SISTEMAS DE PUBLICAÇÃO NO CIBERJORNALISMO O caso experimental do portal reginal Educação em Pauta

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMAS DE PUBLICAÇÃO NO CIBERJORNALISMO O caso experimental do portal reginal Educação em Pauta"

Transcrição

1 SCHWINGEL, C. Sistemas de publicação no Jornalismo Digital: o caso do portal regional experimental Educação em Pauta. In: Fórum de Professores de Jornalismo, Maceió CD ROM. SCHWINGEL, C. Sistemas de publicação no Jornalismo Digital: o caso do portal regional experimental Educação em Pauta. In: PALACIOS, Marcos (Org.) ; GONÇALVES, E. M. (Org.). O Ensino de Jornalismo em Redes de Alta Velocidade. Metodologias e Softwares. Salvador: EDUFBA, p SISTEMAS DE PUBLICAÇÃO NO CIBERJORNALISMO O caso experimental do portal reginal Educação em Pauta Carla Schwingel 1 Resumo: Este artigo apresenta o processo de produção do Portal Regional Educação em Pauta, jornal digital elaborado através de um sistema de publicação pelo sexto semestre do curso de Jornalismo da Faculdade Integrada da Bahia - FIB, nos anos de 2004 a Sistemas de Publicação são ambientes tecnológicos que possuem as potencialidades dos Content Management System (CMS), sistemas de administração de conteúdos, e dos Portals System, ferramentas de gerenciamento de portais, adaptados às rotinas produtivas do Jornalismo Digital. Nesse sentido, apresentaremos o processo de elaboração dessa ferramenta a partir da sistemática produtiva desenvolvida na disciplina Oficina de Jornalismo Digital. Destaca-se também a inerência da vinculação da estrutura do conteúdo (narrativa) às características do Jornalismo Digital: hipertextualidade, multimidialidade, atualização contínua, interatividade, supressão dos limites de tempo e espaço, memória e personalização do conteúdo. Palavras-Chave: Sistema de Publicação. Plataforma de ensino. Ciberjornalismo. 1. O projeto Educação em Pauta Este artigo configura-se como o relato da experiência principiada na Faculdade Integrada da Bahia FIB (atual Centro Universitário da Bahia) em agosto de 2003, quando o então produto laboratorial experimental do sexto semestre do curso de Jornalismo, o Sobretudo Bahia (www.sobretudo.fib.br), sofreu uma reformulação 1 Doutoranda do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online do Programa de Pós-Graduação em Comunicacão e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

2 técnica, passando a ser editado e publicado por um sistema automatizado. Após a adaptação do sistema produtivo em função do uso da ferramenta pelos alunos daquele semestre, os professores das disciplinas envolvidas no processo e a coordenação do curso 2, tendo em vista o fortalecimento editorial e à percepção de haver uma lacuna em termos de veículos especializados sobre Educação no jornalismo baiano, propuseram um outro direcionamento ao veículo 3. Buscou-se, então, a elaboração de um portal regional com uma única editoria sobre Educação que seria desenvolvido e implementado no primeiro semestre de O projeto do Educação em Pauta integra notícias e reportagens voltadas para o público soteropolitano e baiano e busca com a participação do leitor, através da possibilidade de deixar comentários em suas matérias e das enquetes, uma maior identificação e sentido de pertencimento. Configurando-se, assim, como um portal regional, já que procura utilizar as características do ambiente digital das redes telemáticas associadas ao princípio da proximidade com a informação (BARBOSA, 2002). Atualmente, um produto do Jornalismo Digital para adequar-se ao ambiente hipermidiático necessita aplicar com propriedade as características diferenciadoras e constitutivas desta práxis jornalística, que são a hipertextualidade, a interatividade, a personalização do conteúdo, a multimidialidade, a memória e a atualização contínua (ARMAÑANZAS; NOCI; MESO; 1996; BARDOEL e DEUZE, 2000; BONNET, 2001; MACHADO, 2000; MIELNICZUK; 1998; PALACIOS, 1999 e 2002; SANTOS, 2002; SILVA JÚNIOR, 2000). Ao procurarmos implementá-las no Educação em Pauta, acrescentamos como fator diferenciador a supressão dos limites de tempo e espaço por acreditarmos que modifica a percepção do repórter no processo de concepção da arquitetura da informação da matéria (SCHWINGEL, 2003). Além da efetiva utilização das características, no atual estágio do Jornalismo Digital, os produtos parecem necessitar de sistemas automatizados que estruturam e 2 O jornal laboratorial do sexto semestre do curso de Jornalismo da Faculdade Integrada da Bahia é um produto digital resultante das disciplinas 1) Oficina de Jornalismo Digital, 2) Oficina de Multimídia e 3) Técnicas de Apuração e Edição em Jornalismo Digital. Também participou do processo de concepção editorial do produto a então coordenadora do curso de Jornalismo, professora Tattiana Teixeira. 3 O Sobretudo Bahia foi proposto editorialmente e implementado de forma estática no semestre Quando passou a ser automatizado, foi estruturado somente em três editorias: cultura, educação e economia, já buscando um direcionamento editorial voltado para educação e cultura.

3 sistematizam as rotinas produtivas (MACHADO, 2003), sendo que tais tecnologias sempre são vinculadas a bancos de dados (MACHADO, 2004, FIDALGO, 2003, BARBOSA, 2004). Com a utilização de sistemas automatizados para apuração, composição, edição, publicação e veiculação dos conteúdos, talvez o jornalista do digital venha a ter uma maior agilidade, bem como propriedade para aplicar de forma efetiva a hipertextualidade na estrutura narrativa de uma matéria ou a inserção do usuário em todas as etapas produtivas, duas das questões apontadas como problemáticas no modelo vigente (MACHADO, 2003; PALACIOS, 2002). Com a experiência do sistema de publicação do Educação em Pauta, podemos acompanhar parte deste processo. Os sistemas de publicação são essas ferramentas automatizadas, porém que somente comportam a publicação do conteúdo (composição e edição), sem ferramentas de apuração ou de veiculação associadas. 2. O Ensino do jornal digital Educação em Pauta A cada semestre, ocorre a criação de uma lista de discussão das disciplinas Oficina de Jornalismo Digital, Técnicas de Apuração em Jornalismo Digital e Oficina de Multimídia 4, na qual são postados os planos das disciplinas, os textos de leitura obrigatória para o semestre e as propostas editorial e gráfica do jornal (elaboradas pela turma ). A lista de discussão também é utilizada para o envio dos trabalhos em andamento (prépautas, pautas, matérias incompletas) e para a inserção de informações que ainda não constam no sistema (como o banco de fontes). Em paralelo, serve como um depositório de conteúdo e como segurança para acesso on-line ao material dos alunos, já que todo conteúdo fica no banco de dados remoto. O primeiro aspecto diferenciador proposto na disciplina Oficina de Jornalismo Digital é quanto à sugestão de pauta. As pautas para o digital, a nosso ver, são um roteiro para o audiovisual e, como tal, possuem uma estrutura a ser definida e seguida. Cada 4 Normalmente o provedor utilizado para as listas de discussão criadas localiza-se no Yahoogroups (www.yahoogroups.com)

4 turma discute a estruturação ideal de suas pautas, de acordo com o seguinte exemplo (FIG 1) 5 : Data A data de entrega da pauta. Repórter O nome do aluno que cobrirá a matéria. Pauteiro Geralmente repórter e pauteiro são a mesma pessoa. Nas grandes reportagens é que mais de uma pessoa assumem a matéria. Prazo O período previsto para elaboração da matéria. Assunto O tema exato da informação Histórico / Informações A descrição do conteúdo, do contexto que confirma ser uma notícia a informação fornecida. Enfoque / Viés Será a hipótese a ser confirmada ou refutada, a linha narrativa que conduzirá todos os desdobramentos da matéria. Desdobramento / Contextualização Consiste na explicação tela a tela dos possíveis desdobramentos da matéria, tendo o cuidado com a linha narrativa. Recursos Multimidiáticos Consiste na explicação dos recursos de áudio, fotografia, arquivos textos, vídeos inseridos na estrutura narrativa. Arquitetura da Informação Este é um possível exemplo para uma matéria hipotética. 1ª Tela 2ª Tela 3ª Tela 4ª Tela 5ª tela Fontes São divididas em: A) fonte nominais, com o contato via ou telefone e B) Fontes no Ciberespaço, sendo que precisa estar indicado precisamente a página da informação. FIGURA 1 Estrutura da Pauta FONTE Material Didático Carla Schwingel, Os alunos, neste momento, também são incentivados a opinar sobre o projeto editorial, bem como a proporem sub-editorias. Desde a primeira aula, efetuam pesquisas para elaborar pré-pautas. Quanto ao projeto gráfico, na disciplina Oficina de Multimídia, há a discussão e reelaboração do mesmo semestralmente (FIG 2 e FIG 3). 5 No primeiro semestre de 2005, os alunos elaboraram o Manual e Estilo do Educação em Pauta, por compreender-se que naquele momento havia o amadurecimento editorial necessário.

5 FIGURA 2 Projeto Gráfico elaborado em FONTE Material Didático Marilei Fiorelli, 2004.

6 FIGURA 3 Projeto Gráfico Reestruturado em FONTE Material Didático Marilei Fiorelli, O sistema de publicação do Educação em Pauta Conforme afirmamos anteriormente, a utilização de tecnologias de banco de dados é essencial para a compreensão dos sistemas de publicação, já que desde 1995, com a ampla aplicação das linguagens dinâmicas de programação para a internet, como PHP e ASP 6, que trabalham com banco de dados e páginas dinâmicas, eles são desenvolvidos e empregados em produtos do Jornalismo Digital. De forma genérica, alguns desses sistemas são denominados de CMS (Content Management System), sistemas de administração de conteúdos, outros de Portals System, ou seja, sistemas de gerenciamento de portais. Os primeiros são, analisando-os de forma técnica, direcionados para a publicação do conteúdo, para as rotinas de seleção, aprovação e edição. Já os sistemas de gerenciamento de portais são centrados nas questões de facilidade de instalação, de distinção e interdependência entre módulos (os níveis ou ramos do site). No caso do Educação em Pauta, o sistema de publicação é um CMS. Para entrar no sistema, os alunos são cadastrados e recebem um nome de usuário e uma senha. A partir deste procedimento, entram diretamente na página (FIG 4), efetuam a identificação e possuem acesso aos seguintes módulos: Publicação, Enquetes, Home e Sair. 6 O Active Server Page (ASP) é um ambiente de programação desenvolvido pela Microsoft para elaboração de páginas web dinâmicas. Ele mescla HTML com outras linguagens de programação. Virou padrão de mercado devido às pressões da Microsoft. O Hypertext Preprocessor (PHP), desenvolvido pela comunidade de software livre é seu principal concorrente.

7 FIGURA 4 Tela de acesso ao Sistema de Publicação FONTE Sistema de Publicação do Educação em Pauta. FIB/ASSIM Comunicação, Para os professores administradores do sistema, além dos módulos descritos, aparece o Cadastro de Usuário (FIG 5), no qual os alunos são inclusos, com vinculação de nome, usuário, senha, (que assinará as matérias), um breve currículo (optou-se pela mesma apresentação para todos os alunos) e uma foto. O administrador também define as permissões de cada usuário: A) Cadastro de Usuários: se a pessoa será administrador do sistema, com possibilidade de incluir e excluir novos usuários; B) Configuração de Enquetes: se o usuário poderá configurar novas enquetes; C) Manutenção de conteúdo: se será um editor, ou seja, poderá alterar conteúdos anteriormente postados por outras pessoas. Também o acesso pode ser restrito pelas seções: Matérias, Entrevistas, Notícias e Artigos. Ao término de cada semestre, o acesso para os alunos passa de normal para bloqueado, ou seja, eles continuam tendo acesso ao sistema, porém não conseguem alterar o conteúdo.

8 FIGURA 5 Cadastro de Usuários FONTE Sistema de Publicação do Educação em Pauta. FIB/ASSIM Comunicação, O sistema foi personalizado (customizado) a partir da definição da arquitetura da informação do produto Educação em Pauta. Como não havia a previsão de novas editorias ou mesmo de sub-editorias, seus módulos são fixos. Ao contrário de outros CMS, este não oferece a possibilidade de criação de novas seções para o veículo. Quanto ao módulo de publicação, ao selecionar a seção e o status (rascunho e publicar), o sistema mostra todos os arquivos inclusos (FIG 6). Os editores podem excluir, visualizar ou editar as informações, os repórteres somente incluem novas informações, ou seja, não possuem acesso aos arquivos. Na área de publicação propriamente dita, os alunos incluem e editam o conteúdo.

9 FIGURA 6 Módulo de Publicação seção e status FONTE Sistema de Publicação do Educação em Pauta. FIB/ASSIM Comunicação, A hipertextualidade do sistema prevê a seguinte estruturação para as matérias e entrevistas, sendo que na continuação deve-se seguir a linha narrativa proposta na pauta: 1) o texto principal, com o título e a assinatura (com o do autor) e um retorno para a página com as demais matérias postadas naquele mês. NA edição do texto há a possibilidade de inserção de links internos (para o banco de dados do Educação em Pauta ), links externos e pop ups (pequenas janelas explicativas). 2) Ao lado esquerdo: a) os diversos títulos da continuidade da matéria; b) um destaque informativo; c) uma enquete; d) as fotos com legenda embaixo; e) os links internos, do próprio arquivo do Educação em Pauta relacionados à matéria; f) os links externos relacionados à matéria (abrindo em outra instância janela de navegador ou em pop-ups); g) e os autores, com imagem e formação.

10 A multimidialidade pode ser identificada na inclusão de fotografias, arquivos de áudio, arquivos de vídeo e arquivos texto (veja os ícones na área de edição de texto, na FIG 7). O repórter ou o editor seleciona os arquivos em seu computador e os inclui no banco de dados do sistema para, depois, inseri-los na página editada. A atualização contínua evidencia-se com a utilização de um sistema de publicação, pois todo o processo ocorre de forma automatizada, sendo que repórteres e editores conectados à rede podem implementar suas matérias, podem atualizá-las a qualquer momento de forma remota. A periodicidade do Educação em Pauta é semanal durante o semestre e após o primeiro mês de aula. Na memória do veículo, as informações se estruturam mensalmente. Como recursos interativos, há o envio da sugestão de pauta e de opinião, bem como as enquetes e a possibilidade de se deixar comentários nas matérias. Como primeira interação, há o do repórter na assinatura das matérias tanto na área principal quanto na da direita. A supressão dos limites de tempo e espaço é importante para a contextualização da matéria, ou seja, no momento da concepção da pauta. No momento da publicação e edição, o repórter precisa seguir o padrão ideal de leitura na tela (procurando não ultrapassar uma tela de rolagem). A memória se naturaliza na estrutura em banco de dados. Tudo que não é última notícia é memória. Este sistema não aplica a personalização ou customização de conteúdo, ratificando as pesquisas que apontam esta como a menos aproveitada característica do Jornalismo Digital (PALACIOS, 2000).

11 FIGURA 7 Módulo de Publicação inclusão de conteúdo FONTE Sistema de Publicação do Educação em Pauta. FIB/ASSIM Comunicação, O módulo de inclusão de conteúdos apresenta a área para e edição do conteúdo propriamente dita. Com data e horário da inclusão do arquivo no sistema e a identificação da seção (matérias, entrevistas, notícias e artigos). Ao lado da seção, há o status da publicação: ou estará sendo publicada, após a edição, ou está em processo de edição, ou seja, no rascunho. Abaixo há as áreas para Título e Subtítulo e para a seleção da imagem que será inclusa no menu e na página principal. O Box seguinte é o principal do Sistema

12 de Publicação, com os recursos de edição do texto: tipologia e tamanho da letra, padrão de estilo, negrito, itálico, sublinhado e outros. Há a possibilidade desde dar destaque para o fundo de palavras e mudar a cor de letra até a inclusão de links internos, externos, popups, imagens e a inclusão de arquivos distintos. FIGURA 8 Módulo de Publicação área de direita FONTE Sistema de Publicação do Educação em Pauta. FIB/ASSIM Comunicação, 2004.

13 A figura acima (FIG 8) explicita toda a estrutura da área da direita do layout do Educação em Pauta, com a Continuação das matérias, os links internos, os externos, complemento (um destaque informativo ou olho ) e os comentários dos leitores. Com o registro desta experiência, espera-se auxiliar na indicação de possíveis caminhos para o ensino do Jornalismo Digital associado a sistemas automatizados para a composição, edição e publicação do conteúdo.

14 Referências ARMAÑANZAS, E.; NOCI, J.D.; MESO, K. El periodismo electrónico. Información y servicios multimedia en la era del ciberespacio. Barcelona, Ariel Comunicación, BARBOSA, S. Jornalismo digital e a informação de proximidade: o caso dos portais regionais, com estudo sobre o UAI e o ibahia. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. FACOM/UFBA, Salvador, Dissertação.. O Banco de Dados como metáfora no Jornalismo digital. In: Anais do VII Lusocom. Abril de Covilhã. Portugal. BARDOEL, J.; DEUZE, M. Network Journalism: converging competences of old and new media professionals. In: BONETT, M. Personalization of web services: oportunities and challenges. In: FIDALGO, A. Sintaxe e semântica das notícias on-line: para um jornalismo assente em base de dados. Recife. XII Congresso Anual da Compós. GT de Jornalismo MACHADO, E. La estructura de la noticia en las redes digitales: un estudio de las consecuencias de las metamorfosis tecnológicas en el periodismo. Facultad de Ciencias de la Comunicación/Universidad Autónoma de Barcelona, Tese.. O ciberespaço como fonte para os jornalistas. Salvador: Calandra, O Banco de Dados como formato no jornalismo digital. In: Anais do VII Lusocom. Abril de Covilhã. Portugal. MIELNICZUK, L. Jornalismo on-line e os espaços do leitor: um estudo de caso do NetEstado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Dissertação. PALACIOS, M. Fazendo jornalismo em redes híbridas: notas para discussão da Internet enquanto suporte mediático (2003) In: O que há de (realmente) novo no Jornalismo Online? Conferência proferida por ocasião do concurso público para Professor Titular na FACOM/UFBA, Salvador, Bahia, em PAVLIK, J. V. Journalism and new media. New York, Columbia University Press, SANTOS, A. L. P. R. Informação Fast-Food: um estudo de caso do jornal Último Segundo do portal IG. Programa Interinstitucional da Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Dissertação. SCHWINGEL, C. A. A teoria e a prática na concepção de uma ferramenta de publicação para o jornalismo digital. In: MACHADO. E; PALÁCIOS. M. (Orgs.). Modelos de Jornalismo Digital. Salvador: Calandra, SILVA JR. J. A. Jornalismo 1.2: características e usos da hipermídia no jornalismo, com estudo de caso do Grupo Estado de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Dissertação.

15

Um Jornal Laboratório multimídia, multi-usuário e descentralizado. O caso da Plataforma Panopticon

Um Jornal Laboratório multimídia, multi-usuário e descentralizado. O caso da Plataforma Panopticon Um Jornal Laboratório multimídia, multi-usuário e descentralizado. O caso da Plataforma Panopticon Marcos Palacios, Elias Machado, Carla Schwingel Lucas Rocha Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line Brasil

Leia mais

JORNALISMO NA INTERNET

JORNALISMO NA INTERNET UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO JORNALISMO NA INTERNET Coord. Prof. Dr. Marcos Palacios Equipe: Susana Barbosa Carla Schwingel Salvador, 2002 1. Definição

Leia mais

Os sistemas de publicação como fator da terceira fase do Jornalismo Digital

Os sistemas de publicação como fator da terceira fase do Jornalismo Digital Os sistemas de publicação como fator da terceira fase do Jornalismo Digital Resumo: Este artigo é uma reflexão primeira da pesquisa doutoral Sistemas de Publicação no Jornalismo Digital e busca apresentar

Leia mais

WEBJORNALISMO. Aula 04: Características do Webjornalismo. Características do webjornalismo

WEBJORNALISMO. Aula 04: Características do Webjornalismo. Características do webjornalismo WEBJORNALISMO Aula 04: Características do Webjornalismo Prof. Breno Brito Características do webjornalismo O webjornalismo apresenta algumas características específicas em relação a aspectos que quase

Leia mais

CentralSul de Notícias: A Rotina Produtiva de uma Agência Experimental Online 1

CentralSul de Notícias: A Rotina Produtiva de uma Agência Experimental Online 1 CentralSul de Notícias: A Rotina Produtiva de uma Agência Experimental Online 1 COSTA 2 Daiane dos Santos; FONSECA 3 Aurea Evelise dos Santos; ZUCOLO 4 Rosana Cabral 1 Trabalho submetido ao SEPE 2011 Simpósio

Leia mais

COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL CARACTERÍSTICAS DA NOTÍCIA NA WEB CONSIDERAÇÕES SOBRE MODELOS NARRATIVOS

COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL CARACTERÍSTICAS DA NOTÍCIA NA WEB CONSIDERAÇÕES SOBRE MODELOS NARRATIVOS II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO SOCIEDADE BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM JORNALISMO SBPJor FACULDADE DE COMUNICAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA 26 E 27 DE NOVEMBRO DE 2004 SALVADOR

Leia mais

TVVILAEMBRATEL.WEBS.COM 1 Uma experiência com sistemas de CMS

TVVILAEMBRATEL.WEBS.COM 1 Uma experiência com sistemas de CMS TVVILAEMBRATEL.WEBS.COM 1 Uma experiência com sistemas de CMS Anissa CAVALCANTE 2 Jessica WERNZ 3 Márcio CARNEIRO 4, São Luís, MA PALAVRAS-CHAVE: CMS, webjornalismo, TV Vila Embratel, comunicação 1 CONSIDERAÇÕES

Leia mais

Proposta. Soluções Comunicação Digital

Proposta. Soluções Comunicação Digital Proposta Soluções Comunicação Digital Fevereiro 2013 Proposta Proposta para fornecimento de soluções digitais para comunicação, gestão do conhecimento e aprendizagem para o CBVE. Portal Institucional Plataforma

Leia mais

Trabalho interdisciplinar e atividade extensionista na UEPG: o projeto Portal Comunitário

Trabalho interdisciplinar e atividade extensionista na UEPG: o projeto Portal Comunitário Trabalho interdisciplinar e atividade extensionista na UEPG: o projeto Portal Comunitário SOUZA, Kauana Mendes 1 ; XAVIER, Cintia 2 Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, PR RESUMO O projeto Portal

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno 1 MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno Acessando o sistema 1- Para acessar a Faculdade Interação Americana Virtual digite o seguinte endereço: http://ead.fia.edu.br/

Leia mais

Agradecemos seu contato e interesse pelo sistema Residencial Online.

Agradecemos seu contato e interesse pelo sistema Residencial Online. Agradecemos seu contato e interesse pelo sistema Residencial Online. O objetivo do sistema é ser um canal de comunicação entre os moradores e a administração do condomínio. É como uma rede social porém

Leia mais

COMUNICAUFMA Um experimento em jornalismo digital baseado em sistemas de gerenciamento de conteúdo e cloud computing. 1

COMUNICAUFMA Um experimento em jornalismo digital baseado em sistemas de gerenciamento de conteúdo e cloud computing. 1 I Jornada de Pesquisa e Extensão Projeto Experimental COMUNICAUFMA Um experimento em jornalismo digital baseado em sistemas de gerenciamento de conteúdo e cloud computing. 1 Leonardo Ferreira COSTA 2 Pablo

Leia mais

WEBJORNALISMO. Aula 03: Contextualizando o webjornalismo. Conceitos e Nomenclaturas

WEBJORNALISMO. Aula 03: Contextualizando o webjornalismo. Conceitos e Nomenclaturas WEBJORNALISMO Aula 03: Contextualizando o webjornalismo Prof. Breno Brito Conceitos e Nomenclaturas Jornalismo digital Jornalismo eletrônico Ciberjornalismo Jornalismo on-line Webjornalismo 2 Prof. Breno

Leia mais

INTEGRADOR WEB INTEGRADOR

INTEGRADOR WEB INTEGRADOR O produto e seus processos. - Automatização das operações repetitivas. - Formatação de estilos de entrada e de saída para as várias mídias. Acesso remoto via Web. Diagrama Base INTEGRADOR WEB INTEGRADOR

Leia mais

Manual do Usuário 2013

Manual do Usuário 2013 Manual do Usuário 2013 MANUAL DO USUÁRIO 2013 Introdução Um ambiente virtual de aprendizagem é um programa para computador que permite que a sala de aula migre para a Internet. Simula muitos dos recursos

Leia mais

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2.

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. 1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. Editando um Artigo 4.3. Excluindo um Artigo 4.4. Publicar

Leia mais

Ambiente de Aprendizagem Moodle FPD Manual do Aluno

Ambiente de Aprendizagem Moodle FPD Manual do Aluno Ambiente de Aprendizagem Moodle FPD Manual do Aluno Maio 2008 Conteúdo 1 Primeiros passos...4 1.1 Tornando-se um usuário...4 1.2 Acessando o ambiente Moodle...4 1.3 O ambiente Moodle...4 1.4 Cadastrando-se

Leia mais

MANUAL DO ALUNO MOODLE

MANUAL DO ALUNO MOODLE MANUAL DO ALUNO MOODLE 1. Primeiros passos 1.1. Tornando-se um usuário No ambiente Moodle alunos e tutores são usuários do sistema. Assim, o primeiro passo, para todos, é tornar-se usuário. Este manual

Leia mais

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente Conceito ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente O Sagres Diário é uma ferramenta que disponibiliza rotinas que facilitam a comunicação entre a comunidade Docente e Discente de uma instituição,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL AMBIENTE VIRTUAL INSTITUCIONAL MOODLE/UFFS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL AMBIENTE VIRTUAL INSTITUCIONAL MOODLE/UFFS UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL AMBIENTE VIRTUAL INSTITUCIONAL MOODLE/UFFS Guia Inicial de Acesso e Utilização Para Docentes Versão 1.0b Outubro/2010 Acesso e utilização do Ambiente Virtual de Ensino

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

Gerenciamento Do Escritório Virtual Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.

Gerenciamento Do Escritório Virtual Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil. Gerenciamento Do Escritório Virtual Utilizando O Sistema Web Contábil 2010 IDEAL Última Atualização: 01/2010 Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.com ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO A

Leia mais

Flex. MANUAL DE USO DA FERRAMENTA FLEX O Flex como gerenciador de conteúdo

Flex. MANUAL DE USO DA FERRAMENTA FLEX O Flex como gerenciador de conteúdo 2011 MANUAL DE USO DA FERRAMENTA FLEX O Flex como gerenciador de conteúdo Aprenda como é simples utilizar a ferramenta Flex como seu gerenciador de conteúdo online. Flex Desenvolvido pela ExpandWEB 31/01/2011

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA TUTORES PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1. PRIMEIRO ACESSO À PLATAFORMA... 03 2. PLATAFORMA DO CURSO... 07 2.1 Barra de Navegação...

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SACI LIVRE SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDO INSTITUCIONAL

Leia mais

MANUAL. Perfil de Professor

MANUAL. Perfil de Professor MANUAL Perfil de Professor Índice 1. Acesso 1.1. Acessando o Canal do Norte... 03 2. Disciplinas 2.1. Acessando Disciplinas... 07 3. Recursos 3.1. Adicionando Recursos... 10 3.2. Página de texto simples...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS GIZ/PROGRAD. Tutorial UFMG Virtual Os primeiros passos do docente

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS GIZ/PROGRAD. Tutorial UFMG Virtual Os primeiros passos do docente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS GIZ/PROGRAD Tutorial UFMG Virtual Os primeiros passos do docente Nereu Agnelo Cavalheiro contato@nereujr.com Tutorial UFMG Virtual Primeiros passos do docente Este

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA Guia rápido A PLATAFORMA MOODLE Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um Sistema para Gerenciamento de Cursos (SGC). Trata-se de um programa para computador

Leia mais

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 Este tutorial não tem como finalidade esgotar todas as funcionalidades do Ambiente, ele aborda de forma prática

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 24/08/2011 No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

UNIDADE II Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem

UNIDADE II Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem UNIDADE II Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem 2.1 Introdução Caro Pós-Graduando, Nesta unidade, abordaremos o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que será utilizado no curso: o Moodle. Serão

Leia mais

Solute Manager Gerenciador de Conteúdo Manual de Utilização

Solute Manager Gerenciador de Conteúdo Manual de Utilização Solute Manager Gerenciador de Conteúdo Manual de Utilização SITE LABORATÓRIO SÃO JOSÉ ÍNDICE INTRODUÇÃO PÁG 03 USUÁRIOS DO SISTEMA PÁG 04 NOTÍCIAS PÁG 06 PÁGINAS INTERNAS PÁG 13 DICAS PÁG 16 BANNERS PÁG

Leia mais

WEBJORNALISMO HIPERMIDIÁTICO NA WEB 2.0: O USO DE FERRAMENTAS GRATUITAS PARA NOTICIAR

WEBJORNALISMO HIPERMIDIÁTICO NA WEB 2.0: O USO DE FERRAMENTAS GRATUITAS PARA NOTICIAR ABCIBER - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM CIBERCULTURA II SIMPÓSIO NACIONAL De 10 a 12 de novembro de 2008 PUC - São Paulo, Brasil WEBJORNALISMO HIPERMIDIÁTICO NA WEB 2.0: O USO DE FERRAMENTAS

Leia mais

Manual do Professor versão 2.0. FTD Sistema de Ensino

Manual do Professor versão 2.0. FTD Sistema de Ensino Manual do Professor versão 2.0 FTD Sistema de Ensino Plataforma Digital do FTD Sistema de Ensino Concepção Fernando Moraes Fonseca Jr Arquitetura e coordenação de desenvolvimento Rodrigo Orellana Arquitetura,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE II. Primeiro Trabalho

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE II. Primeiro Trabalho UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE II Primeiro Trabalho Descrição do trabalho: Escrever um Documento de Visão. Projeto: Automatização do sistema que

Leia mais

2 ALGUMAS PLATAFORMAS DE ENSINO A DISTÂNCIA

2 ALGUMAS PLATAFORMAS DE ENSINO A DISTÂNCIA 2 ALGUMAS PLATAFORMAS DE ENSINO A DISTÂNCIA Neste capítulo faremos uma breve descrição de algumas plataformas para ensino a distância e as vantagens e desvantagens de cada uma. No final do capítulo apresentamos

Leia mais

Manual WebAdmin News

Manual WebAdmin News Manual WebAdmin News 20/12/2008 Login: Com a integração das páginas de notícias ao site atual da empresa, você consegue publicar notícias e artigos com a cara da sua empresa, sem precisar conhecer os detalhes

Leia mais

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO 1 Índice Administração de Documentos...2 Lista de documentos criados...3 Criando um novo documento...3 Barra de ferramentas do editor...4 Editando um documento...7 Administrando suas

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

Manual do Usuário PORTAL CNI CMS PUBLICA

Manual do Usuário PORTAL CNI CMS PUBLICA Manual do Usuário PORTAL CNI CMS PUBLICA SUMÁRIO 1. CONCEITOS INICIAIS...04 1.1 O que é um CMS?...04 1.2 Especificidades do Publica...04 1.3 O que é uma template?...04 1.4 O que são Páginas...04 1.5 O

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO TUTORIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO TUTORIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO TUTORIAL http://pt.wordpress.com http://.wordpress.org Autor: Calvin da Silva Cousin Orientação: Profª Drª Sílvia Porto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIOAMBIENTAIS LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS E GEOPROCESSAMENTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIOAMBIENTAIS LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS E GEOPROCESSAMENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIOAMBIENTAIS LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS E GEOPROCESSAMENTO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PÁGINA WEB DO LAPIG WANESSA CAMPOS SILVA Goiânia Junho

Leia mais

Proposta Comercial. Proposta Comercial de prestação de serviços de Desenvolvimento de web site para o Vereador Marcelo Ramos.

Proposta Comercial. Proposta Comercial de prestação de serviços de Desenvolvimento de web site para o Vereador Marcelo Ramos. Proposta Comercial de prestação de serviços de Desenvolvimento de web site para o Vereador Marcelo Ramos. 1 1. APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA Brasília, 14 de maio de 2010. A LTDA. vem, por meio deste documento,

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

MANUAL DO MOODLE VISÃO DO ALUNO

MANUAL DO MOODLE VISÃO DO ALUNO MANUAL DO MOODLE VISÃO DO ALUNO Desenvolvido por: Patricia Mariotto Mozzaquatro SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO....03 2 O AMBIENTE MOODLE......03 2.1 Quais as caixas de utilidade que posso adicionar?...04 2.1.1 Caixa

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Adriano Lima Belo Horizonte 2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA ESP-MG... 3 Programação do curso no AVA-ESPMG

Leia mais

A Rotina de Atualização na TV Uol: Produção, Participação e Colaboração 1. Thais CASELLI 2. Iluska COUTINHO 3

A Rotina de Atualização na TV Uol: Produção, Participação e Colaboração 1. Thais CASELLI 2. Iluska COUTINHO 3 A Rotina de Atualização na TV Uol: Produção, Participação e Colaboração 1 RESUMO Thais CASELLI 2 Iluska COUTINHO 3 Universidade Federal de Juiz De Fora, Juiz de Fora, MG Este trabalho verifica como é a

Leia mais

Apresentação do Website Diário Manezinho: Notícias sobre a Ilha e a região 1

Apresentação do Website Diário Manezinho: Notícias sobre a Ilha e a região 1 Apresentação do Website Diário Manezinho: Notícias sobre a Ilha e a região 1 Ana Carolina Fernandes MAXIMIANO 2 Bruno da SILVA 3 Rita de Cássia Romeiro PAULINO 4 Universidade Federal de Santa Catarina,

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

Edital Nº 01/2008 Seleção de empresa para a criação do layout do novo site da Feevale

Edital Nº 01/2008 Seleção de empresa para a criação do layout do novo site da Feevale Edital Nº 01/2008 Seleção de empresa para a criação do layout do novo site da Feevale A Associação Pró Ensino Superior em Novo Hamburgo ASPEUR, mantenedora do Centro Universitário Feevale, com sede na

Leia mais

ESTRUTURA PARA PORTAIS ELETRÔNICOS MUNICIPAIS

ESTRUTURA PARA PORTAIS ELETRÔNICOS MUNICIPAIS ESTRUTURA PARA PORTAIS ELETRÔNICOS MUNICIPAIS 1. Apresentação Os sites e sistemas web desenvolvidos pela Dynamika apresentam um conjunto de critérios de desenvolvimento que visam entregar o projeto de

Leia mais

PÁGINA DE ATORES MANUAL DO APLICATIVO

PÁGINA DE ATORES MANUAL DO APLICATIVO PÁGINA DE ATORES MANUAL DO APLICATIVO APRESENTAÇÃO Agora o sistema disponibiliza para você, dois modelos de exibição das páginas de atores: Página Dinâmica: Layout personalizado, conforme construção do

Leia mais

1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com.

1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com. Manual de uso 1. ACESSO AO SISTEMA LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com.br Após acessar o link acima, favor digitar seu LOGIN

Leia mais

SGCD 2.2. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.2. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 13/AGO/2012 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) - - Atualizado em 29/07/20 ÍNDICE DE FIGURAS Figura Página de acesso ao SIGRA... 7 Figura 2 Portal de Cursos... 8

Leia mais

SISTEMA PARA PORTAL DE NOTÍCIAS: Jornais, Revistas, Televisão etc

SISTEMA PARA PORTAL DE NOTÍCIAS: Jornais, Revistas, Televisão etc SISTEMA PARA PORTAL DE NOTÍCIAS: Jornais, Revistas, Televisão etc Técnica SEO: Search engine Optimization "INDEXADOR" Web Software para Grandes Portais (Gera todo o conteúdo SEO - Otimizado nas buscas)

Leia mais

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL A nossa meta é envolver alunos e professores num processo de capacitação no uso de ferramentas tecnológicas. Para isto, mostraremos ao professor como trabalhar as suas disciplinas (matemática, português,

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO 0800 703 3180 SUMÁRIO Apresentação Ambiente Virtual de Aprendizagem 1. Primeiro Acesso 1.1 Navegar em cursos 1.2 Enquete 1.3 Dados Cadastrais 2. Cursos

Leia mais

Ferramentas desenvolvidas internamente não atendem às necessidades de crescimento, pois precisam estar sendo permanentemente aperfeiçoadas;

Ferramentas desenvolvidas internamente não atendem às necessidades de crescimento, pois precisam estar sendo permanentemente aperfeiçoadas; APRESENTAÇÃO O Myself é um sistema de gerenciamento de conteúdo para websites desenvolvido pela Genial Box Propaganda. Seu grande diferencial é permitir que o conteúdo de seu website possa ser modificado

Leia mais

Jornalismo de Revista: Análise comparativa entre os formatos impresso e web nas revistas Boa Forma e TPM 1.

Jornalismo de Revista: Análise comparativa entre os formatos impresso e web nas revistas Boa Forma e TPM 1. Jornalismo de Revista: Análise comparativa entre os formatos impresso e web nas revistas Boa Forma e TPM 1. Resumo Alana Damasceno Arruda Camara 2 Paula Janay Alves 3 João Eduardo Silva de Araújo 4 L.Graciela

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org REFORMULAÇÃO DO SITE FSM (www.forumsocialmundial.org.br) O processo FSM passa por uma nova fase

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

Manual para Cadastro de Questões Prova Colegiada / Professor

Manual para Cadastro de Questões Prova Colegiada / Professor Manual para Cadastro de Questões Prova Colegiada / Professor CÓDIGO: 001 revisão 02. DATA DE PUBLICAÇÃO: 12/04/2010 INÍCIO DE VIGÊNCIA: 12/04/2010 DATA REVISÃO: 23/03/2011 Autor do Projeto: Thiago Galvão

Leia mais

A linguagem do webjornalismo nos portais de comunicação da Paraíba 1

A linguagem do webjornalismo nos portais de comunicação da Paraíba 1 A linguagem do webjornalismo nos portais de comunicação da Paraíba 1 Alidiane Emanuela dos Santos Ataíde 2 Resumo Os setores editoriais tradicionais jornais, revistas e livros estão adaptando seus estilos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE Life Sistemas Manual do Professor 1. Introdução O Centro Universitário Geraldo Di Biase apresenta, neste manual, os serviços do Sistema Life Educacional que você,

Leia mais

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO]

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Câmara de Dirigentes Lojistas [SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Sumário 1. Controle de versão... 3 2. Objetivo... 4 3. Site fácil... 4 4. Acessando o sistema de gestão de conteúdo (SGC)... 5 5. Páginas

Leia mais

TIPOS DE USUÁRIOS DO PORTAL

TIPOS DE USUÁRIOS DO PORTAL TIPOS DE USUÁRIOS DO PORTAL - login Estrutura que representa os usuários do portal TIPO DE USUÁRIO PERMISSÕES 114 PASSO A PASSO EFETUANDO O LOGIN Tela inicial do Portal da Escola RECURSOS PARA O ADMINISTRADOR

Leia mais

CONCEITO: Moodle Moodle Moodle Moodle

CONCEITO: Moodle Moodle Moodle Moodle NE@D - Moodle CONCEITO: O Moodle é uma plataforma de aprendizagem a distância baseada em software livre. É um acrônimo de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (ambiente modular de aprendizagem

Leia mais

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013.

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013. Curso de atualização Educação Integral e Integrada Tutorial Moodle Belo Horizonte, 2013. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O AMBIENTE... 4 3. CONHECENDO O AMBIENTE... 5 3.1. CAIXAS DE UTILIDADES... 5 4.

Leia mais

formação em WeB developer

formação em WeB developer formação em WeB developer O Treinamento de Web Developer com duração de 40 semanas (média de 1 ano), ensinará como desenvolver sistemas web de alta performance e interatividade. Através das linguagens

Leia mais

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais

ESTADO DE RONDÔNIA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DOCUMENTAÇÃO: JULGAMENTO VIRTUAL

ESTADO DE RONDÔNIA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DOCUMENTAÇÃO: JULGAMENTO VIRTUAL ESTADO DE RONDÔNIA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DOCUMENTAÇÃO: JULGAMENTO VIRTUAL 1. Visão Geral do Projeto Visando dinamizar ainda mais o julgamento dos processos de competência do Tribunal de

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

GERENCIADOR DE CONTEÚDO

GERENCIADOR DE CONTEÚDO 1/1313 MANUAL DO USUÁRIO GERENCIADOR DE CONTEÚDO CRISTAL 2/13 ÍNDICE 1. OBJETIVO......3 2. OPERAÇÃO DOS MÓDULOS......3 2.1 GERENCIADOR DE CONTEÚDO......3 2.2 ADMINISTRAÇÃO......4 Perfil de Acesso:... 4

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2014 NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE

Leia mais

Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário do Portal Ypadê Balaio Digital Tecnologia em Gestão Ltda ME. Manual do Usuário Portal Ypadê

Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário do Portal Ypadê Balaio Digital Tecnologia em Gestão Ltda ME. Manual do Usuário Portal Ypadê Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário Portal Ypadê Montes Claros, 16 de Julho de 2011 Revisão 3 Sumário 1. Apresentação do portal e escopo deste documento... 2 2. Acessando o Portal Ypadê...

Leia mais

Geris Engenharia e Serviços

Geris Engenharia e Serviços Geris Engenharia e Serviços Sistema administrativo Manual do Usuário Produzido por: Favus Interactive Editoração Eletrônica Ltda - ME Endereço eletrônico: w ww.gerisengenharia.com.br/admin Apresentação

Leia mais

Manual de Utilização Moodle

Manual de Utilização Moodle Manual de Utilização Moodle Perfil Professor Apresentação Esse manual, baseado na documentação oficial do Moodle foi elaborado pela Coordenação de Tecnologia de Informação CTI do câmpus e tem como objetivo

Leia mais

Software Web para: Empresas, Governo, Organizações, Entidades de Classe, Sindicatos, ONG's e Profissionais Liberais

Software Web para: Empresas, Governo, Organizações, Entidades de Classe, Sindicatos, ONG's e Profissionais Liberais MANUAL DO USUÁRIO BITÁVEL GERENCIADOR ONLINE DE NEWSLETTERS (GOLNEWS) Software Web para: Empresas, Governo, Organizações, Entidades de Classe, Sindicatos, ONG's e Profissionais Liberais Versão 1.0 1 Índice

Leia mais

Manual do. Professor. e do. Coordenador. Plataforma Digital

Manual do. Professor. e do. Coordenador. Plataforma Digital Manual do Professor e do Coordenador Plataforma Digital Plataforma Digital do Sistema de Ensino Concepção Fernando Moraes Fonseca Jr. Arquitetura e coordenação de desenvolvimento versão 2.0 e superiores

Leia mais

Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular

Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular Sumário Apresentação... 2 Instalação do Aplicativo... 2 Localizando o aplicativo no smartphone... 5 Inserindo o link da aplicação... 6 Acessando o sistema...

Leia mais

Sumário. Capítulo 2 Iniciando o TR4... 8 2.1 Como efetuar o login... 8

Sumário. Capítulo 2 Iniciando o TR4... 8 2.1 Como efetuar o login... 8 1 Sumário Capítulo 1 Introdução ao TR4... 4 1.1 Requisitos Mínimos... 4 1.2 Layout do Sistema... 5 1.3 Legenda... 5 1.4 Visão geral das funcionalidades... 6 1.4.1 O Menu Administração... 6 1.4.2 O Menu

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NÚCLEO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA WEBSITES WordPress Institucional UFPel Guia Rápido Versão 2.0.1 Março de 2015 Introdução

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

Tabela de Preços Sugeridos

Tabela de Preços Sugeridos WEBSITE Estrutura básica Área institucional Área estática: quem somos, o que fazemos, onde estamos etc. Área de contato E-mail, telefone, formulário etc. Área core Gerenciador de conteúdo para cadastro

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EAD 1

MANUAL DO ALUNO EAD 1 MANUAL DO ALUNO EAD 1 2 1. CADASTRAMENTO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Após navegar até o PORTAL DA SOLDASOFT (www.soldasoft.com.br), vá até o AMBIENTE DE APRENDIZAGEM (www.soldasoft.com.br/cursos).

Leia mais

Portal RH WEB Versão 3.6.6 - Full

Portal RH WEB Versão 3.6.6 - Full Portal RH WEB Versão 3.6.6 - Full = z A principal característica do portal RH é permitir a descentralização das informações dos colaboradores, possibilitando que o gestor de área se transforme também num

Leia mais

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post Índice 1) Acesso ao Painel de Controle 2) Ambientação na Ferramenta 2.1) Posts 2.1.1) Adicionar novo post 2.1.2) Editar posts 2.2) Mídia 2.2.1) Tipos de Mídia 2.2.2) Biblioteca 2.2.3) Adicionar novo 3)

Leia mais

PORTAL EDUCACIONAL CLICKIDEIA. Ensino Fundamental (séries finais)

PORTAL EDUCACIONAL CLICKIDEIA. Ensino Fundamental (séries finais) PORTAL EDUCACIONAL CLICKIDEIA Ensino Fundamental (séries finais) O Clickideia é um portal educacional (www.clickideia.com.br), desenvolvido com o apoio do CNPq e da UNICAMP, que apresenta conteúdos didáticos

Leia mais

Manual Laboratório. ICS Sistemas de Gestão em Saúde ICS 01/01/2014

Manual Laboratório. ICS Sistemas de Gestão em Saúde ICS 01/01/2014 2014 Manual Laboratório ICS Sistemas de Gestão em Saúde ICS 01/01/2014 Sumário Acesso ao Sistema... 2 Menu Cadastros... 4 Cadastro de usuários... 4 Inclusão de Novo Usuário... 5 Alteração de usuários...

Leia mais

MANUAL USUÁRIO AUDATEX WEB

MANUAL USUÁRIO AUDATEX WEB MANUAL USUÁRIO AUDATEX WEB Audatex Web Nível Usuário (Versão 1.0) Gerência de Suporte Técnico Departamento de Treinamento Resp.: Roberto de Luca Jr. Versão 1.0 Revisão 1 Data 13/02/2007 SUMÁRIO GERAL Introdução...

Leia mais

Manual de Gerenciamento de Conteúdo

Manual de Gerenciamento de Conteúdo Manual de Gerenciamento de Conteúdo 1 Sumário 1) O que é um Gerenciador de Conteúdo...3 2) Como o Site está Estruturado...3 3) Como Gerenciar o Conteúdo do Site...5 3.1) Adicionar Itens no Menu de Navegação...6

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014

Manual de Acesso ao Moodle - Discente 2014 "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014 Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso

Leia mais

Manual do Ambiente Virtual Moodle

Manual do Ambiente Virtual Moodle Manual do Ambiente Virtual Moodle versão 0.3 Prof. Cristiano Costa Argemon Vieira Prof. Hercules da Costa Sandim Outubro de 2010 Capítulo 1 Primeiros Passos 1.1 Acessando o Ambiente Acesse o Ambiente Virtual

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO TUTORIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO TUTORIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO TUTORIAL www.blogger.com Autor: Calvin da Silva Cousin Orientação: Profª Drª Sílvia Porto Meirelles Leite SUMÁRIO 1. O

Leia mais

Sumário 1. O acesso ao ambiente virtual de aprendizagem da FSMA...4 2. A sala de aula virtual...5 3. A rotina do estudante...8 3.1.

Sumário 1. O acesso ao ambiente virtual de aprendizagem da FSMA...4 2. A sala de aula virtual...5 3. A rotina do estudante...8 3.1. Guia do estudante Sumário 1. O acesso ao ambiente virtual de aprendizagem da FSMA...4 2. A sala de aula virtual...5 3. A rotina do estudante...8 3.1. Participando dos fóruns...8 3.1.1. Passo a Passo: Postando

Leia mais