Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Publicidade e Propaganda ISSN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Publicidade e Propaganda 2012-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais."

Transcrição

1 Especial Online ISSN DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda

2 ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS EM BENEFÍCIO DO MUNDO CORPORATIVO O CASO EMPRESA CLARO. Aluna: MAZILLI, Paola. Orientador: TEIXEIRA, Rafael. O presente trabalho monográfico visa realizar um estudo sobre a utilização de redes sociais em benefício ao mundo corporativo. Foram analisadas as estratégias de comunicação, através das mídias sociais, como Facebook, Twitter, blog e site oficial da empresa Claro, escolhida como nosso objeto de estudo, visando entender, a partir dos serviços de atendimento ao consumidor nas redes sociais, quais os desafios que uma empresa enfrenta quando utiliza as redes sociais na web, como desenvolvimento e ferramenta de comunicação social. Devido à empresa ter uma grande presença nas redes sociais, esse estudo mostrará quais estratégias são utilizadas e quais as alterações e consequências que essa organização pode enfrentar, ao optar pela utilização de novos meios comunicativos. Visando as considerações de autores da área, no qual, escolhemos como nossa base de pesquisa de natureza bibliográfica, inclui-se o estudo sobre a evolução das redes sociais, a análise dos aspectos teóricos a fim de compreender as estratégias e recursos que utilizam e o monitoramento das redes utilizadas pela empresa Claro, criadas como canal de informações, troca de ideias sobre tecnologia e novos métodos de contatos com os clientes e benefícios trazidos pelas novas redes. Palavras-chave: Claro, Redes Sociais; Marketing; Publicidade e Estratégias.

3 DISNEY CHANNEL E A PUBLICIDADE DIRECIONADA ÀS CRIANÇAS BRASILEIRAS. ESTUDO DE CASO: PARQUES TEMÁTICOS DA DISNEY Aluna: SILVA, Caroline F. Bentes da Orientador: FELICIANO, Luiz Antônio. O canal Disney Channel existe há 11 anos no Brasil, e seu público é composto por homens, mulheres e crianças. A publicidade veiculada nesse meio atinge a todos de diferentes gerações, e é também através delas que a empresa Disney divulga seus parques temáticos. Este trabalho faz o estudo de um comercial específico veiculado no canal Disney Channel e que trata dos parques temáticos da empresa. Palavras-chave: Disney; infância; gerações; parques temáticos.

4 TRANSMÍDIA STORYTELLING: ESTUDO DE CASO PÔNEIS MALDITOS/NISSAN PELA LEW LARA\TBWA Aluna: COUTINHO, Vivian Bernardi. Orientador: GONÇALVES, Douglas. O presente trabalho faz uma análise da publicidade frente ao novo contexto digital, onde as marcas buscam conquistar consumidores, cada vez mais seletivos e críticos, para que interajam e dialoguem com elas, tornando-as relevantes ao contexto em que vivem. O uso de ferramentas como o transmídia storytelling tem demonstrado que o ato de contar histórias é um efetivo recurso para garantir a atratividade, compreensão e retenção de mensagens e conteúdos. Sendo assim este trabalho fará um estudo de caso da campanha Pôneis Malditos, criada pela agência Lew Lara\TBWA, para a Nissan, onde serão analisados as fases da campanha, a utilização da ferramenta transmídia storytelling, além dos resultados obtidos. Palavras-chave: publicidade; transmídia storytelling; Pôneis Malditos.

5 CULTURA ORGANIZACIONAL E COMUNICAÇÃO NAS REDES DIGITAIS UM ESTUDO DE CASO DOS USOS DE REDES SOCIAIS NA INTERNET PELA UNIMED VOLTA REDONDA E CLUBE RIO SUL Aluna: BRUM, Aline. Orientador: MARCHI, Leonardo de. Este trabalho tem como proposta investigar os novos ajustes nas formas de cultura organizacional e comunicação no cenário das redes sociais da internet, que vem transformando através de uma tecnologia inovadora, a relação entre os dirigentes, os funcionários, os consumidores, fornecedores e enfim o funcionamento do mercado mundial e suas culturas. Por meio das redes sociais o consumidor tem acesso e compartilha de mensagens interativas, conteúdos informativos que para a empresa se torna uma possibilidade rica e rápida de explorar mensagens elaboradas aumentando a lembrança da marca para o cliente. Questionar o funcionamento da cultura que atua mais de maneira instrumental nas organizações usa os valores da própria empresa com objetivo de fazer uma fixação do indivíduo na coletividade já que esta coletividade é a empresa usando a comunicação clara, objetiva e transparente para esta finalidade. Palavras-chave: Cultura, organização, empresa, rede social, comunicação, Unimed, Clube Rio Sul

6 EVENTO UNIVERSOFOA: INTEGRAÇÃO ACADÊMICA NO ÂMBITO DA PESQUISA Alunos: SABINO, Ana Paula; CARVALHO, Isabela; ARAÚJO, Mariana; CASAL, Mariana. Orientador: MARTINS, Débora. No presente trabalho, vamos discutir a proposta do desenvolvimento de um evento institucional intitulado UniversoFOA. Esse evento terá por objetivo promover a integração e motivar os alunos do Centro Universitário de Volta Redonda UniFOA a aumentarem a produção científica por meio da pesquisa acadêmica. Optamos para realização do presente estudo, pela adoção do evento, uma vez que a produção de eventos facilita a captação de patrocinadores, promove integração e motivação e fortalece a marca da empresa de determinado segmento. Palavras-chave: Integração; Motivação; UniversoFOA; Evento; Marketing.

7 CAMPANHA AMIGOS TRANSFORMANDO O MUNDO: O CANAL DISNEY CHANNEL E SUA ESTRATÉGIA DE MÍDIA Aluna: MACHADO, Carolina de Castro. Orientador: SOUZA, Rogério Martins de. O presente trabalho tem como propósito analisar, de forma teórica, a campanha Amigos Transformando o Mundo veiculada pelo canal de TV Disney Channel. A partir de estudos sobre o universo e os conceitos que fazem parte dessa campanha, serão identificadas e analisadas as aplicações da composição midiática no objeto de estudo em questão. Palavras-chave: Disney Channel; TV Fechada; Mídia

8 ANÁLISE DAS COMPOSIÇÕES DOS CARTAZES DA QUADRILOGIA INDIANA JONES Aluno: KOZLOWSKI, Edgard. Orientador: FELICIANO, Luiz Antonio. O presente trabalho tem como propósito analisar as composições presentes nos cartazes da franquia Indiana Jones. Essa análise será feita a partir de estudos sobre o cartaz, suas características e qual o seu possível papel de comunicação na sociedade. Para tanto, utilizaremos principalmente a teoria semiótica. Palavras-chave: Cartazes; Indiana Jones; Composições; Análise estética.

9 ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING ESPORTIVO NO SPORT CLUBE CORINTHIANS PAULISTA NA GESTÃO DE ANDRÉS SANCHEZ Aluno: LIMA, Fábio. Orientador: MARTINS, Débora. O presente trabalho transcorre sob análise de caso das estratégias de Marketing Esportivo no Sport Clube Corinthians Paulista na gestão de Andrés Sanchez. O uso do marketing aplicado ao Futebol tornou-se importante nessa era globalizada, tendo em vista a necessidade de empresas ligadas ao esporte, de utilizarem de estratégias e planejamento adequado, afim de angariar recursos e assim poder fazer um trabalho sério e aplicado com seus atletas, uma vez que existe a necessidade de um apoio financeiro elevado, para poder manter toda infraestrutura necessária à pratica esportiva. Os clubes de futebol que possuem visão empreendedora podem beneficiar-se e usufruir de todas as ferramentas ligadas ao marketing que, se forem utilizadas de uma forma eficaz e correta, trará ao clube muitos benefícios, agregando, assim, valor à marca. Palavras-chave: Marketing, marketing promocional, patrocínio, marketing esportivo no futebol, Corinthians.

10 AS ESTRATÉGIAS DA PUBLICIDADE SUSTENTÁVEL EM MEGAEVENTOS Aluna: TEIXEIRA, Fernanda. Orientador: FELICIANO, Luiz Antonio. O presente trabalho tem como propósito analisar, a publicidade sustentável em megaeventos com viés na sustentabilidade. Para isso vamos estudar as definições da comunicação em si e algumas das suas ferramentas como a publicidade e o marketing. Também vamos entender sobre público-alvo e defini-lo para nosso evento. Com isso vamos nos aprofundar no nosso objeto de estudo o megaevento SWU. Queremos analisar suas formas de comunicação e encontrar a sustentabilidade dentro delas. Queremos trabalhar nossa hipótese que acredita que o megaevento SWU se preocupa realmente em aplicar a sustentabilidade em sua publicidade e em todo o decorrer do megaevento. Palavras-chave: Publicidade; Sustentabilidade; Megaeventos; SWU.

11 ASPECTOS DE UM VÍDEO PROMOCIONAL SOBRE O RIO DE JANEIRO PARA A COPA 2014 Aluno: PEDROSA, Francisco Carlos de Mattos. Orientador: FELICIANO, Luiz Antônio. A ideologia está intrinsecamente inserida na sociedade, especialmente no âmbito político assim como no âmbito mercadológico. Há evidências de que a propaganda, tanto para fins governamentais quanto para comerciais, está sempre empenhada em difundir seus valores no intuito de fazê-los amplamente assimilados pelos receptores, para ao menos tentar influenciar as pessoas a compartilharem a mesma visão de mundo da mensagem que lhes é enviada. O presente trabalho tem como proposição apresentar uma breve discussão acerca da ideologia na propaganda, particularmente no setor turístico, com vistas à próxima Copa do Mundo de futebol, a realizar-se no ano de 2014 no Brasil. Como objeto desse estudo avaliamos um vídeo institucional produzido por um órgão do governo federal sobre uma das localidadessedes das partidas do evento, a cidade do Rio de Janeiro. Uma análise de alguns aspectos dessa peça audiovisual no contexto de webmedia, conceito imagético, estética audiovisual, e ainda as estratégias para o marketing turístico e esportivo. Palavras-chave: Ideologia; conceito imagético; audiovisual; marketing.

12 A FIGURA FEMININA NOS COMERCIAIS DE CERVEJA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BRASIL E SUÉCIA Aluno: SILVEIRA, Guilherme Campos da. Orientador: DE MARCHI, Leonardo Gabriel. O presente trabalho faz uma análise comparativa entre dois comerciais de cerveja veiculadas no Brasil e na Suécia, com o objetivo de traçar questões culturais relacionadas à imagem feminina a partir da identificação dos estereótipos e suas respectivas ligações com a sociedade onde está sendo exibida. A publicidade, para ser veiculada, precisa se adequar ao código de ética vigente no país. A regulação da publicidade age de acordo com os princípios éticos e morais culturais de uma sociedade. Sendo assim, este trabalho fará um estudo de caso explanatório do uso da imagem feminina, partindo das diferenças de tratamento notadas através das análises das campanhas para se chegar a um ponto em comum. Palavras-chave: Publicidade; Brasil; Suécia, Imagem Feminina.

13 TÍTULO EM LETRA MAIÚSCULA Aluna: Dias, Inaê. Orientador: Feliciano, Luiz. A pesquisa analisa a forma como a agência de publicidade DPZ direciona sua publicidade no Facebook. Atualmente o Facebook tornou-se um grande canal de publicidade, tornando-se um aliado para as empresas, a partir daí iremos fazer um estudo de caso utilizando das ações no Facebook juntamente com as respostas de interação dos usuários. Palavras-chave: DPZ, canal, publicidade, Facebook, usuários.

14 MARKETING SOCIAL: FESTIVAL DE CARÁTER AMBIENTAL QUE PROMOVE CONSCIENTIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE. ESTUDO DE CASO SWU Alunas: CERQUEIRA, Victoria Almeida. DE SOUSA, Isadora Cristina F. da Costa Zimmermann. FABRICIANO, Louise Furtado Carneiro. Orientador: L. MARTINS, Debora Cristina. A globalização e a conectividade existente entre as diversas pessoas de todo o mundo possibilitam que cada vez mais indivíduos e consumidores tomem consciência da importância da preservação do meio ambiente, gerando uma evolução da preocupação ambiental que se firma na sociedade. Tal preocupação levou a uma mobilização de autoridades e da própria população que passam a explorar cada novo meio (canais/condutores) como uma forma de se levar responsabilidade social e conscientização ambiental às pessoas, visando à minimização dos impactos socioambientais. Pensou-se então, na utilização de eventos como um condutor da ideia de sustentabilidade, expandindo o seu setor e originando o evento sustentável que, diferente de um evento comum, objetiva a diminuição dos impactos ambientais através da conscientização dos indivíduos. Nesse contexto, utiliza-se o estudo de caso de um evento sustentável conhecido como SWU Starts With You, como forma de exemplificar os conceitos debatidos no decorrer do presente trabalho. Palavras-chave: Evento Sustentável, Responsabilidade Social, Conscientização ambiental, Marketing Social, SWU.

15 FLUMINENSE F.C., UM TIME DE GUEREIROS ESTUDO DO CASO: TIME DE GUERREIROS. Aluno: MOTTA, José Eduardo Mattoso do Carmo Wenke. Orientador: MARTINS, Rogério de Souza. Este trabalho abordou a construção e a manutenção da imagem do Fluminense, bem como o seu sucesso nas finanças. Através de informações, pesquisas na Internet, noticiários e livros, mostrando-se a importância da gestão de sua imagem. O sucesso de um clube depende não só de seu desempenho no setor financeiro, mas também de outros fatores que podem ser determinantes para a sua projeção. Foram analisadas e apontadas algumas alternativas viáveis de comunicação e marketing para que um clube de futebol possa atingir seus objetivos. Com a comprovação de que estratégias de marketing e a contratação de melhores profissionais deste ramo favorecem ao clube. A opção por realizar este estudo de caso, vem do grande sucesso das campanhas de marketing no futebol brasileiro nos últimos anos, onde a maioria dos clubes que obtiveram êxito. Haviam campanhas pré-estabelecidas, que buscavam trabalhar a paixão do torcedor ao consumo de sua marca, ganhando assim, espaço na mídia e maior visibilidade no cenário mundial. Outra vertente para essa escolha foi o fato de ter sido realizada em um período tão curto de tempo, e os resultados serem tão satisfatórios, contrariando qualquer previsão. Diante das outras campanhas, nenhuma no Brasil teve tanto sucesso quanto Time de Guerreiros, para um time fadado ao descenso, chegar à glória da conquista nacional. O foco deste trabalho não foi o jogador contratado ou o nome especulado como possível reforço para seu time, mas sim, a campanha de marketing ocorrida entre 2009 e Este foi o caminho seguido pelo Fluminense Futebol Clube. Palavras-chave: marketing, comunicação, sucesso, clube de futebol, imagem.

16 A TRANFORMAÇÃO PELA COMUNICAÇÃO EM EVENTOS CULTURAIS: ESTUDO DE CASO FLIP - FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY. Aluna: DE SOUZA, Juliana Callegario. Orientador: SILVA, Marcus Augusto Santos. A FLIP, Festa Literária Internacional de Parati foi muito importante desde sua criação, há dez anos, para cristalizar globalmente a imagem de um evento literato / cultural no Brasil. A cidade de Paraty/RJ, reconhecidamente um polo histórico de visitação por turistas de todo o mundo tinha o perfil ideal para sediar uma feira de literatura e por consequência criar um posicionamento mercadológico diferenciado para ela, associando-a ao lazer cultural, independente de sua paisagem privilegiada. De responsabilidade da Associação Casa Azul, uma OSCIP criada para promover e gerir soluções ligadas à conservação do patrimônio histórico, este evento serviu para alavancar um movimento fora da sazonalidade do verão na costa litorânea carioca. Neste estudo de caso será analisado o evento e um pouco da sua evolução, a partir da comunicação no período de 2010 a Vamos observar como a FLIP e seus esforços comunicacionais foram eficazes contribuindo para o turismo regional. Como este evento com foco literário e viés artístico atrai um grande contingente de visitantes, observamos sob a ótica da mídia, sua contribuição à cultura e por consequência ao desenvolvimento de oportunidades junto à comunidade local. Palavras-chave: Cultura, Turismo, Mídia, FLIP, Festa Literária de Paraty/RJ.

17 CAMPANHA PLANO DE EMERGÊNCIA 2011: AS ESTRATÉGIAS DA ELETRONUCLEAR EM CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO DA REGIÃO SUL FLUMINENSE Aluna: GONÇALVES, Melissa Rodrigues. Orientador: MARTINS, Debora. Co-orientador: VENTURELLI, Edilberto. O presente trabalho tem como objetivo analisar a campanha da empresa Eletrobras Eletronuclear sobre o exercício geral de simulação do Plano de Emergência da Central Nuclear de Angra, veiculada em 2011, na região Sul Fluminense, bem como descrever quais são as estratégias utilizadas pela empresa para esclarecer e conscientizar a população sobre o plano de emergência e o uso da energia nuclear. Palavras-chave: Plano de Emergência; Energia Nuclear; Estratégias de marketing.

18 MUDANÇA DA IDENTIDADE VISUAL DA MARCA SKOL NO ANO DE 1997 E A ADOÇÃO DO SLOGAN SKOL A CERVEJA QUE DESCE REDONDO. Aluno: PINTO PEREIRA, Paulo Sérgio. Orientador: FELICIANO, Luiz Antonio. O objetivo de uma marca é a comunicação com o seu cliente. Uma marca para obter uma boa comunicação deve focar principalmente o seu cliente. O mundo está mudando de forma cada vez mais veloz e a relação entre consumidor e produto ou serviço só reforça a grande importância de uma marca na vida do consumidor. Nesse contexto é que este estudo irá se basear e ressaltar que a marca passa a representar uma estratégia de diferenciação entre as empresas em um mercado tão competitivo. O estudo compreenderá como um posicionamento criativo e eficaz alinhado com as características do produto da empresa poderá elevar o valor de sua marca no mercado e também lhe proporcionar uma posição consolidada e distinta entre os concorrentes. Para isso faremos uma observação em cima do marketing, ferramenta importantíssima da comunicação, trabalhando em cima de dois conceitos, posicionamento e branding, que nos permitiram uma compreensão com embasamento teórico do sucesso de uma marca que trabalha muito bem estes aspectos na comunicação de sua marca. Palavras-chave: Skol, marketing, branding e comunicação.

19 AS IMAGENS DOS COMERCIAIS DE TELEVISÃO DA TACO SYSTEM, VEICULADOS NO PERIODO DE JANEIRO A OUTUBRO DE 2011 E SUA RELAÇÃO COM A REPRESENTATIVIDADE DE SITUAÇÕES REAIS. Aluno: Roner, Pedro Lima. Orientador: Feliciano, Luiz Antonio. A importância em se fazer uma análise sobre as campanhas inovadoras vem do interesse da marca em buscar novos clientes, atraindo assim um maior público consumidor. O que a marca Taco System busca, além de novos clientes, é a sua diferencição dentro deste mercado concorrido, criando assim sua própria identidade. As inovações tecnológicas chegam para aumentar ainda mais o poder do profissional de propaganda em criar e aprensentar novidades ao público utilizando os meios de comunicação e no presente trabalho vamos apresentar uma campanha para televisão. O mundo evolui e junto a ele as relações entre pessoas e marcas. O público é atraído pelo que é novo, o diferente, o inovador, por isso a preocupação da marca em se destacar, lançar a novidade. Atualmente a tecnologia está presente em todos os lugares e principalmente na publicidade. Os efeitos de animação, os cenários e as peças que formam os personagens no comercial são de uma criatividade e inovação para o segmento de roupas jamais vistos anteriormente. A busca em criar uma identificação, um carisma entre a marca e o público-alvo é o objetivo desta campanha publicitária, desta maneira é interessante analisar como a utilização dos produtos da marca Taco na construção das campanhas fizeram com que este formato se tornasse inovador e criativo. Assim a inovação da campanha impacta novos clientes. O marketing inserido em toda essa campanha busca, além de manter, fidelizar outros novos clientes. Ousar e quebrar esse paradigma de ser sempre o mesmo formato é uma aposta da marca. Palavras-chave: Inovações, marca, marketing, tecnologia.

20 O VALOR DA NARRATIVA PARA AS MARCAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA: ESTUDO DE CASO: EDUARDO E MÔNICA O FILME. Aluna: CUSTÓDIO, Rosimery. Orientador: MARCHI, Leonardo. O seguinte trabalho aborda o valor da narrativa para as marcas na era da convergência midiática com estudos e pesquisas sobre a cultura da convergência, a narrativa transmídia, a cultura popular e a convergência da publicidade com o entretenimento. Através de livros, artigos e pesquisas na internet foram mostrados como a narrativa destacou a marca Vivo com a campanha de Eduardo e Mônica O filme. As marcas precisam estar atentas às mudanças que vem ocorrendo com o público e por isso precisam enxergar uma maneira de comunicar e vender os seus produtos. O público ganhou poder e com isso não se contenta mais com mensagens onde ele é mero receptor. O jogo virou e as marcas precisam se posicionar quanto a isso. A cultura da convergência norteia o trabalho, mostrando como a Vivo espera alinhar o seu posicionamento à campanha, com isso faz uso dos conceitos da cultura participativa, inteligência coletiva e convergência das mídias mostrando uma nova era da comunicação onde o consumidor tem voz ativa. Esse trabalho abrange tal estudo de caso, visto que hoje existem milhões de marcas espalhadas pelo mundo e o público mostra-se cada vez mais impaciente com as mensagens publicitárias intrusivas, desse modo, com esse estudo podemos analisar como uma campanha direcionada e objetiva que traz como base uma narrativa simples em mídias segmentadas pode fazer sucesso e ser compartilhada pelos próprios consumidores. Palavras-chave: Convergência midiática, Narrativa transmídia, Publicidade, Entretenimento, Eduardo e Mônica.

21 ESTRATÉGIAS DE ATRAÇÃO DE TURISTAS PARA CONHECER A REGIÃO SERRANA DE ITATIAIA: ESTUDO DE CASO DO HOTEL DO YPÊ Alunos: MELLO, Eder; MACIEL, Tamara. Orientador: MARTINS, Débora. O presente estudo consiste em analisar e oferecer soluções viáveis para o Hotel do Ypê, localizado na região serrana da cidade de Itatiaia, continuar mantendo sua boa reputação conquistada ao longo dos anos perante aos inúmeros visitantes do local. Para isso, foi feito um plano de marketing com estratégias desenvolvidas para aumentar a ocupação do hotel em estudo no período de baixa temporada. Utilizando meios gráficos e digitais de comunicação, foi proposta uma campanha institucional a fim de reforçar constantemente o nome da empresa e torná-la pioneira no quesito hotelaria nessa região. Foram feitas entrevistas com profissionais ligados ao hotel e consultas em livros, websites e outros projetos similares para base de referência na execução do trabalho. Palavras-chave: turismo, marketing, hotelaria, Hotel do Ypê, Itatiaia.

22 ANOREXIA: MÍDIA COMO SUA MEDIADORA Aluna: FONTES, Thais. Orientador: SOUZA, Rogério. Este trabalho busca realizar uma reflexão sobre os fatores que conduzem jovens adolescentes a se sentirem insatisfeitas com elas mesmas e com seus corpos, o que as leva a comportamentos inadequados para a perda de peso. Para isso, tomamos como estudo de caso a revista Capricho, da editora Abril, publicação voltada para adolescentes e que atinge grande número de leitoras no Brasil. Foram observados conceitos dentro da publicidade e do marketing que ajudam a envolver a adolescente neste ideal aceito por parte da sociedade. A pesquisa também analisou imagens e editoriais exibidos na revista, assim como os discursos ali expostos. Palavras-chave: Revistas, corpo, anorexia, publicidade, subjetividade.

23 A SEDUÇÃO DO CONSUMIDOR PELA ESTÉTICA CINEMATOGRÁFICA: UM ESTUDO DE CASO DO FASHION FILM CIA. MARÍTIMA Alunos: COUTINHO, Matheus e HAENEL, Fernando G. Orientador: FELICIANO, Luiz Antonio. : Neste trabalho, vamos discutir a análise de alguns conceitos aplicados nos fashion films, como o filme da marca CIA. MARITIMA, que tem como viés principal o fetichismo nas telas. O filme analisado nos mostra que os símbolos se interligam criando uma campanha ousada, porém muito bem desenvolvida no propósito de chamar a atenção e posicionar a CIA. MARITIMA como uma empresa de moda e atitude. A CIA. MARITIMA é uma empresa com mais de duas décadas no mercado sempre imprime seu estilo a peças publicitárias, e os fashion films que realiza agora. O que nos move a essa análise é a abordagem de uma sexualização da imagem através da estética cinematográfica aplicada. O foco de nossas discussões, portanto, são em analisar as técnicas aplicadas no filme tanto técnicas de cinema quanto conceitual e de tentar trazer a luz questões pertinentes ao diferencial da campanha e a possibilidade de causar o efeito desejável em seu consumidor. Palavras-chave: Estética Cinematográfica, Fashion Film, Linguagem Cinematográfica.

24 PUBLICIDADE NA CULTURA DA CONVERGÊNCIA: ESTUDO DE CASO DA CAMPANHA MULTIMEIOS DO LANÇAMENTO DO JOGO ELETRÔNICO THE LEGEND OF ZELDA: OCARINA OF TIME 3D Alunos: OLIVEIRA, Tayná Tavares de. Orientador: MARCHI, Leonardo de. Na semiótica entende-se por objeto dinâmico o campo de referência de um signo. Considerando os jogos eletrônicos e videogames como signos complexos, lhe daremos o poder de significar a partir da relação triádica entre signo-objetointerpretante. Decidimos estudar os jogos eletrônicos como objeto dinâmico e sua influência como produto cultural na publicidade multimeios. Para isso, foram escolhidas duas peças da campanha de lançamento do jogo The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D (2011), para o Nintendo 3DS, uma voltada para a televisão e outra para a internet. A metodologia de análise baseou-se nos conceitos de narrativa de Murray (2003) e Mendes (2006), para melhor compreensão a respeito de como são estruturados os jogos eletrônicos, seus cenários, personagens, narrativas e objetivos, e como esses elementos podem ser transportados para outras mídias. Foram utilizados também conceitos de semiótica e convergência cultural. Esse estudo propôs-se fazer reflexões sobre o objeto dinâmico do videogame na publicidade, numa tentativa de compreender sua constituição e forma de funcionamento como linguagem e processo comunicativo. Palavras-chave: Semiótica; Narrativa; Publicidade; Videogames; The Legend of Zelda.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Publicidade e Propaganda 2011-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Publicidade e Propaganda 2011-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda 2011-2 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CAMPANHA DE POSICIONAMENTO

Leia mais

E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa]

E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] 1 Sumário O Surgimento do Analista de Redes Sociais... 2 O que é um Analista de Redes Sociais?... 5 Qual é o Perfil do Analista

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing PARTE II - Marketing Estratégico - Nessa fase é estudado o mercado, o ambiente em que o plano de marketing irá atuar. - É preciso descrever a segmentação de mercado, selecionar o mercado alvo adequado

Leia mais

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio A DIS Propaganda é uma agência de propaganda e marketing que há mais de 28 anos em atividade vem construindo as marcas de seus clientes. Propaganda O nosso

Leia mais

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) - PCS A Política de Comunicação do Serviço

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio A DIS Propaganda é uma agência de propaganda e marketing que há mais de 30 anos em atividade, vem construindo as marcas de seus clientes. Propaganda O nosso

Leia mais

QiDEIA C O M U N I C A Ç Ã O

QiDEIA C O M U N I C A Ç Ã O QiDEIA CREATE WHAT YOU SEE. CREATE WHAT YOU FEEL. CREATE WHAT YOU HAVE NEVER SEEN. JUST CREATE. NATHAN SAWAYA QUEM SOMOS A Qideia é uma agência de comunicação, vocacionada para a estratégia e implementação

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Publicidade e Propaganda 2012-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Publicidade e Propaganda 2012-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda 2012-2 REVITALIZAÇÃO DA IMAGEM DA MARCA DO CINE 9 DE ABRIL Alunos:

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br MARKETING DIGITAL Ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos

Leia mais

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

5 Conclusões 5.1. Síntese do estudo

5 Conclusões 5.1. Síntese do estudo 5 Conclusões 5.1. Síntese do estudo Este estudo teve como objetivo contribuir para a compreensão do uso das mídias sociais, como principal ferramenta de marketing da Casar é Fácil, desde o momento da sua

Leia mais

Tec Triade. Brasil. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz.

Tec Triade. Brasil. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz. Seu porta-voz na sociedade digital. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz. A é uma agência de Comunicação Integrada, com uma equipe especialista

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

Pós-Graduação em Marketing Digital MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso março 2011. ESPM Unidade Porto Alegre

Pós-Graduação em Marketing Digital MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso março 2011. ESPM Unidade Porto Alegre Pós-Graduação em Marketing Digital MANUAL DO CANDIDATO Ingresso março 2011 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

Assessoria de Imprensa. Oficina de Comunicação Apex-Brasil. O papel estratégico da Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa. Oficina de Comunicação Apex-Brasil. O papel estratégico da Assessoria de Imprensa Assessoria de Imprensa Oficina de Comunicação Apex-Brasil O papel estratégico da Assessoria de Imprensa Relacionamento com a Mídia - Demonstrar o papel das entidades como fonte; - Cultivar postura de credibilidade;

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

A Década Esportiva para o Brasil. Desafios Oportunidades Legados

A Década Esportiva para o Brasil. Desafios Oportunidades Legados A Década Esportiva para o Brasil Desafios Oportunidades Legados Por que o Esporte? Porque é a resposta para uma nova comunicação... Exposição Conteúdo Marketing Connecting Consumidor Quantidade Tribo Emoção

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Trade Marketing é confundido por algumas empresas como um conjunto de ferramentas voltadas para a promoção e a comunicação dos produtos. O

Leia mais

Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas

Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas Ana Carolina Trindade e-mail: carolinatrindade93@hotmail.com Karen

Leia mais

Exposição de marca Além de obter maior visibilidade na mídia, através da associação com equipes e atletas de alto rendimento, a marca da instituição

Exposição de marca Além de obter maior visibilidade na mídia, através da associação com equipes e atletas de alto rendimento, a marca da instituição Os jogos olímpicos mais diretamente possuem vinculação com o ensino superior por ter a participação de atletas oriundos de disputas universitárias. Conforme aponta estimativa da Koch Tavares, empresa especializada

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Disciplina: Comunicação Pública Professores: Ellis e Asdrubal Aluno: João Paulo Apolinário Passos Universidade de Brasília Assessoria de Imprensa em Comunicação Pública e Governamental Prefeitura de Curitiba

Leia mais

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB.

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. #estratégia #marketingdigital #websites Somos uma agência especializada em MARKETING DIGITAL 2007 +7 anos de experiência A Ramosdesign foi criada

Leia mais

MBA Gestão de Mercados ementas 2015/2

MBA Gestão de Mercados ementas 2015/2 MBA Gestão de Mercados ementas 2015/2 Análise de Tendências e Inovação Estratégica Levar o aluno a compreender os conceitos e as ferramentas de inteligência preditiva e inovação estratégica. Analisar dentro

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

Conectando sonhos e negócios.

Conectando sonhos e negócios. Conectando sonhos e negócios. Quem somos Somos uma agência com sede em Porto Alegre, que tem como objetivo abraçar todos os desafios de planejamento, criação e execução de ideias daqueles que transformam

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Art Ricc. Uma agência especializada em: COMUNICAÇÃO VISUAL - DESIGN GRÁFICO - MARKETING DIGITAL PROPOSTA DE INVESTIMENTO MARKETING DIGITAL

Art Ricc. Uma agência especializada em: COMUNICAÇÃO VISUAL - DESIGN GRÁFICO - MARKETING DIGITAL PROPOSTA DE INVESTIMENTO MARKETING DIGITAL Art Ricc Uma agência especializada em: COMUNICAÇÃO VISUAL - DESIGN GRÁFICO - MARKETING DIGITAL PROPOSTA DE INVESTIMENTO MARKETING DIGITAL COMO FAZEMOS MARKETING DIGITAL O segredo do sucesso é a soma de

Leia mais

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS Mudança de direção Até maio de 2013 todo o mercado de TV por assinatura adotava uma postura comercial tradicional no mercado digital, composta por um empacotamento

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Roteiro de Aplicação da Economia Criativa e Inovação como critérios na FETEPS

Roteiro de Aplicação da Economia Criativa e Inovação como critérios na FETEPS Roteiro de Aplicação da Economia Criativa e Inovação como critérios na FETEPS Com objetivo de auxiliar na elaboração dos trabalhos, apresentamos critérios relacionados a Economia Criativa e Inovação, conceitos

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Procurando o novo? Pense Diferente

Procurando o novo? Pense Diferente Procurando o novo? Pense Diferente CRE - fficina di Creatività A aptidão para desenvolver novas ideias nada mais é do que organizar o caos. Somos apaixonados pela confusão imaginária, o exótico, o pedacinho

Leia mais

Marketing Político na Internet - Eleições 2016

Marketing Político na Internet - Eleições 2016 Marketing Político na Internet - Eleições 2016 Implementar e administrar um Plano de Marketing Digital para as campanhas eleitorais de 2016 CEO da Agência AC7, Elcio Castilho, com 24 anos de experiência

Leia mais

Ituran: compromisso com a qualidade de vida

Ituran: compromisso com a qualidade de vida Ituran: compromisso com a qualidade de vida INTRODUÇÃO: O mercado de rastreadores veiculares começou a crescer verdadeiramente no início dessa década. Curiosamente, é nesse mesmo momento que aumenta definitivamente

Leia mais

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Empresários de pequeno, médio e grande

Leia mais

A Tecnologia da Informação aplicada no Desenvolvimento do Turismo na região Centro Oeste: Contextualização.

A Tecnologia da Informação aplicada no Desenvolvimento do Turismo na região Centro Oeste: Contextualização. Apresentação Condomínio de TI é a entidade de empresas ligadas a Tecnologia da Informação (TI) provendo um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir

Leia mais

MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS. 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias

MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS. 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias C/H Memória Social 45 Cultura 45 Seminários de Pesquisa 45 Oficinas de Produção e Gestão Cultural 45 Orientação

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

O papel das plataformas digitais na construção do posicionamento das marcas. Eduardo Godoy - diretor de planejamento

O papel das plataformas digitais na construção do posicionamento das marcas. Eduardo Godoy - diretor de planejamento O papel das plataformas digitais na construção do posicionamento das marcas Eduardo Godoy - diretor de planejamento Foco em pequenas e médias empresas Núcleos de atuação com marketing digital O que vamos

Leia mais

Escola de Políticas Públicas

Escola de Políticas Públicas Escola de Políticas Públicas Política pública na prática A construção de políticas públicas tem desafios em todas as suas etapas. Para resolver essas situações do dia a dia, é necessário ter conhecimentos

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade

A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade Realização Patrocínio Objetivo da pesquisa Captar a perspectiva dos gestores e professores de gestão da qualidade sobre: 1. Os conceitos de sustentabilidade

Leia mais

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da - 1 - Prêmio CNSeg 2012 Empresa: Grupo Segurador BBMAPFRE Case: Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE Introdução A Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE foi concebida em 2009 para disseminar o conceito

Leia mais

O Marketing Esportivo evoluiu. A Escala também.

O Marketing Esportivo evoluiu. A Escala também. O Marketing Esportivo evoluiu. A Escala também. O número de academias dobrou de 2007 a 2010; O futebol do Brasil é o 6º mais rico do mundo; Se na década de 70 tivemos as primeiras transmissões de eventos

Leia mais

Resenha. Inovação: repensando as organizações (BAUTZER, Daise. São Paulo: Atlas, 2009.)

Resenha. Inovação: repensando as organizações (BAUTZER, Daise. São Paulo: Atlas, 2009.) Resenha Inovação: repensando as organizações (BAUTZER, Daise. São Paulo: Atlas, 2009.) Patrícia Morais da Silva 1 Superar as expectativas do mercado atendendo de forma satisfatória as demandas dos clientes

Leia mais

Portfolio de Produtos

Portfolio de Produtos Introdução O Guia de Produtos e Serviços da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi elaborado com o objetivo de apresentar os produtos e serviços prestados

Leia mais

Comunicação Empresarial

Comunicação Empresarial MBA em Gestão Empresarial MBA em Gestão de Logística MBA em Recursos Humanos MBA em Gestão de Marketing Branding Publicidade e propaganda Comunicação Digital Comunicação Empresarial Prof. Msc Alice Selles

Leia mais

Aula 2: O conceito de branding: o significado da marca, sua imagem e patrimônio (emocional e financeiro).

Aula 2: O conceito de branding: o significado da marca, sua imagem e patrimônio (emocional e financeiro). Aula 2: O conceito de branding: o significado da marca, sua imagem e patrimônio (emocional e financeiro). A importância da publicidade na construção e gestão das marcas. Definição dos grupos de trabalho.

Leia mais

3º EDITAL SULAMÉRICA SEGUROS E PREVIDÊNCIA PARA CAPTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PELA LEI DE INCENTIVO FISCAL 8.069/1990 NA CIDADE DE SÃO PAULO

3º EDITAL SULAMÉRICA SEGUROS E PREVIDÊNCIA PARA CAPTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PELA LEI DE INCENTIVO FISCAL 8.069/1990 NA CIDADE DE SÃO PAULO 3º EDITAL SULAMÉRICA SEGUROS E PREVIDÊNCIA PARA CAPTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PELA LEI DE INCENTIVO FISCAL 8.069/1990 NA CIDADE DE SÃO PAULO I. APRESENTAÇÃO A SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos

Leia mais

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital digital? Por que sua marca deve investir em marketing + 100 milhões 90 % de internautas no Brasil dos consumidores, ouvem sugestões

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento.

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento. Vamos, juntos Somos agência de publicidade e consultoria em marketing digital com a missão de atender as necessidades de comunicação da sua empresa, com serviços que abrangem desde campanhas integradas

Leia mais

1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 1.1 APRESENTAÇÃO O Plano de Comunicação e Participação Social subsidiará a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, criando as bases para

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

O Guia Definitivo para utilizar o

O Guia Definitivo para utilizar o O Guia Definitivo para utilizar o O Guia Definitivo para utilizar o www.slideshare.com O Guia Definitivo para utilizar o Ferramentas de mídias sociais, como o, mudaram o cenário e nos permite alcançar

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia.

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia. XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - Região Sul - Florianópolis - 28 de abril a 01 de maio de 2012 RESUMO OBSERVATÓRIO DE

Leia mais

RELATÓRIO DE BOAS PRÁTICAS NOME DA AÇÃO HISTÓRICO DA AÇÃO. Somos o Projeto Ludimídia Laboratório de Arte, Mídia e Educação.

RELATÓRIO DE BOAS PRÁTICAS NOME DA AÇÃO HISTÓRICO DA AÇÃO. Somos o Projeto Ludimídia Laboratório de Arte, Mídia e Educação. RELATÓRIO DE BOAS PRÁTICAS NOME DA AÇÃO Ludimídia Laboratório de Arte, Mídia e Educação HISTÓRICO DA AÇÃO Somos o Projeto Ludimídia Laboratório de Arte, Mídia e Educação. Trabalhamos com experimentação,

Leia mais

Catálogo de Serviços SimpleSites

Catálogo de Serviços SimpleSites Catálogo de Serviços SimpleSites Apresentação Nossa empresa Criamos mais do que sites Por seguirmos o conceito all-in-one (tudo em um), provemos de forma completa todos os serviços necessários para promover

Leia mais

O que é Estudio Cosmica?

O que é Estudio Cosmica? Apresentacao O que é Estudio Cosmica? Criação e Concepção de Ideias e Projetos. Estudio Cosmica é um Estúdio de Criação e desenvolvimento de Ideias, Sempre Atento e antenado ao Mercado e novidades, buscando

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

PROJETO IMPACTO AMBIENTAL ZERO APRESENTAÇÃO

PROJETO IMPACTO AMBIENTAL ZERO APRESENTAÇÃO PROJETO IMPACTO AMBIENTAL ZERO APRESENTAÇÃO O PROJETO IMPACTO AMBIENTAL ZERO tem como missão junto ao meio ambiente, minimizar os impactos ambientais decorrentes da realização de eventos em áreas de preservação

Leia mais

Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio.

Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio. Televisão Acção Especial / Brand Entertainment Nesta categoria pretendemos premiar as acções comerciais que, extravasando o âmbito do spot convencional, utilizam de forma criativa o meio televisão e também

Leia mais

RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA

RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA Comunicação Organizacional em Mídias Sociais UNISO Prof. Randolph de Souza PRESENÇA NAS MÍDIAS Necessidade Definição de Estratégias para minimizar riscos Se bem trabalhadas

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA Coordenadora: Gláucia Centeno 13/04/2015 > 09/2016 400 horas Idioma: Português Aulas: Segundas e quartas das 19h30 às 22h30 PÚBLICO-ALVO Profissionais com

Leia mais

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Ediane Barbosa Oliveira 2 ECOS/UCPel Resumo: O trabalho busca um estudo sobre uma ferramenta estratégica do ciberespaço no meio da comunicação

Leia mais

portais corporativos

portais corporativos agenda portais corporativos O portal como ferramenta de engajamento e interatividade D 11 de Dezembro? Hotel Staybridge São Paulo W Mantenha os seus pertences à vista. A Corpbusiness não se responsabiliza

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

GRÁFICOS Exemplos de jogos 2D (com simulação do 3D)

GRÁFICOS Exemplos de jogos 2D (com simulação do 3D) Femur Online GRÁFICOS Exemplos de jogos 2D (com simulação do 3D) Como resultado de buscas na internet, tendo como base os jogos 2D mais famosos do mundo, obtive como resultado três tipos diferentes de

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

Inteligência de Parceiros e Colaboração nos Negócios: a evolução no setor de Telecomunicações

Inteligência de Parceiros e Colaboração nos Negócios: a evolução no setor de Telecomunicações Inteligência de Parceiros e Colaboração nos Negócios: a evolução no setor de Telecomunicações Daniela Ramos Teixeira Para vencer a guerra diária num cenário co-opetivo (competitivo e cooperativo), as empresas

Leia mais

Feimafe Informações Gerais

Feimafe Informações Gerais Líder Mundial na Organização de Eventos Qualquer que seja o setor de atuação......criamos contatos, conteúdos e comunidades com o poder de transformar seus negócios. Feimafe Informações Gerais Sumário

Leia mais

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida.

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida. A Dehlicom Soluções em Comunicação é a agência de comunicação integrada que busca divulgar a importância da comunicação empresarial perante as empresas e todos os seus públicos, com atendimento personalizado

Leia mais

Estratégias de Comunicação

Estratégias de Comunicação Prof. Edmundo W. Lobassi A propaganda é parte do marketing e uma das ferramentas da comunicação. Uma boa estratégia de marketing não garante que a campanha de propaganda será boa, mas é condição essencial

Leia mais

O Currículo das Séries Iniciais e a Educação para a Saúde

O Currículo das Séries Iniciais e a Educação para a Saúde Nas séries iniciais do ensino fundamental, o currículo enfatiza a assimilação de conceitos e busca desenvolver as estruturas cognitivas. Ele procura fornecer aos alunos condições necessárias para aprendizagens

Leia mais

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Morgana Hamester História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Contexto atual Modelização digital contemporaneidade;

Leia mais

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO Esse é o ponta-pé inicial da sua campanha. Se você não tem um problema, não tem porque fazer uma campanha. Se você tem um problema mas não quer muda-lo, também não tem porque

Leia mais

XADREZ: uma ferramenta para a inclusão resultados preliminares

XADREZ: uma ferramenta para a inclusão resultados preliminares XADREZ: uma ferramenta para a inclusão resultados preliminares Tayla Kuhnen 1 ; Sara Cristina Stacheski Martins 2 ; Tiago Martins da Silva 3 ; Marcelo Eger Sibert 4 ; Marines Dias Gonçalves 5 INTRODUÇÃO

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

Posicionamento Global da marca FSC e Ferramentas de Marketing - Perguntas e Respostas Frequentes

Posicionamento Global da marca FSC e Ferramentas de Marketing - Perguntas e Respostas Frequentes Posicionamento Global da marca FSC e Ferramentas de Marketing - Perguntas e Respostas Frequentes 1. Perguntas e Respostas para Todos os Públicos: 1.1. O que é posicionamento de marca e por que está sendo

Leia mais

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN Blog NoRascunho 1 Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN RESUMO Como forma de registrar acontecimentos ligados a área da comunicação com um foco em

Leia mais

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção.

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. estratégias online Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. serviços consultoria Benchmark Planejamento

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Apresentação

1. Introdução. 1.1 Apresentação 1. Introdução 1.1 Apresentação Empresas que têm o objetivo de melhorar sua posição competitiva diante do mercado e, por consequência tornar-se cada vez mais rentável, necessitam ter uma preocupação contínua

Leia mais