Aspectos da convergência de mídias e da produção de conteúdo multimídia no Clarín.com

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aspectos da convergência de mídias e da produção de conteúdo multimídia no Clarín.com"

Transcrição

1 Aspectos da convergência de mídias e da produção de conteúdo multimídia no Clarín.com Daniela Osvald Ramos 1 Resumo: Neste artigo abordamos vários aspectos relacionados à convergência de mídias no Clarín.com, observados em uma pesquisa de quatro dias na sede da empresa, em Buenos Aires, Argentina, no final de março, início de abril 2008, logo do anúncio da futura integração de algumas editorias com o jornal impresso. Embora vários aspectos sejam citados, procuramos dar ênfase à produção de conteúdo multimídia do portal, tanto aos processos que envolvem a publicação de vídeo, áudio, galeria de fotos e textos por justaposição, quanto ao núcleo multimídia por integração, que publica os chamados Especiales Multimedia. Palavras-chave: Convergência, multimídia, ciberjornalismo, Clarín.com, linguagem digital Introdução Convergência é um termo bastante citado ultimamente no campo do Jornalismo, especialmente quando se trata de mudanças em redações de jornais impressos. Saad (2007, P. 9), aponta: (...) o grande foco das atenções das empresas informativas, atualmente, está na convergência dos centros de produção de conteúdo, ou seja, das redações. Este processo se dá principalmente na integração entre operações de uma mesma empresa de comunicação. Assim, redações de TV, rádio, internet e impresso podem conviver em um mesmo espaço físico, sem a garantia (embora seja esta a intenção) de que por isso as equipes efetivamente colaborem entre si e consigam adequar e otimizar a produção de informação a distintos meios. As fusões de jornais impressos com as operações de internet até agora foram as mais comuns. Este processo envolve também o medo, muitas vezes por razões concretas, de que estas mudanças sirvam para justificar demissões. No final de março de 2008 foi a vez da redação do Clarín.com, objeto do nosso artigo, receber um comunicado do editor geral do diário impresso El Clarín, Ricardo Luis Kirschbaum, anunciando a convergência: as editorias Ultimo Momento, Deportes 1 Doutoranda no programa de Interfaces Sociais da Comunicação na ECA/USP, pesquisadora e professora de Novas Tecnologias da Comunicação na Faculdade Cásper Líbero. Trabalhou na área de internet na Zero Hora e Editora Abril, e deu aulas na Universidade Anhembi Morumbi e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2 e Videonotas do portal iriam para a sede do impresso ainda em 2008, fato concretizado no início de julho. A escolha destas editorias tampouco foi justificada. Até então e desde 1996 a redação inteira do Clarín.com era mantida em outro prédio, sem relação física nenhuma com o papel. Em estadia de pesquisa na sede do Clarín.com, de 31 de março a 4 de abril de 2008, 2 constatamos que a impressão dos editores-chefe envolvidos no processo era distinta. Facundo Quiroga, de Deportes, não quis comentar o tema. Sua equipe, de dez repórteres, produz conteúdo tanto para a seção de esportes do Clarín.com como para o site de outro jornal de esportes da empresa, o Olé.com, os dois com posicionamentos distintos, já que o público do Clarín é mais tradicional e o do Olé.com, mais jovem. Há neste caso um cruzamento de definições (DOMINGO et al, 2007) do jornalista polivalente, pois produzem conteúdo da mesma área temática para dois produtos digitais diferentes. Daniel Vittar, do Ultimo Momento, que tem 16 jornalistas, acha que agora a integração vai ser mais concreta, pois sempre participamos das reuniões de pauta com o impresso para ter uma coincidência de tratamento da notícia. A idéia é a equipe do digital escrever também para o impresso, compartilhar culturas jornalísticas. Teremos uma redação para distintos meios, o conceito de Continuous News Desk, nos falou, mostrando conhecimento de termos. Já Horacio Bilbao, editor chefe da equipe de Videonotas (cinco jornalistas), que produz e edita vídeos especialmente para internet, arquivados no blog Camera Libre ( pensa que a mensagem é: não há mais jornalistas web e jornalistas papel, somos todos jornalistas que trabalhamos para plataformas múltiplas, mas se 20% do total for trabalhar assim, isso será muito. São 700 jornalistas no papel. Só de fotógrafos são 70. Franco Torchia, videoredactor, como se autodenomina, diz que o medo maior da convergência é se transformar no câmera do jornalista de papel. Ser o produtor, o editor técnico de uma nota de um jornalista. Sabemos que a posição oficial não é essa, mas como vamos saber de verdade? A convergência afeta muito mais a nós (do meio digital) 3 do que os que estão acostumados só a escrever. 2 Todas as entrevistas referenciadas neste artigo com os colaboradores do Clarín.com foram realizadas durante este período, a saber: terça-feira, dia 1 de abril, Facundo Quiroga; 2 de abril, Daniel Vittar e Ángel Sotera, 3 de abril, Javier Febré, Damián Corteaux, Javier Elliot, Horacio Bilbao e Franco Torchia. 3 Parênteses da autora.

3 As expectativas e temores dos envolvidos com a transição revelam um pouco do que se passa internamente em uma redação longe dos holofotes das declarações de diretores dos diários impressos, como vimos no último World Editors Forum, realizado na Suécia de 1 a 4 de junho deste ano. O assunto foi tema de uma mesa de discussão na qual Lisbeth Knudsen, CEO e editora chefe do jornal dinamarquês Berlinsgke Tidende, afirmou categoricamente: Integrated newsrooms? There is no other option.. 4 Maria Ángeles Cabrera relatou no blog Infotendencias.com as declarações, no mesmo evento, de Javier Moreno, diretor do espanhol El País: El modo de hacer periodismo de su diario ha cambiado en los últimos años, al igual que el modo en que distribuye y se perciben y trabajan juntas las redacciones de El País y Elpais.com. (...) Junto con El País, The New York Times y The Wall Street Journal, han apostado por un modelo de integración plena de las redacciones impresa y digital. 5 Em artigo datado de 2003, Salaverría propôs entendermos a convergência em quatro dimensões: empresarial, tecnológica, profissional e comunicativa, e, dentro desta última, a produção de conteúdo multimídia. Em 2007, Domingo et al propuseram a análise da convergência também em quatro dimensões: produção integrada, jornalista polivalente, distribuição multiplataforma e audiência ativa. 6 Rich Gordon (APUD SAAD), por sua vez, divide a convergência em dois campos, tecnologias e organizacional : "Convergência de tecnologias: sistemas para a criação, distribuição e consumo de conteúdos; Convergência organizacional: na propriedade (fusões, aquisições, monopólios multimídia, etc.); nos aspectos táticos (parcerias, mercados, provimentos de conteúdos); na estrutura organizacional (formato das redações, treinamento de pessoal); no processo de captação de informações; e nos processos de apresentação dos conteúdos (narrativas multimídia)." (GORDON, Rich. APUD SAAD, 2007, P. 8) Nosso objetivo neste artigo não é nos aprofundarmos especificamente na questão da fusão das redações embora seja este o cenário, como vimos anteriormente, mas identificarmos alguns aspectos da convergência de mídias na redação do Clarín.com, antes da mudança recentemente anunciada. Nos dedicaremos a seguir à questão da produção de conteúdo multimídia, ou narrativas multimídia: 4 Redações integradas? Não há outra opção, tradução livre da autora /06/2008. Para mais detalhes sobre o projeto, acessar 6 Do original: Integrated production, Multiskilled Professionals, Multiplataform Delivery e Active Audience, sem página, (ver Bibliografia).

4 Online journalism is also leading another convergence trend that can have implications in integrated newsrooms: the development of a multimedia news language (Salaverría, 2005) that combines textual, audiovisual and graphic news genres into a new set of production practices that is still on the inicial phases os its configuration. (DOMINGO ET ALL, 2007, sem pág.) 7 O grupo Clarín é composto por várias empresas de diferentes mídias e serviços: provedores de internet, publicações impressas, TV a cabo e aberta, rádio, conteúdo digital para internet e celular. Possui a maior rede de portais e sites da Argentina. Desde 26 de setembro de 2007 o Clarín.com conta com a subsidiária Prima Internacional, ou Compañía de Medios Digitales (CMD) S.A., e tem entre 700 e 800 mil usuários únicos por dia. 8 O Clarín.com aproveita conteúdo de várias mídias, como rádio e TV. Todas as editorias do portal são orientadas neste sentido, nos disse Julia Tortoriello, editora, em entrevista no dia 16 de janeiro de 2007, um ano antes do anúncio de Kirschbaum. Nos próximo tópico detalharemos a produção de multimídia por justaposição e, no segundo, multimídia por integração (SALAVERRÍA 2005). 1 - Multimídia por justaposição no Clarín.com Entendemos multimídia por justaposição como colocar um vídeo, áudio, texto ou foto ao lado do outro, acessíveis pelo usuário de maneira independente, como define Salaverría (2005, P. 58): Yuxtaponer es situar una cosa junto a otra. No es necesario que ambas combinen entre sí, ni que la una reclame a la otra. Simplemente, basta con que aparezcan juntas. Se deduce, po tanto, que la multimedialidad por yuxtaposición es aquella que presenta los elementos multimedia - textos, imágenes y/o sonidos - de manera disgregrada. Los enlaces a esos elementos pueden aparecer reunidos en una misma página web, pero el consumo de cada uno de ellos - es decir, su lectura, visionado o audición - sólo se puede realizar de manera independiente y, si acaso, consecutiva. Das editorias que vão para a redação do jornal diário em papel, Videonotas produz estritamente vídeos para internet, enquanto Ultimo Momento e Deportes utilizam 7 Tradução livre da autora: O jornalismo online está na dianteira de outra tendência convergente que pode ter implicações nas redações integradas: o desenvolvimento de uma linguagem multimídia para notícias (SALAVERRÍA, 2005), que combine gêneros jornalísticos textuais, audiovisuais e gráficos em um novo conjunto de práticas de produção que ainda está em fase inicial de configuração. 8 Mais informações: acesso em 25/06/2008.

5 vídeos e áudios do canal TN Todo Noticia, e Radio Mitre. É uma publicação muito multimídia, temos que publicar foto, áudio, vídeos, texto. É outro código, diz Facundo. Isso é possível através de um sistema de integração e digitalização de vídeos e áudios que, enquanto são transmitidos nos seus meios de origem, TV e Rádio, são descarregados permanentemente no software de captura Media Sender. Uma equipe de três pessoas, na redação do Clarín.com, é encarregada de cortar os vídeos e áudios em blocos de três minutos, classificá-los por tags, ou palavras-chave, e enviá-los por FTP para os sistemas de publicação, os CMS (Content Management System) Furva e Rubra. O arquivo é recuperado posteriormente através da palavra-chave pela qual foi classificado ou pelo nome do arquivo, o qual é informado à redação. Furva e Rubra foram desenvolvidos pela equipe de programação do Clarín.com em Javascript, por ser uma linguagem mais segura, segundo Javier Febré, responsável pelo suporte de tecnologia à redação. Podemos compreender os elementos de um sistema de CMS dividindo-o em front end e back end (LÓPEZ, X; GAGO, M; PEREIRA, X. 2003, P. 197), ou seja, respectivamente, a interface gráfica gerada pelo sistema e que é visível ao usuário, e o sistema operacional de input de dados visível internamente na redação. Assim, o back end do Rubra é um sistema de formulários de publicação de notas e matérias que, através da ativação de campos específicos, integra automaticamente vídeo, áudio, texto e galeria de fotos. O resultado visível no front end são players de vídeo e áudio em Flash na mesma página do texto da matéria (ver Figura 1). O Furva, um outro CMS, é usado para a publicação da homepage do portal, e tem uma interface WYSIWYG (What You See is What You Get), ou seja, no seu back end, o editor pode ver o que está publicando ou corrigindo, ao invés de visualizar um formulário com campos prédeterminados, como é o caso do Rubra.

6 Figura 1 O Rubra, CMS que facilita a localização e integração de diferentes mídias, é uma estratégia para a publicação de conteúdos multimídia por justaposição. Barbosa (2008, P. 5 e 6) aponta esta dinâmica e o uso de bases de dados na convergência jornalística quando identifica o Modelo JDBD, ou Modelo Jornalismo Digital em Base de Dados, proposto como um paradigma para sites jornalísticos de perfil dinâmico (IDEM, P. 5). Diz a autora: O JDBD é o modelo que tem as bases de dados como definidoras da estrutura e da organização, bem como da apresentação dos conteúdos de natureza jornalística, de acordo com funcionalidades e categorias específicas, que vão permitir a criação, a manutenção, a atualização, a disponibilização e a circulação de produtos jornalísticos digitais dinâmicos. (IDEM, P. 6) Dentre as 18 funções do modelo JDBD selecionamos as compatíveis com nosso objeto de análise: (...) Indexar e classificar as peças informativas e os objetos multimídia / Agilizar a produção de conteúdos, em particular os de tipo multimídia/garantir a flexibilidade combinatória e o relacionamento entre os conteúdos/ Gerar resumos de notícias estruturados e/ou matérias de modo automatizado. (IDEM, IBIDEM) Entre os editores envolvidos no processo de convergência há uma visão distinta do uso dos recursos multimídia. Para Facundo, é preciso conviver, necessitam caminhar juntos (texto, vídeo, áudio e fotos), são formas diferentes de apresentar um conteúdo, vê-se a notícia de diferentes lados. Mas a escrita é o começo, é como dar a partida em um carro. Já Daniel Vittar considera que o texto deve ser independente do

7 áudio e do vídeo, porque nem sempre todos são publicados ao mesmo tempo. A multimídia seria um elemento a mais, não algo fundamental para a compreensão da notícia. Horacio Bilbao e Franco Torchia já possuem outra abordagem sobre o assunto, pois são eles mesmos que produzem os vídeos, com a consciência de buscarem uma estética apropriada para internet, que não a da TV. Sua equipe, composta de mais três jornalistas, grava e edita, ou seja, desenvolveu habilidades e foi treinada - a empresa pagou um curso de edição de vídeo para a equipe, que antes dependia do núcleo multimídia (ver segundo tópico deste artigo) para a edição do mesmos. Ao contrário dos vídeos do canal TN, os de Videonotas não são indexados no sistema de CMS e aproveitados pela redação. Como a hierarquia do Clarín.com não é por editorias, mas por cronologia, não foi aberta uma seção para eles, por isso a criação de um blog para indexação de seus conteúdos. O blog vem ocupar o lugar da falta de estrutura para arquivá-los. Nossa decisão foi intuitiva, o grupo achou que o que fazemos tinha que durar mais um tempo. Não sabemos muito bem para onde vai o Clarín.com, não temos supervisão de nenhum tipo. Nem a favor, nem contra. O depoimento de Bilbao revela como a empresa está preparada para integrar e arquivar a produção de vídeo que vem da sua cadeia de TV, mas não os vídeos que são produzidos especialmente para internet, nem para avaliar esta produção ou encaixá-la em seu banco de dados. A estética do vídeo produzido para a internet já é um assunto diverso do que propomos aqui, mas faz parte dos assuntos que surgem com o processo de convergência de mídias. Na TV é mais difícil errar, na internet se pode tentar, experimentar, e isso é bem visto, diz Horácio. Franco acha que a identidade do vídeo na internet poderia ser o paradigma do vídeo caseiro. Tem muito a ver com o primeiro plano, o subjetivismo, a expressão pessoal. Horacio comenta a questão dizendo que existe a preponderância do ritmo sobre a qualidade, e que sempre há a procura jornalística, e Franco acho que a estética é a fragmentação e o ritmo. Estamos diante de um novo código audiovisual no Jornalismo, e há dificuldades evidentes na assimilação deste código na rotina de utilização de conteúdos multimídia da empresa: o que é incorporado são os códigos e formatos já legitimados, oriundos de TV e Rádio.

8 Domingo et all (2007, sem P.), apontam tendência semelhante na empresa espanhola Prisacom, detentora do El País.com: Prisacom manages the websites of the newspapers, radio and television networks of the group. All the sites share a single content management system that allows fot the easy crossposting of content generated by any of the media. The online version os the newspaper El País is the one that most benefits from this strategy, as it offers video and audio as a complement of their stories. 9 Percebemos que a experiência é a mesma no Clarín.com, com exceção da produção interna de vídeo para internet, outro ponto recente na história das redações online. Em visita à redação do El Mundo, 10 cujo espaço é compartilhado pelo papel e online, constatamos que há seis meses foi criada uma editoria com três jornalistas que produz, edita e publica vídeos para o site, com pautas próprias ou encomendadas pelas editorias. 2 - Multimídia por integração na seção Especiales Multimedia O núcleo de produção dos Especiales Multimedia, que produz conteúdo jornalístico no formato de multimídia por integração por enquanto não sairá da sede do Clarín.com, embora Gustavo Sierra, um dos jornalistas que mais colabore com o núcleo, trabalhe na sede do diário de papel. Tendência que Domingos et al, mais uma vez, apontam (2007, sem P.): Collaboration is restricted to individual journalists; (...). A equipe conta com sete pessoas e nenhuma é jornalista. Conversamos com o coordenador, Javier Elliot, e o editor multimídia, Damián Courteaux, ambos formados em Cinema, assim como o outro editor multimídia, Matías Rossi. Compondo ainda a equipe, há um sonorizador, dois designers, e um infografista. Elliot diz que sente falta de um jornalista fixo para trabalhar com os Especiales, que são produzidos desde 2000, quando nasceram da colaboração do Clarín.com com os estudantes da Maestría en Periodismo, convênio que a empresa mantém com a Universidad de San Andrés. Desde então, contou Elliot, o que mudou foi a utilização do vídeo, já que atualmente há maior velocidade de banda, o que permite uma compressão com maior qualidade. Anteriormente, como no especial Piqueteros ou Améxica 9 Prisacom administra os sites dos jornais, rádio e redes de televisão do grupo. Todos os sites dividem um mesmo CMS (Content Management System) que permite o fácil cruzamento de conteúdo gerado por qualquer dos meios de comunicação. A versão on-line do jornal El País é o que mais se beneficia desta estratégia, oferecendo áudio e vídeo como um complemento de suas histórias. Tradução livre da autora /07/2008, Madri, Espanha.

9 ( havia mais infográficos interativos, mas hoje, explicou, o objetivo é centrar mais nos vídeos. Uma das principais características da multimídia por integração (SALAVERRÍA, 2005) é a procura do desenvolvimento de uma linguagem digital, com um discurso coerente em um ou mais suportes com unidade comunicativa (IDEM, IBIDEM). Como exemplo de unidade comunicativa, o mesmo autor cita o cinema, que articula imagem e som como uma simbiose perfeita (2005, P. 59). O coordenador dos Especiales e os editores de multimídia são formados nesta área e uma das principais referências e especialização da equipe atualmente é esta, como também os videodocumentários e a TV. Diz Corteaux: Assim como o cinema, também estamos tomando emprestado várias linguagens, mas a idéia é, no futuro, chegar a uma interatividade entre o vídeo e a pessoa, este é nosso objetivo, oferecer uma interatividade que nem a TV nem o cinema podem ter. Buscamos uma linguagem própria, e essa linguagem pressupõe um protagonismo do vídeo, o que Salaverría (2001, p. 389) chama de cessão de protagonismo para o código que seja mais pertinente. Apesar da predominância do vídeo com inspiração documental, percebemos também a harmonização de diversos elementos informativos comunicados através de diferentes códigos (IDEM, IBIDEM), pois além do vídeo central de um especial, há também infográficos, galerias de fotos, weblogs e uma consulta selecionada sobre o assunto ao banco dados do jornal impresso. Apesar da produção e classificação das produções multimídias serem relativamente recentes, reconhece-se dois caminhos de protagonismo de códigos nos formatos por integração: o vídeo com inspiração documental e outro, baseado na infografia interativa. O primeiro seria o caso do Clarín.com e o segundo, dos espanhóis El Mundo e El País, para restringirmos o campo, já que há mais exemplos, como New York Times, MSNBC, BBC, entre outros. Entendemos que pelo conceito do formato seja possível identificarmos o código predominante da multimídia por integração. BERTOCCHI (2006, P. 171) destaca estas duas formas narrativas nos cibermeios informativos os que (...) apresentam maleabilidade e capacidade de adaptação ao novo suporte." Segundo a autora, uma das explicações é que estes deixam intocável a questão da autoria, e por isso talvez tenham sido os dois formatos, embora ainda pouco

10 desenvolvidos, com maior relevância atualmente por explorarem a hipertextualidade, multimidialidade e interatividade, a tríplice exigência da retórica do Ciberjornalismo (BERTOCCHI 2006). A interatividade menos, pois (...) tanto a reportagem multimedia como a infografia interativa - que de interativa pouco tem, no sentido de intervenção em seu conteúdo - destacaram-se no ciberespaço informativo porque deixam quase que intocável a questão da autoria do jornalista (IDEM, IBIDEM). Lembramos ainda que a memória, atualização contínua e personalização de conteúdos são outras características do Ciberjornalismo (PALACIOS 2002). MIELNICZUK (2003, Capítulo 2), busca as origens e decorrentes aplicações do termo formato aplicado ao Jornalismo. Formatos (P. 77) permitem identificar certos padrões de apresentação do conteúdo jornalístico no jornal impresso, do rádio e da televisão. Quando surge o rádio e a TV, o processo de desenvolvimento destes meios passou do empréstimo de linguagens de outros meios até a definição de formatos próprios: "Com o passar do tempo, após um processo de migração, foram desenvolvidos formatos próprios para as informações jornalísticas radiofônicas, explorando e aproveitando as especificidades oferecidas pelo então novo suporte. O mesmo pode-se dizer com relação ao desenvolvimento da narrativa jornalística televisiva." (P. 89) Achamos que estamos nesta fase em relação à produção multimídia por integração nos cibermeios, mas não queremos com isso afirmar que exista no horizonte alguma possibilidade de definição estática para os formatos ciberjornalísticos, mas sim parâmetros e contornos mais definidos. A seguir, destacamos ainda alguns aspectos que julgamos importante neste campo, observados no Clarín.com Edição: rotinas e especialização Sobre sua formação em Cinema, Damían conta que foi contratado para dar um sabor de documental a um vídeo que antes era um jornalista falando em frente à câmera e nada mais. Então, pouco a pouco vou agregando pós-produção de vídeo, áudio, música especial e edição com mais ritmo. Não há muito tempo, a equipe dos Especiales ajudava os jornalistas da equipe de Horacio Bilbao a editar seus vídeos, mas como a empresa pagou a eles um curso de edição, isso deixou de acontecer com freqüência: No Clarín se incentiva a saída com câmera. Em um ano que estou aqui a qualidade de imagem melhorou, também quando a empresa pagou cursos de edição de

11 imagem. Isso foi no final de Mas o manejo da câmera não melhorou com o curso, que era de edição, mas com conversas aqui com a equipe multimídia. Assim, ao mesmo tempo que nós fomos nos especializando, os jornalistas foram se generalizando, avalia o editor. O jornalista que antes só fazia a entrevista, hoje faz a entrevista e edita o vídeo. Seu depoimento revela ainda certa tendência na constituição de perfil de componentes de equipes em multimídia por justaposição e integração: a generalização de funções versus a especialização. Diz ele: De alguma maneira, a generalização do jornalista nos deu mais tempo para ficarmos mais específicos. Antes fazíamos de tudo. Agora nos sobra um tempo para dizer 'eu só edito', e mais tempo para fazer isso com mais qualidade. Sobre a relação com seu principal colaborador do papel, Gustavo Sierra, Corteaux conta que não há discussão de um roteiro prévio, mas que a equipe é avisada por ele de determinada pauta, para se preparem quanto à ambientação da história, procedimento que é recente. Antes, se decidia depois, com o material já apurado, se o conteúdo valia o esforço de produção. O material que ele traz para nós é em paralelo, não é que ele vai fazer só multimídia, ele viaja pelo papel. Ele traz material para o diário impresso e também em vídeo para o núcleo multimídia porque quer. O editor multimídia conta também que, com o passar do tempo, Sierra foi melhorando o enquadramento e a qualidade dos vídeos com as dicas de sua equipe Implicações na concepção e percepção da palavra e da imagem A relação entre palavra e imagem é um aspecto importante na edição multimídia. Novamente recorremos à entrevista com Corteaux, já acostumado a editar em conjunto com o criador do roteiro do especial, processo que é restrito ao jornalista. O roteiro não segue um modelo, e pode ser mais fechado ou aberto, a depender do jornalista envolvido, nos contou o mesmo Corteaux. Mas, continua ele, gostaríamos de participar um pouco mais do roteiro, pois o jornalista não tem um pensamento visual como nós. Às vezes sentem necessidade de contar com palavras algo que sabemos que

12 se pode contar com imagens. Esta é a próxima barreira a vencer: na hora da escritura do roteiro, nós tomarmos parte. Ou instruir o jornalista a pensar um pouco mais por imagens e não ser tão escravo das palavras; ele sente que se não está escrito, se não se diz, não existe. A necessidade do uso da palavra por parte do jornalista dos meios digitais remete à dificuldade de abdicar do código escrito para a explicação dos fatos. Reproduzimos aqui mais uma vez as declarações de Corteaux pela sua capacidade crítica em relação a este ponto: Os jornalistas tem medo do silêncio Venda de publicidade patrocinada Uma novidade na Publicidade do Clarín.com é a encomenda de especiais multimídias por anunciantes, o que poderia gerar um novo modelo de negócio para a área e impulsionar a demanda de multimídia por integração. Liliana Jalave, chefe da área de Publicidade dos sites do grupo, nos disse que estão trabalhando Jornalismo com Publicidade, porque cada vez mais estas duas coisas são um 'todo', e com a equipe multimídia porque é publicidade com conteúdo. Em contrapartida, os jornalistas precisam aceitar a encomenda, que não deveria, segundo ela, ser imposta à redação pelos anunciantes, especialmente porque os jornalistas não gostam deste tipo de relação. Quando estivemos na redação do portal, uma recente venda de especiais tinha sido fechada com a marca de turismo do governo, Argentina.ar. No início de abril, haviam quatro no ar, sobre tango, design argentino, vinhos e inovação e ciência. Este tipo de conteúdo é diferenciado do jornalístico nas chamadas da home pois ao invés de Especial Multimedia, o termo usado é Informes Multimedia. Jalave não revelou cifras, mas disse que este tipo de anúncio é muito mais caro que o normal (algo além de 20 mil pesos argentinos, ou mais ou menos 14 mil reais). Para Elliot esta é a prova de que o negócio funciona. Ele espera, como decorrência, mais valorização da equipe por parte empresa. Já Corteaux avalia que a idéia é buscar o patrocínio, para termos um fluxo mais constante. Porque até agora dependemos de um jornalista que vem aqui e diz 'tenho material', proponho isso.

13 Publicidade misturada com informação jornalística é uma mistura polêmica, e, além disso, uma mistura que muitos acham impossível existir. Apesar deste ser um capítulo de análise à parte, vale ter atenção aos desdobramentos da questão, que pode ser uma implicação a mais no desenvolvimento de linguagens digitais no Jornalismo. Apontamentos conclusivos Apesar da necessária separação de campos específicos da convergência de mídias (DOMINGO et al 2007; SAAD 2007; SALAVERRÍA 2004), notamos que vários aspectos podem ser observados concomitantemente, como por exemplo, no caso do Clarín.com, confirmando hipótese de Domingo et al (2007, sem P.), de que as quatro dimensões da convergência de mídias existam e convivam em uma empresa de comunicação, em diferentes níveis de desenvolvimento, e mesmo antes de uma real fusão de redações. Por outro lado, estamos apenas no início do anúncio de uma posição oficial da empresa quanto à integração de impresso e online, processo que pretendemos acompanhar ao longo da nossa pesquisa de doutorado, com aprofundamento na questão das narrativas multimídia por integração. A publicação automatizada de multimídia por justaposição com conteúdos produzidos por operações da própria empresa é um caminho no caso do Clarín.com, e uma tendência para os jornais online, como colocou Chris Brauer em evento realizado em A Coruña, em 19 de junho (RAMOS, 2008). Brauer pesquisou vários cibermeios ingleses e chegou à conclusão que o vídeo online faz parte do futuro do Ciberjornalismo, fato que é facilitado com um CMS programado para esta necessidade e em diálogo com o banco de dados do grupo (BARBOSA, 2008). No entanto, a estética do vídeo jornalístico produzido para meios digitais ainda não está legitimado e incorporado totalmente à rotina de publicação de vídeos no Clarín.com, como sugere a ausência de catalogação dos vídeos da equipe de Videonotas. Em posterior desenvolvimento do tópico sobre multimídia por integração, pretendemos verificar e aprofundar a hipótese do protagonismo de dois códigos, o documental em vídeo e o da infografia digital interativa como formatos no Ciberjornalismo. Tal questão remete à especialização destas equipes, em contraposição à generalização das atividades do jornalista na redação de um portal ou site jornalístico.

14 Outra implicação é a tendência de códigos unidimensionais, como a escrita, perderem importância em relação a códigos bidimensionais, como a imagem, e das superfícies, como as telas, passarem a ser mais atraentes do que as linhas (FLUSSER, 2008), fato impactante para o Jornalismo. Finalmente, apontamos que a observação direta de processos convergentes em empresas de mídia é fundamental para entendermos o estado da produção jornalística nos Cibermeios, assim como o surgimento de modelos de negócio até o momento considerados inapropriados para o campo. Referências bibliográficas BARBOSA, Suzana (2008). As Bases de Dados no Curso da Convergência Jornalística: Uma Análise Preliminar a Partir do Modelo JDBD. Artigo apresentado no I+C Investigar la Comunicación, Congreso Fundacional da Asociación Española de Investigación de la Comunicación (AE-IC), 30/01 a 01/02 de 2008, Facultade de Ciencias da Comunicación, da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. (2007). Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD) - Um paradigma para produtos jornalísticos digitais dinâmicos. Tese de Doutorado, FACOM/UFBA, Salvador. BERTOCCHI, Daniela (2006). A Narrativa Jornalística no Ciberespaço: transformações, conceitos e questões. Dissertação de Mestrado, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Portugal. CABRERA, Maria Ángeles (2008). Sobre la integración de las redacciones impresa y digital de El País. acesso em 10/06/2008. DIAZ NOCI, Javier; SALAVERRÍA ALIAGA, Ramón. (2003). Manual de Redación Ciberperiodística. Barcelona, Ariel. DOMINGO, David et al. (2007). Four Dimensions of Journalistic Convergence: A preliminary approach to current media trends at Spain. In: 8th International Symposium on Online Journalism. Austin, Texas (EUA): 30 e 31/Março. acesso em 29/05/2008. JENKINS, Henry. (2004). The cultural logic of media convergence. In: International Journal of Cultural Studies. V. 7 (1). pp: acesso em: 14/11/2007. FLUSSER, Vilém. (2007). O mundo codificado. Cosac & Naify, São Paulo. LÓPEZ, Xosé; GAGO, Manuel; PEREIRA, Xosé. (2003). Arquitectura y Organización de la Información. In: DÍAZ NOCI, Javier; SALAVERRÍA ALIAGA, Ramón. Manual de Redación Ciberperiodística. Barcelona: Ariel. MIELNICZUK, Luciana. (2003). Jornalismo na Web: uma contribuição para o estudo do formato da notícia na escrita hipertextual. Tese de Doutorado, FACOM/UFBA, Salvador. PALACIOS, Marcos. (2002). Jornalismo Online, Informação e Memória: Apontamentos para debate. acesso em 15/07/2008.

15 RAMOS, Daniela Osvald. (2008). Chris Brauer entrevista editores online britânicos, que dizem: Multimedia has to be an answer (AEDE V). acesso em 15/07/2008. SAAD, Elizabeth Corrêa. (2007). Convergência de mídias: metodologias de pesquisa e delineamento do campo brasileiro. Documento de trabalho apresentado no I Colóquio Internacional Brasil-Espanha sobre Cibermeios. Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, 3 a 7 de Dezembro. SALAVERRÍA, Ramón (2005). Redacción periodística en internet. EUNSA, Ediciones Universidad de Navarra, S.A. Pamplona, Espanha. (2004). Diseñando el lenguaje para el ciberperiodismo. Chasqui (Revista Latinoamericana de Comunicación), nº 86, pp , Quito (Ecuador), junio acesso em 20/06/2008. (2003). Convergencia de medios. Chasqui: Revista Latinoamericana de Comunicación, nº 81. Quito, Ecuador, marzo 2003, pp acesso em 25/06/2008. (2001). Aproximación al concepto de multimedia desde los planos comunicativo e instrumental. Estudios sobre el mensaje periodístico, nº 7, Universidad Complutense, Madrid, 2001: acesso em 25/06/2008

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você A fim de criar, controlar, gerenciar sua reputação online e construir a carreira que você deseja, alguns ações são necessárias. A primeira

Leia mais

Um Site Sobre Viagens...

Um Site Sobre Viagens... Um Site Sobre Viagens... www.cidadaodoplaneta.com.br contato@cidadaodoplaneta.com.br @caiofochetto 2 HISTÓRICO...03 CURRÍCULO...04 MÍDIAS DO SITE...05 PUBLICIDADE...06 ESTATÍSTICAS DE ACESSO...07 DADOS

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

WEBJORNALISMO. Aula 04: Características do Webjornalismo. Características do webjornalismo

WEBJORNALISMO. Aula 04: Características do Webjornalismo. Características do webjornalismo WEBJORNALISMO Aula 04: Características do Webjornalismo Prof. Breno Brito Características do webjornalismo O webjornalismo apresenta algumas características específicas em relação a aspectos que quase

Leia mais

Sistemas de Publicação em Ciberjornalismo Rotinas produtivas

Sistemas de Publicação em Ciberjornalismo Rotinas produtivas Sistemas de Publicação em Ciberjornalismo Rotinas produtivas Luciana Mielniczuk UFRGS UFSM luciana.mielniczuk@gmail.com redação jornalística em fins de 1980 X redação jornalística hoje Uma redação jornalística

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

ebook Aprenda como aumentar o poder de captação do seu site. por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação

ebook Aprenda como aumentar o poder de captação do seu site. por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação Sobre o Autor: Sempre fui comprometido com um objetivo de vida: TER MINHA PRÓPRIA EMPRESA. Mas assim como você, eu também ralei bastante

Leia mais

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING Uma aplicação da Análise de Pontos de Função Dimensionando projetos de Web- Enabling Índice INTRODUÇÃO...3 FRONTEIRA DA APLICAÇÃO E TIPO DE CONTAGEM...3 ESCOPO DA

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Ediane Barbosa Oliveira 2 ECOS/UCPel Resumo: O trabalho busca um estudo sobre uma ferramenta estratégica do ciberespaço no meio da comunicação

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Abaixo você conhecerá algumas técnicas de SEO utilizadas para obter grande sucesso com as postagens no WordPress.

Abaixo você conhecerá algumas técnicas de SEO utilizadas para obter grande sucesso com as postagens no WordPress. 1 TUTORIAL PARA DEIXAR POSTAGENS E PÁGINAS BEM POSICIONADAS Abaixo você conhecerá algumas técnicas de SEO utilizadas para obter grande sucesso com as postagens no WordPress. Conhecimento básico de Html

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO?

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? Engajar funcionários é conseguir envolver as pessoas em um mesmo propósito que a empresa

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

O dilema no uso da internet rica

O dilema no uso da internet rica 44 :: Webdesign O dilema no uso da internet rica Nós sabemos que a tentação é grande diante das mais diversas pirotecnias tecnológicas, mas o bom senso deve prevalecer na hora de se definir os rumos de

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover

Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover SATIS 2011 Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

Eletiva VOCÊ EM VÍDEO

Eletiva VOCÊ EM VÍDEO Eletiva VOCÊ EM VÍDEO E.E. Princesa Isabel Número da sala e sessão Professor(es) Apresentador(es): Adriana Prado Aparecida Pereira da Silva Realização: Foco A Escola Estadual Princesa Isabel, por meio

Leia mais

Orientações para Palestras

Orientações para Palestras Orientações para Palestras Caro Palestrante, confeccionamos este documento para ajudá-lo a fazer uma apresentação memorável. Sinta-se à vontade para enviar contribuições de modo que possamos aperfeiçoá-lo.

Leia mais

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto 4 Segmentação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a segmentação do áudio em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas. É importante mencionar que as mudanças

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

COLIVRE Cooperativa de Tecnologias Livres www.colivre.coop.br contato@colivre.coop.br Telefone: (71) 3011-2199 CNPJ: 07.970.

COLIVRE Cooperativa de Tecnologias Livres www.colivre.coop.br contato@colivre.coop.br Telefone: (71) 3011-2199 CNPJ: 07.970. Razões para usar Noosfero como plataforma de rede social da USP COLIVRE Cooperativa de Tecnologias Livres www.colivre.coop.br contato@colivre.coop.br Telefone: (71) 3011-2199 CNPJ: 07.970.746/0001-77 Contato:

Leia mais

Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1

Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1 Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1 A rotina de acesso direto ao XML do S-1000, o usuário pode encontrar na opção de cadastro de Empresas do SIP. Sempre que o usuário localizar a figura ao

Leia mais

Usuários Únicos. Visitas. Pageviews. Educação 6,3% Celebridades 8,0% Esportes 9,2% Notícias 14,5% Família 7,1% Entretenimento 13,1% Negócios 6,7%

Usuários Únicos. Visitas. Pageviews. Educação 6,3% Celebridades 8,0% Esportes 9,2% Notícias 14,5% Família 7,1% Entretenimento 13,1% Negócios 6,7% Lançado em julho de 2000, o clicrbs é um portal de internet voltado às comunidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Com mais de 100 canais, os usuários encontram o conteúdo dos jornais, das rádios

Leia mais

Apresentação do Website Diário Manezinho: Notícias sobre a Ilha e a região 1

Apresentação do Website Diário Manezinho: Notícias sobre a Ilha e a região 1 Apresentação do Website Diário Manezinho: Notícias sobre a Ilha e a região 1 Ana Carolina Fernandes MAXIMIANO 2 Bruno da SILVA 3 Rita de Cássia Romeiro PAULINO 4 Universidade Federal de Santa Catarina,

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

Inteligência de Parceiros e Colaboração nos Negócios: a evolução no setor de Telecomunicações

Inteligência de Parceiros e Colaboração nos Negócios: a evolução no setor de Telecomunicações Inteligência de Parceiros e Colaboração nos Negócios: a evolução no setor de Telecomunicações Daniela Ramos Teixeira Para vencer a guerra diária num cenário co-opetivo (competitivo e cooperativo), as empresas

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN Blog NoRascunho 1 Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN RESUMO Como forma de registrar acontecimentos ligados a área da comunicação com um foco em

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

Do Jornalismo aos Media

Do Jornalismo aos Media Do Jornalismo aos Media Estudos sobre a realidade portuguesa Rogério Santos Universidade Católica Editora Índice Introdução 7 Parte I Elementos para a história dos media em Portugal Jornalismo português

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO. Unidade

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO. Unidade Código Unidade 042 Cód. Curso Curso 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL Habilitação Etapa Sem/Ano JORNALISMO 6ª 2º / 2009 Cód. Disc. Disciplina Créditos CH Sem Teoria Prática 121.3604.2 PLANEJAMENTO GRÁFICO EM JORNALISMO

Leia mais

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) - PCS A Política de Comunicação do Serviço

Leia mais

REFORMULAÇÃO SITE ARCA BRASIL

REFORMULAÇÃO SITE ARCA BRASIL REFORMULAÇÃO SITE ARCA BRASIL Equipe A³ Elton Sacramento Eveline Almeida Gabriela Yu 1 1. Introdução O site escolhido foi o ARCA Brasil (http://www.arcabrasil.org.br/), uma ONG que promove o bem-estar

Leia mais

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino.

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino. A TERCEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY BRASIL, REALIZADA EM SÃO PAULO ENTRE OS DIAS 25 E 31 DE JANEIRO DE 2010, REUNIU QUASE 100 MIL PARTICIPANTES PARA DISCUTIR AS TENDÊNCIAS DA INTERNET E DAS MÍDIAS DIGITAIS.

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

Joice Vieira Estagiária do Jornal Correio

Joice Vieira Estagiária do Jornal Correio Considero o Programa Correio de Futuro um ponta pé inicial para minha carreira profissional, pois apesar de não ter experiência em redação de jornal, o programa foi uma porta aberta que me levou a fazer

Leia mais

JCL Tecnologia. Proposta para Criação, Desenvolvimento e Manutenção de Website. 10 de setembro

JCL Tecnologia. Proposta para Criação, Desenvolvimento e Manutenção de Website. 10 de setembro 10 de setembro JCL Tecnologia 2009 Proposta para Criação, Desenvolvimento e Manutenção de Website 1 Hamilton Junior Multimídia Designer APRESENTAÇÃO Meu trabalho consiste em criar conceitos e a partir

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS/ESTÁGIARIOS FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO EDITAL

PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS/ESTÁGIARIOS FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS/ESTÁGIARIOS FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO EDITAL As Faculdades Integradas Barros Melo vêm tornar público aos alunos regularmente matriculados nos Cursos de Jornalismo,

Leia mais

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação

Leia mais

A SÈTIMA. O nosso principal objectivo

A SÈTIMA. O nosso principal objectivo 03 A SÈTIMA A SÉTIMA produz soluções de software maioritariamente com recurso à WEB, de modo a dar suporte ao crescimento tecnológico que é já a maior realidade do século XXI. Esta aposta deve-se ao facto

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Aspectos Importantes - Desenvolvimento de Software Motivação A economia de todos países dependem do uso de software. Cada vez mais, o controle dos processos tem sido feito por software. Atualmente, os

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

Projeto de Digitalização de Jornais do Acervo da Fundação Cásper Líbero PRONAC: 102700

Projeto de Digitalização de Jornais do Acervo da Fundação Cásper Líbero PRONAC: 102700 Projeto de Digitalização de Jornais do Acervo da Fundação Cásper Líbero PRONAC: 102700 Valor total do Projeto: R$ 2.283.138,52 Apresentação: O jornal A Gazeta foi comprado por Cásper Líbero em 1918. Produziu

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Introdução ao Google Adwords. Tiago Flores Dias

Introdução ao Google Adwords. Tiago Flores Dias Introdução ao Google Adwords Tiago Flores Dias Introdução Neste aula seguiremos os seguintes tópicos O que é Publicidade Online Conheça o Perfil dos E-consumidores O que são Objetivos de Marketing O que

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

MÓDULO MULTIMÉDIA. Text PROFESSOR: RICARDO RODRIGUES. MAIL: rprodrigues@escs.ipl.pt esganarel@gmail.com. URL: http://esganarel.home.sapo.

MÓDULO MULTIMÉDIA. Text PROFESSOR: RICARDO RODRIGUES. MAIL: rprodrigues@escs.ipl.pt esganarel@gmail.com. URL: http://esganarel.home.sapo. MÓDULO MULTIMÉDIA PROFESSOR: RICARDO RODRIGUES MAIL: rprodrigues@escs.ipl.pt esganarel@gmail.com URL: http://esganarel.home.sapo.pt Text GABINETE: 1G1 - A HORA DE ATENDIMENTO: SEG. E QUA. DAS 11H / 12H30

Leia mais

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes?

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Ligue para nós e conheça a melhor estratégia para atender às necessidades de vendas

Leia mais

Controle do Arquivo Técnico

Controle do Arquivo Técnico Controle do Arquivo Técnico Os documentos existentes de forma física (papel) no escritório devem ser guardados em pastas (normalmente pastas suspensas) localizadas no Arquivo Técnico. Este Arquivo pode

Leia mais

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia para Facebook Ads Por que investir no facebook Ads? Tipos de anúncios Como funciona o sistema de pagamentos Criando anúncios Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO

Leia mais

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno -

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno - Grupo Projeção Portal Acadêmico - Ambiente do Aluno - Março / 2011 1 Índice Apresentando o Portal Acadêmico: Ambiente do Aluno... 3 Iniciando no ambiente do Aluno... 4 Meu Perfil... 6 Avisos... 6 Processos

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 6 4 AULAS 7 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 9 6 ENQUETES 12 7 QUADRO DE AVISOS 14

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 6 4 AULAS 7 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 9 6 ENQUETES 12 7 QUADRO DE AVISOS 14 portal@up.com.br Apresentação Este manual contém informações básicas, e tem como objetivo mostrar a você, aluno, como utilizar as ferramentas do Portal Universitário e, portanto, não trata de todos os

Leia mais

NOVAS MÍDIAS DIGITAIS - AULA 01 - APRESENTAÇÃO

NOVAS MÍDIAS DIGITAIS - AULA 01 - APRESENTAÇÃO NOVAS MÍDIAS DIGITAIS - AULA 01 - APRESENTAÇÃO O QUE É MÍDIA DIGITAL? É conjunto de meios de comunicação baseados em tecnologia digital, permitindo a distribuição de informação na forma escrita, sonora

Leia mais

A solução do BANCO i para aprovação de crédito

A solução do BANCO i para aprovação de crédito A solução do BANCO i para aprovação de crédito Autoria: Profª Sheila Madrid Saad Mestre em Administração de Empresas Universidade Presbiteriana Mackenzie Gislaine Stangalin Avelar Graduando em Administração

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004 1. Objetivo Definir um conjunto de critérios e procedimentos para o uso do Portal Eletrônico de Turismo da Região disponibilizado pela Mauatur na Internet. Aplica-se a todos os associados, empregados,

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

CURSO: Orientações. MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links. Curso 3/3 2009. Contato com o suporte: Nome.: Empresa.: Data.: / / E-mail.

CURSO: Orientações. MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links. Curso 3/3 2009. Contato com o suporte: Nome.: Empresa.: Data.: / / E-mail. CURSO: Orientações MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links Curso 3/3 2009 Contato com o suporte: Tel.:11-3857-9007 ramal 4 Fax.: 11-3857-9007 ramal 211 Cellular: 11-9333-21 E-mail.: suporte@webcontabil.com.br

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2.

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. 1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. Editando um Artigo 4.3. Excluindo um Artigo 4.4. Publicar

Leia mais

MÓDULO MULTIMÉDIA PROFESSOR: RICARDO RODRIGUES. MAIL: rprodrigues@escs.ipl.pt esganarel@gmail.com. URL: http://esganarel.home.sapo.

MÓDULO MULTIMÉDIA PROFESSOR: RICARDO RODRIGUES. MAIL: rprodrigues@escs.ipl.pt esganarel@gmail.com. URL: http://esganarel.home.sapo. MÓDULO MULTIMÉDIA PROFESSOR: RICARDO RODRIGUES MAIL: rprodrigues@escs.ipl.pt esganarel@gmail.com URL: http://esganarel.home.sapo.pt GABINETE: 1G1 - A HORA DE ATENDIMENTO: SEG. E QUA. DAS 11H / 12H30 (MARCAÇÃO

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Marcelo Sabaris Carballo Pinto Gerenciamento de Dispositivos Gerenciamento de Dispositivos de E/S Introdução Gerenciador de Dispositivos Todos os dispositivos

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Aluno, que fica no canto superior direito. Dentro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Manual com normas para solicitação de produção e publicação de material informativo jornalístico no site, lista de

Leia mais

gerenciamento de portais e websites corporativos interface simples e amigável, ágil e funcional não dependendo mais de um profissional especializado

gerenciamento de portais e websites corporativos interface simples e amigável, ágil e funcional não dependendo mais de um profissional especializado O NetPublisher é um sistema de gerenciamento de portais e websites corporativos (intranets ou extranets), apropriado para pequenas, médias e grandes empresas. O conteúdo do website pode ser atualizado

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS Mudança de direção Até maio de 2013 todo o mercado de TV por assinatura adotava uma postura comercial tradicional no mercado digital, composta por um empacotamento

Leia mais

PARA QUE SERVE O CRM?

PARA QUE SERVE O CRM? Neste mês, nós aqui da Wiki fomos convidados para dar uma entrevista para uma publicação de grande referência no setor de varejo, então resolvemos transcrever parte da entrevista e apresentar as 09 coisas

Leia mais

JOOPP O construtor de sites mais rápido do mundo!

JOOPP O construtor de sites mais rápido do mundo! O construtor de sites mais rápido do mundo! DIFERENÇAS ENTRE PÁGINA DO FACEBOOK (FANPAGE) E PERFIL Página no Facebook (Fanpage) Fanpage é uma página no facebook própria para empresas; Vantagens: Pode ser

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

LMS: Manual do aluno

LMS: Manual do aluno UNO Internacional LMS: Manual do aluno Neste Learning Coffee você vai aprender a: Aceder à plataforma e editar o seu perfil. Aceder às suas notificações. Consultar o calendário e criar eventos pessoais.

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Rádio e TV, Bacharelado

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Rádio e TV, Bacharelado Credenciada pela Portaria nº 590 de 18/05/2011 Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Rádio e TV, Bacharelado DOS FUNDAMENTOS, OBJETIVOS E CONTEÚDOS Art. 1º. Os Trabalhos

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

Sheet1. Criação de uma rede formada por tvs e rádios comunitárias, para acesso aos conteúdos

Sheet1. Criação de uma rede formada por tvs e rádios comunitárias, para acesso aos conteúdos Criação de um canal de atendimento específico ao público dedicado ao suporte de tecnologias livres. Formação de comitês indicados por representantes da sociedade civil para fomentar para a ocupação dos

Leia mais

1. A Google usa cabras para cortar a grama

1. A Google usa cabras para cortar a grama Sendo uma companhia tão grande e envolvida em tantos aspectos diários do dia a dia das pessoas, a maioria de nós sabemos por cima a história geral da Google. Caso nem isso saiba, eis o máximo que conseguimos

Leia mais

PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL

PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL Prof. a Fabiana Baraldi - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo o conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros e é protegido

Leia mais

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento.

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento. Vamos, juntos Somos agência de publicidade e consultoria em marketing digital com a missão de atender as necessidades de comunicação da sua empresa, com serviços que abrangem desde campanhas integradas

Leia mais

PALAVRAS CHAVE: Jornalismo. Projeto de Extensão. Programa Ade!. Interatividade.

PALAVRAS CHAVE: Jornalismo. Projeto de Extensão. Programa Ade!. Interatividade. 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( x ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais