2 24 = 16 milhões de cores A quantidade de pixel de uma área determinada forma a resolução da imagem.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2 24 = 16 milhões de cores A quantidade de pixel de uma área determinada forma a resolução da imagem."

Transcrição

1 INTRODUÇÃO O Adobe Photoshop é um software de edição e retoque de imagem, que permite criar e produzir imagens digitais de alta qualidade. Ele permite que você manipule fotolitos, slides e trabalhos gráficos, de várias maneiras. O programa combina com uma ampla variedade de ferramentas de seleção, de pintura e edição, correção de cores, além da capacidade de produzir efeitos especiais. Toda a imagem do Photoshop é constituída por uma grade de minúsculos quadrados chamados de pixels. Quando você pinta, retoca, corta, cola ou altera qualquer imagem no Photoshop, está mudando pixels. Um pixel é o menor elemento da imagem na tela. Na verdade a palavra pixel foi criada a partir de duas outras palavras, picture e element (imagem e elemento). Ao trabalhar com o Photoshop, você terá que pensar como pintor. Quando traça uma linha, cria uma forma ou digita um texto, você esta preenchendo pixels na tela, ou seja, pintando em uma tela eletrônica. À medida que você cria um objeto ou texto, ele "seca" sobre a tela, quase como se tivesse sido encaixado na tela do monitor. Os Pixels Como vimos anteriormente o Photoshop trabalha basicamente com pixels, por isso é chamado de programa raster. quanto menor a distância do pixel, melhor a definição da imagem. quanto maior a quantidade de pixel, maior o tamanho do arquivo. Pixels e Pontos geralmente são usados para imagens na tela. (72 ppi) ppi - sistema de pixels dpi - sistema de pontos Cada pixel contém 1 Bit. Número de cores do pixel 01 Bit = cores 07 Bits = cores 02 Bits = cores 08 Bits = cores ou 256 tons 03 Bits = cores 16 Bits = K de cores 04 Bits = cores 24 Bits = M de cores 05 Bits = cores 32 Bits= 2 32 bilhões de cores 06 Bits = cores R G B 8bits 8bits 8Bits 2 24 = 16 milhões de cores A quantidade de pixel de uma área determinada forma a resolução da imagem..1.

2 A cada pixel é atribuído um número potencial de cores (profundidade do bit) O conjunto resolução e profundidade do bit determinam o tamanho final do arquivo de uma imagem digital. A JANELA DO PHOTOSHOP Barra de Menus Barra de Título Barra de Ferramentas Barra de Porcentagem Indicador do Tamanho do Arquivo Clicando sobre a seta á direita do indicador do tamanho do arquivo, aparecerá um menu com as seguintes opções:.2.

3 onde: DOCUMENT SIZE: o número à esquerda indica o tamanho do documento sem qualquer layer e o à direita indica o tamanho do arquivo quando todas as layers e canais alfas forem adicionados à imagem. DOCUMENT PROFILE: perfil do documento. DOCUMENT DIMENSIONS: tamanho do rascunho. DOCUMENT PROFILE: perfil do documento. SCRATCH SIZES: o primeiro número indica a quanto de memória todos os documentos estão consumindo (bem como a memória em uso pela Área de tranferência). O segundo número revela a quantidade de RAM disponível para criar e editar suas imagens. Mais especificamente, é a memória disponível menos a memória da qual o Photoshop precisa para funcionar. Se o primeiro for maior que o segundo, você esta forçando o Photoshop a usar seu disco rígido para armazenar informações. Isso reduz bastante a rapidez nos processamnetos. EFFICIENCY: o número na tela indica a porcentagem das operações que o Photoshop realizou usando-se da memória RAM. Qualquer coisa menor que 100% indica que os arquivos temporários estão sendo criados e utilizados em seu disco rígido. TIMING: mostra o tempo que o Photoshop levou para exibir a última ação executada. CURRENT TOOL: ferramenta atual. BARRA DE FERRAMENTAS DO PHOTOSHOP.3.

4 1. A FERRAMENTA MOVE É utilizada para mover seleções e layer. Se você estiver trabalhando em uma layer, pode dar um clique e arrastar com a Ferramenta Move, a fim de mover todos os objetos de uma layer de uma única vez. 2. AS FERRAMENTAS DE SELEÇÃO Se você quiser fazer alguma alteração em um objeto, geralmente precisará primeiro selecioná-lo com uma dessas ferramentas. FERRAMENTA MARQUEE RECTANGULAR: cria seleções retangulares. FERRAMENTA MARQUEE ELLIPTICAL: cria seleções elípticas. SINGLE ROW MARQUEE TOOL: cria seleções de 1 pixel de largura na horizontal pelo comprimento do documento. SINGLE COLUMN MARQUEE TOOL: cria seleções de 1 pixel na vertical pelo comprimento do documento. 3 - A FERRAMENTA CROP É usada para recortar parte de uma imagem e remover o restante. Ela também pode ser usada para redimensionar uma imagem. 4. MAGIC HAND TOOL: (Varinha Mágica) seleciona de acordo com a similaridade de cores. Ela pode ser útil quando você deseja selecionar uma área que tenha uma cor diferente das outras áreas em sua imagem..4.

5 A opção Tolerance determina a tolerância em relação à similaridade de cores, quanto mais alto o valor mais tonalidades próximas vai selecionar e quanto mais baixa só tons muito aproximados serão selecionados. 5. LASSO TOOL: pode ser usada como uma ferramenta à mão livre; você a utiliza para contornar seleções de formas irregulares. 6. POLYGON LASSO: permite criar seleções poligonais de formato retilíneo quando você dá um clique em diferentes pontos na tela. Cada vez que você dá um clique, o Photoshop adiciona à seleção, criando uma linha de seleção intermitente a partir de um clique de mouse até o seguinte. Para fechar a seleção você novamente dá um clique no ponto inicial, ou dá um clique duplo em qualquer lugar na janela de imagem na tela. 7. MAGNETIC LASSO TOOL: age como o laço polígono, mas busca os pixels (gruda nos pixels) da imagem a ser selecionada ajudando na definição da seleção. AS FERRAMENTAS DE PINTURA 8. A FERRAMENTA PAINTBRUSH TOOL: é a versão do Photoshop para o pincel de um artista. Ela pinta com a cor de primeiro plano, com a espessura de traço que você escolher. Utilizando as opções Fade da ferramenta, você pode criar cores que se desvanecem, ou se dissolvem na medida que pinta. A Ferramenta Paintbrush, assim como a Pencil, lhe permite conectar traços pintados pressionando-se SHIFT enquanto você dá o clique com o mouse. Além disso, quando ativada, a paleta Brushes lhe apresenta vários pincéis suavizados, não disponíveis na Pencil. 9. FERRAMENTA PENCIL TOOL: além de emular um lápis, traça linhas entre cliques de mouse, apaga pintando com a cor de fundo e também lhe permite escolher diferentes tamanhos de grafites na paleta brushes. Não importa o tamanho e a forma da ponta do pincel, a ferramenta pencil sempre pintará com traço mais espesso, diferente da Paintbrush e Airbrush, que podem pintar de maneira suave. A paleta Pencil Options:.5.

6 A opção Auto Erase permite que a ferramenta pencil funcione como um apagador. Lembre-se apagar no Photoshop, significa pintar com a cor de fundo. Quando começamos pintar com a ferramenta Pencil e a opção Auto Erase estiver ativada, os traços terão a cor de primeiro plano, quando soltarmos o botão do mouse e começarmos a pintar a partir de um ponto do traço criado anteriormente, será pintado com a cor de segundo plano. Mantendo a tecla SHIFT pressionada, a ferramenta Pencil conecta seus cliques com o mouse. 10. FERRAMENTA ERASER TOOL: Apaga (pinta) com a cor de fundo, entretanto se você estiver trabalhando em uma layer, a Ferramenta Eraser ignora a sua cor de fundo e limpa sua imagem, substituindo-a por um fundo transparente. A paleta Eraser Option Paleta Options da Ferramenta Eraser:.6.

7 FERRAMENTAS PARA EDIÇÃO DE IMAGENS 11. FERRAMENTA SMUDGE TOOL: permite misturar cores como se você estivesse manchando com o dedo. Quando você usa essa ferramenta o Photoshop inicia com a cor na qual você deu o clique e mistura-a com as cores sobre as quais você arrasta. Além de combinar cores e misturar tintas, ela pode ser usada para produzir efeito de aquarela em sua imagem. Obs: A Ferramenta Smudge não pode ser usada com imagens Indexed Color ou Bitmap. Ela pode ser usada para suavizar rugas e remover manchas indesejáveis na pele. A paleta Smudge Tool Option A opção Finger Painting, adiciona novas cores à imagem, mancha usando a cor de primeiro plano quando é dado um clique e o mouse é arrastado. 12. A FERRAMENTA BLUR TOOL: utilizada para suavizar arestas agudas e corrigir qualquer pixelização causada por excesso de acentuação. Trabalhe essas arestas primeiro com a configuração baixa de Pressure na paleta Focus Tools Options, para não embaçar demasiadamente a imagem. Mode: DARKEN: apenas as cores mais claras serão afetadas LIGHTEN: somente as cores mais escuras serão afetadas HUE: apenas os valores de matiz serão manchados SATURATION: apenas os valores de saturação serão mudados COLOR: neste modo você mancha com Hue e Saturation de uma cor que esta sendo aplicada. LUMIMOSITY: somente os valores de luminosidade serão mudados 13. A FERRAMENTA SHARPEN TOOL: utilizada para acentuar áreas de uma imagem. Antes de começar a acentuar sua imagem, escolha um tamanho de pincel na Paleta Brushes e um valor Pressure na Paleta Focus Tool Options. Obs: A acentuação exagerada provoca a pixelização..7.

8 14. FERRAMENTA RUBBER STAMP TOOL: (carimbo) é uma ferramenta de múltiplas utilidades. Embora possa ser usada para reverter, aplicar um Padrão (Pattern) ou criar um efeito impressionista, sua característica mais valiosa, é sem dúvida, a capacidade de duplicação ou clonagem. Obs: Clonar significa escolher partes de uma imagem e duplicá-las em áreas no mesmo arquivo, ou em outro arquivo. Isso é diferente de copiar e colar. Durante a clonagem o Photoshop faz amostragem, ou lê, uma área de origem e duplica-a em uma área de destino. Clone (aligned): permite duplicar diferentes partes de uma imagem, para diferentes áreas do mesmo arquivo ou de outro arquivo. Quando você usa a opção aligned (alinhada) o Photoshop, mantém a mesma relação de distância e ângulo entre a área de origem onde você esta lendo e a área de destino onde a duplicata aparece. Clone (non-aligned): mantém automaticamente uma amostra da área de origem, assim você pode duplicar a mesma amostra em muitos lugares após soltar o mouse. 15. FERRAMENTA SPONGE TOOL: é usada para aumentar ou diminuir a saturação ou a intensidade de uma cor. Quando a saturação é adicionada a uma cor, o nível de cinza da mesma é reduzido: assim ela se torna menos neutra. Ela também pode ser usada para dessaturar ou diminuir a intensidade de uma cor. A opção Desature da ferramenta Sponge pode ser bastante útil quando uma imagem RGB Color exibe cores CMYK que estão fora da gama. Friccionado-se a ferramenta Sponge sobre essas cores fora da gama, você pode diluí-las gradualmente, de modo que caiam no espectro CMYK de cores imprimíveis. 16. A FERRAMENTA BURN TOOL: utilizada para escurecer áreas de uma imagem. A Paleta Toning Tools Options Shadows: são os componentes mais escuros de uma imagem (em fotografia são sa baixas luzes). Midtones: meios-tons estão entre os pontos mais brilhantes e as sombras. Higthligt: são os componentes mais brilhantes de uma imagem (em fotografia são as altas luzes). Obs: No menu suspenso Tool podemos selecionar quais das três ferramentas queremos utilizar: Dodge, Burn ou Sponge..8.

9 17. A FERRAMENTA DODGE TOOL: utilizada para clarear áreas de uma imagem. A paleta Option desta ferramenta é a mesma da ferramenta Burn. AS FERRAMENTAS DE TEXTO 18. FERRAMENTA TYPE MASK TOOL: quando você digita texto com essa ferramenta, o Photoshop cria uma seleção na tela que tem a forma do texto. O texto não é pintado automaticamente com a cor de primeiro plano. Para colorir o texto você pode pintar ou colorir sobre ele. Quando você preenche ou pinta, a seleção do texto funciona como um estêncil, ou máscara, na tela, significando que apenas a área do texto mascarada será preenchida ou pintada. A principal vantagem de usar a ferramenta type é que o texto é automaticamente criado em uma Layer, isso significa que você pode mover facilmente o texto e manipulá-lo independente de outras Layers. CAIXA DE DIÁLOGO TYPE TOOL FERRAMENTAS DE CRIAÇÃO E EDIÇÃO DE PATHS Um Path pode ser um ponto, uma linha ou uma curva, mas habitualmente é uma série de segmentos de linha ou segmentos de curva conectados por seus pontos extremos. Como eles não se anexam aos pixels de fundo na tela, os paths podem ser facilmente reformatados, novamente selecionados e movimentados. Dessa forma, os paths podem ser de qualquer objeto criado com as ferramentas de pintura do Photoshop e diferentes de qualquer seleção criada pelas ferramentas de seleção do Photoshop. A maneira mais comum de criar um paths é usar a ferramenta Pen. ela funciona em conjunto com a paleta Paths onde estão os comandos que possibilitam que os paths sejam preenchidos, movimentados e transformados em seleções..9.

10 19. FERRAMENTA PEN TOOL: (caneta) lhe permite criar Paths curvos ou retos. Os Paths geralmente são usados para crias formas para máscaras. Uma máscara pode ser usada para criar um estêncil eletrônico na tela que protege áreas da imagem para que elas não sejam alteradas enquanto você trabalha em uma área desprotegida (área selecionada). Rubber Band: quando esta opção esta selecionada, um segmento de path acompanha a ferramenta Pen após um ponto de âncora ser criado. A medida que você move a ferramenta Pen pela tela, o segmento é exibido a partir de seu último clique de mouse até a posição atual da caneta. 20. FERRAMENTA CONVERT ANCHOR POINT TOOL: permite transformar uma aresta suave de um path em uma aresta aguda, e vice-versa. 21. FERRAMENTA DELETE ANCHOR POINT TOOL: permite que sejam excluídos pontos dos paths já criados. 22. FERRAMENTA ADD ANCHOR POINT TOOL: permite que sejam acrescentados pontos aos paths já criados. 23. FERRAMENTA DIRECT SELECTION TOOL: permite selecionar (e desfazer a seleção) paths de forma que eles possam ser movidos e editados..10.

11 A PALETA DOS PATHS Ícone de preenchimento de Paths Ícone de contorno do Paths. Ícone de trash de path Ícone de New path Ícone de carga de paths Ícone criando work path a partir da seleção Ícone de preenchimento de Paths: preenche com a cor de primeiro plano. Ícone de contorno do Paths: faz o contorno com a cor de primeiro plano e com a espessura do pincel selecionado na paleta Brushes. Ícone de carga de paths: transforma o path em uma seleção. Ícone criando work path a partir da seleção: cria um path sem nome Ícone de New path: cria um novo path Ícone de trash de path: apaga um path As ferramentas do Photoshop e muitos de seus comandos não afetarão um path, a menos que, primeiro você o converta em uma seleção..11.

12 24. FERRAMENTA GRADIENT TOOL: permite preencher a tela ou uma seleção com um dégradé, que muda gradualmente de uma cor para outra ou de uma cor para a transparência. Os degrades freqüentemente são usados para produzir efeitos de iluminação e sombreado, bem como para criar rapidamente fundos visuais agradáveis. Os degrades são criados, controlados e editados por meio da paleta Gradient Tool Options. A PALETA GRADIENT TOOL OPTIONS 25. FERRAMENTA LINE TOOL: utilizada para criar linhas verticais, horizontais ou linhas na diagonal em incrementos de 45 graus. A PALETA LINE TOOL OPTIONS 26. FERRAMENTA EYEDROPPER TOOL: é usada como amostragem para ler a cor de uma imagem para que ela possa ser usada como cor de primeiro plano ou de fundo. Para isto basta você clicar sobre a área da imagem onde esta a cor que você deseja obter e o Photoshop mudará a cor de primeiro plano instantaneamente para tom especial que você precisa. Mantendo a tecla ALT pressionada enquanto clica sobre a cor que deseja obter ela será aplicada à cor de segundo plano. A PALETA EYEDROPPER OPTIONS 27. FERRAMENTA PAINT BUCKET TOOL: utilizada para pintar e preencher. A PALETA PAINT BUCKET OPTIONS Tolerance: o intervalo de tolerância para esta ferramenta varia de 0 a 255, se você digitar um valor baixo no campo tolerance o Photoshop aplicará a cor de primeiro plano em áreas contíguas que sejam muito similares em cor ao pixel no qual o clique foi dado. Se digitar um valor alto, o.12.

13 Photoshop aplica a cor de primeiro plano sobre áreas contíguas que variem bastante em relação ao pixel no qual o clique foi dado. 28. FERRAMENTA ZOOM TOOL: aumenta ou diminui a ampliação de uma imagem. Para utilizá-la basta clicar com a ferramenta sobre a imagem e aumentar o zoom e para diminuir mantenha pressionada a tecla ALT enquanto clica. Como teclas de atalhos temos CTRL + e CTRL- PALETA ZOOM TOOL OPTIONS 29. FERRAMENTA HAND TOOL: (mão) permite deslizar o documento para visualizar áreas que não caibam na janela do Photoshop. Quando qualquer outra ferramenta estiver ativa você pode ativá-la, bastando pressionar a tecla Barra de Espaço. 30. ÍCONE SWITCH COLOR: muda a cor do ícone Foreground Color para a cor do ícone Background Color e vice-versa. Você também pode pressionar X no teclado para alternar entre as cores de primeiro e segundo plano. 31. ÍCONES FOREGROUND COLOR E BACKGROUND COLOR: exibem as cores de primeiro e segundo plano. Clicando sobre qualquer um desses ícones, aparecerá a caixa de diálogo Color Picker do Photoshop, que permite mudar essas cores. 32. ÍCONE DEFAULT COLOR: restaura as cores padrão para a cor de primeiro plano (preto) e a cor de fundo (branco). Pressionar a tecla D no teclado também restaurará as cores padrão. 34. EDIT IN QUICK MASK MODE: permite criar, visualizar e editar uma máscara. Isso possibilita observar seu trabalho através de um overlay e editar áreas em um recorte (similar a um rubylith um filme vermelho que é usado para proteger áreas na impressão). A área fora do recorte é normalmente protegida; a área interna esta desprotegida. Se você não esta familiarizado com o conceito de máscara, imagine um pintor que usa fita adesiva para poder pintar, sem borrar as áreas vizinhas. Após estar no modo Quick Mask, você pode criar uma máscara e editar sua forma com as ferramentas de seleção, bem como com as ferramentas de pintura..13.

14 35 FULL SCREEN MODE: a janela é ampliada de modo que ocupe toda a tela de vídeo e oculte os menus. 36 FULL SCREEN MODE WITH MENU BAR: amplia a janela de modo que ocupe toda a tela de vídeo. 37- STANDARD SCREEN MODE: representa a janela padrão. Obs: A tecla de atalho para alternar entre as exibições da tela é F. 38. JUMP TO IMAGE READY: vai para o aplicativo Image Ready. 39. SLICE TOOL: divide a imagem preparando-a para inserção em uma página web. 40. SLICE SELECT TOOL : seleciona as divisões. 41. NOTES TOOL: adiciona notas textuais ou gravação de áudio. Opções do Notes 42. HEALING BRUSH TOOL: corrige imperfeições usando amostras de pixels extraídos de uma imagem ou padrão (como a ferramenta Rubber Stamp)..14.

15 43. PATCH TOOL: repara uma área com os pixels usados como amostra, ou seja, seleciona a área a ser reparada, com o conta gotas seleciona-se os pixels de amostragem e delete. 44. RECTANGLE TOOL: usado para desenhar formas geométricas básicas. MODOS DE PINTURA E EDIÇÃO As maiorias das ferramentas de pintura e edição possuem em sua paleta um menu suspenso com uma grande variedade de modos de pintura também chamados de modo de edição. Esses modos geralmente são usados para mudar cores e criar ao pintar, ao colar ou ao misturar áreas previamente coloridas. A maneira pela qual essas áreas são afetadas depende do modo de pintura/edição, da cor que esta sendo aplicada e do intervalo de pixels existentes na área afetada. Além da paleta options, os modos de pintura/edição também podem ser configurados na paleta layers e em várias caixas de diálogo, como aquelas para Fill, Stroke, Fill Path, Apply Image, Calculations e New Layer. A seguir, veremos uma descrição básica dos modos de pintura/edição. Normal: substitui cada pixel subjacente pela cor que esta sendo aplicada. Obs: O modo Normal muda para Threshold quando você está editando um arquivo Bitmap ou indexed Color. Dissolve: a cor de pintura substitui aleatoriamente os pixels subjacentes. A cor resultante é a mistura da cor de pintura com a cor dos pixels subjacentes originais. Behind: este modo só estará disponível quando se trabalha em uma layer diferente de Background. Ele simula o efeito de pintar por trás de uma imagem na tela. Multiply: este modo multiplica os valores de cor, fazendo com que os pixels subjacentes sejam escurecidos. Sempre que uma cor for aplicada, os pixels receberão mais tinta daquela cor. Pintar nesse modo simula aplicar marcadores coloridos sobre uma imagem..15.

16 Overlay: os pixels subjacentes são protegidos ou multiplicados para combinar com a cor que esta sendo aplicada.. Quando você pinta, as cores subjacentes mais escuras fazem com que a cor que esta sendo aplicada seja multiplicada; as cores mais subjacentes mais claras fazem com que a cor seja protegida. Ao pintas sobre imagens os destaques e as sombras são protegidos. Este modo não tem efeito algum quando se pinta sobre pixels brancos ou pretos. Screen: este modo branqueia os pixels subjacentes, deixando-os no tom da cor que esta sendo aplicada. Se você aplicar repetidamente a cor no modo Screen, os pixels ficarão cada vez mais claros. Oeste modo é o oposto do Multiply Soft Ligth: este modo produz o efeito de apontar um refletor de luz suave para uma imagem. Se sua cor de pintura for mais clara que os pixels subjacentes, a imagem será destacada, caso contrário, a imagem será escurecida. O efeito é o de uma luz difusa, não forte sendo aplicada. Hard Ligth : este modo produz o efeito de apontar um refletor de luz forte para uma imagem. Se sua cor de pintura for mais clara que os pixels subjacentes, a imagem será destacada, caso contrário, a imagem será escurecida. Pintar com preto neste modo produz preto, pintar com branco produz branco. Color Dodge: este modo clareia áreas da imagem, funcionando similar à ferramenta dodge. Pintar neste modo não tem efeito algum se a cor de pintura for preto. Color Burn: este modo escurece áreas da imagem, funcionando similar à ferramenta burn. Pintar neste modo não tem efeito algum se a cor de pintura for branco. Darken: este modo afeta apenas as cores mais claras do que a cor que esta sendo aplicada, fazendo com que aquelas sejam escurecidas pela cor de pintura. Quando este efeito é usado, o Photoshop compara os valores da cor de pintura, com o valor da cor subjacente, e a seguir cria uma cor combinada usando os valores de pixels mais claros. Ex: R100, G50, B25 for pintado sobre R25, G100, B75 em modo Darken, a cor resultante será R25, G50, B25 Lighten: é o oposto do Darken, somente os pixels mais escuros do que a cor que você esta aplicando são alterados. As cores mais escuras são clareadas pela cor de pintura. Ex: R100, G50, B25 for pintado sobre R25, G100, B75 em modo Lighten, a cor resultante será R100, G100, B75 Difference: este modo subtrai os valores da cor de pintura a partir dos valores de cor dos pixels subjacentes. Ao usar difference lembre-se que o valor pixel do preto é 0 e do branco é 255. Ex: R100, G50, B25 for pintado sobre R25, G100, B75 em modo Difference, a cor resultante será R75, G50, B50.16.

17 No modo Difference pintar: com preto: não tem efeito algum nos pixels subjacentes sobre o preto: produz a cor que você esta pintando (porque você esta subtraindo um valor de cor a partir do zero) Exclusion: esse modo é similar ao Difference, exceto que a cor resultante é mais suave. No modo Exclusion pintar: com preto: não produz efeito algum sobre o branco: produz o inverso da cor com a qual você esta pintando com branco: produz o inverso da cor sobre a qual você esta pintando Hue: quando pinta ou edita neste modo, você pinta apenas o matiz da cor de pintura. Assim, somente o valor Hue dos pixels é alterado pela cor de pintura, não seus valores Saturation e luminosity. Aplicar cores ao pixel branco e preto, no modo Hue não produz efeito algum. Saturation: quando você edita ou aplica cor neste modo, pinta com o valor Saturation da cor de pintura. Assim, somente os valores Saturation de pixels subjacentes mudarão. Aplicar cores ao pixel branco e preto, no modo Saturation não produz efeito algum. Color: neste modo você pinta com Hue e Saturation de uma cor que esta sendo aplicada. Os valores Hue e Saturation dos pixels subjacentes mudarão, mas a Luminosity não. O modo Color é freqüentemente usado para colorizar imagens cinza ou monocromáticas, pois os contornos e os tons subjacentes aparecerão através da cor que esta sendo aplicada. O efeito é similar ao de colorizar filmes em preto e branco. Luminosity: este modo mede o brilho de uma cor.. A pintura neste modo pinta-se apenas com o valor de luminância de uma cor, os valores de claridade e escuridão dos pixels de uma cor subjacente mudarão, mas não os valores de cor - este modo é o oposto do color. PALETAS FLUTUANTES DO PHOTOSHOP Ao contrário de outras janelas as paletas sempre flutuam acima de sua janela ativa. As paletas do Photoshop são acessadas dando-se um clique no Menu Windows e, em seguida escolhendo: Por padrão muitas paletas são organizadas em grupos. Um grupo é essencialmente uma janela que contém várias paletas. Uma paleta pode ser movida de um grupo para outro, para isto basta arrastá-la do grupo onde esta para o grupo onde deseja incluí-la. Ainda podemos retirá-la de um grupo para usá-la individualmente na tela..17.

18 O Photoshop dispões das seguintes paletas: - Show Brushes - Show Options - Show Color - Show Swatchs - Show Layer - Show Channels - Show Paths - Show Info - Show Navigator e - Show Actions Agora, examinaremos uma a uma. A PALETA BRUSHES Essa paleta será usada para escolhermos o tamanho do pincel que desejamos utilizar e se ele será suave ou duro. Agora, veremos como funcionam os comandos do Menu Suspenso da paleta Brushes:.18.

19 A PALETA OPTIONS A paleta Options fornece opções para a ferramenta atualmente selecionada. As opções desta paleta variam de acordo com a ferramenta selecionada conforme podemos ver no capítulo onde descrevemos as ferramentas e suas paletas. A PALETA COLOR Na paleta Color podemos configurar as cores de primeiro e segundo plano, usando controles deslizantes baseados nos modelos de cores como RGB e CMYK, ou dando um clique na barra de espectro (ou gamut gama) de cores, localizado na parte inferior da paleta. O menu suspenso permite alternar entre vários modelos de cores..19.

20 A PALETA SWATCHES É usada para selecionar rapidamente uma cor de primeiro plano ou de fundo, dando-se um clique em uma amostra. O menu suspenso da paleta Swatches permite que amostras sejam adicionadas à paleta, salvas no disco e recarregadas. Para adicionar uma nova cor na paleta Swatches, basta posicionar o ponteiro do mouse na área cinza à direita da última amostra de cor. Quando o ponteiro transformar-se em um balde de tinta, dê um clique para criar uma amostra de sua cor ativa (de foreground). A PALETA STYLES É usada para selecionar rapidamente um estilo, dando-se um clique em uma amostra. A PALETA LAYERS Uma layer é semelhante a uma lâmina de acetato transparente que pode ser colocada sobre a área de trabalho do arquivo. Os objetos em uma layer podem ser facilmente movidos, independe dos.20.

21 objetos em outra layer. Isso fornece um meio extremamente eficiente de compor imagens e de visualizar seus efeitos. Esse ícone indica que a imagem esta visível. Para torná-la oculta basta clicar sobre o ícone. Quando temos mais de uma layer e queremos ocultá-la, basta passar o ponteiro do mouse (pressionado) sobre a coluna do ícone olho. Este ícone indica a Layer onde estamos trabalhando, a layer em edição Quando aparecer esse ícone na mesma posição do ícone pincel, significa que esta layer esta vinculada (existe um link) à layer que esta com o ícone de edição (pincel). Para vincular uma layer, basta dar um clique na coluna de vinculação que fica entre o nome da layer e o ícone do olho..21.

22 New Layer: cria uma nova layer, mostrando uma caixa de diálogo onde podemos definir características como nome, modo etc. New Adjustment Layer: este comando cria uma nova layer permitindo corrigir cores e fazer ajustes em sua imagens através de uma máscara. Duplicate Layer: duplica a layer que estiver selecionada, mostrando uma caixa de diálogo onde podemos definir, o nome e onde ela deverá ser adicionada. Delete Layer: exclui o layer selecionado Merge Visible: une todas as layers visíveis na layer background, ou na layer que estiver sendo editada no arquivo. Caso tenha alguma layer oculta, esta não será afetada. Depois que as layers são mescladas o tamanho do arquivo é reduzido Flatten Image: também comprime layers visíveis e reduz o tamanho do arquivo. A diferença entre o comando Merge Layers e Flatten Layers é que o Flatten Layers remove todas as layers ocultas do arquivo. Palette Option: abre uma caixa de diálogo onde podemos configurar o tamanho do thumbnail (uma imagem conveniente do que há exatamente em cada layer). A PALETA CHANNELS Um channel (chamado de canal) é similar a uma chapa na impressão gráfica. A paleta Channel lhe permite visualizar facilmente um canal ou editar uma imagem em um canal. Ela apresenta diferentes canais dependendo do modelo cromático da imagem do arquivo atual. Se você estiver trabalhando em um arquivo colorido RGB, ela apresentará canais separados para cada um dos componentes de cores Red, Green e Blue da imagem juntamente com o RGB composto. Se você estiver visualizando na tela um arquivo colorido CMYK, a paleta channels exibirá os canais separados para Cyan, Magenta, Yellow e Black, juntamente com o CMYK composto. Para alterar os valores de um componente, basta dar um clique sobre ele na paleta e fazer as alterações. O menu suspenso da paleta Channels é bastante semelhante ao da paleta Layers onde:.22.

23 New Channel: cria um novo canal alfa. Você pode então criar uma máscara a partir do zero, usando uma ferramenta de pintura, de edição ou de seleção. Para usar a máscara como uma seleção, você deve executar o comando Select/Load Selection. Duplicate Channel: permite criar uma duplicata exata de um canal. Esse comando pode colocar uma duplicata de um canal em um arquivo existente ou em um novo arquivo. Delete Channel: permite excluir um canal desde que o mesmo esteja selecionado. Split Channels: esta opção estará disponível apenas para imagens chapadas (sem layers), sua função é dividir os canais de uma imagem colorida em arquivos separados. Merge Channels: esta opção também só estará disponível para imagens chapadas, sua função é combinar canais separados em uma imagem composta. Palette Option: abre uma caixa de diálogo onde podemos configurar o tamanho do thumbnail (uma imagem conveniente do que há exatamente em cada layer)..23.

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo.

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo. O que é o Gimp? O GIMP é um editor de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos e logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando o paradigma de camadas, remover

Leia mais

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1... 3 Apresentação do Photoshop... 3 Barra de Menus... 3 Barra de Opções... 3 Barra de Ferramentas...4

Leia mais

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração:

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: PS02_02-08: Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA Exercícios: 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: 2) Finalize a configuração. A janela da imagem, também chamada de tela

Leia mais

Conceitos do Photoshop. Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores

Conceitos do Photoshop. Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores Conceitos do Photoshop Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores Bitmap Image Conceito de pixel Imagem bitmap x imagem vetorial Pixel x bits Resolução de tela e imagem 72 pixel/inch 300

Leia mais

Conteúdo Programático do Photo Shop

Conteúdo Programático do Photo Shop O Ambiente Adobe Photoshop Conteúdo Programático do Photo Shop Características das Imagens Imagens Vetoriais e de Bitmap Tamanho e Resolução de Imagens Modos de Cores Formatos de Arquivo A Iniciação de

Leia mais

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN Com o Corel você vai trabalhar com um dos aplicativos mais usados no campo do design e da auto-edição, já que permite operar com dois tipos de gráficos (vetoriais

Leia mais

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática O Paint é o programa de edição de imagens padrão do Windows, ao instalar o sistema o Paint é instalado automaticamente. Provavelmente,

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

Textos com o Photoshop

Textos com o Photoshop Textos com o Photoshop Texto 1 Efeito Glow 1 Criar nova imagem em formato RGB 2 Aplicar cor ao fundo 3 Selecionar a ferramenta "Horizontal Type Mask Tool" e escrever o seu texto (usar no mínimo fonte tamanho

Leia mais

CURSO PHOTOSHOP PARA FOTÓGRAFOS

CURSO PHOTOSHOP PARA FOTÓGRAFOS Capítulo 1 Introdução Introdução Faça suas próprias fotos ao longo do curso A fotografia e o Photoshop Capítulo 2 Dicas para obter sucesso com o Photoshop Você precisa conhecer tão bem de fotografia quanto

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Uruaçu - 2009 Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu Rua Maranhão Quadra 02 Lote 01 Bairro JK Uruaçu Goiás Telefone: (62)3357-4237 - Fax : 3357-4217 E-mail nteuruacu@hotmail.com

Leia mais

Imagem digital 2. Resolução x dimensão da imagem

Imagem digital 2. Resolução x dimensão da imagem Uma imagem bitmapeada é formada por um conjunto de pixels. gerados no momento da digitalização da imagem (através do scanner ou câmera digital). PRODUÇÃO GRÁFICA 2 Imagem digital 2 Resolução x dimensão

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

Organização de uma sequência para tratamento de imagem

Organização de uma sequência para tratamento de imagem Aula 7 Tratamento Organização de uma sequência para tratamento de imagem SEMPRE guarde o arquivo original. Crie uma pasta para as imagens tratadas Verifique a qualidade da imagem e também se a resolução

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Capítulo 10 Inserindo figuras e objetos... 2 Configurando AutoFormas... 2 Criando Caixas de Texto... 3 Inserindo Linhas e Setas... 3 Utilizando WordArt... 4 Inserindo Figuras... 5 Configurando figuras...

Leia mais

Tutorial Paint Brush

Tutorial Paint Brush Tutorial Paint Brush GET da Engenharia Computacional Curso de Mídias Digitais Jan 17, 2011 GET da Engenharia Computacional Tutorial Paint Brush 1/27 O Paint é um programa utilizado para a criação de desenhos

Leia mais

MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS

MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS Utilizando Camadas As camadas representam uma forma efetiva para organização do trabalho. Podemos imaginar as camadas como películas sobrepostas onde podemos desenhar.

Leia mais

PHOTOSHOP. Menus. Caixa de Ferramentas:

PHOTOSHOP. Menus. Caixa de Ferramentas: PHOTOSHOP Universidade de Caxias do Sul O Photoshop 5.0 é um programa grande e complexo, é o mais usado e preferido pelos especialistas em editoração e computação gráfica para linha PC. Outros programas

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Fotografia Digital. Aula 1

Fotografia Digital. Aula 1 Fotografia Digital Aula 1 FOTOGRAFIA DIGITAL Tema da aula: A Fotografia 2 A FOTOGRAFIA A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Versão 3.2. 1. Apresentação. Parte I. Vivaldo Armelin Júnior

Versão 3.2. 1. Apresentação. Parte I. Vivaldo Armelin Júnior Versão 3.2 2010 1. Apresentação Parte I Vivaldo Armelin Júnior Esta é a janela principal do BrOffice Impress. Um programa para edição de apresentações, que é livre, seu código é aberto e ainda... grátis.

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

Informática Básica para o PIBID

Informática Básica para o PIBID Universidade Federal Rural do Semi Árido Programa Institucional de Iniciação à Docência Informática Básica para o PIBID Prof. Dr. Sílvio Fernandes Roteiro O Tamanho e Resolução de imagens O Compactação

Leia mais

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard.

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard. 1 Windows Movie Maker XP O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos que permite criar e editar filmes caseiros, inserindo efeitos, músicas, legendas e transições. O vídeo pode ser criado a

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas:

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Criando arquivo novo Seleções Cor uniforme Lata de Tinta Criando camadas Janela

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Iniciando o Spectacle 6 3 Como usar o Spectacle 7 3.1 Capturar uma imagem...................................

Leia mais

Abra um novo documento com tamanho 468x60 e adicione um fundo na cor branca, vamos montar a primeira moldura do nosso banner.

Abra um novo documento com tamanho 468x60 e adicione um fundo na cor branca, vamos montar a primeira moldura do nosso banner. FIREWORKS 1- BANNER ANIMADO - banner tamanho 468 x 60px (full banner). Abra um novo documento com tamanho 468x60 e adicione um fundo na cor branca, vamos montar a primeira moldura do nosso banner. Agora

Leia mais

Slice Tool - Ferramenta Fatia

Slice Tool - Ferramenta Fatia Faculdade de Tecnologia da Paraíba CURSO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA A INTERNET DISCIPLINA DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB ESTÁTICAS PERÍODO: P2 Semestre: 2008.2 PROFESSOR Geraldo Rodrigues

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

Quatro para três (4:3): vou virar freguês!

Quatro para três (4:3): vou virar freguês! Uma breve introdução ao Photoshop. Embora várias ferramentas de manipulação de imagens sejam mais baratas e um pouco mais fáceis de utilizar, o Photoshop é a ferramenta mais importante de manipulação de

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Criar um logotipo Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um logotipo para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

Criando Quiz com BrOffice.impress

Criando Quiz com BrOffice.impress Criando Quiz com BrOfficeimpress A ferramenta de apresentação possibilita o desenvolvimento de várias atividades interativas como: Sete erros Quiz (Perguntas/Respostas), Colocar em ordem objetos, alfabeto,

Leia mais

Sumário. Computação Gráfica Illustrator

Sumário. Computação Gráfica Illustrator 1 Sumário Área de trabalho... 2 Barra de tarefas... 5 Menu ajuda... 6 Menu janela... 7 Menu exibir... 8 Menu efeito... 9 Menu selecionar... 10 Menu tipo... 10 Menu objeto... 12 Menu editar... 13 Menu arquivo...

Leia mais

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte II CAPÍTULO 4 Formas e Efeitos Mover Autoforma Clique sobre qualquer parte da linha de contorno, mantenha o mouse pressionado e arraste até o ponto que desejar.

Leia mais

Adobe Photoshop CS5. Aula 5

Adobe Photoshop CS5. Aula 5 Adobe Photoshop CS5 Aula 5 Tema da aula: Mudando a cor dos olhos Assuntos tratados nesta aula: Criar nova camada Renomear camada Ferramenta Zoom Ferramenta Pincel Definindo Cor do Primeiro Plano Regulagem

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWERPOINT BÁSICO Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWER POINT INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Pré-requisitos para fazer este curso É necessário possuir conhecimentos em informática básica, internet e muita vontade para aprender.

Pré-requisitos para fazer este curso É necessário possuir conhecimentos em informática básica, internet e muita vontade para aprender. Descrição do curso O curso de Edição Profissional de Imagens com o Photoshop CS6 Extended foi desenvolvido para que o aluno obtenha todas as habilidades necessárias para, ao final do mesmo, ser capaz de

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

MANUAL Photo Álbum photo design software

MANUAL Photo Álbum photo design software MANUAL Photo Álbum photo design sowtware MANUAL Photo Álbum photo design software ÍNDICE 1. Requisitos mínimos de sistema...4 2. Guia de instalação...4 5. Caixa de edição...14 5.1. Pictures (Fotos)...14

Leia mais

WEB DESIGN ELEMENTOS GRÁFICOS

WEB DESIGN ELEMENTOS GRÁFICOS ELEMENTOS GRÁFICOS Parte 4 José Manuel Russo 2005 24 A Imagem Bitmap (Raster) As imagens digitais ou Bitmap (Raster image do inglês) são desenhadas por um conjunto de pontos quadrangulares Pixel alinhados

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

Lista de Atalhos para Photoshop em Mac e Windows

Lista de Atalhos para Photoshop em Mac e Windows Lista de Atalhos para Photoshop em Mac e Windows Nota: incluímos apenas os atalhos que funcionam no teclado português GERAIS Operação Macintosh Windows Mostrar/esconder todas as paletas Tab Tab Mostrar/esconder

Leia mais

Fechamento de Arquivo Preparando arquivos para Impressão Arquivos.PDF Criando PDF s a partir do Illustrator Visualizando PDF`s Imprimindo o documento

Fechamento de Arquivo Preparando arquivos para Impressão Arquivos.PDF Criando PDF s a partir do Illustrator Visualizando PDF`s Imprimindo o documento Designer Gráfico (Carga horária: 60hs) Adobe Ilustrador CS4 O objetivo do curso de Design Gráfico(Photoshop/Illustrator/Indesign) é iniciá-lo no mercado de trabalho na área de criação e design de materiais

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS

APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS Respostas do Capítulo 1 1. Caça-palavras - Localize as seguintes palavras: APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS IMAGEM 03 2. Use as palavras do quadro para completar

Leia mais

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados.

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados. MANUAL GDS TOUCH Versão: 1.0 Direitos reservados. GDS TOUCH PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO O GDS Touch é um painel wireless touch-screen de controle residencial, com design totalmente

Leia mais

No nosso exemplo, utilizámos apenas um braço e uma perna, que

No nosso exemplo, utilizámos apenas um braço e uma perna, que 1. Seleccione agora cada uma das camadas na janela Layers; 2. Escolha a Move Tool na barra de ferramentas e, com ela, posicione cada parte do alienígena, até ter algo como o visto na figura 4.56. Fig.

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Windows 7 Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Sistema Operacional Windows 7 O Windows 7 é o sistema operacional do Microsoft Windows, um software proprietário produzido pela Microsoft

Leia mais

Paint Brush. 1- Conhecendo o Paint Brush...2. 2- Tamanho do desenho...2

Paint Brush. 1- Conhecendo o Paint Brush...2. 2- Tamanho do desenho...2 Paint Brush 1- Conhecendo o Paint Brush...2 2- Tamanho do desenho...2 3- Barra de Ferramentas...3 a) Recortar...3 b) Borracha...4 c) Balde...4 d) Conta-gotas...4 e) Lupa...4 f) Lápis...5 g) Pincel...5

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36 Sumário Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por escrito de Celta Informática, poderá ser reproduzida total ou parcialmente,

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Apostila de CmapTools 3.4

Apostila de CmapTools 3.4 Apostila de CmapTools 3.4 Índice Definição do software... 3 Criando um novo mapa... 3 Adicionando um conceito... 3 Alterando a formatação das caixas (Barra de Ferramentas Estilos Paleta Styles)... 7 Guia

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 5 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores ajuda você a entender como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida. Menu

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

LOUSA INTERATIVA. ActivPen

LOUSA INTERATIVA. ActivPen LOUSA INTERATIVA Desenvolvidos por e para professores, a Lousa Interativa é composta por um quadro eletrônico branco, conectado a um computador por meio de um cabo USB. Manuseada por meio de uma caneta

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Vetorizar imagens Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você irá vetorizar uma imagem de bitmap para convertê-la

Leia mais

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK 1 SÚMARIO ASSUNTO PÁGINA Componentes da Lousa... 03 Função Básica... 04 Função Bandeja de Canetas... 05 Calibrando a Lousa... 06

Leia mais

EDITORES GRÁFICOS CAPÍTULO 7. Definição

EDITORES GRÁFICOS CAPÍTULO 7. Definição CAPÍTULO 7 EDITORES GRÁFICOS Definição É um programa destinado a editar imagens digitalizadas usando o computador. Sua função básica é permitir editar os pontos da imagem, alterando cor, contraste, resolução,

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft PowerPoint 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que você precisa Clique

Leia mais

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS.

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS. Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar com o CMS. 5 Removendo o Cliente. Playlist 7 Criando um Playlist. 8 Adicionando

Leia mais

ArcSoft MediaConverter

ArcSoft MediaConverter ArcSoft MediaConverter User Manual Português 1 201004 Índice Índice... 2 1. Índice... 3 1.1 Requisitos do sistema... 4 1.2 Extras... 4 2. Convertendo arquivos... 7 2.1 Passo1: Selecionar mídia... 7 2.1.1

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido Microsoft PowerPoint 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT ÍNDICE POWER POINT 2003...2 CARREGANDO O POWER POINT...2 JANELA PRINCIPAL...3 PARTES DA JANELA...3 MENUS DO POWER POINT...4 BARRAS DE FERRAMENTAS...6 BARRA DE FERRAMENTA PADRÃO...6 BARRA DE FERRAMENTA

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U)

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Animação Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Crie uma bola segurando a tecla SHIFT com uma cor qualquer Duplique essa bola através do menu Editar

Leia mais

Lição1 Adobe Photoshop CS5. Área de Trabalho

Lição1 Adobe Photoshop CS5. Área de Trabalho Lição1 Adobe Photoshop CS5 Área de Trabalho CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Ajuste a cor no Camera Raw Clique no menu Arquivo, procure a pasta Lição1 e abra o arquivo 02Start.jpg. Note que a figura

Leia mais

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos CAPÍTULO 4 4. RECURSOS PARA ILUSTRAÇÕES Uma característica que difere os processadores de textos dos editores é a possibilidade de gerar

Leia mais

Recortar esta imagem com a Polygonal Lasso Tool seria uma tarefa maçante e tediosa. 1. Edição de imagens: Fundo da. imagem

Recortar esta imagem com a Polygonal Lasso Tool seria uma tarefa maçante e tediosa. 1. Edição de imagens: Fundo da. imagem 1 1. Edição de imagens: Fundo da imagem. O que eu, comumente, percebo é que para selecionar um objeto de interesse na imagem é quase que automático e unânime utilizar a ferramenta Polygonal Lasso Tool.

Leia mais