TOMADA DE DECISÃO APLICADA AO SETOR DE TRANSPORTE AÉREO BRASILEIRO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TOMADA DE DECISÃO APLICADA AO SETOR DE TRANSPORTE AÉREO BRASILEIRO"

Transcrição

1 TOMADA DE DECISÃO APLICADA AO SETOR DE TRANSPORTE AÉREO BRASILEIRO Aluno: João Pedro Dourado Fernandes Orientadora: Fernanda Maria Pereira Raupp Introdução O setor de transporte aéreo vem despertando, sem dúvida, especial atenção do governo brasileiro e certa preocupação dos passageiros nos últimos anos. A dramática expansão do tráfego aéreo na última década em especial após a retração suscitada pelos atentados de 11 de setembro de 2001 mobilizou os órgãos responsáveis no sentido de propor projetos de expansão de aeroportos que beiram ou, mesmo, excedem sua capacidade de operação, bem como de contratar novos controladores de voo e aumentar a eficiência dos centros de controle de tráfego aéreo nacionais. O número total de passageiros domésticos embarcados, que era da ordem de 27,7 milhões em 1999 e de 29,8 milhões em 2003, atingiu a marca de 58,4 milhões em O total de passageiros internacionais, que era de 7,5 milhões em 1999 e recuou para 7,3 milhões em 2002, chegou ao ápice de 13,3 milhões em 2008, retrocedendo ligeiramente para 12,6 milhões em Esses índices retratam um crescimento de 111% no volume de passageiros domésticos no período , sendo um crescimento de 96% apenas no período O volume de passageiros internacionais cresceu 82% no período ; quando se analisa o intervalo , o crescimento foi de 68%. A TAM apresentou notável crescimento na última década, de modo a se configurar, atualmente, como principal companhia de transporte aéreo nacional. No mercado doméstico, sua parcela de mercado (market share) que era de 27,3% em 1999 subiu para 47,6% em 2008, recuando para 42,0% em 2009, com a expansão da participação da GOL para 43,0%; de 1999 a 2009, o número de passageiros domésticos transportados pela TAM cresceu 225%. Em rotas internacionais, o market share da TAM aumentou de 1,5% para 25,0% nesse período, quando se consideram companhias nacionais e estrangeiras; entre as companhias brasileiras apenas, a participação saltou de 3,1% para 72,0%; o número de passageiros internacionais registrou o impressionante crescimento aproximado de 1660%. Objetivos Investigar o contexto das decisões tomadas pela TAM na consolidação, ao longo da última década, de sua liderança no mercado de transporte aéreo nacional, assim como a eficiência de tais estratégias. A expansão da TAM no período Mercado doméstico: a consolidação do duopólio TAM-GOL O gráfico a seguir ilustra o crescimento do número de passageiros domésticos embarcados no período :

2 Gráfico 1: evolução anual de passageiros transportados tráfego total doméstico ( ). O número de passageiros domésticos transportados pelas principais companhias aéreas brasileiras no período foi organizado no gráfico seguinte. Foram consideradas as empresas que atingiram, em pelo menos um dos anos considerados, a marca de de passageiros domésticos transportados: TAM, GOL, VARIG, VRG 1, VASP, TransBrasil, Avianca/OceanAir, Azul, Trip e Webjet. Gráfico 2: evolução anual de passageiros transportados tráfego doméstico por empresa ( ) 2. 1 A VRG Linhas Aéreas foi criada em 20 de julho de 2006, em meio ao processo de recuperação judicial da VARIG. Essa empresa incorporou a parcela da antiga VARIG que apresentava boa situação financeira. Em 28 de março de 2007, a GOL incorporou a VRG. 2 O número de passageiros transportados pela TAM em 1999 e 2000 corresponde à soma dos dados das empresas TAM Transportes Aéreos Regionais S/A, TAM Transportes Aéreos Meridionais e TAM Linhas Aéreas S/A ; a partir de 2001, esses braços de operação foram unificados, passando a ser designados unicamente por TAM Linhas Aéreas S/A. Os dados da TransBrasil referem-se à soma dos dados da TransBrasil Linhas Aéreas e da Interbrasil Star S.A.. Entre 1999 e 2006, os dados da VARIG foram obtidos por meio da soma dos dados dos seus três ramos de operação: Nordeste Linhas Aéreas Regionais S.A., Rio Sul Serviços Aéreos Regionais S/A e VARIG Viação Aérea Rio-Grandense. Os índices relacionados à Avianca Brasil, no período , referem-se às operações da OceanAir.

3 Também foram organizados na forma de gráfico os índices de market share das companhias aéreas em questão: Gráfico 3: evolução anual do market share doméstico por empresa ( ) 2. A análise dos gráficos 2 e 3 mostra que, no período , a TAM conseguiu expandir sua participação no mercado doméstico devido à crise econômica da TransBrasil que culminou com sua falência em 2001 e ao declínio da VARIG. Em 2003, a empresa registrou leve redução no número de passageiros transportados e no seu market share, como efeito da desaceleração do setor provocada pelos atentados de 11 de setembro de 2001 e da ascensão acelerada da GOL, fundada em No período , a TAM voltou a se expandir, aproveitando-se da situação financeira desfavorável enfrentada pela VARIG que foi eventualmente absorvida pela GOL em A companhia se estabeleceu como líder de mercado, registrando market share de 46,1% em Nos anos seguintes, a liderança da TAM foi consolidada, atingindo 47,6% de participação no mercado doméstico em Em 2009, porém, foi registrada redução nessa participação frente ao crescimento da GOL que se mantem em contínuo processo de expansão desde sua fundação. A participação de mercado da GOL superou a da TAM em Entretanto, essa liderança da GOL não tende a se expandir no futuro; provavelmente, esse resultado é reflexo do ajuste dessas companhias à nova lógica de duopólio configurada no mercado brasileiro. Nos próximos anos, a tendência é que ambas tentem consolidar suas participações, possivelmente se alternando na liderança do mercado. A presença combinada do duopólio TAM-GOL no mercado foi registrada no gráfico 4. Além disso, foi registrada a participação das companhias regionais. Na presente análise, foram incluídas no grupo das companhias regionais companhias de pretensões nacionais que, contudo, ainda não apresentam sua malha de rotas consideravelmente diversificada pelo território nacional; entre estas, pode-se destacar: Avianca sucessora da OceanAir, Azul, Trip e Webjet.

4 Gráfico 4: evolução anual do market share do duopólio TAM-GOL e das companhias regionais ( ) 2. O gráfico 4 ilustra o rápido crescimento das companhias no período , frente às dificuldades financeiras enfrentadas por competidoras tradicionais, a saber: VARIG, VASP e TransBrasil. A partir de 2006, a participação do duopólio no mercado mostra-se consolidada, mantendo-se entre 80% e 90%. Nota-se, também, uma tendência de crescimento das empresas de menor porte, manifestada no ano de A expansão dessas companhias em especial, daquelas de pretensões nacionais pode configurar uma ameaça ao domínio exercido pelas líderes de mercado nos próximos anos. Mercado internacional: TAM como nova flag carrier brasileira Foram organizados no gráfico a seguir os dados relativos ao número total de passageiros internacionais embarcados e ao número de passageiros internacionais transportados por companhias aéreas brasileiras e estrangeiras no período : Gráfico 5: evolução anual de passageiros transportados tráfego total internacional e sua distribuição entre companhias nacionais e estrangeiras ( ).

5 O gráfico seguinte ilustra a evolução do market share do mercado brasileiro de rotas internacionais referente às empresas nacionais e estrangeiras no período : Gráfico 6: evolução anual da distribuição do market share de rotas internacionais entre companhias nacionais e estrangeiras ( ). Foi registrado a seguir, ano a ano, o número total de passageiros internacionais transportados pelas companhias brasileiras no período : Gráfico 7: evolução anual de passageiros transportados tráfego internacional por empresa ( ) 2. Foram, também, organizados graficamente os dados relativos à participação das companhias aéreas brasileiras no mercado nacional de tráfego aéreo internacional:

6 Gráfico 8: evolução anual do market share internacional das empresas brasileiras ( ) 2. No período , a TAM encontrou espaço para expandir ligeiramente suas rotas internacionais, em razão da falência da TransBrasil e do cancelamento das rotas internacionais da VASP que, envolta em dívidas, viu-se obrigada a abrir mão de grande parte de sua frota de longo alcance ; a participação da TAM se consolidou em torno de 15% do mercado. Nessa época, entretanto, o setor era dominado pela VARIG, que mantinha entre 70% e 80% de market share. Em 2001, os atentados ao World Trade Center afetaram severamente o setor de transporte aéreo internacional, manifestando-se na redução do número de passageiros transportados por TAM e VARIG únicas empresas brasileiras com rotas internacionais à época, no ano de Esse impacto, contudo, foi mais intenso em outros países, forçando empresas estrangeiras a reestruturarem suas malhas internacionais; como resultado, o market share das empresas aéreas nacionais atingiu o melhor resultado no período analisado, com um índice de 49%. Nos anos de 2003 e 2004, a VARIG manteve sua hegemonia no setor, com participações ainda maiores, entre 80% e 90% do mercado. Entre 2005 e 2007, a crise financeira enfrentada pela VARIG abriu espaço para uma expansão agressiva da TAM; a GOL, que até então operava exclusivamente no mercado doméstico, também aproveitou para lançar novas rotas internacionais, embora de menor alcance. No entanto, as empresas estrangeiras se beneficiaram ainda mais da crise da VARIG. Estas se mostraram aptas a ocuparem os espaços vagos em ritmo mais acelerado que as concorrentes brasileiras, por meio de um ajustamento de suas malhas aéreas com relocação de frota. As empresas nacionais, notadamente a TAM, precisaram expandir sua frota e contratar pessoal, tornando sua expansão mais lenta. Assim, no ano de 2007, a participação das companhias aéreas brasileiras nas rotas internacionais atingiu seu menor nível no período , com um índice próximo de 30%. Nota-se, pela análise do gráfico 5, que o número de passageiros transportados por empresas brasileiras em rotas internacionais decresceu no período Essa realidade mostra que o mercado nacional apenas se reorganizou: a expansão da TAM foi construída a partir da ocupação de espaços deixados vagos pela VARIG. A expansão do setor de rotas internacionais, em termos absolutos, foi resultado da atuação das empresas estrangeiras, com a abertura de novas rotas.

7 Nos anos de 2008 e 2009, a GOL, que havia herdado rotas internacionais de longo alcance e aviões de grande porte da VARIG, não levou adiante essas rotas, adotando uma perspectiva de uniformizar sua frota com aeronaves de menor alcance Boeing e Dessa forma, a TAM pôde expandir ainda mais suas atividades destacadamente, em rotas de longa distância, consolidando-se como nova companhia flag carrier 3 brasileira espaço que foi ocupado por décadas pela VARIG. O market share da TAM em rotas internacionais superou a marca de 70% em 2009; esse índice apresenta ainda tendência de expansão, provavelmente no sentido de se estabilizar em torno de 80%, antiga participação da VARIG no setor. Percebe-se, ainda, o impacto da crise econômica de 2008, com a redução do número total de passageiros internacionais transportados no ano de Essa redução se manifestou tanto em relação às empresas nacionais quanto às empresas estrangeiras. Entre as companhias nacionais, entretanto, tal efeito se mostrou menos intenso, visto que parte da queda no número de passageiros transportados deve-se à política da GOL de uniformidade de frota, com consequente foco em rotas domésticas e rotas internacionais de menor alcance. Análise da expansão: passageiros, funcionários e frota O gráfico a seguir retrata, ano a ano, o número de passageiros embarcados pela TAM, bem como sua distribuição entre passageiros domésticos e internacionais: Gráfico 9: evolução anual de passageiros transportados pela TAM tráfego doméstico, internacional e número total de passageiros transportados ( ) 2. Os dados referentes à variação do número de passageiros internacionais transportados estão organizados isoladamente no gráfico a seguir. Tem-se por objetivo, com essa análise individualizada, observar melhor os efeitos da variação, ligeiramente atenuados frente ao tráfego doméstico, em razão de seu menor valor absoluto. 3 Flag carrier é uma companhia aérea que, apresentando participação proeminente no setor de rotas internacionais entre as empresas do seu país de registro, passa a ser reconhecida no mercado internacional como empresa representante de seu país de origem.

8 Gráfico 10: evolução anual de passageiros transportados tráfego internacional da TAM ( ) 2. O gráfico seguinte ilustra a evolução anual da participação percentual das rotas domésticas e internacionais em relação ao tráfego total da TAM: Gráfico 11: evolução anual da composição do tráfego aéreo da TAM ( ) 2. Em relação à estrutura administrativa da empresa, foi registrada graficamente a evolução do número de funcionários, a cada ano, no período Os funcionários foram divididos em quatro categorias: pilotos e co-pilotos; auxiliares de voo; pessoal de manutenção e revisão; e, outras funções notadamente, pessoal de tráfego e vendas.

9 Gráfico 12: evolução anual do número de funcionários da TAM ( ) 4. Além disso, foi organizada isoladamente a evolução, ano a ano, do número de pilotos e co-pilotos no período Essa investigação pormenorizada visa ao maior detalhamento da variação anual desses dados, atenuados devido ao seu reduzido valor absoluto frente ao número total de funcionários. Gráfico 13: evolução anual do número de pilotos e co-pilotos da TAM ( ) 4. Para a análise da expansão da frota da TAM no período , foram dispostos, no gráfico seguinte, os dados relativos ao tamanho da frota e a sua composição em aeronaves narrow-body 5 e wide-body 6. 4 Os dados referentes ao ano de 1999 não foram considerados para a análise do número de funcionários, uma vez que o Anuário Estatístico de 1999 não apresenta índices atualizados, repetindo aqueles de Aeronaves narrow-body são aviões de fuselagem estreita, que apresentam de 2 a 6 assentos por fileira e apenas um corredor central ao longo da cabine de passageiros. São empregadas no tráfego doméstico e em rotas internacionais de curto e médio alcance. 6 Aeronaves wide-body são aviões de fuselagem larga, que apresentam de 7 a 10 assentos por fileira e dois corredores ao longo da cabine de passageiros. São utilizadas preponderantemente em rotas internacionais de longa distância; em caso de disponibilidade, podem ser empregadas em rotas regionais de alta densidade.

10 Gráfico 14: evolução anual do tamanho da frota da TAM ( ) 7. Organizou-se, também, a composição da frota em relação ao fabricante das aeronaves: Airbus, Fokker, Boeing e McDonnel-Douglas. Gráfico 15: evolução anual da composição da frota da TAM por fabricante ( ) 7. A análise dos gráficos revela que em 1999 a expansão da TAM teve foco no mercado doméstico, ocupando espaços deixados pela TransBrasil. Nos anos 2000 e 2001, a empresa iniciou sua expansão no mercado de rotas internacionais, a partir do cancelamento da malha internacional da VASP, que resultou na criação de novas oportunidades no setor. O crescimento no período foi acompanhado pela contratação de funcionários e a compra de novos aviões Airbus. Em 2002, a frota de Airbus da companhia ultrapassou em número a frota de Fokker 100 aeronave que constituiu a base fundamental do tráfego doméstico da companhia na década de Os dados relativos à frota dos anos de 1999 e 2000 não foram considerados devido a incongruências na distribuição dos aviões entre os três braços de operação da TAM à época. Nos Anuários Estatísticos de 1999 e 2000, certas aeronaves foram consideradas mais de uma vez, sendo associadas simultaneamente a diferentes ramificações da companhia.

11 Os efeitos nocivos dos atentados terroristas de 2001 para o setor de transporte aéreo internacional manifestaram-se, inicialmente, na redução do número de passageiros internacionais no ano de Como resultado, a TAM reduziu o número de auxiliares de voo. Nesse ano, entretanto, a expansão no mercado interno se manteve, levando à contratação de pilotos e co-pilotos e à expansão da frota de Airbus narrow-body. Em 2003, os resultados do 11 de setembro afetaram, também, o mercado doméstico responsável, à época, por mais de 90% do tráfego da TAM, o que resultou em um impacto mais intenso sobre a empresa. O número de funcionários foi reduzido, com a demissão de pilotos e co-pilotos, e de auxiliares de voo. A frota da companhia também diminuiu, por meio da redução do número de Airbus wide-body e da desmobilização da frota de Fokker 100, utilizados preponderantemente no tráfego doméstico. A partir de 2004, teve início uma fase de expansão, por meio da contratação de novos funcionários; nesse ano, o número de passageiros transportados, que estava em queda, iniciou movimento ascendente que perdurou até o ano de Em 2005 e 2006, a frota foi expandida, com a aquisição de aeronaves da família Airbus A320 para substituir os antigos Fokker 100 que suscitavam certa imagem de desconfiança entre os passageiros, em especial após a ocorrência de desastres aéreos em 1996, 1997, 2001 e Nos anos de 2007 e 2008, o foco de expansão da TAM passou a ser o mercado internacional, com o objetivo de suprir a demanda antes atendida pela VARIG. A necessidade de ocupar esses espaços com rapidez levou a companhia a realizar, em 2007, leasing de três aeronaves McDonnel-Douglas MD-11 antes utilizadas pela VARIG; em 2008, passaram a fazer parte da frota, pela primeira vez, aviões fabricados pela Boeing, com a compra de três aeronaves do tipo Boeing ER e o leasing de 3 aeronaves Boeing ER, antes operadas pela Alitalia. Nota-se, nesse período, uma expansão considerável da frota wide-body da empresa, que aumentou de 10 aeronaves em 2006 para 23 em Paralelamente, foram contratados novos funcionários, notadamente: pilotos e co-pilotos, auxiliares de voo e pessoal de tráfego e vendas parte integrante de forma proeminente da categoria outras funções. Em 2009, como resultado da crise de 2008 e da consolidação do duopólio TAM-GOL, o número de passageiros domésticos se estabilizou próximo de 25 milhões. Observa-se, além disso, a redução no número total de funcionários; pela primeira vez desde 2003, o número de pilotos e co-pilotos e de auxiliares de voo registrou queda em relação ao ano anterior. A frota expandiu-se ligeiramente, com a entrega de aeronaves encomendadas antes da crise. No mercado internacional, contudo, foi verificado crescimento do número de passageiros embarcados, uma vez que a crise financeira atingiu as empresas estrangeiras de forma mais severa; dessa forma, a participação das rotas internacionais no tráfego total da TAM, que manteve tendência de ascensão no período , registrou o maior índice da história da companhia, superando, pela primeira vez, a marca de 10%. Dados econômicos: demonstração do resultado de exercício, balanço patrimonial e demonstrativo de relatório operacional Com base nos dados relativos à demonstração do resultado de exercício, foi organizada de forma gráfica a evolução da receita operacional líquida e dos custos operacionais:

12 Gráfico 16: evolução anual da receita operacional líquida e dos custos operacionais da TAM ( ) 8. Também foram dispostos os dados relativos às despesas comerciais e às despesas gerais e administrativas, ano a ano, no período : Gráfico 17: evolução anual das despesas comerciais e das despesas gerais e administrativas da TAM ( ) 8. Nota-se que a receita operacional líquida e os custos operacionais apresentam variações muito semelhantes e condizentes à evolução do tráfego aéreo da empresa. Os índices se estabilizaram em 2002 e 2003 e apresentaram crescimento considerável entre 2004 e 2008, acompanhando a expansão da companhia; em 2009, os índices recuaram, já que a TAM manteve sua participação no mercado nacional estável em relação ao ano anterior, reduzindo seu ritmo de crescimento. O gráfico a seguir retrata os resultados do exercício da TAM, isto é, o lucro ou prejuízo obtido pela companhia, ao longo de um ano, após a dedução do imposto de renda: 8 Os dados referentes à demonstração do resultado de exercício dos anos de 1999 e 2000 não foram considerados, em razão de discrepâncias na separação dos desempenhos dos três ramos operacionais da TAM nos Anuários Econômicos de 1999 e Em 1999, são apresentados somente os índices relativos às Meridionais ; não há, entretanto, indicação quanto à abrangência desses dados.

13 Gráfico 18: evolução anual dos resultados do exercício da TAM ( ) 8. O próximo gráfico ilustra a evolução do resultado financeiro líquido da empresa ao longo do período em questão: Gráfico 19: evolução anual do resultado financeiro líquido da TAM ( ) 8. O desempenho financeiro expresso pelos gráficos 18 e 19 corrobora economicamente a tendência de redução do ritmo de crescimento da TAM nos anos de 2003 e 2009, resultado de prejuízos obtidos nos anos de 2002 e Os resultados do exercício favoráveis obtidos entre 2003 e 2007 sustentaram a forte expansão da empresa no período. O resultado financeiro líquido consideravelmente desfavorável no ano de 2008, resultado da crise financeira internacional, culminou na obtenção do pior resultado de exercício da companhia para o período analisado. Dessa forma, os recursos necessários à ambiciosa expansão empreendida no mercado de rotas internacionais escassearam, ocasionando a redução do ritmo de crescimento da empresa no setor. No ano de 2009, contudo, a empresa obteve um lucro financeiro líquido significativo, responsável pelo melhor resultado de exercício da TAM no período. Esse desempenho indica que a companhia foi capaz de reverter com rapidez as perdas ocasionadas pela crise de 2008, de modo a, possivelmente, retomar seu processo de expansão nos próximos anos.

14 Além disso, foram organizados os índices de aproveitamento e break-even 9 calculados para o intervalo : Gráfico 20: evolução anual dos índices de aproveitamento e break-even da TAM ( ) 10. A partir dos dados demonstrativos de relatório operacional, foram dispostos os resultados operacionais da empresa frente aos resultados de voo: Gráfico 21: evolução anual dos resultados operacionais e dos resultados de voo da TAM ( ) 11. Observa-se que o processo de crescimento da companhia notadamente, a expansão da malha aérea internacional foi responsável pelo aumento dos índices de break-even da empresa no período Índice de aproveitamento que levaria, ceteris paribus, a um resultado de voo nulo. 10 Os índices de aproveitamento global e break-even não foram calculados no Anuário Econômico de 2009 que apresentou mudanças significativas na sua formulação, em relação aos anos anteriores. 11 Os dados relativos ao demonstrativo de relatório operacional do ano de 1999 não foram considerados, uma vez que no Anuário Econômico de 1999 só são correlacionados os índices referentes às Meridionais ; não há indicação, contudo, se esses dados referem-se exclusivamente à TAM Transportes Aéreos Meridionais ou se englobam os três braços operacionais da TAM à época.

15 Os resultados de voo apresentam-se como reflexo direto da relação entre os índices de aproveitamento e de break-even. Entre 2003 e 2006, o índice de aproveitamento superou o break-even permitindo a construção de alicerce financeiro sólido para a expansão do período. A partir de 2007, com a inversão dessa tendência, o ritmo de crescimento foi reduzido. Em 2009, mesmo com um resultado de voo consideravelmente negativo, foi possível obter lucro no exercício em razão do resultado financeiro favorável. O gráfico seguinte mostra a evolução do total de receitas da companhia em relação ao total de custos e despesas: Gráfico 22: evolução anual do total de receitas e do total de custos e despesas da TAM ( ) 11. Com o objetivo de detalhar a evolução do total de receitas, fez-se a disposição destas frente aos lucros obtidos com a venda de passagens responsáveis por uma parcela de 80% a 90% do total de receitas da empresa. Gráfico 23: evolução anual do total de receitas e da receita com venda de passagens da TAM ( ) 11. Torna-se evidente que as receitas obtidas pela companhia são fortemente dependentes da venda de passagens. Assim, os resultados financeiros da TAM acompanham diretamente as tendências de aumento ou queda no número de passageiros transportados pela companhia.

16 Também foram analisados os lucros anuais obtidos com excesso de bagagem e com fretamentos de voos de passageiros: Gráfico 24: evolução anual das receitas com excesso de bagagem e com fretamentos de passageiros da TAM ( ) 11. O gráfico a seguir retrata a distribuição anual do total de custos e despesas da TAM: Gráfico 25: evolução anual do total de custos e despesas da TAM e sua distribuição em custos diretos, custos indiretos e despesas operacionais ( ) 11. Diferentemente dos ganhos com excesso de bagagem que mantiveram tendência de crescimento, acompanhando a venda de passagens, os fretamentos de passageiros refletem de maneira mais imediata as conjunturas de aquecimento ou desaceleração da economia. A redução do total de custos e despesas em 2003 sinaliza que houve necessidade de reestruturação empresarial após o impacto econômico dos atentados de 11 de setembro para a indústria de transporte aéreo mundial. Entre 2004 e 2006, as receitas cresceram em ritmo mais acelerado que os gastos, impulsionados pelo aumento dos fretamentos no período.

17 Em 2007, as despesas voltaram a superar as receitas, com a redução no ritmo de crescimento da venda de passagens e uma queda substancial no número de fretamentos. Essa tendência continuou a se manifestar com o prejuízo considerável obtido em 2008; como resultado, a empresa iniciou processo de reestruturação e redução de custos em Embora seu resultado financeiro tenha sido positivo permitindo expansão, ainda que menos intensa, o menor número de fretamentos indica que o mercado do setor ainda não está plenamente reaquecido. Com o propósito de detalhamento dos custos diretos, foi analisada isoladamente a evolução anual das despesas da companhia com combustível: Gráfico 26: evolução anual dos custos com combustível da TAM ( ) 11. Foram detalhados, a seguir, os gastos com tripulantes técnicos e com comissários de bordo no período : Gráfico 27: evolução anual das despesas com tripulantes técnicos e comissários de bordo da TAM ( ) 11. Também foram analisados isoladamente, ano a ano, os valores dos encargos com depreciação de equipamento de voo, manutenção e revisão, e arrendamento de aeronaves.

18 Gráfico 28: evolução anual dos custos com depreciação de equipamento de voo, manutenção e revisão, e arrendamento de aeronaves da TAM ( ) 11. Para o detalhamento dos custos indiretos da empresa, foram investigados os dados anuais de gastos com organização terrestre e com serviço de bordo: Gráfico 29: evolução anual dos custos com organização terrestre e com serviço de bordo da TAM ( ) 11. Além disso, analisaram-se as despesas operacionais da TAM, por meio da avaliação anual dos encargos com a organização do tráfego de passageiros e das despesas de administração.

19 Gráfico 30: evolução anual dos custos com organização do tráfego de passageiros e das despesas de administração da TAM ( ) 11. As despesas operacionais da TAM mantiveram tendência de crescimento durante todo o período, em razão do crescimento e da consequente sofisticação da estrutura administrativa da empresa. Esse aumento é manifestado tanto pelos gastos com a organização do tráfego de passageiros quanto pelas despesas de administração. Em 2009, a redução nas despesas de administração em relação ao ano anterior é resultado do processo de reestruturação interna da companhia. Os custos indiretos também apresentaram valores crescentes ao longo do período, resultantes da maior complexidade estrutural da empresa, que se refletiu no aumento dos gastos com organização terrestre. Os custos do serviço de bordo, entretanto, apresentaram maior variação, acompanhando o volume de passageiros transportados pela companhia; assim, em 2003, houve queda nos gastos com serviço ao passageiro; e, a partir de 2004, esses encargos retomaram a tendência de aumento. São os custos diretos, entretanto, que representam a maior parte do total de custos e despesas da empresa, determinando, assim, as tendências globais de variação. Entre os custos diretos, o de influência mais acentuada é, sem dúvida, o gasto com combustível. Entre 2000 e 2008, essas despesas mantiveram-se em ascensão, como resultado da expansão da companhia com aumento da frota e da elevação do preço do barril de petróleo no período; a forte alta registrada no ano de 2008 reflete, em especial, a notável alta do preço dos combustíveis nesse ano. Em 2009, o preço do barril de petróleo voltou a se estabilizar em um patamar mais baixo, viabilizando redução nas despesas desse tipo; como esses gastos são de impacto significativo no orçamento total da TAM, essa queda teve grande influência na diminuição do total de gastos da empresa nesse ano. Os gastos com tripulantes técnicos, comissários de bordo e serviço de bordo estão ligados fortemente à expansão ou redução da malha aérea da companhia. Esses gastos acompanharam as variações no número de passageiros embarcados, apresentando crescimento entre 2000 e 2002, ligeira retração em 2003 e nova fase de expansão a partir de 2004, com certa desaceleração em 2009.

20 As despesas de administração, de organização terrestre e de organização do tráfego de passageiros, por sua vez, estão vinculadas à empresa em seu aspecto estrutural. Tais custos apresentaram tendência de crescimento em todo o período , em virtude do aumento da complexidade da companhia em seu processo de expansão. Foram registrados momentos de certa estabilização e eventual decréscimo nos anos de 2002, 2003 e 2009, quando o número de funcionários foi reduzido em relação ao ano anterior. Os custos descritos no gráfico 28 mostram-se vinculados à evolução do tamanho da frota da TAM no período analisado. Assim, as despesas com manutenção e revisão cresceram em 2000 e 2001 quando a frota aumentou diminuíram entre 2002 e 2004 com a redução do número de aeronaves e voltaram a crescer a partir de 2004 diante da nova fase de expansão da empresa. Em 2008 e 2009, com a chegada de mais aviões wide-body, esses gastos aumentaram em ritmo acelerado, devido ao maior custo de manutenção de aeronaves de grande porte. Os encargos com arrendamento de aeronaves e depreciação de equipamento de voo, por outro lado, estão relacionados ao modo pelo qual a expansão da frota é realizada. Quando os aviões são obtidos por meio de leasing, os gastos com arrendamento crescem; enquanto os custos de depreciação aumentam quando da aquisição de aeronaves próprias. Nota-se que em 2006 e 2007, as despesas de arrendamento apresentaram aumento considerável, frente à necessidade de ocupar rapidamente as rotas internacionais abandonadas pela VARIG; destaca-se, nesse aspecto, o leasing de três aeronaves McDonnel-Douglas MD-11 em 2007 e de três Boeing ER em 2008, após o retorno dos MD-11. Em 2009, entretanto, há queda significativa nos gastos com arrendamento, acompanhada de aumento considerável nos custos de depreciação de equipamento de voo. Esse quadro indica a chegada de aviões encomendados a Airbus e de três Boeing ER para rotas internacionais de longo alcance. A expansão da frota própria da TAM permitiu a redução nas despesas com leasing de aeronaves. Conclusões A tendência de crescimento no volume de tráfego aéreo brasileiro deve ser mantida nos próximos anos, embora em ritmo arrefecido. A infra-estrutura presente beira a exaustão e a competição entre as líderes de mercado se mostra mais intensa. No mercado doméstico, o duopólio TAM-GOL se mostra consolidado. Entretanto, a participação combinada das companhias deve ser reduzida para 80% frente ao crescimento das companhias de pretensões nacionais notadamente: Azul, Avianca e Trip. É possível que as líderes de mercado busquem a aquisição de empresas regionais para evitar perder espaço. Em relação às rotas internacionais, a TAM pode aumentar ainda mais o seu domínio, com a chegada de novos Boeing ER. Seu market share deve se aproximar de 80%, antiga participação da VARIG no setor. Referências STEVENSON, W. J. Production/operations management. 5 a ed. Chicago: Irwin, DYSON, R. G. Strategy, performance and operational research. Journal of the Operational Research Society, v. 51, n. 1, p. 5-11, BRASIL. Ministério da Defesa. Agência Nacional de Aviação Civil. Anuário do Transporte Aéreo: dados estatísticos e econômicos. Brasília: ANAC,

A entrada da Gol no mercado aéreo brasileiro

A entrada da Gol no mercado aéreo brasileiro A entrada da Gol no mercado aéreo brasileiro Na década de 1990, o mercado aéreo doméstico brasileiro era dividido entre quatro empresas de aviação: Varig, TAM, Vasp e Transbrasil. O ano de 1998 ficou marcado

Leia mais

Uma política econômica de combate às desigualdades sociais

Uma política econômica de combate às desigualdades sociais Uma política econômica de combate às desigualdades sociais Os oito anos do Plano Real mudaram o Brasil. Os desafios do País continuam imensos, mas estamos em condições muito melhores para enfrentálos.

Leia mais

Gol Linhas Aéreas S/A e Webjet Linhas Aéreas S/A Ato de Concentração: nº 08012.008378/2011-95. Ricardo Machado Ruiz Conselheiro do CADE

Gol Linhas Aéreas S/A e Webjet Linhas Aéreas S/A Ato de Concentração: nº 08012.008378/2011-95. Ricardo Machado Ruiz Conselheiro do CADE Gol Linhas Aéreas S/A e Webjet Linhas Aéreas S/A Ato de Concentração: nº 08012.008378/2011-95 Ricardo Machado Ruiz Conselheiro do CADE Brasília, 11 de dezembro de 2012 1. A Operação e as Primeiras Medidas

Leia mais

número 3 maio de 2005 A Valorização do Real e as Negociações Coletivas

número 3 maio de 2005 A Valorização do Real e as Negociações Coletivas número 3 maio de 2005 A Valorização do Real e as Negociações Coletivas A valorização do real e as negociações coletivas As negociações coletivas em empresas ou setores fortemente vinculados ao mercado

Leia mais

Produtividade no Brasil: desempenho e determinantes 1

Produtividade no Brasil: desempenho e determinantes 1 Produtividade no Brasil: desempenho e determinantes 1 Fernanda De Negri Luiz Ricardo Cavalcante No período entre o início da década de 2000 e a eclosão da crise financeira internacional, em 2008, o Brasil

Leia mais

A Influência da Crise Econômica Global no Setor Florestal do Brasil

A Influência da Crise Econômica Global no Setor Florestal do Brasil A Influência da Crise Econômica Global no Setor Florestal do Brasil 1. INTRODUÇÃO Ivan Tomaselli e Sofia Hirakuri (1) A crise financeira e econômica mundial de 28 e 29 foi principalmente um resultado da

Leia mais

[Infográfico] As projeções de produção da cana, açúcar e etanol na safra 2023/2024

[Infográfico] As projeções de produção da cana, açúcar e etanol na safra 2023/2024 As projeções de produção de cana, açúcar e etanol para a safra 2023/24 da Fiesp/MB Agro No Brasil, a cana-de-açúcar experimentou um forte ciclo de crescimento da produção na década passada. A aceleração

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 30 maio de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 30 maio de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Boletim Econômico Edição nº 30 maio de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico A crise financeira do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)? 1 Déficit no FAT deve subir para R$

Leia mais

DECLARAÇÃO DO INVESTIDOR

DECLARAÇÃO DO INVESTIDOR DECLARAÇÃO DO INVESTIDOR Eu, [nome completo do adquirente], [qualificação completa, incluindo nacionalidade, profissão e número de documento de identidade oficial e endereço], na qualidade de investidor

Leia mais

Relatório de Estabilidade Financeira. Banco Central do Brasil Março de 2013

Relatório de Estabilidade Financeira. Banco Central do Brasil Março de 2013 Relatório de Estabilidade Financeira Banco Central do Brasil Março de 2013 Pontos abordados para o Sistema Bancário* Base: 2º semestre/12 Risco de liquidez Captações Risco de crédito Portabilidade Crédito

Leia mais

O regresso desigual da Europa ao crescimento do emprego

O regresso desigual da Europa ao crescimento do emprego NOTA INFORMATIVA O regresso desigual da Europa ao crescimento do emprego Previsões até 2025 apontam para diferenças significativas na oferta e procura de competências nos Estados-Membros Boas notícias.

Leia mais

Relatório de Pesquisa. Março 2013

Relatório de Pesquisa. Março 2013 Relatório de Pesquisa SONDAGEM CONJUNTURAL DO VAREJO BRASILEIRO Março 2013 SONDAGEM CONJUNTURAL DO VAREJO BRASILEIRO Pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil. Foram ouvidos em todo o país 615 varejistas.

Leia mais

SONDAGEM ESPECIAL PRODUTIVIDADE RIO GRANDE DO SUL. Sondagem Especial Produtividade Unidade de Estudos Econômicos Sistema FIERGS

SONDAGEM ESPECIAL PRODUTIVIDADE RIO GRANDE DO SUL. Sondagem Especial Produtividade Unidade de Estudos Econômicos Sistema FIERGS SONDAGEM ESPECIAL PRODUTIVIDADE 32,1% das empresas da indústria de transformação não aumentaram sua produtividade nos últimos 5 anos. Na indústria da construção este percentual sobe para 46,9%. 25% das

Leia mais

A balança comercial do agronegócio brasileiro

A balança comercial do agronegócio brasileiro A balança comercial do agronegócio brasileiro Antonio Carlos Lima Nogueira 1 Qual é a contribuição atual dos produtos do agronegócio para o comércio exterior, tendo em vista o processo atual de deterioração

Leia mais

SINCOR-SP 2015 DEZEMBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2015 DEZEMBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS DEZEMBRO 20 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 Sumário Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Análise macroeconômica... 6 3. Análise do setor de seguros 3.1. Receita

Leia mais

AGÊNCIA ESPECIAL DE FINANCIAMENTO INDUSTRIAL FINAME RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 31 DE DEZEMBRO DE 2008

AGÊNCIA ESPECIAL DE FINANCIAMENTO INDUSTRIAL FINAME RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 31 DE DEZEMBRO DE 2008 AGÊNCIA ESPECIAL DE FINANCIAMENTO INDUSTRIAL FINAME RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 31 DE DEZEMBRO DE 2008 Senhor acionista e demais interessados: Apresentamos o Relatório da Administração e as informações

Leia mais

1.6 Têxtil e Confecções. Diagnóstico

1.6 Têxtil e Confecções. Diagnóstico 1.6 Têxtil e Confecções Diagnóstico A indústria de artigos têxteis e confecções é marcada atualmente pela migração da produção em busca de mão-de-obra mais barata ao redor do mundo, facilitada pela baixa

Leia mais

PESQUISA INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Minas Gerais. Ano 6. Nº 1. Março 2016

PESQUISA INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Minas Gerais. Ano 6. Nº 1. Março 2016 PESQUISA INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Minas Gerais Ano 6. Nº 1. Março 2016 Recessão econômica impacta os investimentos O ano de 2015 foi marcado por incertezas econômicas e crise política que contribuíram

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

Boletim. Contabilidade Internacional. Manual de Procedimentos

Boletim. Contabilidade Internacional. Manual de Procedimentos Boletim Manual de Procedimentos Contabilidade Internacional Custos de transação e prêmios na emissão de títulos e valores mobiliários - Tratamento em face do Pronunciamento Técnico CPC 08 - Exemplos SUMÁRIO

Leia mais

Gol inova em seu aplicativo móvel e possibilita aos clientes maior controle de antecipação, adiamento e remarcação de voos

Gol inova em seu aplicativo móvel e possibilita aos clientes maior controle de antecipação, adiamento e remarcação de voos Gol inova em seu aplicativo móvel e possibilita aos clientes maior controle de antecipação, adiamento e remarcação de voos Perfil Com 14 anos no mercado, a Gol se tornou referência mundial ao democratizar

Leia mais

ASPECTOS CONCEITUAIS OBJETIVOS planejamento tomada de decisão

ASPECTOS CONCEITUAIS OBJETIVOS planejamento tomada de decisão FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERENCIAL PROFESSOR: JOSÉ DE JESUS PINHEIRO NETO ASSUNTO: REVISÃO CONCEITUAL EM CONTABILIDADE DE CUSTOS ASPECTOS CONCEITUAIS A Contabilidade de

Leia mais

Análise do mercado de trabalho

Análise do mercado de trabalho Análise do mercado de trabalho 1 Introdução Esta análise tem como propósito a apresentação do desempenho do mercado de trabalho brasileiro no primeiro trimestre de 2010 com base, principalmente, nos indicadores

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

SINCOR-SP 2016 ABRIL 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2016 ABRIL 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS ABRIL 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 2 Sumário Palavra do presidente... 4 Objetivo... 5 1. Carta de Conjuntura... 6 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 7 3. Análise macroeconômica...

Leia mais

Workshop sobre Empreendedorismo

Workshop sobre Empreendedorismo Workshop sobre Empreendedorismo Vasco Pinto 11 e 12/ Dez/ 2012 O que é o Empreendedorismo? O que é ser Empreendedor? Principais Características de um Empreendedor Diferenças entre Empreendedor e Empresário

Leia mais

NOTA DA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL - Perguntas e Respostas sobre o processo de concessão Viernes 30 de Septiembre de 2011 17:32

NOTA DA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL - Perguntas e Respostas sobre o processo de concessão Viernes 30 de Septiembre de 2011 17:32 There are no translations available. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL Perguntas e Respostas sobre o processo de concessão A concessão Por que o governo resolveu fazer a concessão? Nos

Leia mais

Análise Econômica do Mercado de Resseguro no Brasil

Análise Econômica do Mercado de Resseguro no Brasil Análise Econômica do Mercado de Resseguro no Brasil Estudo encomendado a Rating de Seguros Consultoria pela Terra Brasis Resseguros Autor: Francisco Galiza Sumário 1. Introdução... 3 2. Descrição do Setor...

Leia mais

Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou bastante no Brasil. Em 1998, 97% das

Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou bastante no Brasil. Em 1998, 97% das INFORME-SE BNDES ÁREA PARA ASSUNTOS FISCAIS E DE EMPREGO AFE Nº 48 NOVEMBRO DE 2002 EDUCAÇÃO Desempenho educacional no Brasil: O que nos diz a PNAD-2001 Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou

Leia mais

SINCOR-SP 2015 NOVEMBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2015 NOVEMBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS NOVEMBRO 20 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 Sumário Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Análise macroeconômica... 6 3. Análise do setor de seguros 3.1. Receita

Leia mais

FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO

FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO relatório de contas 2 FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS 3 4 FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS POR NATUREZAS DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA

Leia mais

Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004

Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004 Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004 Período 2004/2008 INFORME TÉCNICO PREPARADO POR: Departamento de Estudos Energéticos e Mercado, da Eletrobrás

Leia mais

Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente

Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente Roberto Meurer * RESUMO - Neste artigo se analisa a utilização dos depósitos compulsórios sobre depósitos à vista

Leia mais

Economia. Comércio Internacional Taxa de Câmbio, Mercado de Divisas e Balança de Pagamentos,

Economia. Comércio Internacional Taxa de Câmbio, Mercado de Divisas e Balança de Pagamentos, Economia Comércio Internacional Taxa de Câmbio, Mercado de Divisas e Balança de Pagamentos, Comércio Internacional Objetivos Apresentar o papel da taxa de câmbio na alteração da economia. Iniciar nas noções

Leia mais

A influência da Tecnologia da Informação e Telecomunicação na Contabilidade - A Era do Contador Digital

A influência da Tecnologia da Informação e Telecomunicação na Contabilidade - A Era do Contador Digital A influência da Tecnologia da Informação e Telecomunicação na Contabilidade - A Era do Contador Digital Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes Brayan Christian B. de Oliveira Abril 2012 Introdução

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI da Revista Construção e Mercado Pini Julho 2007

Texto para Coluna do NRE-POLI da Revista Construção e Mercado Pini Julho 2007 Texto para Coluna do NRE-POLI da Revista Construção e Mercado Pini Julho 2007 A BOLHA DO MERCADO IMOBILIÁRIO NORTE-AMERICANO FLUXOS E REFLUXOS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO Prof. Dr. Sérgio Alfredo Rosa da Silva

Leia mais

Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial

Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial 29 Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial Gabriel Barreto Correa (*) Isabel Opice (**) 1 Introdução Não é novidade que o Brasil apresenta, além de índices educacionais muito baixos

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 O problema

1 INTRODUÇÃO. 1.1 O problema 1 INTRODUÇÃO 1.1 O problema Nos últimos anos, a indústria hospitalar no Brasil tem revelado expressivo crescimento. Dados do IBGE indicam que, em 1976, havia 13.133 estabelecimentos de saúde espalhados

Leia mais

I Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo

I Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo I Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo Dados Econômicos Empresas Brasileiras Marcos Rogério e Felemon Boaventura ANAC/SRE/GEAC São Paulo-SP, 26 agosto de 2013 Regulamentação Normativa;

Leia mais

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países Para o Boletim Econômico Edição nº 45 outubro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países 1 Ainda que não haja receita

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS (SUSEP) COMISSÃO DE ESTUDOS E DESENVOLVIMENTO (CED)

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS (SUSEP) COMISSÃO DE ESTUDOS E DESENVOLVIMENTO (CED) SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS (SUSEP) COMISSÃO DE ESTUDOS E DESENVOLVIMENTO (CED) 3º RELATÓRIO DE ANÁLISE E ACOMPANHAMENTO DOS MERCADOS SUPERVISIONADOS RIO DE JANEIRO, 30 DE NOVEMBRO DE 2015 1.

Leia mais

(MENSAGEM N o 812/2005)

(MENSAGEM N o 812/2005) COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N o 2.539, DE 2006 (MENSAGEM N o 812/2005) Aprova o texto do Acordo sobre Serviços Aéreos entre o Governo da República Federativa do Brasil

Leia mais

Maxi Indicadores de Desempenho da Indústria de Produtos Plásticos do Estado de Santa Catarina Relatório do 3º Trimestre 2011 Análise Conjuntural

Maxi Indicadores de Desempenho da Indústria de Produtos Plásticos do Estado de Santa Catarina Relatório do 3º Trimestre 2011 Análise Conjuntural Maxi Indicadores de Desempenho da Indústria de Produtos Plásticos do Estado de Santa Catarina Relatório do 3º Trimestre 2011 Análise Conjuntural O ano de 2011 está sendo marcado pela alternância entre

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR SP CEP: 12236-660 www.unianhanguera.edu.br ADMINISTRAÇÃO Colaborativa Disciplina: DPP Prof º. Tutor Presencial Trabalho, emprego e empregabilidade Área de atuação pesquisada 1. Engenheiro Petroquímico

Leia mais

COMENTÁRIO DE DESEMPENHO

COMENTÁRIO DE DESEMPENHO 1. DESTAQUES O ano de 2015 está demonstrando ser muito desafiador, apresentando um cenário macroeconômico incerto, onde as expectativas do mercado preveem redução do PIB, aumento da inflação e da taxa

Leia mais

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro Entrevista com a professora Maria Beatriz de Carvalho Melo Lobo Vice- presidente do Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia e Sócia- diretora da Lobo & Associados Consultoria.

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

Transcrição da Teleconferência Resultados do 3T09 - Inpar 18 de novembro de 2009

Transcrição da Teleconferência Resultados do 3T09 - Inpar 18 de novembro de 2009 Transcrição da Teleconferência Resultados do 3T09 - Inpar 18 de novembro de 2009 Bom dia, e obrigada por aguardarem. Sejam bem-vindos à teleconferência da Inpar para discussão dos resultados referentes

Leia mais

LAN e TAM investem mais de US$100 milhões em tecnologias digitais para tornaro atendimento aos passageiros mais rápido e eficiente

LAN e TAM investem mais de US$100 milhões em tecnologias digitais para tornaro atendimento aos passageiros mais rápido e eficiente LAN e TAM investem mais de US$100 milhões em tecnologias digitais para tornaro atendimento aos passageiros mais rápido e eficiente As companhias apresentaram oito produtos e soluções tecnológicas que aumentam

Leia mais

Perfil Educacional SEADE 72

Perfil Educacional SEADE 72 Perfil Educacional A análise da situação educacional do Estado de Santa Catarina fundamentase nos indicadores de instrução da população (taxa de analfabetismo para 1991), de escolarização (taxa líquida

Leia mais

um novo foco para as mudanças

um novo foco para as mudanças reforma da previdência um novo foco para as mudanças Durante o Fórum Técnico Reforma da Previdência, a professora Eli Iola, em sua exposição, retoma a história da implantação do sistema previdenciário

Leia mais

NOTA CEMEC 05/2015 INVESTIMENTO E RECESSÃO NA ECONOMIA BRASILEIRA 2010-2015: 2015: UMA ANÁLISE SETORIAL

NOTA CEMEC 05/2015 INVESTIMENTO E RECESSÃO NA ECONOMIA BRASILEIRA 2010-2015: 2015: UMA ANÁLISE SETORIAL NOTA CEMEC 05/2015 INVESTIMENTO E RECESSÃO NA ECONOMIA BRASILEIRA 2010-2015: 2015: UMA ANÁLISE SETORIAL Agosto de 2015 O CEMEC não se responsabiliza pelo uso dessas informações para tomada de decisões

Leia mais

Iniciativa: Vistorias de Aeronaves Centralização do Planejamento e Controle

Iniciativa: Vistorias de Aeronaves Centralização do Planejamento e Controle Iniciativa: Vistorias de Aeronaves Centralização do Planejamento e Controle Superintendência de Aeronavegabilidade Agência Nacional de Aviação Civil Responsável: Mário Igawa, Gerente Geral de Aeronavegabilidade

Leia mais

ANO 4 NÚMERO 25 MARÇO DE 2014 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO

ANO 4 NÚMERO 25 MARÇO DE 2014 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO ANO 4 NÚMERO 25 MARÇO DE 2014 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO 1 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS Em geral as estatísticas sobre a economia brasileira nesse início de ano não têm sido animadoras

Leia mais

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Robson Gouveia, gerente de projetos do Lean Institute Brasil, detalha como vem evoluindo a gestão em empresas da região O eixo Anhanguera

Leia mais

Resultados e Análises Rodada de. Referente ao 2º Trimestre de 2015

Resultados e Análises Rodada de. Referente ao 2º Trimestre de 2015 Resultados e Análises Rodada de Maio de 2015 Referente ao 2º Trimestre de 2015 Ano 5, n 20, Maio de 2015 Ribeirão Preto Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético (ICFSS) Reed Exhibitions

Leia mais

PAINEL 16,0% 12,0% 8,0% 2,5% 1,9% 4,0% 1,4% 0,8% 0,8% 0,0% 5,0% 3,8% 2,8% 3,0% 2,1% 1,0% 1,0% -1,0%

PAINEL 16,0% 12,0% 8,0% 2,5% 1,9% 4,0% 1,4% 0,8% 0,8% 0,0% 5,0% 3,8% 2,8% 3,0% 2,1% 1,0% 1,0% -1,0% Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior ASSESSORIA ECONÔMICA PAINEL PRINCIPAIS INDICADORES DA ECONOMIA BRASILEIRA Número 58 1 a 15 de setembro de 2010 PIB TRIMESTRAL Segundo os dados

Leia mais

PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES

PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES Ter o controle da situação é dominar ou ter o poder sobre o que está acontecendo. WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR Controle é uma das funções que compõem o processo administrativo.

Leia mais

PESQUISA CENÁRIO 2010-2015: DESAFIOS ESTRATÉGICOS E PRIORIDADES DE GESTÃO

PESQUISA CENÁRIO 2010-2015: DESAFIOS ESTRATÉGICOS E PRIORIDADES DE GESTÃO PESQUISA CENÁRIO 2010-2015: DESAFIOS ESTRATÉGICOS E PRIORIDADES DE GESTÃO PESQUISA RESPONDENTES 1065 executivos (as) PERÍODO De 02 a 17 (Novembro de 2009) CEOs Diretores UNs Diretores Funcionais QUESTIONÁRIO

Leia mais

Felipe Oliveira, JPMorgan:

Felipe Oliveira, JPMorgan: Felipe Oliveira, JPMorgan: Bom dia a todos. Minha pergunta é em relação ao nível de despesa operacional, se você acredita conseguir, ao longo dos próximos trimestres, capturar no seu resultado operacional

Leia mais

PERSPECTIVAS MUNDIAIS DA TECNOLOGIA ENERGÉTICA 2050 (ESTUDO WETO-H2)

PERSPECTIVAS MUNDIAIS DA TECNOLOGIA ENERGÉTICA 2050 (ESTUDO WETO-H2) PERSPECTIVAS MUNDIAIS DA TECNOLOGIA ENERGÉTICA 2050 (ESTUDO WETO-H2) PRINCIPAIS MENSAGENS O estudo WETO-H2 elaborou uma projecção de referência do sistema energético mundial e dois cenários alternativos,

Leia mais

Curitiba, 25 de agosto de 2010. SUBSÍDIOS À CAMPANHA SALARIAL COPEL 2010 DATA BASE OUTUBRO 2010

Curitiba, 25 de agosto de 2010. SUBSÍDIOS À CAMPANHA SALARIAL COPEL 2010 DATA BASE OUTUBRO 2010 Curitiba, 25 de agosto de 2010. SUBSÍDIOS À CAMPANHA SALARIAL COPEL 2010 DATA BASE OUTUBRO 2010 1) Conjuntura Econômica Em função dos impactos da crise econômica financeira mundial, inciada no setor imobiliário

Leia mais

DIEESE e SEBRAE lançam Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa

DIEESE e SEBRAE lançam Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa São Paulo, 05 de dezembro de 2011 NOTA À IMPRENSA DIEESE e SEBRAE lançam Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa O aumento no número de estabelecimentos de micro e pequenas empresas no Brasil, bem

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07. Subvenção e Assistência Governamentais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07. Subvenção e Assistência Governamentais COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07 Subvenção e Assistência Governamentais Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 20 (IASB) Índice Item OBJETIVO E ALCANCE

Leia mais

2. Referencial Prático 2.1 Setor das Telecomunicações

2. Referencial Prático 2.1 Setor das Telecomunicações 19 2. Referencial Prático 2.1 Setor das Telecomunicações Até os anos 50, as concessões dos serviços de telecomunicações eram distribuídas indistintamente pelos governos federal, estadual e municipal. Tal

Leia mais

Como as empresas financiam investimentos em meio à crise financeira internacional

Como as empresas financiam investimentos em meio à crise financeira internacional 9 dez 2008 Nº 58 Como as empresas financiam investimentos em meio à crise financeira internacional Por Fernando Pimentel Puga e Marcelo Machado Nascimento Economistas da APE Levantamento do BNDES indica

Leia mais

Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial

Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial Associado à Fundação Armando Alvares Penteado Rua Ceará 2 São Paulo, Brasil 01243-010 Fones 3824-9633/826-0103/214-4454 Fax 825-2637/ngall@uol.com.br O Acordo

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB. ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.ORG/EVALUATION ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL

Leia mais

Correção 9)As operações de mercado aberto envolvem variações nos encaixes compulsórios que os bancos. Conceito de Déficit e Dívida Pública

Correção 9)As operações de mercado aberto envolvem variações nos encaixes compulsórios que os bancos. Conceito de Déficit e Dívida Pública Conceito de Déficit e Dívida Pública Correção 9)As operações de mercado aberto envolvem variações nos encaixes compulsórios que os bancos comerciais detêm junto ao Banco Central e, por essa razão, afetam

Leia mais

Palestra. CPC 01 e IAS 36 Redução ao valor recuperável de ativos

Palestra. CPC 01 e IAS 36 Redução ao valor recuperável de ativos Palestra CPC 01 e IAS 36 Redução ao valor recuperável de ativos Agenda: Objetivo e alcance Processo de identificação de ativos desvalorizados Fontes externas observadas durante o período ou por ocasião

Leia mais

MERCADO DE PASSAGEIROS

MERCADO DE PASSAGEIROS 2 ANAC/SRI/GAMI MERCADO DE PASSAGEIROS Os Estados Unidos representam o principal mercado aéreo internacional do Brasil, tendo respondido por 25,7% do total do volume de passageiros transportados com origem

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DO TURISMO DIVISÃO DE INFORMAÇÕES E ESTUDOS ESTRATÉGICOS DO TURISMO RELATÓRIO DA OFERTA DE VOOS PARA O RIO GRANDE DO SUL

SECRETARIA DE ESTADO DO TURISMO DIVISÃO DE INFORMAÇÕES E ESTUDOS ESTRATÉGICOS DO TURISMO RELATÓRIO DA OFERTA DE VOOS PARA O RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DO TURISMO DIVISÃO DE INFORMAÇÕES E ESTUDOS ESTRATÉGICOS DO TURISMO RELATÓRIO DA OFERTA DE VOOS PARA O RIO GRANDE DO SUL Porto Alegre Março de 2013 RESUMO: O Boletim de Horário Previsto

Leia mais

ASPECTOS AVANÇADOS NA ANÁLISE

ASPECTOS AVANÇADOS NA ANÁLISE ASPECTOS AVANÇADOS NA ANÁLISE! O que é Necessidade de Capital de Giro (NCG)! Como se determina a NCG! Reclassificação das contas do Ativo e Passivo Circulante! Causas das variações da NCG Autores: Francisco

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Administração e Análise Financeira e Orçamentária 2 Copyright Pereira,

Leia mais

A EVOLUÇÃO DO PIB PARANAENSE - 2009 A 2014

A EVOLUÇÃO DO PIB PARANAENSE - 2009 A 2014 A EVOLUÇÃO DO PIB PARANAENSE - 2009 A 2014 Marcelo Luis Montani marcelo.montani@hotmail.com Acadêmico do curso de Ciências Econômicas/UNICENTRO Mônica Antonowicz Muller monicamuller5@gmail.com Acadêmica

Leia mais

PRINCÍPIOS PARA DISPOSIÇÕES SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL EM ACORDOS BILATERAIS E REGIONAIS

PRINCÍPIOS PARA DISPOSIÇÕES SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL EM ACORDOS BILATERAIS E REGIONAIS PRINCÍPIOS PARA DISPOSIÇÕES SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL EM ACORDOS BILATERAIS E REGIONAIS Introdução Durante vários anos, a pesquisa no Instituto Max Planck para o Direito da Propriedade Intelectual

Leia mais

Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2013: análise dos principais resultados de Goiás

Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2013: análise dos principais resultados de Goiás Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2013: análise dos principais resultados de Goiás A 6ª edição do Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa é um dos produtos elaborados por meio da parceria

Leia mais

Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro

Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro Resumo: Durante muito tempo a diretoria de Jurídico-Financeiro realizava suas atividades

Leia mais

AS MELHORES OPORTUNIDADES DE EMPREGO NO SETOR DE SERVIÇOS

AS MELHORES OPORTUNIDADES DE EMPREGO NO SETOR DE SERVIÇOS AS MELHORES OPORTUNIDADES DE EMPREGO NO SETOR DE SERVIÇOS O setor de serviços é, tradicionalmente, a principal porta de entrada no mercado de trabalho. Responsável por aproximadamente 60% do produto interno

Leia mais

SONDAGEM INDUSTRIAL DEZEMBRO 2015

SONDAGEM INDUSTRIAL DEZEMBRO 2015 No ano de 2015, Sondagem mostra que a indústria de Campinas paralisa investimentos; estagnação da lucratividade, leve redução da produção e aumento de custos podem explicar a resistência para investir

Leia mais

Taxa de Juros para Aumentar a Poupança Interna

Taxa de Juros para Aumentar a Poupança Interna Taxa de Juros para Aumentar a Poupança Interna Condição para Crescer Carlos Feu Alvim feu@ecen.com No número anterior vimos que aumentar a poupança interna é condição indispensável para voltar a crescer.

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 4.351, DE 2008 (Do Sr. Rodrigo Rollemberg)

PROJETO DE LEI N.º 4.351, DE 2008 (Do Sr. Rodrigo Rollemberg) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 4.351, DE 2008 (Do Sr. Rodrigo Rollemberg) Dispõe sobre emissão de bilhetes para viagens internacionais autorizadas e financiadas pelo Poder Público, e dá outras

Leia mais

Análise econômica e suporte para as decisões empresariais

Análise econômica e suporte para as decisões empresariais Cenário Moveleiro Análise econômica e suporte para as decisões empresariais Número 01/2008 Cenário Moveleiro Número 01/2008 1 Cenário Moveleiro Análise econômica e suporte para as decisões empresariais

Leia mais

Cresce o emprego formal em todos os setores de atividade

Cresce o emprego formal em todos os setores de atividade 6 jul 2006 Nº 3 Cresce o emprego formal em todos os setores de atividade Por Antonio Marcos Ambrozio Economista da Secr. de Assuntos Econômicos Recuperação dos Houve um postos de trabalho grande aumento

Leia mais

Roteiro Aula 05 Saber Direito.

Roteiro Aula 05 Saber Direito. 1 Roteiro Aula 05 Saber Direito. QUESTÕES AMBIENTAIS As preocupações com os impactos ambientais dos aeroportos surgiram nos Estados Unidos e na Europa ao final dos anos 60, devido ao rápido crescimento

Leia mais

Estudo de viabilidade econômica para projetos eólicos com base no novo contexto do setor elétrico

Estudo de viabilidade econômica para projetos eólicos com base no novo contexto do setor elétrico Ricado Marques Dutra 1 * Maurício Tiomno Tolmasquim 1 Resumo Com base nas resoluções ANEEL n 233/199 e ANEEL 245/1999, este trabalho procura mostrar os resultados de uma análise econômica de projetos eólicos

Leia mais

Desemprego, salário menor e inflação devem reduzir rendimento médio real

Desemprego, salário menor e inflação devem reduzir rendimento médio real Boletim 820/2015 Ano VII 26/08/2015 Desemprego, salário menor e inflação devem reduzir rendimento médio real Paralelamente, com a redução de produção e folha das firmas, deve crescer o número de pessoas

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

SINCOR-SP 2016 FEVEREIRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2016 FEVEREIRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS FEVEREIRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 Sumário Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 6 3. Análise macroeconômica...

Leia mais

1. O Contexto do SBTVD

1. O Contexto do SBTVD CT 020/06 Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2006 Excelentíssimo Senhor Ministro Hélio Costa MD Ministro de Estado das Comunicações Referência: Considerações sobre o Sistema Brasileiro de Televisão Digital

Leia mais

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO José Roberto Santana Alexandre Ripamonti Resumo: Com a globalização da economia, as empresas, enfrentam

Leia mais

Oportunidades e Riscos

Oportunidades e Riscos 2.4b INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DISCIPLINA: Negócios Internacionais FONTE: DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. Atlas. São Paulo: 2004. 1 MOTIVOS (ou VANTAGENS)

Leia mais

Gestão dos Pequenos Negócios

Gestão dos Pequenos Negócios Gestão dos Pequenos Negócios x Rangel Miranda Gerente Regional do Sebrae Porto Velho, RO, 20 de outubro de 2015 A Conjuntura Atual Queda na produção industrial Desemprego Alta dos juros Restrição ao crédito

Leia mais

Análise SWOT seguindo a metodologia do BMG

Análise SWOT seguindo a metodologia do BMG Análise SWOT seguindo a metodologia do BMG Análise SWOT (abreviatura das palavras em inglês Strong, Weakness, Opportunities e Threats) é uma análise ambiental que consiste em levantar pontos internos e

Leia mais

PARECER N.º 100/CITE/2015

PARECER N.º 100/CITE/2015 PARECER N.º 100/CITE/2015 Assunto: Parecer prévio ao despedimento de trabalhadora grávida e trabalhador em licença parental incluídos em processo de despedimento coletivo, nos termos do n.º 1 e da alínea

Leia mais

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autor(a): Alessandra Barbara Santos de Almeida Coautor(es): Alessandra Barbara Santos de Almeida, Gliner Dias Alencar,

Leia mais

Análise dos resultados

Análise dos resultados Análise dos resultados Pesquisa Anual da Indústria da Construção - PAIC levanta informações sobre o segmento empresarial da indústria da construção A em todo o Território Nacional. A presente análise apresenta

Leia mais

PED-RMPA INFORME ESPECIAL IDOSOS

PED-RMPA INFORME ESPECIAL IDOSOS A POPULAÇÃO IDOSA NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE SETEMBRO - 2008 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE PED-RMPA INFORME ESPECIAL IDOSOS

Leia mais

INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA

INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Informativo da Confederação Nacional da Indústria Ano 3 Número 01 dezembro de 2011 www.cni.org.br Investimentos realizados em 2011 Indústria investe cada vez mais com o objetivo

Leia mais