Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Publicidade e Propaganda ISSN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Publicidade e Propaganda 2012-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais."

Transcrição

1 Especial Online ISSN DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda

2 ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS EM BENEFÍCIO DO MUNDO CORPORATIVO O CASO EMPRESA CLARO. Aluna: MAZILLI, Paola. Orientador: TEIXEIRA, Rafael. O presente trabalho monográfico visa realizar um estudo sobre a utilização de redes sociais em benefício ao mundo corporativo. Foram analisadas as estratégias de comunicação, através das mídias sociais, como Facebook, Twitter, blog e site oficial da empresa Claro, escolhida como nosso objeto de estudo, visando entender, a partir dos serviços de atendimento ao consumidor nas redes sociais, quais os desafios que uma empresa enfrenta quando utiliza as redes sociais na web, como desenvolvimento e ferramenta de comunicação social. Devido à empresa ter uma grande presença nas redes sociais, esse estudo mostrará quais estratégias são utilizadas e quais as alterações e consequências que essa organização pode enfrentar, ao optar pela utilização de novos meios comunicativos. Visando as considerações de autores da área, no qual, escolhemos como nossa base de pesquisa de natureza bibliográfica, inclui-se o estudo sobre a evolução das redes sociais, a análise dos aspectos teóricos a fim de compreender as estratégias e recursos que utilizam e o monitoramento das redes utilizadas pela empresa Claro, criadas como canal de informações, troca de ideias sobre tecnologia e novos métodos de contatos com os clientes e benefícios trazidos pelas novas redes. Palavras-chave: Claro, Redes Sociais; Marketing; Publicidade e Estratégias.

3 DISNEY CHANNEL E A PUBLICIDADE DIRECIONADA ÀS CRIANÇAS BRASILEIRAS. ESTUDO DE CASO: PARQUES TEMÁTICOS DA DISNEY Aluna: SILVA, Caroline F. Bentes da Orientador: FELICIANO, Luiz Antônio. O canal Disney Channel existe há 11 anos no Brasil, e seu público é composto por homens, mulheres e crianças. A publicidade veiculada nesse meio atinge a todos de diferentes gerações, e é também através delas que a empresa Disney divulga seus parques temáticos. Este trabalho faz o estudo de um comercial específico veiculado no canal Disney Channel e que trata dos parques temáticos da empresa. Palavras-chave: Disney; infância; gerações; parques temáticos.

4 TRANSMÍDIA STORYTELLING: ESTUDO DE CASO PÔNEIS MALDITOS/NISSAN PELA LEW LARA\TBWA Aluna: COUTINHO, Vivian Bernardi. Orientador: GONÇALVES, Douglas. O presente trabalho faz uma análise da publicidade frente ao novo contexto digital, onde as marcas buscam conquistar consumidores, cada vez mais seletivos e críticos, para que interajam e dialoguem com elas, tornando-as relevantes ao contexto em que vivem. O uso de ferramentas como o transmídia storytelling tem demonstrado que o ato de contar histórias é um efetivo recurso para garantir a atratividade, compreensão e retenção de mensagens e conteúdos. Sendo assim este trabalho fará um estudo de caso da campanha Pôneis Malditos, criada pela agência Lew Lara\TBWA, para a Nissan, onde serão analisados as fases da campanha, a utilização da ferramenta transmídia storytelling, além dos resultados obtidos. Palavras-chave: publicidade; transmídia storytelling; Pôneis Malditos.

5 CULTURA ORGANIZACIONAL E COMUNICAÇÃO NAS REDES DIGITAIS UM ESTUDO DE CASO DOS USOS DE REDES SOCIAIS NA INTERNET PELA UNIMED VOLTA REDONDA E CLUBE RIO SUL Aluna: BRUM, Aline. Orientador: MARCHI, Leonardo de. Este trabalho tem como proposta investigar os novos ajustes nas formas de cultura organizacional e comunicação no cenário das redes sociais da internet, que vem transformando através de uma tecnologia inovadora, a relação entre os dirigentes, os funcionários, os consumidores, fornecedores e enfim o funcionamento do mercado mundial e suas culturas. Por meio das redes sociais o consumidor tem acesso e compartilha de mensagens interativas, conteúdos informativos que para a empresa se torna uma possibilidade rica e rápida de explorar mensagens elaboradas aumentando a lembrança da marca para o cliente. Questionar o funcionamento da cultura que atua mais de maneira instrumental nas organizações usa os valores da própria empresa com objetivo de fazer uma fixação do indivíduo na coletividade já que esta coletividade é a empresa usando a comunicação clara, objetiva e transparente para esta finalidade. Palavras-chave: Cultura, organização, empresa, rede social, comunicação, Unimed, Clube Rio Sul

6 EVENTO UNIVERSOFOA: INTEGRAÇÃO ACADÊMICA NO ÂMBITO DA PESQUISA Alunos: SABINO, Ana Paula; CARVALHO, Isabela; ARAÚJO, Mariana; CASAL, Mariana. Orientador: MARTINS, Débora. No presente trabalho, vamos discutir a proposta do desenvolvimento de um evento institucional intitulado UniversoFOA. Esse evento terá por objetivo promover a integração e motivar os alunos do Centro Universitário de Volta Redonda UniFOA a aumentarem a produção científica por meio da pesquisa acadêmica. Optamos para realização do presente estudo, pela adoção do evento, uma vez que a produção de eventos facilita a captação de patrocinadores, promove integração e motivação e fortalece a marca da empresa de determinado segmento. Palavras-chave: Integração; Motivação; UniversoFOA; Evento; Marketing.

7 CAMPANHA AMIGOS TRANSFORMANDO O MUNDO: O CANAL DISNEY CHANNEL E SUA ESTRATÉGIA DE MÍDIA Aluna: MACHADO, Carolina de Castro. Orientador: SOUZA, Rogério Martins de. O presente trabalho tem como propósito analisar, de forma teórica, a campanha Amigos Transformando o Mundo veiculada pelo canal de TV Disney Channel. A partir de estudos sobre o universo e os conceitos que fazem parte dessa campanha, serão identificadas e analisadas as aplicações da composição midiática no objeto de estudo em questão. Palavras-chave: Disney Channel; TV Fechada; Mídia

8 ANÁLISE DAS COMPOSIÇÕES DOS CARTAZES DA QUADRILOGIA INDIANA JONES Aluno: KOZLOWSKI, Edgard. Orientador: FELICIANO, Luiz Antonio. O presente trabalho tem como propósito analisar as composições presentes nos cartazes da franquia Indiana Jones. Essa análise será feita a partir de estudos sobre o cartaz, suas características e qual o seu possível papel de comunicação na sociedade. Para tanto, utilizaremos principalmente a teoria semiótica. Palavras-chave: Cartazes; Indiana Jones; Composições; Análise estética.

9 ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING ESPORTIVO NO SPORT CLUBE CORINTHIANS PAULISTA NA GESTÃO DE ANDRÉS SANCHEZ Aluno: LIMA, Fábio. Orientador: MARTINS, Débora. O presente trabalho transcorre sob análise de caso das estratégias de Marketing Esportivo no Sport Clube Corinthians Paulista na gestão de Andrés Sanchez. O uso do marketing aplicado ao Futebol tornou-se importante nessa era globalizada, tendo em vista a necessidade de empresas ligadas ao esporte, de utilizarem de estratégias e planejamento adequado, afim de angariar recursos e assim poder fazer um trabalho sério e aplicado com seus atletas, uma vez que existe a necessidade de um apoio financeiro elevado, para poder manter toda infraestrutura necessária à pratica esportiva. Os clubes de futebol que possuem visão empreendedora podem beneficiar-se e usufruir de todas as ferramentas ligadas ao marketing que, se forem utilizadas de uma forma eficaz e correta, trará ao clube muitos benefícios, agregando, assim, valor à marca. Palavras-chave: Marketing, marketing promocional, patrocínio, marketing esportivo no futebol, Corinthians.

10 AS ESTRATÉGIAS DA PUBLICIDADE SUSTENTÁVEL EM MEGAEVENTOS Aluna: TEIXEIRA, Fernanda. Orientador: FELICIANO, Luiz Antonio. O presente trabalho tem como propósito analisar, a publicidade sustentável em megaeventos com viés na sustentabilidade. Para isso vamos estudar as definições da comunicação em si e algumas das suas ferramentas como a publicidade e o marketing. Também vamos entender sobre público-alvo e defini-lo para nosso evento. Com isso vamos nos aprofundar no nosso objeto de estudo o megaevento SWU. Queremos analisar suas formas de comunicação e encontrar a sustentabilidade dentro delas. Queremos trabalhar nossa hipótese que acredita que o megaevento SWU se preocupa realmente em aplicar a sustentabilidade em sua publicidade e em todo o decorrer do megaevento. Palavras-chave: Publicidade; Sustentabilidade; Megaeventos; SWU.

11 ASPECTOS DE UM VÍDEO PROMOCIONAL SOBRE O RIO DE JANEIRO PARA A COPA 2014 Aluno: PEDROSA, Francisco Carlos de Mattos. Orientador: FELICIANO, Luiz Antônio. A ideologia está intrinsecamente inserida na sociedade, especialmente no âmbito político assim como no âmbito mercadológico. Há evidências de que a propaganda, tanto para fins governamentais quanto para comerciais, está sempre empenhada em difundir seus valores no intuito de fazê-los amplamente assimilados pelos receptores, para ao menos tentar influenciar as pessoas a compartilharem a mesma visão de mundo da mensagem que lhes é enviada. O presente trabalho tem como proposição apresentar uma breve discussão acerca da ideologia na propaganda, particularmente no setor turístico, com vistas à próxima Copa do Mundo de futebol, a realizar-se no ano de 2014 no Brasil. Como objeto desse estudo avaliamos um vídeo institucional produzido por um órgão do governo federal sobre uma das localidadessedes das partidas do evento, a cidade do Rio de Janeiro. Uma análise de alguns aspectos dessa peça audiovisual no contexto de webmedia, conceito imagético, estética audiovisual, e ainda as estratégias para o marketing turístico e esportivo. Palavras-chave: Ideologia; conceito imagético; audiovisual; marketing.

12 A FIGURA FEMININA NOS COMERCIAIS DE CERVEJA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BRASIL E SUÉCIA Aluno: SILVEIRA, Guilherme Campos da. Orientador: DE MARCHI, Leonardo Gabriel. O presente trabalho faz uma análise comparativa entre dois comerciais de cerveja veiculadas no Brasil e na Suécia, com o objetivo de traçar questões culturais relacionadas à imagem feminina a partir da identificação dos estereótipos e suas respectivas ligações com a sociedade onde está sendo exibida. A publicidade, para ser veiculada, precisa se adequar ao código de ética vigente no país. A regulação da publicidade age de acordo com os princípios éticos e morais culturais de uma sociedade. Sendo assim, este trabalho fará um estudo de caso explanatório do uso da imagem feminina, partindo das diferenças de tratamento notadas através das análises das campanhas para se chegar a um ponto em comum. Palavras-chave: Publicidade; Brasil; Suécia, Imagem Feminina.

13 TÍTULO EM LETRA MAIÚSCULA Aluna: Dias, Inaê. Orientador: Feliciano, Luiz. A pesquisa analisa a forma como a agência de publicidade DPZ direciona sua publicidade no Facebook. Atualmente o Facebook tornou-se um grande canal de publicidade, tornando-se um aliado para as empresas, a partir daí iremos fazer um estudo de caso utilizando das ações no Facebook juntamente com as respostas de interação dos usuários. Palavras-chave: DPZ, canal, publicidade, Facebook, usuários.

14 MARKETING SOCIAL: FESTIVAL DE CARÁTER AMBIENTAL QUE PROMOVE CONSCIENTIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE. ESTUDO DE CASO SWU Alunas: CERQUEIRA, Victoria Almeida. DE SOUSA, Isadora Cristina F. da Costa Zimmermann. FABRICIANO, Louise Furtado Carneiro. Orientador: L. MARTINS, Debora Cristina. A globalização e a conectividade existente entre as diversas pessoas de todo o mundo possibilitam que cada vez mais indivíduos e consumidores tomem consciência da importância da preservação do meio ambiente, gerando uma evolução da preocupação ambiental que se firma na sociedade. Tal preocupação levou a uma mobilização de autoridades e da própria população que passam a explorar cada novo meio (canais/condutores) como uma forma de se levar responsabilidade social e conscientização ambiental às pessoas, visando à minimização dos impactos socioambientais. Pensou-se então, na utilização de eventos como um condutor da ideia de sustentabilidade, expandindo o seu setor e originando o evento sustentável que, diferente de um evento comum, objetiva a diminuição dos impactos ambientais através da conscientização dos indivíduos. Nesse contexto, utiliza-se o estudo de caso de um evento sustentável conhecido como SWU Starts With You, como forma de exemplificar os conceitos debatidos no decorrer do presente trabalho. Palavras-chave: Evento Sustentável, Responsabilidade Social, Conscientização ambiental, Marketing Social, SWU.

15 FLUMINENSE F.C., UM TIME DE GUEREIROS ESTUDO DO CASO: TIME DE GUERREIROS. Aluno: MOTTA, José Eduardo Mattoso do Carmo Wenke. Orientador: MARTINS, Rogério de Souza. Este trabalho abordou a construção e a manutenção da imagem do Fluminense, bem como o seu sucesso nas finanças. Através de informações, pesquisas na Internet, noticiários e livros, mostrando-se a importância da gestão de sua imagem. O sucesso de um clube depende não só de seu desempenho no setor financeiro, mas também de outros fatores que podem ser determinantes para a sua projeção. Foram analisadas e apontadas algumas alternativas viáveis de comunicação e marketing para que um clube de futebol possa atingir seus objetivos. Com a comprovação de que estratégias de marketing e a contratação de melhores profissionais deste ramo favorecem ao clube. A opção por realizar este estudo de caso, vem do grande sucesso das campanhas de marketing no futebol brasileiro nos últimos anos, onde a maioria dos clubes que obtiveram êxito. Haviam campanhas pré-estabelecidas, que buscavam trabalhar a paixão do torcedor ao consumo de sua marca, ganhando assim, espaço na mídia e maior visibilidade no cenário mundial. Outra vertente para essa escolha foi o fato de ter sido realizada em um período tão curto de tempo, e os resultados serem tão satisfatórios, contrariando qualquer previsão. Diante das outras campanhas, nenhuma no Brasil teve tanto sucesso quanto Time de Guerreiros, para um time fadado ao descenso, chegar à glória da conquista nacional. O foco deste trabalho não foi o jogador contratado ou o nome especulado como possível reforço para seu time, mas sim, a campanha de marketing ocorrida entre 2009 e Este foi o caminho seguido pelo Fluminense Futebol Clube. Palavras-chave: marketing, comunicação, sucesso, clube de futebol, imagem.

16 A TRANFORMAÇÃO PELA COMUNICAÇÃO EM EVENTOS CULTURAIS: ESTUDO DE CASO FLIP - FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY. Aluna: DE SOUZA, Juliana Callegario. Orientador: SILVA, Marcus Augusto Santos. A FLIP, Festa Literária Internacional de Parati foi muito importante desde sua criação, há dez anos, para cristalizar globalmente a imagem de um evento literato / cultural no Brasil. A cidade de Paraty/RJ, reconhecidamente um polo histórico de visitação por turistas de todo o mundo tinha o perfil ideal para sediar uma feira de literatura e por consequência criar um posicionamento mercadológico diferenciado para ela, associando-a ao lazer cultural, independente de sua paisagem privilegiada. De responsabilidade da Associação Casa Azul, uma OSCIP criada para promover e gerir soluções ligadas à conservação do patrimônio histórico, este evento serviu para alavancar um movimento fora da sazonalidade do verão na costa litorânea carioca. Neste estudo de caso será analisado o evento e um pouco da sua evolução, a partir da comunicação no período de 2010 a Vamos observar como a FLIP e seus esforços comunicacionais foram eficazes contribuindo para o turismo regional. Como este evento com foco literário e viés artístico atrai um grande contingente de visitantes, observamos sob a ótica da mídia, sua contribuição à cultura e por consequência ao desenvolvimento de oportunidades junto à comunidade local. Palavras-chave: Cultura, Turismo, Mídia, FLIP, Festa Literária de Paraty/RJ.

17 CAMPANHA PLANO DE EMERGÊNCIA 2011: AS ESTRATÉGIAS DA ELETRONUCLEAR EM CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO DA REGIÃO SUL FLUMINENSE Aluna: GONÇALVES, Melissa Rodrigues. Orientador: MARTINS, Debora. Co-orientador: VENTURELLI, Edilberto. O presente trabalho tem como objetivo analisar a campanha da empresa Eletrobras Eletronuclear sobre o exercício geral de simulação do Plano de Emergência da Central Nuclear de Angra, veiculada em 2011, na região Sul Fluminense, bem como descrever quais são as estratégias utilizadas pela empresa para esclarecer e conscientizar a população sobre o plano de emergência e o uso da energia nuclear. Palavras-chave: Plano de Emergência; Energia Nuclear; Estratégias de marketing.

18 MUDANÇA DA IDENTIDADE VISUAL DA MARCA SKOL NO ANO DE 1997 E A ADOÇÃO DO SLOGAN SKOL A CERVEJA QUE DESCE REDONDO. Aluno: PINTO PEREIRA, Paulo Sérgio. Orientador: FELICIANO, Luiz Antonio. O objetivo de uma marca é a comunicação com o seu cliente. Uma marca para obter uma boa comunicação deve focar principalmente o seu cliente. O mundo está mudando de forma cada vez mais veloz e a relação entre consumidor e produto ou serviço só reforça a grande importância de uma marca na vida do consumidor. Nesse contexto é que este estudo irá se basear e ressaltar que a marca passa a representar uma estratégia de diferenciação entre as empresas em um mercado tão competitivo. O estudo compreenderá como um posicionamento criativo e eficaz alinhado com as características do produto da empresa poderá elevar o valor de sua marca no mercado e também lhe proporcionar uma posição consolidada e distinta entre os concorrentes. Para isso faremos uma observação em cima do marketing, ferramenta importantíssima da comunicação, trabalhando em cima de dois conceitos, posicionamento e branding, que nos permitiram uma compreensão com embasamento teórico do sucesso de uma marca que trabalha muito bem estes aspectos na comunicação de sua marca. Palavras-chave: Skol, marketing, branding e comunicação.

19 AS IMAGENS DOS COMERCIAIS DE TELEVISÃO DA TACO SYSTEM, VEICULADOS NO PERIODO DE JANEIRO A OUTUBRO DE 2011 E SUA RELAÇÃO COM A REPRESENTATIVIDADE DE SITUAÇÕES REAIS. Aluno: Roner, Pedro Lima. Orientador: Feliciano, Luiz Antonio. A importância em se fazer uma análise sobre as campanhas inovadoras vem do interesse da marca em buscar novos clientes, atraindo assim um maior público consumidor. O que a marca Taco System busca, além de novos clientes, é a sua diferencição dentro deste mercado concorrido, criando assim sua própria identidade. As inovações tecnológicas chegam para aumentar ainda mais o poder do profissional de propaganda em criar e aprensentar novidades ao público utilizando os meios de comunicação e no presente trabalho vamos apresentar uma campanha para televisão. O mundo evolui e junto a ele as relações entre pessoas e marcas. O público é atraído pelo que é novo, o diferente, o inovador, por isso a preocupação da marca em se destacar, lançar a novidade. Atualmente a tecnologia está presente em todos os lugares e principalmente na publicidade. Os efeitos de animação, os cenários e as peças que formam os personagens no comercial são de uma criatividade e inovação para o segmento de roupas jamais vistos anteriormente. A busca em criar uma identificação, um carisma entre a marca e o público-alvo é o objetivo desta campanha publicitária, desta maneira é interessante analisar como a utilização dos produtos da marca Taco na construção das campanhas fizeram com que este formato se tornasse inovador e criativo. Assim a inovação da campanha impacta novos clientes. O marketing inserido em toda essa campanha busca, além de manter, fidelizar outros novos clientes. Ousar e quebrar esse paradigma de ser sempre o mesmo formato é uma aposta da marca. Palavras-chave: Inovações, marca, marketing, tecnologia.

20 O VALOR DA NARRATIVA PARA AS MARCAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA: ESTUDO DE CASO: EDUARDO E MÔNICA O FILME. Aluna: CUSTÓDIO, Rosimery. Orientador: MARCHI, Leonardo. O seguinte trabalho aborda o valor da narrativa para as marcas na era da convergência midiática com estudos e pesquisas sobre a cultura da convergência, a narrativa transmídia, a cultura popular e a convergência da publicidade com o entretenimento. Através de livros, artigos e pesquisas na internet foram mostrados como a narrativa destacou a marca Vivo com a campanha de Eduardo e Mônica O filme. As marcas precisam estar atentas às mudanças que vem ocorrendo com o público e por isso precisam enxergar uma maneira de comunicar e vender os seus produtos. O público ganhou poder e com isso não se contenta mais com mensagens onde ele é mero receptor. O jogo virou e as marcas precisam se posicionar quanto a isso. A cultura da convergência norteia o trabalho, mostrando como a Vivo espera alinhar o seu posicionamento à campanha, com isso faz uso dos conceitos da cultura participativa, inteligência coletiva e convergência das mídias mostrando uma nova era da comunicação onde o consumidor tem voz ativa. Esse trabalho abrange tal estudo de caso, visto que hoje existem milhões de marcas espalhadas pelo mundo e o público mostra-se cada vez mais impaciente com as mensagens publicitárias intrusivas, desse modo, com esse estudo podemos analisar como uma campanha direcionada e objetiva que traz como base uma narrativa simples em mídias segmentadas pode fazer sucesso e ser compartilhada pelos próprios consumidores. Palavras-chave: Convergência midiática, Narrativa transmídia, Publicidade, Entretenimento, Eduardo e Mônica.

21 ESTRATÉGIAS DE ATRAÇÃO DE TURISTAS PARA CONHECER A REGIÃO SERRANA DE ITATIAIA: ESTUDO DE CASO DO HOTEL DO YPÊ Alunos: MELLO, Eder; MACIEL, Tamara. Orientador: MARTINS, Débora. O presente estudo consiste em analisar e oferecer soluções viáveis para o Hotel do Ypê, localizado na região serrana da cidade de Itatiaia, continuar mantendo sua boa reputação conquistada ao longo dos anos perante aos inúmeros visitantes do local. Para isso, foi feito um plano de marketing com estratégias desenvolvidas para aumentar a ocupação do hotel em estudo no período de baixa temporada. Utilizando meios gráficos e digitais de comunicação, foi proposta uma campanha institucional a fim de reforçar constantemente o nome da empresa e torná-la pioneira no quesito hotelaria nessa região. Foram feitas entrevistas com profissionais ligados ao hotel e consultas em livros, websites e outros projetos similares para base de referência na execução do trabalho. Palavras-chave: turismo, marketing, hotelaria, Hotel do Ypê, Itatiaia.

22 ANOREXIA: MÍDIA COMO SUA MEDIADORA Aluna: FONTES, Thais. Orientador: SOUZA, Rogério. Este trabalho busca realizar uma reflexão sobre os fatores que conduzem jovens adolescentes a se sentirem insatisfeitas com elas mesmas e com seus corpos, o que as leva a comportamentos inadequados para a perda de peso. Para isso, tomamos como estudo de caso a revista Capricho, da editora Abril, publicação voltada para adolescentes e que atinge grande número de leitoras no Brasil. Foram observados conceitos dentro da publicidade e do marketing que ajudam a envolver a adolescente neste ideal aceito por parte da sociedade. A pesquisa também analisou imagens e editoriais exibidos na revista, assim como os discursos ali expostos. Palavras-chave: Revistas, corpo, anorexia, publicidade, subjetividade.

23 A SEDUÇÃO DO CONSUMIDOR PELA ESTÉTICA CINEMATOGRÁFICA: UM ESTUDO DE CASO DO FASHION FILM CIA. MARÍTIMA Alunos: COUTINHO, Matheus e HAENEL, Fernando G. Orientador: FELICIANO, Luiz Antonio. : Neste trabalho, vamos discutir a análise de alguns conceitos aplicados nos fashion films, como o filme da marca CIA. MARITIMA, que tem como viés principal o fetichismo nas telas. O filme analisado nos mostra que os símbolos se interligam criando uma campanha ousada, porém muito bem desenvolvida no propósito de chamar a atenção e posicionar a CIA. MARITIMA como uma empresa de moda e atitude. A CIA. MARITIMA é uma empresa com mais de duas décadas no mercado sempre imprime seu estilo a peças publicitárias, e os fashion films que realiza agora. O que nos move a essa análise é a abordagem de uma sexualização da imagem através da estética cinematográfica aplicada. O foco de nossas discussões, portanto, são em analisar as técnicas aplicadas no filme tanto técnicas de cinema quanto conceitual e de tentar trazer a luz questões pertinentes ao diferencial da campanha e a possibilidade de causar o efeito desejável em seu consumidor. Palavras-chave: Estética Cinematográfica, Fashion Film, Linguagem Cinematográfica.

24 PUBLICIDADE NA CULTURA DA CONVERGÊNCIA: ESTUDO DE CASO DA CAMPANHA MULTIMEIOS DO LANÇAMENTO DO JOGO ELETRÔNICO THE LEGEND OF ZELDA: OCARINA OF TIME 3D Alunos: OLIVEIRA, Tayná Tavares de. Orientador: MARCHI, Leonardo de. Na semiótica entende-se por objeto dinâmico o campo de referência de um signo. Considerando os jogos eletrônicos e videogames como signos complexos, lhe daremos o poder de significar a partir da relação triádica entre signo-objetointerpretante. Decidimos estudar os jogos eletrônicos como objeto dinâmico e sua influência como produto cultural na publicidade multimeios. Para isso, foram escolhidas duas peças da campanha de lançamento do jogo The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D (2011), para o Nintendo 3DS, uma voltada para a televisão e outra para a internet. A metodologia de análise baseou-se nos conceitos de narrativa de Murray (2003) e Mendes (2006), para melhor compreensão a respeito de como são estruturados os jogos eletrônicos, seus cenários, personagens, narrativas e objetivos, e como esses elementos podem ser transportados para outras mídias. Foram utilizados também conceitos de semiótica e convergência cultural. Esse estudo propôs-se fazer reflexões sobre o objeto dinâmico do videogame na publicidade, numa tentativa de compreender sua constituição e forma de funcionamento como linguagem e processo comunicativo. Palavras-chave: Semiótica; Narrativa; Publicidade; Videogames; The Legend of Zelda.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Publicidade e Propaganda 2011-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Publicidade e Propaganda 2011-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda 2011-2 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CAMPANHA DE POSICIONAMENTO

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Publicidade e Propaganda 2012-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Publicidade e Propaganda 2012-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda 2012-2 REVITALIZAÇÃO DA IMAGEM DA MARCA DO CINE 9 DE ABRIL Alunos:

Leia mais

Patrocínio Esportivo como ferramenta de Comunicação Organizacional 1

Patrocínio Esportivo como ferramenta de Comunicação Organizacional 1 Patrocínio Esportivo como ferramenta de Comunicação Organizacional 1 Éder Simões Uria¹ 2 Resumo: Investir no esporte é uma estratégia de marketing em constante crescimento, utilizada pelas empresas de

Leia mais

7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL

7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL DICAS PARA DIVULGAR SUA EMPRESA E AUMENTAR AS VENDAS NO FIM DE ANO 7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL Sumário Apresentação Capítulo 1 - Crie conteúdo de alta

Leia mais

Thaísa Fortuni. 15 dicas de Mídias Sociais para Moda. Copyright 2015 - Todos os direitos reservados

Thaísa Fortuni. 15 dicas de Mídias Sociais para Moda. Copyright 2015 - Todos os direitos reservados Thaísa Fortuni Thaísa Fortuni 15 dicas de Mídias Sociais para Moda Copyright 2015 - Todos os direitos reservados Sobre Thaísa Fortuni Publicitária por formação, escritora e empreendora digital. Trabalha

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS Cultura Brasileira 1º PERÍODO O fenômeno cultural. Cultura(s) no Brasil. Cultura regional e

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO INTRODUÇÃO: As mídias sociais estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas, oferecendo soluções e transformando as relações pessoais e comerciais.

Leia mais

E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa]

E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] 1 Sumário O Surgimento do Analista de Redes Sociais... 2 O que é um Analista de Redes Sociais?... 5 Qual é o Perfil do Analista

Leia mais

QUADRO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA QUADRO ANTERIOR A 2001 ATÉ O CURRICULO VIGENTE NO PRÓPRIO CURSO - 3 primeiros períodos

QUADRO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA QUADRO ANTERIOR A 2001 ATÉ O CURRICULO VIGENTE NO PRÓPRIO CURSO - 3 primeiros períodos QUADRO CURSO D PUBLICIDAD PROPAGANDA QUADRO ANTRIOR A 2001 ATÉ O CURRICULO VIGNT NO PRÓPRIO CURSO - 3 primeiros períodos DISCIPLINA A DISCIPLINA B CÓDIGO DISCIPLINA - 2008 C/H CUR -SO DISCIPLINA C/H CÓDIGO

Leia mais

EMENTÁRIO DO CURO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

EMENTÁRIO DO CURO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA EMENTÁRIO DO CURO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA LET 02630 LÍNGUA PORTUGUESA Noções gerais da língua portuguesa. Leitura e produção de diferentes tipos de textos, em especial os relativos à comunicação de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: 4001 Publicidade e Propaganda MISSÃO DO CURSO O curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo tem como missão formar

Leia mais

17º FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO. 06.08 a 12.08 Rio de Janeiro 13.08 a 19.08 São Paulo

17º FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO. 06.08 a 12.08 Rio de Janeiro 13.08 a 19.08 São Paulo 17º FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO 06.08 a 12.08 Rio de Janeiro 13.08 a 19.08 São Paulo APRESENTAÇÃO O 17º Festival Brasileiro de Cinema Universitário acontecerá de 6 a 12 de agosto de 2012,

Leia mais

O que é Estudio Cosmica?

O que é Estudio Cosmica? Apresentacao O que é Estudio Cosmica? Criação e Concepção de Ideias e Projetos. Estudio Cosmica é um Estúdio de Criação e desenvolvimento de Ideias, Sempre Atento e antenado ao Mercado e novidades, buscando

Leia mais

SOMOS UMA AGÊNCIA JOVEM, ÁGIL E CRIATIVA QUE TEM UM PROPÓSITO BEM CLARO: TER BOAS IDEIAS PARA GERAR BONS RESULTADOS.

SOMOS UMA AGÊNCIA JOVEM, ÁGIL E CRIATIVA QUE TEM UM PROPÓSITO BEM CLARO: TER BOAS IDEIAS PARA GERAR BONS RESULTADOS. 2 plenapropaganda portfólio quem somos 3 SOMOS UMA AGÊNCIA JOVEM, ÁGIL E CRIATIVA QUE TEM UM PROPÓSITO BEM CLARO: TER BOAS IDEIAS PARA GERAR BONS RESULTADOS. A Plena é uma agência que atua sempre focada

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Mídias Digitais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Mídias Digitais Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Mídias Digitais Apresentação A emergência de novas tecnologias de informação e comunicação e sua convergência exigem uma atuação de profissionais com visão

Leia mais

Integrada de Marketing. UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 31.03.11

Integrada de Marketing. UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 31.03.11 O Planejamento de Comunicação Integrada de Marketing UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 31.03.11 Agenda: Planejamento de Comunicação Integrada de

Leia mais

Rede Jovem de Cidadania, programa de TV de Acesso público. Alexia Melo. Clebin Quirino. Michel Brasil. Gracielle Fonseca. Rafaela Lima.

Rede Jovem de Cidadania, programa de TV de Acesso público. Alexia Melo. Clebin Quirino. Michel Brasil. Gracielle Fonseca. Rafaela Lima. Rede Jovem de Cidadania, programa de TV de Acesso público Alexia Melo Clebin Quirino Michel Brasil Gracielle Fonseca Rafaela Lima Satiro Saone O projeto Rede Jovem de Cidadania é uma iniciativa da Associação

Leia mais

PORTFÓLIO / PRESENTATION

PORTFÓLIO / PRESENTATION PORTFÓLIO / PRESENTATION prazer, agência blue sua agência mineira com atuação nacional e comunicação 360. somos loucos por resultados e queremos fazer com que seu negócio vire uma grande história de sucesso!

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Jornalismo 2011-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Jornalismo 2011-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Jornalismo 2011-2 O PAPEL DO YOUTUBE NA CONSTRUÇÃO DE CELEBRIDADES INSTANTÂNEAS Aluno: Antonio,

Leia mais

É Natural Educar Assim 1

É Natural Educar Assim 1 É Natural Educar Assim 1 Luana da Silva de ANDRADE 2 Larissa Santos de ASSIS 3 Luana Cristina KNOD 4 Rafaela Ritz dos SANTOS 5 Simone Cristina KAUFMANN 6 Tamires Lopes SILVA 7 YhevelinSerrano GUERIN 8

Leia mais

O Dia D. 12º Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE. e a culturalização de um. posicionamento estratégico

O Dia D. 12º Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE. e a culturalização de um. posicionamento estratégico O Dia D e a culturalização de um posicionamento estratégico 12º Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE Centro Universitário Franciscano uma universidade para suas aspirações Santa Maria é um polo educacional

Leia mais

I PRÊMIO CRIAR FTC. Etapas do regulamento

I PRÊMIO CRIAR FTC. Etapas do regulamento I PRÊMIO CRIAR FTC O I Prêmio Criar FTC se destina a estimular a técnica e a criatividade na realização dos diversos formatos de propaganda, assim como a valorização dos alunos de todos os semestres e

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013 Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: COMUNICAÇÃO SOCIAL BACHARELADO MATRIZ CURRICULAR PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Publicidade e Propaganda 2011-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Publicidade e Propaganda 2011-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda 2011-1 PROPAGANDA NAZISTA: A HERANÇA CONTEMPORÂNEA Aluna: ARAÚJO, Maira

Leia mais

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA 1 CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) 2012 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INTRODUÇÃO A PUBLICIDADE E PROPAGANDA... 4 02 HISTÓRIA DA ARTE... 4 03 COMUNICAÇÃO

Leia mais

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA 1 CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) 2012 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INTRODUÇÃO A PUBLICIDADE E PROPAGANDA... 4 02 HISTÓRIA DA ARTE... 4 03 COMUNICAÇÃO

Leia mais

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA. NÍVEL VII e VIII-MANHÃ; NÍVEL IX e X-NOITE

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA. NÍVEL VII e VIII-MANHÃ; NÍVEL IX e X-NOITE CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA NÍVEL VII e VIII-MANHÃ; NÍVEL IX e X-NOITE PROFESSORES - ORIENTADORES PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO Adriana S. Kurtz Mídia e cultura de massa Cinema

Leia mais

&DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR

&DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR &DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR Toda comunicação publicitária visa atender a alguma necessidade de marketing da empresa. Para isso, as empresas traçam estratégias de comunicação publicitária, normalmente traduzidas

Leia mais

MBA Comunicação Integrada e Novas Mídias. Prof. Eduardo Ambrósio

MBA Comunicação Integrada e Novas Mídias. Prof. Eduardo Ambrósio ARENAS DA COMUNICAÇÃO COM O MERCADO ENTRETENIMENTO FEIRAS MKT ESPORTIVO MKT DIGITAL VAREJO PUBLICIDADE E PROPAGANDA MODA ENTRETENIMENTO ARENAS DA COMUNICAÇÃO COM O MERCADO ENTRETENIMENTO Viagens Culinária

Leia mais

A confluência dos vídeos e a Internet

A confluência dos vídeos e a Internet WHITEPAPER A confluência dos vídeos e a Internet Por que sua empresa deveria investir em vídeos em 2013 e como a Construção Civil pode utilizar os vídeos como diferencial competitivo. 1 Saiba como os vídeos

Leia mais

COMO CONQUISTAR CLIENTES COM APLICATIVOS PARA CELULAR

COMO CONQUISTAR CLIENTES COM APLICATIVOS PARA CELULAR COMO CONQUISTAR CLIENTES COM APLICATIVOS PARA CELULAR CONTEÚDO 1 2 3 4 5 6 Por que as empresas precisam estar conectadas ao mundo mobile Como os aplicativos mobile podem atrair mais clientes. Como os aplicativos

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

Anexo I Ementário das Modalidades conforme Categorias DA EXPOCOM

Anexo I Ementário das Modalidades conforme Categorias DA EXPOCOM Anexo I Ementário das Modalidades conforme Categorias DA EXPOCOM JORNALISMO JO 01 Agência Jr. de Jornalismo (conjunto/ série) Modalidade voltada a agências de jornalismo experimentais, criadas, desenvolvidas

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Publicidade e Propaganda 2010-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Publicidade e Propaganda 2010-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda 2010-2 A FOTOGRAFIA E AS IDENTIDADES UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA

Leia mais

Nascemos na era digital. Mas somos muito mais que isso.

Nascemos na era digital. Mas somos muito mais que isso. Nascemos na era digital. Mas somos muito mais que isso. Uma agência digital? Sim, porém vamos além, formamos uma equipe que aplica experiência e inteligência em todos os nossos trabalhos. Com conhecimento

Leia mais

EMENTÁRIO DO CURO DE JORNALISMO

EMENTÁRIO DO CURO DE JORNALISMO EMENTÁRIO DO CURO DE JORNALISMO LET 02630 LÍNGUA PORTUGUESA Noções gerais da língua portuguesa. Leitura e produção de diferentes tipos de textos, em especial os relativos à comunicação de massa. Os tipos

Leia mais

Vestibular ICEC 2014! 1

Vestibular ICEC 2014! 1 Vestibular ICEC 2014! 1 Franck H. Oliveira Durgo GOMES 2 Elizângela Luiza Barbosa LUIZ 3 Weslene de Sousa MOTA 4 Mateus Pereira da SILVA 5 Steffany Verônica de Sousa DIAS 6 Thiago Sérgio PEDROSO 7 Cláudio

Leia mais

OBJETIVOS DE MARKETING

OBJETIVOS DE MARKETING CASE Banco do Brasil Todo Seu O Banco do Brasil é a mais antiga instituição bancária brasileira. Reconhecido como fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país, é também o maior banco da

Leia mais

A Viralização de Ações Promocionais do Bem: Um Estudo da Campanha Publicitária Doe Sua Fama do GRAACC 1

A Viralização de Ações Promocionais do Bem: Um Estudo da Campanha Publicitária Doe Sua Fama do GRAACC 1 A Viralização de Ações Promocionais do Bem: Um Estudo da Campanha Publicitária Doe Sua Fama do GRAACC 1 Ana Alinny Cruz Reis 2 João Paulo Andrade de Souza 3 Dhione Oliveira Santana 4 Universidade Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 65, DE 11 DE MAIO DE 2012 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 257ª Reunião Extraordinária, realizada em 11 de maio de 2012, e considerando

Leia mais

Marketing Político na Internet - Eleições 2016

Marketing Político na Internet - Eleições 2016 Marketing Político na Internet - Eleições 2016 Implementar e administrar um Plano de Marketing Digital para as campanhas eleitorais de 2016 CEO da Agência AC7, Elcio Castilho, com 24 anos de experiência

Leia mais

Marcele Bastos. o Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas. Fundamentos de marketing. o Especialista em Gestão - ênfase em Marketing

Marcele Bastos. o Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas. Fundamentos de marketing. o Especialista em Gestão - ênfase em Marketing o Especialista em Gestão - ênfase em Marketing o Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas o Docente universitária na disciplina Fundamentos de marketing o 12 anos de experiência em comunicação

Leia mais

- Aula 04_2012 - Profa. Ms. Karen Reis

- Aula 04_2012 - Profa. Ms. Karen Reis Protótipos de Jogos Digitais - Aula 04_2012-1 O documento do game (GDD) Game Design Document (GDD) usa palavras, tabelas e diagramas para explicar o conceito e o funcionamento de um game, a partir de uma

Leia mais

Título: Um novo conceito de RSE nas empresas juniores RESUMO

Título: Um novo conceito de RSE nas empresas juniores RESUMO Título: Um novo conceito de RSE nas empresas juniores RESUMO Em um cenário em que a Responsabilidade Social Empresarial é mais do que ações sociais isoladas, mas uma fonte agregadora de diferencial competitivo,

Leia mais

EXAMES ÉPOCA ESPECIAL

EXAMES ÉPOCA ESPECIAL EXAMES ÉPOCA ESPECIAL ANO LETIVO 2014/2015 LICENCIATURAS MESTRADOS PÓS-GRADUAÇÃO EXAMES ÉPOCA ESPECIAL 2014/2015 LICENCIATURA // AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIA 4º Semestre 1º Semestre Teorias da Comunicação

Leia mais

Ementa das disciplinas optativas 2011.1 (em ordem alfabética independente do curso e do turno)

Ementa das disciplinas optativas 2011.1 (em ordem alfabética independente do curso e do turno) Ementa das disciplinas optativas 2011.1 (em ordem alfabética independente do curso e do turno) Disciplina Ementa Pré- requisito C.H. Curso Assessoria de Comunicação Conhecimento geral, reflexão e prática

Leia mais

1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 1.1 APRESENTAÇÃO O Plano de Comunicação e Participação Social subsidiará a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, criando as bases para

Leia mais

www.reacaonatural.com.br

www.reacaonatural.com.br Lançamento do novo Portal REAÇÃO NATURAL acesse leia ouça assista interaja conscientize-se REAJA! portal em defesa do Planeta PERGUNTAS FREQÜENTES O Reação Natural é uma ONG? Não. O Reação Natural é um

Leia mais

João Ambiente. construindo uma casa sustentável para todos nós

João Ambiente. construindo uma casa sustentável para todos nós João Ambiente construindo uma casa sustentável para todos nós O Projeto Filme documentário, com 52 minutos de duração, para exibição em exposição audiovisual itinerante, destinada a crianças, jovens e

Leia mais

Heróis sempre vencem desafios: campanha publicitária para divulgação do Concurso Vestibular 2013 1

Heróis sempre vencem desafios: campanha publicitária para divulgação do Concurso Vestibular 2013 1 Heróis sempre vencem desafios: campanha publicitária para divulgação do Concurso Vestibular 2013 1 Juliana Pereira DULTRA 2 Cintia MOLETA 3 Larissa Kiefer de SEQUEIRA 4 Roberto Corrêa SCIENZA 5 Fernanda

Leia mais

Pós-Graduação em Políticas e Patrocínios Culturais e Esportivos

Pós-Graduação em Políticas e Patrocínios Culturais e Esportivos Pós-Graduação em Políticas e Patrocínios Culturais e Esportivos Objetivo do Curso Atender a executivos, assessores, consultores e gestores provenientes de organizações públicas e privadas, que desejam

Leia mais

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTRUTURA DA PARTE ESCRITA MODALIDADE: CAMPANHA

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTRUTURA DA PARTE ESCRITA MODALIDADE: CAMPANHA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTRUTURA DA PARTE ESCRITA MODALIDADE: CAMPANHA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS: Capa Folha de rosto Dedicatória

Leia mais

ALGUNS DADOS DA INTERNET NO BRASIL. (11) 3522-5338 - www.cvsweb.com.br comercial@cvsweb.com.br

ALGUNS DADOS DA INTERNET NO BRASIL. (11) 3522-5338 - www.cvsweb.com.br comercial@cvsweb.com.br ALGUNS DADOS DA INTERNET NO BRASIL 2 + 67.500.000 + 67,5 MILHÕES DE INTERNAUTAS NO BRASIL FONTE: IBOPE/NIELSEN 58.290.000 58,2 MILHOES DE INTERNAUTAS NO BRASIL ACESSAM A INTERNET SEMANALMENTE -87% FONTE:

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

Designer gráfico. elementos verbais e não-verbais que irão compor peças gráficas com a finalidade

Designer gráfico. elementos verbais e não-verbais que irão compor peças gráficas com a finalidade Rubens de Souza Designer gráfico O designer gráfico desenvolve projetos ou planejamentos a partir de elementos verbais e não-verbais que irão compor peças gráficas com a finalidade específica de atingir

Leia mais

Fundação Parque Zoológico de São Paulo Projeto Experimental 1

Fundação Parque Zoológico de São Paulo Projeto Experimental 1 Fundação Parque Zoológico de São Paulo Projeto Experimental 1 Fabiane Silveira GOMES 2 Claudia Nociolini REBECHI 3 Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, São Paulo, SP RESUMO Em posse de dados cruciais

Leia mais

Programa de Comunicação Interna e Externa

Programa de Comunicação Interna e Externa Programa de Comunicação Interna e Externa Aprovado na Reunião do CONASU em 21/01/2015. O Programa de Comunicação Interna e Externa das Faculdades Integradas Ipitanga FACIIP pretende orientar a execução

Leia mais

SERÁ UM ORGULHO TÊ-LO EM NOSSO TIME!!!

SERÁ UM ORGULHO TÊ-LO EM NOSSO TIME!!! A MVP é uma agência de Comunicação e Marketing Esportivo que atua de forma diferenciada no mercado, gerenciando a imagem de grandes atletas do esporte nacional desde 2006, passando pelos ciclos olímpicos

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing PARTE II - Marketing Estratégico - Nessa fase é estudado o mercado, o ambiente em que o plano de marketing irá atuar. - É preciso descrever a segmentação de mercado, selecionar o mercado alvo adequado

Leia mais

QiDEIA C O M U N I C A Ç Ã O

QiDEIA C O M U N I C A Ç Ã O QiDEIA CREATE WHAT YOU SEE. CREATE WHAT YOU FEEL. CREATE WHAT YOU HAVE NEVER SEEN. JUST CREATE. NATHAN SAWAYA QUEM SOMOS A Qideia é uma agência de comunicação, vocacionada para a estratégia e implementação

Leia mais

Unidade IV. Marketing. Profª. Daniela Menezes

Unidade IV. Marketing. Profª. Daniela Menezes Unidade IV Marketing Profª. Daniela Menezes Comunicação (Promoção) Mais do que ter uma ideia e desenvolver um produto com qualidade superior é preciso comunicar a seus clientes que o produto e/ ou serviço

Leia mais

Marketing esportivo é um mercado de ouro

Marketing esportivo é um mercado de ouro 1 de 5 05/04/2010 19:37 Imprimir Reportagem / mercado Marketing esportivo é um mercado de ouro Um patrocínio para uma corrida de rua pode chegar a R$ 1 milhão. Palestras com treinadores e atletas valem

Leia mais

Embalagem do Aromatizador do TJ Criança Abriga

Embalagem do Aromatizador do TJ Criança Abriga Embalagem do Aromatizador do TJ Criança Abriga Raquel do Nascimento DIAS 1 Thais Cristina ROZA 2 Virgínia Felipe MANOEL 3 Lamounier Lucas JÚNIOR 4 Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, MG

Leia mais

p3k.com.br contato@p3k.com.br

p3k.com.br contato@p3k.com.br p3k.com.br contato@p3k.com.br Rua Irmã Pia, 422, salas 302/303/1307 Edifício Green Office Jaguaré - São Paulo - SP Tel.: 11 3719.3149 FACEBOOK TWITTER VIMEO SLIDESHARE /p3kcomunicacao @p3kcomunicacao /p3kcomunicacao

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Incubadora

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Incubadora Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Incubadora 7. INCUBADORA 7.1 INCUBEM: desenvolvendo empresas de sucesso A Incubadora de Empresas do Sudoeste Baiano INCUBEM é uma instituição que tem por

Leia mais

FutebolCard mira aumento de 15% na venda de bilhete online

FutebolCard mira aumento de 15% na venda de bilhete online B O L E T I M OFERECIMENTO TERÇA-FEIRA, 4 DE AGOSTO DE 2015 NÚMERO DO DIA 500 mi foi o valor obtido por Silvio Berlusconi ao negociar 48% do Milan a investidores asiáticos EDIÇÃO 310 FutebolCard mira aumento

Leia mais

O Guia Definitivo para utilizar o

O Guia Definitivo para utilizar o O Guia Definitivo para utilizar o O Guia Definitivo para utilizar o www.slideshare.com O Guia Definitivo para utilizar o Ferramentas de mídias sociais, como o, mudaram o cenário e nos permite alcançar

Leia mais

COLEÇÃO IMAGÉTICA: FOTOGRAFIA, EXTENSÃO, ENSINO E PESQUISA NO PROJETO FOCA FOTO. PALAVRAS-CHAVE Fotografia. Coleção fotográfica. Lapa. Extensão.

COLEÇÃO IMAGÉTICA: FOTOGRAFIA, EXTENSÃO, ENSINO E PESQUISA NO PROJETO FOCA FOTO. PALAVRAS-CHAVE Fotografia. Coleção fotográfica. Lapa. Extensão. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( X ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

REGULAMENTO 1º FESTIVAL IGUASSU DE COMUNICAÇÃO FIC 2015.

REGULAMENTO 1º FESTIVAL IGUASSU DE COMUNICAÇÃO FIC 2015. REGULAMENTO 1º FESTIVAL IGUASSU DE COMUNICAÇÃO FIC 2015. OBJETIVO: O FIC - Festival Iguassu de Comunicação tem o objetivo de incentivar a COMUNICAÇÃO criativa na região. Trazendo profissionais gabaritados

Leia mais

Planejamento de Campanha Publicitária

Planejamento de Campanha Publicitária Planejamento de Campanha Publicitária Prof. André Wander UCAM O briefing chegou. E agora? O profissional responsável pelo planejamento de campanha em uma agência de propaganda recebe o briefing, analisa

Leia mais

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio A DIS Propaganda é uma agência de propaganda e marketing que há mais de 28 anos em atividade vem construindo as marcas de seus clientes. Propaganda O nosso

Leia mais

AGENDA. Interação entre comunicação interna corporativa e endomarketing. 02 de Julho. Hotel Intercontinental São Paulo/SP 5ª EDIÇÃO.

AGENDA. Interação entre comunicação interna corporativa e endomarketing. 02 de Julho. Hotel Intercontinental São Paulo/SP 5ª EDIÇÃO. AGENDA Interação entre comunicação interna corporativa e endomarketing 5ª EDIÇÃO D 02 de Julho? Hotel Intercontinental São Paulo/SP Realização: www.corpbusiness.com.br Patrocínio Bronze Apoio Realização:

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL EDUCAÇÃO INFANTIL

A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL EDUCAÇÃO INFANTIL 20 a 24 de outubro de 2008 A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL EDUCAÇÃO INFANTIL Caroline de Souza Gervazio 1 ; Luciana Figueiredo Lacanallo 2, Maria Ângela Garcia de Almeida 3 RESUMO:

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

Plano de Ação para Mídias Sociais: ebook para agências de turismo. Copyright 2015. Agente no Turismo Strategia Consultoria Turística Ltda.

Plano de Ação para Mídias Sociais: ebook para agências de turismo. Copyright 2015. Agente no Turismo Strategia Consultoria Turística Ltda. Plano de Ação para Mídias Sociais: ebook para agências de turismo Copyright 2015 Agente no Turismo Strategia Consultoria Turística Ltda. Todos os direitos reservados. Pode ser compartilhado com conteúdo,

Leia mais

Interagindo com a Webcore 1

Interagindo com a Webcore 1 Interagindo com a Webcore 1 Fernando de França LOPES 1 André Gaspar dos SANTOS 2 Carolina Olivieri da Silva FABOSSI 3 Daniel de Souza CORREA 4 Laís Akemi YOKOHAMA 5 Paula Renata Camargo de JESUS 6 Universidade

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Planejamento digital, Comunicação Digital, Campanha on-line, ONG.

PALAVRAS-CHAVE: Planejamento digital, Comunicação Digital, Campanha on-line, ONG. Planejamento Digital Associação Bezerra de Menezes Experimente Doar ¹ Danielle DORNELLES 2 Daniela NATHALI 3 Gustavo SILVA 4 Karina PÂMELA 5 Larissa MACEDO 6 Nivea ALVES 7 Thais BISPO 8 Janaíra FRANÇA

Leia mais

Atuação & Serviços. Planejamento

Atuação & Serviços. Planejamento A Agência Em nosso dia-a-dia nos expressamos de diversas formas. O "OH!", utilizamos para expressar uma surpresa positiva, algo que nos impressiona e que supera todas as nossas expectativas. Para que seus

Leia mais

1 Introdução. 1.1 A Nova Era Digital

1 Introdução. 1.1 A Nova Era Digital 11 1 Introdução Com o advento da nova era da internet, conhecida com web 2.0, e o avanço das tecnologias digitais, o consumidor passa a ter maior acesso à informação bem como à facilidade de expressar

Leia mais

MARKETING DIGITAL MOSTRANDO SUA IDENTIDADE

MARKETING DIGITAL MOSTRANDO SUA IDENTIDADE MARKETING DIGITAL MOSTRANDO SUA IDENTIDADE Por que mostrar sua identidade Atualmente, são 52,5 milhões* de usuários de internet ativos no Brasil. A previsão de investimentos em anúncios online no Brasil

Leia mais

Fashion Marketing & Communication

Fashion Marketing & Communication Os programas de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design estão em conformidade legal e atendem as Resoluções CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e nº 1, de 8

Leia mais

Curso de Pós-Graduação Teoria e Prática em Educação de Nível Superior Edição ESPM Rio de Janeiro

Curso de Pós-Graduação Teoria e Prática em Educação de Nível Superior Edição ESPM Rio de Janeiro Curso de Pós-Graduação Teoria e Prática em Educação de Nível Superior Edição ESPM Rio de Janeiro Período de realização: 2013/2014 12 de setembro de 2014: Enfim formados! Este foi o brinde dos dez estudantes

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Web Design; Convergência; Produção Digital; Identidade Visual.

PALAVRAS-CHAVE: Web Design; Convergência; Produção Digital; Identidade Visual. Reformulação Visual do site DNA UFF 1 Sara Alencar DIAS 2 Tamires Teixeira SANTOS 3 Isadora Soares LESSA 4 Prof. Guilherme Bento de Faria LIMA 5 Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ RESUMO O seguinte

Leia mais

Mobiliário urbano Presente no cotidiano do consumidor brasileiro e na base de investimento do IBOPE Mídia

Mobiliário urbano Presente no cotidiano do consumidor brasileiro e na base de investimento do IBOPE Mídia Mobiliário urbano Presente no cotidiano do consumidor brasileiro e na base de investimento do IBOPE Mídia IBOPE Mídia Monitor IBOPE Mídia Monitor Fundada em 1996, esta divisão do IBOPE Mídia é responsável

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

61 milhões. 8,5 milhões. VEJA.com. Oferece a melhor cobertura e informação em tempo real, apurada, analisada e contextualizada por VEJA.

61 milhões. 8,5 milhões. VEJA.com. Oferece a melhor cobertura e informação em tempo real, apurada, analisada e contextualizada por VEJA. BLOGS E COLUNISTAS VEJA.com Oferece a melhor cobertura e informação em tempo real, apurada, analisada e contextualizada por VEJA. 61 milhões 1 Pageviews 8,5 milhões 1 Usuários únicos 31% 19% 52% Idade

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Recursos Humanos 2011-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Recursos Humanos 2011-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Recursos Humanos 2011-1 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO LIDERANÇA AUTOCRÁTICA: O RELACIONAMENTO

Leia mais

CONTEÚDOS. Blog REDES SOCIAIS VIDEOS ONLINE PARTILHA DE FOTOGRAFIAS PARTILHA DE APRESENTAÇÕES

CONTEÚDOS. Blog REDES SOCIAIS VIDEOS ONLINE PARTILHA DE FOTOGRAFIAS PARTILHA DE APRESENTAÇÕES CONTEÚDOS ANTES DE INICIAR A SUA AVENTURA NAS REDES, TENHA EM CONTA AS SEGUINTES DICAS: Atribua a administração de cada canal e/ou estratégia a alguém que faça parte da sua empresa; Dê formação à sua equipa

Leia mais

Análise de Estratégias e Plano de Comunicação Digital para a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte 1

Análise de Estratégias e Plano de Comunicação Digital para a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte 1 Análise de Estratégias e Plano de Comunicação Digital para a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte 1 Aline Silveira SANTOS 2 Lorena PADRINI 3 Maria Claudia COSTA 4 João de CASTRO 5 Centro Universitário

Leia mais

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio A DIS Propaganda é uma agência de propaganda e marketing que há mais de 30 anos em atividade, vem construindo as marcas de seus clientes. Propaganda O nosso

Leia mais

Mestres 1 RESUMO. 4. Palavras-chave: Comunicação; audiovisual; documentário. 1 INTRODUÇÃO

Mestres 1 RESUMO. 4. Palavras-chave: Comunicação; audiovisual; documentário. 1 INTRODUÇÃO Mestres 1 Tiago Fernandes 2 Marcelo de Miranda Noms 3 Mariane Freitas 4 Tatiane Moura 5 Felipe Valli 6 Bruno Moura 7 Roberto Salatino 8 Conrado Langer 9 Prof. Msc. Luciana Kraemer 10 Centro Universitário

Leia mais

FRANCISCO JOSÉ PAOLIELLO PIMENTA

FRANCISCO JOSÉ PAOLIELLO PIMENTA FRANCISCO JOSÉ PAOLIELLO PIMENTA Figura 1 - Francisco Paoliello Pimenta, professor na Universidade Federal de Juiz de Fora acervo pessoal de Francisco Paoliello Pimenta Não há separação entre o conhecimento

Leia mais

Copa 2014 Desafios e Oportunidades

Copa 2014 Desafios e Oportunidades Copa 2014 Desafios e Oportunidades A Copa 2014 tem dono... A Copa é da FIFA Exigências atribuladas no caderno de encargos Com a Copa de 2010, o único continente que ainda não sediou o evento foi a Oceania

Leia mais

Não adianta falar inglês sem fazer sentido. 1

Não adianta falar inglês sem fazer sentido. 1 Não adianta falar inglês sem fazer sentido. 1 BOGUSZEWSKI, Luiza. 2 SCHETTERT, Gabriela Antunes. 3 MENEZES, Sérgio. 4 Universidade Positivo, Curitiba, PR. 2013 RESUMO Com a disseminação da cultura norte-americana

Leia mais