TÍTULO: VIII SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS: Ciência de Alimentos no mundo globalizado: Novos desafios, novas perspectivas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TÍTULO: VIII SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS: Ciência de Alimentos no mundo globalizado: Novos desafios, novas perspectivas"

Transcrição

1 Visite nosso Site: TÍTULO: VIII SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS: Ciência de Alimentos no mundo globalizado: Novos desafios, novas perspectivas APRESENTAÇÃO O 8º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (VIII SLACA) cujo tema é Ciência de alimentos no mundo globalizado: novos desafios, novas perspectivas, será realizado no período de 08 a 11 de novembro de 2009, promovido pela sbcta (Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos) tendo a Coordenadoria Científica da FEA (Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas). Os eventos anteriores desde 1995 atingiram progressivamente proporções expressivas e de grande importância no cenário nacional e internacional. No ultimo SLACA, ocorrido em 04 a 07 de novembro de 2007, estiveram presentes participantes sendo 31% Estudantes de Pós-Graduação, 41% alunos de Graduação e 28% Profissionais da área de alimentos. Como pôde ser visto o Evento contou com 72% de estudantes, com enorme impacto na formação profissional deste contingente, estando representados vários estados brasileiros de quase todas as regiões do país, inclusive da América Latina como Peru, Argentina, Chile e México. Nesta edição espera-se aproximadamente 2000 participantes de todo o Brasil, de países do Mercosul, América do Norte e Europa, sendo em sua maioria Pesquisadores, Estudantes das mais diversas áreas relacionadas a alimentos tais como Engenheiros de Alimentos, Farmacêuticos, Nutricionistas, Médicos, Microbiologistas, Químicos, Biólogos, Agrônomos, membros da Indústrias e Empresários. O Evento propiciará a exposição dos mais novos conhecimentos científicos e tecnológicos através de mesas redondas, palestras e painéis com

2 especialistas de renome nacional e internacional, das mais diversas áreas da Pesquisa e Produção de Alimentos que aqui estarão reunidos. Serão também apresentados trabalhos científicos inéditos na forma de pôster.o livro de resumos e mídia digital onde estes trabalhos são compilados tem se tornado uma vitrine da produção científica Latino Americana na área de Alimentos. Este ano, estamos celebrando 14 anos de criação do Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (SLACA). Desde então, pudemos observar ao longo dos anos o crescimento da área de alimentos e o quanto a realização do SLACA vem contribuindo para a disseminação de conhecimento, integração entre grupos de pesquisas nacionais e internacionais, estabelecimento de cooperações científicas e principalmente o crescimento da Pós-graduação na área de Alimentos. OBJETIVO DO EVENTO O VIII SLACA tem como principal objetivo divulgar os avanços e inovações na área de Alimentos, nutrição e saúde, tanto nos meios científicos quanto industriais, visando a melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo. JUSTIFICATIVA Neste ano o tema "Ciência de Alimentos no mundo globalizado: novos desafios, novas perspectivas" reflete as mudanças e os desafios que a área de alimentos deve enfrentar a médio e longo prazo. O SLACA tem cumprido ao longo dos anos a importante missão de sinalizar os avanços na área de alimentos, seja na pesquisa, seja na aplicação tecnológica bem como no conhecimento sobre a percepção do consumidor quanto à escolha de alimentos e na formação de recursos humanos. Há hoje uma questão de fundo sobre o papel dos Alimentos na prevenção de doenças crônico-degenerativas que o nosso País pela riqueza e abundancia de alimentos tem obrigação de estudar a fundo para atender as demandas da nossa Sociedade.

3 No entanto este tema envolve também a aplicação de novos processos tecnológicos para preservação das propriedades dos alimentos in natura, bem como a forma de veiculação de ingredientes funcionais para alimentos saudáveis. Os Alimentos Funcionais podem exercer efeitos significativos na saúde da população do ponto de vista da prevenção de doenças, principalmente degenerativas. Tendo em vista a importância da relação Alimentos x Nutrição x Saúde nos dias de hoje, e considerando a tendência mundial do estudo e aplicação destes alimentos funcionais, o VIII SLACA demonstra em sua programação científica preliminar a preocupação em trazer para o debate os temas de maior relevância dentro da área de Alimentos. Assim será abordará a seguinte temática: Segurança dos Alimentos: Desafios e Tendências Dieta e Saúde: Perspectivas Atuais e Futuras Ciência, Engenharia e Tecnologia de Alimentos: Perspectivas Históricas e Futuras Indústria de Alimentos: Presente e Futuro (na África do Sul, Brasil, Índia, Estados Unidos) Presente e Futuro de Biotecnologia na Área de Alimentos Presente e Futuro de Alimentos Funcionais Perspectivas de Tecnologias Emergentes Reações Oxidativas (de Lipídeos, Proteínas e Carotenóides): Impacto na Qualidade de Alimentos e na Saúde Humana Métodos Químicos e Microbiológicos: Tendências Atuais e Futuras Sabor de Alimentos: Conquistas e Desafios Futuros Contribuições Brasileiras ao Avanço de Ciência e Tecnologia de Alimentos (Palestras dos Ganhadores dos Prêmios "André Tosello" e Bunge)

4 IMPORTÂNCIA PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS Nossa ação visa à organização de um simpósio latino americano de grande porte, onde esperamos reunir pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação e graduação, empresários e outros. Neste evento serão discutidos assuntos relacionados à Ciência de Alimentos: Abrindo Caminhos para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Industrial, através de palestras, cursos e apresentação de trabalhos em forma oral e/ou de posters. Dentre os benefícios que se espera transferir para o público está a divulgação de novas informações científicas, de forma que acarretem em melhoria direta no uso racional dos alimentos e na qualidade de vida da população. Profa. Dra. Gláucia Maria Pastore Presidente do Evento FEA- UNICAMP (19)

5 VIII SLACA Palestrantes Convidados Internacionais 1. Aubrey Parsons, South Africa 2. Colin Dennis, Director General Campden BRI, UK 3. Daryl Lund, Professor Emeritus University of Wisconsin, USA 4. David Min, Professor Ohio State University 5. David Lineback, Former Director, Institute for Food Safety and Applied Nutrition, University of Maryland, USA 6. Elvira Gonzalez de Mejia, University of Illinois at Urbana, USA 7. Francis Busta, Director Emeritus National Center for Food Protection and Defense, USA 8. Gustavo Barbosa-Canovas, Professor Washington State University, USA 9. Jamuna Prakash, Professor University of Mysore, India 10. Jose Miguel Aguilera, Pontificia Universidad Católica de Chile, Chile 11. Leif Skibsted, Professor University of Copenhagen, Denmark 12. Lilia Masson, Diretor, Centro I & D en Grasa y Aceites Universidad de Chile. 13. Mary Schmidl, Professor University of Minnesota, USA 14. Nigel Sunley, Sunley Consulting Co., South Africa 15. Rickey Yada, Scientific Director Advanced Foods and Materials Network, University of Guelp, Canadá 16. Ruihai Liu, Professor Cornell University, USA 17. Stella Maris Alzamora, Universidad de Buenos Aires VIII SLACA Palestrantes Convidados Nacionais 1. Amauri Rosenthal CTAA, Embrapa 2. Antonio José de Almeida Meirelles, Universidade Estadual de Campinas. 3. Bernadete Dora Gombosy de Melo Franco, Universidade de São Paulo. 4. Carlos Raimundo Grosso, Universidade Estadual de Campinas. 5. Carmen Donangelo, Universidade Federal do Rio de Janeiro. 6. Delia Rodriguez Amaya, Universidade Estadual de Campinas 7. Elza Ida, Universidade Estadual de Londrina 8. Flávio Luiz Schmidt, Universidade Estadual de Campinas 9. Gabriela Alves Macedo, Universidade estadual de Campinas. 10. Gláucia Maria Pastore, Universidade Estadual de Campinas. 11. Helena Teixeira Godoy, Universidade Estadual de Campinas. 12. Jaime Amaya Fárfan, Universidade Estadual de Campinas 13. José Vladimir de Oliveira, URI Campus, Erechim. 14. Marcelo Alexandre Prado, Universidade Estadual de Campinas. 15. Maria Ângela de Almeida Meirelles, Universidade Estadual de Campinas 16. Maria Beatriz Abreu Glória, Universidade Federal de Minas Gerais 17. Marisa Padula, Instituto de Tecnologia de Alimentos. 18. Massami Shimokomaki, Universidade Estadual de Campinas. 19. Miriam Dupas Hubinger, Universidade Estadual de Campinas. 20. Myrna Sabino, Instituto Adolfo Lutz. 21. Paulo José Sobral, Universidade de São Paulo. 22. Rosiane Lopez da Cunha, Universidade Estadual de Campinas. 23. Vivaldo Silveira Júnior, Universidade estadual de Campinas 24. Yong Kun Park, Universidade Estadual de Campinas.

6 PROGRAMA PRELIMINAR SESSÕES CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS Segurança dos Alimentos: Desafios e Tendências Dieta e Saúde: Perspectivas Atuais e Futuras Ciência, Engenharia e Tecnologia de Alimentos: Perspectivas Históricas e Futuras Indústria de Alimentos: Presente e Futuro (na África do Sul, Brasil, Índia, Estados Unidos) Presente e Futuro de Biotecnologia na Área de Alimentos Presente e Futuro de Alimentos Funcionais Perspectivas de Tecnologias Emergentes Reações Oxidativas (de Lipídeos, Proteínas e Carotenóides): Impacto na Qualidade de Alimentos e na Saúde Humana Métodos Químicos e Microbiológicos: Tendências Atuais e Futuras Sabor de Alimentos: Conquistas e Desafios Futuros Contribuições Brasileiras ao Avanço de Ciência e Tecnologia de Alimentos (Palestras dos Ganhadores dos Prêmios "André Tosello" e Bunge) MESAS REDONDAS Diminuindo as Perdas do Campo a Mesa Avaliação por pares - está funcionando? Programas Nacionais e Internacionais para Segurança Alimentar e Nutricional SESSÕES TÉCNICAS Inovações na Indústria de Alimentos APRESENTAÇÕES ORAIS Apresentações orais de trabalhos selecionados pelo Comitê Científico REUNIÕES DURANTE O EVENTO Reunião dos Coordenadores de Graduação Reunião dos Coordenadores de Pós-Graduação Reunião Conjunta da IUFoST e SBCTA Reunião do Conselho Executivo da Academia Internacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos

I CONFERÊNCIA PARAENSE DE CONTABILIDADE REGULAMENTO DE TRABALHOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS. Tema: A CONTABILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA

I CONFERÊNCIA PARAENSE DE CONTABILIDADE REGULAMENTO DE TRABALHOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS. Tema: A CONTABILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA REGULAMENTO DE TRABALHOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS Tema: A CONTABILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA Belém 2014-1 - REGULAMENTO CAPÍTULO I DA COMPOSIÇÃO, LOCAL E DATA DE REALIZAÇÃO, DOS OBJETIVOS E

Leia mais

SEMINÁRIO RESPONSABILIDADE ALIMENTAR: UM NOVO OLHAR SOBRE A AGRICULTURA BRASILEIRA As escolhas de hoje definem a segurança alimentar e nutricional

SEMINÁRIO RESPONSABILIDADE ALIMENTAR: UM NOVO OLHAR SOBRE A AGRICULTURA BRASILEIRA As escolhas de hoje definem a segurança alimentar e nutricional SEMINÁRIO RESPONSABILIDADE ALIMENTAR: UM NOVO OLHAR SOBRE A AGRICULTURA BRASILEIRA As escolhas de hoje definem a segurança alimentar e nutricional Local: Hotel San Marco - Setor Hoteleiro Sul, Quadra 05,

Leia mais

O presente Regimento Interno trata da caracterização, estrutura organizacional,

O presente Regimento Interno trata da caracterização, estrutura organizacional, REGIMENTO DOS NÚCLEOS INSTITUCIONAIS DE PESQUISA E EXTENSÃO (NIPE) DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS (IFSULDEMINAS) O presente Regimento Interno trata da caracterização,

Leia mais

Seja nosso patrocinador!

Seja nosso patrocinador! Seja nosso patrocinador! VIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química COBEQ IC http://www.cobeqic2009.feq.ufu.br VIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química Uberlândia, Minas Gerais, Brasil I -

Leia mais

www.conbrass.com.br Inscrições no link http://www.webagil.net/conbrass/

www.conbrass.com.br Inscrições no link http://www.webagil.net/conbrass/ IV Congresso Brasileiro de Auditoria em Sistemas de Saúde 25 e 26 de setembro de 2009 Local: Hotel Braston, Rua Martins Fontes 330 Consolação - São Paulo - SP. Horário: 08:00h às 18:00h. III Prêmio CONBRASS

Leia mais

2º SEMINÁRIO INTERNACIONAL PERSPECTIVAS ENERGÉTICAS PARA A AMÉRICA LATINA :

2º SEMINÁRIO INTERNACIONAL PERSPECTIVAS ENERGÉTICAS PARA A AMÉRICA LATINA : 2º ENCONTRO DO COMITÊ DE ENERGÍA ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES GRUPO MONTEVIDEO Data: 31 de outubro de 2007 Local: Universidade Estadual de Campinas Campinas São Paulo Brasil As atividades do 2º Encontro

Leia mais

VI Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática

VI Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática Carta de Apresentação VI Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática 21 a 26 de Setembro de 2015 Belo Horizonte Minas Gerais Local: PUC-Minas - Campus Coração Eucarístico Realização Promoção Conteúdo

Leia mais

Profa. Dra do Departamento de Engenharia de Alimentos, nccsilva@uepg.br

Profa. Dra do Departamento de Engenharia de Alimentos, nccsilva@uepg.br 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA OFICINA NOVOS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 5. 746, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 5. 746, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010. PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 5. 746, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010. Autoriza o Poder Executivo a contratar, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho, por tempo determinado

Leia mais

Iniciativas - RQMA - IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renov

Iniciativas - RQMA - IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renov Iniciativas RQMA IBAMA Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renov Há diversas iniciativas no Brasil e no mundo sobre relatórios que sintetizam, sistematizam e analisam informações

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE PORTUGAL 5º CICLO CRIMINALIDADE FINANCEIRA E INVESTIGAÇÕES FINANCEIRAS

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE PORTUGAL 5º CICLO CRIMINALIDADE FINANCEIRA E INVESTIGAÇÕES FINANCEIRAS RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE PORTUGAL 5º CICLO CRIMINALIDADE FINANCEIRA E INVESTIGAÇÕES FINANCEIRAS Muito obrigado Senhor Presidente. E muito bom dia a todos os colegas! Considerando que esta é a minha primeira

Leia mais

FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA. Educação Química

FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA. Educação Química FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Educação Química 1. Nome do Curso e Área do Conhecimento Programa de Pós-Graduação Lato Sensu

Leia mais

FATEC PRESIDENTE PRUDENTE PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 72/2012 DE 26 OUTUBRO DE 2012.

FATEC PRESIDENTE PRUDENTE PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 72/2012 DE 26 OUTUBRO DE 2012. FATEC PRESIDENTE PRUDENTE PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 72/2012 DE 26 OUTUBRO DE 2012. Estabelece o Manual de Atividades Acadêmico-Científico- Culturais da Faculdade de Tecnologia de Presidente

Leia mais

Fundada em 2010, a Tks! Eventos conta com a experiência de profissionais que estão há anos no mercado.

Fundada em 2010, a Tks! Eventos conta com a experiência de profissionais que estão há anos no mercado. Apresentação 2015 Quem somos Fundada em 2010, a Tks! Eventos conta com a experiência de profissionais que estão há anos no mercado. A empresa oferece desde a concepção planejamento, tema e identidade visual,

Leia mais

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento.

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento. PROGRAMA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FUNDEP REGULAMENTO PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS UFMG A Fundep//Gerência de Articulação de Parcerias convida a comunidade acadêmica da UFMG a cadastrar propostas de acordo

Leia mais

São Paulo, abril de 2009

São Paulo, abril de 2009 A São Paulo, abril de 2009 Prezados Senhores, De 16 a 18 de abril de 2010, no Estação Embratel em Curitina, a SOBRAFO Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia, irá promover o seu quinto Congresso

Leia mais

Artigo 2 - Os temas escolhidos para atingirem os objetivos do Congresso abordarão, primordialmente: Artigo 3 - O CBCTA também visa a realização de:

Artigo 2 - Os temas escolhidos para atingirem os objetivos do Congresso abordarão, primordialmente: Artigo 3 - O CBCTA também visa a realização de: CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS E DAS FINALIDADES Artigo 1 - Os objetivos do Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA), pro-movido pela sbcta são: a - Promover o intercâmbio entre profissionais

Leia mais

Auditoria Interna Ferramenta de verificação da conformidade

Auditoria Interna Ferramenta de verificação da conformidade Auditoria Interna Ferramenta de verificação da conformidade Fabrinni M. dos Santos, João F. Neves, M. Cristina Prata Neves, Gabrielle K. Robbs e Paschoal G. Robbs Auditoria Interna Ferramenta de verificação

Leia mais

SNP33D03 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA

SNP33D03 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA SNP33D03 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA Engenharia Elétrica Prof. Dr. ANDRÉ BÍSCARO 1º Semestre de 2015 1. IDENTIFICAÇÃO Disciplina: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA Código: SNP33D03 Turma: 2015/1

Leia mais

Política de Associação

Política de Associação Política de Associação Constam a seguir as orientações e os termos que definem a relação entre os associados e a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. 1. Informações Gerais A Rede Brasileira de

Leia mais

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS JUNHO/2011 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. Os cursos de Pós Graduação Lato Sensu da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Uma potência no mundo

Uma potência no mundo Slide 1/15 Uma potência no mundo Ana Carolina Fernando Francielle Muller Renilce Slide 2/15 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. HISTÓRIA DA EMPRESA 2.1 HISTÓRICO ANO A ANO 3. VISÃO DA EMPRESA NO MUNDO 4. NEGÓCIO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Av. Rio Grande do Norte, 450 - Indaiá - 11665-310 - Caraguatatuba - SP - Fone 55 (12) 3885-2130 www.ifspcaraguatatuba.edu.

TERMO DE REFERÊNCIA. Av. Rio Grande do Norte, 450 - Indaiá - 11665-310 - Caraguatatuba - SP - Fone 55 (12) 3885-2130 www.ifspcaraguatatuba.edu. TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO 1.1 Aquisição de pencards personalizados para a realização do The 7th International Conference on Management of computational and collective IntElligence in Digital EcoSystems

Leia mais

Proposta de Ação de Extensão

Proposta de Ação de Extensão Proposta de Ação de Extensão Dados Gerais Evento: CONHECENDO A UNIFAL-MG - POÇOS DE CALDAS PREAE: Proponente: Antônio Donizetti Gonçalves de Souza (Instituto de Ciência e Tecnologia) Edital: 06/2015 (Fluxo

Leia mais

Índice. 1 Resumo FORIND Nordeste 2 A Feira 3 Eventos Simultâneos 4 - Conferências 5 Expositores 6 Visitantes 7 Marketing 8 Fotos 9 Próxima Edição

Índice. 1 Resumo FORIND Nordeste 2 A Feira 3 Eventos Simultâneos 4 - Conferências 5 Expositores 6 Visitantes 7 Marketing 8 Fotos 9 Próxima Edição Índice 1 Resumo FORIND Nordeste 2 A Feira 3 Eventos Simultâneos 4 - Conferências 5 Expositores 6 Visitantes 7 Marketing 8 Fotos 9 Próxima Edição A FEIRA Resumo 2014 A 6ª edição da FORIND NE bateu recordes

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA -PIBID-FAAT

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA -PIBID-FAAT PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA -PIBID-FAAT Projeto Institucional - Faculdades Atibaia FAAT Parceria entre o Ensino Superior e a Escola Pública na formação inicial e continuada

Leia mais

SETE LAGOAS. Dia 25/05/2015 SEGUNDA-FEIRA 8ª SEMANA DE INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA - SIT. Controle biológico e transição agroecológica

SETE LAGOAS. Dia 25/05/2015 SEGUNDA-FEIRA 8ª SEMANA DE INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA - SIT. Controle biológico e transição agroecológica PROGRAMAÇÃO MINAS GERAIS (por município) SETE LAGOAS Dia 25/05/2015 SEGUNDA-FEIRA 8ª SEMANA DE INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA - SIT Controle biológico e transição agroecológica Cursos: - Percepção ambiental e

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2016 CAMPUS BOA VISTA/ CENTRO ANEXO III

PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2016 CAMPUS BOA VISTA/ CENTRO ANEXO III PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE ETENSÃO PBAE / EDIÇÃO 2016 CAMPUS BOA VISTA/ CENTRO ANEO III FORMULÁRIO DA VERSÃO ELETRÔNICA DO PROJETO / DA ATIVIDADE DE ETENSÃO PBAE 2016 01. Título do Projeto (Re) Educação

Leia mais

SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE. DE OLHO NO ÓLEO (Resíduos líquidos) Dulce Florinda de Souza Lins.

SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE. DE OLHO NO ÓLEO (Resíduos líquidos) Dulce Florinda de Souza Lins. SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE. DE OLHO NO ÓLEO (Resíduos líquidos) Dulce Florinda de Souza Lins. RIO VERDE GO 2010 Identificação: EMEF José do Prado Guimarães. Série:

Leia mais

PROPOSTA DE SESSÃO DIRIGIDA. Título FORMAÇÃO ACADÊMICA E ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENGENHARIA NA INDÚSTRIA E A CULTURA DA SUSTENTABILIDADE

PROPOSTA DE SESSÃO DIRIGIDA. Título FORMAÇÃO ACADÊMICA E ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENGENHARIA NA INDÚSTRIA E A CULTURA DA SUSTENTABILIDADE PROPOSTA DE SESSÃO DIRIGIDA Título FORMAÇÃO ACADÊMICA E ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENGENHARIA NA INDÚSTRIA E A CULTURA DA SUSTENTABILIDADE Coordenador Nome: Adriana Maria Tonini E-Mail: atonini2@hotmail.com

Leia mais

O Programa Embrapa & Escola na Embrapa Milho e Sorgo como Instrumento de Transferência de Tecnologias e na Divulgação da Pesquisa Agropecuária

O Programa Embrapa & Escola na Embrapa Milho e Sorgo como Instrumento de Transferência de Tecnologias e na Divulgação da Pesquisa Agropecuária XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 O Programa Embrapa & Escola na Embrapa Milho e Sorgo como Instrumento de Transferência de Tecnologias e na Divulgação

Leia mais

Catálogo de Patrocínio

Catálogo de Patrocínio Catálogo de Patrocínio 1 Prefácio O Dia da Engenharia Alemã, tradicional evento da VDI-Brasil, já está em sua 6ª edição e este ano terá como tema Energia 2030: Tendências e Tecnologias do Amanhã. O evento

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

EDITAL Nº 01/2016 PROTEC/UFAM

EDITAL Nº 01/2016 PROTEC/UFAM Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológicoe Inovação PIBITI EDITAL Nº 01/2016

Leia mais

Missão. Visão. Quem Somos

Missão. Visão. Quem Somos Quem Somos A Monsanto foi fundada em 1901 em Saint Louis, Missouri, nos Estados Unidos, e hoje possui 404 unidades em 67 países do mundo. Estamos no Brasil desde 1963 e contamos com o trabalho e a colaboração

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº02/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROJETO PRONERA/INCRA/UECE

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº02/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROJETO PRONERA/INCRA/UECE CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº02/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROJETO PRONERA/INCRA/UECE 1. PROJETO PRONERA/INCRA/UECE SELECIONA CANDIDATOS PARA DIVERSOS PERFIS O projeto PRONERA/INCRA/UECE convênio

Leia mais

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMO FERRAMENTA PARA DO PLANEJAMENTO DE CARREIRA

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMO FERRAMENTA PARA DO PLANEJAMENTO DE CARREIRA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMO FERRAMENTA PARA DO PLANEJAMENTO DE CARREIRA SILVA, Jackeliny Dias³; PEREIRA, Marina Portilho³; SOUZA, Karen Silva³; TONACO, Viviane Melo³; FERREIRA, Sueyde Géssika³; LOURENÇO,

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Administração Mercadológica I Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 5 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito de Marketing.

Leia mais

Internacional de. Ensino da Saúde. Segurança e Saúde Ocupacional. www.estescoimbra.pt WWW.ESTESCOIMBRA.PT

Internacional de. Ensino da Saúde. Segurança e Saúde Ocupacional. www.estescoimbra.pt WWW.ESTESCOIMBRA.PT WWW.ESTESCOIMBRA.PT Certificado A Excelência no Internacional de Ensino da Saúde Segurança e Saúde Ocupacional 2 Coimbra Health School - Certificação NEBOSH O que é a ESTeSC - Coimbra Health School? Somos

Leia mais

III Congresso Internacional da Montanha. Desporto e Turismo Activo

III Congresso Internacional da Montanha. Desporto e Turismo Activo II Congresso Internacional da Montanha Desporto e Turismo Activo 23 a 25 de Novembro de 2007 Organização: Estoril Auditório do Centro Escolar - ESHTE www.cim-estoril.com Apresentação Na sequência das duas

Leia mais

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO, ESTUDOS E PESQUISAS AMBIENTAIS E DIREITO SANITÁRIO - NEPADIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO, ESTUDOS E PESQUISAS AMBIENTAIS E DIREITO SANITÁRIO - NEPADIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Texto Aprovado CONSEPE Nº 2005-10 - Data: 19/06/2005 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO, ESTUDOS E PESQUISAS AMBIENTAIS E DIREITO SANITÁRIO - NEPADIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Artigo

Leia mais

ECONÔMICAS E PROFISSIONAIS

ECONÔMICAS E PROFISSIONAIS MAPA DE PERSPECTIVAS ECONÔMICAS E PROFISSIONAIS 2016 Worldwide leaders in specialist recruitment ÍNDICE EDITORIAL METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO PERFIL DOS ENTREVISTADOS O CENÁRIO MACROECONÔMICO INVESTIMENTO

Leia mais

CURSO 2014 MG GOVERNANÇA CORPORATIVA - PRINCÍPIOS E PRÁTICAS

CURSO 2014 MG GOVERNANÇA CORPORATIVA - PRINCÍPIOS E PRÁTICAS Apoio: CURSO 2014 MG GOVERNANÇA CORPORATIVA - PRINCÍPIOS E PRÁTICAS Neste curso o IBGC aborda, com uma visão prática, os motivadores para a aplicação dos instrumentos de Governança Corporativa. Destaca

Leia mais

Acordo de Trabalho OPAS/OMS no Brasil e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Acordo de Trabalho OPAS/OMS no Brasil e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Acordo de Trabalho OPAS/OMS no Brasil e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Em reunião realizada em 23 de outubro de 2008, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foram acordadas as seguintes

Leia mais

NÚCLEO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

NÚCLEO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 8. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO NÚCLEO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Joseli Almeida Camargo 1 Marlene Perez 2 Célia Finck Brandt 3 José Trobia 4 Gina Maria Bachmann

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Local de atuação: Local de residência do candidato selecionado, com disponibilidade para viagens em todo o território nacional.

TERMO DE REFERÊNCIA. Local de atuação: Local de residência do candidato selecionado, com disponibilidade para viagens em todo o território nacional. TERMO DE REFERÊNCIA Denominação: Consultor(a) especializado(a) na área de suporte técnico para levantar e sistematizar as informações sobre os investimentos estrangeiros diretos e suas relações com os

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA SOLICITAR ISSN

PROCEDIMENTO PARA SOLICITAR ISSN UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO BIBLIOTECA PROF. JOEL MARTINS Procedimento n : 001/2011 PROCEDIMENTO PARA SOLICITAR ISSN Compilado por Gildenir Carolino Santos Campinas Maio de

Leia mais

REGIMENTO DO MEMORIAL DA REPÚBLICA PRESIDENTE ITAMAR FRANCO

REGIMENTO DO MEMORIAL DA REPÚBLICA PRESIDENTE ITAMAR FRANCO TÍTULO I Da Natureza e da Missão Institucional Art. 1º. O Memorial da República Presidente Itamar Franco, órgão suplementar vinculado à Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem por

Leia mais

Universidade Católica Portuguesa. Escola Superior de Biotecnologia

Universidade Católica Portuguesa. Escola Superior de Biotecnologia Universidade Católica Portuguesa Escola Superior de Biotecnologia Licenciatura (1º Ciclo) em Bioengenharia Ramo Engenharia do Ambiente: Duração: 3 anos Grau: Licenciatura Coordenador: Professora Doutora

Leia mais

Programa Horizon 2020. Algumas Regras de Participação. Disposições Gerais

Programa Horizon 2020. Algumas Regras de Participação. Disposições Gerais Programa Horizon 2020 Fonte: Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que estabelece as Regras de Participação e Difusão relativas ao «Horizonte 2020 Programa-Quadro de Investigação

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROJETO GEO CIDADES

APRESENTAÇÃO DO PROJETO GEO CIDADES 1 APRESENTAÇÃO DO PROJETO GEO CIDADES O Global Environment Outlook (GEO) é um projeto iniciado em 1995 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para avaliar o estado do meio ambiente

Leia mais

O TRABALHO COM PROBLEMAS GEOMÉTRICOS

O TRABALHO COM PROBLEMAS GEOMÉTRICOS Título do artigo: O TRABALHO COM PROBLEMAS GEOMÉTRICOS Disciplina: Matemática Ensino Fundamental I Selecionadora: Ana Flávia Alonço Castanho 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 1 Nos últimos

Leia mais

UM EVENTO CIENTÍFICO COM CARÁTER EDUCATIVO TRANSFORMADOR: A EXPERIÊNCIA DO VII CBSAF DIÁLOGO E INTEGRAÇÃO DE SABERES PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS

UM EVENTO CIENTÍFICO COM CARÁTER EDUCATIVO TRANSFORMADOR: A EXPERIÊNCIA DO VII CBSAF DIÁLOGO E INTEGRAÇÃO DE SABERES PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS 1 UM EVENTO CIENTÍFICO COM CARÁTER EDUCATIVO TRANSFORMADOR: A EXPERIÊNCIA DO VII CBSAF DIÁLOGO E INTEGRAÇÃO DE SABERES PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS Ynaiá Masse Bueno Embrapa Sede / DF Fabiana Mongeli Peneireiro

Leia mais

CRITÉRIO DE EXECUÇÃO CE-003/2009 R-01

CRITÉRIO DE EXECUÇÃO CE-003/2009 R-01 DIRETORIA TÉCNICA GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA DE AT E MT /2009 CRITÉRIO DE EXECUÇÃO /2009 R- FOLHA DE CONTROLE I APRESENTAÇÃO Este documento apresenta diretrizes e critérios básicos necessários

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2011 PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL

PLANO DE TRABALHO 2011 PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL PLANO DE TRABALHO 2011 PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL COLATINA 2011 ÍNDICE 1) INTRODUÇÃO 2) DESCRIÇÃO DA CLIENTELA 3) OBJETIVOS 4) CARGA HORÁRIA 5) DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 6) CRONOGRAMA 7) PREVISÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES. IGC Faixas Contínuo 2007 3 215 2008 3 221 2009 3 229

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES. IGC Faixas Contínuo 2007 3 215 2008 3 221 2009 3 229 PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 10//2012, Seção 1, Pág. 1. Portaria n 7, publicada no D.O.U. de 10//2012, Seção 1, Pág. 12. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Programa de Estudos dos Estados e Municípios - PEEM

Programa de Estudos dos Estados e Municípios - PEEM Programa de Estudos dos Estados e Municípios - PEEM Coordenador(es): Istvan Karoly Kasznar METAS O PEEM Programa dos Estudos dos Estados e Municípios, foi concebido para atender as crescentes demandas

Leia mais

Ano X - nº 146 - Edição de 02 de Março de 2009

Ano X - nº 146 - Edição de 02 de Março de 2009 Ano X - nº 146 - Edição de 02 de Março de 2009 Agende-se 2 de Abril - IBRI prepara Seminário TI e o Mercado de Capitais O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e a revista Executivos

Leia mais

IBM Research: Inovação feita no Brasil. Ricardo Pelegrini Gerente Geral de Serviços para IBM América Latina

IBM Research: Inovação feita no Brasil. Ricardo Pelegrini Gerente Geral de Serviços para IBM América Latina IBM Research: Inovação feita no Brasil Ricardo Pelegrini Gerente Geral de Serviços para IBM América Latina Expansão & Globalização da IBM Research Division: Cenário de Competição Decisões da IBM Research

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º Os Trabalhos de Conclusão de Curso,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO 2008 REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DA FACULDADE DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TÍTULO I ESTÁGIO NATUREZA Art. 1º Os Estágios realizados na Faculdade de Ciência

Leia mais

Edital. 1. Introdução

Edital. 1. Introdução Edital 1. Introdução A II Mostra Científica para jovens talentos de Sorocaba com a temática Meio Ambiente e Sustentabilidade visa promover transformações junto aos estudantes do ensino fundamental e médio

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 (*) (**) Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação

Leia mais

Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Vol.4 Ciências Exatas e Tecnológicas. Neves, Adriana Freitas; Ferreira, Idelvone Mendes;

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MCIDADES/MMA Nº 695, de 20/12/2006

PORTARIA INTERMINISTERIAL MCIDADES/MMA Nº 695, de 20/12/2006 PORTARIA INTERMINISTERIAL MCIDADES/MMA Nº 695, de 20/12/2006 Cria o Projeto Mecanismos de Desenvolvimento Limpo aplicado à redução de Emissões de Gases em Unidades de Disposição Final de Resíduos Sólidos

Leia mais

Profa. Dra. Sheila Rodrigues de Sousa Porta PLANO DE AÇÃO 2013-2017

Profa. Dra. Sheila Rodrigues de Sousa Porta PLANO DE AÇÃO 2013-2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Escola Técnica de Saúde Profa. Dra. Sheila Rodrigues de Sousa Porta PLANO DE AÇÃO 2013-2017 Proposta de trabalho apresentada como pré-requisito para inscrição no processo

Leia mais

a) Estar regularmente matriculados no curso;

a) Estar regularmente matriculados no curso; (35) 3690-8900 / 3690-8958 (fax) br ESTÁGIO CURRÍCULAR SUPERVISIONADO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014) 1 Caracterização Os cursos de Engenharia de Produção do Brasil são regidos pelas

Leia mais

CHAMADA DE TRABALHOS EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS NO 6. SEMINÁRIO NACIONAL: HABITAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

CHAMADA DE TRABALHOS EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS NO 6. SEMINÁRIO NACIONAL: HABITAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE CHAMADA DE TRABALHOS EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS NO 6. SEMINÁRIO NACIONAL: HABITAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE I. DO SEMINÁRIO 1. APRESENTAÇÃO O crescente impacto das mudanças climáticas sobre as cidades

Leia mais

SisEB Informa. Festival da Mantiqueira. SisEB Itinerante Próximo encontro regional será em São Carlos.

SisEB Informa. Festival da Mantiqueira. SisEB Itinerante Próximo encontro regional será em São Carlos. Ano II Número 4 Abril 2015 Festival da Mantiqueira SisEB realiza oficina de mediação de leitura para profissionais de biblioteca. 6 7 SisEB Itinerante Próximo encontro regional será em São Carlos. 8 Programa

Leia mais

Relatório da V Reunião do Grupo de Condução da Rede de Escolas/Centros Formadores em Saúde Pública

Relatório da V Reunião do Grupo de Condução da Rede de Escolas/Centros Formadores em Saúde Pública Relatório da V Reunião do Grupo de Condução da Rede de Escolas/Centros Formadores em Saúde Pública Rio de Janeiro, setembro de 2010. PARTICIPANTES ANTÔNIO IVO DE CARVALHO ENSP/FIOCRUZ MARCELO RASGA ENSP/FIOCRUZ

Leia mais

www.santanabertolami.com.br

www.santanabertolami.com.br www.santanabertolami.com.br Apresentação O Escritório tem como objetivo prestar serviços jurídicos de alto nível a clientes nacionais e estrangeiros. Fundado em 2005, o Escritório busca a combinação equilibrada

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Direito Comercial Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 1 - Ementa (sumário, resumo) Teoria geral do Direito Comercial.

Leia mais

Figura 2 - Alunos do 2º ano executando o programa

Figura 2 - Alunos do 2º ano executando o programa Desenvolvimento da consciência fonológica através de objetos de aprendizagem em computadores do programa UCA André Gustavo Schaeffer 1 Andressa Zortéa 2 Gabriela Munaretto Korf 3 1 Bacharel e Mestre em

Leia mais

12 a 14 de março de 2013, em Montevidéu, Uruguai

12 a 14 de março de 2013, em Montevidéu, Uruguai RELATÓRIO DE VIAGEM PARTICIPAÇÃO NA REUNIÃO DE COORDENADORES E VICE-COORDENADORES DE UNIDADES TEMÁTICAS, COMISSÕES, GRUPOS DE TRABALHO, COMISSÃO DIRETIVA E SECRETARIA TÉCNICA PERMANENTE DAS MERCOCIDADES

Leia mais

Redes Sociais (Facebook) e a difusão da informação: uma alternativa à mídia massificadora

Redes Sociais (Facebook) e a difusão da informação: uma alternativa à mídia massificadora Redes Sociais (Facebook) e a difusão da informação: uma alternativa à mídia massificadora Felipe José Carlini¹ Jéssica da Silva Rodrigues Cecim 1 1. Introdução Dentre as atividades planejadas do Programa

Leia mais

EDITAL N. 03/2015. Edital de Inscrição e Seleção ao Curso de Mestrado em Engenharia Química

EDITAL N. 03/2015. Edital de Inscrição e Seleção ao Curso de Mestrado em Engenharia Química EDITAL N. 03/2015 Edital de Inscrição e Seleção ao Curso de Mestrado em Engenharia Química 1. Informações Gerais A coordenação do da Universidade Federal de Goiás (PPGEQ-UFG), torna público, que no período

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA EM CURSOS SUPERIORES E SUBSEQUENTES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA EM CURSOS SUPERIORES E SUBSEQUENTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS OSÓRIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA

Leia mais

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 216, DE 2015

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 216, DE 2015 PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 216, DE 2015 (nº 1.360/2013, na Câmara dos Deputados) Aprova o texto do Memorando de Entendimento entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO PPGAN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO PPGAN UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO PPGAN PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO PPGAN PERÍODO

Leia mais

EVENTO DO DAAD: INTERCÂMBIO ACADÊMICO BRASIL-ALEMANHA

EVENTO DO DAAD: INTERCÂMBIO ACADÊMICO BRASIL-ALEMANHA INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA ITA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUANDOS DO ITA APG SERVIÇO ALEMÃO DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO DAAD EVENTO DO DAAD: INTERCÂMBIO ACADÊMICO BRASIL-ALEMANHA Rogério Adas Pereira

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

PROJETO DE LEI N O 4.746, DE 1998 (I)

PROJETO DE LEI N O 4.746, DE 1998 (I) PROJETO DE LEI N O 4.746, DE 1998 (I) Emile Boudens Consultor Legislativo da Área XV Educação, Desporto, Bens Culturais, Diversões e Espetáculos Públicos ESTUDO JULHO/2000 Câmara dos Deputados Praça dos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais

Leia mais

TÍTULO: PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS PROFISSIONAIS FORMANDOS DA ÁREA DE NEGÓCIOS DA FACIAP

TÍTULO: PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS PROFISSIONAIS FORMANDOS DA ÁREA DE NEGÓCIOS DA FACIAP Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS PROFISSIONAIS FORMANDOS DA ÁREA DE NEGÓCIOS DA FACIAP CATEGORIA: CONCLUÍDO

Leia mais

Secretaria de Estado da Educação

Secretaria de Estado da Educação Secretaria de Estado da Educação Gerência Executiva de Educação de Ensino Médio e Educação Profissional GEEMEP SELEÇÃO PARA INSTRUTORES DE TRÂNSITO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Seleção de instrutores

Leia mais

Ata da V Reunião do Comitê Nacional de Biotecnologia (CNB)

Ata da V Reunião do Comitê Nacional de Biotecnologia (CNB) Brasília, 27 de fevereiro de 2008. Ata da V Reunião do Comitê Nacional de Biotecnologia (CNB) O Sr. Francelino Grando, coordenador do CNB, iniciou a reunião apresentando a Sra. Maria Celeste Emerich (MMA)

Leia mais

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação R. Visconde do Rio Branco,210 Taubaté-SP CEP 12020-040 Tel.: (12) 3625-4217 e-mail.: prppg@unitau.

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação R. Visconde do Rio Branco,210 Taubaté-SP CEP 12020-040 Tel.: (12) 3625-4217 e-mail.: prppg@unitau. Programa de Pós-graduação - Mestrado em Engenharia Mecânica Instruções gerais para o Processo Seletivo Turma 2015 A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Engenharia mecânica da Universidade de Taubaté,

Leia mais

UVV POST Nº89 01/06 a 14/06 de 2015 UVV. Publicação quinzenal interna Universidade Vila Velha - ES. Produto da Comunicação Institucional

UVV POST Nº89 01/06 a 14/06 de 2015 UVV. Publicação quinzenal interna Universidade Vila Velha - ES. Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação quinzenal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional 2º SIMPÓSIO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA UVV-ES Em mais um ano, o evento movimentou o campus

Leia mais

UM NOVO CONCEITO EM ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS

UM NOVO CONCEITO EM ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS UM NOVO CONCEITO EM ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS Descubra como o SophiA Acervo pode ajudar sua instituição na catalogação, organização e recuperação de acervos dos mais diversos tipos, sejam eles objetos da

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Extensão

MANUAL DO CANDIDATO. Extensão MANUAL DO CANDIDATO Extensão Prezado(a) Candidato(a), Agradecemos o interesse pelos nossos cursos. Este manual contém informações básicas pertinentes ao curso, tais como: objetivos do curso e das disciplinas,

Leia mais

Plano de Estágio do Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Plano de Estágio do Curso Técnico em Segurança do Trabalho Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa Rua Júlia da Costa, 229. Colônia Dona Luiza. Ponta Grossa/ PR CEP: 84001-970 Plano de Estágio do Curso Técnico em Segurança do Trabalho 1. Identificação

Leia mais

Audiência Pública PL 2126 Marco Civil da Internet

Audiência Pública PL 2126 Marco Civil da Internet Câmara dos Deputados Audiência Pública PL 2126 Marco Civil da Internet Marcos Oliveira Diretor Executivo MPA Brasil Brasília, 12 de Junho de 2012 MPA Brasil A MPA está presente no Brasil desde 1940, e

Leia mais

CRITÉRIOS PARA ACEITAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU

CRITÉRIOS PARA ACEITAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA CRITÉRIOS PARA ACEITAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU (Versão Professor) Botucatu - SP Junho 2015 SUMÁRIO

Leia mais

Rede de Mobilizadores Curso Elaboração de Projetos Sociais

Rede de Mobilizadores Curso Elaboração de Projetos Sociais Rede de Mobilizadores Curso Elaboração de Projetos Sociais Atividade Final: Elaboração de pré-projeto Aluna: Maria Adélia Alves Sousa 1. Identificação do Projeto Título do projeto: Fomento para Horta Comunitária

Leia mais

BUSCA E VALORAÇÃO DE EQUIVALENTES EM ESPANHOL PARA TERMOS JURÍDICO-AMBIENTAIS EM SITES

BUSCA E VALORAÇÃO DE EQUIVALENTES EM ESPANHOL PARA TERMOS JURÍDICO-AMBIENTAIS EM SITES BUSCA E VALORAÇÃO DE EQUIVALENTES EM ESPANHOL PARA TERMOS JURÍDICO-AMBIENTAIS EM SITES DA INTERNET Diego Stigger Marins (CNPq/UFRGS) Maria da Graça Krieger (UFRGS) Introdução O presente trabalho é fruto

Leia mais

9ª Semana de Relações Internacionais Relações Internacionais: Pesquisa, Práticas e Perspectivas

9ª Semana de Relações Internacionais Relações Internacionais: Pesquisa, Práticas e Perspectivas 9ª Semana de Relações Internacionais Relações Internacionais: Pesquisa, Práticas e Perspectivas 2011 Chamada de Trabalhos Apresentação A Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNESP tem

Leia mais