UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O."

Transcrição

1 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Marketing - EAD Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Conceitos essenciais da gestão empresarial; a compreensão das diversas variáveis que compõem o processo administrativo; o desenvolvimento de capacidade crítica na análise das principais funções das organizações e a percepção da sua importância para o alcance da efetividade administrativa em um ambiente globalizado. Competências necessárias ao gestor e o papel da mudança e da inovação na gestão empresarial. Significado das funções administrativas para o gestor. Visão tradicional, moderna e atual das funções administrativas. O planejamento, a organização, a direção e o controle: conceituação, generalidades e especificidades. _ Objetivos da Disciplina Preparar o acadêmico para a compreensão das diversas variáveis que compõe o processo administrativo. _ Conteúdo Programático 1. Conceitos essenciais da gestão empresarial; 2. A compreensão das diversas variáveis que compõem o processo administrativo; 3. O desenvolvimento de capacidade crítica na análise das principais funções das organizações e a percepção da sua importância para o alcance da efetividade administrativa em um ambiente globalizado. 4. Competências necessárias ao gestor e o papel da mudança e da inovação na gestão empresarial. 5. Significado das funções administrativas para o gestor. 6. Visão tradicional, moderna e atual das funções administrativas. 7. O planejamento, a organização, a direção e o controle: conceituação, generalidades e especificidades. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral.

2 d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica CHIAVENATTO, Idalberto, Introdução à teoria geral da administração. 6. ed. Campus: Rio de Janeiro, MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, MOTTA, Fernando C. P.; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia de. Teoria geral da administração. São Paulo: Pioneira, Bibliografia Complementar AKTOUF, Omar, Administração entre a Tradição e Renovação. São Paulo: Atlas, LACOMBE, Francisco; HEILBORN, Gilberto. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva MONTANA, Patrick; CHARNOV, Bruce, Administração. 2. ed. São Paulo, 2000.

3 PLANO DE ENSINO Curso: Curso superior de Tecnologia em Marketing - EAD Disciplina: Empreendedorismo Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Entender as organizações e os diferentes tipos de negócios e o processo de formulação de modelo gerencial em função dos tipos de organização, dos segmentos de negócios que atua e outros, proporcionando o desenho da mesma que compatibilize a competitividade e a estrutura da organização. Fundamentos de planos de negócios e suas aplicações. A natureza e a importância dos empreendedores; a mentalidade empreendedora e intra-empreendedora; o indivíduo empreendedor; questões legais para o empreendedor; análise do ambiente empresarial; análise de oportunidades de mercado. Objetivos da Disciplina Entender as organizações e os diferentes tipos de negócios e o processo de formulação de modelo gerencial em função dos tipos de organização, dos segmentos de negócios que atua e outros, proporcionando o desenho da mesma que compatibilize a competitividade e a estrutura da organização. _ Conteúdo Programático 1. As organizações e os diferentes tipos de negócios e o processo de 2. formulação de modelo gerencial em função dos tipos de organização, dos segmentos de negócios que atua e outros; 3. Compatibilizar a competitividade e a estrutura da organização; 4. Fundamentos de planos de negócios e suas aplicações. 5. A natureza e a importância dos empreendedores; 6. A mentalidade empreendedora e intra-empreendedora; 7. O indivíduo empreendedor; questões legais para o empreendedor; análise do ambiente empresarial; análise de oportunidades de mercado. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral.

4 d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica BERNARDES, Cyro; Marcondes, Reynaldo Cavalheiro. Criando empresas para o sucesso: empreendedorismo na prática. São Paulo: Saraiva CHIAVENATO, Idalberto, Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilização de novas empresas: um guia compreensivo para iniciar e tocar seu próprio negócio. São Paulo: Saraiva DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, HISRICH, Robert D. ; Peters, Michael P. Empreendedorismo Porto Alegre: Bookman, Bibliografia Complementar BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo : Atlas, RAMOS, Fernando Henrique. Empreendedorismo: histórias de sucesso. São Paulo : Saraiva, 2005.

5 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Marketing - EAD Disciplina: Comunicação Empresarial Carga horária: 60 Módulo: I _ Ementa Conjunto de conteúdos de redação, com enfoque em linguística textual, enfatizando a língua pelo ângulo textual e sociolinguístico, em detrimento de uma visão gramatical ou normativa. Dotar os alunos de competências de produção escrita da língua, de tal modo que possam se desincumbir com facilidade dos múltiplos usos sociais da linguagem. Objetivos da Disciplina Enfocar a linguística textual, enfatizando a língua pelo ângulo textual e sociolinguístico, em detrimento de uma visão gramatical ou normativa. Dotar os alunos de competências de produção escrita da língua, de tal modo que possam se desincumbir com facilidade dos múltiplos usos sociais da linguagem. _ Conteúdo Programático 1. Conjunto de conteúdos de redação, 2. Enfoque em linguística textual, enfatizando a língua pelo ângulo textual e sociolinguístico, em detrimento de uma visão gramatical ou normativa. 3. Produção escrita da língua, 4. Os múltiplos usos sociais da linguagem. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral.

6 Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica ABREU, Antônio Suárez. Curso de redação. São Paulo : Ática. CORRADO, Frank M. A forca da comunicação: quem não se comunica. São Paulo: Makron Books, PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação empresarial: conceitos e técnicas para administradores Campinas: Alínea, Bibliografia Complementar BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa Barueri: Manole, REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Comunicação empresarial, comunicação institucional : conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. 5.ed. São Paulo : Summus, ROGER, Cahen. Comunicação empresarial. 10.ed. Rio de Janeiro : Best Seller, SILVA, Alison da; Souza, Édila Gracieli. Assessoria de comunicação no alto Uruguai catarinense: realidades e perspectivas. Concórdia: UnC, 2004.

7 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Marketing - EAD Disciplina: Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Teorias e aplicabilidade dos métodos estatísticos e da Matemática Financeira na gestão de negócios. Abordagem para iniciantes no assunto, com uma linguagem clara e acessível, contextualizada com exemplos retirados do cotidiano das empresas. Esse conteúdo está dividido em: Métodos Estatísticos e Matemática Financeira. _ Objetivos da Disciplina Capacitar o aluno para as práticas, teorias e aplicabilidade dos métodos estatísticos e da matemática financeira. _ Conteúdo Programático 1. Teorias e aplicabilidade dos métodos estatísticos e da Matemática Financeira na gestão de negócios. 2. Abordagem para iniciantes no assunto, com uma linguagem clara e acessível, contextualizada com exemplos retirados do cotidiano das empresas. 3. Métodos Estatísticos e Matemática Financeira. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três

8 médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica CLEMENTE, Alceu Souza. Matemática financeira: Fundamentos Conceitos e Aplicações. São Paulo: Atlas, LEVINE, D. M.; BERENSON, M. L.; KREHBIEL, T. C.; STEPHAN, D. Estatística: teoria e aplicações. 3ª ed. Rio de Janeiro: LTC, STEVENSON, Willian J. Estatística Aplicada à Administração. Ed. Harper, São Paulo, Bibliografia Complementar HP. HP12C manual. HP, MACEDO, N. B. Explicando o Explicado. Disponível em: <www.geocities.yahoo.com.br/nbmacedo/explicando1.html>. Acesso em 04 out PUCCINI, Alberto de Lima. Matemática Financeira Objetiva e Prática. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Saraiva, NEUFELD, John L. Estatística aplicada à administração usando Excel. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

9 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Marketing - EAD Disciplina: Contabilidade Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Noções básicas da contabilidade; patrimônio; situações líquidas patrimoniais e o patrimônio líquido; origem e aplicação dos recursos; contas e planos de contas; atos e fatos administrativos; noções de débito e crédito; balancete de verificação; estoques; depreciação; demonstração de resultados de exercícios; princípios fundamentais da contabilidade; escrituração contábil; técnicas de escrituração contábil; fundamentos sobre o débito e crédito; regimes contábeis de escrituração; procedimentos contábeis básicos; a contabilidade como instrumento de auxílio nas organizações; a contabilidade como uma ciência que estuda o patrimônio do ponto de vista econômico e financeiro; clientes internos e externos da contabilidade; cumprimento das legislações do Imposto de Renda, ICMS, IPI, ISS, INSS, trabalhista, social. _ Objetivos da Disciplina Preparar os alunos com as noções básicas de contabilidade. _ Conteúdo Programático 1. Noções básicas da contabilidade; 2. Patrimônio; 3. Situações líquidas patrimoniais e o patrimônio líquido; 4. Origem e aplicação dos recursos; 5. Contas e planos de contas; 6. Atos e fatos administrativos; 7. Noções de débito e crédito; 8. Balancete de verificação; 9. Estoques; 10. Depreciação; 11. Demonstração de resultados de exercícios; 12. Princípios fundamentais da contabilidade; 13. Escrituração contábil; 14. Técnicas de escrituração contábil; 15. Fundamentos sobre o débito e crédito; 16. Regimes contábeis de escrituração; 17. Procedimentos contábeis básicos; 18. A contabilidade como instrumento de auxílio nas organizações; 19. A contabilidade como uma ciência que estuda o patrimônio do ponto de vista econômico e financeiro; 20. Clientes internos e externos da contabilidade; 21. Cumprimento das legislações do Imposto de Renda, ICMS, IPI, ISS, INSS, trabalhista, social. Metodologia

10 a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica FIPECAFI/USP. Contabilidade introdutória. 9.ed. São Paulo : Atlas, MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 9. ed. São Paulo : Atlas, 2002.

11 MARTINS, Eliseu, GILBCKE, Ernesto Rubens. Manual de contabilidade das sociedades por ações. 5 ed., São Paulo: Atlas, Bibliografia Complementar FIPECAFI/USP. Manual de contabilidade das sociedades por ações: aplicável também às demais sociedades. 5.ed. São Paulo : Atlas, 2001., Teoria da contabilidade, 6ed, São Paulo: Atlas, Contabilidade como instrumento para tomada de decisões: uma introdução, Campinas, SP: Alínea, Contabilidade empresarial, 8 ed., São Paulo: Atlas, 1998.

12 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Marketing - EAD Disciplina: Economia e Mercado Carga horária: 45 Módulo: I _ Ementa Estudo introdutório da economia no mercado e seus princípios; A classificação dos bens, serviços e fatores de produção; Análise da oferta, demanda e preço de equilíbrio; Determinação e análise dos custos da produção; Tipos de concorrência e análises das estratégias das empresas. _ Objetivos da Disciplina Proporcionar o estudo introdutório da economia no mercado e seus princípios assim como a análise da oferta, demanda e preço de equilíbrio, tipos de concorrência e análises das estratégias das empresas. _ Conteúdo Programático 1. Estudo introdutório da economia no mercado e seus princípios; 2. A classificação dos bens, serviços e fatores de produção; 3. Análise da oferta, demanda e preço de equilíbrio; 4. Determinação e análise dos custos da produção; 5. Tipos de concorrência e análises das estratégias das empresas. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0

13 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 19. ed. São Paulo: Atlas, VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de. Fundamentos de economia. São Paulo: Saraiva,1999. PINHO, Diva Benevides. Manual de economia. 4.ed. São Paulo: Saraiva, Bibliografia Complementar WESSELS, Walter. Economia. São Paulo: Saraiva, 1991.

14 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Marketing - EAD Disciplina: Gestão de Marcas e Produtos Carga horária: 75 Módulo: II COD: GMP41 _ Ementa A Gerência de Marcas no contexto da organização de Marketing; Fundamentos do conceito de marcas; Histórico da utilização de marcas; O Marketing de experiência; A inovação em produtos; Etapas para lançamento de novos produtos; O ciclo de vida do produto; Estratégia para o ciclo de vida dos produtos; Análise do portfólio de produtos. _ Objetivos da Disciplina Preparar o acadêmico para atuar no mercado de trabalho com a gestão de marcas e produtos. Conteúdo Programático 1. A Gerência de Marcas no contexto da organização de Marketing; 2. Fundamentos do conceito de marcas; 3. Histórico da utilização de marcas; 4. O Marketing de experiência; 5. A inovação em produtos; 6. Etapas para lançamento de novos produtos; 7. O ciclo de vida do produto; 8. Estratégia para o ciclo de vida dos produtos; 9. Análise do portfólio de produtos. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral.

15 Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica ALBARRELLO, Elias. Gestão de Performance. Curitiba: IESDE Brasil S.A., HITT, MICHAEL, A. IRELAND, DUANE. HOSKISSON, ROBERT, E. Administração Estratégica. São Paulo, Thomson Pioneira, FERNANDES, Bruno Henrique Rocha;BERTON, Luiz Hamilton. Administração estratégica: da competência empreendedora à avaliação de desempenho. São Paulo: Saraiva, KOTLER, P.; KELLER,K. Administração de Marketing: a bíblia do marketing. São Paulo : Prentice Hall, Bibliografia Complementar SELEME, Robson; PAULA, Alessandra de. Projeto de produto : desenvolvimento e gestão de bens, serviços e marcas. Curitiba : IBPEX, SANTOS, José Luiz dos; SCHMIDT, Paulo; PINHEIRO, Paulo Roberto. Fundamentos de gestão estratégica de custos. São Paulo: Atlas, PEREIRA, Giancarlo Silva. Gestão Estratégica: revelando alta performance às empresa. São Paulo: Saraiva, 2005.

16 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Marketing - EAD Disciplina: Marketing de Serviços Carga horária: 45 Módulo: II COD: MKS21 _ Ementa Serviços na Economia e no Marketing; Gestão do marketing e o relacionamento por Serviços; Qualidade Percebida em Serviços; Pré-Venda e Pós-Venda; Gerência Estratégica de Serviços. Objetivos da Disciplina Instrumentalizar o aluno para a prática de Marketing de Serviços. _ Conteúdo Programático 1. Serviços na Economia e no Marketing; 2. Gestão do marketing e o relacionamento por Serviços; 3. Qualidade Percebida em Serviços; 4. Pré-Venda e Pós-Venda; 5. Gerência Estratégica de Serviços. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios:

17 A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica CHURCHILL, Gilbert A.; PETER, Paul J. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva 2000; HOFFMAN, K. Douglas; BATESON, John E.G. Princípios de marketing de serviços: conceitos, estratégias e casos. 2.ed. São Paulo : Pioneira Thomson Learning, c2003. KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, Bibliografia Complementar ALBARRELLO, Elias. Gestão de Performance. Curitiba: IESDE Brasil S.A., material em desenvolvimento. DIAS, Sérgio Roberto (Coord.). Gestão de marketing: professores do Departamento de Mercadologia da FGV-EAESP e convidados. São Paulo: Saraiva, DIAS, Sérgio Roberto [et al.]. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva FERNANDES, Bruno Henrique Rocha;BERTON, Luiz Hamilton. Administração estratégica: da competência empreendedora à avaliação de desempenho. São Paulo: Saraiva, SIQUEIRA, Antonio Carlos Barroso de. Marketing empresarial, industrial e de serviços. São Paulo: Saraiva 2005.

18 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Marketing - EAD Disciplina: Comportamento do Consumidor Carga horária: 75 Módulo: II COD:CCO41 _ Ementa O Processo e Decisão de Compra; Características do Comprador; Determinantes Comportamentais; Motivação do Consumidor; Personalidade e Análise Psicográfica; Determinantes Ambientais; Dinâmicas de Aplicação. Objetivo da Disciplina Preparar o acadêmico para as atividades relacionadas ao comportamento do consumidor. _ Conteúdo Programático 1. O Processo e Decisão de Compra; 2. Características do Comprador; 3. Determinantes Comportamentais; 4. Motivação do Consumidor; 5. Personalidade e Análise Psicográfica; 6. Determinantes Ambientais; 7. Dinâmicas de Aplicação. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação

19 A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica KOTLER, P.; KELLER,K. Administração de Marketing: a bíblia do marketing. São Paulo: Prentice Hall, CHURCHILL, Gilbert A.; PETER, Paul J. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva COBRA, Marcos. Marketing básico: uma perspectiva brasileira, Atlas, São Paulo, Bibliografia Complementar MARTÍNEZ, Sérgio Rodrigo. Publicidade de consumo & propedêutica do controle. Curitiba: Juruá Ed., 2001.

20 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Marketing - EAD Disciplina: Gestão de Atacado e Varejo Carga horária: 75 Módulo: II COD: GAV41 _ Ementa Evolução e formatos do atacado e varejo. Especificidades da gestão de atacado e varejo. Análise dos mercados de atacado e varejo. O varejo, suas principais formas e classificação, Estratégias varejista e atacadista, Formação de preços no varejo (estratégias e implicações), Gestão de marca e imagem no varejo. Objetivos da Disciplina Preparar o aluno para a gestão de atacado e varejo. _ Conteúdo Programático 1. Evolução e formatos do atacado e varejo. 2. Especificidades da gestão de atacado e varejo. 3. Análise dos mercados de atacado e varejo. 4. O varejo, suas principais formas e classificação, 5. Estratégias varejista e atacadista, 6. Formação de preços no varejo (estratégias e implicações). 7. Gestão de marca e imagem no varejo. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O.

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O. PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais - EAD Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Conceitos essenciais da gestão empresarial;

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - EAD Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Conceitos essenciais da gestão

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O.

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O. PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira - EAD Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Conceitos essenciais da gestão empresarial;

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O.

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O. PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Secretariado - EAD Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Conceitos essenciais da gestão empresarial;

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O.

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O. PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Logística - EAD Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Conceitos essenciais da gestão empresarial; a

Leia mais

Disciplina: Empreendedorismo EMP41

Disciplina: Empreendedorismo EMP41 I Ementas Curso Superior de Tecnologia em Marketing Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais GFU21 Conceitos essenciais da gestão empresarial; a compreensão das diversas variáveis que compõem o processo

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O.

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O. PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários - EAD Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Conceitos essenciais da gestão empresarial;

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MARKETING DE VAREJO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MARKETING DE VAREJO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MARKETING DE VAREJO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Justificativa Dando prosseguimento à implementação do PDI da Faculdade CECAP, e tendo em vista a demanda por cursos nesta área

Leia mais

CURSO DE GASTRONOMIA

CURSO DE GASTRONOMIA PROGRAMA 1. Teoria Geral da Administração: histórico. Teorias administrativas; 2. Princípios de organização de serviços; 3. Fundamentos de Marketing de Serviços; 4. Políticas e procedimentos operacionais

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Logística

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Logística Disciplina: Empreendedorismo C.H. Teórica: 60 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Logística Período Letivo: Série: Periodo: 1 sem/2012 1ª Série Não definido C.H. Outras: 20 Semestre de

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Logística

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Logística Disciplina: Atividades Complementares C.H. Complementares: 60 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Logística Período Letivo: Série: Periodo: 1 sem/2012 1ª Série Não definido Semestre de

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE MARKETING

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE MARKETING MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE MARKETING Nome do curso: MBA Executivo em Gestão de Marketing Modalidade: a distância Área do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas total/tempo de integralização: 420 h/a 18

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Código: CTB-2013 Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2015.2

Leia mais

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA Técnicas de leitura, interpretação e produção de textos, expressão oral e apresentação de trabalhos acadêmicos, argumentação científica.

Leia mais

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 901491 - EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução da teoria organizacional

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da disciplina Evolução do Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação;

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Empreendedorismo

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Empreendedorismo CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Empreendedorismo Código: CTB-251 Pré-requisito: ---------- Período Letivo: 2015.2 Professor:

Leia mais

Instituto Federal de Brasília PLANO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC. Campus Ceilândia

Instituto Federal de Brasília PLANO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC. Campus Ceilândia Instituto Federal de Brasília PLANO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC Campus Ceilândia GESTÃO E PRÁTICAS EMPREENDEDORAS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Ceilândia, Fevereiro de 2014. CURSO DE FORMAÇÃO

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EM ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EM ESTRATÉGIA EMPRESARIAL IDENTIFICAÇAO DO CURSO: Nome do curso: MBA Executivo em Gestão em Estratégia Empresarial Modalidade: a distância Área do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas total/tempo de integralização: 420 h/a 18

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO INTEGRADA

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO INTEGRADA MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE MARKETING E IDENTIFICAÇAO DO CURSO: Nome do curso: MBA Executivo em Gestão de Marketing e Comunicação Integrada Modalidade: a distância Área do conhecimento Ciências Sociais

Leia mais

Ementas Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Ementas Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos I Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais GFU21 Conceitos essenciais da gestão empresarial; a compreensão das diversas variáveis que compõem o processo administrativo; o desenvolvimento de capacidade

Leia mais

Ementas Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira

Ementas Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira I Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais GFU21 Conceitos essenciais da gestão empresarial; a compreensão das diversas variáveis que compõem o processo administrativo; o desenvolvimento de capacidade

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria de

Leia mais

MBA Gestão de Negócios e Pessoas

MBA Gestão de Negócios e Pessoas PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Nome do Curso MBA Gestão de Negócios e Pessoas Área de Conhecimento Ciências Sociais Aplicadas Nome do Coordenador do Curso e Breve Currículo: Prof.

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02 Sumário Pág. I) OBJETIVO 02 II) ESTRUTURA DO CURSO 1) Público alvo 02 2) Metodologia 02 3) Monografia / Trabalho final 02 4) Avaliação da aprendizagem 03 5) Dias e horários de aula 03 6) Distribuição de

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAS APLICADAS - GESTÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAS APLICADAS - GESTÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAS APLICADAS - GESTÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MICHELA APARECIDA SCHUTZ ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA TOMADA DE DECISÃO DE COMPRA DO CLIENTE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CÓDIGO MATRIZ CURRICULAR: 109P1NB

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CÓDIGO MATRIZ CURRICULAR: 109P1NB UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CÓDIGO MATRIZ CURRICULAR: 109P1NB PLANO DE DISCIPLINA ANO LETIVO: 2011 2º SEMESTRE DADOS DA DISCIPLINA CÓDIGO DISC

Leia mais

ESTUDO DE CASO: A INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA: Diagnóstico Empresarial, utilizando-se da ferramenta SWOT

ESTUDO DE CASO: A INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA: Diagnóstico Empresarial, utilizando-se da ferramenta SWOT 1 ESTUDO DE CASO: A INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA: Diagnóstico Empresarial, utilizando-se da ferramenta SWOT O objetivo deste Estudo de Caso é elaborar um Diagnóstico Político-Empresarial,

Leia mais

DISCIPLINA: EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

DISCIPLINA: EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA - EDITAL Nº08/2013.2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO Conteúdo Programático: UNIDADE I: O Universo Organizacional

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013 MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 16/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Fase Cód. I

Leia mais

CARGA HORÁRIA: 80 H/A, sendo 72h em sala de aula + 8h AED

CARGA HORÁRIA: 80 H/A, sendo 72h em sala de aula + 8h AED DISCIPLINA: Comunicação Integrada CÓDIGO: COS 1034 CARGA HORÁRIA: 80 H/A, sendo 72h em sala de aula + 8h AED PERÍODO: 5º SEMESTRE: 2012/2 CURRÍCULO: 2010/1 DOCENTE: Ms. Marina Roriz EMENTA Conceito, relevância

Leia mais

Ementas Curso Superior de Tecnologia em Logística

Ementas Curso Superior de Tecnologia em Logística Módulo I Ementas Curso Superior de Tecnologia em Logística Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais Código: GFU21 CH: 75 Conceitos essenciais da gestão empresarial; a compreensão das diversas variáveis

Leia mais

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial 01 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I EMENTA: Introdução à administração de recursos humanos; orçamento de pessoal; processo de recrutamento e seleção de pessoal; processo de treinamento e desenvolvimento

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRICULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRÁT CHA PRÉ-REQUISITO

MATRIZ CURRICULAR CURRICULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRÁT CHA PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

Pré-requisitos: Ter cursado a disciplina Administração I.

Pré-requisitos: Ter cursado a disciplina Administração I. Nome do centro: 1. Identificação Nome do curso: Ciências da Computação Nome e cód. Disciplina: Administração II Número de créditos: 04 Carga horária teórica: 32 h Carga horária prática: 28 h Carga horária

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Curso de Jornalismo CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Área 1 Jornalismo Especializado (1 vaga) Graduação Exigida: Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo Titulação mínima exigida:

Leia mais

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING MÓDULO I 304101 FUNDAMENTOS DE MARKETING Fundamentos do Marketing. Processo de Marketing.

Leia mais

LINHAS DE PESQUISA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

LINHAS DE PESQUISA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO LINHAS DE PESQUISA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 4.1 Área de Concentração 4.1.1 Administração de Recursos Humanos 4.1.1.1 Linha de Pesquisa Esta linha tem como principal objetivo pesquisar a importância dos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas, 6ª.

MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas, 6ª. CURSOS DISCIPLINAS EMENTA Todos os Cursos Bibliografia Básica Bibliografia Complementar O Administrador e o Processo Administrativo: O Administrador como Profissional, Função Planejamento, MAXIMIANO, Antonio

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC INSTITUTO DE EMPREENDEDORES MANUAL DO MINI EMPRESÁRIO

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC INSTITUTO DE EMPREENDEDORES MANUAL DO MINI EMPRESÁRIO UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC INSTITUTO DE EMPREENDEDORES MANUAL DO MINI EMPRESÁRIO 2015 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------- 00 2. COMPREENSÃO

Leia mais

PLANO DE CURSO. Código: MAR 33 Carga Horária: 40 Créditos: 02 Pré-requisito(s): - Período: IV Ano: 2015.2

PLANO DE CURSO. Código: MAR 33 Carga Horária: 40 Créditos: 02 Pré-requisito(s): - Período: IV Ano: 2015.2 PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Pesquisa de Marketing Professor: Daiany Macieira Varjão e-mail: daianymv@gmail.com Código: MAR 33 Carga Horária:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Curso: Administração Disciplina: Criação de Negócios Inovadores Carga horária: 4 horas Ementa: ( X ) Teórica ( ) Prática Núcleo Temático: Formação

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009

PLANO DE ENSINO 2009 PLANO DE ENSINO 2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação ( X ) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO 1 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO MESTRADO: A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS 1 e 2: Organizações e Estratégia e Empreendedorismo e Mercado

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013

Plano de Trabalho Docente 2013 Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios. Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica de Nível

Leia mais

RELAÇÃO DE ASSUNTOS E BIBLIOGRAFIAS INDICADOS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO / 2012 AO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO QUADRO COMPLEMENTAR / 2013

RELAÇÃO DE ASSUNTOS E BIBLIOGRAFIAS INDICADOS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO / 2012 AO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO QUADRO COMPLEMENTAR / 2013 RELAÇÃO DE ASSUNTOS E BIBLIOGRAFIAS INDICADOS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO / 2012 AO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO QUADRO COMPLEMENTAR / 2013 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ÁREA: ADMINISTRAÇÃO RELAÇÃO

Leia mais

Ementário e Bibliografia do curso de. Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04

Ementário e Bibliografia do curso de. Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 01 - ADMINISTRAÇÃO Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 Introdução à Administração. Antecedentes históricos da Administração. Escolas de Administração. Administração e suas perspectivas. Variáveis

Leia mais

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. 72h 6º

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. 72h 6º Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

Ementas Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais

Ementas Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais I Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais GFU21 Conceitos essenciais da gestão empresarial; a compreensão das diversas variáveis que compõem o processo administrativo; o desenvolvimento de capacidade

Leia mais

Curso de Administração Informações da Disciplina: Administração da Produção I

Curso de Administração Informações da Disciplina: Administração da Produção I Administração da Produção I Apresentar aos alunos do curso de Administração de Empresas os fundamentos da Administração da Produção e Operações, fornecendo-lhes uma visão geral do conteúdo desta disciplina,

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009

PLANO DE ENSINO 2009 1 PLANO DE ENSINO 2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação ( X ) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso Administração

Leia mais

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72 Matriz Curricular do Curso de Administração 2015.1 1ª Fase CÓDIGO DISCIPLINAS PRÉ- REQUISITOS CRED ADM001 Interpretação e Produção de Textos - ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria

Leia mais

Plano de Ensino Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Plano de Ensino Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Faculdade Curso Disciplina Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos PSICOR - Psicologia Organizacional Período Letivo 2013 - Anual Currículo 40032012

Leia mais

Aula 1. Planejamento Estratégico de Marketing

Aula 1. Planejamento Estratégico de Marketing Aula 1 Planejamento Estratégico de Marketing Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela.cartoni@veris.edu.br Contrato Pedagógico Presença e horários Bibliografia e material de apoio Avaliações e trabalhos Metodologia

Leia mais

PLANO DE ENSINO DO 1º SEMESTRE LETIVO DE 2013

PLANO DE ENSINO DO 1º SEMESTRE LETIVO DE 2013 PLANO DE ENSINO DO 1º SEMESTRE LETIVO DE 2013 Curso: TECNOLOGIA EM MARKETING Habilitação: TECNOLÓGO Disciplina: FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO EM MARKETING Período: M V N 3º semestre do Curso Carga Horária:

Leia mais

MBA EM GESTÃO DO MARKETING ESTRATÉGICO - EMENTAS

MBA EM GESTÃO DO MARKETING ESTRATÉGICO - EMENTAS MBA EM GESTÃO DO MARKETING ESTRATÉGICO - EMENTAS Branding Corporativo O que é Branding. O que é uma marca. História da Marcas. Naming. Arquitetura de Marcas. Tipos de Marcas. Brand Equity. Gestão de Marcas/Branding.

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Fundamentos

Gerenciamento de Projetos Fundamentos Gerenciamento de Fundamentos MBA EM GESTÃO DE PROJETOS - EMENTAS Definição de Projeto. Contexto e Evolução do Gerenciamento de. Areas de conhecimento e os processos de gerenciamento do PMI - PMBoK. Ciclo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UFPEL CENTRO DE ENGENHARIAS CENG CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UFPEL CENTRO DE ENGENHARIAS CENG CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2015-2. PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Administração Aplicada à Gestão Ambiental. I. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Universidade Federal de Pelotas - UFPel 2. Campus: Porto 3. Endereço: Rua: Gomes Carneiro, 01

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Estratégia empresarial Professor: Salomão David Vergne Cardoso E-mail: vergne07@gmail.com Código: Carga Horária:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 128/2014- COU/UNICENTRO. DISPOSITIVOS DO PROJETO PEDAGÓGICO APROVADO POR ESTA RESOLUÇÃO, ESTÃO ALTERADOS PELA RESOLUÇÃO Nº 26/2009-COU/UNICENTRO.

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Logística

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Logística Disciplina: Técnicas de Negociação C.H. Teórica: 60 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Logística Período Letivo: Série: Periodo: 1 sem/2012 1ª Série Não definido C.H. Outras: 20 Semestre

Leia mais

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE COLABORADORES PQC ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR MÓDULO 1: GESTÃO ACADÊMICA DE IES

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE COLABORADORES PQC ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR MÓDULO 1: GESTÃO ACADÊMICA DE IES MÓDULO 1: GESTÃO ACADÊMICA DE IES Educação Superior no Brasil: cenários e tendências Conceitos e concepções de universidade; aspectos históricos da educação superior no Brasil; a reforma da educação superior

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Administração Mercadológica II Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6 1 - Ementa (sumário, resumo) Administração dos canais

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. I II Matriz Curricular vigente a partir de 2010-1 Disciplina Prérequisitos Carga

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Qualificação: Sem certificação técnica. Componente Curricular: Planejamento Financeiro e Orçamentário

Plano de Trabalho Docente 2010. Qualificação: Sem certificação técnica. Componente Curricular: Planejamento Financeiro e Orçamentário Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Técnico ETEC RODRIGUES DE ABREU Código: 135 Município: Bauru Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Logística Qualificação: Sem certificação

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOPU DE 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOPU DE 09/07/01 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOPU DE 09/07/01 Componente Curricular: TECNOLOGIA DE GESTÃO EM ADMINISTRAÇÃO Código: ADM-151 CH Total: 60 HRS. Pré-requisito: --- Período

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS CULTURA RELIGIOSA O fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais: história

Leia mais

MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO COMPORTAMENTO HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES

MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO COMPORTAMENTO HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO Números Reais; Expressões Algébricas; Equação do 1º grau; Equação do 2º grau; Logaritmos; Conjuntos; Funções;

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS CORPORATIVAS

MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS CORPORATIVAS IDENTIFICAÇAO DO CURSO: Nome do curso: MBA Executivo em Finanças Corporativas Modalidade: a distância Área do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas total/tempo de integralização: 420 h/a 18 meses ou

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE SAÚDE CÓDIGO: SAU532 DISCIPLINA: GESTÃO EMPRESARIAL EM ORGANIZAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE CARGA HORÁRIA: 45h EMENTA: Abordagens contemporâneas

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS Código: ADM 452 Pré-requisito: - - - - - - Período Letivo: 2013.2 Professor:

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING PROJETO INTEGRADOR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING PROJETO INTEGRADOR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING PROJETO INTEGRADOR PROJETO INTEGRADOR 1. INTRODUÇÃO Conforme as diretrizes do Projeto Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia da Faculdade Unida de Suzano

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2010.2 A BRUSQUE (SC) 2014 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INFORMÁTICA APLICADA À... 4 02 MATEMÁTICA APLICADA À I... 4 03 METODOLOGIA CIENTÍFICA... 4 04 PSICOLOGIA... 5 05

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA - EDITAL Nº08/2013.2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA - EDITAL Nº08/2013.2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: DIRETORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE APOIO DIDÁTICO PEDAGÓGICO COMISSÃO PRÓPRIA DE MONITORIA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA - EDITAL Nº08/2013.2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE

Leia mais

Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM CONSULTORIA E PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM CONSULTORIA E PLANEJAMENTO EMPRESARIAL Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM CONSULTORIA E PLANEJAMENTO EMPRESARIAL ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em CONTROLADORIA DE MARKETING

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em CONTROLADORIA DE MARKETING Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em CONTROLADORIA DE MARKETING Inscrições Abertas: Início das aulas: 24/08/2015 Término das aulas: 14/08/2016 Dias e horários das aulas: Segunda-Feira 18h30

Leia mais

MBA DISCIPLINAS DIA HORARIO local ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Aplicação da HP12c em Operações Financeiras 13/09/2014 08hs as 17hs Lab.

MBA DISCIPLINAS DIA HORARIO local ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Aplicação da HP12c em Operações Financeiras 13/09/2014 08hs as 17hs Lab. Obs: As disciplinas citadas abaixo estão alinhadas para o modulo denominado MODULO FINANCEIRO que será ofertado no dia 13/09/14 - PROF. MARCIO CARVALHO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Aplicação da HP12c em Operações

Leia mais

MBA Executivo Gestão Estratégica de Projetos

MBA Executivo Gestão Estratégica de Projetos MBA Executivo Gestão Estratégica de Projetos Proposta do curso: O curso de MBA em Gestão Estratégica de Projetos proporciona aos participantes os conhecimentos necessários para o desenvolvimento e gerenciamento

Leia mais

Bibliografia do Curso Processos Gerenciais Presencial

Bibliografia do Curso Processos Gerenciais Presencial Pág: 1 de 10 ADIZES, I. Os ciclos de vida das organizações. São Paulo: Pioneira, 2002. ALBERTIN, Alberto Luiz. Administração de informática: funções e fatores críticos de sucesso. 5. ed., atual e ampl.

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: EMPREENDEDORISMO Código: ENF - 314 Pré-requisito: ENF 212 Enfermagem em Urgência

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO TURMA: 3º T 03 EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO TURMA: 3º T 03 EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Gestão e Negócios Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Superior em Administração FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( x ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EM LOGÍSTICA E MERCADOS

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EM LOGÍSTICA E MERCADOS IDENTIFICAÇAO DO CURSO: Nome do curso: MBA Executivo em Gestão em Logística e Mercados Modalidade: a distância Área do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas total/tempo de integralização: 420 h/a 18

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS NÚCLEO COMUM

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS NÚCLEO COMUM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS NÚCLEO COMUM DISCIPLINA: Gestão de Pessoas EMENTA: O sistema clássico de estruturação da gestão de recursos humanos e suas limitações: recrutamento e seleção, treinamento

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Administração Central Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec : ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnico em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Administração Central Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec : ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnico em

Leia mais

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Fazer com que os alunos saibam quais são e entendam a relação entre os players da Pesquisa de Marketing

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Fazer com que os alunos saibam quais são e entendam a relação entre os players da Pesquisa de Marketing Unidade Universitária Centro de Comunicação e Letras Curso Publicidade e Propaganda Código Código 91 Eixo Disciplinar Introdução à Pesquisa de Marketing Ementa Estudo da empresa como uma "processadora"

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: AMPE - ADM DE MICRO E PEQ EMPRESAS Código: ADM 253 Pré-requisito: ------ Período Letivo: 2013.2

Leia mais

Informações sobre o Curso de Administração

Informações sobre o Curso de Administração Objetivo Geral do Curso: Informações sobre o Curso de Administração Prover a sociedade de profissional dotado de senso crítico e comportamento ético-profissional qualificado. Um Administrador criativo,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR PROCESSOS GERENCIAIS (Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios) TECNOLÓGICA SERIADO ANUAL - NOTURNO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais