Módulo 1: Formação para a consciencialização do fenómeno de bullying Manual do Formador

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Módulo 1: Formação para a consciencialização do fenómeno de bullying Manual do Formador"

Transcrição

1 Módulo 1: Formação para a consciencialização do fenómeno de bullying Manual do Formador

2 I. Información general Objetivo Geral do Módulo 1 A formação para a consciencialização do fenómeno de bullying serve de introdução ao tema do bullying no local de trabalho e ao cyberbullying. São apresentados factos sobre o bullying e os formandos aprendem a reconhecer os seus sinais e os seus efeitos. Para além disso, aprendem a reconhecer o que realmente é o bullying, evitando-se assim confusões com outros fenómenos. De posse destas informações, os formandos poderão avançar para os módulos seguintes, sobre prevenção e intervenção. Explicação O módulo Formação para a consciencialização do fenómeno de bullying inclui quatro sub-módulos no que respeita ao conteúdo e um sub-módulo relativo ao resumo e à avaliação. Cada um dos sub-módulos é ministrado através do recurso a diferentes atividades. O Manual do Formador inclui as atividades recomendadas para que seja assegurado, por parte dos formandos, um conhecimento básico dos fenómenos de bullying no local de trabalho e do cyberbullying. Além disso, o manual inclui uma breve descrição do conteúdo de cada sub-módulo (vide II. Conteúdo) e uma breve descrição das fichas de trabalho disponíveis (vide II. Conteúdo das fichas de trabalho). A descrição detalhada das atividades encontra-se incluída na secção de Atividades. As atividades poderão ser adaptadas ao grupo-alvo ou expandidas através do recurso às atividades sugeridas no Anexo (A 1 material adicional para o Módulo 1 Formação para a Consciencialização do Fenómeno de Bullying ) Estrutura Este módulo tem a seguinte estrutura: a) Introdução O formador apresenta os objetivos do módulo (PowerPoint, slide 1): os formandos ficam com uma ideia genérica do que é o bullying. Vão aprender a reconhecer diferentes tipos de bullying, quem participa nessas situações e os efeitos que o bullying poderá ter. Ouvirão falar das formas tradicionais de bullying no local de trabalho, mas também do cyberbullying (cf. Módulo 1, PowerPoint, slide 1). b) Resultados de aprendizagem Módulo 1: Os seguintes resultados de aprendizagem esperados são explicados aos formandos antes de se dar início ao módulo (PowerPoint slide 2).

3 1) Aprender o que é o bullying no local de trabalho (sub-módulo 1.1): Os formandos aprendem factos importantes acerca do bullying no local de trabalho (atividade 1.1.1). Para além disso, aprendem a identificar casos de bullying (atividade 1.1.2) e a distinguir entre bullying, críticas e atos ilícitos (atividade 1.1.3). 2) Aprender o que é o cyber-bullying (sub-módulo 1.2): Os formandos aprendem factos sobre o cyberbullying (atividade 1.2.1). Aprendem a reconhecer diferentes tipos de cyberbullying (atividade 1.2.2). Aprendem ainda a reconhecer as semelhanças e diferenças que existem entre o bullying tradicional no local de trabalho e o cyberbullying (atividade 1.2.3). 3) Aprender a reconhecer sinais de bullying (sub-módulo 1.3): Neste sub-módulo, os formandos refletem primeiro sozinhos sobre possíveis sinais de bullying (atividade 1.3.1) e aprendem a distinguir entre o comportamento do agressor e o da vítima (atividade 1.3.2). Os critérios de avaliação para este módulo, definidos em função dos resultados de aprendizagem acima expostos, poderão ser encontrados nas Fichas de Trabalho para os Formandos, (Fichas de Trabalho n.ºs 21 e 22). Ambas as fichas deverão ser preenchidas em relação a cada formando. c) Sub-módulo Consciencialização do bullying, com atividades Depois de o resultado de aprendizagem esperado ter sido explicado, as atividades dos diferentes sub-módulos poderão ser iniciadas. Uma panorâmica do conteúdo e das atividades de cada secção poderá ser encontrada nas páginas que se seguem deste Manual do Formador. Na secção Atividades do Módulo 1, encontrará uma descrição detalhada das atividades recomendadas. Outras atividades que poderão ser promovidas no âmbito deste módulo encontram-se descritas no Anexo (A 1 Material adicional para o Módulo 1 Consciencialização do fenómeno de bullying no local de trabalho ). As atividades recomendadas têm como suporte o PowerPoint para o Módulo 1. Encontrará ainda mais material relativo ao Módulo 1 nas Fichas de Trabalho para os Formandos. d) Resumo e avaliação Depois de terem completado as atividades do sub-módulo, deverá ser pedido aos formandos que preencham uma ficha de avaliação (Fichas de Trabalho 1, 10, 16). Ser-lhes-á pois dado espaço para resumirem o que possam ter aprendido; poderão fazê-lo através de um desenho, escrevendo ou fazendo uma colagem. Deverão serlhes ainda dadas fichas de resumo (Fichas de Trabalho 2, 11, 17) relacionadas com os resultados de aprendizagem esperados para cada situação, e que os formandos poderão consultar mais tarde, depois de terem completado o curso. Em cada módulo encontrará a indicação das fichas que deverão ser entregues aos formandos.

4 Depois de cada sub-módulo ter sido completado, os formandos deverão proceder à avaliação geral dos resultados de aprendizagem esperados através do recurso a uma atividade (cf. 1.4).

5 II. Conteúdo Sub-módulo 1.1 Bullying no local de trabalho Introdução Resumo Para se ser capaz de dar uma resposta adequada a situações de bullying, é essencial que se conheça o tipo de comportamento do agressor. Existem diferentes tipos de bullying no local de trabalho, e são vários os intervenientes. Características do bullying no local de trabalho: Definição: comportamento negativo, dirigido contra uma ou mais pessoas de forma sistemática e durante muito tempo; o comportamento é injustificado e tem como objetivo a intimidação do seu alvo. Tipos: verbal, físico, gestual, social, extorsão, cyberbullying Participantes: o(s) agressor(s) (colegas, gerente, diretor, formador vocacional), a vítima, testemunhas, pessoas que passem por acaso Lugares onde a situação de bullying poderá ocorrer: no percurso para o trabalho, no local de trabalho, durante os períodos de descanso, através da Internet ou do telemóvel Efeitos: impacto no bem-estar, na saúde, na produtividade/desempenho no trabalho Atividades Exemplos de situações de bullying no local de trabalho: Bullying verbal no local de trabalho: gritar com os empregados, insultar e pôr alcunhas ofensivas, sujeitar a todo o tipo de humilhação pública, fazer críticas constantes sobre assuntos sem importância, acusar repetidamente de erros que não foram cometidos, espalhar boatos. Bullying social no local de trabalho: ignorar a presença de uma pessoa, encorajar alguém a não respeitar as ordens de outra pessoa, recusar-se a dar informação importante, implicar de forma persistente com uma pessoa Exemplos concretos de bullying no local de trabalho: Atribuir tarefas sem importância, ficar com os louros de ideias de outras pessoas, recusar pedidos razoáveis de férias, impedir a promoção de alguém, avaliar de forma falsa o desempenho profissional, retirar trabalho. Atividade Discussão de vídeo Atividade Estudo de Caso: Identificação de bullying no local de trabalho Atividade Jogo ativo: Distinção entre bullying, críticas, piadas e atos ilícitos

6 Fichas de Trabalho PowerPoint Slides 3 a 9 Anexo Ficha de Trabalho n.º 1 Avaliação: Bullying no local de trabalho Ficha de Trabalho n.º 2 Resumo: Bullying no local de trabalho Fichas de Trabalho n.º 3 a 7 Estudos de Caso 1 a 5 : Identificação de bullying no local de trabalho Ficha de Trabalho n.º 8 Distinção entre bullying, críticas, piadas e atos ilícitos Ficha de Trabalho n.º 9 Avaliação adequada da distinção entre bullying, críticas, piadas e atos ilícitos Tabela de Ficha de trabalho A1.1 para a atividade Estudos de caso Nota: No final da última atividade deste sub-módulo, devem ser distribuídas as Fichas de Trabalho n.ºs 1 e 2.

7 Sub-módulo 1.2 Cyberbullying Introdução Resumo Há um tipo especial de bullying que é feito através do telemóvel ou da Internet e que se chama cyberbullying. É feita a distinção entre diferentes tipos de bullying. Uma vez que o recurso aos media se encontra generalizado, os formandos deverão ser informados sobre o cyberbullying. Definição de cyberbullying: Mensagens hostis e agressivas, enviadas de forma repetida através de meios electrónicos ou digitais com a intenção de magoar ou causar desconforto a alguém 1. A publicação de uma só fotografia ou video-clip humilhantes ou embaraçosos é também uma forma de cyberbullying, pois cada vez que estes são visionados por mais uma pessoa, ou partilhados como outras pessoas (sendo publicados em outros locais), repete-se o ato de humilhação (havendo pois uma repetição da vitimização) 2. Diferentes canais de cyberbullying 3 : SMS: enviar mensagens mal-intencionadas. MMS: Tirar ou enviar fotografias e/ou vídeos embaraçosos. Chamadas: fazer chamadas telefónicas perturbadoras. Enviar s desagradáveis ou ameaçadores para uma vítima, ou para outras pessoas acerca de uma vítima. Chats: Intimidar ou abusar das outras pessoas ao participar em chats. Sites: revelar online segredos ou informação pessoal sobre outras pessoas, publicar comentários desagradáveis e malintencionados num site ou ainda fotografias ou vídeos humilhantes. Atualmente, o bullying feito através de telemóveis e da Internet sobrepõe-se de forma considerável, em virtude do crescente número de indivíduos que têm smart phones. Comportamento de cyberbullying 4 : enviar mensagens electrónicas com linguagem irada e grosseira enviar muitas mensagens desagradáveis, maldosas e insultuosas espalhar boatos com o objetivo de ferir reputações ou amizades fazer-se passar por outra pessoa 1 Tokunaga, R.S. (2010). Following you home from school: A critical review and synthesis of research on cyberbullying victimization. Computers in Human Behaviour, 26, Slonje, R. and Smith, P. K. (2008). Cyberbullying: Another main type of bullying? Scandinavian Journal of Psychology, 49, Smith, P. K. et al. (2008), citado em Cybertraining for parents ( 4 De acordo com Willard, N. (2007), cit in

8 Atividades Fichas de Trabalho revelar segredos ou informação pessoal convencer alguém a revelar segredos ou informação embaraçosa e depois publicá-la online excluir alguém de um grupo online de forma intencional e cruel perseguição repetida e intensa de forma a desmoralizar alguém; inclui ameaças e cria terror na vítima. Atividade Discussão do vídeo: Vamos combatê-lo juntos Atividade Estudos de caso: Tipos de cyberbullying Ficha de Trabalho n.º 10 Avaliação: Cyberbullying Ficha de Trabalho n.º 11 Resumo: Cyberbullying Fichas de Trabalho n.º 12 a 15 Estudos de caso: tipos de cyberbullying (Cenário 1 a 4) PowerPoint Slides 10 a 16 Anexo Atividade A 1.1 Semelhanças e diferenças entre o bullying tradicional e o cyberbullying Ficha de Trabalho 1.2. Nota: No final da última atividade deste sub-módulo, devem ser distribuídas as Fichas de Trabalho n.ºs 10 e 11.

9 Sub-módulo 1.3 Sinais de bullying Introdução As conclusões apresentadas pela Análise de Necessidades de Formação confirmaram que nem todos os casos de bullying são reportados. Contudo, o efeito do bullying sobre as pessoas envolvidas é tal que se torna importante detectar essas situações o mais cedo possível. Essa identificação atempada poderá beneficiar da familiarização dos formandos com os sinais de bullying. Resumo Sinais de que alguém poderá estar a ser vítima de bullying 5 Tem problemas de saúde mais frequentes: dores de cabeça, de estômago, dificuldade em adormecer, depressão Absentismo: não quer ir trabalhar, fica doente por causa do stress que lhe causa a situação de que é vítima, chega atrasado ao trabalho Alteração do comportamento e do estado emocional: perda de confiança, mudança de humor, nervosismo, ataques de ansiedade, mas também agressividade, ou então isolamento e fechamento (não fala, recusa a dizer o que se passa) Desinteresse por amizades ou mesmo perda de amizades: uma alteração numa relação de amizade pode ser sinal de bullying (ex. melhores amigos numa semana, e sem contacto na semana seguinte). Esta instabilidade poderá causar grande stress na vítima, pois informações privadas e segredos que possa ter partilhado com o melhor amigo podem tornar-se públicos, causando embaraço (o que constitui situação de bullying). Reações emocionais negativas depois de ter estado nas redes sociais: ficar furioso, preocupado ou ansioso depois de se ter estado na Internet ou de se ter lido uma SMS poderá indicar que existe uma situação de bullying. As testemunhas de bullying poderão evidenciar os mesmos sinais que as vítimas, talvez por se sentirem inseguras e terem medo de vir a ser também alvo de bullying. Sinais que identificam o agressor: Identificar o agressor é mais difícil se a situação de bullying não for denunciada ou testemunhada por alguém. Um sinal poderá ser a posição que ele tem no grupo: agressor pode ser o membro principal do grupo É desrespeitador e parece estar sempre a desafiar as pessoas Gosta de separar grupos e de recrutar gente para o seu grupo É importante não nos esquecermos de que, frequentemente, as 5 Inspirado em Cybertraining for parents (

10 vítimas de bullying são também agressores. Atividades Atividade Discussão Atividade Jogo ativo: Comportamento do agressor e da vítima Fichas de Ficha de Trabalho n.º 16 Avaliação: Sinais de bullying Trabalho Ficha de Trabalho n.º 17 Resumo: sinais de bullying Ficha de Trabalho n.º 18 Avaliação do comportamento do agressor Ficha de Trabalho n.º 19 Avaliação adequada de comportamento de bullying PowerPoint Slides 17 a 21 Nota: No final da última atividade deste sub-módulo, devem ser distribuídas as Fichas de Trabalho n.ºs 16 e 17.

11 Sub-módulo 1.4 Avaliação Introdução Atividades Fichas Trabalho Anexo de Para além do resumo e da avaliação no final de cada sub-módulo, através das fichas de trabalho correspondentes (cf. explicação da estrutura), o módulo é avaliado, na sua totalidade, através do recurso a pelo menos uma atividade (uma outra poderá ser encontrada no Anexo, A 1.2, Todos bem afinados! ). É importante que este feedback seja obtido, pois só assim é que o curso poderá ser melhorado. Atividade 1.4.1: Barómetro da disposição Ficha de Trabalho n.º 20 Questionário de Avaliação do Módulo 1 Ficha de Trabalho n.º 21 Critérios de Avaliação para o Módulo 1 Ficha de Trabalho n.º 22 Registo de avaliação do Formador: Ficha individual de aluno A 1.2 Atividade de avaliação: Todos bem afinados PowerPoint Slides 27 a 28 Nota: Depois da atividade de avaliação, os formandos deverão completar a Ficha de Trabalho n.º 20. As fichas de Trabalho n.ºs 21 e 22 deverão ser preenchidas pelo formador (uma por formando).

12 III. Conteúdo das Fichas de Trabalho Sub-módulo 1.1 Bullying no local de trabalho n Ficha de Trabalho n.º 1 Avaliação: Bullying no local de trabalho: Os formandos deverão assinalar as atividades em que participaram. Com a ajuda de 5 questões curtas, poderão avaliar o conteúdo do sub-módulo. Para além disso, terão a possibilidade de escrever ou desenhar ou fazer uma colagem representando o que aprenderam no sub-módulo. Ao completarem esta ficha de trabalho, os formandos estarão a resumir o que aprenderam. Esta estratégia potencia a hipótese de eles virem a lembrar-se do que aprenderam, pondo em prática essas estratégias no futuro. Outro aspeto importante é que passam a ter elementos de referência para consulta, mais tarde. O formador poderá ler o que escreveram ou desenharam os formandos, mas esta ficha deverá ficar na pasta destes últimos. n Ficha de Trabalho n.º 2 Resumo: Bullying no local de trabalho: Esta ficha serve não apenas para fornecer um resumo da matéria, mas sobretudo para integrar uma espécie de livro de referência que lhes possa vir a ser útil no futuro. Esta ficha deverá ser fornecida aos formandos quando todas as atividades tiverem sido terminadas, incluindo a avaliação. n Fichas de Trabalho n.º 3 a 7 Estudos de Caso 1 a 5 : Identificação de bullying no local de trabalho: Estas fichas de Trabalho acompanham a atividade Inclui a descrição de uma situação que os formandos terão de avaliar como sendo (ou não) um exemplo de bullying no local de trabalho. n Ficha de Trabalho n.º 8 Distinção entre bullying, críticas, piadas e atos ilícitos: Esta ficha acompanha a atividade 1.1.3, onde os formandos têm de decidir se as ações em foco constituem ou não exemplos de um comportamento de bullying. n Ficha de Trabalho n.º 8 Avaliação adequada da distinção entre bullying, críticas, piadas e atos ilícitos: Esta ficha deverá ser entregue aos formandos quando a Ficha de Trabalho n.º 8 tiver sido completada, pois ela inclui as respostas às questões colocadas nessa ficha, dando a respetiva justificação. Sub-módulo 1.2 Cyberbullying n Ficha de Trabalho n.º 10 Avaliação: Cyberbullying: No final do sub-módulo, os formandos deverão ser capazes de avaliar o conteúdo de 1.2. Para mais informações, ver a explicação na Ficha de Trabalho n.º 1. n Ficha de Trabalho n.º 11 Resumo: Cyberbullying: Resumo deste submódulo. Para mais informações, ver a Ficha de Trabalho n.º 2.

13 n Fichas de Trabalho n.º 12 a 15 Estudos de caso: tipos de cyberbullying (Cenário 1 a 4): Estas Fichas de Trabalho acompanham a atividade Incluem a descrição de uma situação e de palavras que os formandos terão de escolher para classificar o tipo de bullying em causa. Sub-módulo 1.3 Sinais de bullying n Ficha de Trabalho n.º 16 Avaliação: Sinais de bullying. n Ficha de Trabalho n.º 17 Resumo: sinais de bullying: Resumo deste submódulo, a ser entregue depois de terem sido completadas todas as atividades. Para mais informações, ver a Ficha de Trabalho n.º 2. n Ficha de Trabalho n.º 18 Avaliação do comportamento do agressor: Esta Ficha de Trabalho acompanha a atividade 1.3.2, onde os formandos têm de indicar se o comportamento em foco é o de um agressor ou o de uma vítima de bullying. n Ficha de Trabalho n.º 19 Avaliação adequada de comportamento de bullying : Esta Ficha de Trabalho inclui as soluções para a Ficha de Trabalho n.º 19 e deverá ser entregue depois de os formandos terem completado a Ficha de Trabalho n.º 18. Sub-módulo 1.4 Resumo e avaliação n Ficha de Trabalho n.º 20 Questionário de Avaliação do Módulo 1 Formação para a consciencialização do fenómeno de bullying n Faz parte da atividade Poderá ser completada pelos formandos, sozinhos ou ajudados por formadores, supervisores, etc. Poderá ser analisada e utilizada para melhorar este curso de formação, bem como para aperfeiçoar a forma como ele é ministrado. n Ficha de Trabalho n.º 21 Critérios de Avaliação para o Módulo 1: O formador avalia cada aspeto a fim de confirmar se os resultados de aprendizagem esperados foram alcançados. Deverá haver uma ficha para cada formando. n Ficha de Trabalho n.º 22 Registo de avaliação do Formador: Ficha individual de aluno : Esta ficha é completada pelo formador para confirmar se cada um dos formandos atingiu os objetivos do módulo. Anexo: n Ficha de Trabalho A1.1: Esta Ficha de Trabalho acompanha a Atividade Estudos de caso: Identificação do bullying no local de trabalho. A tabela pode ser colocada num flipchart. Para cada cenário, o formando verifica se uma

14 determinada característica se encontra aí presente. Somente quando todas as características estão presentes, se pode considerar uma situação de bullying. n Ficha de Trabalho A1.2 Semelhanças e diferenças entre o bullying tradicional e o cyberbullying: Esta Ficha de Trabalho acompanha a Atividade A1.1. Inclui a indicação das características específicas do bullying no local de trabalho, do cyberbullying e assinala as semelhanças entre os dois fenómenos.

Módulo 1: Consciencialização do fenómeno de bullying Fichas de Trabalho para os Formandos

Módulo 1: Consciencialização do fenómeno de bullying Fichas de Trabalho para os Formandos Módulo 1: Consciencialização do fenómeno de Fichas de Trabalho para os Formandos Módulo 1: Formação para a consciencialização do fenómeno de Na primeira secção, aprenderá n o que é o em contexto de trabalho

Leia mais

Módulo 1: Consciencialização do fenómeno de bullying Atividades

Módulo 1: Consciencialização do fenómeno de bullying Atividades Módulo 1: Consciencialização do fenómeno de bullying Atividades Sub-módulo 1.1 Bullying no local de trabalho Atividade 1.1.1 Discussão de vídeo Breve descrição: Introdução ao bullying no local de trabalho

Leia mais

Escola Profissional Fialho de Almeida - Vidigueira

Escola Profissional Fialho de Almeida - Vidigueira Um (cada um de nós) por todos (os outros) E todos (os outros) por um (nós). O BULLYING É UM FENÓMENO QUE DEIXA MARCAS PARA SEMPRE O bullying caracteriza-se por comportamentos de abuso sistemático de poder,

Leia mais

DGAJ/DF. Curso em E-learning

DGAJ/DF. Curso em E-learning Curso em E-learning Introdução O que é estudar a distância O estudo à distância é uma forma diferente de aprender. Para que uma pessoa possa estudar à distância, necessita desenvolver algumas habilidades

Leia mais

5 Instrução e integração

5 Instrução e integração SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é

Leia mais

RVCC ESCOLAR BÁSICO GUIA DE APOIO

RVCC ESCOLAR BÁSICO GUIA DE APOIO RVCC ESCOLAR BÁSICO GUIA DE APOIO Este documento respeita as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Privado da escolaridade, o ser humano não abdica da sua condição de produtor de conhecimentos.

Leia mais

Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail

Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail Este módulo pressupõe que que já tenha criado uma conta de correio eletrónico no Gmail (caso já não se recorde como deve fazer, consulte o nosso

Leia mais

Em FORMATO E-LEARNING PQ 11.04.A Página 1 de 6

Em FORMATO E-LEARNING PQ 11.04.A Página 1 de 6 Página 1 de 6 1. FUNCIONAMENTO Os cursos na modalidade de e-learning do são frequentados totalmente online, à exceção do Curso de Trabalhador Designado para a Segurança e Saúde no Trabalho em que a 1ª

Leia mais

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo 2013 Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo Ana Fonseca, Bárbara Nazaré e Maria Cristina Canavarro Pontos de interesse especiais: Porque

Leia mais

DISLEXIA PERGUNTAS E RESPOSTAS

DISLEXIA PERGUNTAS E RESPOSTAS Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira DISLEXIA PERGUNTAS E RESPOSTAS A avaliação é importante? Muito importante. Ela é fundamental para

Leia mais

Bullying - A Agressividade Entre Pares. A Agressividade Entre Pares

Bullying - A Agressividade Entre Pares. A Agressividade Entre Pares Bullying - A Agressividade Entre Pares A Agressividade Entre Pares Conceito de Bullying Dan Olweus (1991), definiu o conceito de Bullying afirmando que um aluno está a ser provocado/vitimado quando ele

Leia mais

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas OBJECTVOS: Avaliar a capacidade do/a professor(a) de integrar esta abordagem nas actividades quotidianas. sso implicará igualmente uma descrição

Leia mais

Módulo 3: Prevenção: evite transformarse num agressor. Manual do Formador. Módulo 3 Manual do Formador

Módulo 3: Prevenção: evite transformarse num agressor. Manual do Formador. Módulo 3 Manual do Formador Módulo 3: Prevenção: evite transformarse num agressor Manual do Formador I. Informação geral Objetivo geral do Módulo 3 Prevenção: evite transformar-se num agressor Os resultados da Análise de Necessidades

Leia mais

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção O QUE ESPERAR DO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 1 Maio de 2011 Introdução Este documento destina-se a voluntários e promotores envolvidos no SVE. Fornece informações claras a voluntários

Leia mais

Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus

Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus O SAPO Campus é uma plataforma online, disponível em http://campus.sapo.pt, que permite a comunicação e a colaboração entre membros de uma Instituição

Leia mais

Riscos Psicossociais Associados à Violência nos Locais de Trabalho

Riscos Psicossociais Associados à Violência nos Locais de Trabalho Riscos Psicossociais Associados à Violência nos Locais de Trabalho Catarina Paulos 6 de Março de 2012 Auditório do IEFP VIOLÊNCIA NO LOCAL DE TRABALHO Uso intencional de poder contra uma pessoa ou um grupo,

Leia mais

Relatório de Investigação da Escola julho 2015

Relatório de Investigação da Escola julho 2015 Microsoft Partners in Learning Relatório de Investigação da Escola julho 2015 Elaborado para julho 2015 Relatório do Estudo de Este relatório apresenta os resultados dos inquéritos à equipa diretiva e

Leia mais

Tutorial 7 Fóruns no Moodle

Tutorial 7 Fóruns no Moodle Tutorial 7 Fóruns no Moodle O Fórum é uma atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona entre os participantes de uma comunidade virtual. A comunicação assíncrona estabelecida em fóruns acontece

Leia mais

Este documento pode ser baixado em: www.tearfund.org/cedra/forms

Este documento pode ser baixado em: www.tearfund.org/cedra/forms FORMULÁRIO 3+4 Modelos para o Levantamento CEDRA e o Plano de Ação Levantamento CEDRA Este documento pode ser baixado em: www.tearfund.org/cedra/forms Como preencher o Levantamento CEDRA O levantamento

Leia mais

Guia de Apoio ao Formando. Formação à distância

Guia de Apoio ao Formando. Formação à distância Regras&Sugestões- Formação e Consultoria, Lda. Guia de Apoio ao Formando Data de elaboração: abril de 2014 CONTACTOS Regras & Sugestões Formação e Consultoria, Lda. Av. General Vitorino laranjeira, Edifício

Leia mais

Mas para iniciar o uso do CRM é necessário efetuar algumas configurações em primeiro lugar.

Mas para iniciar o uso do CRM é necessário efetuar algumas configurações em primeiro lugar. Menu CRM O KeyInvoice tem um CRM que lhe permite efetuar, no seu programa de faturação, uma gestão de contatos, podendo converter os mesmos em Oportunidades ou Orçamentos. Este menu inclui ainda uma agenda

Leia mais

Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012

Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012 Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012 Panorama sobre Gestão da Qualidade, incluindo os princípios fundamentais relacionados ao atendimento A Qualidade em Serviços e a percepção do cliente A importância

Leia mais

Bem-vindo ao tópico Múltiplas filiais.

Bem-vindo ao tópico Múltiplas filiais. Bem-vindo ao tópico Múltiplas filiais. 1 Ao final deste tópico, você estará apto a: Explicar as opções disponibilizadas com o recurso Múltiplas filiais. Definir as configurações necessárias para trabalhar

Leia mais

PROJETO APE E PROGRAMA ESCOLA DA FAMILIA

PROJETO APE E PROGRAMA ESCOLA DA FAMILIA PROJETO APE E PROGRAMA ESCOLA DA FAMILIA O enfrentamento do BULLYING, além de ser uma medida disciplinar, também é um gesto cidadão tremendamente educativo, pois prepara os alunos para a aceitação, o respeito

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 Resumo: Os atos anti-sociais são para Winnicott, quando ocorrida a perda da confiabilidade no ambiente,

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO EM ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO EM ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO EM ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS Dados sócio-demográficos: Género: F M Idade:... (anos) Escolaridade: Ensino Secundário Licenciatura Mestrado Doutoramento

Leia mais

Assinalar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância; Dar a conhecer a Declaração Universal dos Direitos Humanos;

Assinalar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância; Dar a conhecer a Declaração Universal dos Direitos Humanos; Oleiros, abril 2014 Objetivos: Assinalar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância; Dar a conhecer a Declaração Universal dos Direitos Humanos; Divulgar a Declaração/ Convenção dos Direitos da Criança;

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES (Des)motivação na sala de aula! Sugestões práticas da: Nota introdutória Ser professor é ter o privilégio de deixar em cada aluno algo que este possa levar para a vida, seja

Leia mais

Sobre o Sistema FiliaWEB

Sobre o Sistema FiliaWEB Setembro/2009 SUMÁRIO SOBRE O SISTEMA FILIAWEB... 3 I - PAPÉIS E RESPONSABILIDADES NA NOVA SISTEMÁTICA DAS LISTAS DE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA... 4 II CADASTRAMENTO DE USUÁRIO... 5 III REGISTRO DE FILIADOS...

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Estágio Revisão 01 SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO MÓDULO... 2 1.1 PRÉ-REQUISITOS... 2 2. ORDEM DE CADASTROS PARA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO CIEE... 3 2.1 CADASTRANDO EMPRESAS... 3 2.1.1

Leia mais

Como criar e publicar um Website na Web 2.0 (Wordpress)

Como criar e publicar um Website na Web 2.0 (Wordpress) Como criar e publicar um Website na Web 2.0 (Wordpress) Este módulo irá ensinar-lhe como criar e publicar uma página de Internet (Webpage) na Web 2.0 usando o programa Wordpress. A produção e publicação

Leia mais

TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS

TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS Marisa Meira Assim como não existe a escola ideal para todas as crianças, também em muitos casos será preciso trocar de escola. Apresentamos abaixo

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres - Anexo X Regulamento do Mérito Escolar Artigo 1.º Prémios de valor, mérito e excelência 1. Para efeitos do disposto na alínea h) do ponto 1 do artigo 7.º, conjugado

Leia mais

ERC/ISCTE Estudo de Recepção dos Meios de Comunicação. Questionários nas Escolas Pais portugueses

ERC/ISCTE Estudo de Recepção dos Meios de Comunicação. Questionários nas Escolas Pais portugueses ERC/ISCTE Estudo de Recepção dos Meios de Comunicação Questionários nas Escolas Pais portugueses Nº de inquiridos: 816 Percentagens de respostas válidas A CRIANÇA/ADOLESCENTE DO ESTUDO E A FAMÍLIA 1. Qual

Leia mais

3 Método 3.1. Entrevistas iniciais

3 Método 3.1. Entrevistas iniciais 3 Método 3.1. Entrevistas iniciais Os primeiros passos para elaboração do questionário foram entrevistas semiestruturadas feitas pelo telefone com o objetivo de descobrir o tempo máximo de lembrança das

Leia mais

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria 1ª Versão 1 Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 1ª Versão 2 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO 2

Leia mais

Psicossociologia do Trabalho. I didn t say that I didn t say it. I said that I didn t say that I said it. I Want to make that very clear

Psicossociologia do Trabalho. I didn t say that I didn t say it. I said that I didn t say that I said it. I Want to make that very clear Psicossociologia do Trabalho COMUNICAÇÃO I didn t say that I didn t say it. I said that I didn t say that I said it. I Want to make that very clear Comunicação Funções Processo da comunicação. Emissor.

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

Como escrever um estudo de caso que é um estudo de caso? Um estudo so é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a

Como escrever um estudo de caso que é um estudo de caso? Um estudo so é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a Página 1 1 Como escrever um Estudo de Caso O que é um estudo de caso? Um estudo de caso é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a lembre-se de escrever um estudo de caso é que o caso

Leia mais

Guia do Aluno. Campo Grande MS

Guia do Aluno. Campo Grande MS 2015 Guia do Aluno Campo Grande MS Sumário Acesso ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA)... 2 Acesso ao curso... 3 Acesso aos Módulos... 4 Acesso às disciplinas... 5 Trilha de Aprendizagem...

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PEFF/A 1ªSESSÃO

FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PEFF/A 1ªSESSÃO FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PEFF/A 1ªSESSÃO 28 DE NOVEMBRO - 21 HORAS RECONHECER AS SUAS EMOÇÕES 1-TESTE DE AUTO-AVALIAÇÃO Indique até que ponto cada uma das seguintes afirmações o descreve. Seja franco e 1

Leia mais

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação...

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... Índice Introdução... 3 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... 4 II Entrada na Aplicação... 5 1. Informações... 6 1. Avaliação

Leia mais

PORTAL EDUCACIONAL DIA-A-DIA EDUCAÇÃO

PORTAL EDUCACIONAL DIA-A-DIA EDUCAÇÃO PORTAL EDUCACIONAL DIA-A-DIA EDUCAÇÃO O Portal Educacional Dia-a-dia Educação tem como missão promover uma reforma muito mais profunda e ampla do que a sociabilização do saber, implantando um modelo de

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

Orientações relativas à avaliação interna do risco e da solvência

Orientações relativas à avaliação interna do risco e da solvência EIOPA-BoS-14/259 PT Orientações relativas à avaliação interna do risco e da solvência EIOPA Westhafen Tower, Westhafenplatz 1-60327 Frankfurt Germany - Tel. + 49 69-951119-20; Fax. + 49 69-951119-19; email:

Leia mais

Cadernos da 2012 2013

Cadernos da 2012 2013 Gabinete de Apoio à Qualidade do Ensino Cadernos da NOVA 2012 2013 avaliação das aprendizagens Âmbito O Núcleo de Inovação Pedagógica e de Desenvolvimento Profissional dos Docentes, integrado no Gabinete

Leia mais

Módulo 4: Competências Organizacionais

Módulo 4: Competências Organizacionais Módulo 4: Competências Organizacionais Índice 1. Introdução do Módulo 2. Conteúdos teóricos 3. Hora de organizar: Sensibilização para a Auto-gestão da Identidade Digital e eportfólio Feira Anual de Metalúrgica

Leia mais

Stalking e Convenção de Istambul. Rita Braga da Cruz Porto Dezembro de 2014

Stalking e Convenção de Istambul. Rita Braga da Cruz Porto Dezembro de 2014 Stalking e Convenção de Istambul Padrão de comportamentos de assédio persistente, que se traduz em formas diversas de comunicação, contacto, vigilância e monitorização de uma pessoaalvo Consiste na vitimação

Leia mais

Navegar NA NET SEM PROBLEMAS

Navegar NA NET SEM PROBLEMAS r Navegar NA NET a SEM PROBLEMAS rr r rrr r rr r REDES SOCIAIS Atualmente a Internet faz parte das nossas vidas e todos utilizamos ou conhecemos alguém que utiliza uma ou várias Redes Sociais, que são

Leia mais

Plano de Negócios. Por que escrever um Plano de Negócios?

Plano de Negócios. Por que escrever um Plano de Negócios? Plano de Negócios Por que escrever um Plano de Negócios? A tarefa de escrever um plano de negócios não é uma tarefa fácil. Isso se você nunca escreveu um e não tem a menor idéia de como começar. O objetivo

Leia mais

AERT EB 2/3 DE RIO TINTO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DE CARATER PERMANENTE

AERT EB 2/3 DE RIO TINTO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DE CARATER PERMANENTE AERT EB 2/3 DE RIO TINTO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DE CARATER PERMANENTE (de acordo com o Decreto Lei n.º 3/2008 de 7 de Janeiro) AVALIAÇÂO Como uma

Leia mais

Empresas Responsáveis Questionário de Sensibilização

Empresas Responsáveis Questionário de Sensibilização Empresas Responsáveis Questionário de Sensibilização 1. Introdução O presente questionário ajudá-lo-á a reflectir sobre os esforços desenvolvidos pela sua empresa no domínio da responsabilidade empresarial,

Leia mais

ANO LETIVO 2013/2014 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

ANO LETIVO 2013/2014 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2013/2014 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ensino Básico Os conhecimentos e capacidades a adquirir e a desenvolver pelos alunos de cada nível e de cada ciclo de ensino têm como referência os programas

Leia mais

Prova Escrita (Código 21) / 2015

Prova Escrita (Código 21) / 2015 Provas de equivalência à frequência INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS maio de 20 PROVA /21 20 3º Ciclo do Ensino Básico Prova Escrita (Código 21) / 20 O presente documento divulga informação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA XI CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO CONPEEX

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA XI CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO CONPEEX UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA XI CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO CONPEEX NORMAS DA XI MOSTRA DE EXTENSÃO E CULTURA A XI MOSTRA DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFG acontecerá

Leia mais

09/03/2015 DIFERENTES LINGUAGENS. O que é a linguagem? Profa. Ms. Paula Ciol

09/03/2015 DIFERENTES LINGUAGENS. O que é a linguagem? Profa. Ms. Paula Ciol DIFERENTES LINGUAGENS A linguagem é o instrumento com que o homem pensa e sente, forma estados de alma, aspirações e ações, o instrumento com que influencia e é influenciado. L. Hjelmslev Profa. Ms. Paula

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.]

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.] Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática Melhorar o controlo da asma na comunidade.] PROFESSOR VAN DER MOLEN: Que importância tem para os seus doentes que a sua asma esteja controlada? DR RUSSELL: É muito

Leia mais

Condições de utilização para a MediaPedia. 1 Generalidades/definições. 2 Objecto. 3 Registo, palavra-passe

Condições de utilização para a MediaPedia. 1 Generalidades/definições. 2 Objecto. 3 Registo, palavra-passe Condições de utilização para a MediaPedia 1 Generalidades/definições 1. A MediaPedia é um serviço que permite a publicação gratuita na plataforma de informação MediaPedia, bem como o acesso a contribuições

Leia mais

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL DE GIRA-PRAIA DE SUB. 16,18 e 20-2014

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL DE GIRA-PRAIA DE SUB. 16,18 e 20-2014 REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL DE GIRA-PRAIA DE SUB. 16,18 e 20-2014 ARTIGO 1º O Campeonato Nacional de Gira- Praia de Subs é uma competição de Voleibol de Praia de âmbito nacional, organizada pela

Leia mais

Escola de Contas Públicas Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

Escola de Contas Públicas Tribunal de Contas do Estado de São Paulo Escola de Contas Públicas Tribunal de Contas do Estado de São Paulo PROGRAMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA Novembro 2008 São Paulo SP Primeiramente queremos observar que este texto não se trata de um manual,

Leia mais

Gabinete de Apoio ao Estudante e Inserção na Vida Ativa (GAEIVA)

Gabinete de Apoio ao Estudante e Inserção na Vida Ativa (GAEIVA) e Inserção na Vida Ativa (GAEIVA) O e Inserção na Vida Ativa (GAEIVA) visa especialmente a integração dos estudantes, dá resposta às necessidades de aprendizagem no sentido de incrementar o sucesso escolar,

Leia mais

c. Técnica de Estrutura de Controle Teste do Caminho Básico

c. Técnica de Estrutura de Controle Teste do Caminho Básico 1) Defina: a. Fluxo de controle A análise de fluxo de controle é a técnica estática em que o fluxo de controle através de um programa é analisado, quer com um gráfico, quer com uma ferramenta de fluxo

Leia mais

Como estudar o SIPIA CT

Como estudar o SIPIA CT Como estudar o SIPIA CT Versão 1.0 Índice 1. Introdução... 2 2. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)... 2 3. Recursos do AVA... 4 3.1. Fórum de dúvidas e discussões... 5 3.2. Apostila Eletrônica...

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Formação e Dinâmica do Trabalho de Equipa

Formação e Dinâmica do Trabalho de Equipa Formação e Dinâmica do Trabalho de Equipa Equipa? Conjunto de pessoas -com ligação socio-afectiva- cujos esforços colectivos são orientados para a realização de trabalho ou para alcançar um objectivo claro

Leia mais

COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM

COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM Ver, ouvir, compreender e contar eis como se descreve a reportagem, nas escolas de Jornalismo. Para haver reportagem, é indispensável

Leia mais

GESTÃO DE VIOLÊNCIA NO LOCAL DE TRABALHO USF AMATO LUSITANO 2009

GESTÃO DE VIOLÊNCIA NO LOCAL DE TRABALHO USF AMATO LUSITANO 2009 GESTÃO DE VIOLÊNCIA NO LOCAL DE TRABALHO USF AMATO LUSITANO 2009 Violência no local de trabalho Introdução A escalada da violência dentro das Unidades de Saúde e a falta de segurança são motivo de preocupação

Leia mais

JOGOS PARA O ENSINO MÉDIO1

JOGOS PARA O ENSINO MÉDIO1 JOGOS PARA O ENSINO MÉDIO1 Marli Teresinha Quartieri Márcia Rehfeldt Ieda Maria Giongo Algumas reflexões iniciais O jogo tem sido tema de estudos e investigações de pesquisadores, educadores e psicólogos,

Leia mais

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL GIRA-PRAIA (SUB. 16,18 e 20)

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL GIRA-PRAIA (SUB. 16,18 e 20) REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL GIRA-PRAIA (SUB. 16,18 e 20) I DISPOSIÇÔES GERAIS ARTIGO 1º O Campeonato Nacional Gira-Praia é uma competição de Voleibol de Praia de âmbito nacional, organizada pela

Leia mais

REGULAMENTO DAS PROVAS ORAIS DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO

REGULAMENTO DAS PROVAS ORAIS DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO REGULAMENTO DAS PROVAS ORAIS DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO APROVADO PELO CONSELHO DISTRITAL DE LISBOA DA ORDEM DOS ADVOGADOS NO ÂMBITO DO REGULAMENTO N.º 52-A/2005 DO CONSELHO GERAL A formação e avaliação têm

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

atividades fora da escola escolaridade obrigatória inscrição agenda escolar escola gratuita dificuldades escola maternal associações de pais Ensino

atividades fora da escola escolaridade obrigatória inscrição agenda escolar escola gratuita dificuldades escola maternal associações de pais Ensino escolaridade obrigatória agenda escolar escola gratuita dificuldades atividades fora da escola inscrição escola maternal associações de pais Ensino Na Bélgica, as crianças entre 6 a 18 anos tem a obrigação

Leia mais

Aula 1: Conhecendo a Calculadora

Aula 1: Conhecendo a Calculadora Nome completo do(a) aluno(a): Nº Ano: Turma: Data: / / Aula 1: Conhecendo a Calculadora Nosso objetivo é que vocês consigam identificar os conteúdos matemáticos já aprendidos na sala de aula de uma forma

Leia mais

Laços Fortes e Fracos

Laços Fortes e Fracos Laços Fortes e Fracos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti A Força de Laços em Redes de Larga Escala Para estudar laços fracos e fortes, foi feita uma pesquisa usando dados reais de uma companhia

Leia mais

Disciplina: Alfabetização

Disciplina: Alfabetização Título do artigo: As intervenções didáticas no processo de alfabetização inicial Disciplina: Alfabetização Selecionador: Beatriz Gouveia 1 Categoria: Professor 1 Coordenadora de projetos do Instituto Avisa

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha - Fundão Ano Lectivo 2010/2011 Ensino Básico A avaliação escolar tem como finalidade essencial informar o aluno, o encarregado de educação e o próprio professor,

Leia mais

NORMAS DE CONVIVÊNCIA

NORMAS DE CONVIVÊNCIA NORMAS DE CONVIVÊNCIA Prezado aluno, Através deste manual, que deve ser consultado sempre que necessário, você terá acesso a informações sobre a estrutura e funcionamento do colégio e sobre os procedimentos

Leia mais

Tradução da Brochura sobre Admissões às Escolas em Brighton & Hove em 2015/16

Tradução da Brochura sobre Admissões às Escolas em Brighton & Hove em 2015/16 Tradução da Brochura sobre Admissões às Escolas em Brighton & Hove em 2015/16 Introdução Este resumo dos procedimentos de admissão à escola é para os pais que falam inglês como língua estrangeira. Se,

Leia mais

Estas orientações foram desenvolvidas para Professores Administradores que se estejam a iniciar no TwinSpace. As orientações irão ajudá-lo a:

Estas orientações foram desenvolvidas para Professores Administradores que se estejam a iniciar no TwinSpace. As orientações irão ajudá-lo a: Bem-vindo(a) Orientações TwinSpace Estas orientações foram desenvolvidas para Professores Administradores que se estejam a iniciar no TwinSpace. As orientações irão ajudá-lo a: - Aceder ao seu TwinSpace

Leia mais

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Curso A Escola no Combate ao Trabalho Infantil (ECTI), Este tutorial pretende

Leia mais

CONCLUSÕES. 2. Funcionamento do Núcleo de Educação Especial

CONCLUSÕES. 2. Funcionamento do Núcleo de Educação Especial CONCLUSÕES Analisados os documentos considerados necessários, ouvidos docentes, encarregado de educação e órgão de administração e gestão, e após a observação directa dos apoios prestados, concluiu-se

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016 DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual / Critérios de avaliação Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016 Domínio (Unidade/ tema) Subdomínio/Conteúdos Metas de Aprendizagem Estratégias/

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

A importância da audição e da linguagem

A importância da audição e da linguagem A importância da audição e da linguagem A linguagem não é apenas uma função entre muitas[...] mas uma característica muito difusa do indivíduo, a tal ponto que ele se torna um organismo verbal.(joseph

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais