OFICINAS DE ATUALIZACAO TECNOLOGIA. modulo basico CORELDRAW 12

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OFICINAS DE ATUALIZACAO TECNOLOGIA. modulo basico CORELDRAW 12"

Transcrição

1 OFICINAS DE ATUALIZACAO TECNOLOGIA modulo basico CORELDRAW 12

2 Licao I 1. Imagens Digitais ou Codificadas A producao de imagens digitais, tambem conhecidas por imagens codificadas, intensificou-se nos ultimos anos e, torna-se necessario compreender alguns principios acerca de suas caracteristicas para sua melhor manipulacao. Imagens digitais sao aquelas obtidas por ferramentas digitais, ou seja, que utilizam uma captura codificada, que transformam as imagens captadas em codigos. Os computadores decodificam estes codigos em imagens em tela, na qual podemos manipular atraves de softwares especificos Principais Categorias de Imagens Digitais ou Codificadas Vetores: imagens tambem conhecidas como curvas, graficos e tracados. Este tipo de imagem digital e mais utilizada em ferramentas graficas como o CorelDraw, Macromedia Freehand e o Adobe Illustrator. Sao compostas por linhas e curvas matematicamente definidas pelo computador, por isso estas imagens sao escalonaveis, ou seja, mantem a qualidade [nitidez do contorno] em quaisquer dimensoes. Suas principais aplicacoes sao: logotipias, desenhos animados, mapas, graficos, etc. Imagens vetoriais sao compostas por nos e vetores, ou seja, pontos e linhas que indicam o movimento dos tracados Bitmaps: imagens tambem conhecidas como mapas de bits. Ferramentas como Adobe Photoshop, Paintbrush, Corel PhotoPaint e Gimp sao as mais adequadas para editar este tipo de imagem. Elas sao compostas, como o nome define, por mapas de bits, ou seja, por mapas de pixels - pictures elements. Dessa forma, usamos os bitmaps com restricoes, pois suas dimensoes variam em funcao do tamanho destes mapas de pixels ou apenas, resolucoes. Suas principais aplicacoes sao: manipulacao e tratamento de fotografias, imagens com muitos tons, etc. Imagens bitmap sao compostas pixels, ou seja, por informacoes de cores. Ideais para fotografias e imagens com muitos tons Principais resolucoes - em dpi 72 dpi - resolucao de tela computadores desktop 96 dpi - resolucao de tela computadores notebook 144 dpi - resolucao em impressao em jato de tinta 240 dpi - resolucao minima em impressao off-set ou impressoras laser

3 Licao I 2. Ambiente de Trabalho no CorelDraw E composto por uma mesa de trabalho e uma pagina de desenho. O CorelDraw simula uma prancha de desenho, no qual ao centro, esta o papel e ao redor, as suas ferramentas de composicao Ferramentas de Composicao no CorelDraw O programa CorelDraw e voltado para a edicao de layouts em variadas dimensoes sobre superficies que simulam papeis. Assim, podemos pensar as ferramentas do software da mesma maneira como pensamos as ferramentas de composicao em superficies. Existem lapis, pinceis, borrachas, reguas, tintas ou cores, entre tantas outras. Entretanto quando selecionamos uma determinada ferramenta de composicao, o programa oferece-nos uma gama de possibilidades de suas variacoes. Entao devemos escolher um tipo de ferramenta e de variacao adequadas a pesquisa ou ao objetivo de uma composicao. Na Licao 2, Detalharemos as principais ferramentas de composicao do CorelDraw Configurando Paginas e Escolhendo a Mesa de Trabalho Voce podera escolher quantas paginas forem necessarias para executar a sua composicao Para inserir paginas: I- No menu superior, clique em [Layout] e escolha [Inserir pagina]; II- Na caixa [Inserirpagina], voce podera escolher quantas e como serao inseridas suas paginas. Neste item, voce determina a orientacao de sua pagina.

4 Licao I Para renomear: I- No menu superior, clique em [Layout] e escolha [Renomear pagina] II- Na caixa [Renomear pagina], digite o nome e clique [Ok] Para ir para pagina: I- No menu superior, clique em [Layout] e escolha [Ir para pagina] II- Na caixa [Ir para pagina], digite a pagina escolhida e clique [Ok] Para excluir pagina: I- No menu superior, clique em [Layout] e escolha [Excluir pagina] II- Na caixa [Excluir pagina], digite a pagina a ser excluida e clique [Ok] Cor de Fundo da Pagina: I- No menu superior, clique em [Layout] e escolha [Configurar pagina], ou apenas clique em ctrl+j II- Na caixa de dialogo [Opcoes], selecione [fundo] e no item [solido], determine uma cor e clique em [Ok]

5 Licao Redimensionando a sua pagina: I- No menu superior, clique em [Layout] e escolha [Redimensionar pagina] Configurando reguas na sua pagina: As reguas sao muito importantes para a sua composicao, pois atraves delas voce determina as metragens do seu documento e percebe as possibilidades de saida do seu trabalho (impressao, web, etc). I- No menu superior, clique em [Exibir] e escolha [Configurar grade e regua] II- Na caixa [Configurar regua], abaixo destacamos os principais itens:

6 Licao I Configurando grades a sua pagina: I- No menu superior, clique em [Exibir] e escolha [Configurar grade e regua] Ao lado, amostra de uma visualizacao de tela no CorelDraw com grades e objetos de composicao.

7 Licao I Configurando linhas-guia a sua pagina: Voce ira perceber com o uso da ferramenta CorelDraw, que as linhas-guias sao fundamentais para quase todas as composicoes, porque sao linhas na tela (assim como as grades, elas nao sao impressas) que possibilitam a voce alinhar com precisao todos os objetos do seu layout. Diferentemente das grades, aqui voce pode editar sua orientacao, ou seja, elas podem ser verticais, horizontais e diagonais. I- No menu superior, clique em [Exibir] e escolha [Configurar linhas-guia] II- Na caixa [Linhas-guia], voce tem as seguintes opcoes: Clicando nestes itens, voce modifica a orientacao das linhas-guia. Ao lado, amostra de uma visualizacao de tela no CorelDraw com linhas-guia e objetos de composicao.

8 Licao I Configurando modos de visualizacao da sua pagina: O modo de visualizacao pode ser usado para otimizar o tempo de renderizacao de sua composicao, ou seja, o processamento de tela da suas imagens. Isto significa que modos mais simples de visualizacao, como [Aramado Simples] exibe imagens em sua tela em maior velocidade que o modo [Aperfeicoado]. Em trabalhos com inumeros objetos e imagens isso pode extremamente util. [Aramado Simples]: exibe um contorno do desenho, ocultando preenchimentos, extrusoes, contornos, sombreamentos e formas intermediarias na mistura, alem de exibir as imagens em formato bitmap em modo monocromatico; [Aramado]: exibe um contorno do desenho, ocultando somente os preenchimentos; [Rascunho]; exibe os preechimentos do desenho e imagens em formato bitmap de baixa resolucao; [Normal]: exibe um desenho sem preenchimentos PostScript e imagens bitmap de alta resolucao; [Aperfeicoado]: exibe um desenho com preenchimentos PostScript e imagens bitmap de alta resolucao. I- No menu superior, clique em [Exibir] e voce tera os itens numerdos acima

9 Licao I 3- Ferramenta Zoom no CorelDraw Esta ferramenta e fundamental para voce observar detalhes da sua composicao. Ela funciona silumando um lente de aumento e reducao. Obtendo um zoom maior [F2], voce observa de detalhes de seu documento, com um zoom menor [F3], voce tem uma visao geral do trabalho disposto na mesa de trabalho ou pagina. Ela esta localizada nas laterais da mesa de trabalho, portanto voce podera move-la para um lugar de sua preferencia. Clique na maozinha para mover a visualizacao ou deslizar pela sua composicao. Clique no zoom para obter reducao ou aumento da sua composicao. Duas visualizacoes. Na esquerda, imagem com vista geral zoom out [F3], e ao lado, imagem com zoom in [F2].

10 Licao II 2. Ferramentas de Composicao no CorelDraw Como citamos na Licao 1, as ferramentas que o software CorelDraw dispoe sao silumacoes e adaptacoes digitais a ferramentas de criacao de pranchas de layout. A partir da compreensao que esse programa utiliza o espaco da tela do computador como um mesa de desenho, voce podera, dispor as ferramentas de acordo com os seus objetivos, visualizando algumas e outras nao. E importante frizar que as ferramentas nao oferecem solucoes em composicoes de layouts, mas sim auxilio para executar tarefas pertinentes a eles Ferramenta de Selecao: Com ela, voce indicara o programa qual objeto esta sendo usado no momento. Clique na ferramenta [Selecao] e apos no objeto desejado. Quando voce seleciona objetos, o programa mostra na tela arestas. A esquerda, objeto selecionado; a direita, objeto nao selecionado. Voce pode selecionar mais de 1 objeto. Clique na ferramenta selecao e clique envolvendo os objetos, assim voce vera um tracejado ao redor dos objetos. Apos a selecao, o programa indica com as arestas os objetos selecionados.

11 Licao II 2.2- Trabalhando com os objetos: Agora voce ja sabe que para trabalhar com os objetos voce deve primeiro seleciona-los. Para tanto, alem da ferramenta de selecao, voce dispoe do teclado, atraves da tecla [TAB]. Esta outra funcao de selecao e chamada de salto. Se voce tiver mais de 1 objeto em sua mesa de trabalho e clicando em [TAB], voce ira alternar a selecao entre os objetos compostos na pagina Observando as propriedades do objeto selecionado: Certifique-se de que a barra de opcoes esta em sua mesa de trabalho, caso contrario, acesse [Janela], selecione [Barra de ferramentas...] e na caixa de dialogo [Opcoes], marque [Barra de propriedades]. A barra de propriedades, como o nome indica, apresenta as propriedades dos objetos selecionados. Barra de Propriedades Ao lado, objeto selecionado; acima, barra com as suas propriedades Movendo o objeto selecionado: Apos selecionar o objeto que deseja mover, clique no centro da selecao e arraste.

12 Licao II 2.5- Transformando objeto selecionado: Com a ferramenta [Transformacao], voce podera redimensionar, espelhar, escalonar, rotacionar e duplicar objetos. A maioria destes dados tambem sao visiveis na barra de propriedades. Acima, objeto selecionado; ao lado, barra de transformacao no item [Tamanho] selecionado. Nesta barra, voce tambem tem acesso a; [Posicao] [Rotacao] [Escala] [Inclinar] 2.6- Duplicando objeto selecionado: Voce tem dois caminhos para duplicar objetos previamente selecionados: 1. Na barra do programa, selecione [Editar] e clique em [Duplicar], ou apenas o atalho no teclado Ctrl+D. I- Selecione objeto. II- Digite no teclado Ctrl+D.

13 Licao II 2.7- Redimensionando objeto selecionado: Selecione o objeto e arraste uma das arestas de selecao. Voce tambem pode redimensionar atraves da [Barra de propriedades] e da [Barra de transformacoes], no item [Tamanho] Alca de selecao, clique e arraste Espelhando objeto selecionado: Selecione o objeto que voce deseja espelhar, clique numa das alcas laterais ou superiores e arraste para o sentido contrario. Teclando Ctrl ao mesmo tempo, voce mantem a proporcao do objeto. Clique na alca e arraste para o sentido inverso. Segurando Ctrl, voce mantem a proporcao.

14 Licao II 2.9- Rotacionar e inclinar objeto selecionado: Se voce clicar no centro de um objeto previamente selecionado, a propriedade da selecao ira mudar para a propriedade [Rotacionar]. Clique numa alca e gire para qualquer sentido. Se teclar ao mesmo tempo com o Shift, voce podera mudar a dimensao do objeto ao mesmo tempo. Com o Alt, podera inclinar ao mesmo tempo que o gira. Na barra [Transformacao], voce tambem acessa estes itens. Clique na alca em meio circulo e arraste-a para rotacionar. Clique na alca do meio e arraste-a para inclinar..

15 Licao II Ordenar objetos selecionados: Durante o desenvolvimento de composicoes, voce percebera que havera muitos objetos a serem organizados, portanto a ferramenta de composicao [Ordenar], auxilia a organizar o empilhamento dos objetos compositivos. I- Na barra superior do programa, clique em [Organizar] e selecione o item [Ordenar] para escolhel qual ferramenta aplicar ao objeto previamente selecionado.

16 Licao II Alinhar e distribuir objetos selecionados: Estas duas ferramentas sao fundamentais para qualquer composicao. Voce tera que alinhar, em muitos casos, diferentes objetos. Ela serve tanto para alinhar diferente objetos, quanto para alinhar 1 objeto com a pagina. I- Selecione objetos que deseja alinhar; II- Na barra superior do programa, clique em [Organizar] e selecione o item [Alinhar e Distribuir]; III- Na caixa de dialogo [Alinhar e Distribuir] observe os itens: Clique em como voce deseja alinhar os seus objetos. Clique em como voce deseja distribuir os seus objetos.

17 Licao III 3- Principais ferramentas de edicao Na imagem abaixo, voce tem um resumo das principais ferramentas de edicao de objetos no CorelDraw. Ao clicar numa delas, a barra de propriedades automaticamente configura-se para voce poder modificar seus tipos. Segue abaixo, lista com as principais ferramentas de edicao: Selecao Forma [F10] Bezier Retangulo [F6] Elipse [F7] Poligonos [Y] Texto [F8] Preenchimento Interativo [G] Transparencia Interativa Mistura Interativa Conta-gotas Contorno Preenchimento Se voce mantiver o clique na ferramenta que tiver uma setinha no canto direito inferior, ela abrira derivacoes desta primeira.

18 Licao III 3.1- Ferramentas de Desenho Livre, Medidas e Conexoes: Com estas ferramentas, voce pode criar objetos, modificar vetores e medir quaisquer objetos. Mao livre Bezier Midia Artistica Dimensao Linha de Conexao 107,24 mm Conector Interativo 3.2- Ferramentas de Edicao de Vetores: Com estas ferramentas, voce pode selecionar e editar vetores, inserindo, deletando e modificando nos. Forma Faca Borracha Transformacao Livre

19 Licao III 3.3- Formas Basicas: retangulos, elipses, espirais e aplicacoes uteis: As formas basicas sao fundamentais para compor layouts, porque podem servir de base de muitos desenhos. Por exemplo, figuras animadas (historias em quadrinhos) sao todas produzidas a partir de formas basicas. Quando executamos layouts complexos, como editoracao de pecas sequencias, elas sao fundamentais para o alinhamentos das caixas de texto, bem como quaisquer elementos graficos. Veja a seguir, as principais formas basicas que o CorelDraw oferece e uma pequena mostra de suas funcionalidades. Apos clicar na ferramenta desejada e inserir uma forma basica, voce pode modifica-la atraves da barra de propriedades. Poligono [Y] Espiral [A] Papel Grafico [D] Voce pode usar as formas basicas como base de uma margem, por exemplo.

20 Licao IV 4- Compondo com contornos e preenchimentos basicos Umas das vantagens do CorelDraw e a facilidade de trabalhar com contornos, preenchimentos e aplicacao de cores. Na lateral de sua mesa de trabalho, voce vera uma paleta de cores padrao. Apos criar um objeto vetorial ou uma caixa de texto e seleciona-lo, basta clicar numa da cores e ela sera aplicada ao objeto. No rodape da mesa de trabalho, voce vera dois itens: [Preen.] e [Contorno]. Ferramenta Contorno Contorno Cor do Contorno Sem Contorno Minimo Contorno ½ Ponto 2 Pontos 8 Pontos 16 Pontos 24 Pontos

21 Licao IV Ferramenta Preenchimento Cor de Preenchimento Preen. Gradiente Dialogo Preen. Padrao Preen. Textura Preen. PostScript Sem Preenchimento Janela Cor

22 Licao IV Acima, itens de preenchimento [Preen.] e [Contorno] localizados no rodape de sua mesa de trabalho. Quando voce seleciona um objeto e aplica contorno ou preenchimento, automaticamente havera a indicacao destas aplicacoes. A paleta de cores estara sempre visivel em sua mesa de trabalho, caso voce quiser alguma cor que nao consta nela, basta acessar o item [Preen.] localizado no rodape ou no item [Preenchimento], na barra superior de ferramentas.

23 Licao IV 4.1- Compondo com preenchimentos gradientes O gradiente e um preenchimento com uma progressao suave de duas ou mais cores que adiciona profundidade a um objeto. Existem quatro tipos: Linear: flui em linha reta ao longo do objeto. Conico: circula a partir do centro do objeto. Radial: irradia a partir do centro do obejto. Quadrado: dispersado em quadrados concentricos a apartir do centro do objeto. Radial Conico Quadrado

24 Licao IV 4.2- Compondo com preenchimentos de texturas. Voce pode aplicar texturas, e modifica-las na caixa de dialogo representada acima, selecionando objetos, clicando no item [Preen. Textura]. Entretanto seu arquivo tende a ficar maior com estes tipos de pre-definicoes, portanto use-as com parcimonia.

25 Glossário 1 - Por ordem de aparecimento software voltar termo inglês generalizado que designa um programa ou conjunto de programas armazenados em computador. Procurar na internet pixel voltar menor ponto que pode ser exibido sobre a tela de um computador. Procurar na internet dpi voltar acrônimo de dots per inch ou pontos por polegada, valor que indica a resolução da imagem digital, informando a quantidade de pixels existentes em uma polegada quadrada. Procurar na internet textura voltar aspecto de uma superfície resultante do conjunto de suas características. Procurar na internet

26 Av. Paulo da Gama, s/nº, Predio Anexo 1 - Reitoria, sala 313 CEP: Porto Alegre RS Brasil Fone: (51)

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN Com o Corel você vai trabalhar com um dos aplicativos mais usados no campo do design e da auto-edição, já que permite operar com dois tipos de gráficos (vetoriais

Leia mais

Aprendendo Corel Draw 2

Aprendendo Corel Draw 2 ÍNDICE Introdução Ferramentas do Trabalhando com cores Trabalhando com objetos Transformando objetos desenhados Clonagem de objetos Formatando objetos Preenchimentos e Contornos Preenchimento Gradiente

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Capítulo 10 Inserindo figuras e objetos... 2 Configurando AutoFormas... 2 Criando Caixas de Texto... 3 Inserindo Linhas e Setas... 3 Utilizando WordArt... 4 Inserindo Figuras... 5 Configurando figuras...

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo.

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo. O que é o Gimp? O GIMP é um editor de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos e logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando o paradigma de camadas, remover

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Vetorizar imagens Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você irá vetorizar uma imagem de bitmap para convertê-la

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36 Sumário Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por escrito de Celta Informática, poderá ser reproduzida total ou parcialmente,

Leia mais

Paint Brush. 1- Conhecendo o Paint Brush...2. 2- Tamanho do desenho...2

Paint Brush. 1- Conhecendo o Paint Brush...2. 2- Tamanho do desenho...2 Paint Brush 1- Conhecendo o Paint Brush...2 2- Tamanho do desenho...2 3- Barra de Ferramentas...3 a) Recortar...3 b) Borracha...4 c) Balde...4 d) Conta-gotas...4 e) Lupa...4 f) Lápis...5 g) Pincel...5

Leia mais

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação... 3 Iniciando o CorelDRAW X3... 4 Componentes... 5 Barra de Menus... 6 Barra Padrão...

Leia mais

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1... 3 Apresentação do Photoshop... 3 Barra de Menus... 3 Barra de Opções... 3 Barra de Ferramentas...4

Leia mais

1. Introdução ao Adobe Illustrator CC. 2.6. Ferramentas de Seleção e Visualização. 1.1. Novidades do Illustrator CC. 3. Desenho. 1.2.

1. Introdução ao Adobe Illustrator CC. 2.6. Ferramentas de Seleção e Visualização. 1.1. Novidades do Illustrator CC. 3. Desenho. 1.2. 1. Introdução ao Adobe Illustrator CC 1.1. Novidades do Illustrator CC 1.2. Abrir o Programa 1.3. Criar um Novo Documento 1.4. Área de Trabalho 1.4.1. Paletas e Painéis 1.4.2. Menus de Contexto 1.4.3.

Leia mais

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG)

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG) Corel Draw 12 Enviado por: Jair Marcolino Felix Corel Draw 12 O Corel Draw é um programa de design gráfico pertencente à Corel.O Corel Draw é um aplicativo de ilustração e layout de página que possibilita

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Fotografia Digital. Aula 1

Fotografia Digital. Aula 1 Fotografia Digital Aula 1 FOTOGRAFIA DIGITAL Tema da aula: A Fotografia 2 A FOTOGRAFIA A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa

Leia mais

Tour pela área de trabalho

Tour pela área de trabalho Tour pela área de trabalho Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você se familiarizará com a terminologia

Leia mais

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração:

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: PS02_02-08: Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA Exercícios: 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: 2) Finalize a configuração. A janela da imagem, também chamada de tela

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Criar um logotipo Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um logotipo para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

APOSTILA DE DESENHO TÉCNICO NO COREL DRAW PROFESSORA GRAZIELA BRUNHARI KAULING UNIDADE 02: COREL DRAW

APOSTILA DE DESENHO TÉCNICO NO COREL DRAW PROFESSORA GRAZIELA BRUNHARI KAULING UNIDADE 02: COREL DRAW APOSTILA DE DESENHO TÉCNICO NO COREL DRAW PROFESSORA GRAZIELA BRUNHARI KAULING UNIDADE 02: COREL DRAW 1 INTRODUÇÃO ÀS FERRAMENTAS DO PROGRAMA COREL DRAW INTRODUÇÃO O Corel Draw é um programa de design

Leia mais

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Uruaçu - 2009 Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu Rua Maranhão Quadra 02 Lote 01 Bairro JK Uruaçu Goiás Telefone: (62)3357-4237 - Fax : 3357-4217 E-mail nteuruacu@hotmail.com

Leia mais

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática O Paint é o programa de edição de imagens padrão do Windows, ao instalar o sistema o Paint é instalado automaticamente. Provavelmente,

Leia mais

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U)

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Animação Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Crie uma bola segurando a tecla SHIFT com uma cor qualquer Duplique essa bola através do menu Editar

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Tour pela área de trabalho

Tour pela área de trabalho Tour pela área de trabalho Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você se familiarizará com a terminologia

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Trabalhar com layout Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um pôster para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

Criando Quiz com BrOffice.impress

Criando Quiz com BrOffice.impress Criando Quiz com BrOfficeimpress A ferramenta de apresentação possibilita o desenvolvimento de várias atividades interativas como: Sete erros Quiz (Perguntas/Respostas), Colocar em ordem objetos, alfabeto,

Leia mais

Tutorial Paint Brush

Tutorial Paint Brush Tutorial Paint Brush GET da Engenharia Computacional Curso de Mídias Digitais Jan 17, 2011 GET da Engenharia Computacional Tutorial Paint Brush 1/27 O Paint é um programa utilizado para a criação de desenhos

Leia mais

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 3)

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 3) Prof. Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 3) Introdução A possibilidade de utilizarmos imagens, gráficos, desenhos e textos artísticos

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Manual da Administração do site Abrasel 2.0

Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Caro usuário, Você está recebendo o manual que lhe dará acesso ao administrador do site 2.0 onde será possível fazer as seguintes alterações: Inserir notícias

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos CAPÍTULO 4 4. RECURSOS PARA ILUSTRAÇÕES Uma característica que difere os processadores de textos dos editores é a possibilidade de gerar

Leia mais

Sumário. Computação Gráfica Illustrator

Sumário. Computação Gráfica Illustrator 1 Sumário Área de trabalho... 2 Barra de tarefas... 5 Menu ajuda... 6 Menu janela... 7 Menu exibir... 8 Menu efeito... 9 Menu selecionar... 10 Menu tipo... 10 Menu objeto... 12 Menu editar... 13 Menu arquivo...

Leia mais

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas:

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Criando arquivo novo Seleções Cor uniforme Lata de Tinta Criando camadas Janela

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Informática Básica para o PIBID

Informática Básica para o PIBID Universidade Federal Rural do Semi Árido Programa Institucional de Iniciação à Docência Informática Básica para o PIBID Prof. Dr. Sílvio Fernandes Roteiro O Tamanho e Resolução de imagens O Compactação

Leia mais

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte II CAPÍTULO 4 Formas e Efeitos Mover Autoforma Clique sobre qualquer parte da linha de contorno, mantenha o mouse pressionado e arraste até o ponto que desejar.

Leia mais

Apostila para uso do Power Point

Apostila para uso do Power Point Apostila para uso do Power Point Introdução O Power Point, é um aplicativo da MicroSoft desenvolvido para a elaboração de apresentações. Possui recursos de hipertexto e multimídia como som, imagem, animação,

Leia mais

Você vai começar criando o fundo Após criar o fundo, você aplicará o resto dos gráficos e texto da publicidade.

Você vai começar criando o fundo Após criar o fundo, você aplicará o resto dos gráficos e texto da publicidade. Trabalhar com layout Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Este tutorial apresenta as ferramentas de layout e organização

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Microsoft Power Point 2007

Microsoft Power Point 2007 Microsoft Power Point 2007 Sumário Layout e Design 4 Formatação de Textos 8 Salvando um arquivo do PowerPoint 15 Plano de Fundo 16 Marcadores 18 Réguas e grade 19 Tabelas 20 Gráficos 21 Imagens 22 Smart

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução 1

SUMÁRIO. Introdução 1 SUMÁRIO Introdução 1 Tela de Apresentação 1 Criando Figuras Simples 2 Linhas Curvas 3 Figuras Geométricas 4 Ferramenta Seleção 4 Desfazer e Repetir 4 Colorindo os Objetos 5 Ferramenta Zoom 5 Gravando,

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS Relembrando... Gabinete Ligando o computador São três passos básicos O ambiente Windows O Windows é um tipo de software chamado sistema operacional

Leia mais

Manual de Gerenciamento de Conteúdo

Manual de Gerenciamento de Conteúdo Manual de Gerenciamento de Conteúdo 1 Sumário 1) O que é um Gerenciador de Conteúdo...3 2) Como o Site está Estruturado...3 3) Como Gerenciar o Conteúdo do Site...5 3.1) Adicionar Itens no Menu de Navegação...6

Leia mais

[CURSO DE FÉRIAS FIREWORKS] JULHO / 2011

[CURSO DE FÉRIAS FIREWORKS] JULHO / 2011 Conteúdo 1. OBJETIVO DO FIREWORKS... 2 1.1 - Diferença entre imagem Vetorial e Bitmap... 2 1.2 - Formato de Arquivos... 3 2. AMBIENTE DO FIREWORKS... 3 2.1 - INICIANDO UM PROJETO... 4 3. DESENHANDO NO

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL Aula 05: Editores de Imagem Paint / GIMP

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL Aula 05: Editores de Imagem Paint / GIMP PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL Aula 05: Editores de Imagem Paint / GIMP Desenho e Edição de Imagem Paint O Paint é um software utilizado para a criação de desenhos simples

Leia mais

Book Flash CS6.indb 8 10/01/2013 16:37:42

Book Flash CS6.indb 8 10/01/2013 16:37:42 1 OBJETIVOS Apresentar o programa, sua interface e suas principais características Abrir, visualizar e salvar arquivos Usar a ajuda do programa Book Flash CS6.indb 7 10/01/2013 16:37:42 Book Flash CS6.indb

Leia mais

Curso técnico: Informática Disciplina: Aplicativos computacionais

Curso técnico: Informática Disciplina: Aplicativos computacionais 01. A tecla de atalho responsável por exibir os slides no modo de "apresentação" (tela inteira), é: a) F2 b) F3 c) F4 d) F5 e) F11 02. O recurso que permite definir efeitos de entrada para cada slide,

Leia mais

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Disciplina:FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO WEB. Professora Andréia Freitas

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Disciplina:FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO WEB. Professora Andréia Freitas TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Disciplina:FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO WEB Professora Andréia Freitas 2012 3 semestre Aula 03 MEMORIA, F. Design para a Internet. 1ª Edição. Rio de Janeiro:

Leia mais

APOSTILA INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA

APOSTILA INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA O CORELDRAW X3 é um programa de desenho que facilita a arte final profissional, desde de logotipos até ilustrações técnicas complexas, possui recursos de edição

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

OpenOffice.org Impress

OpenOffice.org Impress OpenOffice.org Impress OpenOffice.org Impress - Jusiana do Prado 1 SUMÁRIO CONHEÇA A JANELA PRINCIPAL... 3 EXIBA AS BARRAS DE FERRAMENTAS E OS PAINÉIS QUE SERÃO UTILIZADOS... 3 CONHEÇA OS MODOS DE EXIBIÇÃO

Leia mais

ÍNDICE. Tela de Configuração...03. Dados de Etiqueta...04. Configuração da Impressora...05. Configuração do Papel...06. Itens para Inserção...

ÍNDICE. Tela de Configuração...03. Dados de Etiqueta...04. Configuração da Impressora...05. Configuração do Papel...06. Itens para Inserção... Layout de Etiquetas ÍNDICE Tela de Configuração...03 Dados de Etiqueta...04 Configuração da Impressora...05 Configuração do Papel...06 Itens para Inserção...07 Recursos...08 Configurações dos Itens Selecionados...09

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Power Point ÍNDICE ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4 Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Guia Design... 14 Cores... 15 Fonte... 16 Efeitos... 17 Estilos de Planos

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 1 Microsoft Office Excel 2007 O Excel é um programa dedicado a criação de planilhas de cálculos, além de fornecer gráficos, função de banco de dados e outros. 1. Layout do Excel 2007 O Microsoft Excel

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

Pág 31. UC Introdução a Informática Docente: André Luiz Silva de Moraes 1º sem Redes de Computadores. 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress

Pág 31. UC Introdução a Informática Docente: André Luiz Silva de Moraes 1º sem Redes de Computadores. 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress O pacote BrOffice é um pacote de escritório muito similar ao já conhecido Microsoft Office e ao longo do tempo vem evoluindo e cada vez mais ampliando as possibilidades

Leia mais

COMO CRIAR UMA APRESENTAÇÃO NO IMPRESS

COMO CRIAR UMA APRESENTAÇÃO NO IMPRESS COMO CRIAR UMA APRESENTAÇÃO NO IMPRESS 1 COMO CRIAR UMA APRESENTAÇÃO NO IMPRESS Como criar uma apresentação no Impress Primeiramente, localize na internet as imagens que utilizaremos, usando os endereços

Leia mais

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWERPOINT BÁSICO Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWER POINT INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir

Leia mais

Para alterar o texto diretamente na página selecione a ferramenta Texto e clique sobre o bloco de texto parágrafo ou artístico.

Para alterar o texto diretamente na página selecione a ferramenta Texto e clique sobre o bloco de texto parágrafo ou artístico. Quando precisarmos utilizar trechos de texto mais longos, como frases inteiras e parágrafos, utilizaremos o recurso Texto Parágrafo. Para iniciarmos um texto parágrafo selecionamos a ferramenta Texto e

Leia mais

1Conhecendo o Flash O B J E T I V O S

1Conhecendo o Flash O B J E T I V O S 1 O B J E T I V O S Apresentar o programa, sua interface e suas principais características Abrir, visualizar e salvar arquivos Usar a ajuda do programa ADOBE FLASH CS5 9 Atividade 1 Adobe Flash CS5 O Adobe

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft PowerPoint 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que você precisa Clique

Leia mais

Criar um convite. Michaela Maginot. Sobre o autor

Criar um convite. Michaela Maginot. Sobre o autor Criar um convite Michaela Maginot Sobre o autor Michaela Maginot mora em Unterhaching, na Alemanha, perto de Munique. Ela formou-se em moda e design gráfico na Deutschen Meisterschule für Mode (Escola

Leia mais

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Professora Andréia Freitas 2012 7 semestre Aula 02 (1)AZEVEDO, Eduardo. Computação Gráfica, Rio de Janeiro: Campus, 2005 (*0) (2) MENEZES, Marco Antonio

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

O que há de novo. Audaces Idea

O que há de novo. Audaces Idea O que há de novo Audaces Idea Com o propósito de produzir tecnologia de ponta, o principal requisito da Política de Qualidade da Audaces é buscar a melhoria contínua de seus produtos e serviços. Inovadora

Leia mais

Trabalhando com Imagens no Word XP

Trabalhando com Imagens no Word XP Table of Contents Trabalhando com imagens...1 A barra de desenho...2 Tela de desenho...2 Caixa de Texto...3 Linha...4 Seta...4 Retângulo (e quadrado)...5 Elipse (e círculo)...5 AutoFormas...6 Modificação

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Autor: Cícero Carlos Barbosa Silva

Autor: Cícero Carlos Barbosa Silva 1 Power Point 2003 Autor: Cícero Carlos Barbosa Silva 2 3 SUMÁRIO O editor de apresentações Power Point... 41 Criando o primeiro slide... 41 Salvando a apresentação com senha de proteção... 42 Criando

Leia mais

Sistema de Recursos Humanos

Sistema de Recursos Humanos Sistema de Recursos Humanos Projeto 1 O objetivo desse sistema é gerenciar a admissão e a demissão de funcionários. Esse funcionário pode ou não ter dependentes. Esse funcionário está alocado em um departamento

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3 WORD 2007 E 2010 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 A série... 3 01 CAPTURAS DE TELA WORD 2010... 3 02 IMAGENS 2007/2010... 5 03 NOTAS DE RODAPÉ... 13 04 NUMERAÇÃO DE PÁGINAS... 15 05 CONTAR PALAVRAS...

Leia mais