A Escola Européia tem seu desenvolvimento e ascensão até 1840.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Escola Européia tem seu desenvolvimento e ascensão até 1840."

Transcrição

1 CONTABILIDADE EAD MÓDULO I 1. INTRODUÇÃO 1.1. UM BREVE HISTÓRICO: A partir do momento em que o homem se sociabilizou e criou a dimensão de posse dentro desta sociedade, desenvolveu-se naturalmente a necessidade de controle através do registro dos fatos pertinentes a estas posses. Existem registros em cavernas, em papiros e tabuletas de argila, alguns realizados há mais de oito mil anos, conforme comenta Anete Costa em seu artigo: Historicidade da Ciência Contábil 1 (1985). A contabilidade tem sua evolução intrinsecamente ligada ao desenvolvimento das relações sociais e econômicas da sociedade. Sendo assim, de acordo com D Auria 2, a evolução da contabilidade se divide em seis fases: CONTABILIDADE PRIMITIVA (Idade Antiga); PERÍODO ESTACIONÁRIO (Idade Média); PRIMEIRA SISTEMATIZAÇÃO (Século XV); PERÍODO DE CONSOLIDAÇÃO (Século XVI a XVIII); FASE CIENTÍFICA (Século XIX); ATUALIDADE (A partir do Século XX). A Contabilidade tem uma evolução demasiadamente lenta durante as suas três primeiras fases, o que não é de se estranhar devido ao fato de que a sociedade em si também não teve grandes revoluções em sua forma de negociar e produzir bens. Em 1494, com a publicação do Frei Luca Pacioli, Tractatus de Computis et scripturis, que tratava do método das partidas dobradas, forma utilizada até os dias atuais, a contabilidade deixa a fase da primeira sistematização e passa a viver uma nova fase marcada pela consolidação e pelo estudo científico. A Escola Européia tem seu desenvolvimento e ascensão até A partir de 1891, através do desenvolvimento da Teoria Materialística por Fábio Besta, surge a Era do controle, que define a contabilidade como a ciência do controle econômico. No século XX, a partir dos anos vinte, inicia-se a ascensão da Escola Americana de Contabilidade, expansão decorrente da presença de empresas americanas em vários países.

2 1. FERREIRA, Anete C. Costa, Historicidade da Ciência Contábil. In: RBC, no 55, D AURIA, Prof. Francisco, Primeiros Princípios de Contabilidade Pura (1959). 2. DEFINIÇÃO: A contabilidade ao longo dos anos vem sendo definida como: Uma ciência matemático-social, cujo campo de aplicação é o patrimônio; tem como meios os dados quantitativos e qualitativos de gestão; os seus instrumentos são o cálculo e os registros; as suas funções são de observação, análise, coordenação, síntese e exposição; os seus fins são controlar, informar e orientar a administração patrimonial. D Auria 3 (1929) A ciência ou segundo alguns, a técnica destinada a estudar e controlar o patrimônio das entidades, do ponto de vista econômico e financeiro, observando seus aspectos quantitativo e qualitativo e as variações por ele sofridas, com o objetivo de fornecer informações sobre o estado patrimonial e suas variações em determinado período. FRANCO e MARRA 4 (1989); O processo de identificar, medir e comunicar informações econômicas para permitir julgamento e decisões pelos usuários das informações Anthony et al 5 (1999) Um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização. FIPECAFI 6 (2000). 3. D AURIA, Prof. Francisco, tese Tendências Positivas da Contabilidade apresentada ao VI Congresso Internacional de Contabilidade em 1929.

3 4. FRANCO, Hilário & MARRA, Ernesto. Auditoria Contábil. 1ª. Edição, 3ª. Tiragem. Editora Atlas. São Paulo SP ANTHONY, R.N. et al. Accounting: text and cases., EUA, McGraw-Hill, FIPECAFI. Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações (Aplicável às Demais Sociedades), 5ª. Edição. Editora Atlas. São Paulo SP A partir dessas definições poderíamos dizer que: A Contabilidade é uma ciência factual que tem como objeto o estudo do patrimônio a partir da utilização de métodos próprios para a coleta, registro, acumulação, resumo e análise de todos os fatos que afetam o objeto. O que é uma ciência factual? Segundo Ander-Egg 7, A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza. BELLINTANI, Hélio Alberto, PALLIELO JR., Lílio Alonso, PORTELA FILHO, Paulo. Quadro extraído do material didático da coleção de textos de apoio à série de programas Sala de Professor: Os Segredos do Antigo Egito.

4 BELLINTANI, Hélio Alberto, PALLIELO JR., Lílio Alonso, PORTELA FILHO, Paulo. Quadro extraído do material didático da coleção de textos de apoio à série de programas Sala de Professor: Os Segredos do Antigo Egito. 7. ANDER-EGG, Ezequiel, Introdução às técnicas de investigação social (1978, p. 15). De acordo com o Bellintani et al. 8, a Ciência Factual é uma ciência racional, objetiva, transcendente aos fatos, analítica, clara e precisa, comunicável, verificável, dependente de investigação metódica, sistemática, acumulativa, falível, geral, explicativa, preditiva, aberta e útil. Sendo assim, podemos afirmar que: Contabilidade =========== Ciência Factual. Objeto de Estudo ======== O patrimônio das entidades. Campo de Aplicação ===== As Aziendas*. Finalidade ============= Controle e Planejamento para a tomada de decisões. *Azienda: De acordo com o dicionário Houaiss: Entidade considerada distintamente de seu proprietário, constituindo em si um patrimônio autônomo, sem dependência do patrimônio individual dos sócios que a compõem. A diferença de azienda para empresa é que a primeira tem o sentido bem mais abrangente, pois engloba tanto as entidades com fins econômicos como a de fins sociais.

5 3. ÁREA DE ATUAÇÃO: A Contabilidade como ciência voltada ao usuário também desenvolveu sua área de atuação e sua forma de demonstração das variações do patrimônio das aziendas a partir da demanda dos interessados nesta informação. Por exemplo, em um cenário inicial os registros contábeis e as demonstrações eram estritamente voltados para o proprietário desta entidade. Atualmente com o alto grau de interação econômica e social vivenciada pelas empresas seria inviável para a contabilidade como ferramenta de controle e informação a sua existência caso se resignasse a gerar informações apenas para os proprietários da empresa. Os quadros a seguir refletem o crescimento do grau de exigência da informação contábil baseado no crescimento da demanda: 8.BELLINTANI, Hélio Alberto, PALLIELO JR., Lílio Alonso, PORTELA FILHO, Paulo. Texto extraído do material didático da coleção de textos de apoio à série de programas Sala de Professor: Os Segredos do Antigo Egito. ossegredosdoantigoegito.pdf. Conforme demonstrado, o número de usuários da informação de uma entidade cresceu consideravelmente ao longo dos anos. Atualmente, temos que apresentar a situação da empresa para o Fisco, os investidores, as instituições financeiras, os clientes e fornecedores, ONGs, comunidade etc.

6 Para cada tipo de usuário é possível que se tenha um tipo específico de relatório, por exemplo, para atender ao fisco, apresenta-se as Demonstrações Contábeis voltadas às regras fiscais pertinentes. Já a demanda da Diretoria Executiva será atendida por Demonstrações Gerenciais. Quanto às ONGs e a comunidade se faz necessário um Balanço Social demonstrando o grau de participação da empresa na criação de riqueza no meio a qual está inserida. Tudo isso utilizando a mesma base de informações. Em resumo, todos os tipos de entidade que necessitem de uma estrutura organizacional e consuma bens patrimoniais para alcançar seu objetivo utilizam a contabilidade como instrumento de controle e de mensuração de seus resultados. 4. PATRIMÔNIO: A Contabilidade, como toda ciência, tem seus conceitos, seus princípios gerais e sua metodologia centrados em seu objeto, que neste caso é o PATRIMÔNIO de uma entidade e suas variações em seus aspectos qualitativos e quantitativos. A Contabilidade entende por Patrimônio: O CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA PESSOA FÍSICA, DE PESSOAS JURÍDICAS OU DE UMA ENTIDADE. Podemos conceituar BEM como: tudo que esteja suscetível de avaliação econômica e que satisfaça uma necessidade ou atenda a uma demanda. CAIXA; BANCOS; APLICAÇÕES; ESTOQUES; IMÓVEIS; VEÍCULOS; FERRAMENTAS; MÓVEIS E UTENSÍLIOS; SERMOVENTES; MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS; SOFTWARES; COMPUTADORES E PERIFÉRICOS ETC. DIREITOS - Todos os Valores a Receber de Terceiros. DUPLICATAS A RECEBER; NOTAS PROMISSÓRIAS A RECEBER; COMISSÕES A RECEBER; ALUGUÉIS A RECEBER; DIREITOS DE USO DE LINHA TELEFÔNICAS; DIREITOS DE EXPLORAÇÃO DE MINAS; DIREITOS DE EXPLORAÇÃO DE FLORESTAS; AÇÕES ETC.

7 OBRIGAÇÕES - Todos os Valores a Pagar a Terceiros. DUPLICATAS A PAGAR OU FORNECEDORES; COMISSÕES A PAGAR; SALARIOS A PAGAR; ALUGUÉIS A PAGAR; PROLABORE A PAGAR; IMPOSTOS A PAGAR; EMPRÉSTIMOS A PAGAR; DIVIDENDOS A PAGAR; DEBÊNTURES A PAGAR ETC. Quando falamos em aspecto qualitativo nos referimos a identificação dos elementos patrimoniais por sua natureza, por exemplo, caixa (numerários), Banco Conta Movimento (as operações de depósito e retirada bancária), Créditos a Receber (Títulos gerados por vendas a prazo), Estoque etc. Através dessa discriminação é possível entender a real composição patrimonial da entidade. Já no aspecto quantitativo o foco não é a natureza dos elementos e sim sua representação de valor perante o patrimônio. Conforme pode ser visto nos exemplos abaixo, temos duas empresas fictícias onde os valores patrimoniais são iguais, mas a forma de apresentação é diferente. Exemplo 1: Balanço Patrimonial em 31/08/2006 Empresa Confusion Ltda Ativo Passivo , ,00 Patrimônio Líquido ,00 Total ,00 Total ,00 Exemplo 2: Empresa Clean Ltda. Balanço Patrimonial em 31/08/2006 Ativo Passivo Caixa 2.500,00 Fornecedores ,00

8 Banco C/Movto ,00 Salários a Pagar 6.000,00 Aplic.Financ ,00 Impostos a Rec ,00 Dupl.a Receber 4.000,00 Financ.a Pagar ,00 Estoque 8.000,00 Patrimônio Líquido Veículos ,00 Capital Social ,00 Móveis e Utens ,00 Lucros Acumul ,00 Total ,00 Total ,00 Na Empresa Confusion Ltda. sabe-se que o Ativo é maior que o Passivo e nenhuma outra informação adicional. É provável que esta demonstração não atenda nem à necessidade do usuário interno de informações para tomada de decisão, que dirá dos usuários externos. Já a segunda demonstração identifica qualitativa e quantitativamente os elementos que compõem o Patrimônio da Empresa Clean Ltda. trazendo aos usuários uma visão detalhada de sua constituição. Chamamos de PATRIMÔNIO BRUTO o somatório dos Bens, Direitos e Obrigações de uma entidade. Ao conjunto de Bens e Direitos denominamos de ATIVO. As Obrigações para com Terceiros são chamadas de PASSIVO. Sendo assim, vejamos agora a seguintes equação: PATRIMÔNIO BRUTO = BENS + DIREITOS + OBRIGAÇÕES ATIVO PASSIVO PATRIMÔNIO BRUTO (PB) = ATIVO (A) + PASSIVO (P) A SITUAÇÃO PATRIMONIAL LÍQUIDA é a diferença entre o Ativo e o Passivo de uma entidade, então: SITUAÇÃO PATRIMONIAL LÍQUIDA (SPL) = ATIVO (A) - PASSIVO (P) SPL = A - P EQUAÇÃO PATRIMONIAL: A = P + SPL Neste caso, após esta explicação, fica fácil entender o motivo pelo qual o Ativo sempre se encontra de um lado da representação gráfica do patrimônio e o Passivo e a Situação Patrimonial Líquida do outro. É a representação do equilíbrio patrimonial. REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PATRIMÔNIO

9 PATRIMÔNIO ATIVO PASSIVO BENS E OBRIGAÇÕES DIREITOS SITUAÇÃO PATRIMONIAL LÍQUIDA (SPL) SITUAÇÕES PATRIMONIAIS: Utilizando o exemplo da Empresa Clean Ltda., observamos que nesta Demonstração o total do Ativo (Bens e Direitos) é de R$ ,00 e o total do Passivo (Obrigações) é de R$ ,00. Neste caso, dizemos que a empresa tem SITUAÇÃO PATRIMONIAL POSITIVA OU SUPERAVITÁRIA. Empresa Clean Ltda. Balanço Patrimonial em 31/08/2006 Ativo Passivo Caixa 2.500,00 Fornecedores ,00 Banco C/Movto ,00 Salários a Pagar 6.000,00 Aplic.Financ ,00 Impostos a Rec ,00 Dupl.a Receber 4.000,00 Financ.a Pagar ,00 Estoque 8.000,00 Patrimônio Líquido Veículos ,00 Capital Social ,00 Móveis e Utens ,00 Lucros Acumul ,00 Total ,00 Total ,00 A > P=>SPL POSITIVA OU SUPERAVITÁRIA Agora, vamos supor que todo o recurso empregado nesta empresa fosse oriundo de terceiros, como seriam sua representação gráfica e a Situação Patrimonial Líquida? Empresa Clean Ltda. Balanço Patrimonial em 31/08/2006

10 Ativo Passivo Caixa 2.500,00 Fornecedores ,00 Banco C/Movto ,00 Salários a Pagar 6.000,00 Aplic.Financ ,00 Impostos a Rec ,00 Dupl.a Receber 4.000,00 Financ.a Pagar ,00 Estoque 8.000,00 Veículos ,00 Móveis e Utens ,00 Total ,00 Total ,00 A = P => SPL NULA Como todo financiamento do capital aplicado foi oriundo de terceiros, isto quer dizer que o total do Ativo é igual ao do Passivo. Como ambos são iguais a SITUAÇÃO PATRIMONIAL é NULA. Hipoteticamente, se o Ativo da empresa fosse menor que o Passivo então teríamos uma SITUAÇÃO PATRIMONIAL NEGATIVA também chamado de PASSIVO A DESCOBERTO. Empresa Clean Ltda. Balanço Patrimonial em 31/08/2006 Ativo Passivo Caixa 2.000,00 Fornecedores ,00 Banco C/Movto ,00 Salários a Pagar 6.000,00 Dupl.a Receber 4.000,00 Impostos a Rec ,00 Estoque 4.000,00 Financ.a Pagar ,00 Veículos ,00 Móveis e Utens ,00 Patrim. Líquido (10.000,00) Total ,00 Total ,00 A < P => SPL NEGATIVA, DEFICITÁRIA OU PASSIVO A DESCOBERTO ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS:

11 Observando o Balanço Patrimonial abaixo podemos desafiar a equação patrimonial com a seguinte pergunta: E se o Total do Ativo não coincidir com o Total do Passivo? Empresa Clean Ltda. Balanço Patrimonial em 31/08/2006 Ativo Passivo Caixa 2.500,00 Fornecedores ,00 Banco C/Movto ,00 Salários a Pagar 6.000,00 Aplic.Financ ,00 Impostos a Rec ,00 Dupl.a Receber 4.000,00 Financ.a Pagar ,00 Estoque 8.000,00 Patrimônio Líquido Veículos ,00 Capital Social ,00 Móveis e Utens ,00 Lucros Acumul ,00 Total ,00 Total ,00 Bom, isso não seria possível pelo simples fato: O Ativo representa o demonstrativo das aplicações de recursos dos sócios e de terceiros. Como explicar melhor esse conceito? Vejamos: BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO APLICAÇÃO DE RECURSOS ORIGEM DOS RECURSOS: RECURSOS DE TERCEIROS RECURSOS PRÓPRIOS Quando observamos o Passivo de uma empresa obtemos a resposta para a seguinte pergunta: De onde vieram os valores para que esta empresa tenha recursos no caixa, bancos, em aplicações financeiras, em veículos, etc.? Os valores de origem dos recursos aplicados vieram dos seguintes recursos: RECURSOS DE TERCEIROS que correspondem às obrigações adquiridos através de dívidas geradas pelo giro operacional ou de financiamentos:

12 As Duplicatas a pagar, que corresponde ao crédito fornecido pelo fornecedor para a entrega de determinado produto em troca de futuro pagamento desta transação comercial; As Obrigações Fiscais, Sociais e Trabalhistas; Os Empréstimos de instituições bancárias. RECURSOS PRÓPRIOS que correspondem aos recursos dos sócios ou acionistas investidos na empresa ou crescimento do Patrimônio Líquido através do lucro obtido. Desta forma, não é difícil de concluir que o ATIVO passa a ser a resposta para a seguinte pergunta: Aonde foram aplicados os recursos dos sócios e de terceiros? O ATIVO representa o destino dos recursos investidos nesta empresa. Esta coluna demonstra claramente aonde foram aplicados os referidos recursos. BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO APLICAÇÃO DE RECURSOS ORIGEM DOS RECURSOS: RECURSOS DE TERCEIROS RECURSOS PRÓPRIOS Todas as contas de aplicação são de natureza DEVEDORA (com poucas exceções) pela sua representação de responsabilidade para com a origem dos recursos; Todas as contas de origem são de natureza CREDORA por representarem os titulares dos recursos aplicados. Conclusão: Não é possível que o total do ativo não seja igual ao do passivo pois eles são simplesmente causa e conseqüência, as duas faces da mesma moeda.

13 MÓDULO II PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE INTRODUÇÃO Este módulo tem como objetivo esclarecer ao aluno sobre os princípios que fundamentam a contabilidade no Brasil, dando uma clara visão de sua importância como base para a padronização contábil, permitindo assim, maior transparência e clareza na análise das informações contábeis por parte de seus usuários. Alguns autores não trazem este assunto no início de seus trabalhos, mas acreditamos que para se entender o que se faz, é importante compreender o porquê, a base conceitual que gerou uma determinada decisão de avaliação ou interpretação de um fato contábil. CONCEITO DE PRINCÍPIO DE UMA CIÊNCIA De acordo com o dicionário Houaiss, entre outros conceitos, princípio é: lei de caráter geral com papel fundamental no desenvolvimento de uma teoria e da qual outras leis podem ser derivadas (grifo nosso). A contabilidade, como ciência social factual, está sujeita as mudanças decorrentes das influências da realidade vigente e de outras ciências sociais que convivem no mesmo cenário (direito, economia, administração etc.). Sendo assim, os Princípios Fundamentais que regem a contabilidade têm a função de estrutura central, podemos chamar de viga mestra que irá apoiar todos os procedimentos contábeis. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE NO BRASIL No Brasil existem duas publicações que definem os princípios fundamentais de contabilidade. A primeira publicação refere-se ao estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - IPECAFI, o qual foi publicado pelo Instituto Brasileiro de Contadores IBRACON, e aprovado e referendado pela COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS CVM através da DELIBERAÇÃO CVM Nº 29, DE 05 DE FEVEREIRO DE Nesta publicação, a estrutura conceitual da contabilidade é dividida em três níveis hierárquicos. Os POSTULADOS AMBIENTAIS, os PRINCÍPIOS PROPRIAMENTE DITOS e as CONVENÇÕES ou restrições aos princípios. Os pesquisadores deixam bem claro que esta hierarquização tem como objetivo o melhor entendimento da evolução e do entrelaçamento dos conceitos e não apresentar maior ou menor grau de importância de seus efeitos sobre a prática contábil. A publicação define essa hierarquização fazendo uma analogia à filosofia onde:

14 Os POSTULADOS AMBIENTAIS seriam como os AXIOMAS, que são premissas consideradas verdadeiras sem ter a necessidade de serem demonstradas. Os PRINCÍPIOS PROPRIAMENTE DITOS seriam como os TEOREMAS, que são uma resposta concreta a abstração dos axiomas, tendo sua evidencia suportado por demonstração. As CONVENÇÕES seriam como os COROLÁRIOS, que são verdades decorrentes de outras, isto é, uma verdade conseqüente de outra verdade. Então, de acordo com a publicação do IBRACON, temos a seguinte estrutura dos Princípios Fundamentais: POSTULADO DA ENTIDADE; POSTULADO DA CONTINUIDADE; PRINCÍPIO DO CUSTO COMO BASE DE VALOR; PRINCÍPIO DO DENOMINADOR COMUM MONETÁRIO; PRINCÍPIO DA REALIZAÇÃO DA RECEITA; PRINCÍPIO DO CONFRONTO DAS DESPESAS COM AS RECEITAS E COM OS PERÍODOS CONTÁBEIS; CONVENÇÃO DA OBJETIVIDADE; CONVENÇÃO DA MATERIALIDADE; CONVENÇÃO DO CONSERVADORISMO; CONVENÇÃO DA CONSISTÊNCIA. A outra publicação sobre o tema se encontra na Resolução CFC no. 750/93 e posteriormente complementada através de um apêndice na Resolução CFC no. 774/94, ambas do CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE CFC (órgão criado pelo Decreto-lei de 27/05/46 com a finalidade de habilitar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, definir as atribuições de Contador e de Técnico em Contabilidade, além de desenvolver e publicar Normas Técnicas e Pareceres sobre questões contábeis). Logo em seu primeiro artigo, o C.F.C. deixa bem claro que os Princípios Fundamentais de Contabilidade no Brasil devem ser os enunciados pela resolução 750/93 e que sua observância deve ser obrigatória pelos que exercem a profissão contábil. De acordo com o artigo 3º. da Res. C.F.C. 750/93, são Princípios Fundamentais de Contabilidade:

15 Da ENTIDADE; Da CONTINUIDADE; Da OPORTUNIDADE; Do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; Da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA; Da COMPETÊNCIA e Da PRUDÊNCIA. Aparentemente passa-se a impressão de discordância entre o C.F.C. e o IBRACON e CVM quanto a interpretação desses conceitos. O primeiro entende que todos são princípios e o segundo apresenta uma escala de hierarquização. O fato é que não existe realmente um conflito de conceitos, como veremos em seguida no quadro abaixo, apenas em alguns casos, uma necessidade de detalhamento de um determinado princípio. DELIBERAÇÃO CVM Nº 29, DE 05/02/86 RESOLUÇÃO C.F.C. 750/93 POSTULADO DA ENTIDADE POSTULADO DA CONTINUIDADE PRINCÍPIO DO CUSTO COMO BASE DE VALOR PRINCÍPIO DO DENOMINADOR COMUM MONETÁRIO PRINCÍPIO DA REALIZAÇÃO DA RECEITA PRINCÍPIO DO CONFRONTO DAS DESPESAS COM AS RECEITAS E COM OS PERÍODOS CONTÁBEIS CONVENÇÃO DO CONSERVADORISMO PRINCÍPIO DA ENTIDADE PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL PRINCÍPIO DA ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA CONVENÇÃO DA OBJETIVIDADE CONVENÇÃO DA MATERIALIDADE PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE CONVENÇÃO DA CONSISTÊNCIA A seguir, transcrevemos a RESOLUÇÃO CFC No. 750/93 por sua importância a contabilidade e por sua repercussão nas demonstrações contábeis brasileiras.

16 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE 2003 Conselho Federal de Contabilidade RESOLUÇÃO CFC N.º 750/93 Dispõe sobre os Princípios Fundamentais de Contabilidade. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que a evolução da última década na área da Ciência Contábil reclama a atualização substantiva e adjetiva dos Princípios Fundamentais de Contabilidade a que se refere a Resolução CFC nº 530/81. RESOLVE: CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS E DE SUA OBSERVÂNCIA Art. 1º Constituem PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE (P.F.C.) os enunciados por esta Resolução. 1º A observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). 2º Na aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade há situações concretas, a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais. CAPÍTULO II DA CONCEITUAÇÃO, DA AMPLITUDE E DA ENUMERAÇÃO Art. 2º Os Princípios Fundamentais de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. Concernem, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades. Art. 3º São Princípios Fundamentais de Contabilidade: I) o da ENTIDADE; II) o da CONTINUIDADE; III) o da OPORTUNIDADE; IV) o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; V) o da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA; VI) o da COMPETÊNCIA e VII) o da PRUDÊNCIA. SEÇÃO I O PRINCÍPIO DA ENTIDADE Art. 4º O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da

17 diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. Parágrafo único. O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômicocontábil. SEÇÃO II O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE Art. 5º A CONTINUIDADE ou não da ENTIDADE, bem como sua vida definida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas. 1º A CONTINUIDADE influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da ENTIDADE tem prazo determinado, previsto ou previsível. 2º A observância do Princípio da CONTINUIDADE é indispensável à correta aplicação do Princípio da COMPETÊNCIA, por efeito de se relacionar diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, e de constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado. SEÇÃO III O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE Art. 6º O Princípio da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram. Parágrafo único. Como resultado da observância do Princípio da OPORTUNIDADE: I desde que tecnicamente estimável, o registro das variações patrimoniais deve ser feito mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência; II o registro compreende os elementos quantitativos e qualitativos, contemplando os aspectos físicos e monetários; III o registro deve ensejar o reconhecimento universal das variações ocorridas no patrimônio da ENTIDADE, em um período de tempo determinado, base necessária para gerar informações úteis ao processo decisório da gestão. SEÇÃO IV O PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL

18 Art. 7º Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do País, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregações ou decomposições no interior da ENTIDADE. Parágrafo único. Do Princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL resulta: I a avaliação dos componentes patrimoniais deve ser feita com base nos valores de entrada, considerando-se como tais os resultantes do consenso com os agentes externos ou da imposição destes; II uma vez integrado no patrimônio, o bem, direito ou obrigação não poderão ter alterados seus valores intrínsecos, admitindo-se, tão-somente, sua decomposição em elementos e/ou sua agregação, parcial ou integral, a outros elementos patrimoniais; III o valor original será mantido enquanto o componente permanecer como parte do patrimônio, inclusive quando da saída deste; IV os Princípios da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA e do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL são compatíveis entre si e complementares, dado que o primeiro apenas atualiza e mantém atualizado o valor de entrada; V o uso da moeda do País na tradução do valor dos componentes patrimoniais constitui imperativo de homogeneização quantitativa dos mesmos. SEÇÃO V O PRINCÍPIO DA ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA Art. 8º Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis através do ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais. Parágrafo único. São resultantes da adoção do Princípio da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA: I a moeda, embora aceita universalmente como medida de valor, não representa unidade constante em termos do poder aquisitivo; II para que a avaliação do patrimônio possa manter os valores das transações originais (art. 7º), é necessário atualizar sua expressão formal em moeda nacional, a fim de que permaneçam substantivamente corretos os valores dos componentes patrimoniais e, por conseqüência, o do patrimônio líquido; III a atualização monetária não representa nova avaliação, mas, tão-somente, o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores, ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período. SEÇÃO VI O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA

19 Art. 9º As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento. 1º O Princípio da COMPETÊNCIA determina quando as alterações no ativo ou no passivo resultam em aumento ou diminuição no patrimônio líquido, estabelecendo diretrizes para classificação das mutações patrimoniais, resultantes da observância do Princípio da OPORTUNIDADE. 2º O reconhecimento simultâneo das receitas e despesas, quando correlatas, é conseqüência natural do respeito ao período em que ocorrer sua geração. 3º As receitas consideram-se realizadas: I nas transações com terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso firme de efetivá-lo, quer pela investidura na propriedade de bens anteriormente pertencentes à ENTIDADE, quer pela fruição de serviços por esta prestados; II quando da extinção, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento concomitante de um ativo de valor igual ou maior; III pela geração natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros; IV no recebimento efetivo de doações e subvenções. 4º Consideram-se incorridas as despesas: I quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferência de sua propriedade para terceiro; II pela diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo; III pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo. SEÇÃO VII O PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA Art. 10 O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. 1º O Princípio da PRUDÊNCIA impõe a escolha da hipótese de que resulte menor patrimônio líquido, quando se apresentarem opções igualmente aceitáveis diante dos demais Princípios Fundamentais de Contabilidade. 2º Observado o disposto no art. 7º, o Princípio da PRUDÊNCIA somente se aplica às mutações posteriores, constituindo-se ordenamento indispensável à correta aplicação do Princípio da COMPETÊNCIA. 3º A aplicação do Princípio da PRUDÊNCIA ganha ênfase quando, para definição dos valores relativos às variações patrimoniais, devem ser feitas estimativas que envolvem incertezas de grau variável. Art. 11 A inobservância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade constitui infração nas alíneas c, d e e do art. 27 do Decreto-Lei n.º 9.295, de 27 de maio de 1946 e, quando aplicável, ao Código de Ética Profissional do Contabilista. Art. 12 Revogada a Resolução CFC n.º 530/81, esta Resolução entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 1994.

20 Brasília, 29 de dezembro de Contador IVAN CARLOS GATTI Presidente MÓDULO III ATOS E FATOS ADMINISTRATIVOS ATOS ADMINISTRATIVOS São as ações que não causam mudanças no patrimônio da entidade. Os atos administrativos não são do interesse da contabilidade. Exemplo: Análise de currículo dos candidatos à vaga de assistente administrativo, elaboração de um ofício para ser enviado à SEFAZ, transferência de um diretor para um novo departamento etc.; FATOS ADMINISTRATIVOS São as ações que causam mudanças no patrimônio da entidade, sejam de caráter qualitativo, quantitativo ou ambos os casos. Os fatos administrativos são também chamados de FATOS CONTÁBEIS por serem de interesse da contabilidade. Os FATOS ADMINISTRATIVOS OU CONTÁBEIS são classificados como: FATOS PERMUTATIVOS; FATOS MODIFICATIVOS; e FATOS MISTOS. FATOS PERMUTATIVOS São os fatos contábeis que não alteram o valor do PL (PATRIMÕNIO LÍQUIDO), mesmo alterando o valor dos demais elementos patrimoniais. Exemplo: Compra de um veículo à vista (em dinheiro) no valor de R$ , Patrimônio antes do fato contábil Ativo (B+D) Passivo (Obrig.) Caixa ,00 Obrig. a pagar 9.000,00 Banco ,00 Dupls.a Receber ,00 Patrimônio Líquido Móveis ,00 Capital dos Sócios ou Social ,00

21 Total do Ativo ,00 Total do Passivo ,00 Patrimônio depois do fato contábil Ativo (B+D) Passivo (Obrig.) Caixa ,00 Obrig. a pagar 9.000,00 Banco ,00 Dupls.a Receber ,00 Móveis ,00 Patrimônio Líquido Veículo ,00 Capital dos Sócios ou Social ,00 Total do Ativo ,00 Total do Passivo ,00 Observe que apesar das alterações nas contas Caixa e Veículo o total do Ativo não se alterou e nem a Situação Patrimonial Líquida (SPL), também conhecido como Patrimônio Líquido (PL), foi afetada. Contas Envolvidas 1o.) A + A - 2o.) P + P - 3o.) A + P + 4o.) A - P - 5o.) PL + PL - Observando o quadro acima identificamos a seguinte regra: 1º.) Fatos Permutativos com contas que possuem a mesma natureza terão suas variações inversamente proporcionais, não afetam o valor total das contas de sua natureza e nem a situação patrimonial líquida;

22 2º.) Fatos Permutativos com contas que possuem naturezas diferentes terão suas variações diretamente proporcionais, afetando o valor total das contas de sua natureza, mas não a situação patrimonial líquida; Exemplo do 1º. caso: Compra de mercadoria à vista (em dinheiro) no valor de R$ 3.000, Patrimônio antes do fato contábil Ativo (B+D) Passivo (Obrig.) Caixa ,00 Obrig. a pagar 9.000,00 Banco ,00 Dupls.a Receber ,00 Estoque ,00 Patrimônio Líquido Móveis ,00 Capital dos Sócios ou Social ,00 Total do Ativo ,00 Total do Passivo , Patrimônio depois do fato contábil Ativo (B+D) Passivo (Obrig.) Caixa ,00 Obrig. a pagar 9.000,00 Banco ,00 Dupls.a Receber ,00 Estoque ,00 Patrimônio Líquido Móveis ,00 Capital dos Sócios ou Social ,00 Total do Ativo ,00 Total do Passivo ,00 Observe que as contas Caixa e Estoque foram alterados pela variação de R$ 3.000,00. Esta variação apenas afetou os saldos individuais destas contas. O total do ativo continuou o mesmo caracterizando assim, um exemplo de permuta ou variação qualitativa entre contas de mesma natureza. Exemplo do 2º. caso: Compra de mercadoria a prazo, no valor de R$ 2.000,00.

23 Patrimônio antes do fato contábil Ativo (B+D) Passivo (Obrig.) Caixa ,00 Obrig. a pagar 9.000,00 Banco ,00 Dupls.a Receber ,00 Estoque ,00 Patrimônio Líquido Móveis ,00 Capital dos Sócios ou Social ,00 Total do Ativo ,00 Total do Passivo , Patrimônio depois do fato contábil Ativo (B+D) Passivo (Obrig.) Caixa ,00 Obrig. a pagar ,00 Banco ,00 Dupls.a Receber ,00 Estoque ,00 Patrimônio Líquido Móveis ,00 Capital dos Sócios ou Social ,00 Total do Ativo ,00 Total do Passivo ,00 Já neste caso, as contas Estoque e Obrigações a Pagar possuem naturezas diferentes. Além de seus saldos individuais variarem, o total do Ativo e do Passivo também sofreram alterações diretamente proporcionais sem afetarem a Situação Patrimonial Líquida ou Patrimônio Líquido. FATOS MODIFICATIVOS São os fatos contábeis que alteram o valor do PL (PATRIMÕNIO LÍQUIDO), causando aumento ou redução no Ativo ou no Passivo da Entidade. Exemplo: Remuneração dos Serviços Prestados ao cliente no valor de R$ 5.000,00, recebida em dinheiro. Patrimônio antes do fato contábil Ativo (B+D) Passivo (Obrig.) Caixa ,00 Obrig. a pagar 9.000,00 Banco ,00 Dupls.a Receber ,00 Patrimônio Líquido

24 Móveis ,00 Veículo ,00 Capital dos Sócios ou Social ,00 Total do Ativo ,00 Total do Passivo ,00 Patrimônio depois do fato contábil Ativo (B+D) Passivo (Obrig.) Caixa ,00 Obrig. a pagar 9.000,00 Banco ,00 Dupls.a Receber ,00 Patrimônio Líquido Móveis ,00 Capital dos Sócios ou Social ,00 Veículo ,00 +Receita 5.000,00 Total do Ativo ,00 Total do Passivo ,00 Observe que com o crescimento do patrimônio líquido de R$ 5.000,00, temos também um crescimento de igual valor do Ativo (Caixa). Chamamos este fato de FATO MODIFICATIVO AUMENTATIVO. Exemplo: Pagamento de Despesa com Salário, dentro do mês de competência, no valor de R$ 7.000,00, através de cheques. Patrimônio antes do fato contábil Ativo (B+D) Passivo (Obrig.) Caixa ,00 Obrig. a pagar 9.000,00 Banco ,00 Dupls.a Receber ,00 Patrimônio Líquido Móveis ,00 Veículo ,00 Capital dos Sócios ou Social ,00 Total do Ativo ,00 Total do Passivo ,00 Patrimônio depois do fato contábil Ativo (B+D) Passivo (Obrig.) Caixa ,00 Obrig. a pagar 9.000,00 Banco ,00 Dupls.a Receber ,00 Patrimônio Líquido Móveis ,00 Capital dos Sócios ou Social ,00

25 Veículo ,00 (-) Despesa (7.000,00) Total do Ativo ,00 Total do Passivo ,00 Neste caso temos uma redução no patrimônio líquido de R$ 7.000,00, e conseqüentemente, uma redução de igual valor do Ativo (Banco). Chamamos este fato de FATO MODIFICATIVO DIMINUTIVO. FATOS MISTOS São os fatos contábeis que possuem no mesmo evento fatos permutativos e modificativos. Exemplo: Resgate de Aplicação Financeira no valor de R$ 6.050,00. Patrimônio antes do fato contábil Ativo (B+D) Passivo (Obrig.) Caixa ,00 Obrig. a pagar 9.000,00 Banco ,00 Aplic.Financ ,00 Dupls.a Receber ,00 Patrimônio Líquido Móveis ,00 Capital dos Sócios ou Social ,00 Veículo ,00 Total do Ativo ,00 Total do Passivo ,00 Patrimônio depois do fato contábil Ativo (B+D) Passivo (Obrig.) Caixa ,00 Obrig. a pagar 9.000,00 Banco ,00 Dupls.a Receber ,00 Patrimônio Líquido Móveis ,00 Capital Social ,00 Veículo ,00 + Receita Financ. 50,00 Total do Ativo ,00 Total do Passivo ,00 Podemos identificar o fato permutativo no retorno da aplicação (resgate) para a conta-corrente no que diz respeito à parcela original aplicada. O valor agregado a esta parcela, os juros, correspondem a causa da variação na situação patrimonial líquida, sendo identificado como fato modificativo. Sendo assim, como estes dois fatos ocorrem ao mesmo tempo neste evento e devido ao fato da variação do PL ser positiva, chamamos este fato de MISTO AUMENTATIVO.

26 Exemplo: Venda de um veículo adquirido por R$ ,00 e vendido por R$ ,00, com recebimento através de TED em nossa conta corrente. Patrimônio antes do fato contábil Ativo (B+D) Passivo (Obrig.) Caixa ,00 Obrig. a pagar 9.000,00 Banco ,00 Dupls.a Receber ,00 Patrimônio Líquido Móveis ,00 Capital dos Sócios ou Social ,00 Veículo ,00 Total do Ativo ,00 Total do Passivo ,00 Patrimônio depois do fato contábil Ativo (B+D) Passivo (Obrig.) Caixa ,00 Obrig. a pagar 9.000,00 Banco ,00 Dupls.a Receber ,00 Patrimônio Líquido Móveis ,00 Capital Social ,00 - Prejuízo s/ venda de imobil. (1.000,00) Total do Ativo ,00 Total do Passivo ,00 Neste caso, ao contrário da situação anterior, temos um FATO MISTO DIMINUTIVO porque identificamos um fato permutativo na transferência do bem veículo para outra pessoa, seja ela física ou jurídica, em troca do depósito na conta corrente da entidade. Ao mesmo tempo, temos um fato modificativo diminutivo que é a venda por um preço inferior ao da aquisição, causando uma variação na situação patrimonial líquida de R$ 1.000,00 a menor. MÓDULO IV ESCRITURAÇÃO As variações no patrimônio, sejam no aspecto qualitativo ou quantitativo, devem ser registradas formalmente através de um modelo racional e sistematizado. ESCRITURAÇÃO é uma técnica que se utiliza das PARTIDAS ou LANÇAMENTOS, que são os registros escritos, para controlar os elementos patrimoniais. ESCRITURAÇÃO - É uma técnica que se utiliza dos lançamentos para controlar os elementos patrimoniais. LANÇAMENTOS OU PARTIDAS - São os registros escritos dos fatos contábeis. ELEMENTOS ESSENCIAIS DOS LANÇAMENTOS:

27 Local e data da ocorrência do fato; Contas a serem debitadas e creditadas; Histórico, com objetividade e clareza em sua narração; Valor do fato contábil. FÓRMULAS DE LANÇAMENTO: As fórmulas de lançamentos podem ser usadas quando os fatos contábeis envolverem três ou mais elementos patrimoniais. Existem quatro tipos de fórmulas, a saber: 1ª fórmula uma conta no débito e uma no crédito. 2ª fórmula uma só conta no débito e mais de uma no crédito. 3ª fórmula - existem mais de uma conta no débito e uma só no crédito. 4ª fórmula - mais de uma conta no débito e no crédito. ERROS NA ESCRITURAÇÃO DOS LANÇAMENTOS: Atualmente, com a automação da informação contábil devido ao avanço da informática, os erros como borrões, rasuras, escritos nas entrelinhas, saltos de linhas ou de páginas foram extintos. Os erros que tanto no passado, como atualmente merecem cuidados e as devidas retificações são: Erros de redação no histórico do lançamento; Erros de valores lançados a maior ou a menor; Troca de uma conta por outra; Inversão de contas; Omissão de lançamentos; Lançamentos em duplicidade. RETIFICAÇÕES DE LANÇAMENTO: Novamente, devemos ressaltar a importância da informatização como elemento facilitador das atividades contábeis. Antes existiam as seguintes formas de retificações: Retificação no próprio histórico, se referindo ao de erro de redação, quando este for identificado antes mesmo da finalização do lançamento; Estorno; Lançamento de retificação; Lançamento complementar;

28 Ressalva por contabilista habilitado. Todas as formas citadas anteriormente são válidas, mas quando se usa uma versão de escrituração eletrônica encontramos os seguintes processos para retificação: Estorno, através de um lançamento inverso ao errado, identificando o número do lançamento no diário que se está retificando (pouco prático); Alteração do lançamento, fazendo as retificações necessárias e salvando no sistema a versão retificada; Exclusão do lançamento errado e a nova classificação contábil do lançamento. CONTA Devido a grande diversidade de naturezas que caracterizam os elementos que compõem e que alteram positivo ou negativamente o patrimônio, surgiu a necessidade de uma representação gráfica. A esta representação chamamos de CONTA. Cada elemento patrimonial ou de mutação é representado por uma conta que irá consolidar em seus saldos o somatório dos valores dos elementos de mesma natureza, facilitando ao usuário das informações contábeis uma melhor visão qualitativa e quantitativa do patrimônio da entidade. CONTA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS ELEMENTOS PATRIMONIAIS (BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES) E OS DE MUTAÇÃO DO PATRIMÔNIO (RECEITAS, CUSTOS E DESPESAS) DE UMA ENTIDADE. Nos quadros abaixo apresentamos algumas contas e os elementos a que essas representam: CAIXA CONTA BANCO CONTA MOVIMENTO APLICAÇÕES DE LIQUIDEZ IMEDIATA DUPLICATAS A RECEBER IMPOSTOS A RECUPERAR ESTOQUE REPRESENTAÇÃO DO ELEMENTO PATRIMONIAL ATIVO Todo dinheiro que se encontra em poder da empresa. Disponibilidade existente nas contas bancárias. Recursos disponíveis em conta de aplicação financeira. Representação dos créditos decorrentes das vendas a prazo. Valores referentes aos créditos tributários Representa todos os bens adquiridos ou produzidos com o intuito de venda ou uso

29 próprio. DESPESAS ANTECIPADAS INVESTIMENTOS IMOBILIZADO DIFERIDO Todos os pagtos. antecipados cujo usufruto do benefício ocorrerá ao longo de um exercício. Todas as participações em outras empresas e direitos que não estão classificados como circulante. Representa todos os bens destinados à manutenção das atividades da empresa. São despesas ativadas por participarem da formação de um resultado de mais de um exercício. CONTA FORNECEDORES OBRIGAÇÕES FISCAIS OBRIGAÇÕES SOCIAIS E TRABALHISTAS EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS REPRESENTAÇÃO DO ELEMENTO PATRIMONIAL PASSIVO Todas as obrigações provenientes de aquisições de bens e serviços c/ liquidação a prazo. Representa todos os valores a serem pagos de tributos s/ as receitas da empresa. Todas as obrigações trabalhistas a pagar. Ex: Folha de pagamento, Férias, 13o. Salário etc. Representa os empréstimos e financiamentos a pagar a terceiros. CONTA CAPITAL SOCIAL LUCROS OU PREJUIZOS ACUMULADOS REPRESENTAÇÃO DO ELEMENTO PATRIMONIAL PATRIMÔNIO LÍQUIDO É o valor entregue pelos sócios para a criação da empresa. Representa o saldo remanescente dos lucros ou prejuízos da empresa. TEORIA DAS CONTAS O estudo da contabilidade gerou diversas escolas de pensamento e de teorias desta ciência. Uma das teorias de maior ênfase foi a TEORIA DAS CONTAS. Sobre este tópico destacam-se três teorias: TEORIA PERSONALISTA; TEORIA MATERIALÍSTA; TEORIA PATRIMONIALISTA.

30 Na Teoria Personalista os elementos patrimoniais são representados por pessoas que interagem entre si através de relações jurídicas. Esta teoria tem, através de sua simbologia, a forma mais didática de explicar a um leigo no assunto a relação débito x crédito, quer dizer, o porquê se debita uma conta do Ativo quando esta recebe recursos. Por exemplo: Recebimento de dinheiro no Caixa referente venda à vista no valor de R$ 150,00. D Caixa C Receita de Venda...R$ 150,00 Ora, se o caixa está recebendo dinheiro como a entrada desta informação pode ser feita através de um registro de um débito na conta caixa? Tudo bem no caso da receita, mas o caixa? Tem algo errado neste registro. Não, não há nada de errado neste registro e através da Teoria Personalista será possível explicar este registro com uma didática de fácil entendimento. De acordo com essa teoria, todos os débitos nas contas representam a obrigação para com os titulares do Patrimônio, enquanto os créditos representam os direitos. Por exemplo: Integralização de Capital referente à participação do Sócio Omar Mota na sociedade Encrek Ltda., através do valor de R$ ,00, em dinheiro. BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO CAIXA...R$ ,00 PATRIMÔNIO LÍQUIDO CAPITAL SOCIAL OMAR MOTA...R$ ,00

31 ATIVO CAIXA...R$ ,00 PASSIVO TOTAL R$ ,00 TOTAL R$ ,00 Quando o Sr. Omar Mota integraliza o valor de R$ ,00 no capital da empresa Encrek Ltda, este valor passa a compor o patrimônio desta entidade. O referido valor foi destinado ao caixa. Então, vamos supor que a conta chamada OMAR MOTA, que é um detalhamento da conta Capital Social realmente fosse uma pessoa e que ela pegou os recursos e entregou ao CAIXA, este senhor acima de terno azul escuro e gravata vermelha. A primeira observação que devemos fazer é que, de acordo com a Teoria Personalista, o recurso não é da conta CAIXA, ele é de propriedade da conta OMAR MOTA o qual destinou o recurso ao primeiro que passou a ser o responsável pela guarda deste. Registrando da seguinte forma: D Caixa C Capital Social Omar Mota...R$ ,00 Ou em outras palavras, CAIXA DEVE A OMAR MOTA A QUANTIA DE R$ ,00. Desta forma, todas as vezes que o caixa receber recursos de outra conta ele irá aumentar sua responsabilidade perante o real titular do patrimônio. E quando o recurso for destinado a outra conta através do caixa? Como por exemplo: O depósito bancário de R$ ,00 em dinheiro através dos recursos do caixa? Como fica a relação jurídica dessas contas? Vamos ver no quadro a seguir: BALANÇO PATRIMONIAL

32 BANCOS...R$ ,00 PATRIMÔNIO LÍQUIDO CAPITAL SOCIAL OMAR MOTA...R$ ,00 TOTAL R$ ,00 TOTAL R$ ,00 Observe que agora o caixa não deve mais a Omar Mota a quantia de R$ ,00, e sim o valor de R$ ,00. Já a conta Bancos assumiu uma responsabilidade no valor de R$ ,00. A Teoria Personalista divide as contas em três grupos: CONTAS DOS PROPRIETÁRIOS São as contas que demonstram a relação jurídica entre a entidade (azienda) e os sócios ou acionistas. São consideradas contas dos proprietários todas as contas que compõem o Patrimônio Líquido. AGENTES CONSIGNATÁRIOS São as contas que representam as pessoas que têm a responsabilidade da guarda ou da transação dos bens da entidade. Exemplo: Caixa, Bancos, Estoque, Móveis, Veículos, etc. AGENTES CORRESPONDENTES São as contas que representam as pessoas que mantêm relação jurídica com a entidade. Exemplo: Os Clientes (Duplicatas a Receber) e os Fornecedores (Duplicatas a Pagar). TEORIA MATERIALÍSTA A Teoria Materialista vai de encontro a Teoria Personalista quando declara que as contas não são apenas relações jurídicas de pessoas, com exceção das relações com terceiros, e sim representam valores materiais. A Teoria Materialista divide as contas em dois tipos: CONTAS INTEGRAIS São as contas do Ativo e do Passivo. CONTAS DIFERENCIAIS São as contas que compõem a Situação Patrimonial Líquida e as que causam sua variação. Exemplo: Receitas, Custos e Despesas.

33 TEORIA PATRIMONIALISTA Pela Teoria Patrimonialista, as contas se dividem em dois tipos: as que compõem o Patrimônio, representando a estática patrimonial e as que o modificam, representando a dinâmica patrimonial. As contas que representam a estática patrimonial são chamadas de CONTAS PATRIMONIAIS. As contas que representam a dinâmica patrimonial são chamadas de CONTAS DE RESULTADO. Esta teoria foi criada por Vicenzo Mazi, o primeiro que definiu que o objeto da Contabilidade era o patrimônio. O atual pensamento contábil quanto à classificação das contas tem seus pilares na teoria patrimonialista. PLANO DE CONTAS De acordo com Marion 1 : Plano de Conta é o agrupamento ordenado de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa. A partir desse conceito, podemos dizer que o Plano de Contas deve ter um caráter de especificidade quanto às características de cada empresa. Isto não significa dizer que não seja possível o uso de um modelo de plano de contas de uma empresa para outra do mesmo segmento, mas com certeza nenhuma empresa é igual a outra e consequentemente possuem algumas operações diferentes que irão requerer registros específicos para cada uma dessa. É importante que o Plano de Contas seja desenvolvido com o intuito de atender a todas as contas que representem os elementos patrimoniais atualmente movimentados e os que serão movimentados no futuro. Devido à sistematização da informação contábil graças ao alto desenvolvimento tecnológico, os planos de contas atualmente são codificados através de uma estrutura alfanumérica. Essa estrutura deve respeitar a mesma do Balanço Patrimonial (Contas Patrimoniais) e da Demonstração de Resultado do Exercício D.R.E. (Contas de Resultado), ambas normatizadas pela Lei 6.404/76, e têm seu grau de detalhamento de acordo com a necessidade dos gestores. No exemplo abaixo, iremos descrever as características de parte de um plano de contas com grau de detalhamento de 6º. nível:

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, Resolução CFC n.º 750/93 Dispõe sobre os Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC) O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que a evolução

Leia mais

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS AMORTIZAÇÃO: Representa a conta que registra a diminuição do valor dos bens intangíveis registrados no ativo permanente, é a perda de valor de capital aplicado na aquisição

Leia mais

CAPÍTULO 5 DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS - DLPA LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS

CAPÍTULO 5 DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS - DLPA LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS MATERIAL DE ACOMPANHAMENTO CAPÍTULOS 5,6,7 e 8 CAPÍTULO 5 DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS - DLPA LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS DESTINAÇÕES 1. Ajustes (-) Exerc. Anteriores 2. Transf. P/

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, Resolução CFC n.º 750/93 (Esta Resolução possui o Apêndice II aprovado pela Resolução CFC nº 1111/07). Dispõe sobre os Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC). Dispõe sobre os Princípios de Contabilidade

Leia mais

CONTABILIDADE BÁSICA

CONTABILIDADE BÁSICA CONTABILIDADE BÁSICA RESUMIDA on line http://www.grupoempresarial.adm.br 8/5/2014 21:32 Página 1 de 12 PARTE 1 / ASPECTOS TEÓRICOS INICIAIS Conteúdo sinótico 1. Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade

Leia mais

Professor conteudista: Hildebrando Oliveira

Professor conteudista: Hildebrando Oliveira Contabilidade Professor conteudista: Hildebrando Oliveira Sumário CONTABILIDADE Unidade I 1 CONCEITO DE CONTABILIDADE...1 2 OBJETO DA CONTABILIDADE...2 3 O BALANÇO PATRIMONIAL...3 4 A CONTA...4 O RESULTADO...6

Leia mais

Contabilidade Geral e Avançada Correção da Prova AFRFB 2009 Gabarito 1 Parte 1 Prof. Moraes Junior CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA

Contabilidade Geral e Avançada Correção da Prova AFRFB 2009 Gabarito 1 Parte 1 Prof. Moraes Junior CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA 1. O Conselho Federal de Contabilidade, considerando que a evolução ocorrida na área da Ciência Contábil reclamava a atualização substantiva e adjetiva de seus princípios,

Leia mais

mhtml:file://c:\documents and Settings\6009\Meus documentos\glossário DE T...

mhtml:file://c:\documents and Settings\6009\Meus documentos\glossário DE T... Page 1 of 6 Portal de Obras Legislação Guias e Cursos Downloads GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS Compilado pela Equipe do Portal de Contabilidade AMORTIZAÇÃO: Representa a conta que registra a diminuição

Leia mais

Lista de Exercícios ENADE

Lista de Exercícios ENADE Curso: ADMINISTRAÇÃO Data: Goiânia 15/09/2012 Disciplina: Contabilidade Geral Turma: ADM 03 Turno: Noturno Carga Horária: 72 Professor: Esp. Erik Silva. Lista de Exercícios ENADE Exercício n.01 (IRB-2004-ESAF)

Leia mais

PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE

PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE 1. Introdução No dia 28 de maio de 2010 houve uma atualização na Resolução CFC 750/93 para a Resolução CFC 1282/10, com o intuito de assegurar a aplicação correta das normas

Leia mais

Questões de Concursos Tudo para você conquistar o seu cargo público www.qconcursos.com ]

Questões de Concursos Tudo para você conquistar o seu cargo público www.qconcursos.com ] 01 - Q223454A contabilidade foi definida no I Congresso Brasileiro de Contabilidade como: a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração

Leia mais

Princípios Fundamentais Contabilidade

Princípios Fundamentais Contabilidade Princípios Fundamentais Contabilidade 1 Princípios Contábeis. Resolução CFC 750 de 29 de dezembro de 1993. Art. 3 São Princípios de Contabilidade:(2) I o da ENTIDADE; II o da CONTINUIDADE; III o da OPORTUNIDADE;

Leia mais

Obrigações. Fornecedores 45.000. Salários a pagar 75.000. Impostos a recolher 20.000. Patrimônio Líquido. Capital Social 100.000. Reservas 30.

Obrigações. Fornecedores 45.000. Salários a pagar 75.000. Impostos a recolher 20.000. Patrimônio Líquido. Capital Social 100.000. Reservas 30. Você acessou como Administrador Usuário (Sair) Info Resultados Visualização prévia Modificar Visualização prévia de Contabilidade Geral Iniciar novamente 1 Considerando: I- A contabilidade estuda e controla

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Com relação a conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade, julgue os itens que se seguem. 51 Auxiliar um governo no processo de fiscalização tributária é uma das finalidades

Leia mais

Inicialmente vamos entender a lógica em que a Contabilidade está alicerçada.

Inicialmente vamos entender a lógica em que a Contabilidade está alicerçada. ENTENDENDO A LÓGICA DA CONTABILIDADE I - OBJETIVO O objetivo fim deste projeto é ensinar Contabilidade para aqueles que querem e precisam aprender, fazer um concurso público, ou simplesmente, aumentar

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Adquira esta e outras aulas em www.acheiconcursos.com.br CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO DA RECEITA FEDERAL

CONTABILIDADE GERAL. Adquira esta e outras aulas em www.acheiconcursos.com.br CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO DA RECEITA FEDERAL CONTABILIDADE GERAL Adquira esta e outras aulas em www.acheiconcursos.com.br AULA Nº 1: Resolução da prova de Contabilidade Geral do TRF-2000 CONTABILIDADE GERAL CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO DA RECEITA

Leia mais

Sistema de contas. Capítulo 2 Sistema de contas

Sistema de contas. Capítulo 2 Sistema de contas Sistema de contas Capítulo 2 Sistema de contas SUMÁRIO: 1. Conceito 2. Teoria das contas 2.1. Teoria personalística (ou personalista) 2.2. Teoria materialística (ou materialista) 2.3. Teoria patrimonialista

Leia mais

RECEITA BRUTA ( ) Deduções de Receitas = RECEITA LÍQUIDA ( ) Custos = LUCRO BRUTO ( ) Despesas = LUCRO LÍQUIDO

RECEITA BRUTA ( ) Deduções de Receitas = RECEITA LÍQUIDA ( ) Custos = LUCRO BRUTO ( ) Despesas = LUCRO LÍQUIDO MÓDULO V CONTABILIDADE GERENCIAL FATOS CONTÁBEIS QUE AFETAM A SITUAÇÃO LÍQUIDA INTRODUÇÃO Neste módulo iremos fazer uma abordagem sobre os elementos que ocasionam as mutações na situação patrimonial líquida.

Leia mais

WWW.CARREIRAFISCAL.COM.BR

WWW.CARREIRAFISCAL.COM.BR Classifique as contas que geralmente caem em concursos e, muitas vezes, geram dúvidas. Banco c/ Movimento Banco conta Empréstimo Empréstimos a Diretores ou Acionistas Numerários em Trânsito Adiantamento

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO Olá, pessoal! Hoje trago uma aula sobre a Demonstração do Valor Adicionado DVA, que foi recentemente tornada obrigatória para as companhias abertas pela Lei 11.638/07, que incluiu o inciso V ao art. 176

Leia mais

6/8/2012. Contabilidade Intermediária. Aula 1 Apuração do Resultado do Exercício. Objetivos. Objetivos. Profa. Ma. Simone Maria Menezes Dias

6/8/2012. Contabilidade Intermediária. Aula 1 Apuração do Resultado do Exercício. Objetivos. Objetivos. Profa. Ma. Simone Maria Menezes Dias Contabilidade Intermediária Aula 1 Apuração do Resultado do Exercício Profa. Ma. Simone Maria Menezes Dias Objetivos Entender a sistemática do Balancete de Verificação. Utilizar o Balancete de Verificação

Leia mais

A nova visão da. Contabilidade Aplicada ao Setor Público

A nova visão da. Contabilidade Aplicada ao Setor Público A nova visão da Contabilidade Aplicada ao Setor Público Constituição Federal Lei de Responsabilidade Fiscal 101/2000 Lei 4.320/64 Finanças Públicas Lei 12.249/2010 Conselho Federal de Contabilidade Lei

Leia mais

IBRACON NPC nº 25 - CONTABILIZAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA E DA CONSTRIBUIÇÃO SOCIAL

IBRACON NPC nº 25 - CONTABILIZAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA E DA CONSTRIBUIÇÃO SOCIAL IBRACON NPC nº 25 - CONTABILIZAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA E DA CONSTRIBUIÇÃO SOCIAL PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS APLICÁVEIS 1. Este pronunciamento tem por objetivo normatizar o tratamento contábil do imposto de

Leia mais

Contas. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN 9788502065901

Contas. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN 9788502065901 Contas 2.1. Conceito Na sua linguagem cotidiana, o que representa a palavra conta? Você poderá responder: Uma operação aritmética de soma, subtração, multiplicação ou divisão; A conta de água e esgoto,

Leia mais

Professora M. Sc. Crísley do Carmo Dalto Graduação em Ciências Contábeis Especialista em Contabilidade Gerencial Mestre em Ciências Contábeis-

Professora M. Sc. Crísley do Carmo Dalto Graduação em Ciências Contábeis Especialista em Contabilidade Gerencial Mestre em Ciências Contábeis- Professora M. Sc. Crísley do Carmo Dalto Graduação em Ciências Contábeis Especialista em Contabilidade Gerencial Mestre em Ciências Contábeis- Contabilidade Gerencial A contabilidade brasileira tradicionalmente

Leia mais

Boletim. Contabilidade Internacional. Manual de Procedimentos

Boletim. Contabilidade Internacional. Manual de Procedimentos Boletim Manual de Procedimentos Contabilidade Internacional Custos de transação e prêmios na emissão de títulos e valores mobiliários - Tratamento em face do Pronunciamento Técnico CPC 08 - Exemplos SUMÁRIO

Leia mais

Unidade II CONTABILIDADE. Prof. Jean Cavaleiro

Unidade II CONTABILIDADE. Prof. Jean Cavaleiro Unidade II CONTABILIDADE Prof. Jean Cavaleiro Objetivo Conhecer a estrutura do balanço patrimonial: ativo; passivo. Conhecer a estrutura do DRE. Conhecer a estrutura do DFC: direto; indireto. Balanço patrimonial

Leia mais

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO! O que é diferimento?! Casos que permitem a postergação do imposto.! Diferimento da despesa do I.R.! Mudança da Alíquota ou da Legislação. Autores: Francisco

Leia mais

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro 1. Aplicação 1- As instituições

Leia mais

Sumário. 1 Introdução. Demonstrações Contábeis Decifradas. Aprendendo Teoria

Sumário. 1 Introdução. Demonstrações Contábeis Decifradas. Aprendendo Teoria Sumário 1 Introdução... 1 2 Instrumentos Financeiros e Conceitos Correlatos... 2 3 Classificação e Avaliação de Instrumentos Financeiros... 4 4 Exemplos s Financeiros Disponíveis para Venda... 7 4.1 Exemplo

Leia mais

10. Balanço Patrimonial. 10.1 Plano de Contas

10. Balanço Patrimonial. 10.1 Plano de Contas 10. Balanço Patrimonial 10.1 Plano de Contas É um elemento sistematizado e metódico de todas as contas movimentadas por uma empresa. Cada empresa deverá ter seu próprio plano de contas de acordo com suas

Leia mais

Aula 2 - Técnicas contábeis e Demonstrações Financeiras. Prof Adelino Correia

Aula 2 - Técnicas contábeis e Demonstrações Financeiras. Prof Adelino Correia Tema: Técnicas Contábeis e Demonstrações Financeiras MATERIAL DE APOIO - ENVIADO PELO PROFESSOR Índice 1. Síntese Técnicas Contábeis e Demonstrações Financeiras 2. Simulado 3. Gabarito Aula 2 - Técnicas

Leia mais

EXEMPLO COMPLETO DO CÁLCULO DO FLUXO DE CAIXA COM BASE EM DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS

EXEMPLO COMPLETO DO CÁLCULO DO FLUXO DE CAIXA COM BASE EM DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS EXEMPLO COMPLETO DO CÁLCULO DO FLUXO DE CAIXA COM BASE EM DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS! O pagamento de juros conjunturais! O pagamento de juros estruturais! O recebimento de dividendos! A contratação de

Leia mais

Professor Claudio Zorzo

Professor Claudio Zorzo Recursos para a prova de AFT 2013 Prezados alunos; Venho por meio deste material ajudá-los com algumas questões passíveis de recurso. Antes, gostaria de destacar que, na minha visão, a prova foi bem elaborada

Leia mais

Relatório dos auditores independentes. Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2014 e 2013

Relatório dos auditores independentes. Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 Relatório dos auditores independentes Demonstrações contábeis MAA/MFD/YTV 2547/15 Demonstrações contábeis Conteúdo Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis Balanços patrimoniais

Leia mais

Inepar Telecomunicações S.A. Demonstrações Contábeis em 31 de dezembro de 2008 e 2007

Inepar Telecomunicações S.A. Demonstrações Contábeis em 31 de dezembro de 2008 e 2007 80 Inepar Telecomunicações S.A. Demonstrações Contábeis em 31 de dezembro de 2008 e 2007 Parecer dos Auditores Independentes 81 Aos Acionistas da Inepar Telecomunicações S.A Curitiba - PR 1. Examinamos

Leia mais

1º CASO Cia. INVESTIDORA S.A.

1º CASO Cia. INVESTIDORA S.A. 1º CASO Cia. INVESTIDORA S.A. O quadro a seguir apresenta o Balancete de Verificação da Cia. Investidora S.A. em 31/12/X1. Contas Saldo ($) Contas Saldo ($) Depósitos Bancários 182.000 Financiamentos L.

Leia mais

ASPECTOS GERAIS NA ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS EMPRESAS

ASPECTOS GERAIS NA ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS EMPRESAS ASPECTOS GERAIS NA ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS EMPRESAS Resolução CFC nº 1.418/2012 ITG 1000. CONVÊNIO CRCGO / SCESGO NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE MODELO CONTÁBIL PARA MICROEMPRESA

Leia mais

Demonstrações Financeiras Externas

Demonstrações Financeiras Externas P A R T E I D e m o n s t r a ç õ e s F i n a n c e i r a s p a r a G e r e n t e s 16 C A P Í T U L O 2 Demonstrações Financeiras Externas O que o mundo sabe sobre sua empresa As demonstrações financeiras

Leia mais

CONTABILIDADE BÁSICA

CONTABILIDADE BÁSICA CONTABILIDADE BÁSICA Professora M. Sc. Crísley do Carmo Dalto Graduação em Ciências Contábeis (UFES) Especialista em Contabilidade Gerencial (UFES) Mestre em Ciências Contábeis- Contabilidade Gerencial

Leia mais

A RESOLUÇÃO CFC Nº 750/03 FOI ALTERADA PELA RESOLUÇÃO CFC Nº 1.282/10:

A RESOLUÇÃO CFC Nº 750/03 FOI ALTERADA PELA RESOLUÇÃO CFC Nº 1.282/10: A RESOLUÇÃO CFC Nº 750/03 FOI ALTERADA PELA RESOLUÇÃO CFC Nº 1.282/10: PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE O termo PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE passa a ser definido como PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE.

Leia mais

ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS

ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS PAULO NAZARENO CARDOSO DA SILVA GRADUANDO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Programa de Graduação em Ciências Contábeis com Ênfase em Controladoria

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Programa de Graduação em Ciências Contábeis com Ênfase em Controladoria PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Programa de Graduação em Ciências Contábeis com Ênfase em Controladoria Aline Fernanda de Oliveira Castro Michelle de Lourdes Santos A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

Leia mais

Vamos à prova: Analista Administrativo ANEEL 2006 ESAF

Vamos à prova: Analista Administrativo ANEEL 2006 ESAF Pessoal, hoje trago a prova que a ESAF realizou recentemente para o concurso de Analista da ANEEL. A prova é interessante, pois houve várias questões mal formuladas, mas que não foram anuladas pela Banca.

Leia mais

COMO CONVERTER DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS BRASILEIRAS PARA A MOEDA AMERICANA (FAS 52)

COMO CONVERTER DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS BRASILEIRAS PARA A MOEDA AMERICANA (FAS 52) COMO CONVERTER DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS BRASILEIRAS PARA A MOEDA AMERICANA (FAS 52)! As principais diferenças entre as normas contábeis brasileiras e americanas (US GAAP)! As taxas de conversão a serem

Leia mais

ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL. FASF - Faculdade Sagrada Família - Curso de Administração - Disciplina Contabilidade Geral - 3º periodo

ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL. FASF - Faculdade Sagrada Família - Curso de Administração - Disciplina Contabilidade Geral - 3º periodo ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL Introdução Já sabemos que o Patrimônio é objeto da contabilidade, na qual representa o conjunto de bens, diretos e obrigações. Esta definição é muito importante estar claro

Leia mais

Curso: Ciências Contábeis. Disciplina: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Entrega dia 30 de Novembro

Curso: Ciências Contábeis. Disciplina: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Entrega dia 30 de Novembro Faculdade Atenas Maranhense - FAMA Professor: Esp. CLEIDIANA SACCHETTO Curso: Ciências Contábeis. Disciplina: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Entrega dia 30 de Novembro DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU

Leia mais

DEFINIÇÃO DE LUCROS 1

DEFINIÇÃO DE LUCROS 1 DEFINIÇÃO DE LUCROS 1 Andréa Cristina da Silva Bezerra 2 Vários autores têm-se preocupado com a falta do conceito sobre o lucro, pois, enunciando conceitos gerais e teóricos sobre renda e capital e deixando

Leia mais

Conceito de Contabilidade

Conceito de Contabilidade !" $%&!" #$ "!%!!&$$!!' %$ $(%& )* &%""$!+,%!%!& $+,&$ $(%'!%!-'"&!%%.+,&(+&$ /&$/+0!!$ & "!%!!&$$!!' % $ $(% &!)#$ %1$%, $! "# # #$ &&$ &$ 0&$ 01% & $ #$ % & #$&&$&$&* % %"!+,$%2 %"!31$%"%1%%+3!' #$ "

Leia mais

Prof. Walter Dominas

Prof. Walter Dominas Unidade II CONTABILIDADE AVANÇADA Prof. Walter Dominas Consolidação das demonstrações contábeis A Consolidação das Demonstrações Contábeis é uma técnica que permite conhecer a posição financeira de um

Leia mais

Fundamentos Decifrados de Contabilidade

Fundamentos Decifrados de Contabilidade 1 Resultado... 1 1.1 Receitas... 1 1.2 Despesas... 3 1.3 Ajustes... 6 2 Os conceitos de capital e de manutenção do capital... 7 1 Resultado O resultado é a medida mais utilizada para aferir a performance

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I BALANÇO PATRIMONIAL 2 CONCEITO É a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, o Patrimônio e o Patrimônio Líquido

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.409/12. Aprova a ITG 2002 Entidade sem Finalidade de Lucros.

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.409/12. Aprova a ITG 2002 Entidade sem Finalidade de Lucros. RESOLUÇÃO CFC N.º 1.409/12 Aprova a ITG 2002 Entidade sem Finalidade de Lucros. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais e com fundamento no disposto na

Leia mais

CURSOS ON-LINE CONTABILIDADE GERAL EM EXERCÍCIOS PROFESSOR ANTONIO CÉSAR AULA 11: EXERCÍCIOS (CONTINUAÇÃO)

CURSOS ON-LINE CONTABILIDADE GERAL EM EXERCÍCIOS PROFESSOR ANTONIO CÉSAR AULA 11: EXERCÍCIOS (CONTINUAÇÃO) AULA 11: EXERCÍCIOS (CONTINUAÇÃO) 11- (AFRE MG/ESAF 2005) Duas empresas coligadas avaliam seus investimentos pelo método da equivalência patrimonial. A primeira empresa tem Ativo Permanente de R$ 500.000,00,

Leia mais

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL - REGRAS APLICÁVEIS PARA MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL - REGRAS APLICÁVEIS PARA MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL - REGRAS APLICÁVEIS PARA MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE Matéria Elaborada com Base na Legislação Vigente em: 26/12/2012. Sumário: 1 - INTRODUÇÃO 2 - ALCANCE DA ITG 1000 3

Leia mais

Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação UNIFEI 13/06/2010

Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação UNIFEI 13/06/2010 Questão 21 Conhecimentos Específicos - Auditor No que diz respeito às Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, a Demonstração Contábil cuja apresentação é obrigatória apenas pelas empresas estatais

Leia mais

AUTOR(ES): ARIANE BUENO DOS SANTOS, ANA PAULA CILOTTI, CLARISSA REIS SILVA

AUTOR(ES): ARIANE BUENO DOS SANTOS, ANA PAULA CILOTTI, CLARISSA REIS SILVA TÍTULO: MODELOS DE QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA AUTOR(ES): ARIANE BUENO DOS SANTOS, ANA PAULA

Leia mais

Prof. Me. Alexandre Saramelli. Unidade III ESTRUTURA DAS

Prof. Me. Alexandre Saramelli. Unidade III ESTRUTURA DAS Prof. Me. Alexandre Saramelli Unidade III ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Estrutura das demonstrações contábeis Dividida em quatro Unidades: Unidade I 1. Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados

Leia mais

PROVOU 2011 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

PROVOU 2011 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná Processo Seletivo para Ocupação de Vagas Remanescentes nos Cursos de Graduação PROVOU 2011 Candidato: inscrição - nome do candidato Curso: código - nome

Leia mais

Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC. Renato Tognere Ferron

Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC. Renato Tognere Ferron Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC Renato Tognere Ferron Relatórios Contábeis Relatórios Contábeis Obrigatórios Exigidos pela Lei das Sociedades por ações Sociedade Anônima Deverão ser publicados Ltdas.

Leia mais

VARIAÇÕES DE PREÇOS NOS ESTOQUES E SEUS IMPACTOS NO FLUXO DE CAIXA DE EMPRESAS COMERCIAIS

VARIAÇÕES DE PREÇOS NOS ESTOQUES E SEUS IMPACTOS NO FLUXO DE CAIXA DE EMPRESAS COMERCIAIS VARIAÇÕES DE PREÇOS NOS ESTOQUES E SEUS IMPACTOS NO FLUXO DE CAIXA DE EMPRESAS COMERCIAIS Barbieri, Geraldo* Kume, Ricardo* Seidel, André* *Faculdade de Economia e Administração. Universidade de São Paulo

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES PROCESSO SELETIVO TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA (TRV) 2ª ETAPA EDITAL 02/2015-COPESE DATA: 08/02/2015. HORÁRIO: das 09 às 12 horas

CADERNO DE QUESTÕES PROCESSO SELETIVO TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA (TRV) 2ª ETAPA EDITAL 02/2015-COPESE DATA: 08/02/2015. HORÁRIO: das 09 às 12 horas Realização: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CADERNO DE QUESTÕES PROCESSO SELETIVO TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA (TRV) 2ª ETAPA EDITAL 02/2015-COPESE CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Leia mais

Como elaborar o fluxo de caixa pelo método indireto? - ParteI

Como elaborar o fluxo de caixa pelo método indireto? - ParteI Como elaborar o fluxo de caixa pelo método indireto? - ParteI! Como determinar a geração interna de caixa?! Como determinar a geração operacional de caixa?! Entendendo a formação de caixa de uma empresa!

Leia mais

IBRACON NPC nº 20 - DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA

IBRACON NPC nº 20 - DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA IBRACON NPC nº 20 - DEMONSTRAÇÃO DOS FLUOS DE CAIA Princípios Contábeis Aplicáveis 1. A 'Demonstração dos Fluxos de Caixa' refletirá as transações de caixa oriundas: a) das atividades operacionais; b)

Leia mais

Análise Financeira. Universidade do Porto Faculdade de Engenharia Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Economia e Gestão

Análise Financeira. Universidade do Porto Faculdade de Engenharia Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Economia e Gestão Análise Financeira Universidade do Porto Faculdade de Engenharia Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Economia e Gestão Introdução Objectivos gerais avaliar e interpretar a

Leia mais

UNIDADE 1 ESTÁTICA PATRIMONIAL Aula 01 Introdução - A linguagem da contabilidade

UNIDADE 1 ESTÁTICA PATRIMONIAL Aula 01 Introdução - A linguagem da contabilidade UNIDADE 1 ESTÁTICA PATRIMONIAL Aula 01 Introdução - A linguagem da contabilidade Professora M. Sc. Crísley do Carmo Dalto Graduação em Ciências Contábeis (UFES) Especialista em Contabilidade Gerencial

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

QUESTÕES POTENCIAIS DE PROVA TROPA DE ELITE CURSO AEP PROF. ALEXANDRE AMÉRICO

QUESTÕES POTENCIAIS DE PROVA TROPA DE ELITE CURSO AEP PROF. ALEXANDRE AMÉRICO QUESTÕES POTENCIAIS DE PROVA TROPA DE ELITE CURSO AEP PROF. ALEXANDRE AMÉRICO Considere que o sistema contábil da empresa comercial Zeta S.A. tenha se extraviado logo no primeiro exercício de constituição

Leia mais

Tópicos Especiais de Análise de Balanços

Tópicos Especiais de Análise de Balanços Tópicos Especiais de Análise de Balanços 1- ECONÔMICO X FINANCEIRO Talvez não existam palavras mais empregadas no mundo dos negócios do que econômico e financeiro. Econômico: Refere-se a lucro, no sentido

Leia mais

1 Introdução Caros (futuros) colegas.

1 Introdução Caros (futuros) colegas. 1 INTRODUÇÃO...1 2 DESENVOLVIMENTO DO TEMA...2 2.1 OBJETIVO DA DOAR...2 2.2 CONCEITO DE CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO CCL, ORIGENS E APLICAÇÕES...2 2.3 CONTEÚDO E ESTRUTURA DA DEMONSTRAÇÃO, CONFORME PREVISÃO

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E DE 2012

NOTAS EXPLICATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E DE 2012 NOTAS EXPLICATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO ÀS DEMONSTRAÇÕES 1. BREVE HISTÓRICO DO CLUBE CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E DE 2012 O Esporte Clube Vitória, fundado na cidade do Salvador, onde tem foro e sede,

Leia mais

Unidade II ESTRUTURA DAS. Prof. Me. Alexandre Saramelli

Unidade II ESTRUTURA DAS. Prof. Me. Alexandre Saramelli Unidade II ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Prof. Me. Alexandre Saramelli Estrutura das demonstrações contábeis Relatório Anual Porto Seguro Introdução Processo de Convergência Contábil Internacional

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS página 1 07. Onde é classificado o Subgrupo Estoques no plano de contas? 01. São acontecimentos que ocorrem na empresa e que não provocam alterações no Patrimônio: A) Atos Administrativos

Leia mais

Adoção do IFRS no Brasil, uma verdadeira revolução contábil

Adoção do IFRS no Brasil, uma verdadeira revolução contábil NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 1 - ESTRUTURA CONCEITUAL PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS (Conforme Anexo da Resolução CFC 1.121/2008) Adoção do IFRS no Brasil, uma

Leia mais

Ecoporto Holding S.A. (Anteriormente Denominada Ecoporto Holding Ltda.)

Ecoporto Holding S.A. (Anteriormente Denominada Ecoporto Holding Ltda.) Ecoporto Holding S.A. (Anteriormente Denominada Ecoporto Holding Ltda.) Demonstrações Financeiras Referentes ao Exercício Findo em 31 de Dezembro de 2011 e Relatório dos Auditores Independentes sobre as

Leia mais

Elementos Operacionais e Não Operacionais nas Demonstrações Contábeis

Elementos Operacionais e Não Operacionais nas Demonstrações Contábeis Elementos Operacionais e Não Operacionais nas Demonstrações Contábeis Autoria: Clóvis Luís Padoveze Resumo As demonstrações publicadas de acordo com o formato aprovado pelos órgãos regulatórios, tanto

Leia mais

ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL 2012. QUESTÃO 24. CONTABILIDADE GERAL. Solicitando anulação.

ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL 2012. QUESTÃO 24. CONTABILIDADE GERAL. Solicitando anulação. ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL 2012. QUESTÃO 24. CONTABILIDADE GERAL. Solicitando anulação. 4.2.3 Perdas estimadas em créditos de liquidação duvidosa. a) conceito... A importância de se fazer essa

Leia mais

Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte.

Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Subsistemas Orçamentário Patrimonial Custos Compensação registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária; registra, processa e evidencia os fatos

Leia mais

Artigo para uso exclusivo do IPEC.RJ REGISTRO CONTÁBIL DAS SUBVENÇÕES PARA INVESTIMENTOS E O TRATAMENTO FISCAL E SOCIETÁRIO

Artigo para uso exclusivo do IPEC.RJ REGISTRO CONTÁBIL DAS SUBVENÇÕES PARA INVESTIMENTOS E O TRATAMENTO FISCAL E SOCIETÁRIO www.ipecrj.com.br CONTABILIZANDO A LEITURA nº 01 Dia 05/JUL/2010 REGISTRO CONTÁBIL DAS SUBVENÇÕES PARA INVESTIMENTOS E O TRATAMENTO FISCAL E SOCIETÁRIO ANTES DA INTRODUÇÃO: HOMENAGEM A GEBARDO Acho importante,

Leia mais

Demonstrações Financeiras Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM

Demonstrações Financeiras Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM Demonstrações Financeiras Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM Demonstrações financeiras Índice Relatório dos auditores independentes... 1 Demonstrações financeiras auditadas

Leia mais

ASPECTOS AVANÇADOS NA ANÁLISE

ASPECTOS AVANÇADOS NA ANÁLISE ASPECTOS AVANÇADOS NA ANÁLISE! O que é Necessidade de Capital de Giro (NCG)! Como se determina a NCG! Reclassificação das contas do Ativo e Passivo Circulante! Causas das variações da NCG Autores: Francisco

Leia mais

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização.

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização. UNIDADE II FLUXOS DE CAIXA Em um mercado competitivo, a gestão eficiente dos recursos financeiros, torna-se imprescindível para o sucesso da organização. Um bom planejamento do uso dos recursos aliado

Leia mais

DELIBERAÇÃO CVM Nº 534, DE 29 DE JANEIRO DE 2008

DELIBERAÇÃO CVM Nº 534, DE 29 DE JANEIRO DE 2008 TEXTO INTEGRAL DA, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA DELIBERAÇÃO CVM Nº 624, DE 28 DE JANEIRO DE 2010 (DOCUMENTO DE REVISÃO CPC Nº 01) Aprova o Pronunciamento Técnico CPC 02 do Comitê de Pronunciamentos

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA GERAL OTG 1000, DE 21 DE OUTUBRO DE 2015

ORIENTAÇÃO TÉCNICA GERAL OTG 1000, DE 21 DE OUTUBRO DE 2015 ORIENTAÇÃO TÉCNICA GERAL OTG 1000, DE 21 DE OUTUBRO DE 2015 Aprova a OTG 1000 que dispõe sobre modelo contábil para microempresa e empresa de pequeno porte O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício

Leia mais

ÁREA DE CONHECIMENTOS CONTÁBEIS

ÁREA DE CONHECIMENTOS CONTÁBEIS ÁREA DE CONHECIMENTOS CONTÁBEIS 1. O Patrimônio Líquido divide-se em: a) Investimentos, Reservas de Capital, Reservas de Lucros e Lucros ou Prejuízos Acumulados. b) Capital Social, Reservas de Capital,

Leia mais

Fundação Amazonas Sustentável Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2008 e parecer dos auditores independentes

Fundação Amazonas Sustentável Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2008 e parecer dos auditores independentes Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2008 e parecer dos auditores independentes 2 Balanços patrimoniais em 31 de dezembro de 2008 Em milhares de reais Ativo Passivo e patrimônio social Circulante

Leia mais

Exercício 1 Investimentos Permanentes MC e Valor justo

Exercício 1 Investimentos Permanentes MC e Valor justo UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Societária 2 Profª: Márcia Tavares Monitores: Caio Lidington, Carlos

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA « CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «21. O sistema de intermediação financeira é formado por agentes tomadores e doadores de capital. As transferências de recursos entre esses agentes são

Leia mais

Teoria da Contabilidade_Noções Gerais

Teoria da Contabilidade_Noções Gerais Teoria da Contabilidade_Noções Gerais Aquele que se enamora da prática, sem a ciência, é como um navegante que entra no navio sem timão e sem bússola, que jamais tem a certeza de onde vai. Sempre a prática

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07. Subvenção e Assistência Governamentais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07. Subvenção e Assistência Governamentais COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07 Subvenção e Assistência Governamentais Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 20 (IASB) Índice Item OBJETIVO E ALCANCE

Leia mais

COMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMÉRICAS - AMBEV

COMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMÉRICAS - AMBEV COMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMÉRICAS - AMBEV 1ª Emissão Pública de Debêntures Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2007 Companhia de Bebidas das Américas - AMBEV 1ª Emissão de Debêntures Relatório

Leia mais

No concurso de São Paulo, o assunto aparece no item 27 do programa de Contabilidade:

No concurso de São Paulo, o assunto aparece no item 27 do programa de Contabilidade: Olá, pessoal! Como já devem ter visto, dois bons concursos estão na praça: Fiscal do ISS de São Paulo e Auditor Fiscal do Ceará. As bancas são, respectivamente, a Fundação Carlos Chagas (FCC) e a Escola

Leia mais

3. 0 - Nível de Conhecimento dos Profissionais de Contabilidade no Brasil

3. 0 - Nível de Conhecimento dos Profissionais de Contabilidade no Brasil 1.0 - Introdução à Lei 11.638/07 Países com pouca tradição em mercados de capitais têm a tendência de sofrer, mais do que os demais, influências exógenas (externas) nos seus processos de desenvolvimento

Leia mais

LAUDO DE AVALIAÇÃO DE PATRIMÔNIO LÍQUIDO A MERCADO

LAUDO DE AVALIAÇÃO DE PATRIMÔNIO LÍQUIDO A MERCADO LAUDO DE AVALIAÇÃO DE PATRIMÔNIO LÍQUIDO A MERCADO A ACAL CONSULTORIA E AUDITORIA S/S, empresa especializada em avaliações, com escritório na Avenida Paulista 2300, andar Pilotis conj. 60, São Paulo SP,

Leia mais

Estrutura do Parecer. Parecer de Auditoria. Exigências Legais para o Parecer. Exigências Legais para o Parecer. Tipos de Parecer. Parecer Sem Ressalva

Estrutura do Parecer. Parecer de Auditoria. Exigências Legais para o Parecer. Exigências Legais para o Parecer. Tipos de Parecer. Parecer Sem Ressalva Parecer de Auditoria Definição: Parecer do(s) Auditor(es) Independente(s) é o documento mediante o qual o Auditor expressa a sua opinião, clara e objetivamente, sobre as demonstrações contábeis auditadas.

Leia mais

TRX Securitizadora de Créditos Imobiliários S.A.

TRX Securitizadora de Créditos Imobiliários S.A. Balanços patrimoniais em 31 de dezembro (Em Reais) (reclassificado) (reclassificado) Ativo Nota 2012 2011 Passivo Nota 2012 2011 Circulante Circulante Caixa e equivalentes de caixa 4 61.664 207.743 Fornecedores

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA UMA ANÁLISE SIMPLIFICADA

GESTÃO FINANCEIRA UMA ANÁLISE SIMPLIFICADA GESTÃO FINANCEIRA UMA ANÁLISE SIMPLIFICADA Pág. 1 Índice 1. BALANCETE... 3 2. BALANÇO... 5 3. DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS... 10 4. RESUMO... 12 Pág. 2 1. BALANCETE O balancete é um documento contabilístico

Leia mais

Fundamentos de Contabilidade. Formação do Patrimônio. Professor Isnard Martins

Fundamentos de Contabilidade. Formação do Patrimônio. Professor Isnard Martins Fundamentos de Contabilidade Professor Isnard Martins Formação do Patrimônio Bibliografia Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Fundamental 1Saraiva, 2011 1 Formação do Patrimônio Para constituir uma empresa,

Leia mais