Físico-Química: Produto de Solubilidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Físico-Química: Produto de Solubilidade"

Transcrição

1 Físico-Química: Produto de Solubilidade 1. (Pucrj 2014) Carbonato de cobalto é um sal muito pouco solúvel em água e, quando saturado na presença de corpo de fundo, a fase sólida se encontra em equilíbrio com os seus íons no meio aquoso. CoCO3(s) Co (aq) CO3 (aq) Sendo o produto de solubilidade do carbonato de cobalto, a 25 C, igual a solubilidade do sal, em a) b) c) d) e) 1, , , , , mol L, nessa temperatura é 10 1,0 10, a 2. (Ufrn 2013) O ferro é encontrado, nos alimentos, no estado de oxidação 3+, ou seja, como Fe (III), mas, para que possa ser absorvido pelo organismo, deve apresentar-se no estado de oxidação 2+, ou seja, como Fe (II). Contribuem, para a transformação do Fe (III) em Fe (II), substâncias redutoras presentes no suco gástrico. Por sua vez, outras substâncias podem facilitar ou dificultar a biodisponibilidade do Fe (II) para sua absorção pelo organismo. Em presença da vitamina C, o Fe (II) forma complexos solúveis, enquanto que, com o oxalato, forma um composto cujo valor de Kps é muito baixo. Algumas pessoas recomendam consumir espinafre por conter alto teor de Fe (II), mas que também contém elevada quantidade de oxalato. Também aconselham que a feijoada, rica em Fe (II), seja consumida juntamente com suco de laranja, rico em vitamina C. Em relação às recomendações para se consumir espinafre com o suco de laranja, nessas condições, é correto afirmar: a) O espinafre é uma boa fonte de Fe (II) biodisponível, uma vez que se forma oxalato de Fe (II) muito solúvel, o que facilita sua absorção pelo organismo. b) O espinafre não é uma boa fonte de Fe (II) biodisponível, uma vez que se forma oxalato de Fe (II) pouco solúvel, o que dificulta sua absorção pelo organismo. c) O complexo formado pela vitamina C com o Fe (II) apresenta elevado valor de Kps, o que dificulta sua absorção. d) O complexo formado pela vitamina C com o Fe (II) apresenta muito baixo valor de Kps, o que facilita sua absorção.

2 3. (Unimontes 2012) O sulfato de bário, BaSO 4, é usado pelos radiologistas como solução de contraste em exames radiológicos. Utiliza-se, em geral, uma solução saturada desse sal cuja solubilidade é de 1,0 x 10-5 mol/l. BaSO4(s) Ba (aq) SO4 (aq) Considerando que o limite de tolerância do íon bário no organismo é cerca de 7,0 10 mol, assinale a alternativa INCORRETA. a) A adição de mais sulfato diminui a solubilidade do sulfato de bário. b) O BaSO 4 é um material radiopaco, sendo capaz de barrar os raios X. 10 c) O produto de solubilidade (k ps ) do sal sulfato de bário é 1,0 10. d) A ingestão de 100 ml de solução saturada de BaSO 4 pode ser letal. 4. (Ufop 2010) O dióxido de enxofre, poluente atmosférico produzido pela combustão do carvão mineral ou óleo diesel, pode provocar a deterioração direta do mármore, conforme a seguinte sequência de reações: SO 2 (g) + CaCO 3(s) CaSO 3(s) + CO 2(g) (I) 3 2CaSO 3(s) + O 2(g) 2 CaSO 4(s) (II) a) Reconheça e nomeie (de acordo com a IUPAC) os sais envolvidos nas reações I e II. b) Calcule o número de oxidação (Nox) do enxofre no CaSO 4 e no CaSO 3. c) Sabe-se que os produtos de solubilidade (Kps, a 25ºC) do CaSO 4 e do CaCO 3 são, respectivamente, 2,4 x 10-5 e 4,7 x Com base nesses dados, explique por que a deterioração do mármore é acelerada nesse processo. 5. (Ufg 2010) O produto de solubilidade, Kps, fornece informação sobre a solubilidade de sais em água. A tabela a seguir apresenta o Kps de dois sais de iodo. Sal K ps Cul 1,0 x Bil3 2,7 x Considerando essas informações, justifique qual dos sais é mais solúvel em água. 6. (Unifesp 2009) Um composto iônico, a partir da concentração de sua solução aquosa saturada, a 25 C, pode ser classificado de acordo com a figura, quanto à solubilidade em água. Um litro de solução aquosa saturada de PbSO 4 (massa molar 303 g/mol), a 25 C, contém 45,5 mg de soluto. O produto de solubilidade do CaCrO 4 a 25 C é 6, Quanto à solubilidade em água a 25 C, os compostos PbSO 4 e CaCrO 4 podem ser classificados, respectivamente, como: a) Insolúvel e ligeiramente solúvel. b) Insolúvel e solúvel. c) Insolúvel e insolúvel. d) Ligeiramente solúvel e insolúvel. e) Ligeiramente solúvel e solúvel.

3 TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: A cada quatro anos, durante os Jogos Olímpicos, bilhões de pessoas assistem à tentativa do Homem e da Ciência de superar limites. Podemos pensar no entretenimento, na geração de empregos, nos avanços da Ciência do Desporto e da tecnologia em geral. Como esses jogos podem ser analisados do ponto de vista da Química? As questões a seguir são exemplos de como o conhecimento químico é ou pode ser usado nesse contexto. 7. (Unicamp 2009) Nos Jogos Olímpicos de Beijing houve uma preocupação em se evitar a ocorrência de chuvas durante a cerimônia de abertura. Utilizou-se o iodeto de prata no bombardeamento de nuvens nas vizinhanças da cidade para provocar chuva nesses locais e, assim, evitá-la no Estádio Olímpico. O iodeto de prata tem uma estrutura cristalina similar à do gelo, o que induz a formação de gelo e chuva sob condições específicas. a) Sobre a estratégia utilizada em Beijing, veiculou-se na imprensa que "o método não altera a composição da água da chuva". Responda se essa afirmação é correta ou não e justifique. b) Escreva a expressão da constante do produto de solubilidade do iodeto de prata e calcule sua concentração em mol L -1 numa solução aquosa saturada a 25 C. Dado: A constante do produto de solubilidade do iodeto de prata é 8, a 25 C. 8. (Ita 2008) Assinale a opção CORRETA que corresponde à variação da concentração de íons Ag + provocada pela adição, a 25 C, de um litro de uma solução 0,02 moll -1 em NaBr a um litro de uma solução aquosa saturada em AgBr. Dado: KpsAgBr(298K) = 5, a) b) c) d) e) (Ufrrj 2008) A busca para se obter um maior tempo de vida exige diversos cuidados. Entre eles está o de realizar visitas periódicas a médicos, com o objetivo de diagnosticar doenças precocemente. Entretanto, em 2003, diversas pessoas morreram intoxicadas, quando uma indústria fabricante de produtos farmacêuticos vendeu sulfato de bário (BaSO 4 ) contaminado com carbonato de bário (BaCO 3 ), para uso como contraste radiográfico. a) Uma das formas de sintetizar o sulfato de bário é através da reação entre carbonato de bário e sulfato de cálcio (CaSO 4 ) em meio aquoso. Escreva essa equação balanceada. b) Sabendo que a solubilidade molar do carbonato de bário, em determinada temperatura, vale 5, mol/l, determine a constante do produto de solubilidade (kps) desse composto nessa temperatura. 10. (Ufg 2008) A presença de concentrações significativas de chumbo em águas naturais é, aparentemente, um paradoxo, dado que tanto seu sulfeto quanto seu carbonato são insolúveis em água: PbS(s); Kps = 8, PbCO 3 (s); Kps = 1, Considerando que em águas naturais ocorre um equilíbrio entre a água e o dióxido de carbono presente na atmosfera, explique, utilizando equações químicas, a) a característica do ph de águas naturais; b) a presença de chumbo dissolvido nessas águas.

4 11. (Ufg 2008) A água do mar possui alta concentração de sais. Quando evaporada gradualmente, os sais presentes precipitam na seguinte ordem: carbonato de cálcio (0,12 g L - 1 ); sulfato de cálcio hidratado (1,75 g L -1 ); cloreto de sódio (29,7 g L -1 ); sulfato de magnésio (2,48 g L -1 ); cloreto de magnésio (3,32 g L -1 ) e brometo de sódio (0,55 g L -1 ). Nessas condições, o valor do produto de solubilidade a) do MgSO 4 é 2,48 g L -1. b) do NaBr é maior do que o do CaSO 4. H 2 O. c) dos sais diminui, de acordo com a ordem apresentada. d) dos sais diminui, com a evaporação gradual. e) dos sais é igual, no momento da precipitação. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: A atividade humana tem sido responsável pelo lançamento inadequado de diversos poluentes na natureza. Dentre eles, destacam-se: amônia: proveniente de processos industriais; dióxido de enxofre: originado da queima de combustíveis fósseis; cádmio: presente em pilhas e baterias descartadas. 12. (Uerj 2008) Em meio básico, o íon metálico do cádmio forma o hidróxido de cádmio, pouco solúvel na água. Sabendo que, a 25 C, a solubilidade do hidróxido de cádmio é aproximadamente de mol L -1, determine a constante de seu produto de solubilidade. 13. (Ufc 2007) Considere uma solução a 25 C contendo 0,20 mol.l -1 de Sr 2+ e 0,20 mol.l -1 de Ba 2+, à qual se adiciona lentamente Na 2 SO 4 para dar origem a compostos insolúveis. Dados: Kps (SrSO 4 ) = mol 2.L -2 ; Kps (BaSO 4 ) = mol 2.L -2. a) Estime a concentração de íons SO 4 2- no momento em que ocorrer a precipitação do primeiro composto insolúvel. b) Desconsiderando a existência de diluição, estime a concentração de íons Ba 2+ quando iniciar a precipitação de SrSO (Ufrrj 2007) Considere uma solução contendo os cátions A +, B + e C +, todos com concentração 0,1 mol.l -1. A esta solução gotejou-se hidróxido de sódio (NaOH). Dado: Kps AOH = 10-8 ; Kps BOH = e Kps COH = a) Determine a ordem de precipitação dos hidróxidos. b) Calcule a concentração de hidroxila (OH - ) necessária para cada hidróxido precipitar. 15. (Ufpr 2007) Os sais de bário, especialmente o sulfato de bário, quando aplicados por via oral e devido à sua baixa solubilidade (Kps = ), aumentam o contraste para os raios-x, no diagnóstico médico do sistema digestivo. Considerando-se que foram reagidos moles de BaCl 2 com quantidade equivalente de Na 2 SO 4, em água destilada suficiente para completar 1000 ml, calcule a massa de BaSO 4 produzida, se o precipitado for filtrado e secado. Massas atômicas: Ba = 137; S = 32; Na = 23; O =16; Cl = 35,5. a) 16,3 mg b) 163 mg c) 14 mg d) 2,33 mg e) 23,3 mg

5 16. (Uff 2007) Tanto o filme quanto o papel fotográfico possuem um revestimento denominado emulsão sobre base suporte que é sensível à luz. A emulsão consiste em uma gelatina contendo um ou mais haleto de prata (AgCl, AgBr e AgI). A preparação de emulsões fotográficas envolve a precipitação dos haletos de prata e o processo químico é bastante simples: Uma solução de AgNO 3 é adicionada lentamente a uma solução que contém KBr (talvez com pequena porcentagem de KI) e, pequena quantidade de gelatina. A reação que se processa é: Ag + (aq) + Br - (aq) AgBr(s) Com base na reação e considerando o Kps do AgBr igual a 5, a 25 C, pode-se afirmar que a) a solubilidade em g.l -1 é exatamente a raiz cúbica do Kps. b) na presença de KBr a solubilidade do AgBr diminui. c) quando o equilíbrio é alcançado, a [Ag + ] é duas vezes maior do que a de [Br - ]. d) a [Br - ] no equilíbrio é 2, mols.l -1. e) a adição de AgNO 3 faz deslocar o equilíbrio para a esquerda. 17. (Uerj 2006) Aparelhos eletrônicos sem fio, tais como máquinas fotográficas digitais e telefones celulares, utilizam, como fonte de energia, baterias recarregáveis. Um tipo comum de bateria recarregável é a bateria de níquel-cádmio, que fornece uma d.d.p. padrão de 1,25 V e cujos componentes apresentam baixa solubilidade em água. A ilustração a seguir representa uma dessas baterias. Admita que: - a reação global desta bateria seja representada pela equação Cd + 2 NiOOH + H 2 O Cd(OH) Ni(OH) 2 ; - a semi-reação de oxidação apresente um potencial igual a 0,76 V e que seja representada pela equação Cd + 2 OH - Cd (OH) 2 + 2e - a) Escreva a equação que representa a semi-reação de redução e seu respectivo potencial padrão. b) Sabendo que o produto de solubilidade do hidróxido de cádmio vale 3, mol 3 L -3 a 25 C, determine sua solubilidade, em mol L -1, nessa temperatura.

6 18. (Pucsp 2006) Dados: solubilidade do BaSO 4 = 1, mol.l -1 solubilidade do CaSO 4 = 5, mol.l -1 solubilidade do MgCO 3 = 1, mol.l -1 solubilidade do Mg(OH) 2 = 5, mol.l -1 solubilidade do NaCl = 6,5 mol.l -1 Foram realizados 4 experimentos independentes, sendo misturados volumes iguais de soluções aquosas dos compostos indicados nas concentrações especificadas a seguir. Experimento 1: BaCl 2 (aq) 1, mol.l -1 e Na 2 SO 4 (aq) 1, mol.l -1 Experimento 2: CaCl 2 (aq) 6, mol.l -1 e Na 2 SO 4 (aq) 1, mol.l -1 Experimento 3: MgCl 2 (aq) 1, mol.l -1 e Na 2 CO 3 (aq) 3, mol.l -1 Experimento 4: MgCl 2 (aq) 8, mol.l -1 e NaOH(aq) 8, mol.l -1 Houve formação de precipitado a) somente nos experimentos 1 e 3. b) somente nos experimentos 2 e 4. c) somente nos experimentos 1 e 4. d) somente nos experimentos 1, 2 e 3. e) em todos os experimentos. 19. (Ufes 2006) A configuração eletrônica do átomo de cobalto é dada a seguir: a) Determine quantos elétrons desemparelhados há no íon Co 3+. b) Compare o átomo de cobalto com os átomos de F, K e Br e coloque-os em ordem crescente de raio atômico. c) Misturando 100,0 ml de solução de nitrato de cobalto (II) 0,01 mol/l com 100,0 ml de solução de sulfeto de sódio 0,01 mol/l, haverá formação de precipitado? Justifique. Calcule a menor concentração de sulfeto necessária para iniciar a precipitação dos íons Co 2+ na forma de sulfeto de cobalto (K(ps) = 8, ). Dado: 2 1,41

7 20. (Ita 2006) Considere as afirmações a seguir, todas relativas à temperatura de 25 C, sabendo que os produtos de solubilidade das substâncias hipotéticas XY, XZ e XW são, respectivamente, iguais a 10-8, e 10-16, naquela temperatura. I. Adicionando-se mol do ânion W proveniente de um sal solúvel a 100 ml de uma solução aquosa saturada em XY sem corpo de fundo, observa-se a formação de um sólido. ll. Adicionando-se mol do ânion Y proveniente de um sal solúvel a 100 ml de uma solução aquosa saturada em XW sem corpo de fundo, não se observa a formação de sólido. lli. Adicionando-se mol de XZ sólido a 100 ml de uma solução aquosa contendo moi L -1 de um ânion Z proveniente de um sal solúvel, observa-se um aumento da quantidade de sólido. IV. Adicionando-se uma solução aquosa saturada em XZ sem corpo de fundo a uma solução aquosa saturada em XZ sem corpo de fundo, observa-se a formação de um sólido. Das afirmações apresentadas, está(ão) CORRETA(S) a) apenas I e ll. b) apenas I e lli. c) apenas ll. d) apenas III e IV. e) apenas IV. 21. (Fuvest 2006) Preparam-se duas soluções saturadas, uma de oxalato de prata (Ag 2 C 2 O 4 ) e outra de tiocianato de prata (AgSCN). Esses dois sais têm, aproximadamente, o mesmo produto de solubilidade (da ordem de ). Na primeira, a concentração de íons prata é [Ag + ] 1 e, na segunda, [Ag + ] 2 ; as concentrações de oxalato e tiocianato são, respectivamente, [C 2 O 4 2- ] e [SCN - ]. Nesse caso, é correto afirmar que a) [Ag + ] 1 = [Ag + ] 2 e [C 2 O 4 2- ] < [SCN - ] b) [Ag + ] 1 > [Ag + ] 2 e [C 2 O 4 2- ] > [SCN - ] c) [Ag + ] 1 > [Ag + ] 2 e [C 2 O 4 2- ] = [SCN - ] d) [Ag + ] 1 < [Ag + ] 2 e [C 2 O 4 2- ] < [SCN - ] e) [Ag + ] 1 = [Ag + ] 2 e [C 2 O 4 2- ] > [SCN - ] 22. (Ufpr 2006) O hidróxido de magnésio atua na neutralização do suco digestivo estomacal, sendo por isso amplamente utilizado na formulação de antiácidos. Baseado no equilíbrio Mg(OH) 2 Mg OH -, com constante de produto de solubilidade (Kps) igual a 1, , a solubilidade molar e a concentração de íons hidroxila presentes numa solução saturada de Mg(OH) 2 são, respectivamente (considere 3 3 =1,44): a) 1, mol L -1 ; 1, b) 2, mol L -1 ; 0, c) 1, mol L -1 ; 2, d) 3, mol L -1 ; 0, e) 1, mol L -1 ; 1,

8 23. (Unifesp 2005) Compostos de chumbo podem provocar danos neurológicos gravíssimos em homens e animais. Por essa razão, é necessário um controle rígido sobre os teores de chumbo liberado para o ambiente. Um dos meios de se reduzir a concentração do íon Pb 2+ em solução aquosa consiste em precipitá-lo, pela formação de compostos poucos solúveis, antes do descarte final dos efluentes. Suponha que sejam utilizadas soluções de sais de Na + com os ânions X n-, listados na tabela a seguir, com concentrações finais de X n- iguais a 10-2 mol/l, como precipitantes. Assinale a alternativa que contém o agente precipitante mais eficiente na remoção do Pb 2+ do efluente. a) CO 3 2- b) CrO 4 2- c) SO 4 2- d) S 2- e) PO (Ita 2005) Utilizando os dados fornecidos na tabela a seguir é CORRETO afirmar que o produto de solubilidade do sulfito de sódio em água, a 15 C, é igual a a) 8 x b) 1,6 x c) 3,2 x d) 8. e) 32.

9 25. (Ufu 2005) Quando soluções aquosas diluídas de nitrato de chumbo (II) e de cloreto de potássio são misturadas em um béquer, um precipitado amarelo é observado. A respeito da reação química ocorrida, responda as questões propostas. a) Quais são as espécies químicas econtradas no béquer? b) Dê o nome do precipitado formado. c) Escreva a expressão do produto de solubilidade para o precipitado formado. 26. (Ufrgs 2005) Se o produto de solubilidade do cloreto de césio é Ks, a solubilidade desse sal será igual a a) Ks 2 b) Ks c) (Ks) 2 d) 2Ks. e) Ks. 27. (Ita 2005) Esta tabela apresenta a solubilidade de algumas substâncias em água, a 15 C: Quando 50 ml de uma solução aquosa 0,10 moi L -1 em sulfato de zinco são misturados a 50 ml de uma solução aquosa 0,010 moi L -1 em sulfito de sódio, à temperatura de 15 C, esperase observar a) a formação de uma solução não saturada constituída pela mistura das duas substâncias. b) a precipitação de um sólido constituído por sulfeto de zinco. c) a precipitação de um sólido constituído por sulfito de zinco. d) a precipitação de um sólido constituído por sulfato de zinco. e) a precipitação de um sólido constituído por sulfeto de sódio. 28. (Ufrj 2005) No processo de eletrólise com células de membrana, a solução de NaCl deve ser previamente purificada. Para isso, alguns íons contaminantes são retirados através de reação com uma base, gerando um precipitado A que é separado no filtro, como mostra o desenho a seguir. Uma solução concentrada de cloreto de sódio contendo 0,1 mol/l de íons Ca 2+ e 0,5 mol/l de íons Mg 2+ como contaminantes foi enviada ao reator de tratamento, onde NaOH foi adicionado até que o ph fosse igual a 10. O Kps do Ca(OH) 2 é igual a 5 x 10-6 e o Kps de Mg (OH) 2 é igual a 5 x Calcule a concentração dos ions Ca 2+ e Mg 2+ na solução filtrada.

10 Gabarito: Resposta da questão 1: [E] Teremos: ps 10 K 1,0 10, 3(s) (aq) 3 (aq) CoCO Co CO ps 3 K [Co ][CO ] ps 3 2 x [Co ] [CO ] K x 2 10 x 1, x 1,0 10 mol / L Resposta da questão 2: [B] De acordo com o enunciado, o composto oxalato de ferro apresenta baixo Kps, o que significa que, em presença de íons oxalato, os íons ferro II tendem a precipitar diminuindo assim sua biodisponibilidade para o organismo. Assim o espinafre (que contem altos teores de ferro II e oxalato) não é uma fonte recomendada de ferro II. Resposta da questão 3: [D] Cálculo do K PS do sulfato de bário: BaSO4(s) Ba (aq) SO4 (aq) M 10 M 10 M K PS [Ba ][SO 4 ] KPS ,0 10 Cálculo do número de mols de cátions bário em 100 ml de solução: 4(s) (aq) 4 (aq) BaSO Ba SO M 10 M 10 M 5 10 mol (Ba ) Ba n 1000 ml 100 ml Ba 6 3 n 10 mol (Ba ) 7,0 10 mol (tolerância) A ingestão de 100 ml de solução saturada de BaSO 4 não pode ser letal.

11 Resposta da questão 4: a) Sais envolvidos na reação I: CaCO 3 : carbonato de cálcio. CaSO 3 : sulfito de cálcio. Sais envolvidos na reação II: CaSO 3 : sulfito de cálcio. CaSO 4 : sulfato de cálcio. b) Teremos: CaSO 4 : O Nox do enxofre é igual a + 6. CaSO 3 : O Nox do enxofre é igual a + 4. c) Na sequência de reações ocorre a formação do CaSO 4 (reação II), que possui maior Kps do que o CaCO 3 (base do mármore), consequentemente a deterioração do mármore é acelerada. Resposta da questão 5: Kps = [Cu + ] [ I - ] = X 2 = 1,0 x X = [Cu + ] = 1,0 x 10-6 mol/l Kps = [Bi 3+ ] [ 3I - ] 3 = X(3X) 3 = 2,7 x X = [Bi 3+ ] = 1,0 x 10-5 mol/l Comparando-se as duas solubilidades, verifica-se que o iodeto de bismuto, apesar de ter o menor Kps, é mais solúvel em água, pois 1,0 x 10-5 mol/l > 1,0 x 10-6 mol/l. Resposta da questão 6: [A] Resolução: Temos 45,5 mg (45,5 x 10-3 g) de PbSO 4 em 1 L de água, ou seja: n(pbso 4 ) = (45,5 x 10-3 g)/(303) = 0,00015 mol [PbSO 4 ] = 0,00015 mol/l Como 0,00015 M < 0,001 M (de acordo com a figura), concluímos que o PbSO 4 é insolúvel em água. Analisando o CaCrO 4, vem: CaCrO 4 Ca 2+ + CrO 4 2- x x x K PS = x 2 6,25 x 10-4 = x 2 x = 25 x 10-3 x = 0,025 mol/l

12 Então [CaCrO 4 ] = 0,025 M Como 0,001 M < 0,025 M < 0,1 M Concluímos que o CaCrO 4 é ligeiramente solúvel. Resposta da questão 7: a) Incorreta, porque iodeto de prata passa a fazer parte da água da chuva, mudando sua composição. b) Teremos a seguinte proporção estequiométrica: AgI (s) Ag + (aq) + I (aq) 1 mol 1 mol 1 mol Portanto o K PS poderá ser dado por: K PS = [Ag + ].[I ] Para uma solução saturada, teremos: [Ag + ] = [I ] = x K PS = [Ag + ].[I ] 8, = x.x x 2 = 8, x = 17 8,3.10 9, mol. L -1 A concentração de iodeto de prata numa solução saturada a 25 ºC será igual a 9, mol.l 1. Resposta da questão 8: [C] Resposta da questão 9: a) BaCO 3 (aq) + CaSO 4 (aq) BaSO 4 (s) + CaCO 3 (s). b) kps = (5, ) 2 = 2, Resposta da questão 10: a) CO 2 (g) + H 2 O(l) HCO 3 (aq) + H + (aq) b) PbS(s) + 2H + (aq) H 2 S(g) + Pb 2+ (aq) PbCO 3 (s) + 2H + (aq) H 2 O(l) + CO 2 (g) + Pb 2+ (aq) Resposta da questão 11: [B] Resposta da questão 12: Kps = 3, mol 3 L 3 Resposta da questão 13: a) [SO 4 2 ] = mol.l 1. b) [Ba 2+ ] = 2, mol.l 1.

13 Resposta da questão 14: a) Precipitará primeiro o hidróxido menos solúvel, ou seja, o que tiver o menor kps. COH < BOH < AOH b) Concentração de hidroxila necessária para precipitar cada hidróxido: AOH (s) A + (aq) + OH(aq) Kps = [A + ] [OH] [OH] = Kps/[A + ] = 10 8 /0,1=10 7 mol L 1 BOH (s) B + (aq) + OH(aq) Kps = [B + ] [OH] [OH]= Kps/[B + ] = /0,1=10 11 mol L 1 COH (s) C + (aq) + OH(aq) Kps = [C + ] [OH] [OH]= Kps/[C + ] = /0,1=10 15 mol L 1 Resposta da questão 15: [C] Resposta da questão 16: [B] Resposta da questão 17: a) NiOOH + H 2 O + 1e - Ni(OH) 2 + OH E 0 = 0,49 V b) Cd(OH) 2 Cd OH s s 2s (s = solubilidade) Kps = 4s 3 s = 3 3 kps 4 = = mol L -1 3,2x = Resposta da questão 18: [A] Resposta da questão 19: a) O número de elétrons desemparelhados no íon Co 3+ é 4. Os dois elétrons 4s saem primeiro e um elétron 3d sai depois. b) Comparando com os átomos de F, K e Br e colocando em ordem crescente de raio atômico, teremos: F < Br < Co < K. c) Cálculo da PI e concentração de sulfeto necessária para iniciar a precipitação. A quantidade de matéria, em mol, de Co 2+ e S 2- em 100 ml de cada solução é: 0,01 mol/l 0,1L = 10 3 mol.

14 Na mistura, a concentração, em mol, dos íons Co 2+ e S 2- é: 10 3 mol / 0,2 L = mol/ L. PI = [Co 2+ ] [ S 2- ] = ( mol/ L) ( mol/ L) = 2, PI > K(PS). Portanto, ocorre a precipitação do CoS K(PS) = [Co 2+ ] [ S 2- ] [ S 2- ] = 8, / = 1, mol/l Resposta da questão 20: [A] Resposta da questão 21: [B] Resposta da questão 22: [C] Resposta da questão 23: [D] Resposta da questão 24: [E] Resposta da questão 25: a) Pb(NO 3 )(aq) + 2KCl(aq) PbCl 2 (s) + 2KNO 3 (aq) b) Cloreto de chumbo II. c) Kps = [Pb 2+ ].[Cl] 2. Resposta da questão 26: [B] Resposta da questão 27: [A] Resposta da questão 28: A concentração de Ca 2+ na solução filtrada será igual à concentração inicial de 0,1 mol/l. A concentração máxima possível (limite de solubilidade) de Mg 2+ de mol/l.

Indicador Faixa de ph Mudança de coloração Metilorange 3,2 a 4,4 Vermelho p/ amarelo Vermelho de Metila 4,8 a 6,0 Vermelho p/ amarelo

Indicador Faixa de ph Mudança de coloração Metilorange 3,2 a 4,4 Vermelho p/ amarelo Vermelho de Metila 4,8 a 6,0 Vermelho p/ amarelo 1. Na tabela abaixo se encontram listados alguns indicadores e suas respectivas faixas de ph a) Com base na tabela indicada, se você tivesse que titular 25 ml de uma solução 12,3 g/l de Acido Nicotínico

Leia mais

Aulas 13 e 14. Soluções

Aulas 13 e 14. Soluções Aulas 13 e 14 Soluções Definição Solução é a denominação ao sistema em que uma substância está distribuída, ou disseminada, numa segunda substância sob forma de pequenas partículas. Exemplos Dissolvendo-se

Leia mais

Simulador de Química Reações de dupla-troca

Simulador de Química Reações de dupla-troca Lista de exercícios A seguir, apresentamos uma série de exercícios relacionados ao tema de reações de dupla- -troca. Na primeira parte, estão atividades baseadas no conteúdo multimídia Simulador de Química

Leia mais

Prova de Química Resolvida Segunda Etapa Vestibular UFMG 2011 Professor Rondinelle Gomes Pereira

Prova de Química Resolvida Segunda Etapa Vestibular UFMG 2011 Professor Rondinelle Gomes Pereira QUESTÃO 01 Neste quadro, apresentam-se as concentrações aproximadas dos íons mais abundantes em uma amostra de água típica dos oceanos e em uma amostra de água do Mar Morto: 1. Assinalando com um X a quadrícula

Leia mais

UFMG - 2005 3º DIA QUÍMICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR

UFMG - 2005 3º DIA QUÍMICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR UFMG - 2005 3º DIA QUÍMICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR Química Questão 01 Carbono é um elemento cujos átomos podem se organizar sob a forma de diferentes alótropos. Alótropos H de combustão a 25

Leia mais

SOLUÇÕES SOLUÇÕES MISTURAS

SOLUÇÕES SOLUÇÕES MISTURAS MISTURAS SOLUÇÕES Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma mistura. Exemplos: Mistura de

Leia mais

Lista de Exercícios 4 Indústrias Químicas Resolução pelo Monitor: Rodrigo Papai de Souza

Lista de Exercícios 4 Indústrias Químicas Resolução pelo Monitor: Rodrigo Papai de Souza Lista de Exercícios 4 Indústrias Químicas Resolução pelo Monitor: Rodrigo Papai de Souza 1) a-) Calcular a solubilidade do BaSO 4 em uma solução 0,01 M de Na 2 SO 4 Dissolução do Na 2 SO 4 : Dado: BaSO

Leia mais

Funções inorgânicas - Sais

Funções inorgânicas - Sais Funções inorgânicas - Sais 01. Faça as equações de neutralização (ou salificação) total entre os seguintes compostos: 02. (UNESP) Os sais hidrogenocarbonato de potássio, ortofosfato de cálcio, cianeto

Leia mais

QUÍMICA COMENTÁRIO DA PROVA DE QUÍMICA

QUÍMICA COMENTÁRIO DA PROVA DE QUÍMICA CMENTÁRI DA PRVA DE QUÍMICA que se espera de uma boa prova de vestibular é que seja seletiva. Para tanto, ela deve conter questões fáceis, médias e difíceis. Nesse sentido, a prova foi boa. Algumas ressalvas,

Leia mais

Exercícios Sobre LigaÇões iônicas

Exercícios Sobre LigaÇões iônicas Exercícios Sobre LigaÇões iônicas Dados: 01. (Ufrj - adaptado) A caiação é um processo tradicionalmente utilizado na pintura de casas. Uma das maneiras de se preparar o pigmento consiste em misturar cal

Leia mais

SOLUÇÕES. As misturas homogêneas possuem uma fase distinta. As misturas heterogêneas possuem duas ou mais fases distintas.

SOLUÇÕES. As misturas homogêneas possuem uma fase distinta. As misturas heterogêneas possuem duas ou mais fases distintas. QUÍMICA PROF - 3C13 SOLUÇÕES As misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas. As misturas homogêneas possuem uma fase distinta. As misturas heterogêneas possuem duas ou mais fases distintas. Solução é

Leia mais

P3 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 23/06/03

P3 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 23/06/03 P3 - PRVA DE QUÍMICA GERAL - 3/06/03 Nome: Nº de Matrícula: GABARIT Turma: Assinatura: Questão Valor Grau Revisão a,0 a,0 3 a,0 4 a,0 5 a,0 Total 0,0 Constantes w [ + [ -,0 x 0-4 a 5 o C F 9,645 x 0 4

Leia mais

H = +25,4 kj / mol Neste caso, dizemos que a entalpia da mistura aumentou em 25,4 kj por mol de nitrato de amônio dissolvido.

H = +25,4 kj / mol Neste caso, dizemos que a entalpia da mistura aumentou em 25,4 kj por mol de nitrato de amônio dissolvido. Lei de Hess 1. Introdução Termoquímica é o ramo da termodinâmica que estuda o calor trocado entre o sistema e sua vizinhança devido à ocorrência de uma reação química ou transformação de fase. Desta maneira,

Leia mais

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 13 SAIS

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 13 SAIS QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 13 SAIS Ácido ídrico eto oso ito ico ato Sal nome do ácido de origem eto ito ato nome do cátion da base de origem +y B x +x A y Como pode cair no enem O etanol é considerado um

Leia mais

Equipe de Química QUÍMICA

Equipe de Química QUÍMICA Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 11R Ensino Médio Equipe de Química Data: QUÍMICA SOLUÇÕES As misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas. As misturas homogêneas possuem uma fase distinta. As misturas

Leia mais

QUÍMICA SEGUNDA ETAPA - 1997

QUÍMICA SEGUNDA ETAPA - 1997 QUÍMICA SEGUNDA ETAPA - 1997 QUESTÃO 01 Os valores das sucessivas energias de ionização de um átomo constituem uma evidência empírica da existência de níveis de energia. Os diagramas abaixo pretendem representar,

Leia mais

Produto de Solubilidade

Produto de Solubilidade Produto de Solubilidade Portal de Estudos em Química (PEQ) www.profpc.com.br Página 1 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 01 (UFPI-PI) A solubilidade do fluoreto de cálcio, a 18 C, é 2. 10-5 mol/litro. O produto de

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Química - 2009

Olimpíada Brasileira de Química - 2009 A Olimpíada Brasileira de Química - 2009 MODALIDADE A ( 1º e 2º anos ) PARTE A - QUESTÕES MÚLTIPLA ESCOLHA 01. O gás SO 2 é formado na queima de combustíveis fósseis. Sua liberação na atmosfera é um grave

Leia mais

a) Incorreta. O aumento da temperatura desloca o equilíbrio para o lado direito, no sentido da formação do vapor (transformação endotérmica).

a) Incorreta. O aumento da temperatura desloca o equilíbrio para o lado direito, no sentido da formação do vapor (transformação endotérmica). 01 a) Incorreta. O aumento da temperatura desloca o equilíbrio para o lado direito, no sentido da formação do vapor (transformação endotérmica). b) Incorreta. Quanto mais volátil o líquido, menor será

Leia mais

LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS. Ensino Médio 3º ano. Cinética Química Equilíbrio Químico Equilíbrio Iônico

LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS. Ensino Médio 3º ano. Cinética Química Equilíbrio Químico Equilíbrio Iônico LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS Ensino Médio 3º ano Cinética Química Equilíbrio Químico Equilíbrio Iônico Prof. Ricardo Finkler 2011 1) A velocidade de uma reação química depende: I. Do número de colisões

Leia mais

Propriedades coligativas I

Propriedades coligativas I Propriedades coligativas I 01. (Ufrn) Um béquer de vidro, com meio litro de capacidade, em condições normais de temperatura e pressão, contém 300 ml de água líquida e 100 g de gelo em cubos. Adicionando-se,

Leia mais

ELETRÓLISE - TEORIA. Eletrólitos são condutores iônicos de corrente elétrica. Para que ocorra essa condução, é necessário:

ELETRÓLISE - TEORIA. Eletrólitos são condutores iônicos de corrente elétrica. Para que ocorra essa condução, é necessário: ELETRÓLISE - TEORIA Introdução Dentro do estudo de eletroquímica temos a eletrólise, que consiste num processo não-espontâneo, baseado na decomposição de uma espécie química (eletrólito) por uma corrente

Leia mais

). Escreva a equação balanceada que representa essa transformação. Resolução: CaCO 3(s) O (,) 1 CO 2(g)

). Escreva a equação balanceada que representa essa transformação. Resolução: CaCO 3(s) O (,) 1 CO 2(g) Resolução das atividades complementares 4 Química Q59 Reações de dupla troca p. 65 1 (Fuvest-SP) A chuva ácida pode transformar o mármore das estátuas em gesso (Ca ). Escreva a equação balanceada que representa

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA FICHA DE EQUILÍBRIO DE SOLUBILIDADE

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA FICHA DE EQUILÍBRIO DE SOLUBILIDADE PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA FICHA DE EQUILÍBRIO DE SOLUBILIDADE 1. 1.1. s(cdcl 2 ) = 114,1g/100g H 2 O M(CdCl 2 )= 183,3 g/mol M(H 2 O) = 18,0 g/mol x(cdcl 2 ) = n (CdCl2)/n total m(h 2 O) = 100 g e m(cdcl

Leia mais

= 0 molécula. cada momento dipolar existente na molécula. Lembrando que u R

= 0 molécula. cada momento dipolar existente na molécula. Lembrando que u R Lista de Exercícios de Geometria e Ligações 1) Numere a segunda coluna (estruturas geométricas) de acordo com a primeira coluna (compostos químicos). 1. NH 3 ( ) linear 2. CO 2 ( ) angular 3. H 2 O ( )

Leia mais

9. REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO

9. REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO Departamento de Química Inorgânica IQ / UFRJ IQG 18 / IQG 31 9. REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO I. INTRODUÇÃO As reações de oxirredução estão entre as reações químicas mais comuns e importantes. Estão envolvidas

Leia mais

Equilíbrio Químico. PROF. NÚRIA Kc, Kp, Ka, Ki, Kb E ph

Equilíbrio Químico. PROF. NÚRIA Kc, Kp, Ka, Ki, Kb E ph Equilíbrio Químico PROF. NÚRIA Kc, Kp, Ka, Ki, Kb E ph 1 - "O conceito de equilíbrio é fundamental na química, mas não é exclusivo da química. Vivemos em uma situação social e econômica que constitui equilíbrio

Leia mais

Equilíbrio iônico K w. /ph e poh. Equilíbrio Iônico I. Conceito de ph e poh. Equilíbrio iônico na água. Série. Ensino. Pré-Universitário Professor(a)

Equilíbrio iônico K w. /ph e poh. Equilíbrio Iônico I. Conceito de ph e poh. Equilíbrio iônico na água. Série. Ensino. Pré-Universitário Professor(a) Série Rumo ao ITA Nº 05 Ensino Pré-Universitário Professor(a) Aluno(a) Antonino Fontenelle Sede Nº TC Turma Turno Data / / Química Equilíbrio Iônico I Equilíbrio iônico K w /ph e poh Equilíbrio iônico

Leia mais

a) h0/16 b) h0/8 c) h0/4 d) h0/3 e) h0/2 Gabarito: A

a) h0/16 b) h0/8 c) h0/4 d) h0/3 e) h0/2 Gabarito: A FÍSICA. Para um corpo em MHS de amplitude A, que se encontra incialmente na posição A/, com velocidade positiva, a fase inicial é, em radianos, a) b) c) d) e). O planeta Terra possui raio R e gira com

Leia mais

Professora Sonia. b) 3Ag 2O (s) + 2Al (s) 6Ag (s) + A l 2O 3(s)

Professora Sonia. b) 3Ag 2O (s) + 2Al (s) 6Ag (s) + A l 2O 3(s) ITA 2001 DADOS CONSTANTES Constante de Avogadro = 6,02 x 10 23 mol 1 Constante de Faraday (F) = 9,65 x 10 4 Cmol 1 Volume molar de gás ideal = 22,4L (CNTP) Carga Elementar = 1,602 x 10 19 C Constante dos

Leia mais

Concurso de Seleção 2005-1 NÚMERO DE INSCRIÇÃO - QUÍMICA

Concurso de Seleção 2005-1 NÚMERO DE INSCRIÇÃO - QUÍMICA QUÍMICA QUESTÃO 1 As fórmulas dos compostos químicos não são frutos do acaso. A capacidade de um átomo combinar-se com outro depende da disponibilidade de receber, doar ou compartilhar elétrons. Qual a

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa 2014. 3ª Série Turma: FG

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa 2014. 3ª Série Turma: FG COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: QUÍMICA Professora: Maria Luiza 3ª Série Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Exercícios sobre Produto de Solubilidade - Kps

Exercícios sobre Produto de Solubilidade - Kps Exercícios sobre Produto de Solubilidade - Kps 01. Se o produto de solubilidade do cloreto de césio é Ks, a solubilidade desse sal será igual a a) (Ks)/2. b) (Ks) c) (Ks) 2 d) 2Ks. e) Ks. 02. (Ufu) O sulfato

Leia mais

IX Olimpíada Catarinense de Química 2013. Etapa I - Colégios

IX Olimpíada Catarinense de Química 2013. Etapa I - Colégios I Olimpíada Catarinense de Química - 2013 I Olimpíada Catarinense de Química 2013 Etapa I - Colégios Imagem: Oxidação Fonte:Gilson Rocha Reynaldo, 2013 Primeiro Ano Conselho Regional de Química CRQ III

Leia mais

CPV o cursinho que mais aprova na fgv Fgv - 05/12/2004

CPV o cursinho que mais aprova na fgv Fgv - 05/12/2004 37 QUÍMICA 31. s irradiadores de alimentos representam hoje uma opção interessante na sua preservação. alimento irradiado, ao contrário do que se imagina, não se torna radioativo, uma vez que a radiação

Leia mais

Órion MARATONA UFG QUÍMICA. (Sidão) NOME: Lista 02. Questão 04: O gráfico a seguir representa o estudo cinético de uma reação R P.

Órion MARATONA UFG QUÍMICA. (Sidão) NOME: Lista 02. Questão 04: O gráfico a seguir representa o estudo cinético de uma reação R P. Órion MARATONA UFG QUÍMICA (Sidão) NOME: Lista 02 Questão 04: O gráfico a seguir representa o estudo cinético de uma reação R P. Questão 01: Diodos são componentes eletrônicos, comumente representados,

Leia mais

S 2 O 5 (aq) + 2 H + (aq) " 2 SO 2(aq) + H 2 O (,) 2 (aq) + 2 OH (aq) " 2 SO 3 2 (aq) + H 2 O (,) QUESTÃO 2. Combustível.

S 2 O 5 (aq) + 2 H + (aq)  2 SO 2(aq) + H 2 O (,) 2 (aq) + 2 OH (aq)  2 SO 3 2 (aq) + H 2 O (,) QUESTÃO 2. Combustível. Química QUESTÃO 1 O metabissulfito de potássio (K 2 S 2 O 5 ) e o dióxido de enxofre (SO 2 ) são amplamente utilizados na conservação de alimentos como sucos de frutas, retardando a deterioração provocada

Leia mais

SOLUÇÕES. Curvas de Solubilidade

SOLUÇÕES. Curvas de Solubilidade QUÍMICA SOLUÇÕES 1. INTRODUÇÃO Soluções são misturas homogêneas, ou seja, misturas entre dois ou mais componentes apresentando uma única fase. Exemplos: Água + Álcool Água + Sal + Açucar Curvas de Solubilidade

Leia mais

P2 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 11/10/08

P2 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 11/10/08 P2 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 11/10/08 Nome: Gabarito Nº de Matrícula: Turma: Assinatura: Questão Valor Grau Revisão 1 a 2,5 2 a 2,5 3 a 2,5 4 a 2,5 Total 10,0 Constantes: R 8,314 J mol -1 K -1 0,0821

Leia mais

Solubilidade & Unidades de Concentração

Solubilidade & Unidades de Concentração Solubilidade & Unidades de Concentração Introdução Como se formam as soluções? Qual é o mecanismo de dissolução? Para responder essas questões devemos estudar as alterações estruturais que ocorrem durante

Leia mais

Atividade de Recuperação Final de Química

Atividade de Recuperação Final de Química ENSINO MÉDIO Data: / /2014 Professora: Rosa Valor da prova/atividade: 2.0 Nota: Disciplina: Química Nome: n o : SÉRIE: 3ª Atividade de Recuperação Final de Química Rec. Final Instruções: Responder todas

Leia mais

Prof. Rafa - Química Cálculo Estequiométrico

Prof. Rafa - Química Cálculo Estequiométrico Prof. Rafa - Química Cálculo Estequiométrico Lista de exercícios 01. (UFBA) Hidreto de sódio reage com água, dando hidrogênio, segundo a reação: NaH + H 2 O NaOH + H 2 Para obter 10 mols de H 2, são necessários

Leia mais

Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello

Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello Fácil Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello Médio www.quimica.net/emiliano emiliano@quimica.net Difícil Níveis de dificuldade das Questões 01. Em um frasco,

Leia mais

3213-0597 / 3243-1739 www.cursofiq.com.br

3213-0597 / 3243-1739 www.cursofiq.com.br 3213-0597 / 3243-1739 www.cursofiq.com.br Profª Helena Bonaparte Soluções : Concentração, diluição, misturas e neutralização. Unidades de concentração das soluções De acordo com a IUPAC, a quantidade de

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA II. Dados: R = 0,082L.atm/mol.K, N = 6,0x10 23. A) 4,1x10-14 B) 4,1x10-22 D) 4,1x10-18 C) 1,0x10-18 E) 1,0x10 15

PROVA DE QUÍMICA II. Dados: R = 0,082L.atm/mol.K, N = 6,0x10 23. A) 4,1x10-14 B) 4,1x10-22 D) 4,1x10-18 C) 1,0x10-18 E) 1,0x10 15 PROVA DE QUÍMCA 01. A concentração de um gás poluente na atmosfera, medida a 1 atm e 27ºC, é de 1 ppm. A concentração desse poluente, em moléculas/cm 3 de ar, é igual a Dados: R = 0,082L.atm/mol.K, N =

Leia mais

Química C Extensivo V. 2

Química C Extensivo V. 2 Química C Extensivo V. 2 Exercícios 01) E 02) E Situação 1. Sistema heterogêneo solução saturada com corpo de fundo; 20 C = 46,5/100 g H 2 Na situação 1 há 80 g de soluto em 100 g de água a 20 C. excesso

Leia mais

P R O V A D E Q UÍMICA I. A tabela abaixo apresenta os pontos de ebulição e a solubilidade em água de alguns álcoois e éteres importantes.

P R O V A D E Q UÍMICA I. A tabela abaixo apresenta os pontos de ebulição e a solubilidade em água de alguns álcoois e éteres importantes. 17 P R O V A D E Q UÍMICA I QUESTÃO 46 A tabela abaixo apresenta os pontos de ebulição e a solubilidade em água de alguns álcoois e éteres importantes. Composto Pe ( o C) Solubilidade em água CH 3 CH 2

Leia mais

2) Uma solução de 5,00 g de ácido acético, CH 3 COOH, em 100 g de benzeno congela a 3,37

2) Uma solução de 5,00 g de ácido acético, CH 3 COOH, em 100 g de benzeno congela a 3,37 Química Geral e Experimental II Soluções e propriedades coligativas Resolução comentada de exercícios selecionados versão colig_v3_2005 Prof. Fabricio R. Sensato 1) Qual o ponto de ebulição de uma solução

Leia mais

Professora Sonia - Química para o Vestibular Questões Resolvidas Hidrólise Salina (com respostas e resoluções no final)

Professora Sonia - Química para o Vestibular Questões Resolvidas Hidrólise Salina (com respostas e resoluções no final) Questões Resolvidas Hidrólise Salina (com respostas e resoluções no final) 01. (Uftm) Em soluções aquosas de acetato de sódio, o íon acetato sofre hidrólise: 3 l 3 CH COO (aq) + H O( ) CH COOH (aq) + OH

Leia mais

Lista de exercícios 9

Lista de exercícios 9 Nome: Bimestre: 2º nº: Ano / série: 2ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Data: / / 2012 Professor: Ricardo Honda Lista de exercícios 9 Estudo das soluções I Concentração comum 01. Uma

Leia mais

38 C 37 B 39 D. Sabendo-se que a amônia (NH 3. ) é constituída por moléculas polares e apresenta boa solubilidade em água. o diclorometano (CH 2.

38 C 37 B 39 D. Sabendo-se que a amônia (NH 3. ) é constituída por moléculas polares e apresenta boa solubilidade em água. o diclorometano (CH 2. QUÍMICA 37 B Sabendo-se que a amônia (N 3 ) é constituída por moléculas polares e apresenta boa solubilidade em água o diclorometano (C Cl ) não possui isômeros Sua molécula apresenta polaridade, devido

Leia mais

~ 1 ~ PARTE 1 TESTES DE ESCOLHA SIMPLES. Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul 2011

~ 1 ~ PARTE 1 TESTES DE ESCOLHA SIMPLES. Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul 2011 CATEGORIA EM-2 Nº INSCRIÇÃO: Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul 2011 Questão 3: O chamado soro caseiro é uma tecnologia social que consiste na preparação e administração de uma mistura de água,

Leia mais

Lista de estequiometria 1. (Ufes) A decomposição térmica do carbonato de cálcio produz óxido de cálcio e dióxido de carbono. Decompondo-se 5,0g de carbonato de cálcio impuro e recolhendo-se todo o dióxido

Leia mais

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR Página 1 de 6 COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR Unidade Osasco. Processo Avaliativo Trabalho Bimestral 2º Bimestre/2014 Disciplina: Matemática - 2º Ano Período: Manhã Nome do aluno: Nº: Turma: O trabalho bimestral

Leia mais

UFU 2014 VESTIBULAR DE MAIO 1ª FASE

UFU 2014 VESTIBULAR DE MAIO 1ª FASE UFU 2014 VESTIBULAR DE MAIO 1ª FASE 1-O iodo-132, devido à sua emissão de partículas beta e radiação gama, tem sido muito empregado no tratamento de problemas na tireoide. A curva abaixo ilustra o decaimento

Leia mais

Vestibular UFRGS 2015. Resolução da Prova de Química

Vestibular UFRGS 2015. Resolução da Prova de Química Vestibular UFRGS 2015 Resolução da Prova de Química 26. Alternativa (C) Assunto: Propriedades físicas das substâncias densidade Os materiais apresentam diferentes densidades e mesma massa envolvida logo,

Leia mais

Química Avançada 06 - Soluções

Química Avançada 06 - Soluções Química Avançada 06 - Soluções Nome: Turma: 1) (UFF-adaptada) O ácido nítrico é um importante produto industrial. Um dos processos de obtenção do ácido nítrico é fazer passar amônia e ar, sob pressão,

Leia mais

PROF: Alex LISTA 23 DATA: 24/ 11 / 2010

PROF: Alex LISTA 23 DATA: 24/ 11 / 2010 NME: PRF: Alex LISTA DATA: / 11 / 010 Estudar para segunda fase (Mescladas) 1. A configuração eletrônica do átomo de cobalto é dada a seguir: é uma solução contendo,8% (m/v) de ácido etanoico, que a concentração

Leia mais

3. Elemento Químico Elemento Químico é um conjunto de átomos iguais (do mesmo tipo). E na linguagem dos químicos eles são representados por Símbolos.

3. Elemento Químico Elemento Químico é um conjunto de átomos iguais (do mesmo tipo). E na linguagem dos químicos eles são representados por Símbolos. Química Profª SIMONE MORGADO Aula 1 Elemento, substância e mistura 1. Conceito de Química A Química é uma ciência que busca compreender os mistérios da matéria, sua organização e transformações, bem como

Leia mais

DISPERSÕES. Prof. Tatiane Kuchnier de Moura

DISPERSÕES. Prof. Tatiane Kuchnier de Moura DISPERSÕES Prof. Tatiane Kuchnier de Moura DISPERSÃO Mistura DISPERSO + DISPERSANTE Classificação das Dispersões Nome da dispersão Diâmetro médio das partículas dispersas Exemplos Solução verdadeira Entre

Leia mais

EXAME DE CAPACIDADE - IQ-USP. PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS EM QUÍMICA 1 o SEMESTRE / 2007

EXAME DE CAPACIDADE - IQ-USP. PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS EM QUÍMICA 1 o SEMESTRE / 2007 EXAME DE CAPACIDADE - IQ-USP PROVA DE COHECIMETOS GERAIS EM QUÍMICA 1 o SEMESTRE / 7 Questão 1 a) O que é tempo de meia-vida de um dado reagente numa reação química? b) Determine as expressões para os

Leia mais

Gerenciamento dos resíduos químicos laboratoriais: preparo de soluções contendo Cromo (VI), Cobre (II), ácidos e bases para destino final

Gerenciamento dos resíduos químicos laboratoriais: preparo de soluções contendo Cromo (VI), Cobre (II), ácidos e bases para destino final Gerenciamento dos resíduos químicos laboratoriais: preparo de soluções contendo Cromo (VI), Cobre (II), ácidos e bases para destino final Gustavo Henrique Branco VAZ¹; Vássia Carvalho SOARES²; ¹Estudante

Leia mais

Química. Energia de formação (KJ mol -1 )

Química. Energia de formação (KJ mol -1 ) Química 01. A formação dos compostos iônicos é geralmente um processo exotérmico cuja energia liberada será tanto maior quanto maior for a força de interação entre o cátion e o ânion. gráfico abaixo apresenta

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER RECURSO DISCIPLINA QUÍMICA

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER RECURSO DISCIPLINA QUÍMICA 33) Assinale a alternativa correta, na qual todas as substâncias são compostas e líquidas à temperatura ambiente. A O 3, O 2 ; CH 3 CH 2 OH B H 2 ; CO 2 ; CH 3 OH C H 2 O; NH 3 ; CO D H 2 O; CH 3 CH 2

Leia mais

Oxirredução. O professor recomenda: Estude pelos seguintes livros/páginas sobre a oxirredução e faça os exercícios! 26/10/2011

Oxirredução. O professor recomenda: Estude pelos seguintes livros/páginas sobre a oxirredução e faça os exercícios! 26/10/2011 Oxirredução O professor recomenda: Estude pelos seguintes livros/páginas sobre a oxirredução e faça os exercícios! Shriver Ed 4 Cap.4 p.164-190 Atkins & Jones 1 ED Cap. 12 p. 603-635 Brown Cap. 20 p. 721-754

Leia mais

Resolução Lista de exercícios de Química nº 9

Resolução Lista de exercícios de Química nº 9 Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 2ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / Concentração comum Resolução Lista de exercícios de Química nº 9 Estudo das Soluções

Leia mais

MATÉRIA Química II. Helder

MATÉRIA Química II. Helder Valores eternos. TD Recuperação ALUNO(A) MATÉRIA Química II PROFESSOR(A) Helder ANO SEMESTRE DATA 1º 1º Jul/2013 TOTAL DE ESCORES ---- ESCORES OBTIDOS ---- 1. Numa solução saturada temos: a) uma soluçâo

Leia mais

Balanço de Massa e Energia Aula 5

Balanço de Massa e Energia Aula 5 Balanço de Massa e Energia Aula 5 Solubilidade, Saturação e Cristalização. Solubilidade: A solubilidade de um sólido (soluto) em uma solução é a quantidade máxima desta substância que pode ser dissolvida

Leia mais

QUI 326 Primeira lista de exercícios 1/2013

QUI 326 Primeira lista de exercícios 1/2013 Exercícios de revisão QUI 326 Primeira lista de exercícios 1/2013 1) Balanceie as equações abaixo: a) Cu + HNO 3 Cu (NO 3 ) 2 + NO +H 2 O b) CrO 3 + SnCl 2 + HCl CrCl 3 + SnCl 4 + H 2 O c) PbO 2 + HCl

Leia mais

UFMG - 2003 3º DIA QUÍMICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR

UFMG - 2003 3º DIA QUÍMICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR UFMG - 2003 3º DIA QUÍMICA BERNULLI CLÉGI E PRÉ-VESTIBULAR Química Questão 01 A glicose, C 6 6, é uma das fontes de energia mais importantes para os organismos vivos. A levedura, por exemplo, responsável

Leia mais

LISTA 1 NÍVEL 1. Material Extra

LISTA 1 NÍVEL 1. Material Extra LISTA 1 NÍVEL 1 01. (UEMA) Das três fases de uma substância, a que possui menor energia cinética é a fase, cuja característica é apresentar. Os termos que preenchem corretamente as lacunas são: a) Sólida

Leia mais

Questão 76. Questão 78. Questão 77. alternativa D. alternativa C. alternativa A

Questão 76. Questão 78. Questão 77. alternativa D. alternativa C. alternativa A Questão 76 O hidrogênio natural é encontrado na forma de três isótopos de números de massa, 1, 2 e 3, respectivamente: 1 1 H, 2 1 H e 3 1 H As tabelas periódicas trazem o valor 1,008 para a sua massa atômica,

Leia mais

3º Bimestre. Química. Autor: Pedro L. S. Dias

3º Bimestre. Química. Autor: Pedro L. S. Dias 3º Bimestre Autor: Pedro L. S. Dias SUMÁRIO UNIDADE III Inorgânica... 5 Capítulo 1... 5 1.1 Soluções... 5 1.2 Solubilidade... 8 1.3 Coeficiente de solubilidade e Curva de solubilidade... 10 1.4 Unidades

Leia mais

C 5 H 12 O álcool 88g/mol. x 12,5g x = 9,94g 5CO 2 + 5H 2 O

C 5 H 12 O álcool 88g/mol. x 12,5g x = 9,94g 5CO 2 + 5H 2 O Questão 1 O esquema abaixo mostra compostos que podem ser obtidos a partir de um alceno de fórmula molecular C 5 H 10. A seguir, responda às questões relacionadas a esse esquema, considerando sempre o

Leia mais

Box 2. Estado da solução Estado do solvente Estado do soluto Exemplos

Box 2. Estado da solução Estado do solvente Estado do soluto Exemplos MISTURA E SOLUBILIDADE Box 2 Grande parte das substancias encontradas no dia-a-dia são misturas que sob o aspecto macroscópico apresentam-se com o aspecto homogêneo (uma única fase) ou heterogêneo (mais

Leia mais

Exercícios sobre Termoquímica- lei de hess

Exercícios sobre Termoquímica- lei de hess Exercícios sobre Termoquímica- lei de hess 01. (Unesp - adaptada) Definir, ou conceituar, e discutir, usando exemplos quando julgar conveniente: a) entalpia molar padrão de formação de uma substância;

Leia mais

QUÍMICA. Resolução: a) CH 4 b) Ligações de Hidrogênio. c) 3,3 10 16 L

QUÍMICA. Resolução: a) CH 4 b) Ligações de Hidrogênio. c) 3,3 10 16 L QUÍMICA ª QUESTÃO O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre e tem preocupado a comunidade científica cada vez mais. Acredita-se que seja devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos

Leia mais

Solubilidade. Ricardo Queiroz Aucélio Letícia Regina de Souza Teixeira

Solubilidade. Ricardo Queiroz Aucélio Letícia Regina de Souza Teixeira Ricardo Queiroz Aucélio Letícia Regina de Souza Teixeira Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode

Leia mais

SIMULADO de QUÍMICA GABARITO COMENTADO 3º ANO 1º BIMESTRE/2011

SIMULADO de QUÍMICA GABARITO COMENTADO 3º ANO 1º BIMESTRE/2011 SIMULADO de QUÍMICA GABARITO COMENTADO 3º ANO 1º BIMESTRE/2011 1. (FATEC-2011) Os elementos cloro (Z = 17) e iodo (Z = 53) pertencem ao mesmo grupo da tabela periódica. Assim, átomos neutros desses elementos

Leia mais

CURSO APOIO QUÍMICA RESOLUÇÃO

CURSO APOIO QUÍMICA RESOLUÇÃO QUÍMICA CURS API 15. hidróxido de magnésio, Mg() 2, massa molar 58,3 g mol 1, apresenta propriedades antiácidas e laxativas. Ao ser ingerido, reage com o ácido clorídrico presente no estômago, formando

Leia mais

Exercícios de Revisão

Exercícios de Revisão Exercícios de Revisão a) I, II, III b) II, III, I c) II, I, III d) III, I, II e) I, III, II 01) (PUC - SP) O conceito de elemento químico está mais relacionado com a idéia de: a) átomo. b) molécula. c)

Leia mais

XVI CIPC 2012 PROVA DE QUÍMICA

XVI CIPC 2012 PROVA DE QUÍMICA 21- Observe a figura abaixo: A tirinha de Bill Rechin & Don Wilder satiriza o fato de que os explosivos são substâncias puras ou misturas quimicamente capazes de se decomporem em gases com extraordinária

Leia mais

QUÍMICA. 4. Um professor, utilizando comprimidos de antiácido efervescente à base de NaHCO 3, realizou quatro procedimentos, ilustrados a seguir:

QUÍMICA. 4. Um professor, utilizando comprimidos de antiácido efervescente à base de NaHCO 3, realizou quatro procedimentos, ilustrados a seguir: QUÍMICA Prof. Rodrigo Rocha 1. Alguns fatores podem alterar a rapidez das reações químicas. A seguir, destacam-se três exemplos no contexto da preparação e da conservação de alimentos: 1) A maioria dos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET/Agronomia. TUTOR: Dr. Ribamar Silva PETIANO: Rafael de Melo Clemêncio

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET/Agronomia. TUTOR: Dr. Ribamar Silva PETIANO: Rafael de Melo Clemêncio UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET/Agronomia TUTOR: Dr. Ribamar Silva PETIANO: Rafael de Melo Clemêncio Estabelecido entre uma substância e seus íons; Reação reversível Reagente

Leia mais

Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com

Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com Estudo de caso Reúnam-se em grupos de máximo 5 alunos e proponha uma solução para o seguinte caso: A morte dos peixes ornamentais. Para isso

Leia mais

Disciplina de Físico Química I - Tipos de Soluções Propriedades Coligativas. Prof. Vanderlei Inácio de Paula contato: vanderleip@anchieta.

Disciplina de Físico Química I - Tipos de Soluções Propriedades Coligativas. Prof. Vanderlei Inácio de Paula contato: vanderleip@anchieta. Disciplina de Físico Química I - Tipos de Soluções Propriedades Coligativas. Prof. Vanderlei Inácio de Paula contato: vanderleip@anchieta.br Misturas - soluções A grande maioria dos sistemas encontrados

Leia mais

CPV O cursinho que mais aprova na fgv

CPV O cursinho que mais aprova na fgv QUÍMIA O cursinho que mais aprova na fgv FGV economia 1 a Fase 30/novembro/2008 106. Na figura, é representado o espectro de massa dos isótopos naturais do elemento gálio. 107. O gráfico mostra a radioatividade

Leia mais

Química Geral Materiais Homogêneos e Heterogêneos

Química Geral Materiais Homogêneos e Heterogêneos Química Geral Materiais Homogêneos e Heterogêneos 1. (Uepg 2013) Quanto às características das substâncias puras e das misturas, assinale o que for correto. 01) Misturas sólidas homogêneas não podem ser

Leia mais

5. (Espcex (Aman) 2013) Uma amostra de 5 g de hidróxido de sódio (NaOH) impuro foi dissolvida em água suficiente para formar 1L de solução.

5. (Espcex (Aman) 2013) Uma amostra de 5 g de hidróxido de sódio (NaOH) impuro foi dissolvida em água suficiente para formar 1L de solução. 1. (Enem ª aplicação 010) Alguns fatores podem alterar a rapidez das reações químicas. A seguir, destacam-se três exemplos no contexto da preparação e da conservação de alimentos: 1. A maioria dos produtos

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 9 ANO

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 9 ANO EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 9 ANO 1- Com a finalidade de diminuir a dependência de energia elétrica fornecida pelas usinas hidroelétricas no Brasil, têm surgido experiências bem sucedidas no uso de

Leia mais

Compostos Binários Iônicos

Compostos Binários Iônicos 79 Compostos Binários Iônicos www.aulasdequimica.com.br 79 Página 02 79 Página 03 Os compostos binários são aqueles formados por dois elementos químicos. Saiba mais! Os compostos binários são aqueles em

Leia mais

Departamento de Química Inorgânica 2. SOLUÇÕES

Departamento de Química Inorgânica 2. SOLUÇÕES 2. SOLUÇÕES I. INTRODUÇÃO Soluções são misturas homogêneas de dois ou mais componentes, sendo que estes estão misturados uniformemente em nível molecular. Em nosso cotidiano temos diversos exemplos de

Leia mais

Definições. Dissociação iônica Considerando um composto iônico sólido hipotético: A a B b Em uma solução: A a B b (s) aa b+ (aq) + bb a- (aq)

Definições. Dissociação iônica Considerando um composto iônico sólido hipotético: A a B b Em uma solução: A a B b (s) aa b+ (aq) + bb a- (aq) Definições Solubilidade de uma substancia refere-se à concentração ou à quantidade máxima de uma substância química que pode ser colocada em um solvente para formar uma solução estável. Algumas substâncias

Leia mais

Definições. Dissociação iônica Considerando um composto iônico sólido hipotético: A a B b Em uma solução: A a B b (s) aa b+ (aq) + bb a- (aq)

Definições. Dissociação iônica Considerando um composto iônico sólido hipotético: A a B b Em uma solução: A a B b (s) aa b+ (aq) + bb a- (aq) Definições Solubilidade de uma substancia refere-se à concentração ou à quantidade máxima de uma substância química que pode ser colocada em um solvente para formar uma solução estável. Algumas substâncias

Leia mais

Processo Seletivo/UFU - Janeiro 2004-2ª Prova Comum - PROVA TIPO 1 QUÍMICA QUESTÃO 32

Processo Seletivo/UFU - Janeiro 2004-2ª Prova Comum - PROVA TIPO 1 QUÍMICA QUESTÃO 32 QUÍMICA QUESTÃO 31 Considerando a Tabela Periódica e as propriedades dos elementos químicos, assinale a alternativa correta A) Um metal é uma substância dúctil e maleável que conduz calor e corrente elétrica

Leia mais

9- (UFC) O número de átomos de H, em 2,02 g de H 2, é: A) 12,046 x 10 23 B) 18,069 x 10 23 C) 6,023 x 10 23 D) 3,012 x 10 23 E) 24,092 x 10 23

9- (UFC) O número de átomos de H, em 2,02 g de H 2, é: A) 12,046 x 10 23 B) 18,069 x 10 23 C) 6,023 x 10 23 D) 3,012 x 10 23 E) 24,092 x 10 23 CÁLCULOS QUÍMICOS 1- (CESGRANRIO) Sabendo-se que: X ++ íon isoeletrônico do gás nobre do 3º período da tabela periódica Q halogênio mais eletronegativo O número de mols contido em 3,90g do composto XQ

Leia mais

Ciclos do elementos Carbono, Nitrogênio e Enxofre

Ciclos do elementos Carbono, Nitrogênio e Enxofre Ciclos do elementos Carbono, Nitrogênio e Enxofre Atmosfera Atmosfera é a camada gasosa ao redor da Terra. Hidrosfera é a parte líquida da Terra que corresponde a cerca de 80% da superfície. A água dos

Leia mais

Métodos Clássicos de Separação

Métodos Clássicos de Separação Analítica V: Aula 8 Métodos Clássicos de Separação ATENÇÃO À SEQUENCIA DAS PRÁTICAS: Prof. Rafael Sousa Departamento de Química - ICE rafael.arromba@ufjf.edu.br Notas de aula: www.ufjf.br/baccan Plano

Leia mais

Química de Águas Naturais. -todas as formas de vida existentes no planeta Terra dependem da água;

Química de Águas Naturais. -todas as formas de vida existentes no planeta Terra dependem da água; Química de Águas Naturais todas as formas de vida existentes no planeta Terra dependem da água; a água cobre 70% da superfície do planeta, apenas uma parte dessa quantidade (~2,8%) é água doce sendo que

Leia mais

Propriedades Coligativas Aula 3

Propriedades Coligativas Aula 3 Propriedades Coligativas Aula 3 Um efeito coligativo é uma modificação em certas propriedades de um solvente quando nele adicionados um soluto não-volátil, o qual só depende do número de partículas (moléculas

Leia mais