I. Disposições Gerais. Características do Torneio. Regulamento da Competição

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I. Disposições Gerais. Características do Torneio. Regulamento da Competição"

Transcrição

1

2 I. Disposições Gerais O Torneio de Robótica da UNIUBE, organizado por docentes e discentes da instituição, visa incentivar os alunos a buscarem conhecimentos teóricos e práticos relacionados à área de eletrônica, projeto de hardware, software e sistemas de automação. Além da integração com a tecnologia esse tipo de competição oferece para o aluno uma nova perspectiva das diversas aplicações estudadas em sala de aula. O estímulo em melhorar sua performance faz com que os competidores busquem novas soluções, até mesmo inovadoras para a resolução de certos problemas, desafios que tornam o evento uma grande contribuição para a formação de bons profissionais na área de tecnologia. O evento ocorrerá entre os dias 13 e 14 de novembro de 2015, no campus da Universidade de Uberaba UNIUBE em Uberlândia, situado na Av. Rondon Pacheco, 2000, tendo as principais atividades concentradas no período vespertino. II. Características do Torneio A proposta do torneio é de uma disputa de tempo entre robôs seguidores de linha em um circuito previamente definido, com as seguintes características: O protótipo deve ser desenvolvido por uma equipe de três competidores; O protótipo deve ser desenvolvido por cada equipe de modo que o mesmo seja autônomo, percorrendo uma trajetória pré-definida em um menor intervalo de tempo. III. Regulamento da Competição O torneio consiste em uma disputa de robôs seguidores de linha autônomos, que deverão completar um percurso com obstáculos, no menor tempo possível. O circuito contará com quatro trechos definidos, sendo: Três parciais; Tempo Final.

3 Os sensores serão denominados com a seguinte terminologia: Tabela 1: Terminologia de Sensoriamento T1 T2 T3 L Sensores Primeira Parcial Segunda Parcial Terceira Parcial Largada/Tempo Final Os tempos realizados serão separados em quatro escalões, levando em consideração o número de parciais completadas pelo protótipo, conforme a seguinte tabela: Tabela 2: Escalões de Classificação ESCALÕES 1 Escalão T1 E = T1+T2+T3+L Circuito Completo 2 Escalão T2 E = T1+T2+T3 Três Parciais Iniciais Completas 3 Escalão T3 E = T1+T2 Duas Parciais Iniciais Completas 4 Escalão T4 E = T1 Etapa Inicial Completa Em cada Escalão os tempos dos participantes serão ordenados do menor para o maior tempo, sendo o menor tempo o primeiro classificado e o maior tempo o último classificado.

4 A classificação de cada etapa será obrigatoriamente estabelecida pela equipe que concluir a maior quantidade de parciais do circuito em um menor intervalo de tempo. Dessa maneira, a classificação final do torneio será composta pela lista das equipes do 1 Escalão nos primeiros lugares, seguidas por aquelas do 2, 3, e 4º Escalões. i. Descrição da Pista A pista é construída em material MDF com pintura de cor preta, com uma linha guia em seu centro. Esta linha é representada por uma fita branca com largura de 30 mm. O comprimento total da pista é de aproximadamente 56 m com largura de 40cm. O ponto de largada será no local do sensor L, no sentido indicado através da figura 1. O circuito possui um túnel de 95 cm de comprimento com altura de 30 cm. Todas as curvas do percurso possuem 370 mm de raio interno, 550 mm de raio central e 770 mm de raio externo. A figura 2 exibe os detalhes técnicos construtivos do túnel.

5 Figura 1: Esquemático do Circuito do III TRU 2015 Figura 2: Detalhes Técnicos do Túnel (em cm)

6 ii. Competição A competição será composta por duas etapas, sendo uma classificatória e outra final. A abertura do torneio será anunciada conforme o cronograma descrito no item VIII deste regulamento. Após o seu início, será decidido através de um sorteio a sequência de apresentação das equipes na competição. Cada etapa possuirá um total de três baterias, com intervalo de predefinido entre cada bateria. Após a convocação da equipe, a mesma terá um tempo máximo de três minutos para se apresentar à mesa de vistoria. Nessa mesa serão analisados os requisitos de construção do protótipo, descrito no item iii. Após a vistoria, a equipe terá um tempo máximo de um minuto para posicionar o protótipo no circuito, e caso esse tempo seja excedido, a equipe será automaticamente desclassificada da bateria. A classificação para a etapa final dependerá do tempo obtido na etapa classificatória, sendo contabilizado apenas o menor tempo com maior percurso registrado em cada bateria desta etapa. O número de equipes que se classificarão para a etapa final dependerá da quantidade de equipes participantes do torneio e essa informação será anunciada em sua abertura pela comissão organizadora. Ao fim da etapa final, será apresentada a equipe vencedora com o menor tempo e o máximo do percurso percorrido, como descrito nos itens acima. iii. Requisitos para o Protótipo Peso máximo do protótipo: 900 gramas; Deverá portar sua própria fonte de energia, sem uso de cabeamento; O protótipo não deverá partir imediatamente após seu acionamento; Os protótipos deverão ser dimensionados de acordo com as dimensões do circuito; Não será permitido o uso de qualquer dispositivo de comunicação sem fio durante as etapas do torneio;

7 Não será permitido nenhum tipo de intervenção externa durante a apresentação. IV. Desclassificação Não cumprir as regras descritas no regulamento; Mau comportamento durante o torneio; Equipes que usarem protótipos de outras equipes participantes do torneio; Não passar nos pré-requisitos descritos no regulamento; Desrespeitar a organização, as equipes e plateia presentes; Não estar munidos de documentação pessoal com foto e crachá de apresentação. V. Inscrições O número máximo de competidores será de vinte e cinco equipes, sendo que a equipe terá direito em participar do evento somente mediante ao pagamento da inscrição até a data do vencimento. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site do III TRU e confirmadas após o pagamento no valor de R$75,00 por equipe. Acesse o procedimento de inscrição: VI. Organização No torneio os participantes terão um local específico para manutenção e pequenos reparos dos seus respectivos protótipos. O local destinado para cada equipe será informado no local do evento e também será muito bem sinalizado.

8 Os participantes terão como estrutura para as manutenções e reparos as seguintes bancadas: Bancada para programadores: cada equipe terá direito a um espaço com cadeira e tomada de energia (tensão 220V), destinado ao membro responsável pela programação do protótipo; Bancada compartilhada para as manutenções e pequenos reparos dos protótipos. A perspectiva para o evento está proposta na figura 3. Figura 3: Perspectiva Organizacional para o III TRU VII. Premiações 1ª Colocação: 3 IPADs 2ª Colocação:

9 3 Tablet s.samsung 3ª Colocação: Estamos definindo. VIII. Cronograma O evento terá horários pré-definidos, conforme cronograma funcional mostrado na tabela 3 e não será aceito o ingresso de participantes fora da agenda estipulada. A seguir apresenta-se a sequência de acontecimentos do evento: 13/11/ /11/2015 HORA SEXTA-FEIRA SÁBADO 13:00 Abertura do Evento 2ª Bateria 14:00 15:00 16:00 1ª Bateria 3ª Bateria 17:00 18:00 17:30 Final - 1ª Bateria 18:00 Final - 2ª Bateria 18:30 Final - 3ª Bateria 19:00 Entrega da premiação 19:20 Encerramento

10 IX. Outras Considerações Serão disponibilizados alojamentos durante os dias de evento para aqueles participantes que não residem na cidade de Uberlândia-MG. Estes alojamentos serão Preparados na própria instituição de ensino em que o evento ocorrerá. Para solicitar sua utilização, os candidatos deverão comunicar previamente esta necessidade no formulário de inscrição, não sendo permitido nenhum tipo de reivindicação posterior em caso de não preenchimento. Durante os dias de evento, a pista estará liberada para testes e ajustes dos protótipos durante todo o dia, exceto nos horários pré-estabelecidos pelo cronograma apresentado na tabela 3. X. Disposições Finais O presente regulamento poderá sofrer modificações pelos membros de sua organização para possíveis adequações caso necessário, e se isto ocorrer, será comunicado previamente através do site oficial da equipe de coordenação do torneio: Eventuais discordâncias durante o evento serão analisadas pela comissão organizadora e discutidas juntamente com os representantes de cada equipe para que quaisquer dúvidas possam ser sanadas.

11 XI. Comissão Organizadora Equipe de robótica TEAM BOTS Ciro de Brito Dantas Henrique Cruz Gomes Saliba Ìcaro Luís da Costa Gregório Júlio Almeida Borges Lucas Mateus Pena Marcos Vinícius Martins Davi Micaella Aynoã Loiola Ferreira Rodrigo Martins Peres Tulio Maximiano Costa William Nunes da Silva Docentes Edimilson Sebastião Campos XII. Contato Júlio Almeida Borges (Coordenador geral do torneio) Fone: (34) Edimilson Sebastião Campos (Diretor Engenharia Elétrica UNIUBE) Fone: (34) Realização: Equipe de Robótica TEAM BOTS

12 Universidade de Uberaba UNIUBE, campus Uberlândia. Apoio: Acesse: Idealizado por: