

Manual de utilização. No sentido inverso ao da marcha e no sentido da marcha Grupo 0+ - 1. Peso 0-18 kg. Idade 6m-4a 1 26 27 34 35 16 2 4 3 Manual de utilização 5 6 8 9 7 10 11 12 13 14 15 28 29 36 31 17 30 37 No sentido inverso ao da marcha e no sentido da marcha Grupo 0+ - 1 19 20 21 23 Peso 0-18 kg 18 22 38 39 Idade

Leia mais

HEX CONEXÕES EXTREMAS EM LADRILHOS HEXAGONAIS

HEX CONEXÕES EXTREMAS EM LADRILHOS HEXAGONAIS HEX CONEXÕES EXTREMAS EM LADRILHOS HEXAGONAIS Izabelly Marya Lucena da Silva Universidade Federal de Pernambuco izabellymarya@ig.com.br Gésica Peixoto Campos Universidade Federal de Pernambuco gesica.pcampo@bol.com.br

Leia mais

GINCANA MATEMÁTICA, UM JEITO NOVO DE APRENDER MATEMÁTICA!

GINCANA MATEMÁTICA, UM JEITO NOVO DE APRENDER MATEMÁTICA! ISSN 2177-9139 GINCANA MATEMÁTICA, UM JEITO NOVO DE APRENDER MATEMÁTICA! Thaís Eduarda Ávila da Silveira thaisuab3@gmail.com Universidade Federal de Pelotas, Pólo Sapucaia do Sul, 92990-000 Sapucaia do

Leia mais

Um jogo de Eric RANDALL e Laurent LAVAUR 2010 PLAY MACHINES

Um jogo de Eric RANDALL e Laurent LAVAUR 2010 PLAY MACHINES Um jogo de Eric RANDALL e Laurent LAVAUR 2010 PLAY MACHINES 2 COMEÇAR POR AQUI Objectivo do Jogo Formula D é um jogo de corridas de automóveis. O objectivo de cada jogador é ganhar uma corrida (de uma

Leia mais

1. A corrida de vetores numa folha de papel.

1. A corrida de vetores numa folha de papel. 1. A corrida de vetores numa folha de papel. desenhando a pista. o movimento dos carros. o início da corrida. as regras do jogo. 2. A corrida no computador. o número de jogadores. o teclado numérico. escolhendo

Leia mais

Poderá participar qualquer Tenista residente ou não residente na cidade de Paulínia-SP, que esteja de acordo com o regulamento do ranking Itapoan.

Poderá participar qualquer Tenista residente ou não residente na cidade de Paulínia-SP, que esteja de acordo com o regulamento do ranking Itapoan. REGULAMENTO DO RANKING TÊNIS ITAPOAN Versão 3.0 Sumário 1. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO RANKING 2 2. PARTICIPAÇÃO NO RANKING 2 2.1. Nível Técnico dos Jogadores 2 3. RANKING 2 3.1. Ingresso ao Ranking 3 3.2.

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS DESENVOLVIDOS DURANTE O PIBID

JOGOS MATEMÁTICOS DESENVOLVIDOS DURANTE O PIBID JOGOS MATEMÁTICOS DESENVOLVIDOS DURANTE O PIBID Resumo Expandido Tamysia Canuto Nascimento Universidade Federal de Sergipe tamysiarosa@hotmail.com Darlysson Wesley da Silva Universidade Federal de Sergipe

Leia mais

1- GO. O que é go Regras Explicações. 2- Território e Formas. Fazendo territórios Formas e jogadas conhecidas. 3- Captura. Técnicas de Captura

1- GO. O que é go Regras Explicações. 2- Território e Formas. Fazendo territórios Formas e jogadas conhecidas. 3- Captura. Técnicas de Captura 1- GO O que é go Regras Explicações 2- Território e Formas Fazendo territórios Formas e jogadas conhecidas 3- Captura Técnicas de Captura 4- Conectando Técnicas de conexão 5- Vida e Morte Situações de

Leia mais

Prof. Bruno Holanda - Semana Oĺımpica 2011 - Nível 1. Teoria dos Grafos

Prof. Bruno Holanda - Semana Oĺımpica 2011 - Nível 1. Teoria dos Grafos Prof. Bruno Holanda - Semana Oĺımpica 0 - Nível Teoria dos Grafos O que é um grafo? Se você nunca ouviu falar nisso antes, esta é certamente uma pergunta que você deve estar se fazendo. Vamos tentar matar

Leia mais

No sentido inverso ao da marcha. Altura 61-105 cm. Peso máximo 18 kg. UN regulation no. R129 i-size. Idade 6m-4a

No sentido inverso ao da marcha. Altura 61-105 cm. Peso máximo 18 kg. UN regulation no. R129 i-size. Idade 6m-4a 1 23 2 4 3 Manual de utilização 5 6 7 24 26 8 9 10 11 12 13 14 No sentido inverso ao da marcha Altura 61-105 cm 16 17 18 20 25 Peso máximo 18 kg 15 19 Idade 6m-4a UN regulation no. R129 i-size 21 22 27

Leia mais

Regras PREPARAÇÃO SUMÁRIO

Regras PREPARAÇÃO SUMÁRIO A preparação do jogo está descrita em detalhe no guia rápido (download em: www.pd-verlag.de/ navegador). Este é um curto sumário: 1. Mercado Desde a quarta linha a contar de cima, são colocados cubos que

Leia mais

MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 18 PROBABILIDADE DE MAIS DE UM EVENTO

MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 18 PROBABILIDADE DE MAIS DE UM EVENTO MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 18 PROBABILIDADE DE MAIS DE UM EVENTO Como pode cair no enem (ENEM) Em um jogo disputado em uma mesa de sinuca, há 16 bolas: 1 branca e 15 coloridas, as quais, de acordo com

Leia mais

REGRAS DOS JOGOS TRABALHADOS NO PROJETO BRINCANDO COM A MATEMÁTICA

REGRAS DOS JOGOS TRABALHADOS NO PROJETO BRINCANDO COM A MATEMÁTICA REGRAS DOS JOGOS TRABALHADOS NO PROJETO BRINCANDO COM A MATEMÁTICA 1- JOGO DAS OPERAÇÕES a) Aprendizagem: Resolver adições e subtrações em situações-problema referentes ao campo aditivo. 1 dado com os

Leia mais